Sie sind auf Seite 1von 18

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN CAMPUS CURITIBA METODOLOGIA PARA O ENFRENTAMENTO A VIOLNCIA CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES MARIA LCIA

CHIMIM CLAUDINO FERREIRA

PEDOFILIA VIRTUAL UMA AO SILENCIOSA

CURITIBA 2010

MARIA LCIA CHIMIM CLAUDINO FERREIRA

PEDOFILIA VIRTUAL UMA AO SILENCIOSA

Artigo apresentado ao Curso de Metodologia para o Enfrentamento a Violncia Contra Crianas e Adolescentes da Pontifcia Universidade Catlica do Paran Campus Curitiba, como requisito obteno do ttulo de Especialista. Orientador: Prof. Msc. Sergio Silveira Santos

CURITIBA 2010

MARIA LCIA CHIMIM CLAUDINO FERREIRA PEDOFILIA VIRTUAL UMA AO SILENCIOSA

Artigo apresentado ao Curso de Metodologia para o Enfrentamento a Violncia Contra Crianas e Adolescentes da Pontifcia Universidade Catlica do Paran Campus Curitiba, como requisito obteno do ttulo de Especialista.

COMISSO EXAMINADORA

______________________________ Prof. Msc. Sergio Silveira Santos Pontifcia Universidade Catlica do Paran

______________________________ Prof. Pontifcia Universidade Catlica do Paran

___________________________ Prof. Pontifcia Universidade Catlica do Paran

Curitiba, _____ de ________ de 2010.

PEDOFILIA VIRTUAL UMA AO SILENCIOSA

VIRTUAL PEDOPHILIA - A SILENT ACTION

MARIA LCIA CHIMIM CLAUDINO FERREIRA

RESUMO: O rpido avano e desenvolvimento das tecnologias de informao e comunicao e o uso expansivo da internet so fatores de significativas mudanas nos sistemas de comunicao do mundo todo. Porm, seu uso inadequado expe os infantes a um mundo virtual perigoso que acoberta entre as formas de violncia, uma silenciosa, a pedofilia virtual. A busca de solues para o combate deste tipo de violncia primordial; proteger os menores da pedofilia requer entre outros fatores a conscientizao das famlias e da sociedade em geral. Para tal, so necessrios conhecimentos especficos sobre o assunto tomando como base para anlise informaes sobre quem so estas pessoas, de que forma atuam e as mais variadas maneiras que utilizam para que a ao pedfila se efetive. Palavras-chave: Pedofilia. Internet.Violncia.

ABSTRACT: The fast development of information and communication technologies and the expansive use of the Web are factors of significant changes in communications systems throughout the world. However, its misuse exposes infants to a dangerous virtual world that covers up some forms of violence, between them a silent one, the virtual pedophilia. The search for solutions to fight this type of violence is primordial; protect children against pedophilia require, among other factors, the awareness among families and society in general. To this end, specific knowledge on this subject is needed, taking as a basis for analysis information about who these people are, how they operate and the different ways they use for making the pedophile action to become effective. Key-words: Pedophilia, Internet, Violence.

________ Acadmica do curso de Curso de Metodologia para o Enfrentamento a Violncia Contra Crianas e Adolescentes, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran Campus Curitiba. Email: luciachimim@yahoo.com.br

1 INTRODUO

Diante dos novos meios de comunicao que se apresentam cada vez maior o nmero de pessoas com acesso ao mundo virtual; as crianas nesse meio de redes sociais como Orkut, MSN entre outras, ficam cada vez mais expostas ao conversar com pessoas que no conhecem. O anonimato permitido pelas redes sociais e a fragilidade, a inocncia e a curiosidade das crianas favorecem a ao dos pedfilos. Dia-a-dia assiste-se na mdia, de maneira consternada, o aumento da incidncia de casos de pedofilia. Crianas e adolescentes so envolvidos por pedfilos ou sofrem o risco de assim o serem, nos mais diversos lugares, inclusive dentro de sua prpria casa, local este onde deveriam ter a mxima proteo. Este trabalho de concluso de curso tem por objetivo identificar fatores concernentes atuao dos pedfilos em redes sociais de relacionamento online e sua relao com os infantes. Considerando os pressupostos que embasam o referido artigo, este ser realizado fazendo uso da metodologia de reviso de pesquisa bibliogrfica, atravs do levantamento de publicaes de referenciais encontrado em livros, artigos, e revistas tcnicas, enfim em materiais impressos e eletrnicos, referente a informaes especficas de como ocorre a pedofilia virtual em redes de relacionamento da web. Ao abordar um tema recorrente na sociedade, pretende-se contribuir com informaes e elementos de estudo baseados em bibliografia especfica que promovam nos profissionais, agentes pblicos, pais e cidados comuns, responsveis pela educao e proteo de crianas e adolescentes, a reflexo para possveis tomadas de posturas de enfrentamento e interveno no sentido de evitar e/ou impedir a ao dos pedfilos, assim como a execuo de aes preventivas as quais pudessem, se possvel fosse, abolir definitivamente com a cultura de tolerncia a toda forma de violncia manifesta no contexto intra familiar e em comportamentos sociais.

2 DESENVOLVIMENTO HISTRICO DA CRIANA

De acordo com Martins Filho (2007) ao se fazer uma retrospectiva na histria da humanidade, principalmente nas civilizaes ocidentais, evidencia-se em relao situao da criana na sociedade, o registro de relatos de infanticdio, sofrimento, abandono, rejeio, agresso, abuso, enfim retrata-se na historicidade da criana todo tipo de maus-tratos e violncia, os quais podem deixar profundas marcas em suas vidas. Aris (1986) em seu estudo sobre a infncia a partir da Idade Mdia relata que desde muito cedo a criana j fazia parte do mundo do adulto, sendo tratada como um adulto em miniatura. Na Idade Moderna a infncia era vista como uma fase sem importncia, sendo que os adultos no tinham apego afetivo com as crianas; face situao de negligncia em que viviam, morriam com muita facilidade. Foram sculos de altos ndices de mortalidade e de prticas de infanticdio, somente no perodo da modernidade que a infncia passa a ser vista como uma etapa do desenvolvimento do ser humano com caractersticas prprias, sendo amparada, educada e protegida desde a mais tenra idade, pela famlia, seguindo os mesmos princpios que regem a sociedade. Para Sanderson (2005, p.1) o abuso sexual infantil de natureza social, tendo em vista que influenciado de maneira intensa pela cultura e pelo tempo histrico em que ocorre. Em decorrncia surge, universalmente, uma discordncia quanto conceituao de termos como abuso, sexual e no-sexual, criana e maioridade influindo desta forma nas estatsticas sobre a incidncia dos casos que envolvem o abuso sexual. O Departamento de Sade do Reino Unido define abuso sexual como:
Forar ou incitar uma criana ou um jovem a tomar parte em atividades sexuais, estejam ou no cientes do que est acontecendo. As atividades podem envolver contato fsico, incluindo atos penetrantes (por exemplo estupro ou sodomia) e atos no-penetrantes. Pode incluir atividades sem contato, tais como levar a criana a olhar ou a produzir material pornogrfico ou a assistir a atividades sexuais ou encoraj-la a comportarse de maneiras sexualmente inapropriadas (DEPARTAMENTO DE SADE DO REINO UNIDO, 2003 apud SANDERSON, 2005, p. 5).

Recorrendo ao estudo sobre o abuso sexual infantil realizado por deMause (1976, 1991, 1993, 1998, 2002 apud SANDERSON, 2005, p. 6-7) verifica-se o registro de prticas sexuais envolvendo crianas, consideradas como normais e

aceitveis em decorrncia das tradies e influncias culturais e da educao praticada, desde os tempos mais antigos da humanidade at os dias atuais.

2.1 A CRIANA E A SEXUALIDADE

A sexualidade humana se expressa mediante manifestaes biolgicas, fisiolgicas, psicolgicas e sociais que evoluem de acordo com o grupo social a que pertence o indivduo. Est presente em todo o ciclo vital humano e se expressa de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento humano em cada sociedade, em cada cultura e em cada pessoa. A criana nasce e desenvolve as percepes sensoriais atravs dos estmulos que recebe dos adultos e do ambiente em que vive podendo apresentar reaes agradveis ou no; o comportamento dos pais ou do mundo que a cerca frente s suas reaes e a forma como as identificam determinar sua relao com o objeto de prazer, ou seja, a sexualidade infantil no direcionada especificamente ao prazer genital, mas ao prazer experimentado pelo corpo todo (SANDERSON, 2005, p. 31). Somente mais tarde, atravs e durante seu crescimento e desenvolvimento que poder, a nvel cognitivo, compreender e entender melhor sobre sexo e sexualidade. Na etapa infantil, a sexualidade se caracteriza pela auto-explorao, pelo descobrimento do prprio corpo e pela construo da identidade sexual.
As crianas, vidas por saber, pesquisam e indagam sobre tudo o que for relativo ao enigma da sexualidade. Essa curiosidade desperta uma incessante procura de novos significados e as fantasias sexuais se expressam, com nitidez, a aluso aos grandes temas infantis: o nascimento e a morte (HISGAIL, 2007, p.15).

Quando menores so expostos ou levados a prticas de atividades sexuais no adequadas para sua idade, provveis seqelas afetivas e cognitivas podem marcar o desenvolvimento de sua sexualidade. Prticas deste tipo que atentam contra a identidade sexual da criana so cometidas, em muitos casos, por indivduos adultos com determinadas caractersticas e inclinaes sexuais anormais, conhecidos comumente como pedfilos (A PEDOFILIA ..., s/d, p.7). A literatura mostra que quando ocorre o abuso sexual contra uma criana ou adolescente, no somente o consentimento do menor que violado, ou ludibriado,

mas sua viso de mundo alterada; da mesma maneira, ao serem divulgados imagens e vdeos destes atos o menor passa a ter tambm a sua imagem afetada. Crianas que foram molestadas ou abusadas sexualmente tornam-se vulnerveis emocionalmente e apresentam comportamento sexual inadequado para a idade e em desequilbrio em relao aos colegas.

2.2 PEDOFILIA - UMA VIOLNCIA CONTRA A CRIANA E O ADOLESCENTE

De acordo com Hisgail (2007, p.17) a pedofilia, sob uma viso psicanaltica, representa uma perverso sexual que envolve fantasias sexuais da primeira infncia abrigadas no complexo de dipo, perodo de intensa ambivalncia da criana com os pais . O corpo infantil visto pelo pedfilo como objeto ertico de desejo, infligindo na criana, por meio da seduo, uma forma de sigilo dissimulando assim, o abuso sexual. H uma pedofilia ordinria, aquela que se infiltra nas famlias ou que escolhe profisses que possibilitam o acesso fcil s vtimas de seu desejo. Normalmente esto presentes em todos os meios profissionais e sociais, so inteligentes, casados, pais de famlias e no apresentam caractersticas particulares que possam identific-lo como pedfilo. Com o poder de seduo sobre suas vtimas, mostram-se fora de suspeitas. Porm, quando a seduo no possvel ocorrer naturalmente pela autoridade ou prestgio que tem junto ao menor, recorre s promessas por meio de presentes e dinheiro ou da ameaa. (WEREBE,1998, p. 88-89). Campos (2003 apud CARRERA, 2003) descreve o pedfilo como uma pessoa que quase sempre sofreu rejeio ou abuso sexual em alguma poca de sua vida; emocionalmente imaturo e sofre de baixa estima sendo que para compensar tais sentimentos precisa se sentir dominante, o que s consegue ao relacionar-se com uma criana.
Hisgail (2007, p.17) destaca que na estrutura edipiana o filho esta fora da cena do sexo dos pais, e justamente por isso as fantasias inconscientes da primeira infncia servem para animar o imaginrio da pedofilia virtual. Porm, esta explicao psicanaltica no deixa o ato da pedofilia menos desprezvel, uma vez que no so as crianas as que querem isso, mas o adulto que ficou fixado na cena fantasiosa da relao sexual dos pais.

Segundo Carrera (2003) o Manual de Diagnstico e Estatstica da Associao Norte-Americana de psiquiatria e pedofilia estabelece que o indivduo com pedofilia deve ter 16 anos ou mais e ser pelo menos 5 anos mais velho que a criana. Para Baptista (2003 apud CARRERA, 2003) a idade dos pedfilos varia na maioria das vezes entre os 30 e 40 anos, muitos so alcolatras ou portadores de alguma psicose. Os mais perigosos so pessoas em quem a criana confia. Werebe (1998, p. 88) afirma que:
H os pedfilos que preferem exclusivamente crianas do sexo masculino, os que preferem as do sexo feminino e outros os dois sexos. As vtimas do sexo feminino so mais numerosas. Por outro lado, h preferncias tambm em relao idade das crianas: pr-pberes, pberes, adolescentes e at mesmo crianas bem pequenas.

Segundo o psicanalista Serge Andr (1999, apud Hisgail, 2007, p.18) no discurso do pedfilo a criana consente com o ato sexual. A literatura e principalmente a mdia apresentam casos de escndalos de pedofilia em pases como Blgica, Gr-Bretanha, Frana, Irlanda, Brasil entre tantos outros, envolvendo pessoas importantes e de destaque do clero, professores, diretores, mdicos entre outros profissionais, quebrando a lei do silncio, na qual a pedofilia, de certa forma, esteve protegida, em parte, pelo medo e vergonha das vtimas. (WEREBE,1998). Observa-se da mesma maneira, atravs da mdia, um significativo aumento de denncias e casos de condenao de pedfilos; existe atualmente uma verdadeira caa aos pedfilos (WEREBE, 1998).
A pedofilia tanto a real e virtual engloba, tambm, os molestadores de crianas, cuja inteno seria a de fomentar a prostituio, alm de tornar as representaes da inocncia infantil em pornogrficas. A utilizao de material como fotos, vdeos, etc tem a finalidade de abolir a inibio e desencadear a expresso artificial do desejo sexual infantil (HISGAIL, 2007, p.28).

2.3 A INTERNET E AS REDES SOCIAIS

A Internet surge no sculo XX e torna-se um fenmeno incontestvel de revoluo na comunicao. Inmeras so as facilidades e possibilidades advindas com as conexes da rede eletrnica a nvel mundial, que vo desde um jogo virtual

aos servios e transaes financeiras, comerciais, educativas entre outras, alm das novas formas de comunicao instantneas. (CARRERA, 2003). As Redes Sociais Virtuais segundo definio na Wikipdia:
So grupos ou espaos especficos na Internet, que permitem partilhar dados e informaes, sendo estas de carter geral ou especfico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, videos, etc.). H tambm a formao de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorizao, e de espaos abertos ou no para discusses, debates e apresentao de temas variados (comunidades, fruns, twitter, sites de relacionamento).

A possibilidade de acessar a Internet por meio de uma variedade de dispositivos e aplicativos como o e-mail, a mensagem instantnea, blogs, telefones celulares com mensagem de texto, salas de pate-papo, PDAs e sites de relacionamento promove uma facilidade na comunicao on-line, a qual pode levar a criana e o adolescente a assistir contedos imprprios para a faixa etria e ao mesmo tempo correm o risco de se exporem aliciadores de menores. Alguns sinais podem indicar o uso inadequado da Internet:
A criana passa uma quantidade excessiva de tempo on-line. A criana age de maneira reservada enquanto esta on-line, tentando minimizar a tela, buscando esconder o que estava fazendo. Diminui outras atividades sociais. Reduz as interaes sociais com amigos, colegas e familiares. Fala de um namorado ou namorada que conheceu on-line. (SANDERSON, 2005, p.280).

Segundo Werebe (1998, p.89) h redes de pedfilos em quase todos os pases. Elas promovem a circulao de publicaes pornogrficas com fotografias de crianas e adolescentes. A disseminao destas imagens revela o mundo imaginrio do ato pedfilo. De acordo com Sanderson (2005) a Internet viabiliza e facilita o abuso sexual infantil por trs razes:
Em primeiro lugar, uma mdia fcil e annima para acesso e distribuio de pornografia infantil. Em segundo, um caminho para os pedfilos compartilharem imagens de crianas, trocarem e comercializarem pornografia infantil, podendo estender-se a compartilhamento, compra e venda de crianas pela Internet. Em terceiro, tambm permite aos pedfilos tornarem-se parte de uma comunidade virtual, o que os faz sentirem-se menos estigmatizados e marginalizados (SANDERSON, 2005, p.103).

Para Freire (2009 apud SILVA, 2009) o uso das redes sociais pelos adolescentes determina o modo deles se relacionarem com as pessoas e h uma produo cultural totalmente nova nascendo a."

2.4 A PEDOFILIA VIRTUAL DA PORNOGRAFIA AO ALICIAMENTO SEXUAL INFANTIL

Apesar de a pedofilia e a pornografia serem fenmenos distintos, observa-se que h certa articulao entre eles, uma vez que se referem a situaes de violncia e abuso sexual contra a criana e o adolescente. Segundo Hisgail (2001 apud CARRERA, 2003) a pornografia infantil e a pedofilia virtual so consideradas como uma nova forma de linguagem virtual e imaginria, no mundo inteiro, na qual a vulgarizao da sexualidade infantil torna-se uma forma de expresso sexual do adulto. A popularizao da Internet propiciou um expressivo aumento na distribuio da pornografia online. De acordo com pesquisa realizada, Miranda (2010) relata que a pedofilia juntamente com a pornografia infantil movimenta um mercado virtual bilionrio vendendo fotos e filmes reais de abuso e atos de violncia infantil. Alm de envolver crianas cada vez menores de cada 5(cinco) crianas que navegam na internet, conforme pesquisa realizada nos EUA, uma recebeu proposta de um pedfilo e uma a cada 33 j se comunicou, atravs de telefone e recebeu dinheiro ou passagem para se encontrar com um criminoso.
Pais e filhos, inconscientes dos perigos da rede so presas fceis de pedfilos. Uma criana ingenuamente no identifica um adulto se passando por um amiguinho da mesma idade. Uma dica : retirar o computador do quarto da criana, colocar em local onde possa estar vigiando sempre. Olhe sempre o histrico de navegao antes de fechar o computador para saber os passos que seu filho deu dentro da web. Computador no quarto tambm veculo para o trfico da pornografia infantil (MIRANDA, 1998).

Segundo dados da Alfndega Norte-Americana h uma estimativa de que haja mais de 1(um) milho de sites de pornografia infantil responsvel por uma indstria que movimenta de 2(dois) bilhes a 3(trs) bilhes de dlares/ano; em 2003 um homem foi descoberto em Nova York com mais de 1(um) milho de imagens. Imagens estas que podem ser facilmente acessadas, principalmente por crianas, uma vez que se encontram de forma oculta e dissimulada em sites que versam sobre temas infantis os quais ao serem acessados abrem links que remetem pornografia infantil explcita. Estudos mostram que tanto a pornografia infantil esta diretamente relacionada ao abuso sexual infantil, como os pedfilos so

considerados os maiores produtores, distribuidores e usurios deste tipo de material. (SANDERSON, 2005, p. 104-105). Para Hisgail (2007, p.20) as imagens veiculadas, alm de elevar o desejo dos pedfilos, representam o meio mais eficaz de seduzir as prprias crianas, da mesma forma que despertam a curiosidade de alguns jovens e adultos. Sanderson (2005, p.104) ao tratar sobre a pornografia infantil afirma que esta facilita a seduo sexual de crianas tanto na Web quanto fora dela e pode levar realizao de um crime de fato, uma vez que promove o aumento da fantasia e do estmulo sexual do pedfilo em relao a criana. A rede virtual representa um moderno instrumento que permite ao pedfilo estender os contatos em um universo ilimitado na busca de seu prazer sexual. A interatividade em rede possibilita ao pedfilo uma afirmao de individualidade, uma participao ainda que segmentada numa sexualidade universalizada (MEYER, 2008, p. 273). De acordo com Macluhan (2001 apud CARRERA, 2003) o pedfilo passou a acreditar que atravs do meio virtual os seus instintos perderiam o carter nocivo, pois passou a integrar e compartilhar os seus atos (sentimentos) com outros pedfilos, ou seja, encontrando uma identidade psicolgica. Para Meyer, os pedfilos fazem uso da rede virtual por dois registros:
No primeiro deles, a rede opera como instrumento que visa integrao e aceitao do pedfilo no meio social, agindo ainda como estmulo vinculao e relacionamento entre seus seguidores, propiciando ento, por meio dessa interao facilitada, que os laos assim construdos tambm constituam uma rede. Num segundo registro, a rede tem, digamos assim, uma funo psicoterpica ainda que espria, j que seu uso muitas vezes pode, atravs do gnero de contato que possibilita, funcionar como alternativa para a passagem ao ato (MEYER, 2008, p. 270).

Para escolher suas vtimas os abusadores buscam na web por sites que exibam o perfil da criana, selecionando-os de acordo com sua preferncia pessoal como idade, sexo, aparncia, endereo, passa-tempo, preferncias e foto, ou infiltram-se de forma oculta nas salas de bate-papo, para ouvir as conversas das crianas. Ao fornecer o seu perfil, s provveis futuras vtimas, procura descrever informaes que o caracterizem como uma criana da mesma idade e com os mesmos interesses. A seguir, aguarda pelo contato da criana selecionada, para ento dar incio a um processo de averiguao sobre a vtima, detectando o quo malevel e vulnervel , para que tenha oportunidade de seguir com o aliciamento. Como forma de manter seu disfarce costuma fazer uso de uma linguagem

10

apropriada faixa etria, com grias e erros de construo gramatical; alguns se apresentam como adultos, mas muito mais jovens de que so na verdade. (SANDERSON, 2005, p.134-135). Buscam, inclusive no disco rgido do computador da vtima, por informaes adicionais sobre a vida pessoal, familiar, social e escolar, possveis dificuldades que a criana possa estar passando na famlia ou na escola, tanto para saber sobre o contexto da criana como tambm para se assegurarem de que no correm o risco de estarem sendo vigiados. Durante a abordagem nas salas de bate-papo apresentam um comportamento sutil envolvendo amigavelmente a criana de forma a ganhar sua confiana, facilitando assim a manipulao e seduo da vtima. Aps iniciar o bate-papo e conhecer melhor a criana pode sugerir mensagem ou conversas particular em salas reservadas. (SANDERSON, 2005, p.135).
O pedfilo acreditando estar oculto utiliza a mentira parecendo confortar a criana, que pode estar passando por momentos difceis no lar, e assim, aps travar conhecimento e se tornar amigo desta criana vulnervel, a conversa se volta para o sexo e o encontro marcado. (LIBRIO, 2004, p.356)

Mesmo conhecendo a vtima, o pedfilo faz uso da internet como modo de se manter no anonimato, tornando mais difcil ser descoberto pelos pais e/ou de responder perante a lei. OConnell (2003 apud Sanderson, 2005, p. 136-138), em seus estudos, identificou que os pedfilos seguem um padro na abordagem das vtimas pela web, identificados em 5(cinco) estgios distintos, conforme abaixo descritos, os quais podem variar em termos de ordem a ser seguida, do nmero de estgio, tempo e objetivos em funo do propsito especfico de cada pedfilo.
1. ESTGIO DE FORMAO DA AMIZADE: conseguir conhecer a criana; estabelecer um nvel de contato em que o pedfilo monitora as respostas da criana; e solicitar uma fotografia no sexual da criana para verificar se ela preenche suas predilees e para poder identific-la no mundo real. 2. ESTGIO DE FORMAO DO RELACIONAMENTO: levando a criana a falar sobre a escola e a vida em casa; criando a iluso de ser o melhor amigoda criana; e intercalando o contato on-line com questes relacionadas avaliao de risco. 3. ESTGIO DE AVALIACAO DO RISCO:faz perguntas especficas como: local do computador; nmero de usurios que acessam o computador; e relacionamentos como os pais, responsveis, irmos e amigos, para avaliar a probabilidade de deteco ou exposio. 4. ESTGIO DE EXCLUSIVIDADE AMOR E CONFIANA MTUOS:

11

lembrando a criana que eles so os melhores amigos, que ele a entende e que ela pode lhe contar tudo; construindo um forte relacionamento de mutualidade respeito mtuo, concordncia mtua em manter atividades em segredo; introduzindo a noo de confiana; focalizando a intimidade; e preparando o estgio seguinte. 5. O ESTGIO SEXUAL: Comea com perguntas diretas, tais como voc j foi beijado/a? ou Alguma vez voc j se apalpou?. O pedfilo comea a usar alavancas: Voc pode falar de tudo comigo?. Apresenta-se como conselheiro sexual, conduzindo a criana para maior compreenso de sua prpria sexualidade, ou futuro amante. Envia pornografia criana para encoraj-lo a envolver-se em atividade sexual de fantasia ou para reduzir a inibio. Induz a criana a gravar imagens pornogrficas em vdeos e em tempo real, que sero transmitidas a ele. Ensina a criana a se masturbar. Pode progredir para um encontro pessoal e contato sexual real.

O processo de aliciamento pode se estender por meses ou anos at chegar ao ato sexual real, o qual pode durar por mais algum tempo ou marcar o final do relacionamento, neste caso, o pedfilo bloqueia todo contato com a vtima; mas, ele tambm pode comercializar esta criana ou us-la para recrutar amigos, os quais sero novas vtimas. (SANDERSON, 2005, p.139).

2.5 LEGISLAO BRASILEIRA DE PROTEO AO MENOR

No sculo XX surge no Brasil os principais documentos jurdicos com vistas a proteger os direitos das crianas e dos adolescentes, determinando o novo conceito da criana como sujeito de direito. A Constituio Federal de 05/10/1988, em seu art. 227 determina que: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade, convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. A doutrina da proteo integral criana e ao adolescente foi regulamentada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) - Lei 8.069/90. Porm, tanto o

12

Cdigo Penal como o Estatuto da Criana e do Adolescente, ao tratar em alguns artigos especficos de crimes dos quais as crianas podem ser vtimas, definem estes como crime de estupro e atentado violento ao pudor e, no consideram os responsveis por tais crimes como pedfilos. A Lei 11.829/2008 que altera o Estatuto da Criana e do Adolescente traz, entre outras, uma nova redao aos artigos 240 e 241 de forma a proteger os menores frente aos abusos sexuais. Alm de aprimorar o combate produo, venda e distribuio de pornografia infantil criminaliza a aquisio e a posse desse material e de algumas condutas relacionadas pedofilia na internet, porm ainda com ressalvas. Alm da legislao especfica de proteo ao menor, pode-se contar com medidas de iniciativa governamental e organizaes no governamentais, com servios annimos de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denncias sobre qualquer crime ou violao aos Direitos Humanos, praticado atravs da Internet, alm de orientaes e recomendaes sobre como o usurio pode aumentar a sua segurana na Internet atravs de campanhas, cartilhas e sites, como por exemplo, a Cartilha de Segurana da Internet, disponibilizada pelo centro de estudos, resposta e tratamento de incidentes de segurana no Brasil (http://cartilha.cert.br/); a Campanha Nacional de Combate a Pedofilia na Internet, promovida por alguns sites como o www.censura.com.br, www.safernet.gov.br, em parceria com a Polcia Federal.

13

3 CONSIDERACOES FINAIS

As novas tecnologias de informao e comunicao disponibilizadas atravs da internet superam barreiras como tempo e lugar e promovem, em grande velocidade, transformaes sociais e culturais. A popularizao da Internet e as possibilidades de comunicao advindas pelo seu uso ilimitado e sem controle predispuseram ante o carter de progresso e facilidades, a propagao da pedofilia e da pornografia infantil por meio de sites de relacionamentos e das redes sociais. O contato dos pedfilos com suas vtimas so facilitados pelo anonimato que o ciberespao propicia e pela vulnerabilidade das crianas e adolescentes em razo da curiosidade prpria da idade e principalmente pela falta de informao. Apesar de historicamente ter sido perpetrada nas antigas civilizaes e encontrar-se presente, nos dias atuais, em algumas culturas, assolam-se nos meios de comunicao em massa, notcias sobre casos de aliciamento virtual de crianas e adolescentes, como ao de pessoas consideradas doentes como tambm de criminosos responsveis em movimentar um comrcio assaz lucrativo e ao mesmo tempo lesivo, causando sem sombra de dvida repdio. Conforme visto na Constituio Federal e no Estatuto da Criana e do Adolescente dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar os direitos fundamentais criana e ao adolescente. Para que a pedofilia real ou virtual seja combatida pelas famlias, escolas e sociedade em geral preciso que haja conhecimento sobre o assunto e que informaes especficas estejam disponveis nos mais variados meios de comunicao, porm a punio s pode acontecer atravs da denncia, do rigor e da aplicao da lei. Frente ao exposto surge um novo desafio aos pais e profissionais responsveis pela educao e proteo de crianas e adolescentes, sendo de fundamental importncia que se estabelea uma nova relao dialgica entre os adultos responsveis e seus infantes, juntamente com a efetiva ao dos rgos competentes e o apoio da sociedade civil. Da mesma forma h necessidade de uma maior integrao entre governo, usurios da web e a iniciativa privada para combater os aliciadores virtuais.

14

REFERNCIAS A pedofilia como tipo especfico na legislao penal brasileira. Revista mbito Jurdico. Disponvel em: < http://www.ambitojuridico.com.br/pdfsGerados/artigos/5071.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2010. ARIS, Philippe. Historia social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. CARRERA, Mario Srgio Valadares. A Pedofilia Virtual e Seus Reflexos no mbito Jurdico. Boletim Jurdico, MG, n. 254, nov. 2007. Disponvel em: <http://www.boletimjuridico.com.br/ doutrina/texto.asp?id=1881>. Acesso em: 3 ago. 2010. HISGAIL, Fani. Pornografia infantil e o olhar do Outro. Disponvel em: < http://www.estadosgerais.org/atividades_atuais/hisgail-pornografia_infantil.shtml> . Acesso em: 13 out. 2010. HISGAIL, Fani. Pedofilia: um estudo psicanaltico. So Paulo: Iluminuras, 2007. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social>. Acesso em: 19 jul. 2010. LIBRIO,Renata Maria Coimbra, Sousa,Sonia M. Gomes. A Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes no Brasil: Reflexes tericas, relatos de pesquisas e intervenes psicossociais. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. MARTINS FILHO, Jos. A Criana Terceirizada: Os descaminhos das relaes familiares no mundo contemporneo. Campinas, SP: Papirus, 2007. MEYER, Luiz. Rumor na escuta: Ensaios de psicanlise.So Paulo:Ed. 34, 2008. MIRANDA, Roseane. Crime virtual, violncia real, jan. 2008. Disponvel em: <http://www.censura.com.br/>. Acesso em: 27 jul.2010. MIRANDA, Roseane. Relatrio Anual da ONG Telefono Arcobaleno Itlia, fev. 2010. Disponvel em: < http://www.censura.com.br/>. Acesso em: 27 jul.2010.

15

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN. Sistema Integrado de Bibliotecas. Manual de normas para trabalhos tcnico-cientficos: de acordo com as normas da ABNT. 2010. Disponvel em: <www.pucpr.br/biblioteca>. SANDERSON, Christiane. Abuso Sexual em Crianas. So Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda., 2005. SILVA, Nilbberth. Mundo virtual: Rede social determina novas formas de relacionamento e aprendizado. Jornal da Imprensa online. Goinia, n. 743, ab. 2009. Disponvel em: <http://jornaldaimprensa.com.br/editoria_texto.php?id=7333&chave=Mundo%20virtual:%20Rede %20social%20determina%20novas%20formas%20de%20relacionamento%20e%20aprendizad o.>. Acesso em: 2 ago. 2010. WEREBE, Maria Jos Garcia. Sexualidade, Poltica e Educao. CAMPINAS, SP: Autores Associados, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen