Sie sind auf Seite 1von 27

Um Passeio Pelo Mundo da Cerveja

@ Valentyn Volkov

Msica: Ein Prosit der Gemtlichkeit (um brinde ao momento de alegria) Cantam: Joe und die party singers

By Ney Deluiz Ligue o Som

@ Ambev

Convido-os para um passeio pelo irresistvel mundo da cerveja, comeando pela sua origem, passando por seus variados tipos e terminando com a descrio de cada etapa do seu processo de fabricao.

Cena de um banquete na Mesopotmia, onde 2 homens bebem cerveja de canudo, vinda de um recipiente que est sobre uma mesinha.

A cerveja surgiu por acaso na Mesopotmia h 5.000 anos, quando gros de cevada molhada fermentaram ao relento. Inclusive o Cdigo de Hamurabi punia os taberneiros que enganassem os clientes e dava uma cota diria de 2 litros para operrios, 3 para funcionrios pblicos e 5 para administradores e o sumo sacerdote.

Uma refeio do Egito antigo, que normalmente inclua cerveja diariamente

No Egito, a cerveja era feita para ajudar quem no podia pagar o vinho e o Fara Ramss III passou a ser conhecido como Fara Cervejeiro por doar aos sacerdotes 1 milho de litros das suas cervejarias.

Os vikings bebiam nos crneos dos inimigos

Para os romanos, a cerveja era uma bebida menor diante do vinho e eles diziam que era bebida de brbaros. J os vikings a bebiam nos crnios inimigos com o brinde (em sueco/noruegus/dinamarqus) Skl = caveira

@ Edward Von Grutzner - 1898

Na Idade Mdia, a cerveja era feita pelos monges, que usavam ervas para aromatiz-la. Era adocicada, at que eles comearam a adicionar uma florzinha, o lpulo, para dar a ela o amargor que conhecemos.

@ Pilsner Urquell

Mas no sculo XVIII tudo mudou. At ento as cervejas eram do tipo Ale, turvas e encorpadas, e na Baviera eram armazenadas no vero em grutas nos Alpes: o lagering (lagern em alemo = armazenar). S que, com o frio, a cerveja sofria uma 2 fermentao no fundo do barril, ficando mais leve. Assim surgiu a Cerveja Lager.

A loura gelada nasceu exatamente aqui, na hoje cervejaria da Pilsner Urquell, em Pilsen

@ Ney Deluiz

Melhor ainda aconteceu em 1842 em Pilsen, na Bomia, Repblica Tcheca, quando uma nova frmula de lager foi testada e resultou numa cerveja dourada e de espuma branca que conquistou o mundo: a Cerveja Pilsen.

Produo de Cervejas tipo Ale

Produo de Cervejas tipo Lager

Cervejas de alta fermentao do tipo Ale (stout, porter, brown, pale ale, wheat, etc) so fermentadas na parte alta do tonel

Temperatura quente Alta fermentao em tonis abertos

Cervejas de baixa fermentao do tipo Lager (pilsen, malzbier, bock, oktoberfest, etc) so fermentadas na parte baixa do tonel

Temperatura fria

Cerveja Ale

Cerveja Lager

A cerveja pilsen apenas um dos tipos de cervejas Lager

Com o advento da tecnologia de refrigerao, a fermentao a frio no fundo dos tonis passou a ser o padro, produzindo lagers dos mais variados tipos, como pilsens, malzbiers, bocks ou oktoberfests.

Lei da Pureza da Baviera


Proclamamos com este decreto, por Autoridade de nossa Provncia, que no Ducado da Baviera, bem como no pas, nas cidades e nos mercados, as seguintes regras se aplicam venda da cerveja: Do dia de So Miguel (29 de Setembro) ao dia de So Jorge (23 de Abril), o preo para um litro ou um copo no pode exceder o valor do pfennig de Munique. Do dia de So Jorge (23/Abril) ao dia de So Miguel (29/Setembro), o litro no ser vendido por mais de dois pfennig do mesmo valor, e o copo no mais de trs Heller (Heller geralmente meio pfennig). Se isto no for cumprido, a punio indicada abaixo ser administrada. Se o cervejeiro tiver outra cerveja que no a cerveja do vero, no deve vend-la por mais de um pfennig por litro. Alm disso, ns desejamos enfatizar que no futuro em todas as cidades, nos mercados e no pas, os nicos ingredientes usados para a fabricao da cerveja devem ser malte de cevada, lpulo e gua. Qualquer um que negligenciar, desrespeitar ou transgredir estas determinaes, ser punido pelas autoridades da corte, que confiscaro tais barris de cerveja, sem falha. Se, entretanto, um comerciante no pas, na cidade ou nos mercados comprar 2 ou 3 barris da cerveja (que contm 60 litros) para revend-los ao vendedor comum, apenas para este ser permitido acrescentar mais um Heller por Copo, do que o mencionado acima. Alm disso, dever acrescentar um imposto e aumentos subsequentes ao preo da cevada (considerando tambm que os tempos da colheita diferem, devido localizao das plantaes). Ns, o Ducado da Baviera, teremos o direito de fazer apreenses para o bem de todos os interessados. Ass. Guilherme IV Duque da Baviera

Cerveja na Baviera um assunto to srio que em 1516, Guilherme IV, Duque da Baviera, promulgou uma lei chamada Lei da Pureza da Baviera, pela qual as cervejas s poderiam usar gua, malte de cevada e lpulo.

Processo de Fabricao da Cerveja


Maltagem a cevada se transforma em malte

Gros da cevada

Imerso da cevada em gua por at 40 horas

Os gos molhados germinam no cho por cerca de 5 dias

Secos e chamados de malte verde, os gros so modos para os acares serem extrados

Secagem com ar quente para interromper a germinao

A cevada germinada

So necessrios 40 gramas de cevada para cada litro de cerveja, o equivalente a 12 ps de cevada. No Brasil, a melhor cevada cultivada no DF, Gois, Mato Grosso e Minas Gerais, com qualidade comparvel

Brassagem converte os amidos em acares fermentados

Processo de Fabricao da Cerveja

Tanques de Mistura Nos Tanques de Mistura, o interior gira para que os gro modos sejam misturados com gua quente, criando o mosto,

Tanques de Decantao Nos Tanques de Decantao, gua quente jogada sobre o mosto e um xarope adocicado extrado da mistura. O bagao vira rao para animais.

Na brassagem, as enzimas no malte convertem os amidos dos gros em acares. Esta converso chamada de sacarificao. O resultado da brassagem um lquido rico em acares, o mosto.

Processo de Fabricao da Cerveja


Fervura, Centrifugao e Resfriamento

Lpulo

Tanques de Fervura

Durante a fervura adicionado o lpulo, uma planta da famlia canabincea, a mesma da maconha, que dar o aroma e o amargor cerveja

Placas de Resfriamento

Tanques de Centrifugao

Aps a fervura, o mosto centrifugado para eliminar resduos e resfriado atravs de Placas de Resfriamento.

O mosto ento fervido para ser esterilizado e o calor da fervura faz com que suas protenas coagulem e seu pH diminua. Quanto maior o tempo de ebulio, mais amarga ser a cerveja.

Processo de Fabricao da Cerveja


Fermentao

Tanques de Fermentao

Na fermentao se define se a cerveja ser Ale ou Lager e isto depende do fermento e da temperatura. Nas Lagers, o fermento usado inicia uma fermentao a frio entre 6 e 12C no fundo do tanque, enquanto nas Ales, o tipo de fermento inicia a fermentao a quente entre 15 e 24C e ocorre no topo do tanque.

Maturao, Filtragem, Pasteurizao e Engarrafamento

Processo de Fabricao da Cerveja

Tanques de Condicionamento

Unidade de Filtragem

Nos Tanques de Condicionamento, a cerveja armazenada e fica maturando entre 2 semanas a meses ou anos, dependendo do tipo

Linha de Engarrafamento

Unidade de Pasteurizao

Depois de filtrada, a cerveja pasteurizada, ou seja, aquecida a alta temperatura para matar as bactrias e terminar de vez a fermentao

O passo seguinte armazenar a cerveja em Tanques de Condicionamento para que depois ela seja filtrada, pasteurizada e engarrafada para ser distribuda.

@ Latitude News

Todas as cervejas so feitas a partir do mesmo tipo de cevada e o que define suas cores mais claras ou mais escuras a torragem ou a caramelizao que obtida, entre outros mtodos, pela fervura mais prolongada dos acares do mosto.

@ Veja Rio

Na Europa, os fabricantes desenham copos personalizados ao seu tipo de cerveja e os distribuem aos bares. Manda a tradio que a cerveja s possa ser servida no seu copo especfico e as variedades so incontveis.

@ Veja Rio

Estes copos esto chegando no Brasil e as medidas variam. O nosso chopp de 300 ml erradamente se refere a uma medida alem antiga, o schoppen, que dependendo da regio continha 400 ou 500 ml. Nos EUA, os bares servem em calderetas de 1 Pint Americano (16 onas = 473 ml) ou ento de 1 Pint Imperial (20 onas = 568

@ Library of Congress Washington D.C.

Os primeiros colonos ingleses que foram para os EUA no queriam ir para a Nova Inglaterra e sim para um lugar mais quente, mais para o sul. S que a cerveja do navio acabou e, numa reunio, os homens decidiram desembarcar o mais rpido possvel para fazer mais cerveja. Parece incrvel, mas este um fato histrico.

@ Granger

Como levaria tempo at colher a cevada, eles acharam os estoques de milho que os ndios guardavam para o inverno e, mandando s favas a Lei da Pureza da Baviera, fizeram cerveja de milho mesmo. Pelo jeito gostaram, pois muitas cervejas americanas so feitas hoje com os mais variados cereais.

Cerveja de aveia (oat)

Cerveja de trigo (wheat)

@ Agncia Haute

Budweiser feita com 30% de malte de arroz Cerveja de milho (corn) Cerveja de centeio (rye)

A mais famosa delas a Budweiser, que leva 30% de malte de arroz em sua frmula e a empresa consome 15% da produo anual de arroz dos EUA. H tambm cervejas de aveia, centeio, trigo, milho, e outros...

A Budweiser tcheca vendida nos EUA tem malte de cevada

A Bud, Budweiser americana vendida na Europa Continental

E por falar em Budweiser, eis uma histria curiosa pois a Budweiser original tcheca e nasceu na cidade de Budjovice (Budweis em alemo) em 1265. Mas como eles registraram a marca nos EUA depois da americana, houve um acordo no qual a Budweiser americana se chama Bud na Europa e a tcheca virou Czechvar nos EUA.

Ingredientes de praticamente todas as cervejas brasileiras, que usam principalmente milho

A cerveja no Brasil montona pois sempre a mesma, s mudam as marcas. Seus rtulos dizem que so Pilsen, mas na verdade so American Lager. As Pilsens so mais amargas e s usam malte de cevada, enquanto as American Lagers usam cerais no maltados, permitidos pela legislao brasileira em at 50%.

L, no s as marcas variam mas os tipos de cervejas tambm

J nos EUA e Europa, a variedade de tipos de cervejas em barril em cada bar to grande que, em alguns, chegam s dezenas. Por isto mesmo bom entender um pouco de cerveja para no tomar a cerveja errada.

Maiores Bebedores de Cerveja do Mundo


Consumo Per Capita
(em litros)

Consumo Total
(milhes de litros)

1 Repblica Tcheca 132 l 2 Alemanha 107 l 3 ustria 106 l 4 Irlanda 104 l 12 EUA 78 l 27 Brasil 65 l 40 China 32 l
* Fonte: Wikipedia Dados de 2010

1 China 44.683 2 EUA24.138 3 Brasil12.170 4 Rssia 9.389 5 Alemanha 8.787 6 Mxico6.419 7 Japo 5.813
O campeo da modalidade

O campeo da modalidade

@ AFP Tcheco bebendo cerveja @ Buster Gutman

@ Getty Images Chins bebendo cerveja

Os maiores bebedores de cerveja per capita no mundo so os tchecos e o Brasil fica em 27 lugar. J se considerarmos o consumo total em milhes de litros, a China fica em 1 e o Brasil em 3.

Curiosidades Cervejsticas
O padroeiro da cerveja o santo belga Arnoldo de Oudenburg. Durante uma peste no sculo XI na sua regio, ele proibiu os cristos de beber gua e os obrigou a s tomar cerveja. Por ficarem longe da gua contaminada, a peste se foi e o monge virou santo. O bar com a maior variedade de cervejas no mundo o Delirium Caf, em Bruxelas, com 2.004 cervejas no cardpio, recorde no Guinness. O alemo Oliver Strmpfel bateu o recorde do Guinness levando 23 canecas de 1 litro por 40 m. J a alem Anita Schwarz bateu o recorde feminino carregando 19 canecas de 1 litro. O recorde de abrir garrafas de cerveja com os dentes do indiano Murali K. C., que removeu 68 tampinhas em 1 minuto. A cerveja mais forte do mundo a alem Schorschbock 43, com 43% de teor alcolico. J a cerveja americana campe de teor alcolico a Samuel Adams Utopias, com 27% A maior coleo de cervejas do americano Ron Werner, que reuniu 25.867 garrafas.
Schorschbock 43

Santo Arnoldo de Oudenburg

@ Anna-Maria Mora

@ DPA

Oliver Strmpfel batendo o recorde

Anita Schwarz batendo o recorde

Como possvel viver sem saber isto?... (rs)

Samuel Adams Utpoias

Ingls Cheers! Francs Sant! Espanhol Salud! Italiano Salute! Alemo Prost! Holands Proost! Tcheco Na Zdravi! Eslovaco Na Zdravie! Polons Na Zdrowie! Irlands Slinte! Turco erefe! Finlands Kippis!

Nossa!
Romeno Noroc! Japons Kampai!

Sueco Skl! Noruegus Skl! Dinamarqus: Skl! Russo ! Hngaro: Egeszsegere! Srvio Ziveli! Bsnio ivjeli! rabe ! Croata ivjeli! Zulu Oogy wawa!

Chins: !

Hebreu: LChaim!

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen