Sie sind auf Seite 1von 3

INTRODUO

A Revoluo industrial dos sculos XVIII e XIX preparou o caminho para a moderna Administrao da Produo e Operaes, mas foi mesmo com os grandes avanos que se deram no sculo XX que as tcnicas e instrumentos de gesto da produo se difundiram por inmeros pases. Embora tradicionalmente a Administrao da Produo tivesse como objetivo de estudo os setores produtivos das empresas industriais, atualmente muitas das suas tcnicas vm sendo aplicadas em atividades de servios como bancos, escolas, hospitais, etc. Dentro da Administrao da Produo existem diversos mtodos que se seguidos podem nos estimular a criar novas idias e utilizar de forma inteligente e eficaz os recursos da empresa, diminuindo seus custos e aumentando a produtividade. Alguns desses mtodos sero abordados a seguir.

ETAPA 1

A Administrao de empresas surgiu como uma doutrina organizada h cerca de um sculo e desde ento foram sendo aplicadas diversas teorias que contriburam cada uma sua maneira para a evoluo dos conceitos hoje utilizados. No Brasil, o salto do desenvolvimento ocorreu com o advento da indstria automobilstica nacional e a cada dia vem aprimorando seu sistema de produo. A aplicao destas teorias ao longo dos anos, resultaram no constante aperfeioamento e surgimento de vrios conceitos, que aps a implementao por algumas indstrias, estas foram consagradas e surgiram como modelo para as outras demais. A seguir veremos novos conceitos que esto sendo difundidos e aplicados atualmente: O Just-in-time (JIT) tem como objetivo reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visveis e possam ser eliminados atravs de esforos concentrados e priorizados. A Engenharia simultnea um conceito que se refere participao de todas as reas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. A Tecnologia de grupo (TG) uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades fsicas dos componentes, agrupando em processos comuns. O Consrcio modular utiliza diversos parceiros que trabalham juntos dentro da planta, em seus respectivos mdulos, e so responsveis pelas operaes na linha de montagem. As Clulas de produo so unidades de manufatura e/ou servios que consiste em uma ou mais estaes de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermedirios entre elas. O Desdobramento da funo qualidade (QFD) uma metodologia que visa levar em conta, no projeto do produto, todas as principais exigncias do consumidor a fim de no somente atende-las como tambm suplant-las. O Comakership o mais alto nvel de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiana mtua, participao e fornecimento com qualidade assegurada. Os Sistemas Flexveis de Manufatura so conjuntos de mquinas de controle numrico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automtico de transporte. A Manufatura Integrada por Computador refere-se integrao total da organizao manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias gerenciais que melhoram a eficcia da empresa.

Quando falamos em Benchmarking so as comparaes das operaes de um setor ou de uma organizao em relao a outros setores ou concorrentes. A Produo Customizada um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigncias, resultando num produto de seu gosto.

ETAPA 2

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Administrao da Produo: operaes industriais e de servios / Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml Curitiba: UnicenP, 2007. http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/ http://www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos/org4c.pdf http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/engsimul_v2.html http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/TG_Class_Produtos .htm http://www.infoescola.com/administracao_/desdobramento-da-funcao-qualidade-qfd/ http://app.pr.sebrae.com.br/blogs/posts/gestaoproducao?c=1024 http://mangabeirablog.blogspot.com.br/2008/07/um-pouco-de-produo-e-operaes-parte-2.html

Das könnte Ihnen auch gefallen