Sie sind auf Seite 1von 10

O Amor uma Falcia

M. Sulman Eu era frio e lgico. Sutil, calculista, perspicaz, arguto e astuto - era tudo isso. Tinha um crebro poderoso como um dnamo, precisa como uma balana de farmcia, penetrante como um bisturi. E tinha apenas dezoito anos. No comum ver algum to jovem com um intelecto to gigantesco. Tomem, por exemplo, o caso do meu companheiro de quarto na universidade, Pettey Bellows. Mesma idade, mesma formao, mas burro como uma porta. Um bom sujeito, compreendam, mas sem nada l em cima. Do tipo emocional. Instvel, impressionvel. Pior do que tudo, dado a manias. Eu afirmo que a mania a prpria negao da razo. Deixar-se levar por qualquer nova moda que aparea, entregar-se a alguma idiotice s porque outro a segue, isto, para mim, o cmulo da insensatez. Petey, no entanto, no pensava assim. Certa tarde, eu o encontrei deitado na cama com tal expresso de sofrimento no rosto que o meu diagnstico foi imediato: apendicite. - No se mexa. No tome laxante. Vou chamar o mdico. - Couro preto - balbuciou ele. - Couro preto - disse eu, interrompendo a minha corrida. - Quero uma jaqueta de couro preto - disse. Percebi que o seu problema no era fsico, mas mental. - Por que voc quer uma jaqueta de couro preto - Eu devia ter adivinhado - gritou ele, socando a cabea - Devia ter adivinhado que eles voltariam com o Charleston. Como um idiota, gastei todo o meu dinheiro em livros para as aulas e agora no posso comprar uma jaqueta de couro preto. - Quer dizer - perguntei incrdulo - que esto mesmo usando jaquetas de couro preto outra vez - Todas as pessoas importantes da universidade esto. Onde voc tem andado - Na biblioteca - respondi, citando um lugar no frequentado pelas pessoas importantes da Universidade. Ele saltou da cama e ps-se a andar de um lado para o outro do quarto. - Preciso conseguir uma jaqueta de couro preto - disse exaltado - Preciso mesmo. - Por que, Pety Veja a coisa racionalmente. Jaquetas de couro preto so desconfortveis. Impedem o movimento dos braos. So pesadas, so feias, so ... - Voc no compreende - interrompeu com impacincia - o que todos esto usando. Voc no quer andar na moda - No - respondi, sinceramente. - Pois eu sim - declarou ele - daria tudo para ter uma jaqueta de couro preto. Tudo.

Aquele instrumento de preciso, meu crebro, comeou a funcionar a todo vapor. - Tudo - perguntei, examinando seu rosto com olhos semicerrados. - Tudo - confirmou, em tom dramtico. Alisei o queixo, pensativo. Eu, por acaso, sabia onde encontrar uma jaqueta de couro preto. Meu pai usara um nos seus tempos de estudante; estava agora dentro de um malo, no sto da casa. E, tambm por acaso, Petey tinha algo que eu queria. No era dele, exatamente, mas pelo menos ele tinha alguns direitos sobre ela. Refiro-me sua namorada, Polly Spy. Eu h muito desejava Polly Spy. Apresso-me a esclarecer que o meu desejo no era de natureza emotiva. A moa, no h dvida, despertava emoes, mas eu no era daqueles que se deixam dominar pelo corao. Desejava Polly para fins engenhosamente calculados e inteiramente cerebrais. Eu cursava o primeiro ano de direito. Dali a algum tempo, estaria iniciando na profisso. Sabia muito bem a importncia que tinha a esposa na vida e na carreira de um advogado. Os advogados de sucesso, segundo as minhas observaes, eram quase sempre casados com mulheres bonitas, graciosas e inteligentes. Com uma nica exceo, Polly preenchia perfeitamente estes requisitos. Era bonita. Suas propores ainda no eram clssicas, mas eu tinha certeza de que o tempo se encarregaria de fornecer o que faltava. A estrutura bsica estava l. Tambm era graciosa. Por graciosa quero dizer, cheia de graas sociais. Tinha porte ereto, a naturalidade no andar e a elegncia que deixavam transparecer a melhor das linhagens. mesa, suas maneiras eram finssimas. Eu j vira Polly no barzinho da escola comendo a especialidade da casa - um sanduche que continha pedaos de carne assada, molho, castanhas e repolho - sem nem sequer umedecer os dedos. Ela no era inteligente. Na verdade, tendia para o oposto. Mas eu confiava em que, sob a minha tutela, haveria de tornar-se brilhante. Pelo menos valia a pena tentar. Afinal de contas, mais fcil fazer uma moa bonita e burra ficar inteligente do que uma moa feia e inteligente ficar bonita. - Petey - perguntei - voc ama Polly Spy - Eu acho que ela interessante - respondeu - mas no sei se chamaria isso de amor. Por qu - Voc - continuei - tem alguma espcie de arranjo formal com ela Quero dizer, vocs saem exclusivamente um com o outro - No. S de vez enquando. Mas samos os dois com outros tambm. Por qu - Existe algum - perguntei - algum outro homem que ela goste de maneira especial - Que eu saiba no. Por qu Fiz que sim com a cabea, satisfeito. - Em outras palavras, a no ser por voc, o campo est livre, isso - Acho que sim. Aonde voc quer chegar - Nada, anda - respondi com inocncia, tirando minha mala de dentro do armrio.

- Onde que voc vai - quis saber Petey. - Passar o fim de semana em casa. Atirei algumas roupas dentro da mala. - Escute - disse Petey, apegando-se com fora ao meu brao - em casa, ser que voc no poderia pedir dinheiro ao seu pai e me emprestar para comprar uma jaqueta de couro preto - Posso at fazer mais do que isso - respondi, piscando o olho misteriosamente. Fechei a mala e sa. - Olhe - disse a Petey, ao voltar na segunda feira de manh. Abri a mala e mostrei o enorme objeto cabeludo e fedorento que meu pai usara ao volante de seu Stutz Beacat em 1955. - Santo Pai - exclamou Petey com reverncia. Passou as mos na jaqueta e depois no rosto. - Santo Pai - repetiu, umas quinze ou vinte vezes. - Voc gostaria de ficar com ele - perguntei. - Sim - gritou ele, apertando a jaqueta contra o peito. Em seguida, seus olhos assumiram um ar precavido. - O que quer em troca - A sua namorada - disse eu, no desperdiando palavras. - Polly - sussurrou Petey, horrorizado. - Voc quer a Polly - Isso mesmo. Ele jogou a jaqueta pra longe. - Nunca - declarou resoluto. Dei de ombros. - Tudo bem. Se voc no quer andar na moda, o problema seu. Sentei-me numa cadeira e fingi que lia um livro, mas continuei espiando Petey, com o rabo dos olhos. Era um homem partido em dois. Primeiro olhava para a jaqueta com a expresso de uma criana desamparada diante da vitrine de uma confeitaria. Depois dava as costas e cerrava os dentes, altivo. Depois voltava a olhar para a jaqueta. Com uma expresso ainda maior de desejo no rosto. Depois se virava outra vez, mas agora sem tanta resoluo. Sua cabea ia e vinha, o desejo ascendendo, a resoluo descendendo. Finalmente, no se virou mais: ficou olhando para a jaqueta com pura lascvia. - No como se eu estivesse apaixonado por Polly - balbuciou. - Ou mesmo namorando srio, ou coisa parecida. - Isso mesmo - murmurei. - Afinal, Polly significa o que para mim, ou eu pra ela - Nada - respondi. - Foi uma coisa banal. S nos divertimos um pouco.

- Experimente a jaqueta eu disse. Ele obedeceu. A jaqueta ficou bem larga, passando da cintura. Ele parecia um motoqueiro mal vestido da dcada de cinquenta. - Serve perfeitamente - disse contente. Levantei-me da cadeira e perguntei, estendendo a mo. - Negcio feito Ele engoliu a seco. - Feito - disse, e apertou a minha mo. Sa com Polly pela primeira vez na noite seguinte. O Primeiro programa teria o carter de pesquisa preparatria. Eu desejava saber o trabalho que me esperava para elevar a sua mente ao nvel desejado. Levei-a para jantar. - Puxa, que jantar interessante! - disse ela, quando samos do restaurante. Fomos ao cinema. - Puxa, que filme interessante! - disse ela, quando samos do cinema. Levei-a para casa. - Puxa, que noite interessante - disse ela, ao nos despedirmos. Voltei para o quarto com o corao pesado. Eu subestimara gravemente as propores da minha tarefa. A ignorncia daquela moa era aterradora. E no seria o bastante apenas instru-la. Era preciso, antes de tudo, ensin-la a pensar. O empreendimento me afigurava gigantesco, e a princpio me vi inclinado a devolv-la a Petey. Mas a comecei a pensar nos seus dotes fsicos generosos e na maneira como entrava numa sala ou segurava uma faca, um garfo, e decidi tentar novamente. Procedi, como sempre, sistematicamente. Dei-lhe um curso de Lgica. Acontece que, como estudante de direito, eu frequentava na ocasio, aulas de Lgica, e portanto, tinha tudo na ponta da lngua. - Polly - disse eu, quando fui busc-la para o nosso segundo encontro. - Esta noite vamos at ao parque conversar. - Ah, que interessante! - respondeu ela. Uma coisa deve ser dita em favor da moa: seria difcil encontrar algum to bem disposta para tudo. Fomos at o parque, o local de encontros da universidade, nos sentamos debaixo de uma rvore, e ela me olhou cheia de expectativa. - Sobre o que vamos conversar - perguntou. - Sobre Lgica. Ela pensou durante alguns segundos e depois sentenciou: - Interessante!

- A Lgica - comecei, limpando a garganta - a cincia do pensamento. Se quisermos pensar corretamente, preciso antes saber identificar as falcias mais comuns da Lgica. o que vamos abordar hoje. - Interessante! - exclamou ela, batendo palmas de alegria. Fiz uma careta, mas segui em frente, com coragem. - Vamos primeiro examinar uma falcia chamada Dicto Simpliciter. - Vamos - animou-se ela, piscando os olhos com animao. - Dicto Simpliciter quer dizer um argumento baseado numa generalizao no qualificada. Por exemplo: o exerccio bom, portanto todos devem se exercitar. - Eu estou de acordo - disse Polly, fervorosamente. - Quer dizer, o exerccio maravilhoso. Isto , desenvolve o corpo e tudo. - Polly eu disse com ternura - o argumento uma falcia. Dizer que o exerccio bom uma generalizao no qualificada. Por exemplo: para quem sofre do corao, o exerccio ruim. Muitas pessoas tm ordem de seus mdicos para no exercitarem. preciso qualificar a generalizao. Deve-se dizer: o exerccio geralmente bom, ou bom para a maioria das pessoas. Do contrrio est cometendo um Dicto Simpliciter. Voc compreende - No - confessou ela. - Mas isso interessante. Quero mais. Quero mais! - Ser melhor se voc parar de puxar a manga da minha camisa eu disse e, quando ela parou, continuei: - Em seguida, abordaremos uma falcia chamada generalizao apressada. Oua com ateno: voc no sabe falar francs, eu no sei falar francs, Petey Bellows no sabe falar francs. Devo, portanto, concluir que ningum na universidade sabe falar francs. - mesmo - espantou-se Polly. - Ningum Contive a minha impacincia. - uma falcia, Polly. A generalizao feita apressadamente. No h exemplos suficientes para justificar a concluso. - Voc conhece outras falcias - perguntou ela, animada. - Isto at melhor do que danar. - Esforcei-me por conter a onda de desespero que ameaava me invadir. No estava conseguindo nada com aquela moa, absolutamente nada. Mas no sou outra coisa seno persistente. Continuei. - A seguir, vem o Post Hoc. Oua: No levemos Bill conosco ao piquenique. Toda vez que ele vai junto, comea a chover. - Eu conheo uma pessoa exatamente assim - exclamou Polly. - Uma moa da minha cidade, Eula Becker. Nunca falha. Toda vez que ela vai junto a um piquenique... - Polly - interrompi, com energia - uma falcia. No Eula Becker que causa a chuva. Ela no tem nada a ver com a chuva. Voc estar incorrendo em Post Hoc, se puser a culpa na Eula Becker.

- Nunca mais farei isso - prometeu ela, constrangida. - Voc est bravo comigo - No Polly - suspirei. - No estou bravo. - Ento conte outra falcia. - Muito bem. Vamos experimentar as premissas contraditrias. - Vamos - exclamou ela alegremente. Franzi a testa, mas continuei. - A vai um exemplo de premissas contraditrias. Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra to pesada que ele mesmo no conseguir levantar - claro - respondeu ela imediatamente. - Mas se ele pode fazer tudo, pode levantar a pedra. - mesmo - disse ela, pensativa. - Bem, ento eu acho que ele no pode fazer a pedra. - Mas ele pode fazer tudo - lembrei-lhe. Ela coou a cabea linda e vazia. - Estou confusa - admitiu. - claro que est. Quando as premissas de um argumento se contradizem, no pode haver argumento. Se existe uma fora irresistvel, no pode existir um objeto irremovvel. Compreendeu - Conte outra dessas histrias interessantes - disse Polly, entusiasmada. Consultei o relgio. - Acho melhor parar por aqui. Levarei voc em casa, e l pensar no que aprendeu hoje. Teremos outra sesso amanh. Deixei-a no dormitrio das moas, onde ela me assegurou que a noitada fora realmente interessante, e voltei desanimadamente para o meu quarto. Petey roncava sobre sua cama, com a jaqueta de couro encolhida a seus ps. Por alguns segundos, pensei em acord-lo e dizer que ele podia ter Polly de volta. Era evidente que o meu projeto estava condenado ao fracasso. Ela, simplesmente, tinha uma cabea prova de Lgica. Mas logo reconsiderei. Perdera uma noite, por que no perder outra Quem sabe se em alguma parte daquela cratera de vulco adormecido que era a mente de Polly, algumas brasas ainda estivessem vivas. Talvez, de alguma maneira, eu ainda conseguisse aban-las at que flamejasse. As perspectivas no eram das mais animadoras, mas decidi tentar outra vez. Sentado sob uma rvore, na noite seguinte, disse: - Nossa primeira falcia desta noite se chama ad misericordiam. Ela estremeceu de emoo.

- Oua com ateno - comecei - Um homem vai pedir emprego. Quando o patro pergunta quais as suas qualificaes, o homem responde que tem uma mulher e dois filhos em casa, que a mulher e aleijada, as crianas no tem o que comer, no tem o que vestir nem o que calar, a casa no tem camas, no h carvo no poro e o inverno se aproxima. Uma lgrima desceu em cada uma das faces rosadas de Polly. - Isso horrvel, horrvel! - soluou. - horrvel - concordei - mas no um argumento. O homem no respondeu pergunta do patro sobre as suas qualificaes. Ao invs disso, tentou despertar a sua compaixo. Cometeu a falcia de ad misericordiam. Compreendeu Dei-lhe um leno e fiz o possvel para no gritar enquanto ela enxugava os olhos. - A seguir - disse, controlando o tom da voz - discutiremos a falsa analogia. Eis um exemplo: deviam permitir aos estudantes consultar seus livros durante os exames. Afinal, os cirurgies levam as radiografias para se guiarem durante uma operao, os advogados consultam seus papis durante um julgamento, os construtores tm plantas que os orientam na construo de uma casa. Por qu, ento, no deixar que os alunos recorram a seus livros durante uma prova - Pois olhe - disse ela entusiasmada - est e a ideia mais interessante que eu j ouvi h muito tempo. - Polly - disse eu com impacincia - o argumento falacioso. Os cirurgies, os advogados e os construtores no esto fazendo teste para ver o que aprenderam, e os estudantes sim. As situaes so completamente diferentes e no se pode fazer analogia entre elas. - Continuo achando a ideia interessante - disse Polly. - Santo Cristo! - murmurei com impacincia. - A seguir, tentaremos a hiptese contrria ao fato. - Essa parece ser boa - foi a reao de Polly. - Preste ateno: se Madame Curie no deixasse, por acaso, uma chapa fotogrfica numa gaveta junto com uma pitada de pechblenda, ns hoje no saberamos da existncia do rdio. - mesmo, mesmo - concordou Polly, sacudindo a cabea. - Voc viu o filme Eu fiquei louca pelo filme. Aquele Walter Pidgeon to bacana! Ele me faz vibrar. - Se conseguir esquecer o Sr. Pidgeon por alguns minutos - disse eu, friamente - gostaria de lembrar que o que eu disse uma falcia. Madame Curie teria descoberto o rdio de alguma outra maneira. Talvez outra pessoa o descobrisse. Muita coisa podia acontecer. No se pode partir de uma hiptese que no verdadeira e tirar dela qualquer concluso defensvel. - Eles deviam colocar o Walter Pidgeon em mais filmes - disse Polly - Eu quase no o vejo no cinema. Mais uma tentativa, decidi. Mas s mais uma. H um limite para o que podemos suportar. - A prxima falcia chamada de envenenar o poo. - Que engraadinho! - deliciou-se Polly.

- Dois homens vo comear um debate. O primeiro se levante e diz: o meu oponente um mentiroso conhecido. No possvel acreditar numa s apalavra do que ele disser. Agora, Polly, pense bem, o que est errado Vi-a enrugar a sua testa cremosa, concentrando-se. De repente, um brilho de inteligncia - o primeiro que vira - surgiu nos seus olhos. - No justo! - disse ela com indignao - No justo. O primeiro envenenou o poo antes que os outros pudesse beber dele. Atou as mos do adversrio antes da luta comear... Polly, estou orgulhoso de voc. - Ora - murmurou ela, ruborizando de prazer. - Como v, minha querida, no to difcil. S requer concentrao. s pensar, examinar, avaliar. Venha, vamos repassar tudo o que aprendemos at agora. - Vamos l - disse ela, com um abano distrado da mo. Animado pela descoberta de que Polly no era uma cretina total, comecei uma longa e paciente reviso de tudo o que dissera at ali. Sem parar citei exemplos, apontei falhas, martelei sem dar trgua. Era como cavar um tnel. A princpio, trabalho duro e escurido. No tinha ideia de quando veria a luz ou mesmo se a veria. Mas insisti. Dei duro, at que fui recompensado. Descobri uma fresta de luz. E a fresta foi se alargando at que o sol jorrou para dentro do tnel, clareando tudo. Levara cinco noites de trabalho forado, mas valera a pena. Eu transformara Polly em uma lgica, e a ensinara a pensar. Minha tarefa chegara a bom termo. Fizera dela uma mulher digna de mim. Est apta a ser minha esposa, uma anfitri perfeita para as minhas muitas manses. Uma me adequada para os meus filhos privilegiados. No se deve deduzir que eu no sentia amor por ela. Muito pelo contrrio. Assim como Pigmaleo amara a mulher perfeita que moldara para si, eu amava a minha. Decidi comunicar-lhe os meus sentimentos no nosso encontro seguinte. Chegara a hora de mudar as nossas relaes, de acadmicas para romnticas. - Polly, disse eu, na prxima vez que nos sentamos sob a rvore - hoje no falaremos de falcias. - Puxa! - disse ela, desapontada. - Minha querida - prossegui, favorecendo-a com um sorriso - hoje a sexta noite que estamos juntos. Nos demos esplendidamente bem. No h dvidas de que formamos um bom par. - Generalizao apressada - exclamou ela, alegremente. - Perdo - disse eu. - Generalizao apressada - repetiu ela. - Como que voc pode dizer que formamos um bom par baseado em apenas cinco encontros Dei uma risada, contente. Aquela criana adorvel aprendera bem as suas lies. - Minha querida - disse eu, dando um tapinha tolerante na sua mo - cinco encontros so o bastante. Afinal, no preciso comer um bolo inteiro para saber se ele bom ou no. - Falsa Analogia - disse Polly prontamente - eu no sou um bolo, sou uma pessoa.

Dei outra risada, j no to contente. A criana adorvel talvez tivesse aprendido a sua lio bem demais. Resolvi mudar de ttica. Obviamente, o indicado era uma declarao de amor simples, direta e convincente. Fiz uma pausa, enquanto o meu potente crebro selecionava as palavras adequadas. Depois reiniciei. - Polly, eu te amo. Voc tudo no mundo pra mim, a lua e a estrelas e as constelaes no firmamento. For favor, minha querida, diga que ser minha namorada, seno a minha vida no ter mais sentido. Enfraquecerei, recusarei comida, vagarei pelo mundo aos tropees, um fantasma de olhos vazios. Pronto, pensei; est liquidado o assunto. - Ad misericordiam - disse Polly. Cerrei os dentes. Eu no era Pigmaleo; era Frankenstein, e o meu monstro me tinha pela garganta. Lutei desesperadamente contra o pnico que ameaava invadir-me. Era preciso manter a calma a qualquer preo. - Bem, Polly - disse, forando um sorriso - no h dvida que voc aprendeu bem as falcias. - Aprendi mesmo - respondeu ela, inclinando a cabea com vigor. - E quem foi que ensinou a voc, Polly - Foi voc. - Isso mesmo. E, portanto, voc me deve alguma coisa, no mesmo, minha querida Se no fosse por mim, voc nunca saberia o que uma falcia. - Hiptese Contrria ao Fato - disse ela sem pestanejar. Enxuguei o suor do rosto. - Polly - insisti, com voz rouca - voc no deve levar tudo ao p da letra. Estas coisas s tm valor acadmico. Voc sabe muito bem que o que aprendemos na escola nada tem a ver com a vida. - Dicto Simpliciter - brincou ela, sacudindo o dedo na minha direo. Foi o bastante. Levantei-me num salto, berrando como um touro. - Voc vai ou no vai me namorar - No vou - respondeu ela. - Por que no - exigi. - Porque hoje tarde eu prometi a Petey Bellows que eu seria a namorada dele. Quase ca para trs, fulminado por aquela infmia. Depois de prometer, depois de fecharmos negcio, depois de apertar a minha mo! - Aquele rato! - gritei, chutando a grama. - Voc no pode sair com ele, Polly. um mentiroso. Um traidor. Um rato. - Envenenar o poo - disse Polly - E pare de gritar. Acho que gritar tambm deve ser uma falcia.

Com uma admirvel demonstrao de fora de vontade, modulei a minha voz. - Muito bem - disse - voc uma lgica. Vamos olhar as coisas logicamente. Como pode preferir Petey Bellows Olhe para mim: um aluno brilhante, um intelectual formidvel, um homem com futuro assegurado. E veja Petey: um maluco, um boa vida, um sujeito que nunca saber se vai comer ou no no dia seguinte. Voc pode me dar uma nica razo lgica para namorar Petey Bellows - Posso sim - declarou Polly - Ele tem uma jaqueta de couro preto.

(in Sulman, M. (1973): As calcinhas cor-de-rosas do Capito, Porto Alegre: Ed. Globo)

Das könnte Ihnen auch gefallen