Sie sind auf Seite 1von 29

Justificativa e Relevncia

AULA 06

Prof. Manfrim

Agenda da aula:
1. Justificativa 2. Relevncia

Justificativa

Por que se deseja fazer a pesquisa?

Justificativa

Justificar apresentar razes para a prpria existncia do TCC!

Justificativa Por que se deseja fazer a pesquisa?


1. modo como foi escolhido o fenmeno para ser pesquisado e como surgiu o problema levantado para o estudo; 2. apresentao das razes em defesa do estudo realizado; 3. relao do problema estudado com o contexto social; 4. explicao dos motivos que justificam a pesquisa nos planos terico e prtico, considerando as possveis contribuies do estudo para o conhecimento humano e para a soluo do problema em questo;
5

Justificativa Por que se deseja fazer a pesquisa?


5. fundamentao da viabilidade da execuo da proposta de estudo; 6. referncia aos possveis aspectos inovadores do trabalho; 7. consideraes sobre a escolha do(s) local(is) que ser(ao) pesquisado(s). Relatar se a pesquisa ser realizada em nvel local, regional, nacional ou internacional.
6

Justificativa Como fazer?


Faz-se uma narrao sucinta, porm completa, dos aspectos de ordem terica e prtica necessrios realizao da pesquisa; Devem ficar claras as razes da preferncia pela escolha do assunto e sua importncia em relao a outros; Destaca a importncia do tema abordado, levando-se em considerao o estgio atual da cincia, as suas divergncias ou a contribuio que se pretende proporcionar ao pesquisar o problema abordado;
7

Justificativa Como fazer?


Envolve aspectos de ordem terica, quando se faz uma reflexo crtica, e aspectos de ordem pessoal, que englobam o interesse e a finalidade da pesquisa; Explicitam-se os motivos de ordem terica e prtica que justificam a pesquisa.

Justificativa
Em termos gerais, possvel justificar um projeto atravs de sua: sua:

Importncia Oportunidade Viabilidade


9

Justificativa

Quanto Importncia:
sempre importante melhorar uma prtica, mtodo ou poltica, e este evidentemente o propsito dos mtodos e tcnicas da administrao. administrao. Neste sentido, um caminho para justificar a importncia do projeto recorrer aos objetivos objetivos-fins do plano ou programa que se est propondo implementar ou avaliar. avaliar.

10

Justificativa

Quanto Importncia:
Exemplo: Exemplo : A proposta de sugerir a reestruturao de distribuio de uma empresa justificada como importante, tendo em vista que "a eficcia de uma fora de vendas depende bastante de como ela est organizada organizada" " e a segmentao geogrfica decorrente um valioso instrumento de controle e reduo dos custos mercadolgicos. mercadolgicos.

11

Justificativa

Quanto Oportunidade:
Mudanas no mercado, produtos/servios, produtos/servios na propriedade das aes da empresa, na estratgia e filosofia da empresa, ou at mesmo influncia da moda. moda O fato que objetivos-fins, como eficcia, eficincia, qualidade, motivao, desempenho desempenho, podem ser atingidos atravs de vrios meios. Entretanto, alguns projetos selecionados tornamse mais ou menos apropriados para uma organizao em determinado momento.

12

Justificativa

Quanto Importncia:
Exemplo: Sugerir um plano de Cargos e Salrios decorrente do fato de que a empresa pesquisada foi recentemente adquirida por um grupo, cuja poltica descentralizar a funo grupo recursos humanos entre as diferentes empresas do grupo, tendo em vista suas peculiaridades. Desse modo, uma vez que no h inteno de harmonizar cargos e salrios, faz-se oportuna a elaborao de um plano para a empresa em questo.

13

Justificativa

Quanto Viabilidade:
essencial refletir sobre a viabilidade do trabalho na fase de projeto para evitar desapontamentos futuros. Em geral, os mesmos fatores envolvidos na escolha do tema aplicam-se questo da viabilidade do projeto. Chama-se a ateno para outros fatores, como complexidade, custo do projeto e acesso s informaes. informaes

14

Justificativa

Quanto Viabilidade:
Exemplo: Exemplo : Propor como projeto de estgio o estabelecimento de um Plano de Marketing para uma empresa de pequeno ou mdio porte muito mais vivel do que para uma grande empresa, dada sua complexidade complexidade. .

15

Justificativa

Nessa seo o autor justifica seu estudo, apontando-lhe contribuies de ordem prtica e/ou ao estado da arte na rea.

16

ATIVIDADE

Texto: Como pensam os jovens consumidores

RELEVNCIA

Relevncia
Exemplo:
Problema: Quais so os fatores considerados motivacionais pela Gerao X, de funcionrios do Banco Central do Brasil (Bacen)? . Admitido o poder da motivao no desempenho profissional dos funcionrios de qualquer empresa, possuir instrumentos para provocar tal motivao passa a ser um dos principais objetivos perseguidos por seus gestores. No entanto, para buscar buscar, preciso primeiro saber o que buscar. No que diz respeito ao objeto do presente estudo, identificar os fatores motivacionais que possam impulsionar os funcionrios do Bacen no desempenho de suas tarefas primordial para sua gesto.
19

Relevncia
a resposta que o autor do TCC d seguinte indagao do leitor:

Em que o estudo importante para a rea na qual voc est atuando, ou para a rea na qual busca formao acadmica, ou para a sociedade em geral?

20

Relevncia
Exemplo Pergunta problema:

Quais so os fatores considerados motivacionais pela Gerao Baby Boomers e pela Gerao X, de funcionrios do Banco Central do Brasil (Bacen)?

21

Relevncia
Alm de poder auxiliar no curto prazo a formulao de polticas de recursos humanos do Banco, o estudo, por lanar um olhar prospectivo questo, poder tambm auxiliar a mdio prazo. Convm lembrar que, dentro em breve, a Gerao X compor, de forma majoritria, a fora de trabalho do Bacen. Segundo o Departamento de Planejamento do Banco Central do Brasil - Depla, at o ano 2010 o quadro de pessoal da autarquia ser, praticamente, composto por funcionrios que ingressaram a partir de 1990, ou seja, a Gerao X. Subsidiariamente, o resultado desse estudo poder tambm contribuir para avaliar possveis mudanas na cultura organizacional organizacional. Considere-se, ainda, que estudos que forneam subsdios para mais adequadamente administrar o Bacen, em razo do amplo alcance de suas atividades na economia do pas, so de interesse de nossa sociedade que deve, cada vez mais, exigir servios de qualidade.
22

Shaun
X abelhas

Justificativa e Relevncia
Tema: Procedimentos autodidatas para aquisio de conhecimento. Pergunta: Que estratgias de aquisio de conhecimento melhor se aplicam para aumentar o rendimento do autodidata? Objetivo Geral: Mostrar de forma clara as melhores estratgias para obter a capacidade de autodidatismo, a fim de adquirir mais conhecimento em menos tempo. Objetivo especfico 1: Identificar os principais problemas de consecuo e fixao de informaes. Objetivo especfico 2: Descrever a aplicao do autodidatismo com o propsito de discernir assuntos prioritrios e com maior relevncia. Justificativa: Contribuir diretamente para estudos e mudanas de estratgias que auxiliaro na fixao de conhecimento e, assim, aprimorar a instruo.
24

Justificativa e Relevncia
Procure no dizer na justificativa da monografia o resultado da sua pesquisa e as respostas s questes levantadas na extenso do trabalho.

Redija sempre com a conjugao dos verbos no tempo passado. O trabalho j foi redigido, indicado que sempre se procure usar a conjugao verbal no tempo passado para demonstrar os fatos que j foram estudados.

Reescreva quando o resto do trabalho j estiver pronto, assim voc ter uma maior noo da importncia do assunto escolhido.
25

Justificativa e Relevncia
Acadmico PESSOAL Profissional
Ex.: crescimento, enriquecimento, aumentar/desenvolver/elevar conhecimento. Nunca ascenso/promoo profissional.

ORGANIZAO

Sustentabilidade Empregabilidade

Ex.: Longevidade da empresa/empresrio/empreendedor

SOCIEDADE

ScioScio -ambiental EconmicoEconmico -financeiro

Ex.: Nvel de Renda, Emprego e Tecnologia, Ambiente de trabalho, empresarial. de negcios e Social.

26

ATIVIDADE

Texto: O desafio de entender as Classes C e D

Bibliografia: Bibliografia : FACHIN, Odlia FACHIN, Odlia. . Fundamentos de metodologia cientfica. 4 ed ed. . So Paulo: Paulo: Saraiva: Saraiva : 2003. 2003. GIL, GIL , Antonio Carlos Carlos. . Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed ed. . So Paulo: Paulo: Atlas, 2002 2002. . GONALVES, GONALVES , Carlos Alberto. Alberto. MEIRELLES, Anthero de Morais Morais. . Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Paulo: Atlas, 2004. 2004. LAKATAOS, LAKATAOS , Eva Maria Maria. . MARCONI, Marina de Andrade. Andrade. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. cientficos. 6 ed ed. . So Paulo: Paulo: Atlas, 2001. 2001 . LIMA, LIMA , Manolita Correia Correia. . OLIVO, Slvio (org (org. .). Estgio supervisionado e trabalho de concluso de curso: na construo da competncia gerencial do administrador. administrador . So Paulo: Paulo: Thomson Learning, Learning, 2007. 2007. ROESCH, ROESCH , Sylvia Maria Azevedo. Azevedo. Projetos de estgio e de pesquisa em administrao: guia para estgios, trabalhos de concluso, dissertaes e estudos de caso. caso. 3 ed ed. . So Paulo: Paulo: Atlas, 2005. 2005. VERGARA, VERGARA , Sylvia Constant. Constant. Projetos de pesquisa em administrao. 6 ed ed. . So Paulo: Paulo: Atlas, 2005 2005. . VIEGAS, VIEGAS , Waldyr Waldyr. . Fundamentos de metodologia cientfica. Paralelo 15 15, , Editora 28 Universidade de Braslia, 1999. 1999. p 170 a 180. 180.

Justificativa e Relevncia

AULA 06

FIM

Prof. Manfrim

Das könnte Ihnen auch gefallen