Sie sind auf Seite 1von 10

RESENHA

Uma breve Histria do Sculo XXI.


Por Francisco Sodero Toledo

FRIEDMAN, Thomas L. O mundo plano: uma breve histria do Sculo XXI; traduo (da ed. atualizada e ampliada) Cristina Serra, Srgio Duarte, Bruno Casotti; Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 557p.

Em O Mundo Plano, segunda edio, revisada e atualizada, com dois captulos inditos, Thomas Friedman traa, de forma brilhante, provocadora, o cenrio do mundo globalizado. Escreve sobre uma breve histria do sculo XXI. Thomas L. Friedman, respeitado jornalista norte-americano, autor de vrios livros que tiveram sucessos de venda. Esta obra, de 2006, figurou no primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times. Em O Mundo Plano escreve sobre as grandes mudanas que esto ocorrendo no mundo contemporneo, globalizado, na medida em que a sociedade sofre os impactos do avano dos meios de comunicao e de informao. De seus estudos anteriores, das viagens, observaes e percepes aguadas procura ajudar o leitor a entender o achatamento do mundo. No livro trata de questes importantes que compem o roteiro da obra. Inicialmente apresenta as razes pelas quais o achatamento do mundo ser visto como uma mudana fundamental, como a inveno da imprensa por Gutenberg, o surgimento do Estado-Nao ou a Revoluo Industrial. Ocorre a emergncia de novos modelos sociais, polticos e empresariais, numa velocidade e abrangncia nunca visto. Eis o grande desafio de nossos tempos: absorver as mudanas de forma a no atropelar as pessoas ou deix-las para trs. Nos ltimos anos, houve um investimento macio em tecnologia, sobretudo no perodo da bolha, quando centenas de milhes de dlares foram investidos na instalao de conectividade em banda larga no mundo inteiro e em cabos submarinos. Paralelamente houve o barateamento dos computadores, que se espalharam pelo mundo todo, e uma exploso de softwares, correio eletrnico, motores de busca como o Google e softwares proprietrios capazes de retalhar qualquer operao e mandar um pedao para Boston, outro para Bangalore e um terceiro para Pequim, facilitando o desenvolvimento remoto.

Assim, quando por volta do ano 2000, engendraram uma plataforma com base na qual o trabalho e o capital intelectuais poderiam ser realizados de qualquer ponto do globo, permitindo fragmentar projetos e transmitir, distribuir, produzir e juntar de novo as suas peas, conferindo uma liberdade muito mais ampla ao trabalho, principalmente ao trabalho intelectual. O mundo tornou-se plano. A partir de ento, um nmero maior de pessoas tem a possibilidade de colaborar e competir em tempo real com um nmero maior de diferentes reas e num p de igualdade maior do que em qualquer momento anterior da histria do mundo: graas aos computadores, ao e-mail, s redes, tecnologia de teleconferncia e a novos softwares. Forma-se ento uma nica rede global, interligando todos os centros do conhecimento do planeta. Isto pode precipitar uma era notvel de prosperidade, inovao e colaborao entre empresas, comunidades e indivduos. Pode tambm ser aproveitado, como escreve o autor, por grupos que formam as redes terroristas. O processo que levou a esta globalizao atravessou trs grandes eras: 1. em 1492 quando foi inaugurado o comrcio entre o Velho e Novo mundo que se estendeu at por volta de 1800. Foi a globalizao dos pases. 2. De 1.800 a mais ou menos 2.000, num movimento disparado com a Revoluo Industrial. Foi o perodo de maturao de uma economia global. Foi a globalizao das empresas. 3. - A partir do ano 2.000 entramos em uma nova era que est no s encolhendo o tamanho do mundo de pequeno para minsculo como tambm, tornando-o plano. a globalizao dos indivduos. o que o autor chama de plataforma do mundo plano, o produto da convergncia entre computador pessoal, o cabo da fibra tica, o aumento dos softwares de fluxo de trabalho. Uma convergncia que aconteceu levando pessoas do mundo inteiro a comear acordar e perceber que tinham mais poder do que nunca para se tornarem globais como indivduos, que precisavam mais do que nunca pensar em si prprias como indivduos competindo com outros indivduos em todo o planeta e que tinham mais oportunidades para trabalhar com esses indivduos, e no apenas para competir com eles. Como resultado, cada pessoa agora precisa, e pode, perguntar: como que eu me insiro na concorrncia global e nas oportunidades que surgem a cada dia e como que posso, por minha prpria conta, colaborar com outras pessoas, em mbito global? Portanto, seja l qual for sua profisso, melhor tratar de dedicar coisa da prestao de servios com amor, porque tudo que puder ser digitalizado tambm pode ser terceirizado por algum mais esperto ou mais barato, ou as duas coisas. Cada um tem que se concentrar exatamente naquilo em que agrega valor. As principais competncias envolvidas neste mundo globalizado so rapidez e exatido. No h necessidades de anlises mais profundas. O trabalho mental, o que agrega valor de verdade, acontece nos cinco minutos seguintes. Toda mudana dura, comenta Friedman. E pior para aqueles que so pegos de surpresa. Tambm pior para quem tem que mudar junto.

Neste cenrio comea a surgir a globalizao da inovao. Ou seja, o fim do antigo paradigma de uma nica multinacional americana ou europia cuidando a partir de seus prprios recursos, de todos os elementos do ciclo de desenvolvimento de um dado produto. Um nmero crescente de empresas americanas e europias est terceirizando tarefas significativas de pesquisa e desenvolvimento para a ndia, Rssia e China. Neste ponto do livro o autor revela o olhar americano, do sistema capitalista colocando inmeros exemplos do processo de terceirizao no qual o trabalho pesado, mais braal passa a ser executado por outros indivduos de vrias reas do planeta, ficando para os pases de origem o trabalho que requer mais experincia, pesquisa e julgamento crtico. Seja como for, em qualquer parte do mundo a idia aprender sempre. O sujeito est sob avaliao constante. A aprendizagem no tem fim. As possibilidades individuais so infinitas. A norma da atual economia de mercado que, onde quer que estejam os melhores recursos humanos e a mo-de-obra mais barata, para l que as empresas e organizaes vo migrar. A era da poltica de cima para baixo acabou. Estamos ingressando numa fase que assistimos digitalizao, virtualizao e automao de praticamente tudo. Os saltos de produtividade sero colossais para os pases, empresas e indivduos capazes de absorver as novas ferramentas tecnolgicas. Pois bem, a verdadeira revoluo da informao est prestes a comear. No captulo 2 do livro Thomas Friedman trata das foras que aplanaram o mundo e da infinidade de formas e ferramentas inditas de colaborao assim criadas. Aponta, ao todo, 10 foras, a saber: - Fora no. 1: a queda do muro de Berlim e 9 de novembro de 1989...quando os Muros Ruram e as Janelas se Abriram!

A queda do Muro de Berlim, segundo ele, contribuiu para o achatamento das alternativas ao capitalismo de livre mercado e a libertao das gigantescas reservas reprimidas de energia de centenas de milhes de pessoas de lugares como a ndia, Brasil, China e o antigo Imprio Sovitico; mas tambm permitiu encarar o mundo como um todo de uma nova forma, vendo-o como uma unidade mais homognea. At 1989, podia-se ter uma poltica ocidental ou uma

poltica oriental, mas era difcil pensar em termos de uma poltica global. Em outras palavras, a queda do muro intensificou a livre movimentao das melhores prticas. Ao longo do tempo, a revoluo protagonizada pela Apple-IBM-Windows permitiu a representao digital de todas as formas de expresso importantes palavras, msica, dados numricos, mapas, fotografias e, finalmente, voz e vdeo. E, de repente, pessoas comuns puderam ter o benefcio da computao sem serem programadores. So, como enfatiza o autor, instrumentos que deram aos indivduos o poder de criar, moldar e disseminar informaes com a ponta dos dedos.

- Fora no. 2 9 de agosto de 1995: o dia em que a Netscape abriu o capital ! Teve incio uma nova era de conectividade.
Este evento foi na verdade uma coincidncia de eventos que aconteceram no espao de apenas alguns anos, na dcada de 1990: o surgimento da Internet como instrumento para uma conectividade global de baixo custo; da Word Wide Web, como um reino virtual aparentemente mgico onde indivduos podiam publicar seu contedo digital para todos acessarem; e, finalmente, a disseminao do web browser comercial, que podia buscar documentos ou pginas da Internet armazenados em sites e apresent-los em qualquer lugar da tela de computador de uma maneira muito simples. O Word Wide Web um incrvel ciberespao que se tornou uma espcie de universo paralelo. A web um espao (imaginrio) de informao. Na Net voc encontra computadores, na Web, voc encontra documentos, sons, vdeos...informao. Na Net, as conexes so cabos entre computadores; na web, as conexes so links de hipertextos. A Web no existiria sem a Net. Destaca a criao do primeiro web site criado por Berners-Lee, em 6 de agosto de 1991, a chegado do Windows 95 ao mercado, que se tornaria o sistema operacional usado pela maioria das pessoas do mundo. Resultado: foi possvel que mais pessoas se comunicassem e interagissem com um nmero maior de outras pessoas em qualquer lugar do mundo.

- Fora no. 3 os Softwares de Fluxo de Trabalho.


Esta foi uma revoluo silenciosa. Ela se cristalizou do meio para o fim da dcada de 1990 e, quando isto aconteceu, teve um impacto profundo no mundo, pois permitiu que o trabalho comeou a fluir mais rapidamente do que nunca dentro e entre empresas e continentes. O HTML passou a ser a linguagem da Internet que permitia a qualquer pessoa preparar e publicar documentos e dados que pudessem ser transmitidos e lidos em qualquer computador em qualquer lugar. Ou seja, chegamos a um ponto do fluxo de trabalho em que mquinas esto falando com outras mquinas pela Internet usando protocolos padronizados, sem qualquer envolvimento humano. Temos ento uma plataforma global para uma fora de trabalho global de pessoas e computadores. Para tanto tornou-se cada vez necessrio a adoo de padres, que vo se multiplicando.

- Fora no. 4 Uploading: explorando o Poder das Comunidades .


Traa a seguir a dar explicao do termo uploading. Nisto inclui a criao de softwares de cdigo aberto, projetos de criao e socializao de conhecimento, o podcasting, pelo qual os indivduos podem expor suas experincias e opinies a todo o mundo, por meio do udio, vdeo ou fotos.

uma das formas mais revolucionrias de colaborao no mundo plano. Mais do que nunca, todos ns podemos agora ser produtores, e no apenas consumidores.
Upload a transmisso de um arquivo de um computador para outro, geralmente maior sistema de computador. De um usurio da rede do ponto de vista, fazer upload de um arquivo envi-lo para outro computador que esteja configurado para receb-lo O File Transfer Protocol (FTP) a facilidade da internet para download e upload de arquivos. No entanto, na prtica, muitas pessoas usam "upload", para significar "send" e "download" para significar receber. O termo usado livremente. Em suma, a partir da estao de trabalho ordinrio ou usurio de computador pequeno do ponto de vista, fazer o upload enviar um arquivo e fazer o download receber um arquivo.

Foram desenvolvidos em comunidades, os blogs, feito de baixo para cima e autoorganizado, a wikipedia, a enciclopdia colaborativa. O uploading feito por indivduos e comunidades j uma fora inovadora. Se espalha por que responde a um desejo muito profundo dos indivduos de participar e fazer com que suas vozes sejam ouvidas. Ele indica a grande substituio na era da Internet de uma atitude passiva e esttica em relao mdia para uma grande atitude ativa e participativa.

Fora no 5 Terceirizao: ano 2000.


Ao final da dcada de 1990 duas estrelas da sorte brilharam para os indianos: a fibra tica ligando os Estados Unidos a ndia e a crise do ano 2000. (p.157) O trabalho de ajuste dos computadores foi uma grande oportunidade para a ndia. Este fato levou grande nmero de empresas norte-americanas a terceirizar tarefas intelectuais para a ndia. E os indianos estavam preparados para isto.

Fora no 6 - Offshoring: Correndo com os Antlopes e Comendo com os lees.


Em 11 de dezembro de 2001 a China entrou oficialmente na Organizao Mundial do Comrcio. Isto deu origem a uma nova forma de colaborao: o offshoring. Isto difere da terceirizao no seguinte sentido: uma empresa terceiriza uma determinada funo, at ento realizada por seu prprios funcionrios, quando contrata uma outra empresa para realizar em seu lugar exatamente a mesma funo, que em seguida reintegrada ao conjunto de suas operaes como um todo. J o offshoring se d quando uma empresa pega uma das suas fbricas e transfere-a inteira para o exterior, onde produzir exatamente o mesmo produto, exatamente da mesma maneira, s que com mo de obra mais barata, uma carga tributria menor, energia subsidiada e menos gastos com os planos de sade dos funcionrios. Com isto, um nmero cada vez maior de empresas passou a deslocar sua produo para o exterior, para depois integr-las em suas cadeias globais de fornecimento. Faz parte de um processo que inaugurou um perodo de prosperidade global sem precedentes.

Fora no 7 Cadeia de Fornecimento: Comendo sushi no Arkansas.


As cadeias de fornecimento, como a do Wal-Mart, comentada por Friedman proporcionam aos consumidores bens de todo tipo, a preos cada vez menores e fabricados de maneira cada vez mais precisa para se ajustar ao que querem. Elas desenvolvem um mtodo de colaborao horizontal (entre fornecedores, varejistas e clientes) com vistas gerao de

valor. Existe porm, o lado mal da histria. Empresas, obcecadas pela reduo de preos, acabam passando dos limites na explorao da mo de obra.

Fora no. 8 Internalizao.


Trata-se de um processo denominado de insourcing (internalizao), ou seja, uma nova forma de colaborao e criao horizontal de valor, que possibilitada pelo achatamento do mundo e ao mesmo tempo contribui ainda mais para o seu nivelamento. Com ela os pequenos comearam a pensar grande, isto , as pequenas empresas adquiriram um viso global e passaram a enxergar muitos lugares para onde vender seus produtos, ou fabric-los, ou comprar matrias primas, com maior eficincia. Surgiu ento uma oportunidade global de negcios.

Fora no. 9 In-formao: Google, Yahoo, MSN Web Search


Nunca antes, na histria do mundo, tanta gente, por conta prpria, teve a possibilidade de encontrar tantas informaes sobre tantas coisas e sobre tantas outras pessoas. Ter acesso a todo o conhecimento do mundo, em todos os idiomas. Tudo e todos soam como palavras chaves neste mundo da informao e comunicao. E claro, a democratizao da informao est exercendo um profundo impacto na sociedade.

Fora no. 10 - Esterides: Digital, Mvel, Pessoal e Virtual.


Os avanos na tecnologia sem fio viabilizaram a realizao da busca de qualquer lugar, com qualquer dispositivo. E seu computador pessoal de mo permitiu efetu-la pessoalmente, por conta prpria e para si mesmo. Alguns esterides tornaram isto possvel: as mensagens instantnea e compartilhada de arquivos, os avanos das chamadas telefnicas pela Internet, servios de transmisso de voz ampliando as formas de comunicao permitindo que a distncia e durao da conversa no vo mais importar, a videoconferncia, o avano da computao grfica e as novas tecnologias e aparelhos sem fio. Nesta nossa era vamos desvinculando do escritrio e passamos a poder trabalhar em casa, na casa da praia ou num hotel. Agora, a nossa mesa nos acompanha por toda parte. Como resultado desses esterides, motores podem agora falar com computadores, pessoas podem falar com pessoas, computadores podem falar com computadores e pessoas podem falar computadores a distncias maiores, mais rapidamente, com menor custo e mais facilmente do que nunca antes.

No captulo trs Friedman trata da Tripla Convergncia. Afirma que as dez foras apresentadas at ento, esto em ao desde a dcada de 1990. Entretanto foi preciso que elas disseminassem, arraigassem e interligassem uma s outras para que operassem sua mgica sobre o mundo.
A primeira convergncia ocorreu quando numa mesma poca, o software e o hardware de fluxo de trabalho convergiram de tal forma que foi possvel ter recursos de scanner, e-mail, impresso, fax e fotocpia no mesmo equipamento. A segunda convergncia foi o resultado de uma srie de prticas empresariais e habilidades que explorariam ao mximo o mundo plano. O novo modo de fazer as coisas

agrega mais valor s tecnologias da informao; e, as novas e melhores tecnologias de informao aumentam a possibilidade de novas maneiras de as coisas serem feitas. A terceira convergncia proporcionada por ferramentas mais baratas e mais prontamente disponveis que antes, ir garantir que a prxima gerao de inovaes venha de todos os cantos da terra. Toda a comunidade global logo poder tomar parte de descobertas de todos os tipos, e o grau de inovao atingir patamares jamais visto antes. Portanto, preciso que todo mundo acorde para o fato de que est acontecendo uma mudana drstica na nossa maneira de trabalhar. Todos precisaro se aprimorar, todos tero de ser capazes de competir Em resumo: a tecnologia vai transformar literalmente cada aspecto dos negcios, cada aspecto da vida e da aspecto da sociedade.

Procura em seguida apontar como as empresas devem-se ajustar e traa um mapa do novo mercado de trabalho e o perfil das pessoas que tero sucesso neste novo ambiente de negcios. Apresenta algumas das estratgias aos empresrios, como:
- regra no. 1 quando o mundo se achata, e voc se sente achatado, procure uma p e cave dentro de si mesmo. No tente construir muralhas. - regra no. 2 os pequenos devem comportar-se como grandes. A chave para agir como grandes sendo pequenas a rapidez em aproveitar todos os novos instrumentos de colaborao a fim de chegar mais longe, mais depressa, mais ampla e mais profundamente. - regra no. 3 os grandes comportaro como pequenos, permitindo aos seus clientes agir como grandes. - regra no. 4 as melhores companhias so os melhores colaboradores, pois as novas camadas de criao de valor esto se tornando cada vez mais complexas que nenhuma firma ou departamento individual ser capaz de domin-las sozinho. - regra no. 5 as melhores empresas se mantm saudveis fazendo radiografia dos pulmes e em seguida vendendo os diagnsticos aos clientes. - regra no. 6 as melhores companhias terceirizam para vencer e no para encolher-se. - regra no. 7 a terceirizao serve para os idealistas.

Diante deste cenrio o autor aponta para a necessidade da Grande Restruturao (p.272)
Ao longo do tempo muitos hbitos, identidades polticas e prticas sociais e de gerenciamento tero que ser profundamente ajustadas. Neste sentido o autor indaga sobre a situao do Estado Nao neste novo mundo. Quais as resistncias que ele oferecer? Quais os direitos e mecanismos criados pelo Estado que devero ser mantidos? Como ficaro as empresas, os indivduos e as patentes? O que acontecer com uma sociedade e um Estado que passa por tantas mudanas ningum sabe.

No captulo seis aborda, de forma interessante e desafiadora, trata da questo da formao das pessoas para este novo momento da Histria . Preocupao apresentada nesta nova verso procurando responder questo: e agora, o que fazer? Realiza importante reflexo sobre os conhecimentos que 7

pais e professores precisaro transmitir aos jovens para que eles possam prosperar no mundo plano. Para ele, no futuro o modo como educamos nossos filhos poder ser mais importante do que quanto ns o educamos. . A primeira, e mais importante capacidade que se pode desenvolver a capacidade de aprender como aprender. Para absorver constantemente, e ensinar a si prprio, maneiras novas de fazer coisas velhas ou maneiras novas de fazer coisas novas. Neste mundo novo o diferencial est no que voc sabe, mas como capaz de aprender. . Em segundo lugar preciso ter paixo e curiosidade no que faz. O QC e o QP tm muito mais importncia que o QI. neste mundo plano. . Em terceiro lugar preciso gostar das pessoas. As habilidades interrelacionais se tornam mais valiosas que as habilidades do computador. . Por fim, enfatiza que a quarta capacidade ser desenvolvida com o nutrir da parte direita de seu crebro, vem como a esquerda.
O hemisfrio esquerdo lida com seqncia, entendimento literal e anlise. O hemisfrio direito, por sua vez, cuida de contexto de expresso emocional e sntese. Os dois hemisfrios trabalham em conjunto, e usamos ambos em quase tudo o que fazemos. Porm, at recentemente as habilidades que levavam ao sucesso na escola, no trabalho, nos negcios, eram caractersticas do hemisfrio esquerdo. Eram os tipos de talento linear, lgico e analtico medidos em teste de admisso para as universidades. Hoje, essas capacidades ainda so necessrias. Mas j no so suficientes. As habilidades que mais importam esto agora mais prximas em esprito das especialidades do hemisfrio direito, tais como criar relacionamentos mais do que executar transaes, lidar com desafios em vez de resolver problemas de rotina e sintetizar a viso global em vez de analisar um nico componente. Para agir para alimentar as habilidades do crebro direito fazer alguma coisa que voc ama fazer. Ter outros interesses como msica, esporte, filmes, etc.

A Glocalizao (p.366) Uma das questes interessantes abordadas pelo autor o relacionamento do avano cientfico-tecnolgico e do mercado com a questo cultural. Afirma que reduzir o desempenho econmico de um pas somente ao aspecto da cultura ridculo, mas analisar esse desempenho sem referncia cultura igualmente risvel. medida que o mundo se achata, e um nmero crescente de instrumentos de cooperao se dissemina, aumentar a distncia entre as culturas que possuem a deciso, a forma e a concentrao necessrias para adaptar-se a esses novos instrumentos e aplic-los, e aqueles que no o possuem. As diferenas entre os dois grupos se ampliaro. Neste novo processo se coloca diferentes culturas e sociedades em contato direto muito mais amplo umas com as outras. Liga as pessoas e culturas entre si antes mesmo que elas possam estar preparadas para isso. Algumas sociedade se abrem e aproveitam das repentinas oportunidades, outras se sentem frustradas, ameaadas e at mesmo humilhadas por este contato estreito. Para o autor, quanto mais uma cultura se glocaliza naturalmente, isto , quanto mais uma cultura absorva com facilidade idias e melhores prticas estrangeiras, mesclando com suas prprias tradies, maiores vantagens ter no mundo plano.

O essencial haver disposio e abertura s mudanas. Isto porque se comea a respeitar as pessoas por seu talento, capacidade e desempenho. Uma mudana sutil, deixando o mundo com base na herana. Aglobalizao do local fortalece as identidades locais e regionais em vez de homogeneizar o mundo. A partir da queda do muro de Berlim parecia que as foras homonegeinadorasamericanizadas estavam destinadas a triunfar. A globalizao teria uma face americana, aparncia e um gosto americano. Haveria um imperialismo cultural americano. Mas ao lado deste potencial para homogeneizar culturas, tambm surgiu um potencial para aumentar a diversidade a um nvel que o mundo jamais viu. Por que? Responde o autor: principalmente por causa do uploading que torna possvel a preservao e o crescimento da autonomia cultural e da particularidade local. A plataforma do mundo plano permite a voc pegar sua prpria cultura local e transmitila ao mundo. a globalizao local. Em vez da mdia global envolver os pases mdia local, da regio que est se tornando global. Os elementos intangveis (p.372)
Os elementos intangveis so aqueles que faro a diferena entre os pases neste sculo. So eles: a disposio e capacidade de uma sociedade para unir-se e sacrificar-se em prol do desenvolvimento econmico, e a presena de lderes com suficiente viso para perceber o que precisa ser feito em termos de desenvolvimento e disposio para o usar o poder na promoo de mudanas, em vez de enriquecer-se e preservar o status quo.

A cadeia de fornecimento (p.488)


A sinfonia da cadeia de fornecimento, que se processa desde a encomenda do cliente at a produo e entrega em sua casa, uma das maravilhas do mundo plano. Ele cita vrios exemplos, dentre eles, que a empresa norte americana DELL freta um 747 da China Airlines seis dias por semana em Taiwan, que viaja de Penang a Nashville via Taipe. Cada 747 parte com 25 mil notebooks, com um peso total de 110.000 quilos, com o valor de 242.500 libras. Isto para atender a pedidos de clientes de vrias partes do Estados Unidos e do mundo. Com isto, o autor enfatiza que as ameaas geopolticas clssicas poderiam ser mitigadas ou influenciadas por novas formas de colaborao impulsionadas e exigidas pelo mundo plano, especialmente as cadeias de fornecimento.

A globalizao se tornou um fenmeno muito mais amplo, mais profundo e mais complexo, envolvendo novas formas de comunicao e inovao. Ela apresenta diferentes oportunidades e perigos. Coma a ascenso econmica de pessoas e pases aparece no horizonte uma ameaa extremamente perigosa. Vai se ampliar o consumo, vamos iniciar uma luta global por recursos naturais e estragar, aquecer, transformar em lixo, enfumaar e devorar nosso pequeno planeta mais rapidamente do que em qualquer outra poca da histria do mundo. Tenha medo. Eu, com certeza, tenho, escreve Friedman

Na concluso do livro Thomas L. Friedman remete o leitor para duas datas que marcaram o mundo neste ltimos anos: a queda do muro de Berlim em 9/11 e o ataque terrorista aos Estados Unidos em 11/9. Uma, afirma, derrubou o muro e abriu as janelas do mundo. A outra derrubou o World Trade Center, fechando o restaurante Janelas do Mundo que ali estava funcionando.

Ataque ao World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001

As reaes foram diferentes. Mas, segundo ele, o papel dos Estados Unidos, desde sua origem, tem de ser o pas que olha para frente, e no para trs. E, uma das coisas mais perigosas que aconteceram aos Estados Unidos desde o dia 11 de setembro, com o governo Bush, foi que passou de exportador de esperana a exportador do medo. preciso reconhecer, finaliza Friedman, que as pessoas conectadas com o mundo e expostas a diferentes culturas e perspectivas tm muito mais probabilidades de desenvolver a imaginao e abrir as janelas para o mundo.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen