Sie sind auf Seite 1von 15

Prova 1 Conhecimentos Gerais

Q QU UE ES ST T E ES SO OB BJ JE ET TIIV VA AS S
o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IIN OV VA A NS ST TR RU U E ES SP PA AR RA AA AR RE EA AL LIIZ ZA A O OD DA AP PR RO
o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o Caderno de Provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 40 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 horas e 30 minutos aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est incluso o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta ser a soma dos nmeros associados s alternativas corretas. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme o exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das alternativas 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas, constante abaixo, e destaque-o, para retir-lo amanh, ao trmino da prova. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.

.......................................................................................................................
Corte na linha pontilhada.

R RA AS AS S SC CU P UN NH PR HO RO OP OV VA PA A1 AR RA 1 AA IIN AN NO OT NV TA VE A ER RN O NO OD O2 DA 20 AS 01 SR 13 3 RE ES SP PO OS ST TA
o N. DE ORDEM:

NOME: 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

01

02

03

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

Questo

01

Questo

02

A respeito do desenvolvimento da indstria cultural no Brasil, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Diferentemente do que ocorreu com o cinema e com a televiso, a msica popular brasileira no se integrou produo da indstria cultural. 02) Entre os anos de 1930 e 1950, o rdio atingiu elevados ndices de audincia, principalmente com os programas de auditrio e com as radionovelas. 04) A partir de 1964, com a instaurao do regime militar brasileiro, foram realizados investimentos em infraestrutura que viabilizaram a ampliao da abrangncia da televiso. 08) Por meio de regulamentaes, polticas culturais normativas e uma forte censura, o regime militar brasileiro detinha grande poder de controle sobre a programao da televiso. 16) O conceito de indstria cultural muito recente e foi desenvolvido pela Nova Escola Sociolgica Francesa no incio deste sculo.

O Estado no , portanto, de modo algum, um poder que se imps sociedade de fora para dentro; [...] antes um produto da sociedade, quando esta chega a um determinado grau de desenvolvimento; a confisso de que essa sociedade se enredou numa irremedivel contradio com ela prpria e est dividida por antagonismos irreconciliveis que no consegue conjurar. Mas para que esses antagonismos, essas classes com interesses econmicos colidentes no se devorem e no consumam a sociedade numa luta estril, faz-se necessrio um poder colocado aparentemente por cima da sociedade, chamado a amortecer o choque e a mant-lo dentro dos limites da ordem. Este poder, nascido da sociedade, mas posto acima dela e se distanciando cada vez mais, o Estado. (ENGELS, Friedrich. A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado. In: FIGUEIREDO, V. Filsofos na sala de aula, vol. 2, 2007, p. 132). A partir do trecho citado e dos seus conhecimentos, assinale o que for correto. 01) O Estado nasce das contradies inerentes sociedade. 02) O Estado nasce com o objetivo de instaurar a conciliao entre as classes sociais e de acabar com os conflitos polticos. 04) O Estado deve representar, de forma abrangente, os interesses dos grupos de poder hegemnico na sociedade. 08) Os antagonismos das classes sociais podem gerar no somente a destruio da classe oponente, mas tambm a dissoluo da prpria sociedade. 16) O Estado coloca-se aparentemente como esfera autnoma em relao sociedade, mas nunca o de fato, pois nasce a partir dela.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

03

Questo

05

A Histria apresenta diferentes modelos de diviso, de regulamentao, de participao e de legitimao de poder. Sobre as relaes de poder ao longo da Histria, assinale o que for correto. 01) Ao pensar a gnese e o funcionamento de instituies sociais como a famlia, a escola, a priso e o hospital, Michel Foucault entende as relaes de poder em nvel microfsico e diversificado, para alm das polticas de Estado. 02) Na Europa latina medieval, tanto o papado como os reis acumulavam poderes polticos, econmicos e religiosos nos seus territrios. 04) A organizao do poder contida na plis, na Antiguidade grega, aplica-se a perodos histricos e localidades diferentes, encontrando exemplos na Amrica pr-colombiana. 08) A partir do governo de Clstenes, Atenas seguiu um modelo de reformas polticas que conhecemos por democracia, muito embora exclusse do poder as mulheres, as crianas, os estrangeiros e os escravos. 16) Nicolau Maquiavel, ao pensar a formao do Estado Nacional Absolutista, recorreu ao conceito de contrato social, isto , forma de acordo que submete a hierarquia humana divina.

Considerando a crise da sociedade medieval e o nascimento do mundo moderno, assinale o que for correto sobre o trabalho como elemento de produo do mundo social. 01) Na Europa, a ruptura das relaes feudais foi abrupta e promoveu a substituio definitiva do artesanato pela manufatura. 02) A sujeio do trabalhador ao sistema de fbricas est relacionada ao desenvolvimento do trabalho fabril, aos avanos tecnolgicos e s novas tcnicas de organizao da mo de obra. 04) Com o calvinismo, houve uma valorizao da tica do trabalho. 08) Os donos das fbricas passam a ser tambm os proprietrios dos meios de produo, e os trabalhadores se tornam os proprietrios da fora de trabalho, que comprada pelo dono da fbrica. 16) Com a revoluo industrial e com a nova forma de organizao do trabalho no interior das fbricas, o trabalhador foi destitudo do controle do tempo de execuo de suas tarefas, que passou a ser definido pela gerncia.

Questo Questo 04

06

Sobre as diferentes concepes estticas que buscaram definir as relaes entre a arte e a realidade ao longo da histria, assinale o que for correto. 01) O filsofo Jacques Derrida considerava que a obra de arte possua propriedades formais intrnsecas que permitiriam a interpretao verdadeira da arte por meio das faculdades naturais. 02) Na Idade Mdia, as obras de arte, ao assumirem a condio de smbolos, passaram a ser estilizadas com a simplificao dos traos, a esquematizao das figuras e o abandono dos detalhes individualizantes. 04) Para Hegel, a arte seria mais do que apenas fruio, tendo, tambm, a funo de mostrar, de modo sensvel, a evoluo espiritual dos homens ao longo de sua histria. 08) Para Toms de Aquino, por se tratar de uma criao de Deus, o mundo trazia marcas de sua origem, encarnando simbolicamente o logos divino, podendo, assim, ser objeto de ateno e de interpretao. 16) O naturalismo surgiu no Renascimento com os estudos acerca da perspectiva, os quais possibilitaram a criao da iluso de profundidade sobre uma superfcie plana.

Durante a Idade Mdia, a Igreja Catlica Romana utilizou a filosofia para se consolidar como elemento de agregao das foras espirituais, polticas e culturais. A respeito da filosofia medieval, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Uma questo que mobilizou a ateno da filosofia ao longo da Idade Mdia foi a relao entre F e Razo. Para a Patrstica, a razo auxilia a F e a ela se subordina. 02) Ao reproduzir e traduzir obras clssicas, o trabalho dos monges copistas possibilitou que a herana cultural greco-latina fosse preservada. 04) Na primeira metade do perodo medieval (Alta Idade Mdia), foi grande a influncia da filosofia Patrstica, isto , dos Padres da Igreja, que buscavam a adequao da herana clssica s verdades teolgicas. 08) A partir do sculo XI, com a Escolstica, as tradies religiosas somente so aceitas se puderem ser racionalmente comprovadas. 16) A valorizao da filosofia aristotlica promovida pela Escolstica foi de fundamental importncia para o desenvolvimento cientfico ocorrido no Renascimento e na Idade Moderna.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

07

Questo

09

No incio do sculo XIX, a Corte de Portugal, fugindo das guerras napolenicas, chega ao Brasil. Instalada no Rio de Janeiro, a Coroa realizou uma srie de reformas e promoveu a vinda de uma Misso Artstica Francesa. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A Misso Artstica Francesa desenvolveu o estilo Neoclssico, abandonando os princpios barrocos. 02) A influncia da Misso Artstica Francesa sobre a cultura brasileira foi efmera e no teve grande significado, pois se limitou pintura. 04) O grupo de artistas que compunha a Misso Artstica Francesa organizou a Escola Real de Cincias, Artes e Ofcios que, posteriormente, deu origem Academia Imperial de Belas Artes. 08) Na pintura, o principal expoente foi Franz Prost que, em seus trabalhos, retratou o cotidiano das principais cidades do Nordeste brasileiro. 16) Alm dos artistas da Misso Francesa, outros pintores europeus vieram para o Brasil no sculo XIX.

Questo

08

Nos dias atuais, h, no Brasil, uma preponderncia da populao urbana sobre os habitantes do meio rural. A respeito da dinmica populacional do Brasil ao longo da histria, que redundou nessa situao, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Foi somente ao longo do sculo XIX que ocorreu uma predominncia da populao urbana sobre a populao rural, no Brasil; at ento, a populao rural superava em nmero a populao urbana. 02) O xodo rural, isto , a transferncia macia da populao urbana para o meio rural foi intenso no Nordeste brasileiro, aps a expulso dos holandeses, nos anos de 1640. 04) Ao longo dos sculos XVI e XVII, as principais atividades econmicas realizadas no Brasil eram rurais e a vida social era polarizada pelo campo. 08) No sculo XVIII, formou-se, nas regies mineradoras, principalmente nas Minas Gerais, uma sociedade predominantemente urbana, com as cidades polarizando a vida social. 16) No incio do sculo XIX, a chegada da Corte portuguesa ao Brasil e sua instalao no Rio de Janeiro provocaram grandes alteraes na vida daquela cidade e agravaram suas carncias de infraestrutura, como moradia, abastecimento de gua e saneamento.

Em relao aos conflitos armados no mundo, nos ltimos cem anos, assinale o que for correto. 01) A Guerra no Afeganisto, liderada pelos Estados Unidos, teve como justificativa a busca por Ozama Bin Laden, lder da organizao terrorista Al Qaeda, que cometeu os atentados terroristas aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. 02) A Guerra do Golfo, na dcada de 1990, iniciou-se com a invaso e a posterior anexao territorial do Kuwait pelo Iraque. 04) A Guerra Fria foi o confronto armado ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial com a invaso da Alemanha na Normandia, ao sul de Moscou, na Rssia. Esse conflito dizimou grande parte do exrcito russo devido ao rigoroso inverno ocorrido na regio. 08) A Primeira Guerra Mundial rompeu os ltimos resqucios que davam sustentao ao Antigo Regime proposto pelos pases ibricos e fortaleceu a estrutura poltico-administrativa do Estado Moderno alicerado pelos Pases Baixos. 16) Os confrontos entre a ndia (maioria de religio hindu) e o Paquisto (maioria muulmana) tm ocorrido desde 1947, quando a regio da Caxemira, com populao majoritariamente muulmana, foi anexada ndia.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

10

Questo

11

Sobre o continente Africano, assinale o que for correto. 01) No sculo XIX, vrios pases africanos tiveram seus limites traados pelos pases europeus. Porm os limites estabelecidos no foram respeitados, pois no foram consideradas as diferenas tnicas existentes anteriormente sua constituio, o que acarretou uma srie de conflitos ao longo da histria. 02) O separatismo na regio do Cucaso, na frica subsaariana, culminou com o final da Primeira Grande Guerra (1939-1945). O Tratado de Versalhes, assinado em 1946, instituiu a independncia da Nigria, da Ruanda e da Eritreia, sendo esses os primeiros pases africanos a serem reconhecidos pelos europeus. 04) Antigas colnias portuguesas, como Angola e Moambique, tornaram-se independentes aps longo perodo de guerras contra a Metrpole. 08) O trfico de escravos africanos foi conduzido inicialmente pelos rabes, mas experimentou vigoroso crescimento a partir do sculo XVI, quando passou a enviar mo de obra para as colnias europeias na Amrica. Os traficantes raramente se aventuravam na captura dos negros no interior da frica, uma vez que esses eram capturados por outros africanos. 16) Desde a Antiguidade, o fluxo comercial entre a frica subsaariana e o Norte da Europa intenso, sendo que o Saara, maior deserto do mundo, constituiu-se um verdadeiro rio de areia que permitiu uma estreita ligao comercial entre as duas regies.

No que se refere economia, geopoltica e cultura, os Estados Unidos da Amrica exercem uma grande preponderncia no mundo atual. A respeito do processo histrico que transformou os EUA em uma superpotncia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O territrio que se tornou os EUA foi colonizado por ingleses, franceses e espanhis; no entanto, com o desenvolvimento da colonizao, os colonizadores de origem britnica avanaram sobre os demais territrios e se tornaram hegemnicos. 02) A industrializao norte-americana do sculo XIX foi produto direto e exclusivo da religio protestante. 04) A Guerra da Secesso, na dcada de 1860, definiu, com a vitria nortista (Unio) sobre os confederados (Estados do Sul), a hegemonia de seu modelo poltico e econmico. 08) Em razo de seu desenvolvimento histrico, no sculo XIX, a principal regio industrial dos EUA estava localizada no extremo sul do pas, onde pde utilizar a mo de obra disponvel aps o fim da escravido. 16) Durante o perodo colonial, os territrios ingleses na Amrica, principalmente as colnias do Norte, receberam um grande nmero de britnicos que vieram para a Amrica, fugindo de perseguies polticas e religiosas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

12

Questo

13

A respeito do surgimento do estado do Paran e da consolidao de suas fronteiras, assinale o que for correto. 01) As terras que compem atualmente o estado do Paran foram completamente destinadas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, assinado no sculo XVII entre Portugal e Espanha. 02) A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido no fim do sculo XVIII, entre os estados do Paran e de So Paulo, que teve como disputa as terras que se estendiam do Vale do Ribeira, no oeste do estado do Paran, at a regio de Presidente Epitcio, no sudeste de So Paulo. 04) De acordo com a diviso do Brasil em Capitanias Hereditrias, no sculo XIX, pelo rei portugus, o atual estado do Paran agregou terras de trs Capitanias Hereditrias: da Capitania de Santo Amaro, regio norte do Estado, da Capitania de So Tom, regio dos Campos Gerais e da Capitania do Rio Grande, regio sudoeste do Estado. 08) Os limites do estado do Paran com a Repblica do Paraguai foram fixados pelo tratado firmado entre os governos daquele pas e do Brasil, em 1872, aps o final da Guerra do Paraguai, determinando que a linha divisria entre o Paran e o Paraguai era formada pelo canal principal do Rio Paran. 16) Os limites da poro oeste e sudoeste do Paran, surgida com a criao do territrio do Iguau, em 1943, foram formados com terras desmembradas do Paran e de Santa Catarina. Tal territrio teve curta durao, pois foi extinto com a Constituio de 1946.

Considerando os dois principais gases envolvidos no processo de respirao e os dados fornecidos abaixo, assinale o que for correto. Dados: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1 1atm = 760 mmHg Presso parcial dos gases respiratrios (mmHg) ao nvel do mar ar inspirado ar alveolar ar no sangue 160 104 40 0,3 40 45

gs O2 CO2

01) Nas mesmas condies de presso e de temperatura, o gs oxignio aproximadamente 4 vezes mais denso do que o dixido de carbono. 02) Ao nvel do mar, a presso atmosfrica corresponde soma das presses parciais dos gases O2 e CO2. 04) Um recipiente de 100 L preenchido com ar a 27C, a uma presso de 1 atm, tem aproximadamente 0,85 mols de gs O2. 08) As trocas gasosas entre o ar e as superfcies respiratrias ocorrem por difuso. 16) Como a pO2 no sangue dos capilares do pulmo menor do que a pO2 do ar no interior dos pulmes, ocorrer difuso do gs oxignio do sangue para o ar alveolar.

Questo

14

A molcula de DNA , provavelmente, a mais identificada com a vida, merecendo, talvez, o ttulo de molcula viva. Sobre essa molcula, correto afirmar que 01) um cido nucleico constitudo por derivados de glicdios da classe das hexoses, do cido fosfrico e das bases nitrogenadas, sendo esses compostos orgnicos. 02) constituda por duas cadeias polinucleotdicas unidas por ligaes fosfodister. 04) sua duplicao ocorre durante a interfase, originando pares de cromossomos homlogos ligados pelo quiasma. 08) possui monossacardeos de cinco carbonos, a desoxirribose. 16) contm a timina, formada por um anel que contm tomos de carbono e de nitrognio.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

15

Rascunho

As samambaias so plantas que produzem estruturas reprodutivas, contendo esporos de formato esfrico. Esses esporos podem flutuar na atmosfera e ser disseminados pelo vento, germinando em ambientes sombreados e midos. Assinale o que for correto. Dados: dimetro do esporo = 20 m densidade do esporo = 1,5 g/cm3 Vesfera = 4 r 3 3 1 cm = 104 m = 3,14 01) O volume do esporo 4.500 m3. 02) A massa do esporo 6, 28 109 g. 04) Os esporos so haploides, resultado da meiose dos esporcitos. 08) Samambaias e brifitas so plantas vasculares sem sementes. 16) Gametfitos monoicos so originados de esporos isosporados.

Questo

16

Com base nos seus conhecimentos sobre a dengue e sabendo que o ndice de infestao de dengue tipo I de um municpio calculado por I = n , sendo que N N denota o nmero de domiclios visitados pelos agentes de sade, e n denota o nmero de domiclios nos quais os agentes encontraram focos do mosquito Aedes aegypti, assinale o que for correto. 01) Se, em um municpio onde os agentes visitaram 2 mil domiclios, o ndice de infestao foi de 8%, o nmero de domiclios em que eles encontraram focos do mosquito foi de 160. 02) O mosquito Aedes aegypti age como vetor para a dengue, que se trata de uma virose. 04) Se, em uma semana, os agentes de sade visitam mil domiclios e obtm um ndice de infestao de 6% e, depois de um ms, verificam que o ndice dobrou visitando metade dos domiclios, ento o nmero de domiclios com focos foi o mesmo nos dois perodos. 08) O acmulo de gua parada favorece a reproduo do mosquito da dengue, pois nela que os insetos adultos depositam seus gametas para que ocorra a fecundao externa. 16) Aedes aegypti um animal de seis patas que possui cabea, trax e abdmen, como qualquer inseto.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

17

Questo

19

O filme Tain 3 A origem traz um assunto importante da cultura brasileira, representado pela questo indgena, mostrando, no enredo, um povo que valoriza a natureza, a relao de famlia e suas tradies. Mostra ainda a riqueza cultural e ambiental da Amaznia e a biopirataria. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 01) A floresta amaznica cobre a maior parte da regio norte da Amrica do Sul e a maior floresta tropical pluvial do mundo. 02) Pela constituio aprovada em 1988, a defesa do meio ambiente tarefa exclusiva do poder pblico, razo pela qual a ao das Organizaes No Governamentais no reconhecida legalmente. 04) A Constituio Federal assegura aos ndios o direito a terra e a preservao de sua identidade cultural, pelo fato de serem os primeiros habitantes do territrio brasileiro. 08) Os povos indgenas da Amaznia tm sido vtimas de projetos de explorao mineral e de implantao de usinas hidreltricas, como a usina de Itaipu, que, inclusive, possui nome de origem indgena. 16) A floresta amaznica sustenta uma riqueza de flora e de fauna por apresentar solo espesso e muito frtil.

Analise as duas reaes abaixo, que ocorrem no processo de fotossntese, e assinale o que for correto.

I) 2H2O

luz

O2 + 4H+ + 4eC6H12O6 + 6O2

II) 6CO2 + 6H2O luz

01) A reao I descreve a fotlise da gua, que uma das etapas fotoqumicas da fotossntese. 02) Os eltrons liberados na reao I so capturados pela molcula de clorofila para recuperar os eltrons que so perdidos quando essa absorve a energia luminosa. 04) A reao I uma reao de decomposio. 08) O processo de fotossntese pode ser realizado pelas plantas, mas no por algas e por bactrias. 16) O produto da reao II (C6H12O6) encontrado na natureza como um composto de cadeia aberta, normal e homognea.

Questo

20

Questo

18

Para combater o cncer de pele, os cientistas desenvolveram uma tcnica na qual esferas minsculas e ocas, feitas de ouro, acopladas a um anticorpo capaz de se prender apenas s clulas cancerosas, so injetadas no organismo. Ao submeter o paciente a um banho de luz infravermelha, as pequenas esferas fritam as clulas cancerosas de dentro para fora, sem danificar as clulas saudveis. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. 01) A radiao infravermelha possui frequncias tipicamente menores do que as da radiao ultravioleta e constitui o chamado calor radiante. 02) As biomolculas associadas s pequenas esferas so as protenas, molculas resultantes da condensao dos aminocidos. 04) A pele humana revestida por uma camada impermevel formada pela queratina que se acumula no interior dos melancitos. 08) A radiao infravermelha tem comprimento de onda intermedirio entre o comprimento das micro-ondas e o comprimento da luz vermelha, e assim denominada por ter frequncia menor do que a da luz vermelha. 16) O transporte das minsculas esferas acontece porque elas atravessam a membrana plasmtica com o auxlio de protenas carregadoras, que as levam contra seu gradiente de concentrao, com gasto de energia.

As protenas so formadas por aminocidos e representam uma classe muito grande e diversificada de substncias. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. 01) Em reaes de putrefao, os aminocidos, sob a ao de enzimas, sofrem descarboxilao, transformando-se em aminas. 02) Aminocidos essenciais so aqueles que os animais conseguem sintetizar e no precisam ser ingeridos em sua alimentao. 04) Algumas protenas existentes nas membranas celulares possibilitam o transporte de substncias de regies mais concentradas para menos concentradas. Esse processo conhecido como difuso facilitada. 08) Cada aminocido tem um valor de pH em que sua molcula se torna neutra. Esse valor chamado ponto isoeltrico (pHi) do aminocido. 16) Hemoglobulina e ferritina so exemplos de protenas estruturais que participam da formao do organismo humano.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

21

Questo

23

Ao observarmos a natureza, podemos encontrar uma variedade de formas geomtricas organizadas e regulares. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. Dados: A = 4R2 e = 3,14 01) Um organismo apresenta simetria radial, se existir um nico plano que o divida em duas partes iguais. 02) Supondo que uma laranja seja esfrica, com um raio de 9 cm, a rea de sua superfcie ser 254,34 cm2. 04) A superfcie dos omatdeos dos insetos apresenta um padro hexagonal que permite maior aproveitamento do campo de viso. 08) Muitos gastrpodos apresentam concha unicameral e espiralada em diferentes padres, enquanto alguns cefalpodos tm concha espiralada multicameral, como os nutilos. 16) Os planetas descrevem uma rbita de crculos concntricos ao redor do sol.

Sobre as causas e as consequncias da poluio atmosfrica, assinale o que for correto. 01) A elevao dos nveis de poluentes na atmosfera traz uma srie de desconfortos s pessoas, como irritao nos olhos e na garganta. 02) Devido s principais fontes de emisso do gs metano estarem relacionadas com a pecuria de bovinos e de ovinos e com a agricultura na vrzea, elas tambm so responsveis pela poluio atmosfrica mundial. 04) O dixido de enxofre (SO2) um poluente atmosfrico, sendo um gs txico proveniente da queima industrial de combustveis como o carvo mineral e o leo diesel. 08) As erupes vulcnicas lanam imensas quantidades de partculas slidas na atmosfera e no chegam a interferir na formao de poluentes atmosfricos. 16) O gs oznio (O3) presente nas altas camadas atmosfricas benfico vida, mas, quando se forma prximo superfcie terrestre, um poluente.

Questo

22

No instante t = 0, existem 100 bactrias do tipo I e 400 do tipo II, em recipientes diferentes. Cada bactria do tipo I sofre uma bipartio a cada meia hora, e cada bactria do tipo II sofre uma bipartio a cada 40 minutos. Considere que as bactrias esto sendo cultivadas em condies ideais e que nenhuma bactria morra durante o perodo de observao. Levando em conta a situao descrita e seus conhecimentos sobre bactrias e bipartio, assinale o que for correto. 01) Aps 4h (a partir de t = 0), o nmero de bactrias em ambos os recipientes ser o mesmo. 02) O nmero de bactrias n(t ) do tipo I, no instante t > 0 , em minutos, dado pela funo n(t ) = 100 + 10 t . 3 04) Aps duas horas, o nmero de bactrias do tipo II oito vezes o da quantidade inicial. 08) Entamoeba histolytica um exemplo de bactria que se reproduz por bipartio. 16) Ainda que no ocorram mutaes ao longo de uma bipartio, as clulas-filha sero geneticamente distintas da clula-me devido ocorrncia de crossing-overs.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

Questo

24

Questo

26

Com relao ao ouvido (ou orelha) humano e aos conceitos relativos audio, ao som e produo de ondas sonoras, assinale o que for correto. 01) Em um ser humano, os ossos martelo, bigorna e estribo, contidos na orelha mdia, vibram quando a membrana timpnica, ou tmpano, atingida por ondas sonoras com comprimentos de onda contidos dentro do espectro sonoro humano. 02) O nvel de intensidade percebido pelo ouvido humano, medido em decibis, depende da intensidade do som produzido pela fonte de emisso do som. 04) O ouvido humano pode distinguir todos os tipos de som, independentemente da frequncia das ondas sonoras que os compe. 08) A orelha humana, que composta pelas orelhas externa, mdia e interna, o rgo responsvel pela audio e pelo equilbrio do corpo humano. 16) A frequncia de uma onda sonora determinada pela frequncia da fonte geradora, e sua velocidade de propagao depende das caractersticas do meio em que essa onda se propaga.

A respeito das transformaes dos gases ideais e com base nos seus conhecimentos sobre proporcionalidade, assinale o que for correto. 01) A presso e o volume de um gs ideal so grandezas inversamente proporcionais. 02) Em uma transformao isotrmica de um gs ideal, o volume do gs no se altera devido no alterao da temperatura. 04) Em uma transformao isobrica, se um gs ideal dobrar de volume, ento sua temperatura se reduzir metade. 08) A lei dos gases ideais sugere que a mesma quantidade de mols de gases diferentes, nas mesmas condies de temperatura e de presso, ocupa volumes diferentes. 16) O resultado do produto de duas grandezas inversamente proporcionais constante.

Questo

27

Questo

25

Considere que 1(um) mol corresponde a 6 ,0 1023 unidades e assinale o que for correto. 01) O nmero de tomos presentes em 6 ,0 10 23 g de titnio 48. 02) H mais molculas em 180 g de glicose do que em 18 g de gua. 04) Um tomo de 35Cl pesa aproximadamente 2,9 vezes um tomo de 12C. 08) O nmero de eltrons em 2 mols de ltio 3,6 1024 . 16) A massa molar mdia de uma mistura contendo 22% de O2(g) e 78% de N2(g) 7,22 g/mol.

Sobre a radioatividade e os seus desdobramentos, assinale o que for correto. 01) Somente no final do sculo XIX, com o aprofundamento das descobertas no campo da radioatividade, foi possvel datar as rochas e estimar a idade da Terra. 02) Um acidente nuclear que liberou doses elevadas de radioatividade para alm das vizinhanas de uma usina nuclear, causando consequncias fatais aos humanos e ao meio ambiente, ocorreu em Chernobyl, na Ucrnia. 04) A radioatividade um fenmeno restrito a laboratrios de alta tecnologia, sendo produzida somente por metais pesados radioativos. 08) Todo elemento radioativo sofre um processo de desintegrao natural, chamado de transmutao. O perodo em que metade dos tomos de um elemento qumico radioativo, presente em uma rocha, sofre a transmutao chamado de meia-vida. 16) A grande vantagem do uso de usinas nucleares, como Angra I e Angra II, localizadas na regio CentroOeste, que elas utilizam fontes radioativas secundrias.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

10

Questo

28

Questo

29

Segundo o ltimo censo nacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 2010, a populao brasileira era de 190.755.799 habitantes. A tabela abaixo fornece a quantidade de habitantes dos cinco estados mais populosos do Brasil, de acordo com o mesmo censo.
Estado SP MG RJ BA RS Populao 41.262.199 19.597.330 15.989.929 14.016.906 10.693.929

Considere trs pilhas de resistncia interna nula, compostas de ctodos de dixido de mangans, nodos de zinco metlico e eletrlitos de hidrxido alcalino. Com base nessas informaes e nas semirreaes abaixo, assinale o que for correto.
MnO2 ( s ) + H 2O( l ) + e MnO( OH )( s ) + OH ( aq );E 0 = +0,79V Zn( OH )2 ( s ) + 2e Zn( s ) + 2OH ( aq );E 0 = 0,76V

Tabela: Populao por estado Censo IBGE 2010

Considerando os dados da tabela e os seus conhecimentos sobre a dinmica da populao no Brasil, assinale o que for correto. 01) Os cinco estados mais populosos do Brasil, consoante aquele censo, somavam 101.560.293 habitantes. 02) A populao do estado de So Paulo era superior a 20% da populao brasileira. 04) Sabendo que o estado do Rio de Janeiro possui uma rea de 43.780 km2, possvel concluir que esse estado tem uma densidade populacional superior a 400 habitantes por quilmetro quadrado. 08) O processo de urbanizao no Brasil, a partir da dcada de 1960, tem contribudo para uma diminuio da taxa de crescimento populacional. 16) O Plano de Integrao Nacional (PIN), implementado na dcada de 1970, previa a transferncia da capital do Brasil para Braslia como forma de incentivo interiorizao do crescimento.

01) No polo positivo dessas pilhas, ocorre oxidao andica, na seguinte forma: Zn( s ) + 2OH ( aq ) Zn( OH )2 ( s ) + 2e . 02) Quando associadas em srie, essas pilhas constituem um arranjo que produz uma diferena de potencial total de 4,65 V. 04) No polo negativo dessas pilhas, ocorre reduo catdica, na seguinte forma:
MnO2 ( s ) + H 2 O( l ) + e MnO( OH )( s ) + OH ( aq ).

08) Quando duas dessas pilhas so associadas em paralelo, com a terceira delas associada em srie com esse conjunto e com um resistor hmico de 10 , constituindo um circuito eltrico, a corrente eltrica que flui atravs do resistor de 1,5 A. 16) Quando essas pilhas esto associadas em paralelo e quando esse conjunto tambm associado em paralelo com um resistor hmico de 1 , constituindo um circuito eltrico, a potncia dissipada no resistor de 4 W.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

11

Questo

30

Questo

32

Uma criana, utilizando uma corda, puxa um tren de massa m quilogramas. A corda faz um ngulo com a superfcie plana horizontal, sobre a qual esto o tren e a criana. Considerando que o mdulo da fora que a criana aplica ao longo da corda F Newtons, que existe atrito entre a superfcie plana horizontal e ambos (tren e criana) e desprezando as dimenses do tren, assinale o que for correto. 01) O mdulo da acelerao do tren, na direo horizontal, dado por F . m 02) A fora normal que a superfcie plana horizontal aplica sobre o tren tem mesma direo, sentido oposto e mdulo menor que a fora peso do tren. 04) A fora de atrito entre o tren e a superfcie plana horizontal, e a fora de atrito entre a criana e a superfcie plana horizontal tm mesma direo e sentidos opostos. 08) Qualquer que seja o mdulo da fora aplicada pela criana ao longo da corda, o tren ir acelerar. 16) O mdulo da fora de atrito entre o tren e a superfcie plana horizontal sempre o mesmo, ou seja, independe do mdulo da fora aplicada pela criana ao longo da corda.

Dois raios de luz que se propagam no ar so emitidos do ponto A. O primeiro deles paralelo ao eixo principal de uma lente esfrica e delgada, de espessura desprezvel e ndice de refrao maior que o do ar e, aps atravess-la no ponto B, desviado, interceptando o eixo principal da lente em F. O segundo raio de luz incide a lente no centro ptico da mesma (designado por O) e, aps passar pela lente, intercepta, em um ponto C, a trajetria do raio de luz anterior. Considerando D o ponto do eixo principal da lente que torna o segmento AD perpendicular ao eixo principal da lente e D o ponto do eixo principal que torna CD o segmento perpendicular ao eixo principal da lente, assinale o que for correto. 01) A lente em questo divergente. 02) O produto dos comprimentos dos segmentos OB e AB igual ao dobro da rea do tringulo ABO. 04) Se os tringulos AOD e COD so congruentes, ento o comprimento de OD o dobro do comprimento de OF. 08) O segmento CD corresponde imagem do segmento AD. 16) O ponto D est entre o foco principal objeto da lente e a lente.

Questo Questo 31
Um pndulo de comprimento 3,6 m colocado em movimento a partir da sua posio vertical, com velocidade escalar igual a 6 m/s. Devido a foras de atrito, a cada oscilao completa, o pndulo perde 20% da sua energia cintica. Com respeito a essa situao e considerando g = 10 m/s2, assinale o que for correto. 01) A velocidade do pndulo aps uma oscilao completa 4,8 m/s. 02) A sequncia formada pelas energias cinticas do pndulo a cada oscilao completa uma progresso geomtrica de razo 4 . 5 04) Aps trs oscilaes completas, a energia cintica menor do que a metade da energia cintica inicial. 08) A variao mxima da altura atingida pelo pndulo inferior a 2 m. 16) Em algum instante, o pndulo faz, com a vertical, um ngulo superior a 60o.

33

Considere que as formas geomtricas (mencionadas nas alternativas abaixo) formadas pelas molculas ou pelos ons correspondem a poliedros regulares e que os vrtices dos polgonos correspondem ao centro dos tomos em questo (exceto pelo tomo do centro da molcula ou do on). Assinale o que for correto. 01) Na forma geomtrica formada pela molcula de pentacloreto de fsforo, podemos encontrar ngulos de 90o, 120o e 180o entre as ligaes. 02) possvel calcular o volume da forma geomtrica formada pela molcula de amnia, conhecendo todos os ngulos entre as ligaes existentes e todas as distncias entre os tomos. 04) A rea lateral da forma geomtrica formada pela molcula de SF6 corresponde a 6 vezes a rea de uma das faces dessa forma geomtrica. 08) Na forma geomtrica formada pelos ons NO3 e ClO3 , podemos encontrar ngulos de 120o entre as ligaes O-N-O e O-Cl-O, respectivamente. 16) O aptema da pirmide formada pela molcula de BrF5 igual distncia da ligao Br-F. Observao: considere que as faces laterais da pirmide formam tringulos equilteros.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

12

Questo

34

Rascunho

A sntese de uma substncia composta X2Z3 a partir de substncias simples X2 e Z2 dada pela equao balanceada 2 X 2 + 3 Z 2 R 2 X 2 Z3 , cuja variao de entalpia negativa, quando considerada da esquerda para a direita. Sabendo que a constante de equilbrio dessa [X 2 Z3 ]2 reao dada por K c = e que seu valor [X 2 ]2 [Z 2 ]3 1 L3/mol3, temperatura ambiente, assinale o que for correto. 01) Se, em dois recipientes (I e II), temos a reao em estado de equilbrio, sendo que, no recipiente II, a concentrao de X2 o dobro da concentrao no recipiente I e o mesmo ocorre com a concentrao de Z2, a concentrao de X2Z3 no recipiente II ser oito vezes a concentrao de X2Z3 do recipiente I. 02) Se, no equilbrio e temperatura ambiente, temos [X2Z3] = 0,1 mol/L e [X2] = 0,1 mol/L, ento [Z2] = 0,1 mol/L. 04) Um aumento de temperatura desloca o equilbrio no sentido de formao de X2 e de Z2. 08) Na presena de catalisador, o equilbrio deslocado no sentido de formao de X2Z3. 16) Um aumento de temperatura diminui o valor de Kc.

Questo

35

Assinale o que for correto sobre altitude. 01) Altitude e altura so sinnimos e sempre indicam a dimenso vertical de um corpo, desde a base at o seu ponto extremo. 02) Segundo o Ipardes (2012), as altitudes das cidades de Apucarana, Londrina, Maring e Cascavel, do estado do Paran, so, respectivamente, 820 m, 585 m, 596 m e 781 m. Ento a altitude mdia dessas cidades de 695,5 m. 04) A altitude utilizada para localizar, com maior preciso, um lugar na superfcie terrestre alm da latitude e da longitude. 08) O pico de maior altitude da Terra o Monte Everest, situado na Cordilheira dos Andes, e o seu topo est aproximadamente 4.300 metros acima do nvel mdio do mar. 16) Considere que a cidade de Jerusalm est a 1.020 metros de altitude em relao ao Mar Mediterrneo e que o Mar Morto est a 395 metros abaixo do nvel do Mar Mediterrneo. Portanto, de Jerusalm para o Mar Mediterrneo, haver uma mudana de altitude de, no mximo, 625 metros.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

13

Questo

36

Questo

38

Assinale o que for correto. 01) Uma onda eletromagntica, ou uma outra forma qualquer de energia radiante, transporta quantidades contnuas de energia, denominadas hdrons. 02) O efeito fotoeltrico que pode ser observado por meio da incidncia de uma radiao eletromagntica especfica sobre um determinado metal revela o comportamento corpuscular da luz e s pode ser explicado levando em considerao a quantizao da energia. 04) A natureza ondulatria da luz usada para explicar os fenmenos de interferncia e de difrao, mas falha ao ser usada para explicar o efeito fotoeltrico. 08) O princpio da incerteza, de Heisenberg, postula que impossvel determinar, no mesmo instante, a posio e a velocidade de um eltron que orbite em torno de um ncleo atmico. 16) As usinas nucleares podem produzir energia eltrica explorando o fenmeno da fisso nuclear.

Uma pequena esfera lanada do solo com velocidade inicial de mdulo vo, em uma direo que forma um ngulo com a horizontal. Desprezando o atrito com o ar, assinale o que for correto. 01) A funo horria da posio da esfera no eixo horizontal uma funo de primeiro grau. 02) Tanto a funo horria da posio da esfera no eixo vertical, quanto a funo que descreve a trajetria da esfera (funo da posio da esfera no eixo vertical em relao ao eixo horizontal) so funes de segundo grau. 04) A componente horizontal da velocidade inicial da esfera dada por vo cos . 08) O intervalo de tempo que a esfera leva at atingir a altura mxima igual ao que ela levaria se fosse lanada verticalmente para cima com a mesma velocidade inicial vo . 16) O mdulo da velocidade com que a esfera atinge o solo vo .

Questo

37

Um gs diatmico, que se comporta como um gs ideal, est contido em um recipiente fechado, de paredes rgidas, e recebe certa quantidade de calor, Q, de uma fonte externa. Considerando que todo o calor cedido pela fonte externa seja absorvido pelas molculas do gs, assinale o que for correto. 01) O gs diatmico, ao receber essa quantidade de calor Q, sofre uma transformao adiabtica temperatura constante. 02) A energia cintica mdia das molculas desse gs aumenta devido absoro de calor por essas molculas. 04) A presso que o gs exerce nas paredes do recipiente diminui, j que a distncia mdia entre os tomos que compem as molculas do gs diatmico aumenta devido absoro de calor pelo gs. 08) Ao receber essa quantidade de calor Q, o gs diatmico realiza um trabalho positivo sobre as paredes do recipiente. 16) A energia interna do gs aumenta a uma quantidade 3 Nk Q , sendo N o nmero de molculas do gs, k B 2 B Cg a constante de Boltzmann e Cg a capacidade calorfica do gs.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

14

Questo

39

Rascunho

Um automvel viaja da cidade A para a cidade D, passando pelas cidades B e C. A distncia entre as cidades A e B 80 km, entre as cidades B e C 105 km, e entre as cidades C e D 140 km. Sabendo que o automvel levou 48 minutos para ir de A para B, 72 minutos para ir de B para C e 75 minutos para ir de C para D, assinale o que for correto. 01) A viagem de A para B levou 2.880 segundos. 02) O tempo total de viagem foi de 3 horas e 25 minutos. 04) A velocidade escalar mdia durante a viagem foi inferior a 100 km/h. 08) Em algum momento, o automvel atingiu mais de 110 km/h. 16) Se o automvel tivesse viajado de C para D a 140 km/h, teria economizado menos de 20 minutos.

Questo

40

Considerando os movimentos do planeta Terra e suas consequncias em relao aos raios solares, assinale o que for correto. 01) Na linha do Equador, os raios solares incidem perpendicularmente superfcie terrestre ao longo de todo o ano. 02) A insolao solar total (quantidade de energia solar que atinge toda a superfcie terrestre) apresenta uma variao da ordem de 50% ao longo do ano. 04) A insolao solar em uma dada posio da Terra varia ao longo do ano. 08) Os raios solares nunca incidem perpendicularmente sobre os polos terrestres. 16) Para todas as regies da Terra com a mesma longitude, no mesmo hemisfrio e em uma mesma data, os raios solares incidem com o mesmo ngulo.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno 2013 Prova 1 Conhecimentos Gerais

15

Das könnte Ihnen auch gefallen