Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL

WALMER LUCIANO COSTA SGRANCIO

ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA (ETA)

Feira de Santana 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL

WALMER LUCIANO COSTA SGRANCIO

ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA (ETA)

Trabalho

solicitado

pelo

professor

Digenes Senna, orientador da disciplina Saneamento I, do curso de Engenharia Civil, como forma de avaliao parcial.

Feira de Santana 2010

INTRODUO

A gua para consumo humano no pode conter substncias dissolvidas em nveis txicos e nem transportar em suspenso microrganismos patognicos que provocam doenas. Um Sistema de Abastecimento de gua pode ser concebido e projetado para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas caractersticas e no porte de suas instalaes. Caracteriza-se pela retirada da gua da natureza, adequao de sua qualidade, transporte at os aglomerados humanos e fornecimento populao em quantidade compatvel com suas necessidades. Tratamento de gua um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo, ou seja, para que a gua se torne potvel. O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. A forma de avaliar a sua qualidade atravs das anlises fsico-qumicas e microbiolgicas realizadas por laboratrios especializados. Os padres de potabilidade so regidos por portarias, como a 518/04 do Ministrio da Sade, e resolues legais, que do subsdios aos laboratrios na expedio de seus laudos. A gua constitui elemento essencial vida vegetal e animal. O homem necessita de gua de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender a suas necessidades, para proteo de sua sade e para propiciar o desenvolvimento econmico. A Engenharia Civil se insere nesse contexto de forma decisiva a fim de garantir a qualidade da gua para o consumo humano, projetando instalaes que visam atender a determinados parmetros de qualidade, regularidade e acessibilidade para as populaes.

ETAPAS DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE GUA

Tratamento de gua um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo, ou seja, para que a gua se torne potvel. O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. Numa estao de tratamento de gua, o processo ocorre em etapas: Coagulao - A primeira destas etapas a coagulao, quando a gua bruta recebe, logo ao entrar na estao de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumnio(tnino em algumas estaes de tratamento). Este elemento faz com que as partculas slidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomerao . Floculao - Segue-se a floculao, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinao das impurezas, na gua em movimento. As partculas se transformam em flocos mais pesados. Decantao - A gua entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantao. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vo se separar da gua pela ao da gravidade, indo para o fundo dos tanques. Filtrao - A prxima etapa a filtrao, quando a gua passa por filtros com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulaes diversas e carvo antracitoso (carvo mineral). A ficaro retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores. Desinfeco - A gua neste ponto parece ser potvel, apenas sob o aspecto organolptico, mas para maior proteo contra o risco de contaminaes, feito o processo de desinfeco. Pode ser feita atravs do cloro lquido, do cloro gasoso, do oznio ou de outras formas. A clorao, serve para eliminar os germes patognicos (nocivos sade) e garantir a qualidade da gua at a torneira do consumidor. Fluoretao - Opcionalmente, pode ser feita a fluoretao, quando adicionado fluorssilicato de sdio ou cido fluorssilcico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidncia de crie dentria, especialmente nos consumidores at aos 12 anos de idade, perodo de formao dos dentes. Por ser arbitrria, essa pratica costuma causar certa polmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infantil.

Correo de pH- A ltima ao neste processo de tratamento da gua a correo de pH, quando adicionada a cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sdio) para uma neutralizao adequada proteo da tubulao da rede.

FUNCIONAMENTO

As estaes de tratamento usam filtros e vrios produtos qumicos para limpar a gua que sai pelas torneiras das casas. Todo esse cuidado no pra menos. A gua captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactrias. Para chegar s casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de trs horas dentro de uma estao de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantao da sujeira, filtragem e adio de cloro e flor, entre outras etapas. Segundo dados do IBGE, essa superoperao de limpeza atende a maior parte da populao do pas: 80% dos brasileiros tm acesso gua tratada. To complicado quanto o tratamento a captao de gua para abastecer uma grande cidade. O tratamento da gua para consumo humano comea nas operaes de coagulao e floculao. O processo de coagulao realizado por meio da adio de cloreto frrico e cal e tem a funo de transformar todas as impurezas da gua que se encontram em suspenso fina no estado coloidal. So adicionados no canal de entrada da ETA a soluo de cal e o cloreto frrico, que um sal de ferro. Em seguida a gua encaminhada para o tanque de homogeneizao para que o coagulante e o cal se misturem uniformemente no lquido, agindo assim de uma forma homognea e efetiva. Na floculao, a gua submetida agitao mecnica para possibilitar que os flocos se agreguem com os slidos em suspenso, permitindo assim uma decantao mais rpida. O tratamento continua nos tanques ou piscinas de decantao, onde a gua permanece por um tempo mnimo que permita a decantao do material particulado slido e dos floculados que se encontram suspensos na gua.

Para quem conviveu com aqueles antigos filtros de barro, que tinham um equipamento interno chamado vela que se enchia de barro ou lodo e precisava lavar de vez em quando, este o procedimento que um bom tempo de permanncia nos tanques ou piscinas produz. A seguir, ocorre o processo de filtrao que a reteno de partculas slidas por meio de membranas ou leitos porosos. As Estaes de Tratamento de gua (ETAs) utilizam filtros de carvo ativado, areia e cascalho. Por ltimo, antes da distribuio da gua para consumo, ocorrem os processos de clorao e fluoretao. A clorao consiste na desinfeco das gua atravs da utilizao de cloro gasoso (ETAs) ou hipoclorito de sdio (no caso de poos tubulares profundos onde ocorre a captao de guas subterrneas, armazenadas em rochas, sejam aquferos primrios ou aquferos secundrios).

CONCLUSO

Muitas caractersticas das guas consideradas inconvenientes, podem ser removidas pelo uso de produtos qumicos, cuja ao se faz sentir de diversas maneiras. Alguns produtos so utilizados para reagir entre si, ou reagir com a gua e com compostos presentes na gua a ser tratada, formando um novo produto capaz de promover a remoo pretendida. Todas as aplicaes de produtos qumicos em uma estao de tratamento so precedidas de testes laboratoriais pelo menos dirios que determinam as dosagens a serem aplicadas no volume de gua que chega ETA. gua Potvel aquela que rene caractersticas que a coloca na condio prpria para o consumo do ser humano. Portanto, a gua potvel deve estar livre de qualquer tipo de contaminao. A gua potvel pode ser de uma fonte natural, desde que no haja nenhum tipo de contaminao em sua nascente ou percurso. Pode ser tambm obtida atravs de um processo de tratamento fsico e ou qumico. Dependendo da qualidade original da gua, um ou mais processos de tratamento so aplicados.

Das könnte Ihnen auch gefallen