Sie sind auf Seite 1von 5

TREINAMENTO PARA PROFESSORES DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL - EBD

O professor da Escola Bblica Dominical, deve estar preparado para o exerccio de uma das mais nobres virtudes do ser humano em todo o tempo, que o de ensinar. Em todo o mundo milhes e milhes de dlares so gastos todos os anos com o ensino e com a formao de novos professores. Na Igreja de Cristo no devia ser diferente, contudo no vemos a mesma nfase que o mundo d aos seus mestres, dentro de nossas igrejas. Para o bom desempenho do professor da Escola Bblica Dominical preciso que ele esteja preparado para ensinar, pronto para discipular e pronto a exercer a liderana no grupo. Durante o treinamento vamos abordar os temas a seguir enumerados como: O Discipulado na E.B.D., A Dicotomia Entre o Formado e o Leigo na E.B.D. e O Que Preciso Para se Ter Uma Liderana Eficaz.

1. ENSINO

Ensinar uma das misses da igreja. Muitas igrejas se acham anmicas espiritualmente porque no tem dado nfase ao estudo da Palavra de Deus. Por falta de Profeta o povo se corrompe. O crente que no conhece a Bblia est propenso a deixar-se levar por qualquer vento de doutrina que passa. O apstolo Paulo tinha grande preocupao com relao a questo do ensino. Em Romanos 12:7, ele chamou a ateno escrevendo: Se ministrio, seja em ministrar; se ensinar haja dedicao ao ensino.

1.1 Ministrio da Educao Crist

O ministrio da educao crist est associado com o ensino da Palavra de Deus no seio da igreja. Deste modo, preciso que se tenha obreiros devidamente preparados e treinados para o exerccio deste ministrio. Muitas igrejas no tem dado o devido apoio a aqueles que tem se dedicado a Educao Crist, contudo tem incorrido em uma falta muito grande, que estar omissa as necessidades espirituais de seus membros.

1.2 Escola Bblica Dominical

A Escola Bblica Dominical tem como meta o ensino da Palavra de Deus. Ultimamente temos visto e ouvido de muito descaso nesta rea por parte de algumas denominaes. Preocupados com o esvaziamento da escola bblica, muitos grupos tem conclamado congressos e simpsios para tratar do assunto, com vistas a ter-se uma sensvel melhora nesta rea. Sabemos que os problemas na rea da Escola Bblica Dominical so muitos e envolvem muitas questes. A freqncia escola dominical tem cado muito nos ltimos anos e de acordo com os dados estatsticos, se acha em torno de 50 a 60% de freqentadores assduos. A qualidade do ensino tem cado quase na mesma proporo. preciso motivar as pessoas para que realmente sintam necessidades da busca de conhecimento da Palavra. Devemos dar prioridade ao ensino bblico em nossas igrejas. H igrejas evanglicas que tem substitudo os assuntos inerentes a Bblica por assuntos seculares, o que tem se tornado em instrumento de desmotivao de parte considervel dos membros, que preferem unicamente o estudo da Palavra.

1.3 Escola de Treinamento de Professores

Deve ser dado nfase ao treinamento de pessoas vocacionadas para o ministrio do ensino, oferecendo-lhes condies favorveis para o seu devido preparo. A igreja, deve encaminhar os seus candidatos as Faculdades Teolgicas para melhor se prepararem para exercerem esse ministrio. Devemos ajudar a todos os irmos que tem colocado suas vidas disposio do Senhor, ingressando em uma Faculdade para se preparar, para melhor servir a causa do Mestre. Devemos coloc-los diante de Deus em nossas oraes e ajud-los financeiramente se necessrio for. A Igreja, deve ento, disponibilizar recursos de seu oramento para a formao de novos Bacharis em Teologia, no somente em Ministrio Pastoral ou em Misses, mas tambm e principalmente em Ministrio de Educao Crist. Uma vez completado o curso teolgico, o novo Bacharel em Educao Crist, estar apto e credenciado para dar incio ao seu ministrio de ensinar a Palavra de Deus.

1.4 Unidade no Corpo de Cristo

A unio ou comunho na igreja primordial, pelo que Jesus rogou ao Pai, dizendo: ... Para que todos sejam um, como tu, Pai, o s em mim, e eu em ti; que tambm eles sejam um em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glria que a mim me deste, para que sejam um, como ns somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conhea que tu me enviaste a mim e que os tens amado a eles como me tens amado a mim (Joo 17:21-23). Este o grande ensino de Jesus acerca da comunho e esta deve ser a grande meta da igreja de Jesus. S h uma maneira do mundo crer que Deus enviou Jesus, se formos um com Ele, assim como Ele um com o Pai. S h uma maneira do

mundo conhecer que Deus enviou a Jesus, se Jesus estiver em ns, assim como o Pai est em Jesus, se formos perfeitos em unidade, assim como Jesus perfeito em unidade com o Pai. A comunho na igreja comea na Escola Bblica Dominical. nela que os membros tem a oportunidade de aprender sobre a Palavra de Deus e participar com perguntas e colocaes que enriquecem a todos. o local apropriado para o membro expressar todas as suas dvidas e todos os seus questionamentos colocando-os para fora. E, acima de tudo, o local ideal para o exerccio do discipulado.

1.5 Assessoramento do Pastor

O pastor o lder da igreja e como tal deve ter uma vida exemplar diante de Deus e dos homens, de modo que a igreja possa ver em seu pastor um exemplo de servo de Cristo. Ele deve estar pronto para treinar, equipar e discipular os santos para melhor servirem a causa de Deus. O pastor deve ser paciente, longnimo, amoroso, e acima de tudo preparado para ensinar, exortar e edificar a igreja em Cristo. Deve ter participao ativa no ensino da Palavra de Deus, quer seja na Escola Bblica Dominical ou no Plpito. De modo que o ensino seja relevante em todos os seguimentos na vida da igreja. O pastor deve ter presena assdua na E.B.D., de modo a estar pronto para auxiliar os professores a esclarecerem dvidas principalmente as ligadas as doutrinas crists etc. Como ele no pode estar em todas as classes da E.B.D. ao mesmo tempo, deve programar-se de modo que possa visitar, em cada domingo uma determinada classe da E.B.D. Assim, o pastor estar dando toda assistncia as ovelhas do rebanho, seja em qual for a situao. Est algum entre vs aflito? Ore. Est algum contente; cante louvores. Est algum entre vs doente? Chame os presbteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar, e se

houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados. (Tiago 5:1315). Este texto, d indicao bastante clara do modo como a igreja, como toda deve se conduzir, mas principalmente os lderes e a se inclui o pastor.

Augusto Bello de Souza Filho Bacharel em Teologia

Das könnte Ihnen auch gefallen