Sie sind auf Seite 1von 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PIAU CAMPUS TERESINA CENTRAL CURSO: LICENCIATURA EM FSICA DISCIPLINA: PTICA.

PROFESSOR: ADIVALDO FERREIRA DE ALMEIDA.

BRUNO RIBEIRO DE MESQUITA GILSON ALVES DA SILVA DIDIMO DE CASTRO OLIVEIRA JOS CARLOS DE ANDRADE

RELATRIO DE APRESENTAO DA PCC DE PTICA

TERESINA OUTUBRO2012.

BRUNO RIBEIRO DE MESQUITA GILSON DA ALVES DA SILVA DIDIMO DE CASTRO OLIVEIRA JOS CARLOS DE ANDRADE

RELATRIO DE APRESENTAO DA PCC DE PTICA

Relatrio apresentado como exigncia da Disciplina ptica ministrado pelo Professor Adivaldo Ferreira de Almeida do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau, Campus Teresina Central.

TERESINA OUTUBRO2012.

SUMRIO

1. INTRODUO ......................................................................................................4

2. OBJETIVO

..........................................................................................................4

3. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................5

4. CONCLUSO .......................................................................................................8

5. REFERENCIAS ..................................................................................................... 9

6. ANEXOS ............................................................................................................... 10

1. INTRODUO

H muito tempo que o ensino de fsica no ensino mdio vem enfrentando uma srie de dificuldades. De um lado os alunos reclamam constantemente que a matria chata, difcil, sem significado, com muitas frmulas e exigncias de clculos matemticos. Em consequncia, os alunos que tm dificuldades em matemtica encontram srios problemas em fsica. Sabemos que por mais que expliquemos a matria, a maioria dos alunos no consegue assimilar o mnimo necessrio. Baseados nessas dificuldades, decidimos montar um experimento que pudesse mostrar de forma prtica os princpios da ptica, e que tambm pudesse facilitar a compreenso dos alunos sobre o assunto.

2. OBJETIVO

Expor e despertar nos alunos o interesse pela Fsica ptica atravs da visualizao dos fenmenos envolvidos na formao de imagens, utilizando os processos de reflexo e refrao da luz descritos pela Lei de Snell.

3. DESENVOLVIMENTO

muito comum associarmos as propriedades da reflexo a espelhos e da refrao a diptros planos. Mas no podemos nos esquecer que no caso dos diptros esto presentes simultaneamente os dois fenmenos (exceto no caso da reflexo total). Deste modo, podemos utilizar a placa de vidro plana para fornecer uma imagem tanto por reflexo quanto por refrao. Utilizando-se das leis da reflexo pode-se provar facilmente que ao colocar um objeto de frente a um espelho, este forma uma imagem simtrica ao objeto. E ao girarmos o espelho de 45 graus a imagem sofre uma rotao de 90 graus em relao ao objeto, continuando os dois equidistantes ao espelho. Assim, o equipamento funciona construindo-se dois compartimentos idnticos, perpendiculares entre si, e separados por uma placa de vidro formando um ngulo de 45 graus com os dois. O primeiro dar abrigo ao objeto e o outro imagem. No primeiro, podemos colocar um objeto qualquer numa posio previamente combinada e com a lmpada do compartimento apagada. No outro, na posio em que se formar a imagem do primeiro objeto podemos colocar um objeto diferente com a lmpada do compartimento acesa. De incio, quem olhar para a caixa enxergar apenas o segundo objeto. Na medida em que giramos os dimmers, a segunda lmpada vai diminuindo lentamente a sua intensidade ao mesmo tempo em que a da outra aumenta. Com a gradual iluminao do primeiro objeto, os espectadores comeam a receber a luz refletida pelo vidro e sua imagem comea a se formar exatamente sobre a figura do segundo objeto, que vai progressivamente desvanecendo pela diminuio da intensidade da lmpada de seu compartimento. At que o efeito de refrao no vidro desaparece junto com a imagem do segundo objeto, e o espectador v apenas a imagem do primeiro objeto por reflexo.

Obs.: Como podemos provar que o ngulo formado pelo vidro na montagem deve ser de 45? De acordo com a figura que representa a montagem do experimento, temos que a imagem dever ser formada a 90 em relao ao objeto para que fique no campo visual do observador.

A figura abaixo mostra o espelho, os raios e os respectivos ngulos antes e depois da rotao do espelho.

Destacamos ento, os tringulos BAA e NAA conforme abaixo.

2 = 2 + = 2 - 2 = 2( )

(I)

= + = (II) Substituindo II em I, temos que = 2 Conclui-se que o ngulo de defasagem entre os raios duas vezes o ngulo de rotao do espelho. Portanto como o ngulo entre o objeto e a imagem 90, devemos colocar o vidro fazendo um ngulo de 45.

4. CONCLUSO

A maioria dos professores tm se preocupado muito pelo fato dos alunos estarem demonstrando desinteresse em aprender os conhecimentos bsicos na rea de fsica, pois esta abordada em sala de aula, geralmente, restringindo-se resoluo de problemas e exerccios envolvendo muitos clculos. Conclumos que no basta apenas a competncia do professor em ministrar aulas com qualidade, mas que o interesse do aluno essencial. Devemos ento, buscar uma forma de despertar no aluno o interesse e a motivao necessria.

5.

REFERNCIAS

www.feira de cincias.com.br Alvarenga, Beatriz; Curso de fsica Volume 2 , pg 161 196

10

6. ANEXOS. Alguma imagens da montagem do projeto.

11

12

Montagem do espelho

Sistema de Iluminao

Das könnte Ihnen auch gefallen