Sie sind auf Seite 1von 10

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA CURSO DE EXTENSO MDIAS NA EDUCAO

SIMONE DE SOUZA MONTES

TECNOLOGIA PARA A CIDADANIA

Salvador 2012

SIMONE DE SOUZA MONTES

TECNOLOGIA PARA A CIDADANIA

Projeto de aprendizagem apresentado ao Curso de Extenso Mdias na Educao, como requisito parcial para concluso do Curso. Prof Tutora: Railda Ferreira Cabral

Salvador 2012

3 SUMRIO

1 APRESENTAO /JUSTIFICATIVA 2 OBJETIVOS 3 INTERVENES DIDTICAS 1 MOMENTO 2 MOMENTO 3 MOMENTO 4 CRONOGRAMA 5 AVALIAO REFERNCIAS

04 05 06 06 06 07 08 09 10

4 1 APRESENTAO /JUSTIFICATIVA

Diante do avano tecnolgico e do acesso por boa parte de jovens, este projeto vem lanar uma nova proposta para acerca da cidadania digital e o bom uso da internet para o fomento da cidadania. Hoje, o conhecimento se faz de diversas formas e contextos, inclusive os digitais atravs das redes sociais, dos sites e blogs institucionais e sem contar que boa parte da vida humana vem se resolvendo e administrando em ambiente virtuais, por sua segurana, praticidade, economia e dinamizando tempo e dinheiro. Quem no tem acesso ou no sabe mexer no computador pode ter srios problemas em sua vida ou at emperrar solues que so facilmente resolvidas com o uso do computador.

5 2 OBJETIVOS Objetivo Geral Discutir o uso das tecnologias digitais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, fomentando a prtica da cidadania utilizando as mdias digitais. Objetivos Especficos Discutir os valores ticos, sociais e morais adquiridos com o uso da internet. Conhecer os aspectos positivos e negativos da tecnologia. Relacionar os conhecimentos digitais com o cotidiano do aluno e sua prtica na escola e fora dela. Discutir o uso da tecnologia e das cincias para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

6 3 INTERVENES DIDTICAS O projeto ser apresentado aos estudantes durante uma Feira de Educao e Tecnologia para despertar o interesse dos alunos pela proposta. Cada professor ser o responsvel por uma turma para explicar o projeto. Os grupos de trabalho sero divididos de acordo com o nmero de turmas/grupos de cada turno escolar. Os critrios de avaliao estaro pautados no desempenho criativo da de cada grupo, assim como, participao, interesse, responsabilidade, assiduidade entre outros; De acordo com o tema os subtemas escolhidos so: redes sociais, educao distncia, biblioteca online, entretenimento, jogos educativos e cursos de informtica, onde cada grupo com o seu respectivo professor ser responsvel por um subtema. Para este dia da Feira de Tecnologia sero utilizadas todo o perodo letivo de cada turno, por um dia. Para dar sequncia sero utilizadas as horas de AC Atividade Complementar, uma vez por semana, por uma hora e meia. A carga horria de aula do professor em no ser utilizada, salvo alguma urgncia. Para compor a parte dos estudos tericos sero realizadas pesquisas na internet (sites educacionais, Lilacs, Scielo, Google acadmico etc.) ou em biblioteca online ou fsica. As mdias digitais so todas que se fizerem necessrias para a real e efetiva execuo do projeto. O material de pesquisa ser tratado em sala de aula atravs dos laboratrios de informtica assim como o uso da TV pen drive. A participao do professor nesse processo de pesquisa de extrema importncia, pois ser o orientador e o mediador das pesquisas. Os dados pesquisados sero utilizados no projeto para incrementar e conferir o aporte tcnico-cientfico do projeto. 1 momento Apresentao e discusso do tema Mobilizao da comunidade escolar para conhecimento e participao no projeto atravs de reunies na escola, de atividades prticas que envolvam a temtica Educao e Tecnologia - uso dos laboratrios de informtica da escola, visita ao IAT (Instituto Ansio Teixeira/Salvador-BA), visita ao Museu Tecnolgico da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) entre outras; e da Feira de Educao e Tecnologia. 2 momento Definio das disciplinas que iniciaro as pesquisas acerca da temtica: Cada professor ser o responsvel por uma turma para explicar o projeto. Os grupos de trabalho sero divididos de acordo com o nmero de turmas/grupos de cada turno escolar. Os critrios de avaliao estaro pautados no desempenho criativo da de cada grupo, assim como, participao, interesse, responsabilidade, assiduidade entre outros;

7 De acordo com o tema os subtemas escolhidos so: redes sociais, educao distncia, biblioteca online, entretenimento, jogos educativos e cursos de informtica, onde cada grupo com o seu respectivo professor ser responsvel por um subtema. 3 momento Construo do material de apresentao O material ser construdo a partir das interaes com os alunos e os objetos para a construo dos materiais do projeto, utilizando as redes sociais, educao distncia, biblioteca online, entretenimento, jogos educativos e cursos de informtica, onde cada grupo com o seu respectivo professor ser responsvel por um subtema. Com produtos oriundos da construo coletiva poderemos observar a construo de blogs, sites, vdeos, jogos entre outros dispositivos. As mdias que sero utilizadas pelos alunos para apresentar suas concluses sobre o projeto de aprendizagem sero o computador, o rdio (rdio escolar ou rdio comunitria), blogs, redes sociais e apresentao em PowerPoint, Windows Movie Maker, Game Maker entre outras.

8 4 CRONOGRAMA
FASES ELABORAO/ AJUSTES MS/ANO MS/ANO MS/ANO MS/ANO MS/ANO MS/ANO MS/ANO MS/ANO MS/ANO Ago/12 Set/12 -

SENSIBILIZAO

Out/12

Nov/12

Fev/13

IMPLANTAO

Mar/13

Abr/13

Mai/13

IMPLEMENTAO

Mai/13

Jun/13

AVALIAO DO PROJETO

Jul/13

9 5 AVALIAO A avaliao est pautada sob os seguintes aspectos: Participao, interesse, criatividade, assiduidade, execuo das atividades pertinentes em tempo hbil, dinamismo, curiosidade entre outros. Espera-se que com o projeto Tecnologia para a Cidadania, os estudantes, os educadores e toda a comunidade escolar possam utilizar as ferramentas tecnolgicas para o empoderamento de suas aes e se inserir no contexto social, poltico e cultural, se articulando com outros atores sociais, a fim de que a sua cidadania seja reconhecida e exercitada plenamente.

10 REFERNCIAS

BARRETO, Raquel Goulart; PRETTO, Nelson de Luca et al. Tecnologias educacionais e educao a distncia: avaliando polticas e prticas. 2 ed. Quartet Editora & Comunicao Ltda, Rio de Janeiro, 2003. BASTOS, Cleverson. Aprendendo a Aprender: Metodologia Cientfica. Extrado da Apostila da Disciplina Metodologia da Pesquisa Cientfica. ABEC/IBED, Salvador, Bahia, 2001. BRASIL, MEC Ministrio da Educao do. Cadernos da TV Escola Escola Hoje. Braslia, Distrito Federal, 1996. DIMENSTEIN, Gilberto. Computador cria novos analfabetos. Folha de So Paulo. So Paulo 25 de maio de 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessrios prtica educativa. 15ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen