Sie sind auf Seite 1von 17

AULA 01: A IMPORTNCIA DA LNGUA

-Cdigo, Lngua e Linguagem Cdigo um sistema de sinais preestabelecidos entre emissor e receptor empregado para a transmisso de mensagens. A lngua um sistema de sinais comum a todos os indivduos de uma determinada comunidade. Linguagem a propriedade do ser humano de representar o pensamento por meio de sinais codificados com o intuito de comunicar-se. - Norma culta e variedades lingusticas Norma culta ou norma padro a variedade lingustica de maior prestgio social usada numa comunidade. Norma popular so todas as variedades lingusticas diferentes da lngua-padro. Variedades lingusticas so as diferentes variaes da lngua. - As variedades estilsticas: registros Variedades de norma: dialetos (norma culta e normas populares). Variedades de estilo: registros (formal, informal ou coloquial). - Gria Gria um dialeto lingustico que apresenta um vocabulrio especfico, criado por um grupo social jovem, que distingue da lngua padro. Jargo a gria ligada a uma profisso. - As variedades regionais e sociais Variedades regionais: so as variedades tpicas de determinadas regies. Variedades sociais: so as variedades de grupos de uma sociedade; aspecto distintivo importante o estrato social. - A relao entre a oralidade e a escrita Lngua oral ou falada: mais alusiva, traos gramaticais (frases onomatopeicas e exclamativas, formas contradas e frases cortadas, comparaes e expresses populares), recursos expressivos (acentuao, entonao, pausas), significados no-verbais (expresso fisionmica, gestos, postura corporal). Lngua escrita: mais precisa, menos econmica, traos gramaticais (frases perifrsticas e assertivas, formas e frases inteiras), recurso importante (pontuao). - Funes da linguagem Funo emotiva ou expressiva: nfase no locutor ou emissor da mensagem. Funo conativa ou apelativa: nfase no interlocutor, a quem se deseja influenciar. Funo ftica ou de contato: o objetivo do emissor manter aberto o canal de comunicao. Funo referencial ou denotativa: nfase no referente, ou seja, h uma informao a ser passada de modo objetivo. Funo potica: nfase na prpria mensagem que trabalhada pelo poeta.

Funo metalingustica: a palavra definindo a prpria palavra - Linguagem Denotativa e Linguagem Conotativa A linguagem denotativa a real, a que encontramos no dicionrio, a conotativa a figurada. A linguagem conotativa a figurada.

ANOTAES

49

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

49

EXERCCIOS DE SALA 1 ) Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem  ou o homem arruinado, ou o homem dos avessos. Solto, por si, cidado, que no tem diabo nenhum. Nenhum!  o que digo. O senhor aprova? Me declare tudo, franco  alta merc que me faz: e pedir posso, encarecido. Este caso  por estrdio que me vejam  de minha certa importncia. Tomara no fosse... Mas, no diga que o senhor, assisado e instrudo, que acredita na pessoa dele?! No?! Lhe agradeo! Sua alta opinio compe minha valia. J sabia, esperava por ela  j o campo! Ah, a gente, na velhice, carece de ter sua aragem de descanso. Lhe agradeo. Tem diabo nenhum. Nem esprito. Nunca vi. Algum devia de ver, ento era eu mesmo, este vosso servidor. Fosse lhe contar... Bem, o diabo regula seu estado preto, nas criaturas, nas mulheres, nos homens. At: nas crianas  eu digo. Pois no o ditado: menino  trem do diabo? E nos usos, nas plantas, nas guas, na terra, no vento... Estrumes... O texto de Guimares Rosa mostra uma forma peculiar de escrita, denunciada pelos recursos lingusticos empregados pelo escritor. Dentre as caractersticas do texto, est a)O emprego da linguagem culta, na voz do narrador, e o da linguagem regional na voz do personagem b)A recriao da fala regional no vocabulrio, na sintaxe e na melodia da frase. c)A apresentao da lngua do serto fiel fala do sertanejo. d)A apresentao da lngua do serto fiel fala do sertanejo. e)O uso da linguagem culta, sem regionalismos, mas com novas construes sintticas e rtmicas. 2) As dimenses continentais do Brasil so objeto de reflexes expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: [...] Que importa que uns falem mole descansado, Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que tem se o quintos ris meridional Vira cinco tostes do Rio pro Norte? Junto formamos este assombro de misrias e grandezas, Brasil, nome de vegetal!...[...] O texto potico ora reproduzido trata das diferenas brasileiras no mbito a)tnico e religioso. b)Lingustico e econmico. c)Racial e folclrico. d)Histrico e geogrfico e)Literrio e popular 3)Compre produtos HP e livre-se do BUG do Milnio. Ai sobra mais tempo pra voc se preocupar com o fim do mundo, dilvio universal e outras profecias apocalpticas O texto acima exemplifica o uso da linguagem em funo predominantemente: a) conativa b) ftica c) emotiva d) metalingustica e) referencial 4)Assinale a opo em que no esteja presente a metalinguagem: a)Meu verso minha consolao/ meu verso minha cachaa . b)Meu povo em meu poema /Se reflete/Como a espiga se funde em terra frtil c)Meu verso sangue. Volpia ardente... d)Catar feijo se limita com escrever:/jogam-se os gros na gua do alguidar e)Deixaram meu rosto/fora do meu corpo/Meu rosto perdido/num longe lugar.

EXERCCIOS DE CASA 1)Considere as seguintes afirmaes sobre as formas Gooool! Gooool! Para responder questo abaixo. I  A repetio de uma letra sugere o modo como a palavra pronunciada. II  O alongamento da vogal constitui uma tentativa de representar a entoao descendente do grito. III  A repetio das palavras e da pontuao busca representar a intensificao do grito. Assinale: a)Se todas estiverem corretas. b)Se apenas I e III estiverem corretas. c)Se apenas II e III estiverem corretas. d)Se apenas I e II estiverem corretas. E)Se nenhuma estiver correta. 2) [...] Substantivo (concreto) tudo quanto indica Pessoa, animal ou cousa: Joo, sabi, caneta. [...] Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido: Basta provares o seu gosto... Considerando-se o ttulo [ De gramtica e de linguagem] e os sentidos propostos no poema, correto afirmar sobre os versos que a)O primeiro par remete ideia de gramatica; o segundo, ideia de linguagem. Neles predominam, respectivamente, a funo metalingustica e a apelativa. b)Ambos os pares remetem ideia de gramtica; portanto, neles predomina a funo metalingustica. c)O primeiro par remete ideia de gramatica; o segundo, ideia de linguagem. Nos dois pares, predomina a funo referencial. d)Ambos os pares remetem ideia de linguagem. No primeiro, a funo metalingustica, no segundo, referencial. e)O primeiro par remete ideia de linguagem; o segundo, ideia de gramtica. Em ambos os pares, esto presentes as funes apelativa e referencial. 3)Relacione os fragmentos abaixo s funes da linguagem predominantes e assinale a alternativa correta. I  Imagine a cena. II  Sou um homem de sorte. III  O que uma crnica? Uma pgina e meia. Portanto, trs pginas por ms e o cara me vem com esse papo de Neruda? a)Emotiva, potica e metalingustica. b)Ftica, emotiva e metalingustica. c)Metalingustica, ftica e apelativa. d)Apelativa, emotiva e metalingustica. e)Potica, ftica e apelativa. 4)Identifique a opo que apresenta expresso de linguagem popular: a)A ona preta da noite t bebendo gua no rio. b)Eu sou um deus automtico que tudo faz e desfaz. c)Ora so onas pintadas que saltam no meu caminho. d)Na igreja de Sabar um Cristo nu chora ouro. e)um caador mais a oeste caou veado a chumbo de ouro. 5) Se as coisas so inatingveis...ora! No motivo para no quer-las... Que tristes os caminhos se no fora A mgica presena das estrelas

50

H a predominncia da funo: a)potica b)ftica c)metalinguagem d)emotiva e)apelativa GABARITO 01-B 02-A 03-D

04-A

05-E

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

50

AULA 02: SEMNTICA

- A cerca de/ Acerca de/ Cerca de/ H cerca de A cerca de (= Cerca de) significa perto de, junto de, nas proximidades de. Acerca de significa relativamente a, com respeito a, com referncia a, sobre, etc. H cerca de refere-se a um tempo decorrido. -Demais/ De mais

- Por que/ porque/ porqu/ por qu Escreve-se por que (separado por se tratar de duas palavras, a preposio por mais e o pronome que). a)Quando equivale a pelo qual e flexes. b)Quando, depois dele, vier escrita ou subentendida a palavra razo. Se ocorrer no final da frase a palavra que dever ser acentuada. Escreve-se porque (junto e sem acento) quando se tratar de uma conjuno explicativa ou casual. Geralmente equivale a, pois. Escreve-se porqu (junto e com acento) quando se tratar de um substantivo. Nesse caso, vir precedido de artigo ou outra palavra determinante. - Onde/ Aonde/ De onde Emprega-se aonde com os verbos que do ideia de movimento. Equivale sempre a para onde. Exemplo: A cidade aonde vamos pacata. Naturalmente, com os verbos que no do ideia de movimento, emprega-se onde. Exemplo: Onde esto os livros? De onde. A cidade de onde venho pacata -Mau/ Mal/ M Mau sempre um adjetivo (seu antnimo bom); refere-se, pois a um substantivo. Mal pode ser: a)Advrbio de modo (antnimo de bem) b)Conjuno temporal (equivale a assim que) c)Substantivo (quando precedido de artigo determinante) M feminino de Mau. Exemplo: Ela uma pessoa m. -Seno/ Se no Seno equivale a caso contrrio. Se no equivale a se por acaso no. Trata-se da conjuno condicional se seguida do advrbio de negao no. -Ao encontro/ de encontro Ao encontro (rege a preposio de) significa a favor de. De encontro (rege a preposio a) significa contra alguma coisa, em direo oposta.

Demais um advrbio de intensidade e significa muito, bastante, excessivamente. Pode tambm ser um pronome indefinido, significando os outros, os que restaram. De mais usado como oposio a de menos.

51

ANOTAES

ou

de

outro

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

51

EXERCCIOS DE SALA 1) Indique a alternativa que preenche corretamente os espaos: Ignoro o motivo ...... voc no compareceu reunio. ......? Estava mal disposto? Gostaria de saber o ...... de sua ausncia. Prefere no comentar? ...... ? a)Porqu  por que  por que  por que b)Por que  por que  porque  porque c)Por que  porque  porqu  por que d)Porque  porque  por que  porqu e)Por que- por qu  porqu  por qu 2)Complete, usando por que, por qu, porqu, porque. a) Joo, ....................... voc no ouviu o discurso? b) No ouvi ................. no creio na sua mensagem. c) Voc vai censurar-me? .............................? d)Queria saber a razo ........................ discorda de mim. e)Gostaria de saber ...................... . f)Eis a razo .................................... sofri. g)Felizes os que conhecem o ............................. das coisas. h)..................... perdi voc? ....................... voc no me amou. 3)Comente as construes dos verbetes em destaque. a)Nada mais quero SENO voc. b)Haver protestos SE NO compareces reunio.

EXERCCIOS DE CASA 1)Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Quando * dois dias disse * ela que ia * Itlia para concluir meus estudos, ps-se * chorar. a)A, a, a, a d)H, a, , a b)H, , , a e)H. A. a. c)A, , a, 2) Das cinco alternativas apresentadas nesta questo, apenas uma completa adequadamente as sentenas abaixo. I. Afinal, chegou o presente ...................... tanto espervamos. II. ............................. voc vai com tanta pressa? III. ........................... de dois meses, mudamos para este bairro. Qual a alternativa que preenche corretamente? a)Por que, aonde, h cerca. b)Porque, onde, acerca c)Por que, onde, a cerca d)Porque, onde, h cerca e)Porque, aonde, a cerca 3) Preencha os claros das sentenas. Gastaram somas .............. (vultosas, vultuosas) para evitar o perigo. Ela tem o grave ......................... (se no, seno) de ser invejosa. A cidade de que ................ (h, a) pouco voc falou no mais existe. Ainda vou descobrir o ....................(porqu, porque, por qu, por que) dessa polemica. Temos, respectivamente a)Vultosas, seno, a, por qu. b)Vultuosas, seno, a, porqu c)Vultuosas, seno, a, por que d)(Vultosas, seno, h, porqu e)Vultosas, se no, h, porqu

52

c)Voc ir AONDE o chefe ordenar.

d)J no sei ONDE estou.

e)Tenho QUE passear hoje noite.

4)Complete as lacunas, usando adequadamente mas, mais, mal, mau. Pedro e Joo, .......................entraram em casa, perceberam que as coisas no estavam bem, pois sua irm caula escolhera um ................ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas frias; ................... seus dois irmo deixaram os pais .................... sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia. a)Mau, mal, mais, mas d)Mal, mau, mas, mas b)Mal, mal, mais, mais e)Mau, mau, mas, mais c)Mal, mau, mas, mais 5) Observe que POR QUE foi escrito separadamente Razo por que nos achars. tal qual nesta orao: a)A fumaa eleva-se,_____ mais leve que o ar b)O mdico no veio,______ tinha consulta c)Sei________ sofres :no te amo d)O professor ensina_______ o aluno vena e)Creio em Deus__________ no h criatura sem criador 6)Assinale a alternativa incorreta gramaticalmente: a)Sua tese foi mau redigida b)Ela meu nico mal c)Ficou de mal com a vida d)No sei onde moras e)No grite, seno ele acorda GABARITO 03-D 04-C

f)Tenho QUE tomar remdio se quiser curar-me. 4) Razo por que nos achars, Observe que por que foi escrito separadamente tal qual nesta orao: a)A fumaa eleva-se, ....................... mais leve que o ar. b)O mdico no veio, ..................... tinha consulta. c)Sei ....................... sofres; no te amo. d)O professor ensina ........................... aluno vena. e)Creio em Deus .................... no h criatura sem criador. 5)Em que alternativa no existe erro gramatical: a)Falaremos acerca de futebol b)Ela sair daqui h cerca de dez minutos c)Acerca de vinte minutos ele sair d)H cerca de vinte crianas chegaram e)A cidade fica cerca de vinte metros daqui

01-D

02-A

05-C

06-A

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

52

AULA 03 : SIGNIFICAO DOS VOCABULRIOS


Os vocabulrios, quanto sua significao, dividem-se em: 1. Sinnimos  o que caracteriza a sinonmia das palavras a semelhana de significao, de tal maneira que uma pode ser empregada pela outra sem prejuzo geral da frase. Exemplo: bonito/belo 2. Antnimos  o que caracteriza a antonmia das palavras a oposio de significao. Exemplo: bonito/feio

ANOTAES

53
3. Homnimos  dizem-se homnimos os vocabulrios de significao e timo diferentes, mas que tm ou a mesma estrutura fnica, ou estrutura fnica semelhante, o mesmo podendo se dizer com relao sua grafia. Dentre as homnimas, destacam-se: Homnimas homfonas  que tm a mesma fonia, mas a grafia apenas semelhante. Exemplo: cesso/sesso/seo Homnimas homgrafas  que tm a mesma grafia, mas a fonia apenas semelhante. Exemplo: seca(verbo) seca(substantivo) Homnimas perfeitas  que tm a mesma fonia e a mesma grafia, porm diferenciam-se pela significao e pela etimologia. Exemplo: so(verbo)/ so(adjetivo) 4. Polissmicas  so as palavras que, como as homnimas perfeitas, apresentam a mesma fonia e a mesma grafia e diferenciam-se pela significao, apresentando, no entanto, a mesma etimologia. 5. Parnimas  so palavras que, apresentando fonia e grafia semelhantes, possuem significao e etimologia absolutamente distintas. Exemplo: ratificar/retificar 6. Formas variantes  possibilidade que duas palavras apresentam de serem grafadas de maneiras diferentes. Exemplo: o cuspe/ o cuspo 7. Hipnimo / Hipernimo- palavras pertencentes mesma rede semntica Exemplos: Refrigerante (Hipernimo) Guaran, Fanta, Coca-Cola (Hipnimos)

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

53

EXERCCIOS DE SALA 1) Leia o texto: A academia em que se formou composta pelos milhares de bandidos que assombram as ruas das grandes cidades brasileiras. Foi nessa escola que aprendeu arrombar carros, roubar toca-fitas, empunhar armas, invadir casas, assustar os moradores, fugir das instituies correcionais, traficar drogas e consumi-las. Uma vida de brutalidades que lhe custaram 56 passagens pela Fundao Estadual do Menor, FEBEM, e outras 100 por delegacias, alm de uma priso quando se tornou maior de idade Em todas as alternativas, indicou-se corretamente o processo de coeso por remisso utilizado no texto, EXCETO: a)Escola: retomada do antecedente academia por meio de sinnimo. b)Uma vida de brutalidades: uso de grupo nominal de sentido genrico, que categoriza o antecedente (arrombar carros, empunhar armas, invadir casas, assustar os moradores, fugir das instituies correcionais, traficar drogas e consumi-las). c) Priso: retomada do antecedente delegacias por meio de um hipernimo. d) FEBEM: representao do antecedente Fundao Estadual do Menor por meio de sigla. 2) Ao compararmos os segmentos: Detenho-me diante de uma lareira e olho o fogo com... Acostumei-me a abrir o olho para ver o fogo Pode-se afirmar que os termos em destaque revelam uma analogia denominada de: a)Homonmia, porque possuem semelhana fnica, mas diferem no significado. b)Homonmia, porque possuem semelhana grfica, mas diferem no significado. c)Paronmia, porque possuem semelhana grfica, mas distinguemse no significado. d)Sentido figurado, porque assumem um sentido conotativo. e)Sinonmia, porque diferem na forma, mas assemelham-se na significao. 3) Assinale o item em que a palavra destacada est incorretamente aplicada. a)Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes. b)A justia infligiu a pena merecida aos desordeiros. c)Promoveram uma festa beneficente para a creche. d)Devemos ser fiis ao cumprimento do dever. e)A cesso de terras compete ao estado. 4). Escolha, entre as alternativas, a que prope substituio dos termos ou expresses em destaque, sem que haja alterao do sentido da sentena apresentada abaixo: Parecia estar prestes a acontecer a desclassificao, pois os jogadores demonstraram usar mtodos pouco sbios na realizao dos preparativos finais para a partida decisiva. a)Eminente  inspidos  consecuo b)Eminente  insipientes  consequncia c)Iminente  insipientes  consecuo d)Eminente  inspidos  consecuo e)Iminente  incipientes  consequncia

EXERCCIOS DE CASA 1) Observe os textos abaixo: I Refgio As coisas so As coisas vm As coisas vo As coisas Vo e vm No em vo As horas Vo e vm No em vo II Quando a manh madrugava Calma Fria Clara Clara morria de amor Observe as afirmaes sobre os textos: I- No primeiro poema, Oswald de Andrade utiliza com criatividade um par de homnimos perfeitos. II- No segundo poema, Caetano Veloso explora a polissemia da palavra Clara. III- No primeiro poema, a palavra vo polissmica. IV- No segundo poema, a palavra clara adjetivo e substantivo prprio, respectivamente. So corretos os itens: a)I, II e III, apenas b)I, II e IV, apenas c)II, III e IV, apenas d)I, III e IV, apenas e)I, II, III e IV. 2)O sentido da palavra destacada no cabe na frase a)No discriminava as cores b)O pedido no sortiu efeito c)Observou o comprimento conveniente d)O corpo emergiu duas vezes e)Era a prescrio dos direitos 3)Em Vamos espiar o espetculo/Vamos expiar o nosso pecado ocorre: a)palavras parnimas b)palavras homnimas perfeitas c)palavras homnimas homfonas d)palavras homnimas homgrafas e)hiperonmia 4)H um caso de homnimas homgrafas em: a)As crianas so sadias/ela tem um corpo so b)O vento seca a roupa/A seca chegou c)Que linda cerrao!/Pare com essa serrao d)Ele cabo eleitoral/Este o cabo da enxada e)Ele emigrante/Ele imigrante

54

01-B

02-C

GABARITO 03-B

04-E

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

54

Aula 04 :Formao das Palavras


01. Composio Consiste este processo na formao de palavras resultantes da unio de dois ou mais vocbulos distintos, ou seja, com a anexao de uma ou mais palavras de significaes distintas, forma-se uma nova palavra de significao prpria e diferente. Dos processos de composio, destacam-se: 1.1 Justaposio  em que os elementos se renem, sem que sofram nenhuma modificao, conservando, cada um deles, a sua acentuao prpria. Ex.: malferido, pontap, pau-dearara, etc. 1.2 Aglutinao  em que os elementos se renem, sofrendo modificaes, ou seja, fundem-se de tal maneira que a composio fica, em geral, irreconhecvel. Ex.: aguardente, embora, fidalgo, etc. 02. Derivao Dos processos de derivao, destacam-se: 2.1 Derivao prefixal  a que se obtm por meio de um prefixo . Exemplos: des + elegante, in + justia 2.2 Derivao sufixal  a que se obtm por meio de um sufixo Exemplo: elegante + mente , justic + eiro 2.3 Derivao prefixal e sufixal  a que se obtm por meio de anexao de prefixo e de sufixo. Exemplos: des + elegante + mente , in + justa + mente 2.4 Derivao parassinttica  semelhante derivao prefixal e sufixal, dela se difere pelo fato de a agregao de prefixo e de sufixo ter que ser, necessariamente, simultnea. Exemplos: em + pobre + cer , a + corrente + ar 2.5 Derivao regressiva  a que consiste na eliminao de elementos terminais do vocbulo. Exemplos: Arranjo (de arranjar) , combate (de combater) 2.6 Derivao imprpria  processo de enriquecimento vocabular, pela mudana da classe gramatical das palavras. Exemplo: O miar do gato me emociona. 03. Outros processos 3.1 Hibridismo  processo includo por alguns gramticos nas formas de composio, consiste na formao de vocbulos oriundos de elementos retirados de idiomas diversos. ( necessrio um conhecimento razovel de radicais de outros idiomas para se entender melhor este processo). Exemplos: socio + logia (latim + grego) , buro + cracia (francs + grego) 3.2 Siglas  processo de criao vocabular que consiste em se reduzirem os longos ttulos a meras siglas. Exemplos. Mobral , Telpa , Cagepa

3.3 Abreviao vocabular ou reduo  processo includo por alguns autores como de derivao regressiva, consiste na reduo de vocbulos at limites que no comprometam a sua significao. Exemplos: auto, cine, foto, moto, tev. 3.4 Onomatopia  consiste na criao de palavras imitativas, isto , que procuram reproduzir, aproximadamente, sons ou rudos. Exemplos: o chu-chu do rio, o cri-cri do grilo.

ANOTAES

55

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

55

EXERCCIOS DE CASA EXERCCIOS DE SALA 1) Em qual dos fragmentos abaixo a palavra destacada construiu-se por derivao parassinttica? a) Educar aquela filharada era tarefa cara e difcil. b) Ao fim da pelada, foi procur-los e no se lembrou onde os havia enterrado... c) Voltou descalo para casa e levou um daqueles pitos inesquecveis. d) Ali os negcios eram fechados, desocupados discutiam poltica... e) Exceto na e um, e justo aquele que todos diziam ser o mais inteligente. 2) O texto a seguir foi extrado da capa da revista Veja de 12 de outubro de 1995. O micreiro de 13 bilhes de dlares. Aos 39 anos, o gnio dos computadores Bill Gates vira o homem mais rico do mundo. Nele, h um neologismo que se caracteriza por ser: a)Derivao imprpria b)Derivao sufixal c)Derivao prefixal e sufixal d)Parassntese d)Processo de composio por justaposio 3)Identifique a alternativa em que uma das palavras no formada por prefixao: a)Readquirir, predestinado, propor b)Irregular, amoral, demover c)Remeter, conter, antegozar d)Irrestrito, antpoda, prever e)Dever, deter, antever 4)Em qual das alternativas no h relao entre as duas colunas quanto ao processo de formao das seguintes palavras: a)magoado- sufixal b)obscuro- prefixal c)infernal- prefixal-sufixal d)aterrado- prefixal-sufixal e)descampado- parassinttica 5)So palavras formadas por prefixao: a)luminoso/ fraternidade b)liberdade/ sonhador c)conselheiro/queimado d)linguagem/escravido e)percurso/ingrato 1) Esses monstros atuais, no os cativa Orfeu, a vagar, taciturno, entre o talvez e o se. (...) ( Legado, Carlos Drummond de Andrade) As palavras talvez e se so formadas por: a)Derivao sufixal b)Derivao prefixal c)Derivao parassinttica d)Derivao imprpria e)Composio 2) Assinale a alternativa que contm a correspondncia correta entre o composto de origem grega e o seu significado. a)Anarquia = falta de cabea b)Aristocracia = governo dos plebeus c)Teocracia = governo de religiosos d)Oligarquia = governo de um pequeno grupo e)Plutocracia = governo exercido por estrangeiros 03. Quanto formao de palavras: a)Preconceito formao parassinttica. b)Pluralismo e fragilidade so formaes sufixais. c)Incontroverso, individual e interna so formadas com o prefixo latino in-, com sentido de negao. d)Ampliao, repetncia, preparao e cidadania so substantivos formados a partir de formas verbais. e)Em fragilizar, modernizar e democratizar o sufixo izar forma verbos a partir de adjetivos. 4)As palavras : AGUARDENTE- LIVROS-BARCO- BEBEDOURO, quanto ao processo de formao, classificam-se respectivamente, como: a)composta ,primitiva ,primitiva ,derivada b)derivada ,primitiva ,primitiva ,composta c)composta ,derivada ,primitiva ,composta d)derivada ,derivada ,derivada ,composta e)composta ,derivada ,primitiva ,composta 5)As palavras DESCONEXOS,REEXAMINANDO,AFIXAR,ENCASTELADO, quanto sua formao ,recebem a seguinte classificao: a)prefixal ,sufixal ,sufixal ,parassinttica b)prefixal ,prefixal ,prefixal+sufixal ,parassinttica c)parassinttica ,parassinttica ,sufixal ,sufixal d)regressiva ,sufixal ,prefixal ,prefixal+sufixal e)imprpria ,prefixal ,prefixal+sufixal ,prefixal 6)Assinale a opo em que o processo de formao est indevidamente classificado; a)inesperado- prefixal b)inaudvel- parassinttica c)emudecer- parassinttica d)encontrvel- sufixal e)canto- regressiva

56

ANOTAES

GABARITO

01-D

02-D

03-B

04-A

05-B

06-D

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

56

AULA 05 : PRONOMES
1.Pronomes so palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situaes aos quais o discurso se refere. Pronomes substantivos: substituem Exemplo: ela se limitou a olh-lo. o substantivo.

3.Pronomes possessivos : so pronomes que indicam posse Exemplos: Convivo bem com meus irmos. Transmiti teu recado. Somente hoje recebi sua carta.

Pronomes adjetivos: acompanham o substantivo. Exemplo: aquele telefonema me deixou preocupado. Pronomes pessoais a)Retos: eu, tu, ele (ela), ns, vs, eles (elas). b)Oblquos: b.1)tonos: me, te, se,o(s),a(as),lhe(s),nos vos b.2)Tnicos: mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, nos, conosco, vos, convosco

4. Pronomes demonstrativos Exemplos: Este sculo est trazendo avanos na tecnologia. Esse teu cordo de ouro? Aquelas horas foram de muita aflio, lembro-me bem.

57

ANOTAES

2.Emprego dos pronomes pessoais a)Se tu quiseres, irei buscar-te. b)Ofereceu para mim e para ti os ingressos. c)Como diretor desta escola, ns exigimos a pontualidade dos professores. d)Entregou a ele o recibo. O artigo referia-se a vs. d)Ela se esquivou assustada. Eu me enrolei no cobertor. e)Ofenderam-se, mutuamente durante a discusso. Observao: os pronomes oblquos tnicos vm aps preposio Pronomes de tratamento So usados, em geral, respeitoso:

no

trato

mais

Exemplos: Solicitamos a Vossa Senhoria a devoluo do material. Aguardavam ansiosos a chegada de Sua Santidade. O pronome de tratamento voc, porm, indica familiaridade: Exemplo: Voc est sempre atrasada. Observao: os pronomes de tratamento levam sempre o verbo para a terceira pessoa Exemplos: Vossa Excelncia parece cansado Voc sempre chega cedo

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

57

EXERCCIOS DE SALA 1)Assinale o item em que h erro no emprego do pronome pessoal: a)Recebi as mangas, os meninos repartem irmmente entre si. b)Sempre me presenteava livros, dizendo-me que era para eu adquirir o hbito da leitura. c)Estas deliciosas balas de mangarataia, eu as trouxe para ti levares ao Pndaro. d)Os altrustas pensam menos em si e mais nos outros. e)Leve o jornal consigo, Accio. J o li desde cedo. 2) Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a. Quando sares, avisa-nos que iremos ................... Meu pai deu um livro para .................... ler. No se ponha entre .............. e ela. Mandou um recado para voc e .................... a)Contigo, eu, eu, eu b)Com voc, mim, mim, mim c)Consigo, mim, mim, eu d)Consigo, eu, mim, mim e)Contigo, eu, mim, mim 3) Eu no ......................... vi na festa do clube ontem. Os diretores no .......................... convidaram? No ............................disseram que era ontem? Eu ..................... avisei de que no podia confiar neles! A alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo, a)O, o, o, o b)O, lhe, lhe, o c)O, o, lhe, o d)Lhe, lhe, lhe, lhe e)Lhe, lhe, o, o 4)A carta vinha endereada para ........................ e para ................., .................................. que a abri. A alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo, : a)Mim, tu, por isso b)Mim, ti, por isto c)Mim, ti, por isso d)Eu, ti, porisso e)Eu, tu, por isso 5)Observe as frases: I- A lngua portuguesa foi a que chegou at__ atravs de geraes II- No basta ___querer que a grafia coincida com a pronncia III- Torna-se muito complicado para ___ acompanhar essa mudana IV-Para_ unificar a grafia impossvel V-Deixaram alguns pontos para __estudar A opo que completa corretamente as frases : a)eu, eu, eu, mim, mim b)eu, eu, mim, eu, mim c)mim, eu, eu, mim, eu d)mim, eu, mim, mim, eu e)mim, a mim, mim, eu, mim

EXERCCIOS DE CASA 1)Observe as frases abaixo, I. Demos a ele todas as oportunidades. II. Fizemos o trabalho como voc orientou. III. Acharam os livros muito interessantes. Substituindo as palavras destacadas por um pronome oblquo, temos: a)I. Demos-lhe; II. Fizemo-lo; III. Acharam-los. b)I. Demos-lhe; II. Fizemos-lo; III. Acharam-os. c)I. Demos-lhe; II. Fizemo-lo; III. Acharam-nos. d)I. Demo-lhe; II. Fizemos-o; III. Acharam-nos. e)I. Demo-lhe; II. Fizemo-lhe; III. Acharam-nos. 2)Observe as frases abaixo I. Coloquem os mveis no lugar. II. Enviamos cartas a vocs. III. Refez a lio que estava errada? Substituindo as palavras destacadas por pronomes, teremos: a)I. Coloquem-nos; II. Enviamos-lhes; III. Ref-la. b)I. Coloquem-nos; II. Enviamo-lhes; III. Ref-la. c)I. Coloquem-os; II. Enviamo-las; III. Refez-lhe. d)I. Coloquem-os; II. Enviamo-lhes; III. Refi-la. e)I. Coloque-os; II. Enviamo-los; III. Refez-lhe. 3) Considerando as frases abaixo: Eu ..................... desconheo. Roubaram- ............. o carro. Os carros? Roubaram- ...................... No .............................. permitido ficar na sala. Obrigaram- ........................ a sair daqui. a)O, lhe, nos, lhe, nos b)Lhe, o, o, o, no c)O, os, lhe, lhe, lhe d)Lhe, lhe, lhe, se, os e)O, o, os, lhe, no 4)Assinale a alternativa em que a palavra destacada exerce a funo de pronome adjetivo: a)Partiu sem ao menos dizer-me adeus b)Poderamos reconhece-lo como um dos nossos mrtires c)Aquela no foi uma obra de arte ,mas esta ser d)leio muito ,porm no o que me desagrada e)Sempre serei assim ,mesmo que no me aceites 5)Nos versos abaixo, Amo-te, rude e doloroso idioma EM QUE da voz materna ouvi:meu filho E EM QUE Cames chorou no exlio amargo A expresso EM QUE , refere-se ,respectivamente, a: a) Idioma e voz b) Idioma e idioma c) rude e doloroso e Cames d) eu e,eu e) voz e Cames GABARITO 03-A

58

01-C

02-A

04-B

05-B

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

58

AULA 06 : PRONOMES
Pronomes indefinidos Algum dinheiro ele ganhou. (sentido positivo) No tenho carto algum. (sentido negativo) Certo fotgrafo te procurou. (pronome indefinido) No procurei a pessoa certa.(adjetivo) Todo o aeroporto foi fechado. (O aeroporto inteiro) Toda criana tem direito educao. (qualquer criana)

Exemplo: O jogador que se machucou saiu do jogo. Observao: Quando houver duplo sentido, o pronome QUE referir-se ao termo que estiver prximo Exemplo: A me da criana que chorava estava nervosa. (Nesse caso quem chorava era a criana)

59
ANOTAES

Pronomes interrogativos Que time ganhou a partida ontem? (interrogativa direta) Quero saber que time ganhou a partida ontem. (interrogativa indireta)

Pronomes relativos A propaganda que criamos ganhou um prmio. O projeto sobre o qual discutimos foi adiado. O locutor a quem te referes no faz esse programa. Os apartamentos cujos moradores viajarem sero dedetizados. Durmo onde voc quiser. Vou aonde forem as crianas. Fizeram tudo quanto foi previsto.

Os pronomes relativos, QUE,QUEM,ONDE,QUANTO,COMO,QUANDO podem ser substitudos por O QUAL ,pois substituem o antecedente. Cuidado! O pronome CUJO, por indicar posse , no pode ser substitudo por O QUAL , pois sempre ficar entre dois nomes , referindo-se, dessa forma, ao termo anterior e ao posterior. Observao: Os pronome relativos : ONDE s ser usado se o antecedente indicar lugar. Exemplo: A cidade onde moro agradvel. QUEM se o antecedente for pessoa precedido de preposio. Exemplo: A criana a quem me refiro aquela QUE , para o geral.

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

59

EXERCCIOS DE SALA
1)Nos trechos: ............ aquelas cores todas no existem na pena do pavo............. ................este o luxo do grande artista,..................... Ele me cobre de glrias............................. Sob o ponto de vista morfolgico, as palavras destacadas so, respectivamente: a)Pronome demonstrativo, pronome demonstrativo, pronome pessoal. b)Pronome indefinido, pronome indefinido, pronome pessoal. c)Pronome demonstrativo, pronome demonstrativo, pronome relativo. d)Pronome indefinido, pronome demonstrativo, pronome relativo. e)Pronome relativo, pronome demonstrativo, pronome possessivo. 2)Conheci que(1) Madalena era boa em demasia................. A culpa foi desta vida agreste que (2) me deu uma alma agreste. Procuro recordar o que (3) dizamos. Ter realmente piado a coruja? Ser a mesma que (4) piava h dois anos? Esqueo que (5) eles me deixaram e que (6) esta casa est quase deserta. Nas frases acima, o que aparece seis vezes; em trs delas pronome relativo. Quais? a)1  2  4 b)2  4  6 c)3  4  5 d)2  3  4 e)2  3  5 3) H quem pense que as empresas jornalsticas, ao promover o uso de jornais na educao, o fazem unicamente com o objetivo de criar o leitor do futuro. Em relao ao termo destacado, a classificao e a justificativa de seu uso so as seguintes: a)Artigo definido, pois determina um substantivo subentendido na orao. b)Pronome demonstrativo, pois substitui a idia expressa pela orao anterior. c)Pronome pessoal, pois substitui um substantivo subentendido na orao anterior. d)Pronome demonstrativo, pois situa cronologicamente a ao do verbo fazer. e)Artigo definido, pois substantiva o verbo fazer, determinando-o.

EXERCCIOS DE CASA
1)Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente as lacunas abaixo. 1. 2. 3. 4. A espcie nova ...... se referia Meyer era uma borboleta. A espcie nova ...... Meyer tratava era uma borboleta. A espcie nova .......... Meyer se maravilhava era uma borboleta. A espcie nova ............ Meyer descobriu era uma borboleta.

a)Que, de que, com que, que b)A que, de que, que, de que c)A que, que, com que, a que d)A que, de que, com que, que e)De que, a que, que, a que 2)Por favor, passe ................ caneta que est ai perto de voc; ................... aqui no serve para ................... desenhar. Qual a alternativa que preenche corretamente as lacunas? a)Aquela, esta, mim b)Esta, esta, mim c)Essa, esta, eu d)Essa, essa, mim e)Aquela, essa, eu 3)Destaque a frase em que o pronome relativo est empregado corretamente. a) um cidado em cuja honestidade se pode confiar. b)Feliz o pai cujo os filhos so ajuizados. c)Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna. d)Preciso de um pincel delicado, sem o cujo no poderei terminar meu quadro. e)Os jovens, cujos pais conversam com eles, prometeram mudar de atitude. 4)No perodo : Luiza e Maria estudaram na Europa ; esta em Paris; aquela, em Roma ,entende-se que: a)Luiza estudou em Roma b)Maria estudou em Roma c)Luiza estudou em Paris d)Luiza e Maria estudaram em Roma e)Luiza e Maria estucaram em Paris 5)Assinale a opo com incorreo na adequao de tratamento: a)Vossa Senhoria orienta bem os seus comandados b)Busque e voc encontrar; pea e voc ter c)Amai-vos uns aos outros e nunca percais a f d)No odieis os que demonstram vos amar e)Procura a felicidade ,mas no se indisponha com ningum em nome dela

60

4)Complete as lacunas ,marcando a opo adequada: Ainda no sei_____ voc mora nem_____ voc no quer ir .Sei, somente, que____ voc est ,deveria ser o lugar ___eu deveria ir a)onde ,onde ,onde ,onde b)aonde ,aonde ,aonde ,aonde c)onde ,aonde ,donde ,aonde d)aonde ,aonde ,onde ,aonde e)onde ,aonde ,onde ,aonde

GABARITO

01-D

02-C

03-A

04-A

05-E

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

60

AULA 07 : VERBO
Verbo a palavra que indica um processo situado no tempo. Este processo determina uma ao, um acidente, um fenmeno, ou, ento, um estado, um modo de ser ou uma qualidade (critrio semntico). Classificao dos verbos: 1. Regulares  aqueles que apresentam uma regularidade, seja pela forma, seja pela flexo; Exemplos : and + o ; and + ei ; and + ar 2. Irregulares  aqueles que, em suas flexes, no se pautam por formas modelares, tendo os seus radicais ou as suas desinncias alteradas. Dentre os irregulares, destacam-se: dig + o ; diss + e ; diz + er Anmalos - aqueles que, apresentando modificaes profundas nos seus radicais, impedem que deles faamos qualquer sistematizao. So anmalos os verbos ser e ir. Defectivos  aqueles que no podem ser conjugados integralmente, em todas as formas, pois lhes faltam algumas pessoas ou tempos. Ex.: reaver ; precaver-se Obs.: E todos os verbos que denotem fenmenos da natureza animada, como, chover, trovejar, gear, alm dos que so indicativos de vozes dos animais, como, relinchar, mugir, etc. Abundantes  aqueles que apresentam mais de uma forma para certos e determinados tempos; Este aspecto aparece, mais frequentemente, em alguns verbos que apresentam duas formas de particpio: uma regular, terminada em do, e outra irregular, terminada em to, -so, -vo, -go, etc. Convm verificar que, no caso de o verbo apresentar duas formas de particpio, o seu uso ocorrer da seguinte forma: Particpio regular (-do)  com os auxiliares ter e haver; Exemplo: O padre tinha benzido a imagem. Particpio irregular (-to, -so, -vo, -go, etc.)  com os auxiliares ser e estar; Exemplo: A imagem tinha sido benta pelo padre.

ANOTAES

61

3.

4.

5.

6.

Auxiliares  aqueles que servem para a formao dos tempos compostos, da voz passiva, de locues verbais, etc. Normalmente, as formas mais usadas dos verbos auxiliares so o particpio, o gerndio e o infinitivo.

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

61

EXERCCIOS DE SALA
1) Assinale a alternativa em que h um verbo defectivo. a) Demoliram vrios prdios naquele local. b) Eles se correspondem frequentemente. c) Estampava no rosto um sorriso, um sorriso de criana. d) Compramos muitas mercadorias remarcadas. e) Coube ao juiz julgar o ru. 2)Em Queria que me ajudasses, o trecho destacado pode ser substitudo por: a) a sua ajuda b) a vossa ajuda c) a ajuda de voc d) a ajuda deles e) a tua ajuda 3) Se ele (ver) o nosso trabalho, (fazer) um elogio. Assinale a alternativa em que todas as formas dos verbos ver e fazer preenchem corretamente as lacunas da frase acima. a) Ver, far b) Visse, far c) Ver, fazer d) Vir, far e) Vir, faria 4) Assinale a alternativa em que todas as formas estejam na segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo. a) Ouvi, vinde, ide, traze b) Ouvi, vinde, ide, trazei c) Ouvi, venhas, ide, trazei d) Oua, vinde, v, tragais e) Oua, venhas, vs, tragais

EXERCCIOS DE CASA
1)Assinale a nica frase cuja forma verbal est incorreta: a)Os jornais contm informaes b)Os cronistas retm os fatos na memria c)Muitos acreditam que esta uma grande inveno d)A imprensa mantm a sua posio e)So numerosos os que vm em busca de notcias 2)Nas frases abaixo, escreva 1 para as formas corretas e 2 para as incorretas ( )Ns vimos ontem de Manaus ( )vs rides de mim sem motivo ( )Mesmo assim tu me respondestes ( )Sempre requeiro os meus direitos ( )Esteje pronto s 20h a)22211 b)12121 c)21212 d)12212 e)21121 3)Observe a frase: Se tu________ que os eleitores chegam para votar,_________ a porta e__________ entrar. A opo que completa corretamente a frase : a)vires ,abre ,deixa b)veres ,abra ,deixe, c)vires ,abra ,deixa d)vires ,abra ,deixe e)virdes ,abri, deixai 4)O modelo da conjugao do verbo ________ o verbo___________ a)reaver-ver b)requerer-querer c)reter-prometer d)cair-ir e)intervir-vir 5)As expresses verbais destacadas no texto PROCURARIA FAZER qualquer coisa para que aquele fato no acontecesse. Porm, j TINHA FEITO tudo o que era possvel a)fazia/fizera b)faria/fez c)faria/fizera d)fazia/fazia e)faria/faria 6) Qual o valor do futuro do pretrito na frase seguinte? Quando chegamos ao colgio em 1916, a cidade teria apenas uns cinquenta mil habitantes. a) b) c) d) e) Fato futuro, anterior a outro fato futuro, Fato futuro, relacionado com o passado. Suposio, relativamente a um momento futuro. Suposio, relativamente a um momento passado. Configurao de um fato j passado.

62

5) Pode ser que eu ..... levar as provas, se voc ..... tudo para que eu ..... onde esto. a) Consiga, far, descobriria b) Consiga, fizer, descubra c) Consigo, fizer, descobrir d) Consigo, fizer, descubro e) Consigo, far, descobrirei 6) Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente. a) O superior interveio na discusso, evitando a briga. b) Se a testemunha depor favoravelmente, o ru ser absolvido. c) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei a dvida. d) Quando voc vir Campinas, ficar extasiado. e) Ele trar o filho, se vier a So Paulo. ANOTAES

01-B

02-A

GABARITO 03-A 04-E

05-C

06-

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

62

AULA 08

: VERBO

4.

Formas nominais: So formas nominais o infinitivo, o gerndio, e o particpio. Vozes do verbo 1. Ativa 2. Passiva - Analtica - Sinttica 3. Reflexiva

Modos e tempos

5.

1.

Modos 1. Indicativo  o chamado modo da realidade. 2. Subjuntivo  o modo da possibilidade. 3. Imperativo  o modo da necessidade.

2.

Tempos 1. Presente  que caracteriza os fatos no prprio momento do ato da fala; Exemplo: O marujo navega o barco.

ANOTAES

63

2.

Pretrito perfeito  quando o processo j se consumou; Exemplo.: O marujo navegou o barco.

3.

Pretrito imperfeito  quando a ao ainda no est consumada, ou, pelo menos, no estava consumada no momento em que outra ao se consumou; Exemplo: O marujo navegava o barco.

4.

Pretrito mais-que-perfeito  exprime uma ao ou um fato j passado com relao a um outro passado; Exemplo: O marujo navegara o barco.

5.

Futuro do presente  indica um processo posterior ao momento em que se fala; Exemplo: O marujo navegar o barco.

6.

Futuro do pretrito  Indica uma ao ou um fato posterior a um momento j passado. Exemplo: O marujo navegaria o barco.

3.

Modo Imperativo a) Formao do imperativo afirmativo: As pessoas tu e vs so retiradas do presente do indicativo, sem o s no final. As outras demais pessoas, com exceo da 1 do singular que no existe, so retiradas do presente do subjuntivo, sem nenhuma modificao. Formao do imperativo negativo: exatamente igual ao presente do subjuntivo, acrescentando-lhes s pessoas a negativa no.

b)

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

63

EXERCCIOS DE SALA
1) Uma das alternativas abaixo est errada quanto correspondncia no emprego dos tempos verbais. Assinale qual essa alternativa. a) Porque arrumara carona, chegou cedo cidade. b) Se tivesse arrumado carona, chegaria cedo cidade. c) Embora arrume carona, chegar tarde. d) Embora tenha arrumado carona, chegou tarde. e) Se arrumar carona, chegaria cedo cidade. 2) Assinale a frase que no tem sentido passivo. a) O atleta foi estrondosamente aclamado. b) Que exerccio to fcil de resolver! c) Fizeram-se apenas os reparos mais urgentes. d) Escolheu-se, infelizmente, o homem errado. e) Entreolharam-se agressivamente os dois competidores. 3) Assinalar o nico item em que o emprego do infinitivo est errado. a) Deixei-os sair, mas procurei orient-los bem. b) De hoje a trs meses podes voltar aqui. c) Disse ser falsas aquelas assinaturas. d) Depois de alguns instantes, eles parecia estarem mais conformados. e) Viam-se brilhar as primeiras estrelas. 4) Transpondo para a voz, passiva a orao Os colegas o estimavam por suas boas qualidades, obtm-se a forma verbal: a) Eram estimadas. b) Tinham estimado. c) Fora estimado. d) Era estimado. e) Foram estimadas. 5) Se voc ... chegado a tempo, ... visto o que ... . a) Tem, tenha, acontece b) Tiver, ter, acontecesse c) Teria, tinha, acontea d) Tivesse, teria, aconteceu e) Tinha, tem, acontecia 6) Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Transpondo a orao em destaque para a voz passiva, temos a seguinte forma verbal: a) Tinha sido aprendido b) Era aprendido c) Fora aprendido d) Tinha aprendido e) aprenderia 7) Mesmo que a direo o ..... para o lugar e ele ...... nomeado, duvido que ..... a exercer o cargo. a) Indicar, for, chega b) Indicaria, seja, chega c) Indique, for, chega d) Indique, seja, chegue e) Indicar, ser, chegue 8)Dos verbos seguintes, assinale o nico que no apresenta duplo particpio: a)abrir b)imprimir c)eleger d)morrer e)enxugar 01-C 02-E

EXERCCIOS DE CASA
1)Transpondo para a voz passiva a frase: A assembleia aplaudiu com vigor as palavras do candidato, obtm-se a forma verbal: a) Foi aplaudido b) Aplaudiu-se c) Foram aplaudidas d) Estava aplaudindo e) Tinha aplaudido 2)Transpondo para a voz ativa a frase Os livros seriam postos em um liquido desinfetante ,obtm-se a forma: a)vo pr b)amos pr c)pem-se d)vo ser postos e)poriam 3)Que frase se encontra na voz passiva? a)Precisa-se de funcionrios b)Vive-se bem c)O jovem tinha elaborado os projetos d)Lia-se um bom livro e)Fala-se sobre paz 4)Identifique a frase em que o verbo est na voz reflexiva: a)Vendem-se casas b)Mrcia admira-se muito c)Precisa-se de empregados d)Afinam-se pianos e)Refere-se ao amigo 5)Assinale a alternativa que no apresenta erro gramatical; a)Eles reouveram o tempo perdido b)Se voc ver o padre, avise-me c)Quando ele vir, me chame d)Ele media o debate e)Ele vai arreiar o cavalo 6) __________em ti, mas nem sempre_______ dos outros a)Creias/duvides b)Cr/duvidas c)Creia/duvide d)Creias/duvidas e)Cr/duvides ANOTAES

64

GABARITO 03-D 04-B 05-A 06-E

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

64

65

SECRETARIA DA EDUCAO

GRAMTICA

65

Das könnte Ihnen auch gefallen