Sie sind auf Seite 1von 30

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XXII

DIREITO CONSTITUCIONAL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. O DIREITO SOCIAL E A ORDEM SOCIAL

Os direitos sociais, genericamente referidos no artigo 6. da Constituio Federal, esto presentes em toda a Constituio , em especial em seus artigos 7. e 193 a 230. Direitos sociais so direitos coletivos e no direitos individuais, embora algumas vezes possam ocupar as duas posies. Por isso, em regra, so passveis de modificao por emenda constitucional (apenas os direitos e garantias individuais esto previstos como clusula ptrea). Nos termos do artigo 6. da Constituio Federal, so direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia (Emenda Constitucional n. 26/2000), o lazer, a segurana, a previdncia, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados.

2. DIREITOS DOS TRABALHADORES

O artigo 7. da Constituio Federal especifica parte dos direitos garantidos aos trabalhadores urbanos e rurais.

1/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

A expresso "trabalhadores" engloba tanto aqueles que exercem trabalho com vnculo de subordinao, devidamente registrados, como tambm se aplica queles que exercem trabalho sem qualquer vnculo empregatcio. Temos como assuntos mais relevantes:

A proteo contra dispensa arbitrria ou sem justa causa (lei complementar disciplinar a indenizao compensatria, entre outros direitos). No entanto, at que venha a lei complementar, a indenizao deve observar o disposto no artigo 10, inciso I, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, que prev acrscimo de 40% sobre o FGTS como indenizao.

Quanto Conveno 158/82 da Organizao Internacional do Trabalho (que, entre outros dispositivos, probe a despedida do empregado sem justa causa), aprovada em 1992 por meio do Decreto Legislativo n. 68, prevaleceu a tese no sentido de que ela no produz seus efeitos porque a matria exige lei de natureza complementar.

A previso do seguro em caso de desemprego involuntrio (Lei n. 7.998/90). O custeio do programa est previsto no artigo 239 da Constituio Federal.

Admite-se o salrio in natura (alimentao, habitao etc.), nos percentuais previstos em lei, mas pelo menos 30% do salrio mnimo deve ser pago em dinheiro (artigo 82 da CLT).

Irredutibilidade de salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo.

2/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

O acordo coletivo firmado entre a empresa e o sindicato dos empregados. A conveno coletiva, por sua vez, firmada entre o sindicato dos empregados e o sindicato patronal. As deliberaes vinculam todos os trabalhadores da categoria ou da empresa, sindicalizados ou no.

Dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral, ou no valor da aposentadoria.

Remunerao do trabalho noturno maior que a do trabalho diurno. Trabalho noturno, para os trabalhadores urbanos, vai das 22:00 s 5:00 horas. Para os trabalhadores da lavoura o trabalho noturno abrange o perodo das 21:00 s 5:00 horas e para os trabalhadores da pecuria, das 20:00 s 4:00 horas (Lei n. 5.889/73).

Participao nos lucros ou resultados, desvinculada da remunerao. Jornada de 8 horas dirias e 44 horas semanais, permitida a compensao de horrios e a reduo da jornada mediante acordo ou conveno coletiva. Admite-se tambm a jornada de 6 horas ininterruptas.

Horas extras remuneradas, no mnimo, em 50% acima das horas normais.

Frias anuais remuneradas e acrescidas de 1/3, e repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

Licena-gestante de 120 dias e licena-paternidade (normalmente de cinco dias).

3/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Aviso prvio proporcional ao tempo de servio e de, no mnimo, 30 dias.

Adicional de insalubridade e de periculosidade. Aposentadoria (artigo 202 da Constituio Federal). Proteo em face da automao, na forma da lei. Seguro contra acidente de trabalho, sem excluso da indenizao decorrente de dolo ou culpa. Assim:

Subsiste, portanto, a Smula n. 229 do Supremo Tribunal Federal, que admite a cumulao da reparao do dano por infortnio laboral (acidente do trabalho), a cargo da Previdncia Social, com a indenizao baseada no dolo ou na culpa grave do empregador (direito comum). A indenizao cumulativa e no complementar.

De acordo com a Constituio Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justia tem decidido que tambm a culpa leve d direito indenizao pelo direito comum ( RSTJ 26/514 e 53/135). A competncia da Justia Estadual (Smula n. 15 do STJ).

Ao por crdito trabalhista, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a resciso do contrato de trabalho (redao do inciso XXIX do artigo 7. da Constituio Federal, em acordo com a Emenda Constitucional n. 28/2000).

Em ambos os casos, portanto, o prazo para a propositura da ao de dois anos aps a extino do contrato de trabalho, podendo os trabalhadores
4/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

reclamar apenas os direitos relativos aos cinco anos anteriores propositura da ao. O artigo 233 da Constituio Federal, que tambm tratava do tema, foi revogado pela Emenda Constitucional n. 28/2000. Contra o menor de 18 anos no corre a prescrio.

Proibio de distino de salrios ou de discriminao quanto admisso em razo de sexo, idade, cor ou estado civil. A Lei n. 9.029/95 probe a exigncia de teste de gravidez ou prova de esterilizao para fins de admisso.

Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos.

Proibio de qualquer trabalho ao menor de 16 anos, exceto na condio de aprendiz a partir dos 14 anos (redao da Emenda Constitucional n. 20). O artigo 403 da Consolidao das Leis do Trabalho j vedava qualquer trabalho para o menor de 12 anos. Nesse sentido:

Dos 14 aos 16 anos o menor pode realizar trabalhos leves, na condio de aprendiz, desde que seja garantida sua freqncia escola. Garante-se a chamada bolsa de aprendizagem de, pelo menos, 1/2 salrio mnimo.

Ao aprendiz entre 14 e 18 anos so assegurados os direitos trabalhistas, previdencirios e salrio no inferior a 1/2 salrio mnimo (artigo 80 da CLT). Ao adolescente entre 16 e 18 anos que no trabalha como aprendiz garantido o salrio mnimo integral.
5/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Considera-se aprendizagem a formao tcnico-profissional, ministrada segundo as diretrizes e bases da legislao de educao em vigor.

A matria est disciplinada na Consolidao das Leis doTrabalho e nos artigos 60 a 69 da Lei n. 8.069/90.

Aos trabalhadores domsticos assegura-se apenas parte dos direitos conferidos aos demais trabalhadores.

Salrio mnimo, nacionalmente unificado e capaz de atender s necessidades vitais e bsicas dos trabalhadores.

2.1. Liberdade Sindical De acordo com o artigo 8. da Constituio Federal, livre a associao profissional ou sindical. Assim como as associaes, os sindicatos no necessitam de autorizao do Estado para a sua fundao, embora seja exigvel o registro dos estatutos no rgo competente. A matria tambm est disciplinada pelos artigos 511 e seguintes da Consolidao das Leis do Trabalho. Os aposentados filiados podem votar e ser votados nas organizaes sindicais. Por um lado, o Estado no pode intervir ou interferir na organizao sindical. Por outro lado, ningum pode ser obrigado a se filiar ou a se manter filiado a sindicato. Aos militares so proibidas a sindicalizao e a greve (artigo 142, inciso IV, da Constituio Federal).
6/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

O servidor pblico civil tem direito sindicalizao (artigo 37, inciso IV, da Constituio Federal) e greve. A greve pode ser exercida nos termos e nos limites da lei complementar pertinente matria. No inciso II do artigo 8. da Constituio Federal, o legislador consagrou a unicidade sindical, ou seja, na mesma base territorial (que no mnimo a rea de um Municpio) s se admite um nico sindicato por categoria profissional. Ao sindicato cabe a defesa dos interesses coletivos ou individuais da categoria. A contribuio confederativa, que em regra corresponde a um dia de trabalho por ano, no tem natureza tributria e somente pode ser exigida dos confederados. A contribuio sindical prevista no artigo 149 da Constituio Federal tem natureza tributria e compulsria, podendo ser exigida inclusive dos que no so sindicalizados. Nas negociaes coletivas de trabalho, obrigatria a presena dos sindicatos. O inciso VIII do artigo 8. da Constituio Federal confere uma espcie de estabilidade provisria aos sindicalistas, vedando a sua dispensa (exceto em caso de falta grave) a partir do registro de sua candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o trmino do mandato. Tambm desfrutam da estabilidade provisria as gestantes e os diretores da Comisso Interna de Preveno de Acidentes, nos termos do inciso II do artigo 10 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias.

7/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

2.2. Direito de Greve O artigo 9. da Constituio Federal assegura o direito de greve e garante a soberania da deciso dos trabalhadores sobre a oportunidade e os interesses que a manifestao visa proteger. Trata-se, como definem inmeros doutrinadores, de uma absteno coletiva que antecedida de uma deliberao tirada da assemblia sindical. Os pargrafos 1. e 2., no entanto, demonstram que o direito de greve no absoluto e que as necessidades inadiveis da coletividade devem ser respeitadas. A Lei n. 7.783/89, que disciplina a greve, traz como atividades essenciais, entre outras, o tratamento e o abastecimento de gua, a assistncia mdica e hospitalar e a compensao bancria. O artigo 10 da Constituio Federal assegura a participao de trabalhadores e empregadores nos colegiados de rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao. O artigo 11 da Constituio Federal prev que, nas empresas com mais de 200 empregados, assegurada a eleio de um representante desses com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. No se garante a estabilidade a esse delegado.

8/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

3. DA ORDEM SOCIAL

A ordem social tem como base a prioridade do trabalho e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. A seguridade social visa garantir, com o trabalho conjunto dos poderes pblicos e da sociedade, os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Portanto, previdncia social espcie do gnero seguridade social.

3.1. Princpios que Regem a Seguridade Social (pargrafo nico do artigo 194 da Constituio Federal) Os princpios que regem a Seguridade Social, constantes do pargrafo nico do artigo 194 da Constituio Federal so os seguintes: I Universalidade de cobertura e de atendimento. Significa que todas as pessoas tm direito de acesso sade, previdncia e assistncia social. II Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, ou seja, vedada qualquer discriminao entre urbanos e rurais. III Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios, regra que permite ao administrador pblico priorizar determinados atendimentos e distribuir os benefcios e os servios de forma a promover os mais necessitados.

9/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

IV Irredutibilidade do valor dos benefcios, regra que complementada pelos 2. e 4. do artigo 201 da Constituio Federal, que do garantias de que nenhum benefcio ser inferior ao salrio mnimo, preservado o poder aquisitivo, nos termos da lei. V Eqidade na forma de participao no custeio. Eqidade a realizao da justia no caso concreto e na hiptese que autoriza um tratamento desigual aos desiguais (quem pode mais paga mais). A matria est disciplinada no artigo 195 da Constituio Federal. VI Diversidade da base de financiamento. A fim de se dar segurana ao sistema, o caput e o 4. do artigo 195 da Constituio Federal estabelecem fontes diversas para o custeio. Sobre o tema tambm merece destaque a regra, contida no 3. do artigo 195 da Constituio Federal, pela qual a pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social, como estabelecido em lei (norma de eficcia limitada), no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber incentivos fiscais ou creditcios. VII Carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial dos trabalhadores, empresrios e aposentados.

3.2. Da Sade O artigo 196 da Constituio Federal ratifica o disposto no inciso I do artigo 194 (princpio da universalidade), estabelecendo que a sade direito de todos e dever do Estado.
10/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

O artigo 197 da Constituio Federal dispe que as aes e os servios de sade podem ser executados diretamente pelo Poder Pblico ou por meio de terceiros (inclusive pessoa fsica ou jurdica de direito privado). No entanto, diante da relevncia pblica de tais aes e servios, sempre cabe ao Poder Pblico, nos termos da lei, dispor sobre a regulamentao, a fiscalizao e o controle das atividades. O artigo 198 da Constituio Federal prev o chamado Sistema nico de Sade (SUS), cuja manuteno feita com os recursos da seguridade social e outras no especificadas. Celso Bastos leciona que o SUS consiste numa integrao das aes e servios pblicos de sade, tendo por diretrizes o princpio da descentralizao, no nvel de cada esfera de governo, o atendimento integral e a participao da comunidade. Segundo o artigo 199 da Constituio Federal livre iniciativa privada a atuao na rea de assistncia sade, podendo inclusive atuar, de forma complementar, no Sistema nico de Sade, via convnio ou contrato pblico (com preferncia para as entidades filantrpicas e para as sem fins lucrativos). O convnio se caracteriza como um sistema de cooperao que, ao contrrio do contrato, admite que qualquer dos participantes se desvincule da empreitada sem qualquer sano. Veda-se, no entanto, a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes a instituies privadas (de sade ou de previdncia privada) com fins lucrativos, bem como a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. Atualmente, as regras gerais que regem os planos e seguros de sade esto previstas na Lei n. 9.656/98.
11/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

O 4. do artigo 199 da Constituio Federal dita que a lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado qualquer tipo de comercializao. Segundo Walter Ceneviva, a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas restringe-se a finalidades de transplante, pesquisa e tratamento. O artigo 200 da Constituio Federal especifica algumas das atribuies do SUS. A Emenda Constitucional n. 29, de 14.9.2000, que entre outras regras estabelece que os Municpios tero de ampliar os recursos destinados s aes e servios pblicos de sade, alterou a redao do 4. do artigo 156 da Constituio Federal, a fim de sem prejuzo da progressividade no tempo a que se refere o artigo 182, 4., inciso II, da Constituio Federal autorizar o IPTU progressivo em razo do valor do imvel e, ainda, diferenciadas de acordo com a localizao e o uso do imvel. alquotas

3.3. Da Previdncia Social A prpria Constituio Federal restringe a participao na Previdncia Social aos seus contribuintes, aos segurados e seus dependentes. Admite, porm, que qualquer pessoa participe dos benefcios, mediante contribuio na forma dos planos previdencirios. As coberturas proporcionadas pela Previdncia Social esto relacionadas no artigo 201 da Constituio Federal, sendo hoje as mais freqentes as seguintes:
12/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

I A penso por morte (artigo 74 da Lei n. 8.213/91), devida ao conjunto dos dependentes do segurado (aposentado ou no) que falecer. Havendo mais de um pensionista, a penso por morte ser rateada entre todos, em partes iguais. Cessando o direito de algum dos dependentes, sua parte reverter em favor dos demais. O filho, irmo ou dependente designado do segurado morto perde sua parte na penso quando completa 21 anos, independentemente de qual seja seu sexo, salvo se for invlido. II O salrio-maternidade (artigos 71 a 73 da Lei n. 8.213/91) devido segurada empregada, trabalhadora avulsa e empregada domstica, durante 28 dias antes e 92 dias depois do parto. O valor do salrio-maternidade para a empregada ou trabalhadora avulsa consiste em uma renda mensal igual sua remunerao mensal e ser pago pela empresa, efetivando-se a compensao, quando do recolhimento das contribuies, sobre a folha de salrios. O salrio-maternidade da empregada domstica pago diretamente pela Previdncia Social, em valor correspondente ao seu ltimo salrio de contribuio. III O seguro-desemprego, disciplinado na Lei n. 7.998/90, analisado juntamente com o artigo 7. da Constituio Federal.

3.4. Aposentadorias do Setor Privado e dos Professores As regras gerais da aposentadoria esto previstas no artigo 202 da Constituio Federal, norma de eficcia limitada que foi regulamentada pela
13/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Lei n. 8.213/91 e que sofreu diversas alteraes pela Emenda Constitucional n. 20/98, merecendo alguns destaques. A aposentadoria assegurada quando observadas as seguintes condies: I Trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher. II Sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exeram suas atividades em regime de economia familiar, nesses includos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. O prazo mnimo de carncia est previsto no artigo 25 da Lei n. 8.213/91. Os requisitos so independentes, ou seja, o primeiro trata da aposentadoria por tempo de contribuio e o segundo da aposentadoria por idade, no se exigindo cumulatividade de ambos para a concesso do benefcio. O entendimento, porm, no pacfico, sendo a regulamentao da matria ainda feita pela Lei n. 8.213/91. III Aps 30 anos de contribuio, ao professor, e, aps 25 anos, professora, por exclusivo e efetivo exerccio na funo do magistrio na educao infantil e no ensino fundamental ou mdio. Os proventos (valores pagos a ttulo de aposentadoria), que tm por base o salrio de contribuio, so de no mnimo um salrio mnimo nacional. O valor mximo (R$ 1.200,00 na data da publicao da emenda, reajustveis para garantir o seu valor real), est previsto no artigo 14 da Emenda Constitucional n. 20/98.

14/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Admite-se a adeso facultativa ao regime de previdncia privada, de natureza complementar (artigo 202 da Constituio Federal). As normas de transio, que entre outras regras autorizaram a contagem do tempo de servio anterior Emenda Constitucional n. 20 como tempo de contribuio, esto previstas nos artigos 4., 8. e 9. da Emenda Constitucional n. 20. Os aposentados e pensionistas tm direito gratificao natalina, que paga com base no valor dos proventos de dezembro de cada ano. Por fim, a Constituio Federal assegura a contagem recproca do tempo de contribuio na Administrao Pblica e na atividade privada, rural e urbana.

3.4.1. Da aposentadoria dos servidores (artigo 40 da Constituio Federal) Os servidores comissionados, os temporrios e os empregados pblicos esto sujeitos ao regime geral da Previdncia Social, conforme prev o 13 do artigo 40 da Constituio Federal. Trataremos aqui da aposentadoria do servidor vitalcio e do servidor efetivo (aposentadoria peculiar, segundo definido na obra Direito Administrativo, de Hely Lopes Meirelles, p. 414), regida pela regra especial dos artigos 40, caput, 73, 3. (membros dos Tribunais de Contas), 93, inciso VI (membros da Magistratura), e 129, 4. (membros do Ministrio Pblico). A aposentadoria pode ocorrer de forma voluntria ou compulsria.

15/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Para requerer a aposentadoria voluntria integral o servidor (homem) deve demonstrar ter contribudo por 35 anos (o tempo de servio verificado at a Emenda Constitucional n. 20 considerado como tempo de contribuio), contar com mais de 60 anos de idade e provar o efetivo exerccio no servio pblico por, no mnimo, 10 anos. A servidora (mulher) deve comprovar 30 anos de contribuio, 55 anos de idade e efetivo exerccio no servio pblico por, no mnimo, 10 anos. Para fazer jus remunerao do cargo que ocupava por ocasio da aposentadoria, o servidor ou a servidora dever demonstrar t-lo exercido por, no mnimo, cinco anos. Caso contrrio, receber a remunerao do cargo anterior (se ocupado por dez anos) ou do cargo originrio (se no completou dez anos em qualquer dos cargos). Os requisitos de idade e tempo de contribuio so reduzidos, em cinco anos, para quem comprovar exclusivamente tempo de efetivo servio no exerccio das funes de magistrio na educao infantil, ensino fundamental ou mdio. A aposentadoria proporcional ao tempo de contribuio pode ser requerida pelo servidor homem que complete 65 anos de idade e pela servidora mulher que comprove 60 anos de idade. As atividades exercidas sob condies especialmente penosas, assim definidas em lei complementar, admitem a aposentadoria com rigor temporal menor (artigo 40, 4., da Constituio Federal). A aposentadoria compulsria efetivada aos 70 anos de idade e garante vencimentos proporcionais ao tempo de contribuio.

16/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

O servidor poder ser aposentado por invalidez, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. A aposentadoria ser efetivada com proventos integrais se a invalidez decorrer de acidente do trabalho, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei. Nos termos do 9. do artigo 201 da Constituio Federal, para efeito de aposentadoria, assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na Administrao Pblica e na atividade privada, rural ou urbana. exceo dos cargos que admitiam cumulao na ativa (artigo 37, inciso XVI; artigo 95, pargrafo nico, inciso I; e artigo 128, inciso II, d, todos da Constituio Federal), vedada a acumulao de aposentadorias. Ainda que admitida a cumulao de aposentadorias ou de penses, seu limite mximo ser o teto previsto no inciso XI do artigo 37 da Constituio Federal. O benefcio da penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido ( 7. do artigo 40 da Constituio Federal). O inciso 8. do artigo 40 da Constituio Federal garante a reviso dos proventos na mesma data e no mesmo ndice da remunerao dos servidores da ativa. A aposentadoria est sujeita reverso (cessao dos motivos da aposentadoria por invalidez, com o retorno do inativo ao servio) e cassao (assemelha-se demisso). O artigo 8. da Emenda Constitucional n. 20/98 estabeleceu regras de transio para os que tinham cargo vitalcio ou efetivo na data da sua publicao (e imediata vigncia).

17/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Nos termos do artigo 149, pargrafo nico, da Constituio Federal, c. c. a Lei n. 9.717/98, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podem manter sistema prprio de previdncia e assistncia social, desde que tenham mais de mil servidores estatutrios e arrecadao superior s transferncias que recebem da Unio. As contribuies para o custeio desse sistema ser cobrada dos prprios servidores. A contribuio da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios aos respectivos regimes prprios de Previdncia Social dos servidores pblicos e dos militares no poder exceder, a qualquer ttulo, o dobro da contribuio do segurado.

3.5. Da Assistncia Social A assistncia social deve ser prestada a todos que dela necessitam, independentemente de contribuio para a Previdncia Social. Os objetivos esto especificados no artigo 203 da Constituio Federal e demonstram que a assistncia social visa atender aos desvalidos em geral (crianas, idosos e famlias carentes, desempregados, deficientes etc.). Aos idosos e aos portadores de deficincias que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, garante-se um salrio mnimo mensal. A Assistncia Social financiada pelos recursos da seguridade social e de outras fontes. O critrio denominado solidariedade-financeira por Jos Afonso da Silva, j que os recursos procedem do oramento geral da seguridade social e no de contribuies especficas de eventuais destinatrios.

18/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Quanto erradicao da pobreza, observe-se a Emenda Constitucional n. 31, de 14.12.2000 que, acrescentando os artigos 79 a 83 no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, criou o Fundo de Combate e Erradicao da Pobreza, a ser regulamentado por lei complementar.

3.6. Da Educao Ao estabelecer que a educao um direito de todos e um dever do Estado e da famlia (artigo 205 da Constituio Federal), garantindo a gratuidade do ensino pblico fundamental em estabelecimentos oficiais (com progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio) e a igualdade de acesso e permanncia na escola (artigos 206 e 208 da Constituio Federal), o constituinte acolheu o princpio da universalidade do ensino. Portanto, o acesso ao ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, um direito pblico subjetivo e de eficcia plena ( 1. do artigo 208 da Constituio Federal). O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente e autoriza a propositura das medidas judiciais que garantam a oferta, sem prejuzo da destinao de bolsas de estudos patrocinadas pelo Estado, quando houver falta de vagas nos estabelecimentos de ensino oficial, fundamental e mdio, na localidade de residncia do educando ( 1. do artigo 213 da Constituio Federal). A regra a gratuidade do ensino pblico oferecido nos estabelecimentos oficiais. No entanto, algumas instituies oficiais criadas por leis estaduais ou municipais, antes da Constituio Federal de 1988, desde que no sejam total
19/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

ou preponderantemente mantidas pelo Poder Pblico, podem no ser gratuitas (artigo 242 da Constituio Federal). Garante-se tambm a creche e a pr-escola para crianas at seis anos, o atendimento especializado para o deficiente e o ensino noturno. A famlia, por sua vez, deve observar que o ensino fundamental obrigatrio e que os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores (artigo 229 da Constituio Federal). Hoje so comuns as denncias, ofertadas pelo Ministrio Pblico, com base no artigo 246 do Cdigo Penal, ou seja, inmeros pais ou responsveis tm sido processados por crime de abandono intelectual. Outros princpios bsicos do ensino so a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar o pensamento, a arte e o saber e o pluralismo de idias e de concepes pedaggicas (artigo 206 e seus incisos). A universidade goza de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira, podendo inclusive contratar professores estrangeiros desde a Emenda Constitucional n. 11/96 (artigo 207 da Constituio Federal). garantida a coexistncia do ensino pblico com o ensino privado, desde que a iniciativa privada cumpra as normas gerais da educao nacional. Ao Poder Pblico cumpre autorizar e avaliar o ensino prestado por instituies privadas. O ensino religioso e a destinao de recursos pblicos a escolas confessionais e comunitrias esto previstos no artigo 213 da Constituio Federal. A Unio obrigada a aplicar, anualmente, pelo menos 18% da sua receita de impostos na manuteno e no desenvolvimento do ensino. O
20/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

percentual obrigatrio sobe para 25% no caso dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Municpios (artigo 212 da Constituio Federal). A aplicao do mnimo exigido dos impostos estaduais regra classificada entre os princpios constitucionais, cuja inobservncia pode autorizar a interveno federal no Estado.

3.6.1. Da cultura A Constituio Federal garante a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e o acesso s fontes da cultura nacional, autorizando at mesmo que a lei estabelea incentivos para a produo e para o conhecimento de bens e valores culturais. A proteo do patrimnio cultural autoriza, entre outros meios, o tombamento e a desapropriao.

3.7. Do Desporto A Constituio Federal tambm impe ao Estado o dever de fomentar prticas desportivas formais (segundo regras pr-fixadas) e no-formais (prtica de atividades livres), garantindo a autonomia das entidades desportivas quanto organizao e ao funcionamento. Conforme o inciso XXXV do artigo 5., a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Ao contrrio da Constituio do Imprio e de outras que estabeleciam pr-requisitos para algum ingressar em Juzo (segundo a Emenda
21/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Constitucional n. 7, de 1977, dando nova redao ao artigo 153 da Constituio Federal de 1967, ditava que o ingresso em Juzo poder ser condicionado a que se exauram previamente as vias administrativas, desde que no exigida a garantia de instncia, nem ultrapassado o prazo de 180 dias para a deciso sobre o pedido; o Ato Institucional n. 5, de 1969, excluiu da apreciao do Poder Judicirio os atos praticados pelo comando do golpe militar de 1964 etc.), a Constituio Federal de 1988 estabelece a regra de que o direito de acesso Justia, visando a apreciao de leso ou ameaa de leso a direito, no depende de qualquer procedimento administrativo prvio e no pode ser excludo pela lei. O Brasil, portanto, no adota o chamado contencioso administrativo puro, no qual um organismo administrativo desempenha funes jurisdicionais sem fazer parte do Poder Judicirio. Os recursos administrativos hoje previstos, portanto, so opcionais e no obrigatrios. Foi abolida a instncia administrativa de curso forado. Uma exceo, porm, est prevista no artigo 217, 1., da Constituio Federal, que ainda prev a jurisdio condicionada e cuja redao a seguinte: O Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da Justia desportiva, regulada em lei. O prazo mximo para a Justia desportiva proferir sua deciso final de 60 dias, contados da instaurao do processo. A Justia desportiva no um rgo disciplinada, em especial, na Lei n. 9.615/98. do Poder Judicirio e est

22/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

3.8. Da Cincia e Tecnologia A Constituio Federal determina que o Estado d prioridade pesquisa cientfica, autorizando at condies especiais de trabalho aos pesquisadores e facultando, aos Estados-membros e ao Distrito Federal, a vinculao de parcela de suas receitas oramentrias a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica.

3.9. Da Comunicao Social Compete ao Poder Executivo Federal (artigos 21, inciso XII, a, e 223 da Constituio Federal) outorgar e renovar concesso, permisso ou autorizao para o servio de radiodifuso sonora (o prazo para as emissoras de rdio de 10 anos) e de sons e imagens (o prazo para as emissoras de televiso de 15 anos). O ato de outorga ou renovao, porm, somente produzir efeito aps a deliberao pelo Congresso Nacional (artigos 48, inciso XII, e artigo 223, 3., observados os prazos previstos nos 2. e 4. do artigo 64, todos da Constituio Federal). A no-renovao da concesso ou permisso depender de aprovao de, no mnimo, 2/5 do Congresso Nacional, em votao nominal, desde que tal qurum corresponda maioria dos votos colhidos. O cancelamento da concesso ou permisso, antes de vencido o prazo, depende de deciso judicial. O 1. do artigo 222 da Constituio Federal, na redao da Emenda Constitucional n. 36, de 28.05.02, estabelece que pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou
23/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao. A norma de eficcia limitada, dependendo sua aplicabilidade plena de lei que disciplina a participao do capital estrangeiro. A publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade.Visando evitar a clandestinidade, a lei exige que os jornais, as demais publicaes peridicas e as empresas de radiodifuso, entre outras, sejam matriculados no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas (artigos 8. a 11 da Lei n. 5.250/67). Os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio. Tal orientao permite a difuso das TVs comunitrias, a cabo etc.

3.10. Do Meio Ambiente A Constituio Federal ampara as restries impostas propriedade para a proteo do meio ambiente, admitindo expressamente a criao de reas de proteo ambiental, prevendo a educao ambiental em todos os nveis de ensino e autorizando a imposio de sanes penais e administrativas queles que lesarem o meio ambiente, sem prejuzo da obrigatoriedade quanto reparao dos danos.

3.10.1. A questo do meio ambiente e o Ministrio Pblico Quanto ao meio ambiente, um dos bens destacadamente protegidos por intermdio da ao civil pblica, merece ateno o fato de que a
24/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

responsabilidade decorrente de danos contra ele verificados objetiva, nos termos da Lei n. 7.802/89. Basta que o autor da ao civil pblica demonstre o nexo de causalidade entre a conduta do ru e a leso ao meio ambiente a ser protegido (artigo 14, 1., da Lei n. 6.938/81) para que seja imputada a responsabilidade civil decorrente do dano. Conforme ensina Hely Lopes Meirelles1: Se o fato argido de lesivo ao meio ambiente foi praticado com licena, permisso ou autorizao da autoridade competente, dever o autor da ao Ministrio Pblico ou pessoa jurdica provar a ilegalidade de sua expedio, uma vez que todo ato administrativo traz a presuno de legitimidade, s invalidvel por prova em contrrio. Os crimes contra o meio ambiente esto disciplinados na Lei n. 9.605/98. Entre as funes institucionais do Ministrio Pblico est a de promover o inqurito civil e a ao civil pblica para a proteo ao meio ambiente. De acordo com o artigo 5., 6., da Lei n. 7.347/85, os rgos pblicos legitimados (e o Ministrio Pblico est entre eles) podero tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta s exigncias legais, mediante cominaes, que tm eficcia de ttulo executivo extrajudicial.

3.11. Dos ndios Compete privativamente Unio legislar sobre as populaes indgenas, vigorando no presente a Lei n. 6.001/73 (Estatuto do ndio). Nos termos do artigo 231 da Constituio Federal, garante-se aos ndios sua organizao social, costumes, lnguas, crenas, tradies e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabendo Unio demarc-las (procedimento disciplinado pelo Dec. n. 1.775/96).
1

Direito de Construir. 5. ed. So Paulo: RT, 1987. p. 188.

25/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Os ndios, suas comunidades e organizaes so partes legtimas para ingressar em Juzo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministrio Pblico em todos os atos do processo (artigo 232 da Constituio Federal). Tambm atribuio institucional do Ministrio Pblico defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas (artigo 129, inciso V, da Constituio Federal). Compete Justia Federal processar e julgar a disputa sobre direitos indgenas (inciso XI do artigo 109 da Constituio Federal), embora interesses individuais ou mesmo coletivos dos ndios (que no envolvam propriamente os direitos e interesses das populaes indgenas) possam ser defendidos por iniciativa do Ministrio Pblico dos Estados, perante a Justia Estadual. Nos termos do 5. do artigo 231 da Constituio Federal, vedada a remoo de grupos indgenas de suas terras, salvo ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catstrofe ou epidemia que ponha em risco sua populao, ou no interesse da soberania do Pas, aps a deliberao do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hiptese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

3.12. A Famlia, a Criana, o Adolescente e o Idoso Em seu artigo 226, a Constituio Federal dispe que a famlia a base da sociedade e que por isso tem especial proteo do Estado. O casamento civil, cuja celebrao gratuita, no mais a nica fonte da chamada entidade familiar, pois tambm se entende como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes, bem como a unio estvel entre o homem e a mulher.
De acordo com o novo CC ( art. 1.723 ), o que caracteriza a unio estvel a convivncia pblica, contnua e duradoura entre homem e mulher, com o objetivo
26/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

de constituio de famlia. Ressalvada a existncia de contato escrito dispondo de forma diversa, aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, as regras da comunho parcial de bens, observando-se quanto sucesso as disposies do artigo 1.790 do novo CC.

As regras do novo Cdigo Civil aboliram as distines entre companheiros ( Lei 8.971/94, que exigia o prazo de cinco anos de convivncia ) e os conviventes (Lei 9.278/96, que impunha relao contnua mas no o prazo de 05 anos ).

A Lei n. 9.278/96 prev que todas as matrias decorrentes da unio estvel entre homem e mulher sero discutidas junto s Varas de Famlia. Os filhos havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao (art. 1.596 do CC de 2002). Como j foi visto ao estudarmos a igualdade, em qualquer das hipteses (casamento ou unio estvel) os direitos e deveres da sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. O planejamento familiar de livre deciso do casal, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies particulares ou privadas. Ao Estado, porm, cabe propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio do livre planejamento familiar. Ainda dentro do tpico reservado paternidade responsvel, destaco que, nos casos de menor com apenas a maternidade estabelecida, a Lei n. 8.560/92 obriga o oficial responsvel pelo registro de nascimento a indagar o nome e demais dados do suposto pai, encaminhando ao juiz as informaes obtidas para que se busque o reconhecimento da paternidade. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, que admite as seguintes espcies:
27/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Converso de separao judicial realizada h mais de um ano em divrcio. A separao judicial pode ser: consensual, desde que o casamento tenha mais de um ano (artigo 1.574 do CC de 2002); litigiosa, independentemente do tempo do casamento, quando algum dos cnjuges imputar ao outro conduta desonrosa ou qualquer ato que importe violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum; e a separao-falncia, quando comprovada a ruptura da vida em comum h mais de um ano consecutivo e a impossibilidade de sua reconstituio.

O divrcio admite a forma direta, que tem por base a separao de fato ou a forma de converso da separao judicial existente h mais de um ano (artigo 1.580 do CC de 2002).

O artigo 227 da Constituio Federal determina que a proteo integral criana e ao adolescente goza de absoluta prioridade e um dever da famlia, da sociedade e do Estado, que devem coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Proteo semelhante estabelecida em favor dos idosos (artigo 230 da Constituio Federal). A adoo por estrangeiros admitida pela Constituio Federal de forma excepcional, nos termos da lei. So penalmente inimputveis os menores de 18 anos, sem prejuzo da responsabilizao por atos infracionais. A Lei n. 8.069/90, no entanto, admite medidas socioeducativas que vo desde a advertncia at a internao.

28/29

___________________________________________________________________________ MDULO XXII

Os procedimentos pertinentes apurao de atos infracionais devem observar os princpios da ampla defesa e do contraditrio. Assim como os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade. Idoso, para os fins da Lei n. 8.842/94 (lei que cuida da poltica nacional do idoso), a pessoa com mais de 60 anos de idade. Aos maiores de 65 anos de idade garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos (artigo 230, 2., da Constituio Federal). A Lei n. 10.048/2000 d prioridade de atendimento s pessoas portadoras de deficincia fsica, aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos, s gestantes etc.

29/29

Das könnte Ihnen auch gefallen