Sie sind auf Seite 1von 7

Tutorial

Autodesk Inventor 2012


Utilizando o comando Decal Decal

No Autodesk Inventor possvel inserir imagens em peas como se fossem adesivos? adesivos
Sim, para isso temos que utilizar o comando Decal. Com ele ser fcil a insero de imagens e utiliz-las las como adesivos. adesivos Outro exemplo que o comando Decal pode ser utilizado para a criao de embalagens com rtulos. r Para aprender a utilizar este recurso siga os passos a seguir: 1 Abra a pea que deseja inserir o Decal. . Nesse exemplo estarei utilizando uma extenso com 3 tomadas eltricas e estarei colocando um adesivo indicando o risco de choque eltrico:

2 No Menu Ribbon na aba Model v at a janela Sketch e clique no cone Create 2D Sketch:

3 Selecione a face que deseja inserir a imagem. Neste caso ser utilizada utilizad a face superior da extenso eltrica. Note que ao o passar o mouse na face a mesma ficar num tom avermelhado indicando sua seleo:

www.Autodesk.com.br/comunidade

4 Ao ativar o comando sua rea de trabalho no Inventor ficar quadriculada indicando que esta ativo o Sketch, podendo assim executar desenhos 2D e inseres inseres de imagens:

5 No Menu Ribbon na aba Sketch v at a janela Insert e clique no cone Image:

6 Automaticamente a janela Open ser aberta. Escolha em seus arquivos a imagem que deseja inserir. Neste exemplo estarei utilizando a indicao indicao de risco de choque eltrico:

www.Autodesk.com.br/comunidade

7 Note que ao escolher o arquivo, uma forma geomtrica ir aparecer. Esta representao a borda de limite de sua imagem. No se preocupe com o tamanho neste momento, busque colocar o mais prximo da posio final:

8 Clique em um ponto qualquer do Sketch para a imagem ser inserida:

9 Para executar a correo de posio da imagem, clique com o boto direito do mouse em cima da mesma. O Marking Menu ser ativado, selecione o opo Properties:

www.Autodesk.com.br/comunidade

10 A janela Image Properties ir aparecer e no campo Orientation voc poder girar a imagem no sentido horrio ou anti-horrio anti horrio ou at mesmo executar a inverso no sentido vertical ou horizontal. Faa a correo conforme a sua necessidade:

11 A imagem agora esta na posio posio correta porem no esta com a dimenso adequada. Passe o mouse em cima de uma das arestas da imagem e note que um ponto, ou melhor, Point ir aparecer. Clique com o boto esquerdo do mouse em cima do Point e deixe pressionado, movimente o mouse e ajuste juste a dimenso da mesma:

12 Para movimentar a imagem, clique com o boto esquerdo em cima da mesma, mantenha pressionado e movimente o mouse at encontrar a posio idea al. Exemplo de imagem posicionada:

www.Autodesk.com.br/comunidade

13 Aps posicionar a imagem, no Menu Ribbon na aba Sketch v at a janela Exit e clique no cone Finish Sketch:

14 Para ativar o comand do Decal, v ao Menu Ribbon na aba Model v at a janela Create e clique na seta que apa arece na parte inferior da mesma. Clique no cone Decal:

15 A janela Decal ir aparecer automaticamente. Nela voc poder p escolher qual a imagem que deseja transformar em um decalque.

www.Autodesk.com.br/comunidade

16 No cone Image se elecione o Skecth onde a imagem foi inse erida e no cone Face selecione a face onde deseja ins serir decalque. Quando selecionado a face a mesma passa a ter um tom avermelhado p/ a indicao de seleo. Aps as selees confirme clican ndo no boto OK.

Pronto, seu decalque esta pronto!!!!

Prof. Daniel M. Severino


E-mail: : prof.danielseverino@yahoo.com.br Twitter: @danielautocad Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE

www.Autodesk.com.br/comunidade

Das könnte Ihnen auch gefallen