Sie sind auf Seite 1von 18

1

1. INTRODUO

A atividade fsica definida como qualquer movimento corporal decorrente de contrao muscular, com dispndio energtico acima do repouso que, em ltima anlise, permite o aumento da fora fsica, flexibilidade do corpo e maior resistncia, com mudanas, seja no campo da composio corporal ou de performance desportiva. A prtica de atividade fsica regular demonstra a opo por um estilo de vida mais ativo, relacionado ao comportamento humano voluntrio, onde se integram componentes e determinantes de ordem biolgica e psico-sociocultural. Durante a gestao o estado anablico permanece dinmico em funo das demandas nutricionais, promovendo ajustes contnuos em relao a diversos nutrientes e micronutrientes. O ganho de peso que no incio do perodo gestacional reduzido comparado fase final, necessita ser permanentemente controlado para evitar a ocorrncia de deficincia ou excesso. O ganho de peso em excesso pode expor a gestante ao desenvolvimento de diversas patologias, tais como hipertenso arterial, diabetes, obesidade ps-parto, macrossomia fetal, alm de complicaes no parto e puerprio. A deficincia do ganho de peso pode trazer prejuzo para o crescimento e desenvolvimento fetal. No entanto, o ganho de peso insuficiente extrapola este nico aspecto, sendo prejudicial para a trade gestante, trabalho de parto e feto, especialmente frente prtica de atividade fsica regular. Nos tempos atuais, o controle do ganho de peso gestacional, adquiriu um "novo conceito" com o impingir social da "esttica da magreza". A preocupao da gestante, quanto ao ganho de peso, divide-se entre o peso necessrio e suficiente que dever obter sem prejuzo para a gestao, e o peso que ter aps o parto. Todavia, vale lembrar, a dieta de controle para perda ou manuteno de peso no indicada nessa fase, mesmo para gestantes obesas, praticantes ou no de atividade fsica.

2. IMPORTNCIA DA NATAO PARA GESTANTES

As atividades fisicas aquaticas provaram ser eficazes no desenvolvimento e manuteo das potencialidades fsicas e tambm orgnicas. Um componente desse grupo de atividades a hidroginstica que vem ganhando cada vez mais adeptos por todo o mundo. Segundo alguns especialistas, os exerccios aquticos so mais divertidos, agradveis, estimulantes, cmodos, seguros e eficazes no combate ao estresse, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida dos indivduos. Como em qualquer prtica esportiva feita durante a gravidez deve ser autorizada pelo mdico. Em geral, as mulheres so liberadas aps o 12 semana de gestao, podendo ser praticada at o final, uma vez que o feto j est bem fixado e o risco de aborto espontneo menor. Poder tambm, aps o resguardo, voltar a praticar atividade fsica de modo suave e aumentando gradativamente os exerccios para que volte rapidamente ao peso e forma que tinha antes da gravidez.

2.1. Nadar Durante A Gravidez Os bebs, mesmo ainda no tero materno, ouvem os dilogos dos pais e aprendem muitas coisas. Por isso, se os pais vivem sempre em harmonia, trocando palavras de afeto, esperana e amor com certeza nascer uma criana sadia e de boa ndole conforme o desejo deles. Num lar de ambiente harmonioso e estimulado, crescem bons filhos. Durante os nove meses de gravidez, a mulher passa por uma srie de modificaes fsicas, orgnicas e psicolgicas. Que a torna diferente em todos os sentidos com necessidades e interesses voltados a esta importante fase de sua vida. A Natao e a Hidrogestante (ginstica na gua para gestante), so as atividades mais indicadas para atend-las. Por serem realizadas no meio liquido, o corpo receber inmeros benefcios advindos das propriedades da gua, o que muitas vezes amenizar alguns incmodos comuns na gravidez (dores lombares, priso de ventre, inchao e outros). Essas atividades so indicadas apenas para as gestantes que tenham uma gestao ocorrendo dentro das normalidades, podendo ser realizadas at nos dias bem prximos do parto. de suma importncia o mdico (Obstetra), liber-la para as atividades. Exercitando-se na gua a gestante se sentir bastante segura, uma vez que estar evitando o risco de queda e de impactos acentuados. O corpo poder ser trabalhado por inteiro com uma variedade enorme de exerccios e praticamente sem perigo de leses.

3. BENEFCIOS

Os benefcios da prtica de atividades fsicas durante a gestao so diversos e atingem diferentes reas do organismo materno. O exerccio reduz e previne as lombalgias, devido orientao da postura correta da gestante frente hiperlordose que comumente surge durante a gestao, em funo da expanso do tero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional. Nestes casos, o exerccio fsico contribuir para adaptao de nova postura fsica, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prtica da atividade fsica e do trabalho dirio. Na ocorrncia de dores nas mos e membros inferiores, que geralmente acontece por volta do terceiro trimestre, frente diminuio da flexibilidade nas juntas, a prtica da atividade fsica regular direcionada durante a gestao ter o efeito de minimiz-las, possivelmente, por promover menor reteno de lquidos no tecido conectivo. Sabe-se que a atividade cardiovascular durante a gestao se eleva comparada ao perodo no gestacional. No entanto, com a prtica regular de exerccios fsicos reduz-se esse estresse cardiovascular, o que se reflete, especialmente, em frequncias cardacas mais baixas, maior volume sanguneo em circulao, maior capacidade de oxigenao, menor presso arterial, preveno de trombose e varizes, e reduo do risco de diabetes gestacional. Atravs de nossa Histria, toda a literatura que recomenda exerccios durante a gestao sempre baseada no senso comum. Pesquisas, quando realizadas, nunca concluem exatamente o que ocorre durante o perodo gestacional, pois nem mdicos, nem pesquisadores, nem as prprias gestantes querem correr qualquer tipo de risco.Infelizmente, nenhum padro de exerccios foi propriamente desenvolvido para gestantes, e alguns trabalhos domsticos so extremamente mais rduos do que uma atividade fsica bem orientada. Se, por um lado, a comunidade mdica falha em pesquisas concretas e estabelece programas pr-natais com base puramente cientficas, por outro lado os defensores ferrenhos do esporte promovem programas especficos desprovidos de bases cientficas, de avaliaes clnicas e superviso mdica. H varias discusses, em torno da convenincia, ou no, da prtica de atividades fsicas durante a gravidez e vrias restries.

A nica certeza a de que ns profissionais, devemos proporcionar a elas uma atividade fsica agradvel e segura, respeitando a individualidade de cada gestante e, principalmente, obedecendo a regras bsicas de bom senso. Temos que ter em mente todo o processo que acontece durante a gestao e que provoca profundas alteraes metablicas e hormonais, modificando respostas s atividades fsicas.Os benefcios trazidos pela prtica da Natao ou a Hidrogestante, durante a gestao so muitos. Podendo destacar os mais importantes: Alvio de dores nas costas (tenso); Reduo do edema de membros; Melhora a autoestima; Relaxamento e massagem do corpo; Mantm e condicionamento fsico durante a gestao, com diminuio da dor; Fortalece a musculatura postural, fazendo com que o peso corporal seja aliviado e melhor suportado. Dessa forma tornando a Cifolordose compensatria menos acentuada, melhorando a postura e enorme sensao de bem-estar; Um aspecto importante para a gestante e a preparao das mamas para a amamentao que deve comear antes do beb nascer. Aconselhando-se com o mdico, e o melhor caminho. Uma pequena exposio das mamas ao sol, at as 09h00minh, por no mximo 10 minutos, ajuda a preparar os mamilos para as mamadas, prevenindo contra fissuras. Caso a gestante saiba nadar o professor dever aps o aquecimento, adotar o estilo Crawl e Costas, com exceo do Borboleta. O Clssico s na posio de Costas. Evitar mergulho da borda da piscina, pois so contraindicados. Um dos aspectos mais positivos desta modalidade permitir a participao do companheiro na aula, incentivando e estimulando a realizao dos movimentos, que devera durara no mximo 45 minutos. Dele depende tambm o bem nascer da criana, fruto do bem estar da me. Podemos chamar ento nosso trabalho de exerccio para a vida que vir. Sofre transformao no corpo e na mente de um modo geral. Foi-se o tempo em que a gravidez era vista como uma doena, proibindo e marginalizando a mulher. Atualmente, ela no s continua com sua rotina diria, como tambm se prepara para receber o seu beb. A esttica j no mais esquecida, da uma fora de vontade muito grande para mant-la. Com benefcios j comprovados a atividade fsica passa a ter grande valor para a sade de gestante e do beb.

4. MUDANAS NO ORGANISMO

So vrias as modificaes anatmicas que ocorrem durante o perodo gestacional, modificaes estas que devemos levar em conta para efetuarmos qualquer atividade fsica na gestante. A parede abdominal a primeira a sentir as modificaes: o tero tem seu eixo vertical e exige dela uma sustentao total, deslocando o centro de gravidade da mulher, o que resulta em uma rotao plvica e uma progressiva lordose lombar. A estabilidade acontece atravs de um trabalho maior da musculatura e ligamentos da coluna vertebral. medida que o volume da barriga aumenta, mais a postura da gestante se modifica. Com a barriga aumentada, para no cair para frente, ela fora o glteo para trs arrebitando o bumbum -, o que ocasiona dores e desconfortos nas costas e na regio lombar. Em algumas gestantes, existe uma separao nos msculos do abdmen, indo metade para cada lado, formando um vergo ou linha no meio do abdmen. Esses verges podem ter colorao que varia do vermelho ao azulado, dependendo de cada tipo de pele. A cintura plvica (o quadril) tem sua mobilidade articular aumentada em aproximadamente 60%, pois seus ossos, unidos por fibrocartilagens, sofrem diretamente a ao da relaxina (hormnio produzido para afrouxar os ligamentos plvicos). O quadril aumenta seu tamanho para ampliar o espao e abrigar o beb e a gestante para andar tem que voltar os ps para fora Marcha Anserina (andar de pata). O diafragma (msculo responsvel pela atividade respiratria) fica pressionado pelo aumento uterino, dificultando a respirao da gestante. O aumento da barriga dificulta a respirao e a prpria Natureza se encarrega de acertar isso, passando a gestante a respirar mais no peito do que no abdmen, no final da gestao. A respirao abdominal deve ser treinada para se ter os msculos do abdmen fortalecidos, oxigenando tambm o beb e realizando o trabalho de relaxamento. O estmago tem eixo alterado de vertical para horizontal, tornando o processo digestivo alterado e mantendo por mais tempo a presena de enzimas digestivas. Durante a gravidez, o estmago desloca-se para cima e para trs, para poder dar espao para o beb; isso ocasiona bastante mal-estar s gestantes, e para que sintam algum alvio devem comer pouco e vrias vezes ao dia, alm de evitar alimentos cidos, fortes e condimentados, que possam dificultar ou tornar a digesto mais demorada.

As glndulas mamrias tm seu volume aumentado, ocasionando uma maior solicitao dos msculos dorsais e peitorais, alm de uma flexo anterior da coluna cervical aumentada. Com os seios aumentados pela presena do leite, alm de mudanas na postura, existe um desconforto em manter posies por muito tempo. Por exemplo, ficar muito tempo em p ou sentada causa grande desconforto algumas vezes. Para que isso seja aliviado, devem-se alternar posturas e sempre que possvel alongar-se ou simplesmente espreguiar-se.

4.1 Alteraes metablicas mais apresentadas no perodo gestacional - Aumento no metabolismo basal (uma pessoa no grvida te em repouso, descansada, seus batimentos cardacos estabelecidos entre 70 e 80 por minuto; j a gestante, os tem, em repouso, por volta de 80 e 90 em mdia. Isso j mostra que ela est em frequente estado de exerccio, tendo todo o seu metabolismo alterado. Por isso, o cuidado deve ser intenso com relao frequncia cardaca durante a atividade fsica, seja ela qual for no deixando exceder nunca os 140 bpm). - Aquisio de gorduras (o ganho de gordura um fator diferenciado para cada mulher, dependendo da tendncia anterior, da dieta seguida, dos alimentos ingeridos, mas sempre vai existir). O ideal, segundo os mdicos, adquirir no mximo 10 quilos durante os nove meses, se possvel, menos de um quilo por ms. - Reteno hdrica e de sais minerai (os rins, devido a sua localizao prxima ao diafragma, curvam-se para frente durante a inspirao pegar o ar e voltam ao normal durante a expirao soltar o ar. Esses movimentos estimulam a eliminao da urina. Esses rgos sofrem profundas modificaes, de modo que essa eliminao fica alterada. Se a urina no for totalmente eliminada, podem ocorrer os edemas inchaos que tanto incomodam a mulher). - Aumento do consumo de oxignio (com a gravidez, o consumo de ar aumentado em funo de ele estar sendo tambm absorvido pelo beb, por isso e tambm pela respirao, a gestante est sempre muito cansada). - Aumento do dbito cardaco, pois uma parte est dirigida a tecidos no musculares. Com isso, as taquicardias e a mudana nos batimentos cardacos so uma constante. - Declnio da atividade do trato gastrointestinal ( muito comuns nas gestantes as queixas sobre dificuldade no evacuar, presena de gases e regurgitamento aps as refeies; isso acontece pela alterao na posio dos intestinos, que ficam muito apertados com o aumento do volume da barriga).

- Resistncia perifrica diminuda (a circulao tambm profundamente alterada pelo aumento do volume uterino, alm da circulao estar sendo mais solicitada para alimentao e necessidades bsicas do beb). - Taquicardia acima de 100 bpm, exatamente em funo do aumento do dbito cardaco. - Alteraes no sistema endcrino (aumento na produo de resduos, intolerncia ao calor, instabilidade emocional). A disfuno nos hormnios faz com que a gestante seja uma bomba de mudanas hormonais, alterando no s sai emoes, como tambm a maioria dos seus hbitos anteriores. - Aumento da capacidade inspiratria e queda na reserva expiratria, cerca de 15%. Por isso, durante os exerccios respiratrios, deve-se sempre pedir para que a gestante solte o ar por mais tempo do que respire, para eliminar incmodos como tonturas e dores de cabea. - Aumento do volume sanguneo (em torno de 30%) e do volume plasmtico (cerca de 40%). As gestantes costumam ter as mos e rosto com colorao modificada em funo dessa mudana circulatria. - A temperatura corporal materna est relacionada diretamente com a temperatura de feto e pode ser alterada durante as atividades fsicas. Em funo disso, o trabalho do profissional deve ser cuidados no s com a temperatura da gua, do ambiente, mas tambm com o tipo de atividade executada nos dias mais quentes.

4.2 Modificaes Gerais no Organismo Feminino Durante a Gravidez No perodo gestacional, o aumento de cada clula acontece em funo do acmulo de lquidos, sais minerais e muitas outras substncias. Aumento lquido ocorre no tecido e os vasos sanguneos e linfticos tambm tem uma considervel alterao de volume (inchaos constantes). Os tecidos cutneo e subcutneo (a pele) distendem-se alterando consideravelmente a silhueta feminina. A musculatura, impregnada de lquido, tem seus ligamentos e tendes afrouxados, os quais se tornam incapazes de funcionar como sustentadores. Todos os movimentos devem ser cuidadosos, pois existe um risco maior de leses nas articulaes. Os tecidos cartilaginosos e sseos sofrem tambm modificaes, mais acentuadas, na cartilagem da snfise pbica, nas articulaes sacro-ilacas e nos discos intervertebrais, que recebem carga aumentada durante todo o processo gravdico. Os ossos esto bem mais frgeis

e com seus ligamentos mais frouxos, por isso, no se deve trabalhar com carga exagerada nos exerccios, para no aumentar os riscos de leses. O aparelho locomotor apresenta dificuldades devido diminuio da rigidez do aparelho ligamentoso, o andar da gestante modificado passa a andar com os ps para fora, marcha anserina e ao ficar parada passa a empurrar a barriga para frente (arrebitando o bumbum), alterando assim sua postura e fazendo com que sinta dores e desconfortos.

5. RECOMENDAES PARA O TRABALHO COM GESTANTES

Recomendaes do American College of Obstetrician and Ginecologist para exerccios no perodo gestacional - Prescrio mdica. Para qualquer atividade fsica com gestantes so necessrias sempre as prescries e avaliaes mdicas, sem isso o profissional estar sujeito a correr riscos desnecessrios. O mdico dever especificar as atividades que a gestante no deve executar e a intensidade ideal para o trabalho. - No objetivar o condicionamento fsico, no aumentar a atividade fsica de antes da gravidez. No se deve ter como objetivo o aumento do condicionamento fsico, pois com a gestante ocorre exatamente o inverso: sua resistncia inicial tende a diminuir. O ideal no aumentar a atividade fsica ou mant-la desenvolvida como antes de engravidar (no deixar para comear a fazer exerccios somente ao ficar grvida). - Realizar exerccios que no levem fadiga, com durao de no mximo 30 minutos de atividade vigorosa, sempre entre 50% e 70% da capacidade mxima da gestante. Durante a atividade fsica com as gestantes, o cuidado para no cans-las essencial e deve ser uma preocupao constante do profissional; a parte mais forte da aula (parte aerbia) deve ser de no mximo meia hora e a frequncia cardaca no deve exceder a capacidade mdia individual de cada aluna. - Manter a frequncia cardaca at no mximo 140 bpm; cada gestante tem seu limite de batimentos cardacos prescritos pelo mdico, de acordo com seu histrico mdico. Algumas devem trabalhar at mximo110 a 120 bpm (as que tm gravidez consideradas de risco: hipertensas, idade avanada, placenta prvia.). - Evitar o aumento na temperatura corporal (evitando lugares muito quentes e gua no mximo a 32 graus no inverno). Durante a atividade fsica, a temperatura do corpo tende a subir; se o ambiente ou a gua estiverem muito quentes poder ocorrer na gestante uma hipertermia (excesso de calor). Alm disso, devem-se evitar roupas muito pesadas ou quentes. Ressalta-se que as diferenas ambientais e climticas tambm devem ser levadas em considerao, bem como a poca do ano: inverno ou vero. Em So Paulo, por exemplo, a temperatura da gua pode ser mais elevada, por volta dos 31 graus no inverno e 29 no vero; j no Nordeste, deve ser mantida em no mximo 28 graus no inverno e 26 no vero. - Evitar a perda hdrica durante a atividade fsica (bebendo gua antes, durante e aps as atividades).

10

- Realizar as atividades de 2 a 3 vezes por semana, no mnimo, com durao de no mximo 90 minutos. - Evitar exerccios em gestante que tenham riscos comprovados pelo obstetra responsvel. Por isso, a necessidade da prescrio mdica j mencionada. - Parar as atividades assim que a gestante apresentar algum sintoma fora do comum. A gestante deve ser orientada a respeitar seu prprio corpo e acatar a posio do mdico com relao s atividades liberadas. Qualquer sintoma incomum ou fora dos padres normais deve ser imediatamente comunicado pela gestante ao profissional que, se possvel, comunicar ao mdico dela, seno deve aconselh-la a fazer essa comunicao imediatamente. - Manter o ritmo cardaco monitorado, ou seja, estar sempre controlando a frequncia da gestante, atravs de equipamentos especficos para isso, como o Polar (uma cinta colocada na gestante e que mostrar automaticamente num relgio de pulso os batimentos da mesma durante a atividade fsica). Caso no possa contar com essa tecnologia, o profissional deve controlar as gestantes pela tomada constante da frequncia, pela prpria aluna ou pelo Percept Test (observao do rosto da aluna, vendo se est com expresso cansada ou assustada). Temos ainda o Talking Test: por meio de uma ou duas perguntas, o profissional avaliar pela forma da resposta se a gestante est ofegante ou no. - Evitar alto impacto, mudanas bruscas de direo e exerccios de durao muito longa. - Trabalhar o alongamento sem chegar ao limite mximo da resistncia. - Trabalhar o equilbrio na gua de forma lenta e gradativa. - Evitar elevaes da perna frente e ao lado muito repetitivamente (em funo do encurtamento da musculatura do quadrceps). - Evitar flexes e extenses articulares (frouxido ligamentar). - Checar o pulso da gestante a cada 5 minutos, durante atividade cardiovascular. - Ensinar a forma correta de entrar e sair da gua (sempre utilizando a escada). - Evitar exerccios com muita amplitude articular (respeitar o limite individual).

5.1 Sndromes mais comuns - Sndrome do ligamento redondo (sensao de peso e repuxamento nas laterais da plvis, aparecendo por alguns dias at que os ligamentos se adaptem ao aumento do volume uterino). - Sndrome do tnel do carpo (edema que ocasiona o inchao nos pulsos, provocando formigamento e adormecimento nos membros superiores quando flexionados).

11

- Distase do reto abdominal (relaxamento do tecido fibroso que une os dois retos abdominais no centro do abdmen). - Sndrome de hipotenso na posio supina (compresso da veia cava inferior, diminuindo o retorno venoso, causando nuseas, tonturas e dores de cabea). - Hipercifolordose (causada pelo deslocamento do centro de gravidade para frente e pelo aumento do volume mamrio). - Cimbras (causadas pela diminuio de sais minerais, potssio e clcio, alm de vitaminas A e E, absorvidas pelo beb). - Nuseas e refluxo (causados pelo aumento da presso gastresofgica e diminuio da resistncia do esfncter). - Sndrome do plexo braquial (compresso da veia cava, diminuindo o retorno venoso, alterando a frequncia cardaca e ocasionando formigamento dos membros superiores). - Dor no quadril (a necrose avascular pode ser relacionada com a contrao da coluna lombar e consequente irradiao citica, ou com a prpria necrose avascular da cabea do fmur). - Dor nas costas (ocasionadas por diversos fatores, tais como gestaes precedentes, peso excessivo, idade, altura e outros vcios posturais). - Dor nos joelhos (dor na fase anterior do joelho, aumentada pela flexoextenso ou quando fica muito tempo na posio sentada).

5.2 Contraindicaes segundo o American College of Obstetrician and Ginecologist 5.2.1 Relativas

Gestantes que, apesar de apresentarem algum sintoma diferenciado, tm a permisso mdica para a prtica da atividade fsica, sempre sobre controle mdico e cuidados especiais do profissional: Hipertenso arterial Anemia ou outros distrbios sanguneos Disfuno tireoidial Disritmia cardaca Diabetes Obesidade excessiva Histrico anterior de vida excessivamente sedentria

12

Falta de peso excessivo Apresentao plvica durante o terceiro trimestre Placenta prvia Infeces generalizadas (garganta, ouvido, gastrointestinal).

5.2.2 Absolutas Gestantes que no podem realizar atividades fsicas de forma alguma, necessitando em alguns casos de repouso total: Diagnsticos de placenta prvia sem acompanhamento mdico Doenas cardacas graves e em evidncia Trabalho de parto prematuro Histrico de trs ou mais abortos espontneos Tromboflebite Hipertenso sria Ruptura de bolsa e/ou sangramentos Falta de controle pr-natal

Alguns sinais e sintomas que indicam a interrupo da atividade fsica: qualquer tipo de dor no peito contraes uterinas com intervalo pequeno (20 min.) perda de lquido (intenso ou leve) vertigens e/ou fraquezas dificuldade em respirar palpitaes e/ou taquicardias contnuas inchaos que no diminuem dor nos quadris ou no pbis dificuldade excessiva em caminhar dor nas costas intermitentes ou que no aliviam na gua ou em posies confortveis falta ou diminuio nos movimentos do beb.

O profissional deve orientar a gestante a reconhecer e estar sempre atenta ao aparecimento de qualquer sintoma diferenciado no seu dia-a-dia, sempre comunicando a ocorrncia ao mdico imediatamente.

13

6. VANTAGENS DO TRABALHO AQUTICO NA GESTAO

Durante a gestao a queixa mais comum a do corpo pesado, o que na gua reduzido, fazendo com que as alunas se sintam realizadas durante a execuo dos exerccios aquticos, reforando o lado psicolgico de cada uma. A flutuao fornece suporte completo a elas, resultando em efeitos que me terra seriam praticamente impossveis, ou pelo menos desconfortveis. A liberdade durante a flutuao ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos sem a resistncia do atrito, auxiliando a movimentao. Alm disso, com o corpo submerso, o estresse articular tambm diminudo, o que deve ser levado em considerao na execuo dos exerccios de alongamento. O trabalho aqutico produz ainda uma menor incidncia de varizes, um controle maior sobre a frequncia cardaca materna e fetal, um aumento na diurese diminuindo a formao de edemas, um controle sobre o aumento de peso, o aumento da resistncia muscular, um controle postural acentuado e a melhoria na sociabilizao e autoimagem.

6.1. Desvantagens do trabalho aqutico Os benefcios superam em muito as desvantagens, porm devem ser citados para que os profissionais tenham uma maior noo do grupo especial que tm em suas mos. Deve citar: A dificuldade na fixao e no isolamento dos movimentos. A ansiedade causada em pessoas com medo da gua. As repetidas sadas da piscina em funo do aumento da diurese.

6.1.1. Efeitos teraputicos da gua Quanto dor e aos edemas A gua relativamente aquecida reduz a sensibilidade das terminaes nervosas sensitivas, proporcionando a diminuio da dor e, pela ao da presso hidrosttica a diminuio de edemas.

14

Quanto musculatura A partir do aquecimento muscular, ocorre a diminuio do tnus muscular, favorecendo o relaxamento e a diminuio dos espasmos musculares, alm do alongamento muscular, fortalecendo e aumentando a resistncia muscular. Quanto articulao Facilita a mobilidade e a manuteno da amplitude articular com menor esforo. Quanto ao equilbrio e esquema corporal Utilizando-se as propriedades fsicas da gua, favorecido o equilbrio, a recuperao e a conscientizao corporal. Quanto reeducao da marcha A relao entre profundidade e descarga de peso corporal favorece a etapa de suporte de peso na reeducao da marcha (alterada pela modificao plvica). Quanto mais profunda a gua, menor a descarga do peso corporal sobre os membros inferiores.

15

7. OS TRIMESTRES GESTACIONAIS 7.1. Primeiro trimestre ajustamento Confirmada a gravidez, aparecem outros sentimentos como: aceitao ou rejeio do beb; capacidade ou no de levar a gravidez frente; dvidas; aumento da necessidade de ateno e carinho: represso e identificao com o feto; oscilaes de humor como esforo de adaptao nova realidade; desejos e vontades; acentuada languidez e fadiga; intumescimento dos mamilos e mico mais frequente; alm do aumento do apetite. Devido influncia dos hormnios, comum no incio da gravidez a eliminao das enxaquecas em gestantes que apresentavam, antes de engravidar, esse tipo de problema. As nuseas e os vmitos apresentados nesse perodo no tm uma causa especfica, embora sua origem possa ser psicolgica e/ou fsica. 7.2. Segundo trimestre bons momentos Geralmente o perodo mais estvel no que diz respeito ao lado emocional, principalmente por haver uma participao mais ativa do marido (em funo de serem percebidos os primeiros movimentos fetais, pois o beb pesa aproximadamente 35 gramas e mede mais ou menos 10 cm). Nesse perodo, podem aparecer alteraes na sexualidade, com diminuio da libido (alteraes morfolgicas, rejeio ao marido, proteo ao feto e fatores culturais) ou aumento da libido (congesto plvica, necessidade de maior proximidade do parceiro e necessidade de firmar-se sexualmente como a mesma mulher de antes). O medo da irreversibilidade (volta antiga forma) constante, alm da introverso e passividade. Como sintomas fsicos, apresentam-se as nuseas e vmitos, de forma mais espaada, e os sintomas de presso no baixo ventre, alm de azia e ventosidade mais frequente: hemorroidas e varizes tambm aparecem habitualmente. 7.3. Terceiro trimestre expectativa Neste perodo, a proximidade do parto e mudanas na rotina provocam na mulher os sentimentos de ambivalncia, tais como ter o filho logo ou prolongar a gravidez, medo da prpria morte ou a do beb, ter leite em pouca quantidade ou no t-lo, alteraes no tamanho da vagina, t-lo mal formado ou doente; fantasias e sonhos completados por informaes alarmistas e a falta de apoio psicolgico atuam no processo emocional da dor.

16

Aparecem os sentimentos de cime ou rivalidade na relao com o marido, preferncia pelo sexo feminino ou masculino. Nesse perodo, ocorre o encaixe do beb e as contraes uterinas apresentam-se de forma mais constante. A ansiedade aliviada com o planejamento e preparao para o parto e a participao do marido tem um papel importantssimo, bem como a participao em cursos de preparao para o parto. Algumas dores na regio inferior das costas (lombar) e, s vezes, prxima ao glteo, com reflexo nas pernas (citica), so comuns nesse ltimo perodo, pelo aumento excessivo do peso, alteraes posturais e, s vezes, psicologicamente falando, pela ansiedade final.

17

8. RESPIRAES MAIS IMPORTANTES A SEREM TRABALHADAS

Respirao torcica: utilizada somente para conscientizao corporal e dos padres respiratrios das alunas. Deve ser praticada com pouca intensidade, se possvel, intercalada com outro tipo de respirao.

Tcnica respiratria inspirar pelo nariz lentamente, procurando expandir o trax, e expirar lentamente pela boca, como se estivesse assoprando uma vela. Respirao abdominal diafragmtica: Deve ser realizada constantemente, pois favorece a descida do diafragma, aliviando prises de ventre, melhorando a oxigenao sangunea e, principalmente, proporcionando um relaxamento total. Tcnica respiratria inspirar pelo nariz de forma gradual e profunda, dilatando o abdmen, como se fosso uma grande bexiga; espirara pela boca, sentindo o abdmen esvaziar Respirao de bloqueio: S deve ser praticada a partir do incio do quarto ms at o incio do nono ms, interrompendo caso ocorram possveis dilataes de colo ou contraes espordicas. Tcnica respiratria inspirar profundamente pelo nariz, realizando a respirao diafragmtica; flexionar o pescoo, trazendo o queixo prximo regio peitoral, e expandir e contrair o abdmen como ser o ar fosse sair pela vagina. Lembrar sempre de forar o diafragma a descer.

18

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Ramos AT. Atividade fsica: diabticos, gestantes, terceira idade, crianas e obesos. Rio de Janeiro: Sprint; 1999. Gallup E. Aspectos legais da prescrio de exerccios para a gravidez. Seo III: Aplicaes prticas. In: Artal R, Wiswell AR, Drinkwater LR. O exerccio na gravidez. So Paulo: Manole; 1999. p. 293-8. HIDROTERAPIA EM GESTANTES - Au:Fernanda Macedo; Renata Rangel, Juliana Rangel; Luciana Hassegawa; Celso Tanagush; Ana Carolina Dias; Marcela; Samara Simes. Natao para Gestantes - Ed. Icone - Claudia Melem 1997 Katz, Melem, C. J. Exerccios Natao aquticos para na gravidez. So So Paulo: Manole, cone, 1999 1997.

gestantes.

Paulo:

Das könnte Ihnen auch gefallen