Sie sind auf Seite 1von 53

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO O que fazer para o Brasil dar certo* Joo Paulo de Almeida Magalhes SUMRIO A tese

bsica do artigo que existe fundamental diferena entre o crescimento clssico, historicamente registrado nos atuais pases desenvolvidos, e o crescimento retardatrio, em curso nas economias emergentes. A Amrica Latina, ao obedecer ao receiturio do Consenso de Washington que no reconhecia a diferena entre os dois tipos de crescimento, registrou estrondoso fracasso em sua poltica de desenvolvimento. Em sentido contrrio, os pases asiticos que, ao rejeitarem o Consenso de Washington reconheceram a existncia da diferena, obtiveram excepcional sucesso em suas polticas econmicas. Com base nas anlises do sucedido nas duas regies, se mostra que nos pases desenvolvidos a condicionante bsica do crescimento econmico se coloca do lado da oferta, ou seja, o sucesso do crescimento depende do progresso tecnolgico e da existncia de nvel adequado de poupanas. No crescimento retardatrio, essa condicionante dada pela demanda, ou seja, o sucesso da poltica de desenvolvimento depende da existncia, ou criao, de mercado de dimenses e dinamismo adequados. A partir dessa constatao passa-se a definir as linhas bsicas de estratgia de desenvolvimento, inteiramente colocada da perspectiva do mercado. Mostra-se que a justificao tcnica dessa estratgia e o detalhamento das medidas a serem adotadas depende, todavia, da montagem de teoria do crescimento retardatrio, cabendo essa tarefa fundamentalmente aos economistas dos pases subdesenvolvidos . Enquanto isso no for feito a maintream economics continuar a defender e justificar a adoo nas economias retardatrias das polticas que, no passado, obtiveram grande sucesso nos atuais pases desenvolvido.

INTRODUO[1] No momento presente domina o Brasil uma onda de otimismo sobre a situao de nossa economia resultante do fato de que, aps trinta anos de semi-estagnao (crescimento anual mdio do PIB de pouco mais de 2%) o pas passou a crescer nos ltimos quatro anos entre 4,5% e 5%. Na verdade, porm, nem essa taxa de crescimento suficiente, nem poder se manter a prazo longo. O objetivo do presente artigo definir os meios e modos de modificar esse estado de coisas. Dois aspectos preliminares so importantes em poltica adequada de desenvolvimento, a saber, uma definio correta do conceito de desenvolvimento a fim de que se possa identificar corretamente as polticas econmicas a serem implementadas e em segundo lugar qual o objetivo ltimo dessa poltica.

Conceituao de Desenvolvimento Tradicionalmente o desenvolvimento econmico era definido como um crescimento acelerado destinado a eliminar o atraso econmico. Recentemente tenta-se modificar esse entendimento afirmando que o desenvolvimento um crescimento econmico includente, ou que leva em conta o aspecto social. Ou seja, tenha com objetivo elevar o padro de vida das categorias menos favorecidas. A par disso, insiste-se que em vez de desenvolvimento entendido como simples crescimento acelerado do PIB a poltica econmica deve ter como objetivo um crescimento sustentvel ou que um dos seus objetivos bsicos seja a preservao do meio ambiente. Acontece que o crescimento, em sua conceituao tradicional, j abrange esses dois aspectos e a proposta de consider-los separadamente tem como conseqncia nica tumultuar o debate em torno das polticas econmicas a serem implementadas.

Aprofundemos esse aspecto. No crescimento clssico, historicamente registrado pelos atuais pases desenvolvidos existia, conforme mostra Furtado (1973) um anel de feedback atravs do qual a simples ao do mecanismo de preos fazia com que os salrios se elevem no mesmo ritmo que o produto per capita. E, alis, se isso no acontecesse o capitalismo estaria condenado inevitvel colapso, conforme previa Marx. Ou seja, a incluso social condio do prprio crescimento carecendo de sentido, em funo disso, distinguir-se entre este e o desenvolvimento No crescimento retardatrio, em curso nos atuais pases subdesenvolvidos, no existe o anel de feedback e, portanto, diferentemente do que sucede no crescimento clssico, poltica sistemtica de redistribuio de renda se faz necessria para garantir o mercado requerido para a manuteno do processo dinmico. Essa redistribuio constitui, assim, aspecto essencial do crescimento retardatrio. O que igualmente desautoriza a distino entre este e o desenvolvimento Ou seja, no crescimento clssico a incluso social decorre do prprio mecanismo de preos, sendo o objetivo das polticas redistributivas das sociais democracias europia a justia social e no a continuidade do crescimento. No crescimento retardatrio as polticas redistributivas so indispensveis para a prpria manuteno do crescimento. Inexiste, portanto qualquer motivo para analisar esse aspecto separadamente das polticas de desenvolvimento Observe-se, a par disso, que a tentativa de substituir o desenvolvimento por polticas distributivas constitui grave erro porque a eficcia destas ltimas se acha fortemente ligada ao sucesso das polticas de desenvolvimento. Exemplo tirado da experincia brasileira atesta esse fato. Rocha e Albuquerque (2006) mostram que no perodo 1970-1980, em que medidas

redistributivas no receberam grande nfase, mas no qual o PIB brasileiro crescia na mdia anual de 8,6%, o ndice de Desenvolvimento Social (IDS) registrou crescimento anual mdio de 3,33%. Enquanto no perodo 20002005, marcado por importantes medidas sociais dos Governos Fernando Henrique e Lula, com PIB crescendo na mdia anual de 2,74%, a taxa de incremento do IDS foi de somente 1,08%. Ou seja, quase trs vezes menor que a observada na dcada dos 1970s O rpido crescimento PIB constitui, portanto, condicionante crtica da elevao do IDS. Igualmente significativos foram os resultados do Millenium Development Goals aprovado pelas Naes Unidas. Esse programa estabelece metas para a melhoria de indicadores sociais tais como nveis de remunerao, de desnutrio, de mortalidade infantil, de escolaridade e assim por diante. A revista The Economist (setembro de 2010) avalia da seguinte forma os resultados obtidos: Os pases que fizeram maior progresso na reduo da pobreza obtiveram esse resultado, no gastando dinheiro pblico, mas encorajando crescimento econmico mais rpido. A China o exemplo mais bvio. Os melhores resultados da frica so tambm o dos que conseguiram acelerar o crescimento (pg. 35).

Isto

no

significa

que

polticas

redistributivas

devam

ser

abandonadas. E no apenas por motivos sociais, mas tambm porque, como vimos acima, essas polticas contribuem para o adequado aumento do mercado interno. Ou seja, o erro no se acha nas polticas redistributivas, mas na tentativa de substituir por elas as polticas de desenvolvimento. Tampouco existe motivo para considerar que a preservao ambiental como aspecto no considerado nas anlises do desenvolvimento sob a alegao de que este ltimo no levar em conta o aspecto ambiental. Essa alegao era sem dvida correta no passado quando, na avaliao de projetos de investimento, no se levavam em conta suas externalidades

negativas (avaliao econmica de projetos). Hoje se recorre avaliao social de projetos que considera essas externalidades. Ou seja, os investimentos que comandam o crescimento s so realizados quando justificados pela anlise de custosbenefcios. Seus impactos negativos sobre o meio ambiente so custos e, portanto, levados automaticamente em conta. Ou seja, tambm o argumento que toma como base a questo ambiental no autoriza a separao entre crescimento e desenvolvimento. Efeito de Imitao Outro aspecto preliminar importante que se considera hoje, no Brasil, amplamente satisfatria a taxa anual de 4% a 5% de incremento do PIB. E no apenas isso, afirma- se que qualquer crescimento acima desse nvel determinar graves presses inflacionrias. Diante disso qualquer ameaa desse limite ser ultrapassado esta deve ser afastada atravs de medidas de poltica econmica (esse aspecto ser aprofundado mais adiante). Na verdade o objetivo necessrio de estratgias econmicas em pases subdesenvolvidos deve ser de crescimento acelerado e em ritmo suficiente para eliminar o atraso econmico em tempo razovel. No caso brasileiro, como se ver mais adiante, a taxa anual de incremento do PIB no pode ficar abaixo de 7%. Trata-se das consequncias do efeito de imitao ou emulao de grande peso na economia. Decorre ele de que os grupos de menor renda esto constantemente procurando imitar os padres de vida dos de renda superior. A importncia desse efeito na economia foi reconhecida quando se procurou explicar o seguinte paradoxo: as categorias de altas rendas so poupadoras sistemticas enquanto os grupos de menor renda consomem a totalidade dos seus rendimentos. Dado que no crescimento moderno importante parcela dos grupos de baixa renda esto sendo constantemente incorporadas s categorias superiores (isto , de poupadores) como explicar a inexistncia de constante aumento na percentagem de poupanas

sobre o PIB? A explicao encontrada foi o efeito de imitao ou emulao. Ou seja, os que ascendem a categorias superiores de renda preferem copiar o padro de vida do segmento imediatamente superior, em vez de comear a poupar. No caso dos pases em desenvolvimento o efeito de imitao particularmente forte, como consequncia do carter dual do crescimento retardatrio. No crescimento unitrio, que tem lugar nas economias desenvolvidas, a elevao do nvel de vida gradual e em ritmo aproximadamente igual em todas as categorias. O que torna menor o impacto do efeito de imitao. No crescimento dual, parcela limitada dos habitantes integrados no setor moderno da economia, obtm de imediato nvel de vida aproximadamente igual aos das economias maduras. Enquanto a maior parte da populao permanece, contudo, nos mesmos baixos padres de vida anteriores (setor tradicional). Essa grande diferena de padro de vida resulta, em maior intensidade, do efeito de imitao.

Outro aspecto importante, de carter poltico, faz com que nos pases subdesenvolvidos o efeito de imitao tenha conseqncias econmicas mais graves em pases subdesenvolvidos. O setor tradicional, em que so baixos os padres de vida, largamente majoritrio em termos populacionais e, conseqentemente, em nmero de eleitores. O que lhes confere a capacidade de colocar no comando da economia os defensores de suas reivindicaes. Diante de presses das categorias de menor renda e de maior peso eleitoral, os Governos so levados a concesses capazes de comprometerem as margens de poupana do pas. No setor pblico as despesas correntes passam a crescer mais rapidamente que a receita. Essas mesmas presses levam o Governo a impor iniciativa privada pesados nus em termos de salrios mnimos e outras vantagens (frias remuneradas, limitao das horas de trabalho, creches para filhos dos

empregados, vales transporte etc) o que tende igualmente a comprometer a capacidade de investimento das empresas. Em suma, nos pases subdesenvolvidos os grupos de menor renda pressionam para chegar aos padres de vida do setor moderno. Como estes so iguais aos das economias maduras, a nica forma de atender essas presses atravs da eliminao do atraso econmico. Resultado que se torna, portanto, no apenas desejvel, mas necessrio e urgente. A verdadeira e nica soluo do problema consiste, portanto, em crescimento to acelerado quanto possvel de forma a, sem prejuzo da margem de poupanas, atender de imediato parte das reivindicaes e sinalizar que as demais sero igualmente atendidas em futuro no muito distante. Velocidade Necessria do Crescimento A pergunta que fica ento a seguinte: se a eliminao do atraso econmico alm de necessria urgente, qual o prazo de que se dispe para alcanar esse resultado? Ou, na prtica, qual a taxa de incremento do PIB necessria para evitar que a conseqncias do efeito de imitao terminem por inviabilizar o desenvolvimento? Relatrio recente do Banco Mundial, encomendado a especialistas de nvel internacional (The Growth Report Strategy for Sustained Growth and Inclusive Development, 2008) oferece calculou uma primeira resposta. Nele se

para diversos pases subdesenvolvidos, a taxa anual de incremento do PIB requerida para eliminar, dentro de certo tempo, o atraso econmico. No caso do Brasil se estimou que, para eliminar em quarenta anos o atraso econmico, o incremento anual do produto per capita deveria ser de 5,3%. O que, se adicionando o incremento demogrfico, significa que o PIB deveria crescer entre 6,5% e 7% ao ano. O mesmo

documento estimou tambm os resultados do aumento anual do PIB per capita brasileiro de 3,5%. Ou seja, de elevao do PIB global em torno de 5% ao ano. Nesse caso a eliminao do atraso econmico do pas demandaria em torno de cem anos. Prazo inaceitvel diante das presses, no s econmicas como, sociais e polticas geradas pelo efeito de imitao, agindo no mbito de um crescimento dual. Ou seja, para o Brasil a taxa de crescimento desejvel e prudente varia entre os mnimos de 6,5% e 7 %. Aspecto importante que o limite anual de 5% para o incremento do PIB hoje contestado mesmo por certo rgo de assessoria do Governo. Assim em IPEA (2010) afirma: O presente volume parte do pressuposto de que uma estratgia de desenvolvimento para o Brasil requer, como condio fundamental, um crescimento econmico vigoroso (isto a taxas anuais da ordem de 7%) e sustentvel ao longo do tempo (pg 17) A pergunta seguinte sobre a exequibilidade dessa meta. A resposta claramente positiva. No s o Brasil registrou, nas trs dcadas e meia que se seguiram Segunda Guerra Mundial, crescimento anual mdio de 7% como os pases do Leste e Sul da sia, dotados de condies bem menos favorveis ao desenvolvimento, superam hoje esse resultado com taxas anuais de crescimento entre 9% e 11%

CARACTERSTICAS

GERAIS

DE

NOVA

POLTICA

DE

DESENVOLVIMENTO

A Economia do Desenvolvimento Tradicional - Antes de entrarmos diretamente na proposio das linhas bsicas de nova poltica de desenvolvimento capaz de viabilizar a eliminao do atraso econmico brasileiro ponto importante deve ser recapitulado. No momento presente com base nos ensinamentos da mainstream economics se considera que a condicionante bsica do sucesso das polticas de desenvolvimento a disponibilidade de poupanas. Mais poupanas significam menos consumo e como este ltimo j extremamente baixo nos pases subdesenvolvidos, a soluo recorrer ao capital estrangeiro, Com a conseqncia de que toda a poltica econmica das economias retardatrias deve obedecer aos desejos dos investidores internacionais. Uma recapitulao se faz necessria. Aps a Segunda Guerra Mundial se tomou conhecimento da gravidade do problema do subdesenvolvimento, no sentido de que, contrariamente do que se pensava at o momento, o atraso econmico no poderia ser resolvido pelo simples funcionamento dos mecanismos de mercado. Surgiu ento a Economia do Desenvolvimento cujo objetivo era identificar as caractersticas especficas do crescimento retardatrio, determinando as polticas econmicas a ele aplicveis. A disciplina teve seu auge nas duas dcadas que se seguiram guerra entrando, a partir da, em perda de substncia diante do desinteresse por ela dos pases desenvolvidos, donde provinham as contribuies mais significativas para ela. Isso no porque ela houvesse esgotado sua capacidade de progredir, mas simplesmente por terem esses pases concludo que no era do seu interesse a eliminao do atraso econmico

em escala planetria. Voltou ento a mainstream economics a dominar a Economia. Segundo ela o que era certo para as economias desenvolvidas valia tambm para as retardatrias. Ou seja, a eliminao do problema do desenvolvimento do subdesenvolvimento exigia de nvel adequado de poupanas o que, por sua vez. Dependia do capital estrangeiro.

Nessa viso o livre funcionamento do mecanismo de preos resolveria o problema dado que as poupanas se deslocariam espontaneamente dos pases ricos, onde estes eram abundantes e, portanto juros e lucros baixos para os menos desenvolvidos onde ela era escassa e juros e lucros altos. Acontece que a bem sucedida experincia dos pases asiticos desmentiu essa concepo. Neles em vez de o aumento de poupanas preceder ao crescimento sucedia exatamente o contrrio. Os debates em torno dessa revolucionria descoberta levaram a concluso de que o importante para o sucesso das polticas de desenvolvimento no era volume adequado de poupanas, mas a disponibilidade de mercado de dimenses e dinamismo adequados. Reacapitulemos. A Economia do Desenvolvimento Atual A primeira contribuio para o reconhecimento do papel bsico do mercado nas polticas de desenvolvimento foi de Hirschman (1959) ao assinalar que, na existncia de oportunidades de investimento, as poupanas se elevavam endogenamente. Como oportunidades de investimento sinalizam a existncia de mercado deve-se atribuir a ele a primeira percepo do papel fundamental do mercado no crescimento retardatrio Outro corolrio da anlise de Hirschman, que vai constituir ponto importante nas anlises atuais sobre o papel da demanda no crescimento retardatrio, a tese de que investimentos podem ser feitos sem a prvia formao de poupanas Como essa constatao no foi aprofundado por ele, nem por

outros especialistas em Economia do Desenvolvimento de sua poca, o papel da demanda no crescimento retardatrio s passou a ser considerado como fundamental em funo das anlises sobre o excepcional sucesso das economias do Leste Asitico. A contribuio inicial para colocar a existncia de mercado como motor bsico do crescimento retardatrio foi do relatrio do Banco Mundial The East Asian Miracle (1993). O documento constatou que, contrariamente ao aceito pela mainstream economics, no foi o aumento de poupanas que acelerou o crescimento nos pases asiticos, mas a acelerao do crescimento que elevou a taxa de poupanas. Concluso revolucionria em termos de poltica de desenvolvimento, dado que toda a literatura considerava depender o crescimento do aumento prvio das poupana. Na seo em que procura explicar as elevadssimas taxas de poupana da regio o relatrio afirma o seguinte: Muito dos esforos mais populares para explicar o milagre do Leste da sia invocaram fatores culturais para explicar as elevadas taxas de poupana. Nenhum elemento dessa explicao recebeu muito apoio emprico. De fato, estudo da relao renda-poupana (...) mostra que se o crescimento da renda e poupanas so altamente correlacionados, a renda cresceu muitas vezes antes, e no depois, das taxas de poupana sugerindo que o crescimento empurra a poupana em vez do contrrio (pg 204).

O importante que os fatos identificados pelo Banco Mundial no ocorreram apenas nos pases asiticos. Algo semelhante se passou igualmente na Amrica Latina. Os casos seminais do Brasil e Chile ilustram bem o que sucedeu. Tambm neles os episdios de crescimento acelerado no foram determinados por prvia elevao do nvel de poupanas. A industrializao brasileira, no mbito do modelo de substituio de importaes, no resultou de quaisquer polticas governamentais

destinadas a elevar o nvel de poupanas. O ocorrido foi que, com a Grande Depresso iniciada em 1929, declinou drasticamente o preo do caf, principal mercadoria de exportao do pas. O conseqente declnio das disponibilidades de divisas inviabilizou a importao de manufaturas, criando mercado para o dbil setor fabril nacional. Este passou, assim, a crescer rapidamente. Segundo Furtado (1959) essa tendncia foi reforada pelo fato de o Governo brasileiro, para preservar o poder aquisitivo dos produtores agrcolas, ter desvalorizado o milreis. Com isso foi largamente mantida a demanda por manufaturas. E, como no podiam ser trazidas do exterior, elas passaram a ser produzidas no pas. Essa acelerao do processo industrial no dependeu de qualquer esforo prvio de elevao de poupanas. O auge do modelo de substituio de importaes ocorreu em meados dos 1950s quando a indstria brasileira evoluiu da produo exclusiva de manufaturas tradicionais (txtil, vesturio, alimentos etc.) para setores de maior refinamento (veculos automotores, eletro domsticos, bens de capital etc.). A taxa de poupanas sobre o PIB ficou nessa poca entre 23% e 25%, sem que se pudesse identificar qualquer poltica especfica capaz de levar a esse resultado. Quando, a partir de 1980, se esgotou o mercado representado pelas importaes substituveis e o crescimento se desacelerou, a poupana declinou para 17% a 18% do PIB, sem que fosse possvel identificar qualquer causa determinante dessa reduo Ou seja, o aumento ou declnio da taxa de crescimento determinaram igual comportamento das poupanas, numa cadeia causal inversa da suposta pela mainstream economics. O Chile geralmente considerado o caso de sucesso da Amrica Latina, com acelerado crescimento e taxa de poupana sobre o PIB entre 25% e 30% no perodo posterior a 1980. Tambm nesse pas no foi registrado esforo prvio para elevao de poupanas. Seus produtores agrcolas simplesmente perceberam, e aproveitaram as grandes oportunidades existentes no mercado frutfero americano decorrentes da

diferena de estaes entre os dois pases. Isto , novamente nesse caso no existiu prvia elevao de poupanas. Demanda Real e Demanda Monetria Definida a disponibilidade de nvel adequado de demanda como a determinante bsica do sucesso das polticas de desenvolvimento surgiu a discusso sobre o significado desta. A primeira interpretao de que se tratava de demanda monetria no sentido da demanda efetiva proposta por Keynes. Esta determinada pelo total de despesas pblica e privadas na economia. Ou seja. O requisito bsico para o desenvolvimento econmico seria manter a demanda efetiva constantemente em nvel de pleno emprego ou do produto potencial. A correo da eventual deficincia desta poderia ser obtida, em curto prazo, mediante elevao das despesas pblicas ou privadas patrocinada pelo Governo. Na verdade, porm, a relevante em polticas de desenvolvimento a demanda real. Esta existente quando o ofertante obtm em troca de seu produto quantidade de outros bens que considere satisfatria. Ou na prtica consegue vend-lo ao preo pedido. A suficincia da demanda real, que daqui por diante chamaremos de mercado, garantida por medidas de resultados de mdio ou longo prazos. Como por exemplo, tarifa aduaneira, isenes fiscais, subvalorizao da moeda nacional etc.

Corolrio

importante

da

constatao,

feita

com

base

na

experincia asitica, de que na existncia de mercado as poupanas se elevam endogenamente que isso permite mostrar a diferena fundamental entre os crescimento clssico, historicamente registrado nos atuais pases desenvolvidos e o crescimento retardatrio. Vejamos por que: O mercado no foi considerado relevante nos modelos tericos do crescimento clssico dado que, conforme estabelecido pela lei de Say, toda a oferta cria a prpria procura. Ora, no crescimento retardatrio a existncia

mercado gera endogenamente as poupanas necessrias aos investimentos destinados a atend-lo. Donde ser lcito afirmar que, se no crescimento clssico toda oferta gera sua prpria demanda, no crescimento retardatrio, embora atravs de processo mais longo, toda demanda (ou mercado) gera sua prpria oferta. O que demonstra a diferena fundamental entre os dois tipos de crescimento e, portanto, a inaplicabilidade em poltica de desenvolvimento dos modelos tericos da mainstream economics. O surpreendente o reconhecimento, no caso dos pases do Leste Asitico, de situao em choque direto com os postulados da mainsream economics, no ter dado lugar a mudana nas teorizaes sobre o crescimento econmico dos pases subdesenvolvidos A Contribuio do Capital Estrangeiro Corolrio importante desse enfoque foi a perda de papel central no desenvolvimento do capital estrangeiro O reconhecimento da importncia bsica do mercado no crescimento retardatrio reduz singularmente o papel do investimento estrangeiro no desenvolvimento econmico. Cai por terra a tese da incapacidade dos pases subdesenvolvidos de gerarem poupanas de nvel adequado, o que tornava o capital estrangeiro crucial no crescimento retardatrio. O papel do capital estrangeiro deve ser reexaminado.

Comearemos por mostrar como a prpria capacidade de o capital estrangeiro ajudar o desenvolvimento depende da existncia do mercado passando depois anlise de outros aspectos. Esse um aspecto importante no apenas em termos da definio de nova estratgia para esse crescimento, mas tambm, e at principalmente, para devolver s economias emergentes a liberdade de promover polticas econmicas que atendam aos seus interesses. Comecemos por mostrar que dois fatos ligados ao capital estrangeiro confirmam ser a suficincia do mercado, e no o nvel de poupanas, o fator relevante em polticas de desenvolvimento.

Na inexistncia de mercado de dimenses adequadas, o capital estrangeiro entrado no pas deixa de ter contribuio efetiva para o desenvolvimento. E, se esse mercado existe, o capital estrangeiro ingressa espontaneamente no pas, sem a necessidade de qualquer esforo especial para atra-lo. Examinaremos sucessivamente o significado dessas duas constataes

A CEPAL (1955) j havia assinalado que as grandes entradas de capital estrangeiro na Amrica Latina no se traduziam na elevao da taxa de investimentos sobre o PIB no contribuindo, portanto, para o crescimento econmico. Segundo a CEPAL, seu efeito seria apenas a elevao do consumo. Esse fato confirmado por relatrio de 2008 da UNCTAD onde se afirma: A experincia da Amrica Latina durante o ltimo quartel do sculo passado mostra que maior afluxo de capital (isto , de maior disponibilidade de poupana estrangeira) no significa maiores investimentos. A despeito de grandes entradas liquidas de capital as taxas de investimento permaneceram baixas e o crescimento da produo insatisfatrio (pg 65). No Brasil, o fenmeno se manifestou de forma particularmente clara. Grandes entradas de capital de risco externo no elevaram os investimentos como percentagem do PIB, tendo essa percentagem permanecido sempre em torno de 18%. A explicao desse fato simples e direta. Na ausncia de poltica eficaz de desenvolvimento, o mercado disponvel era limitado, impedindo que o capital estrangeiro tivesse qualquer contribuio efetiva para a economia. Ao ingressar no pas, ele substitui (crowd out) capital nacional do mesmo montante. Bresser Pereira (2007) mostrou que, no Brasil, essa substituio chegava a 100%. Ou seja, capital estrangeiro s contribuir para o crescimento retardatrio se estratgia correta de desenvolvimento houver garantido mercado de dimenso e dinamismo adequados.

O relatrio da UNCTAD de 2008 cita explicao de Rodrik e Subramarian para o fato de que, em certos casos, a entrada de capitais estrangeiros ajuda o crescimento e, em outros, o mesmo no acontece. Segundo esses autores, o impacto positivo da entrada de capitais ocorre em economias com insuficincia de poupanas e, em sentido contrrio, essa entrada no tem qualquer efeito sobre crescimento em economias com restrio de investimentos. (investement constrained economies). Ora, o primeiro caso claramente de economias em que grande disponibilidade de mercado no pode ser aproveitada por insuficincia de poupanas e o segundo, de economias em que a insuficincia de mercado no permite o adequado aproveitamento da poupana estrangeira, donde o crowding out. Ou seja, a existncia de mercado de vital importncia. Confirma-se, dessa forma, no caso do capital estrangeiro, a tese de a determinante bsica do sucesso das polticas de desenvolvimento ser a existncia de mercado e no a disponibilidade de poupanas

No menos relevante o fato de que, se o mercado existe, o capital estrangeiro ingressa no pas sem que se faa necessrio qualquer esforo especial para atra-lo. Portanto, a existncia mercado no s gera endogenamente a poupana interna necessria, como determina o ingresso espontneo de recursos externos. A experincia histrica confirma amplamente esse fato no caso brasileiro. Quando a economia do pas se beneficiou com o surgimento de grande mercado internacional para o caf, o capital estrangeiro ingressou no pas em montante suficiente para criar a indispensvel infra-estrutura de estradas de ferro e portos, alm de proporcionar recursos para a instalao de servios (energia, transportes, telefonia etc.) requeridos pela urbanizao. Quando, em meados dos 1950, o Brasil criou condies de mercado favorveis a setores fabris de maior refinamento (veculos automotores, eletrodomsticos, maquinaria industrial etc.) as empresas multinacionais se apresaram em criar filiais nesses

setores.

II UMA POLTICA DE DESENVOLVIMENTO COM BASE NA CRIAO DE DISPONIBILIDADE DE MERCADO

Historicamente, o crescimento retardatrio se desdobrou em trs fases. Sendo a primeira meramente preparatria das duas seguintes que constituem propriamente o crescimento retardatrio So elas: crescimento baseado no mercado internacional das commodities agrcolas e minerais ou de produtos de grande intensidade de mo de obra; crescimento para dentro apoiado no mercado interno para produtos industriais e crescimento para fora com base na exportao de produtos manufaturados. O importante que cada uma das fases cria as condies para a passagem fase seguinte. Poltica Econmica de Crescimento para Dentro Na fase preparatria do crescimento retardatrio, as exportaes para os pases desenvolvidos de commodities agrcolas e minerais ou de produtos com grande intensidade de mo de obra, criam demanda por produtos manufaturados atendida mediante importaes. Surge, assim, no pas subdesenvolvido, mercado para esses bens que viabilizar o lanamento da primeira fase do crescimento retardatrio propriamente dito. Nesta, o papel do Governo no pode se limitar, como na fase preparatria, criao de infra - estrutura que viabilize o acesso ao mercado preexistente de commodities agrcolas e minerais. Novo tipo de poltica econmica se faz necessrio. O que no significa que medidas favorveis a esse ao setor de commodities devam ser abandonadas. Assim, nessa fase em que o Governo tem papel mais ativo na economia, tornam-se recomendveis polticas destinadas a elevar o valor adicionado das commodities exportadas. Como, por exemplo, substituir nas exportaes de soja em natura pela de leo de soja e a exportao do minrio de ferro pela de produtos siderrgicos.

O instrumento bsico para criao de mercado interno ou para lanar o modelo de substituio de importaes o protecionismo. Objetouse, porm que superior a este era o ataque ao custo-pas (custo Brasil em nosso caso). Essa alegao deve, portanto ser previamente ser examinada. A objeo que a eliminao do custo-pas (deficincias de infraestrutura, mercado de capitais inadequado sistema bancrio primitivo, inexistncia de mo de obra especializada etc.) considerada, por eles, o mtodo mais fcil e direto de proporcionar competitividade indstria local. Ora, essa eliminao exige grandes despesas em investimentos e os resultados s so obtidos a prazos mdio e longo. Contrariamente a isso, os resultados do protecionismo, em termos de tornar competitiva a produo do pas so imediatos, e este em vez de exigir grandes despesas pblicas, proporcionam receitas ao Governo. Em suma, a nica justificao da preferncia pelo ataque ao custo pas se acha na concepo neoliberal de que qualquer interveno do Governo na economia deve ser, por todos os meios, evitada. Viso possivelmente correta no crescimento clssico, mas completamente errada no crescimento retardatrio. Alm disso, a objeo que as crticas ao protecionismo no levam em conta o fato de que as indstrias nascentes apresentam dois tipos de deficincia. Deficincias internas das empresas como falta de mo de obra qualificada, inexperincia da direo no que se refere atividade fabril, controles de qualidade inadequados, dificuldade na manuteno e substituio de equipamento e assim por diante. A par destas existem tambm as deficincias acima listadas e usualmente referidas como custopas. Donde, mesmo no caso de total eliminao deste ltimo, o protecionismo continuar indispensvel maturao da indstria nascente. O primeiro passo do crescimento para dentro so medidas protecionistas que ao aumentar os preos das manufaturas importadas criam condies para que sejam substitudas por produo local. O importante

que o protecionismo no seja considerado uma estratgia capaz de proporcionar, por si s, o pleno desenvolvimento, mas considerado apenas o primeiro passo dessa estratgia. O protecionismo viabiliza uma indstria que, por ser nascente, registra custos elevados e cuja sobrevivncia depende da tarifa de importao. Se o Governo se limitar a esse primeiro passo, ele estar criando para as empresas do setor um cartrio, ou seja, uma atividade que aceita passivamente sua ineficincia por se achar garantida contra qualquer concorrncia. Nesse caso a eliminao do atraso econmico ser inviabilizada pela baixa produtividade do setor fabril que comanda o processo.

Em estratgia correta de desenvolvimento, o protecionismo dever constituir somente o primeiro passo para a criao do mercado necessrio fase inicial do crescimento retardatrio. O segundo passo a adoo de medidas que determinem a maturao da indstria nascente levando-a a nvel internacional de competitividade. O que, inclusive, permitir o abandono do protecionismo ou, pelo menos, sua drstica reduo quando o pas ingressar na fase seguinte de crescimento retardatrio. O alcance de nvel internacional de competitividade pelos setores transacionveis da economia (ou cujos produtos so suscetveis de importao ou exportao) obtido de duas formas. A primeira de responsabilidade do Governo e consiste da eliminao do custo-pas, ou seja, da deficincia sistmica da infra-estrutura econmica do pas subdesenvolvido existente em setores como de transporte, de fornecimento de energia, de educao em todos os nveis, do sistema bancrio e financeiro em geral etc. A segunda maneira de obter competitividade internacional referese ao nvel de produtividade da empresa industrial. A colocao desta em

nveis internacionais cabe essencialmente ao setor privado. Contrariamente, todavia, do que acontece no crescimento clssico, esse nvel no pode ser alcanado sem slido apoio do Governo, atravs de medidas especiais como incentivos fiscais, crdito favorecido, financiamento a fundos perdidos (isto , sem reembolso) pesquisa e desenvolvimento e assim por diante. Para se alcanar o objetivo desejado, a manuteno desses benefcios deve ser condicionada ao alcance, em prazo razovel, de nveis internacionais de competitividade. O desejvel que esse prazo no seja superior ao necessrio para se completar no pas o processo de substituio de importaes. Na prtica, no entanto, a deciso sobre a continuidade dos incentivos deve ser definida em cada caso. Uma das precaues que tem apresentado bons resultados no alcance desse objetivo o patrocnio der mais de uma empresa em cada setor. Com isso, elas so submetidas, desde o incio, a concorrncia e fica tambm facilitada avaliao dos prazos necessrios para atingirem nvel internacional de competitividade.

Outro ponto importante refere-se ao capital estrangeiro. Diante de medidas protecionistas, as empresas estrangeiras apressam-se a criar filiais dentro do pas a fim de no perder seu mercado. Esse sem dvida resultado favorvel poltica de desenvolvimento. , contudo, importante levar-se em conta o fato de que o capital estrangeiro no cria mercado, mas somente aproveita o mercado gerado pelas medidas protecionistas. Ele pode mesmo dar origem a problema de mercado na fase seguinte, ou de crescimento para fora. Se com respeito ao mercado interno dos pases em desenvolvimento as filiais no tm rea de conflito com suas matrizes, o mesmo no acontece com o mercado externo, que constitui o fulcro da segunda fase do crescimento retardatrio. Boa parte dos grandes mercados internacionais j atendida pelas matrizes estando, portanto estes, fechados as suas filiais.

Por esse motivo constitui aspecto importante da estratgia de crescimento para dentro patrocinar o surgimento de empresas controladas por capital nacional, sobretudo nos setores de maior valor adicionado por trabalhador e mercado em rpido crescimento. Uma primeira maneira de faz-lo condicionar a aceitao do capital aliengena transferncia de tecnologia. Mesmo se essa modalidade de poltica econmica no se revelar possvel, a experincia demonstra que a empresa estrangeira leva ao conhecimento dos produtores locais novas tecnologias, treina mo de obra especializada, difunde tcnicas operacionais e de comercializao etc. Dentro de correta poltica de crescimento para dentro os Governos devem estar preparados para aproveitar essas vantagens estimulando o surgimento de empresas nacionais nos setores inicialmente controlados por empresas estrangeira ou em setores conexos. Muito especialmente deve evitar, por todos os meios, o que freqentemente acontece, ou seja, a inviabilizao de empresas nacionais nos setores em que foram implantadas filiais de empresas aliengenas. A Experincia Brasileira de Crescimento para Dentro Apresentamos acima as linhas bsicas de estratgia que, levando em conta a evoluo recente da Economia do Desenvolvimento decorrente das concluses do The East Asian Miracle, adota a disponibilidade do mercado como condicionante principal do crescimento retardatrio. Cumpre agora analisar at que ponto a economia brasileira obedeceu a essa orientao. Aspecto esse importante para avaliar as dificuldades a serem enfrentadas na fase atual de crescimento para fora. Os fatos no autorizam qualquer otimismo. A primeira falha vamos encontrar no protecionismo. Idealmente a defesa da indstria nascente brasileira deveria ter sido feita por via aduaneira ou,

especificamente, pelos impostos de importao. O realmente ocorrido foi que, tendo o Brasil iniciado em 1930 seu modelo de substituio de importaes, somente em 1956 adotou-se a primeira tarifa protecionista. Em todo perodo anterior a reserva do mercado interno para indstria local foi precariamente garantida pela escassez de divisas, gerada pela Grande Depresso dos 1930s, seguida pelas restries importao decorrentes do conflito mundial e, aps 1945, pela volta da escassez cambial. Celso Furtado (1959), como vimos, mostra que a nica medida do Governo que realmente estimulou a indstria nacional, ter sido adotada para beneficiar a agricultura.

No referente s medidas de apoio destinadas a conferir ao parque fabril brasileiro nvel internacional de competitividade, pouco ou nada se fez. Uma das explicaes desse erro foi a convico dos responsveis pela poltica econmica de que, dadas as grandes dimenses do mercado interno brasileiro, ao se esgotarem as oportunidades de substituir importaes, o simples incremento vegetativo do PIB proporcionaria mercado interno suficiente para garantir a continuidade do crescimento. Inexistindo, portanto, necessidade de levar o parque fabril do pas a nveis internacionais de competitividade. A partir de meados dos 1950s foi fundamental a contribuio do capital aliengena para o ingresso no Brasil em setores fabris to importantes quanto o de veculos automotores, bens durveis de consumo e bens de capital. Tambm aqui houve um erro. Mostramos que, para a contribuio do capital estrangeiro ser plenamente positiva necessrio que o Governo adote medidas para que sua entrada no impea o surgimento de empresas de capital nacional nos mesmos setores, mas que, pelo contrrio, favorea esse surgimento. Nada foi feito nesse sentido. Ilustremos esse erro com o que ocorreu no setor automobilstico, extremamente importante em polticas

de desenvolvimento pela tecnologia avanada que utiliza, por ter mercado de rpido crescimento e pelo seu efeito multiplicador no mercado interno. Diante disso, o comportamento correto do Governo teria sido viabilizar empresa de capital brasileiro no setor, o que no foi feito. Assim, a fbrica Gurgel de automveis, de capital nacional, no recebeu o apoio necessrio par viabiliz-la e, no setor de autopeas, empresa da importncia da Metal Leve teve de ser vendida a concorrentes estrangeiros. Poltica de Crescimento para Fora Nas linhas abaixo examinaremos, sucessivamente, a diferena entre os instrumentos a serem utilizados nos crescimentos para dentro e para fora, a necessidade da abertura do mercado interno nessa fase, a importncia do comrcio sul-sul e os papis respectivos dos capitais estrangeiro e nacional. Observao preliminar se faz necessria. A mudana do mercado que comanda o desenvolvimento no significa o total abandono dos instrumentos utilizados na fase anterior. Assim, ao ter incio o crescimento para fora, os problemas decorrentes do custo- pas e das deficincias internas da indstria nascente ainda no tero sido inteiramente eliminados. O que s acontecer quando o pas atingir o pleno desenvolvimento, passando modalidade clssica de crescimento. O crescimento para fora cria, inclusive, novas oportunidades de substituio de importaes que devem ser aproveitadas. No caso de pases nrdicos, as grandes exportaes de produtos florestais geraram a demanda de equipamento especializado, cuja importao na fase inicial foi substituda posteriormente por produo interna que acabou gerando exportaes desse equipamento. Vimos anteriormente que no crescimento para dentro o mercado criado por medidas protecionistas As medidas especiais de apoio que o acompanham tm como objetivo bsico evitar que as empresas beneficiadas se transformem em cartrios de baixo nvel de produtividade e objetivo

secundrio de preparar a economia para a passagem fase seguinte de crescimento para fora. No crescimento para fora o mercado gerado atravs de investimentos destinados a conferir competitividade internacional ao setores comercializveis da economia. O objetivo destes fazer com que os custos internos de produo das empresas e os custos operacionais da infraestrutura econmica do pas no ultrapassem o de seus concorrente internacionais. Esse tipo de poltica econmica j fora adotado na fase de crescimento para dentro Nesse caso o objetivo no era criar mercado necessrio ao crescimento para dentro que j havia sido obtido atravs de medidas protecionistas, mas preparar a fase seguinte do crescimento retardatrio. Nesta, o protecionismo que foi fundamental na fase anterior passa a ser gradualmente abandonado e os investimentos criadores de competitividade internacional assumem o comando do processo.

O crescimento para fora implica na abertura da economia, em primeiro lugar porque, como o crescimento passa a ser comandado pelo aumento das exportaes, a menos que as importaes aumentem na mesma proporo, o pas subdesenvolvido se tornar exportador de capital. O que claramente uma anomalia. Esta vem ocorrendo no caso da China, que se tornou grande investidora no exterior, sobretudo em ttulos da dvida pblica do Governo americano. Comportamento que s se explica como certa modalidade de protecionismo. Se, de fato, os mais de trs trilhes de dlares investidos por aquele pas no exterior houvessem sido utilizados para importaes, produo de igual montante seria desnecessria, ou inviabilizada na China. Em segundo lugar a abertura faz-se necessria dada a reciprocidade exigida pelos pases que recebem as exportaes das economias subdesenvolvidas em fase de crescimento para fora.

Freqentemente a obteno de acesso aos mercados externos depende de acordos de comrcio, em que redues de tarifa aduaneira so dadas e recebidas. Com respeito abertura da economia uma precauo se faz, contudo, necessria. Dado que o objetivo bsico da estratgia de crescimento para fora o aumento do mercado para as empresas locais, a abertura s importaes deve ser condicionada elevao proporcional das exportaes De outra forma, haveria reduo de mercado para as empresas instaladas no pas, diante da perda de mercado interno para o fornecedores estrangeiros no compensada por ganhos correspondentes no mercado externo. Ainda no contexto das polticas de abertura de mercados, cumpre sublinhar que comercio entre pases igualmente subdesenvolvidos freqentemente apelidado de comrcio Sul-Sul, oferece oportunidades

especiais. Segundo a CEPAL (2009- 2010) o Comrcio Sul-Sul cada vez mais importante e se converte num motor chave do comrcio mundial de bens, enquanto os investimentos diretos Sul-Sul aumentam de forma sustentada (pg.14). Vejamos porque isso acontece. Os pases que participaram no crescimento clssico, em que a abertura recproca de mercados era a norma, se especializaram gradualmente naqueles setores em que gozavam de vantagens comparativas em relao aos demais participantes. No mbito desse processo, foram criados nesses pases todos os setores que compem a economia moderna. Quando as economias emergentes comearam seu desenvolvimento surgiu o problema. Isso porque eles registram menores custos em alguns setores j existentes nos desenvolvidos. Se estes abrirem seus mercados para tais produtos, isso implicar no sucateamento de alguns ramos importantes de suas economias, com os conseqentes grandes desinvestimentos. O que obviamente dificulta acordos de abertura recproca de mercado entre desenvolvidos e subdesenvolvidos. A mesma dificuldade no existe no comrcio Sul-Sul, dado que ainda no existem, nas economias da regio,

boa parte dos setores que constituem a economia moderna. A abertura recproca do mercado se torna, assim possvel sem que implique em grandes desinvestimentos. Acordos entre pases do hemisfrio Sul destinados a levar adiante crescimento com mercados mutuamente abertos constitui, assim, importante vantagem a ser explorada.

Cumpre finalmente examinar o papel do capital estrangeiro como instrumento de apoio ao crescimento para fora. Vimos anteriormente que, na fase de crescimento para dentro, ele pode ter papel importante por coincidirem o interesse das matrizes e de suas filiais instaladas em pases subdesenvolvidos. No sentido de que essas filiais evitam a perda do mercado interno de pases que, no mbito do modelo de substituio de importaes, adotam medidas protecionistas. O mesmo no verdade no crescimento para fora por motivo simples. Nessa fase do crescimento retardatrio, o mercado a ser explorado o internacional. E este j se acha atendido pelas matrizes das empresas estrangeiras. Diante disso, suas filiais no podem desempenhar o mesmo importante papel que tiveram no crescimento para dentro, porque isso significaria concorrer com suas matrizes. No crescimento para fora o papel de ponta de lana do processo cabe, portanto, a empresas controladas por capital nacional. Essas devem, assim, receber o apoio necessrio para se tornarem internacionalmente competitivas. O que significa, inclusive, auxililas na criao de filiais no exterior. No se est afirmando que o capital estrangeiro deixa de ser relevante. Sua contribuio continuar significativa seja diretamente, no que se refere ao mercado interno, seja indiretamente no caso do mercado externo. No mercado interno, ao atenderem demanda local deixando livre a poupana nacional para investimento em atividades exportadoras. No mercado externo ao introduzirem novas tecnologias no pas que, como

sucede na China, podero ser aproveitadas por empresas nacionais para tambm se tornarem internacionalmente competitivas nesse setor.

Os setores a serem explorados no crescimento para fora so os de tecnologia avanada, elevado valor adicionado por trabalhador e mercado dinmico. Acontece que em pases como o Brasil, caracterizados por abundncia de recursos naturais, os mecanismos de preos deixados ao seu livre funcionamento leva a uma especializao em commodities agrcolas e industriais Evoluo recente vai agravar o problema A crtica bsica especializao em commodities se tratar de setor de baixo valor adicionado por trabalhador e mercado em lento crescimento. Acontece que o ingresso no mercado internacional de economias de grande porte e com baixa dotao em recursos naturais, como a China e ndia, cria a iluso de o problema ter sido contornado. O maior preo das commodities, resultante das grandes importaes desses pases. Eleva o valor adicionado por trabalhador do setor e acelera significativamente o crescimento do seu mercado. Desaparecem, assim, as desvantagens alegadas para tal tipo de especializao. Na verdade, porm, essa mudana de durao estritamente de curto e mdio prazos. No caso de commodities dependentes de recursos naturais no renovveis bvio que, mais cedo ou mais tarde, as reservas disponveis se esgotaro levando a irremedivel colapso economias nelas baseadas. Nos produtos de alimentao o problema da baixa elasticidade - renda de sua demanda. Ou seja, se a renda per capita da ndia e China aumentarem de dez vezes, nem por isso os habitantes desses pases consumiro dez vezes mais carne e caf e outras commodities baseadas em recursos naturais renovveis. Quanto s demais commodities, h o risco de sua demanda ser atendida por produtos sintticos, como ocorreu no caso da borracha natural brasileira

Casos como o do etanol parecem constituir exceo por ser sua produo, como a dos alimentos, baseada em recurso natural renovvel (terra agrcola) e no registrando, como estes, o problema da baixa elasticidade renda de demanda. Na verdade, porm, quando toda a terra disponvel para a produo de etanol houver sido utilizada, o setor entrar em estagnao. O problema no , certamente, to grave quanto aquele a que esto sujeitos os pases baseados em recursos naturais no renovveis, como o petrleo. No caso deles, ao se esgotarem suas reservas, o colapso econmico ser inevitvel. No do etanol haver somente uma estagnao da economia baseada em sua produo. O que no impede de ser igualmente indesejvel uma especializao no setor. Ou seja, os pases com abundncia de recursos naturais se tornam presa fcil para a chamada doena holandesa. Essa denominao surgiu com a experincia da Holanda, onde a descoberta de grandes reservas de gs natural levou o pas a priorizar esse setor em detrimento de atividades de maior refinamento tecnolgico. Ou seja, o que normalmente deveria ser considerado uma benesse se tornou fator altamente negativo. A Experincia Brasileira de Crescimento para Fora Um dos erros cometidos nessa fase foi a abertura precipitada da economia brasileira. Na fase de crescimento para fora essa abertura constitui um procedimento normal e necessrio. Acontece apenas que, conforme demonstra a bem sucedida experincia asitica, a liberalizao das importaes deve ser levada adiante no ritmo indicado pelo incremento das exportaes. Precauo que no foi tomada no Brasil. Com a conseqncia de que parcelas importantes do mercado interno passaram a ser atendidas pelo fornecedor estrangeiro. A abertura apressada s importaes teve como conseqncia a reduo do mercado interno disposio das empresas instaladas no pas, sem que essa perda fosse compensada pelo crescimento das exportaes.

Se bem que essa abertura houvesse contribudo, atravs da concorrncia do produto estrangeiro, para elevar a produtividade em alguns setores da economia atividades importantes, como a produo automobilstica, s no foram levadas ao colapso por medidas de emergncia que bloquearam a excessiva entrada do produto estrangeiro. Alm disso, foram sacrificados alguns elos da cadeia produtiva do pas, que poderiam ter sido preservados no contexto de uma abertura gradual. Esse no foi, contudo o erro mais importante. Os maus resultados dessa fase decorreram, sobretudo, do erro fundamental cometido na fase anterior de substituio de importaes. Poltica bem conduzida de substituio de importaes deveria ter como um dos seus objetivos bsicos gerar, em setores significativos da economia, nvel internacional de competitividade. Com isso se passaria, sem maiores dificuldades, ao crescimento para fora. Neste, seria apenas necessrio adotarem-se medidas para manter a competitividade internacional adquirida em certos setores na fase anterior e, na medida do necessrio, criar essa competitividade em novos setores O erro cometido na fase de crescimento para dentro deveria ser corrigido por poltica industrial de largo espectro, cujo objetivo seria criar para a economia brasileira competitividade em nmero suficiente de setores do tipo A. A onda neoliberal que 1980s varreu o Terceiro Mundo, e muito particularmente a Amrica Latina, impediu qualquer ao nesse sentido Situao consolidada pelo chamado Consenso de Washington de 1990, segundo o qual polticas industriais eram extremamente negativas por interferirem no livre funcionamento do mecanismo de preos. A par disso, a absoluta prioridade concedida estabilidade monetria tornava difcil a elevao das despesas de investimento requeridas pela poltica industrial. Isso por, si s, seria bastante grave, mas ainda pior o fato de que condies como as seguir descritas esto conduzindo a economia brasileira no sentido oposto ao desejvel.

Sucede que na fase exportadora do crescimento retardatrio, na ausncia de programas destinados a patrocinar setores dinmicos de alta tecnologia, a especializao ocorre em ramos onde o pas tem vantagens comparativas naturais. No Brasil, com sua abundncia de recursos naturais, estas existem no setor de commodities, o que tornou o pas vtima da doena holandesa[2]. Decorre esta de a produo de commodities constituir o caminho fcil para o crescimento, dispensando o esforo para criao e manuteno de competitividade internacional em setores de alta tecnologia. No Brasil a situao foi agravada pela sobrevalorizao cambial. Em funo desta, a colocao no mercado internacional de produtos de tecnologia refinada, em que o pas no tem vantagens comparativas naturais, se tornou ainda mais difcil. A par disso, as importaes desses bens foram facilitadas pela sobrevalorizao cambial que proporciona ao fornecedor estrangeiro artificial vantagem competitiva no mercado interno do pas. O resultado final foi um processo que se poderia chamar de uma desindustrializao relativa, que tambm se tornou conhecida como uma especializao regressiva da economia brasileira. Relativa, no sentido de que o setor manufatureiro continuou se expandindo em termos absolutos, mas a participao das commodities industriais se eleva constantemente, com queda relativa no peso dos setores de maior contedo tecnolgico. Um sem nmero de insumos produzidos no pas passam igualmente a ser importados.

Nossa interpretao sobre a gravidade, em termos de poltica de desenvolvimento, da evoluo estrutural recente da economia brasileira confirmada pelo IPEA, o mais importante rgo de pesquisa econmica do Governo. Ele sublinha o significado da indstria no processo de desenvolvimento nos seguintes termos: A experincia dos pases asiticos

confirma que o recurso a estratgia consistente de desenvolvimento com polticas industriais adequadas condio necessria para que os desafios impostos pela concorrncia internacional possam converter-se em fatores propulsores do desenvolvimento das naes (pg 31). Isso no foi o que vem acontecendo no caso brasileiro. Segundo o IPEA (2009): Entre 1980 e 1996 a participao da indstria brasileira no PIB reduziu-se em 50%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Um dos fatores principais dessa evoluo desfavorvel foi a forte apreciao do cmbio (...). Essa perda no foi recuperada no perodo 1997-2008 precisamente quando a economia brasileira crescia a taxas mais altas (...) sobressai-se tambm o fato de que a indstria brasileira que sobreviveu apreciao cambial basicamente a de mais baixo valor agregado, elevando significativamente o peso das commodities nas exportaes brasileiras (pg. 31) Em outro documento o IPEA (e) ainda mais enftico. Segundo ele: Deve-se buscar, atravs de diversos mecanismos a industrializao em segmentos densos de tecnologia. A busca incessante por um modelo de industrializao sofisticada (eletrodomsticos, automveis etc.) possui um aspecto essencial A especializao na produo de commodities e uma industrializao que gera baixo valor agregado (em um tipo de economia primarizada) constituem um modelo bastante propcio para a consolidao de um modelo de concentrao de renda e riqueza (...). O modelo de economia industrializada gera muitos empregos, de remunerao mais elevada e favorece o estabelecimento de relaes formais de trabalho. Esta uma opo crucial: crescimento com primarizao ou industrializao sofisticada? (pg. 11 e 12) Filgueiras e Gonalves, em cuidadoso trabalho sobre a evoluo recente da economia brasileira, confirmam amplamente a anlise do IPEA. Resumindo suas concluses sobre o setor manufatureiro afirmam: H perda de dinamismo da indstria de transformao, com a especializao em

setores intensivos de recursos naturais e a desarticulao de cadeias produtivas (pg. 94) Com respeito especificamente ao papel negativo das commodities na economia brasileira resumem da seguinte forma suas concluses: O pas est aprofundando o padro de especializao retrgrada, que se caracteriza pela reprimarizao das exportaes por meio da crescente participao dos produtos primrios no valor das exportaes (pg 94)

Uma das objees suscetveis de serem apresentadas tese da primarizao da economia brasileira de que boa parte do aumento de peso do setor de commodities resultou da elevao nos preos de seus produtos. Descontada essa elevao, a reprimarizao da economia brasileira se tornaria menos bvia. Na verdade, porm, as estatsticas mostram que os investimentos previstos para a produo de commodities so substancialmente mais elevados que os planejados para os demais setores da economia. E no se trata de algo conjuntural ou circunstancial, mas resultante do fato de que a elevao relativa dos preos do setor tornam mais lucrativos os investimentos nele realizados. A tendncia reprimarizao tem, portanto, slidas razes no mecanismo de preos e s poder ser neutralizada atravs de medidas corretoras do Governo. O que no est sendo feito. A causa possivelmente mais importante da reprimarizao da economia brasileira foi, conforme reconhece o IPEA, a sobrevalorizao do real. E esta resultou basicamente da entrada no pas do capital estrangeiro de curto prazo. Entrada essa estimulada, entre outras coisas, pelas elevadssimas taxas de juros praticadas pelo pas, no mbito da poltica antiinflacionria do Banco Central. O aspecto especulativo do capital estrangeiro de curto prazo demonstrado, inclusive, pela utilizao por seus investidores do chamado carry trade. No qual se toma emprestado em pases onde os

juros so baixos para aplicaes no Brasil, onde os juros so dos mais elevados do mundo. Apesar do carter altamente especulativo desse fluxo de capitais, nada foi feito para coloc-lo sob controle. Nem sequer se aproveitou as novas oportunidades de substituio de importaes geradas pela exportao de commodities para, a exemplo do que fizeram os exportadores de produtos florestais, viabilizar a implantao do pas de indstria de equipamentos para o setor. Indstria que num segundo momento tambm se tornaria exportadora. Apenas agora, em funo dos grandes investimentos previstos para o pr-sal, se anuncia a inteno de adotar medidas destinadas patrocinar a criao no pas de indstria nacional fornecedora dos equipamentos requeridos. A medida bsica para corrigir a anomalia representada por investimentos estrangeiros especulativos consiste em regular o ingresso do capital estrangeiro de curto prazo. (Sics 2007 e French Davis 2010) As medidas apropriadas para tanto so conhecidas, e largamente utilizadas, em outros pases. Como, por exemplo, impostos pagos na entrada, a quarentena (depsito no Banco Central dos fundos que entram no pas por prazo preestabelecido e sem vencimento de juros), perodos mnimos de permanncia, limitao dos montantes aceitos e, em ltimo caso, centralizao do cmbio na qual a taxa cambial determinada pelas autoridades monetrias. A par disso, como os altssimos juros brasileiros constituem uma das causas do interesse pelo Brasil do capital especulativo, acompanhamento natural das medidas acima a reduo da taxa bsica de juros para nveis no muito superiores aos praticados no resto do mundo. Para controle da inflao instrumentos alternativos devem ser utilizados. Esse aspecto ser aprofundado mais adiante ao se tratar de polticas de curto prazo.

III - POLTICAS DE CURTO PRAZO Colocao Geral do Problema O enfoque do presente artigo essencialmente de longo prazo. Ele pressupe, no entanto, a adoo de medidas de curto prazo que proporcionem condies favorveis ao crescimento retardatrio. Como, por exemplo, as que garantem demanda efetiva capaz de assegurar adequada utilizao da capacidade produtiva disponvel. Dado serem elas iguais s recomendveis para o crescimento clssico, seu exame se torna dispensvel no presente trabalho. Em certos casos, no entanto, as medidas de curto prazo so especficas do crescimento retardatrio e devem ser analisadas. Conforme descrito no The East Asian Miracle do Banco Mundial, o mecanismo de preos no funciona adequadamente nas economias retardatrias O que exige ao corretora do Estado. Na seo anterior mostramos o papel do Estado no crescimento para dentro, atravs da reserva do mercado interno para os produtores locais e, no crescimento para fora, mediante criao de competitividade internacional em nmero adequado de setores. Nas linhas abaixo, mostraremos que a excessiva valorizao pela mainstream economics dos equilbrios fundamentais (cambial, monetrio e fiscal) como condio para o bom funcionamento do mecanismo de preos, pode constituir obstculo fundamental ao crescimento retardatrio. Neste, contrariamente do que sucede no crescimento clssico, o objetivo bsico a eliminao do atraso econmico atravs do rpido incremento do PIB. O que gera, inevitavelmente, presses cambiais, fiscais e monetrias. Assim, ao serem adotadas medidas para acelerar o crescimento, a necessidade de aumentar importaes, de criar infra-estrutura de apoio e de aproveitar plenamente a capacidade disponvel, surgem presses de tipo, respectivamente, cambial, fiscal e monetrio. E como essas presses so

normais e inevitveis no crescimento acelerado, medidas destinadas a elimin-las tm como resultado a conteno do crescimento. Ou seja, a viso neoclssica erra no somente ao afirmar que no crescimento retardatrio, como no clssico, o mecanismo de preos proporciona o timo econmico, mas tambm ao aceitar, como uma das principais tarefas do Governo, a garantia dos equilbrios fundamentais. Dado que no crescimento retardatrio, as presses monetrias cambiais e fiscais so normais e inevitveis, a responsabilidade do Estado no de eliminlas, como no crescimento clssico, mas apenas de mant-las sob controle. Ou seja, impedir que se transformem em desequilbrios abertos e, quando estes forem inevitveis, agir para que sejam moderados e, dentro do possvel, provisrios. Entre as providncias a serem adotadas para conseguir esse resultado, algumas so as claramente heterodoxas. Como, por exemplo, a centralizao do cmbio no caso do desequilbrio cambial, a moratria da dvida pblica, no caso do desequilbrio fiscal e o tabelamento de preos, no caso da inflao. Medidas essas liminarmente condenadas pela mainstream economics como desfavorveis ao crescimento econmico. No plo oposto dessa tese, podese argumentar que, conforme amplamente reconhecido na literatura, nos primeiros oitenta anos do sculo passado o Brasil, ao lado do Japo, registrou uma das duas mais elevadas taxas de crescimento do mundo. E, nesse perodo, todas e cada uma dessas medidas heterodoxas foram, pelo menos uma vez, adotadas no pas. Sem que isso impedisse os bons resultados obtidos em termos de crescimento acelerado do PIB. O Caso Especial do Brasil Com respeito economia brasileira, a criao dos pr-requisitos de curto prazo indispensveis viabilizao de nova estratgia econmica baseada na criao de mercado, apresenta dificuldades especiais. Se estas no forem contornadas, a prpria viabilidade dessa estratgia pode ser

comprometida, com os gravssimos riscos acarretados por um crescimento insuficiente para neutralizar as conseqncias negativas do efeito de imitao. No Brasil o erro bsico, com respeito aos chamados equilbrios fundamentais, se acha na absoluta prioridade concedida estabilidade monetria. Tanto a literatura especializada (Giambiagi e Barros 2009) quanto os responsveis pelo comando da economia consideram que, para manter essa estabilidade, o crescimento PIB no pode superar a taxa anual de 5%. Sempre que a economia ameaa ultrapassar esse limite, medidas de conteno do crescimento (na prtica a elevao da taxa de juros) passam a ser adotadas. Essa alegao, conforme dissemos anteriormente, no deixa de ser surpreendente quando se sabe que pases asiticos, cujas condies para o desenvolvimento econmico so menos favorveis que as nossas, crescem a taxas anuais entre 7% e 9% sem que seus preos subam mais de 5% ao ano. Nvel considerado aceitvel no Brasil, conforme atestam as metas de inflao adotadas. O lgico seria, portanto identificar e adotar, o que se faz naqueles pases para combinar crescimento acelerado com inflao baixa e sob controle. O problema , todavia, complexo exigindo anlise mais acurada. Recapitulemos. A literatura sobre as relaes entre inflao e desenvolvimento econmico passou por evoluo importante para nossa anlise. Num primeiro momento, se reconheceu serem as informaes disponveis inconclusivas, dado registrarem-se certos casos de crescimento acelerado com estabilidade monetria e outros em que a inflao convivia com taxas aceleradas de crescimento (arliner 1995). Posteriormente (Yusuf e Stiglitz, 2004) aceitou-se que inflao moderada (no superior a 40% a.a.) e estvel poderia ser favorvel ao desenvolvimento. Essa tolerncia com o desequilbrio monetrio vai ser revista em

funo da experincia de pases asiticos, que registravam taxas extremamente elevadas de crescimento com elevao anual de preos no superior a 5% a.a. As conseqncias dessa constatao vo se refletir, por exemplo, no relatrio do Banco Mundial de 2008 (The Growth Report Strategy for Sustained Growth and Inclusive Development) que, embora sem negar que taxas elevadas de incremento do PIB tenham sido acompanhadas por inflao, defende a obteno dessas taxas com relativa estabilidade monetria, tal como observada nos pases asiticos.

A indagao se tal experincia vlida para pases como os da Amrica Latina. Na sia os Governos, mesmo quando no ditatoriais, so bastante fortes para impor polticas de rendimento que compatibilizam taxas elevadas de crescimento com a estabilidade de preos. A par disso, esses pases so marcados por culturas mais propensas a aceitarem maior disciplina econmica. A experincia da Amrica Latina parece indicar situao menos favorvel. Nas trs dcadas posteriores Segunda Guerra Mundial, o Brasil registrou incremento anual do PIB de 7% com inflao mdia de 20% em igual perodo. Nos sete anos que antecederam atual crise mundial, a Argentina cresceu entre 8,5% e 9% ao ano com inflao de 20% ou pouco mais que isso A Venezuela registrou igualmente, em anos recentes, crescimento acelerado com inflao superior Argentina Teriam esses resultados sido possveis com inflao anual de apenas 5%? Esses fatos no permitem, obviamente, concluir que a regio seja incapaz de alcanar resultados semelhantes aos asiticos. Ou seja, obter crescimento acelerado com inflao moderada. possvel, contudo, fazer-se na regio exerccio que, sem maiores riscos, permitir verificar a existncia de diferena entre pases asiticos e latino-americanos, no concernente ao binmio inflao-desenvolvimento. A regra que domina hoje a poltica econmica brasileira de se obter crescimento to acelerado quanto

possvel sob a condio de que no sejam comprometidas as metas de inflao3. A proposta de substitu-la por outra regra, a saber, obter inflao to baixa quanto possvel, desde que as medidas adotadas (inclusive heterodoxas) no comprometam as metas de desenvolvimento. Se a inflao registrada superar os nveis asiticos ficar comprovada a diferena entre a Amrica Latina e aquela regio no que respeita relao entre inflao e desenvolvimento. E dada a fundamental importncia, anteriormente assinalada, de se alcanar crescimento anual mnimo do PIB de pelo menos 7%, surtos inflacionrios acima de 5% devem passar a ser aceitos como inevitveis. Nesse caso a escolha ser, portanto, entre estabilidade monetria com lento crescimento, e crescimento acelerado com inflao.

Seria, no entanto, imprudente ignorar os fatos a seguir descritos. O Brasil registrou no perodo imediatamente posterior ao ltimo conflito mundial, e sem maiores problemas, inflao anual mdia de 20%. No ltimo ano do Governo Kubistchek (1961) essa percentagem pulou para 30%. Nos anos seguintes, politicamente caticos, mesma percentagem chegou a 92%. No Governo militar que se seguiu, a espiral de preos foi colocada sob controle voltando taxa histrica de 20%. O problema foi ter-se generalizado, aps 1964, a correo monetria, como forma de preservar o poder aquisitivo dos agentes econmicos. O que parecia razovel diante da suposta inevitabilidade de surto monetrio anual de 20%. Acontece que a indexao transfere para o futuro a inflao passada. Com a acelerao dos preos, decorrente dos choques do petrleo de 1974 e 1980, a correo monetria passou a ser realizada em intervalos cada vez mais curtos, o que teve como resultado final exploso hiper inflacionria de 1987 a 1994. O Plano Real foi bem sucedido porque rompeu com a norma vigente de indexao. Salrios, aluguis, mensalidades escolares etc,

passaram a ser corrigidos levando em conta, no o poder aquisitivo no momento do ltimo reajustamento, mas o poder aquisitivo mdio entre o ltimo e o novo reajustamento. A regra de plena correo monetria foi, dessa forma, abandonada com o fim da hiper-inflao. Na verdade, porm, a indexao foi mantida em casos importantes como o dos depsitos de poupana, das tarifas de servios pblicos, dos tributos etc. Ora, a volta ao crescimento acelerado significa economia operando no nvel mximo de sua capacidade, com as conseqentes presses inflacionrias. Isso, com indexao em setores importantes, torna a economia especialmente sensvel a essas presses. O que torna preliminar necessria, adoo de metas de desenvolvimento de 7% ao ano, a completa eliminao da indexao. Ou nas palavras de Delfin Netto: hora de se enfrentar, de uma vez por todas, a eliminao completa do resduo de indexao que sobrou do Plano Real, esclarecendo a sociedade sobre seus enormes malefcios, a despeito da aparente proteo que d a alguns setores privilegiados (pg. F 5) As dificuldades polticas a serem vencidas so bvias. Mas indispensvel enfrent-las, dados os grandes riscos determinados pela a perpetuao do atraso econmico, ou por sua eliminao a prazos excessivamente longos. Em suma, o trauma decorrente do perodo hiperinflacionrio levou demonizao, no Brasil, de qualquer aumento de preos. Generalizou-se a errada convico de que mesmo moderado desequilbrio monetrio levaria exploso de preos, impediria o clculo econmico e prejudicaria muito especialmente as categorias de renda mais baixa. Esses mitos, denunciados em Magalhes (2009), vm impedindo o racional equacionamento do problema da inflao no crescimento retardatrio comprometendo seriamente, em pases como o Brasil, o sucesso das polticas de eliminao do atraso econmico.

IV - A NECESSIDADE DE UM MODELO TERICO

Determinantes da Necessidade Mostramos acima que o sucesso das economias asiticas demonstrou o erro das recomendaes da teoria neoclssica codificadas no Consenso de Washington. Em termos de teoria econmica, o reconhecimento desse fato nada mais fez do que incorporar a demanda efetiva de Keynes nas propostas de polticas de desenvolvimento. Contribuio pouco significativa porque jamais se negou que polticas de curto prazo destinadas a garantir o pleno emprego, atravs de nvel adequado de demanda efetiva, constituem premissa bsica das polticas de desenvolvimento. Ou se duvidou de que a garantia do pleno emprego, em carter permanente proporciona, a longo prazo, os melhores resultados em termos de crescimento econmico. O total fracasso das polticas econmicas propostas pelo Consenso de Washington levou sem, dvida, proposta de polticas econmicas alternativas. Estas eram, todavia, rejeitadas por lhes faltar embasamento terico, diferentemente das propostas pelo Consenso de Washington, solidamente apoiadas na teoria neoclssica. Justificao da necessidade de cobertura terica para novas propostas de poltica econmica oferecida por Blaug. (1975) Segundo ele, uma teoria s pode ser derrubada por outra. Mostra, assim, que a Corrente Institucionalista Americana, apesar de ter oferecido importantes contribuies para Economia no perodo anterior Segunda Guerra Mundial, no teve sucesso no seu objetivo de substituir a teoria neoclssica da mainstream economics pela viso institucionalista Isso, por no ter conseguido apresentar teoria alternativa. De acordo com Blaug, uma teoria no rejeitada quando erra nas suas interpretaes e previses, mas

somente quando confrontada por teoria alternativa que no apresente essas deficincias. A poltica neoliberal responsvel por trs dcadas de semi-estagnao na Amrica Latina apoiada pelas teorias neoclssica do crescimento econmico. Para que estratgia alternativa seja aceita, ela deveria ser justificada por teoria que levasse em conta a especificidade do crescimento retardatrio.

A experincia histrica demonstra amplamente a necessidade de justificao terica (ou cientfica) para polticas econmicas inovadoras. Um primeiro exemplo dado pelos pases da segunda onda de industrializao, Estados Unidos e Alemanha. Um dos preceitos bsicos da cincia econmica da poca era que a plena abertura das economias constitua a nica forma de se alcanar o timo econmico. Aceita essa colocao, os dois pases dificilmente adotariam o protecionismo indispensvel para viabilizar suas indstrias nascentes. O problema foi contornado pela teoria protecionista de List que, justificando uma exceo regra geral da abertura econmica da mainstream economics, deu cobertura cientfica ao protecionismo desses dois pases. No caso da Amrica Latina, foi a teoria protecionista de Prebisch (1949) que justificou tecnicamente a poltica industrial. Para List, apenas era aceitvel proteo temporria e beneficiando setores manufatureiros com capacidade de se tornarem internacionalmente competitivos. Essa colocao revelou-se suficiente para dar cobertura a pases que iniciavam com atraso de apenas cinqenta anos sua industrializao. O atraso da Amrica Latina era de cento e cinqenta anos. Na contribuio de Prebisch as exigncias de prazo e competitividade futura foram ignoradas. Para ele a nica forma de um pas agrcola se beneficiar da maior produtividade do setor industrial era criar sua prpria indstria. Mesmo que esta exigisse proteo permanente e jamais

alcanasse nvel internacional de competitividade. Sem o apoio da teoria de Prebisch, o protecionismo na Amrica Latina talvez se defrontasse com resistncia interna e externa invencveis. Montagem do Modelo: Responsabilidade e Condicionantes Na presente seo comearemos por examinar a quem cabe a responsabilidade de propor um modelo para o crescimento retardatrio para mostrar, em seguida, de que forma o trabalho deve ser levado adiante. Ponto importante que a responsabilidade principal na montagem do modelo de crescimento retardatrio dos economistas dos pases subdesenvolvidos. Isso por trs motivos. O primeiro e bvio motivo que, a partir dos 1970s, os pases desenvolvidos se desinteressaram da Economia do Desenvolvimento, pelo menos enquanto disciplina voltada para estudos tericos do crescimento retardatrio. Dois outros importantes motivos justificam igualmente essa responsabilidade. O segundo motivo que economistas de pases desenvolvidos tendem a interpretar a realidade das economias retardatrias luz das experincias e dos interesses dos seus prprios pases. Isso pode ser inconsciente, como parece acreditar Schumpeter (1954), ou proposital como afirma Chang (2002). Exemplo concreto do problema se acha na teoria das vantagens comparativas, que considera a total abertura das economias condio necessria para se chegar ao timo econmico na diviso internacional do trabalho. A prevalecer essa concepo, a atividade industrial ficaria restrita essencialmente aos pases europeus que deram incio ao processo. Isso s no aconteceu porque List, economista alemo, que inclusive viveu durante largo tempo nos Estados Unidos, criou a exceo da indstria nascente, como justificativa de medidas protecionistas. Ou seja, a adoo por esses pases de poltica em conflito pases interessados. com a mainstream economics teve de ser apoiada em teoria elaborada por economista dos

O terceiro, e possivelmente mais importante motivo, a relevncia do versteheh nas cincias sociais. Nesses ramos cientficos, que no dispem do recurso de experincias de laboratrio, o verstehen, ou o conhecimento direto de processos sociais pelos que dele participarem, particularmente importante (Bacharach, 1989). E o verstehen de dois tipos um deles classificado como domstico e outro como radical. O domestico, e mais eficaz, o dos que participam dos fenmenos em anlise. O radical o daqueles que, estando fora do processo, tentam entender o que nele se passa, com base nas informaes, mais ou menos confiveis, disponveis. o caso do moderno antroplogo examinando populaes primitivas e de especialistas em Economia aspecto. do Desenvolvimento vivendo e trabalhando em pases esse desenvolvidos. Aprofundemos

Nas cincias sociais no existem experincias de laboratrio que facilitem a compreenso dos fenmenos em exame, permitindo determinar suas causas e efeitos e testar explicaes alternativas. No aceitvel fazer uma inflao, ou provocar uma crise cambial, para compreender seus mecanismos e identificar medidas corretoras eficazes. Mas inflao e crises cambiais ocorrem espontaneamente e estas, adequadamente estudadas, podem oferecer as informaes desejadas. Nos pases subdesenvolvidos onde estatsticas e informaes so limitadas e pouco confiveis o verstehen domestico assume, em funo disso, especial

importncia.

Passemos agora ao exame das condies requeridas para montar um modelo terico do crescimento retardatrio No h dvida, de fato, que importantes descobertas cientficas ocorrem algumas vezes em pases subdesenvolvidos. O impacto destas, em termos de abertura de novas linhas de pesquisa e de aplicaes prticas permanece, todavia, limitado por constiturem fatos isolados no se inserindo, como seria necessrio, no que Lakatos (1989) chama de programas cientficos de pesquisas, nos quais novas descobertas surgem no contexto de pesquisas conduzidas de forma sistemtica e ininterrupta. Exemplo do problema de contribuies cientficas feitas fora de programas cientficos de pesquisa vamos encontrar na teoria protecionista de Prebisch, que deu cobertura fase inicial de industrializao da Amrica Latina. A essncia do raciocnio de Prebisch era a seguinte: (a) a produtividade por trabalhador cresce na indstria mais rapidamente que na agricultura (b) diante disso, a especializao agrcola somente seria aceitvel se todo aumento de produtividade na indstria se traduzisse em baixa proporcional de preos, o que significaria constante melhoria dos termos de troca para os pases agrcolas (c) como os fatos demonstram que o aumento do valor adicionado na indstria determina maior remunerao dos seus fatores de produo (capital e trabalho) e no a baixa de preos, no ocorre a melhoria dos termos de troca para os pases agrcolas. A industrializao se torna, assim, para esses pases, a nica forma de se beneficiarem dos ganhos do moderno crescimento desencadeado pela Revoluo Industrial. O erro de Prebisch foi, com base nas estatsticas disponveis, afirmar que, contrariamente ao necessrio para justificar a renncia industrializao, os termos de troca dos pases agrcolas estavam, no melhorando, mas se deteriorando constantemente. Concluso que,

posteriormente, seria efetivamente contestada. Diante disso, passou-se a alegar que a justificao de Prebisch do protecionismo havia sido refutada. Quando, de fato, contestao s existiria se seus crticos comprovassem que os termos de troca estavam melhorando constantemente para os pases agrcolas e na proporo da diferena entre o incremento da produtividade na indstria e na agricultura. Ora, isso no foi feito e nem sequer tentado. E, segundo Singer (1961), qualquer tentativa nesse sentido fracassaria porque, se os termos de troca se comportassem dessa forma, no haveria pases subdesenvolvidos. Ou seja, a teoria protecionista de Prebisch foi descartada por no se achar inserida em programa cientfico de pesquisa que refutasse as objees sem fundamento que lhe foram feitas. Outro ponto importante que a anlise de Prebisch comprova no apenas a inaceitabilidade da especializao agrcola mas tambm da especializao em commodities agrcolas e industriais, nas quais a produtividade por trabalhador fica muito abaixo da registrada nos ramos de alta tecnologia. Ela poderia, portanto, se no houvesse sido refutada, ser hoje utilizada para condenar a especializao em commodities que se acha em rpido andamento na Amrica Latina. Ou seja, o que se faz necessrio no apenas uma teoria do crescimento retardatrio, mas que essa teoria esteja inserida em programa cientfico de pesquisa. O Caso Especial do Brasil Para que nova estratgia seja definida e aplicada, a condio preliminar que seja aceita sua necessidade. O que no vem acontecendo no Brasil. E, para tanto, existe um motivo especfico e outro de carter mais geral. O motivo especfico o desinteresse dos economistas brasileiros pelas anlises de longo prazo e, especialmente, no que se refere ao crescimento econmico. Esse fato ficou amplamente comprovado em pesquisa do IPEA de responsabilidade de Ricardo Bielschowsky e Carlos Mussi (2005). A pesquisa tomou a forma de entrevistas com 38 economistas

do melhor nvel nacional, aos quais se indagou suas posies relativamente ao crescimento econmico do pas. Os responsveis pela pesquisa resumem da seguinte forma suas concluses Desde as primeiras entrevistas ficou claro que o crescimento no tem ocupado parte central das preocupaes e das reflexes da maioria dos economistas brasileiros. De fato, o campo temtico mostrou-se pouco propcio a grandes aprofundamentos por parte dos entrevistados e tornou-se evidente, durante a pesquisa, que se tratava de um regresso ao tema E continuam: H como se mencionar uma extrema preocupao com o curto prazo, em especial com a poltica de estabilizao, a qual vem afogando e desfocando a viso de longo prazo (pg 35). Cano (2010) se expressa da seguinte forma sobre a questo: No passar despercebido a um futuro estudioso da historiografia macroeconmica recente latino-americana, e em especial da brasileira, a drstica mudana qualitativa e quantitativa da formulao da poltica econmica, e de estudos e pesquisas em termos gerais setoriais e regionais, a partir de fins da dcada de 1980. (...) a maior parte dos economistas e acadmicos abandonou suas preocupaes de longo prazo, de crescimento e desenvolvimento, tornando-se curtoprazistas, centrando sua produo sobre o cmbio, os juros, a inflao, a regio e a cidade competitiva (pg 7). A explicao desse curtoprazismo simples. A formao dos economistas brasileiros foi, toda ela, baseada nas interpretaes e preceitos da mainstream economics, dominada pela viso neoclssica. Segundo esta, o crescimento econmico decorre do livre funcionamento do mecanismo de preos, cabendo ao Poder Pblico apenas assegurar o respeito s regras do jogo econmico e garantir os equilbrios fundamentais (cambial, fiscal e monetrio). Essa interpretao, baseada na experincia do crescimento clssico, valeria igualmente tanto para pases desenvolvidos como subdesenvolvidos. Com respeito a estes ltimos, quando muito se

aceita que, conforme proposto no Consenso de Washington Ampliado, a ao do Estado se estenda ao ajustamento das instituies para que o mecanismo de preos possa operar corretamente. Ou seja, as polticas econmicas requeridas so tipicamente de curto prazo, o que exclui as de desenvolvimento essencialmente de longo prazo. Formados dentro dessa viso, por que os economistas brasileiros se interessariam em montar paradigma terico para o crescimento retardatrio se sua responsabilidade apenas apontar os meios e modos de garantir as estabilidades cambial, fiscal e monetria? E, quando muito, apontar a mudanas institucionais necessrias? Mais recentemente, em funo da crise de 2008 2009 e do fracasso do receiturio neoliberal do Consenso de Washington, ganhou fora uma corrente de orientao keynesiana. Acontece que, a viso de Keynes tambm estritamente de curto prazo.

O segundo motivo do desinteresse por nova estratgia econmica de carter mais geral porque envolve aspectos scio-econmicos. Ele toma a forma de um indevido otimismo sobre as condies atuais da econmica nacional configurando, seja uma amnsia histrica, seja o que chamaresmos de euforismo. No segundo mandato do Presidente Lula o Brasil, que nos trinta anos anteriores registrara incremento anual mdio do PIB em torno de 2,5%, passou a crescer entre 4% e 5%, a bolsa famlia e outras medidas de carter social beneficiaram parcela significativa da populao. Com isso se difundiu a idia, largamente apoiada pelas lideranas poltica e pelos formadores de opinio (inclusive economistas), de que o Brasil nunca desfrutara de situao econmica to favorvel. Sendo isso verdade, por que aceitar a necessidade de nova estratgia econmica? Ou seja, uma espcie de amnsia histrica levou a se esquecer o fato de o Brasil, nos primeiros oitenta anos do sculo passado, ter registrado

taxas de crescimento superadas somente pelo Japo. Ou que, se ocupssemos hoje o segundo lugar em taxas de incremento do PIB, deveramos estar crescendo em cerca de 9% ao ano. Para nos referirmos a perodo de que tiveram conhecimento direto, boa parte da atual populao brasileira, lembraramos que, nos trinta e cinco anos posteriores Segunda Guerra Mundial, a economia brasileira se expandiu na mdia anual de 7%. Ou seria ainda necessrio lembrar que os formadores de opinio do pas no podem desconhecer o fato de que pases asiticos, embora usufruindo de condies muito menos favorveis para o desenvolvimento, vm crescendo entre 7% e 9% ao ano? Lula passou a ser apontado como um dos melhores, se no o melhor, presidente da histria do pas. Seu prestgio permitiu-lhe, inclusive, eleger sua sucessora com tarefa expressa de garantir a continuidade da atual poltica econmica. Cuidadosa anlise de Filgueira e Gonalves (2008) sobre o desempenho da economia brasileira coloca em sria dvida o fundamento desse otimismo. Com base numa srie de indicadores mostram que, do ponto de vista econmico, os seis presidentes que comandaram a economia brasileira aps 1980 se colocam entre os sete piores da histria. Anlise posterior (Gonalves 2010), que leva em conta os resultados do segundo mandato de Lula, coloca-o, em termos de resultados econmicos, frente dos seis presidentes posteriores a 1980. Apesar disso, o correto seria apenas reconhecer que, embora Lula tenha sido o melhor dos seis presidentes do perodo ps 1980, ainda assim os resultados econmicos por ele obtidos ficaram, no s bem abaixo das potencialidades economia brasileira, como dos registrados por vinte dos Presidentes da Repblica que o antecederam. O Plano de Acelerao do crescimentoPAC foi importante porque, pela primeira vez em trinta anos, se reconheceu o erro da frmula neoliberal do Consenso de Washington. O PAC se concentra, todavia, em

investimentos de infra-estrutura que permitem mas no determinam o desenvolvimento. Este depende de investimentos em setores diretamente produtivos ou, na prtica, de uma poltica industrial que ainda est por ser implementada.

As conseqncias dessa amnsia histrica foram agravadas por um euforismo que valoriza, por exemplo, o fato de o pas ter sido includo nos BRICs, ou entre as economias emergentes que, em futuro no muito distante, devero ter grande peso na economia mundial. Sem se levar em conta que, como se mostrou anteriormente, entre os quatro pases do grupo o Brasil, dotado das melhores condies para o desenvolvimento o que, de longe, apresenta os piores resultados econmicos. Valoriza-se, a par disso, o fato de na crise dos anos 2008 e 2009, o pas ter registrado somente pequeno declnio do seu PIB, enquanto nos pases desenvolvidos o declnio chegou frequentemente a 4%. Esquecendo-se de que China e ndia cresceram entre 7% e 9%. O incremento do PIB acima de 7%, esperado para 2010, anunciando como o primeiro passo para taxas de crescimento do nvel chins e indiano. Sem considerar que os resultados de um nico ano no configuram uma tendncia e o fato de, para os anos seguintes, o crescimento esperado girar em torno de 5%. Taxa que inclusive, na viso oficial, no poder ser superada para evitar o risco de nova exploso hiperinflacionria. Em suma, no Brasil, a adoo de nova estratgia de

desenvolvimento enfrenta os srios obstculos da amnsia histrica e do euforismo. E se esses obstculos no forem proximamente eliminados o Brasil poder estar caminhando para a inviabilidade econmica, com suas gravssimas conseqncia polticas e sociais.

OBRAS CITADAS Banco Mundial (1993) The East Asian Miracle: Economic Growth and Public Policy , Oxford University Press, New York -(2000) World Development Report 2000 /2001, Oxford University Press, New York - (2008)The Growth Report Strategy for Sustained Growth and Inclusive Development, New York Bacharach,M (1989) The Role of Verstehen in Economic Theory, Richerche Economiche. jan / jun Bielschowsky R e Musssi (2002) (orgs ) Polticas para a Retomada do Crescimento, IPEA, Braslia Blaug, M (1975) Economic Theory in Retrospect Cambridge, Cambridge University Press Bresser Pereira L C e Gala P (2008) Poupana Externa, Insuficincia de Demanda e Baixo Crescimento em Sics J e Vidotto C Economia do Desenvolvimento Teoria e Polticas Keynesianas, Campus, Rio de Janeiro _ (2007) Macroeconomia da Estagnao. So Paulo Editora 34 Cano W (2010) Uma Agenda Nacional para o Desenvolvimento em Revista Tempo do Mundo, agosto IPEA, Braslia Carliner ,G (1995) comentrio a Anne O. Krueger , East Asia Experience and Endogenous Growth Theory em Takatoshi Ito e Anne O. Kruege (orgs ), Growth Theories in Light of the East Asian Experience, ,National Bureau of Economic Research , University of Chicago Press, Chicago, CEPAL (1995) Amrica Latina y el Caribe, Polticas para Mejorar la Insercin en la Economia Mundial, CEPAL, Santiago do Chile - (2009 2010) Papel de la Insercin Internacional de Amrica Laina y Caribe CEPAL, Santiago do Chile

Chang H J (2002) Kicking Away the Ladder, Anthem Press, Londres - Os Maus Samaritanos,Campus, Rio de Janeiro 2008 Delfim Netto, A D (2002 ) Transio Crtica em A D Leite e J P R Vellloso (orgs) O Novo Governo e os Desafios do Desenvolvimento, Jos Olympio, Rio de Janeiro French-Davis R (2010) Macroeconomia para el Desarollo : desde elfinancierismo al productivismo Revista CEPAL (dez) Santiago do Chile Filgueiras ,L e Gonalves R (2007) A Economia Poltica do Governo Lula Cotraponto,Rio de Janeiro Furtado, C, (1959 ) , A Formao Econmica do Brasil, Fundo de Cultura, Rio de Janeiro - ( 1973 ) , Anlise do Modelo Brasileiro, Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro Giambiagi F e Barros O (2009) (orgs) Brasil psCrise, Elsevier, Rio de Janeiro Hirschman, A.O. (1959),The Strategy of Economic Development ,Yale University Press, New Haven IPEA (2009) Bradsil em Desenvolvimento Sumrio IPEA Braslia IPEA (2010) Macroeconomia para o Desenvolvimento, IPEA, Brasia IPEA (b) - (2010) Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, IPEA Braslia IPEA( c ) - (2010) Estrutura Produtiva Avanada e Regionalmente Integrada , IPEA, Braslia Keynes, J. (1945), Teoria General de la Ocupacin Interes y el Dinero, Mexico, Fondo de Cultura Economica. Lakatos,I. (1989) Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes em Lakatos,I. e Musgrave, A, ( orgs) Criticism and the Growth

of Knowlwedge, Cambridge University Press, Cambridge Magalhes J P A (2009) O Que Fazer Depois da Crise, Contexto, So Paulo Prebisch R. (1949) O Desenvolvimento Econmico da Amrica Latina e seus Principais Problemas ,Revista Brasileira de Economia , set Rocha S. e Albuquerque R.C.(2006) A questo do emprego: Mais Ocupao e Renda com Justia Social em Velloso J P R ( org) Rio se Janeiro The Economist ( 25 set 2010) Global Targets, Local Ingenuity

Sics J e Vidotto orgs (2008) Economia do Desenvolvimennto Teoria e Polticas Keynesianas, Campus, Rio de Janeiro Sics J (2007) Emprego Juros e Cmbio, Campus Rio de Janeiro Singer H W (1961) The Distribution of Gains Between Investing and Borowing Countries em Okun B. E Richardson R. M. Studies in Economic Development, Holt Rineharte Winston, New York UNCTAD (2006) Trade and Developmen Report,2006 - (2008) Trade and Development Report 2008 Yusuf S e Stiglitz J E .(2004) Development Issues Settled and Open em Meier G e Stiglitz J Frontiers of Development Economics Banco Mundial Washington

[1] O presente artigo recapitula aspectos centrais da monografia Teorias do Crescimento Clssico e do Crescimento Retardatrio um novo enfoque para polticas de desenvolvimento

[2] Veja se IPEA (b)

captulo 6 e IPEA (c) captulo 2

Das könnte Ihnen auch gefallen