Sie sind auf Seite 1von 29

Ligue o som e use o mouse

A curiosidade est bem relacionada com a resoluo de problemas, quando estes so fontes de prazer para a mente.

Muitos animais tm curiosidade desde pequenos. Voc pode observar facilmente em ces, gatos, vacas e pssaros, mas isto apenas mostra que eles tambm tm mentes.

A curiosidade requer imaginao.

Para ser curioso sobre alguma coisa, voc tem que ser capaz de imaginar que h algo que valha a pena investigar.

claro que o prazer no est s na curiosidade, mas na satisfao da curiosidade (ou pelo menos na antecipao/imaginao dessa satisfao).

O Capito Cook estava curioso sobre o que havia alm do horizonte e descobriu as Ilhas do Hava, ento algum teve que calcular como tir-las dos havaianos.

Para a curiosidade o que est errado o desconhecido, e o certo o conhecido.

Emoes so ondas de energia que transportam mensagens. Quando a mente se comunica com o corpo, este ltimo reage de acordo com o grau de emoo estimulado pelo pensamento, ao mesmo tempo em que portador de certos elementos desse pensamento, do mesmo modo que uma onda de rdio portadora de informao. Quando o corpo se comunica com a mente, usa a memria para obter o mesmo resultado.

As emoes existem somente quando


Elas no so armazenadas, assim como no o so as ondas do mar.

so sentidas.

Quando voc tem um pensamento alegre ou quando uma experincia ativa uma memria de algo muito bom, o corpo produz uma emoo de alegria.

Quando voc tem um pensamento ansioso ou uma experincia acionada por uma memria de ansiedade, o corpo gera uma emoo de ansiedade. A emoo ocorre s naquele momento. Quando o estmulo do pensamento ou da experincia terminar, o mesmo acontece com a emoo.

As emoes no so armazenadas; as emoes no so suprimidas; voc no caminha como um depsito de emoes muito antigas;

voc no respira o ar de ontem e nem surfa na onda de ontem.

Se no est carregando emoes reprimidas, por que as emoes baseadas em antigos acontecimentos irrompem to

A resposta tem a ver com a combinao do estmulo responsvel e a tenso energtica. A tenso a forma que o corpo tem para eliminar as ideias que recebeu da mente, e que se fossem reconhecidas gerariam emoes desagradveis. Por si s, o corpo no faz mais do que expressar as emoes medida que surgem, sem levar em conta as consequncias.

Mas, se a mente cria uma crena de que certas emoes no devem se manifestar, ou que determinadas ideias ou lembranas no devem ser reconhecidas, porque isso seria doloroso ou mesmo perigoso, o corpo ir suprimi-las do nico modo que ele sabe: tensionando os msculos para que eles no possam se mover.

Se as clulas no podem se mover, as memrias no sero transmitidas e as emoes no existiro.

Quando o estmulo de ideias ou experincias adicionais relacionadas se torna to forte, que o corpo no pode mais produzir suficiente tenso emocional para reprimir a reao ou quando a quantidade de tenso presente to grande que no pode mais ser mantida, o resultado uma exploso de emoo ampliada pela liberao da energia da tenso.

As emoes so os meios pelos quais a mente e o corpo se comunicam mutuamente.

Quando a mente experiencia prazer ou dor, h uma resposta emocional no corpo.

Quando o corpo experiencia prazer ou dor h um resposta emocional na mente.

Todo pensamento produz uma perturbao ou excitao na fisiologia corporal. Os pensamentos que no se relacionam com as questes importantes do prazer e da dor causam pouca perturbao ou excitao e no

Os pensamentos diretamente relacionados com o prazer e com a dor, tanto do tipo fsico como mental, podem causar uma grande perturbao ou excitao dependendo do nvel potencial de prazer ou dor envolvido. Pensamentos como h um ladro em casa ou vou receber um importante e merecido premio, podem produzir grandes mudanas energticas e comportamentais.

Da mesma forma, toda mudana fisiolgica, ainda que estimulada, produz uma perturbao ou excitao no processo do pensamento. (Considere o que se passa na mente durante a puberdade). Assim, as mudanas fisiolgicas que no esto relacionadas com a dor e o prazer mental da maioria das pessoas, (por exemplo, a diviso celular) podem no ter nenhum efeito digno de nota sobre a mente.

Por outro lado, um comportamento que questione ou reforce pressuposies prediletas e regras mentais (por exemplo, ser forado a fazer algo contra a vontade ou escutar uma ideia poltica

Em resumo: pode-se usar a mente para dar prazer ou dor ao corpo, e pode-se usar o corpo para dar prazer ou dor para a mente. Isto tambm significa que se pode usar qualquer um dos dois, para ajudar na cura de outro.

IMAGENS

Msica: Kealii Reichel INTERNET DEEP IN AN ANCIENT HAWAIIAN FOREST MAKANA

FORMATAO:

Consolao Monducci kc
Angelloga, tarloga e pesquisadora da psicofilosofia Huna Kahuna Hooponopono Atendimento personalizado. Jornada com os Anjos. Cursos, palestras e oficinas. www.consolacaomonducci.com.br Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2012 BRASIL

Das könnte Ihnen auch gefallen