Sie sind auf Seite 1von 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof.

Renan Araujo Aula 07

AULA 07: LEI DE INTERCEPTAO DAS COMUNICAES TELEFNICAS (LEI 9.296/96)


SUMRIO Apresentao da aula e sumrio I Lei de Interceptao das Comunicaes Telefnicas (Lei 9.296/96) Questes para praticar Questes comentadas Gabarito Ol, meus amigos concurseiros! PGINA 01 02 14 17 31

Hoje vamos estudar a Lei de Interceptao das Comunicaes Telefnicas (Lei 9.296/96). Trata-se de uma lei pequena, com poucos artigos, mas que possui algumas polmicas sobre as quais o STF j se manifestou e que podem cair na prova!

Chega de papo! Bons estudos! Prof. Renan Araujo

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 I LEI DE INTERCEPTAO DAS COMUNICAES TELEFNICAS (LEI 9.296/96)

A primeira coisa que temos que ter em mente quando iniciamos o estudo desta lei que ela tem por finalidade regulamentar um dispositivo da Constituio Federal que um dos pilares de um Estado verdadeiramente Democrtico de Direito: O direito privacidade. Vejamos o que diz o artigo 5, XII da CRFB/88:

XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; (Vide Lei n 9.296, de 1996)

Por sua vez, o art. 1 da Lei 9.296/96 estabelece que:

Art.

interceptao

de

comunicaes

telefnicas,

de

qualquer natureza, para prova em investigao criminal e em instruo processual penal, observar o disposto nesta Lei e depender de ordem do juiz competente da ao principal, sob segredo de justia. Pargrafo nico. O disposto nesta Lei aplica-se interceptao do fluxo de comunicaes em sistemas de informtica e telemtica.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 No entanto, o que seria interceptao de comunicaes telefnicas? Esse termo significa a captao de conversas realizadas por meio telefnico, entre TERCEIROS, e ocorre quando NENHUM DOS INTERLOCUTORES TEM CINCIA DA GRAVAO DA CONVERSA.

No

podemos

confundir

interceptao

de

comunicaes

telefnicas com escuta telefnica e gravao telefnica. A primeira medida de exceo, mas autorizada em alguns casos. As duas ltimas seguem regramentos distintos. Quanto ESCUTA TELEFNICA, a modalidade na qual um dos interlocutores tem cincia da gravao, que feita por TERCEIRA PESSOA. semelhana da interceptao telefnica, s admitida mediante autorizao judicial. J a GRAVAO TELEFNICA a modalidade na qual um dos interlocutores realiza a gravao da conversa, ou seja, no h a participao de terceiros. considerada prova LCITA (STJ: RHC 19136/MG 2007, Rel. Min. Flix Fischer).

Muito

se

questiona,

ainda,

a (Que

respeito incluem

das a

chamadas

INTERCEPTAES

AMBIENTAIS

interceptao

ambiental estrito sensu, a gravao ambiental e a escuta ambiental). Primeiramente, temos que saber o que uma comunicao ambiental. Uma e comunicao no ambiental de aquela realizada de pessoalmente, transmisso. atravs qualquer aparelho

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 3 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Assim, uma gravao ambiental, por exemplo, seria uma gravao feita por um dos interlocutores da conversa, sem o conhecimento do outro. OS TRIBUNAIS SUPERIORES APLICAM AS MESMAS REGRAS DAS INTERCEPTAES TELEFNICAS S INTERCEPTAES AMBIENTAIS. Vejamos: Ementa: AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. GRAVAO AMBIENTAL FEITA POR UM INTERLOCUTOR SEM CONHECIMENTO AUSENTE CAUSA DOS LEGAL por OUTROS: DE um CONSTITUCIONALIDADE. DO CONTEDO no DO se SIGILO dos

DILOGO. PRECEDENTES. 1. A gravao ambiental meramente clandestina, realizada interlocutores, confunde com a interceptao, objeto clusula constitucional de reserva de jurisdio. 2. lcita a prova consistente em gravao de conversa telefnica realizada por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, se no h causa legal especfica de sigilo nem de reserva da conversao. Precedentes. 3. Agravo regimental desprovido.

(AI 560223 AgR, Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA, Segunda Turma, julgado em 12/04/2011, DJe-079 DIVULG 28-04-2011 PUBLIC 29-04-2011 EMENT VOL-02511-01 PP-00097 LEXSTF v. 33, n. 388, 2011, p. 35-40)

CUIDADO: O STF j decidiu (HC 81154/SP) que interceptaes telefnicas realizadas antes da vigncia da Lei so PROVAS ILCITAS, e geram a nulidade do processo, se foram a nica prova sobre a qual se fundamentou a sentena condenatria. bom lembrar que a interceptao de comunicao telefnica medida excepcional, por representar enorme invaso na esfera de

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 privacidade das pessoas, de forma que todo processo em que haja esse tipo de prova dever tramitar em SEGREDO DE JUSTIA. Os Tribunais, contudo, entendem que possvel a divulgao das conversas em alguns casos, notadamente quando houver justa causa (Que ningum sabe precisar exatamente o que ). O art. 2 da Lei estabelece algumas restries autorizao de interceptaes telefnicas. Vejamos:

Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: I - no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponveis; III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese deve ser descrita com clareza a situao objeto da investigao, inclusive com a indicao e qualificao dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.

Assim, presente qualquer das situaes acima narradas, no se poder admitir a interceptao telefnica. A contrario sensu, podemos dizer que as condies para a autorizao de interceptaes telefnicas so as seguintes (CUMULATIVAS): Haver indcios razoveis de autoria ou participao em infrao penal; A prova no puder ser feita por outros meios;

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 5 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 O fato investigado deve ser punido com pena de recluso; A situao objeto da investigao deve ser descrita com clareza, com a qualificao dos suspeitos, SALVO SE ISSO FOR IMPOSSVEL.

Desta forma, no possvel, por exemplo, a autorizao de interceptao telefnica para investigar um crime de PREVARICAO, que crime punido com deteno. Vejamos: Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa.

Tambm no se admite a chamada autorizao genrica, ou carta branca. Assim, no possvel, por exemplo, que o Judicirio autorize a interceptao telefnica de todos os moradores de uma favela, pois h suspeitas de que algum esteja praticando trfico de entorpecentes. Ora, essa autorizao genrica demais, no especifica exatamente qual fato, quem so os suspeitos, etc.

Embora as interceptaes telefnicas s possam ser autorizadas nestes casos expressamente previstos, o STF admite que a prova obtida atravs de uma interceptao lcita (que obedeceu aos requisitos legais) possa ser utilizada como prova emprestada em outros processos criminais ou at mesmo procedimentos administrativos disciplinares instaurados em

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 6 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 face dos mesmos investigados OU DE OUTROS. Vejamos a seguinte deciso do STF, galera: Ementa: HABEAS CORPUS. INTERCEPTAO TELEFNICA.

COMPETNCIA DO JUZO. DESDOBRAMENTO DAS INVESTIGAES. IDENTIFICAO, NO CURSO DAS DILIGNCIAS, DE POLICIAL MILITAR COMO SUPOSTO AUTOR DO DELITO APURADO. DESLOCAMENTO DA PERSECUO PARA A JUSTIA MILITAR. VALIDADE DA INTERCEPTAO DEFERIDA PELO JUZO ESTADUAL COMUM. ORDEM DENEGADA. 1. No ilcita a prova obtida mediante interceptao telefnica autorizada por Juzo competente. O posterior reconhecimento da incompetncia do Juzo que deferiu a diligncia no implica, necessariamente, a invalidao da prova legalmente produzida. A no ser que o motivo da incompetncia declarada [fosse] contemporneo da deciso judicial de que se cuida (HC 81.260, da relatoria do ministro Seplveda Pertence). 2. No h por que impedir que o resultado das diligncias encetadas por autoridade judiciria at ento competente seja utilizado para auxiliar nas apuraes que se destinam a cumprir um poder-dever que decola diretamente da Constituio Federal (incisos XXXIX, LIII e LIV do art. 5, inciso I do art. 129 e art. 144 da CF). Isso, claro, com as ressalvas da jurisprudncia do STF quanto aos limites da chamada prova emprestada 3. Os elementos informativos de uma investigao criminal, ou as provas colhidas no bojo de instruo processual penal, desde que obtidos para fins mediante de interceptao telefnica criminal ampliada, devidamente ou na mesmo Segunda autorizada por Juzo competente, admitem compartilhamento instruir procedimento que foi procedimento administrativo disciplinar contra os investigados. Possibilidade jurisprudencial Questo de Ordem no Inqurito 2.424 (da relatoria do ministro Cezar Peluso), para tambm autorizar o uso dessas mesmas informaes contra outros agentes. 4. Habeas corpus denegado.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 7 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 (HC 102293, Relator(a): Min. AYRES BRITTO, Segunda Turma, julgado em 24/05/2011, ACRDO ELETRNICO DJe-239 DIVULG 16-12-2011 PUBLIC 19-12-2011)

Mas, quem pode requerer a autorizao para realizao de interceptao telefnica? A lei nos diz, em seu art. 3: Art. 3 A interceptao das comunicaes telefnicas poder ser determinada pelo juiz, de ofcio ou a requerimento: I - da autoridade policial, na investigao criminal; II - do representante do Ministrio Pblico, na investigao criminal e na instruo processual penal.

Assim, temos trs hipteses: De ofcio, pelo Juiz (Sem pedido de ningum); A requerimento da autoridade policial, durante a investigao criminal; A requerimento do MP, durante a investigao ou durante a instruo processual penal.

Mas, e no caso de crimes de ao penal privada? A Doutrina entende que a vtima tem legitimidade para requerer autorizao para realizao de interceptao telefnica. O art. 4 determina, ainda, que o pedido dever cumprir

determinadas formalidades (simples):

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 8 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Art. 4 O pedido de interceptao de comunicao telefnica conter a demonstrao de que a sua realizao necessria apurao de infrao penal, com indicao dos meios a serem empregados. 1 Excepcionalmente, o juiz poder admitir que o pedido seja formulado verbalmente, desde que estejam presentes os pressupostos que autorizem a interceptao, caso em que a concesso ser condicionada sua reduo a termo. 2 O juiz, no prazo mximo de vinte e quatro horas, decidir sobre o pedido.

O art. 5, por sua vez, estabelece que a deciso (que deferir ou indeferir o pedido) dever ser fundamentada (em respeito ao art. 93, IX da Constituio Federal):

Art. 5 A deciso ser fundamentada, sob pena de nulidade, indicando tambm a forma de execuo da diligncia, que no poder exceder o prazo de quinze dias, renovvel por igual tempo uma vez comprovada a indispensabilidade do meio de prova.

A parte final do artigo trouxe muitas polmicas. Poderia ou no a interceptao ser renovada mais de uma vez? A redao legal clara ao dizer apenas uma vez. No entanto, o STF firmou entendimento no sentido contrrio, adotando a tese de que possvel a renovao por sucessivas vezes, desde que isso se mostre indispensvel s investigaes. Vejamos:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 9 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Ementa: HABEAS CORPUS. PENAL. PROCESSUAL PENAL. PROVA. INTERCEPTAO COMUNICAO DA PROVA. TELEFNICA. ENTRE O VIOLAO E DE O SIGILO DA PACIENTE DA AO ADVOGADO. ALEGAO

CONHECIMENTO DA PRTICA DE NOVOS DELITOS. ILICITUDE TRANCAMENTO PENAL. INSUBSISTENTE. ORDEM DENEGADA. 1. lcita a escuta telefnica autorizada por deciso judicial, quando necessria, como nico meio de prova para chegar-se a apurao de fato criminoso, sendo certo que, se no curso da produo da prova advier o conhecimento da prtica de outros delitos, os mesmos podem ser sindicados a partir desse incio de prova. Precedentes: HC n 105.527/DF, relatora Ministra Ellen Gracie, DJe de 12/05/2011; HC n 84.301/SP, relator Ministro Joaquim Barbosa, Segunda Turma, DJ de 24/03/2006; RHC n 88.371/SP, relator Ministro Gilmar Mendes, DJ de 02.02.2007; HC n 83.515/RS, relator Ministro Nlson Jobim, Pleno, DJ de 04.03.2005. 2. A renovao da medida ou a prorrogao do prazo das interceptaes telefnicas pressupem a complexidade dos fatos sob investigao e o nmero de pessoas envolvidas, por isso que nesses casos maior a necessidade da quebra do sigilo telefnico, com vista apurao da verdade que interessa ao processo penal, sendo, a fortiori, lcita a prorrogao do prazo legal de autorizao para interceptao telefnica, ainda que de modo sucessivo, quando o fato seja complexo e exija investigao diferenciada e contnua (Inq. N 2424/RJ, relator Ministro Cezar Peluso, Dje de 25.03.2010). 3. A comunicao entre o paciente e o advogado, alcanada pela escuta telefnica devidamente autorizada e motivada pela autoridade judicial competente, no implica nulidade da colheita da prova indiciria de outros crimes e serve para a instaurao de outro procedimento apuratrio, haja vista a garantia do sigilo

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 10 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 no conferir imunidade para a prtica de crimes no exerccio profissional. 4. O artigo 40 do Cdigo de Processo Penal, como regra de sobredireito, dispe que o juzes ou tribunais, quando em autos ou papis de que conhecerem verificarem a existncia de crime de ao pblica, remetero ao Ministrio Pblico as cpias e os documentos necessrios ao oferecimento da denncia. Desse modo, se a escuta telefnica trouxe novos elementos probatrios de outros crimes que no foram aqueles que serviram como causa de pedir a quebra do sigiloso das comunicaes, a prova assim produzida deve ser levada em considerao e o Estado no deve quedar-se inerte ante o conhecimento interceptao corpus da prtica de outros delitos no curso 5. de telefnica legalmente autorizada. Habeas

indeferido.

(HC 106225, Relator(a): Min. MARCO AURLIO, Relator(a) p/ Acrdo: Min. LUIZ FUX, Primeira Turma, julgado em 07/02/2012, PROCESSO ELETRNICO DJe-059 DIVULG 21-032012 PUBLIC 22-03-2012)

Vejam que o STF, portanto, contraria o que est expressamente previsto na Lei. Quem conduz o procedimento para a realizao da interceptao a autoridade policial, dando cincia de tudo ao MP, nos termos do art. 6:

Art. 6 Deferido o pedido, a autoridade policial conduzir os procedimentos de interceptao, dando cincia ao Ministrio Pblico, que poder acompanhar a sua realizao.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 11 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Art. 7 Para os procedimentos de interceptao de que trata esta Lei, a autoridade policial poder requisitar servios e tcnicos especializados s concessionrias de servio pblico.

Aps a realizao dos trabalhos, a autoridade policial encaminhar o resultado ao Juiz, acompanhado de resumo das operaes realizadas. Neste momento o Juiz determinar que os documentos relativos interceptao sejam autuados em apartado, apensados aos autos principais, tramitando em segredo de justia. Aps, dar cincia ao MP: 2 Cumprida a diligncia, a autoridade policial encaminhar o resultado da interceptao ao juiz, acompanhado de auto circunstanciado, que dever conter o resumo das operaes realizadas. 3 Recebidos esses elementos, o juiz determinar a

providncia do art. 8 , ciente o Ministrio Pblico. (...) Art. 8 A interceptao de comunicao telefnica, de qualquer natureza, ocorrer em autos apartados, apensados aos autos do inqurito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligncias, gravaes e transcries respectivas.

claro que durante este procedimento muitas das gravaes obtidas sero completamente inteis s investigaes, motivo pelo qual devero ser descartadas, mediante requerimento da parte interessada ou do MP, naquilo que se chama de incidente de inutilizao:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Art. 9 A gravao que no interessar prova ser inutilizada por deciso judicial, durante o inqurito, a instruo processual ou aps esta, em virtude de requerimento do Ministrio Pblico ou da parte interessada. Pargrafo nico. O incidente de inutilizao ser assistido pelo Ministrio Pblico, sendo facultada a presena do acusado ou de seu representante legal.

A Lei, l no final, ainda nos traz um tipo penal novo, que o de realizar interceptao telefnica, de informtica ou telemtica, ou quebrar segredo de Justia, SEM AUTORIZAO JUDICIAL OU COM OBJETIVOS NO AUTORIZADOS EM LEI: Art. 10. Constitui crime realizar interceptao de comunicaes telefnicas, de informtica ou telemtica, ou quebrar segredo da Justia, sem autorizao judicial ou com objetivos no autorizados em lei. Pena: recluso, de dois a quatro anos, e multa.

Vejam que a parte grifada o que se chama de elemento normativo do tipo penal, pois estabelece uma situao que, se presente, torna a conduta prevista anteriormente em legal. Assim, se h autorizao judicial, a quebra de segredo de Justia, por exemplo, ser um indiferente penal. Esse crime de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA, vez que a lei nada fala a respeito do tipo de ao penal. Bons estudos! Prof. Renan Araujo

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 EXERCCIOS PARA PRATICAR

01 - (CESPE 2004 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) Julgue o item a seguir, acerca da tentativa de violao do sigilo do voto, que um crime eleitoral punvel com deteno de at dois anos. Seria crime. ilcita deciso judicial que autorizasse a interceptao de comunicaes telefnicas no curso de investigao relativa prtica desse

02 - (CESPE 2004 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Hugo um agente de polcia civil que realizou interceptao de comunicao telefnica sem autorizao judicial. Nessa situao, o ato de Hugo, apesar de violar direitos fundamentais, no constitui crime hediondo.

03 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, poder o juiz autorizar a interceptao de comunicaes telefnicas, de qualquer natureza, para instruir ao relativa a direito de famlia.

04 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 14 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, admitir-se- interceptao das comunicaes telefnicas em relao a qualquer crime, desde que punvel com pena privativa de liberdade de qualquer natureza.

05 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, recebida a denncia e instaurado o processo por crime de ao penal pblica, somente o Ministrio Pblico tem legitimidade para requerer a interceptao das comunicaes ao juiz, o qual, por sua vez tambm poder determinar tal medida de oficio.

06 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, a despeito de inexistirem indcios razoveis de autoria ou participao do sujeito passivo da interceptao telefnica na infrao penal, poder tal medida ser determinada se a autoridade policial demonstrar sua convenincia para o sucesso das investigaes.

07 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, deferido o pedido de interceptao, a autoridade policial conduzir os procedimentos de interceptao, mas dever dar cincia ao Ministrio Pblico, que poder acompanhar a sua realizao.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 15 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07

08 - (CESPE 2009 AGU ADVOGADO DA UNIO) A respeito da interceptao das comunicaes telefnicas, julgue o item a seguir, com base no entendimento do STF. Considere que, aps realizao de interceptao telefnica judicialmente autorizada para apurar crime contra a administrao pblica imputado ao servidor pblico Mrio, a autoridade policial tenha identificado, na fase de inqurito, provas de ilcitos administrativos praticados por outros servidores. Nessa situao hipottica, considerandose que a interceptao telefnica tenha sido autorizada judicialmente apenas em relao ao servidor Mrio, as provas obtidas contra os outros servidores no podero ser usadas em procedimento administrativo disciplinar.

09 - (CESPE 2009 AGU ADVOGADO DA UNIO) A respeito da interceptao das comunicaes telefnicas, julgue o item a seguir, com base no entendimento do STF. possvel a prorrogao do prazo de autorizao para a interceptao telefnica, mesmo que sucessiva, especialmente quando se tratar de fato complexo que exija investigao diferenciada e contnua.

10 - (CESPE 2009 AGU ADVOGADO DA UNIO) A respeito da interceptao das comunicaes telefnicas, julgue o item a seguir, com base no entendimento do STF. Uma vez realizada a interceptao telefnica de forma fundamentada, legal e legtima, as informaes e provas coletadas dessa diligncia podem subsidiar denncia com base em crimes punveis com pena de deteno, desde que estes sejam conexos aos primeiros tipos penais que justificaram a interceptao.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07

QUESTES COMENTADAS

01 - (CESPE 2004 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) Julgue o item a seguir, acerca da tentativa de violao do sigilo do voto, que um crime eleitoral punvel com deteno de at dois anos. Seria ilcita deciso judicial que autorizasse a interceptao de comunicaes telefnicas no curso de investigao relativa prtica desse crime. COMENTRIOS: A afirmativa est correta, eis que no se admite a autorizao para realizao de interceptaes telefnicas para investigar fatos criminosos punidos com pena de deteno. Vejamos o que nos diz a Lei 9.296/96:

Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: I - no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponveis; III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese deve ser descrita com clareza a situao objeto da investigao, inclusive com a indicao e qualificao dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Assim, vejam que o art. 2, III claro ao estabelecer que o crime investigado deve ser punido com recluso. Portanto, a afirmativa est CORRETA.

02 - (CESPE 2004 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Hugo um agente de polcia civil que realizou interceptao de comunicao telefnica sem autorizao judicial. Nessa situao, o ato de Hugo, apesar de violar direitos fundamentais, no constitui crime hediondo. COMENTRIOS: A realizao de interceptao telefnica crime, previsto no art. 10 da Lei 9.296/96. Vejamos:

Art. 10. Constitui crime realizar interceptao de comunicaes telefnicas, de informtica ou telemtica, ou quebrar segredo da Justia, sem autorizao judicial ou com objetivos no autorizados em lei. Pena: recluso, de dois a quatro anos, e multa.

Entretanto, este crime no considerado hediondo, pois no se enquadra no rol do art. 1 da Lei 8.072/90, que um rol taxativo, ou seja, somente aqueles crimes so considerados hediondos, no havendo possibilidade de interpretao ampliativa. So eles:

Art. 1o So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 -

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Cdigo Penal, consumados ou tentados: (Redao dada pela Lei n 8.930, de 1994) I - homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) II - latrocnio (art. 157, 3o, in fine); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) III - extorso qualificada pela morte (art. 158, 2o); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) IV - extorso mediante seqestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e lo, 2o e 3o); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) V estupro (art. 213 e sua combinao com o art. 223, caput e

pargrafo nico); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) VI atentado violento ao pudor (art. 214 e sua combinao com

o art. 223, caput e pargrafo nico); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) V - estupro (art. 213, caput e 1o e 2o); (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) VI - estupro de vulnervel (art. 217-A, caput e 1o, 2o, 3o e 4o); (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) VII - epidemia com resultado morte (art. 267, 1o). (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994) VII-A (VETADO) (Inciso includo pela Lei n 9.695, de 1998) VII-B - falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1o, 1o-A e 1o-B, com a redao dada pela Lei no

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 19 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 9.677, de 2 de julho de 1998). (Inciso includo pela Lei n 9.695, de 1998) Pargrafo nico. Considera-se tambm hediondo o crime de genocdio previsto nos arts. 1o, 2o e 3o da Lei no 2.889, de 1o de outubro de 1956, tentado ou consumado. (Pargrafo includo pela Lei n 8.930, de 1994)

Portanto, a afirmativa est CORRETA.

03 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte poder final, o juiz do art. 5. a da Constituio de Federal, autorizar interceptao comunicaes

telefnicas, de qualquer natureza, para instruir ao relativa a direito de famlia. COMENTRIOS: O art. 2 da Lei 9.296/96 estabelece algumas restries autorizao de interceptaes telefnicas. Vejamos:

Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: I - no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponveis; III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese deve ser descrita com clareza a situao objeto da investigao, inclusive com a

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 20 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 indicao e qualificao dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.

Assim, presente qualquer das situaes acima narradas, no se poder admitir a interceptao telefnica. A contrario sensu, podemos dizer que as condies para a autorizao de interceptaes telefnicas so as seguintes (CUMULATIVAS): Haver indcios razoveis de autoria ou participao em infrao penal; A prova no puder ser feita por outros meios; O fato investigado deve ser punido com pena de recluso; A situao objeto da investigao deve ser descrita com clareza, com a qualificao dos suspeitos, SALVO SE ISSO FOR IMPOSSVEL.

Vejam, assim, que o primeiro pressuposto que se esteja investigando UM CRIME. Mais que isso, esse crime dever ser punido com RECLUSO, dentre outros requisitos. Assim, completamente invivel a autorizao de realizao de

interceptao telefnica em processos de Vara de Famlia.

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

04 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal,

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 admitir-se- interceptao das comunicaes telefnicas em relao a qualquer crime, desde que punvel com pena privativa de liberdade de qualquer natureza. COMENTRIOS: O art. 2 da Lei 9.296/96 estabelece algumas restries autorizao de interceptaes telefnicas. Vejamos:

Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: I - no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponveis; III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese deve ser descrita com clareza a situao objeto da investigao, inclusive com a indicao e qualificao dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.

Assim, presente qualquer das situaes acima narradas, no se poder admitir a interceptao telefnica. A contrario sensu, podemos dizer que as condies para a autorizao de interceptaes telefnicas so as seguintes (CUMULATIVAS): Haver indcios razoveis de autoria ou participao em infrao penal; A prova no puder ser feita por outros meios; O fato investigado deve ser punido com pena de recluso;

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 22 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 A situao objeto da investigao deve ser descrita com clareza, com a qualificao dos suspeitos, SALVO SE ISSO FOR IMPOSSVEL.

Vejam, assim, que o primeiro pressuposto que se esteja investigando UM CRIME. Mais que isso, esse crime dever ser punido com RECLUSO, dentre outros requisitos. Assim, completamente invivel a autorizao de realizao de

interceptao telefnica em processos de Vara de Famlia.

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

05 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, recebida a denncia e instaurado o processo por crime de ao penal pblica, somente o Ministrio Pblico tem legitimidade para requerer a interceptao das comunicaes ao juiz, o qual, por sua vez tambm poder determinar tal medida de oficio. COMENTRIOS: A lei nos diz, em seu art. 3, quais so os legitimados para requerer a autorizao para realizao de interceptao telefnica: Art. 3 A interceptao das comunicaes telefnicas poder ser determinada pelo juiz, de ofcio ou a requerimento: I - da autoridade policial, na investigao criminal; II - do representante do Ministrio Pblico, na investigao criminal e na instruo processual penal.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 23 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Assim, temos trs hipteses:

De ofcio, pelo Juiz (Sem pedido de ningum); A requerimento da autoridade policial, durante a investigao criminal;

A requerimento do MP, durante a investigao ou durante a instruo processual penal.

Portanto, o MP pode requerer a autorizao a qualquer tempo (tanto na investigao quanto durante o processo criminal), podendo o Juiz autorizar a medida de ofcio, ou seja, sem que haja requerimento de ningum.

Assim, a afirmativa est CORRETA.

06 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, a despeito de inexistirem indcios razoveis de autoria ou

participao do sujeito passivo da interceptao telefnica na infrao penal, poder tal medida ser determinada se a autoridade policial demonstrar sua convenincia para o sucesso das investigaes.

COMENTRIOS: O art. 2 da Lei 9.296/96 estabelece algumas restries autorizao de interceptaes telefnicas. Vejamos:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 24 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: I - no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponveis; III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese deve ser descrita com clareza a situao objeto da investigao, inclusive com a indicao e qualificao dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.

Assim, presente qualquer das situaes acima narradas, no se poder admitir a interceptao telefnica. A contrario sensu, podemos dizer que as condies para a autorizao de interceptaes telefnicas so as seguintes (CUMULATIVAS): Haver indcios razoveis de autoria ou participao em infrao penal; A prova no puder ser feita por outros meios; O fato investigado deve ser punido com pena de recluso; A situao objeto da investigao deve ser descrita com clareza, com a qualificao dos suspeitos, SALVO SE ISSO FOR IMPOSSVEL.

Vejam, assim, que a ausncia de indcios de que o suspeito tenha participado do crime um impedimento realizao da interceptao telefnica, nos termos do art. 2, I da Lei.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 25 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Portanto, a afirmativa est ERRADA.

07 - (CESPE 1997 DELEGADO DA POLCIA FEDERAL) De acordo com a Lei n. 9.296/96, que regulamentou o inciso XII, parte final, do art. 5. da Constituio Federal, deferido o pedido de interceptao, a autoridade policial conduzir os procedimentos de interceptao, mas dever dar cincia ao Ministrio Pblico, que poder acompanhar a sua realizao. COMENTRIOS: Quem conduz o procedimento para a realizao da interceptao a autoridade policial, dando cincia de tudo ao MP, nos termos do art. 6:

Art. 6 Deferido o pedido, a autoridade policial conduzir os procedimentos de interceptao, dando cincia ao Ministrio Pblico, que poder acompanhar a sua realizao. Art. 7 Para os procedimentos de interceptao de que trata esta Lei, a autoridade policial poder requisitar servios e tcnicos especializados s concessionrias de servio pblico.

Portanto, a afirmativa est CORRETA.

08 - (CESPE 2009 AGU ADVOGADO DA UNIO) A respeito da interceptao das comunicaes telefnicas, julgue o item a seguir, com base no entendimento do STF. Considere que, aps realizao para de interceptao crime telefnica contra a

judicialmente

autorizada

apurar

administrao pblica imputado ao servidor pblico Mrio, a


Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 26 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 autoridade policial tenha identificado, na fase de inqurito, provas de ilcitos administrativos praticados por outros servidores. Nessa situao hipottica, considerandose que a interceptao telefnica tenha sido autorizada judicialmente apenas em relao ao servidor Mrio, as provas obtidas contra os outros servidores no podero ser usadas em procedimento administrativo disciplinar. COMENTRIOS: O STF entende que se determinada prova foi colhida de maneira vlida (No caso, mediante autorizao judicial), no h bice algum sua utilizao para incriminar outras pessoas que no sejam aquelas previamente previstas no pedido de autorizao de interceptao telefnica. Mais: O STF admite a utilizao destas provas para embasar pedido de punio administrativa de servidores pblicos, vez que a prova, como dito, legtima.

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

09 - (CESPE 2009 AGU ADVOGADO DA UNIO) A respeito da interceptao das comunicaes telefnicas, julgue o item a seguir, com base no entendimento do STF. possvel se a prorrogao de fato do prazo de que autorizao exija para a

interceptao telefnica, mesmo que sucessiva, especialmente quando tratar complexo investigao diferenciada e contnua. COMENTRIOS: O STF permite a prorogao sucessiva de autorizaes judiciais para interceptaes notadamente telefnicas, em quando casos extremamente complexos. necessrio,

A ttulo ilustrativo, segue julgado recente do STF:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 27 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 EMENTA extorso, Habeas corpus. Constitucional. de Processual e Penal. Interceptao telefnica. Crimes de tortura, corrupo passiva, peculato, formao quadrilha receptao. Eventual ilegalidade da deciso que autorizou a interceptao telefnica e suas prorrogaes por 30 (trinta) dias consecutivos. No ocorrncia. Possibilidade de se prorrogar o prazo de autorizao para a interceptao telefnica por perodos sucessivos quando a intensidade e a complexidade das condutas delitivas investigadas assim o demandarem. Precedentes. Deciso proferida com a observncia das exigncias previstas na lei de regncia (Lei n 9.296/96, art. 5). Alegada falta de fundamentao da deciso que determinou e interceptao telefnica do paciente. Questo no submetida apreciao do Superior Tribunal de Justia. Supresso de instncia no admitida. Precedentes. Ordem parcialmente conhecida e denegada. 1. da jurisprudncia desta Corte o entendimento de ser possvel a prorrogao do prazo de autorizao para a interceptao telefnica, mesmo que sucessiva, especialmente quando o fato complexo, a exigir investigao diferenciada e contnua (HC n 83.515/RS, Tribunal Pleno, Relator o Ministro Nelson Jobim, DJ de 4/3/05). 2. Cabe registrar que a autorizao da interceptao por 30 (dias) dias consecutivos nada mais do que a soma dos perodos, ou seja, 15 (quinze) dias prorrogveis por mais 15 (quinze) dias, em funo da quantidade de investigados e da complexidade da organizao criminosa. 3. Nesse contexto, considerando o entendimento jurisprudencial e doutrinrio acerca da possibilidade de se prorrogar o prazo de autorizao para a interceptao telefnica por perodos sucessivos quando a intensidade e a complexidade das condutas delitivas investigadas assim o demandarem, no h que se falar, na espcie, em nulidade da referida escuta e de suas prorrogaes,

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 28 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 uma vez que autorizada pelo Juzo de piso, com a observncia das exigncias previstas na lei de regncia (Lei n 9.296/96, art. 5). 4. A sustentada falta de fundamentao da deciso que determinou a interceptao telefnica do paciente no foi submetida ao crivo do Superior Tribunal de Justia. Com efeito, sua anlise, de forma originria, neste ensejo, na linha de julgados da Corte, configuraria verdadeira supresso de instncia, o que no se admite. 5. Habeas corpus parcialmente conhecido e, nessa parte, denegado.

(HC 106129, Relator(a): Min. DIAS TOFFOLI, Primeira Turma, julgado em 06/03/2012, PROCESSO ELETRNICO DJe-061 DIVULG 23-03-2012 PUBLIC 26-03-2012)

Portanto, a afirmativa est CORRETA.

10 - (CESPE 2009 AGU ADVOGADO DA UNIO) A respeito da interceptao das comunicaes telefnicas, julgue o item a seguir, com base no entendimento do STF. Uma vez realizada a interceptao telefnica de forma

fundamentada, legal e legtima, as informaes e provas coletadas dessa diligncia podem subsidiar denncia com base em crimes punveis com pena de deteno, desde que estes sejam conexos aos primeiros tipos penais que justificaram a interceptao. COMENTRIOS: Esta questo tambm foi baseada em julgamento do STF, que permitiu a utilizao de prova colhida de forma legtima (interceptao telefnica) em outros crimes, punidos apenas com deteno, quando conexos com aqueles que ensejaram a decretao da quebra do sigilo telefnico.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 29 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07 Vejamos: EMENTA: MEIO DE HABEAS CORPUS. INTERCEPTAO FALTA DE TELEFNICA. DE DO DE

PRAZO DE VALIDADE. ALEGAO DE EXISTNCIA DE OUTRO INVESTIGAO. AO JUIZ. TRANSCRIO DE CINCIA PEDIDOS CONVERSAS APRESENTADOS MINISTRIO INTERCEPTADAS PBLICO ACERCA NOS DOS RELATRIOS

AUSNCIA

PRORROGAO. APURAO DE CRIME PUNIDO COM PENA DE DETENO. 1.(...) 5. Uma vez realizada a interceptao telefnica de forma fundamentada, legal e legtima, as informaes e provas coletas dessa diligncia podem subsidiar denncia com base em crimes punveis com pena de deteno, desde que conexos aos primeiros tipos penais que justificaram a interceptao. Do contrrio, a interpretao do art. 2, III, da L. 9.296/96 levaria ao absurdo de concluir pela impossibilidade de interceptao para investigar crimes apenados com recluso quando forem estes conexos com crimes punidos com deteno. Habeas corpus indeferido. (HC 83515, Relator(a): Min. NELSON JOBIM, Tribunal Pleno, julgado em 16/09/2004, DJ 04-03-2005 PP-00011 EMENT VOL02182-03 PP-00401 RTJ VOL-00193-02 PP-00609)

Portanto, a afirmativa est CORRETA.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 30 de 31

Direito Processual Penal PC-DF (2013) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 07

1. CORRETA 2. CORRETA 3. ERRADA 4. ERRADA 5. CORRETA 6. ERRADA 7. CORRETA 8. ERRADA 9. CORRETA 10. CORRETA

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 31 de 31

Das könnte Ihnen auch gefallen