Sie sind auf Seite 1von 2

A palavra tica de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hbitos dos homens.

. Teria sido traduzida em latim por mos oumores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possveis definies de tica seria a de que uma parte da filosofia (e tambm pertinente s cincias sociais) que lida com a compreenso das noes e dos princpios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexo sobre o valor das aes sociais consideradas tanto no mbito coletivo como no mbito individual. O exerccio de um pensamento crtico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes tem incio, na cultura ocidental, na Antiguidade Clssica com os primeiros grandes filsofos, a exemplo de Scrates, Plato e Aristteles. Questionadores que eram, propunham uma espcie de estudo sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando dessa forma ser correto, virtuoso, tico. O pano de fundo ou o contexto histrico nos qual estavam inseridos tais filsofos era o de uma Grcia voltada para a preocupao com a plis, com a poltica. A tica seria uma reflexo acerca da influncia que o cdigo moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescries de conduta, se aceitamos de forma integral ou no esses valores normativos e, dessa forma, at que ponto ns damos o efetivo valor a tais valores. Segundo alguns filsofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um carter de inconstncia. Essa mesma inconstncia tornaria a vida social impossvel se ns no tivssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teramos um verdadeiro caos. Logo, necessrio educar nossa vontade, recebendo uma educao (formao) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado. Assim, a priori, podemos dizer que a tica se d pela educao da vontade. Segundo Marilena Chau em seu livro Convite Filosofia (2008), a filosofia moral ou a disciplina denominada tica nasce quando se passa a indagar o que so, de onde vm e o que valem os costumes. Isto , nasce quando tambm se busca compreender o carter de cada pessoa, isto , o senso moral e conscincia moral individuais. Segundo Chau, podemos dizer que o Senso Moral a maneira como avaliamos nossa situao e a dos outros segundo ideias como a de justia, injustia, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais. J com relao Conscincia Moral, Chau afirma que esta, por sua vez, no se trata apenas dos sentimentos morais, mas se refere tambm a avaliaes de conduta que nos levam a tomar decises por ns mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Isso significa ser responsvel pelas consequncias de nossos atos. Assim, tanto o senso moral como a conscincia moral vo ajudar no processo de educao de nossa vontade. O senso moral e a conscincia moral tem como pressuposto fundamental a ideia de um agente moral, o qual assumido por cada um de ns.

Enquanto agente moral, o indivduo colocar em prtica seu senso e conscincia, pois so importantes para a vida em grupo entre vrios outros agentes morais. Logo, o agente moral deve colocar em prtica sua autonomia enquanto indivduo, pois aquele que possui uma postura de passividade apenas aceita influncias de qualquer natureza. Assim, conscincia e responsabilidade so condies indispensveis vida tica ou moralmente correta.

Paulo Silvino Ribeiro Colaborador Brasil Escola Bacharel em Cincias Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Mestre em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" Doutorando em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Das könnte Ihnen auch gefallen