Sie sind auf Seite 1von 41

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

AULA 00 Apresentao, Edital, Noes Iniciais da Matria. Noes de Administrao de Recursos Materiais: Introduo Administrao de Material e Patrimnio. Conceituao de Material e Patrimnio. Atividades bsicas da Administrao de Material e Patrimnio.

SUMRIO

PGINA

Sumrio
Apresentao: ................................................................................................. 2 Meus Pezinhos .............................................................................................. 3 Consideraes sobre o Curso (Edital na Praa).............................................. 4 Introduo Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais ................. 7 Conceituao de Material e Patrimnio ......................................................... 13 Classificao de Materiais e Atributos para Classificao de Materiais ........ 19 Classificao dos Estoques ........................................................................... 22 Classificao quanto importncia operacional (XYZ) ................................. 23 Classificao ABC ......................................................................................... 24 Atividades Bsicas da Administrao de Materiais e Patrimnio .................. 26 Codificao de Materiais ............................................................................... 27 Questes Comentadas .................................................................................. 32 Questes Apresentadas (Sem Comentrios) ................................................ 39

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 1 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Apresentao:
Ol a todos. Eu me chamo Felipe e serei o responsvel pelo curso de Noes de Administrao de Materiais e Arquivologia para este concurso. Tenho 23 anos e atualmente exero o cargo de Auditor Fiscal de Tributos do Municpio de So Paulo. Sou formado em Direito pela Universidade de So Paulo, mais conhecida como Largo So Francisco. E sim, isso significa que perdi horas de sono ao longo de meses a fio para fazer a FUVEST. Bons tempos aqueles... :P Ingressei no servio pblico em 2009, no cargo de Assistente Tcnico Administrativo do Ministrio da Fazenda. Fiquei mais de dois anos no cargo, onde aprendi desde furar papel at os meandros mais especficos da cincia do Direito Tributrio. De tanto choramingar, a partir de fevereiro comecei a supervisionar parte do setor onde trabalhava, ganhando um aumento singelo (sim, essas coisas existem no servio pblico se voc for ambicioso). Em abril de 2012 fui nomeado para o cargo de Tcnico Judicirio rea Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho. Lembro at hoje que mesmo estando na posio 1237, e j passados mais de trs anos da prova, ainda assim chegou minha vez. Mas lgico, se tivesse ido melhor, teria sido chamado mais cedo :P. Passei em 16 lugar no concurso de AFTM de So Paulo, onde atualmente estou, ingressando na Prefeitura l para agosto de 2012. E, para terminar, com grande alegria que comunico que passei no concurso do ICMS-SP de 2013, dentro da lista (embora no fim da lista :P), para onde estou considerando ir! Fora isso, fui chamado para ser Oficial de Justia do Tribunal de Justia de So Paulo (no lembro a posio de cabea, mas demorou pacas pra chamar e eu j estava na Prefeitura quando isso aconteceu) e Escrevente Tcnico Judicirio na Circunscrio de Mau, que tambm longe pacas de onde eu moro. Fiquei na lista de excedentes de Tcnico do INSS (8 lugar em Atibaia) e da ANAC (que nem lembro que colocao eu fiquei, mas fui bem mal :P). Tambm fiquei em 4 lugar no
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 2 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

concurso de Assistente de Licitao para a FURP (Fundao do Remdio Popular), concurso este do qual tambm no pude assumir e, por fim, fui chamado para ser Tcnico da SPPREV, em um concurso bastante peculiar :P (se tiver a curiosidade, pegue a lista de aprovados e veja as notas do pessoal, coisa de louco :P), e, por fim, fui nomeado em 2010 (ou 11 :P) para exercer o cargo de Tcnico do Ministrio Pblico da Unio. Mas pra fazer tudo isso, no precisa ser gnio. Alias, boa parte dos meus conhecidos me tomam por algum bastante "desligado", de maneira que alguns ainda se espantam em saber que eu ainda no esqueci de respirar. O que eu sou, em verdade teimoso. E pra ser bem sincero, j levei fumo tambm em concurso :P. Fui to mal na prova do BACEN da poca que fiz que fiquei com vergonha. Mas foi s vergonha, no desisti por causa disso, nem voc deve se sua vez ainda no chegou. Se voc quiser essa vaga, no precisa ser nenhum assombro para peg-la. Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas muito talentosas, e a maior parte delas no quer virar funcionrio pblico. Para o resto de ns, sobra a certeza de que a dedicao e o empenho so os nicos fatores que fazem a diferena entre passar ou no. Quer dizer, quase. Material tambm bom ter. No adianta nada estudar feito um condenado se voc no estiver estudando a matria certa. Voc confiou neste material para aplicar o seu esforo. Eu vou te dar uma dor de cabea que valha o gasto :P. Chega de conversa, mos a obra.

Meus Pezinhos
Atendendo a uma orientao do site, reproduzo abaixo o seguinte informe: ---------------

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 3 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Observao importante: este curso protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Grupos de rateio e pirataria so clandestinos, violam a lei e prejudicam os professores que elaboram o cursos. Valorize o trabalho de nossa equipe adquirindo os cursos honestamente atravs do site Estratgia Concursos ;-) -------------- um tanto frio e sem vida, mas a mais pura verdade. Seu professor formado em Direito e atesta a ilicitude da conduta :P. Mas no s isso: o curso toma tempo do seu querido professor, e ele usa o suado dinheirinho de vocs para comprar duas coisas: livros novos e pezinhos. Livros novos pois sei que, ao mesmo tempo que eu me atualizo, as bancas tambm o fazem, e o nosso objetivo estar a frente da banca, e no ser engolido por ela (quando o predador mais rpido que a presa, j sabem o que acontece). Pezinhos pois tanto eu como aqueles que amo e prezo precisam comer. E pezinhos so a coisa mais barata que consigo pensar em comprar :P. Mas srio, prestigiem o curso!

Consideraes sobre o Curso (Edital na Praa)


com grande alegria que percebo o interesse nascente da Fundao Carlos Chagas por esta disciplina. Contudo, tal interesse ainda est se desenvolvendo. Digo isto porque parece ser a segunda vez apenas que a FCC cobra o edital que abordaremos abaixo (a primeira foi na prova de Analista Judicirio, rea Administrativa do TRT do Paran, depois de um longo hiato sem nem pensar em Administrao de Recursos Materiais) Vamos dar uma olhadinha no edital deste ano:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 4 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Noes de Administrao de Recursos Materiais: Introduo Administrao de Material e Patrimnio. Conceituao de Material e Patrimnio. O Patrimnio das empresas e rgos pblicos. O Patrimnio Imobilirio. O Patrimnio Mobilirio. Atividades bsicas da Administrao de Material e Patrimnio. O controle dos Materiais e do patrimnio. A movimentao do patrimnio. Sistema Patrimonial. Previso e Controle de Estoque. As compras nas Organizaes: Aquisio dos materiais e do patrimnio. Arquivamento, recebimento, proteo, conservao e distribuio, classificao, padronizao, codificao e inventrio. Anlise do valor e Alienao. Estoques: planejamento, processos e polticas de administrao de estoques; determinao de nveis de estoque, tempo de ressuprimento e estoques de segurana; avaliao de estoques - mtodos; inventrio de material. Almoxarifado: funes, princpios e objetivos; controle, registro, conservao e recuperao de material; tcnicas de armazenamento; utilizao de espao; segurana. Como voc pode ver, o edital arremessa palavras, sem nem lista-las de maneira coesa. Outros editais costumam enumerar os assuntos em captulos, o seu no :P. E o que isso significa? Que ser seu professor quem ir por ordem em tudo isto, a fim de que o assunto faa sentido! Veja como abordaremos as lies: Aula 00 Noes de Administrao de Recursos Materiais: Introduo Administrao de Material e Patrimnio. Conceituao de Material e Patrimnio. Atividades Bsicas da Administrao de Material e Patrimnio. Aula 01 Estoques: planejamento, processos e polticas de administrao de estoques; determinao de nveis de estoque, tempo de ressuprimento e estoques de segurana; avaliao de estoques - mtodos; Previso e Controle de Estoque. Aula 02 Almoxarifado: funes, princpios e objetivos; controle, registro, conservao e recuperao de material; tcnicas de armazenamento; utilizao de espao; segurana. A movimentao do patrimnio. Aula 03 O Patrimnio das empresas e rgos pblicos. O Patrimnio Imobilirio. O Patrimnio Mobilirio. As compras nas Organizaes: Aquisio dos materiais e do patrimnio. Inventrio de material. Anlise do valor e Alienao.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 5 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Arquivamento, recebimento, proteo, conservao e distribuio, classificao, padronizao, codificao e inventrio. O controle dos materiais e do patrimnio. Sistema Patrimonial.

Parece melhor, no? Voc ver todo o assunto cobrado, mas no se assuste se algum tema parecer extra. A disciplina s faz sentido pelo todo, ento, leia tudo :P. No uma disciplina que costuma apresentar muitas questes, mas aquelas que vierem sero estraalhadas por vocs. Outra questo com a qual devo ser completamente transparente com voc: questes de prova para treino. A FCC no possui uma base de dados ampla o suficiente para eu abordar os tpicos de aula com as questes dela (espero que, com o passar do tempo, este cenrio mude). Por outro lado, existe uma nica banca que tem o hbito j sedimentado de exigir o contedo de Administrao de Recursos Materiais em suas provas: a CESPE. Como ela exige a disciplina h mais tempo, as suas questes so, de longe, as mais bem elaboradas entre todas as disponveis (mesmo que, s vezes, ela tropece). Assim sendo, a banca da qual eu fao mais uso no curso. Isso no quer dizer que eu no saiba responder as questes das demais bancas :P. Se voc tem em mos uma prova da FCC e quiser que eu te ajude, por favor, poste no site, e faa um favor adicional a seu professor: envie a prova por email para mim, assim, posso ajudar voc e ainda melhorar este curso, e todo mundo ganha :P! E lgico que teremos alguma aula extra de exerccios s da FCC. Mas, enquanto procuro, o curso segue, afinal, nosso tempo curto. Utilize o frum de questes tantas vezes julgar conveniente, e faa a mesma pergunta at que obtenha o total entendimento do assunto. O curso em PDF uma tentativa bastante exitosa para substituio das aulas presenciais, mas no frum que uma apostila massificada se torna um verdadeiro material de aprendizado. Ento, pergunte!
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 6 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Chega de conversa, vamos ver o que nos aguarda.

Introduo Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais


No h como eu ministrar o curso de ARM sem ensinar este primeiro tpico a vocs. Este comeo de tudo. A Administrao de Recursos Materiais enquanto ideia e disciplina que serve a um propsito. E no s para engrossar editais de concurso pblico, a Administrao de Recursos Materiais possui objetivos bastante delimitados. Dito isto, comecemos a aula de hoje com uma pergunta: O que seria exatamente administrao de recursos materiais e qual seria a sua utilidade? Para encontrar a resposta desta questo preciso entender uma coisa: Dentro de um processo produtivo de qualquer empresa haver, em determinados momentos, materiais que sero empregados para a produo de mercadorias e servios. Estes materiais tero que ser armazenados, trabalhados (modificados), transportados, dentre uma infinidade de outras tarefas, sendo que, em todos estes momentos, a administrao de materiais dever estar presente. Segundo Chiavenato1: Por trs de cada produto h um rol enorme de materiais necessrios para constru-lo Os materiais de um processo produtivo obviamente precisaro ser administrados, pois se no tomarmos os devidos cuidados quanto sua administrao, estes podero perecer, se perder, tornar-se obsoletos ou inteis. E mesmo que nada disso acontea, pode ser que o seu mal uso reduza sua utilidade, provocando prejuzos para a empresa. Nesta cadeia produtiva que os

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus, pg. 30. www.estrategiaconcursos.com.br

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 7 de 41

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

conceitos de administrao de matrias (AM) se fazem presentes, sendo o planejamento do ciclo produtivo uma atividade indispensvel. E qual o significado prtico daquele emaranhado terico? O significado previsvel: no basta aos materiais simplesmente existir ou encontrarem-se disposio da empresa. Estes materiais precisam existir, mas no momento certo, na quantidade certa e no local certo, porque somente assim o processo produtivo se ver servido de maneira adequada.

Dentro de um processo produtivo, a Administrao de Materias (AM) precisa controlar:

A Quantidade (para que se evite a falta ou os excessos)

O Tempo ( o momento em que os materias estaro disponveis)

A Localizao (no basta o material estar disponvel ele tambm precisa estar disponvel no local certo)

Essas caractersticas devem estar presentes simultaneamente. De nada adianta para uma empresa possuir materiais em quantidade adequada se no forem disponibilizados no tempo certo, o inverso tambm se aplica, de nada adianta a empresa possuir materiais no momento certo, se a quantidade disponibilizada for inadequada. E agora voc est pronto para o conceito de Administrao de Recurso Materiais (afinal, sabendo o que que descobrimos para que serve :P). E existem um monte delas dentro da doutrina. Mas acredito que ningum melhor que uma banca de concurso para dizer a voc o que voc deve achar :P. Veja o que o CESPE, em 2012, cobrou em uma questo: CESPE (2012 MPE-PI): A administrao de materiais pode ser conceituada como um sistema integrado que garante o suprimento da organizao, no tempo oportuno, na
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 8 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

quantidade necessria, na qualidade requerida e pelo menor custo. (grifos nossos) Note que h muitas palavras-chave que devem ser observadas na disciplina de administrao de materiais, e mais ainda, o conceito do CESPE j indicou tambm a funo e objetivo da disciplina. Incrvel o que se pode aprender fazendo provas :P. Do conceito que foi transcrito acima, surge um dos maiores problemas e um dos grandes desafios da administrao de materiais, qual seja, a manuteno de nveis adequados de estoques de determinado material. Esta problemtica surge porque um material parado investimento parado, um custo desnecessrio empresa. para isto que a Administrao de Recurso Materiais existe Chiavenato2 coloca como os dois principais desafios da administrao de materiais o armazenamento de materiais e a logstica de distribuio de materiais. Lgico que estes desafios no so os nicos, mas com certeza representam boa parte das preocupaes dos administradores. Marco Aurlio P Dias3 divide o sistema de materiais nas seguintes reas de concentrao: controle de estoques, compras, almoxarifado, planejamento e controle de produo, importao, transportes e distribuio. Diante do que explicamos at aqui, temos esta parte de uma afirmao da CESPE relacionada ao assunto: A administrao de materiais visa colocar os materiais necessrios na quantidade certa, no local certo e no tempo certo disposio dos rgos que compe o processo produtivo da empresa.

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus. Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, ed. Atlas, 6 ed. Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 9 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

importante que voc saiba que, independentemente do tipo de atividade, conforme bem leciona Marco Aurlio P. Dias4, o objetivo principal de uma empresa , sem dvida, maximizar o retorno sobre o capital investido (grifos nossos) Esta maximizao do retorno sobre o capital investido feita atravs das atividades da empresa. A empresa, ao explorar seu objeto social, busca adicionar valor a um bem atravs do emprego de seu esforo sobre um conjunto de materiais, os quais, em decorrncia deste esforo, so mais valiosos do que a soma dos materiais que os compe. Essa definio, embora d ateno s empresas fornecedoras de mercadorias, tambm pode ser estendida s empresas de servio, com as devidas ressalvas. Mas como estamos falando de Recursos Materiais, nos voltaremos essencialmente s empresas produtoras de mercadorias. Pois bem, eu disse que a empresa agrega valor aos materiais por meio de seu esforo. Este esforo, por sua vez, estruturado e organizado, atravs de algo que chamamos de processo produtivo. Veja uma representao:

entradas

processo produtivo

sadas

insumos

processo produtivo

produtos

Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, ed. Atlas, 6 ed., pg. 01. Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 10 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00 Almoxarifado de matrias-primas processo produtivo Depsito de mercadorias prontas

O processo produtivo transforma. E assim que a empresa maximiza o seu retorno. Passa esta parte, vamos voltar um pouquinho para citar uma conceituao apresentada por Chiavenato5 para a administrao materiais: A AM envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programao de materiais, compras, recepo, armazenamento no almoxarifado, movimentao de matrias, transporte interno e armazenamento no depsito de produtos acabados. Voc j deve ter percebido que o os objetivos da administrao de materiais so bastante amplos e envolvem todo o processo produtivo. Ok, j falamos que pelo processo produtivo que a empresa transforma materiais. Neste sentido, algo muito importante na administrao de materiais o dimensionamento de estoques. Por exemplo: deve se ter conhecimento do volume de estoque necessrio de matrias-primas, de quanto tempo os materiais devem permanecer no estoque e, no sentido contrrio, quando os estoques devem ser repostos. S que efetuar este dimensionamento bastante complicado. Esta complicao fruto de uma eterna guerra entre os departamentos da empresa. Veja s: o setor de compras no vai querer ser responsabilizado pela falta de matrias-primas, ento a tendncia que o setor de compras recomende a estocagem de matrias-primas e insumos em excesso6. Assim, quando o dono

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus, pg. 38. O setor de compras deve tambm buscar preos favorveis, pois, obviamente, o

preo das matrias-primas tambm ir compor o custo dos produtos. Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 11 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

da empresa chamar os chefes, ver que em nenhum momento houve falta de materiais para produo, e o chefe do setor de compras vai ganhar um bnus. Por outro lado, o chefe do setor financeiro vai ganhar um sermo. A estocagem de insumos em excesso faz com que grande parte do dinheiro da empresa fique parado, sem poder ser investido para gerar mais dinheiro. E isso pssimo. Para evitar esse sermo, o chefe do setor financeiro, por sua vez, no vai querer que ocorram gastos desnecessrios e procurar no liberar compras de insumos que julgar prescindveis (dispensveis). Dependendo da sua dedicao, s sero comprados novos lpis de escrever quando o toquinho dos que j existem desaparecer. O setor financeiro, se pudesse, no permitiria nem mesmo a existncia de um estoque.

O setor financeiro, para otimizar os custos, tende a querer reduzir estoques

O setor de estoques, para evitar falta de matrias-primas, tende a querer acumular estoques

Neste momento ser muito importante o papel da gesto de recursos materiais, ela que servir de meio de campo entre estas reas distintas da organizao, sendo que o desempenho deste papel depende da relao direta com os altos escales da organizao.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 12 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Para a gerncia financeira, a minimizao dos estoques uma das metas prioritrias. 7 muito importante no planejamento e controle de materiais que se busque um equilbrio entre o processo produtivo e os custos financeiros. Isto porque o objetivo da administrao de materiais a maximizao da utilizao dos recursos da empresa, em um nvel de servios requerido pelos clientes. Materiais ociosos e parados em estoques geram custos no desejados.

Conceituao de Material e Patrimnio


Muito legal tudo isso, mas professor: do que exatamente estamos falando? No fao ideia do que seja material ou patrimnio! Caro aluno, fique tranquilo :P. O pnico deve ser reservado a obstculos intransponveis, e este, definitivamente, no o caso. Comecemos pelo patrimnio. O patrimnio objeto de estudos de uma disciplina muito cara pelos concurseiros da rea fiscal: a contabilidade. Por outro lado, como as alteraes patrimoniais normalmente se do por negcios jurdicos, tambm abordada pelo Direito, em especial, o Direito Civil, que cuida de classificar algumas espcies de bens que compem o patrimnio. Como voc pode ver, de ARM mesmo, s na parte de gesto, porque na conceituao, esta disciplina empresta os conceitos daquelas que j mencionei (e isso normal, j que nenhuma cincia consegue se isolar das demais). Depois desta breve divagao de cunho filosfico, vamos ao que interessa: - Patrimnio o conjunto de bens, direitos e obrigaes de uma pessoa que possam ser avaliados em pecnia (moeda, dinheiro).

Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, ed. Atlas, 6 ed., pag. 07. Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 13 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

O que est destacado a chave do conceito: o que compe o conjunto e o que est excludo dele. Primeira pegadinha clssica: obrigaes so parte de nosso patrimnio. Aquela dvida monstro no cheque especial, que voc jamais conseguir pagar parte inexorvel de seu patrimnio, pois pode ser avaliada em moeda (ainda que negativamente :P). Vou te explicar o que so obrigaes de acordo com a doutrina, mas voc j ganhou a dica do que seria. Por outro lado, o amor de me, posto que no tem preo, no compe sua esfera patrimonial, justamente por no ser passvel de avaliao em pecnia (o que no quer dizer que no seja importante :P). Disto isto, caminhamos para o prximo passo: o que so bens, direitos e obrigaes? Vejamos: Bens: inicio este tpico com uma frase de sabedoria milenar de meu professor de Direito Civil do primeiro ano da faculdade: Coisa qualquer coisa :P (sensacional!). O termo Coisa, at mesmo em Direito, costuma designa absolutamente qualquer objeto dotado de existncia (ainda que meramente abstrata). E dentro deste conjunto, temos um tipo particular de coisa, que objeto de nossos estudos: os bens. Bens so elementos materiais e imateriais que integram o patrimnio (lembre-se de no perder de vista o fato de serem avaliados em moeda). J diria o economista que bens so coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana. Mais ou menos assim:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 14 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Conhea o primeiro de muitos modelos do Microsoft Paint que me acompanham desde os tempos das apresentaes do ginsio. Mas o jurista ainda no falou sobre bens :P. E lgico que considero esta definio bem mais legal. Bem tudo aquilo que suscetvel de se tornar objeto de direito e que est sujeito a utilizao e apropriao. Assim sendo, se dissermos que uma coisa um bem patrimonial, estamos dizendo que aquilo pode ser avaliado em dinheiro e que propriedade de algum. Note que esta definio um pouco mais restrita que a econmica, e est mais prxima do conceito de bens quando utilizado para nossa disciplina. Veja como fica:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 15 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

No vejo diferena professor! Pense no ar. coisa? Sim, afinal, coisa qualquer coisa! Existe para satisfazer uma necessidade humana? Sim, respirar tambm uma necessidade humana. suscetvel de apropriao? No! Ningum pode ser dono do ar (ainda!). Desta forma, juridicamente falando, o ar no bem, embora exista para satisfazer uma necessidade humana. Estudaremos os bens na Aula 03, em suas especificidades, mas j adianto: o conceito de bem, quando o assunto patrimnio, costuma ser abordado pelo conceito jurdico de bem (coisa suscetvel de apropriao), ento, na dvida, trabalhe com este. Direitos: Tome cuidado aqui, meu caro. No confunda Direitos com bens incorpreos (ainda a serem vistos). Contabilmente falando, direitos so valores a receber ou a recuperar nas transaes com terceiros. Em nossa disciplina, este conceito reduzido demais, razo pela qual precisaremos estend-lo um pouco.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 16 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Direitos so prerrogativas que determinada pessoa possui (credor) em exigir que outra pessoa (devedor) d (entregue-lhe um objeto), faa (pratique uma ao) ou deixe de fazer algo (abstenha-se de determinado ato) em favor do prprio credor, ou de terceiros. A definio um tanto vaga, mas os exemplos so bem melhores. Se voc for em uma loja e comprar um objeto de grande porte parceladamente (digamos aqui, um armrio que no cabe em seu fusquinha), ter feito um contrato de compra e venda. Entretanto, nem voc sair da loja com o mvel (pois no tem como transport-lo, nem a loja ficar com seu dinheiro, pois voc parcelou a compra. a que nascem dois direitos: - Voc tem o direito de receber o armrio, na data e forma aprazadas, possuindo a prerrogativa de exigir que o objeto lhe seja entregue; - A loja tem o direito de receber o valor combinado, em tantas parcelas vencidas em determinado dia do ms. Ningum saiu daquela loja com qualquer coisa que fosse, entretanto, ambas as partes incorporaram ao seu patrimnio direitos, que so suscetveis de avaliao monetria. Obrigaes: Pode pensar no exemplo anterior que ele tambm serve. Obrigaes so deveres que determinada pessoa possui, no sentido de realizar uma prestao de dar, fazer ou no fazer algo em favor de outrem. Do mesmo modo que no exemplo anterior, cada uma das partes tem uma obrigao naquele contrato: - A loja tem a obrigao de entregar o mvel adquirido; - Voc tem a obrigao de pagar o valor das parcelas conforme elas forem vencendo. Simples assim. E voc j sabe o que o patrimnio

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 17 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

E o patrimnio pblico, muda alguma coisa? No conceito intrnseco de patrimnio, no, mas quanto ao dono do patrimnio, devemos nos atentar para as peculiaridades do conceito. Veja s: Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. A Csar o que de Csar: o conceito acima saiu do livro dos Srs. Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato, de seu Manual de Contabilidade Pblica. As cores so pra te ajudar a memorizar. Coloquei em vermelho diversas classificaes de bens, e em azul tudo aquilo que diferencia o patrimnio pblico do patrimnio normal. Mas se quer realmente uma dica, fique com a primeira definio, do comeo da aula, pois a definio de patrimnio pblico simples desdobramento daquela. O conceito de material j tem um qu de mais interessante: todos os livros de doutrina sobre o assunto no se ocupam de definir com preciso o que um material. J iniciam seus estudos na parte em como os materiais so classificados. E isto tem uma razo: o conceito de material por demais vago. Veja s: Material qualquer poro ou quantidade de matria, em qualquer estado fsico. Basicamente, quase qualquer coisa :P. Mas, para nossa disciplina, bom que voc j tenha em mente, antes mesmo de ver a classificao dos materiais, que os materiais so objetos vocacionados a uma finalidade. A mais comum dentro de nossa disciplina compor o produto final (que nada mais do que um longo conjunto de materiais concatenados, prontos para venda).
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 18 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

O resto voc vai sacar logo mais!

Classificao

de

Materiais

Atributos

para

Classificao de Materiais
Dentro da dinmica do processo produtivo que ilustrarmos anteriormente, h um fluxo de materiais, que comea no momento em que a matria-prima comprada dos fornecedores e termina no instante em que temos um produto acabado, pronto para consumo do cliente final. Entender este fluxo fundamental para tambm entender esta classificao dos materiais. Primeiramente gostaria que voc fizesse uma reflexo, voc j se perguntou qual o motivo de uma classificao? Segundo definio j utilizada em um concurso pblico, embora por outra banca (CESGRANRIO 2011): A classificao de materiais o processo de aglutinao por caractersticas semelhantes, e determina grande parte do sucesso no gerenciamento de estoques. (grifos nossos). Disto que acabamos de ver, voc j pode tirar uma concluso: no h uma forma nica de classificar, bem pelo contrrio, haver infinitos modos de classificao tendo em vista os critrios que forem estabelecidos. Por exemplo, quanto demanda: se um material for necessrio em estoque, sendo necessria a sua reposio, estamos diante de um material de estoque; j se o mesmo material no for imprescindvel, receber o nome de material de no estoque. Classificao dos materiais quanto ao tipo de demanda: Materiais de estoque. Materiais no de estoque.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 19 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Dentre atributos (ou fatores) que podem ser levados em considerao na hora de classificar um material, podemos citar: a demanda (conforme visto acima); a perecibilidade; a periculosidade; a dificuldade de aquisio; o mercado fornecedor; como este material estocado; o valor econmico; a importncia operacional; dentre outros. Alm disso, dependendo dos atributos informados os materiais sero classificados como crticos ou no crticos. Resumindo: como diriam meus professores da faculdade, no existem classificaes certas ou erradas, mas existem classificaes teis ou inteis. Desde que determinada classificao sirva ao propsito a que se destina, ela merece estudo. Uma classificao bastante cobrada em concursos aquela que divide os materiais segundo seu estgio de processamento. Segundo o estgio de processamento, os materiais se apresentaro da seguinte maneira8: 1. Matrias-primas 2. Materiais em processamento 3. Materiais semiacabados 4. Materiais acabados ou componentes 5. Produtos acabados.

Alm dos cinco tipos de estoques citados, temos tambm os Materiais

auxiliares e de manuteno.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 20 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Materias- primas

Materiais em processamento

Materiais semiacabados

Materiais acabados ou componentes

Produtos acabados

Ora de conceituar: Matrias-primas so aqueles materiais que normalmente so obtidos dos chamados fornecedores, so aqueles materiais bsicos e necessrios para o processo produtivo, seu volume est diretamente ligado quantidade de produtos acabados. Materiais em processamento So aqueles que j no so mais matrias-primas, mas que ainda no so um produto acabado, so materiais que ainda esto sendo utilizados na confeco de produtos, esto em uma fase intermediria, e desta forma, j no se encontram no almoxarifado. Materiais semiacabados So aqueles que esto em um estgio um pouco mais avanado do que os materiais em processamento, esto parcialmente acabados, faltam poucas etapas do processo produtivo para tornarem-se produtos acabados. Materiais acabados (ou componentes) So peas isoladas que sero componentes do produto final. Produtos acabados So aqueles que j passaram por todo processo produtivo, esto prontos e acabados. So os produtos que so oferecidos aos clientes. Durante o fluxo de materiais, haver itens que no sero utilizados para compor o produto final acabado, mas que sero utilizados durante o processo de produo, por isto a sua importncia. Estes materiais recebem o nome de materiais auxiliares e de manuteno.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 21 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Materiais auxiliares e de manuteno - Como o prprio nome diz, estes materiais so aqueles auxiliares, que do apoio produo, so as tambm chamadas peas de manuteno ou de reposio. De nada adianta uma empresa dispor de matrias-primas se, por exemplo, as mquinas no podem funcionar por problemas de manuteno, o mesmo risco incorrido com a falta de matria-prima pode ocorrer com as peas de reposio. 9 Como voc pde perceber, cada um destes materiais em estoque ter seu tempo oportuno de utilizao, e at l ficar aguardando sua vez no processo produtivo. Professor, e os materiais sobressalentes? Material sobressalente so peas a mais, normalmente de reserva. Elas seguem a mesma natureza das peas "originais" (as efetivamente utilizadas no processo produtivo), afinal de contas, so a mesma coisa e servem ao mesmo propsito, e apenas "sobraram" ao longo do processo produtivo. bem possvel que, inclusive, sejam aproveitadas em um novo ciclo produtivo. Entretanto, sua pergunta bastante interessante quando cogitamos a finalidade destas peas: se elas se prestarem justamente manuteno dos bens existentes na empresa, constituem materiais auxiliares. Aqui, meu caro, importante ler o enunciado com toda a calma do mundo, e descobrir o propsito do material. Para ter certeza mesmo, s olhando para a questo (se tiver alguma contigo, pode postar e te aponto onde prestar ateno).

Classificao dos Estoques


Para conseguir gerenciar o estoque adequadamente, extremamente recomendvel que eu classifique os itens que compem o estoque de acordo com sua importncia e nvel de cuidado necessrio com o material.

Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, ed. Atlas, 6 ed., pg. 15. Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 22 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Alguns materiais, como veremos, no demandam tanto cuidado no sua guarda, de maneira que se a empresa prestar muita ateno neles, terminar incorrendo em gastos desnecessrios. Por outro lado, ao deixar de dar ateno a um material importante, tambm acabar tendo prejuzos. Para evitar isto, as classificaes so teis. Existem duas principais, mas eu peo que preste bem mais ateno na classificao ABC. Esta ser aprofundada ao longo do curso, ento, aqui vai s uma introduo.

Classificao quanto importncia operacional (XYZ)


Os materiais quanto importncia operacional (quanto importncia que possuem nos processos da empresa) so classificados em materiais X, materiais Y, materiais Z. Nesta classificao o que se avalia a imprescindibilidade do material, por isso a ideia de relacionar tal classificao ao grau de criticidade de determinado material. Os fatores que devemos levar em considerao para analisar a eficincia operacional e determinar o grau de criticidade so os seguintes: - Essencialidade para alguma atividade vital da organizao. - Facilidade de aquisio - Possibilidade de substituio por outro equivalente.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 23 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00 um material sem similares. Sua aquisio no simples. Tem uma importancia operacional elevada, tido como material essencial e, portanto imprenscindvel. Veja que o material Z pelas suas caractersticas tambm um material crtico para a empresa. Tem importncia operacional mediana.

Y
X

um material que possui similares. um material de baixa necessidade e que portanto NO imprenscindivel

E os examinadores adoram cobrar isto em prova. Veja alguns exemplos: 3. CESPE 2011 CNPQ ANALISTA NVEL SUPERIOR Uma desvantagem de se utilizar a classificao de materiais do tipo importncia operacional que ela no fornece anlise econmica dos estoques. Comentrio A Classificao XYZ voltada para analise de

imprescindibilidade dos materiais, verifica a importncia operacional do material e no tem relao com os custos envolvidos no processo. Logo, item correto.

Classificao ABC
A classificao dos materiais utilizando a chamada curva ABC , tambm, uma ferramenta administrativa, sendo uma maneira muito til para se conhecer e controlar estoques sem aumentar custos. Esta classificao leva em considerao a importncia de relativa dos itens. Tambm denominada curva de Pareto, baseia-se no princpio de que a maior parte do investimento em materiais est concentrada em um pequeno nmero

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 24 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

de itens

10

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

. Por esta classificao demonstra-se que poucos itens, algo em torno

de 10% a 20% do total de itens, respondem por mais ou menos 80% do capital empregado em estoques. Segundo Marco Aurlio P. Dias11: A curva ABC um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam ateno e tratamento adequados quanto sua administrao. As classes da chamada curva ABC so definidas da seguinte forma: Classe A: Itens mais importantes e em menor nmero (Quantidade em geral, em torno de 20% dos itens). Classe B: Itens em situao intermediria (30% dos itens). Classe C: Itens menos importantes e em maior nmero (Quantidade no geral, em torno de 50% dos itens). Afirmao CESPE (2010 AGU): Na classificao ABC para planejamento e controle de estoque, os itens classificados como C so aqueles que correspondem faixa de 40% a 50% do total de itens de estoque, mas cujo valor financeiro de pouca importncia quando se considera o estoque total. Para estabelecer a importncia relativa dos materiais, a curva ABC leva em considerao o seu valor e a sua quantidade, ou seja, qual o investimento feito em determinado material e qual a sua quantidade.

10

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus, pg. 79. Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

11

gesto, ed. Atlas, 6 ed., pg. 73.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 25 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Maior Grau de importncia CLASSE A Maior Quantidade de itens CLASSE C

Classe A. Representam poucos itens em estoque, mas so mais importantes, porque repondem pelo maior custo monetrio. Classe B. Quantidade mdia de itens, grau mdio de importncia. Classe C. Maior nmero de itens, mas de pouca significncia financeira.

A ateno da empresa dever ser concentrada nos itens da Classe A, porque, embora em menor quantidade, neles que estar a maior parte do capital investido em estoques. Isto muito importante, lembre-se ento que o controle de estoques pela chamada curva ABC considera os produtos de forma desigual, os itens do grupo A que representam entre 10% e 20% da quantidade do estoque, respondem por 80% do capital empregado em estoques. J adianto que a classificao ABC vai receber ateno especial na nossa aula 01, isto s a introduo.

Atividades Bsicas da Administrao de Materiais e Patrimnio


Ok, aqui voc vai querer me bater! :P. S coloquei este tpico nesta aula para manter a estrutura do curso. Todo nosso curso este tpico :P. Ns veremos, ao longo de todas as aulas, cada uma das atividades bsicas de Administrao de Materiais e Patrimnio, de maneira que este captulo seria uma reproduo do curso
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 26 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

todo, inclusive de si mesmo, que tambm conteria a si dentro de si, criando um enorme buraco negro que engoliria o universo inteiro :P. Fique tranquilo e siga em frente.

Codificao de Materiais
Este tpico mais como um presente. Ele o exemplo do meu jeito de explicar um assunto relativamente complexo. Elegi este tpico em particular pois ele pode ser destacado de seu local natural e ainda ser compreendido. Mas s porque amostra, no quer dizer que no precisa ser compreendido. Vamos l. Pensemos em uma fbrica de bicicletas. O almoxarifado possui quinze tipos de correias dentadas, que se diferenciam pelo seu tamanho, material, e marca, e vrios pneus de diferentes aros. perfeitamente aceitvel que o almoxarifado comece a se confundir quando o setor produtivo pede uma correia em sua requisio de materiais e acabe entregando uma correia diferente daquela que o setor produtivo esperava receber. Mas embora isso seja aceitvel, vai atrasar toda a produo das bicicletas, o que vai deixar o dono da empresa bastante frustrado. Por conta desta diversidade incontvel de itens, fica invivel identificar todos eles usando apenas o seu nome, voc j viu a zona que seria. Mas, se ao invs disto, eu agrupasse todos os itens correia e inventasse, sei l, um nmero ou trs letras, um cdigo, que representasse todo o grupo, e na segunda parte deste cdigo eu distinguisse todas as correias que esto no estoque tambm por outro nmero, isso tornaria as coisas mais fceis, no acha? A cada item especfico corresponde um cdigo, mas os cdigos so montados de maneira que todo item semelhante possua parte do cdigo igual aos seus pares.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 27 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

E o setor produtivo, ao invs de pedir a correia dentada x, vai pedir o item AC 1275, que corresponde exatamente ao tipo da correia dentada que deseja, em tamanho, marca e material. isto que representa a codificao de materiais. Mas, o cdigo s ser eficiente se for capaz de agrupar itens semelhantes, do contrrio, ao invs de uma infinidade de nomes, eu terei uma infinidade de cdigos sem sentido, que no serviro para muita coisa. Assim o sendo, conforme Marco Aurlio P. Dias faz questo de deixar claro: "O objetivo da classificao definir uma catalogao, simplificao, especificao, normalizao, padronizao e codificao de todos os materiais Codificao voc j sabe o que , aqui vai a descrio dos demais temas. - Catalogao: a empresa ir arrolar (registrar) todos os itens existentes, de maneira a no esquecer nenhum deles. Isto permitir ter uma ideia geral. - Simplificao: consiste em reduzir a grande variedade de itens existentes quando eles tem a mesma finalidade. Por exemplo, se a empresa tem dois materiais que fazem exatamente a mesma coisa, seria bom escolher a penas um deles. Isso facilitar a normalizao. - Especificao: chegou a hora de descrever detalhadamente cada item, com todas as informaes referentes a formato, tamanho, peso, etc. Desta forma, ganha-se duas vezes: no haver dvida sobre o material que ser solicitado, e isto facilitar a inspeo de qualidade do material. - Normalizao: todo material tem um propsito. Sero descritas todas as suas diversas aplicaes nesta etapa. - Padronizao: no adianta nada a empresa executar todos os passos anteriores se ainda tiver de estocar uma infinidade de itens. Na padronizao, se estabelece uma especificao para determinado material, que ser sempre deste ou daquele tipo, evitando que uma infinidade de materiais fique estocada desnecessariamente. Acredito que o exemplo do parafuso ilustrativo: na
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 28 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

padronizao, a empresa especfica que s ir utilizar parafusos com este peso e dimetro, e assim, s aquele parafuso comprado e estocado. Ok, feito tudo isto, estamos prontos para utilizar um sistema de codificao. Os dois mais cobrados em prova so os seguintes: - Sistema alfabtico: os materiais so codificados utilizando letras, e cada letra especificando um conjunto de caractersticas e especificaes. Como s possumos 26 letras no alfabeto, este sistema de codificao pouco utilizado. Exemplo: A- Pedal, B- Correia, C- pneu. - Sistema alfanumrico: este sistema utiliza uma combinao de letras e nmeros, nas quais as letras representaro a classe do material e o seu grupo dentro da classe, enquanto os nmeros representam o cdigo indicador do item. Exemplo: AD 2568 A Grupo D- Classe 2568 Cdigo Indicador Vou explicar o significado de grupo, classe e cdigo indicador no item do sistema decimal. Sistema Decimal: este o sistema mais utilizado, inclusive por reparties pblicas na codificao no s de matrias, mas de quase qualquer coisa que precise de uma codificao (por exemplo, contas pblicas em direito financeiro). Sua popularidade decorre da facilidade de seu uso e da possibilidade de classificar milhes de itens atravs das combinaes dos nmeros. Voc j vai ver porque. Funciona assim:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 29 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Os dois primeiros dgitos especificaro o grupo do item. Esta classificao mais abrangente e constitui o primeiro agrupamento de itens. Exemplo: 01 matria prima 02 produtos em processamento 03 produtos acabados 04 material de escritrio Como voc pode ver, estes agrupamentos so bastante gerais, e essa a ideia do Grupo. Cada grupo sofrer uma nova diviso, agora em classes, que nada mais so do que detalhamentos da informao do grupo. Exemplo: 04 material de escritrio 01 canetas 02 lpis 03 papel Ok, est muito mais especfico, mas ainda no suficiente. Canetas existem de diversos tipos tambm. Mas falta uma definio destes diversos tipos de materiais, o que feito atravs do cdigo de identificao. Vamos brincar com as canetas: 04 material de escritrio 01 canetas 01 caneta marca qualidade, ponta fina, cor preta 02 caneta marca estilo, ponta grossa, cor azul

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 30 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

A questo que quando chegamos neste ponto, podemos ter uma infinidade de itens. Ento normalmente, quando se chega neste ponto, utiliza-se quatro, cinco ou seis dgitos ao invs de apenas dois. E o melhor desta classificao que ainda poderamos especificar o cdigo em subclasses, subgrupos e o que mais imaginarmos. E antes de finalizar, um dos sistemas numricos mais famosos o sistema americano Federal Supply Classification, que segue o mesmo esquema do que eu j expliquei: XX XX XXXXXX X Tem tudo que ns j aprendemos (explico o ltimo digito logo mais). Os dois primeiros dgitos so o grupo, os dois seguintes a classe, a terceira sequencia o cdigo de identificao e o ltimo o dgito verificador. No que diz respeito ao dgito verificador, concorda que existe a possibilidade de o encarregado do processo produtivo digitar o cdigo errado. Isso tambm traria atrasos. Para evitar isto, acrescentamos o ltimo algarismo (ou par de algarismos), que um dgito verificador. Ele gerado atravs de uma frmula que leva em conta os dgitos anteriores. Pode ser qualquer frmula. Desta maneira, se o encarregado errar um dos dgitos do cdigo, o nmero verificador no vai bater, gerando uma mensagem de erro. Tudo que ele precisar fazer ver onde errou e reinserir a informao. Bom, essa aqui foi s uma pitadinha para voc sentir o curso. Se gostou da didtica, ser muito bem vindo na aulas seguintes. Tambm parabenizo voc por comear a estudar antes da abertura do edital, largando na frente da concorrncia, que sejamos sinceros, bem grande. No se assustando com nmeros que voc conseguir sua vaga, mas fazendo por merec-la atravs de empenho, dedicao e disciplina, e tambm, lgico, comeando j a sua caminhada.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 31 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Vamos ver algumas questes, para voc ter ideia do que est enfrentando. Mas j me despeo agora, te esperando na Aula 01. Forte abrao.

Questes Comentadas
Sua banca a FCC. Lembro bem disto :P. Entretanto, notar que a maior parte das questes da CESPE. Ela tem uma longa lista de questes de Administrao de Recursos Materiais, sendo a nica banca que conheo que explora o tema com regularidade. Desta forma, a base de dados farta. Entretanto, caso voc tenha com voc alguma questo que gostaria de ver comentada nas aulas, por favor, sinta-se livre para postar no frum, que terei o mximo prazem em resolv-la. Ademais, minha preocupao inicial que voc absorva todo o contedo terico o mais rpido possvel, e estas so questes que permitiro isto, independentemente da banca. Mas estou levantando as poucas questes atuais da FCC sobre o tema, e teremos uma aula de exerccios comentados no final do curso (no sei quanto ainda, mas teremos :P). Quem quiser colaborar com a misso, pode mandar as provas ou questes para felipe.petrachini@estrategiaconcursos.com.br Mos a obra. 2011 CNPQ ANALISTA SUPERIOR. Acerca de administrao de materiais, julgue os itens a seguir 1. O profissional que atua na administrao de materiais deve dedicar especial ateno ao controle dos materiais crticos, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescncia de forma contnua e peridica. Comentrio - A questo faz com que o candidato perca o foco do assunto. O que deve ser analisado o controle de materiais e como este deve ser feito. Os controles e o dimensionamento de estoques dentro da administrao de materiais no devem ser peridicos, mas sim permanentes. As caractersticas de um estoque podem representar um capital investido desnecessariamente, por isso o controle de obsolescncia deve ser feito de forma contnua e permanente.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 32 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Item errado. 2. Uma desvantagem de se utilizar a classificao de materiais do tipo importncia operacional que ela no fornece anlise econmica dos estoques. Comentrio - No que se baseia a classificao por importncia operacional mesmo? Ah ela aquela classificao das letrinhas XYZ. Esta classificao baseiase no grau de imprescindibilidade de um bem. Ela no tem relao e no fornece a anlise econmica do bem, isto pode ser visto como uma desvantagem. Item correto. 2010 DETRAN-ES ASSISTENTE TCNICO NVEL MDIO. Acerca de administrao de materiais, julgue os itens a seguir 3. No estoque de matria-prima, armazenam-se os itens produzidos que ainda no foram vendidos. Comentrio - Matrias-primas so os insumos, esto no incio do processo de produo e ficam estocadas no almoxarifado. Itens produzidos devem ser entendidos como um produto, no mais matria prima. Se for um produto acabado ser armazenado no depsito ou estoque de produtos acabados. Item errado. 4. Emprega-se o mtodo de classificao ABC para organizar os itens de estoque em ordem alfabtica. Comentrio - O mtodo ABC aquele que se baseia na curva de Pareto, e que atribui importncia relativa para os materiais, de acordo com o valor investido e a quantidade de itens. Item errado. 5. O almoxarifado destina-se guarda fsica dos produtos em processo e dos entregues pelos fornecedores.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 33 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Comentrio - Os produtos entregues pelos fornecedores (matrias-primas) esto no almoxarifado. No entanto os produtos em processo esto nas sees produtivas da empresa. Item errado. 6. 2010 TRE-MT ANALISTA. Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificao ABC como forma de gesto de estoque, o material classificado como classe C representa aquele tipo de material que responde pela maior parte do faturamento. Comentrio - Segundo a classificao ABC, o material da classe C aquele que representa grandes quantidades de material, mas um baixo valor investido em estoque. Classificao ABC (classes A e C):
Maior Grau de importncia CLASSE A Maior Quantidade de itens CLASSE C

Item errado. 7. 2010 TRE-MT ANALISTA. Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificao ABC como forma de gesto de estoque, o material classificado como classe A representar o tipo de material com maior quantidade de itens. Comentrio - Acabamos de comentar isto na questo acima o material da classe A representa a menor quantidade de itens. Item errado. 2010 AGU ADMINISTRADOR. Com relao administrao de materiais, julgue o item a seguir. 8. Na classificao ABC para planejamento e controle de estoque, os itens classificados como C so aqueles que correspondem faixa de 40% a 50% do total
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 34 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

de itens de estoque, mas cujo valor financeiro de pouca importncia quando se considera o estoque total. Comentrio: Vamos ver o quadro de novo: Classe A: Itens mais importantes e em menor nmero (Quantidade em geral, em torno de 20% dos itens). Classe B: Itens em situao intermediria (30% dos itens). Classe C: Itens menos importantes e em maior nmero (Quantidade no geral, em torno de 50% dos itens). Esses valores so gerais, e no caso da Classe C, a oscilao entre 40% a 50% perfeitamente aceitvel, sem descaracterizar o raciocnio que fundamenta a curva. Item correto. 9. 2009 ANTAC A administrao de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre a rea-fim e a rea-meio de uma organizao, como a rea de compras e a rea financeira. Comentrio Lembre-se do desenho feito na parte terica:

O setor financeiro, para otimizar os custos, tende a querer reduzir estoques

O setor de compras, para evitar falta de matrias-primas, tende a querer acumular estoques

A Administrao de Recursos Materiais visa balancear a eterna guerra entre o Departamento Financeiro e o Departamento de Compras da organizao
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 35 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Item correto. 10. 2009 MCT/FINEP ADMINISTRAO. A curva ABC considera igualmente todos os produtos, para fins de controle de estoque. Comentrio - A curva ABC considera os bens de forma diferente e os classifica em trs classes (A, B, C) de acordo com a sua importncia relativa. Item errado. 11. CESPE 2009 FHS. objetivo da administrao de materiais maximizar a utilizao dos recursos da empresa, em um nvel de servios requerido pelos clientes. Comentrio Quando a questo fala em recursos, est se referindo a recursos materiais. exatamente o que busca a ARM, otimizar recursos (maximizar a sua utilizao) para atender o nvel de servio requerido pelos clientes. Item correto. 12. 2008 TJ-DFT ANALISTA ADMINISTRATIVA correto utilizar a curva ABC para classificar materiais em funo do valor e da quantidade de consumo. Comentrio - Para estabelecer a importncia relativa dos materiais, a curva ABC leva em considerao o valor investido e a sua quantidade. Item correto. 13. 2007 SEBRAE-AC CONSULTOR. A classificao e a codificao dos bens patrimoniais da empresa contribuem para facilitar seu registro e controle. Comentrio - A classificao e a codificao tem como funes facilitar a organizao dos recursos materiais. Contribuem para registrar, controlar, facilitar a localizao e identificao de bens. (falarei um pouco mais sobre controle patrimonial em outra oportunidade). Item correto.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 36 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

14. CESPE 2006 TSE. Materiais que requerem cuidados especiais na armazenagem e no transporte so classificados como materiais crticos. Comentrio - Um material tido como crtico em decorrncia de riscos inerentes s suas caractersticas (aos seus atributos). Materiais que demandem cuidados especiais na armazenagem e no transporte so classificados como materiais crticos (como exemplos, temos os materiais perecveis e de alta periculosidade). Item correto. CESPE 2006 DETRAN-PR ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ADAPTADA. Considerando que determinado rgo da administrao direta possui uma unidade responsvel pela manuteno de carros oficiais encarregada de fazer desde a reforma esttica e mecnica at a limpeza desses carros, julgue os itens abaixo. 15. Tintas pretas para fazer retoques na pintura de um automvel, ao serem estocadas, so consideradas matrias-primas. Comentrio - Levando em conta que, no exemplo da questo adaptada, a tinta estava l para que fizemos pequenos retoques na pintura, de fato, estamos diante de um item de manuteno. Item Errado. 16. Se um carro, em fase final do processo de restaurao, sai da referida unidade passa a ser considerado pea de manuteno. Comentrio Se estamos na fase final do processo estamos diante de um produto acabado. O Carro um produto acabado. As peas de manuteno (ou de reposio) so itens que no sero utilizados para compor o produto final acabado, mas que, no entanto, sero utilizados durante o processo de produo. Tambm recebem o nome de materiais auxiliares do apoio produo. Item errado.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 37 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

17. Os vidros prova de bala utilizados no processo de blindagem de um carro oficial so considerados matria-prima. Comentrio Os vidros prova de bala so matrias-primas utilizadas no incio do processo produtivo para obteno de um produto final acabado, neste caso o carro blindado. Mas antes de tentar tirar qualquer concluso, leia a prxima questo. Item correto. 18. Considere que um carro blindado em duas etapas distintas, uma para colocao de vidro blindado, outra para blindagem da lataria. Nesse caso, correto considerar os vidros utilizados produto acabado. Comentrio Apenas aps a sua colocao no veculo e enquanto no colocada a lataria blindada, os vidros analisados em conjunto com o veculo se classificariam como materiais semiacabados. Produto acabado produto final. Voc pode estar se perguntando: o vidro prova de bala no carro blindado no poderia ser considerado um material acabado (ou componente) j que e uma pea que faz parte do produto final, que no caso o carro blindado? Interessante a sua abordagem! Para ter feito sua colocao, acredito que voc tenha pensado que o vidro blindado como algo j pronto, a ser adicionado ao carro. E se pensou assim, seu raciocnio est correto. Quando eu expliquei esta questo, tomei o veculo todo como material semiacabado (j com estes vidros blindados, mas sem outras peas). Por isto, que, quando olho para este veculo ainda capenga, digo que tudo aquilo uma coisa s, e um material semiacabado (veculo "semi pronto"). Mas, quando voc olha o vidro blindado sozinho, sim, voc pode dizer que ele um componente, j que est pronto. Questo de enfoque, por isto necessrio tomar cuidado redobrado, para descobrirmos ao que exatamente o enunciado est fazendo referncia. Mas, meus parabns pela percepo! :D Resumindo: os dois enfoques so defensveis, razo pela qual devemos olhar cada enunciado em especfico, para ter certeza absoluta da resposta! Entretanto, de qualquer forma, a questo acima est errada.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 38 de 41 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

Item errado.

Questes Apresentadas (Sem Comentrios)


2011 CNPQ ANALISTA SUPERIOR. Acerca de administrao de materiais, julgue os itens a seguir 1. O profissional que atua na administrao de materiais deve dedicar especial ateno ao controle dos materiais crticos, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescncia de forma contnua e peridica. 2. Uma desvantagem de se utilizar a classificao de materiais do tipo importncia operacional que ela no fornece anlise econmica dos estoques. 2010 DETRAN-ES ASSISTENTE TCNICO NVEL MDIO. Acerca de administrao de materiais, julgue os itens a seguir 3. No estoque de matria-prima, armazenam-se os itens produzidos que ainda no foram vendidos. 4. Emprega-se o mtodo de classificao ABC para organizar os itens de estoque em ordem alfabtica. 5. O almoxarifado destina-se guarda fsica dos produtos em processo e dos entregues pelos fornecedores. 6. 2010 TRE-MT ANALISTA. Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificao ABC como forma de gesto de estoque, o material classificado como classe C representa aquele tipo de material que responde pela maior parte do faturamento. 7. 2010 TRE-MT ANALISTA. Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificao ABC como forma de gesto de estoque, o material classificado como classe A representar o tipo de material com maior quantidade de itens.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 39 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

2010 AGU ADMINISTRADOR. Com relao administrao de materiais, julgue o item a seguir. 8. Na classificao ABC para planejamento e controle de estoque, os itens classificados como C so aqueles que correspondem faixa de 40% a 50% do total de itens de estoque, mas cujo valor financeiro de pouca importncia quando se considera o estoque total. 9. 2009 ANTAC A administrao de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre a rea-fim e a rea-meio de uma organizao, como a rea de compras e a rea financeira. 10. 2009 MCT/FINEP ADMINISTRAO. A curva ABC considera igualmente todos os produtos, para fins de controle de estoque. 11. CESPE 2009 FHS. objetivo da administrao de materiais maximizar a utilizao dos recursos da empresa, em um nvel de servios requerido pelos clientes. 12. 2008 TJ-DFT ANALISTA ADMINISTRATIVA correto utilizar a curva ABC para classificar materiais em funo do valor e da quantidade de consumo. 13. 2007 SEBRAE-AC CONSULTOR. A classificao e a codificao dos bens patrimoniais da empresa contribuem para facilitar seu registro e controle. 14. CESPE 2006 TSE. Materiais que requerem cuidados especiais na armazenagem e no transporte so classificados como materiais crticos. CESPE 2006 DETRAN-PR ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ADAPTADA. Considerando que determinado rgo da administrao direta possui uma unidade responsvel pela manuteno de carros oficiais encarregada de fazer desde a reforma esttica e mecnica at a limpeza desses carros, julgue os itens abaixo. 15. Tintas pretas para fazer retoques na pintura de um automvel, ao serem estocadas, so consideradas matrias-primas.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 40 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o TRT/SC

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 00

16. Se um carro, em fase final do processo de restaurao, sai da referida unidade passa a ser considerado pea de manuteno. 17. Os vidros prova de bala utilizados no processo de blindagem de um carro oficial so considerados matria-prima. 18. Considere que um carro blindado em duas etapas distintas, uma para colocao de vidro blindado, outra para blindagem da lataria. Nesse caso, correto considerar os vidros utilizados produto acabado. Gabarito
3 4 5 6 7 8 9 10 E E E E E C C E 13 14 15 16 17 18 C C C E C E

Essa foi s uma amostra do restante do curso. Espero que tenha gostado. Procurarei aumentar o nmero de questes comentadas nas prximas aulas, e mesmo ao longo do curso, medida que pesquiso novas questes. Grande abrao.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 41 de 41

www.estrategiaconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen