Sie sind auf Seite 1von 6

Proposio de Infra-Estrutura de Dados Espaciais (SDI) Local, Baseada em Arquitetura Orientada por Servios (SOA)

Pedro A. Oliveira1, Clodoveu A. Davis Junior2, Pedro Felipe A. Oliveira3


1

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC Minas) pedroalves@pucminas.br 2 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) clodoveu@dcc.ufmg.br 3 GeoExplore Belo Horizonte - MG Brasil pedro.oliveira@geoexplore.com.br

Abstract. This paper describes some essential aspects of a local Spatial Data Infrastructure (SDI) implementation. Initially, a brief literature review about Service Oriented Architecture (SOA) is developed. After, an analysis of SOA application possibilities is done, particularly in the case study: Belo Horizonte City Information and Informatics Company (Prodabel). Finally, some implementation alternatives of the proposed model are considered based on evolution scenarios. Resumo. Este artigo descreve alguns aspectos cruciais da construo de uma Infra-Estrutura de Dados Espaciais (SDI) municipal. Faz-se, inicialmente, uma breve reviso terica sobre Arquitetura Orientada por Servios (SOA), seguida de uma anlise sobre as possibilidades de sua aplicao especfica situao em estudo: Empresa de Informtica e Informao do Municpio de Belo Horizonte - Prodabel. Por fim, avalia-se algumas alternativas de implementao do modelo proposto, considerando cenrios de sua evoluo.

1. Contextualizao As Mudanas de Arquitetura em SIG


A arquitetura de aplicaes geogrficas tem acompanhado a evoluo das caractersticas dos sistemas de informao em geral, com clara tendncia ao uso do modelo orientado por servios, baseado em plataforma web. As vantagens oferecidas por esse modelo podem ser entendidas comparando arquiteturas mais novas com as tradicionais, pouco flexveis, e limitadas em relao ao conjunto de tecnologias hoje existentes. De fato, Sistemas de Informao Geogrficos (SIG) fechados1, baseados em uma camada ou em duas camadas, no modelo cliente/servidor e suas variaes, predominaram no mercado por muito tempo [2]. Nos ltimos anos, no entanto, com o desenvolvimento de arquiteturas aderentes aos padres da rede mundial de computadores, tais caractersticas se tornaram inadequadas ao contexto Web. Assim, o mercado tem adotado, progressivamente, modelos de trs camadas ou mais. A orientao por objetos foi outro ingrediente importante para essa mudana, permitindo modelar dados e aplicaes com maior flexibilidade, voltadas ao reuso. Porm, a consolidao da modelagem de servios como padro arquitetural de mercado depende de uma srie de questes - de negcio, culturais e tecnolgicas, a serem atendidas. Nesse aspecto, a Arquitetura Orientada por Servios (Service Oriented Architecture - SOA) se torna atraente como
1

Fechados no sentido de serem totalmente construdos sobre tecnologias proprietrias e monolticas.

31

uma tentativa de agregar valor ao negcio, permitindo modelar e aprimorar processos com reduo do desperdcio dos recursos de Tecnologia da Informao (TI). Em SIG, particularmente, SOA atraente por permitir a concepo de sistemas interoperveis e distribudos, que funcionem utilizando mdulos fracamente acoplados. Essa viso coincide com algumas das propostas mais bem sucedidas de organizaes normalizadoras e padronizadoras da rea de geotecnologias, especialmente o Open Geospatial Consortium (OGC) [8]. Padres de servios geogrficos, tais como Web Feature Service (WFS), Web Map Service (WMS) e, mais recentemente, Web Processing Service (WPS), dentre muitos outros, so exemplos de iniciativas nessa direo. A extenso desses padres para formao de Infra-Estruturas de Dados Espaciais (Spatial Data Infrastructure SDI) parece ser a soluo mais vivel para evoluir a arquitetura SIG na escala de pases e regies, como demonstram os esforos em desenvolvimento na comunidade europia (INSPIRE) [11] e outros. Este trabalho prope a aplicao dos conceitos de SOA e SDI por meio de um estudo de caso, em que um SIG de mbito municipal seria totalmente remodelado, evoluindo para um SDI local (seo 4). Foi escolhido como servio piloto, nesse contexto, um processo de negcio para geocodificao com endereamento flexvel [7], aplicvel prefeitura do municpio de Belo Horizonte (MG). A prxima seo (2) apresenta aspectos conceituais de SOA, enquanto a seo 3 discute a arquitetura de uma SDI local. As sees 4 e 5, respectivamente, desenvolvem um estudo de caso e algumas concluses (ainda parciais) deste trabalho.

2. Arquitetura Orientada por Servios


Booch, Rumbaugh e Jacobson [1] conceituam a arquitetura de uma aplicao de maneira bem ampla. Ela seria composta por um conjunto de decises importantes em questes como: organizao do sistema, seleo de seus elementos estruturais e interfaces, considerando comportamento, decomposio desses elementos, e finalmente o estilo para composio dos elementos estticos e dinmicos, dentro do sistema. Fowler [5] considera que a arquitetura de uma aplicao possui dois objetivos essenciais: decompor esse sistema em suas partes principais, em alto nvel, e representar um modelo geral de forma estvel, ou seja, sem grande tendncia a alteraes. A arquitetura orientada por servios [9] pode ser entendida como uma proposta de separao lgica das camadas de uma aplicao, visando a componentizao da lgica do negcio. Nesse contexto, a explicitao de uma camada de servios fundamental para permitir a interoperabilidade e o reuso. importante destacar que, mesmo sendo uma condio essencial, servios por si s no implementam SOA. Embora existam diversas razes para se investir em SOA, os desafios na utilizao de uma arquitetura to inovadora e com poucos exemplos de uso corporativo (menos ainda no Brasil) so grandes. Academicamente observa-se um grande nmero de novos trabalhos sobre esse tema, cujas justificativas [7] seriam suas vantagens: Possibilitar o gerenciamento automatizado de processos de negcio; Facilitar a integrao entre sistemas; Permitir o reuso de sistemas legados; Favorecer a adaptao de aplicaes a mudanas tecnolgicas.

32

No se verifica a necessidade de padronizao do modelo de dados das diferentes aplicaes envolvidas, mas certamente a diversidade de modelos, formatos e tecnologias pode converter-se num desafio para uma soluo particular. Tal situao se agrava ao manipular dados geogrficos, considerando as dificuldades de converso e de troca de dados de diferentes formatos, com sua semntica. A seo 3 discute um modelo de SDI local, destacando o papel dos servios.

3. Uma Arquitetura para Infra-Estrutura de Dados Espaciais Municipal


Davis e Alves [3] propuseram uma arquitetura para Spatial Data Infrastructure (SDI) de mbito local, apresentada esquematicamente na figura 1.

Figura 1: Geoportais e SDI para uso local (Fonte: Davis Jnior e Alves, 2006) [3]

A proposta de Davis e Alves baseia-se nos padres OGC [4]. Os autores sugerem sua extenso para atender tambm aos requisitos do World Wide Web Consortium (W3C) [10]. A proposta de SDI se diferencia completamente do modelo de um SIG, transferindo o foco do sistema, anteriormente nos dados, para os servios. Isto pode ser observado na prxima seo (4), atravs de um estudo de caso.

4. Estudo de Caso O SDI do Municpio de Belo Horizonte


Belo Horizonte uma capital de estado que adota, desde o incio da dcada de 1990, solues inovadoras e desafiadoras para a estruturao de seu Sistema de Informao Geogrfico. O desenvolvimento de aplicativos e a customizao do SIG, a cargo da Empresa de Informtica e Informao do Municpio de Belo Horizonte (Prodabel), sempre foi visto pela equipe de geoprocessamento como um desafio profissional. Nesse contexto, formou-se na empresa um grupo de pesquisadores que foi buscar na academia conhecimentos tcnicos e cientficos que pudessem reverter em solues prticas. Ao longo de anos de trabalho e investimentos, a Prodabel tornou-se a detentora do Mapa Urbano Bsico (MUB) local, alm de um conjunto de dados temticos variados, de caractersticas sui generis. Isto ocorreu porque, alm de ter de lidar com um grande nmero de camadas de informao relacionadas sua rea de atuao [6] a empresa lidera um convnio de cooperao tcnica (Grupo de Gesto da Informao

33

GGI) voltado para o intercmbio de dados entre diversos rgos pblicos municipais, estaduais e federais. Cumpre destacar que, neste caso, a opo por um modelo baseado em SDI se deu pela necessidade de evoluir no uso de novas tecnologias e ampliar a base de dados, acrescentando gradativamente novas categorias e camadas oriundas de outros rgos da prefeitura e do convnio (GGI). A situao atual do SIG existente na Prodabel apresentada na figura 2:
Arquitetura Atual SIG Prodabel
Intergeo
PHP

Portal GGI

Joomla

Visualizador

Java

GIS App.
Geomedia, MapInfo VB

GIS Viewer

VB Geomedia, MapInfo

Web GIS App.


Geomedia WEB

VB

Java
JCompany

SIGUR SIATU

Metadata
(SDO, Geomedia, MapInfo)

Format Translator
(Geomedia, MapInfo connections)

Security
(Roles, Oracle users)

Business Rules
(PL/SQL)

Vector Files

CAD Files

Text Files

Images Files

Spatial Database

Database

MODEL / PERSISTENCE

Figura 2: Arquitetura Atual do SIG. Fonte: Prodabel, 2008

Na figura 2 pode-se observar a miscelnea de tecnologias atualmente em uso na manuteno dos mais de cem componentes do Cadastro Tcnico Municipal (CTM), e na obteno de informaes. As ferramentas utilizadas na manuteno da base de dados so produtos comerciais. Para visualizao e consultas foram desenvolvidas internamente aplicaes (applets e servlets, padro JEE), alm do uso de ferramentas livres. Como h muitas formas de acesso s informaes, optou-se por definir os mecanismos de segurana de acesso e as regras de negcio na camada de modelo / persistncia (scripts SQL). Outros recursos disponveis nessa camada so estruturas de metadados (criadas e mantidas pelos softwares e pelo SGBD) e ferramentas de traduo (nativas dos produtos), responsveis pela interoperabilidade no acesso aos mltiplos formatos suportados (SIG, Computer Aided Design - CAD, imagem, texto). A mudana de configurao do SIG da Prodabel, iniciada em 2001 com o projeto Prospeco de Ferramentas SIG, culminou numa definio de arquitetura apoiada em trs pilares: base de dados integrada, interoperabilidade e acesso descentralizado. Essas linhas mestras ditaram a escolha de ferramentas, tornando possvel a integrao do sistema Rede Municipal de Informtica (RMI). Assim, o modelo da figura 2 pode ser considerado uma etapa preparatria para o SDI (figura 3). A figura 3 apresenta o novo modelo de arquitetura da Prodabel, que visa atender no somente realidade da evoluo observada em geoprocessamento na empresa como tambm propiciar o intercmbio de dados com outros rgos e a publicao dessas informaes em ambiente Web, tudo isso integrado numa arquitetura de servios.

34

Arquitetura proposta SDI Prodabel


V I E W

Geoportal

C O N T R O L L E R M O D E L

GIS App.

Java and other languages App.

Web GIS App.

WEB Service 1

WEB Service 2
SERVICE BUS

WEB Service 3

WEB Service 4

Metadata

Security

Business Rules

Format Translator

Database

Spatial Database

CAD Files

Vector Files

Text Files

Images Database

PERSISTENCE

Figura 3: Arquitetura Proposta para SDI - Belo Horizonte. Fonte: Prodabel, 2008

A figura 3 mostra que, no novo modelo, aplicaes SIG comerciais, j em uso na organizao, no sero descartadas. Porm, dada sua caracterstica cliente/servidor, elas faro acesso diretamente camada de modelo, que incorpora regras de negcio para acesso s diferentes bases de dados. A adoo do padro Model, View, Controller (MVC) atende s caractersticas de segmentao vertical, enquanto a construo de um middleware de servios (segmentao horizontal) atende s prticas de SOA. Por sua vez, aplicaes como Applets e Servlets Java e ferramentas para visualizao de mapas e anlise espacial na Web podem interagir diretamente com os servios da camada de controle. Um exemplo de servio a ser disponibilizado a geocodificao de endereos [4], [7], que permite encontrar um endereo com alto grau de preciso. Esse servio composto de trs etapas: Parsing, Matching, Locating. Sua modelagem e implementao so apresentadas em [7]. A escolha desse primeiro servio deveu-se realizao de pesquisas e testes bem sucedidos em ambiente controlado. Outros servios sero progressivamente agregados ao service bus, como mostra a figura 3. A camada de modelo, na figura 3, certamente merece uma ateno especial. Visando a separao entre os formatos de armazenamento e os de troca, ao levar em considerao a existncia de esquemas de metadados necessrios para o acesso s informaes no formato que se deseja, optou-se por separar o modelo semntico das estruturas de dados (persistence). Assim, regras de segurana e de integridade gerais sero desenvolvidas preferencialmente em linguagem no proprietria do banco, prevalecendo sobre todas as formas de acesso.

5. Consideraes Finais
Pretendeu-se, nesta breve anlise, descrever algumas questes cruciais para atender s necessidades dos usurios de um SDI local. A primeira delas definir um Geoportal como meio de entrada para o sistema. A segunda a possibilidade de sistemas Web poderem ler e tratar informaes alfanumricas associadas a camadas geogrficas, sem comprometer a integridade dessas. A terceira questo diz respeito interoperabilidade

35

entre formatos de dados geogrficos, que pode ser tratada por padres de metadados aliados a um servio tradutor de formato capaz de quebrar a complexidade inerente a essas converses. O quarto desafio conseguir que esse modelo tenha escalabilidade e possa, assim, evoluir junto com a demanda. Outra questo manter o modelo de dados (alfanumricos, vetoriais, imagens) ntegro e disponvel para as diferentes classes de usurios: geradores e consumidores de informao. Esses requisitos esto condicionados a questes tecnolgicas no triviais, condicionadas pesquisa. Nesse caminho, a adoo de bons padres de projeto e de tecnologias abertas, aderentes aos padres OGC para servios e armazenamento, pode ser fundamental. Espera-se, a partir deste ponto, desenvolver uma prova de conceito que valide a hiptese de interoperabilidade do modelo. Posteriormente, poder ser conduzida uma reviso do modelo proposto, agregando as boas prticas avaliadas e descartando as ineficazes. Finalmente, por meio de estudos e pesquisas, pretende-se buscar ainda a validao de partes do modelo capazes de gerar inovao em reas desafiadoras e promissoras como: Servios padro OGC adequados s necessidades dos diferentes tipos de usurios; Comparao entre padres de servios OGC e W3C para escolha de solues especficas; Testes de desempenho com a nova arquitetura (em ambiente simulado e real); Desenvolvimento e uso de um servio para compartilhamento de dados geogrficos; Avaliao da SDI para aplicao ao amplo conjunto de informaes dos diversos rgos envolvidos, com seus diferentes modelos de dados e temas.

Referncias

[1] Booch, G; Rumbaugh, J; Jacobson, I. (2000) UML, Guia do Usurio. Elsevier, Rio de Janeiro. [2] Davis Jr., C. A.; Oliveira, P. A. (2002) SIG Interopervel e Distribudo para Administraes Municipais de Grande Porte. Informtica Pblica, Belo Horizonte (MG), v. 4, n. 1, p. 121-141. [3] Davis Jr., C. A. D.; Alves, L. L. (2006) Interoperability through Web Services: Evaluating OGC Standards in Client Development for Spatial Data Infrastructures. In: Proceedings of Brazilian Symposium on GeoInformatics (Geoinfo, 2006). [4] Davis Jr., C. A.; Fonseca, F. T. (2007) Assessing the Certainty of Locations Produced by an Address Geocoding System. Geoinformatica 11(1), 103-129, 2007. [5] Fowler, M. (2006) Padres de Arquitetura de Aplicaes Corporativas. Bookman, So Paulo. [6] Oliveira, P. A.; Oliveira, M. P. (2005) Usos de um Sistema de Informao Geogrfico (SIG) em Cadastro Tcnico Municipal (CTM): A experincia de Belo Horizonte. In: Informtica Pblica, ano 8, n.1. [7] Oliveira, P. F. A.; Oliveira, P. A. (2008) Arquitetura Orientada a Servios (SOA): Um Estudo de Caso em Sistemas de Informao Geogrficos. In: Anais SIMGEO 2008. [8] www.ogc.org [9] www.soainstitute.org/index.php [10] http://www.w3.org/ [11] http://inspire.jrc.ec.europa.eu/

36

Das könnte Ihnen auch gefallen