Sie sind auf Seite 1von 13

INSTITUTO POLITCNICO DE CASTELO BRANCO ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS DIRECO INSTRUMENTAL I PROFESSOR JOS CARLOS OLIVEIRA

FAMLIA DO VIOLINO
(VIOLINO, VIOLA DARCO E VIOLONCELO)

INS SARAIVA - ALUNA N 32009253 DEZEMBRO DE 2012

ndice
Introduo .................................................................................................................. 3 Afinao ....................................................................................................................... 4 Arco .............................................................................................................................. 4 Efeitos Sonoros e Possibilidades Tcnicas ........................................................... 4 - Surdina - Scordatura - Harmnicos - Sul Tasto - Sul Ponticello - Pizzicato - Col Legno - Glissando - Cordas Duplas e Acordes - Dtach - Legato - Martel ou Martellato - Staccato - Sautill ou Saltando - Portato ou Lour - Jet, Ricochet ou Staccato Volante - Spiccato - Tremolo - Vibrato - Arpeggio ou Arpeggiando Concluso ............................................................................................................................... 12 Bibliografia ............................................................................................................................ 13

Introduo
Este trabalho tem como tema a Famlia do Violino, que inclui o Violino, a Viola darco e o Violoncelo. Foi feito no mbito da unidade curricular de Direco Instrumental do 1 semestre do 3 ano da Licenciatura em Msica variante de Formao Musical, sob orientao do professor Jos Carlos Oliveira. Tem como objectivo abordar os aspectos sobre estes instrumentos que mais interessam saber no ponto de vista de um maestro. Comearemos por falar sobre a afinao, depois passaremos composio do arco e, por ltimo, abordaremos os vrios efeitos sonoros e possibilidades tcnicas executveis nestes trs instrumentos.

Afinao

Violino
IV III II I

Viola darco
IV III II I

Violoncelo
IV III II I

Arco
A vibrao das cordas , normalmente, feita atravs da frico de um arco constitudo por cerdas (crinas de cavalo). Este pode friccionar as cordas a partir do talo ( , para baixo) ou a partir da ponta ( , para cima). No talo, conseguimos, por natureza, sons mais fortes, bruscos e encorpados, enquanto que na ponta obtemos sons mais suaves, embora o arco e as tcnicas desenvolvidas a partir do sculo XIX tenham em vista esbater essas diferenas.

Efeitos Sonoros e Possibilidades Tcnicas


- Surdina uma pequena pea feita de madeira, metal ou borracha que, ao ser colocada no cavalete, bloqueia as suas vibraes, originando uma grande mudana tmbrica e de intensidade. Obtm-se assim um som mais fraco, bao e escuro. Para ser aplicada indica-se na partitura atravs da expresso con sordino e para ser retirada o compositor escreve senza sordino. Pode tambm aparecer escrito noutras lnguas.

Figura 1 Uso de surdina no 2 andamento do Concerto para Violino, em R Menor, op. 35, de Tchaikovsky.

- Scordatura: a alterao da afinao clssica das cordas. Esta alterao usada com o objectivo de facilitar determinadas passagens difceis, para obter acordes impossveis com a normal afinao e at mudanas tmbricas, obrigando certas cordas a vibrar por simpatia, o que na afinao padro no aconteceria.

Figura 2 Scordatura na Sonata II, das Sonatas Rosrio, de Heinrich I. Franz von Biber - A corda Sol afinada em L, e a R afinada em Mi, vibram por simpatia com alguns dos acordes mais importantes, visto a sonata estar escrita em L Maior.

- Harmnicos: H dois tipos de harmnicos: naturais e artificiais. Os harmnicos naturais so obtidos atravs do aflorar da corda com o dedo em pontos bem determinados. Estes s produzem notas que fazem parte da srie dos harmnicos da nota fundamental da corda onde so obtidos. Por exemplo, quando afloramos a meio da corda L obtemos o 2 harmnico, oitava acima da fundamental.
5

Os harmnicos artificiais obtm-se da mesma forma mas, em vez de se usar a corda solta como fundamental, pisa-se a corda com o primeiro dedo no violino e na viola, ou com o polegar, no caso dos violoncelos, e aflora-se com um dos restantes. Por exemplo, se pisarmos a corda R, onde obtemos a nota Mi (fundamental), e aflorarmos uma 4 acima onde, caso pisssemos, ouviramos o L, obtemos uma nota distncia de duas oitavas acima da fundamental (4 harmnico). Este efeito tem uma escrita que varia de autor para autor, sendo esta a mais comum:

Harmnico escrito Harmnico que soa Figura 3 Harmnico Natural e Harmnico Artificial.

- Sul Tasto: um efeito que se obtm tocando com o arco sobre o ponto, produzindo um som mais suave, com menos harmnicos e que d enfse nota fundamental. - Sul Ponticello: Obtm-se tocando o mais perto possvel do cavalete. Este efeito exige bastante domnio tcnico do arco porque quando o arco est perto do cavalete muito difcil manter a vibrao da corda com estabilidade e menor a possibilidade de variar a presso do arco. Ao tocar desta forma obtemos um som mais agreste, de timbre agudo, com menos fundamental e muitos harmnicos. - Pizzicato: Os instrumentos de corda friccionada nem sempre so tocados com o arco. Ao aparecer a expresso pizz. escrita na partitura, o violinista tem que beliscar as cordas em vez de as friccionar com o arco. Este s volta a usar o arco quando aparecer a indicao arco.

- Col Legno: Para produzir este efeito o arco no fricciona as cordas com as cerdas mas sim com a madeira, motivo pelo qual o efeito tem este nome: Col Legno = com a madeira. Pode ser obtido atravs da frico da madeira das cordas, em legato, ou percutindo. - Glissando: a evoluo progressiva da altura de um som entre uma nota e outra, passando por todas as alturas intermdias continuamente em vez de em escala. Este efeito produzido atravs do deslizar do dedo na corda.

Figura 4 Indicao de Glissando.

- Cordas Duplas e Acordes (ou cordas triplas e quadruplas): possvel tocar duas notas simultaneamente, desde que seja possvel toclas em cordas adjacentes, sem que a mo esquerda mude de posio. Esta tcnica mais usada em peas a solo, onde o instrumentista mostra o seu virtuosismo. Um instrumentista pode tocar at duas melodias independentes, limitadas aos intervalos musicais permitidas pela extenso da mo. S possvel tocar duas notas em simultneo porque a curvatura do cavalete no permite que o arco friccione mais que duas cordas ao mesmo tempo, mas conseguimos obter acordes de trs sons mudando de corda muito rapidamente ou tocando sul tasto, pois a curvatura das cordas no ponto pouco acentuada, conseguindo-se tocar nas 3 cordas ao mesmo tempo. Tal como as cordas duplas, estes so executveis desde que as notas, que no as das cordas soltas, possam ser obtidas sem que a posio da mo esquerda mude. O instrumentista toca primeiro a corda mais grave com a intermdia e depois muda

rapidamente para a corda intermdia e para a aguda. Para haver uma boa sonoridade, a velocidade e a aderncia do arco corda intermdia no se deve alterar quando se d a mudana da corda mais grave para a mais aguda.

Figura 5 Cordas duplas, triplas e quadruplas, executveis no violino.

- Dtach: Cada nota tocada numa arcada diferente da forma mais contnua possvel, dando o efeito semelhante ao do Legato. Apesar de o som ser mais ou menos ligado, h uma pausa muito pequena, quase insignificante, entre as notas, destacando cada nota, por isso o nome de Dtach. - Legato: Todas as notas so tocadas sucessivamente e ligadas, sem qualquer pausa entre elas, causando um efeito de igualdade entre elas, no sentido em que a arcada para cima seja igual arcada para baixo. - Martel ou Martellato: Para este efeito, parecido ao som de martelar, o instrumentista pressiona o arco contra a corda com presso, produzindo uma nota muito intensa e destacada. Pode ser tocado em qualquer zona do arco, mas obtm-se melhor som entre o meio e a ponta do arco. frequentemente usado em sequncias de notas distintas de efeito intenso com pequenas pausas entre as notas. Alguns instrumentistas utilizam este efeito ao mesmo tempo que tocam em Staccato.

- Staccato: As notas so destacadas umas das outras, separadas por um breve silncio, causando um efeito de nota mais curta, podendo ter durao entre a do valor escrito na partitura.

Figura 6 Staccato.

- Sautill ou Saltando: Trata-se de um Dtach mais rpido tocado no meio do arco, que faz com que o arco salte por vontade prpria, sem perder o contacto com a corda.

Figura 7 Sautill, ou Saltando, no 3 andamento da Sonata para Violoncelo n5, op.4, de JeanPierre Duport.

- Portato ou Lour: Este efeito foi descrito por Galeazzi como nem separada nem arrastada, mas quase arrastada. J Baillot diz que o Portato adquire uma espcie de ondulao. Conseguimos obter este tipo de efeito atravs da mudana de presso do arco.

Figura 8 Portato no 2 andamento do Concerto para Violino, em R Menor, op. 35, de Tchaikovsky.

- Jet, Ricochet ou Staccato Volante: Neste efeito, o arco salta fora da corda, ou faz ricochete. O nmero de ressaltos especificados pelos compositores varia entre 2 a 6. Indica-se com pontos, como no caso do staccato, mas dentro de uma ligadura.

Figura 9 Jet na Cadenza al Libitum do Concerto para Violino, op. 64, de Felix Mendelssohn.

- Spiccato: O resultado sonoro semelhante ao do Staccato mas, no caso do Spiccato, o arco perde o contacto com as cordas em todas as notas tocadas. , por vezes, equiparado ao Sautill.

Figura 10 Spiccato em Pezzo Capriccioso de Tchaikovsky.

- Tremolo: uma tcnica moderna, geralmente usada em orquestra mas, a partir de meados do sc. XIX, tambm comeou a ser usada em msica de cmara e em peas a solo. uma abreviao da escrita para facilitar a leitura ao instrumentista. Consiste na repetio das notas mesurada ( e ) ou no mesurada ( ).

Figura 11 Tremolo escrito e sua execuo.

10

- Vibrato: uma flutuao regular da altura e/ou intensidade, mais ou menos rpida e pronunciada. produzido atravs do movimento do dedo na corda para trs e para a frente, auxiliado pelo pulso e, s vezes, com o antebrao. usado normalmente em notas longas. - Arpeggio ou Arpeggiando: Consiste em arpejar acordes atravs do friccionar do arco nas cordas, podendo ser de forma ligada ou no.

Figura 12 Arpeggio no Concerto para 4 violinos e violoncelo, em Si menor, de Vivaldi.

11

Concluso
Atravs deste trabalho, podemos verificar que existem possibilidades tcnicas que, apesar de terem nomes distintos, produzem efeitos sonoros muito semelhantes e tornam-se, por esse motivo, difceis de distinguir uns dos outros, tanto auditivamente como tecnicamente. Este facto faz com que, por vezes, os instrumentistas no sejam verdadeiramente precisos quanto execuo de certos efeitos pedidos pelo compositor. Temos como exemplo o Spiccato e o Sautill. No entanto, para alm deste, existem outros problemas que dificultam a percepo de qual a tcnica a ser usada numa determinada passagem, devido ao facto de alguns smbolos serem comuns a mais que uma tcnica. Caso o compositor no a especifique bem, e/ou seu respectivo efeito sonoro, h ainda maior impreciso tcnica. Podemos concluir, tambm, que as tcnicas mencionadas neste trabalho so exequveis nos trs instrumentos pertencentes Famlia do Violino, sendo que algumas destas tcnicas podem ser executveis de forma diferente devido s diferenas de dimenses destes instrumentos, como o tamanho do brao.

12

Bibliografia
- ADLER, Samuel, The Study of Orchestration, 2 edio, W. W. Norton and Company, Nova Iorque, 1989; - HENRIQUE, Lus L., Acstica Musical, 2 edio, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2002; - HENRIQUE, Lus L., Instrumentos Musicais, 4 edio, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004; - The New Grove Dictionary of Music and Musicians Verso 3 (suporte informtico).

13

Das könnte Ihnen auch gefallen