Sie sind auf Seite 1von 5

Comidas Tpicas de Festas Juninas

Chegamos ao ms do So Joo! Junho um ms delicioso, onde em todos os cantos do Brasil voc encontrar timas festas juninas, seguindo as muitas tradies que a data prope. Na regio Nordeste a festa dura os 30 dias do ms, e as cidades de Caruaru, localizada em Pernambuco, e Campina Grande, que fica na Paraba, disputam o ttulo de Maior So Joo do Mundo. Apesar dos 30 dias de festa as datas de comemorao oficiais so: 13 de junho Santo Antnio. 24 de junho So Joo. 29 de junho So Pedro e So Paulo. 30 de junho So Maral. Uma caracterstica marcante das Festas Juninas so os pratos tpicos, vrias receitas so preparadas na data, muitas delas usando como ingrediente principal o milho. Essa tradio se deve ao perodo de colheita desse alimento, que acontece justamente no ms de junho, havendo bastante fartura justamente na festa de So Joo. Canjica Em algumas regies a canjica pode ser conhecida como mingau de milho branco ou curau. O prato tpico das festas juninas e pode ser produzido com farinha de milho branco ou milho verde ralado, sendo esse segundo o ingrediente mais tradicional da festa de So Joo.

Cocada Existem vrios tipo de cocada, todas com a base de coco ralado, variando com leite condensado, gemas, rapadura, leite de coco e at polpa de frutas.

Cocada (Foto: Divulgao) Pamonha Mais uma vez usando como matria-prima o milho, a pamonha o prato preferido de muita gente nessa data comemorativa. Existem Dois tipos de pamonha, a doce e a salgada, a primeira basicamente o milho verde ralado com a adio de acar e a segunda adiciona leite e sal.

Pamonha (Foto: Divulgao) Arroz Doce O doce feito a base de arroz e leite, e tem origem rabe. Para incrementar a receita (e ficar ainda mais gostosa) pode ser adicionado leite condensado e temperos como canela, raspas de limo e cravo.

Arroz Doce (Foto: Divulgao)

Bolo de Fub A farinha que d origem ao bolo de fub tambm proveniente do milho e apesar de ser um prato tradicional da festa junina, o caf da tarde de todo dia fica timo se acompanhado de um bolinho de fub.

Bolo de Fub (Foto: Divulgao) P de Moleque Na regio sudeste, o p de moleque um doce composto de amendoim com calda de acar, mais conhecido como rapadura. J na regio nordeste o nome dado a um bolo que tem como ingredientes: mandioca, chocolate em p, caf, leite de coco, castanha de caju e etc.

P de Moleque (Foto: Divulgao) Cuscuz O cuscuz pode ser de milho, carim ou tapioca, o prato originrio da frica, mas claro que a regio nordeste do Brasil deu a sua cara e incrementou a receita. Ingredientes como sardinha, ovo, palmito, pimenta e molho de bacalhau do um toque especial ao cuscuz das festas juninas brasileiras.

Cuscuz (Foto: Divulgao) Quindim Composto de gema de ovo, coco ralado e acar o quindim est presente nas padarias o ano todo, mas na festa junina o doce indispensvel!

Quindim (Foto: Divulgao) Ma do Amor O doce mais romntico da festa junina a ma do amor, que pode ser simples, apenas com a calda vermelha por cima, ou cheia de novas experimentaes como chocolate, granulado e etc. O resultado sempre uma delcia!

Ma do Amor (Foto: Divulgao) Pipoca Mais um quitutes que tem como matria prima o milho, a pipoca tem tudo a ver com cinema, mas tambm presena garantida nas festas juninas, seja ela salgada ou doce.

Pipoca (Foto: Divulgao) Qual das comidas tpicas da festa junina a sua preferida? Tags: arroz doce, bolo de fub, canjica, cocada, Comidas Tpicas, comidas tradicionais, data comemorativa, festa, Festa Junina, ma do amor, ms de junho, milho, pamonha, p de moleque,pipoca, so joo, tradio

Das könnte Ihnen auch gefallen