Sie sind auf Seite 1von 5

Etapa - 01 Fundamentos de Economia.

A teoria neoclssica
Com inicio na dcada de 1870, e foi se desenvolvendo at as dcadas do sculo XX. Os neoclssicos sedimentaram o raciocnio matemtico explicito que procuravam isolar os fatos econmicos de outros aspectos da sociedade. Um grande cone dessa corrente foi Alfred Marshall, com seu livro Princpios de economia de 1980. Existiram outros tericos como: William Jevons, Lon Walras, Joseph Alois Schumpeter, entre outros. A formalizao da anlise econmica evoluiu muito principalmente a Microeconomia. Com profundidade analisado o comportamento do consumido, sendo o desejo do consumidor aumentar a satisfao de consumo, j do produto aumentar o lucro. Existe a anlise marginalista, fundada em conceitos marginais, como receitas e custos marginais, privilegiado alguns aspectos, como a integrao de muitos mercados simultaneamente, ou em aspectos de equilbrio parcial sendo usado um instrumento grfico. J a teoria quantitativa da moeda relaciona a quantidade de dinheiro com os nveis de atividade econmica e de preos.

Teoria Keynesiana
Keynesiana iniciou-se com publicao da teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes como a revoluo Keynesiana, tamanho o impacto de sua obra. Para entender o impacto da obra de Keynes, necessrio considerar sua poca. Na dcada de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a grande depresso. O desemprego na Inglaterra e em outros pases da Europa era muito grande. Nos Estados Unidos, aps a quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929, o nmero de desempregos assumiu propores elevadssimas.

A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinao das polticas econmicas adotadas at ento no funcionava adequadamente naquele novo contexto econmico, e aponta para solues que poderiam tirar o mundo da recesso. Os argumentos de Keynes influenciaram muito a poltica econmica dos pases capitalistas. De modo geral, essas polticas apresentam resultados positivos nos anos que seguiram segunda Guerra mundial. Nesse perodo, houve desenvolvimento expressivo da teoria econmica. Ps-Keynesianos tm explorado outras implicaes da obra de Keynes, e pode-se associar a esse grupo a economista Joan Robinson (1903-1983), cujas ideias eram, em linhas gerais, afinadas com as de Keynes. Os ps Keynesianos realizaram uma releitura da obra de Keynes, procurando mostrar que no negligenciou o papel da moeda e da poltica monetria. Apesar das diferenas entre as vrias correntes, todas so baseadas no trabalho de Keynes.

Etapa 02 Capitulo IV
Conceito De Microeconomia
A Microeconomia ou teoria dos preos analisa a formao de preos no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preo e a quantidade de determinado bem ou servio em mercados especficos. A teoria microeconmica no deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A microeconomia predomina a viso do mercado como um todo. A abordagem econmica se diferencia da contbil mesmo quando so tratados os custos de produo, pois o economista analisa no s os custos efetivamente incorridos, mas tambm aqueles decorrentes das oportunidades sacrificadas, ou seja, os custos de oportunidades ou implcitos. Os agentes da demanda - os consumidores - so aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou servios que lhes maximize sua funo utilidade, ou seja, seu grau de satisfao no consumo.

A empresa definida como o local onde se organiza a produo, sendo que a renda auferida no processo de produo pertence aos empresrios e trabalhadores.

A hiptese coeteris paribus


A Microeconomia trabalha com a hiptese que tudo o mais permanece constante, focalizado apenas aquele mercado, que se analisa o papel que a oferta e a demanda exercem nele, podendo muitas outras variveis interfiram muito pouco, ou que no interfiram de maneira total. comum saber que a procura de certa mercadoria normalmente mais afetada por seu preo e pela renda dos consumidores. Para verificar o efeito do preo sobre a procura, colocado a renda constante e o preo da mercadoria no varia, assim teremos o efeito puro ou liquido de cada uma dessas variveis sobre a procura.

Objetivos da empresa
O Principio da racionalidade, onde sempre se busca o mximo do lucro total, diminuindo a utilizao de recursos que possuem. Algumas correntes alternativas enfatizam que a busca realmente no do mximo do lucro e sim o aumento da participao nas vendas do mercado, ou o aumento da margem sobre o custo de produo.

Aplicaes da analise microeconmica


Conhecida tambm como teoria dos preos tem como objetivo explicar como determinado o preo dos bens e servios, bem como os fatores de produo. A teoria microeconmica nunca deve ser levada como um manual de tcnicas para tomar decises do dia a dia, mas como uma ferramenta para se criar estratgias e politica dentro de uma empresa como exemplo. A microeconomia poder representar para a empresa as seguintes decises: Politica de preos de empresa; previso de demanda; previses de custos; etc.

J na politica econmica pode ajudar na escolha de decises como das seguintes questes: Avaliao de projetos de investimentos pblicos; efeitos de impostos sobre mercado especifico; fixao de preos mnimos na agricultura, etc.

Diviso do estudo Microeconmico


Analise de demanda Conhecida como Analise de Procura, se divide em Teoria do consumidor e Teoria da demanda de mercado. Anlise da oferta Divide-se em oferta da firma individual e oferta de mercado, dentro da analise da teoria da produo foi possvel ver quantidade fsica do produto e fatores de produo e a teoria dos custos de produo que completa os preos de insumo.

ANALISE DAS ESTRUTURAS DE MERCADO As estruturas de mercado de bens e servios so: Concorrncia perfeita Concorrncia imperfeita Monoplio Aligoplio As estruturas do mercado de fatores de produo so; Concorrncia perfeita Concorrncia imperfeita Monoplio Aligoplio

Teoria do equilbrio geral e bem-estar


fundamental a inter-relao entre todos os mercados, ou seja, buscado identificar o comportamento independente de cada agente econmico, ficando assim em um equilbrio global, mas na realidade todos so interdependentes. A teoria do bem-estar busca alcanar solues socialmente eficientes para todos os problemas de distribuies e alocao de recursos, na verdade a teoria do equilbrio geral e do bemestar como a teoria do consumidor so fundamentais e abstratas sendo necessrio um razovel conhecimento em matemtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen