Sie sind auf Seite 1von 12

1 EDUCAO FSICA, CORPOREIDADE HUMANA E O SABER ESCOLAR NO CURRCULO Margareth Guitarrara Nirshl Crozara SME/UDI Sara da Silva Caixeta

SME/UDI RESUMO Apresenta o percurso de sistematizao do planejamento de acordo com o modelo denominado Estratgias de Ensino, abordando o tema Corpo, mdia e histria: busca da beleza X qualidade de vida. Objetiva-se refletir sobre as relaes estabelecidas por meio do corpo, no intuito de ampliar as discusses tradicionalmente feitas em torno do tema, restritas ao aspecto biolgico e racionalidade instrumental. Prope estudar como os padres de beleza e sade se tornaram instrumentos de excluso e discriminao. As categorias utilizadas so: sade/beleza, aspectos scio-culturais, dimenso socioeconmica, condies de classe social, padres de beleza, corpo ideal hegemnico e qualidade de vida. ABSTRACT Its presents a path for the systematization planning in accordance with a model called Strategies of teaching approaching the subject Body, media and history: it searches of beauty versus quality of life. The main purpose is reflect on established relations, by means of the body, in order to extend the traditional discussions restricted to the biological aspect and on the instrumental rationalit analysis, study as standards of beauty and health had become instruments of exclusion and discrimination. The categories considered are: healthy/beauty, cultural aspects, social-economic dimensions, social class conditions, beauty standards, hegemonic ideal body and quality of life. RESUMEN Presenta la trayectoria de sistematizacin de la planificacin de acuerdo con el modelo denominado Estrategias de Enseanza, abordando la temtica Cuerpo, medios de comunicacin y historia: bsqueda de belesa X calidad de vida. Se objetiva reflexionar sobre las relaciones establecidas por medio del cuerpo, en la perspectiva de ampliar las discusiones tradicionalmente hechas sobre el cuerpo, restrictas al proceso biolgico y la racionalidad instrumental. Propone estudiar como los padrones de belesa y salude, se tornaran instrumentos de exclusin y discriminacin. Las categoras consideradas son: salude/belesa, aspectos socio-culturales, dimensin socioeconmico, condiciones de clase social, padrones de belesa, cuerpo ideal hegemnico y calidad de vida

O CONTEXTO DA FORMAO CONTINUADA: O DESAFIO DE TEORIZAR A PRTICA Este trabalho tem como objetivo descrever o caminho percorrido na elaborao de uma Estratgia de Ensino para o ensino fundamental que prope o estudo das questes afetas ao corpo e padres de beleza a partir da leitura da realidade social. A experincia aqui descrita faz parte de uma sistemtica de planejamento coletivo, em desenvolvimento com um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino de Uberlndia, cujas caractersticas peculiares possibilitaram a criao de espaos alternativos de trabalho. Por

2 este motivo esta experincia deve ser interpretada tanto no que diz respeito ao saber escolar em construo, como nos aspectos relacionados com seu potencial formativo para o professor. Um dos grandes desafios da formao continuada tem sido reunir os professores em torno da viabilizao de um projeto coletivo, contemplando diferentes experincias de ensino e nveis de conhecimento. Por outro lado, podemos dizer que j foi possvel alcanar significativas mudanas na forma como o planejamento passou a ser organizado por alguns professores, os quais participaram da constituio de espaos coletivos em pequenos grupos que passaram a ser reunir para alm dos momentos de reunies ampliadas, das quais participa um grupo maior (at 80 professores). O registro e socializao da prtica entre os professores eram feitos, inicialmente, por meio de instrumentais 1 especficos, que tinham a finalidade de facilitar o desenvolvimento do ato de escrever, tarefa rdua, tendo em vista nossa formao marcadamente instrumental. Na medida em que esses instrumentais foram sendo experimentados foram tambm modificados e/ou reorganizados, surgindo novas alternativas para sua sistematizao. Neste processo, os elementos obrigatrios, ou comuns, para o registro do planejamento so: a descrio dos procedimentos metodolgicos, a elaborao dos objetivos (geral e especficos), o nmero e seqncia das aulas e as observaes com detalhes sobre o processo. O quadro abaixo consiste no modelo de instrumental utilizado atualmente pelo grupo.
OBJETIVOS SEQ. AULAS PROCEDIMENTOS METODOLGICOS OBSERVAES

A partir do ano 2000, estes materiais foram identificados por meio da expresso Estratgia de Ens ino (EE), que pode ser definida como a sistematizao escrita do planejamento (o que, onde, com quem, para que...) de uma seqncia de aulas destinadas ao desenvolvimento de um tema, buscando dar sentido e significado ao processo metodolgico de ensino - orientado pela lgica da reproduo, modificao e re-criao - e explicitar as relaes estabelecidas no processo de formao com as categorias constituintes da vida social, presentes em toda produo de conhecimento humano (produtiva, simbolizadora e social).

A REPRODUO, MODIFICAO E CRIAO DE EE COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAO CONTINUADA. Para alm da necessidade de optarmos por instrumentos de planejamento adequados s nossas necessidades, comeamos tambm a refletir sobre este novo caminho de sistematizao escrita das EE buscando, com isso, superar definitivamente a idia de que o ato de planejar esteja restrito, no caso da educao fsica, identificao de tarefas motoras, capacidades fsicas e/ou habilidades tcnicas. Isto porque, nestes casos, a explicao e compreenso do movimento humano limitam-se sua dimenso instrumental do fazer/executar, desconsiderando o processo scio-histrico-cultural de sua constituio, o qual deve tambm ser objeto de estudo e conhecimento.

Os instrumentais foram denominados: Seqenciador de Aulas, Unidade de Avano programtico e Registro de Contingncias (CAMARGO, et.all, 1999). Aos poucos estas nomenclaturas foram sendo pouco utilizadas, embora hoje ainda seja referncia para orientar o planejamento.

3
O prprio termo motor deveria ser repensado em funo de sua inadequao para uso humano, pois refora uma concepo cartesiana que h muito gostaramos de superar. Alm disso, ao adjetivar a aprendizagem motora, cognitiva, social... - acabamos por reforar a idia de fragmentao, inadequada para os fundamentos do trabalho educacional. SILVA, 2005 p. 90.

Um dos aspectos fundamentais do caminho adotado a certeza de que no basta ao professor optar por uma determinada concepo de educao, unicamente pela via do discurso. Ou seja, a incorporao de novos princpios poltico-pedaggicos deve ser fundamentada e refletida luz daquilo que o professor j faz, ou sabe fazer, entendendo assim o planejamento como um processo permanente de anlise sobre os problemas e dificuldades encontrados no cotidiano escolar. Por isso, na medida em que compreendemos que o processo metodolgico de reproduo, modificao e criao poderia ser uma alternativa para promover a apreenso das categorias estruturantes da vida social (lingua gem, trabalho e poder) 2 que, tradicionalmente, ficaram submetidas aos princpios de uma educao conservadora, passamos tambm a incorporar s atividades de formao continuada o mesmo desenho metodolgico, considerando as necessidades de formao dos prprios professores. Nesse sentido, as EE torna ram-se objeto de reproduo, modificao e criao pelo professor, pois, neste caminho ele pode chegar a identificar seus limites e contradies e estudar sua prtica pedaggica, confrontando-a com os referencia is adotados. Este exerccio de anlise implica a busca de uma compreenso acerca do que foi realizado, por meio da explicitao das relaes estabelecidas com as dimenses comunicativa, instrumental e social do conhecimento, advindas das categorias estruturantes da vida social (ARANHA, 1996). De forma resumida, podemos afirmar que o caminho pretendido na formao continuada, tem como pressuposto que, para transformar uma realidade que aparece como insatisfatria, a mesma precisa ser estudada numa perspectiva dial tica, o que, do ponto de vista processual, envolve momentos de sncrese, anlise e sntese ou, ao-reflexo-ao.

A ORGANIZAO DOS SABERES: O MODELO CURRICULAR EM EIXOS TEMTICOS A identificao de que os contedos de ensino da Educao Fsica so os elementos da cultura (corporal, corporal de movimento ou de movimento) j foi amplamente ressaltada, discutida, reafirmada em diferentes momentos da nossa produo terica. Com uma ou outra variao, se aceita que o jogo, o esporte, a ginstica, a dana e as lutas so nossos contedos. Entretanto, quando comeamos a enfrentar as dificuldades da prtica pedaggica incorporando uma perspectiva de formao humana que no se limitasse a lidar com os aspectos cognitivos, afetivos e motores, nos deparamos com outros desafios, dentre eles, a necessidade de reinventar a lgica de interpretao dos tradicionais contedos. Num primeiro momento constatamos que do total de aulas de EF de um ano letivo, cerca de 80% era destinado ao contedo esporte, 10% ao jogo, 5% ginstica e 5% dana. Isto em uma estimativa aproximada, j que tnhamos casos em que dana e ginstica sequer apareciam ou, quando muito, eram vistas em eventos festivos da escola.

A utilizao destas categorias como referncia para interpretao da existncia humana pode ser encontrada em diferentes autores, tais como: Severino (1994, 2001), Aranha (1996), Rocha (2000); no campo da Educao Fsica tambm est presente em Kunz (2000), Oliveira (1998), dentre outros.

4 Demarcava-se a, o primeiro desafio: tentar equilibrar a distribuio destes temas ao longo do ano. Mas percebemos que este no seria o problema central. Na medida em o trabalho de sistematizao das Estratgias de Ensino foi ganhando flego, foram surgindo diferentes tentativa s de implementao de um mesmo tema para vrias sries do ensino fundamental. As modificaes que foram sendo propostas mostravam que, em alguns casos, o tema poderia ser considerado, de fato, um Eixo a partir do qual inmeras possibilidades e sub-temas seriam definidos de acordo com os interesses dos professores e dos alunos. Neste sentido, a organizao dos contedos curriculares passou a ser discutido na perspectiva de identificao dos elementos da cultura que passariam a ser considerados Eixos Temticos. Sendo assim, numa tentativa de organizar e dar materialidade matriz curricular em construo, foi elaborado o primeiro esboo microcurricular da Educao Fsica, composto de cinco Eixos Temticos, definidos luz das experincias de ensino vivenciadas pelos professores at aquele momento. So eles: 1- Escola e Educao Fsica; 2 - Jogo; 3 - Esporte, indivduo e sociedade; 4 - Expresso corporal; 5 - Exerccio, lazer e qualidade de vida. Vale ressaltar aqui uma questo que sempre nos preocupou: os Eixos no serem vistos como uma camisa de fora, engessando a idia de currculo como um movimento permanente de pensar a realidade e produzir saberes escolares. Por este motivo, a microcurricularidade tambm est sendo modificada permanentemente, considerando as possibilidades advindas das inmeras experincias de ensino que so compartilhadas no grupo. A ESTRATGIA DE ENSINO: O CAMINHO PERCORRIDO A idia de abordar o tema O Corpo Ideal surgiu do dilogo entre duas professoras, em um dos momentos de reunio da rea de Educao Fsica da Rede Municipal de Ensino de Uberlndia (RME/UDI), no ano de 2006. Um dos pontos de partida foi a leitura do livro A Ditadura da Beleza e a Revoluo das Mulheres de Augusto Cury (2005), no qual o autor apresenta uma discusso sobre um padro de beleza estereotipado, construdo pelas sociedades contemporneas, tomado como padro que, para ser alcanado e com a finalidade de aceitao social, as pessoas tornam-se doentias, insatisfeitas e escravas deste sistema. Por considerar a influncia da mdia como arma poderosa nesse processo e que o aluno um alvo vulnervel e facilmente influenciado, torna-se importante que esse assunto seja levado para dentro das escolas a fim de ser debatido e questionado, ampliando assim sua viso acerca do mesmo, vislumbrando possveis mudanas de comportamento. Neste sentido, como a aula de Educao Fsica poderia ser um espao propcio para a promoo desta reflexo, identificamos, assim, a oportunidade de elaborao de uma Estratgia de ensino. No primeiro momento no havia ainda uma sistematizao dos procedimentos metodolgicos. Ao mesmo tempo, outra experincia comeava a se desenhar, em outra escola, a partir de uma reportagem publicada na revista Nova Escola intitulada Todo mundo Bonito. Nesta reportagem, uma professora pernambucana relata, embora sem muitos detalhes, uma experincia com alunos de 7 srie, onde a partir de uma pergunta problematizadora (O que o corpo ideal?), props a discusso dos diversos pr-conceitos presentes na escola, em relao imagem corporal construda luz dos valores dominantes. Tendo como referncia as experincias acima comeamos a pensar as possibilidades de organizao de seqncias pedaggicas, luz dos referenciais tericos

5 das Diretrizes Bsicas de Ensino da Educao Fsica da RME/UDI. Inicialmente, duas Estratgias, para as 6 e 7 sries, foram experimentadas em escolas diferentes e, posteriormente, compartilhando estas experincias, decidimos que as mesmas deveriam ser organizadas e ampliadas para as demais sries (5 8), de tal forma que o tema pudesse ser aprofundado ao longo do 4 anos. Para isso, buscamos orientao da assessoria acadmica, o que contribuiu para a construo das EE ao longo das quatro sries finais do ensino fundamental (5 a 8 srie), bem como com a produo dos materiais curriculares referentes s mesmas. Este trabalho percorreu o seguinte caminho: 1. Descrio dos procedimentos metodolgicos experimentados inicialmente nas duas Estratgias separadamente; 2. Identificao dos sub-temas advindos da questo central (O corpo ideal); 3. Distribuio dos sub-temas nas quatro sries (5 8) a partir da identificao dos possveis objetivos para cada Estratgia; 4. Elaborao dos procedimentos metodolgicos para cada srie; 5. Descrio dos objetivos (Geral e Especficos) de cada Estratgia; 6. Produo e organizao dos materiais curriculares (textos, histrias, gravuras); 7. Estudo e aprofundamento do tema (fundamentao terica) com a finalidade de buscar as justificativas e argumentos que sustentem esta prtica pedaggica. O EIXO TEMTICO: EDUCAO FSICA E CORPOREIDADE Na busca de referncias para aprofundar nossa reflexo sobre o tema O Corpo, encontramos os trabalhos de Guzzo (2005), Rodrigues (2005), Damico e Meyer (2005), Ferreira et al. (2005), Cury (2005), bem como reportagens em revistas de circulao nacional como Isto e Veja. Entretanto, apesar da variedade e riqueza das discusses, nenhuma delas est voltada especificamente para o contexto escolar, embora nos ofeream elementos que contribuem para o tratamento do tema junto aos alunos. Tradicionalmente, quando o corpo aparece como tema na escola, seja na EF ou em outros componentes curriculares, isto se d na perspectiva da higiene, do conhecimento de seu funcionamento biolgico, ou relacionado com aspectos da sade, do emagrecimento, benefcios da atividade fsica. Identificamos, ento, um paradoxo, uma vez que a produo de conhecimento em Educao Fsica nas ltimas dcadas tem combatido, do ponto de vista pedaggico, o predomnio deste paradigma biolgico. Nesse sentido, justificamos a sistematizao da Estratgia de Ensino, que foi denominada Corpo, mdia e histria: busca da beleza X qualidade de vida como alternativa de estudo para compreender as relaes estabelecidas por meio do corpo, a partir de categorias tais como sade/beleza, aspectos scio-culturais, dimenso socioeconmica, condies de classe social, padres de beleza, corpo ideal hegemnico e qualidade de vida. Segundo Guzzo (2005)
O desejo de construir um corpo belo e forte no novo na humanidade, novas sim, so as tecnologias que existem hoje para que acontea essa construo. Anabolizantes, esterides, suplementos alimentares, tcnicas cirrgicas de correo ou extrao de gordura: so infinitas as formas de arquitetar a beleza. Muitas delas, porm, oferecem diversos riscos, desde a possibilidade da no mudana at a morte. ... Cada vez mais o corpo torna-se uma combinao de prteses, enxertos, metais e outros tantos artefatos que modificam sua estrutura qumica, fsica e, sobretudo esttica. (GUZZO, 2005 p. 140 e 146).

6 Neste sentido, torna-se importante para o professor identificar os efeitos que estas tentativas de arquitetar novos corpos provocam na vida cotidiana e, em particular, nos alunos. No apenas identificar, como tambm problematizar os diferentes discursos da mdia que, ao mesmo tempo em que divulga, valoriza e d destaque a produtos e pessoas que representam os ideais de beleza padronizados, tambm chama a ateno para os riscos da busca desenfreada por esses ideais, que ela mesma ajuda a construir. Aspecto que pode ser confirmado a partir do texto a seguir :
H no Brasil, nas classes mdia e alta, a mania de elogiar a magreza. Com silhuetas delgadas, modelos, atrizes e celebridades tornam-se smbolos de beleza, glamour, riqueza e aceitao social. So tantos famosos comemorando publicamente a perda de gordura que quase impossvel impedir que tais sucessos repercutam em quem est suscetvel presso por um corpo perfeito. No caso, no so apenas as mulheres. Homens e crianas esto sucumbindo mais a esses dilemas. O problema que quando a vaidade extrapola todos os limites tolerveis, surgem doenas perigosas e at fatais. (anorexia nervosa, bulimia nervosa, ortorexia, vigorexia). Revista Isto n. 1921, agosto/2006 p. 73

Se considerarmos que nossa existncia no pode ser explicada seno por meio das formas corporais que nos situam no mundo e, neste processo, as sociedades, ao longo da histria, definiram diferentes marcas ou inscries neste corpo, estas, por sua vez, precisam ser entendidas em sua caracterstica de provisoriedade. Ou seja, conforme afirma Couto (2002) citado por Guzzo (2005), alterando essas formas, alteramos tambm a definio, sempre em construo de sua humanidade. Vale chamar ateno aqui para o fato de que a construo dos padres de beleza hegemonicamente aceitos mantm relao com as condies de classe. Na cultura contempornea podemos confirmar esta afirmao, na medida em que os grupos sociais passam a se distinguir, tanto pela demonstrao de rique za pela posse, quanto de beleza e juventude pelas formas corporais e modos de expressar-se (DAMICO, 2005). So estas questes que foram privilegiadas na Estratgia de Ensino aqui apresentada, com a finalidade de contribuir para que os alunos no apenas identifiquem, mas tambm reflitam e tomem posio frente a esta realidade, considerando o impacto da mesma em suas vidas. Para isso, o desenvolvimento da Estratgia, de uma srie para outra, foi organizado de tal forma a garantir uma continuidade na reflexo, tomando como referncia quatro enfoques: 1. Uma reflexo acerca dos padres de beleza estabelecidos na mdia (indstria da beleza) identificando os critrios utilizados para sua definio. 2. As concepes de corpo ao longo da histria associao entre as diferentes vises sobre o corpo ao longo da histria e o contexto social e poltico de cada poca. 3. O conceito de beleza relacionado com a dimenso socioeconmica impacto das desigualdades sociais na construo dos padres de beleza. 4. O corpo e a sade conseqncias da busca pelo corpo ideal nos dias de hoje para a qualidade de vida. Enquanto a Estratgia estava sendo escrita, mais uma questo foi se delineando: a qual dos Eixos Te mticos citados inicialmente ela dever ser associada? Por enquanto estamos apostando na necessidade de definir um novo eixo, que est sendo denominado provisoriamente Educao Fsica e corporeidade. Vale lembrar que esta proposta de EE ainda ser socializada com o grupo maior, o que contribuir para a incorporao de sugestes, tanto para sua modificao, quanto para a identificao do eixo temtico.

Estratgia de ensino: Corpo, mdia e histria: busca da beleza X qualidade de vida Eixo Temtico: Educao Fsica e corporeidade 5 srie
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL SEQ. AULAS PROCEDIMENTOS METODOLGICOS OBSERVAES

Introduzir, por meio de dinmicas coletivas, leituras e debates, reflexes sobre o conceito de corpo ideal, identificando e desmistificando a viso tradicionalmente construda pelos meios de comunicao, com a finalidade de problematizar tal concepo, enfocando as categorias sade e beleza.
OBJETIVOS ESPECFICOS

Identificar as concepes dos alunos 1 3 sobre o corpo ideal, AULA relacionadas aos aspectos aparncia fsica e caractersticas de personalidade; Confrontar o ponto de vista dos alunos a partir da leitura do texto: A ditadura da beleza e a revoluo das mulheres de Augusto Cury, buscando identificar aproximaes com os valores questionados pelo mesmo;

Apresentao da estratgia aos alunos (objetivos: geral e especficos e dinmica de trabalho); Pergunta inicial: O que um corpo ideal? Registro das respostas em uma folha avulsa para ser entregue professora; A professora categoriza as respostas dos alunos, identificando elementos relacionados com dois aspectos: aparncia fsica e caractersticas de personalidade; Discutir, a partir da leitura coletiva de uma histria (retirada do livro A ditadura da beleza e a revoluo das mulheres de Augusto Cury), os valores que orientam a construo de nossa viso sobre o corpo. 4 E 5 Apresentar turma a categorizao AULA feita a partir das respostas pergunta da primeira aula, relacionando com a existncia de diferentes vises sobre o corpo, apontadas no texto.

Para orientar a elaborao das respostas dos alunos, esclarecer o conceito de ideal como sendo uma projeo feita a partir de uma leitura da realidade (dever ser).

Introduzir a discusso sobre padro de sade X padro de beleza por meio da leitura de um texto e confeco de um painel.

Leitura coletiva do texto: O feitio do corpo ideal parte 1 (resumo elaborado pela professora), associando as discusses anteriores com a idia de padro de sade X padro de beleza. Produzir coletivamente um painel, com frases elaboradas pelos alunos retratando as discusses feitas em sala de aula e as concluses da turma.

O texto original foi retirado da Revista Veja (04/02/1998) O painel poder ser exposto para toda comunidade escolar

6 srie
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL SEQ. AULAS PROCEDIMENTOS METODOLGICOS OBSERVAES

Por meio do debate e do estudo de textos, refletir sobre a viso de corpo ideal construda socialmente em diferentes pocas da histria, buscando identificar os aspectos scio-culturais que interferem na evoluo dos conceitos, despertando nos alunos a necessidade de compreender criticamente como foram construdos e perpetuados estes conceitos.
BJETIVOS ESPECFICOS

Identificar a viso dos alunos sobre o modelo ideal de corpo;


1 AULA

Apresentao da estratgia aos alunos (objetivos geral e especficos e dinmica de trabalho); Relembrar com a turma as idias elaboradas pela turma no ano anterior sobre o corpo ideal. Registrar no quadro as frases e, ao final, escrever coletivamente um pequeno texto organizando essas idias; o texto dever ser anotado pelos alunos.

Para orientar a elaborao das respostas dos alunos, esclarecer que o objetivo discutir o ideal independentemente do gnero.

Refletir sobre as E 4 diferentes imagens do 2 AULA corpo ideal retratadas em figuras da histria

Apresentar aos alunos figuras/imagens que retratem o corpo ideal visto em diferentes pocas; Os textos Propor que os alunos se expressem em produzidos

foram

9 humana; relao s diferenas formas de corpo especialmente para representadas nas imagens; esta estratgia a partir das seguintes Estudo dos textos: Cuidar e cuidar- referncias: se: os reflexos do auto-conceito na Pelegrini, T. sade do adolescente; O corpo na Revista Urutgua, antiguidade; O corpo na idade N.8 dez. a maro; mdia: antes e depois do movimento Site: renascentista; O corpo na era www.cidade.usp.br/ moderna dinmica para estudo: educar/?monografia dividir a turma em subgrupos e /masculinofeminino entregar um texto diferente para cada; /corpohist1/1; os grupos lero e debatero os textos, preparando-se para apresentar turma Para estimular a as idias principais, a partir de leitura, preparar questionamentos levantados pela uma cpia para professora; cada aluno, digitada Debate dos textos a partir do texto em letra grande e produzido na primeira aula, confrontar pregada em papel o conceito inicial com os elementos carto colorido, de histricos identificados e os textos modo que cada estudados; grupo fica com uma Construo de um painel por cada cor. grupo, com figuras selecionadas pelos alunos, incorporando as questes debatidas e buscando ampliar a leitura da realidade identificada no procedimento 2;

5 AULA

Confeccionar um 6 painel com figuras e textos AULA que materializem as reflexes desenvolvidas.

7 srie
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL SEQ. AULAS PROCEDIMENTOS METODOLGICOS OBSERVAES

Introduzir, por meio de dinmicas coletivas, reflexes sobre a relao entre a dimenso socioeconmica, as condies de classe social e a construo dos padres de beleza em nossa sociedade ao longo de diferentes momentos histricos, confrontando o conhecimento produzido com a prtica social dos alunos.
OBJETIVOS ESPECFICOS

10 Elaborar pequenos textos a partir da anlise de imagens que explicitam as diferenas de classe e sua relao com o conceito de beleza em diferentes momentos histricos, a partir do sculo XIX. 1 aula Reviso das discusses anteriores a respeito do tema: O corpo ideal por meio da apresentao de alguns dos painis elaborados na estratgia anterior. 2 e 3 Preparar gravuras para cada grupo, Aula contendo imagens que retratam as diferenas sociais e sua relao com os padres de beleza ao longo da histria; Cada grupo apresenta sua gravura e explica o que entenderam do texto. 4 e 5 Aula Propor o seguinte desafio: Estamos preparando uma matria jornalstica de carter informativo, que tem como finalidade esclarecer os leitores sobre a importncia de compreendermos o impacto das desigualdades sociais na construo dos padres de beleza nos dias de hoje. Cada grupo deve procurar gravuras para preparar sua reportagem reproduzindo o exemplo utilizado nas aulas anteriores. Cada grupo apresentar sua produo turma, podendo ser sugeridas alteraes para melhorar a escrita dos textos. Confeccionar um jornal/mural para exposio da produo da turma. 8 srie
PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Socializar e discutir as idias contidas nos textos produzidos, construindo em seguida um jornalmural.

As gravuras devem ser acompanhadas de pequenos textos que expliquem os condicionantes sociais em cada momento. Sugesto: Reportagem O feitio do corpo ideal Revista Veja (04/02/1998)

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL

SEQ. AULAS

OBSERVAES

Estudar, por meio de uma pesquisa, o tema qualidade de vida e sua relao com o padro de corpo ideal hegemnico, bem como os comportamentos advindos desta relao, sistematizando este conhecimento na linguagem escrita, com a finalidade de socializ- lo com a comunidade escolar.
OBJETIVOS ESPECFICOS

11 Identificar com os alunos, quais comportamentos podem ser associados busca do corpo ideal atualmente; Relacionar os comportamentos descritos com o tema qualidade de vida; 1 2 aula O professor apresenta as seguintes questes: Que comportamentos voc identifica como sendo motivados pela busca do corpo ideal nos dias de hoje? Voc conhece as conseqncias destes comportamentos para a qualidade de vida das pessoas? Anotar as respostas no quadro e discuti- las buscando identificar os temas que despertam ma ior interesse na turma; Propor uma pesquisa sobre os temas definidos anteriormente, distribuindo-os em grupos de acordo com o nmero de temas; Apresentao das pesquisas para a turma; Como subsdio para a discusso ler o texto: Mes problemas (reportagem do Fantstico dia 25/06/06).

Sistematizar informaes sobre os temas destacados a partir do debate anterior, buscando fontes bibliogrficas e/ou documentais;

3 5 aula

Organizar um Extraseminrio para aula apresentao dos resultados do estudo comunidade escolar;

Preparao de um seminrio para toda a comunidade escolar: Eleger uma comisso, com um representante de cada sala, para agrupar os trabalhos de todas as turmas por temtica semelhante; Selecionar dois temas para serem objeto de debate no seminrio; Elaborar convite a ser entregue profissionais reconhecidos na cidade para vir escola debater os temas escolhidos junto a comunidade; Realizao do Seminrio em data definida com a direo da escola.

6 aula

Para desenvolviment o das pesquisas o professor poder trazer para a sala de aula fontes bibliogrficas e ou documentais. Para tanto, sugere-se que proponha um mutiro extraturno para reunir o material de pesquisa.

CONSIDERAES FINAIS De acordo com as caractersticas do processo de formao continuada estabelecido no grupo de professores do qual fazemos parte, importante ressaltar, mais uma vez, que a Estratgia de Ensino de que trata este trabalho no foi ainda socializada com o grupo ampliado e, por este motivo deve ser vista como inacabada. A dinmica do trabalho coletivo pressupe que a mesma seja objeto de experimentaes e anlises, pois somente

12 pela reflexo sobre o vivenciado podero ser alcanadas as modificaes necessrias para sua aproximao da realidade educacional e das necessidades de professores e alunos. Por outro lado, no podemos deixar de reconhecer as possibilidades de crescimento e amadurecimento terico-prtico que o caminho percorrido para chegar at aqui nos proporcionou. Alm disto, o ato de compartilhar idias tornou-se um dos princpios do planejamento, porque exige o aperfeioamento, no apenas das referncias conceituais, mas tambm de nossas prprias atitudes diante das necessidades e exigncias que o pensar juntos nos impe. A tentativa de superao da adoo de modelos de ensino prontos nos permitiu inventar outros caminhos para o planejamento e para a prtica pedaggica, de tal forma que, sem negar a necessidade dos modelos, descobrimos sermos capazes de criar os nossos.

REFERNCIAS ARANHA, M.L.A. Filosofia da Educao. 2.ed.rev.e ampl. So Paulo: Moderna, 1996. DAMICO, J.G.S., MEYER, D.E. O Corpo como Marcador Social: sade, beleza e valorao de cuidados corporais de jovens mulheres. Revista Brasileira de Cincias do Esporte , Campinas, v.27, n. 3, p. 103-118, maio 2006. FERREIRA, M.E.C.; CASTRO, A.P.A.de.; GOMES, G. A obsesso masculina pelo corpo: malhado, forte e sarado. Revista Brasileira de Cincias do Esporte , Campinas, v.27, n.1, p. 167-182, set.2005. GUZZO, M. Riscos da beleza e desejos de um corpo arquitetado. Revista Brasileira de Cincias do Esporte , Campinas, v.27, n.1, p. 139-152, set.2005. KUNZ, E. Transformao Didtico pedaggica do esporte. Iju: Uniju, 2000. OLIVEIRA, M.A.T.de. Existe espao para o ensino da educao fsica na escola bsica? Pensar a prtica. Goinia, 2:1-23, jun./jul., 1998. ROCHA, M. S. P. M. L. No brinco mais: a (des)construo do brincar no cotidiano educacional. Iju: Uniju, 2000. RODRIGUES, R. O desempenho do homem- massa nas prticas corporais esportivas: uma relao de amor e dio. Revista Brasileira de Cincias do Esporte , Campinas, v.27, n.1, p. 153-165, set.2005. SEVERINO, A.F. Educao sujeito e histria. So Paulo: Olho Dgua, 2002. SEVERINO, A.J. Filosofia. So Paulo: Cortez, 1994. SILVA, A. M. A Educao Fsica Escolar e seu Objeto de Conhecimento. Corpo, conhecimento e Educao Fsica. In: SOUZA JNIOR, M. B. M. et.al. (Org.) Educao Fsica escolar: Teoria e poltica curricular, saberes escolares e proposta pedaggica . 1. ed. Recife: EDUPE, 2005. v. 1. p. 83-96.

Endereo: Prof Gislene Alves do Amaral Rua Professora Maria Alves Castilho, 1621 Bairro Santa Mnica Uberlndia/MG Cep. 38408-260

Das könnte Ihnen auch gefallen