Sie sind auf Seite 1von 33

Resumo para a Prova de Projetos e Construo de Pavimentos 01 1) CLASSIFICAO DOS PAVIMENTOS: Flexvel: O pavimento flexvel aquele em que todas

as as camadas sofrem deformao elstica sob o carregamento. A carga se distribui em parcelas quase iguais entre as camadas. Exemplo: Base de brita com CAUQ.

CAUQ (revestimento 5 a 15 cm) Base (15 a 20 cm) Sub-base (opcional se a base for espessa 10 a 15 cm) Reforo do subleito (15 cm a 1 m) Subleito (Solo natural e camada final de terraplenagem)

Rgido: O pavimento rgido aquele em que a camada superior ou de revestimento absorve boa parte da carga atuante e esta camada possui uma elevada rigidez. Exemplo: Lajes de concreto de cimento Portland.

Semi-rgido: aquele composto por bases com caractersticas cimentceas formada por algum composto aglutinante com estas propriedades. Exemplo: Base de solocimento com revestimento em CAUQ.

CAUQ (revestimento 5 a 15 cm) Base com cimento Subleito (Solo natural e camada final de terraplenagem)

Semi-rgido Invertido: OBS: No recomendado, pois em caso de trincamento, deve-se refazer as trs camadas.

CAUQ Base sem cimento Sub-base cimentada Reforo do subleito (15 cm a 1 m) Subleito (Solo natural e camada final de terraplenagem)

2) BASES E SUB-BASES FLEXVEIS E SEMI-RGIDAS:

A distribuio de carga em um pavimento de acordo que quanto mais espraiada a distribuio, melhor o trabalho dos materiais. Exemplo: Solo-cimento mais espraiado que Brita + CAUQ. Jamais utilizar bica corrida (brita + p de pedra sem atender uma faixa granulomtrica) em bases ou camadas abaixo do revestimento pois a carga dinmica e vibra e faz com que o p de pedra desa e sobrem vazios que causam trincas.

3) REGULARIZAO DO SUBLEITO: CFT Camada final de terraplenagem Operao para regularizar tanto transversalmente quanto longitudinalmente camada de fundao da estrutura da via. Em termos de compactao A Compactao tanto mais eficiente quanto maior for a amplitude e frequncia do vibrador. A gua na compactao age como um lubrificante. Na regularizao, caso a camada fique sujeita a chuva, deve-se selar a camada com rolo de pneus para impermeabiliza-la. Antes de construir a camada acima, deve-se fazer a ancoragem com rolo p-de-carneiro para garantir a aderncia entre camadas. No subleito, o ndice de Suporte Califrnia (CBR) deve ser igual ou maior ao especificado em projeto;

A expanso deve ser menor ou igual a 2% medida na ENERGIA NORMAL DE COMPACTAO e valor de CBR preconizado em projeto. A energia NORMAL d resistncia compatvel s camadas inferiores do pavimento e a energia MODIFICADA com as camadas superiores.

4) REFORO DO SUBELEITO (DNER-ES 300/97): O reforo do subleito pode no existir quando o subleito apresentar boas resistncias mecnicas. Refora-se o subleito quando a resistncia do subleito, em termos de CBR, for baixa (2 a 4%). A camada de reforo deve ser feita com material granular (solo com comportamento mecnico) sobre a camada de subleito compactada. O solo a ser utilizado deve possuir caractersticas de expanso e contrao melhores que o do subleito existente, e no deve levantar o material acima. Tal medida tambm vale para a contrao. Emprega-se tambm a mistura de solos, solo-cal e solo-cimento. Utiliza-se a energia NORMAL de compactao (compatvel com as camadas inferiores do pavimento). Jamais utilizar agregados artificiais (argila expandida, escria de alto forno), pois, eles expandem e liberam gases.

4.1) Tipos de Reforo do Subleito: Solo-cimento: - Faz-se a dosagem e mede-se a resistncia em laboratrio (moldar, compactar, cmera mida e romper); - Faz-se a mistura em usina; - Espalha-se a mistura com motoniveladora; - Compacta-se com o rolo p-de-carneiro N. rolos = N. passadas; - Ajusta-se a superfcie novamente com motoniveladora; - Compacta-se novamente; - Aplica-se uma camada de cura qumica para a gua no evaporar; - Isolar a rea por 28 dias (cura). Solo melhorado com cimento: - Os teores de cimento situam-se na faixa de 2% a 4%. - Faz-se a mistura de gua, solo, cimento em usina; - Espalha-se o material na pista com ajuda de motoniveladora; - Compacta-se com o rolo p-de-carneiro na umidade tima; - Ajusta-se a superfcie novamente com motoniveladora; - Compacta-se novamente; - Aplica-se uma camada de cura qumica para a gua no evaporar; - Isolar a rea por 28 dias (cura).

Brita Graduada Simples: - Se limpa e prepara-se a superfcie que deve estar sem p; - Britagem da rocha s (brita + p de pedra atende a uma determinada faixa granul.); - Faz-se a mistura em usina de brita, agregados e gua at se obter a umidade tima; - Transporte com caminho basculante coberto com lona para no perder a umidade; - Espalha-se a mistura com vibroacabadora; - Compacta-se com rolo de chapa vibratrio liso levemente mido; - Ajusta-se a camada com motoniveladora; - Compacta-se novamente; Brita Graduada Simples com cimento: - Mistura-se em usina BGS, cimento, gua e p de pedra; - Transporta-se com caminho betoneira; - Espalha-se o material com motoniveladora; - Compacta-se o material com rolo de chapa vibratrio liso; - Aplica-se uma camada de cura qumica para a gua no evaporar; - Isolar a rea por 28 dias (cura).

5) MACADAME HIDRULICO Macadame Hidrulico: O nome Macadame Hidrulico provm do escocs McAdams que desenvolveu a tcnica em aproximadamente 1820 e foi um dos materiais mais empregados nas primeiras rodovias brasileiras. Do livro Pavimentao Asfltica Formao Bsica para engenheiros: Trata-se de camada granular, composta por agregados grados, naturais ou britados, cujos vazios so preenchidos em pista por agregados midos e aglutinados pela gua, no caso especfico do macadame hidrulico. A estabilidade obtida pela ao mecnica enrgica de compactao. Os agregados grados devem ser duros, limpos e durveis, livres de excesso de partculas lamelares ou alongadas, macias ou de fcil desintegrao, sem outras contaminaes prejudiciais. - Espalha-se brita 4 ou 5 com a ajuda de patrol; - Deixa-se com a espessura da camada em projeto; - Espalha-se areia ou p de pedra com a ajuda de vassoura mecnica; - Vibra-se com o rolo de chapa; - Rega-se com gua - Repetem-se os processos 3 a 5 at que haja o completo preenchimento de vazios.

6) LIGANTES ASFLTICOS:

6.1) CAP CAP Cimento Asfltico de Petrleo. Ele obtido atravs da destilao de diferentes tipos de petrleo. um material termossensvel e muito utilizado para trabalhos de pavimentao. Possui propriedades aglutinantes, impermeabilizantes e caractersticas de flexibilidade e resistncia a cidos inorgnicos. So classificados de acordo com seu grau de dureza pelos ensaios de penetrao e pelo ensaio de viscosidade Saybolt-Furol. CAP cimento asfltico, pois ligante. produzido e deve ser mantido a quente (150C) at a sua aplicao. O CAP queima e perde suas propriedades mecnicas acima de (177C).

6.2) ADP ADP Asfalto diludo de petrleo produzido pela mistura de CAP com diluentes. So utilizados na pavimentao por penetrao; So aplicados em temperaturas mais baixas que as do CAP; So classificados de acordo com a velocidade de cura (rpida, mdia e lenta), que tambm depende das condies ambientes; CAP + querosene no se usa.

Exemplos: Macadames betuminosos, Tratamentos Superficiais, Imprimao impermeabilizante etc.

6.3) Emulso Asfltica (EAP) A emulso asfltica a mistura de CAP (2/3) + gua (1/3) + agente emulsificador (0,5%). So obtidas combinando com gua o asfalto aquecido, em um meio intensamente agitado, e na presena dos emulsificantes, que tem o objetivo de dar estabilidade ao conjunto, de favorecer a disperso e de revestir os glbulos de betume de uma pelcula protetora, mantendo-os em suspenso. Possui trabalhabilidade em temperatura ambiente.

As emulses rompem por reao qumica entre o emulsificante e o agregado e por evaporao da gua. A esse fenmeno de separao material betuminoso gua d-se o nome de ruptura da emulso.

Quanto velocidade de ruptura, as emulses asflticas se classificam em trs tipos: Ruptura Rpida RR boa para pinturas de ligao Ruptura Mdia RM boa para mistura com agregados grados Ruptura Lenta RL boa para mistura com agregados midos 6.4) Pr-misturado a frio O pr-misturado a frio uma mistura de agregados minerais + emulso asfltica de ruptura mdia ou lenta. utilizado por vrias prefeituras na pavimentao de ruas e em servios rotineiros de conserva e tapa-buracos. Possui qualidade de resistncia inferior.

7) CAUQ CONCRETO ASFLTICO USINADO A QUENTE OU CBUQ (ANTIGO) CAUQ Concreto Asfltico Usinado a Quente. um composto de agregado grado + agregado mido + filler + CAP A mistura feita a quente em usina de preferncia gravimtrica. Pode ou no existir melhorador de adesividade (DOP). Deve ser transportado a quente at a obra, coberto com lona. Na pavimentao deve-se primeiramente fazer uma pintura de ligao com emulso asfltica antes de lanar o CAUQ. Esta pintura deve romper antes do lanamento de CAUQ para haver boa aderncia. No podem existir poas de emulso.

7.1) Graduao do CAUQ A composio da mistura de agregados, sempre que possvel deve apresentar as % bem definidas e balanceadas entre Brita 1 + Brita 0, P, Areia e Filler Graduao Densa: Aparncia bonita, porm no possui boa aderncia; Graduao Aberta: Possui propriedades drenantes, pois a gua entra e sai; Graduao Descontnua: Aparncia feia, porm resistente. 7.2) Faixas granulomtricas CAUQ Uma faixa granulomtrica rica em p suscetvel deformao permanente; Uma faixa granulomtrica rica em agregado grado mais resistente.

8) TRATAMENTO SUPERFICIAL Consiste basicamente no espalhamento de agregado mido e posterior pintura com emulso asfltica. Pode ser simples, duplo ou triplo.

9) AREIA ASFLTICA A areia asfltica a mistura de areia + CAP em usina. De maneira geral, a AAUQ apresenta elevada fluncia e elevada contrao. Sua aplicao restrita Bacia Amaznica como uma alternativa para as regies com carncia de agregados ptreos grados.

10) DOSAGEM MARSHALL Atravs da dosagem Marshall determina-se a quantidade tima de ligante a ser utilizada em misturas asflticas usinadas a quente, destinadas pavimentao de vias. Ensaio Marshall: Preparao dos corpos de prova; Agregado e asfalto so aquecidos separadamente, at temperatura especificada; Agregado e asfalto so misturados, mantendo-se a temperatura da mistura; A mistura colocada em molde aquecido e compactada com soquete de 10 libras de peso, caindo de uma altura de 18; Compactao (Aplicar 75 golpes do soquete por face do corpo de prova); Devem ser moldados 3 corpos de prova para cada teor de ligante utilizado na Dosagem; Aps a compactao, deve-se esperar os corpos de prova esfriarem; Em seguida os corpos de prova devem ser pesados ao ar e imersos, para determinao de seu peso especfico aparente; Os corpos de prova devem ser colocados em banho-maria a 60C, por 40 min; Imediatamente aps a retirada do banho-maria, devem ser levados prensa do aparelho Marshall, at o rompimento. A carga mxima aplicada que provoca o rompimento do cp = valor da estabilidade Marshall (em Kgf)

11) ESQUEMA DE USINA ASFLTICA

Misturador com CAP secador

correia transp.

12) NOES DE SOLOS Terra: Material natural no consolidado, possvel de ser escavado; Rocha: Macios de materiais naturais consolidados; Solo: Pores de terra estudadas pelos processos desenvolvidos pela mecnica dos solos.

Mica um mineral no esttico (quebra). Quando h presena de mica nos solos, h o deslizamento, pois ela lisa, lamelar e expande. Folhelho tambm um material lamelar que provoca deslizamentos.

13) ORIGEM E FORMAO DOS SOLOS A origem pode ser qumica (quando em climas tropicais) ou fsica (variao de temperatura).

13.1) Solos Laterticos: Encontrado em regies quentes e midas. Nele h a presena de xidos de ferro e alumnio hidratado, que conferem a ele um aspecto cimentceo. Nota-se tambm a presena de minerais estveis como o quartzo. Pouco erodvel, homogneo e possui boa resistncia mecnica. Espessuras na ordem de alguns metros.

13.2) Solos Saprolticos: um solo que origina da decomposio da rocha s, com minerais no estveis, heterogneo e suscetvel a eroses. Possui as feies da rocha me. Espessuras na ordem de dezenas de metros.

14) ENSAIOS DE CARACTERIZAO E PLASTICIDADE Os ensaios de caracterizao Os ensaios a realizar devero visar a caracterizao fsica e mecnica dos materiais. Um solo argiloso, dependendo de seu teor de umidade, pode apresentar caractersticas iguais s de um lquido ou de um slido. Estado lquido - o solo apresenta as propriedades e a aparncia de uma suspenso. No possui forma prpria e no apresenta nenhuma resistncia ao cisalhamento. Estado plstico - o solo apresenta a propriedade de plasticidade. Pode sofrer deformaes rpidas, sem que ocorra variao volumtrica aprecivel, ruptura ou fissuramento. Estado semisslido - o solo tem a aparncia de um slido, entretanto ainda passa por variaes de volume ao ser secado (o solo ainda encontra-se saturado). Estado slido - o solo no sofre mais variaes volumtricas por secagem. IPlasticidade = LL - LP 14.1) Limites de Atterberg Os limites de Atterberg ou limites de consistncia so um mtodo de avaliao da natureza de solos criado por Albert Atterberg para caracterizar as mudanas entre os estados de consistncia. Atravs duma srie de testes e ensaios possvel definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contrao de um solo. Posteriormente Casagrande apresentou uma padronizao da forma de se proceder nos ensaio para a determinao desses limites.

Figura 1 - Limites de Atterberg

14.2) Granulometria: Peneiramento

Figura 3 - Peneiramento Figura 2 - Curva Granulomtrica

15) SISTEMAS DE CLASSIFICAO DOS SOLOS PARA FINS RODOVIRIOS 15.1) Classificao USCS (Unified Soil Classification System) Sistema Unificado de Classificao de Solos; Surgiu como uma evoluo do Airfield Classification System; Tabela de classificao com trs principais divises de solos: solos de granulometria grossa, fina e solos altamente orgnicos. Determinados pela granulometria e limites de Atterberg; Solos so classificados quanto ao tamanho das partculas em pedregulho, areia, silte ou argila. 15.2) HBR (Highway Research Board) e AASHTO A anlise granulomtrica por peneiramento e a determinao dos limites de liquidez e de plasticidade so utilizadas para classificar os solos.

16) CLASSIFICAO MCT PARA SOLOS TROPICAIS Como os ensaios de granulometria e Limites de Atterberg no podem ser aplicados aos solos tropicais, pois estes (Laterticos) possuem carter cimentceo e formam grumas ao se fazer a granulometria (peneiramento), obtendo-se assim uma curva de areia, o que no . Ao se fazer os ensaios para determinar os Limites de Atterberg obtm-se resultados diferentes conforme a energia da espatulao no aparelho de Casagrande, pois com uma energia maior, os grumos se rompem.

Por estes motivos, estes essaios (granulometria e Limites de Atterberg) no so eficientes para caracterizar solos tropicais.

Outra limitao quanto classificao tradicional que temos solos com diferentes comportamentos na mesma classificao (um pode ser Latertico argiloso com alto CBR e outro a G com baixo CBR) Visto isso, NOGAMI & VILLIBOR desenvolveram a classificao MCT (Miniatura, Compactado, Tropical).

Critrios classificatrios relacionados com as propriedades mecnicas e hidrulicas dos solos compactados; Agrupa os solos tropicais em duas classes principais: Solos de comportamento latertico (L) Solos de comportamento no latertico (N)

16.1) Procedimentos para classificao Ensaio mini-MCV (mini- Moisture Condition Value) tira-se o ce d (que corresponde ao valor de 12 golpes na curva de compactao com energia normal); Ensaio de perda de massa por imerso tira-se o PI. Os solos so classificados atravs de dois ndices, determinados atravs da realizao dos ensaios citados: c e e

c traduz a argilosidade do solo em anlise e obtido atravs do ensaio de mini-MCV. e expressa o carter latertico do solo e calculado mediante o uso do d e PI.

16.1.2) Ensaio mini-MCV

, basicamente, um ensaio de compactao com vrias energias. A Compactao MCV (Moisture Condition Value), proposta em 1976 por Parsons, utiliza cp de 100 mm de dimetro; Na Compactao Mini-MCV o dimetro de 50 mm. O processo consiste em aplicar ao corpo de prova, com um determinado teor de umidade, um nmero crescente de golpes at no haver acrscimo sensvel em sua densidade. Durante o processo de compactao so realizadas medidas da altura do corpo de prova para determinao das MEAS.

A cada teor de umidade de compactao (Hc), corresponde uma curva de deformabilidade; O coeficiente angular, dado pela inclinao de cada uma delas, denominado coeficiente c. Geralmente, ao longo de uma larga faixa de teores de umidade, o valor de c pouco varivel nas argilas e solos argilosos e bastante varivel nos solos siltosos e arenosos. Devido a isto, para seu clculo, foi necessria a fixao de uma curva Mini-MCV de referncia. Para fins classificatrios adotou-se a curva de deformabilidade correspondente ao Mini-MCV = 10. O coeficiente d a inclinao, medida nas proximidades da MEASmx, da parte retilnea do ramo seco da curva de compactao correspondente a 12 golpes no ensaio Mini-MCV; seu valor obtido com a escala da MEASmx em kg/m3 e a umidade em %, pela expresso:

executado com energia de compactao varivel e massa mida de solo constante. Pesar no mnimo 5 pores de solo, cada uma com 1 Kg; Adicionar gua a cada poro, de modo que a umidade seja crescente; Colocar cada poro de solo umedecido e homogeneizado em um saco plstico hermeticamente fechado e deixar por no mnimo 10 horas; Iniciar a compactao pelo ponto mais mido, pesando 200 g de solo; Posicionar o cilindro no pisto inferior do aparelho de compactao, colocando um disco de polietileno no topo desse pisto; Colocar os 200 g de solo no cilindro; Colocar outro disco espaador de plstico sobre a parte superior do corpo de prova; Aplicar o primeiro golpe e medir a altura A1 do corpo de prova, utilizando um extensmetro posicionado na vertical; Aplicar nmeros de golpes sucessivos; Aps totalizar cada uma dessas quantias de golpes, fazer as leituras das alturas correspondentes; Repetir o processo de compactao para as cinco pores de solo, com teores de umidade decrescentes; Montar planilha de clculo do ensaio mini-MCV; Para cada teor de umidade, traar uma curva de afundamento ou curva de mini-MCV. Essas curvas so lanadas em um diagrama onde o eixo das abscissas est em escala logartmica e representa o nmero de golpes, e o eixo das ordenadas representa o valor correspondente diferena de leitura An - A4n, sendo n o nmero de golpes aplicados ao corpo de prova.

O coeficiente c a inclinao da curva de afundamento correspondente ao valor de mini-MCV 10. Interpola-se uma curva, seguindo a inclinao das curvas obtidas do ensaio e que passe pelo ponto das abcissas igual a 10 golpes e ordenadas 2 mm.

16.1.3) Ensaio da Perda de massa por imerso Objetivo: avaliao da erodibilidade dos solos; Realizado com corpos de prova resultantes do ensaio de mini-MCV. Procedimento: Extrudar 1 cm do corpo de prova para fora do molde de compactao; Colocar o conjunto (molde + cp) na posio horizontal, dentro do tanque de imerso, com uma cuba disposta de modo que possa coletar o material que se desprenda; Depois de no mnimo 20 horas de imerso, retirar o material desprendido e secar em estufa; Secam-se as cpsulas que contm a parte desagregada dos corpos de prova, para obteno das respectivas massas secas.

Clculo de P para cada teor de umidade, onde: Md = massa seca desprendida (g); Ms = massa seca da parte extrudada do cp (g); f = fator igual a 0,5 quando h desprendimento de blocos cilndricos coesos (em forma de uma bolacha) e igual a 1, quando no h.

Com os valores de P para cada teor de umidade, traa-se a curva mini-MCV P Coeficiente Pi do solo retirado dessa curva, para: mini-MCV = 10 (quando os solos so de densidade baixa, ou seja, a altura final do corpo de prova para mini-MCV = 10 maior que 48 mm); mini-MCV = 15 (quando os solos so de densidade alta, ou seja, a altura final do corpo de prova para mini-MCV = 10 menor que 48 mm)

16.2) Outros ensaios da MCT Compactao, mini-CBR, expanso, permeabilidade, infiltrabilidade, contrao, perda de massa por imerso. Capacidade de suporte e expanso serve para o dimensionamento de pavimentos e escolha dos solos para as camadas dos pavimentos; Contrao e infiltrabilidade serve para a escolha de solos para aterros, bases, reforo do subleito; Permeabilidade serve para clculos de escoamento de gua e camadas drenantes; Perda de massa por imerso em gua serve para determinar o coeficiente PI para a classificao MCT, avaliar a erodibilidade de solos em presena de lmina d`gua ;

17) NDICE DE SUPORTE CALIFRNIA (CBR)

Em suma, o princpio bsico do ensaio de Mini-CBR o mesmo do CBR s que se caracteriza por utilizar corpos-de-prova de dimenses reduzidas, com 50 mm de dimetro e pisto de penetrao de 16 mm de dimetro. Carga esttica, penetrao de 1,25mm/min. Imerso: 24 horas ou sem imerso

18) ENSAIO DA PASTILHA Preparao da amostra; Preparao da aparelhagem Espatulao da pasta e ajustagem de sua consistncia Moldagem e Secagem das Pastilhas Determinao da Contrao das Pastilhas Determinao da Plasticidade da Pasta Embebio e Determinao da Penetrao Determinaes Complementares

Figura 3 - Ensaio Pastilha - Espatulao da amostra

Figura 4 - Ensaio Pastilha - Moldagem da pastilha

Figura 5 - Ensaio Pastilha - Medida da contrao com auxlio de paqumetro

Figura 6 - Ensaio Pastilha - Reabsoro de gua

Figura 7 - Ensaio Pastilha - Penetrao da pastilha aps reabsoro

Figura 8 - Ensaio Pastilha - Carta de classificao

19) COMPACTAO DE SOLOS Se compacta um solo quando ele no apresenta boas condies de resistncia mecnica. A compactao um mtodo de estabilizao e melhoria do solo atravs de processo manual ou mecnico, visando reduzir o volume de vazios do solo, melhorando as suas caractersticas de resistncia, deformabilidade e permeabilidade. - Geralmente se usa rolos compactadores ou soquetes manuais (menos empregados).

19.1) Ensaio de Compactao


Aplicando-se certa energia de compactao (certo nmero de passadas de um determinado equipamento no campo ou certo nmero de golpes de um soquete sobre o solo contido num molde), a massa especfica resultante funo da umidade em que o solo estiver. Quando se compacta com umidade baixa, o atrito as partculas muito alto e no se consegue uma significativa reduo de vazios. A gua provoca efeito de lubrificao entre as partculas, que deslizam entre si, acomodando-se num arranjo mais compacto. Na compactao, as quantidades de partculas e de gua permanecem constantes; o aumento da massa especfica corresponde eliminao de ar dos vazios.

H, portanto, para a energia aplicada, certo teor de umidade, denominado umidade tima, que conduz a uma massa especfica mxima, ou uma densidade mxima. Na umidade tima a massa especfica mxima ou densidade mxima

19.1.2) Ensaio Proctor

A amostra deve ser previamente seca ao ar e destorroada; Inicia-se o ensaio, acrescentando-se gua at que o solo fique com cerca de 5% de umidade abaixo da umidade tima; Uma poro do solo colocada num cilindro padro (10 cm de dimetro, volume de 1.000cm3) e submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5Kg e caindo de 30,5cm; A poro do solo compactado deve ocupar cerca de um tero da altura do cilindro. O processo repetido mais duas vezes, atingindo-se uma altura um pouco superior do cilindro, o que possibilitado por um anel complementar; Acerta-se o volume raspando o excesso.

Determina-se a massa especfica do corpo de prova obtido.

Com uma amostra de seu interior, determina-se a umidade. Com estes dois valores, calcula-se a densidade seca. A amostra destorroada, a umidade aumentada (cerca de 2%), nova compactao feita, e novo par de valores umidade-densidade seca obtido. A operao repetida at que se perceba que a densidade, depois de ter subido, j tenha cado em duas ou trs operaes sucessivas.

Figura 9 - Equipamento de Compactao

19.2.3) Curva de Compactao Com os dados obtidos, desenha-se a curva de compactao, que consiste na representao da densidade seca em funo da umidade. A curva define uma densidade seca mxima, qual corresponde uma umidade tima.

4 3 2 1 0 0

Curva de compactao

teor de umidade

No ponto mximo onde ocorre a maior densidade e resistncia. A partir deste ponto, no possvel expulsar mais o ar e, portanto como a densidade da gua menor que a do solo, a densidade cai.

No ramo seco, a umidade baixa, a gua contida nos vazios exerce uma funo aglutinadora entre as partculas. No ramo mido, a umidade elevada e a gua se encontra livre na estrutura do solo, absorvendo grande parte da energia de compactao.

19.2.4) Valores Tpicos


Solos argilosos apresentam densidades secas baixas e umidade timas elevadas. Solos siltosos apresentam valores baixos de densidade com curvas bem abatidas. As areias com pedregulhos, bem graduados e pouco argilosos, apresentam densidades secas mximas elevadas e umidades timas baixas.

19.2.5) Influncia Da Energia De Compactao

medida que se aumenta a energia de compactao, h uma reduo do teor de umidade timo e uma elevao do valor do peso especfico seco mximo.

Figura 10 - Influncia da energia de compactao d mx. e h timo

19.3) Grau De Compactao (GC)

a relao entre a massa especfica aparente seca a ser medida no campo e massa especfica aparente seca mxima obtida no ensaio de laboratrio.

GC= s(campo / s mx.(laboratrio)

Para obter a massa especfica aparente seca no campo, aps a compactao pode-se utilizar o frasco de areia ou o da cravao do cilindro (no caso do solo ser fino).

20) OBTENO DO TEOR DE UMIDADE


Em campo: Mtodo da frigideira ou o do lcool, que apresentam o perigo de queimar partculas do solo; Speedy, resultados pouco precisos com solos plsticos; Estufa, que mais demorado; Por fim, a utilizao de outros mtodos que apresentam custo elevado.

21) AGREGADOS
O agregado confere resistncia ao concreto. Se um concreto rompe, ele nunca deve romper no agregado.

Classificao: - Naturais (britados e no britados); - Artificiais (argila expandida, escria de alto forno); - Reciclados Agregados oriundos de seixos rolados no so resistentes, pois provm de uma rocha sedimentar. A forma cbica de agregados funciona enquanto a lamelar no. So propriedades fsico-mecnicas bsicas: densidade, porosidade e a resistncia. Propriedades qumicas e fsico-qumicas: umidade, adeso e descolamento so em funo da composio e estrutura dos minerais no agregado.

Controle de qualidade do material: Ensaios de granulometria; Ensaios de desgaste Los Angeles; Ensaio de equivalente de areia do agregado mido; Ensaio de granulometria do material de enchimento (filler).

22) ENSAIOS DE CARACTERIZAO ASFALTO


Determinao da penetrao:

Mede a profundidade de uma agulha de 100gr que penetra em uma amostra por 5 segundos. Mdia de 3 medidas. Quanto mais penetra, menos resistente ela . Viscosidade Saybolt-Furol determinao da viscosidade (consistncia do material para espalhamento, mistura e compactao).

Medida por resistncia ao escoamento de 60 mm de asfalto aquecido flua de modo continuo por um orifcio no aparelho de Saybolt-Furol. Ponto de fulgor determinao do ponto de fulgor e de combusto. Representa a temperatura na qual o vapor emanado durante o aquecimento do asfalto se inflama por contato de chama. Uso do vaso aberto de Cleveland. Ponto de amolecimento Anel e bola Correlaciona a temperatura na qual o asfalto amolece quando aquecido e atinge uma determinada condio de escoamento. Ductilidade A ductilidade garante ao pavimento a ao flexvel. a distncia em centmetros que um corpo de prova submetido a trao se rompe.

Solubilidade em tricloroetileno determinao da solubilidade em tricloroetileno; Variao em massa determina o efeito do calor e do ar na pelcula de asfalto;

Perguntas: QUESTIONRIO DE PROJETOS E CONSTRUO DE PAVIMENTOS 1. Em que ensaios se baseiam as classificaes tradicionais? Quais suas limitaes quando aplicadas a solos tropicais? Aas classificaes tradicionais se baseiam nos ensaios de granulometria (peneiramento) e nos ensaios que definem os Limites de Atterberg (limites de liquidez, plasticidade e de contrao). Suas limitaes a solos tropicais so que os solos Laterticos possuem carter cimentceo e formam grumas ao se fazer a granulometria (peneiramento), obtendo-se assim uma curva de areia, o que no . Ao se fazer os ensaios para determinar os Limites de Atterberg obtm-se resultados diferentes conforme a energia da espatulao no aparelho de Casagrande, pois com uma energia maior, os grumos se rompem. Por estes motivos, estes essaios (granulometria e Limites de Atterberg) no so eficientes para caracterizar solos tropicais. Outra limitao quanto classificao tradicional que temos solos com diferentes comportamentos na mesma classificao (um pode ser Latertico argiloso com alto CBR e outro a G com baixo CBR) 2. Desenhe o perfil tpico de solos tropicais e de cinco caractersticas das camadas tpicas.

Solos Laterticos: Encontrado em regies quentes e midas. Nele h a presena de xidos de ferro e alumnio hidratado, que conferem a ele um aspecto cimentceo. Nota-se tambm a presena de minerais estveis como o quartzo. Pouco erodvel, homogneo e possui boa resistncia mecnica. Espessuras na ordem de alguns metros. Solos Saprolticos: um solo que origina da decomposio da rocha s, com minerais no estveis, heterogneo e suscetvel a eroses. Possui as feies da rocha me. Espessuras na ordem de dezenas de metros.

3. Esquematize os ensaios utilizados na classificao MCT (miniatura, compactado tropical). Os ensaios utilizados na classificao MCT so o Mini-MCV e o de perda de massa por imerso 4. Explique o que significam os coeficientes/parmetros c, d, Pi e e' e como so obtidos. C traduz a argilosidade do solo e obtido atravs do ensaio de mini-MCV. O coeficiente c a inclinao da curva de afundamento correspondente ao valor de mini-MCV 10. d a inclinao, medida nas proximidades da MEASmx, da parte retilnea do ramo seco da curva de compactao correspondente a 12 golpes no ensaio Mini-MCV Pi determinado pelo ensaio de perda de massa por imerso. E expressa o carter latertico do solo e calculado mediante o uso de de Pi. 5. Explique o que e esquematize curvas de deformabilidade. Curva de deformabilidade obtida atravs do Mini-MCV onde medida a variao de altura do corpo de prova aps a compactao com o soquete. A cada teor de umidade de compactao (Hc), corresponde uma curva de deformabilidade. 6. Explique sucintamente o ensaio do mini-MCV (moisture condition value), e de perda de massa por imerso (PI). , basicamente, um ensaio de compactao com vrias energias. Na Compactao Mini-MCV o dimetro de 50 mm O processo consiste em aplicar ao corpo de prova, com um determinado teor de umidade, um nmero crescente de golpes at no haver acrscimo sensvel em sua densidade. Durante o processo de compactao so realizadas medidas da altura do corpo de prova para determinao das MEAS. O ensaio de perda de massa por imerso consiste em extrudar 1 cm do CP para fora do molde e colocar todo o conjunto dentro de um tanque de imerso. Aps 20 horas retira-se o material desprendido e o seca em estufa. Analisa-se a Massa seca.

7. D algumas caractersticas dos solos Laterticos e Saprolticos. Solos Laterticos: Encontrado em regies quentes e midas. Nele h a presena de xidos de ferro e alumnio hidratado, que conferem a ele um aspecto cimentceo. Nota-se tambm a presena de minerais estveis como o quartzo. Pouco erodvel, homogneo e possui boa resistncia mecnica. Espessuras na ordem de alguns metros. Solos Saprolticos: um solo que origina da decomposio da rocha s, com minerais no estveis, heterogneo e suscetvel a eroses. Possui as feies da rocha me. Espessuras na ordem de dezenas de metros.

8. Explique e d o significado e quais os resultados so obtidos no ensaio do CBR (Califrnia Bearing Ratio). Em suma, o princpio bsico do ensaio de Mini-CBR o mesmo do CBR s que se caracteriza por utilizar corpos-de-prova de dimenses reduzidas, com 50 mm de dimetro e pisto de penetrao de 16 mm de dimetro. Carga esttica, penetrao de 1,25mm/min. Imerso: 24 horas ou sem imerso

22) Quais os ensaios a serem executados para o controle dos seguintes materiais/Camadas: a) BGS/base b) CAUQ/Revestimento c) MH/sub-base 23) D a definio de pavimento 24) Qual a diferena entre pintura de ligao e a imprimadura impermeabilizante? D exemplos de aplicao de cada uma. 25) Explique o ensaio Marshall e os resultados obtidos. 26) O que ensaio de prova de carga sobre placa? 27) Quais os ensaios de caracterizao do asfalto?

28) Explique com esquemas a fabricao do CAUQ. 29) O que usina gravimtrica? E volumtrica? 1) a) Como realizado o controle da compactao? b) o que grau de compactao e desvio do teor de umidade? 2) Quais ensaios so realizados para determinar o grau de compactao e o desvio do teor de umidade? Explique com esquemas apropriados. Quais as suas limitaes e fontes de erro? 3) Quando devo utilizar amostra compactada ou amostra natural em ensaios especiais?

Solo Latertico to bom que se acrescentar 12,5% de cimento ele adquire uma resistncia de concreto.

QUESTIONRIO: 1) Quais os tipos de estrutura de pavimento e qual o seu comportamento bsico? Pavimento rgido, Pavimento flexvel e Pavimento semirrgido. O pavimento rgido possui uma alta rigidez nas camadas de revestimento em relao s inferiores e esta absorve praticamente todas as tenses nele aplicadas. Ex.: Lajes com concreto de cimento Portland. Pavimento flexvel Todas as camadas sofrem deformao elstica sob o carregamento aplicado. A carga se distribui em parcelas mais equivalentes entre as camadas. Ex.: Base de Brita com revestimento em CAUQ. Pavimento semirrgido A base cimentada por algum aglutinante com propriedades cimentceas. Ex.: Base de solo-cimento com camada asfltica. 2) Quais os cuidados que se deve ter ao se executar camadas com solo? Os cuidados que se deve ter so: Considerar o teor de umidade e a densidade tima. Garantir que exista a aderncia entre as camadas por meio da rugosidade usando rolo pde-carneiro. Garantir a espessura prevista em projeto. 3) Qual (ais) os tipos de solo da metodologia MCT so recomendados para camada de pavimentos e quais temos que ter cuidado? Os tipos de solo recomendados so: Latertico, Latertico arenoso, Latertico argiloso, pois, estes apresentam uma boa resistncia, uma boa homogeneidade, possuem minerais estveis como o quartzo e so mais resistentes eroso. Os que devemos tomar cuidados so os no Laterticos, pois estes no apresentam uma boa resistncia mecnica, minerais estveis e so susceptveis eroso. 4) Quais os cuidados que se deve ter na execuo de camadas de solo relativo aderncia entre elas? Os cuidados para garantir a aderncia entre as camadas fazer a ancoragem entre elas com o rolo p-de-carneiro, deixando uma rugosidade. Jamais usar o rolo liso. 5) Como so executadas as camadas de: Macadame Hidrulico: O nome Macadame Hidrulico provm do escocs McAdams que desenvolveu a tcnica em aproximadamente 1820. - Espalha-se brita 4 ou 5 com a ajuda de patrol; - Deixa-se com a espessura da camada em projeto; - Espalha-se areia ou p de pedra com a ajuda de vassoura mecnica; - Vibra-se com o rolo de chapa;

- Rega-se com gua - Repetem-se os processos 3 a 5 at que haja o completo preenchimento de vazios. Solo-cimento: - Faz-se a dosagem e mede-se a resistncia em laboratrio; - Faz-se a mistura em usina; - Espalha-se a mistura com motoniveladora; - Compacta-se com o rolo p-de-carneiro N. rolos = N. passadas; - Ajusta-se a superfcie novamente com motoniveladora; - Compacta-se novamente; - Aplica-se uma camada de cura qumica para a gua no evaporar; - Isolar a rea por 28 dias (cura). Solo melhorado com cimento: - Os teores de cimento situam-se na faixa de 2% a 4%. - Faz-se a mistura de gua, solo, cimento em usina; - Espalha-se o material na pista com ajuda de motoniveladora; - Compacta-se com o rolo p-de-carneiro na umidade tima; - Ajusta-se a superfcie novamente com motoniveladora; - Compacta-se novamente; - Aplica-se uma camada de cura qumica para a gua no evaporar; - Isolar a rea por 28 dias (cura). Brita Graduada Simples: - Se limpa e prepara-se a superfcie que deve estar sem p; - Britagem da rocha s (brita + p de pedra); - Faz-se a mistura em usina de brita, agregados e gua at se obter a umidade tima; - Transporte com caminho basculante coberto com lona para no perder a umidade; - Espalha-se a mistura com vibroacabadora; - Compacta-se com rolo de chapa vibratrio liso levemente mido; - Ajusta-se a camada com motoniveladora; - Compacta-se novamente; Brita Graduada Simples com cimento: - Mistura-se em usina BGS, cimento, gua e p de pedra; - Transporta-se com caminho betoneira; - Espalha-se o material com motoniveladora; - Compacta-se o material com rolo de chapa vibratrio liso; - Aplica-se uma camada de cura qumica para a gua no evaporar; - Isolar a rea por 28 dias (cura). 6) Quais os cuidados que se deve ter na execuo das camadas do item 5? Macadame Hidrulico: - No utilizar agregados grados lamelares ou excesso de finos; - Jogar a gua da parte mais alta para a mais baixa para que esta no se acumule;

- Fazer a sesso transversal do pavimento com drenagem e declividade de pelo menos 1% para que a gua escoa. Solo-cimento: - Fazer a incorporao de gua em no mximo 3 horas; - Garantir o grau de compactao em no mnimo 100% da massa especfica aparente mxima; - Manter a camada superficial na umidade tima acrescentando gua; - Cuidado com o excesso de cimento para que o solo no se comporte como argamassa. Solo melhorado com cimento: - A gua dever ser isenta de materiais orgnicos; - A camada acabada deve ser submetida a imediato processo de cura, a fim de que se evite a rpida perda de umidade, por perodo mnimo de 7 dias. - Preferencialmente, a camada deve ser compactada com umidade um pouco abaixo da tima, diminuindo, dessa forma, a possibilidade de trincamento; - Deve-se, preferencialmente, iniciar a compactao durante as primeiras horas da manh ou no final da tarde, a fim de reduzir a perda de gua por evaporao, diminuindo, assim, a ocorrncia de fissuras. - Existncia de um rolo liso no local da obra para o caso de eventuais chuvas. Pode-se utilizar o rolo para selar a camada por meio de uma passada. Tal selagem visa a evitar a infiltrao de gua na faixa. 7) O que CAP? CAP Cimento Asfltico de Petrleo. Ele obtido atravs da destilao de diferentes tipos de petrleo. um material termossensvel e muito utilizado para trabalhos de pavimentao. Possui propriedades aglutinantes, impermeabilizantes e caractersticas de flexibilidade e resistncia a cidos inorgnicos. So classificados de acordo com seu grau de dureza pelos ensaios de penetrao e pelo ensaio de viscosidade Saybolt-Furol. 8) O que CAUQ? CAUQ Concreto Asfltico Usinado a Quente. um composto de agregado grado + agregado mido + filler + CAP A mistura feita a quente em usina de preferncia gravimtrica. 9) Como varia o ndice de vazios e a densidade em funo do teor de CAP? O ndice de vazios varia de tal forma que quanto maior for o teor de CAP, menor so os vazios presentes na massa de CAUQ. Tal relao tem relao direta com a dosagem Marshall para a obteno de uma massa asfltica resistente, levando-se em considerao as resistncias dos agregados e o tipo de

CAP (definido pelos ensaios de viscosidade e penetrao). Quanto mais CAP, mais densa a massa asfltica, pois possui massa especfica aparente seca maior que os vazios (ar e gua). 10) Qual o nmero tido como ideal em termos de % de vazios? Dever ser empregado o mtodo Marshall para determinao de vazios das misturas asflticas usinadas a quente com % ideais de 3 a 5% para camadas de rolamento e 4 a 6% para camadas de ligao. A densidade ou massa especfica decresce a partir do ponto timo pois satura de gua. 11) Esquematize a produo de CAUQ: Misturador com CAP

secador

correia transp.

Das könnte Ihnen auch gefallen