Sie sind auf Seite 1von 48

Disciplina: Mecnica dos Solos e Fundaes

Compacidade das Areias, Consistncia das Argilas e Classificao dos Solos Aulas 5 e 6

Estado das Compacidade

Areias

O estado em que se encontra uma areia pode ser expresso pelo seu ndice de vazios. Este dado isolado, entretanto, fornece pouca informao sobre o comportamento da areia, pois se considerarmos duas areias diferentes, ambas com o mesmo ndice de vazios, uma poder estar compacta e a outra fofa. Por isso, necessrio analisar o ndice de vazios natural de uma areia em confronto com os ndices de vazios mximo e mnimo em que ela pode se encontrar.

Estado das Compacidade

Areias

Se uma areia pura, no estado seco, for colocada cuidadosamente em um recipiente, vertida atravs de um funil com pequena altura de queda, por exemplo, ela ficar no seu estado mais fofo possvel. Pode-se, ento, determinar seu peso especfico e dele calcular o ndice de vazios mximo (emx). A metodologia para determinao do ndice de vazios mximo de uma areia estabelecida pelo mtodo de ensaio NBR 12004 de 1990, da ABNT. O procedimento de realizao do ensaio segue, basicamente, as seguintes etapas:
3

Estado das Compacidade

Areias

1. Tomar um cilindro de massa e volume conhecidos; 2. Tomar uma poro seca da amostra a ser ensaiada; 3. Preencher o interior do cilindro com a amostra a ser ensaiada utilizando um funil e deixar a amostra cair de altura aproximada de 1cm de distncia do fundo do cilindro no caso da primeira camada; e de 1cm de distncia da superfcie da amostra para as camadas seguintes; 4. Aps preencher totalmente o cilindro com a amostra, nivelar a superfcie com o auxlio de rgua metlica; 5. Limpar totalmente a parte externa do cilindro; 6. Pesar o conjunto cilindro+areia (massa cilindro+areia).
4

Estado das Compacidade

Areias

Execuo do ensaio para determinao do ndice de vazios mnimo (emin)

Estado das Compacidade

Areias

Para o clculo do ndice de vazios mximo, deve-se inicialmente determinar a massa especfica (densidade) aparente seca mnima (d mnima), utilizando a seguinte expresso d mnima = Mamostra / Vcilindro Onde: Mamostra massa da amostra seca, g Vcilindro volume do cilindro, cm3

Estado das Compacidade

Areias

Com o valor de d mnima e conhecendo previamente a massa especfica (densidade) dos gros (s), calcula-se o emx utilizando a seguinte expresso: emx = (s/d mnima)-1 Onde: emx ndice de vazios mximo s massa especfica (densidade) dos gros, g/cm3 d mnima massa especfica (densidade) aparente seca mnima, g/cm3
7

Estado das Compacidade

Areias

Vibrando-se uma areia dentro de um molde, ela ficar no seu estado mais compacto possvel. A este estado corresponde o ndice de vazios mnimo (emn). A metodologia para determinao do ndice de vazios mnimo de uma areia estabelecida pelo mtodo de ensaio NBR 12051 de 1991, da ABNT. O procedimento de realizao do ensaio segue, basicamente, as seguintes etapas:

Estado das Compacidade

Areias

1. Tomar um cilindro com massa e volume conhecidos; 2. Prender o colarinho no topo do cilindro; 3. Tomar uma poro seca da amostra de areia a ser ensaiada; 4. Preencher o cilindro com areia at aproximadamente 10 cm acima do nvel superior do cilindro; 5. Colocar na parte superior do cilindro a sobrecarga com massa padronizada pelo mtodo de ensaio 6. Colocar o conjunto (cilindro com areia e colarinho), com a sobrecarga no topo do cilindro, em uma mesa vibratria; 7. Ligar a mesa vibratria e agitar todo o conjunto de forma que a sobrecarga desa compactando a amostra;

Estado das Compacidade

Areias

7. Aps a compactao da amostra, retirar o conjunto da mesa vibratria; 8. Retirar o colarinho do conjunto, nivelar a superfcie da amostra utilizando a rgua metlica e pesar (massa cilindro+amostra); 9. Pode-se Realizar um ensaio de granulometria, utilizando a seqncia de peneiras indicada na ABNT NBR 7181:1984, na amostra antes da execuo deste ensaio e outro depois, para verificar se ocorreu quebra de material.

10

Estado das Compacidade

Areias

Para o clculo do ndice de vazios mnimo, deve-se inicialmente determinar a massa especfica (densidade) aparente seca mxima (d mxima), utilizando a seguinte expresso d mxima = Mamostra / Vcilindro Onde: Mamostra massa da amostra seca, g Vcilindro volume do cilindro, cm3

11

Estado das Compacidade

Areias

Com o valor de d mxima e conhecendo previamente a massa especfica (densidade) dos gros (s), calculase o emn utilizando a seguinte expresso: emn = (s/d)-1 Onde: emn ndice de vazios mnimo s massa especfica (densidade) dos gros, g/cm3 dmxima massa especfica (densidade) aparente seca mxima, g/ cm3
12

Estado das Compacidade

Areias

Os valores dos ndices de vazios mximos e mnimos dependem das caractersticas da areia.
Descrio da areia Areia uniforme de gros angulares Areia bem graduada de gros angulares Areia uniforme de gros arredondados Areia bem graduada de gros arredondados emn 0,70 0,45 0,45 0,35 emx 1,10 0,75 0,75 0,65

13

Estado das Compacidade

Areias

Os valores so to maiores quanto mais angulares so os gros e quanto mais mal graduadas as areias. Consideremos uma areia A com emin de 0,6 e emax de 0,9; e uma areia B com emin de 0,4 e emax de 0,7. Se as duas areias estiverem com e = 0,65, a areia A estar compacta e a areia B estar fofa.

14

Estado das Compacidade

Areias

O estado de uma areia, ou sua compacidade, pode ser expresso pelo ndice de vazios no qual ela se encontra, em relao aos valores extremos (emax, emin), pelo ndice de Compacidade Relativa (CR):

CR = e e
Onde:

mx

e nat e mn

mx

emax ndice de vazios mximo emin ndice de vazios mnimo enat ndice de vazios natural (no qual o solo se encontra)
15

Estado das Compacidade

Areias

Quanto maior a CR mais compacta a areia. Terzaghi sugere a seguinte terminologia:


Classificao Areia fofa Areia de compacidade mdia Areia compacta CR Abaixo de 0,33 Entre 0,33 e 0,66 Acima de 0,66

Em geral, areias compactas apresentam maior resistncia e menor deformabilidade. Estas caractersticas, entre as diversas areias, dependem tambm de outros fatores, como a distribuio granulomtrica e o formato dos gros. Entretanto a compacidade um fator importante.

16

Estado das Consistncia

Argilas

Quando se manuseia uma argila, percebe-se uma certa consistncia, ao contrrio das areias que se desmancham facilmente. Por esta razo, o estado em que uma argila se encontra costuma ser indicado pela resistncia que ela apresenta. A consistncia das argilas pode ser quantificada por meio de um ensaio de compresso simples, que consiste na ruptura de um corpo-de-prova de argila, geralmente cilndrico. A carga que leva o corpo-de-prova a ruptura, dividida pela rea da seo deste corpo-de-prova (tenso de compresso) denominada a resistncia compresso simples da argila (a expresso simples indica que o corpode-prova no confinado durante o ensaio).

17

Estado das Consistncia

Argilas

De acordo com o valor da Resistncia compresso simples, a consistncia das argilas pode ser classificado de acordo com a tabela a seguir:
Consistncia Muito mole Mole Mdia Rija Muito rija Dura Resistncia, em kPa < 25 25 a 50 50 a 100 100 a 200 200 a 400 >400

18

Estado das Consistncia

Argilas

Sensitividade das argilas A resistncia das argilas depende do arranjo entre os gros e do ndice de vazios em que se encontra. Certas argilas, quando submetidas ao manuseio, tem sua resistncia diminuda, ainda que o ndice de vazios seja mantido constante. Sua consistncia aps o manuseio (amolgada) ser menor que em seu estado natural (indeformada). Esse fenmeno que ocorre de maneira diferente conforme a formao argilosa, chamado de sensitividade da argila.
19

Estado das Consistncia

Argilas

A sensitividade da argila bem observada quando so comparados os valores de resistncia compresso simples quando o ensaio realizado com a amostra de argila em seu estado natural e com a amostra completamente remoldada, mas com mesmo ndice de vazios.
Resistncia a compresso da amostra indeformada

Resistncia a compresso da amostra amolgada

20

Estado das Consistncia

Argilas

A relao entre a resistncia no estado natural e a resistncia no estado amolgado definida com a sensitividade da argila (S):

Ri S = Ra
Onde: Ri - resistncia no estado natural (indeformada) Ra - resistncia no estado amolgado

21

Estado das Consistncia

Argilas

as argilas so

De acordo com a sensitividade classificadas da seguinte forma:


Sensitividade 1 1a2 2a4 4a8 >8

Classificao Insensitiva Baixa sensitividade Mdia sensitividade Sensitiva Ultra sensitiva (quick clay)

22

Estado das Consistncia

Argilas

A sensitividade pode ser atribuda ao arranjo estrutural das partculas, estabelecido durante o processo de sedimentao. Rompida essa estrutura, a resistncia desse solo ser menor, ainda que o ndice de vazios seja o mesmo. Por esta razo, a sensitividade tambm referida com ndice de estrutura. A sensitividade das argilas uma caracterstica de grande importncia, pois indica que, se a argila vier a sofrer uma ruptura, sua resistncia aps esta ocorrncia ser menor, alm de estimar o quanto menor esta resistncia ser.
23

Estado das Consistncia


ndice de Consistncia

Argilas

Quando uma argila se encontra remoldada o seu estado pode ser expresso pelo seu ndice de vazios. Porm como as argilas comumente encontram-se saturadas, e neste caso o ndice de vazios depende diretamente da umidade, o estado em que a argila se encontra costuma ser expresso pelo teor de umidade. Como o teor de umidade por si s no indica o estado da argila, necessrio analis-lo com relao aos teores de umidade correspondentes a comportamentos semelhantes, esses teores so os limites de consistncia.
24

Estado das Consistncia

Argilas

Quando se manuseia uma argila e se avalia a sua umidade, o que se percebe no o teor de umidade, mas sim a umidade relativa.
Considerando 2 argilas diferentes, uma argila A que tenha LL=80% e LP=30%, e uma argila B que tenha LL=50% e LP=25%. Quando a argila A estiver com umidade de 80% e a argila B com umidade de 50%, as duas estaro com comportamento semelhante, com a consistncia que corresponde ao limite de liquidez.

25

Estado das Consistncia

Argilas

Assim, pode-se dizer que ao se manusear duas argilas diferentes, porm ambas com umidade correspondente ao limite de plasticidade (LP), provvel que se tenha a impresso de que as duas esto com o mesmo teor de umidade. Para indicar a posio relativa da umidade aos limites de mudana de estado, Terzaghi props a seguinte expresso para a determinao do ndice de consistncia (IC):

LL w IC = LL LP
26

Estado das Consistncia

Argilas

De acordo com o valor do ndice de consistncia (IC), a consistncia da argila pode ser estimada de acordo com a tabela a seguir:
Consistncia Mole Mdia Rija Dura ndice de consistncia < 0,5 0,5 a 0,75 0,75 a 1,0 > 1,0

27

Estado das Consistncia

Argilas

Como os ndices de consistncia (LL e LP) so determinados com a frao do solo que passa na peneira com malha de abertura 0,42mm, a expresso do ndice de consistncia s aplicvel diretamente para solos que passam integralmente nesta peneira. Havendo gros retidos deve-se considerar que gros maiores requerem menos gua para o seu recobrimento. O ndice de consistncia (IC) no tem significado quando aplicado a solos no saturados, pois esses solos podem estar com elevado ndice de vazios e baixa resistncia e sua umidade ser baixa, o que indicaria um ndice de consistncia alto.
28

Classificao dos solos


SOLO (denominao)
Relao biunvoca

Propriedades ndices (Fcil determinao em laboratrio) granulometria LL, LP, IP

Estimativa

Propriedades do solo Resistncia Deformabilidade Permeabilidade

29

Classificao dos solos


Tipos de classificao usuais: Classificao Unificada: Considera o tamanho dos gros e os ndices de consistncia do solo quando trata-se de solo predominantemente fino. Classificao Rodoviria (HRB): Mais utilizada na engenharia rodoviria, tambm considera o tamanho dos gros e os ndices de consistncia do solo. Classificao pela origem do solo: Considera a origem pedolgica do solo (rocha que lhe deu origem). Classificaes regionais: Classificao MCT para solos tropicais, solos que tem peculiaridades de comportamento somente encontrados em regies de clima tropical.

30

Classificao dos solos


Classificao Unificada Originalmente elaborada por Casagrande para obras de aeroportos, tendo seu emprego sido generalizado. Hoje em dia utilizada principalmente pelos geotcnicos que trabalham com barragens de terra. Nesse sistema de classificao os solos so identificados por 2 letras, sendo a primeira relativa ao tipo principal do solo e a segunda corresponde aos seus dados complementares.

31

Classificao dos solos


Primeira letra Tipo principal do solo G pedregulho S areia M silte C argila O solo orgnico Segunda letra Informao complementar W bem graduado P mal graduado H alta compressibilidade L Baixa compressibilidade
Pt Turfa

Primeiro passo: Identificar se o solo grosseiro ou fino Se a % que passa na peneira de abertura 0,0075 (n200) < 50% Solo de graduao grosseira: G ou S Se a % que passa na peneira de abertura 0,0075 (n200) > 50% Solo fino: M, C ou O 32

Classificao dos solos

33

Classificao dos solos


Se o solo for de graduao grosseira:
Segundo passo: Ser classificado como pedregulho (G) ou areia (S) dependendo de qual destas duas fraes predominar na granulometria do solo (curva granulomtrica do ensaio de granulometria). Terceiro passo: Determinar as caractersticas secundrias do solo Solo de graduao predominantemente grosseira: quando a porcentagem de finos (< 0,075 mm) for menor que 5%: Interessa saber somente se bem graduado ou mal graduado.

34

Classificao dos solos

35

Classificao dos solos


Coeficientes que indicam se o solo bem ou mal graduado

D60 CNU = D10


Onde: CNU coeficiente de no uniformidade D60 dimetro na curva granulomtrica que a % que passa igual a 60 D10 dimetro na curva granulomtrica que a % que passa igual a 10

( D30 ) CC = D10 D60


Onde: CC coeficiente de curvatura D30 dimetro na curva granulomtrica que a % que passa igual a 30

36

Classificao dos solos


O CNU indica a amplitude dos tamanhos dos gros. O CC detecta melhor o formato da curva granulomtrica e permite identificar descontinuidades ou concentrao de gros mais grossos no conjunto. Exemplo de classificaes: GW (pedregulho bem graduado), SP (areia mal graduada) Terceiro passo: Determinar as caractersticas secundrias do solo Solo de graduao grosseira quando a porcentagem de finos (<0,075 mm) for maior que 12%: J no importa a uniformidade granulomtrica mas sim as propriedades desses finos. O que determinar a caracterstica secundria ser o posicionamento do ponto representativo dos ndices de consistncia na carta de 37 plasticidade.

Classificao dos solos

7 4

Exemplos de classificaes: GC (pedregulho argiloso), SM (areia siltosa)

38

Classificao dos solos


Terceiro passo: Determinar as caractersticas secundrias do solo Solo de graduao grosseira quando a porcentagem de finos (<0,075 mm) estiver entre 5% e 12%: A classificao pede que sejam apresentadas as duas caractersticas secundrias: uniformidade da granulometria e propriedades dos finos. Determinar os coeficientes CNU e CC e verificar, ainda, a posio do ponto representativo dos ndices de consistncia na carta de plasticidade. Exemplo de classificao: SP-SC (areia mal graduada, argilosa)

39

Classificao dos solos


Se o solo for fino:
Segundo passo: Ser classificado como silte (M), argila (C) ou solo orgnico (O), no em funo da quantidade de cada frao (granulometria), pois como vimos anteriormente o que determina o comportamento argiloso do solo no s a quantidade de argila, mas tambm a sua atividade. Os ndices de consistncia so o que melhor indicam o comportamento argiloso do solo. Na concepo do sistema da Classificao Unificada, Casagrande notou que colocando o IP do solo em funo do LL num grfico, os solos de comportamento argiloso se faziam representar por um ponto localizado acima de uma linha inclinada, denominada Linha A. Solos orgnicos, ainda que argilosos, e solos siltosos so representados por pontos abaixo 40 da linha A.

Classificao dos solos

7 4

41

Classificao dos solos


Os solos orgnicos se distinguem dos solos siltosos pelo seu aspecto visual, pois se apresentam com uma colorao escura tpica (marrom escuro, cinza escuro ou preto). Caracterstica complementar: indicada a compressibilidade do solo. Como j visto anteriormente o solo to mais compressivo quanto maior o seu LL, ento o sistema classifica com de alta compressibilidade (H), o solo cujo LL maior que 50% e de baixa compressibilidade o solo cujo LL menor que 50%, como se mostra na carta de plasticidade (linha B). Exceo: Quando os ndices indicam uma posio muito prxima s linhas A ou B (ou sobre a faixa de IP de 4 a 7), considerado um caso intermedirio e as duas classificaes so apresentadas. Exemplos: CL-ML (argila siltosa de baixa compressibilidade).
42

Classificao dos solos


O sistema ainda considera a classificao de turfa (Pt), que so solos muito orgnicos onde a presena de fibras vegetais em decomposio parcial preponderante.

43

Classificao dos solos

Esquema para classificao pelo Sistema Unificado

44

Classificao dos solos


Classificao Unificada Resumo Solos de graduao grosseira

45

Classificao dos solos


Classificao Unificada Resumo Solos de graduao grosseira

46

Classificao dos solos


Classificao Unificada Resumo Solos Finos

47

48

Das könnte Ihnen auch gefallen