Sie sind auf Seite 1von 4

Poderes prova

Em sua coluna de agosto, o fsico Adilson de Oliveira ele prprio um aficionado por super-heris , fala sobre os poderes desses personagens e sobre as (im)possibilidades de serem reproduzidos na vida real. Por: Adilson de Oliveira
Publicado em 17/08/2012 | Atualizado em 17/08/2012

O Homem de Ferro tem poderes fabricados com tecnologias avanadas. Na sua verso atual, a fonte de energia de seus apetrechos high tech um reator ark estampado em seu peito , que parece funcionar com fuso nuclear a frio. (foto: reproduo) Entre maio e agosto, muitos filmes so lanados nos cinemas norte-americanos, e consequentemente, no Brasil. Em 2012 no tem sido diferente. E tal como nos ltimos anos, entre os principais sucessos esto os filmes de super-heris. Vingadores, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Batman, Superman, Capito Amrica e outros ganham destaque nas telas de cinema, talvez pelo apelo que esses personagens tm em diversas faixas etrias. Muitos, como eu, os conhecem desde a infncia. Outros podem estar em seu primeiro contato. A grande maioria desses personagens foi originalmente criada em um tipo particular de literatura: as histrias em quadrinhos. Nas tiras de jornais ou em revistas exclusivas surgiram heris e viles com poderes sobre-humanos, como capacidades de voar, levantar objetos pesando muitas toneladas, vencer grandes distncias rapidamente, entre outros. Os criadores dos super-heris explicam a origem dos superpoderes de diversas formas. Alguns decorrem da ao de radiaes ou drogas que provocam alteraes no organismo. Em outras situaes, os poderes surgem de uma herana gentica ou processo evolutivo diferenciados, como a de um ser nascido em outro planeta. Eles podem ser ainda fabricados com a ajuda de tecnologias avanadas.

O mais famoso dos super-heris o Superman, que surgiu em 1938, em uma histria em quadrinhos. Por ter nascido em um planeta diferente (Kripton), com uma gravidade muito maior do que a da Terra e na rbita de uma estrela gigante vermelha, ao ser enviado ao nosso planeta, com ao da gravidade menor e na rbita de uma estrela amarela (o Sol), apresenta caractersticas especiais. Infelizmente, do ponto de vista da fsica, as habilidades do Superman so impossveis Os superpoderes do Superman so realmente fantsticos. Ele pode voar em altssimas velocidades (algumas vezes at mais rpido do que a luz) e tem superfora, superviso, superaudio, viso de calor e de raios X. Ser que tais poderes seriam possveis na vida real? Infelizmente, do ponto de vista da fsica, as habilidades do Superman so impossveis. Por exemplo, seu voo acontece sem que nada o impulsione. Todos os movimentos decorrem da ao de uma nica fora. Para um avio a jato voar, por exemplo, ele usa turbinas que sugam o ar e, em seguida, o expele com grande fora, para que ocorra uma reao, igual e contrria como prediz a terceira Lei de Newton (conhecida tambm como princpio da ao-reao) que o impulsiona para frente. Da mesma forma, quando caminhamos, a fora de atrito que existe entre os nossos ps e o cho reage fora que aplicamos nesse ltimo e nos faz andar. No caso do Superman, no observamos nada parecido. Ele simplesmente voa. Entre os outros poderes, a viso de raios X talvez seja o mais difcil de justificar. Quando observamos qualquer objeto, s o vemos porque ele est refletindo ou emitindo luz. Mesmo que os olhos do Superman emitissem raios X, estes no refletiriam na matria da mesma maneira que a luz visvel.

O fsico explica por que os poderes do Superman so inverossmeis. Entre eles, a viso de raios X talvez seja o mais difcil de justificar, pois mesmo que os olhos do Superman emitissem esse tipo de raio, eles no refletiriam na matria da mesma maneira que a luz visvel. (foto: reproduo)

Ao incidir raios X sobre um objeto, como quando fazemos uma radiografia ou tomografia do nosso corpo, o processo diferente. Uma parte da radiao atravessa o corpo e a outra absorvida. Dependendo da forma que essa radiao absorvida pelos diferentes tecidos, ocorrem os contrastes que sensibilizam o filme fotogrfico (ou detector) colocado atrs do corpo, criando a imagem.

Superpoderes tecnolgicos
Um dos meus super-heris favoritos o Homem de Ferro. Embora o personagem Tony Stark no seja um primor de bom carter, a armadura que lhe d superpoderes que no de ferro, e sim de metal realmente impressionante. Com ela, ele pode realizar faanhas incrveis, como voar a partir de propulsores nos ps e nas mos, bem como emitir raios de alta energia capazes de destruir praticamente qualquer coisa. Quando o personagem foi criado, na dcada de 1960, a mais avanada tecnologia da poca eram os transistores. Transistores so dispositivos feitos de materiais semicondutores que podem ter a sua resistncia eltrica ajustada para se comportar de diversas formas, de metais a isolantes. Essa propriedade permitiu a descoberta do efeito transistor, que faz com que esse dispositivo possa controlar o fluxo e amplificao da corrente eltrica em um circuito eletrnico. A armadura do Homem de Ferro levava transistores especiais que transformavam a carga eltrica das baterias nas incrveis capacidades de voar, disparar raios, entre outras. Para essas proezas, no consigo imaginar o tamanho que deveria ter a bateria a ser carregada. Nas recentes aparies do Homem de Ferro no cinema, as tecnologias usadas so mais compatveis com os seus poderes Por outro lado, nas recentes aparies do Homem de Ferro no cinema, as tecnologias usadas so mais compatveis com os seus poderes. Na atual verso, a fonte de energia um 'reator ark' estampado em seu peito , que parece funcionar com fuso nuclear a frio, pois, para realizar todos os seus feitos, necessitaria de uma enorme quantidade de energia, como as produzidas no processo de fuso. Mas a fuso nuclear ocorre no interior das estrelas ou nas armas nucleares. A fuso nuclear a frio foi noticiada em 1989 pelos pesquisadores Martin Fleischmann e Stanley Pons, na Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ao estudar a implantao do deutrio (istopo de hidrognio que possui um prton e um nutron no ncleo atmico) em paldio, por meio uma reao eletroqumica utilizando 'gua pesada' na qual o deutrio substitui o hidrognio , eles observaram um aumento na temperatura da soluo e detectaram uma emisso anormal de nutrons (que ocorre em processos de fuso nuclear). Contudo, os resultados no foram reproduzidos e se concluiu na poca que houve um erro de medida na emisso de nutrons observada durante a reao. Curiosamente, o reator ark do Homem de Ferro utiliza o mesmo elemento.

Outros superpoderes

O Homem-Aranha outro super-heri que acho muito interessante. Os seus poderes surgiram a partir da picada de uma aranha geneticamente modificada. O veneno da aranha alterou o seu cdigo gentico e lhe conferiu poderes especiais, como a capacidade de escalar paredes, fora proporcional a uma aranha de tamanho humano e uma capacidade de pressentir quando est em perigo. Ser que algo normalmente fatal poderia transformar dessa forma o corpo de uma pessoa? Qualquer substncia que ingerimos, seja por via oral ou intravenosa, pode afetar a bioqumica do corpo, ou seja, modificar os processos de funcionamento do organismo. Nenhuma substncia conhecida poderia, em dose e escala de tempo to pequenas, alterar a estrutura do cdigo gentico de todas as clulas do corpo e nos transformar em outra espcie, que o caso do Homem-Aranha.

Os poderes do Homem-Aranha surgiram a partir da picada de uma aranha geneticamente modificada, cujo veneno alterou seu cdigo gentico e lhe conferiu poderes especiais, como a capacidade de escalar paredes. Uma transformao desse tipo tambm seria altamente improvvel no corpo humano. (foto: reproduo) A ao de uma substncia estranha normalmente prejudica o organismo. Reorganizar toda a estrutura molecular do DNA, que contm todas as informaes genticas de um indivduo, de forma a criar uma espcie aprimorada, muito difcil de acontecer. Seria tambm pouco provvel uma habilidade de percepo extrassensorial seletiva, como o caso do sentido de aranha que lhe permite perceber perigos iminentes. Embora os poderes dos super-heris estejam fora de nossa realidade, suas aventuras, vitrias e derrotas so timas formas de diverso e podem nos levar, como todo tipo de conhecimento, a uma reflexo profunda. Talvez esse seja o verdadeiro superpoder desses super-heris: a capacidade de estimular a nossa imaginao.

Adilson de Oliveira Departamento de Fsica Universidade Federal de So Carlos

Das könnte Ihnen auch gefallen