Sie sind auf Seite 1von 4

O Plano de Negcios

3.1 O que e para que serve? O plano de negcios um estudo que analisa a viabilidade financeira e de mercado de uma idia de negcio e organiza a oportunidade vislumbrada de forma racional e positiva para que os interessados conheam e avaliem o que est sendo proposto. um processo dinmico, pois o mercado dinmico e instvel e mesmo aps concludo, novas informaes talvez sejam levantadas e algumas do plano j no tero mais valor. A essncia desse processo levantar uma srie de perguntas crticas e oferecer respostas a elas. Ao final, seu plano ir colaborar para que voc possa responder seguinte pergunta: Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negcio? Imagine que voc deseja construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral. Com certeza, sua inteno que tudo d certo, mas, para que isso ocorra, necessrio fazer um cuidadoso planejamento. Preste ateno nesta palavra: PLANEJAMENTO. Ou seja, a casa, a festa e a viagem no vo se realizar apenas porque voc assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Idias assim nascem em nossos coraes, porm, para que elas se tornem realidade, preciso constru-las passo a passo. Para que uma viagem acontea, necessrio escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negcio. E empreender, muitas vezes, uma viagem para um lugar desconhecido. Para ajudar voc a organizar suas idias que foi criado o PLANO DE NEGCIO. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negcio ser o seu mapa de percurso. Um plano de negcio um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negcio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcanados, diminuindo os ao invs de comet-los no mercado. O plano ir ajud-lo a concluir se a sua idia vivel e a buscar informaes mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e servios que pretende oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negcio. Ao final, seu plano ir colaborar para que voc possa responder seguinte pergunta: Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negcio?

A preparao de um plano de negcio no uma tarefa fcil, exige persistncia, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

3.2 Roteiro para elaborar um bom plano de negcios 1) Constituio jurdica da Empresa Descrever a constituio jurdica (firma individual, sociedade por cota limitada, etc.)

2) Descrio do negcio Histrico - como surgiu a idia e como ser desenvolvida

3) Produtos / servios a serem ofertados Descrio do(s) produto (s) e servio(s) Definio da tecnologia, do ciclo de vida do produto ou servio Definir o posicionamento da marca Descrever as diferenas entre da empresa e o da concorrncia (vantagens e desvantagens)

4) Mercado consumidor Identifique seu pblico-alvo pessoa jurdica, pessoa fsica Qual a quantidade esperada? Qual o tamanho do mercado? Descreva a razo que levaria as pessoas a comprar os seus servios.

5) Localizao Compatvel com o servio proposto e com o seu mercado consumidor

6) Mercado concorrente Quem so os seus concorrentes? Quando iniciaram? Quais so as suas vendas? Como est a marca no mercado? Seja persistente e criativo

7) Preos Como est o seu preo em relao aos concorrentes? Igual, maior ou menor? Qual a diferena? Explique o porqu. O seu preo est voltado para: - demanda? - custos? - concorrncia?

8) Marketing Como voc atingir o seu pblico-alvo? Que tipo de propaganda, promoo e mdia usar? Quais os custos destas aes?

9) Pessoal chave Descreva as qualificaes, comeando pelos scios (ou proprietrio) e com as pessoas que podero estar em cargos de confiana ou chefia (mesmo que no os tenha ainda).

10) Mercado fornecedor Descreva os fornecedores, preos, formas de pagamento e prazos, no se esquecendo dos fornecedores de facilidades (gua, luz, telefone, etc.)

11) Projeo de custos Defina o custo de funcionamento da Empresa (impostos, estoque, despesas fixas, etc.)

12) Projeo de vendas Projete suas vendas levando em conta os custos, os preos praticados no mercado e suas possveis variaes, bem como a poltica de preos adotada.

13) Projeo de fluxo de caixa Defina os valores de caixa, de acordo com a poltica de preos adotada.

14) Investimentos Uma boa idia merece um projeto coerente. Contemple a totalidade dos insumos (mquinas, equipamentos, instalaes) Necessidade de capital para investir e fonte do capital Projetos arquitetnicos, instalaes, obras e comunicao visual Equipamentos, mveis e outros Alm dos custos, qual o prazo de execuo de cada etapa e o seu total Dimensionar o capital de giro

15) Sinalizadores Retorno do investimento Lucratividade esperada Ponto de equilbrio Rentabilidade

Das könnte Ihnen auch gefallen