Sie sind auf Seite 1von 30

Ministrio do Esporte Secretaria Nacional de Esporte Escolar e identidade Cultural Projeto Segundo Tempo Programa de Capacitao Continuada

ESPORTE E ARTE
Prof. Dr. Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro

APRESENTAO

Nessa unidade voc ir estudar alguns elementos sobre as relaes entre esporte e arte, duas importantes manifestaes culturais de nossa sociedade. Entre outras discusses, voc poder encontrar: * O esporte representado na arte * O esporte uma forma de arte? * Como trabalhar o esporte utilizando as manifestaes artsticas? * Exemplos relacionados ao cinema, msica e literatura * Esttica, beleza e corpo

1. POR QUE ESTUDAR A RELAO ENTRE ESPORTE E ARTE?

Ao trmino do estudo dessa seo, voc deve ser capaz de: * Entender porque os aspectos estticos tambm devem ser considerados na elaborao de propostas pedaggicas com o esporte; * Reconhecer que possvel contribuir, atravs do esporte, para a educao esttica de nossos alunos

Por que devemos estudar as relaes entre esporte e arte? Um dos intuitos dessa unidade chamar a ateno para a necessidade de considerao dos aspectos estticos na elaborao de propostas pedaggicas. Nos ltimos anos, nossa rea de conhecimento procurou se aproximar das cincias humanas e sociais, sem se afastar por completo do conhecimento biomdico que sempre a marcou e a caracterizou. A despeito dos importantes avanos, questionamos: no est na hora de nos aproximarmos mais da Esttica, uma disciplina filosfica, para ampliarmos nossas consideraes acerca do papel do esporte na sociedade? Ser que os aspectos estticos no so tambm relevantes na configurao da importncia, da presena social e da popularidade do esporte? Ainda mais, se pensarmos em nossa interveno com o esporte como uma possibilidade e um plo de animao e mediao cultural, parece interessante nos aproximarmos das consideraes pedaggicas dos autores que buscam nos Estudos Culturais inspirao para repensar o papel da Educao na sociedade. E a, as consideraes acerca da Esttica devem ganhar papel privilegiado na discusso.

Mas afinal, o que esttica? A esttica est somente relacionada arte? Por certo que no. Adolfo Vzquez1, por exemplo, lembra-nos que ela est na natureza, na indstria, na nossa vida cotidiana. Ressalta a idia de que todos ns estamos submetidos diariamente a situaes estticas, mesmo que no percebamos claramente: Acadmicos ou no, em determinados momentos de nossas vidas todos vivemos em uma situao esttica, por mais ingnua, simples ou espontnea que seja nossa atitude como sujeitos nela. Ante a flor que se d de presente, o vestido que se escolhe, o rosto que cativa, ou a cano que nos agrada, vivemos essa relao peculiar com o objeto, que chamo de situao esttica. E a vivemos guiados por certa conscincia ou ideologia estticas 2. Podemos ento dizer que o conceito de esttica est relacionado ao conhecimento sensvel, ligado s sensaes, aos sentidos (viso, audio, paladar, tato, gustao), algo para o qual somos educados cotidianamente, que interfere em nossas escolhas, nossas opes, mesmo que nem sempre demos a ela a importncia que deveria ter no processo educacional. Com isso, queremos afirmar que uma das responsabilidades de toda interveno pedaggica deve ser a educao das sensibilidades. No se trata somente de educar para a construo de novos valores, mas entender que a educao esttica uma necessidade e to importante quanto qualquer outra perspectiva de atuao. Devemos compreender que h uma articulao entre valores e sensibilidades na formao do sujeitos e das sociedades, da a necessidade de uma ao articulada em ambos os mbitos. Se a esttica no se resume arte, esta continua a ser uma prtica social importante e pode ser uma eficaz ferramenta no processo de educao das sensibilidades de nossos alunos. Assim, podemos utilizar as manifestaes artsticas em nossas aulas

1 2

. VZQUEZ, Adolfo Snchez. Convite esttica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. . VSQUEZ, 1999, p.17.

relacionadas ao esporte para tambm implementar processos de formao esttica, no s porque esta uma dimenso importante para nossos alunos, enquanto um aspecto relevante do processo educacional, como tambm porque permite-nos ampliar a compreenso sobre o prprio esporte, j que na arte encontramos muitos indcios de representaes sociais desta prtica social. Enfim, mais do que compreender que devemos educar pelo esporte para o desenvolvimento de novos valores, importante tambm educar pelo esporte para o desenvolvimento de novos olhares, novas sensaes. Nesse sentido, estamos falando que tambm necessrio educar para o esporte, para que nossos alunos possam descobrir o prazer de se deliciar com outras formas de manifestao esportiva, outros arranjos na maneira de se praticar e/ou assistir o esporte.

2. O ESPORTE REPRESENTADO NA ARTE

Ao trmino do estudo dessa seo, voc deve ser capaz de: * Identificar como so comuns as comparaes entre esporte e arte; * Identificar como o esporte tem sido utilizado como inspirao para artistas ligados s mais diversas linguagens

As relaes entre esporte e arte devem ser compreendidas de forma multifacetada. Uma das ocorrncias mais facilmente identificadas a comparao de atletas com artistas, de belas jogadas com obras de arte ou a utilizao de termos artsticos como referncia a peculiaridades dos certames esportivos. Um dos cronistas brasileiros que mais fez uso desse recurso foi Nlson Rodrigues, sempre a considerar as partidas de futebol como verdadeiras peras e a comparar os jogadores a gnios da arte, como no caso de Pel, por ele considerado um verdadeiro Michelngelo, e como com Garrincha, comparado a Charles Chaplin, pela capacidade de instaurar um ambiente alegre e desvendar um sorriso na face do torcedor. comum que cronistas e jornalistas esportivos faam uso de expresses como: * futebol-arte (em contraposio a um jogo feio, de resultados); * a equipe joga por msica (quando joga unida); * o atleta pintou uma aquarela naquela jogada (quando realiza uma bela jogada); * o time jogou como se coreografasse (quando joga bonito); * a disputa foi um verdadeiro filme em dois atos (quando o jogo emocionante); * o jogador est fazendo cena, fazendo cinema (quando finge algo). Outra dimenso importante a ser considerada a tematizao do esporte pelas diferentes manifestaes artsticas. No Brasil, isso pode ser claramente identificado:

* Nas artes plsticas Em obras de Rubem Gerschman, Cndido Portinari, Vicente Rego Monteiro, entre outros, entre os quais muitos ligados arte contempornea e ligados arte naif. Algumas vezes o esporte retratado de forma direta, figurada, quando elementos da prtica so claramente identificados nas obras; em outras vezes, dimenses do esporte servem como inspirao para alguma abstrao.

* Na literatura Em poesias, romances, contos e crnicas, como, por exemplo, de Machado de Assis, Arthur Azevedo, Raul Pompia, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos.

* Na msica Em letras de compositores de diferentes pocas, onde se destaca um grande nmero de sambas (por exemplo, de Noel Rosa, Geraldo Pereira, Chico Buarque, entre outros), mas tambm de outros estilos (como em recentes letras de Zeca Baleiro, dos grupos O Rappa e Skank). H tambm msicas instrumentais que so produzidas a partir de uma inspirao esportiva, como o choro 1 x 0, de Pixinguinha e Benedito Lacerda (depois recebeu letra de Nelson Angelo; ainda hoje mais executada instrumentalmente).

* Nas artes cnicas (teatro e dana) Onde podemos identificar, por exemplo, algumas peas de Oduvaldo Vianna Filho e, recentemente, coreografias de Deborah Colker.

* No cinema

Em filmes de Joaquim Pedro de Andrade, Oswaldo Caldeira, Roberto Farias, Nlson Pereira dos Santos, entre outros. Em certos filmes, o esporte o assunto central, como em Surf Adventures (de Arthur Fontes), Boleiros (de Ugo Giogetti) ou Todos os Coraes do Mundo (de Murilo Salles). Em alguns ele ocupa um papel importante, mas tambm utilizado como conexo para outros temas, como em Garrincha, Alegria do Povo (Joaquim Pedro de Andrade) e em Pr Frente Brasil (Roberto Farias). Em muitos outros filmes vemos apenas algumas cenas ou alguns personagens ligados ao esporte. Alm de longas, h tambm muitos curta-metragens dedicados tmtica. Vale tambm destacar que existe uma imensa produo televisiva ligada ao assunto, notadamente um grande nmero de documentrios.

Se formos observar outros pases, veremos que esta relao no exclusividade nossa, o que no surpreende, visto que o esporte uma das manifestaes culturais/prticas sociais mais populares e influentes do ltimo sculo.

3. O ESPORTE UMA FORMA DE ARTE?

Ao trmino do estudo dessa seo, voc deve ser capaz de: * Identificar que existem similaridades entre a arte e o esporte, entendidos como duas importantes prticas sociais.

O esporte pode ser considerado como uma forma de arte? No decorrer das dcadas de 1970 e 1980, houve muitas discusses nesse sentido, todas, em maior ou menor grau, afirmando que o esporte no arte. Se considerarmos, todavia, as modificaes contemporneas dos conceitos de arte e esporte, devemos tomar mais cuidado com as afirmaes daqueles autores. Podemos comear nossa discusso dialogando com Hans-Georg Gadamer3, que destaca o aspecto relacional da arte. Para ele, existe um jogo criativo que se estabelece entre o artista e o pblico, uma forma de diverso fundamental e muito sria, tanto quanto qualquer outra atividade humana. Para o esporte, uma atividade to simblica quanto a arte, tambm este aspecto relacional primordial: a torcida participa ativamente do espetculo, se envolve, influencia nos resultados. Obviamente que isso no suficiente para que apresentemos o esporte como uma forma de arte, se faz necessrio buscar novos elementos para referendar tal afirmao. Para tal a sada est nos prprios deslocamentos dos conceitos envolvidos. Inicialmente h que se ter em conta que algumas prticas e objetos que hoje so considerados como artsticos, originariamente no eram encarados como arte. Isso pode

. Maiores informaes podem ser obtidas no estudo: GRAHAM, Gordon. Filosofia das artes. Lisboa: Edies 70, 1997.

ser observado com alguns objetos da cultura popular, produzidos com funo prtica e no para serem exibidos em museus ou galerias, e mesmo com o cinema, que inicialmente era mais uma curiosidade exibida em feiras, fruto do avano tecnolgico. Isso, de alguma forma, abre um caminho para pensarmos se um processo semelhante pode ter ocorrido com o esporte. O que se observa hoje em dia um acentuar da importncia dos elementos estticos na composio do espetculo e do campo esportivo. O esporte uma clara influncia em vrios setores ligados esttica, como no design, na moda e na arquitetura. Cada vez mais funciona como forma de celebrao corporal, ainda muito influenciado por uma concepo clssica de beleza. A exposio corporal dos atletas cada vez maior. possvel identificar atletas posando nus ou em posies sensuais, atuando como modelos, influenciando colees de importantes grifes, sendo destacados pela beleza muscular. cada vez mais ressaltado um elemento ertico ao redor da prtica esportiva. O esttico chega a ser, em alguns casos, to ou mais importante do que as habilidades tcnicas. Podemos lembrar da tenista russa Anna Kournikova, sempre convidada para os principais torneios de esporte mundiais, a despeito de seus fracos resultados. Provavelmente isso tem relao com sua beleza. Se considerarmos que a partir da modernidade se questionou a preponderncia da arte na definio do conceito de esttica, devemos ter em conta que tudo o que est prximo desta dimenso acaba aproximada da arte, o que abre espao para o esporte se aproximar desta ltima. Esse aspecto tem tambm ligao com outra importante considerao: o fato de que desde a arte moderna h uma tendncia crescente por romper as limitadas esferas do

campo artstico, trazendo-a para o cotidiano e incorporando este no mbito da arte. Adenda-se a isto o fato de percebermos uma clara tendncia corroso dos limites entre as formas usuais de manifestaes artsticas e uma revalorizao da cultura popular, o que faz com que antigas no-artes passem a ser consideradas como arte. Vejamos que em funo desse processo, encontramos muitos elementos que podem apontar a possibilidade de considerar o esporte como uma forma de arte. No devemos ainda negligenciar o grande nmero de similaridades entre os campos esportivo e artstico, inclusive nas suas formas de organizao, eivadas de elementos simblicos e se desenvolvendo em lugares especficos, regulados por normas prprias: sejam teatros, museus, cinemas ou estdios. Ambos causam um enorme fascnio, porque nos permite o acesso a elementos de identificao, de proximidade. A diferena que o esporte uma arte popular, mais acessvel, normalmente mais facilmente aprecivel. Mas como defender a considerao do esporte enquanto arte se no produz uma obra duradoura, j que ao final de um jogo, de uma competio, fisicamente nada sobra do que foi produzido? Ora, basta lembrar que o mesmo ocorre em todas as formas de arte de performance, como o teatro e a dana. O que difere o esporte destas manifestaes o fato de que estamos falando de uma arte sem script prvio, que depende de cada situao de jogo, o que no suficiente para descaracteriz-lo enquanto uma forma de arte. E o que falar do fato de que o esporte possui regras muito estabelecidas? Ora, no teatro e na dana, mesmo que existam variaes em funo da montagem e dos intrpretes, h tambm uma estrutura mnima que deve ser respeitada, seguida. Uma mesma pea ao mesmo tempo em que tem esta estruturao, muda a cada dia, a cada

montagem, a cada temporada. Da mesma forma, as regras do futebol apresentam um padro mnimo a ser seguido, mas cada situao especfica vai propiciar um drama diferente. Vale lembrar ainda algumas coincidncias. No sculo XVI, a palavra sport podia significar atuao teatral. Em ingls o verbo to play pode ser adequadamente utilizado para designar a representao teatral, a performance musical ou para a prtica esportiva. Bertold Brecht considerava que o teatro deveria incorporar a forma de organizao do esporte. Walter Benjamim afirmava que esporte e cinema possuem tcnicas semelhantes de comunicao. Por que ser ento que esporte e arte constituram campos distintos? Podemos inferir que isso se deu em funo de que as prprias transformaes do conceito de cultura, no decorrer do sculo XX, o aproximam da arte, s vezes mesmo se confundindo com ela. Contudo, mais ainda, devemos lembrar que nas origens dos campos, o esporte foi compreendido com sentidos diferentes aos da arte. O esporte foi encarado como um dos objetos mais adequados moral burguesa da iniciativa privada que se consolidava com fora no sculo XIX. Conforme concebido, vai carregar ento marcas de um certo antiintelectualismo, claramente identificado na consolidao de certas representaes: o esporte masculino, a arte feminina, o esporte viril, a arte afeminada. Alm disso, o esporte se torna algo bastante popular, enquanto a arte, durante muitos anos permaneceu encarada, como afirmava John Dewey, como o salo de beleza da civilizao. A fala de Richard Shusterman bem ilustra o afastamento:

A arte , com efeito, colocada na quarentena dos museus, nas salas de concerto e de teatro, assim como nas salas de aula, longe de um acesso cotidiano, livre e casual. No somente a equao elitista arte=artes

maiores aliena e intimida muita gente a buscar satisfao nas belas-artes, como tambm lhes nega o reconhecimento da legitimidade artstica do divertimento, ou das assim chamadas artes menores que tanto agradam as pessoas4. No creio que facilmente chegaremos ao dia em que o esporte ser definitivamente considerado como arte. Entretanto, creio que ao afirmar que podemos compreender o esporte como uma forma de arte, a oitava arte, trabalhamos em vrias perspectivas: no sentido de chamar a ateno para certos preconceitos que podem ainda persistir; no sentido de compreender melhor nosso objeto de trabalho; no sentido de perceber de maneira mais precisa e multifacetada sua ocorrncia social; e fundamentalmente no sentido de argumentar que seu dilogo com a arte se deu no nvel de linguagens similares que trocaram, se interpenetraram. Enfim, no se trata de substituir grande pintores, cineastas, literatos, dramaturgos, danarinos e msicos pelos esportistas. Mas sim de considerar que os dribles de Garrincha, as piruetas de Daiane dos Santos e as cestas de Michael Jordan tambm devem ser observadas como performances similares s artsticas.

. SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte. So Paulo: Editora 34, 1998. p.250.

4. O ESPORTE E O CINEMA: DILOGOS UM EXEMPLO

Ao trmino do estudo dessa seo, voc deve ser capaz de: * Identificar as similaridades entre o esporte e o cinema, um exemplo das relaes entre esporte e arte.

Para que se compreenda e se visualize melhor as relaes entre esporte e arte, vamos aprofundar um pouco a discusso sobre uma das manifestaes artsticas: o cinema. Cinema e esporte esto entre as linguagens mais difundidas e acessadas no decorrer do sculo XX, no s nos seus espaos especficos (as salas de projeo e os estdios), como tambm em funo da ao dos meios de comunicao em geral. Devemos destacar o fato de que ambos, mesmo possuindo razes anteriores, so fenmenos tpicos da modernidade, se organizando a partir das mudanas culturais, sociais e econmicas observveis desde o fim do sculo XVIII e no decorrer do sculo XIX. Nesse contexto histrico, so claramente perceptveis as proximidades de cinema e esporte enquanto linguagens em construo5. Ambos constituem-se como poderosas representaes de valores e desejos que permeiam o imaginrio do sculo XX: a superao de limites, o extremo de determinadas situaes, a valorizao da tecnologia, a consolidao de identidades nacionais, a busca de uma emoo controlada, o exaltar de um certo conceito de beleza, tudo isso esteve constantemente presente nos filmes e nas competies organizadas. No surpreendente, com tantas semelhanas, que exista uma forte e longnqua relao entre esporte e cinema. Internacionalmente estima-se que j tenham sido
. Maiores informaes podem ser obtidas em: MELO, Victor Andrade de. Esporte e cinema: dilogos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. Relatrio de Pesquisa (Ps-Doutorado em Estudos Culturais). Disponvel em www.ceme.eefd.ufrj.br/cinema.
5

produzidos mais de 4000 filmes que de alguma forma tocam na temtica, alguns ocupando espao importante na histria do cinema, como Olympia, de Leni Riefestahl, e Kuhle Wampe ou a quem pertence o mundo? (1931), de Slatan Dudow, com roteiro de Bertold Brecht. No Brasil, as primeiras imagens de esporte podem ser encontradas em curtametragens realizados j no final do sculo XIX, como no documentrio produzido pelos irmos Segreto (1899) sobre festividades organizadas pelo Crculo Operrio Italiano de So Paulo. Entre muitas imagens, vemos as corridas e competies esportivas organizadas nas ocasies, e takes do Veldromo de So Paulo, um dos espaos esportivos pioneiros daquela cidade. de 1900 o curta mais antigo preservado sobre uma competio: Regatas em Botafogo, dos mesmos realizadores. Nos arquivos da Cinemateca Brasileira encontramos muitos curtas com imagens esportivas relacionadas ao remo (como Regatas na Ponte Grande, de 1907, So Paulo, Empresa J. Cateysson e As ltimas Regatas, de 1908, Rio de Janeiro, PhotoCinematographia Brasileira), ao turfe (como Grandes Prmios Derby Clube e o Dr. Frontin e Grande Prmio Jockey Clube, ambos realizados em 1910, no Rio de Janeiro), a clubes (como O Fluminense Futebol Clube, 1928, Rio de Janeiro, Lafayette Filme, e Festa Esportiva no Parque Antrtica, 1909, So Paulo, Empresa F. Serrador) e ao futebol (como Entrega das taas aos campees paulistas de futebol, 1907, So Paulo, Empresa J. Cateysson e Match internacional de futebol entre brasileiros e argentinos, produzido pela Photo-Cinematographia Brasileira, 1908), entre muitos outros esportes. Um nmero significativo de imagens podem tambm ser recuperadas nos jornais cinematogrficos, existentes em grande nmero at a inveno da televiso. Nesses

cine-jornais, o esporte era um dos assuntos mais filmados e exibidos. Estamos falando de programas como: Atualidades O Globo, Cinejornal Brasil, entre outros. Em decorrncia da importncia do esporte, logo surgiram os cine-jornais especficos, como O Globo Esportivo na Tela e o Esporte na tela. Isso sem falar na importante recente contribuio do Canal 100 (dcadas de 60, 70 e 80), programas onde o futebol era assunto de grande importncia, durante muitos anos exibidos antes dos longa-metragens. Esses programas merecem uma ateno especial, pelo papel que ocupam no formar do imaginrio brasileiro sobre o esporte. O esporte foi filmado sob dimenses jamais vistas, provavelmente no mundo inteiro. No que se refere aos longas-metragens, identificamos 154 filmes que tocam na questo do esporte. Em 57 deles o esporte o tema central ou ocupa lugar de grande importncia, em 54 filmes ocupa um importante espao e em 43 de alguma forma citado, mesmo no sendo central. Entre tais pelculas, no surpreendentemente mais de 80 so dedicadas ao futebol, esporte de maior popularidade no Brasil. Destacam-se tambm o surfe (8 filmes), o automobilismo (8 filmes) e o turfe (8 filmes). Tambm foram retratados o atletismo, o boxe, a capoeira, o jud, a natao, o remo, o rodeio, o tnis, entre outros6. O primeiro filme brasileiro onde o esporte assunto central foi produzido em So Paulo, no ano de 1926: Vcio e Beleza, dirigido por Antnio Tibiria. Sob o rtulo de filme cientfico, proibido para mulheres ou s para homens, era uma pelcula de forte carter moral, que narra a histria de um estudante de medicina, praticante de natao e atletismo, que apregoa as benesses do esporte para a sade, em contraponto com outro jovem que freqenta cabars e tem uma vida conturbada.

. A lista completa est disponvel em www.ceme.eefd.ufrj.br/cinema.

Em 1931, Gensio Arruda dirige Campeo de Futebol, uma homenagem aos jogadores da poca. Nesse mesmo ano, Reid Valentino (um pseudnimo de um ex-atleta de boxe) escreve o roteiro, estrela e dirige O Campeo. Nesses momentos iniciais podemos identificar ainda Alma e Corpo de Uma Raa (Milton Rodrigues, 1938), Futebol em Famlia (Ruy Costa, 1938), Gol da Vitria (Jos Carlos Burle, 1946), Copa do Mundo de 1950 (Milton Rodrigues, 1950). Entre os filmes que tocam na questo do esporte, alguns merecem destaque pela importncia na cinematografia nacional, como Rio 40 graus, de Nlson Pereira dos Santos, e Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade. Nesses filmes o esporte enfocado em outra dimenso, como fator de identidade na construo da nao.

5. COMO TRABALHAR O ESPORTE PELA E PARA A ARTE

Ao trmino do estudo dessa seo, voc deve ser capaz de: * Identificar possibilidades de incluir a arte em suas estratgias de trabalhar pedagogicamente com o esporte

Como trabalhar com manifestaes artsticas em nossas aulas de esporte? A primeira coisa a ter em mente que o esporte no precisa ser somente trabalhado em quadra. Obviamente que no devemos negar que a quadra o local por excelncia para trabalharmos com a prtica esportiva, mas tambm h possibilidades de trabalhar em outros espaos ou utilizando outras estratgias que no os elementos tcnicos e tticos do jogo. Podemos utilizar as manifestaes artsticas de forma multifacetada. Um das possibilidades seu uso para discutir algo ligado prtica esportiva em si: torcida, violncia, regras, entre outros. Outra possibilidade o uso para discutir algo ampliado, ligado por exemplo ao contexto poltico nacional. Chamaremos a primeira possibilidade de utilizao da arte para discutir a prtica esportiva em si e a segunda de utilizao da arte para uma discusso ampliada a partir do esporte. Ambas tratamse de uma educao pelo esporte a partir da arte. Existe ainda outra possibilidade de grande importncia, relacionada perspectiva de educao esttica: a utilizao da arte, a partir do esporte, para uma educao para a arte. J que estamos utilizando a arte para discutir algo ligado ao esporte, aproveitamos para trabalhar com nossos alunos os elementos da arte em si: as suas caractersticas, o movimento em que se insere, a caracterstica do artista.

importante que no utilizemos a arte somente como um meio de educao, mas tambm como um fim. Ela pode sim ser um veculo para discusso de muitos elementos e temticas, mas tambm em si um contedo. Estas dimenses devem ser trabalhadas de forma articuladas. Cremos que estas discusses ficaro mais claras ao percorrermos os exemplos abaixo.

5.1. Um exemplo com o cinema Suponhamos que muitos de nossos alunos desejam se tornar jogadores de futebol e isso acaba trazendo repercusses para nosso trabalho (cujo objetivo no formar atletas), tais como competitividade exacerbada, falta de tolerncia com os alunos menos habilidosos, entre outros. O filme Boleiros de Ugo Giorgetti (disponvel em muitas locadoras) narra um bate-papo entre jogadores e rbitros de futebol aposentados, onde colocam as dificuldades da carreira e os problemas que os afligem em sua aposentadoria. Em certo sentido o filme narra as iluses construdas ao redor do falso glamour que cerca a profisso de jogador de futebol. Poderamos ento passar esse filme para nossos alunos, elencando uma srie de questes a serem discutidas posteriormente. Vale a pena sempre, antes da exibio do filme, falar um pouco da obra do cineasta e situar os alunos na trama do filme, levantando algumas poucas questes a serem discutidas (observao: nesse momento devemos tomar cuidado para no sermos extremamente didticos; deve ser preservado um espao para que os alunos tirem suas concluses). Observamos que no se trata de direcionar rigidamente a discusso aps o filme, mas sim lanar questes provocadoras,

que estimulem os alunos a uma tomada de posio. Lembremos: vale a pena pensar em uma atitude de mediao. Estamos falando aqui, ento, da utilizao da arte para discutir a prtica esportiva em si. Aproveitando o segundo momento, podemos discutir um pouco dos aspectos estticos do filme, apresentar alguns elementos do cinema, discutir o cinema brasileiro, a distribuio de filmes, entre outros assuntos. Lembrando da postura de mediador, sugiro sempre que busquemos estimular que os alunos identifiquem essas diferenas por si, antes de ns definirmos exatamente do que se trata. A j estamos os estimulando a uma posio esttica crtica perante o que est sendo assistido. Estamos falando aqui da utilizao da arte, a partir do esporte, para uma educao para a arte. Vamos dar outro exemplo bem recente. No ms de abril, todos os jornais lembraram que h 30 anos atrs houve o golpe militar. Ser que no poderamos trabalhar esse fato histrico a partir do esporte? Poderamos projetar o filme Pr Frente Brasil, de Roberto Farias, que mostra a histria de um cidado comum que preso e torturado na mesma poca da Copa de 70, sugerindo que a populao brasileira ficava mais atenta ao futebol do que situao poltica e econmica. Poderamos aps o filme, seguindo o mesmo modelo anterior, levantar uma srie de questes para debate, relacionadas ao contexto histrico da poca. Nesse caso, falamos da utilizao da arte para uma discusso ampliada a partir do esporte. Nesse momento, tambm apresentaramos a importncia do filme, discutiramos as estratgias estticas, da obra do cineasta, da polmica que causou na poca. Mais uma vez falamos da utilizao da arte, a partir do esporte, para uma educao para a arte.

bvio que para implementar uma proposta dessa natureza, temos muitas coisas que devem ser consideradas:

a) Material Nosso local de trabalho deve possuir uma estrutura mnima que permita a projeo de filmes. No mnimo uma televiso e um vdeo-cassete. Uma sala facilita a assistncia do filme, mas nada impede que o projetemos em um espao aberto. A disponibilidade de filmes em VHS outro fator impeditivo. Uma sada a utilizao de material de televises educativas (Canal Futura, por exemplo) ou emprstimos de outras instituies.

b) A experincia de nossos alunos com cinema e seu grau de formao Este fator deve ser bem considerado na escolha dos filmes. Se nossos alunos no tm o hbito de ir ao cinema e/ou somente vem filmes pela televiso, devemos procurar inicialmente filmes que sejam mais agradveis, sob o risco de vermos esvaziadas as potencialidades desta atividade. Trata-se de um processo de educao cinematogrfica, um processo paulatino, que parte de filmes mais acessveis e aos poucos vai introduzindo narrativas menos comuns e mais elaboradas.

c) A idade de nossos alunos Esse outro fator importante e determinante na escolha dos filmes. Se estamos trabalhando com crianas, devemos trabalhar com filmes adequados faixa etria. Jovens costumam gostar de filmes com mais ao e com alguma emoo. Enfim, considerar as peculiaridades do pblico fundamental.

d) A formao do professor

Ns professores nem sempre somos preparados para trabalhar com os aspectos estticos dos filmes. Assim sendo, isso exige de ns uma preparao prvia, um trabalho de pesquisa para que possamos trabalhar adequadamente com nossos alunos

5.2. Um exemplo com a msica Poderamos aqui colocar a letra de muitas msicas nacionais que tematizam ou citam o futebol, mas vamos apresentar um pedao de uma letra pouco conhecida de um compositor importante (tambm no muito conhecido do grande pblico): Noel Rosa. Tarzan, o filho do alfaiate (Noel Rosa e Vadico, Samba-Choro, 1936) Quem foi que disse que eu era forte? Nunca pratiquei esporte Nem conheo o futebol. O meu parceiro sempre foi o travesseiro E eu passo um ano inteiro Sem ver um raio de sol A minha fora bruta reside Em um clssico cabide J cansado de sofrer, Minha armadura de casimira dura Que me d musculatura Mas que pesa e faz doer (...) De lutas eu no entendo abacate Pois o meu grande alfaiate No faz roupa pra brigar Sou incapaz de maltratar uma formiga No h homem que consiga Nos meus msculos pegar Cheguei at a ser contratado Pra subir em um tablado Pra vencer o campeo Mas a empresa, pra evitar assassinato Rasgou logo meu contrato Quando me viu sem roupo

Imaginemos quantas questes no podem ser discutidas a partir dessa msica! Entre as mais flagrantes, a questo dos modelos corporais (fortes e harmnicos). Alis, esse foi o impulso de Noel Rosa ao compor a letra/msica, exatamente em um momento de nossa histria em que comearam a ser valorizados os portes fsicos avantajados. Ao trabalhar com essas questes desencadeadas pela letra, estamos falando da utilizao da arte para discutir a prtica esportiva em si. Mas tambm, dependendo de nossa opo pedaggica, se formos aproveitar para discutir o perodo histrico como um todo, podemos tambm falar de utilizao da arte para uma discusso ampliada a partir do esporte. Juntamente com isso, poderamos apresentar o compositor, o samba brasileiro, contribuindo para que nossos alunos tenham acesso a msicas que normalmente no tocam nas rdios e/ou programas de televiso. Falamos ento da utilizao da arte, a partir do esporte, para uma educao para a arte. Mais ainda, podemos articular a experincia das msicas com outras linguagens e outras formas de movimentao corporal. possvel desenvolver uma atividade de teatro com nossos alunos a partir da letra. Ou implementar aulas de dana, tendo o samba como tema. As ressalvas e dificuldades para implementar esta proposta? As mesmas do exemplo anterior.

5.3. Um exemplo com a literatura J que antes trabalhamos com exemplos de artistas brasileiros, vamos agora dar um exemplificao de um grande escritor latino-americano: Eduardo Galeano. Vejamos

um extrato de uma de suas crnicas, retirada de um livro integralmente dedicado ao futebol7. O rbitro O rbitro arbitrrio por definio. Este o abominvel tirano que exerce sua ditadura sem oposio possvel e o verdugo afetado que exerce seu poder absoluto com gestos de pera. Apito na boca, o rbitro sopra os ventos da fatalidade do destino e confirma ou anula os gols. Carto na mo, levanta as cores da condenao: o amarelo, que castiga o pecador e o obriga ao arrependimento, ou o vermelho, que o manda para o exlio. Os bandeirinhas, que ajudam, mas no mandam, olham de fora. S o rbitro entra em campo; e com toda razo se benze ao entrar, assim que surge diante da multido que ruge. Seu trabalho consiste em se fazer odiar. nica unanimidade do futebol: todos o odeiam. vaiado sempre, jamais aplaudido. (...) s vezes, raras vezes, alguma deciso do rbitro coincide com a vontade do torcedor, mas nem assim consegue provar sua inocncia. Os derrotados perdem por causa dele e os vitoriosos ganham apesar dele. libi de todos os erros, explicao para todas as desgraas, as torcidas teriam que invent-lo se ele no existisse. Quanto mais o odeiam, mais precisam dele. Durante mais de um sculo, o rbitro vestiu-se de luto. Por quem? Por ele. Agora, disfara com cores.

A questo das regras e do cumprimento de regulamentos uma das mais polmicas entre as que envolvem a prtica esportiva. Ao redor dessa questo se encontram vrias outras dimenses, como a violncia, desencadeada por alguma reao negativa a alguma deciso, sem falar de valores como honestidade, justia, entre outros. Na verdade, podemos afirmar, nesse sentido, que os campos de futebol de alguma forma apresentam os desafios e paradoxos de construo de uma sociedade democrtica. J pensaram quantos debates no podem ser implementados com essa bela crnica de Eduardo Galeano? Tanto aqueles ligados prtica esportiva em si (logo estamos falando da utilizao da arte para discutir a prtica esportiva em si) quanto

. GALEANO, Eduardo. Futebol ao sol e sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995.

sociedade como um todo (portanto, trata-se de utilizao da arte para uma discusso ampliada a partir do esporte). Alm disso, seguindo a proposta de utilizao da arte, a partir do esporte, para uma educao para a arte, podemos apresentar este autor, sua importncia para a literatura latino-americana etc. Ateno: existe a possibilidade de alguns de nossos alunos terem dificuldades de entender o material literrio utilizado por no estarem afeitos ao estilo e mesmo por desconhecerem algumas palavras. importante, ento, trabalhar tambm essas questes relacionadas ao vocabulrio e ao domnio do que est escrito.

Bem, esses so apenas pequenos exemplos de possibilidade de se trabalhar o esporte a partir da arte. Obviamente que no fcil atuar nessa perspectiva, mas fcil seria manter os modelos tradicionais. A vontade de cada professor parece ser uma molamestra importante. E os resultados obtidos, podem ser notveis!

6. ESTTICA, BELEZA E CORPO

Ao trmino do estudo dessa seo, voc deve ser capaz de: * Entender que ao trabalhar com os aspectos estticos, pode contribuir para que os alunos questionem um determinado modelo de beleza corporal, difundido com muita nfase pelos meios de comunicao; * Entender como esse determinado modelo de corpo est relacionado com estratgias de mercadorizao do corpo e de controle social.

Para concluir nosso estudo, vale a pena discutirmos um pouco as relaes entre esttica, beleza e corpo. Como vimos anteriormente, pode-se observar um denotado aumento da exposio corporal de atletas. Na verdade, podemos identificar o auge de um processo que tem seu incio nos anos finais do sculo XIX, quando a espetacularizao do corpo passa a ser algo buscado e estimulado pela sociedade de consumo que comeava a se estruturar. Se antes o corpo estava escondido, envergonhado, camuflado, em funo das injunes de natureza religiosa, a partir da modernidade ele passa a ser cada vez mais exposto, tornando-se continuamente um dos principais produtos difundidos pela indstria cultural. Basta darmos uma olhada nas televises para ver como o corpo est constantemente presente nas propagandas e sua exibio freqente nos programas televisivos. Isso significou exatamente um maior respeito pelo corpo e uma possibilidade de libertao dos rgidos controles sociais? No exatamente. bvio que alguns avanos so notveis e no devem ser negados. Mas transformado em produto de compra e venda, com um parmetro aproximadamente homogneo difundido com vigor pelos

meios de comunicao (mesmo que devamos reconhecer quem em funo da moda, tais modelos mudem de tempos em tempos), o corpo tem se transformado antes em um objeto de desejo inalcanvel do que em uma dimenso fundamental de prazer e de reconhecimento das subjetividades. Com uma esttica nica sendo difundida, gera-se um mecanismo de presso para nossos adolescentes e adultos, o que muitas vezes constitui-se em obsesso pelo alcance de uma beleza idealizada; um problema nunca satisfatoriamente sanvel, um motivo potencial de infelicidade. Assim, em decorrncia disso, podemos identificar reflexos perversos das mais diversas ordens, tais como: a ocorrncia de acidentes por excesso de atividades fsicas, a utilizao de substncias ilegais para alcance de um modelo de corpo, o crescimento do nmero de afetados por doenas ligadas nutrio, como a bulimia e anorexia, entre outros. Esse uma dimenso que no pode ser negligenciada em nossas propostas pedaggicas com o esporte. No nos cabe difundir um modelo corporal nico, pautado em um conceito de beleza esttica homognea. Antes, devemos contribuir para que nossos alunos reconheam seu corpo como dimenso importante para a constituio de suas subjetividades. Devemos contribuir para que nossos alunos no aceitem a necessidade de imposio de um nico parmetro, descobrindo que a beleza algo multifacetada, no relacionada somente ao conceito clssico e que no pode servir como uma camisa de fora. Mais ainda, que entendam as estratgias comerciais e de estmulo ao consumismo que se organizam ao redor desse processo, que em ltima instncia so

facetas disfaradas de um enorme controle social e fonte de infelicidade que no deve ser por ns assumida de forma linear. Por certo, assim como desde a arte moderna outros parmetros de beleza tm sido construdos, temos grandes possibilidades de contrapor esse processo de manipulao e alienao estimulando nossos alunos a melhor se reconhecerem e aceitarem com nfase que as diferenas so comuns e necessrias, lembrando sempre que estas no devem se constituir em motivos para qualquer tipo de preconceito, discriminao e esteretipo. Vale a pena lembrar de Caetano Veloso, quando lembra em uma de suas canes que de perto ningum normal, e do saudoso Gonzaguinha, que nos convocava a reconhecer que cada um sabe a dor e a delcia de ser o que .

7. BIBLIOGRAFIA a) Referncias citadas no texto: GALEANO, Eduardo. Futebol ao sol e sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995. GRAHAM, Gordon. Filosofia das artes. Lisboa: Edies 70, 1997. MELO, Victor Andrade de. Esporte e cinema: dilogos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. Relatrio de Pesquisa (Ps-Doutorado em Estudos Culturais). Disponvel em www.ceme.eefd.ufrj.br/cinema. SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte. So Paulo: Editora 34, 1998. p.250. VZQUEZ, Adolfo Snchez. Convite esttica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. b) Mais informaes sobre algumas dimenses tericas trabalhadas neste texto: BOURDIEU, Pierre. Como possvel ser esportivo? In:________. Questes de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. CEVASCO, Maria Elisa. Dez lies sobre estudos culturais. So paulo: Boitempo, 2003. ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educao tambm. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autntica, 2001. HAUG, Wolfgang Fritz. Crtica da esttica da mercadoria. So Paulo: Editora da UNESP, 1997. JIMENEZ, Marc. O que esttica? So Leopoldo: Ed. Unisinos, 1999 MELO, Victor Andrade de. Educao esttica e animao cultural. Licere, Belo Horizonte, v.5, n.1, p.101-112, 2002a. SCHILLER, Friedrich. A educao esttica do homem. So Paulo: Iluminuras, 1995. WELSCH, Wolgang. Esporte visto esteticamente e mesmo como arte? In: ROSEFIELD, Denis (org.). tica e Esttica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. c) Mais informaes sobre algumas manifestaes artsticas: CAMPOS, Paulo Mendes. O gol necessrio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. COSTA, Antonio. Compreender o cinema. So Paulo: Globo, 1989.

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. So Paulo: Perspectiva, 2001. HOVING, Thomas. Arte para dummies. Rio de Janeiro: Campus, 2000. MARQUES, Isabel. Ensino de dana hoje. So Paulo: Cortez, 2001. MARQUES, Isabel. Danando na escola. So Paulo: Cortez, 2003. MAURCIO, Ivan. 90 minutos de sabedoria. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. METZLER, Marta. Tempo de futebol. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998. OLIVEIRA, J, GARCEZ, Luclia. Explicando a arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. OLIVEIRA, J, GARCEZ, Luclia. Explicando a arte brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. PEDROSA, Milton. Gol de letra: o futebol na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Gol editora, 1967. PROENA, Ivan Cavalcanti. Futebol e palavra. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1981. RAMOS, Ricardo (org.). A palavra futebol. So Paulo: Scipione, 1990. RODRIGUES, Nlson. sombra das chuteiras imortais: crnicas de futebol. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. RODRIGUES, Nlson. A ptria em chuteiras. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. RODRIGUES FILHO, Mrio. O sapo de arubinha. So Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Das könnte Ihnen auch gefallen