Sie sind auf Seite 1von 21

Veterinarian Docs

www.veterinariandocs.com.br

Bioqumica Metablica

Metabolismo de Lipdios
Digesto monogstrica: os triacilgliceris (TAG), provenientes da dieta so degradados no estmago, pelo HCl, e no pncreas pela lpase pancretica. Os cidos biliares (fgado) agem sobre os TAG e cidos graxos (AG) livres para fazerem a emulsificao. Para isso so formadas as micelas, que so amadas de fosfolipdeos envolvendo os TAG e AG livres. A emulsificao feita pelos movimentos peristlticos do intestino. As clulas intestinais captam os monoacilgliceris(MAG) e os diacilgliceris(DAG) e parte dos AG livres e fazem uma reesterificao, ou seja, a clula forma um novo TAG.

-Ciclo Exgeno: fora do fgado, usado o lipdeo consumido. Os novos TAGs saem do intestino pelo quilomcron. Os quilomcrons caem na corrente sangunea. O sangue chega aos tecidos que possuem a lipoprotena lpase, que quebra os TAGs em AG que ficam no tecido e em glicerol que fica no sangue. O quilomcron chega ao fgado, chamado de quilomcron remanescente. Os AG livres (que sobram) so absorvidos no intestino e passam para o sangue onde so transportados pela Albumina. -Ciclo Endgeno: o VLDL sa do fgado e passa para os tecidos. Os tecidos tm as lipoprotenas lpases que captam os cidos graxos,e o colesterol que vai para os tecidos e o glicerol que vai para o sangue. Nos tecidos o VLDL(contm TAG e colesterol) se transforma em IDL, que passa novamente pelos tecidos e se transforma em LDL (perde TAG e fica com praticamente s colesterol). O LDL rico em colesterol, pode ser captado pelo fgado novamente. H outras clulas que captam LDL quando ele est em excesso, como por exemplo, as clulas que formam os ateromas, podendo causar a arteriosclerose e outro problemas cardacos, com o AVC e o infarto. -HDL: produzido no intestino e no fgado. O HDL coleta o excesso de colesterol retido nos outros tecidos e leva tudo para o fgado. No fgado o colesterol usado para
1
www.veterinariandocs.com.br

produzir cidos ou sais biliares que vo fazer a emulsificao, ou digesto, de outros lipdeos. O excesso de colesterol que no possvel transformar em sal biliar, pode precipitar e formar as chamadas pedras na vescula. Tipos de anticoagulantes: -EDTA: anticoagulante para hematologia -Heparina: anticoagulante para determinao de perfis metablicos -Citrato de Sdio: anticoagulante que quebra o clcio e forma um complexo impedindo a coagulao -Fluoreto: anticoagulante para dosagem de glicose, pois inibe a gliclise. TAG endgeno: usado no jejum TAG exgeno: usado no perodo absortivo. -Os lipdios da dieta (absorvidos no intestino) e aqueles sintetizados endogenamente so distribudos aos tecidos pelas lipoprotenas. Os TAGs so os lipdios mais abundantes da dieta e constituem a forma de armazenamento de todo o excesso de nutriente, mesmo se ele tiver sido ingerido na forma de CHO, protenas e mesmo de lipdios. Representa a maior reserva de energia do organismo. Como so compostos mais reduzidos que os CHOs, sua oxidao apresenta rendimento maior. Os TAGs so armazenados nas clulas adiposas (adipcitos). -Degradao de Triacilgliceris: A lipase, em presena de gua, hidrolisa os TAGs em AG e glicerol. TAG + gua
lipase

Glicerol + Ac. Graxos

Os AG dos adipcitos so transportados pelo sangue ligados albumina, e utilizados pelos tecidos, incluindo fgado e msculos, como fonte de energia. O tecido nervoso e hemcias so excees, por que obtm energia exclusivamente da oxidao da glicose. O TAG da dieta, transportados pelos quilomcrons, so hidrolisados pela lpase lipoproteca, gerando glicerol e AG. O glicerol no pode ser reaproveitado pelos adipcitos porque eles no tem a enzima glicerol quinase, sendo ento liberado na circulao. O fgado e outros tecidos tm esta enzima e convertem o glicerol glicerol3P + ADP que transformado em diidroxiacetonaP que vai para a via glicoltica ou para a gliconeognese. -Degradao dos cidos Graxos: (ativao, transporte e oxidao) Para a sua oxidao, os AG so ativados e transportados para a matriz mitocondrial. No citossol o AG sofre um processo de ativao reagindo com ATP e

2
www.veterinariandocs.com.br

formando o Acil- CoA, que a forma ativada e um composto rico em energia (processo irreversvel). A membrana interna da mitocndria impermevel a Acil-CoA. Por isso o AcilCoA se liga a carnitina(derivada de aminocido). A acil-carnitina sofre hidrlise, sendo quebrada em acil e carnitina, o grupo acil se liga ao CoA(que passa livremente pela membrana da mitocndria) formando a Acil-CoA, agora dentro da mitocndria e a carnitina volta para o espao inter-membranoso. A Acil- CoA oxidada Acetil-CoA, produzindo NADH e FADH2, na matriz mitocondrial. -Ciclo de Lynen ou -oxidao: 1-Para cidos Graxos Saturados: O Acil-CoA sofre reao de oxido-reduo, que reduz o FAD FADH2. Esses 2 hidrognios que vo para o FAD, tm um de cada carbono (C e C) e provocam a formao de uma dupla ligao entre os carbonos, formando o Trans-2-enoil-CoA (trans: 1H para cada lado dos carbonos, 2: insaturao no carbono 2, enoil: tipo de ligao). O trans-2-enoil-CoA reage com gua e forma um lcool, que por outra reao de oxido-reduo, agora do NAD+ gera uma cetona. Esta cetona quebrada e forma 2 estruturas, uma liberada na forma de Acetil-CoA e a outra se ligad ao HSCoA para novamente formar o Acil-CoA, com n-2 carbonos. O Acil-CoA formado no final de cada ciclo tem sempre 2 carbonos a menos, e ele reinicia o ciclo at restarem 2 ou 3 carbonos, dependendo do n de carbonos do AG inicial. 1.1-N par de carbonos: 16C iniciaisd 7 voltas no ciclo de Lynen, formando 7 acetil-CoA, sobrando 1 acil-CoA que tem 2C. 18C iniciaisd 8 voltas no ciclo de Lynen, formando 8 acetil-CoA e sobra 1 acil-CoA com 1C. A oxidao do Ac. Palmtico produz 129 ATP. Em cada volta do ciclo de Lynen, h a produo de 1 FADH2, 1 NADH e 1 acetil-CoA. 1.2-N mpar de carbonos: A -oxidao dos AG com n mpar de carbonos, produz propionil-CoA que convertido em Succinil-Coa (que vai para o C.K.) 17C iniciais: d 7 voltas no ciclo de Lynen, formando 7 acetil-CoA e sobram 3C que originam o propionil-CoA. Para n par de C: todo o acetil-CoA formado vai para o C.K.

3
www.veterinariandocs.com.br

Para n mpar de C: todo o acetil-CoA formado vai para o C.K. e o propionil forma o Succinil-CoA que tambm vai para o C.K. 2-Para cidos Graxos Insaturados: Aps remoo de algumas unidades de 2C (acetil-CoA) pelo ciclo de Lynen, o AG insaturado pode originar 2 tipos de enoil-CoA, conforme a posio da dupla ligao. Se a dupla ligao for de n mpar, forma-se cis3enoilCoA, se for n par forma cis4enoilCoA. Ambas sero convertidas em trans2enoilCoA, o intermedirio insaturado que pode entrar na -oxidao. 3-cidos Graxos Ramificados (plantas): Ac.fitmico: possui metil no C C (passa a ramificao para o outro carbono para que possa fazer a -oxidao).

Corpos Cetnicos
No fgado o Acetil-CoA pode ser convertido corpos cetnicos, oxidados por tecidos extra-hepticos. Produzido pelo organismo em baixssima escala. O fgado faz corpo cetnicos no jejum prolongado, que utilizado por vrios rgos e tecidos. Quando o organismo NO est em jejum, os AG so transformados em Acetil-CoA e glicose em acetil-CoA e oxalacetato. Estes 2 mecanismos andam juntos. O Acetil-CoA com o oxalacetato forma o Citrato, que entra no C.K. No jejum prolongado falta oxalacetato que no pode se ligar ao Acetil-CoA para formara Citrato, ento sobra Acetil-CoA. O Acetil-CoA no entra na clula, precisa ser transformado em corpos cetnicos. -Formao de Corpos Cetnicos (fgado): No fgado, uma pequena quantidade de acetil-CoA normalmente transformado em acetoacetato e -hidroxibutirato. O acetoacetato sofre descarboxilao originando Acetona. Os 3 compostos so chamados em conjunto de corpos cetnicos, e sua sntese de cetognese. Esta ocorre na matriz mitocondrial atravs da condensao de 3 molculas de acetil-CoA em 2 etapas. O acetoacetato e o -hidroxibutirato so reaproveitados. Eles caem na corrente sangunea e chegam at os tecidos. Nos tecidos acontecem as reaes inversas do que acontecem no fgado, os corpos cetnicos so transformados em acetil-CoA que entra para o C.K. Acetoacetato e -hidroxibutirato so corpos cetnicos utilizados para levar carbonos oxidados para os tecidos. Os corpos cetnicos so formados quando ocorre reduo drstica de CHO (jejum ou dieta) ou em distrbios metablicos (diabetes). Quando a produo ultrapassa o aproveitamento pelos teciso extra-hepticos ocorre, a CETOSE, caracterizada por uma [ ] elevada de corpos cetnicos no plasma (cetonemia)

4
www.veterinariandocs.com.br

e na urina (cetonria). Um outro sintoma de indivduo com cetose o odor de acetona do seu hlito. Como os outros dois compostos so cidos, resulta numa acidose. A produo de corpos cetnicos normalmente elevada quando a degradao de TAG no acompanhada pela degradao de CHO. Na ausncia de CHO, diminui a concentrao de piruvato e consequentemente sua converso oxalacetato. A oxidao do acetil-CoA pelo C.K. fica ento impedida. A acetil-CoA acumulada condensa-se formando corpos cetnicos. Os corpos cetnicos so formados no fgado e oxidados principalmente pelo msculo e corao. No jejum prolongado passa a ser utilizado pelo crebro. -Sntese de cidos Graxos:

A 1 etapa da sntese de AG o transporte de acetil-CoA(o acetil-CoA junta-se com o oxalacetato proveniente da carboxilao do piruvato e formam o citrato, assim sendo permevel a membrana da mitocndria, quando chega no citossol, o citrato quebrado em acetil-CoA e oxalacetato) para o citossol (onde ocorre a sntese).

5
www.veterinariandocs.com.br

Nos mamferos, os AG so sintetizados a partir de CHO e do excedente de protena da dieta. A sntese de AG tem o acetil-CoA e o malonil-CoA como doadores de carbono e o NADPH como agente redutor. A sntese de AG consiste na unio seqencial de unidade de 2 carbonos: a 1 unidade proveniente do acetil-CoA e todas a subseqentes, do malonil-CoA. Formado por carboxilao do acetil-CoA. A sntese composta de 6 enzimas e ocorre no citossol. Inicia-se com a transferncia do radical acetil da acetil-CoA para o ACP (protena no-enzimtica, carregadora de acila). Este radicail (-CoA) em seguida transferido para o grupo SH de um resduo de cistena de outra enzima. O ACP agora livre pode receber o radical malonil. Condensa-se o grupo acetil com o malonil, com liberao de CO2. O NADPH usado como doador de eltrons. A repetio do ciclo por mais 5 voltas (perfazendo um total de 7 voltas) leva a formao de palmitoil-ACP, o produto final da sntese de AG. O butiril-ACP que formado entra na sntese de AG, no lugar do acetil-ACP. A sntese de AG catalisada por uma sistema enzimtico, denominado sintase de cidos graxos. Cada volta que o butiril-ACP d, adiciona 2C, gerando AG saturados. Depois do condensamento do molonil com o acetil, h a ao de 4 enzimas, formando o butiril-ACP. A seqncia das reaes da sntese de AG inversa a seqncia das reaes de oxidao pelo ciclo de Lynen. Os processos se diferenciam-se, entretanto, quanto as enzimas, coenzimas utilizadas, o compartimento celular aonde se processam e o suporte da cadeia carbnica (CoA ou ACP) Os animais possuem as enzimas dessaturases, que conseguem fazer insaturaes 4,5,6,7,9 logo produz AG insaturados como por exemplo, o Ac. Palmitolico e Ac. Olico. Animais no conseguem fazer insaturao no C12 e 15. Assim esse AG so chamados de essenciais. Como por exemplo, o Ac. Linolico e Ac. Linolnico. Estes dois AG produzem o linolnico que produz o Ac. Araquidnico (citossol ou fosfolipideos da membrana) que pela fosfolipase formar prostaglndinas, prostaciclinas, tromboxonas e leucotrienos. O Ac. Palmtico o precursor utilizado para a formao de AG saturados mais longos ou insaturados. Os AG insaturados contribuem para a fluidez adequada das membranas celulares e para o transporte de colesterol.

6
www.veterinariandocs.com.br

-Sntese de Triacilgliceris:

Os precursores so o glicerol3P e o acil-CoA (derivado de AG). No tecido adiposo o glicerol3P formado por reduo da diidroxiacetonaP, obtida a partir da glicose. No fgado existe uma via alternativa para obteno de glicerol 3P, a fosforilao do glicerol. Na via glicoltica, a glicose gera diidroxiacetona P e assim gera glicerol3P. O fgado, com reserva de glicerol, com gasto de ATP, tambm produz glicerol 3P. A partir deste intermedirio comum, so feitas adies sucessivas de AG, por diferentes enzimas, para formar TAG que ser armazenada nas clulas adiposas. O
7
www.veterinariandocs.com.br

fgado e o tecido adiposo so os principais responsveis pela converso de AG em TAG. Os fosfatidato e o diacilglicerol so intermedirios comuns via de sntese de fosfolipdeos tambm. Com o glicerol 3P formado, h adies sucessivas (3 vezes) do radical Acil (Acil-CoA) para formar o TAG. -Metabolismo de Colesterol: A sntese gasta 18 ATPs. O colesterol do organismo pode ser obtido atravs dos alimentos ou por sntese endgena. Os principais rgos responsveis pela produo de colesterol so o fgado e o intestino. O Acetil-CoA o precursor de todos os C presentes no colesterol (C27), e o agente redutor o NADPH. O excesso de carbonos (Acetil-CoA) vindos da alimentao forma colesterol (produzido por clulas animais). -Sntese: No citossol, 2 molculas de Acetil-CoA se condensam formando o acetoacetilCoA. Este composto recebe mais uma molcula de Acetil-CoA e forma o HMG-CoA (6C). O HMG-CoA reduzido Mevalonato, custa de 2 NADPH. O Mevalonato com gasto de 3ATP, sofre descarboxilao (perda de CO2) e forma o Isopentinil Pirofosfato resultando no Esqualeno (30C). H sada de 3 CH3(metil), os anis so fechados assim, ficando a estrutura com 27C o Colesterol. O colesterol formado, participar da formao de membranas, lipoprotenas, sais biliares, hormnios esterides (cortisol) e vitamina D (colicalciferol). Sais biliares: tem como funo emulsificao e solubilizao de lipdeos e vitaminas lipossolveis, facilitando a digesto e absoro. A inibio da reabsoro de sais biliares aumenta a converso de colesterol em sais biliares, este o princpio de algumas drogas para reduzir o colesterol plasmtico. Os principais hormnios esteridicos so os corticosterides, produzidos no crtex da supra-renal e os hormnios sexuais produzidos nas gnadas. Os corticosterides regulam o metabolismo de protenas, CHO e eletrlitos. O cortisol (hidroxicortisona) e seus derivados so largamente utilizados como agentes antiinflamatrios por inibirem (inibem a fosfolipase, diminuindo a disponibilidade de ac. Araquidnico) a sntese de eicosanides.

8
www.veterinariandocs.com.br

Metabolismo de Aminocidos e Protenas


Uma conseqncia importante do turnover (renovao) protico restar sempre uma certa quantidade de aminocidos no utilizados, porque o conjunto de aa originados das protenas que esto sendo degradadas nunca igual ao conjunto de aa necessrias para compor as protenas que esto sendo sintetizadas. Como no h meios de armazenar aminocidos excedentes, eles so oxidados e seu nitrognio excretado. Os aminocidos presentes nas clulas animais originam-se das protenas da dieta (exgenas) e das protenas endgenas. Os aminocidos so precursores de todos os compostos nitrogenados no-protecos (bases nitrogenadas, aminas). -Catabolismo: degradao das protenas e depois dos aminocidos. Dividido em 2 partes: -protenas exgenas (alimentao) -protenas endgenas (dentro das clulas) 1-Exgenas: no preparo do alimento a protena desnaturada (fogo). Ao chegas ao estmago, a protena sofre hidrlise cida pelo HCl. Proteases e peptidases, liberadas pelo pncreas, quebram as protenas e peptdeos, respectivamente, liberando aminocidos. Os aminocidos de modo ativo so absorvidos pelo intestino. A membrana das clulas intestinais tem transportadoras de aminocidos. J dentro das clulas intestinais os aminocidos so utilizados pela prpria clula ou, a maior parte jogada na corrente sangunea. As proteases so armazenadas no pncreas de modo inativo, chamado zimgeno. Quimiotripsina (ativa) quimiotripsinognio (inativo) Tripsina (ativa) tripsinognio (inativo) 2-Endgenos: as protenas esto em constante renovao (turnover), o que faz o equilbrio dos aminocidos. A protelise (quebra das protenas) acontece em 2 locais da clula, nos lisossomos e nos proteossomos. -Lisossomos: so degradadas as protenas ativas, mas que precisam em algum momento desaparecer. Elas conseguem chegar ao lisossomo porque sofrem um processo de ubiquitinao. A protena recebe a molcula de ubiquitina, que uma marcao, para ser degradada. Liberada ento, aminocidos dentro da clula. *Catepsina: protena auxiliar da degradao de protenas no lisossomo. -Proteossomos: degradam protenas com defeito ou velhas marcadas pela ubiquitina. *Chaperonas ou Chaperoninas: reconhecem o enovelamento errado das protenas.

9
www.veterinariandocs.com.br

-Degradao de aminocidos: Compreende a remoo do grupo amino e a oxidao da cadeia carbnica remanescente (-cetocido). O grupo amino convertido uria e as 20 cadeias carbnicas resultantes so convertidas a compostos comuns ao metabolismo de CHO e lipdios, ou seja, piruvato, acetil-CoA e intermedirios do C.K. Aminocidos proteinognicos so 20, e fazem as protenas de todos os organismos.
Parte carbnica

Parte amino

-Parte Carbnica: convertido ao -cetocido (aminocidos que perdeu amino). So precursores de compostos do CK (acetil-CoA, -cetoglutarato, piruvato, succinil-CoA, fumarato e oxalacetato). -Parte Amino: 12 dos 20 aminocidos seguem:
Transaminase=aminotransfetrase

Aminocido + -cetoglutarato

-cetocido + glutamato

A aminotransferase apresenta como coenzima a vitamina B6. O glutamato pode seguir 2 caminhos: 1-Caminho da Transaminao: Glutamato + oxalacetato aspartato + -cetoglutarato (vai para o C.K.)

Aspartato aminotransferase

2-Caminho da Desaminao
Glutamato + NAD+ ou NADP+ + gua -cetoglutarato + NADH ou NADPH + NH4+

Glutamato desidrogenase

10
www.veterinariandocs.com.br

A ao combinada das aminotransferases e da glutamato desidrogenase resulta na convergncia do grupo amino da maioria dos aa para 2 compostos nicos: NH4+ e aspartato. O -cetoglutarato vai para o C.K. A uria (produzida no fgado) sintetizada a partir de (NH4+ e aspartato): sendo esses compostos que disponibilizam os 2 tomos de N da uria e (HCO3-): que d origem ao carbono da uria. Na mitocndria, o on amnio reage com o on bicarbonato com gasto de 2 ATPs, formando o Carbamoil fosfato. Uria: excreta protico da urina Ac. rico: provm do metabolismo de nucleotdeos e esta presente na urina. Quando o ciclo da uria se junta com o C.K. h gasto de 1 ATP, pois cada NADH produz 3ATPs. O carbamoil fosfato reage com a ornitina (aa no-proteinognico) e forma a Citrulina, que transportada para o citossol. A citrulina se liga ao aspartato (que veio da transaminao, para doar amino), com gasto de 2 ATPs, formando a Argino Succinato. A arginosuccinato se quebra formando o Fumarato, que liberado, e a Arginina que quebrada em ornitina, que volta ao ciclo e em Uria, que vai para a corrente sangunea, e filtrado pelos rins e eliminado na urina. Gasto final de 4 ATPs. Porm o fumarato que foi liberado no ciclo, pode ser convertido oxalacetato (C.K.) que por transaminao, forma o Aspartato. Neste caminho, a malato desidrogenase produz 1 NADH, que forma 3ATPs atravs da fosforilao oxidativa, reduzindo apenas para 1 ATP a energia consumida na sntese da uria. A glutamina e a alanina so os transportadores de amnia para o fgado. O NH4+ produzido nos outros tecidos precisa chegar at o fgado para ser metabolizado, ento incorporada em compostos no-txicos, a glutamina em tecidos extra-hepticos e alanina no msculo. Glutamato + NH4+ + ATP -Sntese de Aminocidos: O nitrognio se origina da atmosfera. Os vegetais e muitas bactrias so capazes de sintetizar todos os aminocidos. O grupo amino obtido a partir da amnia e a cadeia carbnica a partir dos CHOs. Os animais dependem do suprimento externo de aminocidos j prontos. Converso de N2 em NH3: fixao do nitrognio. N2 + 8e + 8H + 16ATP + 16gua 2NH3 + 16 (ADP + Pi) + H2 Glutamina + ADP + Pi + H+

11
www.veterinariandocs.com.br

O complexo nitrogenase sensvel ao oxignio. Este problema resolvido pela presena de uma protena com alta afinidade pelo oxignio, a Leghemoglobina, que contm um grupo heme. Ela pega o oxignio do solo ajudando na atuao da nitrogenase. Bactrias do gnero azobacter e rhizobium transformam N2 em NH3. As do gnero nitrossomas e nitrobacter transformarm NH3 em NO3-, nitrato que fica no solo. Plantas e bactrias utilizam NO3- em excesso do solo e transformam novamente em NH3 (amino) e posteriormente em aminocidos que sero utilizados pelos animais superiores. Os animais superiores obtm todo o nitrognio necessrio para sntese de seus compostos nitrogenados (protenas, cidos nuclicos, fosfolipdeos) na forma de aminocidos, sintetizados por outros organismos. Bactrias degradam organismo mortos liberando NH3 que ser convertido nitrato e nitrito. Algumas bactrias conseguem converter estes compostos nitrognio atmosfrico. O processo de sntese protica requer que estejam presentes na clula, simultaneamente, todos os 20 aminocidos. Dos 20 aminocidos, 9 devem vir obrigatoriamente da dieta (essenciais). Glutamato e glutamina so os doadores de N2 para a sntese de aminocidos.

Ciclo de Krebs
No faz reaes anaplerticas, e ocorre dentro da mitocndria (na matriz mitocondrial). CHOglicose Protenaaminocidos TAGAG O acetil-CoA constitui o ponto de convergncia degradativo de carboidratos, aminocidos e cidos graxos. Completando o catabolismo destes compostos, a acetilCoA ser totalmente oxidada CO2, pelo ciclo de Krebs, com a produo de coenzimas reduzidas. O C.K. produz grande nmero de compostos utilizados como precursores para biossnteses. -Funes: originar coenzimas reduzidas que sero utilizadas na cadeia transportadora de eltrons. E formao de precursores para biossnteses. Os AG no produzem CHO, pois perdem CO2 no ciclo de Krebs e no ocorre gliconeogenese. O CK composto de 2 partes, uma catablica e outra anablica. 1-Catablica: matriz mitocondrial.
Acetil- CoA

12
www.veterinariandocs.com.br

Os 2 carbonos do acetil-CoA se unem ao oxalacetato (4C) pela enzima citrato sintase (irreversvel) formando o citrato (6C) liberado o CoA. O citrato sofre uma modificao estrutural, formando o isocitrato. O isocitrato desidrogenase reduz o NAD+. Ocorre uma reao de descarboxilao e formalo de -cetoglutarato (faz parte do metabolismo de aa). Ocorre uma nova reao de descarboxilao pela enzima cetoglutarato desidrogenase (irreversvel), entrando CoA e formando o Succinil-CoA (precursor do grupo heme). A succinil-CoA sintase une o GDP ao fosfato gerando uma molcula de GTP, a CoA sai e forma o Succinato. O succinato transformado em fumarato por uma desidrogenase, reduzindo o FAD+ FADH2. O fumarato hidratado formando o malato. A malato desidrogenase retira 2H+ do malato, reduzindo o NAD+ NADH + He formando o oxalacetato, que fecha o ciclo. Embora o CK produza diretamente apenas 1ATP, contribui para a formao de grande parte do ATP produzido pela clula, pois a energia da oxidao da acetil-CoA conservada sob a forma de coenzimas reduzidas e posteriormente, usada para a sntese de ATP. A oxidao das coenzimas obrigatoriamente feita pela cadeia transportadora de e. Portanto o CK, assim como a converso de piruvato acetil-CoA, s pode funcionar em condies aerbicas, ao contrrio da gliclise. Os CO2 que saem do CK o mesmo que eliminamos na respirao. A parte catablica gera para cada acetil-CoA que entra no ciclo: 3NADH, 1FADH2 e 1GTP=ATP. Os 2 carbonos que saem como CO2, vieram do acetil-CoA. 2-Parte Anablica: compostos do CK so retirados do ciclo e utilizados em outra snteses. -Succinil-CoA: utilizado para formar porfirinas. -Oxalacetato: utilizado para formar aa. (pode ir para a via da gliconeognese e gerar glicose) -Citrato: utilizado para formar cidos graxos. O CK depende da cadeia transportadora de eltrons para a reoxidao de coenzimas. -Reaes Anaplerticas ou de Preenchimento: suprem a falta de algum composto no CK, recolocando algo. Ex.: piruvato oxalacetato

13
www.veterinariandocs.com.br

Ciclo do Glioxilato
Permite a sntese de glicose a parti do acetil-CoA. Nos vegetais e em algumas bactrias esta via tem a participao de enzimas do CK e de 2 enzimas ausentes dos tecidos animais a Isocitrato liase e a Malato sintase (nos vegetais essas 2 enzimas localizam-se nos glioxissomos). As reaes de acetil-CoA at o isocitrato so as mesmas do CK, com exceo das sadas de CO2. A enzima isocitrato liase quebra o isocitrato (6C) em 2 molculas, uma o succinato (4C) e a outra o glioxilato (2C). O glioxilato pode se unir pela malato sintase a outro acetil-CoA, formando o malato. O malato forma o oxalacetato que pode voltar ao ciclo, ou atravs de reaes anaerbicas originar glicose. O ciclo do glioxilato permite a converso de acetil-CoA e portanto de AG glicose. Esta uma impossibilidade metablica dos animais, porque no CK, para cada molcula de acetil-CoA so liberados 2 CO2, no havendo ganho de C para formar o oxalacetato.

-Saldo 38 ATP: O saldo energtico da gliclise de 2 ATPs e 2 NADH,e so formadas 2 molculas de piruvato, ento entra o ciclo de Krebs, o saldo de cada ciclo de Krebs 4 molculas de NADH, 1 de FADH2 e 1 ATP, mas como so 2 piruvatos, o saldo final de 8 NADH, 2FADH2 e 2ATP. Comea ento a cadeia respiratria, processo de converso de molculas de NADH e FADH2 em ATP. Os 2 NADH da gliclise formam 6ATP, os 8 NADH do ciclo de Krebs formam 24ATP e os 2 FADH2 do ciclo de Krebs formam 4 ATP, resultando em 34 ATP. Somando todos os processos, d um total de 38 ATP.

14
www.veterinariandocs.com.br

Referncias Bibliogrficas LEHNINGER, A. L. Princpios de Bioqumica. 4 ed. So Paulo: Editora Sarvier, 2006.

15
www.veterinariandocs.com.br

QUESTES -CICLO DE KREBS 01-Quais as funes do ciclo de Krebs? R.: Oxidao dos seus compostos para formao de coenzimas reduzidas e a produo de precursores para a biossntese. 02-Quais as funes do ciclo de Krebs? Qual a molcula que o ponto de convergncia para o funcionamento do ciclo? R.: O CK tem como funes principais a oxidao de seus componentes para a formao de coenzimas reduzidas e a produo de compostos para a biossntese. A molcula de convergncia para o funcionamento do ciclo a acetil-CoA. 03-O que significa a funo anaplertica do ciclo de Krebs? R.: Os compostos intermedirios do CK podem ser utilizados como precursores de vias biossintticas: oxalacetato e -cetoglutarato formam aspartato e glutamato, repectivamente; o succinil-CoA precursor do grupo heme. A eventual retirada desses intermedirios podem ser compensada pelas reaes que permitem reestabelecer o seu nvel. Entre essas reaes, chamadas reaes anaplerticas (reaes de preenchimento), a mais importante a que leva a formao de oxalacetato a partir do piruvato, catalisada pela piruvato carboxilase. -LIPDIOS 01-Por que o ciclo de oxidao dos AG denominado de -oxidao? Quais as coenzimas participantes? R.: Porque as reaes de oxidao ocorrem no carbono do acil-CoA. As coenzimas participantes so CoA, NAD+ e FAD+. 02-De que forma os animais podem adquirir o colesterol e por que esta molcula essencial para o organismo. R.: Nos animais o colesterol pode ser obtido atravs dos alimentos ou por sntese endgena. Ele essencial, pois alm de ser um componente essencial de membranas, precursor de cidos biliares, hormnios esterides, vitamina D e desempenha funes vitais. 03-Na sntese de cidos graxo, como posso transportar os carbonos do acetil-CoA para o exterior da mitocndria? R.:Seus carbonos so transportados na forma de citrato, este sendo permevel membrana. Citrato a condensao de acetil-CoA com o oxalacetato. No citossol o citrato degradado e o acetil-CoA ira formar, junto com o NADPH, cido graxo e oxalacetato, o piruvato retorna a mitocndria.
16
www.veterinariandocs.com.br

04-Por que os cidos graxos mpares no sofrem degradao direta pelo ciclo de Lynnen? Explique. R.: Porque em sua ultima volta a molcula de Acil-CoA ter 5 carbonos, produzindo uma molcula de acetil-CoA (2C) e outra de propionil-CoA (3C), sendo que este no entra no ciclo de Lynnen, e convertido a succinil-CoA (intermedirio do CK). Os pares na sua ultima volta, por terem 4C liberam dois acetil-CoA. 05- Alm das enzimas, que compostos so necessrios para a converso de acil-CoA em acetil-CoA pelo ciclo de Lynnen? R.:FAD+,NAD+,CoA e gua. 06-A carnitina um composto amplamente distribudo pelos diferentes tecidos, mas encontrada em concentrao elevada nos msculos. O que sugere este dado? R.:Isso se deve ao msculo necessitar de muito ATP, para suas atividades, em frente dos outros rgos. A carnitina quem carrega o grupo acila para dentro da mitocndria, pois o grupo acila impermevel a membrana interna das mitocndrias. Isso ocorre, pois o acil-CoA dentro da matriz se transforma em acetil-CoA, e este vai para o CK, e posteriormente formado ATP. 07- Os fosfolipdeos so molculas que fazem parte das biomembranas. Quais compostos so precursores da sua sntese? De que via metablica eles podem ser desviados? Qual a relao com os eicosanides? R.:Formados a partir de acetil-CoA e NADPH, podem ser desviados das sntese de AG. Se relacionam com os eicosanides, pois estes tambm fazem parte das biomembranas. A sntese de eicosanides libera uma molcula de AG. A rota dos eicosanides inicia-se com a liberao do Ac. Araquidnico a partir de fosfolipdeos das membranas celulares por ao de uma fosfolipase. 08- Como se d a degradao de um TAG que possui AG saturados, pares e mpares? R.: Na degradao de TAG atravs da lpase ocorre uma hidrlise que forma cido graxo e glicerol. PAR:O AG atravs do acil-CoA (forma ativa) entra no ciclo de Lynnen, e no final de cada volta forma acetil-CoA, deixando o acil-CoA com menos 2 carbonos. Quando restam 4C na cadeia, o ciclo se encerra com a liberao de 2 acetil-CoA. MPAR:Na ltima volta do ciclo vo restar 5C, formando uma molcula de acetil-CoA (2C) e uma molcula de propionil-CoA (3C). Sendo que o propionil-CoA, por ao de uma enzima mutase formar o Succinil-CoA sendo que este intermedirio do CK.

17
www.veterinariandocs.com.br

09-O que so corpos cetnicos? R.: um veculo para transferncia de C oxidveis (originados do acetil-CoA) do fgado para outros rgos. 10-Indicar as condies metablicas que levam produo de corpos cetnicos. R.: Normalmente produzida pequena quantidade de corpos cetnicos pelo fgado. Em caso de jejum, a falta de CHO, diminui a concetrao de piruvato e sua converso oxalacetato, impedindo a oxidao de acetil-CoA pelo CK. O acetil-CoA acumulado condensa-se formando corpos cetnicos. Exemplos: acetona, acetoacetato e hidroxibutirato. 11- Explique como ocorre o catabolismo de AG de n par. R.: Os AG de cadeia longa penetram nos peroxissomos sem auxilio da carnitina e so convetidos acil-CoA, a oxidao desta reduz oxignio gua oxigenada, que decomposta em gua e 02. A acil-CoA insaturada resultante oxidada pelas mesmas etapas da -oxidao mitocondrial, presentes em uma enzima bifuncional, que exibe as atividades da enoil-CoA hidratase e -hidroxi-acil-CoA com n de carbonos maior que 8, e molculas resultantes podem ser levadas a mitocndria onde so degradadas. 12- O que e para que serve a carnitina? Em qual metabolismo ela participa? R.: A carnitina um derivado de aminocidos que tem como funo transportar os grupamentos acil para o interior da mitocndria, j que a membrana interna impermevel acil-CoA. Participa do metabolismo de lipdios, mais precisamente na degradao destes. 13-Explique o ciclo endgeno das lipoprotenas. R.:O fgado sintetiza partculas de VLDL que so delipadas pela ao da enzima lpase. Isto resulta em LDL. Esta partcula pode ser removida da circulao por clulas que tem os receptores especficos ou ser incorporada a placas nascentes de ateroma. O HDL derivados do fgado ou do intestino atua retirando o colesterol dos tecidos perifricos retornando-os para o fgado. 14-O que so corpos cetnicos? Como e quando so produzidos? D um exemplo de corpo cetnico. R.: Os corpos cetnicos constituem-se, portanto, em um veculo para a transferncia de carbonos oxidveis (originrios de acetil-CoA) do fgado para outros rgos. A produo de corpos cetnicos anormalmente elevada quando a degradao de TAG no acompanhada pela degradao de CHO. Realmente, para a oxidao eficiente da acetil-CoA pelo CK, h necessidade de nveis compatveis de oxalacetato, para a reao
18
www.veterinariandocs.com.br

de condensao que inicia o ciclo. Na ausncia de CHO, diminui a concentrao de piruvato e, conseqentemente, sua converso oxalacetato. Ainda mais, quando no h oferta de glicose, o organismo lana mo da oxidao do acetil-CoA pelo CK, fica ento impedida esta oxidao. A acetil-CoA acumulada condensa-se, formando corpos cetnicos. Um exemplo de corpo cetnico a acetona que resultado da descarboxilao espontnea que o acetoacetato sofre. 15- Explique como ocorre o catabolismo de AG de n mpar. R.:A ltima volta no ciclo de Lynnen inicia-se com 5C, no acil-CoA, e produz uma molcula de acetil-CoA (2C) e uma de propionil-CoA (3C), este oxidado succinilCoA. 16-Na sntese de AG, como posso transportar os carbonos de acetil-CoA para o interior da mitocndria? Explique o mecanismo. R.: Como a membrana interna da mitocndria impermevel a acetil-CoA, os seus carbonos so transportados sobre a forma de citrato. Os CHO e protenas-precursores de AG-so degradados acetil-CoA e oxalacetato, que sofrem condensao. Formando o citrato por ao da 1 enzima do CK, a citrato sintase e portanto transportado para o citossol, onde quebrado acetil-CoA e oxalacetato a custa de ATP. O oxalacetato reduzido a malato no citossol (pela enzima malato desidrogenase). O malato substrato da enzima mlica: nesta reao so produzidos piruvato, que retorna a mitocndria e NADPH. 17-Para que servem as lipoprotenas? Qual a sua constituio genrica? O que a apolipoprotenas? R.: As lipoprotenas so estruturas responsveis pelo transporte de AG, colesterol, fosfolipdios, pelos diferentes compartimentos celulares. As apolipoprotenas so constituintes dessas estruturas e dentre suas funes est o reconhecimento por receptores celulalres. A constituio genrica composta por uma estrutura esfrica complexa que carrega em seu interior TAG e Ester de colesterol (hidrofbicos) e possui uma camada externa formada por fosfolipdios, colesterol livre e apolipoprotenas (hidroflicos). 18-A degradao de TAG pela lpase, origina 2 produtos. Quais so eles e qual seu destino? R.: Seus produtos so o glicerol e o AG. GLICEROL: No pode ser reaproveitado pelos adipcitos, porque no contm a enzima glicerolquinase. Sendo ento liberado na circulao. J no fgado e outros tecidos so convertidos pela ao dessa quinase glicerol3P que convertido em DiidroxiacetonaP (intermedirios da gliclise e gliconeognese).

19
www.veterinariandocs.com.br

AG:Quando liberados dos adipcitos so transportados pelo sangue ligado albumina e utilizados pelos tecidos, incluindo o fgado, msculo, como fonte de energia. 19-Explique o ciclo exgeno das lipoprotenas. R.: Nesse ciclo ocorre o transporte de lipdeos do intestino para os outros tecidos. Os quilomcrons liberados da mucosa intestinal servem para transportar TAG e colesterol para outros tecidos. Esses quilomcrons recebem a ao da lipoprotena lpase, ocorrendo hidrlise dos TAG em AG e glicerol. Essa hidrlise resulta na formao de quilomcrons remanescentes (enriquecidos de colesterol). Os quilomcrons remanescentes so captados pelo fgado atravs de receptores especficos, e logo sendo digeridos pela lpase cida formando o colesterol e AG. O HDL derivado do fgado ou do intestino atua retirando colesterol dos tecidos perifricos e levando para o fgado. -AMINOCIDOS 01-Glutamato o composto que recebe o grupamento amino da degradao dos aminocidos. Como esse grupo amino chega at o ciclo da uria? Explique uma das formas. R.: O glutamato formado consumido em 2 reaes importantes: transaminao e desaminao. Por desaminao, o grupo amino pode ser liberado como amnia. Esta reao catalisada pela glutamato desidrogenase. A ao combinada das aminotransferases e do glutamato desidrogenase resulta na convergncia do grupo amino da maioria dos aa para 2 compostos nicos: NH4+ e aspartato. Concluindo, durante a degradao dos 20 aa o grupo amino convertido finalmente a NH4+ e aspartato, os precursores da uria. Os 2 tomos de N presentes na uria so provenientes do NH4+ e aspartato e o tomo de C, do bicarbonato. A sntese de uria ocorre no fgado atravs do ciclo da uria. 02-Como o NH4+ produzido em outros tecidos pode ser transportado para o fgado(local de sntese de uria)? R.: O NH4+ produzido nos outros tecidos para ser transportado ao fgado, incorporado a compostos no-txicos e que atravessam membranas com facilidade: glutamina na maioria dos tecidos extra-hepticos e alanina no msculo. 03-O NH4+ txico. Como ele transportado para o fgado e por que? R.: O NH4+ txico para os tecidos animais, especialmente para o crebro, no seu transporte ele incorporado em compostos no txicos e que atravessam membranas com facilidade: glutamina e alanina. A converso da maior parte de NH4+ em uria fundamental para manter baixas concentraes desse on nos tecidos.

20
www.veterinariandocs.com.br

MINERAIS 01- Por que o mdico veterinrio tem que fazer a reposio mineral na dieta de ruminantes? Explique o caso da febre do leite. R.:Porque normalmente eles so deficientes em minerais como P,Mg,Co,Cu,Se e Ca. FEBRE DO LEITE:Deve-se ao equilbrio negativo nos nveis de Ca. A concentrao de Ca sanguneo diminui devido ao escoamento lactacional, causando hipocalcemia. Para mantes as concetraes normais, o animal remove Ca dos ossos. A hipocalcemia prejudica a funo muscular e nervosa em tal grau que a vaca fica incapaz de se levantes. Tratamento: Ca intravenoso. 02- Compare o papel do Ca na contrao do msculo liso. R.:Atua como mediador intracelular, cumprindo funo de segundo mensageiro, interferindo na contrao. Tambm est relacionado ao controle de algumas enzimas quinases que realizam funes de fosforilao. VITAMINAS 01-Vitaminas so molculas essenciais para o metabolismo. Cite a funo de uma vitamina hidrossolvel e uma lipossolvel. R.: LIPOSSOLVEL: VIT-A compe a poro sensvel a luz do olho (retina e bastonetes retinianos), essencial do crescimento e desenvolvimento dos tecidos HIDROSSOLVEL: VIT-B3-niacina, participa em reaes de oxido-reduo, reduz TAG impedindo formao de placas de gordura na parede dos vasos, prevenindo arteriosclerose e ataques cardacos. 02-Qual a funo da vitamina D no metabolismo de Ca? R.: VIT-D fundamental para a homeostase do Ca e para o desenvolvimento de um esqueleto saudvel. A vitamina D3 no biologicamente ativa. Ela transportada da pele at o fgado onde hidroxilada originando o calcidiol, um indicador de nveis de VIT-D. O calcidiol participa indiretamente na absoro do Ca pelo trato intestinal. Ele se liga a uma protenas no citossol da clula intestinal, e no ncelo,auxilia a transcrio de mRNA especfico para a sntese de protena ligadora de Ca.

PERFIL METABLICO 01-A creatinina utilizada como parmetro de funo renal? Por que? De qual composto ela produto de excreo? R.: Sim, pois uma reduo na taxa de filtrao glomerular aumenta a concentrao srica de cretinina. produto de excreo da fosfocreatina, que convertida em creatina e liberada na circulao e excretada na urina.
21
www.veterinariandocs.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen