Sie sind auf Seite 1von 72

O NOVO CPC LEI N.

41/2013, de 26 de Junho

O QUE MUDOU NO CPC


DGAJ-Diviso de Formao - 2013

Direo-Geral da Administrao da Justia

Nota Prvia
O presente trabalho tem como principal objetivo ajudar na compreenso das principais alteraes introduzidas ao Cdigo de Processo Civil que, com a publicao do presente diploma deu origem a um novo cdigo. Este novo cdigo, alm de introduzir mecanismos tendentes a simplificar e agilizar o regime processual civil, nas suas vertentes declarativa e executiva, procedeu tambm reorganizao sistemtica das suas matrias, renumerando a quase totalidade do seu articulado. Tal reorganizao trar, com certeza, dificuldades acrescidas na localizao e compreenso das alteraes introduzidas j que corta drasticamente com dcadas de estabilidade no que numerao e sistematizao das matrias diz respeito, ressalvado o caso da ao executiva que tem sido alvo de inmeras alteraes. Contudo com esta realidade que os operadores judicirios vo ter que lidar no futuro, pretendendo-se, neste momento, realizar uma primeira abordagem pelas principais alteraes introduzidas no sistema, com vista a dotar os oficiais de justia com uma ferramenta que os auxilie nas suas tarefas dirias. Esta abordagem, que se debrua apenas sobre o que mudou no novo cdigo de processo civil, compreende quatro partes, sendo a primeira dedicada s normas preambulares e transitrias, a segunda s disposies gerais e comuns, e as restantes versaro sobre as aes declarativas e executivas, respetivamente, seguindo-se, sempre que possvel, o articulado do novo cdigo. Os desafios vo ser enormes, as dvidas que a todos vo surgir sero tambm as nossas dvidas. Contudo, e na linha de orientao seguida por esta Diviso de Formao, este ser um trabalho aberto s sugestes de todos os oficiais de justia, pois que, nalguns casos, s o decurso do tempo permitir consolidar, ou no, algumas das opes ora tomadas. Em todo o caso, como sempre, importa realar que as orientaes propostas no presente trabalho pretendem apenas ser um elemento facilitador e uniformizador no tratamento das opes legislativas em apreo, cedendo sempre, mediante deciso ou orientao diversa dos respetivos magistrados.

Parte I
Diploma preambular Lei n. 41/2013, de 26 de Junho.
Artigo 1.: procede aprovao do Cdigo de Processo Civil. Artigo 2.: Prev que, face concentrao da ao declarativa comum na forma nica, as referncias feitas em qualquer diploma aos processos declarativos ordinrio, sumrio ou sumarssimo, se considerem realizadas ao processo declarativo comum. Tambm, na mesma esteira, as referncias feitas ao tribunal coletivo, em processos no previstos no CPC, consideram-se feitas ao juiz singular, sem prejuzo das aes pendentes data de 1 de Setembro de 2013 em que j tenha sido admitida a interveno do tribunal coletivo, casos em que o julgamento realizado por este tribunal, nos termos previstos na data dessa admisso. Artigo 3.: versa sobre a interveno oficiosa do juiz no decurso do primeiro ano subsequente entrada em vigor do novo cdigo. Pretende-se que, durante esse perodo de tempo, se previna o erro sobre o regime legal aplicvel por fora da aplicao das normas transitrias desta lei, podendo o juiz corrigir o erro ou convidar as partes a fazlo. Deve ainda o juiz promover a superao do equvoco proveniente do erro sobre o contedo do regime processual aplicvel, demonstrado pelas partes nas peas processuais apresentadas, por forma a evitar a prtica de ato no admissvel ou a omisso de ato que seja devido. Artigo 4.: Revoga vrios diplomas, nomeadamente o Cdigo de Processo Civil de 1961, o Regime Processual Civil Experimental e o D.L. n. 4/2013, de 11/1, que procedeu aprovao de um conjunto de medidas urgentes de combate s pendncias em atraso no domnio da ao executiva. Art. 5.: determina as normas transitrias referentes ao declarativa. A interpretao destas normas de fulcral importncia uma vez que vo determinar de que modo se repercutem nas aes pendentes data da entrada em vigor do novo cdigo, as novas disposies legais.

O n. 1 determina como regra geral que o novo Cdigo de Processo Civil imediatamente aplicvel s aes declarativas pendentes, sem prejuzo do disposto nos nmeros 2 a 6. O n. 2 ressalva que no que se refere forma do processo, as normas relativas sua determinao, s so aplicveis s aes instauradas aps a entrada em vigor do novo cdigo, o que equivale por dizer que, por exemplo, as aes j instauradas mantm a sua forma ordinria, sumria ou sumarssima, apesar de o novo regime no prever j estas formas de processo. Apesar de o novo cdigo ser imediatamente aplicvel s aes declarativas pendentes data da sua entrada em vigor, determina o n. 3 que as normas reguladoras dos atos processuais da fase dos articulados no so aplicveis s aes que se encontrem pendentes a 1 de Setembro de 2013. Neste contexto importante se torna determinar o que se entende por, ou o que compreende a fase dos articulados. Parece-nos que o que se pretendeu com esta norma foi determinar to s que, apesar da aplicao a todos os processos pendentes do novo cdigo, se mantivesse a possibilidade de continuarem a existir os articulados previstos para as aes iniciadas antes de 1 de Setembro de 2013. Em tudo o resto, ou seja, nas normas includas nas disposies gerais e comuns, deve aplicar-se o novo processo civil conforme dispe o n. 1. Como exemplo poderemos aqui referir o caso de uma Ao Ordinria, instaurada no dia 31 de Agosto de 2013, em que a citao do ru, efetuada em Setembro de 2013, na vigncia do novo cdigo, vai ser realizada de acordo com as novas normas, embora se mantenha sempre a possibilidade de existirem os articulados previstos para aquela ao. Paradigmtico ser o caso de a r ser uma pessoa coletiva que ser citada de acordo com o disposto no art. 246. do novo cdigo. Esta interpretao resulta do facto de entendermos que a citao no se inclui na fase dos articulados, mas sim nas disposies gerais e comuns, e que quando o legislador se referiu a ela apenas quis proporcionar s partes a possibilidade de se manterem os articulados originais da ao. No nos parece que estaria na sua mente que se pudessem manter em vigor, para as aes anteriores a 1 de Setembro de 2013, as disposies do cdigo ora revogado. No faria sentido que, salvo melhor opinio, sendo a simplificao e a uniformizao processuais uma das linhas orientadoras da reforma se fizessem, citaes e notificaes ao abrigo de dois regimes processuais diversos.

Em resumo: parece-nos que esta norma visa apenas manter em vigor a possibilidade de as partes se servirem dos articulados previstos para as aes intentadas antes de 1 de Setembro de 2013, e que no mais se aplicam sempre as normas do novo cdigo. O n. 4 prev que, nas aes anteriores entrada em vigor da nova lei se encontrem na fase dos articulados, devem as partes, terminada esta fase, ser notificadas para, em 15 dias apresentarem os requerimentos probatrios ou alterarem os que hajam apresentado. Esta norma justifica-se uma vez que a lei nova se aplica a todos os processos pendentes, e no existe hoje norma idntica do art. 512. do cdigo revogado. Hoje obrigatria a apresentao da prova juntamente com os articulados, pelo que naqueles processos ter a secretaria que proceder, oficiosamente, notificao aqui prevista. De acordo com o n. 5, nas aes em que tenha j sido admitida a interveno do tribunal coletivo, o julgamento realizado por este tribunal. O n. 6 determina que at entrada em vigor da Lei de Organizao do Sistema Judicirio, compete ao juiz de crculo preparar o julgamento e as aes de valor superior alada do tribunal da Relao, instauradas aps 1 de Setembro de 2013. Art. 6.: Este artigo versa sobre as disposies transitrias relativas ao executiva. O n. 1 determina que o novo cdigo tem aplicao a todas as execues pendentes, com as necessrias adaptaes, onde se inserem, naturalmente, as instauradas at 15 de Setembro de 2003. O n. 2 introduz a figura do agente de execuo nas execues instauradas antes de 15 de Setembro de 2003, definindo que os atos da sua competncia, ao abrigo da lei nova, competem ao oficial de justia. Fica assim afastada a possibilidade de aqui exercerem funes de agente de execuo os solicitadores e os advogados. No n. 3 prev-se que o novo cdigo, no que respeita aos ttulos executivos, s formas do processo executivo, ao requerimento executivo e tramitao da fase introdutria, apenas se aplica s execues iniciadas aps a sua entrada em vigor. Justifica-se esta norma em face da alterao introduzida no elenco dos ttulos executivos, nas formas de processo e na consequente tramitao da fase introdutria. Os ttulos executivos viram o seu elenco alterado no sentido da supresso dos documentos particulares, assinados pelo devedor, passando a ser contemplados apenas os ttulos de crdito, ainda que meros

quirgrafos (obrigao contrada por meio de escrito particular). Quanto forma, a ao executiva comum deixa ter a forma nica para passar a ser Ordinria ou Sumria. No que se refere fase introdutria, ou seja, da apreciao preliminar do requerimento executivo, a escolha deixa de ser feita sempre pelo agente de execuo para passar a slo apenas nas Execues Sumrias. Nas Execues Ordinrias h sempre, nesta fase introdutria, interveno do juiz. O n. 4 versa sobre a aplicao da lei nova aos procedimentos e incidentes de natureza declarativa, tais como a oposio execuo e penhora, a reclamao de crditos ou a cauo. Determina que a lei nova apenas se aplica queles que forem deduzidos a partir da data da entrada em vigor do novo cdigo. Quer isto dizer que poderemos ter a correr, em simultneo, uma oposio execuo instaurada antes de 1/9/2013 e uma oposio mediante Embargos de Executado, se instaurada aps aquele data, com os efeitos correspondentes e diversos. Art. 7.: Sobe a epgrafe Outras disposies o legislador prev a tramitao dos recursos e das providncias cautelares. O n. 1 determina que aos recursos interpostos de decises que venham a ser proferidas aps 1 de Setembro de 2013, em aes instauradas antes de 1 de Janeiro de 2008, aplicvel o regime previsto no D.L. n. 303/2007, de 24 de Agosto, com as alteraes da nova lei. De fora fica apenas o n. 3 do art. 671.. Assim sendo passa a existir uma uniformizao no regime recursrio. No n. 2 exclui-se a aplicao do novo cdigo aos procedimentos cautelares instaurados antes da sua entrada em vigor. A ser assim, nestes processos vamos ter a aplicao de dois cdigos em simultneo consoante a sua instaurao seja antes ou depois de 1 de Setembro de 2013. Esta opo colide com a ideia expressa no n. 1 do art. 5. em que se determina que o Cdigo de Processo Civil novo imediatamente aplicvel s aes pendentes.

Parte II
Disposies gerais e comuns 1. Patrocnio Judicirio
Artigo 47. - Revogao e renncia do mandato Nos procedimentos cautelares ou incidentes inseridos na tramitao de qualquer ao, se for obrigatria a constituio de advogado e se a parte requerente, opoente ou embargante, depois de notificada da renncia, no constituir novo mandatrio no prazo de 20 dias, h lugar a sua extino (cfr. alnea c) do n. 3). Artigo 51. - Nomeao oficiosa de advogado De acordo com o n 3 do artigo, nomeao de advogado nos casos de urgncia, aplica-se, com as necessrias adaptaes, o disposto para as nomeaes urgentes em processo penal. (cfr. art. 39. da Lei do Apoio Judicirio e art.s 62. a 67. do CPP).

2. Disposies especiais sobre execues


Artigo 85. - Competncia para a execuo fundada em sentena O requerimento executivo apresentado no processo em que a sentena foi proferida, correndo a execuo nos prprios autos, sendo tramitada de forma autnoma, exceto nas situaes em que o processo tenha entretanto subido em recurso, o que a acontecer, corre no traslado. Quando nos termos da lei de organizao judiciria, for competente para a execuo seco especializada de execuo, deve ser remetida a esta, com carter de urgncia, cpia da sentena, do requerimento que deu incio execuo e dos documentos que o acompanham. De notar que, sendo o ttulo uma sentena, permitida a cumulao de todos os pedidos julgados procedentes (cfr. art. 710.). Assim, se a sentena condenar no pagamento de uma quantia certa, a entregar uma coisa certa e a prestar um facto, possvel, no mesmo

requerimento executivo, cumular os trs pedidos. A tramitao desta execuo est prevista no art. 626.. Artigo 87. - Execuo por custas, multas e indemnizaes Contrariamente ao regime anterior, a execuo por custas, por multas ou pelas indemnizaes por litigncia de m-f corre por apenso ao respetivo processo. Deixa de ser possvel o envio da mesma para as seces especializadas de execuo, onde as houver.

3. Atos das partes


Artigo 144.- Apresentao a juzo dos atos processuais Ao nvel deste preceito registam-se algumas alteraes: Enquanto no regime anterior o mandatrio podia apresentar as peas processuais, atravs de entrega na secretaria, remessa por correio e telecpia, o atual regime veda-lhe essas hipteses. Assim, e de acordo com a nova redao, os atos processuais que devam ser praticados por escrito pelas partes com mandatrio constitudo, so apresentados a juzo por transmisso eletrnica de dados, nos termos definidos na portaria prevista no n. 1 do artigo 132.. A parte que proceda ao envio da pea processual e dos documentos por transmisso eletrnica fica dispensada de remeter os respetivos originais, a no ser que o juiz determine a sua exibio. Questiona-se, se face ao disposto no art. 558 do CPC, pode ser recebida uma petio inicial entregue na secretaria, enviada pelo correio ou atravs de telecpia, subscrita por mandatrio judicial? Da leitura da norma, parece-nos que no, a no ser que seja invocado o justo impedimento para a prtica dos atos processuais. No entanto, uma vez que no estamos perante uma situao prevista para a recusa elencada no art. 558., devem ser atendidas as orientaes dos senhores magistrados. No que respeita s causas que no importem a constituio de mandatrio, e a parte no esteja patrocinada, os atos processuais, continuam a poder ser apresentados a juzo por uma das seguintes formas:

Entrega na secretaria judicial, valendo como data da prtica do ato processual a da respetiva entrega; Remessa pelo correio, sob registo, valendo como data da prtica do ato processual a da efetivao do respetivo registo postal; Envio atravs de telecpia, valendo como data da prtica do ato processual a da expedio.

Artigo 146.- Suprimento de deficincias formais de atos das partes. Este um preceito novo que adapta o processo civil regra constante do art. 249. do Cdigo Civil1. Prev a admissibilidade da retificao de erros de clculo ou de escrita, revelados no contexto da pea processual apresentada, devendo o juiz admitir o suprimento ou a correo de vcios ou omisses puramente formais de atos praticados, desde que a falta no deva imputar-se a dolo ou culpa grave e o suprimento ou a correo no implique prejuzo relevante para o andamento da causa. Artigo 155. - Gravao da audincia final e documentao dos demais atos presididos pelo juiz Aglutinou-se nesta norma o anteriormente estabelecido nos art.s 522.-B, 522.-C e 159., no que se refere aos registos dos depoimentos prestados em audincia, forma de gravao e documentao dos atos presididos pelo juiz. Estabelece-se a obrigatoriedade da gravao da audincia final das aes, incidentes e procedimentos cautelares, a forma como efetuada e o prazo de 2 dias que a secretaria tem para a disponibilizar s partes. A gravao efetuada em sistema sonoro, no caso atravs do Habilus media studio disponvel na aplicao informtica Citius em uso nos tribunais. A secretaria dispe do prazo de 2 dias a contar do respetivo ato, para disponibilizar s partes a gravao efetuada. A falta ou deficincia da gravao deve ser invocada, no prazo de 10 dias a contar do momento em que a gravao disponibilizada.
1

Erro de clculo ou de escrita O simples erro de clculo ou de escrita revelado no prprio contexto da declarao ou atravs das circunstncias em que a declarao feita, apenas d direito retificao desta.

A secretaria dispe do prazo de cinco dias, a contar do respetivo ato, para proceder transcrio de requerimentos e respetivas respostas, despachos e decises que o juiz, oficiosamente ou a requerimento tenha determinado. O prazo para arguir qualquer desconformidade da transcrio de cinco dias, a contar da notificao da sua incorporao nos autos. Artigo 156. - Prazo para os atos dos magistrados Na falta de disposio especial, os despachos judiciais so proferidos no prazo de 10 dias. Idntico prazo dispe o Ministrio Pblico para deduzir as promoes. Os despachos ou promoes de mero expediente, bem como os considerados urgentes, devem ser proferidos no prazo mximo de dois dias. O n 5 vem introduzir uma nova tarefa secretaria, que se traduz na remessa mensal ao presidente do tribunal de informao discriminada dos casos em que se mostrem decorridos trs meses sobre o termo do prazo fixado para a prtica de ato prprio do juiz sem este o ter praticado ou, ainda que praticado, mas depois do limite imposto pela norma, por forma a permitir ao presidente do tribunal a remessa do expediente entidade com competncia disciplinar (CSM).

4. Atos da secretaria
Artigo 157. - Funo e deveres das secretarias judiciais A introduo, no n 2 do preceito, da expresso no cumprimento das orientaes de servio emitidas pelo juiz, bem como a prtica dos atos que lhe sejam por este delegados, no mbito dos processos de que titular e nos termos da lei, decorrente do modelo de gesto processual conferido ao juiz no art. 6.. Artigo 162. - Prazos para o expediente da secretaria No prazo de 5 dias so praticados os atos respeitantes a concluses, vistas, exames, notificaes, cumprimento de despachos e sentenas, etc., ressalvados os casos urgentes, os quais devem ser praticados imediatamente.

10

Decorridos 10 dias sobre o termo do prazo fixado para a prtica de ato prprio da secretaria sem que o mesmo tenha sido praticado, deve ser aberta concluso com a indicao da concreta razo da inobservncia do prazo. A secretaria remete, mensalmente, ao presidente do tribunal, informao discriminada dos casos em que se mostrem decorridos 10 dias sobre o termo do prazo fixado para a prtica de ato prprio da secretaria, ainda que o ato tenha sido entretanto praticado, incumbindo ao presidente do tribunal, no prazo de 10 dias contado da data de receo, remeter o expediente ao C.O.J.

5. Publicidade e acesso ao processo


Artigo 164. - Limitaes publicidade do processo Inovadora a alnea c) do n. 2 que passa a prever tambm a limitao de acesso aos processos executivos, que s podem ser facultados: aos executados e respetivos mandatrios aps a citao ou; nos casos em que a sentena condenatria executada nos prprios autos, ainda que tramitada de forma autnoma, s aps a notificao. Independentemente da citao ou da notificao, vedado aos executados e respetivos mandatrios o acesso informao relativa aos bens indicados pelo exequente para penhora e aos atos instrutrios da mesma. Com a introduo desta norma, a ao executiva passa a ser o processo com maior restrio sua publicidade uma vez que ela apenas pode ser facultada aos executados e seus mandatrios aps a citao ou notificao, sendo que, alm disso, mesmo depois de citados ou notificados, -lhes vedado o acesso informao sobre os bens indicados penhora e aos atos instrutrios da mesma, tais como diligncias prvias penhora e consultas s bases de dados. Ao nvel do processo eletrnico, a aplicao informtica se encarregar de tornar esta norma efetiva. Quanto ao processo em papel que as dificuldades vo aumentar dado que, a partir da citao, podem continuar a existir outros executados, ainda no citados, com acesso limitado conforme j foi referido.

11

Parece-nos que s aps a realizao da penhora o processo se tornar pblico para o executado e seu mandatrio, sem prejuzo da restrio sobre outros bens indicados penhora e aos respetivos atos instrutrios. Havendo mais executados as restries manter-se-o para eles at realizao da penhora.

6. Distribuio
Artigo 203. - Fim da distribuio Esta norma encontra-se j desenhada para o que vir a ser a nova organizao judiciria, pelo que faz j referncia a instncia e tribunal. No entanto, por enquanto, vamos continuar a conviver com as varas ou juzos de acordo com as leis de organizao judiciria ainda vigentes. Artigo 206. - Atos processuais sujeitos a distribuio na 1. instncia Esta reforma aboliu os atos que no dependem de distribuio constante do anterior art. 212., que constituam o lote dos chamados processos averbados que passam tambm a ser distribudos. Artigo 208.: Periodicidade da distribuio No sofreu alterao ao nvel do CPC. No entanto a Portaria2 que regula a tramitao eletrnica prevista no art. 132., define no seu art. 16. que a distribuio realizada de forma automtica, duas vezes por dia, s 9 e s 16 horas. Com a alterao da segunda distribuio diria para as 16 horas pretende obviar-se a que os processos urgentes, como as providncias cautelares, entrados aps as 13 horas, por no serem automaticamente distribudos, pudessem ficar sem tratamento at ao dia seguinte quando seriam distribudos s 9 horas. Artigo 212. - Espcies na distribuio

Portaria a publicar que substitui e revoga a Portaria n. 114/2008, de 6/2.

12

As espcies da distribuio sofreram uma mudana em face da abolio das aes de processo sumrio e sumarssimo e do novo desenho da ao executiva, cabendo agora na espcie 6. todas as execues que no sejam por custas, multas ou outras quantias contadas que se apresentam agora na espcie 7. A grande novidade passa pela incluso na 10. espcie dos atos que no dependiam de distribuio, tais como as notificaes avulsas, os atos preparatrios, os procedimentos cautelares e quaisquer diligncias urgentes. Artigo 214. - Espcies nas Relaes Foram atualizadas as espcies em funo da existncia de uma nica forma de processo comum e foi aditada uma nova espcie, a 5., para o processo de Reclamao. Artigo 218. - Manuteno do relator no caso de novo recurso Trata-se de um preceito inovador com o qual se pretende to s que, no caso de anulao ou revogao de deciso recorrida, tiver de ser proferida nova deciso e dela for interposto novo recurso, este ser, sempre que possvel, distribudo ao mesmo relator.

7. Citao de pessoas singulares


Art. 228. - Citao de pessoa singular por via postal Reproduz o anterior art. 236., retirando-lhe as referncias s pessoas coletivas ou sociedades, uma vez que a citao destas tem regras prprias (cfr. art. 246.). De notar que no regime pretrito, frustrada a via postal, independentemente do motivo, a citao era realizada por contacto pessoal do agente de execuo ou do oficial de justia (anterior art. 239.). Foram introduzidos os novos nmeros 7 a 9 que dispem de forma diversa no que se refere frustrao da citao por via postal que se continua a realizar utilizando os modelos de sobrescrito e de aviso de receo constantes da Portaria n. 953/2003, de 9 de Setembro, na redao que lhe foi dada pela Portaria n. 275/2013, de 21 de Setembro.

13

Assim, no sendo possvel deixar aviso ao destinatrio, o distribuidor do servio postal lavra nota da ocorrncia e devolve o expediente ao tribunal. Se a impossibilidade se dever a ausncia do citando e se, na ocasio, for indicado ao distribuidor do servio postal novo endereo do citando, aps a devoluo do expediente, a secretaria envia nova carta registada com aviso de receo para tal endereo. Se no for possvel deixar aviso ao destinatrio, porque o citando se encontra ausente em parte incerta, aps devoluo do expediente, a secretaria diligencia obter informao sobre o ltimo paradeiro ou residncia conhecida junto de quaisquer entidades ou servios, nos termos do disposto no n. 1 do artigo 236. e, se for apurado novo endereo, envia nova carta registada com aviso de receo para tal endereo. Frustrando-se a via postal, a citao efetuada mediante contacto pessoal do agente de execuo ou do funcionrio judicial com o citando, nos termos previstos nos n.s 1 e 9 do art. 231. No podemos deixar de salientar, que a frustrao prevista no n 1 do art. 231, e o consequente contacto pessoal, s ocorre aps as diligncias efetuadas no mbito deste art. 228.

14

Artigo 240. - Formalidades da citao edital por incerteza do lugar O diploma introduz uma simplificao na citao edital, substituindo-se os anncios publicados nos jornais por anncio publicado em pgina informtica de acesso pblico, em termos a regulamentar por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia. A citao edital determinada pela incerteza do lugar passa a ser feita por afixao de um nico edital porta da casa da ltima residncia ou sede que o citando teve no Pas, seguida da publicao de anncio em pgina informtica de acesso pblico (http://www.citius.mj.pt).

8. Citao de pessoas coletivas


Artigo 246.- Citao de pessoas coletivas Esta uma novidade do novo cdigo. Foi introduzida agora a citao de pessoas coletivas que vai utilizar as regras da citao prevista para os casos de domiclio convencionado. Previamente expedio da carta registada com aviso de receo prevista no n. 1 do art. 228., deve o oficial de justia proceder consulta do ficheiro central de pessoas coletivas do Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC), disponvel no TMENU, com vista a obter o endereo da sede da citanda. Independentemente do endereo da sede que seja indicado na petio inicial, a carta deve ser dirigida para a sede constante do ficheiro central do RNPC, conforme dispe o n. 2 do art. 246. S assim no ser nos casos em que a inscrio no ficheiro central do RNPC no obrigatrio. Expedida a carta para o endereo constante do ficheiro central do RNPC, se for recusada a assinatura do aviso de receo ou o recebimento da carta por representante legal ou funcionrio da citanda, o distribuidor postal lavra nota do incidente antes de a devolver e a citao considera -se efetuada face certificao da ocorrncia. Nos restantes casos de devoluo do expediente, repete-se a citao, enviando-se nova carta registada com aviso de receo, que deixada e depositada na caixa de correio do citando, contendo cpia de todos os elementos do art. 227., bem como a advertncia de

15

que a citao se considera efetuada na data certificada pelo distribuidor postal ou, no caso de ser deixado aviso, no 8. dia posterior a essa data. O distribuidor postal certifica a data e o local exato em que depositou o expediente e remete de imediato a certido ao tribunal. Caso no seja possvel o depsito na caixa do correio do citando, o distribuidor deixa um aviso nos termos do n. 5 do art. 228.. Esta citao considera-se efetuada independentemente de a carta ser ou no recebida n. 2 do art. 230. A lei excluiu a possibilidade da citao se efetuar desta forma se a inscrio da citanda no ficheiro central de pessoas coletivas do RNPC no for obrigatria (n.s 3 e 4), o que vale por dizer, que a citao ser feita nos moldes previstos nos art. s 228. ou 229.do CPC. A inscrio no FCPC (ficheiro central de pessoas coletivas) s no obrigatria para o NIPC (numero de identificao de pessoa coletiva) iniciado por 7 Registo Nacional de Pessoas coletivas)4. A atribuio do 1 dgito da esquerda efetuada de harmonia com tabela aprovada por portaria do Ministro da Justia, de acordo com as seguintes gamas numricas: 5 592 6 8 9 98 Pessoas Coletivas; Pessoas Coletivas Religiosas no Catlicas; Organismos da Administrao Pblica; Empresrios / Comerciantes / E.I.R.L.; Sociedades Civis sem personalidade jurdica, sociedades irregulares e entidades equiparadas a pessoa coletiva; Entidades equiparadas estrangeiras.
3

(cfr. art. 13. do Regime do

A inscrio no FCPC no de facto obrigatria para todas as entidades passveis de relao jurdica tributria, designadamente as heranas indivisas e os fundos. Estas entidades so inscritas nos servios de finanas e os respetivos nmeros de identificao comeam sempre com o nmero 7.
4

CAPTULOII Nmero e carto de identificao Artigo 13. Nmero de identificao 1 - A cada entidade inscrita no FCPC atribudo um nmero de identificao prprio, designado nmero de identificao de pessoa coletiva (NIPC). 2 - O NIPC um nmero sequencial de nove dgitos, variando o primeiro dgito da esquerda entre os algarismos 5 e 9, com excluso do algarismo 7. 3 - A atribuio do primeiro dgito da esquerda efetuada de harmonia com tabela aprovada por portaria do Ministro da Justia.

16

Para as pessoas coletivas cuja citao no pode ser efetuada de acordo com o art. 246. do C.P.C., no existe uma norma correspondente ao antigo art. 237., onde se previa a impossibilidade de citao pelo correio da pessoa coletiva ou sociedade. Na falta de disposio no presente artigo para a citao de pessoas coletivas, aplica-se o disposto na citao das pessoas singulares, com as necessrias adaptaes.

9. Notificaes em processos pendentes


No que concerne s notificaes o novo regime introduz tambm algumas alteraes. Artigo 248. - Formalidades

Face ao disposto na norma verificamos que foi eliminada a notificao por carta registada ao mandatrio constitudo pela parte, bem como a possibilidade dos mandatrios poderem ser pessoalmente notificados pelo oficial de justia, se presentes no edifcio do tribunal.

17

Assim, os mandatrios constitudos pelas partes, so sempre notificados por transmisso eletrnica de dados nos termos definidos na portaria prevista no n. 1 do artigo 132., devendo o sistema informtico certificar a data da elaborao da notificao, presumindo -se esta feita no 3. dia posterior ao da elaborao ou no 1. dia til seguinte a esse, quando o no seja.
De notar que a contagem dos prazos no sofre qualquer alterao uma vez que a notificao atravs de transmisso eletrnica de dados continha j as regras agora enunciadas pelo art. 248. Artigo 249. - Notificaes s partes que no constituam mandatrio

Relativamente redao do antigo art. 255. introduziu-se o n. 2, decalcado n. 4 do art. 254. para as notificaes aos mandatrios. Dispe a norma que a notificao postal, dirigida parte que no constituiu mandatrio, no deixa de produzir efeito caso o expediente seja devolvido, desde que a remessa tenha sido feita para a residncia ou sede da parte ou para o domiclio escolhido para o efeito de a receber; nesse caso ou no de a carta no ter sido entregue por ausncia do destinatrio, deve ser junto o sobrescrito ao processo, presumindo-se a notificao efetuada no terceiro dia posterior ao do registo ou no primeiro dia til seguinte a esse, quando o no seja. Artigo 255. -Notificaes entre os mandatrios s notificaes entre mandatrios tambm deixam de se poder aplicar, a carta registada e a telecpia, permanecendo a transmisso eletrnica de dados. eliminada a norma para a contagem do prazo, prevista no antigo art. 260. -A n. 4: Se a notificao for efetuada...em dia anterior a feriado, sbado, domingo ou frias judiciais, o prazo... inicia-se... . Com o novo regime, as notificaes entre os mandatrios judiciais das partes so realizadas por transmisso eletrnica, nos termos definidos na portaria referida no n. 1 do art. 132., devendo o sistema informtico certificar a data da elaborao da notificao, presumindo -se esta feita no 3. dia posterior ao da elaborao ou no 1. dia til seguinte a esse, quando o no seja.

18

Regista-se com agrado uma simplificao e uniformizao de critrios na forma de contagem dos prazos.

10.

Extino da instncia

Artigo 281. - Desero da instncia e dos recursos A primeira nota de realce a eliminao da figura da interrupo da instncia regulada no anterior art. 285.
5

Enquanto no regime transato a falta de impulso processual levava interrupo da instncia, no atual, h lugar desero da instncia, balizando a lei para todos os processos o prazo de seis meses. De realar que o processo executivo o nico em que a desero no est vinculada a deciso judicial. Resumindo, a instncia considera-se deserta, quando, por negligncia das partes: Por simples despacho do juiz ou do relator O processo ou recurso se encontrem a aguardar impulso processual h mais de seis meses. O incidente com efeito suspensivo, a instncia ou o recurso se encontrem a aguardar impulso processual h mais de seis meses. Sem qualquer deciso judicial O processo de execuo, se encontre a aguardar impulso processual h mais de seis meses.

11.

Dos incidentes da instncia

A figura da interrupo da instncia foi eliminada pura e simplesmente por no se compreender que, quando todos reclamam contra a morosidade da justia, se conceda ao autor o privilgio da negligncia, ao longo de largos meses, at que a instncia termine por desero, decorridos mais de dois anos (art. 291. do anterior CPC) Ablio Neto, Novo Cdigo de Processo Civil, anotado, Junho de 2013.

19

Nesta matria o novo CPC no nos traz alteraes significativas do ponto de vista da tramitao processual, sendo que todas elas apontam no sentido da simplificao processual. No entanto no queremos deixar aqui a nota de que houve alterao no limite do nmero de testemunhas e no registo dos depoimentos previstos no art. 294., com repercusses tambm, como sabido no mbito dos procedimentos cautelares, bem como a tramitao subsequente prevista no art. 295. Artigo 294. - Limite do nmero de testemunhas e registo dos depoimentos Cada parte no pode produzir mais de cinco testemunhas. Os depoimentos prestados antecipadamente ou por carta so gravados nos termos do art. 422. Todos os depoimentos prestados no tribunal da causa no mbito dos incidentes da instncia so sempre gravados (cfr. art. 155.). Art. 295. - Alegaes orais e deciso Aps a produo da prova pode cada um dos advogados fazer uma breve alegao oral, sendo imediatamente proferida deciso por escrito, aplicando-se com as necessrias adaptaes, o disposto no art. 607. (elaborao da sentena).

12.

Dos procedimentos cautelares

No mbito das providncias cautelares a alterao mais relevante, assenta num novo regime, a inverso do contencioso prevista no art.369. A inverso de contencioso no aplicvel s providncias cautelares especificadas de arresto e arrolamento nem s providncias previstas em legislao avulsa cuja natureza no permita realizar a composio definitiva do litgio. Nos casos em que pode vigorar este novo mecanismo, o requerente da providncia cautelar fica dispensado de intentar a ao principal, passando esse nus para o requerido.

Art. 364. - Relao entre o procedimento cautelar e a ao principal

20

O procedimento cautelar sempre dependncia de uma causa, exceto se for decretada a inverso do contencioso, e pode ser instaurado como preliminar ou como incidente de ao declarativa ou executiva. O novo regime da inverso do contencioso veio por termo ao princpio consagrado no n. 1 do art. 383. do CPC de 1961, segundo o qual o procedimento cautelar sempre dependncia de causa que tenha por fundamento o direito acautelado. Artigo 369. - Inverso do contencioso A inverso do contencioso depende de requerimento, o qual pode ser apresentado at ao encerramento da audincia final. Nos casos em que no h audincia do requerido, prvia deciso inicial sobre o decretamento da providncia, este poder opor-se inverso do contencioso conjuntamente com a impugnao da providncia decretada. Artigo 370. - Recursos A deciso que indefira a inverso do contencioso irrecorrvel, contudo a deciso que a defira recorrvel mas apenas conjuntamente com o recurso da deciso sobre a providncia. Nestes casos, existe apenas um grau de recurso, no cabendo recurso para o Supremo Tribunal de Justia, sem prejuzo dos casos em que o recurso sempre admissvel. Artigo 371. - Propositura da ao principal pelo requerido Se o juiz decretar a providncia e for admitida a inverso do contencioso, o requerido notificado, aps trnsito daquela deciso, com a advertncia de que, querendo, deve intentar a ao destinada a impugnar a existncia do direito acautelado nos 30 dias subsequentes notificao, sob pena de a providncia decretada se consolidar como composio definitiva do litgio. Artigo 372. - Contraditrio subsequente ao decretamento da providncia Conforme j referido, quando o requerido no tiver sido ouvido antes do decretamento da providncia, -lhe lcito, em alternativa, recorrer do despacho que a decretou ou deduzir oposio, na sequncia da notificao prevista no n. 6 do art. 366. efetuada com as regras previstas para a citao.

21

Se o requerido pretender impugnar a deciso que tenha invertido o contencioso, pode faz-lo, por qualquer um dos meios: recurso ou oposio. Artigo 373. - Caducidade da providncia Prev-se agora que a providncia caduca se o requerente no propuser a ao dentro de 30 dias contados da data em que lhe tiver sido notificado o trnsito em julgado da deciso que a haja ordenado. Assim sendo, so necessrias duas notificaes: uma a dar conhecimento da deciso proferida e outra a notificar do seu trnsito em julgado, s comeando a correr, aps esta ltima notificao, o prazo para o requerente propor a ao da qual a providncia depende. Art. 382. - Inverso do contencioso No mbito da Suspenso de Deliberaes Sociais, no caso de ser decretada a inverso do contencioso, o prazo de que o requerido dispe para propor a ao s se inicia: Com a notificao da deciso judicial que haja suspendido a deliberao; Com o registo, quando obrigatrio, da deciso judicial.

22

Esquematizando:

OS PROCEDIMENTOS CAUTELARES COM CONTRADITRIO PRVIO

23

OS PROCEDIMENTOS CAUTELARES SEM CONTRADITRIO PRVIO

24

13.

Instruo do processo

Na sequncia da alterao da sistematizao do novo cdigo, as disposies relativas instruo do processo que at aqui se encontravam inseridas no processo de declarao foram transferidas para uma fase anterior ainda inserida nas disposies gerais. Art. 411. - Princpio do inquisitrio Este princpio segundo o qual incumbe ao juiz realizar ou ordenar, mesmo oficiosamente, todas as diligncias necessrias ao apuramento da verdade e justa composio do litgio, quanto aos factos de que lhe lcito conhecer, deixou de figurar no elenco dos princpios fundamentais de processo civil. Sobressai daqui a ideia de que na instruo da causa que aquele princpio vigora, embora limitado aos factos que lcito ao juiz conhecer.

Artigo 423. - Momento da apresentao Os documentos destinados a fazer prova dos fundamentos da ao ou da defesa devem ser apresentados com o articulado em que se aleguem os factos correspondentes, podendo s-lo tambm, at 20 dias antes da data em que se realize a audincia final, contudo, a parte condenada em multa, exceto se provar que os no pde oferecer com o articulado. A apresentao posterior dos documentos, s ser admitida, se no tiver sido possvel a sua apresentao antes, ou se a apresentao se tenha tornado necessria em virtude de ocorrncia posterior. Face a esta alterao, passa a ser obrigatrio aquando da apresentao da petio inicial e da contestao, a indicao imediata do rol de testemunhas e de outros meios de prova, sem prejuzo de os requerimentos probatrios poderem ser alterados: Pelo Autor, na rplica, se esta for admissvel, ou no prazo de 10 dias a contar da notificao da contestao; Pelo Ru, no prazo de 10 dias a contar da notificao da rplica do Autor; Por ambas as partes na audincia prvia quando esta tenha lugar ou nos 20 dias que antecedem a data designada para a audincia final cfr . art.s 552., n. 2, 572., d) e 598. do CPC.

25

Incumbe s partes a apresentao das testemunhas indicadas em consequncia do aditamento ou da alterao do rol de testemunhas cfr. art. 598., n. 2. Artigo 466.- Declaraes de parte Estamos perante um novo meio de prova que prev que as partes possam requerer, at ao incio das alegaes orais em 1. instncia, a prestao de declaraes sobre factos em que tenham intervindo pessoalmente ou de que tenham conhecimento direto. declaraes de parte aplica-se o estabelecido para a prova por confisso bem como o dever de cooperao para a descoberta da verdade. O tribunal aprecia livremente as declaraes das partes exceto no caso de as mesmas constiturem confisso. Artigo 468. - Percia colegial e singular A percia realizada por mais de um perito, at ao nmero de trs, sendo que a percia colegial est prevista para as aes cujo valor superior a metade da alada da Relao (+ de 15.000) e a singular para as aes de valor no superior a metade da alada da Relao (igual ou inferior a 15.000). Artigo 494. - Verificaes no judiciais qualificadas Estamos perante um novo meio de proceder inspeo judicial, anteriormente realizada pelo juiz, que tem lugar sempre que seja legalmente admissvel a inspeo judicial, mas o juiz entenda que se no justifica, face natureza da matria, a perceo direta dos factos pelo tribunal. Para o efeito incumbe tcnico ou pessoa qualificada para proceder aos atos de inspeo de coisas ou locais ou de reconstituio de factos e elaborar relatrio sobre as verificaes efetuadas. Artigo 507.- Designao das testemunhas para inquirio e notificao Eis uma regra inovadora que poder ter algum impacto junto das secretarias uma vez que as testemunhas passam a ser sempre a apresentar pelas partes, salvo se a parte que as indicou

26

requerer, com a apresentao do rol, a respetiva notificao para comparncia ou a inquirio por teleconferncia. No so notificadas as testemunhas que as partes devam apresentar. Artigo 511.-Limite do nmero de testemunhas A nova lei reduz significativamente o limite ao nmero de testemunhas que fixado em 10 para cada parte, diminuindo o nmero para 5 testemunhas nas aes de valor inferior a 5.000,00, sendo admissveis outras tantas em caso de reconveno, para prova dos factos alegados nesse contexto. Contudo, o juiz pode, face natureza e extenso dos temas da prova, por deciso irrecorrvel, admitir a inquirio de testemunhas para alm do limite previsto. De notar que o novo diploma deixa de impor limitaes ao nmero de testemunhas por facto uma vez que deixou de existir base instrutria. Quanto apresentao e alterao da prova testemunhal, sugerimos a leitura do que foi referido para a prova documental.

14.

Das formas de processo

Quanto forma, o processo continua a ser comum ou especial, aplicando-se o especial aos casos expressamente designados na lei e o comum a todos os casos a que no corresponda processo especial. Artigo 548. - Forma do processo comum No que respeita ao processo de declarao so eliminados os processos comuns ordinrio, sumrio e sumarssimo, passando o processo comum de declarao a seguir a forma nica. Artigo 549. - Disposies reguladoras do processo especial O n. 2 resolve a dvida sobre a quem incumbem as diligncias executivas no mbito dos processos especiais (por ex. nas Divises de Coisa Comum), sendo estas da responsabilidade do oficial de justia.

27

Artigo 550.- Forma do processo comum No processo de execuo para pagamento de quantia certa volta-se a prever duas formas ordinria e sumria. Contudo, o processo de execuo para entrega de coisa certa e para prestao de facto continua a seguir a forma nica. No que respeita ao processo comum para pagamento de quantia certa, emprega-se o processo sumrio nas execues baseadas em: deciso arbitral ou judicial nos casos em que esta no deva ser executada no prprio processo; requerimento de injuno ao qual tenha sido aposta frmula executria; ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, garantida por hipoteca ou penhor; ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida cujo valor no exceda o dobro da alada do tribunal de 1. instncia. No , porm, aplicvel a forma sumria, contrrio, aplica-se o processo ordinrio, nas seguintes execues: Nos casos previstos nos artigos 714. e 715., ou seja, na escolha da prestao na obrigao alternativa, e na obrigao condicional ou dependente prestao, respetivamente; Quando a obrigao exequenda carea de ser liquidada na fase executiva e a liquidao no dependa de simples clculo aritmtico; Quando, havendo ttulo executivo diverso de sentena apenas contra um dos cnjuges, o exequente alegue a comunicabilidade da dvida no requerimento executivo; Nas execues movidas apenas contra o devedor subsidirio que no haja renunciado ao benefcio da excusso prvia. Artigo 551. -Disposies reguladoras

28

Ao processo de execuo, so subsidiariamente aplicveis, com as necessrias adaptaes, as disposies reguladoras do processo de declarao que se mostrem compatveis com a natureza da ao executiva. execuo para entrega de coisa certa e para prestao de facto so aplicveis, na parte em que o puderem ser, as disposies relativas execuo para pagamento de quantia certa. execuo sumria aplicam -se subsidiariamente as disposies do processo ordinrio. s execues especiais aplicam -se subsidiariamente as disposies do processo ordinrio. O n. 4 contm uma regra inovadora segundo a qual o processo de execuo corre em tribunal quando seja requerida ou decorra da lei a prtica de ato da competncia da secretaria ou do juiz e at prtica do mesmo. Pretende-se com esta norma proceder ao controlo efetivo do estado do processo executivo no que se refere prtica dos atos em cada momento do processo. O processo apenas se considera pendente no tribunal quando estiver dependente da prtica de um ato pelo juiz ou pela secretaria. Caso contrrio o processo considera-se como no correndo no tribunal uma vez que se encontra dependente da prtica de atos da competncia do agente de execuo. Desta forma conseguir-se- baixar drasticamente a pendencia das aes executivas nos tribunais. De notar que a implementao desta regra trar, inevitavelmente, pelo menos num perodo inicial em que no haver os desejados automatismos na aplicao informtica CITIUS, novas exigncias aos oficiais de justia no sentido de classificar, medida que os processos forem movimentados, a situao em que se encontra o processo. De notar que o processo pode no estar hoje pendente no tribunal (o agente de execuo realiza diligncias de penhora, por exemplo) e amanh j estar, face a qualquer requerimento do qual dependa a interveno do juiz ou da secretaria. Depois da interveno judicial o processo deixar, de novo, de estar a correr no tribunal.

29

Parte III
Do processo de declarao 15. Dos articulados

O novo paradigma da forma do processo declarativo, vem estipular a existncia de apenas dois articulados: a petio e a contestao. Excecionalmente, a lei permite um terceiro articulado: a rplica, mas apenas quando a ao seja de simples apreciao negativa ou quando na contestao o ru tiver deduzido pedido reconvencional. Deixa, assim, de ser possvel, utilizar a rplica para responder s excees deduzidas na contestao (dilatria ou perentria). Elimina-se assim, a possibilidade da apresentao da trplica.

Artigo 552. - Requisitos da petio inicial Mantm-se, no essencial, todos os requisitos, contudo no final da petio, o autor deve apresentar o rol de testemunhas e requerer outros meios de prova.
Face a esta norma, e no que concerne prova testemunhal, o autor deve requerer no articulado a notificao das testemunhas para comparecer no dia da audincia final ou a sua inquirio por teleconferncia, sob pena de na falta dessa indicao, as testemunhas serem a apresentar. Artigo 569. - Prazo para a contestao A contestao oferecida no prazo de 30 dias, prazo este que pode ser acrescido da dilao eventualmente aplicvel nos termos do art. 245. do CPC. Artigo 572. - Elementos da contestao Com a apresentao da contestao, deve o ru apresentar o rol de testemunhas e requerer outros meios de prova.

30

Artigo 585.- Prazo da rplica Nos casos em que seja admissvel, a rplica oferecida em prazo igual ao da contestao, ou seja, 30 dias.

16.

Da gesto inicial do processo e da audincia prvia

Artigo 590. - Gesto inicial do processo Em matria do indeferimento liminar e quanto aos casos previstos na lei para a sua admissibilidade, importa referir, como nota prvia, que o que at aqui se encontrava disciplinado no anterior 234.-A, no novo regime encontra-se disseminado em diversos artigos. Assim, e de acordo com o presente artigo, nos casos em que, por determinao legal ou do juiz, seja apresentada a despacho liminar, a petio, indeferida quando o pedido seja manifestamente improcedente ou ocorram, de forma evidente, excees dilatrias insuprveis e de que o juiz deva conhecer oficiosamente, aplicando-se o disposto no artigo 560. (apresentao de nova petio). Contudo, convm referir que de acordo com o art. 569. n. 1 (parte final) e .. no caso de revogao de despacho de indeferimento liminar da petio, o prazo para a contestao inicia-se com a notificao em 1. instncia daquela deciso. Apresentado o ltimo articulado ou expirado o prazo respetivo, o processo concluso ao Juiz para, em princpio, ser: Proferido despacho pr-saneador (art. 590., n. 2); Convocada uma audincia prvia (art. 591.); ou Proferido despacho saneador (art. 595.).

Do despacho pr-saneador
Neste despacho prev-se a possibilidade de o juiz: Providenciar pelo suprimento de excees dilatrias; Providenciar pelo aperfeioamento dos articulados; e

31

Determinar a juno aos autos de documentos que lhe permitam a apreciao de excees dilatrias ou o conhecimento, no todo ou em parte, do mrito da causa no despacho saneador.

Da audincia Prvia
Artigo 591. - Audincia prvia A audincia prvia vem substituir a audincia preliminar prevista no regime anterior. Quando h lugar audincia prvia, esta destina-se a algum ou alguns dos fins seguintes: Realizar tentativa de conciliao; Facultar s partes a discusso de facto e de direito, nos casos em que ao juiz cumpra apreciar excees dilatrias ou quando tencione conhecer imediatamente, no todo ou em parte, do mrito da causa; Discutir as posies das partes, com vista delimitao dos termos do litgio, e suprir as insuficincias ou imprecises na exposio da matria de facto que ainda subsistam ou se tornem patentes na sequncia do debate; Proferir despacho saneador, podendo, logo a, e caso o mesmo no ponha termo ao processo, definir o objeto do litgio e o tema da prova; Proferir, aps debate, despacho nos termos do n 1 do art. 596. e decidir as reclamaes deduzidas pelas partes; Inovador na audincia prvia a possibilidade de se: Determinar, aps debate, a adequao formal, a simplificao ou a agilizao processual; Programar, aps audio dos mandatrios, os atos a realizar na audincia final, estabelecer o nmero de sesses e a sua provvel durao e designar as respetivas datas. O despacho que marque a audincia prvia indica o seu objeto e finalidade No motivo de adiamento a falta das partes ou dos seus mandatrios. A audincia prvia , sempre que possvel, gravada, aplicando -se, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 155. do CPC.

32

Artigo 592. - No realizao da audincia prvia A audincia prvia no se realiza nas aes no contestadas em que a revelia seja inoperante6 e nas aes que devam findar no despacho saneador pela procedncia de exceo dilatria, tendo esta j sido debatida nos articulados.

Do despacho saneador
Artigo 593. - Dispensa da audincia prvia O juiz pode dispensar a realizao da audincia prvia apenas quando esta se destine prolao de: Despacho saneador; Despacho de adequao formal, simplificao ou agilizao processual; ou Despacho de delimitao do objeto do litgio e da enunciao dos temas de prova. Nestes casos, as partes depois de notificadas dos respetivos despachos, podem reclamar dos mesmos e requerer, em 10 dias, a realizao de audincia prvia, que deve ser realizada num dos 20 dias seguintes. Artigo 596. - Identificao do objeto do litgio e enunciao dos temas da prova Quando a ao deva prosseguir e proferido o despacho saneador, o juiz profere despacho destinado a identificar o objeto do litgio e a enunciar os temas da prova. Vem este despacho substituir aquele em que o juiz fixava a base instrutria e selecionava a matria de facto. As partes podem reclamar deste despacho, no prazo geral de 10 dias, sendo que o despacho que decidir as reclamaes apenas pode ser impugnado no recurso interposto da deciso final. Estes despachos e reclamaes podem ter lugar oralmente no decurso da audincia prvia se esta for gravada. Artigo 597. - Termos posteriores aos articulados nas aes de valor no superior a metade da alada da Relao
6

Cfr. as alneas b) a d) do art. 568.

33

Apesar do processo comum de declarao a seguir a forma nica, o legislador vem neste artigo dicotomizar em que termos se regem os termos posteriores aos articulados nas aes de valor no superior a metade da alada da Relao. Assim para as aes de valor no superiores a 15.000, findos os articulados, o juiz, consoante a necessidade e a adequao do ato ao fim do processo, pode optar por: Assegurar o exerccio do contraditrio quanto a excees no debatidas nos articulados; Convocar uma audincia prvia; Proferir por escrito despacho saneador, podendo, logo a, e caso o mesmo no ponha termo ao processo, definir o objeto do litgio e o tema da prova; Determinar, aps audio das partes, a adequao formal, a simplificao ou a agilizao processual Determinar, aps audio das partes, a adequao formal, a simplificao ou a agilizao processual; Proferir despacho destinado a programar os atos a realizar na audincia final, a estabelecer o nmero de sesses e a sua provvel durao e a designar as respetivas datas; Designar logo dia para a audincia final, observando o disposto no artigo 151.. Da anlise da presente norma, parece resultar que a diferena entre as aes no superiores a 15.000 e aquelas superiores a este valor se resume a: enquanto nas primeiras se prev a possibilidade de realizao de audincia prvia consoante a necessidade e a adequao do ato ao fim do processo, nas de valor superior a 15.000, a audincia prvia , por princpio, obrigatria. Contudo, ao juiz que caber em ambos os casos decidir qual o caminho a seguir, conforme referido na exposio de motivos constante da proposta de Lei n. 113/XII: Importa-se para o processo comum o princpio da gesto processual, consagrado e testado no mbito do regime processual experimental, conferindo ao juiz um poder autnomo de direo ativa do processo, podendo determinar a adoo dos mecanismos de simplificao e de agilizao processual que, respeitando os princpios fundamentais da igualdade das partes e do contraditrio, garantam a composio do litgio em prazo razovel

34

17.

Da audincia final

Conforme j referido, a audincia final decorre perante o juiz singular, desaparecendo a figura do tribunal coletivo. Artigo 604. - Tentativa de conciliao e demais atos a praticar na audincia final A lei veio temporizar as alegaes orais que no podem exceder, para cada um dos advogados, uma hora, e as rplicas trinta minutos. Contudo o juiz pode permitir que continue no uso da palavra o advogado que, esgotado o mximo de tempo legalmente previsto, fundadamente o requerer com base na complexidade da causa. Nas aes de valor no superior a 5.000, os perodos de tempo previstos para as alegaes e as rplicas so reduzidos para metade. Artigo 626. -Execuo da deciso judicial condenatria Estamos perante um processo nico, com duas fases distintas: a primeira declarativa e uma segunda executiva. A execuo da deciso judicial condenatria inicia-se mediante requerimento executivo, constante do modelo de formulrio aprovado. O requerimento executivo apresentado no processo em que aquela foi proferida, correndo a execuo nos prprios autos, sendo tramitada de forma autnoma, exceto quando o processo tenha entretanto subido em recurso, casos em que corre no traslado. A execuo em termos eletrnicos corre integrada no processo iniciado como declarativo. (cfr. n. 1 do art. 85.). Mas onde houver seco especializada de execuo, deve ser remetida a esta, com carter de urgncia, cpia da sentena, do requerimento que deu incio execuo e dos documentos que o acompanham. (cfr. n. 2 do art. 85.). Outro aspeto a considerar, que de acordo com o art. 710., quando o ttulo executivo uma sentena, permitido cumular a execuo de todos os pedidos julgados procedentes, o que vale por dizer que possvel, no mesmo processo, executar diferentes decises judiciais: pagamento quantia certa, entrega de coisa certa e prestao de facto.

35

Excetua-se do mbito de aplicao da presente norma, a deciso judicial condenatria proferida no mbito do procedimento especial de despejo. Se a execuo for de deciso condenatria no pagamento de quantia certa segue a tramitao prevista para a forma sumria, havendo lugar notificao do executado aps a realizao da penhora.7 Mas, se a execuo for de deciso judicial que condene na entrega de coisa certa, feita a entrega, o executado notificado para deduzir oposio, seguindo -se, com as necessrias adaptaes, o disposto nos artigos 860. e seguintes.8 Se o credor, conjuntamente com o pagamento de quantia certa ou com a entrega de uma coisa, pretender a prestao de um facto, a notificao para se opor a este pedido realizada em conjunto com a notificao do executado para deduzir oposio ao pagamento ou entrega. Se estivermos perante esta pluralidade de execues podem ser logo penhorados bens suficientes para cobrir a quantia decorrente da eventual converso destas execues, bem como a destinada indemnizao do exequente e ao montante devido a ttulo de sano pecuniria compulsria.

Nestes processos no h lugar citao, procedendo-se notificao do executado nos termos gerais, aps a penhora. Tambm no haver citao nos casos de pedido de entrega de coisa certa ou de prestao de facto. 8 Cfr. declarao de retificao n. 36/2013, de 12 de Agosto.

36

PARTE IV
Do processo de execuo 18. Do ttulo executivo

Artigo 703. - Espcies de ttulos executivos Assiste-se a uma reduo dos ttulos executivos, tendo sido excludos do seu rol os documentos particulares assinados pelo devedor que importem a constituio ou o reconhecimento de obrigaes pecunirias ou de obrigao de entrega de coisa certa ou prestao de facto. Passam assim, a servir de base execuo: As sentenas condenatrias; Os documentos exarados ou autenticados, por notrio ou por outras entidades ou profissionais com competncia para tal, que importem constituio ou reconhecimento de qualquer obrigao; Os ttulos de crdito, ainda que meros quirgrafos, desde que, neste caso, os factos constitutivos da relao subjacente constem do prprio documento ou sejam alegados no requerimento executivo; Os documentos a que, por disposio especial, seja atribuda fora executiva. Consideram -se abrangidos pelo ttulo executivo os juros de mora, taxa legal, da obrigao dele constante. A estes ttulos acresce um novo ttulo, previsto no n. 5 do art. 721. e que tem por base a nota discriminativa de honorrios e despesas do agente de execuo da qual no se tenha reclamado, acompanhada da sua notificao pelo agente de execuo ao interveniente processual perante o qual se pretende reclamar o pagamento. Art. 710. - Cumulao de execues fundadas em sentena agora permitido, atravs deste preceito novo, cumular a execuo de todos os pedidos julgados procedentes na sentena que se executa. Ou seja, possibilita-se ao exequente cumular os pedidos de execuo de quantia certa, de entrega de coisa certa e de prestao de um facto.

37

19.

Das disposies gerais

Artigo 717. - Registo informtico de execues Deixa de ser necessrio despacho judicial para a introduo de alguns dados no registo informtico de execues, nomeadamente: A declarao de insolvncia e a nomeao de um administrador da insolvncia, bem como o encerramento do processo de insolvncia; O arquivamento do processo executivo laboral, por no se terem encontrado bens para penhora. Contudo, acresce ao registo informtico a seguinte informao: A extino da execuo por acordo de pagamento em prestaes ou por acordo global; A converso da penhora em penhor, nos casos de garantia do crdito exequendo, previstos no n. 3 do artigo 807.; O cumprimento do acordo de pagamento em prestaes ou do acordo global previstos nos artigos 806. e 810. Artigo 719. - Repartio de competncias O novo cdigo procede a uma clara repartio de competncias entre os agentes de execuo e os oficiais de justia. Compete ao agente de execuo: Efetuar todas as diligncias do processo executivo que no estejam atribudas secretaria ou sejam da competncia do juiz, incluindo, nomeadamente, citaes, notificaes, publicaes, consultas de bases de dados, penhoras e seus registos, liquidaes e pagamentos. Mesmo aps a extino da instncia, deve assegurar a realizao dos atos emergentes do processo que caream da sua interveno.

38

Compete secretaria: Como nota prvia, importa referir que a lei ao referir secretaria, exclui a competncia do oficial de justia nas funes de agente de execuo. Assim compete secretaria: Notificar, oficiosamente, o agente de execuo da pendncia de procedimentos ou incidentes de natureza declarativa deduzidos na execuo e dos atos a praticados que possam ter influncia na instncia executiva. Exercer as funes que lhe so cometidas pelo artigo 157. do CPC. na fase liminar e nos procedimentos ou incidentes de natureza declarativa, salvo no que respeita citao, que ser efetuada por agente de execuo ou oficial de justia (quando este exercer as funes de agente de execuo). Artigo 720.- Agente de execuo O agente de execuo designado pelo exequente de entre os registados em lista oficial. No sendo aquela designao feita pelo exequente, mantm-se os critrios de designao do agente de execuo pela secretaria, bem como quando o agente de execuo declara que no aceita essa designao. Mantm-se a regra da possibilidade de destituio e substituio do agente de execuo. Contudo e contrariamente ao que acontecia no regime anterior em que o exequente no necessitava de qualquer fundamentao para proceder substituio, no regime atual o exequente deve expor o motivo da substituio. Introduz-se uma alterao quanto s diligncias executivas que impliquem deslocaes cujos custos se revelem desproporcionados podem ser efetuadas, a solicitao do agente de execuo designado e sob sua responsabilidade, por agente de execuo do local onde deva ter lugar o ato ou a diligncia ou, na sua falta, por oficial de justia, nos termos da alnea d) do n. 1 do artigo 722., que iremos abordar de seguida, sendo o exequente notificado dessa circunstncia. Mantm-se o regime para a delegao de atos, prazos para realizar as notificaes e para a prtica dos demais atos. Artigo 722. - Desempenho das funes por oficial de justia

39

Compete ao oficial de justia realizar as diligncias prprias da competncia do agente de execuo: Nas execues em que o Estado seja o exequente; Nas execues em que o Ministrio Pblico represente o exequente; Quando o juiz o determine, a requerimento do exequente, fundado na inexistncia de agente de execuo inscrito na comarca onde pende a execuo e na desproporo manifesta dos custos que decorreriam da atuao de agente de execuo de outra comarca; Quando o juiz o determine, a requerimento do agente de execuo, se as diligncias executivas implicarem deslocaes cujos custos se mostrem desproporcionados e no houver agente de execuo no local onde deva ter lugar a sua realizao; Nas execues de valor no superior ao dobro da alada do tribunal de 1. instncia (at 10.000) em que sejam exequentes pessoas singulares, e que tenham como objeto crditos no resultantes de uma atividade comercial ou industrial, desde que o solicitem no requerimento executivo e paguem a taxa de justia devida; Nas execues de valor no superior alada da Relao (at 30.000), se o crdito exequendo for de natureza laboral e se o exequente o solicitar no requerimento executivo e pagar a taxa de justia devida. Uma das alteraes introduzidas aponta para a interveno do oficial de justia numa execuo de agente de execuo, sempre que os custos com a deslocao sejam desajustados ao valor da execuo, mas sempre por determinao do juiz. Outra delas vem concretizar, a possibilidade de interveno do oficial de justia proposto pelo art. 19. do Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro, que at entrada do presente diploma estava sujeito a avaliao e reviso, s que agora balizado s execues at 10.000. Finalmente prev-se a competncia do oficial de justia nas execues do foro laboral com um valor at 30.000. A estas competncias acresce ainda, como sabido, a que resulta da atribuio ao exequente do apoio judicirio na modalidade de atribuio de agente de execuo, conforme previsto no art. 35.-A da Lei do Apoio Judicirio.

40

O novo diploma alarga, pois, o leque de funes do oficial de justia quando agente de execuo, na tramitao do processo executivo.

20.

Da execuo para pagamento de quantia certa

Do processo ordinrio
Artigo 724. - Requerimento executivo No que toca ao requerimento executivo, o diploma introduz algumas novidades: Apresentao do requerimento executivo O requerimento executivo pode ser apresentado na secretaria em suporte de papel ou para ela enviado por transmisso eletrnica de dados. O exequente no patrocinado por mandatrio judicial pode apresentar o requerimento executivo em suporte de papel, entregando-o diretamente na secretaria ou enviando-o por via postal registada. O modelo aprovado do requerimento executivo de uso obrigatrio quando apresentado em suporte de papel. O exequente patrocinado por mandatrio judicial deve apresentar o requerimento executivo por transmisso eletrnica de dados. A assinalar, o desaparecimento da aplicao da multa da apresentao em papel do requerimento executivo quando o deveria ser por via eletrnica. Justifica-se a eliminao desta norma uma vez que o mandatrio judicial apenas pode enviar o requerimento executivo atravs de transmisso eletrnica de dados, estando-lhe vedada a possibilidade de entrega em suporte de papel. A lei no cuida de forma clara, de como deve a secretaria proceder quando um exequente, patrocinado por mandatrio, pretende entregar um requerimento executivo em papel. Pensamos que numa situao destas, a secretaria no o poder receber, a no ser que seja invocado o justo impedimento para a prtica dos atos processuais.

41

Requisitos Passa a ser obrigatrio a indicao dos nmeros de identificao fiscal (NIF) das partes. Tal imposio vem resolver muitos dos impasses causados at aqui na tramitao da ao executiva. Entrega do original Se por um lado se acolhe de bom grado a obrigatoriedade de indicao do NIF, por outro lado retrocede-se, pelo menos a nosso ver, quando a lei obriga a que na execuo que se funde em ttulo de crdito e o requerimento executivo tiver sido entregue por via eletrnica, o exequente deve sempre enviar o original para o tribunal, dentro dos 10 dias subsequentes distribuio. Se o exequente no proceder ao envio, o juiz, oficiosamente ou a requerimento do executado, determina a notificao do exequente para o fazer, no prazo de10 dias, sob pena de extino da execuo. Na execuo ordinria, conforme veremos adiante, a regra, que processo seja concluso para despacho liminar, ser este ento o momento para que o juiz possa aferir a falta de juno do original do ttulo de crdito. Artigo 726. - Despacho liminar e citao do executado Apresentado o processo para despacho liminar, quando este deva prosseguir, o juiz profere despacho de citao do executado para, no prazo de 20 dias, (acrescido da dilao aplicvel nos termos do art. 245.) pagar ou opor -se execuo. Se o exequente tiver alegado no requerimento executivo a comunicabilidade da dvida constante de ttulo diverso de sentena, o juiz profere despacho de citao do cnjuge do executado para os efeitos previstos no n. 2 do artigo 741.. Quando deva ter lugar a citao do executado e do cnjuge do executado, se for caso disso, a secretaria remete ao agente de execuo, por via eletrnica, o requerimento executivo e os documentos que o acompanhem, notificando aquele de que deve proceder (s) referida(s) citao(es). Artigo 727. - Dispensa de citao prvia

42

Continua-se a prever que o exequente possa requerer que a penhora seja efetuada sem a citao prvia do executado, mas desde que alegue factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial do seu crdito e oferea de imediato os meios de prova.

TRAMITAO DA EXECUO ORDINRIA PARA PAGAMENTO DE QUANTIA CERTA

A execuo sob a forma de processo ordinrio est sempre sujeita a despacho liminar e a citao prvia, (salvo nos casos previstos no art. 727.). No havendo motivo de recusa, o requerimento executivo analisado pela secretaria, que posteriormente o remete a despacho liminar, nos seguintes casos: Nos casos previstos nos artigos 714. e 715., ou seja, na escolha da prestao na obrigao alternativa, e na obrigao condicional ou dependente prestao, respetivamente; Quando a obrigao exequenda carea de ser liquidada na fase executiva e a liquidao no dependa de simples clculo aritmtico; Quando, havendo ttulo executivo diverso de sentena apenas contra um dos cnjuges, o exequente alegue a comunicabilidade da dvida no requerimento executivo; Nas execues movidas apenas contra o devedor subsidirio que no haja renunciado ao benefcio da excusso prvia; Quando o ttulo executivo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, no garantida por hipoteca ou penhor e cujo valor exceda o dobro da alada do tribunal de 1. instncia. Aps ter sido proferido despacho a ordenar a citao do executado, a secretaria remete ao agente de execuo, por via eletrnica, o requerimento executivo e os documentos que o acompanhem, notificando-o que deve proceder citao do executado. Artigo 733.- Efeito do recebimento dos embargos

43

Seja o executado citado antes ou depois de efetuada a penhora, no novo regime, o recebimento dos embargos s suspende o prosseguimento da execuo mediante prestao de cauo. Suspende-se tambm a execuo, se tiver sido impugnada, no mbito da oposio deduzida, a exigibilidade ou a liquidao da obrigao exequenda e o juiz considerar, ouvido o embargado, que se justifica a suspenso sem prestao de cauo. Continua a prevalecer a norma da impugnao da genuinidade da assinatura pelo embargante. A suspenso da execuo, decretada aps a citao dos credores, no abrange o apenso de verificao e graduao dos crditos.

21.

Penhora

Tambm na fase da penhora assinalam-se igualmente algumas alteraes. Artigo 736. - Bens absoluta ou totalmente impenhorveis Deixam de ser considerados bens desta natureza os bens imprescindveis a qualquer economia domstica que se encontrem na residncia permanente do executado salvo se se tratar de execuo destinada ao pagamento do preo da respetiva aquisio ou do custo da sua reparao, conforme se achava previsto na alnea f) do art. 822. do CPC de 1961. Esta previso passou a fazer parte do n. 3 do art. 737. que sob a epgrafe Bens relativamente impenhorveis, classifica estes bens como isentos de penhora. Artigo 737. - Bens relativamente penhorveis De salientar apenas o comentrio feito na parte final da anotao ao artigo anterior. Artigo 738. - Bens parcialmente penhorveis eliminada a referncia ao valor do Indexante de Apoio Sociais para o clculo de reduo do valor a penhorar. Volta a ser o juiz a autorizar a reduo da parte penhorvel dos rendimentos do executado.

44

Artigo 740.- Penhora de bens comuns em execuo Face ao disposto no art. 81. da Lei 23/2013, de 5 de Maro, a separao de bens resolvida nos notrios. Artigo 741. - Incidente de comunicabilidade suscitado pelo exequente No que respeita ao regime previsto para as dvidas dos cnjuges, o novo cdigo procede tambm a algumas alteraes. Pode o exequente, no requerimento executivo intentado contra apenas um dos cnjuges ou at ao incio das diligncias para venda ou adjudicao dos bens, suscitar o incidente de comunicabilidade da divida, alegando fundamentadamente que a divida comum a ambos, no caso da execuo se basear em titulo diverso de sentena. Se o incidente for suscitado posteriormente, o requerimento autuado por apenso. O novo regime d ao exequente esta dupla possibilidade. Artigo 745. - Penhorabilidade subsidiria Em execuo movida apenas contra o devedor subsidirio, no podem penhorar-se os bens deste, enquanto no estiverem excutidos todos os bens do devedor principal, tendo o devedor subsidirio o prazo de 20 dias para invocar o benefcio da excusso prvia. Em caso afirmativo, ou seja, invoca o benefcio da excusso prvia, o exequente pode requerer, no prprio processo, execuo contra o devedor principal, que ser citado para integral pagamento. Em execuo movida apenas contra o devedor principal e os bens deste se revelarem insuficientes, pode o exequente requerer, no mesmo processo, execuo contra o devedor subsidirio, que ser citado para pagamento do remanescente. A presente norma vai obrigar excusso plena dos bens do devedor principal e que termina com o apuramento do produto da venda de todos os seus bens. S aps esta tarefa, estamos em condies de saber qual o remanescente para o qual ser o devedor subsidirio ento citado.

45

22.

Consultas e diligncias prvias penhora

Artigo 748. - Consultas e diligncias prvias penhora

A lei veio de novo consagrar o comando da secretaria nesta fase. Assim a secretaria notifica o agente de execuo de que deve iniciar as diligncias para penhora: Depois de proferido despacho que dispense a citao prvia do executado; Depois de decorrido o prazo de oposio execuo sem que esta tenha sido deduzida; Depois da apresentao de oposio que no suspenda a execuo; Depois de ter sido julgada improcedente a oposio que tenha suspendido a execuo. Incumbe ao agente de execuo proceder s diligncias prvias penhora, no sem antes consultar o registo informtico de execues. Deixa se ser possvel a remessa de execuo para apensao ou incorporao de outra execuo constante da base de dados, nos termos do anterior art. 832. n.s 4 e 5 do CPC. Quando contra o executado tiver sido movida execuo, terminada nos ltimos trs anos, sem integral pagamento (anteriormente a lei referia-se apenas a execues sem integral pagamento) e o exequente no haja indicado bens penhorveis no requerimento executivo, o agente de execuo deve iniciar imediatamente as diligncias tendentes a identificar bens penhorveis. No sendo encontrados bens penhorveis, o agente de execuo notifica o exequente para, no prazo de 10 dias, indicar concretos bens penhorveis, sendo a execuo extinta se o no fizer. Caso contrrio, o agente de execuo prossegue com as diligncias prvias penhora.

46

Artigo 749. - Diligncias prvias penhora O agente de execuo, leva a cabo num prazo mximo de 20 dias todas as diligncias que considerar necessrias, nomeadamente, consultas diretas, sem necessidade de prvia autorizao judicial, s bases de dados da administrao tributria, da segurana social, das conservatrias do registo predial, comercial e automvel e de outros registos ou arquivos semelhantes, nos termos a definir por portaria a publicar. Quanto penhora de depsitos bancrios, apesar se fazer aluso neste artigo mesma, iremos tratar desta penhora na abordagem que faremos no art. 780. do CPC. Passa a prever-se uma remunerao pelos servios prestados na identificao do executado e na identificao e localizao dos seus bens, s instituies pblicas e privadas que prestem colaborao execuo, contudo este pagamento s abrange os casos em que o exequente seja uma sociedade comercial que tenha dado entrada num tribunal, secretaria judicial ou balco, no ano anterior, a 200 ou mais providncias cautelares, aes, procedimentos ou execues. Artigo 750.- Diligncias subsequentes

47

Aps a secretaria ter notificado o agente de execuo de que deve iniciar as diligncias para penhora, nos termos do n 1 do art. 748. do CPC, se no forem encontrados bens penhorveis no prazo de 3 meses a contar respetiva notificao, o agente de execuo notifica o exequente para especificar quais os bens que pretende ver penhorados na execuo, sendo simultaneamente notificado o executado para indicar bens penhora, com a cominao de que a omisso ou falsa declarao importa a sua sujeio a sano pecuniria compulsria, no montante de 5 % da dvida ao ms, com o limite mnimo global de 10 UC, se ocorrer ulterior renovao da instncia executiva e a se apurar a existncia de bens penhorveis. Se nem o exequente nem o executado indicarem bens penhorveis no prazo de 10 dias, h lugar extino da execuo. Quando a execuo tem incio com dispensa de citao prvia, o executado citado, contudo se o exequente no indica bens penhorveis, e se se frustra a citao pessoal do executado, no h lugar sua citao edital procedendo-se extino da execuo. Como j foi referido anteriormente, a extino da instncia executiva, est sujeita a inscrio no registo informtico (cfr. n. 2 do art. 717.).

48

Artigo 751.- Ordem de realizao da penhora No regime anterior, o agente de execuo, independentemente da ordem indicada pelo exequente no requerimento executivo, devia seguir a ordem legalmente estabelecida no anterior art. 834. para a realizao da penhora. No regime atual, apesar de a penhora dever comear pelos bens cujo valor pecunirio seja de mais fcil realizao e se mostrem adequados ao montante do crdito do exequente, o agente de execuo deve respeitar as indicaes do exequente sobre os bens que pretende ver prioritariamente penhorados. S assim no ser se as indicaes do exequente violarem norma legal imperativa9, ofenderem o princpio da proporcionalidade da penhora ou infringirem manifestamente a regra estabelecida no n. 1. Mas se estivermos perante uma dvida com garantia real que onere bens pertencentes ao devedor, a penhora inicia -se pelos bens sobre que incida a garantia e s pode recair noutros quando se reconhea a insuficincia deles para conseguir o fim da execuo.- cfr. n. 1 do art. 752. do CPC. Norma excecional a do n. 3, que admite a penhora, por excesso, de imvel ou de estabelecimento comercial, quando no universo patrimonial do executado no existam bens cuja penhora se preveja no garantir a satisfao integral da dvida no prazo de 12, 18 ou 6 meses, conforme previsto nas alneas a) a c). Artigo 753. - Realizao e notificao da penhora Dispe este artigo que da penhora se lavra auto de modelo aprovado e que o agente de execuo notifica o executado da realizao da penhora no prprio ato, se ele estiver presente, com a advertncia da possibilidade de deduzir oposio com os fundamentos constantes do art. 784. e do prazo de que para tal dispe, entregando-lhe cpia do auto de penhora. Deve ainda ser advertido, sob pena de ser condenado como litigante de m f, nos termos constantes do n. 3. Caso no esteja presente no ato da penhora, a sua notificao tem lugar nos cinco dias posteriores realizao da penhora. Artigo 764. - Penhora de coisas mveis no sujeitas a registo

Veja-se o que vem prescrito nos art.s 736. a 739. sobre a impenhorabilidade de bens.

49

Os bens mveis no sujeitos a registo so penhorados, apreendidos e imediatamente removidos para depsito, presumindo-se pertencentes ao executado os bens encontrados em seu poder, embora o executado possa reagir perante o juiz, depois de efetuada a penhora, exibindo documentos comprovativos de direitos de terceiros, os quais podem igualmente tomar posio na defesa dos seus interesses por meio de embargos de terceiro. A lei veio introduzir uma alterao importante e que vem resolver muitos dos constrangimentos na realizao desta penhora, nomeadamente o da ausncia de local para os remover. Assim, no haver lugar remoo se a natureza dos bens for incompatvel com o depsito, se a remoo implicar uma desvalorizao substancial dos bens ou a sua inutilizao, ou se o custo da remoo for superior ao valor dos bens. No havendo remoo, deve proceder-se a uma descrio pormenorizada dos bens, obteno de fotografia dos mesmos e, sempre que possvel, imposio de algum sinal distintivo nos prprios bens, ficando o executado como depositrio. Artigo 768. - Penhora de coisas mveis sujeitas a registo No que respeita penhora do veculo, permite-se agora optar por dois caminhos, a penhora ou se inicia por comunicao eletrnica ou com prvia imobilizao do veculo. A penhora de veculo automvel pode ser precedida de imobilizao, designadamente atravs da imposio de selos ou de imobilizadores o que a acontecer, obriga a que a comunicao eletrnica da penhora se realize at ao termo do 1. dia til seguinte. Aps a penhora e a imobilizao, deve proceder -se: apreenso do documento de identificao do veculo, se necessrio por autoridade administrativa ou policial, segundo o regime estabelecido em legislao especial;10 remoo do veculo, nos termos prescritos em legislao especial,11salvo se o agente de execuo entender que a remoo desnecessria para a salvaguarda do bem ou manifestamente onerosa em relao ao crdito exequendo. No mais mantm-se o regime anterior.

10 11

Cfr. art.s 161. e 164 do Cdigo da Estrada. Cfr. art.s 167. e 168. do Cdigo da Estrada.

50

Artigo 779. - Penhora de rendas, abonos, vencimentos ou salrios No havendo oposio ou sendo esta improcedente o agente de execuo entrega as quantias depositadas e adjudicadas diretamente ao exequente. Nos casos em que h outros bens penhorveis, o agente de execuo, depois de descontado o montante relativo a despesas de execuo referido no n. 3 do artigo 735.: Entrega ao exequente as quantias j depositadas, que no garantam crdito reclamado; Adjudica as quantias vincendas, notificando a entidade pagadora para as entregar diretamente ao exequente. Nos casos em que no so identificados outros bens penhorveis, o agente de execuo, depois de assegurado o pagamento das quantias que lhe sejam devidas a ttulo de honorrios e despesas: Entrega ao exequente as quantias j depositadas que no garantam crdito reclamado; Adjudica as quantias vincendas, notificando a entidade pagadora para as entregar diretamente ao exequente, extinguindo-se a execuo. Consagra-se agora a possibilidade de se extinguir a execuo, logo aps a adjudicao das quantias vincendas que sero entregues diretamente ao exequente, assim se evitando o arrastar de processos nos tribunais a aguardar os descontos. Tudo, naturalmente, sem prejuzo da renovao da instncia no caso de incumprimento. Artigo 780. -Penhora de depsitos bancrios O novo CPC traz consigo, no que a esta penhora diz respeito, duas novidades fundamentais e de crucial importncia, a saber: realizada sem necessidade de despacho judicial Efetua-se mediante comunicao eletrnica do agente de execuo12 Depois introduz a noo de bloqueio de contas bancrias que realizado previamente penhora. O Banco de Portugal volta a ter um papel de relevo nesta penhora e que se traduz na disponibilizao por via eletrnica ao agente de execuo de informao acerca das

12

Vai ser disponibilizada uma plataforma informtica onde vo ser realizadas estas penhoras cuja regulamentao vai ser publicada em portaria.

51

instituies legalmente autorizadas a receber depsitos em que o executado detm contas ou depsitos bancrios, nos termos previstos no n. 6 do art. 749. Aps a informao prestada sobre qual(is) as instituio(es) bancria(s) em que o executado tem conta(s), o agente de execuo comunica, por via eletrnica, s respetivas instituies de crdito, que o saldo existente, ou a quota -parte do executado nesse saldo fica bloqueado desde a data do envio da comunicao, considerando os limites do n. 3 do artigo 735. e salvaguardado o disposto nos n.s 4 e 5 do artigo 738. No prazo de dois dias teis, aps a comunicao do agente de execuo, as instituies de crdito comunicam a este, por via eletrnica: O montante bloqueado; ou O montante dos saldos existentes, sempre que, pela aplicao do disposto nos n.s 4 e 5 do art. 738., a instituio no possa efetuar o bloqueio; ou A inexistncia de conta ou saldo. Recebida a comunicao do montante bloqueado, o agente de execuo tem o prazo de cinco dias, respeitados os limites previstos nos n.s 4 e 5 do artigo 738., para comunicar por via eletrnica s instituies de crdito, a penhora dos montantes dos saldos existentes que se mostrem necessrios para satisfao da quantia exequenda e o desbloqueio dos montantes no penhorados, sendo a penhora efetuada comunicada de imediato ao executado pela instituio de crdito. Passa a prever-se uma remunerao pelos servios prestados na identificao do executado e na identificao e localizao dos seus bens, s instituies pblicas e privadas que prestem colaborao execuo, contudo este pagamento s abrange os casos em que o exequente seja uma sociedade comercial que tenha dado entrada num tribunal, secretaria judicial ou balco, no ano anterior, a 200 ou mais providncias cautelares, aes, procedimentos ou execues.

23.

Oposio penhora

Artigo 785. -Processamento do incidente A oposio apresentada no prazo de 10 dias a contar da notificao do ato da penhora.

52

O incidente de oposio penhora segue os termos dos incidentes da instncia previstos nos artigos 293. a 295., e os termos da oposio execuo com as necessrias adaptaes e previstos nos n.s 1 e 3 do art. 732. Se a oposio respeitar ao imvel que constitua habitao efetiva do executado, aplica -se o disposto no n. 5 do art. 733., podendo o juiz, a requerimento do executado, determinar que a venda aguarde a deciso proferida em 1. instncia sobre os embargos, quando tal venda seja suscetvel de causar prejuzo grave e dificilmente reparvel. O despacho que determina a procedncia da oposio penhora deve ser notificado pela secretaria ao agente de execuo, para que este proceda ao levantamento da penhora e ao cancelamento de eventuais registos.

24.

Citaes e concurso de credores

Artigo 786. - Citaes Efetuada a penhora e apurada a situao registral dos bens, para alm do executado e do cnjuge, o agente de execuo deve proceder citao dos credores que sejam titulares de direito real de garantia para reclamarem o pagamento dos seus crditos. Da anlise do presente artigo, verifica-se que nesta fase do processo imperativa a consulta ao registo informtico de execues. Vejamos ento porqu: De acordo com a al. b) do n. 1 deste artigo, so citados os credores que sejam titulares de direito real de garantia, registado ou conhecido, sobre os bens penhorados, incluindo penhor13 cuja constituio conste do registo informtico de execues, para reclamarem o pagamento dos seus crditos. J no se prev a necessidade de proceder citao das entidades referidas nas leis fiscais com vista defesa dos possveis direitos da Fazenda Pblica. As citaes agora previstas no n. 2 so efetuadas Fazenda Nacional e ao Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, IP, exclusivamente por meios eletrnicos, que difundiro as comunicaes pelos servios competentes respetivos, tudo em termos a regulamentar por portaria dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas, da justia e da segurana social.

13

Este penhor pode ser constitudo ao abrigo do disposto no n. 1 do art. 807., como garantia do crdito exequendo.

53

Artigo 787.- Estatuto processual do cnjuge do executado O cnjuge do executado passa a poder ser tambm citado editalmente. Atenta a nova redao do artigo, o cnjuge do executado, passa a ter o prazo de 20 dias para deduzir oposio penhora e a exercer, nas fases da execuo posteriores sua citao, todos os direitos que a lei processual confere ao executado, podendo cumular eventuais fundamentos de oposio execuo. No regime anterior o prazo era de 10 dias ou at ao termo do prazo do executado, se terminasse depois.

25.

Concurso de credores

Artigo 788. - Reclamao dos crditos Aps a citao, tm os credores o prazo de 15 dias para reclamar os seus crditos. As reclamaes continuam a ser autuadas num nico apenso ao processo de execuo. Para alm das situaes j conhecidas em que no so admitidas as reclamaes dos credores com privilgio creditrio geral, mobilirio ou imobilirio, a lei vem agora aditar outra. Assim : no admitida a reclamao do credor com privilgio creditrio geral, mobilirio ou imobilirio, quando a penhora tenha incidido sobre bens mveis de valor inferior a 25 UC (2.550). Esta alterao vem resolver a obrigao do cumprimento do artigo, na penhora de bens mveis com valor diminuto. Artigo 789. -Impugnao dos crditos reclamados Mais uma alterao a ter em ateno pelas secretarias, e que se traduz na notificao do executado, do exequente, dos credores reclamantes, do cnjuge do executado e agora de forma expressa do agente de execuo, embora este no possa impugnar os crditos reclamados, findo o prazo para a reclamao de crditos, ou se apresentada espontaneamente nos termos do n. 3 do art. 788. do CPC. Artigo 794. -Pluralidade de execues sobre os mesmos bens

54

Pendendo mais de uma execuo sobre os mesmos bens, o agente de execuo susta quanto a estes a execuo em que a penhora tiver sido posterior, podendo o exequente reclamar o respetivo crdito no processo em que a penhora seja mais antiga. Se estivermos perante uma sustao integral, a lei determina a extino da execuo, sem prejuzo da renovao da instncia sempre que o exequente indique concretos bens a penhorar, conforme disposto no n. 5 do artigo 850.

26.

Modos de pagamento

Artigo 796. - Termos em que pode ser efetuado As diligncias necessrias para a realizao do pagamento efetuam -se obrigatoriamente no prazo de trs meses a contar da penhora, independentemente do prosseguimento do apenso da verificao e graduao de crditos, mas s depois de findo o prazo para a sua reclamao; excetua-se a consignao de rendimentos, que pode ser requerida pelo exequente e deferida logo a seguir penhora. Artigo 797. - Execues parcialmente inviveis Decorridos trs meses sobre o pagamento parcial sem que tenham sido identificados outros bens penhorveis, aplica -se o disposto no artigo 750., j anteriormente analisado. Com este preceito pretende-se evitar que as execues inviveis perdurem nos tribunais. Artigo 806. -Pagamento em prestaes Continua-se a prever que exequente e executado acordem no pagamento em prestaes da dvida exequenda, definindo um plano de pagamento e comunicando tal acordo ao agente de execuo, at transmisso do bem penhorado ou, no caso da venda mediante proposta em carta fechada, at aceitao da proposta apresentada. O acordo de pagamento em prestaes determina tambm a extino da execuo assim se pondo termo a processos que se eternizavam nas secretarias judiciais.

55

De notar que a a extino e o cumprimento do acordo do pagamento em prestaes leva incluso deste facto no registo informtico de execues (cfr. al. e) e g) do n. 2 do art. 717.). Artigo 807. -Garantia do crdito exequendo Mas, se o exequente declarar que no prescinde da penhora j feita na execuo, aquela converte-se automaticamente em hipoteca ou penhor, beneficiando estas garantias da prioridade que a penhora tenha, sem prejuzo da renovao da instncia prevista para os restantes credores nos termos do artigo 809. O agente de execuo deve comunicar conservatria competente a converso da penhora em hipoteca bem como a extino desta aps o cumprimento do acordo. Se o executado incumprir o acordo celebrado, o exequente pode requerer a renovao da execuo nos termos do n. 1 do art. 808. De notar que a converso da penhora em penhor leva incluso deste facto no registo informtico de execues (cfr. al. f) do n. 2 do art. 717.).

Artigo 810. - Acordo global Regime inovador o alargamento do acordo de plano de pagamentos aos credores reclamantes, possibilitando-se um acordo global de pagamentos entre exequente, executado, e credores reclamantes que pode consistir, nomeadamente numa simples moratria, num perdo, total ou parcial, de crditos, na substituio, total ou parcial, de garantias ou na constituio de novas.

Importa relembrar que este acordo levado ao registo informtico de execues, nos termos das alneas e) e g) do n. 2 do art. 717. do CPC. O incumprimento dos termos do acordo, no prazo de 10 dias aps interpelao escrita do exequente ou de credor reclamante, implica, na falta de conveno expressa em contrrio, a caducidade do acordo global, podendo o exequente ou o credor reclamante requerer a renovao da execuo para pagamento do remanescente do crdito exequendo e dos crditos reclamados, aplicando -se, com as necessrias adaptaes, o disposto nos n.s 2 e 3 do artigo 808.

56

O acordo global leva extino da instncia prevista no n. 2 do art. 806., por remisso expressa do n. 2 deste artigo 810.

27.

Venda

Art. 814. - Venda antecipada de bens A autorizao a venda antecipada de bens passa a ser, de novo, autorizada pelo juiz. Venda mediante propostas em carta fechada Artigo 820. - Abertura das propostas Contrariamente ao que sucedia at aqui, com nova redao do artigo, a lei vem possibilitar ao exequente, adquirir o bem atravs de licitao, no dia designado para a venda, permitindo a licitao entre este e o proponente de maior valor. Art. 825. - Falta de depsito Passou a prever-se tambm a perda do valor da cauo apresentada pelo proponente que no deposite o restante preo, no caso de o agente de execuo aceitar a proposta de valor imediatamente inferior (alnea a do n. 1). Art. 830. - Bens vendidos em mercados regulamentados Esta modalidade da venda vem substituir a venda de bens vendidos nas bolsas prevista no anterior art. 902. Dispe este artigo que so vendidos em mercados regulamentados os instrumentos financeiros e as mercadorias que neles tenham cotao. Artigo 832. -Casos em que se procede venda por negociao particular Adita-se a esta modalidade de venda as situaes em que o bem em causa tem um valor inferior a 4 UC ( 408,00).

57

Artigo 849. - Extino da execuo O Decreto-Lei n. 41/2013, de 26 de Junho, veio aditar ao art. 849. outras formas de extino do processo executivo, conforme fomos dando conta ao longo da anlise das normas da ao executiva, a saber: Adjudicao de quantias vincendas, notificando a entidade pagadora para as entregar diretamente ao exequente (al. b) n. 4 do art. 779.); Pluralidade de execues sobre os mesmos bens - sustao integral (n. 4 do art. 794.); Falta de entrega do original do ttulo executivo (n. 5 do art. 724.); Pagamento em prestaes (n. 2 do art. 806.); Acordo global (n. 2 do art. 810.). Pagamento parcial (art. 797.)

Poderemos sintetizar agora as situaes que levam extino da execuo MOTIVO DA EXTINO Depsito da quantia liquidada Aps liquidao e pagamentos Falta de bens Falta de bens Pagamento parcial Adjudicao de direito de crdito Falta de bens Adjudicao de quantias vincendas Sustao integral Falta de entrega do original do ttulo executivo Pagamento em prestaes Acordo global Procedncia dos embargos de executado Falta de pagamento ao agente de execuo DISPOSIO LEGAL Art. 847. Art. 849., n. 1, b) Art. 748., n. 3 Art. 750., n. 2 Art. 797. Art. 799., n. 6 Art. 855., n. 4 Art. 779., n. 4, b) Art. 794., n. 4 Art. 724., n. 5 Art. 806, n. 2 Art. 810., n. 2 Art. 732,, n. 4 Art. 721., n. 3

58

O executado apenas ser notificado da deciso de extino quando tenha j sido pessoalmente citado.14 Artigo 850. - Renovao da execuo extinta A execuo extinta pode renovar-se nas situaes previstas nos n. s 1 e 2 a requerimento do exequente, quando o ttulo tenha um trato sucessivo, isto , para cobrana de prestaes vincendas, ou por qualquer credor, cujo crdito esteja vencido, podendo este, no prazo de 10 dias a contar da data em que declare extinta a execuo, requerer o prosseguimento da mesma, para pagamento do seu crdito, o qual vai assumir a posio de exequente. O exequente pode requerer a renovao da instncia executiva, quando a mesma foi extinta nos termos das alneas c), d) e e) do n.1 do art. 849., desde que indique os concretos bens a penhorar, casos em que no se repetiro as citaes, aproveitandose todos os atos que tiverem sido praticados at ao momento da extino da execuo.

28.

Recursos

Artigo 853. -Apelao A lei passa a prever que cabe ainda recurso de apelao, nos termos gerais: Da deciso que determine a suspenso, a extino ou, a anulao da execuo. Parece-nos, no entanto, que tal no significa que a deciso de extino do agente de execuo seja passvel de recurso. Aos recursos de apelao e revista de decises proferidas no processo executivo so aplicveis as disposies reguladoras do processo de declarao e o disposto nos artigos seguintes conforme define o art. 852. Assim sendo, parece no restarem dvidas de que apenas as decises judiciais podem ser impugnadas por meio de recurso conforme dispe o n. 1 do art. 627. Da deciso de extino do agente de execuo cabe reclamao para o juiz nos termos do disposto no art. 723.

14

Leia-se notificado nos casos da execuo de sentena que corre seus termos nos prprios autos (cfr. o art. 626.).

59

No caso de o juiz indeferir a reclamao, parece-nos que desta deciso poder caber recurso nos termos previstos na alnea b) do n. 2 deste artigo 853., apesar das limitaes impostas pela al. c) do n. 1 do art. 723.

TRAMITAO DA EXECUO SUMRIA PARA PAGAMENTO DE QUANTIA CERTA

29.

Do processo sumrio

Artigo 855. - Tramitao inicial No que respeita ao processo comum para pagamento de quantia certa, e relembrando que se emprega o processo sumrio nas execues baseadas em (art. 550.): deciso arbitral ou judicial nos casos em que esta no deva ser executada no prprio processo; requerimento de injuno ao qual tenha sido aposta frmula executria; ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, garantida por hipoteca ou penhor; ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida cujo valor no exceda o dobro da alada do tribunal de 1. instncia. Nas execues movidas apenas contra o devedor subsidirio que haja renunciado ao benefcio da excusso prvia. Apenas h despacho liminar nas execues baseadas em: Ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, (sem hipoteca ou penhor) e o valor no exceda 10.000, se a penhora incidir sobre bens imveis, estabelecimento comercial, direito real menor que sobre eles incida ou de quinho em patrimnio que os inclua. Nestes casos a penhora s pode realizar-se depois da citao do executado, sendo o processo concluso ao juiz para despacho liminar.

60

O requerimento executivo e os documentos que o acompanhem so imediatamente enviados por via eletrnica, sem precedncia de despacho judicial, ao agente de execuo designado, com indicao do nmero nico do processo. Cabe ao agente de execuo (no secretaria) analisar o requerimento executivo, aplicando -se, com as necessrias adaptaes, o preceituado no artigo 725. no que se refere recusa do requerimento executivo. Deve tambm no mbito da execuo sumria ser observado o n. 5 do art. 724, que refere que quando a execuo se funde em ttulo de crdito e o requerimento executivo tiver sido entregue por via eletrnica, o exequente deve sempre enviar o original para o tribunal, dentro dos 10 dias subsequentes distribuio. Face aplicao subsidiria da execuo sumria das disposies do processo ordinrio, e uma vez que a regra no processo sumrio no existir interveno inicial do juiz, parece-nos que se o exequente no enviar o original do ttulo, o agente de execuo deve sinalizar tal facto ao juiz. S assim, o juiz poder determinar, oficiosamente ou a requerimento do executado, a notificao do exequente para, em 10 dias, proceder a esse envio, sob pena de extino da execuo. No havendo motivo de recusa, e se o processo houver de prosseguir, o agente de execuo inicia as consultas e diligncias prvias penhora, que se efetiva antes da citao do executado. Decorridos trs meses sobre o inicio das diligncias de penhora e se no forem encontrados bens penhorveis, o agente de execuo notifica o exequente para especificar quais os bens que pretende ver penhorados na execuo e simultaneamente, cita o executado para indicar bens penhora, com a cominao de que a omisso ou falsa declarao importa a sua sujeio a sano pecuniria compulsria, no montante de 5 % da dvida ao ms, com o limite mnimo global de 10 UC, se ocorrer ulterior renovao da instncia executiva e a se apurar a existncia de bens penhorveis. Se o exequente no indicar bens penhorveis, no caso de frustrao a citao pessoal do executado, no h lugar sua citao edital, procedendo-se extino da execuo nos termos do n. 2 do art. 750. Artigo 856. - Oposio execuo e penhora

61

Feita a penhora, o executado citado para a execuo e, em simultneo, notificado do ato de penhora, podendo deduzir, no prazo de 20 dias, finda a dilao aplicvel nos termos do art.245., embargos de executado e oposio penhora. O executado citado no prprio ato da penhora ou num dos cinco dias seguintes se no estiver presente no ato. Com os embargos de executado cumulada a oposio penhora que o executado pretenda deduzir. Quando no se cumule com os embargos de executado, aplicvel ao incidente de oposio penhora o disposto nos n.s 2 a 6 do artigo 785.. O executado que se oponha execuo pode, na oposio, requerer a substituio da penhora por cauo idnea que igualmente garanta os fins da execuo.

30.

Execuo por custas, multa e coima

No regime pretrito, o CPC integrava estas execues nos ttulos de obrigao pecuniria vencida, mas estranhamente, no novo processo civil no encontramos contemplado no art. 550., o regime aplicvel s execues por Custas, Multa e Coima. O Regulamento das Custas Processuais resolveu esta questo, ao referir que as mesmas seguem a forma do processo sumrio. Assim sendo, enquanto no regime anterior teramos que observar o valor da execuo e os bens indicados penhora para aferir se haveria ou no despacho liminar e citao prvia, no regime atual, dado que esta execuo segue os termos previstos para a forma sumria, no haver nunca citao prvia do executado, iniciando sempre o agente de execuo, oficial de justia, a tramitao do processo pelas diligncias prvias penhora. Uma vez que se trata de um ttulo executivo enquadrado naqueles a que atribuda fora executiva por disposio especial (cfr. al. d) do n. 1 do art. 703.) prevista no Regulamento das Custas Processuais, esta execuo segue a forma sumria em tudo o que no estiver especialmente previsto no art. 35. do RCP. Assim sendo, estas execues continuam a no ser extintas mas arquivadas por falta de bens.

62

Execuo Sumria

CONCLUSO

PENHORA Execuo sem integral pagamento terminada nos ltimos 3 anos

Nada consta Registo Informtico

Diligncias p/localizao bens

Diligncias p/localizao bens H bens

No h bens No h bens

Notificao exequente e em simultneo o executado para indicar no prazo de 10 dias

Penhora Notificao exequente para indicar no prazo de 10 dias

Nada diz

Indica bens

Nada diz

Citao (se frustrada no h lugar edital) ou notificao do executado

Extino

63

Casos Prticos
I Ttulo: Deciso Judicial Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 15.000,00 Bens indicados penhora: bens mveis; um veculo automvel e um estabelecimento comercial. Corre nos prprios autos e de forma autnoma (cfr. 85., n. 1). Se houver seco especializada de execuo remetida a esta, cpia da sentena, requerimento que deu incio execuo e documentos (carter de urgncia) (cfr. 85., n. 2). No h a lugar a despacho liminar, sendo irrelevante o valor da execuo e a espcie de bens a penhorar. A execuo segue a tramitao da forma sumria. No h lugar a citao. O executado notificado aps a realizao da penhora (cfr. 626., n. 2).

II Ttulo: Deciso Judicial Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 15.000,00 Bens indicados penhora: Depsitos bancrios. Corre nos prprios autos e de forma autnoma (cfr. 85., n. 1). Se houver seco especializada de execuo remetida a esta, cpia da sentena, requerimento que deu incio execuo e documentos (carter de urgncia) (cfr. 85., n. 2). No h a lugar a despacho liminar, sendo irrelevante o valor da execuo e a espcie de bens a penhorar. A execuo segue a tramitao da forma sumria. No h lugar a citao. O executado notificado aps a realizao da penhora (cfr. 626., n. 2)

64

No regime anterior na penhora de depsito bancrio, o processo era concluso ao juiz para ser proferido despacho de autorizao da penhora. O novo CPC j no impe o referido despacho (cfr. n. 1 do art. 780.). III Ttulo: Documento exarado (escritura) ou autenticado por notrio garantido por hipoteca. Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 15.000,00 Bens indicados penhora: bens mveis; um veculo automvel e um estabelecimento comercial. Neste caso, h que ter em ateno se o ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, est garantido por hipoteca ou penhor. (cfr. 550., n. 2, c). Se no estiver : Ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, tendo de ser observado o valor, nomeadamente, se excede ou no o dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000). (cfr. 550., n. 2, d). No caso concreto, como se trata de uma execuo cujo ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida garantido por hipoteca, irrelevante o valor da execuo, nomeadamente se excede ou no o dobro da alada do tribunal de 1. instncia. A execuo segue a forma sumria. (cfr. 550., n. 2, c). No h a lugar a despacho liminar, sendo o executado citado aps a realizao da penhora (cfr. 855., n.s 1 e 3 e 856, n. 1). IV Ttulo: Documento exarado (escritura) ou autenticado por notrio. Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 15.000,00 Bens indicados penhora: bens mveis; um veculo automvel e um estabelecimento comercial.

65

Neste caso, h que ter em ateno: Como se trata de uma execuo, em que o ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida no garantido por hipoteca, no se encaixa no n. 2 do art. 550.. Estamos perante uma execuo, cujo ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida e tem valor igual ou superior ao dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000, cfr. 550., n. 2, d), contrrio). A execuo segue a forma ordinria. (cfr. 550., n. 2, d), contrrio). H a lugar a despacho judicial (cfr. 226., n.4, al. e) e 726.). V Ttulo: Documento exarado (escritura) ou autenticado por notrio. Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 5.000,00 Bens indicados penhora: bens mveis e um veculo automvel. Neste caso, h que ter em ateno: Como se trata de uma execuo, em que o ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida, no est garantido por hipoteca e no se encaixando na al. c) do n. 2 do art. 550., estamos perante uma execuo, cujo ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida e tem valor inferior ao dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000, cfr. 550., n. 2, d). A execuo segue a forma sumria. (cfr. 550., n. 2, d). Confrontados com estes ttulos, teremos que verificar se os bens indicados penhora no incluem bem imvel, estabelecimento comercial, direito real menor que sobre eles incida ou quinho em patrimnio que os inclua (imvel ou estabelecimento comercial) conforme determina o n. 5 do art. 855.. Como no est indicado penhora nenhum daqueles bens, no h a lugar a despacho liminar, sendo o executado citado aps a realizao da penhora (cfr. 855., n.s 1 e 3 e n. 1 do 856). VI Ttulo: Letra/ Livrana/ Cheque

66

Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 5.000,00 Bens indicados penhora: bens mveis e um veculo automvel. Estamos perante um exemplo idntico ao anterior diferindo apenas no ttulo que est na base da execuo. No entanto, tambm este ttulo cabe na previso da alnea d) do n. 2 do art. 550.. Assim sendo, a soluo ser a mesma do exerccio V. VII Ttulo: Letra/ Livrana/ Cheque Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 15.000,00 Bens indicados penhora: bens mveis e um veculo automvel. Aqui, a tramitao difere do exemplo anterior porque o valor da execuo excede o dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000). Neste caso, h que ter em ateno: Como se trata de uma execuo, em que o ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida no garantido por hipoteca, no se encaixa no n. 2 do art. 550.. Estamos perante uma execuo, cujo ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida e tem valor igual ou superior ao dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000, cfr. 550., n. 2, d), contrrio). A execuo segue a forma ordinria. (cfr. 550., n. 2, d), contrrio). H a lugar a despacho liminar (cfr. 226., n.4, al. e) e 726.). VIII Ttulo: Letra/ Livrana/ Cheque Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 5.000,00 Bens indicados penhora: Imvel

67

Aqui, a situao difere do exemplo anterior, porque o valor da execuo no excede o dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000) e ainda porque foi indicado penhora um bem imvel. Trata-se de uma execuo, cujo ttulo extrajudicial de obrigao pecuniria vencida e tem valor inferior ao dobro da alada do tribunal de 1. instncia (10.000, cfr. 550., n. 2, d). A execuo segue a forma sumria (cfr. 550., n. 2, d). Confrontados com estes ttulos, teremos que verificar se os bens indicados penhora no incluem bem imvel, estabelecimento comercial, direito real menor que sobre eles incida ou quinho em patrimnio que os inclua (imvel ou estabelecimento comercial) conforme determina o n. 5 do art. 855.. Como se encontra indicado penhora um bem imvel, h lugar a despacho liminar (art. 855., n 5). IX Execuo movida apenas contra o devedor subsidirio O executado no renunciou ao benefcio da excusso prvia Ttulo: Extrajudicial de emprstimo garantido com hipoteca Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 20.000,00 Bens indicados penhora: Imvel Estamos perante uma execuo movida apenas contra o devedor subsidirio. Nestes casos, temos em primeiro lugar que verificar se o executado renunciou ou no ao benefcio da excusso prvia. Se no renunciou ao benefcio da excusso prvia a execuo segue a forma ordinria e h lugar a despacho liminar (cfr. al. d) do n. 3 do art. 550. e n. 1 do art. 726.). X Execuo movida apenas contra o devedor subsidirio O executado renunciou ao benefcio da excusso prvia Ttulo: Extrajudicial de emprstimo garantido com hipoteca

68

Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 20.000,00 Bens indicados penhora: Imvel Este caso difere do anterior visto que o executado renunciou ao benefcio da excusso prvia. Se renunciou ao mencionado benefcio, o executado colocou-se em posio idntica do devedor principal; embora o valor do ttulo exceda o dobro da alada da 1. instncia, o mesmo encontra-se garantido por hipoteca (cfr. al.c) do n. 2 do art. 550.); assim sendo, a execuo segue a forma sumria e no h despacho liminar, sendo o executado citado aps a realizao da penhora (cfr. al. d) do n. 3 do art. 550., contrrio; n.s 1 e 3 do art. 855.; e n. 1 do art. 856.). XI Execuo movida apenas contra o devedor subsidirio O executado renunciou ao benefcio da excusso prvia Ttulo: Extrajudicial de emprstimo Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 8.000,00 Bens indicados penhora: Imvel Este caso difere do anterior visto que o executado renunciou ao benefcio da excusso prvia, o ttulo no est garantido por hipoteca e o valor da execuo inferior ao dobro da alada da 1. instncia. Se renunciou ao mencionado benefcio, o executado colocou-se em posio idntica do devedor principal; uma vez que o ttulo no se encontra garantido por hipoteca, cai na previso da al. d) do n. 2 do art. 550.; aqui chegados, uma vez que se encontra indicado penhora um bem imvel, ter de haver despacho liminar nos termos previstos no n. 5 do art. 855.; assim sendo, a execuo segue a forma sumria e h despacho liminar (cfr. al. d) do n. 3 do art. 550., contrrio e n. 5 do art. 855.).

XII

69

Ttulo: Custas, Multas, Coimas e outras quantias contadas ou liquidadas Valor da execuo para pagamento de quantia certa: 1.000,00 Bens indicados penhora: Imvel Estas execues, independentemente do valor e dos bens indicados penhora, nunca so submetidos a despacho liminar uma vez que no tm guarida no art. 550. do CPC. Seguem sempre a forma sumria nos termos previstos no art. 35. do RCP. O executado sempre citado aps a realizao da penhora (cfr. n. 1 do art. 856.).

70

ndice
NOTA PRVIA ....................................................................................... 2 PARTE I .............................................................................................. 3
Diploma preambular Lei n. 41/2013, de 26 de Junho. ................................................ 3

PARTE II ............................................................................................. 7
Disposies gerais e comuns ................................................................................... 7 1. Patrocnio Judicirio ........................................................................................... 7 2. Disposies especiais sobre execues ...................................................................... 7 3. Atos das partes.................................................................................................. 8 4. Atos da secretaria .............................................................................................10 5. Publicidade e acesso ao processo ...........................................................................11 6. Distribuio .....................................................................................................12 7. Citao de pessoas singulares ...............................................................................13 8. Citao de pessoas coletivas ................................................................................15 9. Notificaes em processos pendentes......................................................................17 10. Extino da instncia ......................................................................................19 11. Dos incidentes da instncia ...............................................................................19 12. Dos procedimentos cautelares ...........................................................................20 13. Instruo do processo ......................................................................................25 14. Das formas de processo ....................................................................................27

PARTE III ........................................................................................... 30


Do 15. 16. 17. processo de declarao ................................................................................... 30 Dos articulados ..............................................................................................30 Da gesto inicial do processo e da audincia prvia ..................................................31 Da audincia final ..........................................................................................35

PARTE IV........................................................................................... 37
Do 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. processo de execuo ..................................................................................... 37 Do ttulo executivo .........................................................................................37 Das disposies gerais .....................................................................................38 Da execuo para pagamento de quantia certa .......................................................41 Penhora ......................................................................................................44 Consultas e diligncias prvias penhora ..............................................................46 Oposio penhora ........................................................................................52 Citaes e concurso de credores .........................................................................53 Concurso de credores ......................................................................................54 Modos de pagamento.......................................................................................55

71

27. 28. 29. 30.

Venda .........................................................................................................57 Recursos......................................................................................................59 Do processo sumrio .......................................................................................60 Execuo por custas, multa e coima ....................................................................62

CASOS PRTICOS ................................................................................. 64

Coleo Processo Civil Autor: Direo-Geral da Administrao da Justia - Diviso de Formao Titulo: O que mudou no CPC Coordenao tcnico-pedaggica: Elisabete Fonseca, Jorge Ribeiro e Jos Pvoas Colaborao: Glria Morais e Miguel Vara Coleo pedaggica: Diviso de Formao 1. edio Agosto de 2013
Direo-Geral da Administrao da Justia Diviso de Formao Av. D. Joo II, n. 1.08.01 D/E piso 10.., 1994-097 Lisboa, PORTUGAL TEL + 351 21 790 64 21 Fax + 351 21 154 51 02 EMAIL cfoj@mj.pt http://e-learning.mj.pt

72

Das könnte Ihnen auch gefallen