Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE SANCLERLNDIA

COMPETNCIAS EMPREENDEDORAS: LENZI E DAVID MACCLAND

SANCLERLNDIA, 2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE SANCLERLNDIA

ALINE NICOLAU DE ALMEIDA CHAVES

COMPETNCIAS EMPREENDEDORAS: LENZI E DAVID MACCLAND

Trabalho apresentado como exigncia para obteno de nota parcial na disciplina Plano de negcios no Curso de Administrao, pela UEG Unidade Universitria de Sanclerlndia, sob orientao do professor Silvio Barra.

SANCLERLNDIA, 2013

Competncias empreendedoras

CONJUNTO DE REALIZAO
Busca de oportunidades e iniciativas faz as coisas antes do solicitado ou, antes de forado pelas circunstncias age para expandir o negcio a novas reas, produtos ou servios; aproveita oportunidades fora do comum para comear um negcio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistncia. Correr riscos calculados avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente age para reduzir os riscos ou controlar os resultados coloca-se em situaes que implicam desafios ou riscos moderados Exigncia de qualidade e eficincia encontra maneiras de fazer as coisas melhor e/ou mais rpido, ou mais barato; age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padres de excelncia; desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padres de qualidade previamente combinados. Persistncia age diante de um obstculo; age repetidamente ou muda de estratgia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstculo; assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessrio para atingir as metas e os objetivos. Comprometimento faz um sacrifcio pessoal ou despende um esforo extraordinrio para complementar uma tarefa; colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessrio, para terminar um trabalho; esfora-se para manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo, acima do lucro em curto prazo.

CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informaes dedica-se pessoalmente a obter informaes de clientes, fornecedores e concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um servio; consulta os especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. Estabelecimento de metas estabelece metas e objetivos que so desafiantes e que tm significado pessoal; define metas em longo prazo, claras e especficas; estabelece metas em curto prazo, mensurveis. Planejamento e monitoramento sistemticos planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos; constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanas circunstanciais; mantm registros financeiros e utiliza-os para tomar decises.

CONJUNTO DE PODER Persuaso e rede de contatos utiliza estratgias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros; utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus prprios objetivos; age para desenvolver e manter relaes comerciais. Independncia e autoconfiana

busca autonomia em relao a normas e controles de outros; mantm seu ponto de vista, mesmo diante da oposio ou de resultados inicialmente desanimadores; expressa confiana na sua prpria capacidade de completar uma tarefa difcil ou de enfrentar um desafio.

Fonte: LENZI, 2008

__________________________________________________________________

Caractersticas Comportamentais Empreendedoras (CCES) identificadas por McClelland

CATEGORIA: REALIZAO
CCE: Busca de oportunidades e iniciativa. Comportamentos manifestados : * Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forado pelas circunstncias; * Age para expandir o negcio a novas reas, produtos ou servios; *Aproveita oportunidades fora do comum para comear um negcio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistncia. CCE: Exigncia de qualidade e eficincia . Comportamentos manifestados: * Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rpido ou mais barato; * Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padres de excelncia; * Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padres de qualidade previamente combinados. CCE: Persistncia. Comportamentos manifestados: * Age diante de um obstculo significativo; * Age repetidamente ou muda de estratgia, a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstculo; * Faz um sacrifcio pessoal ou desenvolve um esforo extraordinrio para completar uma tarefa. CCE: Independncia e autoconfiana. Comportamentos manifestados: * Busca autonomia em relao a normas e controles de outros; * Mantm seu ponto de vista mesmo diante da oposio ou de resultados inicialmente desanimadores; * Expressa confiana na sua prpria capacidade de completar uma tarefa difcil ou de enfrentar um desafio.

CATEGORIA: PLANEJAMENTO E RESOLUO DE PROBLEMAS


CCE: Correr riscos calculados. Comportamentos manifestados: * Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente;

* Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados; * Coloca-se em situaes que implicam desafios ou riscos moderados. CCE: Busca de informaes. Comportamentos manifestados: * Dedica-se pessoalmente a obter informaes de clientes, fornecedores e concorrentes; * Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um servio; * Consulta especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. CCE:Estabelecimento de metas. Comportamentos manifestados: * Estabelece metas e objetivos que so desafiantes e que tm significado pessoal; * Define metas de longo prazo, claras e especficas; * Estabelece objetivos mensurveis e de curto prazo. CCE: Planejamento e monitoramento sistemticos. Comportamentos manifestados: * Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; Constantemente revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanas circunstanciais; * Mantm registros financeiros e utiliza-os para tomar decises.

CATEGORIA : INFLUNCIA ( RELAO COM AS PESSOAS)


CCE: Comprometimento. Comportamentos manifestados: * Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessrio ao atingimento de metas e objetivos; * Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessrio, para terminar um trabalho; * Esmera-se em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo. CCE: Persuaso e redes de contato. Comportamentos manifestados: * Utiliza estratgias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros; * Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus prprios objetivos; * Age para desenvolver e manter relaes comerciais.

OBS: Adaptado pela autora, Manual do Participante do curso Sebrae/Empretec (2007).

FONTE: (MCCLAND, 1982)

BIBLIOGRAFIA

LENZI, Fernando. A relao das competncias empreendedoras e da conduta intraempreendedora no setor de servios educacionais. Em <www.uff.br/pae/index.php/pca/article/download/219/183>. Acesso em: 27/09/2013 LENZI, Fernando. Os empreendedores corporativos nas empresas de grande porte dos setores mecnico, metalrgico e de material eltrico/comunicao em Santa Catarina: Um estudo da associao entre tipos psicolgicos e competncias empreendedoras reconhecidas. Em <www.teses.usp.br/teses/.../12/.../TESE_FERNANDO_LENZI_USP.pdf>. Acesso em: 27/09/2013 VARGAS, Eliane. As caractersticas do comportamento empreendedor. Em: < http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2007/artigos/administracao/302.pdf>. Acesso em: 27/09/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen