Sie sind auf Seite 1von 6

Perguntas e Respostas de Direito Constitucional - Revisado e atualizado.

Euclides Lopes
(*)

1 Pergunta: A regra inserida no at. 2 da CF/88, diz que so poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, uma norma de? Resposta: De eficcia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral. 2 Pergunta: A norma constitucional cuja aplicao dependa de regulamentao por norma infraconstitucional considerada de eficcia? Resposta: Ilimitada. 3 Pergunta: O inciso XIII do artigo 5 da CF/88, que dispe ser: "livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer", norma de eficcia? Resposta: Contida. 4 Pergunta: Em relao poltica de desenvolvimento urbano, a CF/88 prev, que: I - ser executada pelo Poder Pblico Municipal. II - O plano diretor ser obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes. III - Observados determinados requisitos, o solo urbano no edificado poder ser desapropriado com pagamento mediante ttulos da dvida pblica. So corretas? Resposta: Todas as afirmativas esto corretas. 5 Pergunta: Nos princpios constitucionais do oramento pblico? Resposta: Enquadram-se os princpios da exclusividade, da anualidade e da unidade. 6 Pergunta: Em tema de controle de constitucionalidade, lcito afirmar, que: Resposta: competente o STF para processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual em face da Constituio Federal. 7 Pergunta: Ao Presidente da Repblica compete, privativamente? Resposta: Conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei, podendo delegar tal atribuio ao Procurador-Geral da Repblica. 8 Pergunta: Empregados de uma sociedade de economia mista podem ser demitidos como qualquer empregado de empresa privada? Resposta: No, preciso a instaurao de um processo regular, com direito defesa, para apurao da falta cometida ou de sua inadequao s suas atividades. 10 Pergunta: O princpio do devido processo legal foi pela CF/88, extendido a? Resposta: Todas as espcies processuais. 11 Pergunta: A competncia recursal extraordinria do STF se dar? Resposta: Para julgar as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida contrariar dispositivo da Constituio Federal: declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal ou julgar vlida lei ou ato de governo local em face da Constituio Federal.

12 Pergunta: Com referncia os remdios constitucionais, nomeie a alternativa correta, considerando, inclusive, o magistrio da doutrina e da jurisprudncia dos tribunais? Resposta: Admite-se a utilizao, pelos organismos sindicais e pelas entidades de classe, do mandado de injuno coletivo, com a finalidade de viabilizar, em favor dos membros ou associados dessas instituies, o exerccio de direitos assegurados pela Constituio. 13 Pergunta: O direito de propriedade goza de garantia constitucional. A autoridade competente, porm, no caso de iminente perigo pblico, poder usar de propriedade particular? Resposta: Assegurada ao proprietrio indenizao ulterior se houver dano em decorrncia do uso. 14 Pergunta: Compem a Justia Federal? Resposta: Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais. 15 Pergunta: Assinale a alternativa incorreta, partindo do seguinte: "A Unio poder intervir nos Estados? Resposta: Se for casado o mandato do Governador. 16 Pergunta: Lei Municipal que concede subveno a determinada seita religiosa, deve ser considerada? Resposta: Inconstitucional, podendo ser impugnada por via de Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental junto ao STF, desde que observado o princpio da subsidiariedade. 17 Pergunta: A sano administrativa por cometimento de abuso de autoridade varia de advertncia at demisso, mediante instaurao de processo prprio? Resposta: Que no poder ser sobrestado para o fim de aguardar a deciso civil ou penal. 18 Pergunta: correto asseverar, a propsito do processo legislativo previsto na CF/88, que? Resposta: Os projetos de lei complementar sero aprovados por maioria absoluta. 19 Pergunta: Com relao aos tratados internacionais, assinale a alternativa correta? Resposta: So parte integrantes do sistema jurdico ptrio, sendo atos inferiores hierarquicamente Constituio. 20 Pergunta: Legislar sobre custas dos servios forenses competncia? Resposta: Concorrente da Unio, Estados e Distrito Federal. 21 Pergunta: Segundo a redao dada pela EC/19 de 4.6.1998, do artigo 37 da CF/88 e seus incisos I e II, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte? Resposta: Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. 22 Pergunta: A celebrao de tratados, convenes e atos internacionais? Resposta: Compete ao Presidente da Repblica, sujeito a referendo do Congresso Nacional. 23 Pergunta: Dentre outros, podem propor a ao de inconstitucionalidade a nvel federal? Resposta: O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

24 Pergunta: A publicao resumida do instrumento do contrato ou de seus aditamentos ser providenciada pela Administrao? Resposta: At o quinto dia til seguinte ao de sua assinatura, em jornal de grande circulao. 25 Pergunta: Conceder-se- "Habeas-Corpus"? Resposta: Contra atos de autoridade que retirar do indivduo o seu direito de ir e vir. 26 Pergunta: Projetos de lei de iniciativa exclusiva de Tribunais e do Poder Executivo so propostos amide. O exerccio do poder de emenda, deferido aos congressistas, constitui incidente do processo legislativo. Em princpio, a funo de emendar esses projetos de lei inerente funo de legislar. Quem pode legislar, poder emendar. A Constituio tem que prever expressamente as vedaes ao poder de emendar, que podem ser absolutas (que impedem o oferecimento de quaisquer emendas), quase absolutas (que impedem o oferecimento de determinadas emendas) e relativas. Isto posto, h vedao absoluta ao poder de emenda? Resposta: No caso de delegao legislativa ao Presidente da Repblica, se a resoluo do Congresso Nacional determinar a apreciao do projeto a posteriori. 27 Pergunta: A ao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual e municipal em face da Constituio Estadual ser intentada perante? Resposta: Tribunal de Justia. 28 Pergunta: Se medida tomada durante estado de stio, mostrar-se ineficaz, ser decretado o estado de defesa? Resposta: No. 29 Pergunta: Qual o rgo fracionrio dos Tribunais que tm plena competncia para decidir em matria de controle de constitucionalidade? Resposta: Tribunal Pleno. 30 Pergunta: De acordo com a repartio de competncias legislativas do Estado Federal Brasileiro? Resposta: Compete Unio editar normas gerais sobre proteo ao patrimnio histrico, cultural e paisagstico, e aos Estados legislar concorrentemente sobre florestas, caa, pesca e fauna. 31 Pergunta: Segundo o artigo 37, inciso XII, da CF/88, os vencimentos dos cargos? Resposta: Do Poder Executivo no podero ser inferiores aos pagos pelos Poderes Judicirio e Legislativo. 32 Pergunta: Os analfabetos? Resposta: So inelegveis para qualquer cargo. 33 Pergunta: A alternativa que no reflete uma das clusulas ptreas previstas expressamente na Constituio ? Resposta: Normas relativas a ordem econmica. 34 Pergunta: Pode ser condicionado ao prvio percurso da instncia administrativa? Resposta: Assegura o direito de pleitear a prestao jurisdicional sempre que um direito for lesado ou ameaado de leso. 35 Pergunta: Assinale a opo correta?

Resposta: A tentativa de alterao, mediante lei, de situao jurdica submetida a termo ou a condio insuscetvel de ser modificada a arbtrio de outrem atenta contra o princpio constitucional do direito adquirido. 36 Pergunta: A Constituio Federal declara que a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. Diz-se ainda: I - o prazo da concesso ou permisso ser de dez anos para as emissoras de televiso e de quinze anos para as de rdio. II - o Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da Justia Desportiva, reguladas em lei. III - ao contrrio do que ocorre com os ndios isoladamente, as suas comunidades e organizaes so partes legtimas para ingressar em juzo em defesa de seus interesses, intervindo o Ministrio Pblico em todos os atos do processo. IV - as Universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. V - a propriedade de empresa jornalstica e de rdio difuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de quinze anos, aos quais caber a responsabilidade por sua administrao e orientao intelectual. Resposta: Somente II e IV esto corretas. 37 Pergunta: Use a seguinte correspondncia: Dentre os direitos e garantias fundamentais da CF/88 incluem-se: I - a casa como asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, a qualquer momento, por determinao judicial. II - a inviolabilidade do sigilo da correspondncia e das comunicaes telefnicas, os quais somente podem ser quebrados por ordem judicial, na forma em que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. III - a vedao da cassao de direitos polticos, admitindo-se sua suspenso em caso de condenao criminal e sua perda em caso de cancelamento de naturalizao, desde que em ambos a sentena tenha transitado em julgado. Resposta: Somente III est correta. 38 Pergunta: Assinale a opo correta? Resposta: Ressalvada a competncia da Justia Militar, compete Justia Federal processar e julgar os crimes cometidos a bordo de navios e aeronaves, bem como os crimes contra a organizao do trabalho. 39 Pergunta: Maioria absoluta, quando exigida, na Constituio, para deliberao de casa ou comisso no Legislativo, significa, rigorosamente? Resposta: O nmero inteiro imediatamente superior metade de seus membros. 40 Pergunta: No quadro da organizao poltico-administrativa brasileira, a expresso poderes remanescentes, segundo a terminologia prevalescente na doutrina, em seu sentido mais estrito, designa? Resposta: Os poderes dos Estados. 41 Pergunta: Nos termos da CF/88, compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre diversas matrias. Em tais hipteses? Resposta: A competncia legislativa da Unio limita-se ao estabelecimento de normas gerais, no excluindo a competncia suplementar dos Estados. 42 Pergunta: Assinale a alternativa incorreta? Resposta: O Estado intervir em seus Municpios ou a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal

sempre que houver indcios de malversao dos recursos pblicos oriundos da repartio de receitas tributrias estaduais. 43 Pergunta: Analise as assertivas abaixo: I - O Superior Tribunal de Justia compe-se de, no mnimo, trinta e trs Ministros, sendo um tero dentre juzes dos Tribunais Regionais Federais, um tero dente desembargadores dos Tribunais de Justia e um tero, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministrio Pblico Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territrios, alternadamente. II - O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete Ministros, sendo trs oriundos do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justia e dois nomeados pelo Presidente da Repblica dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral indicados pelo Supremo Tribunal Federal. III - O Tribunal Superior do Trabalho compe-se de vinte e sete Ministros, sendo dezessete togados e vitalcios (onze escolhidos dentre juzes de carreira da magistratura trabalhista, trs dentre advogados e trs dentre membros do Ministrio Pblico do Trabalho) e dez classistas temporrios, com representao paritria dos trabalhadores e empregadores. IV - O Tribunal de Contas da Unio compe-se de nove Ministros, assim escolhidos: um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, dois teros pelo Congresso Nacional? Resposta: Todas as assertivas esto corretas. 44 Pergunta: Assinale a alternativa incorreta? Resposta: A lei estabelecer os casos de contratao do servidor por tempo indeterminado para atender exclusivamente s convenincias da administrao pblica. 45 Pergunta: A proteo ao mercado de trabalho da mulher : I - inexistente, pois ela ocupa o mesmo espao do homem no mundo moderno, sem diferenas de qualquer natureza. II - garantida pela Constituio mediante disciplina por lei. III - utpica, dependendo de lei regulamentadora. IV - inconstitucional, dada a proibio de distines com relao ao sexo. V - somente para mulher menor de idade h esta proteo. Resposta: Apenas a II est correta. 46 Pergunta: Assinale a opo correta? Resposta: No se pode regulamentar norma constitucional resultante do processo de reforma constitucional aprovada a partir de 1995 mediante edio de medida provisria. 47 Pergunta: O habilitado em um concurso pblico se torna servidor pblico com? Resposta: A assinatura do termo de posse. 48 Pergunta: So brasileiros naturalizados? Resposta: Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residente no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. 49 Pergunta: A primeira investidura em cargo pblico depende de: Resposta: Aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso. 50 Pergunta: A Constituio brasileira vigente poder ser emendada mediante proposta aprovada? Resposta: Por trs quintos dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos.

51 Pergunta: Quais os primeiros marcos do processo de internacionalizao dos Direitos Humanos? Resposta: Direito Humanitrio, Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho. 52 Pergunta: Assinale a alternativa na qual figuram objetivos da Repblica Federativa do Brasil, considerados como fundamentais pelo texto constitucional? Resposta: A erradicao da pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais. 53 Pergunta: De acordo com a teoria "monista", para que haja a incorporao dos tratados de direitos humanos ao direito brasileiro? Resposta: A ratificao suficiente para imediata aplicao j que o poder legislativo participa do processo de incorporao. 54 Pergunta: O alistamento eleitoral e o voto so? Resposta: Facultativos para os analfabetos e para os maiores de setenta anos. 55 Pergunta: No se admite "hbeas corpus" em relao a punies? Resposta: Administrativas e militares. 56 Pergunta: A adoo de medidas especiais de proteo ou incentivo a grupos ou indivduos, com vistas a promover sua ascenso na sociedade at um nvel de equiparao com os demais, com previso na Conveno Sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial (1968), denomina-se? Resposta: Ao Afirmativa. 57 Pergunta: Nos termos do texto da CF/88, a Administrao Pblica deve observar os seguintes princpios? Resposta: Publicidade, Impessoalidade, Moralidade, Legalidade e Eficincia. 58 Pergunta: Na vigncia do Estado de Defesa correto afirmar que? Resposta: vedada a incomunicabilidade do preso. 59 Pergunta: Segundo a Constituio Federal, a legislao sobre a organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis incumbe? Resposta: Concorrentemente, Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. 60 Pergunta: A idade mnima exigida como condio de elegibilidade para o cargo de Senador de? Resposta: Trinta e cinco anos.

Das könnte Ihnen auch gefallen