Sie sind auf Seite 1von 4

Colgio Estadual Armindo Guaran

Aluno (a): _____________________________________________________________ Srie: 2 B Estagiaria: Isabela Chagas Santos

Atividade

1-) Observe a imagem e responda: quais so os inconfidentes entre os que aparecem na cena? Em que condies eles esto sendo transportados? Tiradentes est entre eles? Justifique.

A imagem retrata o momento em que os inconfidentes de 1789 deixam a Fazenda de Nossa Senhora da Conceio, localizada no Caminho Novo, que ligava Minas capital da Colnia, e so levados para o Rio de Janeiro, onde seriam julgados. R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

2- ) Leia o texto e responda as questes propostas. A justia da rainha no era cega A conjurao Baiana de 1798 se singularizou em relao a outros movimentos revolucionrios ocorridos na colnia pela participao de pessoas das camadas populares e por reivindicar a extino do trabalho escravo. Mas parece com as demais quanto punio, que imps as penas mais severas aos mais pobres, como mostra o texto a seguir: No processo aberto pela administrao colonial contra os conjurados de 1798 na Bahia, torna-se evidente que o critrio racial foi levado em conta. A totalidade dos condenados morte so pardos, e nenhum branco figura nesse elenco. Os condenados que receberam a segunda classe de pena (degredo) representam 43% dos acusados de cor parda, e somente dois (o equivalente a 20%) dentre os brancos, um dos quais (Pedro Leo) fugitivo e que no ser capturado, escapando, portanto, da severa condenao. O outro, Francisco Muniz Barreto de Arago, argumentando que sua linhagem o tornava merecedor de tratamento diverso do que lhe coube, foi excludo desse elenco, integrando a terceira classe de penas (deteno). De fato, a totalidade dos condenados s duas classes de penas mais severas ( morte e degredo) se constituiu de homens pardos. Nenhum deles recebeu pena mais suave dentre as atribudas, qual seja, a deteno na cadeia da cidade por um perodo que seria breve, considerando-se o prazo j decorrido entre a deteno e a condenao. Na verdade, a terceira classe de penas foi reservada, integralmente, para homens brancos. Finalmente, dentre os brancos sob a guarda da justia real durante o curso da Devassa, 50% foram absolvidos e, dentre os homens de tez escura, apenas sete (39%) foram merecedores dessa graa.
Fonte: (Istvn Jancs. Na Bahia, contra o imprio. So Paulo, Hucitec-Edufba,1996. p. 154.)

Questes A. De que trata o texto e qual o seu objetivo? B. Explique por qual razo os rus de origem parda terem sido os mais castigados.

C. Tiradentes o mais conhecido dos personagens da histria do Brasil. Ao longo do tempo, sua imagem foi construda semelhana de um mrtir, que teria sacrificado a vida pela ptria. Os revoltosos baianos, ao contrario, ocupam papel secundrio. Com fortes razes populares, tm seus nomes poucos citados. Na sua opinio, qual a razo para essa diferena de tratamento?

Colgio Estadual Armindo Guaran


Aluno (a): _____________________________________________________________ Srie: 2 B Estagiaria: Anne Mirraylla Santos Santana Atividade

1-) A vinda da famlia real para o Brasil provocou uma srie de mudanas. Elabore um quadro com as principais medidas tomadas por D. Joo no mbito da cultura, da vida econmica e da administrao pblica. 2-) Faa um texto explicando os seus conhecimentos sobre a independncia do Brasil. Este texto precisa conter os seguintes aspectos:

A. 1808: Vinda da famlia real B. 1810: Abertura dos Portos C. 1820: Revoluo do Porto D. 1822: Independncia do Brasil

Das könnte Ihnen auch gefallen