Sie sind auf Seite 1von 3

PLANO

DE CURSO

1. Identificao
Disciplina: Monografia de Concluso de Curso Professores: Paulo Henrique da Costa Pinheiro Perodo letivo: 2013.2 Carga horria: 36 horas

2. Ementa
Monografia de Concluso de Curso. Tcnica de elaborao da Monografia de Concluso de Curso no modelo Artigo Cientfico. Tcnicas de elaborao de artigos cientficos. Etapas para a submisso de artigos cientficos em Peridicos Indexados.

3. Apresentao
A disciplina Monografia de Concluso de Curso pretende desenvolver com os alunos dos cursos de especializao do Instituto Lato Sensu a tcnica de formatao dos dados da pesquisa em um artigo cientfico elaborado nos moldes das revistas indexadas nacionais e internacionais. Para isso sero trabalhados os principais temas relacionados redao, estruturao e discusso dos resultados na forma de artigo cientfico. Dessa forma, cada aluno poder apresentar, ao final do curso, uma Monografia no formato de artigo submetido a uma revista indexada nacional ou internacional, contribuindo para o desenvolvimento da cincia no seu campo do saber.

4. Objetivos
Os principais objetivos da disciplina so: Fomentar a elaborao da Monografia de Concluso de Curso no formato Artigo Cientfico; Orientar a elaborao do Artigo Cientfico; Viabilizar a submisso do artigo em revista indexada; Avaliar o artigo por meio de banca de defesa de Monografia.

5. Contedos
Monografia de Concluso de Curso no formato Artigo Cientfico Tcnicas de elaborao de artigo Pesquisa bibliogrfica em banco de dados Formatao dos resultados das pesquisa Elaborao e submisso de artigo cientfico

Rua Cinegrafista Marques, 857 Bairro de Ftima Teresina-PI CEP: 64049-482 Fone: (86) 3233-6031

6. Metodologia
A metodologia utilizada na disciplina diversificada e motivadora. Sero utilizadas como metodologias de ensino-aprendizagem aulas expositivas, aulas dialogadas e oficinas de elaborao de artigo cientfico. Assim o aluno poder desenvolver diferentes habilidades na aquisio das competncias necessrias construo e submisso do artigo cientfico.

7. Recursos didticos
Sero utilizados como recursos didticos: quadro de acrlico, pinceis, projetor multimdia, internet, dentre outros.

8. Procedimentos de Avaliao
Os procedimentos de avaliao sero os seguintes: A: Frequncia mnima de 75% s atividades da disciplina. B: Entrega e submisso do artigo cientfico em revista indexada que valer uma nota de 0 a 10,0. Ser considerado aprovado o aluno que, cumulativamente, atingir frequncia mnima de 75% das atividade e nota mnima de 7,0 na entrega e submisso do artigo cientfico.

9. Bibliografia Bsica
Barros, A. de J. P.. Projeto de pesquisa: propostas metodologicas. 15ed. Petropolis: Vozes, 2005. Assencio-Ferreira, V. J. Artigo cientifico. Sao Jose dos Campos: Pulso, 2003. Andrade, M. M. Introduo a metodologia do trabalho cientifico. 4ed. So Paulo: Atlas, 2009. Sa, E. S.. Manual de normalizao de trabalhos tcnicos, cientficos e culturais. 5ed. Ludorf, Silvia Maria Agatti. Metodologia da pesquisa do projeto a monografia: o passo a passo da construo do conhecimento. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

Rua Cinegrafista Marques, 857 Bairro de Ftima Teresina-PI CEP: 64049-482 Fone: (86) 3233-6031

Rua Cinegrafista Marques, 857 Bairro de Ftima Teresina-PI CEP: 64049-482 Fone: (86) 3233-6031

Das könnte Ihnen auch gefallen