Sie sind auf Seite 1von 13

Direitos humanos, educao e interculturalidade

Direitos humanos, educao e interculturalidade: as tenses entre igualdade e diferena*


Vera Maria Candau
Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Departamento de Educao

No mundo atual, a conscincia de que estamos vivendo mudanas profundas que ainda no somos capazes de compreender adequadamente cada vez mais aguda. Para muitos intelectuais e atores sociais, no estamos simplesmente vivendo uma poca de mudanas significativas e aceleradas, e sim uma mudana de poca. Essa realidade provoca perplexidade e suscita uma ampla produo cientfica e cultural, assim como um intenso e acalorado debate. Muitas so as leituras da crise global de paradigma que estamos atravessando. Cientistas polticos, socilogos, economistas, filsofos, telogos, psiclogos, informatas, literatos, fsicos, artistas, diferentes produtores intelectuais e culturais se dedicam a analisar essa problemtica.
*

Neste contexto, extremamente vivo e plural de discusso e busca, algumas questes podem ser identificadas como ocupando uma posio central nos debates, sendo expresso de matrizes tericas e poltico-sociais diferenciadas. Entre elas podemos citar a problemtica da igualdade e dos direitos humanos, em um mundo marcado por uma globalizao neoliberal excludente, e as questes da diferena e do multiculturalismo, em tempos de uma mundializao1 com pretenses monoculturais. Uma expresso dessa problemtica pode ser evidenciada pela natureza do recentemente publicado Relatrio do Desenvolvimento Humano 2004, do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento

Este texto uma verso revisada da comunicao apresen-

Renato Ortiz (1994) distingue globalizao de mundiali-

tada no painel sobre o tema Direitos humanos numa perspectiva multicultural e pluralista, no Congresso Interamericano de Diretos Humanos realizado em Braslia, em agosto de 2006, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e pelo Ministrio de Educao, com o apoio da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO).

zao, concebendo a primeira como referida fundamentalmente economia, produo, distribuio e consumo de bens e de servios, organizados a partir de uma estratgia mundial e voltada para um mercado mundial (p. 16) e a segunda como um fenmeno social total que permeia o conjunto das manifestaes culturais (p. 30).

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

45

Vera Maria Candau

(PNUD), intitulado Liberdade cultural num mundo diversificado, que associa explicitamente pela primeira vez nos relatrios anuais publicados as questes relativas ao desenvolvimento s culturais:
O que novo, hoje, a ascenso de polticas de identidade. Em contextos muito diferentes e de modos muito diversos desde os povos indgenas da Amrica Latina s minorias religiosas na sia do Sul e s minorias tnicas nos Blcs e em frica, at os imigrantes na Europa Ocidental as pessoas esto se mobilizando de novo em torno de velhas injustias segundo linhas tnicas, religiosas, raciais e culturais, exigindo que sua identidade seja reconhecida, apreciada e aceite pela sociedade mais ampla. Sofrendo de discriminao e marginalizao em relao a oportunidades sociais, econmicas e polticas, tambm exigem justia social. (PNUD, 2004, p. 1) Em todo o mundo as pessoas so mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem justia social e mais voz poltica. Mas no tudo. Tambm exigem reconhecimento e respeito... E importam-se em saber se eles e os filhos vivero em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma nica cultura dominante. (p. 22)

A relao entre questes relativas a justia, redistribuio, superao das desigualdades e democratizao de oportunidades e as referidas ao reconhecimento de diferentes grupos culturais se faz cada vez mais estreita. Nesse sentido, a problemtica dos direitos humanos, muitas vezes entendidos como direitos exclusivamente individuais e fundamentalmente civis e polticos, amplia-se e, cada vez mais, afirmase a importncia dos direitos coletivos, culturais e ambientais. Ser que estamos vivendo hoje um deslocamento de nfase? Alguns autores talvez vo mais longe, chegando a afirmar que, nessa busca ou nessa crise de paradigma que estamos vivendo na sociedade atual, tambm a questo dos direitos humanos fica de alguma forma em questo e precisa ser ressignificada.

Certamente todos estamos de acordo em afirmar que os direitos humanos so uma construo da modernidade e que esto profundamente impregnados com os processos, os valores, as afirmaes que a modernidade props/prope, legou-nos e continua instigando-nos a realizar. Vivemos imersos no seu clima poltico-ideolgico e cultural. E, no entanto, para muitos autores essa construo est em crise no novo contexto cultural, social e econmico, marcado pela globalizao, pelo impacto das novas tecnologias, pela construo de novas subjetividades e mentalidades, por esse mundo complexo que muitos autores chamam por mais ambguo que este termo seja psmodernidade. Um elemento que me parece fundamental na questo essa tenso, presente hoje no debate pblico e nas relaes internacionais, entre igualdade e diferena. De maneira um pouco simplificada, possvel afirmar que toda a matriz da modernidade enfatizou a questo da igualdade. A igualdade de todos os seres humanos, independentemente das origens raciais, da nacionalidade, das opes sexuais, enfim, a igualdade uma chave para entender toda a luta da modernidade pelos direitos humanos. No entanto, parece que hoje o centro de interesse se deslocou. Quando digo que houve um deslocamento, no estou querendo dizer que se nega a igualdade, mas que se coloca muito mais em evidncia o tema da diferena. O professor Antonio Flavio Pierucci, no seu instigante livro Ciladas das diferenas (1999), sintetiza assim essa tenso:
Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Houve um tempo que a resposta se abrigava segura de si no primeiro termo da disjuntiva. J faz um quarto de sculo, porm, que a resposta se deslocou. A comear da segunda metade dos anos 70, passamos a nos ver envoltos numa atmosfera cultural e ideolgica inteiramente nova, na qual parece generalizar-se, em ritmo acelerado e perturbador, a conscincia de que ns, os humanos, somos diferentes de fato [...], mas somos tambm diferentes de direito. o chamado direito diferena, o

46

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

Direitos humanos, educao e interculturalidade

direito diferena cultural, o direito de ser, sendo diferente. The right to be different!, como se diz em ingls, o direito diferena. No queremos mais a igualdade, parece. Ou a queremos menos, motiva-nos muito mais, em nossa conduta, em nossas expectativas de futuro e projetos de vida compartilhada, o direito de sermos pessoal e coletivamente diferentes uns dos outros. (Pierucci, 1999, p. 7)

O autor parece colocar a questo em termos alternativos: somos iguais ou somos diferentes? Sua tese a de que at recentemente nossas lutas tinham como referncia fundamental a afirmao da igualdade. O direito diferena no tinha ainda aparecido com a fora que tem hoje. No entanto, atualmente a questo da diferena assume importncia especial e transforma-se num direito, no s o direito dos diferentes a serem iguais, mas o direito de afirmar a diferena. Pessoalmente, inclino-me a defender que certamente h uma mudana de nfase e uma questo de articulao. No se trata de afirmar um plo e negar o outro, mas de articul-los de tal modo que um nos remeta ao outro. Partindo dessa questo bsica, que vai orientar estas reflexes, considero fundamental que nos perguntemos pela relevncia dos direitos humanos no contexto que estamos vivendo. Direitos humanos hoje: um discurso relevante? Assinalarei alguns aspectos que me parecem importantes para a nossa reflexo. O primeiro diz respeito ambivalncia em relao afirmao e, ao mesmo tempo, negao dos direitos. Por um lado, tanto no plano internacional quanto no plano nacional, existe um discurso reiterativo que afirma fortemente a importncia dos direitos humanos. No entanto, as violaes multiplicam-se. No plano internacional possvel identificar inclusive um retrocesso grande, por exemplo, em relao a direitos que pareciam profundamente assimilados pela humanidade, como o combate tortura em qualquer circunstncia. Direitos fundamentais que pareciam plenamente assegurados na mentalidade e nas polticas

internacionais assumidas so negados, desprezados e esquecidos. Tambm no nosso pas as violaes se multiplicam. No entanto, necessrio reconhecer, tem sido feito um esforo sistemtico orientado defesa e proteo dos direitos fundamentais, tanto pelo governo como por organizaes da sociedade civil, pelo menos nos ltimos anos. Outro elemento importante da problemtica atual dos direitos humanos diz respeito relao entre indivisibilidade e exigibilidade. A doutrina dos direitos humanos que se desenvolveu principalmente a partir da Conferncia de Viena (1993) colocou grande nfase na idia da indivisibilidade dos direitos das diferentes geraes civis, polticos, econmicos, sociais e culturais. No entanto, a exigibilidade desses direitos, imprescindvel para que a indivisibilidade no seja meramente retrica, ainda muito frgil, principalmente no que diz respeito aos direitos sociais, econmicos e culturais, o que provoca nos diferentes grupos sociais descrdito e indiferena para com a proclamao de direitos que, como se afirma na linguagem comum, no saem do papel ou somente valem para algumas pessoas e classes sociais. Considero essa tenso entre indivisibilidade e exigibilidade muito importante no momento atual. Um terceiro elemento da problemtica, ao qual j nos referimos e que consideramos que ocupa lugar central, a tenso entre universal e particular. Desde a Declarao Universal, os direitos humanos so apresentados, como o prprio nome diz, como universais. No entanto, a questo do universal e do particular, ou do universal e do relativo, suscitou uma discusso particularmente forte na Conferncia de Viena. E, hoje em dia, vrios grupos em diferentes pases questionam a universalidade dos direitos tal como foi construda, considerando-a uma expresso do Ocidente e da tradio europia. Partindo dessa perspectiva, possvel reconhecer as diferenas culturais, os diversos modos de situar-se diante da vida, dos valores, as vrias lgicas de produo de conhecimento etc.? possvel construir uma articulao entre o universal e o particular, o universal e o relativo?

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

47

Vera Maria Candau

Diante dessa problemtica, acredito, como o socilogo Boaventura Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra, que necessria uma ressignificao dos direitos humanos na contemporaneidade. Sua tese de que,
[...] enquanto forem concebidos como direitos humanos universais em abstrato, os Direitos Humanos tendero a operar como um localismo globalizado, e portanto como uma forma de globalizao hegemnica. Para poderem operar como forma de cosmopolitismo insurgente, como globalizao contra-hegemnica, os Direitos Humanos tm de ser reconceitualizados como interculturais. (Santos, 2006, p. 441-442)2

Nessa perspectiva, segundo o autor (Santos, 2006, p. 445-447), para que os direitos humanos possam verdadeiramente ser ressignificados hoje, numa perspectiva que no nega as suas razes, no nega a sua histria, mas quer traz-los para a problemtica de hoje, eles tero que passar por um processo de reconceitualizao. Essa passagem supe algumas premissas que ele enumera da seguinte maneira: 1. A superao do debate entre o universalismo e o relativismo cultural. O que se quer dizer com isso? Afirmar que todas as culturas ou grupos culturais tm valores e idias, elementos fundamentais que aspiram a comunicar a outros e universalizar, mas o universalismo incorreto, enquanto uma nica cultura predomine e queira se impor a todos. No outro plo est o relativismo cultural, que afirma que todas as culturas so relativas, nenhuma absoluta, nenhuma completa, mas necessrio propor dilogos interculturais sobre preocupaes convergentes, ainda que expressas a partir de diversos universos culturais. Somente assim seremos capazes de construir algo juntos, um projeto comum. necessrio negar tanto o universalismo quanto o relativismo absolutos. 2. Todas as culturas possuem concepes da dignidade humana. Nem todos os grupos culturais conhecem ou usam a expresso direitos humanos, mas isso no quer dizer que no tenham uma idia de dignidade humana, de vida digna, de querer uma vida melhor para os seus habitantes ou para seus integrantes. Temos de ter sensibilidade para descobrir em cada universo sociocultural essa idia de dignidade humana que traduzimos como direitos humanos. 3. Todas as culturas so incompletas e problemticas nas suas concepes de dignidade humana. Afirmar que nenhuma cultura completa, que nenhuma d conta de toda a riqueza do humano, leva-nos a, muito mais do que trabalhar com a idia de uma cultura verdadeira e nica, que tem de ser universalizada, desen-

Para Santos, a construo dos direitos humanos foi feita dentro da perspectiva do localismo globalizado. E essa era a matriz hegemnica prpria da modernidade, claramente presente no expansionismo europeu, portador da civilizao e das luzes. essa a ptica que tem predominado at hoje, com diferentes verses. No entanto, o que ele chama de cosmopolitismo insurgente e subalterno um dos processos que caracterizam a globalizao que nasce de baixo para cima. Essa globalizao surge dos grupos locais, das organizaes da sociedade civil, dos temas que nascem verdadeiramente das inquietudes dos diferentes atores sociais.

O autor distingue quatro formas de globalizao: localismo

globalizado processo pelo qual determinada realidade local globalizada com sucesso; globalismo globalizado impacto nas condies locais das prticas transnacionais; cosmopolitismo insurgente e subalterno resistncia organizada transnacionalmente contra os localismos globalizados e os globalismos localizados; e o patrimnio comum da humanidade emergncia das lutas transnacionais por valores ou recursos que so to globais como o prprio planeta. Ele caracteriza as duas primeiras como globalizao hegemnica, de cima para baixo; as duas ltimas, como globalizao contra-hegemnica ou a partir de baixo (Santos, 2006, p. 417-421).

48

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

Direitos humanos, educao e interculturalidade

volver a sensibilidade para com a idia da incompletude de todas as culturas e, portanto, da necessidade da interao entre elas. Nenhuma cultura d conta do humano. Aumentar a conscincia de incompletude cultural uma das tarefas prvias construo de uma concepo emancipadora e multicultural dos direitos humanos (Santos, 2006, p. 446). 4. Nenhuma cultura monoltica. Todas as culturas comportam verses diferentes da dignidade humana, algumas mais amplas do que outras, algumas mais abertas a outras culturas do que outras. Os grupos culturais no so homogneos e padronizados. Algumas verses dessa cultura podem ser rgidas, estreitas e fechadas. necessrio identificar e potencializar aquelas verses mais abertas, amplas e que apresentam um crculo de reciprocidade mais amplo, que favoream o dilogo com outras culturas. 5. Todas as culturas tendem a distribuir as pessoas e os grupos sociais entre dois princpios competitivos de pertena hierrquica: princpio da igualdade e princpio da diferena. Esta ltima premissa situa-nos no mago da questo da ressignificao dos direitos humanos hoje. Todas essas premissas esto voltadas para essa grande questo da articulao entre igualdade e diferena, isto , da passagem da afirmao da igualdade ou da diferena para a da igualdade na diferena. No se trata de, para afirmar a igualdade, negar diferena, nem de uma viso diferencialista absoluta, que relativize a igualdade. A questo est em como trabalhar a igualdade na diferena, e a importante mencionar o que Santos (2006) chama de o novo imperativo transcultural, que no seu entender deve presidir uma articulao ps-moderna e multicultural das polticas de igualdade e diferena: temos o direito a ser iguais, sempre que a diferena nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza (idem, p. 462). nessa dialtica entre igualdade e diferena,

entre superar toda a desigualdade e, ao mesmo tempo, reconhecer as diferenas culturais, que os desafios dessa articulao se colocam. Essa perspectiva supe discutir as diferentes concepes do multiculturalismo presentes nas sociedades contemporneas. As diferentes abordagens do multiculturalismo A problemtica do multiculturalismo suscita grande polmica no momento atual. Defensores e crticos confrontam suas posies apaixonadamente. Uma das caractersticas fundamentais das questes multiculturais exatamente o fato de estarem atravessadas pelo acadmico e o social, a produo de conhecimentos, a militncia e as polticas pblicas. Convm ter sempre presente que o multiculturalismo no nasceu nas universidades e no mbito acadmico em geral. So as lutas dos grupos sociais discriminados e excludos de uma cidadania plena, os movimentos sociais, especialmente os relacionados s questes tnicas e, entre eles, de modo particularmente significativo, os relacionados s identidades negras, que constituem o locus de produo do multiculturalismo. Sua penetrao na academia deuse num segundo momento e, at hoje, atrevo-me a afirmar, sua integrao no mundo universitrio frgil e objeto de muitas discusses, talvez exatamente por seu carter profundamente marcado pela intrnseca relao com a dinmica dos movimentos sociais. Outra dificuldade para penetrar na problemtica do multiculturalismo se refere polissemia do termo. A necessidade de adjetiv-lo evidencia essa realidade. Expresses como multiculturalismo conservador, liberal, celebratrio, crtico, emancipador, revolucionrio podem ser encontradas na produo sobre o tema e multiplicam-se continuamente. Certamente so inmeras e diversificadas as concepes e vertentes multiculturais. Muitos autores, tanto de perspectiva liberal quanto de inspirao marxista, 3 que levantam fortes
3

Duas excelentes snteses dessas crticas podem ser encon-

tradas em: Santos e Nunes (2003) e em Torres (2001b).

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

49

Vera Maria Candau

questionamentos tericos e em relao ao seu papel na sociedade, no levam devidamente esse fato em considerao ou, quando o fazem, referem-se a aspectos mais superficiais, sem distinguir com maior profundidade as diferentes posies, ou fazem grandes generalizaes. Nesse sentido, considero imprescindvel para avanar na reflexo que estou fazendo explicitar a concepo que privilegio ao tratar as questes suscitadas hoje pelo multiculturalismo. Considero que um primeiro passo nessa direo distinguir duas abordagens fundamentais: uma descritiva e outra prescritiva. A primeira afirma ser o multiculturalismo uma caracterstica das sociedades atuais. Vivemos em sociedades multiculturais. Podemos afirmar que as configuraes multiculturais dependem de cada contexto histrico, poltico e sociocultural. O multiculturalismo na sociedade brasileira diferente daquele das sociedades europias ou da sociedade estadunidense. Nesse sentido, enfatizam-se a descrio e a compreenso da construo da formao multicultural de cada contexto especfico. A perspectiva prescritiva entende o multiculturalismo no simplesmente como um dado da realidade mas como uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinmica social. Trata-se de um projeto, de um modo de trabalhar as relaes culturais numa determinada sociedade e de conceber polticas pblicas nessa direo. Uma sociedade multicultural constri-se a partir de determinados parmetros. Dessa forma, necessrio distinguir as diferentes concepes que podem inspirar essa construo. Muitos tm sido os autores que tm oferecido indicaes nessa linha e enumerado uma grande quantidade de tipos de abordagens multiculturais. No contexto do presente trabalho, vou-me referir unicamente a trs perspectivas que considero fundamentais e que esto na base das diversas propostas: o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, tambm denominado interculturalidade. A abordagem assimilacionista parte da afirmao de que vivemos numa sociedade multicultural,

no sentido descritivo. Nessa sociedade multicultural todos no tm as mesmas oportunidades; no existe igualdade de oportunidades. H grupos, como os indgenas, negros, homossexuais, pessoas oriundas de determinadas regies geogrficas do prprio pas ou de outros pases e de classes populares e/ou com baixos nveis de escolarizao, que no tm o mesmo acesso a determinados servios, bens, direitos fundamentais que tm outros grupos sociais, em geral, de classe mdia ou alta, brancos e com altos nveis de escolarizao. Uma poltica assimilacionista perspectiva prescritiva favorece que todos se integrem na sociedade e sejam incorporados cultura hegemnica. No entanto, no se mexe na matriz da sociedade, procura-se assimilar os grupos marginalizados e discriminados aos valores, mentalidades, conhecimentos socialmente valorizados pela cultura hegemnica. No caso da educao, promove-se uma poltica de universalizao da escolarizao, todos so chamados a participar do sistema escolar, mas sem que se coloque em questo o carter monocultural presente na sua dinmica, tanto no que se refere aos contedos do currculo quanto s relaes entre os diferentes atores, s estratgias utilizadas nas salas de aula, aos valores privilegiados etc. Simplesmente os que no tinham acesso a esses bens e a essas instituies so includos nelas tal como elas so. Essa posio defende o projeto de construir uma cultura comum e, em nome dele, deslegitima dialetos, saberes, lnguas, crenas, valores diferentes, pertencentes aos grupos subordinados, considerados inferiores explcita ou implicitamente. Segundo McLaren, um pr-requisito para juntar-se turma desnudar-se, desracializar-se, e despir-se de sua prpria cultura (1997, p. 115). Uma segunda concepo pode ser denominada multiculturalismo diferencialista ou, segundo Amartya Sen (2006), monocultura plural. Essa abordagem parte da afirmao de que, quando se enfatiza a assimilao, se termina por negar a diferena ou por silencila. Prope ento colocar a nfase no reconhecimento da diferena e, para garantir a expresso das diferentes identidades culturais presentes num determinado

50

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

Direitos humanos, educao e interculturalidade

contexto, garantir espaos em que estas se possam expressar. Afirma-se que somente assim os diferentes grupos socioculturais podero manter suas matrizes culturais de base. Algumas das posies nessa linha terminam por ter uma viso esttica e essencialista da formao das identidades culturais. ento enfatizado o acesso a direitos sociais e econmicos e, ao mesmo tempo, privilegiada a formao de comunidades culturais homogneas com suas prprias organizaes bairros, escolas, igrejas, clubes, associaes etc. Na prtica, em muitas sociedades atuais terminou-se por favorecer a criao de verdadeiros apartheids socioculturais. Essas duas posies so as mais desenvolvidas nas sociedades em que vivemos. Algumas vezes convivem de maneira tensa e conflitiva. So elas que, em geral, so focalizadas nas polmicas sobre a problemtica multicultural. No entanto, situo-me na terceira perspectiva, que prope um multiculturalismo aberto e interativo, que acentua a interculturalidade, por consider-la a mais adequada para a construo de sociedades, democrticas e inclusivas, que articulem polticas de igualdade com polticas de identidade. A perspectiva intercultural Algumas caractersticas especificam essa perspectiva. Uma primeira, que considero bsica, a promoo deliberada da inter-relao entre diferentes grupos culturais presentes em uma determinada sociedade. Nesse sentido, essa posio situa-se em confronto com todas as vises diferencialistas que favorecem processos radicais de afirmao de identidades culturais especficas, assim como com as perspectivas assimilacionistas que no valorizam a explicitao da riqueza das diferenas culturais. Em contrapartida, rompe com uma viso essencialista das culturas e das identidades culturais. Concebe as culturas em contnuo processo de elaborao, de construo e reconstruo. Certamente cada cultura tem suas razes, mas essas razes so histricas e dinmicas. No fixam as pessoas em determinado padro cultural.

Uma terceira caracterstica est constituda pela afirmao de que nas sociedades em que vivemos os processos de hibridizao cultural so intensos e mobilizadores da construo de identidades abertas, em construo permanente, o que supe que as culturas no so puras. Sempre que a humanidade pretendeu promover a pureza cultural e tnica, as conseqncias foram trgicas: genocdio, holocausto, eliminao e negao do outro. A hibridizao cultural um elemento importante para levar em considerao na dinmica dos diferentes grupos socioculturais. A conscincia dos mecanismos de poder que permeiam as relaes culturais constitui outra caracterstica dessa perspectiva. As relaes culturais no so relaes idlicas, no so relaes romnticas; esto construdas na histria e, portanto, esto atravessadas por questes de poder, por relaes fortemente hierarquizadas, marcadas pelo preconceito e pela discriminao de determinados grupos. Uma ltima caracterstica que gostaria de assinalar diz respeito ao fato de no desvincular as questes da diferena e da desigualdade presentes hoje de modo particularmente conflitivo, tanto no plano mundial quanto em cada sociedade. A perspectiva intercultural afirma essa relao, que complexa e admite diferentes configuraes em cada realidade, sem reduzir um plo ao outro. A abordagem intercultural que assumo aproxima-se do multiculturalismo crtico de McLaren (1997). O multiculturalismo crtico e de resistncia parte da afirmao de que o multiculturalismo tem de ser situado a partir de uma agenda poltica de transformao, sem a qual corre o risco de se reduzir a outra forma de acomodao ordem social vigente. Entende as representaes de raa, gnero e classe como produto das lutas sociais sobre signos e significaes. Privilegia a transformao das relaes sociais, culturais e institucionais em que os significados so gerados. Recusa-se a ver a cultura como no-conflitiva e argumenta que a diferena deve ser afirmada dentro de uma poltica de crtica e compromisso com a justia social (p. 123).

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

51

Vera Maria Candau

A perspectiva intercultural que defendo quer promover uma educao para o reconhecimento do outro, para o dilogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Uma educao para a negociao cultural, que enfrenta os conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades e capaz de favorecer a construo de um projeto comum, pelo qual as diferenas sejam dialeticamente integradas. A perspectiva intercultural est orientada construo de uma sociedade democrtica, plural, humana, que articule polticas de igualdade com polticas de identidade. Para Catherine Walsh (2001, p. 10-11), a interculturalidade
[...] um processo dinmico e permanente de relao, comunicao e aprendizagem entre culturas em condies de respeito, legitimidade mtua, simetria e igualdade. Um intercmbio que se constri entre pessoas, conhecimentos, saberes e prticas culturalmente diferentes, buscando desenvolver um novo sentido entre elas na sua diferena. Um espao de negociao e de traduo onde as desigualdades sociais, econmicas e polticas, e as relaes e os conflitos de poder da sociedade no so mantidos ocultos e sim reconhecidos e confrontados. Uma tarefa social e poltica que interpela o conjunto da sociedade, que parte de prticas e aes sociais concretas e conscientes e tenta criar modos de responsabilidade e solidariedade. Uma meta a alcanar.

vem desenvolvendo trabalhos interessantes e inovadores sobre a questo intercultural hoje na Amrica Latina, especialmente a partir da experincia dos pases andinos. Afirma que:
O conceito de interculturalidade central (re)construo de um pensamento crtico outro um pensamento crtico de/desde outro modo, precisamente por trs razes principais: primeiro porque est vivido e pensado desde a experincia vivida da colonialidade [...]; segundo, porque reflete um pensamento no baseado nos legados eurocntricos ou da modernidade e, em terceiro, porque tem sua origem no sul, dando assim uma volta geopoltica dominante do conhecimento que tem tido seu centro no norte global. (Walsh, 2005, p. 25)

Considero importante neste momento retomar o dilogo com Boaventura Sousa Santos. Para esse autor, as premissas anteriormente enumeradas constituem a base de um dilogo intercultural, imprescindvel para a ressignificao dos direitos humanos a partir das questes colocadas pelo multiculturalismo. Esse dilogo vai exigir o desenvolvimento do que ele denomina uma hermenutica diatpica, assim concebida:
A hermenutica diatpica baseia-se na idia de que os topoi4 de uma dada cultura, por mais fortes que sejam, so to incompletos quanto a prpria cultura a que pertencem [...]. O objetivo da hermenutica diatpica no , porm, atingir a completude um objetivo inatingvel mas, pelo contrrio, ampliar ao mximo a conscincia de incompletude mtua atravs de um dilogo que se desenrola, por assim dizer, com um p numa cultura e outro noutra. Nisto reside seu carter diatpico. (Santos, 2006, p. 448)

Para essa autora, apesar de vrios pases latinoamericanos terem introduzido a perspectiva intercultural nas reformas educativas, no h um entendimento comum sobre as implicaes pedaggicas da interculturalidade, nem at que ponto nelas se articulam as dimenses cognitiva, procedimental e atitudinal; ou o prprio, o dos outros e o social (p. 12). Essa autora, coordenadora do programa de doutorado em Estudos Culturais Latino-Americanos da Universidad Andina Simon Bolivar (sede Equador),

A luta pelos direitos humanos hoje supe o exerccio do dilogo intercultural que, por sua vez, exige

Para Santos (2006, p. 447) os topoi so os lugares comuns

retricos mas abrangentes de determinada cultura. Funcionam como premissas de argumentao que, por no se discutirem, dada a sua evidncia, tornam possvel a produo e a troca de argumentos.

52

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

Direitos humanos, educao e interculturalidade

o exerccio da hermenutica diatpica. Esta constitui uma tarefa complexa e desafiante, que est dando apenas seus primeiros passos. So poucos os autores e as iniciativas que se colocam nessa perspectiva. A anlise da problemtica dos direitos humanos e as prticas sociais orientadas a trabalh-las ainda esto aprisionadas na matriz da modernidade. Alm disso, as concepes dominantes sobre o dilogo intercultural situam-se, em geral, numa perspectiva liberal e focalizam com freqncia as interaes entre diferentes grupos socioculturais de modo superficial, sem enfrentar a temtica das relaes de poder que as perpassam. Interculturalidade e educao em direitos humanos: principais desafios Em diferentes trabalhos e pesquisas realizados nos ltimos anos (Candau, 1997a, 1997b, 2000a, 2000b, 2002, 2003, 2004a, 2004b, 2005, 2006; Candau & Moreira, 2003), tenho procurado identificar e enumerar alguns dos desafios que temos de enfrentar se quisermos promover uma educao intercultural em perspectiva crtica e emancipatria, que respeite e promova os direitos humanos e articule questes relativas igualdade e diferena. Eles apresentam um carter inicial e exploratrio e querem situar-se em dilogo com a proposta do professor Boaventura Sousa Santos. Foram agrupados em torno de determinados ncleos que considero fundamentais. O primeiro est relacionado necessidade de desconstruo. Para a promoo de uma educao intercultural necessrio penetrar no universo de preconceitos e discriminaes que impregna muitas vezes com carter difuso, fluido e sutil todas as relaes sociais que configuram os contextos em que vivemos. A naturalizao um componente que faz em grande parte invisvel e especialmente complexa essa problemtica. Promover processos de desnaturalizao e explicitao da rede de esteretipos e prconceitos que povoam nossos imaginrios individuais e sociais em relao aos diferentes grupos sociocul-

turais um elemento fundamental sem o qual impossvel caminhar. Outro aspecto imprescindvel questionar o carter monocultural e o etnocentrismo que, explcita ou implicitamente, esto presentes na escola e nas polticas educativas e impregnam os currculos escolares; perguntar-nos pelos critrios utilizados para selecionar e justificar os contedos escolares, desestabilizar a pretensa universalidade dos conhecimentos, valores e prticas que configuram as aes educativas. Um segundo ncleo de preocupaes relacionase articulao entre igualdade e diferena no nvel das polticas educativas, assim como das prticas pedaggicas. Essa preocupao supe o reconhecimento e a valorizao das diferenas culturais, dos diversos saberes e prticas e a afirmao de sua relao com o direito educao de todos/as. Reconstruir o que consideramos comum a todos e todas, garantindo que nele os diferentes sujeitos socioculturais se reconheam, assegurando, assim, que a igualdade se explicite nas diferenas que so assumidas como referncia comum, rompendo, dessa forma, com o carter monocultural da cultura escolar. Quanto ao terceiro ncleo, ele vincula-se ao resgate dos processos de construo das identidades culturais, tanto no nvel pessoal como coletivo. Um elemento fundamental nessa perspectiva so as histrias de vida e da construo de diferentes comunidades socioculturais. muito importante esse resgate das histrias de vida, tanto pessoais quanto coletivas, e que elas possam ser contadas, narradas, reconhecidas, valorizadas como parte de processo educacional. Alm disso, deve ser dada especial ateno aos aspectos relativos hibridizao cultural e constituio de novas identidades culturais. importante que se opere com um conceito dinmico e histrico de cultura, capaz de integrar as razes histricas e as novas configuraes, evitando uma viso das culturas como universos fechados e em busca do puro, do autntico e do genuno, como uma essncia preestabelecida e um dado que no est em contnuo movimento. Esse aspecto relaciona-se tambm ao reconhecimento e promoo do dilogo entre os diferentes

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

53

Vera Maria Candau

saberes, conhecimentos e prticas dos diferentes grupos culturais. Um ltimo ncleo tem como eixo fundamental promover experincias de interao sistemtica com os outros: para sermos capazes de relativizar nossa prpria maneira de situar-nos diante do mundo e atribuir-lhe sentido, necessrio que experimentemos uma intensa interao com diferentes modos de viver e expressar-se. No se trata de momentos pontuais, mas da capacidade de desenvolver projetos que suponham uma dinmica sistemtica de dilogo e construo conjunta entre diferentes pessoas e/ou grupos de diversas procedncias sociais, tnicas, religiosas, culturais etc. Exige romper toda tendncia guetificao presente tambm nas instituies educativas e supe um grande desafio para a educao. Exige tambm reconstruir a dinmica educacional. A educao intercultural no pode ser reduzida a algumas situaes e/ou atividades realizadas em momentos especficos nem focalizar sua ateno exclusivamente em determinados grupos sociais. Trata-se de um enfoque global que deve afetar todos os atores e todas as dimenses do processo educativo, assim como os diferentes mbitos em que ele se desenvolve. No que diz respeito escola, afeta a seleo curricular, a organizao escolar, as linguagens, as prticas didticas, as atividades extraclasse, o papel do/a professor/a, a relao com a comunidade etc. Outro elemento de especial importncia referese a favorecer processos de empoderamento, principalmente orientados aos atores sociais que historicamente tiveram menos poder na sociedade, ou seja, tiveram menores possibilidades de influir nas decises e nos processos coletivos. O empoderamento comea por liberar a possibilidade, o poder, a potncia que cada pessoa tem para que ela possa ser sujeito de sua vida e ator social. O empoderamento tem tambm uma dimenso coletiva, trabalha com grupos sociais minoritrios, discriminados, marginalizados etc., favorecendo sua organizao e sua participao ativa na sociedade civil. As aes afirmativas so estratgias orientadas ao empoderamento. Tanto as concebidas no sentido restrito quanto as que se

situam num enfoque amplo, desenvolvem estratgias de fortalecimento do poder de grupos marginalizados para que estes possam lutar pela igualdade de condies de vida em sociedades marcadas por mecanismos estruturais de desigualdade e discriminao. Tm no horizonte promover transformaes sociais. Nesse sentido, so necessrias para que se corrijam as marcas da discriminao construda ao longo da histria. Visam melhores condies de vida para os grupos marginalizados, a superao do racismo, da discriminao de gnero, da discriminao tnica e cultural, assim como das desigualdades sociais. Outro aspecto fundamental a formao para uma cidadania aberta e interativa, capaz de reconhecer as assimetrias de poder entre os diferentes grupos culturais e de trabalhar os conflitos e promover relaes solidrias. O desenvolvimento de uma educao intercultural na perspectiva apresentada neste texto uma questo complexa, atravessada por tenses e desafios. Exige problematizar diferentes elementos do modo como hoje, em geral, concebemos nossas prticas educativas e sociais. As relaes entre direitos humanos, diferenas culturais e educao colocam-nos no horizonte da afirmao da dignidade humana num mundo que parece no ter mais essa convico como referncia radical. Nesse sentido, trata-se de afirmar uma perspectiva alternativa e contra-hegemnica de construo social, poltica e educacional. A perspectiva intercultural quer promover uma educao para o reconhecimento do outro, o dilogo entre os diferentes grupos socioculturais. Uma educao para a negociao cultural, o que supe exercitar o que Santos denomina hermenutica diatpica. A perspectiva intercultural est orientada construo de uma sociedade democrtica, plural, humana, que articule polticas de igualdade com polticas de identidade. Termino com umas palavras de Boaventura Sousa Santos (2006), referidas complexidade e s dificuldades para uma ressignificao dos direitos humanos, para uma concepo intercultural das polticas emancipatrias de direitos humanos:

54

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

Direitos humanos, educao e interculturalidade

Este projeto pode parecer bastante utpico. , certamente, to utpico quanto o respeito universal pela dignidade humana. E nem por isso este ltimo deixa de ser uma exigncia tica sria. Como disse Sartre, antes de concretizada, uma idia apresenta uma estranha semelhana com a utopia. Nos tempos que correm, o importante no reduzir a realidade apenas ao que existe. (p. 470)

GIMENO SACRISTN, Jos. Polticas de la diversidad para una educacin democrtica igualadora. In: SIPN COMPAE, Antonio (Coord.). Educar para la diversidad en el siglo XXI. Zaragoza: Mira, 2001. p. 123-142. McLAREN, Peter. Multiculturalismo crtico. Trad. Bebel Orofino Shaefer. So Paulo: Cortez, 1997. ORTIZ, Renato. Mundializao e cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. PIERUCCI, Antonio Flavio. Ciladas da diferena. So Paulo: Editora 34, 1999. PNUD Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento. Relatrio do desenvolvimento humano 2004: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. . A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. So Paulo: Cortez, 2006. .; NUNES, Joo Arriscado. Introduo: para ampliar o cnone do reconhecimento, da diferena e da igualdade. In: SANTOS, B. de S. (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, p. 25-26. SEN, Amartya. O racha do multiculturalismo. Folha de S.Paulo, So Paulo, Suplemento Mais, p. 8, 17 set. 2006. TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educao e multiculturalismo. Petrpolis: Vozes, 2001a. . Multiculturalismo. In: ______. Democracia, educao e multiculturalismo. Petrpolis: Vozes, 2001b. WALSH, Catherine. La educacin intercultural en la educacin. Peru: Ministerio de Educacin, 2001. Mimeografado. . (Ed.). Pensamiento crtico y matriz (de)colonial; reflexiones latinoamericanas. Quito: Universidad Andina Simon Bolivar/Abya-Yala, 2005.

Referncias bibliogrficas
CANDAU, Vera Maria. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formao de professores; In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistrio: construo cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes, 1997a. p. 237-250. . Mudanas culturais e redefinio do escolar: tenses e buscas. Contemporaneidade e educao, Rio de Janeiro: IEC, 1997b. . Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In: ______. (Org.). Reinventar a escola. Petrpolis: Vozes, 2000a. p. 61-78. . Interculturalidade e educao escolar. In:______. Reinventar a escola. Petrpolis: Vozes, 2000b. p. 47-60. . (Org.). Sociedade, educao e cultura(s): questes e propostas. Petrpolis: Vozes, 2002. . Educao intercultural no contexto brasileiro: questes e desafios. In: SEMINRIO INTERNACIONAL DE EDUCAO INTERCULTURAL, GNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2., 2000, Florianpolis. Anais.... Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. 1 CD-ROM. . Multiculturalismo e educao em direitos humanos. In: MAGDENZO, Abraham (Ed.). De miradas y mensajes a la educacin en derechos humanos. Santiago: Lom, 2004a. p. 127-135. . Universidade e diversidade cultural: alguns desafios a partir da experincia da PUC-Rio. In: PAIVA, Angela (Org.). Ao afirmativa na universidade: reflexo sobre experincias concretas Brasil-Estados Unidos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/ Desiderata, 2004b. p. 87-108. . (Org.). Cultura(s) e educao: entre o crtico e o ps-crtico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. . (Org.). Educao intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. .; MOREIRA, Antnio Flvio. Educao escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educao, n. 23, p. 156-168, maio/ago. 2003.

VERA MARIA FERRO CANDAU realizou estudos de ps-graduao em pedagogia e filosofia na Universidade Catlica de Louvain (Blgica) e o doutorado e o ps-doutorado na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). atualmente professora titular do Departamento de Educao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), membro do Comit Nacional de Educao em Direitos Humanos e consultora de diferentes rgos de fomento pesquisa e ps-graduao.

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

55

Vera Maria Candau

Principais publicaes: Magistrio: construo cotidiana (Rio de Janeiro: Vozes, 1997); Reinventar a escola (Rio de Janeiro: Vozes, 2000); Educar em direitos humanos, construir cidadania (Rio de Janeiro: DP&A, 2000); Escola e violncia (Rio de Janeiro: DP&A, 2001); Sociedade, educao e cultura(s) (Rio de Janeiro: Vozes, 2002); Discriminacin, sociedad y escuela en America Latina (Bolivia: Runa, 2002); Cultura(s) e educao (Rio de Janeiro: DP&A, 2005); Educao intercultural e cotidiano escolar (Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006). Coordena, desde 1996,

o Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educao e Cultura(s) (GECEC), no qual est desenvolvendo, desde 2006, com auxlio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), a pesquisa Multiculturalismo, direitos humanos e educao: a tenso entre igualdade e diferena. E-mail : vmfc@edu.puc-rio.br Recebido em setembro de 2007 Aprovado em novembro de 2007

56

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

Resumos/Abstracts/Resumens

la represin del deseo sexual entre padre e hijo y la proyeccin de la diferencia sexual para los Otros. Las razones para la reconstruccin de esa escena sobre la raza en Occidente son curriculares. Ella tiene como objetivo, que los profesores puedan entender las formas continuas y mutantes del racismo blanco. Palabras claves: currculo; raza; sexualidad; gay studies Vera Maria Candau Direitos humanos, educao e interculturalidade: as tenses entre igualdade e diferena O artigo apresenta algumas questes relativas importncia da(s) cultura(s) no momento atual. Discute a relevncia do discurso dos direitos humanos nesse contexto, tendo como principal interlocutor o socilogo Boaventura Sousa Santos. Analisa diferentes abordagens do multiculturalismo. Assume a perspectiva intercultural, justificando sua relevncia. Assinala alguns desafios que considera de especial importncia para trabalhar as relaes entre educao intercultural e direitos humanos. Palavras-chave: direitos humanos; multiculturalismo; educao intercultural; igualdade; diferena Human rights, education and interculturality: tensions between equality and difference This article presents some questions related to the importance of culture in the present moment. It discusses the relevance of the human rights discourse within this context, taking as its main interlocutor the sociologist Boaventura Sousa Santos. It analyses different approaches to multiculturalism. It justifies the relevance of the intercultural perspective adopted and points to challenges considered to be of particular importance for developing the relationships between intercultural education and human rights.

Key words: human rights; multiculturalism; intercultural education; equality; difference Derechos humanos, educacin e interculturalidad: las tensiones entre igualdad y diferencia Este artculo presenta algunas cuestiones relativas a la problemtica de la(s) cultura(s) en el momento actual. Discute la relevancia del discurso de los derechos humanos en este contexto, teniendo como interlocutor al socilogo Boaventura Sousa Santos. Analiza distintos enfoques del multiculturalismo. Asume la perspectiva intercultural y justifica esta opcin. Seala algunos desafos que considera importantes para que se trabajen en las relaciones entre educacin intercultural y derechos humanos. Palabras claves: derechos humanos; multiculturalismo; educacin intercultural; igualdad; diferencia Bernardete A. Gatti Anlise das polticas pblicas para formao continuada no Brasil, na ltima dcada Esse artigo discute a forma como processos de educao continuada, presenciais ou a distncia, tm sido implementados no contexto das polticas educacionais da Unio, de estados e municpios, na ltima dcada. Mostra a multiplicidade de iniciativas desenvolvidas em diferentes modalidades metodolgicas, visando variados tipos de formao, com foco em professores de diversos nveis de ensino e suas especialidades. Coloca a questo no contexto internacional pela exposio de vrios documentos de organismos internacionais. Discute o papel da legislao brasileira, o impulso que propiciou s iniciativas de educao continuada no Brasil, os problemas que emergiram e as novas legislaes emergentes.

Palavras-chave: educao continuada; poltica educacional; legislao educacional; formao de professores; educao a distncia Analysis of public policies for inservice teacher training in Brazil, on the last decade This article discusses the way in which processes of continuing in-service or distance education have been implemented in the context of educational policies developed by the Union, states and municipalities in the last decade in Brazil. It presents the multiplicity of initiatives developed employing different methodologies and offering diverse kinds of training, with a focus on teachers in different levels and teaching specialties. It situates the question in the international context by means of an analysis of documents produced by different international organisations. It discusses the role of Brazilian legislation, the impulse which favoured initiatives of continuing education in Brazil, the problems which emerged and the emerging new legislation. Key words: continuing education; educational policy; educational legislation; training of teachers; distance education Anlisis de las polticas pblicas para la formacin continua en Brasil, en la ltima dcada Este artculo discute la forma como procesos de educacin continua, presenciales o a distancia, han sido implementados en el contexto de las polticas educacionales de la Unin, de los estados y municipios, en la ltima dcada. Muestra la multiplicidad de iniciativas desarrolladas en diferentes modalidades metodolgicas, intentando variados tipos de formacin, con foco en profesores de diversos niveles de enseanza y sus especialidades. Coloca la cuestin en el contexto internacional a travs de la

Revista Brasileira de Educao v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

185

Das könnte Ihnen auch gefallen