Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA Colegiado de Cincias Sociais Disciplina: Sociologia III Docente: Gabriele Grossi Discente: Everton

Conceio Santos MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A. A Ideologia em geral e em particular a ideologia alem: 1. histria. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 7-34.

Fichamento comentado

Nessa parte Marx fala do desenvolvimento das condies histricas que aqui nada mais consiste do que a produo dos meios de subsistncia, ou seja, tudo que produzido na vida material, assim ele comea a citar os fatos histricos:
O primeiro fato histrico , portanto, a produo dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produo da prpria vida material; e isso mesmo constitui um fato histrico, uma condio fundamental de toda a histria que se deve, ainda hoje como h milhares de anos, preencher dia a dia, hora a hora, simplesmente para manter os homens com vida. (...) A primeira coisa a fazer, em qualquer concepo histrica, portanto observar esse fato fundamental com todo o seu significado e em toda a sua exteno, e dar-lhe o lugar a que tem direito.(...) dar a histria uma base materialista,(...)primeiramente histrias da sociedade burguesa, do comrcio e da indstria. (P. 21-22.)

Vale aqui ressaltar que a Alemanha no possua historiadores portanto a base dos seus registros eram feitos com base na matria, uma vez que as necessidades primarias geradas a partir do primeiro fato estivessem satisfeitas entraria em cena o segundo fato histrico, que explicito no seguinte trecho:
O segundo ponto a examinar que uma vez satisfeita a primeira necessidade, a ao de satisfaz-la e o instrumento j adquirido com essa satisfao levam a novas necessidades e essa produo de novas necessidades o primeiro ato histrico. (P. 22.)

Mais a diante exposto um trecho que remete a Engels sobre sua obra A Origem da Famlia, da Propriedade Privada e do Estado, fala sobre essa instituio que tambm o primeiro mecanismo de controle imposto ao ser humano em determinados contextos, principalmente o capitalista, ou seja, o terceiro ponto o fato histrico que consiste na

reproduo humana, consequncia da renovao diria de sua prpria vida, instituio famlia, casal, filhos.
A terceira relao, que intervm no desenvolvimento histrico, que os homens, que renovam a cada dia sua prpria vida, passam a criar outros homens, a se reproduzir. a relao entre homem e mulher, pais e filhos, a famlia.(...) o conceito de famlia (...)Produz a vida, tanto a sua prpria vida pelo trabalho, quanto a dos outros pela procriao, nos aparece portanto, a partir de agora, como uma dupla relao: por um lado coo uma relao natural, por outro como relao social (P. 23.)

Mais adiante h uma concluso desse argumento contido no texto, que consiste no fato de que existe uma dependncia material condicionada pelas necessidades e pelos meios de reproduo, ou seja, a histria depende da condio material.
(...) um modo de produo ou um estgio industrial determinados esto constantemente ligados a um modo de cooperao ou a um estdio social determinados, e que esse modo de cooperao , ele prprio, uma fora produtiva; de cooperao ou a um estdio; (...). Manifesta-se portando, de inicio uma dependncia material dos homens entre si, condicionada pelas necessidades e pelo modo de produo. (P. 23-24)

A partir disso temos uma dependncia que se apresenta uma determinada histria, ou seja, desatrela a construo histrica da religio e da poltica, onde a conscincia norteada pela natureza, assim temos a conscincia da natureza, fora fundamental e estranha, essencialmente animal que condiciona as relaes, uma espcie de religio da natureza.
(...). A conscincia , portanto, de inicio, um produto social e o ser enquanto existirem homens. Assim, a conscincia , antes de mais nada, apenas a conscincia do meio sensvel mais prximo e de uma interdependncia limitada com outras pessoas e outras coisas situadas fora do indivduo que toma conscincia;(...) (P. 25)

Surge ento a conscincia da necessidade, o comeo da conscincia de fato, a sociedade, ligada pela lngua que j a prpria consequncia que agrega os seres dessa espcie.
(...) porque a natureza ainda quase no foi modificada pela histria. Por outro lado a conscincia da necessidade de entrar em relao com os indivduos que o cercam marca, para o homem, o comeo da conscincia do fato de que, afinal, ele vive em sociedade. Este comeo to animal quanto a prpria vida social nesta fase; uma simples conscincia gregria (P. 25)

Mais uma vez ressaltando sobre a diviso social do trabalho expondo que a primeira delas, se no ela da sua forma mais primitiva, a diviso do trabalho no ato sexual,

ressaltando agora a diviso do trabalho de forma mais evidente onde a principal delas consiste entre o trabalho intelectual e o material.
(...). A diviso do trabalho s se torna efetivamente diviso do trabalho a partir do momento em que se opera uma diviso entre o trabalho material e o trabalho intelectual (...). A partir desse momento, a conscincia est em condies de se emancipar do mundo e de passar formao da teoria pura, teologia, filosofia, moral etc. (P. 26)

A partir desse ponto o texto comea a expor os argumentos crticos com relao a diviso do trabalho, que a partir desse vrias citaes no texto ficam bastante explicitas.
(...) a fora produtiva, o estado social e a conscincia podem e devem entrar em conflito entre si, pois, pela diviso do trabalho, torna-se possvel, ou melhor, acontece efetivamente que a atividade intelectual e a atividade material o gozo e o trabalho, a produo e o consumo acabam sendo destinados a indivduos diferentes; ento, a possibilidade de esses elementos no entrarem em conflito reside unicamente no fato de se abolir novamente a diviso do trabalho.(...) (P. 27)

Aqui temos a propriedade privada e a diviso do trabalho enquanto pontos conflitantes expostos no textos, assumindo a preposio que esse conflito de fato o propulsor dos acontecimentos, ou seja o motor da histria, e a diviso do trabalho que j tem todas essas contribuies, o que desagua exatamente na diviso natural do trabalho, na famlia e na desagregao da sociedade em grupos de famlias isolados e divergentes com relao aos outros, que por consequncia divide desigualmente tambm, na distribuio repartida e desigual dos produtos bem como de sua qualidade e quantidade.
Encerra portanto a propriedade, cuja primeira forma, o seu germe, reside na famlia onde a mulher e os filhos so escravos do homem. A escravido, certamente ainda muito rudimentar e latente na famlia, a primeira propriedade, que alis j corresponde perfeitamente aqui definio dos economistas modernos segundo a qual ela a livre disposio da fora de trabalho de outem. Assim a diviso do trabalho e propriedade privada so expresses idnticas na primeira se enuncia, em relao atividade, aquilo que na segunda enunciado em relao ao produto dessa atividade. (P.27-28)

Como um conseguinte desta reflexo Marx comea a sugerir de forma crtica o que ele observa como sendo o conseguinte histrico da humanidade:
Enfim, a diviso do trabalho nos oferece imediatamente o primeiro exemplo do seguinte fato: enquanto os homens permanecerem na sociedade natural, portanto, enquanto h ciso entre o interesse particular e o interesse comum, enquanto portanto tambm a atividade no dividida voluntariamente , mas sim naturalmente, a prpria ao do homem se transforma para ele em fora estranha que a ele ope e o subjuga, em vez de ser por ele dominada.(P. 28)

a partir desta reflexo que comea a sugesto de sociedade comunista, na qual segundo ele o homem tem uma esfera de atividade exclusiva, com a opo de poder se aperfeioar no ramo que quiser e achar mais agradvel. Mais adiante vem a fixao da atividade social que consiste em, atravs do apego ao material, uma alienao que temos de forma irresistvel e que deve ser de alguma maneira modificada, por se tratar de um dos momentos capitais do desenvolvimento histrico. Surge ento o estado como um conseguinte de agrupamento humano em torno de um ideal.
justamente essa contradio entre o interesse particular e o interesse do coletivo que leva o interesse coletivo a tomar a qualidade de Estado, uma forma independente, separada dos interesses reais do individuo e do conjunto e a fazer ao mesmo tempo as vezes de comunidade ilusria, mas sempre tendo por base concreta os laos existentes em cada agrupamento familiar e tribal, tais como laos de sangue, lngua, diviso do trabalho em uma larga escala, e outros interesses; e entre esses interesses encontramos particularmente, como trataremos adiante os interesses de classes j condicionadas pela diviso do trabalho que se diferenciam em todo (P. 29)

Nesse sentido colocado enquanto consequncia desses esquemas ou formas ilusrias como diz Marx, que desagua na luta das classes geradas por essa lgica, assim ele j sugere qual deve ser o papel do proletariado, que a maioria, e deve exercer politicamente um papel em busca da ateno seus interesses.
(...) o proletariado, segue-se portanto que essa classe deve conquistar primeiro o poder poltico para apresentar por sua vez seu interesse prprio como sendo o interesse geral (...). Por outro lado, o combate prtico desses interesses particulares, que constantemente se chocam realmente com os interesses coletivos e ilusoriamente coletivos torna necessria a interveno prtica e o refreamento por meio do interesses universal ilusrio por forma do Estado.

Logo para que se elimine esta alienao enquanto uma condio histrica Marx sugere que se faz necessria uma revoluo de forma prtica sob duas condies, necessrio que se faa da humanidade uma verdadeira privao da propriedade, que esta passe a sentir a contradio com o mundo de riqueza e de cultura que j existe, provocando um grande desenvolvimento da fora produtiva, que por outro lado deve ser uma condio sine qua non para modificar a ordem, em que exista uma espcie de concorrncia universal com o desenvolvimento faz foras produtivas a fim da emancipao do individuo da propriedade privada em detrimento do bem comum, de uma igualdade de condies para todos.

(...). O comunismo s empiricamente possvel como o ato subido e simultneo dos povos dominantes, o que supe, por sua vez, o desenvolvimento universal da fora produtiva e os intercmbios mundiais estreitamente ligados a este desenvolvimento. (...) o comercio que nada mais representa a no ser a troca dos produtos de indivduos e de naes diferentes, domine o mundo inteiro pela relao de oferta e da procura (...) (P. 32)

Mais a diante Marx comea a concluir com o que para ele seria o comunismo.
Para ns o comunismo no nem um estado a ser criado, nem um ideal pelo qual a realidade dever ser guiar. Chamamos de comunismo o movimento real que supera o estado atual de coisas. As condies desse movimento resultam das premissas atualmente existentes. (P. 32)

Aqui a exposio das condio para existncia do proletariado com relao a seu curso na histria.
O proletariado s pode existir, portanto, em termos de histria universal, assim como o comunismo, que a sua consequncia, s pode se apresentar enquanto existncia histrica universal, existncia histrica universal dos indivduos, em outras palavras, existencia dos indivduos diretamente ligada a histria universal (P. 33)

Mais a diante ele conceitua o que vem a ser sociedade civil:


(...). A sociedade civil compreende o conjunto das relaes materiais dos indivduos dentro de um estgio determinado de desenvolvimento das foras produtivas. Compreende o conjunto da vida comercial e industrial de um estgio e ultrapassa, por isso mesmo, o Estado e a nao, embora deva, por outro lado, afirmar-se no exterior como nacionalidade e organizar-se no interior domo o Estado(P. 33)

No final Marx conclui dizendo que a sociedade civil uma organizao social que se constitui enquanto o resultado da ordem burguesa, porm tambm resultante intrnseco da produo e do comercio, que em qualquer poca base para o estado e tambm do restante da superestrutura idealista, que nada mais que a mesma organizao s que em outros termos.

Das könnte Ihnen auch gefallen