Sie sind auf Seite 1von 8

ALFABETIZAO E LETRAMENTO JOGOS Silabrio Para jogar: Se no houver a possibilidade de construir um silabrio para cada criana, ser necessrio

um para cada grupo de 3 ou 4 crianas. Formas de jogar: 1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianas montam as palavras sorteadas, depois registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, nmero de letras, vogais e consoantes. Dependendo do nvel, pode-se solicitar que separem as slabas. 2 - Em grupo, cada criana recebe um determinado nmero de tampinhas. Um por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro, sendo possvel aproveitar as slabas/letras dos demais integrantes. 3 - Cada criana forma 4 palavras no silabrio, depois, preenche os espaos com slabas soltas e troca o silabrio com o colega, que dever localizar as palavras formadas pelos amigos. Depois dever ser feito um registro da atividade no caderno.

Memria 3D - figura e palavra Jogo da memria com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras basto ou cursiva, minscula ou maiscula, dependendo do nvel de escrita da turma.

Bingo das letras O professor oferece uma cartela onde esto escritas as palavras faltando uma letra. De acordo com o sorteio, as crianas completam as palavras com o apoio do alfabeto mvel.

Caixas ilustradas Objetivo : Desenvolver a percepo da linguagem escrita; promover a associao da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas. Materiais necessrios :Caixinhas de fsforo; figuras pequenas; letras recortadas.

Modo de jogar: As crianas devero formar as palavras de acordo com a figura.

Boliche do alfabeto - Jogo das argolas Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenao ampla. Materiais necessrios: embalagens de refrigerante e bola. Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, dever identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma.

Varal das vogais Montar as camisetas em e.v.a., cada uma de uma cor e com uma vogal colada. Pedir que as crianas coloquem as vogais na ordem certa pendurando em um varal.

Jogo da velha Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelo do meio do papel higinico e caixinhas de sabonete. O objetivo colocar trs figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.

Adivinhando a palavra. O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial). Bingo do alfabeto Este jogo contm: Uma sacola com letras do Alfabeto. tima idia para presentear suas crianas... Regras do Jogo: A professora chama um aluno de cada vez. Este deve tirar da sacola apenas uma letra e dever dizer que letra . Se acertar, marca ponto e a letra retirada, mas caso erre deve colocar a letra novamente na sacola. Ganha o aluno o aluno que acertar maior quantidade de letras.

JOGO ENVELOPE MGICO Mais um jogo legal. Este jogo contm: Envelopes contendo em cada um, a figura de um animal e as letras que formam o seu nome. Regras do Jogo: 1- Os envelopes so colocados em uma mesa. 2- A professora chama um aluno de cada vez para escolher um envelope. 3- Depois que todos os alunos pegarem um envelope, este dever ser aberto e o aluno dever montar o nome do animal. 4- A medida que o aluno for terminando poder pegar outro envelope. Ganha quem conseguir montar mais nomes.

DOMIN DE PALAVRAS Mais uma dica legal de jogo para te ajudar na alfabetizao da turma... Aproveitem!!! Como jogar: Dividir a turma em grupos de 4 participantes. Cada participante recebe sete cartas e, na sua vez de jogar dever ler em voz alta a palavra escrita na carta e a figura, comeando o jogo. O prximo aluno tem que encaixar a sua carta no jogo e assim sucessivamente. Quem encaixar a ltima carta ganha o jogo.

Neste link vocs encontram vrios jogos online para quem tem acesso sala de informtica:
http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2011/12/brincando-com-asvogais.html#.Ukon84akrmg

Das könnte Ihnen auch gefallen