Sie sind auf Seite 1von 7

EXCELENTSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA NICA VARA DA COMARCA DE ANTONINA DO NORTE CE

AO CIVIL PBLICA COM PEDIDO DE OBRIGAO DE FAZER

MUNICPIO DE ANTONINA DO NORTE, pessoa jurdica de direito pblico interno, inscrita no CNPJ sob o n 07.594.500/0001-48, com sede na Rua Joo Batista Arraes, n 8, centro, Antonina do Norte/CE, neste ato representado pelo Prefeito Municipal, O SR. ANTNIO ROSENO FILHO, por SEU PROCURADOR que a esta subscreve, com fundamento nos arts. 1 e 5 da Lei 7347/85, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor AO CIVIL PBLICA em face da COMPANHIA DE GUA E ESGOTO DO CEAR CAGECE, sociedade de economia mista, concessionria de servio pblico, prestadora de servios de gua e esgoto, inscrita no CNPJ sob o n 07.040.108/0001-57, com sede na Rua Lauro Vieira Chaves, n 1.030, Aereporto, Fortaleza/CE, CEP 60420-280, representada pelo seu representante legal, que poder ser encontrado na sede funcional, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir aduzidos:

I. DOS FATOS

Trata-se de ao civil pblica que visa discutir a qualidade da prestao dos servios de fornecimento de gua no municpio de Antoniana do norte/CE, em vista dos princpios que regem o tema, notadamente o princpio da eficincia na prestao dos servios pblicos. A CAGECE, empresa responsvel pelo fornecimento de gua no municpio, no vem prestando um servio de qualidade, tendo em vista que a gua que vem sendo fornecidade de pssima qualidade, sendo inclusive imprpria para o consumo humano. Destarte, mesmo diante de inmeras reclamaes, a CAGECE continua a emitir a cobrana referente ao servio, que no vem atendendo aos anseios dos consumidores deste municpio, uma vez que a gua fornecida, que deveria ser tratada e potvel. Assinala ainda que a CAGECE foi inclusive notificada pelo Representante do Ministrio Pblico a respeito da ineficincia na prestao do servio essencial e nem sequer se manifestou a respeito. Assim, busca-se atravs da presente ao garantir o direito dos moradores do Municpio de Antonina do Norte, ora o proponente, ao fornecimento de gua de qualidade, eis o que preferencialmente almeja.

II. DA LEGITIMIDADE ATIVA

O Municpio de Antonina do Norte legitimado ativo para propor ao civil pblica, na forma do art. 5, III, da Lei 7.347/85: Art. 5. Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; Ademais, a atuao do Municpio est circunscrita em prol do interesse social no respectivo espao territorial onde se constitui. Desta maneira, tal ente pblico no necessita se sujeitar ao requisito da pertinncia temtica, possuindo o chamado interesse

processual presumido, por apresentar como uma de suas principais funes a defesa plena dos cidados.

III. DO DIREITO

O art. 175 da CRFB/88 dispe que: Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Pargrafo nico. A lei dispor sobre: (...) II. os direitos dos usurios; (...) IV. a obrigao de manter servio adequado. Toda concessionria ou permissionria de servio pblico deve cumprir com suas obrigaes sempre atentando para os princpios que regem a prestao dos servios pblicos, dentre eles destaca-se o princpio da eficincia na prestao de tais servios. O 1 do art. 6 da Lei n. 8.987/95, ento, dispe: Art. 6. Toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 1 Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. O prprio pargrafo primeiro da Lei 8.987/95 conceitua o que um servio adequado, o que no se verifica na prestao que ocorre entre a CAGECE e o Municpio autor, frente ao fornecimento de uma gua que no atende as qualidades necessrias ao uso e o consumo dos moradores.

Todavia, necessrio se faz invocar o Cdigo de defesa do Consumidor (CDC), por se tratar, o caso em apreo, clara relao de consumo, e no seu art. 22 que assim dispe: Art. 22. Os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Os Professores Luiz Alberto David Arajo e Vidal Serrano Nunes Jnior ao tratarem do princpio da eficincia assinalam que: "O princpio da eficincia tem partes com as normas de 'boa administrao',
indicando que a Administrao Pblica, em todos os seus setores, deve concretizar atividade administrativa predisposta extrao do maior nmero possvel de efeitos positivos ao administrado. Deve sopesar relao de custobenefcio, buscar a otimizao de recursos, em suma, tem por obrigao dotar da maior eficcia possvel todas as aes do Estado" (Curso de direito constitucional, So Paulo: Saraiva, 1998, p. 235).

Hely Lopes Meirelles, acerca do princpio da eficincia aponta que:


" o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros" (Direito administrativo brasileiro, So Paulo: Saraiva, 13. ed, p. 90).

No caso em tela, observa-se tamanho descaso e desobedincia ao mencionado princpio pela CAGECE, uma vez que a gua um bem coletivo essencial e o fornecimento de gua potvel de qualidade se reveste de urgncia pelo carter vital que esta possui. Assinala que mesmo diante da ineficincia na prestao dos servios a CAGECE continua a emitir as faturas, o que de plano ilegal, uma vez que sem a prestao regular e eficiente do servio no h que se falar na cobrana de taxas, mesmo que sejam dos valores mnimos, devendo a Companhia de gua e Esgoto do Cear - CAGECE cessar de imediato as referidas cobranas.

A falta de fornecimento de gua de qualidade remonta a uma situao degradante e desumana pelo qual vm passando os moradores do municpio autor, demonstrando clara violao da CAGECE ao princpio da dignidade da pessoa humana, princpio este elencado com vigor pela Carta Magna de 1988. O art. 3 da Lei 7.347/85 em conjunto com o pargrafo nico do art. 22 do CDC, determinam que as pessoas jurdicas, em caso de descumprimento das obrigaes, sero compelidas a cumpri-las e a reparar os danos decorrentes do descumprimento.

IV. DA MEDIDA LIMINAR

A Lei 7.347/85 regula a matria procedimental da Ao Civil Pblica e em seu art. 12 traz a hiptese da medida liminar, face a eventual necessidade de tutela instrumental ao objeto da tutela jurisdicional principal, de cunho cognitivo, garantido a efetividade e utilidade desta. Vejamos: Art. 12. Poder o juiz conceder mandado liminar, com ou sem justificao prvia, em deciso sujeita a agravo. Assinala que mesmo diante da ineficincia na prestao dos servios a CAGECE continua a emitir as faturas, o que de plano ilegal, uma vez que sem a prestao regular e eficiente do servio no h que se falar na cobrana de taxas, mesmo que sejam dos valores mnimos, devendo a Companhia de gua e Esgoto do Cear - CAGECE cessar de imediato as referidas cobranas. In caso, encontram-se os requisitos presentes: o fumus boni juris, em razo do flagrante desrespeito pela parte r aos princpios e normas que regem a prestao dos servios pblicos; e o periculum in mora, surge claro, pois no caso em questo, ante todo o exaustivamente exposto, diante do descumprimento da obrigao da parte r em fornecer gua potvel e de qualidade para a populao e a continuidade da cobranas das taxas, sendo o que o servio no est sendo fornecido de forma eficiente e satisfatria aos consumidores.

Assim sendo, ante a inefetividade na prestao do servio pblico que lhe foi conferido, a CAGECE dever interromper de imediato as cobranas, at que o servio de fornecimento de gua seja restabelecido de forma regular e eficiente.

V. DOS PEDIDOS

Ante todo o exposto requer:


a) A citao da requerida, na pessoa de seu representante legal para responder, sob

pena de revelia, aos termos da presente ao, que visa obrigao de fazer o fornecimento de gua potvel e de qualidade, propcias para o consumo humano;
b) A concesso de medida liminar para que suspendam as cobranas das taxas at a

regular e eficiente prestao do servio de fornecimento de gua;

c) A condenao da requerida na obrigao de prestar o servio de fornecimento de

gua de forma eficiente, regular e satisfatria, fornecendo gua potvel e de qualidade para a populao, sob pena de incorrer em multa diria no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
d) A intimao do Representante do Ministrio Pblico, na qualidade de custus legis;

e) A condeno da requerida em custas processuais e honorrios advocatcios;

f)

A produo de provas.

Protesta provar o alegado por todos meios de prova em direito admitidos, em especial a juntada de documentos e a oitiva de testemunhas.. D-se a causa o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para efeitos procedimentais. So termos em que, pede e espera natural deferimento.

Iguatu (CE), 17 de setembro de 2013.

TCIDO CAVALCANTI OAB/CE 8.978 SUDETE OLIVEIRA OAB/CE 4.792 FERNANDA NOBRE Estagiria

JOO GERSON DUARTE OAB/CE 23.201 MARESSA MACEDO OAB/CE 28.775 MICHELLY CNDIDO Estagiria

DANILSON PASSOS OAB/CE 20.322 ERNANDO COSTA Bel. em Direito FERNANDO LANDIM Estagirio

Das könnte Ihnen auch gefallen