Sie sind auf Seite 1von 111

Elixir Espiritual

KIRPAL SINGH

Edition Naam, Cadolzburg, Alemanha


Traduo e Edio da
S.H.P.

SOCIEDADE HOLOSFICA DE PORTUGAL Lisboa, Maio de 2000

PROLAS ESPIRITUAIS

Parte I
PERGUNTAS
E

RESPOSTAS

CONDUTA SOCIAL

PRTICA MORAL

5 atribui o seu progresso espiritual aos esforos denodados de sua prpria iniciativa, considerando-o como uma ddiva sagrada do Mestre. Entre o xito e o fracasso, possui o equilbrio justo. capaz de esquecer e perdoar facilmente. Raramente provoca o seu semelhante, sendo abenoado com um sentido agudo de solidariedade amorosa com o bem-estar espiritual dos outros. No invoca a sua autoridade nem se proclama superior s almas menos desenvolvidas, comportando-se como um amigo ou irmo e rogando interiormente pela redeno delas. Jamais se sente oprimido com as preocupaes dos outros e capaz de oferecer solues sublimes com grande facilidade. O seu corao est sempre cheio de compaixo, desejando a felicidade de todos os homens e animais, insectos includos. Sempre cheio duma gratido profunda, raramente se queixa das suas dificuldades, sejam quais forem. casto e amvel, mas oculta as suas virtudes sob o manto de uma sabedoria esclarecida. Jamais se gaba do seu valor ou inteligncia, procurando ajudar os outros subrepticiamente. Desagrada-lhe dar nas vistas. Foge da publicidade e sente-se tmido no meio das multides. No gosta de alardear o que faz, procedendo sempre de uma maneira natural e despretensiosa. capaz de silenciar deliberadamente os seus pensamentos, sintonizando-se interiormente com o santo Naam e voltando a ateno para os ps do Santo Mestre. Est sempre sob a proteco dEle e alimentado continuamente digamos antes que abenoado a todo o momento com os impulsos vitais amorosos do poder do Mestre. Sabe perfeitamente que, no longo drama da existncia humana, esta vida fsica no passa de uma fase transitria em que a alma busca emancipar-se das categorias inferiores da criao e nada de material leva consigo para o Alm. No lhe interessa amealhar, mas tenta levar uma vida frugal, plena de moderao. No se deixa enfeitiar pelos encantos da "boa vida", considerando-a grilheta pesada da alma humana. No faz concorrncia s pessoas aparente-

CAPTULO I

Conduta social e prtica moral

1. Em que medida que o comportamento externo indicativo do desenvolvimento interior espiritual? Um sentido profundo de abnegao e auto-renncia expresso visvel do progresso espiritual. No para ser exibido com o fito de ocultar as nossas fraquezas, mas sim para que os outros sintam, mesmo no corao, que no somos mais que um dentinho minsculo na imensa maquinaria dos propsitos divinos. Aquele que se converte num colaborador consciente do Plano Divino nunca se assume como protagonista, ignorando humildemente essa condio. Nunca despreza ningum, e sempre lhe apraz oferecer aos outros, amorosamente, o seu auxlio e assistncia. Nunca faz censuras, antes narra os factos da vida duma maneira impessoal para o nosso benefcio espiritual. Procede convictamente de acordo com os mandamentos sagrados, independentemente dos resultados. No se deixa levar pelas circunstncias ambientais, mas adapta-se alegremente, sabendo muito bem que est sempre sob a proteco graciosa do Poder Supremo. Nunca desanima, e no fundo do corao est sempre bem disposto, mesmo em face do infortnio. No censura os outros pelas suas limitaes, mas procura erradicar as suas prprias ajustando atentamente o seu modo de vida. No

PROLAS ESPIRITUAIS

mente ricas, mas roga interiormente pela libertao delas da roda da vida e da morte. No vive para comer, antes come para viver uma vida cheia de harmonia e bem-aventurana. No aprecia vesturio garrido, contentando-se com roupa simples adquirida a preos razoveis. No se furta ao trabalho pesado; pelo contrrio, empreende desinteressadamente tarefas ingentes para o bem dos outros, custa da sua resistncia fsica. No reclama recompensa para o seu labor, considerando a dedicao sagrada como uma ddiva em si mesma. Procura ajudar os outros mesmo custa do sofrimento prprio. Em duas palavras, um ser justo de pensamentos bons, palavras boas e aces boas.

prticas externas a que se chama Apara Vidya. Nos nossos satsangs no devemos misturar a Cincia do Alm com nenhum outro movimento que se ocupe de algo mais que no esta cincia. Por conseguinte, o propsito principal da nossa vida conhecermo-nos a ns mesmos e conhecer a Deus. Jamais devemos desviar-nos disto, e em tudo aquilo que fizermos temos de ponderar se isso nos aproxima ou nos afasta do nosso ideal; a nossa responsabilidade constituir um bom exemplo para todos.

4. Devo evitar, sendo possvel, aqueles que, pelos seus


hbitos mundanos e vibraes negativas, me fazem sofrer, especialmente em contactos prolongados? Conhecem-se as pessoas pelas companhias que tm. a convivncia que molda o nosso carcter, e os aspirantes espirituais devem ter o cuidado de manter uma vigilncia activa. As pessoas de mentalidade mundana entregam-se geralmente aos prazeres fsicos e sensoriais e as suas actividades afectam adversamente o aspirante espiritual. Tens de saber que o teu caminho o caminho para o Alm, ao passo que a sabedoria mundana tem as suas ambies prprias de gratificao sensorial. Deves evitar cuidadosamente o convvio social inconveniente, em nome dos interesses superiores do teu progresso espiritual. Mesmo a leitura de literatura obscena prejudicial, devendo como tal ser escrupulosamente evitada.

2. Iniciado disciplinado aquele que frequenta o


Satsang regularmente, segue o regime vegetariano e se dedica s prticas, nomeadamente introspeco? Sim, so essas as virtudes cardeais de um iniciado disciplinado que devem ser inculcadas e assimiladas numa condio de amorosa humildade.

3. Temos, como satsangis, algum propsito ou responsabilidade especial? Bem, como iniciados assumimos um dever. E o dever implica uma responsabilidade definida. Um membro de Ruhani Satsang carrega sobre si a tarefa mais importante e difcil do mundo: tornar-se capaz, ele e os seus companheiros, de alcanar o auto-conhecimento e o conhecimento de Deus. O nosso propsito , pois, o conhecimento do Alm. A Cincia da Alma visa tornar a alma humana una com Deus pela transcendncia dos planos de existncia fsico, astral e causal. portanto totalmente independente. Formas exteriores, cerimnias, ritos, rituais, sacrifcios, jejuns, viglias e peregrinaes so

5. Devemos pr de parte toda a rotina diria para nos


ocuparmos de satsangis que, literalmente, caem do cu, equipados com armas e bagagens mas sem dinheiro para se manterem, transtornam todas as nossas ocupaes familiares e rotinas dirias e esperam que lhes acudam com instalaes e entretenimento? Os iniciados esto ligados numa relao verdadeira que nunca se quebra e faz parte da Famlia do Mestre. So verdadeiramente

CONDUTA SOCIAL

PRTICA MORAL

7 Todos os talentos herdados como resultado de karma passado so bons desde que sejam utilizados na consecuo do progresso espiritual pela meditao regular. Toda a gente vem a este mundo com certos instintos e inclinaes que podem ser aproveitados no desenvolvimento espiritual sob orientao competente. a devoo sria do iniciado que deve ser desenvolvida cuidadosamente e considerada como o melhor dos dons divinos.

irmos em Deus. Embora no ignorando as suas prprias famlias, os iniciados devem providenciar-lhes todo o auxlio vivel, financeiro ou outro. Devem tentar que sejam eles mesmos a ganhar o sustento prprio. O nosso ego deve abranger tambm todos os outros que esto no Caminho.

6. Com tantos problemas sociais que a humanidade


enfrenta, devemos, durante o dia, tentar estud-los e investig-los a um nvel superior, passando a noite ou a madrugada em meditao, ou podemos virar as costas a esses problemas e cuidarmos da nossa prpria busca de Deus? Os iniciados disciplinados devem esforar-se por cumprir o melhor possvel os seus deveres mundanos como uma questo de rotina, mas com um sereno desapego. A realizao de Deus deve ser considerada como a nica tarefa de importncia primordial; todos os outros assuntos, desde que necessrio, devem ser tratados seriamente, a fim de vos proporcionarem a satisfao ntima de terem desempenhado bem a parte que vos competia.

9. Valem a pena as ocupaes criativas, como a


pintura, que do prazer e satisfao e podem proporcionar algum rendimento adicional, ou constituem obstculo ao desenvolvimento espiritual quando so a nossa profisso? As actividades pseudo-criadoras, como a pintura, o canto, a literatura, etc., constituem mera e intil diverso da mente, especialmente quando saem da alada dos nossos legtimos deveres ou no so necessrias para ganhar a vida. Tais actividades antes alimentam o ego subtil duma maneira incontrolada e subreptcia, e como tal devem ser praticadas com o mximo cuidado. Os iniciados devem dedicar mais tempo meditao para progredirem no Caminho.

7. Se um iniciado trabalha num projecto criativo, como


a pintura, pode pedir o auxlio e inspirao do Mestre? O filho-discpulo sempre piedoso na realizao dos seus projectos. No h mal nenhum em fazer isso, desde que seja com um sentido de desapego e a finalidade de cumprir os seus legtimos deveres.

10. Jesus deu a Pedro, de acordo com o que est


escrito, as chaves do reino de Deus. Alguns instrutores dizem que essas chaves so o amor, a sabedoria, o entendimento, a compaixo, a benevolncia e o discernimento. No ser possvel que as verdadeiras chaves sejam os cinco nomes carregados? Tudo isso so meios de se alcanar um fim que a perfeio espiritual. Os santos contactos com o santo Naam, nos seus vrios aspectos, so as chaves do reino de Deus, dadas ao discpulo para despertar a conscincia de si mesmo, a conscincia csmica e a conscincia super-csmica. Todas essas divinas virtudes seguem-se

8. O talento artstico , como dizem algumas pessoas,


um dom de Deus destinado a ser usado nesta vida? Ou corresponde a alguma coisa em que a pessoa trabalhou e desenvolveu em vida anterior e que tem agora de ser postergado, quando se entra neste caminho espiritual?

PROLAS ESPIRITUAIS

naturalmente quando se entra em contacto com os princpios do Som e da Luz, sem que sejam pedidas. Quando brilha no alto, o Sol da Espiritualidade revela tudo duma forma clara. O dharma, quando estabelecido, no deixa margem para hesitaes. E no h que forar a nota, mas sim viver com naturalidade.

desajeitado e impreparado... O objectivo mais elevado da vida do homem conhecer-se a si mesmo e conhecer a Deus. Uma vez que o tenhamos conseguido, cumpriu-se o nosso propsito. O Divino Fenmeno que determina futuros nascimentos dos iniciados da conta do Poder Supremo, em que devemos depositar todas as nossas esperanas. As tuas generosas intenes de auxiliar a humanidade em vrios campos de actividade vo abenoar-te com uma viso lcida que, por sua vez, te vai incentivar a trabalhar com mais zelo, desinteresse e esprito de dedicao. Compete ao Poder Supremo avaliar a melhor maneira de fazer uso de ti. Os Santos Mestres recomendam aos queridos iniciados que levem uma vida de tal modo disciplinada que, ao retirar-se em cada noite, ponham de parte todas as tarefas a seu cargo e depositem todas as esperanas e aspiraes no gracioso Poder do Mestre, que trabalha superiormente. Este mtodo sagrado dotar-te- de firmeza de esprito e ajudar-te- imenso no progresso espiritual.

11. De acordo com a pgina 4 de "My Submission",


"espiritualidade no outra coisa seno servir os outros." Mas dizem-nos que o nosso primeiro dever para connosco. Por vezes isso implicaria descurarmonos a ns mesmos para servir os outros. Explica, por favor. Servir os outros antes de si mesmo uma coisa muito boa. Mas muitas vezes a pessoa nem sequer sabe o verdadeiro significado de servir, e no obstante as suas boas intenes, o que facto que prejudica, em vez de prestar um servio to necessrio e de que fala to levianamente. At descobrirmos interiormente o verdadeiro Eu, no conseguimos visualizar, e muito menos perceber nos outros, o mesmssimo Impulso Vital que vibra no universo. por esta razo que se atribui mais importncia ao Auto-Conhecimento, pois prepara o caminho para o Conhecimento Divino; e quando desponta, no se v nada seno o Esprito de Deus operando em inteira harmonia em todas as criaturas. Servir os outros assume ento um aspecto completamente diverso, convertendo-se numa dedicao ao Esprito do universo, que imanente no interior de ns mesmos e nossa volta porque quando assimilamos o Humano em si mesmo, compreendemos toda a humanidade.

13. Temos de perdoar, antes de morrermos, todos os


que procederam mal connosco, a fim de progredirmos aps a morte nos planos mais elevados? Temos de aprender a perdoar e a esquecer, o que um princpio de ouro da vida para alcanar a paz e a harmonia, grande auxlio para se obter uma disposio calma e contemplativa, que por seu turno nos abenoa com meditaes bem sucedidas. Aquele que perdoa duplamente abenoado. Tirar desforo cobardia, mas perdoar os lapsos dos outros um acto de nobre virtude. Recomenda-se aos iniciados que faam todos os dias, ao deitar, um inventrio do seu karma, para verificar se durante o dia procederam mal com algum ou incorreram no seu desagrado. Em caso afirmativo, devem arrepender-se e orar pela Divina Graa. Da mesma maneira, se, duma maneira ou doutra, outros lhes fizeram

12. Sempre desejei renascer para auxiliar a humanidade nalgum sector essencial: bioqumica, agricultura orgnica, cuidados de sade, proteco das rvores, recursos naturais. Agora, somos ensinados a escapar roda das reencarnaes. Mas eu sinto-me to

CONDUTA SOCIAL

PRTICA MORAL

mal, devem perdo-los em nome do Mestre. H um bom exemplo na Bblia, onde se diz que, antes que uma pessoa se sente em orao, deve perdoar os lapsos ou as falhas do irmo que o ofendeu, para que o Pai lhos perdoe no Cu. claro que temos de assimilar esse sentido do perdo pela prtica diria. Devemos perdoar todos os que nos fizeram mal antes de partirmos deste plano terreno, o que contribuir para o progresso da nossa alma nos planos interiores.

16. Como que podemos tornar-nos passivos e atingir CAPTULO II


interiormente o silncio e a tranquilidade absoluta, que nos permitiro chegar bem-aventurana da Luz das Luzes? No h atalhos no caminho espiritual. Tem de se trabalhar pela bem-aventurana espiritual. A mente, tal como o fogo, um ptimo servo mas um pssimo mestre. Quando nos sentamos em meditao, temos de libertar a mente de todos os pensamentos e o intelecto de todo o raciocnio. Isto consegue-se por uma revoluo mental. Afinal de contas, o que que nos pertence no mundo? Nada, nem sequer o corpo, o aparelho mental ou as riquezas que tenhamos. Estas coisas so-nos dadas s para nos servirmos delas legitimamente. Pertencem a Quem as d. Por que no entreg-las aos santos ps do Homem-Deus enquanto cumprimos a tarefa que nos cometeu? isto , estabelecermo-nos no foco do olho e, amorosamente, fixarmos o olhar no interior com uma ateno devotada e total, repetindo mentalmente as palavras carregadas muito, muito lentamente, e pausadamente para no prejudicar a concentrao do olhar. Com a prtica, isso vai-se tornando um hbito e como que uma segunda natureza, e o Poder do Mestre toma conta de ns superiormente; assim, sem qualquer esforo da nossa parte, damos com o nosso Eu a elevar-se acima da conscincia do corpo para uma conscincia de ordem mais elevada. Amor, anseio e devoo so a tnica dominante do Caminho para Deus.

A Meditao

14. O que que leva uma pessoa a desviar-se desta


grande Auto-Estrada Dourada da Espiritualidade depois de ter encontrado um Homem-Deus autntico e recebido dEle a Iniciao? o ego do ser humano que o priva da iluminao espiritual. S pode ser anulado por uma severa disciplina espiritual e um programa sagrado de santas meditaes, juntamente com uma profunda humildade reverencial. Por vezes, h circunstncias desfavorveis que afectam o progresso espiritual dos queridos iniciados, que devem orar sempre por um entendimento justo e pela divina graa.

15. Dado que a cor prpura carregada se identifica


com uma das divises do plano astral, pode-se afirmar, quando se v essa cor na meditao, que se atingiu esse plano na meditao? A manifestao interior da Luz Sagrada em diversas tonalidades no significa necessariamente que se tenha atingido determinado plano, pois se trata apenas de um reflexo dessas regies que se torna manifesto na fase inicial. Pode, na melhor das hipteses, indicar a condio espiritual interior do aspirante, acompanhando a pessoa como "um rasto de nuvens da glria de Deus, que a nossa morada."

17. Qual o verdadeiro significado de Verbo ou


Palavra? Deus "sem palavras", e quando se manifestou chamou-se-Lhe, e chama-se-Lhe, Verbo ou Naam, na terminologia do Sant Mat. o Poder de Deus-em-aco que, quando se manifesta, revela a Divina Luz de Deus e a Sagrada Corrente do Som, cujo contacto consciente concedido pelo Mestre aos iniciados.

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

11 aquele que tem poder para reparar os nossos aparelhos avariados e nos fornece a ligao e o comprimento de onda em que se pode escutar este cntico celestial. Regularidade e persistncia, conjugadas com um servio desinteressado infatigvel num esprito de dedicao, so os principais factores auxiliares na prtica desta disciplina espiritual. A mente possui uma variada gama de truques para levar o iniciado a esquivar-se desta escuta. Umas vezes faz o papel de amigo e alicia o discpulo com a invocao de obrigaes familiares e no familiares, e o pobre apanhado nas malhas do apego. Outras vezes levanta-se em luta renhida, qual adversrio terrvel. Alis, as tentaes dos prazeres mundanos mantm a mente em constante movimento e agitao. O nico ponto em que pode ter descanso o centro do terceiro olho, a sede da alma. O adiamento da prtica de Shabd enfermidade crnica da mente humana, e para isso absolutamente essencial a divina graa do Mestre.

18. Por que razo to difcil escutar Shabd?


Shabd reverbera em todos os universos visveis ou invisveis. A alma humana e o sagrado Shabd so da mesma Divina Essncia. Aqueles que desenvolvem a sua Conscincia Interior pela meditao regular, fiel e rigorosa, podem escutar esta melodia celestial sempre que o desejam. Os principiantes sentem uma certa dificuldade em focalizar a ateno no centro do terceiro olho e em controlar devidamente as suas vibraes e pensamentos. Alm disso, aqueles que falam muito e desperdiam a sua preciosa energia em conversas ociosas no conseguem escutar esta melodia celestial. a ateno, a devoo interior continuada, que promove esta escuta arrebatadora. A prtica realizada com perseverana e continuidade que invoca a divina graa, e assim o iniciado logra escutar o sagrado Shabd Dhun.

19. Porque que h quem adie a prtica de Shabd,


sendo to necessria ao progresso espiritual? A mente humana configurada pela Providncia por forma a ressentir-se do silncio e da quietude no seu centro atrs e entre os olhos. A mente um agente de Poder Negativo ligado a cada alma humana, e aprecia a exterioridade. No lhe agrada a introverso. Alm disso, amiga de prazeres sensoriais, que no so fceis de evitar. a proteco graciosa do Mestre Vivo que concede o contacto consciente com esta melodia celestial; todavia, os satsangis no do a ateno devida a este aspecto importantssimo da disciplina espiritual. Pode acrescentar-se que as pessoas que se entregam aos prazeres grosseiros da carne e da matria raramente se dedicam ao Caminho Sagrado, e se por acaso algumas so conduzidas ao Mestre e recebem a iniciao, devido a alguma evoluo krmica do passado, no apreciam esta disciplina espiritual. O corpo humano precisamente como um aparelho de rdio em que todos os seres captam estas divinas melodias. O Mestre vivo

20. As pessoas dizem que andam em busca da "Verdade", ou que encontraram a Verdade. Que se entende por esta palavra "Verdade" nos ensinamentos dos Mestres? A Verdade, nos ensinamentos dos Mestres, uma cincia rigorosa. Chama-se-lhe Verbo ou Naam. Tem um aspecto prtico. universal e para toda a humanidade. o "caminho natural de regresso a Deus" realizado no decurso de uma vida. um processo de auto-dissociao e introspeco em que o Mestre faculta, individualmente ou em grupo, uma experincia directa em que abre a viso interior Luz interior, chamada a Luz de Deus, e um contacto com o Som ou Corrente Audvel da Vida, ou Voz de Deus, na altura da iniciao, mais ou menos de acordo com a receptividade e antecedentes de cada um. O discpulo deve ento desenvolver essa experincia, reservando-lhe diariamente um certo tempo, com amor e devoo.

12

PROLAS ESPIRITUAIS

21. De acordo com a pgina 34 de "My Submission",


o Surat Shabd Yoga fcil. Mas acho muitssimo difcil manter a ateno completamente em Shabd, e outros tm a mesma dificuldade. H algum mtodo para resolver esta dificuldade? Quando dizemos que o Surat Shabd Yoga fcil, estamos a empregar as palavras relativamente. fcil quando comparado com outras formas de Yoga: Karma Yoga, Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Raja Yoga, Hatha Yoga, o tradicional Ashtang Yoga, implicando todos disciplinas externas severas e rigorosas, que o homem comum dos nossos dias, com todas as suas ocupaes normais, no tem pacincia, nem tempo, nem energia, nem disponibilidade para praticar, com todos os seus talentos. O Surat Shabd Yoga, pelo contrrio, pode facilmente ser praticado por toda a gente, homens e mulheres, velhos e novos, com igual facilidade e conforto. por causa da sua simplicidade e naturalidade que por vezes chamado Sehaj Yoga. Com uma experincia directa e imediata da percepo e audio interna dada por um Mestre competente, possvel progredir firmemente no Caminho, com devoo amorosa, sob a orientao interior e exterior do Poder Supremo, que actua como Amigo Seguro e Guia Infalvel no Caminho Espiritual.

uma verdade fundamental e no pode ser ignorada. Se, todavia, algum no a consegue ouvir, mesmo depois da iniciao, deve haver alguma deficincia na tentativa. A possibilidade de futuras encarnaes pode ser excluda pelo desenvolvimento gradual da devoo amorosa ao Poder Supremo e da averso aos bens mundanos.

23. A variao de intensidade da Corrente do Som


determinada pelo grau de devoo e ateno? A variao de intensidade da Corrente do Som no devida a nenhum desses dois factores; depende da receptividade interior. O santo Shabd reverbera no universo inteiro mas no pode ser escutado sem a orientao e a graa do Mestre. Embora a devoo sincera e a ateno interior ajudem, ningum pode atribuir esta divina bno aos seus prprios esforos, por melhores que paream.

24. O que que causa, ou como que se pode


ultrapassar o insucesso ao fim de cerca de 30 minutos de concentrao? A inverso, com o auxlio da repetio dos cinco nomes carregados, conduz retirada das correntes sensoriais do corpo abaixo dos olhos para o foco do olho. Comea ento a segunda fase, dhyana ou contemplao. Pode ser atingida se absorvermos de tal modo a ateno na Luz divina interior que nos esqueamos completamente de ns mesmos. A sensao de perplexidade que sentes ao cabo dos 30 minutos devida ausncia duma prtica perseverante e de absoro interior. pelo esforo rduo e pela disciplina espiritual rigorosa que o corpo humano se purifica das impurezas da mente, podendo assim permanecer sintonizado no centro do olho com o santo Naam.

22. Quando o discpulo de um Mestre vivo segue as


instrues alimentares, etc., mas no consegue, em vida, escutar a Corrente do Som, tem de regressar para mais trs vidas adicionais a fim de alcanar a autorealizao? No. O iniciado que no consegue sintonizar a sagrada Corrente do Som no regressa necessariamente. A sagrada Corrente do Som o prprio Princpio da Vida e est presente em cada ser humano.

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

13 recorrendo a uma disciplina rigorosa, auto-domnio e meditao regular e sincera sob a orientao de um Mestre Perfeito.

25. A Luz informe ou em forma de Sol pode tambm


ser considerada a forma do Mestre? Sim, a forma astral do Poder Supremo, e quando se alcana a proficincia neste Princpio, a Forma Radiante do Mestre manifestase a seu tempo.

29. O que o sono yguico?


um sono em que a alma desce at aos chakras inferiores e mergulha num sono profundo em que por vezes tem sonhos. Ocorre durante a contemplao duma ideia fixa. Os Mestres no o recomendam nem encorajam.

26. verdade que o discpulo no consegue nenhum


progresso espiritual na meditao durante pelo menos cinco anos? incorrecto pensar que no pode haver progresso espiritual durante pelo menos cinco anos. Aqueles que no esto preparados, nem so conduzidos junto do gracioso Mestre vivo nem iniciados nos mistrios do Alm. Aqueles que so iniciados recebem, para comear, uma experincia de Som e Luz. Todavia, o progresso varia de acordo com as circunstncias do passado, e por isto que alguns progridem rapidamente e outros ficam para trs. Mas h uma esperana segura para toda a gente. um processo simples mas custoso, que a graa do Mestre torna muito mais fcil.

30. Diversas ocasies em que eu tinha adormecido, fui


arrancado ao sono por um rudo agudo tremendo do lado direito e clares de luz. No podia mexer o corpo. Que isto? As correntes sensoriais so retiradas da parte inferior do corpo at ao foco do terceiro olho com o auxlio do santo Naam. O abrandamento da fixidez do olhar interior no foco do terceiro olho redunda em sono, como da tua experincia. Durante este perodo, o Surat ou ateno desliza para baixo at ao chakra da garganta, em vez de subir interiormemte. As revelaes divinas da sagrada Corrente do Som e da Luz despertam-te e sentes a dormncia ou rigidez da parte de baixo do corpo.

27. Quando a alma se instalou no foco do terceiro


olho, no o Mestre que est instalado no foco do terceiro olho? No. Quando a alma se retirou completamente para o foco do terceiro olho, pode haver contacto com o sagrado Shabd Dhun. A alma e Shabd Dhun so da mesma divina essncia. A Foma Radiante do Mestre manifesta-se por vezes para assegurar aos seus iniciados que est com eles.

31. Como que posso evitar cair no sono durante as


meditaes? s vezes parece-me ser impelido para uma espcie de sonho; no entanto, no me parece estar verdadeiramente a dormir. Por vezes, apesar de todo o meu enorme empenho em meditar, difcil reconhecer que estou a meditar, por causa desta espcie de estado onrico que cai sobre mim. O sono durante as meditaes pode ser evitado mantendo o olhar interior permanentemente fixado no meio daquilo que se v interiormente, seja o que for...

28. Como que se pode libertar o corpo de toda a


negao e atingir a perfeio ou quase perfeio? Pode-se libertar o corpo de toda a negao e atingir a perfeio

14

PROLAS ESPIRITUAIS

O sono e os pensamentos desgarrados s interferem quando afrouxa a ateno ou a fixidez do olhar interior; desenvolver o hbito de permanecer plenamente desperto e consciente durante as meditaes requer uma boa dose de esforo estrnuo. H ainda o facto de a alma, quando mergulha no sono ou em plena meditao, se concentrar na respectiva sede, que fica atrs dos olhos. E ao passo que, no primeiro estado, a alma desce para o centro da garganta, onde tem sonhos, e para o plexo solar, onde mergulha em sono profundo, no segundo caso o corpo dorme mas a alma fica consciente, ascendendo s regies mais elevadas e gozando conscientemente esses voos. No primeiro caso h o que se chama "sonho"; no segundo, "viso". No sonho, fica-se simplesmente com uma ideia vaga do que se viu. Interrogado acerca do sonho, o profeta Maom disse: O meu corpo dorme e a minha alma no dorme. O Guru Nanak diz que uma alma assim permanece sempre desperta e jamais vista a dormir.

mundo exterior. Pelo contrrio, o contacto interior com o Verbo Divino leva a alma de regresso a Deus, que Sem Palavras ou Absoluto. Embora a mente seja alimentada pela alma, chegou no entanto a domin-la. E mais: a mente ainda controlada pelos sentidos ou faculdades externas, que por sua vez nos arrastam para o campo dos prazeres sensoriais, nascidos do nosso apego aos objectos externos. O Mestre ensina-nos a retirar a Corrente do Som pela concentrao no centro do nosso ser e concede-nos um contacto com o Verbo Divino, que interior e o caminho para Deus. O Poder Negativo mantm sob controlo a criao em expresso ou manifestao. Mas uma vez que a alma entre em contacto com a Palavra Divina, liberta-se do cativeiro da mente e da matria com o auxlio e a graa do Mestre, e escapa ao domnio do Poder Negativo.

33. Porque que a mente esquece a Bem-aventurana? O esquecimento o atributo principal da mente humana. devido ao materialismo grosseiro, Maya, que esquecemos a bemaventurana interior e somos avassalados pelas solicitaes sensoriais. Quando a conscincia interior cresce gradualmente, a mente esquece os seus impulsos inferiores e goza a bem-aventurana interior perpetuamente com a graa do Mestre.

32. O discpulo v Deus durante a meditao?


Ningum pode ver Deus Absoluto. Deus-em-expresso, chamado Verbo ou Naam, manifesta-se sob a forma do princpio do Som e da Luz, que pode ser visto e ouvido com os olhos e ouvidos interiores, com o auxlio e a graa de um Mestre competente. Ele tem uma funo dupla: como Kal e como Dayal. Os Muulmanos designamnos com as palavras Shaitan e Rehman, ao passo que os Zoroastrianos usam os termos Ahrman e Harmuzd. Podemos chamar-lhes Poder Negativo e Poder Positivo, ambos aspectos do Deus nico, sublime e indiviso. O Poder Negativo, Kal, Shaitan, Aharman, representa o poder que tende para a expresso, que traz existncia toda a criao; o outro, Dayal, Rehman e Harmuzd (Poder Positivo), representa o Poder de Inverso, trazendo a alma de volta sua fonte. So estes, portanto, os poderes centrfugos e centrpetos que funcionam em toda a criao. A mente um agente do PN e arrasta sempre os seres para o

34. Porque que nenhuma das vises da Forma Radiante do Mestre permanece, e tambm porque que so tantas as tentativas que no resultam? Talvez a minha atitude seja de ingratido. Porque que o rosto da Forma do Mestre se dissipa quando tento distinguir melhor as feies? devido tua falta de receptividade, que se desenvolveria por meio de meditaes prolongadas e uma grande devoo amorosa.

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

15

Limitas-te a manter o teu olhar constantemente fixo quando contemplas intensa e minuciosamente o que se te apresenta. As tuas "tentativas", como dizes, resultam numa tendncia para te apoderares de uma ou outra coisa, o que devia ser evitado pela submisso Sua Vontade de te abenoar com o que for julgado melhor para o teu progresso espiritual. A dissoluo da Forma do Mestre quando tentas distinguir as feies devida tua interferncia intelectual, que tem de ser mitigada e silenciada.

35. Uma vez, sentado a meditar no Som, tive uma viso


da Tua Forma Radiante, que se transformou em inmeras outras Formas do Mestre, e novamente numa s. Os devotos apinhavam-se em volta do Mestre. Todos eles pareciam perto, mas tambm muito longe. No consegui libertar-me do meu cativeiro e juntar-me a essa santa companhia. Bem o quis. Senti-me triste e, ao mesmo tempo, interiormente bem-aventurado. Essas raras vises denotam que o Seu gracioso amor e proteco se estendem a ti. Alm disso, mostram que o Poder Supremo que trabalha na antena humana do Mestre vivo trabalhou tambm nas antenas de outros. Ele Um em Todos e Todos so Um nEle. Aconselho-te a repetir os cinco nomes sagrados durante tais revelaes, pois as manifestaes interiores tornar-se-o mais estveis com a graa do Mestre. A serena beatitude resultante dessa divina manifestao auspiciosa e deve ser assimilada com gratido.

16

PROLAS ESPIRITUAIS

CAPTULO III

Necessidade e Funes do Mestre


36. Como se reconhece um "Grande Mestre"?
Swami Ji deu uma excelente resposta a essa pergunta no "Sar Bachan". Ele exorta quem ouvir falar de um Santo ou de um Mestre a procur-Lo e a sentar-se simplesmente junto dEle, em profunda humildade e reverncia. Olh-Lo simplesmente na testa ou nos olhos, na atitude de uma criana, com profunda receptividade. Sentir-se- um impulso da alma para o alto e a divina radiao dos Seus olhos e testa. Alm disso, se houver interrogaes no corao, sero automaticamente respondidas pelo Seu discurso, sem esforo da nossa parte. Acima de tudo, o critrio para reconhecer o Mestre Perfeito ter o contacto consciente do santo Naam interiormente, cujas manifestaes mais elementares, sob a forma de Luz Divina e da sagrada Corrente do Som, tm de ser recebidas na iniciao. Ele tem igualmente de possuir competncia para orientar os Seus iniciados no plano astral e para proteger a alma na ocasio da morte fsica.

Naam. Mahatma um termo vernculo que denota uma Alma superiormente evoluda. Estas palavras no so, todavia, usadas com propriedade nos dias que correm, e pode chamar-se sant ou mestre a uma pessoa vulgar de baixo nvel de devoo. Mas no precisas de preocupar-te com palavras.

38. Como a histria dos Mestres?


Tm vindo Mestres em todas as pocas. A cincia do Surat Shabd Yoga, porm, foi enunciada no tempo de Santo Kabir e do Guru Nanak, e a partir da por outros Mestres.

39. possvel singrar sozinho neste Caminho?


No. Para singrar neste Caminho interior necessrio encontrar algum que o tenha explorado at aos limites extremos. O Mestre vivo uma necessidade indispensvel, um meio indispensvel para se atingir a auto-realizao. A um nvel puramente fsico, Ele serve como exemplo vivo de uma vida perfeita. Ele que nos fala da nossa Morada Verdadeira e do caminho que conduz at l. No aspecto espiritual, d-nos pormenores do Caminho interior, das suas complexidades e dificuldades, concede-nos a Sua ateno, com uma experincia real de retirada do corpo e da Luz e Som interiores, e guia-nos atravs das partes mais difceis da nossa jornada interior at atingirmos a nossa meta.

40. Tive recentemente um sonho vvido em que Baba


Sawan Singh e Tu apareciam sentados a meu lado, olhando para mim. Porque que se seguiu um sonho negativo? A apario do Mestre ou da Forma do Seu Mestre no teu estado de sonho foi antes para tua convico pessoal e garantia de que ests sob a proteco do gracioso Poder Supremo. Qualquer apario

37. O que um Sant ou Mestre?


Na terminologia dos santos, um Sant ou Mestre algum que atinge Sach Khand, ou quinto plano, e regressa por Sua vontade, podendo proporcionar uma experincia de contacto com o Verbo ou

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

17 Ele esses sabem.

negativa se desvanece ante a repetio dos cinco nomes.

41. H muitos mestres com estilos pessoais. Como se


pode conhecer um Mestre genuno? Um verdadeiro Mestre dedica-se a trazer as almas de regresso Morada Verdadeira de seu Pai. O verdadeiro Mestre d mais que simples teoria: d experincia ao Seu discpulo. Mostra o caminho para Deus, caminho que interior. Deus e o Mestre esto no interior. Esta questo assedia normalmente todos os que buscam a Deus sinceramente. Na minha juventude, enfrentei as mesmas dvidas e interrogaes. No me atrevi a procurar nenhum Mestre com receio de encontrar um mestre imperfeito, porque depois toda a minha vida seria uma frustrao. Por isso orei fervorosamente a Deus por uma orientao. A minha splica foi ouvida. Nas minhas meditaes comeou a aparecer um Mestre verdadeiro, cerca de sete anos antes de O encontrar fisicamente; reconheci-O como sendo o mesmo Grande Mestre Sawan Singh. Mas em relao tua pergunta... como reconhecer um Mestre verdadeiro? Exteriormente devemos reconhecer que Ele no tem motivaes egostas. Deve viver do dinheiro ganho com o prprio suor. No deve ser amigo de exibies e pompas exteriores. Deve viver uma vida simples. Os Seus pensamentos devem ser puros. As Suas verdadeiras qualificaes estaro na Sua aptido para proporcionar ao iniciado uma experincia directa, abrindo-lhe o olhar interior para ver a Luz de Deus, e o ouvido interior para escutar a Voz de Deus, o Princpio do Som. A extenso desta experincia funo dos antecedentes do iniciado e da sua receptividade. Aps a iniciao, as nicas regras para julgarmos por ns mesmos so a nossa ascenso interior aos planos espirituais, onde cada um pode ver por si mesmo e travar conhecimento com todos os Mestres passados ou presentes, onde quer que estejam, nos planos superiores ou inferiores. Aqueles que contactam com o Mestre interiormente e falam com

42. In "Spiritual Gems", pg. 318: o falar de Mahapursha (Senhor Supremo) traz xtase alma. As suas palavras e obras tm a qualidade do nctar celestial. Que obras so estas? Que palavras so as Suas? So elas o Mestre? Sim, o Mestre vivo um Mahapursha, a Grande Fora ou Poder Transcendental. Sendo uno com a Conscincia Total, Ele constitui a antena humana donde o Poder de Deus em Expresso actua no mundo. Todos os actos e todas as palavras do Mahapursha procedem de um nvel espiritual mais alto e esto carregados duma Vida Espiritual transbordante, que actua como um blsamo nos coraes lacerados, d xtase s almas e atrai-as para cima, para o Alm. Ele no faz nada por Si mesmo, j que movido pelo Esprito Santo. Trazendo do Mais Alto o encargo sagrado de guiar os que demandam a Verdade at verdadeira Morada do Pai Celestial, vem ao mundo trabalhar pela regenerao espiritual. esta, de facto, a Sua obra mais sublime, e tudo o mais que Ele faa subsidirio desta misso divina no plano terreno; como tal, sagrado e auxilia as almas encarnadas, de vrios modos, no progresso espiritual.

43. Que distingue um Mestre de um vulgar instrutor


espiritual? O Santo Mestre exteriormente um ser humano como qualquer de ns, mas, atravs de bnos especiais e duma disciplina espiritual intensa, elevou-se at Conscincia Csmica e SuperConscincia Csmica. Tornou-se uno com Deus e colaborador consciente do Seu divino plano. uma encarnao viva do amor de Deus e no faz nada por Si mesmo. No atormentado por nenhuma espcie de interesse pessoal, trabalhando em puro benefcio da

18 humanidade sofredora.

PROLAS ESPIRITUAIS

44. Fui vrias vezes informado que um Mestre conhece


sempre os Seus iniciados ao v-los. Ouvi-te perguntar a vrios se eles eram iniciados enquanto aqui estiveste em Los Angeles. Terei sido mal informado? Fiquei, e ainda estou, confuso com isto. Poderias explicar? Eu sei que existe uma explicao lgica qualquer, mas qual? O Mestre pode saber tudo a respeito da pessoa com quem est, mas procede de tal modo que os outros no se sintam embaraados com a Sua atitude, tentando lidar com as pessoas ao nvel que lhes prprio. Ele v-nos tal como ns somos capazes de ver o que est dentro de um frasco de vidro conserva ou compota mas na Sua benevolncia tenta ocultar os factos para que as Suas aces no sejam consideradas transgresses ao cdigo tico. O iniciado de um Mestre vivo autntico leva no foco do terceiro olho a Forma Radiante do Mestre, que pode ser detectada e vista pelo Mestre vivo.

Suas Formas Astrais. Os iniciados disciplinados e confiantes recebem orientao a cada passo depois que a Forma Radiante do Mestre se manifesta interiormente. A receptividade interior do discpulo desenvolve-se maravilhosamente com as meditaes regulares, cuidadas e atentas. Logo desde a iniciao, o gracioso poder do Mestre torna-se o companheiro mais prximo e constante do discpulo, escoltando a alma Morada verdadeira do Pai com o auxlio do santo Naam.

46. Como que o Poder Crstico transferido de um


Mestre para outro? transferido atravs dos olhos. Na verdade, a antena humana escolhida em quem o Poder Supremo vai trabalhar pela libertao e orientao da humanidade determinada muito mais cedo. H testemunhos vivos neste sentido, de pessoas que nunca ouviram falar do Sant Mat e vivem em pases afastados e que tiveram vises do Mestre muito antes de Ele assumir a funo de Mestre vivo. a Forma Divina que trabalha para guiar a humanidade. Os Mestres so escolhidos pelo Poder de Deus ou Poder Crstico e no votados pelo pblico ou designados por documentos escritos.

45. At que ponto os ensinamentos dos sbios de mais


baixo nvel podem auxiliar os estudantes aplicados de Sant Mat a antecipar o dia em que encontram o Mestre Radiante interiormente e a partir do qual sero guiados por Ele? Os ensinamentos de todos os Mestres, tanto de ordem mais elevada como mais baixa, so benficos para os iniciados desde que estes no se entreguem a discusses controversas. Tal como o inteligente cisne, cujo bico abenoado com o dom raro de separar o leite da gua, o discpulo deve aceitar o que bom donde quer que venha. A encantadora Imagem Radiante do Mestre manifesta-se em devido tempo quando se atinge a proficincia nos Princpios Divinos do santo Shabd - a Corrente do Som e as Luzes Divinas, que so as

47. Todos os Mestres so grandes?


Kabir Sahib diz que adora todos os Mestres, mas que aquele que o Verbo personificado deve ser tido na mais alta estima.

48. Deus e o Homem-Deus (Mestre) devem considerarse um e o mesmo? Sim, isso mesmo, mas poucos so os que conseguem desenvolver tanta receptividade e compreender este fenmeno invulgar. O plano fsico um reino de dualidade em que a iluso predomina no mximo grau, e s os espiritualmente iluminados podem dar esse testemunho a partir da sua prpria convico

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

19 de proporcionar a quase todos os candidatos uma experincia directa, por mais elementar que seja, logo na primeira sesso (em funo da receptividade de cada um), dando-lhes uma viso interior e um contacto com o Som interior ou Voz de Deus, isto , o Verbo, o Princpio do Som. Esta Voz Interna, existente desde sempre, manifestao primordial da Divindade, torna-se ento o Guia do homem no interior de si mesmo. o Mestre na Sua Forma Radiante, que acompanha a alma peregrina e a guia no caminho, passo a passo. O Mestre aparece ao discpulo, fala com ele e guia-o no caminho para o alto. Contactar com um Mestre Perfeito , por conseguinte, uma necessidade para aqueles que desejam encaminhar-se para Deus. Telepatia transferncia de pensamento, e os pensamentos emanam da mente; por conseguinte, a mente tem de ser aplacada; os olhos tm de cerrar-se a toda a viso exterior e igualmente os ouvidos a todo o som do exterior. As correntes da alma tm de ser retiradas do corpo e reunidas num centro, a sede da alma no corpo, e isto faz-se de acordo com as instrues dadas na altura da iniciao. isto, em suma, aquilo a que se chama Espiritualidade, o tipo correcto de meditao, a Cincia de Para Vidya, que vem de tempos arcaicos e hoje conhecida como Sant Mat.

pessoal, como o fizeram alguns; exemplos desses testemunhos: Eu e meu Pai somos um, Pai e Filho assumiram as mesmas cores, etc.

49. Os Mestres acolhem bem os pecadores?


Sim. A alma da mesma essncia de Deus e os Mestres encaram todos como almas encorporadas. Assim, todos Lhe so queridos. Ele deseja que todos alcancem a Verdadeira Morada do Pai. O pecador arrependido e de corao sincero aceitvel por Ele. Todos ns somos pecadores e procuramo-Lo para sermos purificados.

50. Como que conseguimos o verdadeiro


conhecimento de Deus? O conhecimento de Deus uma cincia completa e bem definida em si mesma, imutvel desde que a vida comeou na Terra. S muito raramente se chega a conhecer esta cincia. de feitura divina e no humana. Tem permanecido sempre uma cincia no documentada, no escrita nem transmitida oralmente. H um Deus nico e um caminho nico para chegar a Ele, mas podem ser diferentes os passos elementares nesta direco. Este conhecimento tem um aspecto terico, bem como um aspecto prtico. A teoria bem simples. O Poder de Deus TodoPoderoso trabalha numa antena humana escolhida que se torna Seu porta-voz ou Messias para transmitir o Seu conhecimento queles que anseiam por Ele e desejam estar com Ele. Deus amor, as nossas almas so tambm dotadas de amor e o caminho para Deus passa pela devoo amorosa. Temos de retirar do corpo fsico a corrente da nossa alma e entrar no Seu reino com o auxlio e orientao de um Mestre prtico ou Santo, que Amor Personificado e pode transcender o corpo e atravessar os planos mais elevados. A Cincia da Alma tem um lado prtico. O Santo Mestre capaz

51. De "My Submission", pg. 34: A vida espiritual,


com o auxlio do Mestre, conduz ao Todo-Poderoso em curto espao de tempo. Queres fazer o favor de precisar curto espao de tempo em funo duma vida humana? A expresso curto espao de tempo usada aqui relativa. Todas as prticas externas, ritos e rituais, entoar salmos e hinos, desfiar rosrios, observar jejuns e celebraes, viglias e prticas yguicas, peregrinaes so concebidas para preparar o terreno e so aces boas. Diz o Senhor Krishna: Boas e ms aces so ambas vinculativas, so como cadeias; sejam elas feitas de ouro ou

20

PROLAS ESPIRITUAIS

de ferro, so igualmente vinculativas. E desviam-nos do Caminho de Deus, processo interior meramente prtico de auto-dissociao, que consiste em desligar a Conscincia do corpo e da mente para a ligar aos cabos de salvao interiores, que levam directamente ao reino de Deus. S um adepto neste conhecimento esotrico, o Conhecimento do Alm, com incumbncia do Alto, que pode realizar este trabalho; ningum mais. O Mestre tem competncia para, numa sesso prtica, puxar a alma para a sua sede no corpo e depois elevla para o Alm em curto espao de tempo. Em Mateus, 11:27, l-se: Ningum conhece o Pai seno o filho e aqueles a quem o filho O quiser revelar.

para obter uma resposta definida se eu orar a Ele, como hei-de saber se a deciso que tomei orientao genuna ou se no passa de um produto da minha prpria mente? O iniciado que tem contacto interior com o Mestre (a sua genuinidade posta prova pela repetio dos nomes sagrados que lhe foram dados) pode ter uma resposta directa que se revela autntica. At ento, em todas as suas actividades, mundanas ou espirituais, o iniciado deve ocupar-se delas cuidadosamente e fazer o melhor que puder: com sereno desapego e auto-entrega, sem dar importncia a qualquer recompensa, deixando o resto com o poder do Mestre que trabalha acima dele.

52. o Mestre a verdadeira encarnao de todo o


Amor, que derrama sobre todos os Seus escolhidos, e que abre as profundezas interiores a todo aquele que lhe parea espiritualmente preparado para receber esta tremenda bno? Sim, o Mestre isso mesmo. Ele , em Si mesmo, a Lei, e pode dispensar as Suas divinas bnos a qualquer um de Sua prpria escolha. Mas o princpio no deve ser tomado como fim. Trata-se de uma luta de toda uma vida, e o esforo estrnuo que ao discpulo exigido suportar, para desenvolver a sua iluminao espiritual interior, tem de ser acompanhado. Na verdade, logo desde o momento em que ao discpulo concedido o sagrado dom da iniciao, -lhe outorgado um passaporte completo para entrar nos reinos interiores at verdadeira Morada do Pai. Mas so muito poucos os que labutam a srio e levam a vida que o Mestre preconiza para progredir interiormente. A este respeito, consulta, por favor, a estncia 33 do "Jap Ji", onde o assunto longamente explanado.

54. Porque que os grandes Mestres assumem sempre,


na Terra, a forma do homem? Os Mestres proclamam que entre as almas existe apenas o gnero masculino, que se manifesta geralmente na antena humana eleita do Mestre vivo. uma lei divina, inquestionvel pelos mortais.

55. Foi-nos dito que o nosso marido, ou mulher, est


sob a proteco do Mestre. Esta proteco dura mesmo aps a morte do discpulo? Aquele que ficou vivo (no iniciado) continua sob a proteco do poder do Mestre? Os sagrados elos amorosos que existem entre os cnjuges invocam a divina graa do Mestre; assim, aqueles que ficam para trs desfrutam, em certa medida, da proteco graciosa do Poder Supremo.

53. Se eu precisar de orientao do Mestre e no for


capaz de me elevar interiormente e contactar com Ele

56. Agora que descemos Terra vindos da nossa


Morada Celestial, temos a promessa clara de que poderemos l ficar depois de ascendermos com um

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

21 Isso resulta de vnculos e ligaes passadas com o Caminho sagrado, e mostra que o iniciado recebeu a iniciao do meu Mestre Sawan Singh Ji mas no conseguiu grande progresso, tendo sido depois colocado em ambiente de tal modo favorvel que lhe foi possvel ter acesso orientao competente do Mestre vivo. O mesmo Poder Supremo continua a actuar na antena humana escolhida do Mestre vivo, e os meus queridos so conduzidos a Ele na altura devida. H diversos casos deste tipo, aqui e no estrangeiro.

Mestre? Sim, h uma promessa clara do Mestre vivo, apoiada nas declaraes de Mestres passados, de que as almas que se fundem no Pai no tornam a reencarnar quando so abenoadas com a ddiva rara da sagrada iniciao em Naam. O karma-semente, sendo a base do futuro nascimento dos iniciados, queimado no fogo do sagrado Naam. O Guru Nanak Sahib proclamou no Granth Sahib que, tendo o discpulo sido abenoado com a ddiva rara do sagrado Naam, as suas contas ficam anuladas e ele no tem nada a ver com Dharam Rai o Juiz , nomeado pelo Poder Negativo para administrar justia s almas aps o termo das suas vidas terrenas. Essas almas abenoadas podem ser enviadas Terra para promover o regresso das outras almas a Deus, mas no como prisioneiras para colher o fruto das suas aces.

57. Quando o Mestre vivo deixa o corpo, possvel aos


discpulos contact-Lo, evitando assim um perodo de interrupo ou frustrao? A Forma Radiante do Mestre pode ser vista interiormente se meditarmos fiel e regularmente, mesmo que o Mestre vivo deixe o plano fsico. o Poder de Deus, Poder Crstico ou Poder do Mestre, actuando na antena humana eleita, que continua a dispensar a graa e a proteco possveis e no abandona os iniciados at ao fim do mundo. No obstante, o iniciado pode beneficiar da orientao externa do Mestre vivo sempre que necessrio.

58. Porque que um discpulo v e sente grande


afinidade com o Mestre Sawan Singh, embora este tenha morrido antes de o discpulo ouvir falar do Mestre vivo ou ser iniciado pelo Mestre Kirpal Singh? Por que h-de um discpulo sentir-se mais prximo do Mestre Sawan Singh do que do seu prprio Mestre?

61. Que acontece aps a morte? Entramos noutro CAPTULO IV


lugar para sermos submetidos a um perodo de nascimento, crescimento e procura, at encontrarmos novamente o nosso Mestre? Partamos do princpio que a questo diz respeito apenas aos iniciados do Mestre vivo, devendo, como tal, ser entendida luz do que segue: A todos os meus queridos que foram abenoados com o dom sagrado da santa iniciao nos mistrios do Alm concedida pelo gracioso Poder do Mestre uma proteco completa no Alm. A maior parte dos seus dbitos krmicos liquidada como se tivessem vivido o seu karma-destino normal. Pequenos dbitos krmicos so liquidados mesmo antes de eles deixarem o corpo, e como tal no sero reencarnados. Se, todavia, alguns desejos irresistveis persistirem, s almas iniciadas facultado um nascimento humano, mas so colocadas em ambientes favorveis, onde tenham a possibilidade de prosseguir a sua jornada interior pelo encontro com o Mestre vivo que na altura estiver em funes. O desenvolvimento e progresso espiritual continuam, assim, sob a Sua orientao.

Karma: a Lei da Aco e Reaco


59. Por favor, explica a razo desta encenao do
drama da vida. tudo uma expresso da inexorvel Lei do Karma. O desejo a causa primordial de todos os laos e renascimentos. A menos que nos tornemos colaboradores conscientes do Divino Plano, por uma entrega completa e a aniquilao do ego, a meta da perfeio espiritual no pode ser alcanada. Consulta, por favor, "A Roda da Vida", onde encontrars uma explanao exaustiva.

60. At que ponto as nossas vidas so pr-determinadas e qual o papel do nosso livre arbtrio depois de sermos iniciados? H seis coisas que so pr-determinadas ou cobertas pelo karmadestino: sade e doena, pobreza e opulncia, honra e ignomnia. O esforo estrnuo, o auto-domnio e a disciplina desempenham um papel importante no nosso aperfeioamento, com a graa do Mestre. Muitos iniciados com uma vida infeliz e atribulada clamam ter alcanado a santidade aps a sagrada iniciao e a meditao fiel no santo Naam. Para um desenvolvimento mais elaborado, deve consultar-se "A Roda da Vida".

62. Por que tm as nossas vidas passadas de nos ser


ocultadas? H uma razo. Toda a vida humana um drama baseado na inexorvel Lei do Karma, o que resulta na unio e separao das almas para liquidao dos dbitos e crditos recprocos. Se uma pessoa for informada dos dbitos krmicos que esto em jogo e os nossos filhos forem apenas nossos devedores passados, a razo e o sentido do seu nascimento ficam prejudicados. Uma das funes principais do Poder Negativo ocultar estas verdades dos humanos para manter a vida terrena em movimento. Talvez fiquem admirados de saber que Kal obteve trs concesses principais do TodoPoderoso, como se l no "Sar Bachan". So elas: 1) Ningum saber

Orao

23 desinteressadamente e s por intermdio do Satguru, que sabe melhor do que ningum como eles devem ser usados.

da sua vida passada; 2) Ningum dever saber o dia e hora exactos da prpria morte; e 3) O Mestre vivo no dever conceder aos humanos a sagrada iniciao exibindo milagres, mas simplesmente dando satsangs, e se as pessoas progridem por si mesmas e procuram a iniciao, s ento devem ser iniciadas.

65. Se os satsangis trocarem presentes, assume algum


deles, ou ambos, carga krmica do outro? A Lei do Karma imutvel e inexorvel. A troca de presentes entre os satsangis resulta em ajustamento e equilbrio mtuo. Fique bem claro que o lao krmico reside no facto de toda a ddiva ser feita, ou aceite, com a inteno ntima de proceder assim, ao passo que, se o dador der num esprito de altrusmo e dedicao ao Poder do Mestre e a outra pessoa receber a ddiva com gratido, como penhor da graa do Poder do Mestre, ficam ambos livres do karma envolvido.

63. Nascer mulher karma menos feliz? O potencial


feminino para o desenvolvimento espiritual nesta vida menor que o do homem? No karma menos feliz nascer mulher, e no existe, entre homem e mulher, nenhuma diferena potencial em relao ao desenvolvimento espiritual. Os Mestres no atribuem importncia especfica aos sexos e consideram todos os humanos como iguais, vendo-os do ponto de vista da alma. Mas as mulheres tm mais possibilidades de desenvolvimento espiritual interior, uma vez que so mais devotadas ao seu desenvolvimento espiritual e possuem uma inclinao inata para a dedicao devocional.

66. muito o mau karma que eu tenho para eliminar?


Todos os iniciados tm uma grande quantidade de bom e mau karma para eliminar durante a existncia fsica. A terminologia de bom ou mau karma no muito adequada, uma vez que ambos implicam dbitos que requerem uma liquidao justa. Deve notar-se, entretanto, que os decretos do Altssimo no esto sujeitos a erro e a Providncia Divina invariavelmente temperada de misericrdia. A bno interior das meditaes regulares e devotadas uma bno rara altera completamente as perspectivas do iniciado quando ele descobre a mo graciosa do Mestre a proteg-lo a cada passo. Deves ter isto como certo: tudo quanto entre na tua contabilidade, seja o que for, sem dvida nenhuma para o teu progresso espiritual, e tens de resistir alegremente s provaes e tribulaes desta vida, depondo as tuas esperanas e aspiraes aos ps do gracioso Poder do Mestre.

64. Se um satsangi ajuda uma pessoa em dificuldades,


dando-lhe dinheiro, por exemplo, ou salvando-lhe a vida, assume karma da pessoa que ele ajuda? A ajuda monetria do satsangi, ou a ajuda fsica salvando uma vida alheia, no implica carga krmica. Aces dessa nobre envergadura devem ser tomadas num sentido de altrusmo que isenta o iniciado do ego subtil, que se insinua subrepticiamente e semeia a semente da futura reaco. Uma vez que uma questo embaraosa e complicada apurar se determinado satsangi se encontra ou no extremamente necessitado de auxlio, fsico ou financeiro, os iniciados devem tentar fazer os donativos ao Mestre, que quem melhor sabe a quem deve eventualmente dispens-los ou distribu-los. Santo Kabir adverte o devoto sincero que os donativos devem ser feitos

67. Quando os curandeiros espirituais curam, trata-

24 se do poder de Deus ou de Kal?

PROLAS ESPIRITUAIS

Roda da Vida".

A cura operada por tais curandeiros cai na alada do Poder Negativo quando os dbitos krmicos envolvidos so adiados; esses dbitos tero de ser pagos mais tarde, com juros compostos. O gracioso Poder de Deus no castiga propriamente as almas, mas aplica a justia temperada de misericrdia, de harmonia com o nosso karma. Os decretos do Altssimo no esto de modo nenhum sujeitos a erro, e a Divina Providncia invariavelmente mitigada pela graa.

71. Na pgina 319 de "Spiritual Gems", diz-se: No


existe karma racial. Mas fomos ensinados que h karma racial e karma nacional. Queres fazer o favor de explicar isto? Para alm de ser individual vivendo o indivduo no seio duma sociedade de que membro , o karma pode tambm ser racial ou nacional, e neste sentido pode ser chamado karma colectivo. As raas, como os indivduos, tm os seus orgulhos e preconceitos prprios. Por exemplo, o orgulho da cor, que muitos brancos tm contra o que eles chamam pessoas de cor, um preconceito que se manifesta de diversas maneiras: levantando toda a espcie de barreiras para negar aos outros os direitos cvicos e sociais, privilgios polticos e facilidades legais, recaindo tudo isto, no curso do tempo, sobre os autores de tais iniquidades, provocando uma agitao que por vezes redunda em sangrentas guerras raciais. Algumas raas jactam-se da superioridade do sangue que lhes corre nas veias, e nessa base consideram-se uma classe privilegiada, favorecida por Deus para dominar e explorar os outros; porm, como habitual em tais casos, mais tarde ou mais cedo so surpreendidas por Nemsis1, pois aqueles que governam pela espada perecem muitas vezes pela espada. Da mesma maneira, certas naes, quando avassaladas pelos interesses nacionais, enredam-se numa concorrncia comercial desonesta, erguem barreiras alfandegrias altssimas contra outras naes, e por vezes tentam at promover a venda dos seus indesejados produtos pela fora das armas, com o resultado natural das represlias, embargos e outras medidas de retaliao, por parte daqueles que sofrem os seus actos discriminatrios. Vem a seguir o que geralmente chamamos e normalmente
1

68. O Poder de Deus pode actuar na nossa vida a


despeito do mau karma? O Poder Divino continua a trabalhar pelo nosso bem-estar espiritual independentemente da resposta. antes o Princpio Vital em corpo humano que sustm e conserva a vida, e como tal funciona ininterruptamente ao longo de toda a existncia fsica. Aquilo a que chamamos mau karma significa menos bom, e se a uma pessoa concedida a ddida da sagrada iniciao, so muitas as possibilidades de melhoria.

69. Quais so os ensinamentos dos Mestres em relao


ao cu e ao purgatrio? Os Mestres no contradizem as Escrituras, que descrevem estes lugares como destinados reeducao das almas humanas de acordo com a Lei do Karma.

70. Pode aplicar-se o karma s naes, como aos


indivduos? Sim. A reaco cumulativa do dbito krmico das naes d origem a guerras, epidemias, destruio pelo fogo ou inundaes, etc. Para uma explanao exaustiva, por favor consulta o livro "A

Deusa da vingana.

Orao

25 Divina Vontade. Somos cativos, dentro de certos limites, por causa do karma passado, e somos livres, dentro de certos limites. Podemos fazer o melhor uso dos karmas livres2 para prosseguir no nosso caminho espiritual. Para uma explanao exaustiva, por favor consulta "A Roda da Vida".

acreditamos ser calamidades naturais, como inundaes, fomes, sismos, epidemias, etc. Tudo isto tambm, como todos os outros males, e em maior ou menor medida, o resultado da ignorncia das leis da natureza, a incapacidade do homem de prever as coisas e tomar as medidas necessrias para evitar os desastres iminentes. Com o avano progressivo do conhecimento cientfico e da capacidade tecnolgica, o homem vai aumentando gradualmente o seu poder, pressionando cada vez mais as foras da natureza para servirem a sua espcie, explorando ao mximo a energia potencial que jaz escondida e intacta. assim que a Lei do Karma funciona, despercebida e silenciosamente, mas inexorvel para o bem e para o mal, consoante seja o caso.

75. Tenho no meu jardim um formigueiro de que


gostava de me ver livre. H alguma maneira natural, ou orao, ou a plantao de algumas sementes ou flores, que disperse as formigas? Por favor no alimentes esse desejo e deixa-as l estar. Abenoado como foste, pela Providncia, com uma casa encantadora adornada de um belo jardim, como poderias encarar a Divina Graa com o teu acto de eliminar as formigas? Seria uma pura crueldade para com os silenciosos animaizinhos. Hs-de reparar que aqui, na ndia, os Hindus alimentam as formigas com farinha de trigo, o que mostra a sua profunda compaixo para com os seus irmos inferiores. Em todo o caso, para efeitos sanitrios podes tomar algumas medidas correctivas, de acordo com as recomendaes do departamento de sade do Governo.

72. necessrio orar para se ter um marido (espiritual) nesta vida, ou isso determinado pelo karma ou destino de cada um? Unies e separaes so governadas pela Lei do Karma. A orao a ltima arma a utilizar pelo aspirante espiritual, e no deve ser usada em demasia nem desprezada. Por favor, consulta o livro "Prayer its Nature and Technique".

73. Como funciona o karma em animais inferiores?


Os animais ou formas inferiores da criao so cativos dos seus dbitos krmicos passados, e no contraem mais karma durante o seu tempo de vida. Simplesmente nascem para sofrer a sua liquidao krmica.

76. Ensinaram-nos no nosso satsang que todos os


pensamentos que entram na mente durante a meditao ficam registados no astral e assumem a forma de karma para ns. Poderias fazer o favor de comentar? Os pensamentos continuam a alimentar a mente e a registar impresses no Chita o reservatrio subconsciente da mente , e servem de karma-semente para frutificarem ulteriormente. No entanto, os pensamentos que entram na mente durante as meditaes
Esta expresso free karmas no original tem aqui uma acepo estrita de aces livres, isto , que cabem na nossa parcela de livre arbtrio.
2

74. Deus que nos movimenta como a um peo num


tabuleiro de xadrs, ou somos ns, com o nosso livre arbtrio, que nos movimentamos vontade? a nossa evoluo krmica passada que nos faz mover sob a Sua

26

PROLAS ESPIRITUAIS

tornam-se mais potentes e do fruto na oportunidade mais prxima; como tal, so considerados bastante mais nocivos do que aqueles que entram na mente nas horas normais de viglia. Isto deve-se concentrao interior durante as meditaes, em que a mente se torna comparativamente mais aguda e penetrante. Escutar a sagrada Corrente do Som provinda do lado direito, com uma ateno extasiada e absoro interior, elimina essas sementes krmicas e torna-as infrteis.

afecta o nosso karma. A Lei da Simpatia denota a nossa compaixo inata por aqueles que sofrem. Afecta o nosso karma numa certa medida, quando nos sentimos obrigados a aprender a lio til de levar uma vida disciplinada. A simpatia dos mortais uns pelos outros pode ser til na medida dos seus prprios recursos, mas se no for apoiada por um auxlio genuno substancial, no produz qualquer resultado tangvel. A simpatia do Mestre vivo pela humanidade sofredora de suprema importncia, j que o Seu benigno impulso resulta na libertao da alma do ciclo nascimento-morte. Ele exprime a Sua simpatia concedendo efectivamente um contacto interior consciente com o santo Naam, com vista ao progresso espiritual.

77. Qual a diferena entre individualidade e


personalidade, e qual que est envolvida no nosso karma? No h diferena entre individualidade e personalidade no que diz respeito ao karma. A caneta divina escreve de acordo com o nosso karma e no faz qualquer diferena entre uma e outra.

80. Poder um pecador como eu alcanar a condio


divina nesta mesma vida? Sim, podes alcanar a condio divina nesta mesma vida desde que trabalhes para isso estritamente de acordo com os mandamentos do Mestre. Deixa que as palavras dEle habitem em ti, e tu prprio habita nEle. Foi-te concedida a ddiva sagrada da santa iniciao, que um passaporte vlido para Sach Khand, e sero os teus esforos sinceros e a tua perseverana que, no devido tempo, te abenoaro com o fruto do teu desejo.

78. Se uma pessoa praticar a Corrente do Som mas


no for longe ou no chegar a escutar os sons mais elevados, o peso do karma torna-se mais leve? Sim, o peso do dbito krmico torna-se mais leve se escutarmos a sagrada Corrente do Som, mesmo que s nos seus elos inferiores, pois ela mantm firme a nossa barca no mar tempestuoso da vida e salva-a de encalhar nos baixios, bancos de areia e rochas submersas. Mas temos de nos esforar por captar sons mais elevados, pois so estes que imprimem alma um impulso poderoso e nos permitem, se os seguirmos, alcanar eventualmente a libertao. Pela prtica e a devoo amorosa, podemos facilmente diferenar e comungar com stes sons mais elevados, com a graa do Poder do Mestre, que est sempre pronta para dispensar todo o auxlio possvel aos que percorrem o Caminho.

79. Por favor explica a Lei da Simpatia e como que

Orao

27 v obrigado a orar a Deus, ou ao Mestre, para ser capaz de enfrentar as contingncias da existncia fsica. Mas a orao para conhecer a divina Vontade do Pai, e para alcanar a divina graa de seguir a Sua Vontade, pertence a uma ordem mais elevada. Devemos orar sempre por uma compreenso correcta, para que o nosso intelecto errante no nos desvie do sagrado Caminho. No podemos ensinar o caminho Natureza nem ao Poder Supremo, mas podemos seguir a Vontade Divina do Senhor.

CAPTULO V

Orao
81. Se uma pessoa enviar pensamentos amorosos e
oraes aos que passaram, eles alcanam e beneficiam a pessoa que deixou este mundo? E essas pessoas (que deixaram o mundo) sabero que so amadas e recordadas? Antes de compreenderes a resposta correcta a esta questo, deves ter em mente que as unies e separaes deste mundo fsico so governadas pela inexorvel Lei do Karma. As pessoas (que deixaram o corpo) cortaram todas as ligaes com este plano fsico e receberam proteco de acordo com os seus mritos. As oraes e pensamentos amorosos enviados por almas evoludas ajudam deveras as almas que partiram, e tambm elas tm conscincia disso. Pode acrescentar-se que aos parentes queridos e mais prximos dos iniciados sinceros concedida a proteco possvel no Alm, mesmo que eles tenham partido muito antes de os iniciados receberem a iniciao.

83. Devemos, para obtermos bons efeitos da


meditao, pedir perdo ao Mestre diariamente? O discpulo amoroso est sempre arrependido das faltas e dos lapsos que comete durante o dia, consciente ou inconscientemente, e recolhe-se muitas vezes em orao. A orao no uma manifestao exterior, mas sim um grito angustiado da alma que move a graa divina, e quando dirigida e encaminhada regularmente, opera maravilhas e o iniciado cumulado de bnos e de uma gratido maravilhosa.

82. correcto pedir favores a Deus (marido, emprego,


etc.), ou devemos orar para conhecer a Sua Vontade e pela graa que se segue? Os Mestres no desaprovam inteiramente a orao humilde pela obteno de benefcios mundanos. A vida do iniciado , em si mesma, uma longa e verdadeira orao, quando ele, a cada passo, se

CAPTULO VI

Isso uma questo pessoal que envolve a tua prpria resistncia fsica. Deves seleccionar melhores combinaes de alimentos entre os legumes e as frutas, que te possam proporcionar uma nutrio melhor. A este respeito poders consultar um naturopata.

Alimentao
84. A alimentao satvic, tal como apontada em "A
Coroa da Vida", a melhor para desenvolvimento? Estou a experiment-la. o meu A alimentao satvic prescrita em "A Coroa da Vida" til ao teu desenvolvimento espiritual. Vais conhecer os resultados em devido tempo. Nota, por favor, que a moderao deve ser sempre mantida para se conseguir um progresso firme e uma boa sade fsica.

87. Podes explicar, por favor, Marcos 7:14-16: E,


chamando outra vez a multido, disse-lhes: Ouvi-me vs, todos, e compreendei: nada h, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso que contamina o homem. Se algum tem ouvidos para ouvir, oua.? Ele no proibiu comer carne.3 lamentvel a enorme injustia que fazemos aos Instrutores Mundiais quando tomamos frases isoladas e fragmentos de texto em vez de considerarmos uma viso integrada e global dos seus ensinamentos. Se estudarmos as Escrituras minuciosamente, notamos que a palavra carne, como usada nos evangelhos, tem o sentido de comidas ou refeies. Os belos ensinamentos de Jesus dirigiram-se a toda a humanidade e no apenas aos comedores de carne. Repara agora em Mateus, 15:11-20, onde essas palavras se repetem. Tais palavras no se referem carne, etc. Pelo contrrio, referem-se contaminao por se comer sem lavar as mos antes da refeio. Tambm em Osas, 6:6, se declara: Porque eu quero misericrdia, e no o sacrifcio; e o conhecimento de Deus, mais que os holocaustos. No Evangelho Essnio de Joo, cap. XXII, temos as palavras do prprio Deus: Vede, que vos hei dado toda a erva que cresce na face da terra; e toda a rvore em que o fruto da rvore traz sementes servir-vos- de alimento.4
3

85. Com amigos de longa data difcil, por vezes,


perguntar se determinado prato leva ovos na sua preparao. Como que se pode evitar isto? particularmente difcil para uma pessoa pouco avanada no Caminho. Por uma questo de princpio, os iniciados devem ser muito cautelosos nos alimentos que utilizam, especialmente quanto tm de jantar com os amigos. Mas muito simples perguntar antecipadamente, humilde e discretamente, e dizer aos amigos que os alimentos proibidos no so autorizados pelo vosso mdico espiritual.

86. Porque que fico to fatigado e necessitado de


descanso com esta alimentao?

Meat, no texto ingls original. Idem

CAPTULO VII

espiritualidade. Todo o santo tem um passado, todo o pecador um futuro eis o que os Mestres proclamam. H que sobreviver ao passado e esquec-lo, seja ele como for, e orar assiduamente e buscar um Adepto que nos possa conduzir para Deus.

Iniciao
88. Por favor, define iniciao.
Iniciao um termo especfico. Significa introduzir uma pessoa nos princpios duma cincia. No uma simples exposio formal e oral do assunto: tem tambm um significado mais profundo. Implica a ideia de introduzir uma pessoa no esprito e na vida do tema que se expe. Assim, iniciao tem um aspecto duplo: terico e prtico. Primeiro vem a compreenso clara da verdadeira importncia da cincia ensinada; a seguir, a demonstrao prtica das verdades deste modo inculcadas. Na terminologia dos santos, significa a transmisso por um santo do Impulso Vital, pois precisamente disso, nem mais nem menos, que trata a Cincia da Alma ou Esprito, que um Impulso Vital.

90. A iniciao j est predestinada ou prdeterminada? Sim, j est predestinado ou pr-determinado, na estrutura do Divino Plano, que certas almas tm de ser aceites e iniciadas por cada Mestre durante o Seu magistrio, e muitas vezes acontece serem aceites aqueles que so ostensivamente indignos.

91. Por que razo se considera a iniciao to


necessria ao progresso espiritual? No precisamos ns de um professor para aprender todas as cincias empricas (engenharia, medicina, tecnologia, indstria e agricultura)? A Cincia Espiritual um tema profundamente obscuro que trata do mundo do alm. Os rgos dos sentidos, a mente e o intelecto no podem conhec-lo, pois so instrumentos acessrios, sem capacidade para captar e medir o Ilimitado. Aqui, a alma privada de tudo quanto pessoal, e tem de deixar cair a mscara da personalidade terrena (persona) e tornar-se Alma pura antes de poder vivenciar a Verdade, que no tem figura nem forma. Mais do que qualquer outra coisa, trata-se de um assunto prtico: a pessoa tem de passar por um processo de auto-dissociao e autoelevao, por inverso gradual e retirada do corpo das correntes sensoriais. A fim de compreender inteiramente e praticar com xito uma disciplina extra-sensorial, no escrita e no falada, necessrio procurar o auxlio de um Adepto (Murshid-i-Kamil ou Alma Mestre), perfeitamente familiarizado tanto com a teoria como com a prtica de Para Vidya, e suficientemente competente para libertar a

89. Quais so os requisitos essenciais para a


iniciao? Uma nsia profunda de conhecer o Senhor durante a vida presente a primeira qualificao para a iniciao. Procura e encontrars a Lei. Vem a seguir a observncia estrita das prescries alimentares, com a eliminao de tudo quanto contenha carne, peixe, ovos, frteis ou no, e bebidas alcolicas e estimulantes. Por ltimo, mas no em ordem de importncia, uma vida de rectido (pensamentos justos, palavras justas, aces justas) e continncia, que constituem pedras angulares no caminho para a

30

PROLAS ESPIRITUAIS

alma humana da estrutura do corpo, transmutar o humano em homem e conduzi-lo ao monte da transfigurao, a fim de ver a Realidade frente a frente. Acrescente-se que os planos espirituais interiores so to fantsticos, to desconcertantes e to vastos e cheios das mais diversas tentaes, que no possvel atravess-los sem o auxlio activo do Mestre.

todos os efeitos. O critrio de avaliao dado por uma experincia interior directa da Divina Luz de Deus e da Corrente Vital Audvel, na altura da iniciao. Estas so as duas Formas Astrais do Poder do Mestre, e se uma pessoa lhes tem acesso por experincia prpria, elevando-se acima da conscincia do corpo, no pode haver qualquer dvida acerca da sua validade e eficcia.

92. Explica, por favor, a importncia da iniciao.


A iniciao por um Mestre perfeito assegura a escolta, em reinos desconhecidos, por um Ser que , Ele mesmo, um viajante frequente dessas regies. Conhece as divindades ou poderes que presidem a esses planos, conduz o esprito passo a passo, aconselha-nos em cada curva e desvio do Caminho, adverte-nos dos perigos ocultos em cada lugar, explicando tudo quanto desejamos saber. um instrutor em todos os nveis da existncia, um Guru no plano terreno, um Guru Dev (Forma Astral Radiante) nos mundos astrais e um Satguru nas regies puramente espirituais. Quando toda a gente falha nesta mesma vida, num ou noutro passo, o Seu brao forte e longo est sempre presente para nos ajudar, tanto enquanto estamos aqui como depois de deixarmos o plano terreno. Ele conduz a alma para o Alm e fica com ela at chegar perante Deus.

95. Todos os iniciados so capazes de trabalhar nos


planos superiores durante o sono, mesmo que no tenham conscincia disso quando acordam? No, no possvel a todos os iniciados trabalhar nos planos superiores durante o sono. Tenha-se bem presente que, durante as horas de viglia, a alma mantm-se na sua sede, atrs das sobrancelhas, ao passo que durante o sono desliza para o chakra da garganta, quando a pessoa tem sonhos, e durante o sono profundo desce ao plexo solar, junto do umbigo. S possvel s almas avanadas, cujo corpo dorme mas permanecem conscientes durante o sono, desfrutar os fenmenos espirituais interiores com a graa do Mestre. Acontece com os iniciados disciplinados que as suas almas so retiradas para o Alm durante o sono, e eles tm ocasio de desfrutar os voos interiores num estado consciente. Para eles, sono e viglia no fazem qualquer diferena.

93. Toda a gente est habilitada a ser iniciada?


No, nem toda a gente est habilitada santa iniciao nos mistrios do Alm.

96. Se uma pessoa nutre pelos familiares um amor


muito grande e lhes deseja o maior dos bens, pode orar ao Mestre para que esses familiares recebam a iniciao, ou isso depende de um destino fixado antes do nascimento e que nada pode mudar? Para os iniciados, sempre espiritualmente benfico irradiar sentimentos compassivos com o intuito de encaminhar para o Mestre os que lhes so queridos, tendo em vista a sua iniciao.

94. A iniciao transmitida por um representante


autorizado do Mestre vlida para todos os efeitos? Sim, as instrues de iniciao transmitidas por intermdio de um representante do Mestre devidamente autorizado so vlidas para

INICIAO

31 implicitamente de acordo com a orientao do Mestre. E aqueles que se atrelam decididamente carruagem do Mestre, esses tm tudo a ganhar. Iro para as regies a que o prprio Mestre tem acesso, e sero capazes de fazer o percurso enquanto neste mundo. Mas tm de terminar em devido tempo o seu natural dar e receber no mundo material, a fim de ficarem libertos e prosseguirem para as altas regies.

O destino de cada pessoa muda a todo o momento por meio das aces virtuosas ou perversas. O sagrado Caminho dos Mestres est aberto a todos. Todavia, deve entender-se que devido evoluo de algum raro e nobre karma de vidas passadas que a nsia ntima da alma pela iluminao espiritual se fortalece, e aqueles meus queridos que, por um esforo suplementar, beneficiam de tais oportunidades, so postos no Caminho, ao passo que outros simplesmente so arrastados pela corrente e tm de aguardar melhor oportunidade no futuro. Embora raros, h casos em que os aspirantes sinceros receberam a iniciao dos Mestres mesmo sem Os encontrarem fisicamente.

99. Todos os iniciados esto ligados espiritualmente?


Sim, mais do que os que esto ligados por laos de sangue, uma vez que esto destinados a alcanar a sua verdadeira Morada e a encontrar-se l no devido tempo; l, onde todos se tornam um com a Fonte primordial. esta a verdadeira relao familiar, aquela que nunca se quebra.

97. Que significa, para um iniciado, ter sonhos vvidos


e aterradores? Os sonhos so o efeito de recordaes passadas, baseadas em coisas que se vem, ouvem ou lem, ou em pensamentos terrveis. Os sonhos aterradores atribuem-se geralmente a transtornos digestivos; mas um estmago fraco cura-se... Os sonhos vvidos denotam clareza da viso interior quando as pessoas conseguem relembr-los muito claramente, ao passo que outras no conseguem lembr-los.

100. necessrio que os iniciados tenham de ver


entidades malignas? irrelevante que tenhas de ver entidades malignas em tua casa. Podes ter a certeza de que queles que so aceites na sagrada famlia concedido o raro privilgio dos cinco nomes carregados, que constituem uma barreira segura contra fenmenos desagradveis. A Corrente Vital do Som o escudo do iniciado, e at o Anjo da Morte teme a sua presena e no pode assediar o discpulo devotado do Mestre vivo.

98. Podem os iniciados influenciar o Mestre?


O amor e o anseio que vm dos recessos mais fundos do corao movem a graa divina, e o Senhor ordenou que fosse dado ao filho tudo quanto ele pedisse. Por vezes, se o filho pede uma coisa que na realidade um veneno, nem bom para ele nem para outros, Ele no concorda que tal coisa lhe seja dada. O Mestre sabe, e dar ao filho o que melhor corresponde ao seu interesse. Pode o filho interpretar as coisas doutro modo, mas quando se vir frente a frente com a Realidade interior, talvez lhe seja dado ver mais alm. At esse momento, portanto, o que convm ao filho proceder

101. Se as palavras-chave forem recebidas de uma


pessoa qualquer e comearmos a meditar por conta prpria, no ser possvel haver progresso interior? Queres tu saber se uma pessoa, que aprenda as palavras-chave de outrem que no de um Adepto, ou que venha a conhec-las algures e comece ento a meditar por conta prpria... se isso poder trazer algum fruto?

32

PROLAS ESPIRITUAIS

Certamente que no, pois essa pessoa limitar-se- a repetir tais palavras como um papagaio; ser um simples cacho de palavras cujo significado ela no conhece e que no possuem em si mesmas qualquer poder. a transferncia de pensamento do Impulso Vital pessoal, recebida de um Mestre perfeito, que carrega as palavras e faz delas palavras-chave, capazes de abrir as manses do Senhor.

102. Se acontecer o Mestre deixar o plano fsico aps


a iniciao do discpulo, a iniciao permanece vlida durante o resto da vida deste? Sim. Quando concedida por um Mestre vivo competente, a santa iniciao mantm-se perfeitamente vlida por todo o tempo, no s enquanto no plano terreno mas tambm no Alm.

103. No necessrio aos iniciados do Mestre receber


outra iniciao do Mestre vivo seguinte, de quem tero de receber os benefcios do satsang? No, no de modo nenhum necessrio ser re-iniciado depois do passamento do Mestre que iniciou originalmente o discpulo. de Sua exclusiva responsabilidade conduzir a alma, uma vez iniciada por Ele, de regresso morada de seu Pai. Podemos, contudo, desfrutar a companhia do Mestre seguindo-O no plano terreno, mas no us-Lo para orientao espiritual.

que ganha razes e se converte numa nova planta? Em casos destes, qual a explicao em relao alma?

CAPTULO VIII

Reencarnao
104. Achas que o meu marido, que faleceu em Maio
passado, j tornou a reencarnar? No est dentro dos objectivos dos ensinamentos sagrados discutir ou revelar a Divina Providncia quanto reencarnao das almas que passaram. Contentemo-nos em saber que as unies e separaes neste plano fsico so dissimuladas e governadas pela inexorvel Lei do Karma. Nada h de prematuro, j que a divina maquinaria funciona com uma preciso meticulosa, e nada acontece por acaso, ainda que assim nos possa parecer. Uma pessoa que esteja numa central elctrica tem ocasio de ver distintamente como que funcionam as mais pequenas rodinhas e veios da maquinaria, mas a pessoa que no pode observar essas peas minsculas no consegue compreender como que elas so accionadas pela Divina Vontade do Senhor. A reencarnao um fenmeno espiritual que no pode ser entendido adequadamente pelo intelecto limitado do homem.

O universo inteiro sussurra com o mesmo Impulso Vital, chamem-lhe o que quiserem. Cada flor, cada fruto, enquanto na rvore ou no arbusto a que pertencem, so activados pelo mesmo Princpio Vital, mas quando so colhidos ou caem, comeam a murchar e a apodrecer. Mas a vida concentrada na semente minscula que est no caroo, essa permanece intacta, e torna a brotar em forma e cor quando a semente semeada em solo favorvel e cuidadosamente nutrida. De modo semelhante, um ramo cortado de fresco, quando enxertado ou transplantado de um stio para outro, leva consigo o poder de crescer de novo com o alimento que retira da natureza. So apenas as formas e as cores que mudam e no o Princpio Vital, que permanece eternamente o mesmo. Alguns vermes, quando cortados em dois, retm a corrente vital apenas por algum tempo, e eventualmente ela desvanece-se.

106. L-se num dos Teus livros: Quando o esprito


est ligado a Naam, Este atrai-o para Si mesmo e a porta abre-se. At que isto acontea, ningum pode pensar que capaz de entrar. Explica, por favor: se uma pessoa no entra por essa porta mas o que deseja nunca mais reencarnar, e faz o melhor que pode nesse sentido, mesmo que no seja grande coisa, tem necessariamente de reencarnar? A contabilidade daqueles que receberam a iniciao est nas mos do Mestre desde o momento da iniciao. Se um discpulo, aps a iniciao, mantiver a sua f, com um anseio e um amor intensos pelo Mestre, no cai em maus hbitos e no comete aces condenveis. Mas se, devido a circunstncias adversas, ou por quaisquer outros motivos, no foi capaz de dedicar todo o seu tempo s prticas espirituais, colocado aps a morte

105. Como que a reencarnao funciona do ponto de


vista numrico? Na vida das plantas e dos insectos, por exemplo, cada flor ou cada pulga tem uma alma individual? Que acontece com um verme que se divide a si mesmo, ou com um rebento de rvore ou arbusto

34

PROLAS ESPIRITUAIS

num estdio intermdio, a fim de completar bhajan e simran, antes de ser eventualmente conduzido para o alto. O renascimento apenas para aqueles que perderam a f, ou que conduziram a vida em oposio s instrues do Mestre, ou que cometem aces condenveis e tm desejos muito baixos e tendncias mundanas grosseiras. O prato da balana que desce o que tem peso a mais, e no o outro eis a Lei.

instruo primria admitido no grau seguinte. Mas a regra no fixa e rgida. Uma pessoa que acabe de ser colocada no caminho progride mais dedicando regularmente o seu tempo meditao, com plena f, do que outra com antecedentes diferentes que no seja regular nas meditaes.

107. Quando se originou, o homem tinha j a mesma


forma bsica que tem hoje? Sim. A histria conhecida do homem revela que no existe nenhuma diferena na construo da forma humana desde que a vida humana se iniciou neste planeta.

108. Em "Homem, conhece-te a ti mesmo", queres


dizer que temos de conhecer a ns mesmos em todas as nossas vidas passadas, ou s nesta vida? Conhece-te a ti mesmo o aforismo mais antigo. Temos, em Grego e em Latim, os seus equivalentes em gnothi seauton e nosce teipsum. Aquilo a que estas palavras se referem experincia interior efectiva do Impulso Vital (para alm do mero conhecimento terico) pelo qual vivemos, ns e todas as outras criaturas, e que sustenta todo o universo. por esse conhecimento que tudo o mais se torna conhecido e nada fica por conhecer. A auto-realizao uma condio de acesso realizao divina. Quem se encontrou a si mesmo jamais voltar a perder coisa nenhuma deste mundo.

109. A natureza e extenso do nosso desenvolvimento


espiritual para alm da dcima porta so determinadas pelas nossas vidas passadas? Sim, de certo modo. O homem vai evoluindo, e quem passou na

CAPTULO IX

Deus, Esprito e Alma

110. O que Deus e como podemos conhec-Lo?


Deus, como dizem os santos e todas as Escrituras, inominvel e incognoscvel. Como podemos ento conhecer Deus? A resposta que o Absoluto, no sendo cognoscvel, d-se a conhecer manifestando-se como o Princpio da Luz e do Som. A maior parte das religies diz-nos que a criao comeou a partir destas manifestaes primordiais. Ora a Luz Divina e o Som ou Verbo Divino podem ser contactados se nos elevarmos acima da conscincia fsica. Existem em todos ns de uma forma latente. O nosso propsito dever ser, pois, contact-los e desenvolv-los dentro de ns. Para este efeito que ns aprendemos, pela meditao, a retirar a nossa alma para a sua sede atrs e entre as sobrancelhas. Tendo contactado uma vez a Luz e o Som interiores, podemos progredir no sentido da sua fonte, passando de plano para plano at atingirmos Deus.

no corpo, mas no podemos fugir do corpo atravs dos olhos abertos, dos ouvidos, nariz, boca, etc. A esse poder de Deus-em-aco chama-se Verbo, ou Naam, ou Kalma, etc. Controla a nossa alma no corpo. Quando esse poder se retira, a nossa alma deixa o corpo. A respirao sai do corpo, mas no pode permanecer no exterior; h um poder que a puxa de volta para dentro do corpo. Esse poder de Deus-em aco controla a criao inteira. A isso se chama Deus. Deus a Lei Suprema que opera em toda a criao visvel e invisvel. No pode ser visto nem ouvido na Sua Forma Absoluta; porm, quando surgiu em expresso, manifestou-se na forma de Naam a Luz Divina e o sagrado Princpio do Som. Os elos inferiores deste Princpio do Som esto presentes no corpo humano e podem ser experimentados se nos elevarmos acima da conscincia do corpo com o auxlio do Mestre vivo.

112. O que a Cincia da Alma?


H um Deus nico, e um caminho nico para Ele. Para esse efeito usamos uma cincia completa e bem definida, a mais antiga das mais antigas, a mais natural, que constitui o lado prtico de todas as religies do mundo que se originaram de todas as Escrituras. Esta cincia, de todas a mais subtil, chama-se Para Vidya. Tem um aspecto prtico, a saber: o caminho de regresso a Deus durante a vida presente. verdade que ningum pode conhecer Deus. Os Mestres do passado no podem ajudar, dado que o homem necessita de um Homem-Deus vivo, para compreender certas coisas que no podem ser adquiridas pela mera teoria. Por conseguinte, necessrio um Mestre vivo para se assimilar o lado prtico desta cincia. A menos que a experincia dos Mestres passados se converta na nossa prpria experincia, no chegamos a lado nenhum. O facto que o Poder de Deus trabalha numa antena humana escolhida. Assim, um Mestre vivo Deus mais homem, Homem-

111. O que Deus? Podes dar uma resposta simples


que sejamos capazes de compreender? Deus o Absoluto. Ningum pode jamais conhec-Lo. Quando entra em aco, Deus cria todos os seres, sensveis e insensveis, e controla-os. Os nossos corpos fsicos funcionam enquanto estamos

36

PROLAS ESPIRITUAIS

Deus, ou seja, o Mensageiro de Deus. Guru, palavra frequentemente usada, o termo equivalente em Snscrito. Um Guru algum capaz de remover o vu de treva que temos interiormente e de nos mostrar a verdadeira Luz de Deus.

113. Por que que se chama a estes ensinamentos


"Cincia da Alma"? Nesta poca cientfica, tambm a Espiritualidade tem de ser encarada como uma cincia regular para se tornar aceitvel pelas pessoas. Ao contrrio de outras cincias, porm, muito definida e muito exacta. Produz resultados verificveis de valor perene. A sua histria data de tempos imemoriais, de um passado remoto em que o homem comeou a cismar no sentido da vida o anseio natural do homem de resolver os enigmas da existncia. Sbios e visionrios vieram ao mundo, vezes sem conta, em diversas partes do mundo, e divulgaram as suas experincias espirituais, que conservamos sob a forma dos textos sagrados das Escrituras. Temos, na verdade, a sorte de possuir os registos magnficos dessas pessoas abenoadas, que despertam em ns o desejo, a nsia, de resolver essa questo desconcertante, e nos inspiram a esperana de podermos, tambm ns, semelhana deles, deslindar o mistrio da vida e resolver o problema da existncia humana. A teoria precede a prtica. A prtica conduz ao contacto com o Elo Vivo interior. Para esta experincia, a alma tem de se desligar temporariamente do corpo e dos sentidos e tornar-se uma alma pura, sem quaisquer dependncias. Diz-nos Nanak: A menos que nos elevemos ao nvel de Deus, no podemos conhec-Lo.

existncia, tornou-se Princpio da Luz e do Som. Poders ver a Sua Luz quando o teu olho se tornar singular. A luz do corpo o olho; por isso, quando o teu olho for singular, todo o teu corpo ser cheio de luz. Lucas, 2:34 E poders ouvir a Sua Voz quando o teu ouvido interior estiver aberto. O ABC dos ensinamentos dos Mestres comea quando te elevas acima da conscincia do corpo. Ningum pode, por si mesmo, elevar-se acima da conscincia do corpo; para tanto, precisa da graa de um Mestre competente.

115. H diferena entre alma e esprito?


No. Representam ambos a conscincia imanente no corpo humano.

116. Se fosse possvel ver a alma com estes olhos,


como seria ela? Ningum pode ver a alma com estes olhos exteriores, e portanto isso est fora do mbito da compreenso humana. A alma o Princpio Vital imanente no corpo humano. Pode ser realizado interiormente por introverso, quando os sentidos esto controlados, a mente tranquila e o intelecto silencioso.

114. O discpulo pode ver Deus?


Deus absoluto e at data ningum O viu. Quando Deus veio

CAPTULO X

A Mente

117. Por favor define a mente.


A mente feita de uma substncia altamente rarefeita, satva, que existe nos elementos. Qual de teia de aranha, espalha-se pelo corpo com os seus fios finssimos profundamente implantados nos sentidos, funcionando atravs dos rgos sensoriais. A sua base vai tambm muito mais acima, enraizada como est na mente csmica ou universal, chid-akash. Serve de elo de ligao entre o corpo material e o esprito consciente ou alma, que d vida a ambos, corpo e mente. Tal como o fogo, um bom servo, mas um mau patro.

A mente possui 4 facetas ou atributos, a saber: 1 - Chit. Pode ser comparada a um lago para onde fluem, constante e imperceptivelmente, inmeras correntes de impresses. 2 - Manas. a faculdade pensante da mente que cogita sobre as impresses que sobem superfcie do lago sob a forma de ondas e pequenas ondulaes, medida que a brisa da conscincia sopra sobre as guas do lago de chit e pe em movimento uma sucesso interminvel de pensamentos. 3 - Budhi ou intelecto. a faculdade da razo, raciocnio, discriminao e deciso, depois de considerar os prs e os contras apresentados pelo manas. o grande rbitro que tenta resolver os problemas da vida que se lhe apresentam. 4 -Ahankar ou ego. a faculdade auto-afirmativa da mente, pois gosta de assumir crdito por todos os actos praticados, preparando assim uma rica colheita de karmas que mantm a pessoa em movimento, para cima e para baixo, na gigantesca roda da vida.

121. Por que a mente considerada uma barreira


formidvel ao progresso espiritual? Na sua condio presente, a mente tem em cima o peso krmico enorme das vidas passadas. Est enfeitiada pelas faculdades externas dos sentidos, sendo deste modo arrastada, irremediavelmente, para o atoleiro da gratificao sensorial. O alfabeto do progresso espiritual comea com o domnio da mente. Diz-se que se a mente no for dominada, os sentidos disciplinados e o intelecto reduzido ao silncio, no podemos ter a experincia da auto-realizao. O corpo humano como uma quadriga em que a alma o cavaleiro, a mente o cocheiro, o intelecto as rdeas, e os sentidos os fogosos corcis que correm freneticamente para o atoleiro da gratificao sensorial. por esta razo que, para ser possvel a experincia interior da alma, os sentidos tm de ser disciplinados, o intelecto reduzido ao silncio e a mente dominada. Ao longo das idades, a mente habituou-se a vaguear externamente. A menos que

118. Onde a sede da mente?


A sede da mente no corpo no centro do terceiro olho, tal como a da alma, mas ligeiramente desviada para o canto direito do olho esquerdo, ao passo que a sede da alma ligeiramente desviada para o canto esquerdo do olho direito.

119. A mente consciente?


No. A mente, em si mesma, no consciente. a conscincia da alma que a mente reflecte.

120. Quais os atributos da mente?

38

PROLAS ESPIRITUAIS

lhe seja oferecido algo mais jubiloso interiormente, no possvel control-la. Os quatro atributos da mente, atrs indicados, tm de ser divinizados para que se consiga uma percepo correcta dos objectos. Actualmente, somos to fortemente impressionados pelo lado externo da vida que pouco ou nenhum conhecimento possumos das verdades espirituais mais elevadas, cheias de beatitude divina o que representa uma ignorncia grosseira. Assim, a menos que tenhamos uma convico firme da vida do Alm, no h para a nossa mente qualquer esperana de emenda. S na presena do Mestre vivo, que possui o comando e domnio perfeito da sua mente, que testemunhamos as reflexes radiantes da serenidade e equanimidade da mente. Na expresso apropriada de um santo, se ests firmememte decidido a encaminhar-te para o Senhor, deves pr um p sobre a mente; com o outro, poders alcanar a vereda que te conduz ao Amigo. O eu o amigo do eu, e o eu o adversrio do eu. A mente, agindo como escrava dos sentidos, correndo atrs dos objectos sensoriais, avilta-se a si mesma. Semeando estouvadamente as sementes krmicas, h-de colher e enceleirar forosamente uma colheita abundante, vida aps vida, numa srie interminvel. E a pobre alma, a cuja luz e com cuja vida a mente funciona, irremediavelmente relegada para segundo plano, e a mente assume o comando supremo da cidadela do corpo. Que pena! A princesa de sangue real afastada pelos embustes de um trapaceiro, ele prprio prazenteiramente intrujado pelo canto das sereias dos sentidos, danando involuntariamente ao som desse canto, no palco da vida mundana. No admira que a mente constitua uma ameaa segurana e integridade da alma, empenhando-se numa corrida cheia de obstculos formidveis e por vezes incontornveis. Temos, por conseguinte, de subjugar este adversrio inveterado antes de podermos calmamente trilhar o caminho espiritual. Subjugar a

mente pela fora impraticvel. Tem de ser vencida pela persuaso constante, dando-se-lhe uma amostra da felicidade real que s um Santo Mestre capaz de proporcionar.

122. Por que que a mente no aprecia a sua


disciplina espiritual? A mente humana configurada pela Providncia para no gostar de ser cativada. A sua inquietao constante, a menos que alcance a sua verdadeira morada. um agente do Poder Negativo vinculado a cada alma, e no permite a esta caminhar para a Morada Verdadeira do Pai. Os Mestres ensinam-nos a domestic-la, com o propsito superior do progresso espiritual. Na verdade, a mente impotente contra a investida dos sentidos, que so, por seu turno, arrastados para a floresta da gratificao. Uma anlise cuidada revelar que as categorias inferiores da criao, dotadas de um sentido predominante, ou so feitas para morrer, ou passam toda a vida em cativeiro. A traa, por exemplo, irresistivelmente amiga da luz por causa do seu sentido da vista, que lhe tira a preciosa vida. Uma traa nunca hesita em se imolar a si mesma numa vela a arder. A mosca das flores, amiga das fragrncias exteriores, precipita-se para o boto de flor, e prefere morrer nele do que abandon-lo. O peixe goza a vida nas guas correntes. Tem a fraqueza do gosto ou fascnio da lngua. Os pescadores pem algo comestvel na cana, e o peixe irremediavelmente apanhado no anzol e serve de comestvel. O veado um dos animais mais geis, e dificilmente ser superado pelo cavalo, mas tem uma fraqueza pela audio. Os caadores percutem o tambor na floresta de forma to encantadora, que o veado, inadvertidamente, atrado irresistivelmente para perto; e coloca a cabea sobre o tambor e perde a liberdade para o resto da vida. O elefante uma das criaturas mais poderosas, mas tem o seu ponto fraco na luxria, o que proporciona aos caadores uma maneira fcil de o capturar: escavam buracos fundos na floresta e cobrem-nos de arbustos e folhas.

A MENTE

39 convenientemente treinada, pela persuaso branda e bons conselhos, com uma palmadita de vez em quando, pode converter-se de um adversrio temvel num amigo valioso, um auxiliar precioso da alma na sua busca da Verdade. Esta converso s uma questo de tempo e pacincia, e quando concretizada, no pode haver melhor companheiro que a mente. semelhana do camaleo, a mente tem a faculdade de assumir a cor do terreno em que se move, o que efectivamente uma caracterstica redentora. Quando vive na periferia da vida, expandese pelo exterior e para baixo; todavia, enraizada como est no Gaggan, no insensvel s influncias superiores e sagradas de uma Alma-Mestra, que a impele para outros caminhos. Como o fogo, a mente um excelente servo mas um mestre pssimo. Tem a propriedade vantajosa de se mover nos sulcos do hbito e de apreciar os actos de carcter repetitivo. Podemos tirar partido disto, induzindo-a no sentido das boas aces, da disciplina e progresso espiritual. Se formos capazes, com um esforo regular e aplicado, de induzir a nossa a mente a sentar-se silenciosamente em meditao, a uma hora certa, durante uns tantos dias, formar-se- um bom hbito. facto provado que, ao chegar a hora da meditao, a nossa ateno mobilizada nesse sentido, e gradualmente comeamos a apreciar a meditao. Outrotanto se passa quanto assistncia regular ao satsang. Podemos desenvolver este hbito indo ver o Mestre regularmente e escutando os seus ensinamentos, que esto cheios de sabedoria divina. frequente notar-se que as pessoas com antecedentes espirituais pobres tendem a crescer espiritualmente quando beneficiam da radiao ambiente do Poder do Mestre.

Colocam sobre o buraco uma elefanta artificial que serve de isco, e o animal sexualmente despertado corre para ela e cai no buraco, onde mantido vrios dias sem comer nem beber. Quando retirado, est to fraco, to debilitado, que fica sujeito ao aguilho de ferro a vida inteira. Fica bem claro, pelo exposto acima, que as almas ligadas s formas inferiores da criao so fortemente dominadas por um sentido, ao passo que a relativa segurana da alma humana est em ser constantemente seduzida por todos os cinco poderosos sentidos (vista, ouvido, olfacto, paladar e tacto). A mente tornou-se cativa pela simples fora do hbito, vagueando pelo mundo como um elefante selvagem na floresta. Alimentando-se lautamente dos prazeres da carne, desenvolveu-se desproporcionadamente. As disciplinas espirituais so humilhantes e enfadonhas para ela, pois impem srias restries sua livre movimentao. por isso que a mente no aprecia nenhuma disciplina e se serve de todos os truques para as evitar. Por vezes faz-se passar por um intermedirio honesto em defesa dos direitos dos nossos amigos e familiares, segredando sermes sobre os nossos deveres e obrigaes para com o mundo, nos vrios aspectos da vida. A menos que sejamos vigilantes e dotados de um discernimento rpido, no nos apercebemos das suas travessuras e camos facilmente na esparrela. a graciosa mo do Mestre que nos ajuda a avanar pela selva dos sentidos. A disciplina moral, se for cultivada sob a orientao protectora do Mestre, de grande utilidade no aperfeioamento espiritual. Moral espiritualidade caminham lado a lado. A primeira o solo, a segunda a semente que medra e floresce em circunstncias favorveis.

123. H alguma caracterstica da mente que seja boa


ou til? Sim. A mente, tal como Jano, tem uma outra face. Se for

124. Como se pode aquietar a mente?


A mente uma apreciadora dos prazeres, e corre atrs deles onde e quando os possa encontrar. Aquieta-se na presena fsica do

40

PROLAS ESPIRITUAIS

Mestre. pela Sua divina radiao que as almas so atradas para Ele; e a mente, que recebe conscincia da alma, fica entretanto sossegada. Mas os prazeres da carne so completamente diferentes da felicidade genuna que nasce da paz interior da alma. Se a mente for dotada de alguma apetncia pelas coisas sublimes e lhe for dada uma oportunidade, apercebe-se do valor da verdadeira felicidade; como consequncia, os prazeres sensoriais perdem todo o seu encanto e parecem inspidos e insignificantes. esta a maneira de aquietar a mente, tornando manifestos no corpo os acordes doces da Msica da Vida, que anima toda a criao.

interminvel de encarnaes. O corpo no pode deixar de realizar karmas, e os karmas configuram o corpo e tudo aquilo que respeita ao corpo e s relaes corporais. O mundo inteiro um jogo de impresses krmicas armazenadas na mente pelas pessoas do mundo. Por isso se chama ao mundo uma criao da mente.

127. Como se podem lavar as impurezas da mente?


As impurezas da mente podem ser eliminadas. O principal e mais potente remdio para limpar a mente todos os Mestres o dizem a comunho com o santo Verbo, o poder de Deus-em-aco, que cria e sustm tudo o que visvel e invisvel. Estar sintonizado com a msica da alma cortar, e cortar duma vez por todas, os laos que presentemente ligam o corpo material alma consciente. Diz o Guru Nanak no "Jap Ji": Quando as mos, os ps e o corpo esto sujos, lavam-se com gua; quando as roupas se sujam, lavam-se com sabo; quando a mente se degrada com o pecado, s pode ser purificada pela comunho com o Verbo.

125. Todas as aces empreendidas ao nvel da mente


e dos sentidos podem contribuir para o progresso espiritual? As aces realizadas ao nvel da mente e dos sentidos, por mais virtuosas e bem intencionadas que sejam, no podem, de per si, dar origem salvao espiritual. So to vinculativas como as ms aces. Aquelas so correntes de ouro, estas de ferro. Fazer boas aces melhor do que faz-las ms e do que a prpria inaco. Todavia, para alm de prepararem o terreno para o progresso espiritual, as boas aces no possuem, em si mesmas, qualquer utilidade para o esprito, que est muito acima e muito alm do plano sensorial. Mas uma vez que a pessoa seja colocada no caminho espiritual, todas as suas aces fluem dela automaticamente visando sempre o objectivo principal. Deixam, assim, de ter qualquer efeito vinculativo sobre a pessoa, que perdeu entretanto todo o sentido da autoria dos seus actos.

126. A mente retm as impresses do karma passado?


Sim, a mente no mais que um armazm de impresses krmicas que j vm do princpio dos tempos numa sucesso

129. Quando o discpulo est no caminho de regresso CAPTULO XI


ao Pai sob a orientao de um Mestre vivo, por que razo lhe to difcil escutar a Corrente do Som? a ateno dispersa do iniciado que no lhe permite ouvir a Corrente interior do Som. H ainda os obstculos do apego predominante aos prazeres mundanos e da gratificao dos sentidos. O Mestre vivo amor personificado. Como tal, a devoo amorosa por Ele o factor que mais favorece o contacto interior com a Corrente Audvel da Vida.

Generalidades

128. Podes dizer-nos o que a Verdade?


A Verdade, na sua forma mais genuna, a Eterna Permanncia. Espiritualidade e Verdade so, por conseguinte, a essncia do Absoluto. Quando uma pessoa descobre a Fonte da Verdade, descobre o Tesouro de todos os tesouros. Os Mestres ensinam-nos que a verdade interior no concebida para se revelar externamente, mas divinamente concebida para nos revelar o nosso verdadeiro eu e nos abrir as maravilhas que Deus colocou em ns originalmente. O reino de Deus no vem por observao; o reino de Deus est dentro de vs. Um verdadeiro Mestre pode abrir-nos harmoniosamente um caminho directo para a nossa verdadeira Morada. neste caminho que iniciamos a nossa ascenso interior. Eventualmente, em funo da natureza e grau do nosso progresso, podemos chegar at Fonte de Verdade. deste Foco Primordial que escutamos o Som Espiritual e vemos a Perfeita Luz. Esta Luz e este Som sustm o universo infinito e todos os mundos finitos. Nem sempre fcil expandir as nossas aptides para receber uma iluminao progressivamente ascensional; mas o Mestre paciente na Sua sabedoria. A Sua ajuda permanece para sempre ao nosso dispor at nos juntarmos a Ele em Sach Khand, a Morada final abenoada do nosso verdadeiro Ser Espiritual.

130. Por favor fala-nos do auxlio que as pessoas


casadas podem prodigalizar uma outra, sendo ambas iniciadas, no que respeita manuteno do equilbrio e harmonizao dos campos de energia fsica, mental e emocional, por forma a aumentarem a sua receptividade ao Shabd. Isto poder ser bastante inspirador para futuros discpulos e para aqueles que j iniciaram o caminho. O casamento um sacramento, uma companhia para toda a vida, na felicidade como no infortnio. uma ddiva excepcional do Mestre se os cnjuges ou companheiros forem ambos iniciados. Devem ambos manifestar, nas suas relaes, um sentido profundo de cooperao amorosa e tolerncia pelos direitos um do outro. Os campos de actividade fsica, mental e emocional devem ser mantidos sob controlo, para que no degradem a alma na busca de satisfaes carnais. Cair em pecado humano, mas persistir diablico.

131. Qual o papel do intelecto no Caminho?


Um papel muito pequeno, no que se refere ao lado prtico. Mas isto no implica que o intelecto seja prejudicial espiritualidade. Se

42

PROLAS ESPIRITUAIS

um intelectual iniciar o Caminho e se submeter verdadeiramento vontade do Mestre e fizer o que lhe pedido, no h melhor discpulo do que este, pois tem uma vantagem sobre o homem prtico comum. E essa vantagem que ele ser capaz de divulgar a Verdade de muitas maneiras, com uma linguagem e uma linha de pensamento que convencem mais facilmente os intelectuais do que as simples palavras prticas pronunciadas por um homem comum.

Intuio significa cognio imediata, sem o auxlio do intelecto e da razo. Tais sentimentos surgem muitas vezes subitamente, em momentos de quietude. No h nisso nada de supramental.

135. Qual a diferena entre experincia interior e


intuio? A experincia interior da alma, tal como dada pelo Mestre vivo na altura da iniciao, um contacto directo e consciente com o santo Naam a Corrente Divina do Som e da Luz. Intuio apenas a compreenso sem recurso anlise ou raciocnio.

132. As Escrituras tm alguma utilidade?


A verdade dada, em teoria, em todas as religies do mundo, mas corremos o risco de nos perdermos nas variadas interpretaes. As Escrituras sagradas so registos magnficos das experincias espirituais que os Mestres passados tiveram no seu percurso para Deus. De facto, a interpretao correcta pode ser dada por um Mestre que tenha essa experincia. Mas no podemos dar-nos por satisfeitos com a simples leitura de tais experincias, at que tenhamos as mesmas experincias no interior de ns mesmos. Estas so-nos dadas por um Mestre competente na altura da iniciao, e podem ser desenvolvidas dedicando regularmente o nosso tempo e ateno s prticas espirituais, com devoo amorosa e duma forma correcta.

136. Um Mestre ascenso pode ajudar os Seus


iniciados que ficaram no plano fsico? Sim. Um Mestre competente Mestre dos Seus iniciados para todo o tempo, e no descansa enquanto no conduz as almas ao pinculo da glria, em Sach Khand. Ele no apenas um ser fsico, mas o Verbo personificado, e nos planos mais elevados actua como Gurudev ou Satguru, termos que perderiam todo o sentido se as Suas actividades se confinassem ao plano fsico. A ser assim, como podia Ele encarregar-se das almas dos iniciados depois de deixar o corpo? Na sua essncia, o Mestre nunca morre para os Seus iniciados, pois a Sua misso lev-los at Morada verdadeira de Seu Pai. Interiormente, as Suas formas de Luz e Som ficam permanentemente implantadas, mesmo que Ele tenha deixado o plano terreno.

133. Podemos penetrar no Alm pelo intelecto?


No. O intelecto apenas uma das faculdades da mente, a razo, o raciocnio. O intelecto est ligado ao que terreno, e identicamente o raciocnio baseado no intelecto. Como pode o menos abranger o mais, ou a razo finita alcanar o Infinito? As Escrituras dizem-nos com toda a clareza que no se pode vivenciar o Eu se os sentidos no estiverem subjugados, a mente disciplinada e o intelecto transcendido.

137. Por favor explica como a visualizao da forma


do Mestre durante o simran. No h necessidade nenhuma de imaginar ou visualizar a forma do Mestre durante a prtica do simran. Qualquer tentativa desse

134. O que a intuio?

CONDUTA SOCIAL

MORAL

43 estado de aniquilao, mas sim de eflorescncia para a luz.

gnero pode dispersar a ateno. E h ainda um outro perigo: qualquer forma que tu evoques ser uma simulao, uma projeco da tua mente, e no a realidade. Quando uma pessoa iniciada, o Mestre fica implantado nela para sempre. O que j l est dentro vir automaticamente luz quando penetrares no interior completamente, embora possas levar um bom pedao de tempo a adaptar-te ao novo ambiente, antes desconhecido.

140. O Senhor Buda pratica ou prescreve o mesmo


Caminho dos Mestres tal como surge e revive no Sant Mat? Os Mestres geralmente dividem os discpulos em duas categorias: a) os discpulos vulgares ou novios, que esto ainda em formao e requerem muita disciplina, e a quem so dadas as sadhans ou prticas disciplinares; b) os discpulos com umas certas bases, em resultado de disciplinas praticadas no passado, porventura em vidas anteriores. Estes constituem o corpo interior do seu ensinamento. So os escolhidos, os eleitos, preparados para uma parte mais avanada dos ensinamentos. Foi a discpulos deste calibre que Buda deu a prtica do Princpio da Luz e do Som, tal como ensinada pelos Mestres. A esta classe pertenceram Boddhisatvas, Mahasatvas e Arhats como Mahakashyapa, Sariputra, Sammantabhadra, Metaluniputra, Akshobya, Vejuria, Maitreia, Avalokiteshvara, Ananda e outros, que atingiram todos o Samadi de Diamante da conscincia transcendental concentrando-se na Audio Transcendental, escutando o Som do Dharma Intrnseco, semelhante ao rugido do leo, etc. Consulta, por favor, o livro "Naam or Word", onde encontrars mais pormenores.

138. O lcool no permitido aos iniciados. Isso


aplica-se aos casos em que tem de ser ministrado sob conselho mdico para restaurar a sade? H uma certa percentagem de lcool em grande parte dos preparados medicinais, para sua conservao, e no h qualquer restrio na aplicao de tais medicamentos. Todos os medicamentos homeopticos so preparados em lcool. Em nenhum dos casos tem efeito intoxicante. Mas beber lcool como tal, por alegadas razes de sade, mesmo quando prescrito por mdicos como medicamento, proibido, pois toda a aco tem uma reaco, e no h quantidade nenhuma de lcool que possa prolongar a vida, nem um momento s, quando a areia da ampulheta se esgota. Achas que o lcool pode deter o processo? E se no, porqu prolongar a agonia ministrando substncias deletrias?

139. Por favor define Nirvana segundo os


ensinamentos do Buda. Nirvana no niilismo, como vulgarmente se cr. um estado de ser muito superior ao da existncia fsica. exactamente o oposto daquilo que se conhece da vida fsica, que Buda, o Iluminado, caracterizou como uma vida de sofrimento e de misria a primeira das quatro nobres verdades que dealbaram nEle. No um

44

PROLAS ESPIRITUAIS

Parte II
FRAGMENTOS DE CARTAS ESCRITAS AOS DISCPULOS

CONDUTA SOCIAL

MORAL

45 percurso, mas tm de ser vencidas. Tens acima de ti uma Fora em que podes refugiar-te. Refugia-te nEla.

CAPTULO XII

Conduta social e moral

144. A vida romntica na plano fsico parece encantadora. Tem os seus atractivos... mas deixa um travo amargo e um desgosto pela vida. A vida nos planos superiores mais romntica e d paz e felicidade eternas. Porqu, ento, abdicar de coisas mais elevadas e mais puras em nome das coisas transitrias, inferiores e aviltantes? 145. Aqueles que esto agora mais bem situados podem ter
estado como tu, ou ainda pior, algum tempo atrs. Mas eles perseveraram e fizeram o que tinham a fazer, o que lhes deu fora e poder. Faz como eles. s uma questo de comear de novo. Mas comea agora mesmo. O Mestre est ansioso por ver o teu progresso. Mas o recipiente tem de ser primeiro esvaziado do lixo que contm, para haver espao para o nctar com que desejamos enchlo.

141. Registo com agrado o teu servio desinteressado pela


santa causa do Mestre, quando tens o privilgio de conduzir satsangs e transmitir as instrues de iniciao, sob a orientao protectora do Mestre. Ser um instrumento do plano divino uma bno excepcional. Um esprito de altrusmo e abnegao invoca a Sua graciosa misericrdia e compaixo com grande abundncia. A tua humildade reverencial e devoo por Ele abenoar-te- com paz interior e harmonia. Por favor, transmite o meu amor aos membros do grupo individualmente e encoraja-os a escrever-me periodicamente acerca do seu progresso espiritual, para receberem directivas quando necessrio.

146. No tens que preocupar-te com as opinies alheias. As


opinies baseadas no nosso prprio testemunho so as melhores. Todas as pessoas recebem auxlio em funo da sua receptividade individual. Todas esto a caminho da perfeio. Tudo quanto cada um tem a fazer prosseguir com as meditaes regularmente, com amor, f e devoo, e desenvolver-se assim dia aps dia. Todo o auxlio necessrio prodigalizado pelo Poder do Mestre interiormente. Assistir aos satsangs um factor de enorme utilidade no progresso espiritual. Fico muito feliz por ver o amor e o esprito de colaborao entre os filhos do mesmo Pai que percorrem o mesmo Caminho para a mesma Divindade.

142. Fiquei contente por saber que j aprecias melhor o valor


dos satsangs, sempre inspiradores e benficos, em que h uma radiao abundante do amor e da graa do Mestre.

143. um desejo natural do iniciado subir bem alto nos planos interiores e encontrar a Forma Radiante do Mestre, desfrutando a Sua graa e as Suas bnos e a perfeita paz e beatitude dessas regies. Muitas vezes as dificuldades bloqueiam o

46

PROLAS ESPIRITUAIS

147. A humanidade esteve sempre sujeita a provaes. Mas


aqueles que trabalham denodadamente para a perfeio espiritual, sob a proteco orientadora do Mestre, utilizam a sua passagem pela Terra da maneira mais vantajosa, o que resulta na sua eventual libertao da roda da vida. Uma alma liberta torna-se uma fonte de auxlio e inspirao para outros que percorrem o mesmo caminho. Ainda que a vaga de destruio continue a crescer e a humanidade esteja avassalada pelo receio da aniquilao, o benigno Poder do Mestre no deixa de exercer a sua graciosa proteco. Vivemos uma era de prosperidade em que a graa espiritual est a ser dispensada a todos, independentemente da cor, classe social ou f religiosa.

151. Quando um discpulo, tendo encontrado um Mestre


verdadeiro, desenvolve por Ele um amor absoluto e se purifica diligentemente, torna-se um recipiente da divina graa. meu desejo que todos os discpulos cheguem a Deus nesta vida. Mantenham puro o corpo fsico, sigam os ensinamentos dos Mestres e perseverem na meditao. Aprendam a controlar-se, treinem os vossos desejos, sejam puros e activos. Mas que essa actividade seja dedicada a Deus e ao Poder de Deus que actua atravs do Mestre.

152. Perdoar e esquecer o que devemos praticar em


pensamentos, palavras e aces. O amor no conhece crticas, imposies, vaidades, observaes sobre as limitaes dos outros; antes trabalha de uma maneira construtiva, para cimentar e congregar todos na mesma congregao amorosa em torno do Mestre. O amor embeleza tudo.

148. Muito me apraz o teu precioso esforo por te tornares um instrumento da Divina Providncia. uma bno rara ser-se escolhido para uma to santa causa, trazendo ao Mestre aqueles que andam perdidos e desesperados, em busca da libertao espiritual. Os teus esforos e colaborao nesta causa ho-de trazer a luz e a vida a muitos dos meus queridos que aguardam a sua vez. So, em si mesmos, uma recompensa, e o clmax da divina graa. 149. Todos os iniciados esto no Caminho. Alguns evoluiram
mais do que outros, e por isso alguns haver com mais defeitos e debilidades do que outros. Mas ns temos de odiar o pecado e amar o pecador. Aqueles que esto a fazer o trabalho do Mestre, ajudando outros a encontrar o caminho de regresso, precisam do nosso auxlio e de mais tolerncia. O exemplo vale mais do que o preceito.

153. No te preocupes com os frutos das tuas aces. Deixa


isso para o Mestre. Que o teu amor por Ele seja to completo que possas elevar-te acima de todos os sentimentos de inimizade, rivalidade e ressentimento. Acima de tudo, lembra-te que Ele no para ser conquistado por palavras, mas sim por aces se me amais, guardai os meus mandamentos. Se conseguires aceitar o facto de possuires uma viso limitada; se conseguires manter uma vigilncia zelosa e incessante sobre os teus pensamentos e aces, extirpando todo o mal e toda a imperfeio, no s ganhars a salvao para ti mesmo, como sers um exemplo para que outros procedam do mesmo modo. O teu exemplo brilhar como um archote na escurido, e os homens, mesmo aqueles que a princpio se te oponham, ho-de voltar-se para ti em busca de auxlio e orientao. Hs-de desfrutar um novo sentimento de paz que vai surgindo de ti prprio, uma paz que no depende da ausncia de perturbaes

150. Felizes so os poucos escolhidos que so abenoados


com o privilgio raro de instilar f e justa compreenso nos seus irmos menos afortunados, com vista sua iluminao espiritual.

CONDUTA SOCIAL

MORAL

47 que seja realizado sem ego e vaidade. O amor conhece o servio e o sacrifcio. Uma pessoa humilde sabe melhor como servir a santa causa, sob a orientao protectora do Mestre vivo. O apogeu do servio desinteressado a aniquilao do ego: considerar-se a pessoa serva humilde do Mestre e vendo nisso uma fortuna da ordem mais elevada.

externas mas , em si mesma, um estado de esprito que permanece imperturbvel at nas situaes mais conturbadas. E essa mesma qualidade h-de alastrar, no s pela tua vida individual, mas pela vida mais ampla do grande movimento espiritual de que fazes parte.

154. Temos de nos reformar a ns mesmos antes de podermos reformar os outros, mas infelizmente andamos sempre ansiosos por reformar os outros. Temos de erradicar todas as imperfeies, uma aps outra, atravs da introspeco, e isso induzir a paz nossa volta. O amor embeleza todas as coisas. Se aprendermos a amar toda a gente, todas as nossas imperfeies sero eliminadas. Se dois brios so capazes de se sentar juntos numa taberna, por que no podem dois devotos de Deus e do Mestre sentar-se lado a lado, em amor um pelo outro? Se achamos isto difcil, porque ainda no provmos o elixir maravilhoso do divino amor. Sabemos muito das Escrituras e dos ensinamentos dados pelos nossos Mestres, mas ainda no fizemos disso uma parte integrante da nossa vida. 155. uma atitude sensata ter compaixo pelos oprimidos,
mas no deves preocupar-te nem tentar reform-los, dado que o seu horizonte limitado e eles no compreendem a tua atitude de solidariedade. A Lei do Karma inexorvel, e a toda a gente h-de chegar a vez, no devido tempo, de beneficiar espiritualmente do gracioso Poder do Mestre. O mximo que deves fazer dizer-lhes que podem beneficiar do satsang e do Mestre vivo. O resto com eles. Os que esto prontos ho-de manifestar-se, com a Sua Graa.

157. O Caminho dos Mestres no um caminho de f cega,


mas um caminho em que se vem as coisas por ns mesmos.

158. Uma pessoa espiritualmente evoluda dever ser mais sbria e tolerante nas suas relaes, uma vez que est enriquecida pela convico firme do carcter temporrio das coisas deste mundo e se sabe destinada a terminar a viagem no regao de seu Pai. 159. Aqueles que fazem o trabalho do Mestre desinteressadamente e com amor ho-de seguramente receber auxlio e um impulso ascensional. Os presunosos s prejudicam os seus prprios interesses. Desejaria que todos se esforassem por apreciar os pontos de vista alheios e procedessem em conformidade. 160. Dizes que os discpulos so para ti pessoas muito importantes. natural. H uma afinidade entre viajantes que seguem pela mesma estrada, e ainda mais no caso dos iniciados, que percorrem o Caminho Sagrado. O seu destino o mesmo: a sua verdadeira Morada. 161. O amor o nico remdio da discrdia a que te referes.
O amor o princpio e o fim da espiritualidade. O amor conhece o servio desinteressado, o sacrifcio e a auto-entrega. Sem a submisso absoluta de todos os vestgios de ego e egosmo, o discpulo no consegue essa concentrao firme de todas

156. O servio desinteressado uma grande graa, e


consequentemente implica algum trabalho e sacrifcio extra. uma manifestao de amor. Corpo e mente santificam-se pelo servio desinteressado, desde

48

PROLAS ESPIRITUAIS

as suas faculdades, que a condio do progresso interior. Alis, a meta do aspirante espiritual est muito alm dos limites da individualidade. A sua meta a unio com o Absoluto, e tal unio implica necessariamente uma negao dos limites que nos separam uns dos outros. Quem no consegue elevar-se acima do ego a faculdade que cria esses mesmos limites no pode esperar atingir essa condio que a negao de toda a individualidade e a realizao da unidade de toda a vida. Esse amor e submisso vontade do Senhor, personificada no Mestre, tem sido a chave dos ensinamentos de todos os msticos, e especialmente os do Sant Mat. A tua verdadeira tarefa como discpulo e como iniciado cultivar estas qualidades at ao mximo, deixando o resto com o Mestre.

encontres, ela a grande marca da espiritualidade.

163. Se algum disser algo desagradvel a teu respeito,


encara isso calmamente. Se o que foi dito corresponde verdade, parcial ou totalmente, tenta remover esses defeitos e agradece pessoa a bondade que teve em te apontar essas verdades. Se, pelo contrrio, o que foi dito no corresponde verdade, aceita o facto de a pessoa no se achar convenientemente informada e ter cometido um equvoco. Perdoa-a e esquece. Se surgir oportunidade de esclarecer o equvoco, esclarece-o amigavelmente e de corao aberto. Isto vai acelerar o teu progresso espiritual e ajudar a limpar o recipiente destinado a ser cheio com a graa transbordante do Mestre.

162. Temos por vezes de enfrentar a oposio organizada de instituies ortodoxas, bem como situaes de ridculo a que somos submetidos pelos nossos irmos no iniciados. Mas se nos tivermos apoiado firmemente numa atitude de amor e auto-entrega, no h nada que consiga alterar a nossa paz de esprito ou a nossa harmonia interior. Talvez, de incio, seja mais fcil seguir a via mstica no Oriente que no Ocidente. Na ndia, por exemplo, existe uma longa tradio de procurar e seguir um Mestre vivo, tradio que estranha queles a quem a religio foi ensinada em termos de revelao fechada. No entanto, esta vantagem inicial no to grande como a princpio possa parecer, pois a vantagem essencial no campo da espiritualidade encontra-se no interior e no no exterior. No reside na ausncia de oposio externa mas na capacidade interior que cada um possua de amar e se entregar. E os obstculos externos podem, de facto, servir de provas e estmulos para o desenvolvimento desta capacidade. Esta aptido para vencer o ego e nos submetermos a uma vontade mais alta to rara no Oriente como no Ocidente. Onde quer que a

164. Os satsangs no devem ser usados como local de


discusses. Os iniciados devem evitar todo o tipo de controvrsias. Isto no implica que, a pedido, no se esclarea este ou aquele ponto do Caminho em particular. Todas as crticas ou discusses devem ser amavelmente evitadas.

165. Temos de lembrar constantemente que o nosso objectivo chegar a Deus. E no devemos preocupar-nos com nada que nos faa esquec-Lo. 166. Se h pessoas que no compreendem ou no querem
compreender a Verdade, no temos que nos sentir irritados com elas. So todas filhas de Deus como ns e tm de ser conquistadas pelo amor e a persuaso.

167. O segredo do servio desinteressado negar ou ignorar


a recompensa ou reconhecimento, seja qual for, e, pelo contrrio, considerarmo-nos um instrumento humilde nas mos de Deus. Todo

CONDUTA SOCIAL

MORAL

49 o cu um estado de conscincia nesta vida. Se aspiramos a viver e amar divinamente, j somos cidados do cu para onde iremos mais tarde. O reino de Deus um estado de conscincia em que veneramos a Deus com todo o nosso corao, todo o nosso pensamento, toda a nossa energia, e amamos o nosso semelhante como a ns mesmos. A religio , por conseguinte, uma questo entre a alma e Deus, e todas as outras formas de culto e prtica religiosa so vs, a menos que entronizemos o amor divino nos nossos coraes.

o crdito vai para o Mestre, mas os instrumentos do amor so altamente abenoados com a soberba intoxicao divina.

168. Honestidade, coragem, resistncia e bondade so as mais raras virtudes, e revelam-se muito teis ao desenvolvimento espiritual desde que usadas devidamente na vida quotidiana. 169. O homem o pinculo de toda a criao. Aqueles que
amam a Deus tm de amar toda a Sua criao. Ele imanente em cada uma e em todas as formas. H sermes nas pedras e livros nos riachos. Devemos viver em solidariedade com todas as criaturas e tudo o que vive. Todos os santos tiveram a viso da unidade csmica e amaram a natureza.

173. Gostei de saber que os teus filhos esto a crescer em amor e sabedoria, com a graa do Mestre. O gracioso poder do Mestre estende igualmente a sua mo amorosa e protectora aos familiares e parentes dos iniciados. 174. Satsang um inestimvel factor de auxlio. no satsang que absorves os sagrados ensinamentos na sua perspectiva correcta e ganhas devoo por uma vida espiritualmente mais elevada. nesses momentos de serena harmonia e bem-aventurana que te aproximas da Fonte da Divindade e assimilas os impulsos vitais amorosos que o gracioso poder do Mestre irradia pelos seus filhos. 175. O amor conhece o servio desinteressado, o sacrifcio e a auto-entrega. Que ningum, verdadeiramente interessado no progresso espiritual, preste servio na mira de obter reconhecimento. O servio desinteressado , em si mesmo, uma recompensa sublime. 176. Os teus esforos, desenvolvidos sob a proteco e a orientao do Mestre vivo, ho-de permitir a muitos que andam perdidos e oprimidos no mundo reencontrar a Morada Verdadeira do Pai. um servio da ordem mais elevada, e felizes os poucos escolhidos que se tornam instrumentos da Providncia divina. Vais

170. Ama, e todas as coisas te sero acrescentadas. 171. Tenho em grande apreo o servio amoroso que tens prestado causa do Mestre, ajudando a humanidade sofredora a encontrar o Caminho. Este o servio mais alto que se pode fazer pela humanidade. , na verdade, um servio do prprio Senhor. 172. Ao percorrer o caminho da rectido, descobrimos que estamos longe de ser perfeitos. A perfeio requer muito tempo, demora a chegar. E no importa qual a nossa confisso religiosa, pois desde que amemos a Deus e aos nossos companheiros, o nosso passaporte para o reino de Deus o amor que temos no corao. Se formos estudantes de psicologia ou filosofia e estivermos familiarizados com as leis da mente, mas nos faltar amor e compaixo pelos nossos companheiros, estamos fora do reino de Deus. o que ns somos que abre a porta da nossa alma a Deus e faz de ns um canal por onde Ele abenoa e auxilia os outros. H pessoas que anseiam por um cu em regies longnquas, mas

50

PROLAS ESPIRITUAIS

ser capaz de libertar muitas almas ansiosas da roda da vida.

cujo recipiente se acha limpo e preparado para receber o doce nctar da graa do Mestre.

177. Fiquei contente por saber que recebes em tua casa os


companheiros de jornada com o fim de meditarem juntos. J isso uma grande recompensa. Torna-se santificado o lugar onde os iniciados se reunem para meditar. o clmax da divina graa quando os meus queridos filhos congregam esforos pela causa sagrada, pois isso reflecte-se na organizao como um todo.

183. H um nico remdio para todo o tipo de discrdia e desarmonia: o amor. Quem no domina o seu segredo no pode esperar ser recebido na corte do Senhor. o princpio e o fim da espiritualidade. Quem compreende o amor e a sua verdadeira natureza e vive e se move sua luz, h-de alcanar o Senhor, to certo como dois e dois serem quatro. 184. Sim, est certo ajudar os outros e fazer por eles o
mximo possvel; mas que no te d cuidado o fruto dos teus esforos! Isso tens tu de deixar para o Mestre. E que o teu amor por Ele seja to completo que, vendo a mo dEle em todas as coisas, te eleves acima de todos os sentimentos de inimizade, ressentimento e rivalidade. V que Ele est presente em tudo, e lembra-te que Ele est sempre contigo, pronto para ajudar sempre que dirijas os teus pensamentos para Ele. E, acima de tudo, no esqueas que Ele tem de ser conquistado, no pelas palavras mas pelas aces. Se me amais, cumpri os meus mandamentos. Se fores capaz de o fazer; se venceres o ego e o depuseres aos ps do Mestre; se aprenderes a vLo agir atravs de todas as coisas; se aceitares como um facto a estreiteza da tua viso; se zelares incessantemente pelos teus pensamentos e aces, erradicando todos os defeitos e imperfeies, no s ganhars a salvao para ti mesmo como dars a outros a mesma possibilidade.

178. Manter um registo dirio o melhor processo para nos


tornarmos conscientes dos nossos erros e limitaes.

179. verdade que no se pode avanar espiritualmente sem


uma base moral consistente.

180. Sim, tens razo, todos os esforos feitos pelos discpulos


para apagar o ego se justificam, porque a eliminao do ego o nico meio de libertao do ciclo interminvel das reencarnaes.

181. O meu conselho que, a partir deste dia, faas do amor e da humildade as pedras angulares da tua vida. Se assim fizeres, vers a tua vida converter-se diariamente numa bno. Tens de envidar grandes esforos para desenvolver a tua capacidade de entrega e amor pelo Mestre se quiseres alcanar um progresso substancial no caminho da espiritualidade. Muitas vezes o disse: o Caminho no fcil. Tens de crucificar o teu ego e dep-lo no altar do amor pelo Mestre. 182. Folgo saber que amas o Mestre. Deus amor, e o
Mestre amor personificado. Emite radiaes de amor que so captadas pelos que trilham o Caminho, assim como pelos outros que desenvolvem esforos para ir ao encontro de Deus. Felizes aqueles

185. Folgo em saber que ests a servir a santa causa


transmitindo o evangelho do Amor e da Verdade humanidade ansiosa. Uma atitude compassiva pelos sofrimentos da humanidade limpa a escria interior da mente, por forma que nos tornamos mais receptivos ao fluxo interminvel da graa do Mestre.

CONDUTA SOCIAL

MORAL

51 nada poder estorvar a nossa equanimidade ou obstruir o curso da nossa evoluo espiritual. Quem se aflige com o que os outros tm a dizer ainda, sem sombra de dvida, dominado pelo ego, que ter de vencer.

sempre vantajoso irradiar amor, compaixo, misericrdia e tolerncia. Em amor, servi-vos uns aos outros, para que outros possam ver e constatar por si mesmos que pertences ao Mestre vivo, que te abriu os portais sagrados da Divindade e te encaminhou de regresso verdadeira Morada.

186. A espiritualidade no expresso de uma determinada


confisso religiosa. irrelevante a f a que pertences, seja qual for. Unamo-nos todos no exrcito de Deus; qualificao suficiente a rectido e a bondade dos pensamentos, palavras e aces.

190. O Pai congratula-se sempre que v os Seus filhos bemamados congregarem esforos numa aco harmoniosa pela santa causa. Devias ser mais respeitosa e devotada ao teu querido marido, no interesse superior do vosso progresso espiritual. 191. No te preocupes com ressentimentos triviais que outros possam alimentar devido sua viso limitada e incapacidade de compreender estes ensinamentos sagrados. O que deves esforarte, com todo o amor e dedicao, por lhes dar a conhecer a Verdade excelsa. Depois, depende deles reconhecer a sua beleza e valor. 192. O Naam, o Sat Naam, o Verbo eterno, imanente em
todas as formas. Est nos ricos, nos pobres, nos prias. Somos todos irmos em Deus; a fraternidade humana o grito de socorro do nosso tempo. A verdadeira religio a expresso da Divindade j existente no homem. A verdadeira religio no deve ser procurada em rituais e cerimnias, nem em credos e formas. a Vida. a fuso da alma com a Grande Vida. No se confina aos templos, antes existe em amor por todos. No h lugar nenhum onde Deus no esteja, mas no O encontrars nos templos magnficos de pedra e mrmore. EncontrLo-s nas lgrimas dos pobres e dos desamparados. A verdadeira felicidade reside no dar aos outros e no na busca de satisfaes pessoais. No devemos prestar culto ao Deus das convenes. Devemos elevar as nossas aspiraes morais ao mais alto nvel e assimilar Deus... no nosso prprio eu. Deus imanente em todo o universo,

187. Esperar que, logo aps a iniciao, o teu relacionamento


com o mundo se transforme de tal maneira que as coisas desagradveis nunca mais se te atravessem no caminho, uma ideia errnea. Altos e baixos so o resultado inevitvel das reaces ao nosso prprio comportamento. Tm de ser enfrentados e regularizados, pois se os evitarmos, os dbitos ficaro por liquidar.

188. O discpulo alcana a meta final na medida da sua


prpria integridade, lealdade e devoo pelo Mestre.

189. Se aspiras salvao espiritual, no percas um momento e trata de te aperfeioares. Que o teu amor pelo Mestre seja absoluto e a obedincia aos Seus mandamentos incondicional. Trabalha para a Sua causa o melhor que fores capaz, mas no deixes que o individualismo da tua viso limitada gere sentimentos de oposio e hostilidade pelos teus companheiros ou amigos. Enquanto no tivermos alcanado a conscincia universal, as diferenas de opinio sero inevitveis. Se, porm, compreendermos a sua causa, no deixaremos que nos perturbem a paz de esprito. Seja qual for a oposio exterior, sejam quais forem as opinies dos outros, se nos entregmos inteiramente ao amor pelo Mestre,

52

PROLAS ESPIRITUAIS

mas s pode ser contactado se transcendermos as limitaes dos sentidos.

193. Onde quer que se encontre, o homem deve esforar-se pela nobreza de carcter, o auto-domnio e a pureza de corao. essencial a pureza de pensamentos, palavras e obras. Uma vida moralmente equilibrada um degrau de passagem para a espiritualidade. Mas h que ter sempre presente que a espiritualidade no s isso! 194. Temos de recordar constantemente que a nossa meta
Deus, e que no devemos preocupar-nos com coisa nenhuma que nos faa perder de vista essa meta. Toda a nossa vida deve ser construda sobre o amor e a humildade, que so inseparveis. E se fazemos algum progresso espiritual, temos de nos guardar contra o orgulho. Em vez de olharmos os nossos companheiros por cima do ombro, devemos agradecer a Deus a Sua graa e fazer-lhe jus, ajudando humildemente os nossos irmos nas suas necessidades materiais e espirituais. E se alguns houver que no compreendam ou no desejem compreender a Verdade, no devemos ficar irritados com eles. So tanto filhos de Deus como ns, e tm de ser conquistados pelo amor e a persuaso.

causa do Mestre. No h sacrifcio demasiado grande quando est em jogo a nobre causa do Mestre. Que as vossas aces sejam norteadas por este princpio. O amor atrai o amor, o amor embeleza todas as coisas. Esta divina qualidade, quando desenvolvida, funciona suavemente em harmonia e paz, e contribui para a compreenso mtua. Tenho amor por todos vs. Desejaria que todos os irmos colaborassem mais entre si... para que outros se sintam atrados pela perfeio da vossa vida.

195. O amor uma emoo generosa latente no corao


humano. o impulso inato da alma, estimulado pela augusta associao com o Mestre. o cumprimento da Lei Divina. uma fora positiva, grandiosa, santificadora, que, apoiada na orientao competente do Mestre, assegura a salvao e a libertao completa da alma. Garante a emancipao durante a vida terrena com a graa do Mestre. a manifestao do bem, independentemente da reciprocidade ou recompensa. Ficarei feliz se os vir a todos amarem-se uns aos outros, confiarem uns nos outros, unirem os vossos esforos pela santa

196. Deus no se conquista nem pela lisonja nem pela v repetio, nem to-pouco ganha ou perde o que quer que seja pelo facto de Lhe oferecermos preces ou no. Compassivo como , a Sua graa est sempre em aco em todos ns por igual, pois no podemos viver sem ela. Podemos, no entanto, atrair essa graa em nosso benefcio se nos tornarmos seus receptculos adequados. A humildade e a f purificam a mente e fazem dela um instrumento adequado graa de Deus. Estes dois elementos contribuem para inverter o ltus da mente, presentemente sintonizado com os sentidos. E se no formos capazes de o redireccionar no sentido ascendente, a graa de Deus no pode fluir para ele. A orao, humilde e sincera, ajuda a estabelecer a harmonia entre a mente humana e a graa de Deus. Tudo quanto necessrio um corao receptivo, puro e amoroso, que a graa divina automaticamente atrada. 197. Aps a iniciao por um Mestre competente, o discpulo recebe a garantia de ser encaminhado para a sua verdadeira Morada. Aqueles que, a seguir iniciao, tornam a cair no pecado e numa vida indigna, continuando apegados ao mundo, tero de encarnar novamente (como homens ou mulheres), prosseguindo ento no Caminho. Os que tm f e um amor profundo pelo Mestre e realizam algum

CONDUTA SOCIAL

MORAL

53

progresso e se desapegam do mundo, esses no voltaro a encarnar como homens (ou mulheres). So colocados nos planos internos inferiores onde, com o auxlio do Mestre, podem progredir e, eventualmente, alcanar a verdadeira Morada.

CAPTULO XIII

Meditao

outros esto a progredir no Caminho, por que que o mesmo se no passa contigo? A meditao uma questo de amor e devoo. A sua finalidade limpar o recipiente de toda a imperfeio interior. Pensamentos hostis, tentaes de vingana, orgulho de saber, cepticismo e dvidas obscuras, falta de f em Deus e no Mestre so algumas das barreiras formidveis que te obstruem o percurso e impedem o fluxo da graa e das bnos. Praticada regularmente e como deve ser, com amor e devoo, durante o tempo recomendado, produz resultados bons e abundantes.

198. Gostei de saber que cerca de 130 almas de diferentes lugares compareceram reunio e que, enquanto esperavas que toda a gente se instalasse, viste o Mestre entrar na sala e sorrir para todos. Viste tambm o Mestre entrar antes da iniciao, todo vestido de branco e sorrindo para todos. O Mestre est sempre com os Seus filhos, e todos Lhe so queridos. Onde dois ou mais se reunem na doce lembrana dEle, a Sua graa assume uma forma mais prtica, e bem-aventurados so aqueles que podem beneficiar dessa graa. Tambm gostei de saber que vs o Mestre envolto em luz dourada quando ests a meditar. Deves considerar-te muito feliz por isso; em jeito de agradecimento, s mais regular e devotado nas tuas prticas espirituais. Este um Caminho de amor e devoo, de entrega completa. Sempre que vires interiormente a Forma Radiante do Mestre, absorve-te totalmente no Seu doce rosto, a fim de te esqueceres completamente de ti mesmo. Ele falar ento contigo e guiar-te-. 199. Folgo saber que tens experimentado uma melhoria
geral, praticamente em todos os aspectos da vida, com a graa do Mestre. o resultado inevitvel das tuas devotadas meditaes, cerca de duas horas por dia.

201. O segredo do xito no Caminho a prtica, a prtica e ainda mais prtica. 202. No te deixes desanimar de modo nenhum: dedica-te
amorosamente s tuas santas meditaes. Todo o gracioso auxlio e orientao viro do alto. O ego realmente um grande obstculo ao progresso espiritual. O amor pelo Mestre como o fogo no forno de tijolos: se o fogo se apaga em vez de ser conservado, os tijolos no adquirem a maturidade que lhes prpria. Outrotanto se passa com a espiritualidade: os iniciados devem conservar e manter aceso o amor pelo Mestre, a fim de progredirem serenamente.

203. Ainda bem que ests a ficar mais desapegado do mundo.


Todas as relaes e contactos aqui neste mundo so determinados pelas leis que regulam o movimento dos dbitos krmicos, e bom sinal que tu, continuando a dar-te bem com os teus amigos e familiares, tenhas comeado a sentir interiormente, com mais clareza, que essas relaes so estranhas tua alma. Isso vai ajudarte a progredir no Caminho, mantendo-te desligado das tentaes do mundo.

200. No teu dirio espiritual formulas a questo seguinte: se

MEDITAO

55 Para uma explanao mais completa, consulta, por favor, "A Coroa da Vida", onde o assunto abordado com detena, para benefcio dos iniciados. O estudo deste livro ampliar o teu horizonte espiritual e ser til ao teu progresso interior.

204. As tempestades da vida, por mais severas que sejam,


tm de ser enfrentadas mas com inteira confiana no poder do Mestre que trabalha superiormente, e tentando manter o ritmo regular das meditaes. Isto atenua a intensidade das tempestades e d-nos nimo e esperana. Tempestades so fases passageiras, que vm e passam.

205. Quando o amor pelo Mestre transcende todos os limites,


o devoto sente-se como se fosse um com o Mestre. O Mestre trabalha ento atravs dele, e ele est no Mestre. No disse S.Paulo: Sou eu, todavia no eu, mas Cristo, que vive em mim? claro que esta atitude ajuda imenso no caminho da meditao.

209. Toda a beleza e toda a glria esto no interior. Temos de trabalhar pela perfeio espiritual, o verdadeiro propsito da vida humana, meditando com f e regularidade no santo Naam. Devagar, mas com perseverana assim se vence a batalha. 210. No deves acalentar cepticismo em relao ao teu progresso interior, uma vez que essa atitude impede o progresso. Podes confiar em absoluto que tudo fica registado cuidadosamente por trs do vu, e todos os teus esforos sinceros te so creditados espiritualmente. 211. Vs o cu e as estrelas. Deves agora proceder de acordo
com as instrues anteriormente recebidas. O discpulo nunca deve dar-se por satisfeito enquanto no contacta com o Mestre interiormente, frente a frente, na Sua Forma Luminosa, e fala com Ele como quando fala normalmente com algum. Deves congregar os teus pensamentos para alcanar esta meta o mais breve possvel, pois s ento as tuas preocupaes chegaro ao fim. Todas as questes, sejam quantas forem, sero respondidas, e para tua inteira satisfao.

206. A repetio dos nomes do simran dada ao discpulo como uma arma contra todos os perigos. Actua tambm como senha para todos os planos espirituais; d fora e apoio ao corpo e mente nos dissabores e aflies; aproxima a nossa alma do Mestre; factor importante na concentrao. 207. A msica tem um poder de atraco fascinante. Imagina
como poderosa e magntica a msica interior da Corrente do Som! Se sintonizarmos a nossa alma com o Absoluto, a msica interior leva-nos l.

208. Soube da tua experincia do kundalini, que foi


provocada sem te aperceberes disso e a cujos efeitos conseguiste escapar, repetindo os cinco nomes sagrados com grande fora de vontade. sempre seguro repetir os nomes sagrados, que se revelam muito teis contra todos os fenmenos externos. Mas no h razo para te preocupares com o despertar dessa serpente poderosa (kundalini).

212. Muitos casos de fracasso na meditao devem-se falta


de rigor no mtodo, falta de amor e devoo, s falhas no regime alimentar recomendado, mistura e interferncia de outros mtodos ou exerccios. Mas todas as falhas provm do discpulo. Este o caminho do nascer de novo e entrar no reino de Deus. Aprende a morrer, para que possas comear a viver eis o que

56

PROLAS ESPIRITUAIS

Cristo ensinou, semelhana de todos os outros Mestres. Tiveste a felicidade de ser colocado no caminho para Deus. Se te dispuseres a seguir este caminho com empenho e total confiana no Mestre, o Poder Supremo far-te- chegar todo o auxlio possvel. Podes comear a enviar os teus dirios, onde deves anotar se tens ou no sido fiel s prescries alimentares. Vais certamente sentir paz e bem-aventurana, e a tua vida comea a mudar. Se, todavia, optares por qualquer outro tipo de meditao, tens toda a liberdade de o fazer. Entretanto, os meus melhores votos estaro contigo para sempre. E se, depois de experimentares outros mtodos, te sentires inclinado a voltar ao Caminho dos Mestres, os meus braos continuaro abertos para te receber. O Poder do Mestre paira sobre a tua cabea e jamais te abandonar at ao fim do mundo.

a graa do Mestre.

216. Quando te dispes a dormir, deves fixar suavemente o


olhar interior no centro do terceiro olho e relaxar-te completamente, depondo todas as esperanas e aspiraes no gracioso Poder do Mestre, que trabalha superiormente para te abenoar com o som e um sono refrescante. Isto assegura-te mais paz e sedao, e pode tambm, com a graa dEle, estimular as revelaes interiores durante o estado de sonho.

217. Com a graa do Mestre, tiveste a felicidade e o


privilgio de experimentar a morte virtual e de poder dar testemunho desta sublime verdade.

213. Remorso e ressentimentos so fonte de confuso e


agitao. O amor a resposta segura para todas as perturbaes. Descansa simplesmente na Vontade dEle e aguarda pacientemente a graa que est mesmo mo.

218. Reparo que as tuas meditaes no acusam progresso, o


que pode ser devido a instabilidade familiar e incapacidade para dedicar regularmente algum tempo s prticas espirituais. So coisas que por vezes acontecem e que exigem ajustamentos krmicos. Tenta ser mais zeloso na tua f no gracioso poder do Mestre.

214. Registo a tu f e a resoluo de prosseguir no Caminho,


esforando-te por arranjar tempo para meditar regularmente. Tenta conseguir um pouco mais de tempo disponvel para recomear as tuas prticas, aumentando-o gradualmente at alcanares uma certa regularidade. Vers que, uma vez recomeado o processo, o tempo dedicado s prticas raramente interfere com as tuas obrigaes quotidianas e o teu bem-estar.

219. As almas que percorrem o mesmo Caminho


desenvolvem uma afinidade natural entre si. E aqueles que se amam so muito queridos do Mestre.

215. A verdadeira religio ou espiritualidade consiste em


ligar a alma Alma Superior na sua forma manifestada de Luz e Som, no templo divino do corpo humano. Quanto mais o esprito se retira do exterior e transcende as suas limitaes fsicas, astrais e causais , mais experincia obtm dos fenmenos espirituais, com

220. Fiquei contente por saber que ests a meditar com regularidade e que as tuas meditaes tm sido abenoadas com as manifestaes celestiais da divina Luz, depois de te teres elevado inteiramente acima da conscincia corporal, com a graa do Mestre. As perturbaes ocasionais causadas por doena ou afazeres externos no te devem dar cuidado, pois fazem parte da rotina normal da vida. na gua que se aprende a nadar. O santo Naam a panaceia para todos os males fsicos,

MEDITAO

57 ajudar, uma vez que o homem precisa de um homem vivo para compreender certas coisas que no pode assimilar por mera teoria. Por isso, o Mestre vivo necessrio e tem de ser encontrado a fim de se aprender o lado prtico. Se a experincia dos Mestres passados no for tambm a nossa prpria experincia, no chegamos a lado nenhum.

mentais, espirituais. Os medicamentos podem ajudar a restaurar o corpo fsico, mas uma vida harmoniosa e cheia de sublime piedade s possvel pela meditao regular e aplicada.

221. O melhor presente que podemos oferecer ao Mestre a


nossa cooperao amorosa nas meditaes regulares. Um discpulo espiritualmente iluminado um exemplo e um apoio para outros. como resultado inevitvel das tuas devotadas meditaes que tu s abenoado com a divina sabedoria e aprecias a grandeza da graa do Mestre. Na verdade, o discpulo disciplinado est cheio duma enorme gratido, inspirado pelas inumerveis bnos que lhe so dispensadas sob a orientao protectora do Mestre vivo. Humildade reverencial a chave para atrair mais graas divinas e desfrutar a vida terrena em plenitude. O ego, elemento principal da mente, pode ser domesticado sintonizando interiormente a alma com o santo Naam, fonte de toda a felicidade e harmonia.

223. O Verbo constitui um elo de ligao entre o homem e


Deus. Assim, cada corpo uma morada do Todo-Poderoso. O Verbo o santo Naam, que penetra todos os poros do nosso corpo. Com auxlio de Naam, podemos refazer os nossos passos at Fonte da qual emanmos. O Verbo pode ser definido como a Corrente Espiritual que emana do Ser nico. o nico caminho para Deus, outro no h.

222. Esta cincia tem um nico aspecto: o aspecto prtico.


Deus o Absoluto, e ningum O viu at data. Quando Ele veio existncia, tornou-se Luz e Princpio do Som. Podes ver a Sua Luz quando o teu olho se torna singular. Se o teu olho for singular... E podes ouvir a Sua Voz quando o teu ouvido interior aberto. O ABC dos ensinamentos dos Mestres comea quando te elevas acima da conscincia do corpo. Mas ningum consegue elevar-se a si mesmo acima da conscincia do corpo, a no ser com a graa de um Mestre competente. H um Deus nico e um s caminho para chegar a Ele. Existe uma cincia definida e completa, a mais antiga das mais antigas, eminentemente natural, que constitui o lado prtico de todas as religies do mundo. Esta cincia chama-se Para Vidya e o nico caminho para Deus durante o tempo da vida humana. Actualmente, esta cincia chama-se Sant Mat. Os Mestres do passado no podem

224. O progresso pode variar, de acordo com os antecedentes de cada um. Se h uns que progridem rapidamente, outros h que progridem mais lentamente, ou at que ficam para trs. Mas h uma garantia de esperana para toda a gente. 225. Quando a ateno se fixa inteiramente no interior, no ponto indicado, e a corrente de pensamentos controlada pela repetio mental do simran, h um conforto que vem de cima e nos invade irresistivelmente, aumentando gradualmente a nossa devoo pelas santas meditaes. 226. sempre prefervel evitar a companhia daqueles que
tm tendncia para rebaixar o nosso genuno desejo espiritual.

227. Encontrar o Mestre interior realmente um motivo de


festa para o iniciado. A regularidade das meditaes e a necessidade de levar uma vida

58

PROLAS ESPIRITUAIS

de amor e pureza so recomendadas pelo Mestre com o intuito de facilitar o caminho aos iniciados. No s o esforo deles que assegura o xito na sua caminhada ascensional, mas tambm o esprito de submisso amorosa e serena confiana com que se entregam meditao e seguem as instrues.

231. Por vezes, a sade deficiente no permite meditar


devidamente. Tais perodos ocorrem como forma de liquidao de karma passado, mas a sua gravidade e durao so consideravelmente atenuadas pela graa do Mestre. No deves encarar o teu progresso com cepticismo. Anima-te! Ests a fazer o que te compete e a meditar com regularidade. Cada momento que dedicas edificao espiritual conta a teu favor, mesmo a longo prazo. A liquidao do karma , na verdade, um factor importante, e por isso que os discpulos so encorajados a levar uma vida disciplinada, cheia de humildade, amor e compaixo.

228. O Verbo ou Naam est no teu interior e para ser


contactado interiormente. A observncia de rituais externos e a prtica de aces ditas meritrias no ajuda nada nesta matria. O tesouro inestimvel da Divindade jaz escondido no interior, pelo que todos os nossos esforos resultam em vo quando dirigidos para o exterior.

229. Tens de silenciar os teus pensamentos durante a meditao, e no deves desejar ter isto ou aquilo. Simplesmente senta-te porta e aguarda. Consegue-se melhor e mais facilmente o silncio sublime se nos confiarmos humilde e amorosamente ao Poder Supremo, que nos dar o que for mais adequado para ns. Esse benigno poder est contigo incessantemente e tem plena conscincia dos teus esforos. Mas enquanto estiveres consciente das tuas aces, sers um obstculo no teu prprio caminho. qualquer coisa como se convidasses algum para entrar numa sala e te deixasses ficar entrada, bloqueando a passagem. S quando, amorosamente, eliminares o teu prprio ego que Ele se manifestar sob a forma da sagrada Corrente do Som e da Luz. 230. O Poder do Mestre o teu companheiro em todas as ocasies. Assim, em todas as tuas actividades, faz o que te for possvel e deixa o resto com Ele. No esmoreas nem te deixes desanimar. O Poder do Mestre estar sempre a dispensar-te todo o auxlio possvel.

232. A herana espiritual conta grandemente para o


progresso interior de toda a gente, mas os esforos denodados e persistentes desenvolvidos sob a orientao e a proteco do Mestre vivo nunca so em vo; no devido tempo, produzem fruto com grande abundncia. Deves ter como certo que tudo fica registado atrs do vu, e o gracioso poder do Mestre tem plena conscincia das tuas aspiraes mais ntimas.

233. A experincia directa que recebemos, pela bondade e a graa de um verdadeiro santo, , em si mesma, a soluo do problema da morte. Se no nasceres de novo, no podes entrar no reino dos Cus. Ora, nascer de novo deixar o corpo e entrar no Alm, passar do fsico ao astral. O nosso jbilo no conhece limites quando entramos na posse de um segredo que tem desconcertado o homem ao longo dos tempos. 234. O divino elixir s pode ser recebido por inverso, no
existindo no mundo exterior. S se encontra quando se ascende at s regies espirituais acima do corpo fsico.

MEDITAO

59 interior, pode gerar-se em ns uma atitude negativa, em funo de influncias eventualmente desfavorveis.

235. Posto que Deus habita no interior, para o interior que


temos de debruar a nossa ateno se quisermos encontr-Lo, experiment-Lo, receber as Suas bnos. No podemos escutar a Sua voz se no nos desviarmos da turbulncia do mundo e entrarmos no profundo silncio interior da alma.

240. Que haja paz em tua casa. A paz domstica contribui muito para o xito nas prticas espirituais. 241. A audio da Corrente do Som vinda do lado direito igualmente importante, e deves dedicar-lhe o mesmo tempo. 242. Deves deixar-te relaxar suavemente no foco do olho e aguardar com toda a pacincia e perseverana. Esses perodos de secura acontecem por vezes, quando os iniciados desejam mais intensamente uma ou outra coisa. Mas no te aflijas com isso. 243. Folgo com os teus progressos e que o Mestre te esteja a ajudar em todos os aspectos. bom que possas retirar-te para o interior diariamente e vejas a Luz... A prtica diria regular assegura-te este progresso. A nica coisa que tens de fazer sentares-te em meditao com o olhar interior fixado constantemente no que se te apresenta... O resto com o Mestre, que trabalha superiormente e proporciona todo o auxlio possvel. 244. Gostei de saber que tens sido diligente nas tuas santas
meditaes e que, em consequncia, foste abenoado com diversas manifestaes celestiais, at viso das Formas Radiantes do Mestre e de Baba Sawan Singh Ji e audio da sagrada Corrente do Som de diferentes melodias, o que te encheu de profunda gratido pelas graas recebidas. Tens a felicidade de poder testemunhar estas verdades sublimes sob a graciosa proteco do Mestre, dado que a tais manifestaes s tm acesso uns poucos escolhidos.

236. Quando fazes as tuas prticas espirituais, deves evitar toda a tenso nos olhos e na testa, ignorando em absoluto o processo respiratrio. 237. Com uma evoluo espiritual contnua no sentido do
progresso interior, as coisas externas vo-se tornando cada vez menos perturbadoras. No esqueas: as coisas externas vm e vo-se. O desenvolvimento interior vai eclipsando gradualmente as tentaes fsicas, e a pessoa comea a agir tendo sempre em vista a realizao dos mais altos ideais, que se convertem, assim, numa vocao absorvente. E todas as coisas so boas desde que se conformem com esses ideais.

238. Felizes os poucos escolhidos que se tornam


instrumentos da Providncia Divina. Tal como o peregrino ansioso, temos de procurar. A meditao leva realizao de Deus. Felizes e abenoados, na verdade, aqueles que submetem o ego Vontade de Deus. Temos de ser verdadeiros peregrinos em busca de Deus. Tudo o mais de somenos importncia.

239. Ser iniciado no basta. Temos de nos dedicar regularmente meditao e de nos desenvolvermos dia aps dia, a fim de conseguirmos progredir espiritualmente. Por outro lado, se evitarmos os contactos susceptveis de nos alimentar esse progresso

60

PROLAS ESPIRITUAIS

245. As vrias experincias que tiveste com os olhos abertos


mostram que o Poder do Mestre te concede uma graa especial para fortalecer a tua convico e segurana. Mas no deves divulgar essas grandes bnos, antes assimil-las com gratido; e elas multiplicarse-o com a graa do Mestre.

246. muito bom que comeces e termines o teu dia com a repetio dos nomes sagrados. Para optimizar os teus esforos, deves recorrer repetio dos nomes sagrados em todos os momentos disponveis, mantendo-te imerso na doce lembrana do Mestre. 247. Desde que o discpulo conduzido ao Mestre vivo e
ligado interiormente ao santo Naam, comea a receber com abundncia um fluxo incessante de graa e proteco. A f e o amor ajudam a desenvolver a receptividade, que, por sua vez, vai contribuir para fortalecer esses mesmos sentimentos, enriquecendo a vida do discpulo e tornando-a motivo de inspirao para outros. As manifestaes celestiais experimentadas interiormente so o resultado da graa do Mestre, no devendo, em caso nenhum, ser reclamadas como produto do esforo pessoal. No entanto, muito importante obedecer estritamente aos mandamentos dEle, invocando a Sua graa e merc. No a experincia interior que determina o progresso espiritual; antes a atitude bsica do discpulo, a serenidade da sua postura na vida, que d conta do seu mrito. A verdade est acima de tudo, mas mais importante ainda o viver em verdade. Conhece-se um homem pelas suas aces e pelas companhias que escolhe.

provocam, nos recessos mais ntimos do corao, uma nsia intensa e as dores da separao do Mestre e do santo Naam, so os preldios felizes de grandes saltos para a frente. Os esforos cumulativos do devoto sincero ho-de abrir, um dia, as comportas da glria celestial, para regozijo do discpulo. Silncio e isolamento so factores de grande auxlio. O princpio bsico duma vida eminentemente serena aceitar de bom grado a dispensao divina, que se baseia principalmente nas reaces s nossas prprias aces e invariavelmente temperada de compaixo, para a nossa eventual melhoria. O discpulo devotado deve encarar tudo de um ponto de vista muito elevado, aceitando a vida sem qualquer remorso nem ressentimento. No deves ser cptico em relao ao teu progresso diminuto. Deves, pelo contrrio, gozar a satisfao de teres cumprido a tua parte, dedicando regularmente o teu tempo meditao, com f e uma sagrada determinao.

249. Reparo que no conseguiste meditar com regularidade por falta de tempo disponvel, em consequncia de um horrio de trabalho sobrecarregado. Tens recorrido, no entanto, repetio dos nomes sagrados, que achas que tm sido uma grande ajuda, de modos diversos, com a graa do Mestre. Cair no sono durante a meditao uma dificuldade que pode ser vencida se a ateno e a fixidez do olhar interior forem mantidas sem afouxar. Podes, tambm, praticar algum exerccio leve antes de comear a meditar, a fim de te manteres fresco. 250. As experincias de profundo silncio interior so
auspiciosas e dignas de nota. O silncio interior torna-se vocal com a graa do Mestre.

248. O desenvolvimento espiritual constante, contnuo, persistente, harmonioso e incessante, desde o momento em que se ligado ao santo Naam. Os intervalos de silncio opressivo, que

251. Quando a mente j no deseja mais nada seno o Mestre, Aquele que est sempre no interior afasta a cortina e

MEDITAO

61

aparece. , pois, uma questo de se desenvolver por Ele um desejo intenso. Este desejo despertado pela meditao e pela doce lembrana dEle no nosso corao, com excluso de todas as outras coisas.

255. O Verbo est acima da faculdade pensante e s


escutado quando nos elevamos acima das sobrancelhas. A compreenso do Verbo s vem por revelao directa alma.

252. S as figuras provenientes do quinto plano resistem


repetio dos nomes sagrados e permanecem na tua frente. Destas podes receber benefcio. A alma passa por muitos lugares e v muitas coisas que afloram aqui e acol. Mas no devemos perder o nosso tempo com tais coisas, pois isso retarda o nosso progresso espiritual. Se fores regular no tempo que dedicas s meditaes, vais progredir e seguramente encontrar o Mestre interiormente, frente a frente.

256. Devemos ser fieis s instrues do Mestre. O discpulo tem de fazer a sua parte; o Mestre faz a Sua. Compete ao discpulo sentar-se em meditao num ambiente favorvel, na doce lembrana do Mestre. O discpulo no deve pressupor coisa nenhuma nem visualizar resultados, pois estes seguir-se-o por si mesmos. A nossa atitude deve ser de passividade, pois o Providente um s e o nico, o Mestre o melhor juiz da oportunidade, da medida e do modo como cada passo no Caminho deve ser efectuado. 257. Se, ao acordar, nos lembramos de ver alguma coisa durante o sono, isso chama-se sonho. Se, todavia, tens conscincia de todo o tempo em que vais passando pelos vrios estados a que te referes, isso no um sonho, mas algo que experimentas conscientemente o que se chama uma viso. Todos estes diversos estados so tratados detidamente em A Coroa da Vida, cuja leitura te dar uma explanao completa. 258. Todo o corpo fsico est preparado para sofrer mudanas e susceptvel de ser influenciado pela alimentao, condies climticas, estaes do ano, idade, etc. As leis da natureza afectam toda a gente em certa medida, de acordo com o conhecimento que possumos delas e o cuidado ou negligncia com que as seguimos. Um discpulo devotado, com uma vida simples e sensata e plena confiana no poder do Mestre, no tem de se preocupar com situaes krmicas, mesmo que na altura lhe paream intolerveis. Uma devoo amorosa pelo Mestre sempre tem suavizado as situaes mais difceis de suportar. A meditao o mais importante e no deve ser negligenciada.

253. Enquanto executas qualquer trabalho manual ou


mecnico (ou em momentos de cio), podes continuar a repetir os cinco nomes sagrados. Sentir-te-s penetrado de novas energias, sentirs que Algum est a trabalhar contigo, colaborando no teu esforo. Durante o dia, todos os intervalos que tenhas, mesmo curtos, podem ser aproveitados para meditar, o que te dar frescura e energia renovada para trabalhar.

254. No que diz respeito viso interior, quando te elevas


acima da conscincia do corpo fsico, podes ter vises nos planos astrais. No te entretenhas a olh-las, antes repete os cinco nomes sagrados. Poders ver, inclusivamente, lees e serpentes. No so formas do Mestre do Amor. A serpente representa a mente, pelo que no deves prestar-lhe ateno; e ela no te prejudicar. Por vezes, tambm, as cinco paixes clera, cobia, apego, egosmo e desejo possessivo deixam-nos sob a forma de um leo ou de crianas. Mas estas coisas no retardam o progresso de uma alma que se empenha na repetio dos cinco nomes.

62

PROLAS ESPIRITUAIS

No guardes para amanh o que podes fazer hoje. A mente tambm, por natureza, avessa obedincia, e no se lhe devem dar largas que permitam infringir o nosso programa dirio.

259. No h que confiar nos sonhos. Podem efectivamente


ter-se vises de reencarnaes passadas.

de conhecer o Caminho. O contacto interior e consciente com o poder de Deus a panaceia para todas as molstias. Se descansares nEle em tudo, muitas coisas te sero facilitadas. Somos todos humanos, e onde falham os nossos esforos que a nossa entrega resulta. Por favor, entrega tudo ao poder de Deus que trabalha superiormente.

260. Tens sido regular nas tuas meditaes e ests a


conseguir experincias interiores da Luz e Som de Deus, o que uma realizao assinalvel. Folgo saber que o tempo que passas em meditao a parte mais feliz dos teus dias. Mas procura evitar cair no sono durante a meditao. Se te sentires fatigado, descansa um pouco antes de iniciar a meditao. que as correntes sensoriais, durante o sono, depois de chegarem sua sede natural atrs e entre os olhos, deslizam para o centro da garganta e o centro do umbigo, respectivamente num estado de sonho e de sono sem sonhos. Deste modo, a alma, em vez de subir a partir do seu centro, que atrs e entre as sobrancelhas, desce para os centros inferiores do corpo. por esta razo que se pe em destaque a necessidade de evitar o sono durante a meditao.

264. A ddiva de Naam a maior das ddivas que uma pessoa recebe e s atravs da divina graa. Conhecem-se muitos casos de assassinos e ladres que foram postos no Caminho. Aqueles que entram na esfera de influncia dos Mestres competentes, que so amor e compaixo personificados, so beneficiados para alm dos limites da compreenso. 265. Alcanars o verdadeiro conhecimento se transcenderes o conhecimento sensorial. Entra no silncio interior, e este silncio tornar-se- vocal. Com a nostalgia nos olhos, entra no interior eis a mensagem fulcral de todos os Mestres autnticos. Na tua prpria casa, v-Lo-s. Por isso te exorto a dirigir o olhar nostlgico para o teu corao, com o silncio no corao, com o silncio na tua alma, e sem qualquer pensamento deste mundo ou do seguinte. A graa de Deus h-de descer sobre ti, e o teu olhar h-de captar um vislumbre, e Ele revelar-se-te-, e v-Lo-s dentro de ti mesmo. 266. Quanto sensao crescente de dormncia pelo corpo, no h nada a recear. Temos de retirar-nos do corpo este o primeiro passo no trajecto para Deus. No prestes a mnima ateno ao processo de retirada, que se processa automaticamente; no precisas de estar atento a parte nenhuma do corpo. Deste modo no sentirs qualquer receio de deixar o corpo. Trata-se do processo de morrer em vida, que tem sido recomendado pelos santos de todos os tempos e latitudes. O

261. Nota, por favor, que, para ganhares eficincia nas meditaes, deves empreender as duas prticas separadamente, uma a seguir outra... 262. A Luz interior no vem e vai... est sempre presente
interiormente. S a vemos, porm, quando estamos sintonizados e concentrados, e deixamos de v-la assim que se verifica a mnima disperso.

263. Fico feliz por estares cada vez mais ciente da felicidade

MEDITAO

63 pensamento do iniciado muda gradualmente. A respirao nunca deve estar envolvida com o simran, j que isso provoca calor e outras complicaes que dificultam a retirada das correntes sensoriais para o foco do olho.

poder superior do Mestre inteiramente responsvel por ti, e tens simplesmente de deslizar para o lado de l sob as Suas asas protectoras.

267. Aquietar a mente durante esses momentos preciosos de


santa meditao na verdade uma vitria magnfica sobre a mente; na verdade um feito magnfico, com a graa dEle, e tens a felicidade de testemunhar a sagrada Verdade.

272. O simran torna o homem introspectivo e concentrado. Seguem-se inevitavelmente poderes extraordinrios, como resultado da concentrao da mente nos planos interiores. 273. A espiritualidade uma experincia interior, e o seu
alfabeto comea onde toda a filosofia e prticas de yoga acabam. uma experincia da alma. A primeira lio prtica comea quando se verifica a retirada completa do corpo fsico pela graa de um verdadeiro Mestre. Ningum consegue separar-se a si mesmo do corpo fsico sem o auxlio de um Mestre. Os Mestres vm para distribuir este tesouro de bnos espirituais aos que demandam a espiritualidade. um tesouro que no pode ser comprado nem ensinado: apanhado por contgio com pessoas espiritualizadas.

268. Ningum est mais prximo de ti que o teu Mestre. No


h necessidade nenhuma de correr para as montanhas, embora um ambiente sossegado favorea uma meditao serena. Temos de aprender a inverter o sentido da nossa ateno. Por favor no desanimes, nem por um s momento. Simplesmente faz o que te compete, e o necessrio auxlio interior no deixar de vir.

269. No interesse superior da tua evoluo espiritual, o tempo


de meditao deve ser aumentado gradualmente at chegar s duas horas por dia. Os momentos preciosos da vida terrena passados em meditao so os mais frutuosos e contam muito especialmente para o teu progresso espiritual.

274. Gostei de saber que te tens dedicado amorosamente s


tuas santas meditaes, o que revela uma melhoria considervel. As revelaes interiores so sinais seguros da graa constante do Mestre... A presena em ti da sagrada Corrente do Som um factor auspicioso que mostra a permanncia da Sua amorosa proteco. A melhor maneira de eliminar essa tenso crescente nos nervos a relaxao suave no foco do olho... A respirao lenta e suave nas meditaes profundas no tem nada de preocupante, pois mostra apenas que conseguiste inverter-te interiormente para o Alm. Quando as correntes sensoriais se retiram para o foco do olho, todo o corpo abaixo fica dormente, permitindo s energias prnicas trabalhar suave e harmoniosamente

270. A solido tranquila de um lugar pode ajudar nas


meditaes. Servir o Mestre ou a Sua misso um dos factores potenciais que ajudam a purificar o recipiente do discpulo e facilitam a retirada para o interior. A retirada para o interior a parte mais importante dos ensinamentos sagrados, e s pode ser realizada pela graa do Mestre, sendo por sua vez favorecida por uma vida de amor, servio e meditao. Todos estes factores esto correlacionados.

271. medida que a meditao vai melhorando, a forma de

64

PROLAS ESPIRITUAIS

e dando lugar a um afrouxamento automtico do ritmo respiratrio. Nada h a recear, nem devers prestar a mnima ateno ao processo... Uma entrega completa Vontade dEle o modo mais seguro de se levar a cabo a inverso interior e a jornada para os reinos de pura bem-aventurana e perfeita harmonia.

275. A Luz da vida est em ti. Na verdade, vives dessa


mesma Luz, quer te apercebas disso, quer no. Todos os iniciados tiveram uma experincia dessa Luz sagrada. Agora, trata-se de viver em contacto constante com ela. incriada e sem sombra, eternamente a mesma e incomparvel. Toda a criao veio existncia por essa mesma Luz, que brilha em todos os coraes. Todos os homens so divinos por natureza, e a religio a expresso da divindade j existente no homem. Uma vez que descubras esta Luz e aprendas a viver por ela, toda a tua existncia se altera. O amor h-de permear todo o teu ser, brotando dos prprios poros do teu corpo e transmutando toda a escria em ouro genuno. Tens de saber que o amor , simultaneamente, o processo e o propsito da vida. Amor, Luz e Vida so apenas facetas diferentes de uma divindade nica. Esfora-te por te converteres num canal da divindade, e a divindade fluir atravs de ti. No se trata de um impossvel, mas sim do verdadeiro apogeu de todo o humano esforo. Neste mundo de matria, temos necessariamente de lidar com matria. Temos de tirar o mximo proveito do vesturio terreno e do mundo material que nos foi dado, que serve um propsito sublime no divino plano de evoluo. A matria a escada por meio da qual o esprito tem de se elevar acima da conscincia do corpo e penetrar no reino do Alm o reino da Espiritualidade, seu habitat natural. Aprende a tirar partido dos meios que te foram dados, e o sucesso garantido, to certo como dois e dois serem quatro.

Mestre ou a discpulos mais avanados, afecta-nos negativamente e retarda o progresso interior. Um homem rico gostar de controlar a sua riqueza ganha com esforo, a fim de no ser notado por outros, que podem ficar com inveja dele. Da mesma maneira, os tesouros espirituais alcanados pelo devoto precisam de cuidados e vigilncia especiais para ficarem ocultos e a salvo dos outros tal como um rebento est sujeito a ser devorado por uma cabra que passa, mas depois de crescer e se tornar uma rvore frondosa, nem um elefante consegue arranc-lo. Tambm os pensamentos adversos de outros afectam o discpulo. Alm disso, se eles ficarem ciumentos, no sers capaz de lhes dar orientao adequada. As leis do plano fsico requerem que cada um se comporte com sobriedade e no alardeie as suas extraordinrias qualidades, que esto relacionadas com planos superiores. Assim, pede-se ao devoto disciplinado que cultive a tolerncia e a humildade. De resto, hs-de reparar que uma pessoa que descreva as suas experincias pessoais se entusiasma facilmente, convidando assim o ego a inchar... e com ele o orgulho.

277. Cultiva um estado de perptua submisso Vontade dEle. Ajudar-te- na meditao. 278. O melhor presente que o discpulo pode oferecer ao Mestre a meditao regular. Folgo em saber-te perfeitamente desperto para as tuas obrigaes espirituais. Um aspirante espiritual plenamente desenvolvido um exemplo para outros... Felizes os poucos escolhidos que so abenoados com o privilgio raro de instilar f e justa compreenso nos irmos menos afortunados, com o propsito de os levar iluminao espiritual. 279. A energia-esprito a que chamamos Verbo, Naam ou
Deus-em aco, responsvel por tudo aquilo que , e os universos fsicos que conhecemos no so os nicos que ela criou. Ela trouxe

276. Divulgar as experincias interiores, a no ser ao prprio

MEDITAO

65 tempo de correr a cortina. A essa hora, 8 ou 9 ou 10 horas da noite, tens de esquecer completamente o trabalho, considerando que o entregaste aos cuidados de Outrem mais competente e poderoso. E depois descansa, mas descansa completamente. E o tempo que arranjares, muito ou pouco, aproveita-o de uma forma cuidadosa e sem interrupes nas prticas espirituais, com toda a f e amor, e com tanto empenho como no teu trabalho profissional. Pe as expectativas de parte. Deixa que o poder do Mestre, que est constantemente contigo, trabalhando acima da tua cabea, te abenoe e conceda o que considerar melhor. Faz a tua parte com gosto e deixa os resultados com o Mestre acima de ti. No tem nada de mal que a Luz e o Som venham ao mesmo tempo. Mas nas tuas meditaes, se estiveres a meditar na Luz no deves dar ateno ao Som, e se estiveres a escutar o Som no deves atender a mais nada. que se deres ateno a ambos, a ateno ficar dividida. O poder do Mestre trabalha constantemente acima da tua cabea, vigiando e protegendo-te em todos os campos. tudo obra e graa do meu Mestre, Baba Sawan Singh Ji. No admira que sintas a vigilncia e proteco dos seus olhos amorosos. Tens apenas de ser receptivo, para atrair cada vez mais o amor e a graa do Mestre. Por favor, consagra-te amorosamente ao satsang e dispensa aos outros o teu amor, para que despertem em ti reaces e impulsos amorosos que te vo ajudar nas meditaes. Tenta evitar a convivncia com pessoas de hbitos mundanos, pois a sua companhia afecta a tua evoluo, e esfora-te por atingir o teu objectivo. Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos. Deves viver de acordo com os ensinamentos do Mestre. Isso darte- humildade, amor e entrega. Todas as outras coisas viro a seguir, e o ego acabar por se desvanecer, pouco a pouco.

existncia mirades de regies e de criaes acima do mundo fsico. O todo , na verdade, uma configurao grandiosa, ilimitvel, incomensurvel, em que o Polo Positivo (Sach Khand) formado pelo plano do puro esprito, ao passo que o Polo Negativo (Pind) formado de matria fsica grosseira, com a qual estamos familiarizados neste mundo. Entre um e outro existem inumerveis regies, que aqueles que tm viajado de um extremo ao outro dividem muitas vezes em trs planos distintos, de acordo com o respectivo equilbrio peculiar entre energia positiva-espiritual e negativa-material.

280. Afirmei-te na minha ltima carta que a repetio dos


cinco nomes constitui uma proteco poderosa e segura contra qualquer fora ou entidade profana que se aproxime de ti. Tens apenas de consagrar regularmente algum tempo s prticas espirituais, com f e amor. Sempre que estiveres desocupado, tenta recordar os cinco nomes ou pensar amorosamente no Mestre. O Poder Supremo o companheiro solcito de todos os momentos, quer tenhas conscincia disso ou no. Assim, deves levar a vida despreocupadamente e simplesmente progredir no Caminho dia aps dia. Faz o teu melhor e deixa o resto com o poder do Mestre que trabalha superiormente. Pe para trs das costas toda a preocupao e ansiedade. tempo de ser feliz e alegre!

281. Queixas-te de que, durante a meditao, os pensamentos


mundanos continuam a invadir a tua mente. Isso assim porque parece no teres desenvolvido um hbito adequado de praticar a meditao correctamente. Verifico que tens certas dvidas por pagar e que tens de cumprir os teus deveres como marido e como pai, o que te exige um trabalho profissional aturado. Deves faz-lo com todo o empenho: trabalhar uma forma de culto. Porm, ao fim de um dia de trabalho duro,

282. A repetio dos cinco nomes no deve ser feita

66

PROLAS ESPIRITUAIS

continuamente, mas a intervalos e sem pensar no significado das palavras. A carga dos nomes ajuda.

283. O desenvolvimento mais elevado vem no devido tempo. Temos de prosseguir firmemente com as prticas espirituais, j que todo o auxlio vivel vem sem ser pedido. 284. No permitas que a tua mente fique desocupada.
Quando estiveres a trabalhar, absorve-te inteiramente no teu trabalho, pois o trabalho um culto. Mesmo em momentos de cio, a mente no deve permanecer desocupada, j que uma mente desocupada morada do demo. Deves mant-la ocupada, quer repetindo os nomes sagrados, quer pensando ternamente no Mestre, quer escutando a Corrente do Som quando ela se torna audvel, em certas horas do dia, sem tapar os ouvidos salvo se preferires estudar um bom livro.

285. O Verbo fez-se carne e habita entre ns, cheio de graa


e verdade. Claro que todos os Mestres foram o Verbo personificado, cada um na sua prpria poca. Quando nos interiorizamos, podem aparecer tambm as formas de outros Santos. Respeitamos todos Eles. Mas lembra-te que o nosso prprio Mestre que se encarrega de velar pelos Seus iniciados ao longo da vida e da morte e mesmo depois.

CAPTULO XIV

do plano fsico, e nos planos superiores de acordo com as regras respectivas. 4. Deve normalmente evitar manifestaes pomposas e recusar a publicidade falsa que faz dum montculo de areia uma montanha.

Necessidade e Funes do Mestre

287. Sentei-me aos ps do meu Mestre durante mais de 24


anos e assimilei a verdade do Caminho para Deus com a sua graa e favor. Foi s por graa Sua que Ele me concedeu estas funes pouco antes de deixar o corpo. Por favor Seu, todos aqueles que vm em busca da Verdade tm tido uma experincia de primeira mo logo no princpio, ficando deste modo convencidos e no precisando de mais provas. Estamos todos no Caminho, embora alguns haja menos preparados do que outros, devido respectiva evoluo krmica em vidas passadas. Aqueles que se sentaram aos ps do Mestre Baba Sawan Singh Ji no tm que se preocupar. Tm um Mestre competente a trabalhar superiormente. Temos de continuar a nossa devoo por Ele e de nos voltarmos para dentro para O encontrar. O caminho de interiorizao foi-nos dado. Somos filhos indignos do Mestre, mas a Sua graa opera em toda a plenitude.

286. Nestes tempos em que h uma multiplicidade de mestres


e instrutores e difcil ao homem comum distinguir entre o certo e o errado, parece conveniente fornecer algumas pistas de carcter genrico para facilitar as opes. Conhecer e julgar um Mestre perfeito difcil. Se uma pessoa perscruta o seu interior e v por si mesma a grandeza e a graa do Mestre e do seu trabalho em prol da humanidade, poder at certo ponto compreend-Lo, o que lhe dar uma convico directa. Mas enquanto no se chega a esse ponto, podemos valer-nos dos critrios dados pelos Mestres anteriores, tal como sucintamente se referem nas linhas seguintes: 1. No que respeita s Suas necessidades pessoais, o Mestre no deve depender da caridade ou dos donativos dos discpulos, mas sim grangear honestamente o Seu prprio sustento. 2. Tem de ser competente, com capacidade para abrir a viso interior e conceder alguma experincia, logo na iniciao, da Luz e Som de Deus interiores, experincia que ter de ser desenvolvida dia a dia sob a Sua orientao. 3. Deve comportar-se, nesta vida fsica, como uma pessoa comum, compreendendo e dando valor s dificuldades, sofrimentos e prazeres das pessoas, sugerindo remdios de acordo com as regras

288. A nossa vida fsica destinada pelo Todo-Poderoso, e


cada um de ns tem de desempenhar o papel que lhe foi distribudo. No tenho voto na matria, pois tudo depende do Poder Supremo. Sou uma marioneta nas Suas mos, uma flauta com a qual Ele tem de tocar. O meu desejo que faas o melhor uso da oportunidade de ouro que te foi dada com esta vida, adquirindo o auto-conhecimento e o conhecimento divino enquanto aqui na terra.

289. Sem um Homem-Deus, o mistrio da alma nunca chega


a ser revelado. Permanece um livro fechado.

68

PROLAS ESPIRITUAIS

A ascenso da alma s regies mais elevadas impossvel, a menos que seja conduzida a essas regies. Claro que uma pessoa pode ser capaz de retirar a corrente espiritual do corpo, por meio do simran, ou de ver ocasionalmente alguma Luz, mas no h l nada que a leve ou conduza para o alto. Muitos se mantiveram nestes estdios elementares durante tempos imemoriais, sem que algum auxlio tivesse vindo para os levar para cima. Alguns chamaram a essa situao a essncia e o fim ltimo universal, mas vagueiam ainda nos subrbios da matria grosseira e no reduto da matria subtil. aqui que se faz necessria a presena de um Ser Competente, para arrancar os devotos s tenazes da matria subtil. Esse Algum tem de ser o Homem que atravessou todos os diferentes estdios da evoluo espiritual e alcanou a Regio do Puro Esprito, o Sat Naam, muito alm do domnio da matria.

auxiliadora alcana o discpulo que est perto, como o que est longe, o que est nas areias escaldantes do deserto, como o que est no topo nevado da montanha ou na desolao da floresta.

293. Sant o Mestre pode parecer um homem vulgar, a


julgar pelas aparncias externas. , no entanto, muito mais do que isso: um Homem Perfeito, com a experincia da vida externa e interna.

294. bom que a meditao te seja agradvel e anseies por te


sentar a meditar horas seguidas. Mas evita a ansiedade. Deposita no Mestre todas as esperanas e dedica-te regularmente meditao com f, amor e uma ateno cuidada. O progresso seguir-se- dia aps dia. O Mestre trabalha acima de ti e protege-te de todos os perigos. Segue-O. Jamais te abandonar at alcanares a meta para sempre. O Mestre um com o Poder Crstico e irradia a Luz de Deus atravs da antena humana escolhida pelo Senhor. O Mestre no necessita do amor dos discpulos. Ele possui o amor de Deus e amor personificado. O verdadeiro Mestre no prende o discpulo a Si mesmo, mas sim ao Poder Crstico que actua nEle. Cristo disse: O filho conhece o Pai e o Pai conhece o filho e todos os outros a quem ele O quiser revelar. Todos os Mestres coincidem neste ponto. No h qualquer excepo e no devemos deixar-nos arrastar por opinies alheias. No te alijas com o que possa ou no acontecer num futuro prximo ou distante. A proteco que o Mestre confere aos Seus filhos sempre a mais adequada.

290. O homem precisa do homem para lhe dar o


conhecimento; assim, o Sant esse ser superior em forma de homem a quem devem dirigir-se os que anseiam por Ele. O invisvel Todo-Poderoso tem a Sua prpria lei a este respeito. Deste modo, o Sant Deus mais homem. o mensageiro de Deus, ou, se algum tiver gosto em admiti-lo, Deus-em-Pessoa ou Deus personificado. o mais sagrado Deus pessoal, investido de todos os poderes e autoridade; um Altar vivo onde o homem pode orar e buscar a resoluo dos seus problemas, desde o nascimento at morte e mesmo para alm. Ao alcance do homem, Ele o nico elo que lhe permite unir-se a Deus.

291. Cada palavra, cada olhar, cada movimento, cada gesto, a prpria aura de um Santo esto penetrados da misericrdia, o amor e a graa de Deus. O ambiente Sua volta sagrado. 292. A distncia no obstculo para o Mestre. A Sua mo

295. Um verdadeiro Sant, ou Mestre, um farol para o mundo. privilgio raro encontrar um. Mestres no se fazem num dia e no saem das universidades. Possuem a experincia de muitas vidas passadas. Todos os santos tm um passado, todos os

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

69

pecadores um futuro. Porque se fundiram em Deus, os Santos so capazes de nos ajudar a fazer o mesmo. O verdadeiro Mestre algum que bebe a gua da Vida a Verdade e a oferece aos outros. Mostra-lhes que o tesouro da Divindade est oculto no interior e revela-lhes como entrar em contacto com ele.

299. Amar, reverenciar e sentir gratido pelos nossos


semelhantes amar e louvar a Deus. Do mesmo modo, o amor pelo Mestre visvel, o nosso elo de ligao mais ntimo com Deus, na realidade amor pelo Pai Supremo. Tem como fim a espiritualidade e no idolatria. O ambiente em que se move um Mestre genuno est saturado de correntes de paz e amor, que afectam os que entram em contacto com Ele. At as cartas escritas ou simplesmente assinadas por Ele transportam uma corrente de xtase que influencia os recessos ntimos do corao. O Mestre precede Deus.

296. Os laos que ligam o Mestre ao discpulo so os mais


fortes do mundo. Nem a morte capaz de quebr-los, pois so tecidos pela vontade omnipotente de Deus. O Mestre permanece com o discpulo onde quer que este se encontre. Morte e distncia so inexistentes na relao entre Mestre e discpulo.

297. Notei com agrado que comeaste a aperceber-te do carcter transitrio das coisas terrenas. E que temos de fazer o melhor uso desta vida terrena para nos prepararmos para a vida que vem a seguir e para sempre. esta a meta que temos diante de ns. E se porfiarmos no sentido ascensional, com uma orientao adequada, a nossa vida terrena prosseguir em paz, tal como a vida que se segue. O Mestre est sempre contigo, mas Ele no o corpo Ele tem um corpo. O corpo a antena em que Ele trabalha para guiar aqueles que se agarram ao corpo fsico e que precisam de transcender esse corpo. Ests sempre comigo. A distncia no faz diferena nenhuma, pois o meu amor flui para ti incessantemente. 298. Na altura da iniciao, o Mestre alivia a carga presente para proporcionar ao iniciando alguma experincia; e aconselha-o a levar uma vida moralmente equilibrada da para o futuro. Tudo depende dos antecedentes, da sinceridade, do empenho, amor e devoo com que a pessoa se entrega s prticas espirituais.

300. O Mestre fala sempre com uma autoridade que nasce da convico, pois Ele possui um conhecimento directo de todas as coisas, conhecimento que Lhe vem da comunho directa com a Fonte Universal ou Causa Primordial. 301. Todos os iniciados tm de ser postos no Caminho, mas ho-de atingir um dia a Verdadeira Morada em Sach Khand. Os que trabalham esforadamente e vivem de acordo com os mandamentos do Mestre ho-de progredir rapidamente, ao passo que outros levaro mais tempo a atingir a meta. Qualquer um que, depois de progredir um pouco, considere que j se tornou um mestre, mais no faz que prejudicar os seus prprios interesses. o ego em aco... e claro que deve ser evitado. 302. Deus o mais subtil do que h de subtil, e a menos que
nos elevemos at esse nvel, no podemos ver a Realidade frente a frente.

303. A convico plena s vem quando se tem experincia interior. O testemunho alheio s pode induzir os outros a empreender o Caminho, mas a experincia directa convincente, por mais pequena que seja.

70

PROLAS ESPIRITUAIS

homem e como Deus.

304. O Mestre estende o seu desvelo e proteco a todos aqueles que so queridos e prximos do discpulo, cuidando dos seus melhores interesses. 305. O gracioso Poder Supremo o teu mais prximo e
constante companheiro, e a tua gratido sempre reconhecida por Ele. Deus movimenta-se, assim, com a aparncia de um homem comum. Como homem, externamente, ningum consegue reconhec-Lo, excepto algum que contacte com o Santo Mestre interiormente. Externamente, quem tomar um Santo Mestre como um homem comum no deriva dEle qualquer benefcio. Se O aceitar como um super-homem, o benefcio muito maior. E se O tomar como o Ser Supremo, o benefcio torna-se uma bno verdadeiramente grande. Quando contacta com Ele interiormente, recebe tudo quanto h para receber.

308. O instinto amoroso no pode entrar em jogo enquanto


no se v o bem-amado. Enquanto no virmos Deus ou a Sua glria, no podemos ter f na Sua existncia, e sem isso toda a orao vazia. Podemos orar com igual eficcia ao Mestre, que uno com Deus e igualmente competente para satisfazer os nossos anseios.

309. Na altura da iniciao, o Mestre encarrega-se do karma


dos discpulos, que ficam responsveis perante Ele e no mais perante o Senhor do Karma. Deixa-lhes apenas uma pequena quantidade de karma para o resto da vida, mas mesmo esta suavizada por Sua graa.

310. A Corrente Audvel da Vida o escudo do iniciado, e


at o Anjo da Morte teme a sua presena e no atinge o iniciado quando este discpulo devotado do Mestre vivo.

306. No correcto pensar que os Mestres do passado ho-de voltar pessoalmente para trazer auxlio humanidade. Como sabes, o Poder Crstico o mesmo mas trabalha em diferentes antenas. Quando o Poder Crstico trabalha atravs de uma antena humana, Esta torna-se um meio de auxlio para aqueles que dEla se abeiram com amor e devoo. Os iniciados tm a felicidade de estar no Caminho; e se perseverarem nas suas prticas espirituais, ho-de ser abenoados. O fruto de uma rvore sempre precedido pela flor, que eventualmente dar o fruto. Mas o factor tempo necessrio. 307. Quando, por um golpe de fortuna incalculvel,
encontrares um Homem-Deus, apega-te a Ele tenazmente, com toda a tua alma e toda a tua mente, pois por intermdio dEle que poders realizar o propsito da tua vida: a tua realizao como

311. O nico remdio para todas as doenas a prtica do


Som sagrado, com o auxlio espiritual e a orientao do Mestre. O Mestre no uma simples pessoa. o poder que nos guia e ajuda em todas as situaes e todas as regies, ao longo de toda a nossa jornada espiritual. Enquanto estamos no corpo fsico, instruinos na Sua forma fsica. Quando penetramos interiormente no plano astral, Ele assume a Sua forma astral, e assim sucessivamente em todas as regies at Sach Khand.

312. Tens razo quando dizes que no consegues escalar a montanha sem a fora do Mestre. S por si, o devoto no consegue nada, e muito menos transcender a conscincia do corpo. Ao iniciar um discpulo, o Mestre manifesta-lhe o Seu poder

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

71 O Homem-Deus recebe os iniciados na altura da morte, quando todos os outros falham. sempre benfico seguir as recomendaes do Mestre e submetermo-nos Sua vontade. Esta submisso invoca a Sua misericrdia, e aqueles que repousam nEle so compensados abundantemente.

interiormente, e assim fica com ele para sempre e o ajuda a elevar-se para o Alm. Ao discpulo compete apenas sentar-se tranquilamente e, desligando-se da conscincia do corpo e de todo o envolvimento externo, voltar-se para Ele.

313. Os Mestres formam uma Fraternidade Divina em Deus. So as gemas da humanidade, tendo completado a evoluo e subido para Deus. Realizaram a unidade perfeita com o Divino e transborda dEles a Palavra sagrada da Vida. O desenvolvimento da vida espiritual acelerado pelo auxlio do Mestre. Este auxlio tem um valor incomensurvel, pois potencia as possibilidades da alma. Desperta em ns a vida espiritual e encaminha-nos para o objectivo mais alto. Este impulso estimulante no pode ser derivado da leitura dos livros sagrados. Tal como a Luz vem da Luz, tambm a Vida provm da Vida. A alma tem de receber impulsos vitais de uma Alma-Mestra. O conhecimento livresco e o desenvolvimento intelectual no chegam para despertar a espiritualidade. Sem dvida que a aprendizagem livresca alimenta o intelecto, mas o esprito no recebe alimento. por esta razo que todos ns somos capazes de falar fluentemente de assuntos espirituais mas no damos provas disso na vida que levamos. 314. S pelo impulso vital de uma Alma-Mestra que uma
alma pode ser estimulada para a vida. Podes chamar a um ser assim o nome que quiseres, mas esse homem necessrio. Todas as religies deram testemunho da necessidade dessa existncia.

316. S por intermdio do Mestre vivo possvel


contactarmos Deus interiormente.

317. H processos que permitem a certos yogis voar para


qualquer lugar que lhes apetea. Os Santos no adoptam estes mtodos: Eles so o Verbo personificado.

315. O Homem-Deus o nico verdadeiro amigo. Todas as


ligaes mundanas so cortadas no momento da morte, e inevitvel a separao dos amigos, parentes, mulher e filhos. Quem resta para te acompanhar ao outro mundo? O Verbo, personificado no Homem-Deus.

318. Quando se fala em Gurus e em Mestres, deve ter-se em vista que aquilo que parece semelhante no necessariamente o mesmo. Os mestres abundam, e entre os pregadores ou instrutores que gozam de maior reputao ou de quem mais se fala, verifica-se que a maioria no fala por experincia prpria, embora sejam capazes de expor a teoria de mil maneiras diferentes e com as palavras mais doces. O nico critrio de apreciao o nosso prprio acesso aos planos espirituais, onde cada um pode julgar por si mesmo e encontrar todos os Mestres passados e presentes, quer nos planos mais elevados, quer nos mais baixos. Se uma pessoa, com experincia dos planos inferiores, se julga e proclama habitar na Morada Eterna, se apregoa ser um com Ele e igual queles que alcanaram a meta ltima, e comea a ensinar em conformidade, tendo ainda, afinal, tanto que conhecer e aprender, como que haverias de aceit-la? O pior de tudo que as pessoas leigas se deixam facilmente iludir pela aparncia e a pose desses pretensos instrutores, que so extremamente hbeis na imagem que do de si mesmos e falam de temas espirituais de que no possuem mais que um conhecimento em segunda mo, baseado em livros ou no ouvir dizer. At uma

72

PROLAS ESPIRITUAIS

disposio amorosa pode ser em grande parte imitada. Eis porque o mundo est cheio de mestres. Cristo advertiu: Guardai-vos dos falsos profetas, que vm na forma de cordeiros mas interiormente so lobos vorazes. Aqueles que contactam e falam com o Mestre interiormente vem tudo luz da verdade; no entram em discusses estreis e mantm-se silenciosos.

324. No h servio mais nobre que ajudar as almas a


encontrar o caminho para a sua verdadeira Morada.

325. Tudo sagrado onde a devoo se ajoelha. A proteco


graciosa do Poder Supremo converte as terras ridas em campos verdejantes com as guas do amor.

319. Quanto mais progredimos interiormente, mais


conscientes nos tornamos da futilidade e do vazio da vida exterior.

320. O Mestre inflama este grande amor logo no dia da iniciao, concedendo a ddiva do santo Naam sob a forma da Luz e Som celestiais. A extenso desta ddiva depende muito da capacidade receptiva de cada um. Este fogo amoroso vai aumentando de intensidade e volume, e confere beatitude, calma e serenidade. 321. Os olhos so as janelas da alma. Vocs tm a felicidade de poder testemunhar a sagrada Verdade quando compreendem a profundidade sublime da beatitude espiritual nos olhos do Mestre. A compaixo divina um oceano sem limites: quando estimulada com a graa de um Mestre, ultrapassa todas as fronteiras da compreenso humana. 322. A mo protectora do Mestre est constantemente sobre
ti e sabe o que melhor te convm. Confia nEle: manda embora a tristeza e o desnimo e segue em frente com determinao.

326. O Som uma manifestao do prprio Mestre e uma indicao da Sua ateno e graa constantes. Como nosso Companheiro de todos os momentos, jamais ignora os anseios que brotam nos coraes dos iniciados. 327. Fiquei contente por saber que foste capaz de esclarecer as dvidas acerca do verdadeiro Mestre. A experincia interior directa da Luz e da Voz de Deus um enorme e raro privilgio, e constitui o melhor critrio para se distinguir o verdadeiro dos pretensos Mestres. Cada iniciado deve esforar-se por desenvolver a sua experincia dia aps dia, o que lhe reforar a convico de ter sido posto no caminho certo; at que a certa altura lhe ser dado encarar de frente a realidade viva da Forma Radiante do Mestre. Aqueles que voltam os seus rostos para Ele recebem, mais tarde ou mais cedo, provas incontornveis da Sua competncia. 328. As referncias elucidativas sobre a proteco graciosa do poder do Mestre tm sido recebidas de vrios outros centros, quando os que assistem aos satsangs no s sentem a presena fsica do Mestre, mas por vezes chegam a ver a Sua Forma Radiante caminhando entre eles. Trata-se de gestos da Sua divina graa, destinados a reassegurar os Seus filhos da Sua presena protectora. 329. O amor do Mestre pelos Seus filhos incomensurvel.

323. Como diz Amar Das, ningum capaz de conhecer a


Deus sem ser pela mo de um Mestre.

NECESSIDADE

FUNES

DO

MESTRE

73

Muitas vezes, os filhos aparecem cobertos de lama, mas Ele no os afasta nem lhes vira as costas: primeiro limpa-os da porcaria, depois cinge-os no calor do Seu peito. Deste modo, no h razo para teres qualquer espcie de receios ou apreenses. Segue em frente, persevera no teu caminho e faz a tua parte com f, amor e sinceridade. Recebers toda a proteco e auxlio necessrios se voltares o rosto para Ele.

330. Um Mestre um Mestre. Tem um corpo idntico ao de


qualquer pessoa, mas , indubitavelmente, um homem superior, capaz de te guiar e ajudar no Caminho. A mesma questo foi posta a Jesus por Filipe: Senhor, mostranos o Pai, e isso nos basta. Respondeu Jesus: Estou h tanto tempo convosco e no me tendes conhecido, Filipe? Quem me v a mim v o Pai; e como dizes tu mostra-nos o Pai? No crs tu que eu estou no Pai e que o Pai est em mim?... Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim... Eu e meu Pai somos um. Quem me v a mim v o Pai. As palavras que vos digo, no as digo de mim mesmo, mas o Pai quem faz as obras.

332. Se, num ambiente quente e abafado, nos aproximarmos dum enorme bloco de gelo, sentir-nos-emos refrescados. Ou, se entrarmos numa loja de perfumes, absorveremos o perfume... Da mesma maneira, as pessoas que entram em contacto com o Mestre sentem paz de esprito e uma espcie de beatitude e um impulso amoroso de comunho divina. O Mestre uma espcie de osis num deserto. Orar a Ele ou no orar, -Lhe indiferente; Ele traz do Senhor uma misso a cumprir, e cumpre-a com todo o amor. 333. Por favor, no fiques alarmado com as chamadas
profecias, j que raramente se realizam. Aqueles que sabem no falam, e aqueles que falam no sabem um adgio bem conhecido. O benigno poder do Mestre, que trabalha acima das cabeas dos Seus amados filhos, suficientemente forte para lhes dispensar todo o auxlio, graa e proteco possveis, em todas as circunstncias. Tudo quanto necessitam praticar devotadamente as suas meditaes, que lhes permitiro manter a paz e a serenidade.

331. Por tudo quanto conhecemos da histria humana, jamais


algum alcanou o mais alto grau de conscincia de si mesmo sem o auxlio de um Mestre. uma lei fundamental que ningum capaz de penetrar o vu interior sem a orientao e ajuda activa de uma Alma-Mestra. Se algum pretender que capaz de o fazer por si mesmo, pois que tente, e veremos se consegue. Ainda que a pessoa, como resultado de certas aces de vidas passadas, consiga alguma experincia prpria, precisar sempre de Algum que a guie para avanar no Caminho. Todos aqueles que foram postos no Caminho devem, por conseguinte, prosseguir amorosa e devotadamente com as suas meditaes, a fim de poderem progredir espiritualmente, de dia para dia, e desfrutarem a doce beatitude interior.

334. A linguagem do amor silenciosa. As palavras no exprimem seno inadequadamente aquilo que sentimos no corao. Tudo quanto as palavras exprimem no passa de uma pobre caricatura. 335. Cada um de ns devia esforar-se por agradar ao Mestre, a cujos ps trabalhamos. A minha ida no ser prxima; mas no fiques triste, pois ests sempre no meu pensamento. O poder do Mestre jamais te deixar at ao fim do mundo. O fogo da separao, que arde no corao, no apagado pelas lgrimas que vertemos. Tal como as flores, numa rvore, precedem os frutos, tambm o anseio e a angstia no corao precedem a

74

PROLAS ESPIRITUAIS

chegada do Mestre interior. Cada lgrima que verteres na doce lembrana do Mestre mais um passo que te aproxima dEle. Se O conservares no pensamento, naturalmente estars tambm no pensamento dEle. O amor do Mestre pelos filhos nunca se desvanece. Um Pai amoroso fica sempre feliz ao ver os filhos voltarem-se para Ele e desfrutarem a Sua graa.

336. No raro um discpulo falecer de uma maneira to tranquila. Houve um discpulo que deu claramente a entender famlia que no dia seguinte iria para casa. A famlia no entendeu, mas quando lhe bateram porta do quarto para lhe levar o pequenoalmoo, verificaram que ele j tinha partido, de rosto sorridente. Os mdicos constataram que ele falecera umas horas antes sem qualquer espcie de dificuldade. assim a proteco graciosa que o poder do Mestre concede aos Seus amados filhos, para que deixem este mundo fsico plenamente satisfeitos e beneficiem de toda a proteco no Alm. 337. Folgo saber que a tua alma fica em paz quando meditas e que vs sempre o rosto luminoso e sorridente do Mestre. Por favor, tenta dedicar mais tempo s prticas espirituais, e quando vires a forma do Mestre interiormente, absorve nEla toda a tua ateno, de tal modo que te esqueas completamente de ti mesmo. Isso desenvolver a tua receptividade, e o Mestre falar contigo tal como quando O encontras pessoalmente. 338. Jamais um perfeito Santo faltou aos Seus discpulos. Compenetra-te de que tambm este no te faltar. Reflecte bem neste privilgio raro: foi-te concedida uma bno divina. O Mestre no o corpo: o Poder que funciona atravs do corpo; o Poder que utiliza o Seu corpo para ensinar e guiar o homem.

graciosa do Mestre.

CAPTULO XV

Karma: a Lei da Aco e Reaco

342. Sim, a filosofia do karma tem um lugar especfico na Cincia da Alma. Mas no deve induzir morbidez nem criar um senso de frustrao entre iniciados e no iniciados. O homem o factor do seu prprio destino. Embora no possa modificar o passado, pode forjar o destino. 343. Altos e baixos ocorrem como resultado de reaces s
nossas prprias aces, passadas e presentes. Mas so fases passageiras, e tanto ocorrem quando se est agitado como quando se est frio e calmo. As prticas espirituais, bem como o amor e entrega ao Mestre, contribuem para atenuar a sua gravidade e durao, produzindo ainda fora de vontade para combater as dificuldades com calma e descontraco.

339. devido evoluo do karma passado que as pessoas


com temperamentos diversos se fundem nos laos sagrados do matrimnio para saldar mutuamente o seu deve e haver. O casal deve empenhar todos os esforos para conseguir uma vida pacfica e serena, respeitando os pontos de vista um do outro. Delicadeza e amor, juntamente com confiana e esprito de tolerncia, constituem um factor poderoso na resoluo de muitos problemas.

340. Ests a comear a entender que as coisas acontecem


nesta vida de acordo com um plano. Esse plano directamente resultante das reaces s nossas prprias aces. Da a insistncia na necessidade de agir com amor e delicadeza, para que a reaco posterior seja devidamente canalizada, simultaneamente com a liquidao dos pralabdh karmas (destino).

344. O dbito krmico, de natureza muito variada, tem de ser pago, e bom que o seja enquanto nesta moldura humana, para que no haja nenhuma interrupo no Caminho interior. Muitas vezes h ondas de empatia que anulam os efeitos do karma do nosso companheiro em vida. Alm disso, a natureza do amor entre marido e mulher contribui muito para auxiliar ou retardar o progresso de cada um na evoluo espiritual. Podes observ-lo na vida tua volta. 345. No que se refere aos karmas, j discutiste o assunto com
o pormenor suficiente; mas como querer saber o que que nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Quanto mais discutires o assunto, mais confuso ficars. A reaco krmica um crculo, seja bom, seja mau, do qual no h fuga possvel, excepto da forma que se indica no texto intitulado Homem, conhece-te a ti prprio! Sendo assim, sugeriria que no te preocupasses muito com isso e tentasses evoluir interiormente;

341. Em relao s tuas dificuldades fsicas, sabes que todas


as enfermidades fsicas so resultantes da reaco ao karma passado e tm de ser suportadas de boa vontade. Contudo, a sua gravidade e durao so parcialmente temperadas pelo amor e a graa do Poder Supremo. A parte restante, o mnimo que no pode ser relevado, deve ser suportada de boa vontade, com o auxlio e a proteco

76

PROLAS ESPIRITUAIS

desse modo, vers por ti mesmo como o crculo krmico funciona. O como e o porqu de todas as coisas torna-se claro como a luz do dia quando alcanamos o plano causal. No teu perodo de provao, o que deves evoluir interiormente, espiritualmente, e proceder como te recomendam, vivendo uma vida de amor e equilbrio moral, tentando ser til aos outros na medida do possvel, e dedicando-te s meditaes.

A ordem cclica da criao funciona e evolui automaticamente. A criao inferior no contrai novo karma, mas colhe o fruto do seu passado; como tal, embora ces e cavalos, por exemplo, possuam uma aparncia de raciocnio, esto sob a alada da grande lei e so feitos sofrer, de acordo com os seus mritos anteriores.

347. As circunstncias aparentemente adversas que nos


apanham como reaco do karma passado, em que esta vida fsica se baseia, servem de alavanca para impulsionar o discpulo no sentido do crescimento espiritual. E por Sua rara e divina graa que tu s abenoado com a ddiva sublime da compreenso justa quando vs tudo na sua perspectiva correcta.

346. Karma e reencarnao esto intimamente relacionados.


A questo to desconcertante que at intelectuais sem qualquer conhecimento do Alm tm tentado discuti-la no mbito da sua limitada inteligncia. Tal como o conhecimento espiritual no pode ser obtido ao nvel dos sentidos, tambm esta Lei do Karma no pode ser inteiramente compreendida enquanto se vive a vida dos sentidos, ou at se ascender ao plano causal. Est para alm do alcance da compreenso humana saber como funciona a grande lei e controlar o destino de todos os universos visveis e invisveis. O princpio fundamental tal como semeares, assim hs-de colher, e toda a aco provoca uma reaco de sentido oposto funciona em toda a parte. O nascimento humano o grau mais elevado da criao, a oportunidade dourada para a realizao do eu e sua reunio com o Senhor Supremo. Mas aqueles que foram abenoados com uma oportunidade to rara e se mantm imersos em prazeres sensoriais, procurando gozo no comer e beber definitivamente considerados desejos e paixes animais , claro que se vo degradando e hode percorrer, eventualmente, todo o gigantesco ciclo. Repara nos animais, que tm a cabea voltada para baixo, como os fez a Providncia; e no interessa se eles se sentem vocacionados para actividades inferiores. No prprio do homem, apogeu de toda a criao, apegar-se estupidamente s actividades dos impulsos inferiores. A gratificao dos sentidos o maior dos males, e arrasta consigo toda a misria e desolao.

348. O homem no o que parece ser: toda a gente tem o seu passado krmico. Como deves ter lido, o pralabdh karma fica inclume na altura da iniciao. Se fosse removido, o iniciado no teria nada para dar ou para tirar, e por conseguinte no haveria razo para permanecer neste mundo. 349. verdade que as leis da natureza so muito rgidas e toda a transgresso tem de ser paga, ainda que a sua gravidade seja, em boa parte, atenuada aos ps de um grande Mestre. Cada um tem de merecer e purificar o seu prprio recipiente antes de o encher com as bnos do Mestre. No h milagres, embora o trabalho d mais fruto na casa do Mestre. 350. A tua longa demanda da Verdade levou-te junto do Mestre vivo. devido evoluo de um karma extraordinariamente favorvel que aspiramos iluminao espiritual, e a Providncia tem os seus prprios mtodos imaculados para guiar os aspirantes sinceros ao stio certo.

KARMA: A LEI

DA

ACO

REACO

77

351. Jesus veio para despertar o povo ignorante do Seu


tempo, mas o povo no O acreditava, nem aos Seus ensinamentos de uma vida mais elevada. Jesus apiedou-se deles e assumiu no Seu corpo, mediante a Lei da Simpatia, a carga dos pecados de muitos que entraram em contacto com Ele. Ele estava acima da conscincia do corpo e permitiu que o Seu corpo fsico, perecvel como o de toda a gente, fosse pregado na cruz; e ascendeu espiritualmente aos planos mais elevados. As pessoas mundanas, que tinham o olho interior fechado, pensavam que Jesus era s o corpo, sendo Ele, afinal, corpo mais mente mais alma (ou esprito Poder Crstico), que falava por intermdio da antena escolhida do corpo fsico. O Poder Supremo, ou Poder do Mestre, nunca morre; eterno em Deus. Jesus foi o salvador do Seu tempo. Aqueles que seguiram a cincia dada por Ele foram salvos, e ainda agora a mesma Lei existe: necessrio um Mestre vivo. Penso que agora tudo ficou claro para ti.

352. incorrecto pensares que casaste com a pessoa errada,


uma vez que estritamente de acordo com o Plano Divino que as pessoas destinadas casam umas com as outras por razes krmicas.

CAPTULO XVI

domnio susceptvel de afectar adversamente a tua evoluo espiritual. Os alimentos proibidos estimulam os desejos carnais, alm de implicarem dbito krmico, o que deve ser evitado escrupulosamente.

Regime Alimentar

357. Dizes-me que gozas agora de boa sade e que o teu


mdico te aconselha a no comer carne. Mas dizes tambm que, quando te ausentas em negcios, tens de condescender com os amigos e partilhar refeies de frango. Ora gostaria de lembrar-te que comer carne e peixe constitui um impedimento srio no caminho espiritual, sem de modo algum te ajudar na tua doena ou prolongar o teu tempo de vida. Os dias esto contados um aforismo bem conhecido. Porqu, ento, criar desnecessariamente dbitos krmicos que facilmente podem ser evitados? Melhor seria que influenciasses os teus amigos em vez de ser influenciado por eles, pois possuis certos conhecimentos de que eles podem ser ignorantes. Em tais casos, portanto, s amvel com os outros e abstm-te de comer alimentos inconvenientes. O benefcio todo teu.

353. bom que observes estritamente as prescries alimentares um dos requisitos bsicos. Hs-de notar que, para conseguirmos um estado de esprito depurado, temos de nos adaptar a um regime vegetariano simples e nutritivo, que mantm o corpo fsico em boa condio. 354. Em relao ao desleixo no regime alimentar, quero dizer
a todos os que trilham o Caminho que devem seguir o vegetarianismo de uma forma rigorosa. Qualquer desleixo em matria de alimentao implica normalmente dificuldades na meditao, e tambm, desnecessariamente, uma reaco krmica. Ora, o que devemos utilizar todos os meios possveis para nos elevarmos conscincia divina plena.

355. Os alimentos devem ser cozinhados com o corao embebido na doce lembrana do Senhor. Cozinhadas desta maneira, com o pensamento absorto no Bem-Amado e as mos empenhadas no trabalho, todas as refeies se tornam uma bno para quem as partilha. 356. Deves ter presente que a alimentao vegetariana uma
necessidade de primeira ordem. Qualquer transgresso neste

358. Est correcta a tua ideia de aligeirar a refeio da noite, j que isso ajuda a meditao matinal. A maioria dos iniciados assim que procede. Swami Ji apontou at a importncia de dispensar a refeio nocturna para aqueles que desejam desfrutar a bno profunda do santo Shabd. Neste particular, poders fazer como melhor entenderes.

CAPTULO XVII

Orao

espiritual de tal ordem que todos os poderes csmicos so atrados e se combinam para configurar as coisas o melhor possvel. A verdadeira orao um processo contnuo, independente da forma, tempo e lugar, que conduz por ltimo equanimidade perfeita e extino dos desejos. este o clmax de uma orao genuna: a orao deixa de o ser propriamente e converte-se num estado de esprito, j que a pessoa comea por se elevar at conscincia csmica, e depois, gradualmente, at super-conscincia, com a Vontade Divina perfeitamente revelada. Eis a essncia e finalidade da orao.

359. A orao o sal da vida, e no fazemos nada sem ela. da natureza humana implorar a realizao dos desejos, sejam quais forem. Mas o mais frequente no sabermos o que devemos realmente pedir, como faz-lo, nem o que devemos fazer para tornar a nossa orao uma enorme fora dinmica, capaz de mover a compaixo divina. 360. Todas as religies concordam que a orao na sede da alma faz brotar os poderes latentes da divindade interior e que se alcana a beatitude espiritual por seu intermdio. um elo de ligao entre o Criador e a criao, entre Deus e o homem. um elemento de apoio nas mos do aspirante espiritual, e uma alma peregrina no a dispensa desde o princpio at ao fim da jornada, pois salva-a de muitas armadilhas e vai transformando a mente at que esta comea a reflectir a Luz da alma. 361. O segredo de uma orao bem sucedida no reside tanto nas palavras que se usam, nem no tempo que a ela dedicado, nem no esforo desenvolvido, mas sobretudo na ateno concentrada que lhe dada na sede da alma, o que a espiritualiza. A forma mais natural da orao, para que d bom fruto, o anseio da alma sem o concurso de palavras, nem orais nem mentais. Uma orao assim desencadeia e liberta um fundo de energia

362. Num sentido estrito, orao o nome que se d concentrao das faculdades externas e vagantes da mente na sua raiz. Como os raios do Sol, estas faculdades derramam-se pelo mundo, e podem igualmente ser retiradas e reunidas na respectiva fonte. A esta concentrao, ao mesmo tempo que se pede auxlio, chama-se orao. 363. Em todas as circunstncias de apuro, a orao o nosso ltimo recurso. Onde todos os esforos humanos falham, a orao tem xito. 364. Lamento que estejas doente. Isso acontece geralmente
como resultado da reaco de karma passado. A orao e a gratido conferem paz interior e harmonia para resistir aos acidentes da vida fsica, que uma fase passageira da longa jornada de regresso da alma Morada do Pai. Deves tentar adaptar-te s circunstncias o melhor que puderes.

365. A verdadeira orao um meio de concentrar as


faculdades errantes num centro o centro da alma , de reunir as correntes espirituais no ponto de repouso do corpo, atrs e entre as sobrancelhas.

369. O fluxo espontneo de lgrimas abundantes ajuda muito CAPTULO XVIII


a limpar as impurezas da mente. Felizes os olhos que derramam tais lgrimas, que deixam um rasto de harmonia e beatitude.

Mente e Alma

370. Em relao tua questo, Jesus Cristo est dentro de ti,


mas nunca podes v-Lo no exterior. Se quiseres v-Lo, deves pedir a iniciao ao mtodo de elevao espiritual. Ters de observar uma estrita abstinncia de carne... Se seguires estas instrues e te esforares bastante por chegar s altas regies interiores, l encontrars Jesus Cristo. A tua ideia de servir os outros bem-vinda. Primeiro que tudo, devemos servir-nos a ns mesmos, e a seguir os outros. Ests numa condio de cativeiro da mente e da matria. A tua alma suporta o peso de muitas coberturas, como os corpos fsico, astral e causal, a mente e a matria, etc. Enquanto estiveres preso nestes laos, que servio poders prestar aos outros? Um prisioneiro no pode libertar outro. As cinco paixes esto no interior de cada um, privando-nos da nossa riquza espiritual. O modo de nos livrarmos destes cinco ladres , primeiro, receber a iniciao, e depois, trabalhar arduamente para chegar s regies mais elevadas. Quando te libertares a ti mesmo, dars ento um precioso contributo para a libertao de outros.

366. A alma vive aprisionada desde tempos imemoriais e s pode ser libertada pela generosidade de um Mestre. No existe outro caminho. neste caminho que ests agora. Quanto mais os iniciados progridem no Caminho, menos apegados se sentem s coisas do mundo. A seu tempo, todo o apego se dissolve com a graa do Mestre. 367. O esprito ou alma levado a prender-se ao mundo objectivo exterior por causa das impresses objectivas. A menos que as faculdades externas sejam controladas e o esprito se abstraia das distraces da vida, no consegue elevar-se acima da conscincia do corpo. 368. Quando estiveres a trabalhar, absorve-te inteiramente no
teu trabalho. Mas quando no estiveres a trabalhar, no deixes que a tua mente vagueie sem destino ou permanea ociosa, pois uma mente ociosa uma oficina do demo, como costuma dizer-se. Recorre, pois, ou repetio dos cinco nomes durante todas as horas vagas do dia e da noite, mantendo tambm o pensamento ocupado com a doce lembrana do Mestre, onde quer que te encontres; ou, ento, escuta as melodias suaves da Palavra, se se tornarem audveis. Deste modo, no deixars lugar para pensamentos ociosos que te perturbem durante a meditao.

371. Medo no coisa boa. Livra-te do medo confiando as tuas preocupaes ao gracioso poder do Mestre que trabalha incessantemente acima da tua cabea. O medo baseia-se sempre em algo desconhecido. Olha esse algo de frente, e logo tudo se desvanece, pois resultado de uma frustrao criada por ti mesmo. Humildade e compaixo so virtudes nobres que oferecem completo refgio ao discpulo, ajudando a enfrentar os azares da

MENTE

ALMA

81 pela mente, e a espiritualidade est acima de todas essas experincias. Enquanto a mente domina, tenta fazer o iniciado descarrilar. Os iniciados devem recorrer repetio dos cinco nomes durante os momentos de cio e manter-se embebidos na doce lembrana do Mestre.

vida fsica. da essncia do entendimento justo contentarmo-nos com o que vier, j que, invariavelmente, vem suavizado pela divina misericrdia e visa o nosso benefcio espiritual. Os aspirantes espirituais revelam-se neste entendimento superior. A atitude corajosa com que enfrentas a situao vai seguramente abenoar-te com paz e harmonia interiores.

372. grande o ser humano, na verdade: vive na companhia


de Deus, num templo feito por Deus. O seu esprito justamente uma gota do oceano da vida divina. Entre Deus e esprito no existe outro obstculo seno o vu da mente. Se este vu parar de se agitar na brisa dos desejos, como presentemente sucede, o esprito pode beber directamente a Energia Csmica da prpria fonte.

376. A obstruo causada durante a meditao por coisas


insignificantes pode ser atribuda ao teu temperamento sensvel. O reservatrio da mente subconsciente est cheio de pensamentos mundanos, impulsos e instintos herdados de vidas passadas. Tem de ser completamente expurgado antes que possa ser cheio do amor e devoo pelo Mestre.

373. Lamento o falecimento do teu querido irmo num acidente areo. Os acontecimentos mais marcantes da vida esto predestinados. natural o teu desgosto profundo pela perda que atingiu toda a famlia. Mas, por favor, fica ciente de que os familiares mais prximos dos iniciados recebem no Alm o auxlio e a proteco viveis. A este respeito, portanto, no alimentes qualquer preocupao ou tristeza, pois essa atitude no s afectar a tua evoluo espiritual como tambm a da prpria alma que partiu. 374. Assim que a pessoa se concentra e coloca a sua ateno na sede da mente, desperta a misericrdia de Deus que, por Seu turno, lhe confere uma fora e uma resistncia nunca antes experimentadas, permitindo-lhe encontrar uma sada da dificuldade, seja ela qual for. 375. A respeito das tuas experincias onricas, fica ciente de
que devers ignor-las. Trata-se frequentemente de iluses criadas

377. O trabalho sagrado. Como tal, todo o trabalho honesto deve ser honrado e aceite neste sentido. A fadiga habitual e a exausto so funes rotineiras do corpo fsico, mas podes relaxar-te completamente fixando o olhar interior no centro do terceiro olho, libertando as tenses reprimidas e depondo interiormente todas as preocupaes e cuidados aos ps do Santo Mestre. Sentirs uma mudana radical na tua maneira de pensar e ficars grandemente aliviado com a graa do Mestre. 378. Uma postura moral equilibrada um passo em frente para a espiritualidade. A verdade est acima de tudo, mas o viver em verdade est acima da verdade. Essencial ao progresso espiritual a quietude da mente e do intelecto. Toda a inquietao da mente ou do intelecto retarda o progresso espiritual. A concentrao, ou seja, o controlo das vibraes mentais, consegue-se pela sintonia interior com a Corrente do Som, que a manifestao astral do Poder Supremo, sempre presente em ti.

82

PROLAS ESPIRITUAIS

379. Registo a tua inclinao para o golf e as cartas. Jogos de


cartas so prejudiciais, e fizeste bem em p-los de parte. Por favor, mantm a tua deciso e no tentes reviver acontecimentos ou prazeres passados, pois desse modo vais alimentando a mente subrepticiamente. O golf um jogo bom na medida em que proporciona um certo exerccio fsico. No h qualquer objeco se continuares a praticlo. Mas tu sabes que o jogo em si mesmo prejudicial. Sendo a mente, j de si, um repositrio de atributos perturbadores que dificultam a serenidade, aliment-la ainda mais nesse sentido como regar o fogo com gasolina.

382. Para travares a disperso da mente, tens de te concentrar completamente na Corrente interior da Luz e do Som durante as meditaes. Vers que essa absoro vai purificar a mente dos seus velhos conceitos, dando lugar, com a graa do Mestre, a um silncio abenoado, uma calma serenidade. A mente no deve ser deixada desocupada nos momentos de cio. Deves ocup-la com o simran, na doce lembrana do Mestre, ou na escuta da sagrada Corrente do Som. Se tornares este hbito rotineiro, ters a mente segura e firme quando te sentares para meditar. 383. No a Luz interior que se desvanece; , sim, a tua
mente que desce pelo corpo e fica atenta ao que nele se passa. Isso um erro que tem de ser rectificado. Durante tempos infindos, a mente habituou-se a permanecer no exterior, e agora leva o seu tempo at se formar outro hbito o de se voltar para dentro e a permanecer longos perodos.

380. O refgio na santa meditao a panaceia para todos os


males e vai ser-te muito til para vencer a tendncia que tens para a disperso de pensamentos. Mas no h que ampliar os horrores da mente, pois o Esprito que lhe d vida. Quando o Esprito vitalizado pela Divindade interior, torna-se suficientemente forte para recusar os ditames da mente. A escuta da Corrente do Som com uma ateno enlevada abenoa a mente com uma indizvel tranquilidade, e ela adquire gosto por ficar imobilizada no foco do olho. Por favor, aguarda com pacincia o que for julgado adequado e te for concedido.

384. O homem uma entidade trplice que compreende o


corpo, a mente ou intelecto e a alma. Muito fizemos ns pelo desenvolvimento do corpo e do intelecto, mas praticamente nada pela elevao da nossa alma. Por meio das nossas actividades fsicas e intelectuais, perdemonos na selva do mundo, e no descortinamos a sada deste labirinto desconcertante. No compreendemos que vivemos como hspedes na estalagem do corpo, e andamos intoxicados na voragem dos prazeres corporais e das faculdades externas, de tal forma que perdemos a conscincia da nossa prpria identidade. Temos de nos desviar de tudo isto e conhecer a natureza da nossa verdadeira identidade, a fim de chegarmos ao conhecimento de Deus. Felizes aqueles que despertam do sono letrgico da intoxicao mundana. Fico contente por te ver ganhar conscincia dessa

381. A eliminao total do ego o nico remdio para a


libertao do ciclo interminvel das mortes e renascimentos. Todo o esforo empreendido nesse sentido vai na direco correcta. O segredo est em depurar a alma de tudo o que pessoal. As variadssimas receitas para perder a conscincia do eu, que inunda o mundo hodierno, falham em nos conduzir meta da libertao. que com tais mtodos o ego ainda se alimenta a si mesmo e fortalece cada vez mais. A menos que nos tornemos colaboradores conscientes do Plano Divino, no conseguimos eliminar o ego.

MENTE

ALMA

83 audio do Som Divino, para que possam libertar-se da reaco do karma presente, que tm de contrair no cumprimento do seus legtimos deveres, de acordo com o respectivo karma-destino. Quando a Corrente do Som se torna por vezes mais poderosa, isso denota a Sua constante proteco e um convite para seguir em frente interiormente sob essa mesma proteco. Deves escut-la to devotadamente que todo o teu ser se funda nela para ser transportado ao Alm.

condio e pelo desejo que manifestas de prosseguir a tua jornada espiritual. Como maravilhoso entregarmo-nos completamente quele que s amor e competncia e sentirmos actuar a Sua presena amorosa e a Sua graa em todas as esferas da vida! Quanto mais desenvolvemos a receptividade guardando os Seus mandamentos, maior a nossa aptido para sentir, reter e desfrutar a Sua graa. A graa do Mestre no tem limites.

385. Quanto questo do esprito puro que se vai


pervertendo at cair na situao terrvel deste mundo, trata-se mais de uma questo acadmica do que prtica. Partindo duma regio pura e imperecvel, as almas descem a outras regies, envoltas numa mistura de matria em vrios graus, e so governadas pela Lei do Karma (causa e efeito). Nas regies inferiores, estas almas tanto podem subir como descer, em funo do seu comportamento.

387. No o teu karma que te impede o caminhar, nem ele


responsvel quando no meditas. , sim, a orientao traioeira da tua mente, que pode, alis, ser subjugada e controlada com um bom planeamento e uma execuo cuidadosa. Quando estiveres plenamente convencido de que a fonte de toda a paz e harmonia est no interior de ti mesmo e que possuis a chave e os meios que te franqueiam a entrada, no deixes passar esses momentos preciosos sem extrair deles o mximo benefcio. Tens simplesmente que decidir, e agir de imediato.

386. As fases transitrias de depresso e desnimo podem ser


evitadas se repousarmos nEle. Repara que precisamente uma atitude de esprito negativa que muitas vezes d origem a tais perodos de ansiedade, que resultam num vago sentimento de frustrao e ressentimento. Deves sentir-te satisfeito e contente por cumprir as tuas obrigaes espirituais e mundanas o melhor que sabes. No existe graa maior do que ter sido iniciado pelo Mestre vivo competente e desfrutar a cada passo da Sua orientao e proteco. Corrente do Som, Alma e Mestre so uma e a mesma realidade. O teu interesse crescente na sua audio leva-te mais perto da fonte respectiva. A Corrente do Som alimenta a alma e limpa-a da escria antiga. Com a graa do Mestre, o karma passado varrido pela audio concentrada. Os iniciados so invariavelmente advertidos da importncia da

388. A respeito das tuas dificuldades de concentrao, que dizes terem aumentado desde que foste iniciado, a parbola seguinte vai ajudar-te a compreender: A mente como se fosse um cavalo preso com as cordas da matria, e normalmente domina o esprito. Sendo o agente do Poder Negativo, vai-se dando por satisfeita enquanto a pessoa vai desenvolvendo esforos no seu domnio, no se ressentindo da imobilidade e concentrao. Quando a mente sintonizada interiormente com a sagrada iniciao por um Mestre competente, a corda cortada cerce e a alma fica livre para regressar aos reinos de paz e harmonia, que esto fora do alcance do Poder Negativo. Por isso, as foras impeditivas fazem uma tentativa ftil para congelar os esforos do aspirante espiritual, a fim de que a alma no fique completamente desligada dos laos da mente e da matria.

84

PROLAS ESPIRITUAIS

As dificuldades que agora ests a enfrentar so normais num aspirante espiritual. Funcionam como uma bno disfarada, pois a nossa sinceridade e integridade so testadas a cada passo, e tornamonos mais firmes e resolutos com a graa do Mestre.

389. Haver momentos em que o iniciado, julgando com o


seu entendimento limitado, pe em dvida a validade das instrues do Mestre, mas tais momentos so apenas testes que tornam a nossa entrega mais completa e mais segura. E aquele que passa os testes com xito h-de irradiar um dia a glria de Deus.

390. Naam mantm a mente e o corpo num estado de equanimidade. A paz reina, suprema, no seu devoto, e as ramificaes da mente so extirpadas para sempre. Cessa na mente o domnio de todos os desejos. O crebro recebe um blsamo tranquilizante e pe termo precipitao devastadora; com esta vo todas as crispaes nervosas, o esforo e a tenso mentais. Naam confere imunidade a todos os transtornos e dores do corpo e do mundo. Refluindo a ateno para o interior, a mente imobilizase e a alma fica livre de todos os conflitos mentais. Todo o sentido do ego se desvanece no nada. 391. Amor pelo Mestre e submisso completa Sua vontade
foram sempre os ensinamentos de todos os msticos e especialmente do Sant Mat. A tua principal tarefa como discpulo e iniciado cultivar aquelas qualidades at ao mximo e deixar o resto com o Mestre.

393. Para nos entregarmos resolutamente vontade do Mestre, no podemos visar a divindade na sua forma abstracta, mas sim na sua forma humana, como o Mestre. Pois de que outro modo possvel conhecer a vontade de Deus directamente para nos entregarmos a ela? Aquilo que se possa tomar como uma intuio inspirada pelo divino pode, na realidade, no ser mais que a voz bem disfarada do nosso ego; ora, se nos rendermos a tais intuies, estaremos precisamente a seguir o nosso ego. Todavia, se temos um verdadeiro Mestre (que est sintonizado com o Senhor e o Seu porta-voz) e Lhe obedecemos inteiramente em todas as coisas, certo que Ele se encarregar de nos anular o ego e nos conduzir um dia Morada Celestial. 394. frequente surgirem neste mundo problemas difceis. Mas os iniciados disciplinados tm o privilgio de os apreciar do alto, de um ponto de vista de entendimento superior, considerandoos simplesmente como fases passageiras e mantendo assim o seu equilbrio mental. As pessoas com mentes fracas afligem-se e provocam a deteriorao das suas relaes, ao passo que aqueles que j sabem o suficiente para entender a causa bsica dos problemas, esses no lhes do grande valor. No deves exagerar a importncia dos teus problemas; observa antes as coisas de um ponto de vista elevado e desapaixonado, e assim conservars a serenidade e beneficiars igualmente aqueles que te rodeiam. Os aspirantes espirituais tm obrigaes para com as pessoas que buscam ainda uma demonstrao prtica e efectiva da Verdade nas suas palavras e aces. 395. No h para as mulheres qualquer impedimento de

392. Hs-de notar que a agitao constante da mente que


mais interfere no progresso interior. A melhor maneira de a imobilizar prend-la a uma rotina disciplinada e regular que permita as prticas espirituais.

MENTE

ALMA

85

atingirem Sach Khand, uma vez que a alma eterna e no tem sexo. a alma, na verdade, a entidade consciente da Conscincia Universal, e a seu tempo h-de fundir-se na sua origem.

396. A mente s se esgueira quando a fixidez do olhar


interior afrouxa. Desenvolve, pois, o hbito de te entregar de alma e corao ao trabalho que tens entre mos, seja ele a meditao ou os afazeres mundanos. O hbito de fazer uma s coisa de cada vez ajudar-te- a evoluir interiormente de dia para dia. O Poder Supremo est sempre contigo, dispensando todo o auxlio e proteco possveis. Na verdade, o Pai espera, de braos abertos, que o filho v ter com Ele.

CAPTULO XIX

Generalidades I

para sermos na vida o mais puros e sbios que for possvel. A vida em sociedade deveria pautar-se pela lei do amor, ser governada pelos guardies da lei moral; as pessoas deviam levar uma vida simples e frugal. No ando a tentar fundar nenhuma seita; ando, sim, a tentar congregar homens santos, com uma vida de pureza, simplicidade e amorosa devoo a Deus, em todas as coisas. No serve de nada renunciar a esta ou quela religio, mas sim renunciar interiormente, como S.Francisco e outros santos, que renunciaram interiormente a tudo mas estavam possessos de Deus.

397. Achei graa s leituras que te chegam s mos e falam


da destruio completa de Chicago, Nova Iorque e Washington D.C., prevendo-se que sejam salvos apenas os que vivem nas imediaes do templo Bahai. Isso assusta-te, e perguntas a ti mesmo por que razo um Deus de amor havia de destruir assim esses lugares e pessoas. Deus... justo. A Justia prevalece nos Seus domnios. Os Mestres so amor personificado; da que a misericrdia e a compaixo prevaleam tambm na Sua esfera de aco. No tens que sentir medo, ainda que essas destruies por atacado viessem a acontecer, pois isso seria consequncia das justas leis do Senhor de Justia; e templos, mesquitas e outros lugares desse gnero no constituiriam excepo. Porm, como disse acima, no h razo para sentires medo de tais coisas. O poder do Mestre encarregar-se- de cuidar daqueles que esto sob a Sua asa protectora. O que eles devem , por isso mesmo, prosseguir o seu desenvolvimento interior, j que o Mestre envia auxlio a todo o momento. E faamos uso dele, considerando que o mundo e as coisas do mundo tm de ser abandonados mais tarde ou mais cedo.

399. Em relao ao conhecimento de Deus, trata-se de uma


Cincia da Natureza definida e completa, inalterada desde que a vida despontou na Terra. uma cincia feita por Deus, no pelo homem; e no possui registos. H um Deus nico e um nico caminho para Ele. Os passos elementares podem ser diferentes. O conhecimento tem aspectos tericos e prticos. A teoria simples: a Energia, Deus Todo-Poderoso, actua numa antena humana escolhida para se tornar Seu porta-voz, para divulgar o Seu prprio conhecimento por aqueles que anseiam por Ele e desejam ser com Ele. Deus amor, a nossa alma tambm amor, e o caminho para Deus atravs do amor. A alma tem de retirar-se do corpo fsico e entrar no Seu reino, mediante o auxlio e orientao de um Santo, ou Mestre prtico, que amor personificado. Guiada por Ele, a alma transcende o corpo e atravessa os planos superiores. H tambm um lado mais prtico: o Santo Mestre tem poder para proporcionar a todos os aspirantes, logo na altura da iniciao, uma experincia directa, por mais pequena que seja, e a cada um de acordo com a sua receptividade. Trata-se de uma viso interior e um contacto com a Voz de Deus interior, a que se chama Verbo, o eterno Princpio do Som. Esta Voz interior torna-se ento o guia do homem no interior de si mesmo: o Mestre, que acompanha interiormente o discpulo em cada passo do caminho. O Mestre aparece e fala ao discpulo interiormente, na Sua Forma Radiante, e

398. O homem um ser socivel e tem de viver em sociedade. Grandes multides no so ndice de sabedoria, ainda que os lugares santos estejam apinhados de gente. Mas precisamos deles

GENERALIDADES I

87 testemunhal, j que confere uma esperana na possibilidade de ascender aos planos interiores mais elevados sob a orientao e cuidado de um Mestre genuno. O seu valor intrnseco, portanto, no pode ser maior do que o testemunho escrito de outros que fizeram um percurso interior, tal como se refere noutros livros sagrados.

orienta-o no percurso ascensional. O contacto com um Mestre autntico , por conseguinte, necessrio para quem deseja singrar no Caminho. Os pensamentos emanam da mente e a mente tem de ser imobilizada. Os olhos tm de estar cerrados a toda a viso exterior, bem como os ouvidos isolados do rudo exterior. A corrente espiritual do corpo tem de ser retirada e concentrada num determinado ponto. Isto faz-se de acordo com as instrues e a experincia dadas na altura da iniciao. Eis, muito brevemente, aquilo a que se chama Espiritualidade. Esta cincia de Para Vidya, dos tempos mais antigos, actualmente conhecida na ndia como Sant Mat.

401. Todas as almas queridas a quem foi confiada alguma


das tarefas do Mestre so afortunadas. Constituem uma equipa privilegiada. Mas tm tambm uma pesada responsabilidade: as suas aces recaem no bom nome e na obra do Mestre. Tm portanto de ser tolerantes, amorosas, cooperantes, imbudas de um desejo de prestar servio desinteressado humanidade e de meditar com regularidade e devoo. Todo o seu trabalho nobre e generoso tem o seu valor e altamente apreciado pelo Mestre que trabalha superiormente. Fico contente por tentares ajudar o mais possvel todos aqueles que encontras pelo caminho.

400. A audio da corrente da msica interior, nos seus elos


inferiores, no coisa invulgar. o resultado de reaces de karmas passados. D ao ouvinte um certo prazer, um certo jbilo, mas a pessoa no sabe como desenvolver o processo para chegar verdadeira e eterna Morada de Paz, Alegria e Beatitude. De modo algum isto possvel pelos meros esforos de cada um, nem com a ajuda de um mdium espiritualista, que s pode invocar almas dos planos inferiores. As almas que esto sob a alada de um Santo Mestre so absolutamente inacessveis aos mdiuns. De acordo com a Lei da Simpatia, as aparies de pessoas mortas podem ocorrer com moribundos, mas no servem de nada a estes, pois no passam de vagabundos de um estrato inferior; como tal, so impotentes para prestar algum auxlio efectivo. No caso dos iniciados ao cuidado do Mestre, este, em toda a Sua glria e esplendor, que vem receb-los no momento da passagem final, colocando-os em planos interiores mais elevados a fim de lhes assegurar o prosseguimento da evoluo no Caminho. Alguns instrutores de Teosofia percorreram algum caminho interiormente, e a extenso do seu percurso foi referida nos seus livros. Essa informao til a um iniciado pelo seu valor

402. H no mundo dois tipos de pessoas: primeiro, aquelas


que so capazes de se retirar, introverter e receber inspirao directamente do sublime Poder interior; segundo, aquelas que dependem de ajudas externas, como igrejas ou outros templos, para prestar o seu culto. Estas tentam procurar inspirao nas grandes foras da natureza, como o Sol, a Lua, os cumes nevados das montanhas, as guas dos rios sagrados, as diversas manifestaes do Poder nico que imanente a todo o universo. Toda a gente, cada um de acordo com a sua f e grau de concentrao, recebe um certo benefcio do seu modo de adorao, pois nada se perde na natureza e nenhum esforo vo.

403. A iniciao predestinada. Aqueles que esto


destinados a receb-la nesta vida, recebem-na. E no de outra maneira.

88

PROLAS ESPIRITUAIS

404. Ouvimos falar de experincias de todos os tipos. Bomba atmica, bomba de hidrognio, msseis, naves que chegam Lua... O mundo parece andar numa corrida frentica em que as naes competem umas com as outras. O caminho dos iniciados , porm, perfeitamente claro: tm de realizar a sintonia com o Poder de Deus. E como Deus amor, sero eles a irradiar por toda a gente as suas vibraes de amor. Esto sob a proteco atenta do Poder Supremo e no tm nada a temer em relao aos seus corpos fsicos; estes so meras coberturas que tm de ser postas de parte mais tarde ou mais cedo. 405. Gostei de saber da tua rpida e milagrosa recuperao
da recente doena. Os devotos disciplinados e confiantes passam jovialmente por tais provaes fsicas e ficam ilesos.

stio escuso, mas num stio tal que possa derramar Luz sobre as crianas cegas e oprimidas que procuram o caminho para a verdadeira Morada do Pai. E no h tarefa mais sublime nem mais grandiosa que a de ajudar as almas que se debatem para encontrar o caminho para a Verdadeira Morada, a fim de pr termo sua luta interminvel.

409. Os lderes de grupo tm grande responsabilidade para


com a santa causa. No s lideram o grupo como tm de ser os porta-vozes do evangelho da Verdade, amor e tolerncia para com os outros. Como tal, tm de ser particularmente cuidadosos e atentos. So variadas as intenes das pessoas que frequentam os satsangs. Se umas vm com profunda reverncia, humildade e devoo e o benefcio todo delas, pois assimilam as sagradas virtudes e ensinamentos numa perspectiva correcta , outras viro para descobrir defeitos na organizao. Se o lder ntegro e honesto, sbrio e interiormente devoto, a pessoa maldosa no ser capaz de concretizar as suas intenes. De outro modo, o conflito a consequncia natural.

406. O teu exemplo h-de brilhar como uma tocha na escurido; e as pessoas, mesmo aquelas que a princpio se te oponham, ho de voltar-se para ti em busca de conselho e auxlio. H-de despontar em ti um novo sentimento de paz, uma paz que no depende da ausncia de agitao externa mas um estado de esprito interior, que permanece inabalado mesmo nas mais tempestuosas situaes. 407. Se bem que os tempos se vo tornando cada dia mais
difceis e o mal prevalea superfcie da terra porque o homem esqueceu Deus , uma boa oportunidade para os iniciados serem fieis s suas prticas espirituais e realizarem progresso interior, pois no interior que reside a sua salvao; e isso no ser bom s para eles, mas para outros tambm.

410. Folgo muito em saber dos teus amorosos esforos na


educao das crianas. Ho-de ser, quando adultas, uma fora positiva na sociedade, com a graa do Mestre. Se lhes ensinarem a arte da meditao logo desde tenra idade, as crianas singram muito melhor mais tarde, quando encontram a mo protectora do Mestre.

411. Grandes e necessrias lies se extraem das


adversidades.

408. Quando se acende uma vela, no a devemos colocar em

412. A vida fsica que nos foi concedida de facto uma


grande oportunidade de que devemos tirar todo o benefcio. Jogar

GENERALIDADES I

89 interiormente e se fala com Ele. este o lado prtico de todas as religies, no que se refere ao modo de nos aproximarmos de Deus Absoluto no tempo da vida presente.

com as tentaes e encantos mundanos como perder tempo com brinquedos.

413. As fotografias devem servir apenas para recordao e no para visualizao. A utilizao de fotografias, ao fim de algum tempo, acaba por pr na tua frente a imagem fotogrfica, que nem falar contigo nem te dar orientao interior. No Caminho natural, a mente tem de ficar imobilizada; e tudo vir naturalmente e sem ser pedido. 414. A maioria dos nossos apegos e aces na vida serve para liquidar dbitos krmicos. O facto de teres de visitar constantemente os familiares foi um desses dbitos, mas isso no deve preocupar-te. Agora que ests no Caminho, tudo o mais secundrio. Vive onde mais te agrade, faz as tuas meditaes regularmente com uma f inabalvel no Mestre e continua a repetir os nomes sagrados o mais que possas. Ser uma ajuda para ti e uma muralha de proteco tua volta. 415. A Cincia da Espiritualidade natural e produz
resultados definidos e seguros. Muitos nomes lhe foram dados no passado. Todos os Mestres dispensaram os mesmos ensinamentos que Jesus Cristo. Trata-se de um ensinamento universal em todas as religies do mundo, o que amplamente evidente nas escrituras sagradas de toda a parte. A teoria, no todo ou em parte, claro que difere entre os vrios crculos de fieis. Mas s um Mestre vivo capaz de dar, na prtica, os elos divinos da Luz e do Som. Caracterstica distintiva desta cincia natural que, primeiro, h que contactar o Mestre interiormente, frente a frente com a Sua Forma Radiante, com a qual podemos falar, tal como falamos normalmente na vida externa. Assim, nesta cincia, a verdadeira meditao comea apenas quando se encontra o Mestre

416. No tem importncia se o teu actual estado de sade no


te permite meditar na posio recomendada. Podes relaxar-te suavemente, deitada de costas ou reclinada na cama ou num sof, e meditar assim. Vais ver que, com a graa do Mestre, vai tornar-se possvel a retirada das correntes sensoriais do corpo abaixo dos olhos, e ters oportunidade de desfrutar a beatitude serena da Divina Luz e da sagrada Corrente do Som interior. No deves enervar-te; pelo contrrio, aprende a relaxar-te e relaxa-te completamente, e deixa que o poder do Mestre te transporte s regies de pura bemaventurana e harmonia.

417. Ter um p em cada barco susceptvel de provocar complicaes... lamentvel que F... esteja a dividir as suas atenes e a prejudicar, assim, os seus interesses espirituais. Tenho, no entanto, muito carinho por ela, e ficaria satisfeito se a visse dedicar toda a ateno ao progresso espiritual. 418. A espiritualidade mais uma cincia pragmtica do que uma simples dissertao terica. As vrias escrituras das diferentes religies do mundo fornecem-nos apenas o aspecto terico, no podendo dar-nos uma experincia comprovativa da Realidade no laboratrio do corpo humano. 419. No te aflijas se tropeares. O Mestre est sempre a teu
lado para te dar a mo.

420. O servio mais nobre que se pode prestar neste mundo

90

PROLAS ESPIRITUAIS

ajudar os outros a encontrar o caminho de regresso Verdadeira e Eterna Morada. Nenhum donativo ser demasiado grande para ajudar to nobre causa, desde que feito com amor e espontaneidade. No pode haver compulso, no pode haver imposio nem qualquer espcie de tributao. De resto, se o discpulo aprender a amar, tudo o mais seguir-se- naturalmente.

421. O caminho para a perfeio percorre-se mais com as


pernas do que com as palavras, e isso de julgar os outros ou o prprio Mestre de um ponto de vista ou entendimento pessoal aquele que se adquiriu at ao momento no se justifica nem prprio seja de quem for. Todos percorrem a mesma estrada, e no sensato pr defeitos nos outros.

422. H muitos meses que venho acompanhando as


dificuldades terrveis que tens enfrentado. Foi para mim uma preocupao constante, sempre presente no meu esprito. Quando o Senhor deseja compor um grande poema da vida de um homem, envia-o para a escola das privaes, das aflies e dificuldades, e mantm continuamente a Sua mo protectora sobre ele para o fazer escapar ileso. Os ensinamentos dos Mestres so para toda a humanidade, para todos os seres humanos, sem qualquer distino entre Ocidente e Oriente. Despidos de todos os rituais e cerimnias, visam a libertao da alma, ou conscincia no homem, do cativeiro da mente e da matria. Requerem, como tal, um pequeno ajustamento na maneira de viver e nas circunstncias em que se processa a rotina da vida humana. Com a evoluo interior, e a seu tempo, as oscilaes externas j no so capazes de desviar o homem no seu voo interior para a Verdadeira e Eterna Morada. bom verificar que acalentas o desejo intenso de melhorar o mundo em que vives e que te preocupas com o destino da raa humana, deixando a tua prpria salvao entregue a si mesma por

meio de boas obras e uma vida limpa. uma ideia muito nobre. Mas a maneira de a pr em prtica : primeiro, converteres-te a ti mesmo numa bela flor; em seguida, emitir fragrncia e amor para todos, como coisa natural. No consegues eliminar completamente os cardos e os espinhos e as coisas amargas que juncam o caminho, mas podes, sem dvida, calar umas botas grossas que te protejam os ps. essencial uma vida limpa e moralmente justa; porm, sem um certo grau de convico ntima, corre-se geralmente o risco de falhar, em circunstncias de grande tenso e esforo extremo. Esta convico, esta maturidade da flor plenamente desenvolvida, necessria, e o Mestre, com a Sua graa e generosidade puras, que ajuda a consegui-la. Espero que tentes, no meio da tua vida profissional to preenchida, arranjar diariamente uns intervalos. Durante esses perodos, alheia-te totalmente do mundo exterior, do que te rodeia, do teu corpo, e sintoniza-te amorosamente com a Luz e a Msica celestiais. Procura evoluir dia aps dia, a fim de obteres a convico necessria para repelir as investidas tempestuosas que enfrentas na vida quotidiana.

423. As revelaes interiores de ordem divina abenoam o discpulo com uma sabedoria de tipo subtil, e o intelecto vai-se afinando com o tempo. Est correcta a tua interpretao de que se vai adquirindo poder para ler o pensamento de outras pessoas. Mas perigoso imiscuirmo-nos nos assuntos alheios. Se as realizaes espirituais forem esbanjadas em exibicionismos desse tipo, h toda a possibilidade de se perder o mrito espiritual que tanto custou a ganhar. 424. A espiritualidade a meta mais elevada da vida do
homem, e tambm a mais difcil. S aqueles que realmente demandam a Verdade que devem aventurar-se a trilhar este

GENERALIDADES I

91 trabalha superiormente, e prossegue dia aps dia. Apoia-te no Mestre: ters todo o auxlio interior de que precisas. Ele aguarda que os Seus queridos filhos o procurem interiormente.

Caminho.

425. Enquanto no temos uma experincia ntima da alma,


andamos numa treva total. A sabedoria livresca torna-se uma dor de cabea, uma vez que arrasta a mente para o mundo exterior, atravs dos sentidos, e f-la sentir-se identificada com os sentidos pela constante associao com o mundo. Pelo contrrio, o autoconhecimento satisfaz o anseio inato da alma pela paz e a felicidade. Tudo quanto precisamos de conhecer o Livro do Homem, pois o objecto de estudo mais importante do homem o prprio homem.

429. Todas as religies e todos os textos sagrados s vieram


existncia aps o advento do homem. Todas as religies foram feitas para benefcio do homem, mas o homem nunca foi destinado a nenhuma religio. Deus fez o homem e o homem fez as religies. o homem o autor de todas as Escrituras, mas o grande mistrio da vida, de que falam as Escrituras, esteve sempre no interior do peito humano. Ningum capaz de o conhecer e resolver, a menos que uma Alma-Mestra aponte o caminho e ajude a alma a retirar-se e a transcender todas as limitaes fsicas, astrais e causais.

426. Ler livros bom. Mas o propsito da leitura sermos


capazes de introduzir na nossa vida aquilo que nos livros aprendemos de bom.

430. Tens de encarar os factos tal como so, com a coragem


de um bravo. Essas coisas acontecem, mas so fases transitrias. No desanimes. Tens de aprender a nadar por entre elas. Ningum aprende a nadar em terra seca. Erros, adversidades, imprevistos so as guas que tens de vadear com a graa amorosa e potente do Mestre, que est sempre contigo para te dar todo o auxlio e orientao possvel.

427. O simples facto de existirmos faz-nos desejar


compreender o processo da vida. Como e porqu viemos existncia? Que acontece aps a morte? A descoberta da teoria da evoluo pela cincia moderna no nos satisfaz inteiramente, pois trata apenas do lado fsico da questo e ignora os planos mais elevados de manifestao, isto , os planos espirituais. Nos ensinamentos do Sant Mat -nos dado o conhecimento da alma e a sua jornada at origem.

428. Irradia amor por toda a criao! A graa do Poder Supremo trabalha magnanimamente acima da tua cabea. Conforme semeares, assim hs-de colher. Que a tua estadia em corpo fsico seja moralmente equilibrada e amvel, cooperante e tolerante. Sem estas virtudes, escapam-te os grandes voos espirituais. Est atento! Estamos no caminho da perfeio, ainda no somos perfeitos. S firme e cuidadoso, tem f no poder do Mestre que

431. Roma e Pavia no se fizeram num dia, e a Morada do Senhor no pode ser alcanada com o labor de umas poucas semanas. A maioria dos aspirantes quer resultados rpidos. Quer milagres e transformaes sbitas. Mas a semente s germina rapidamente em terreno pouco espesso, e depois seca. Ora a semente que h-de dar a rvore da vida tem de crescer mais lentamente. 432. verdade que o Caminho no nada fcil, mas para
quem fez do amor a pedra de toque da sua vida, nada poderia ser

92

PROLAS ESPIRITUAIS

mais fcil nem mais certo. Jesus nunca prometeu a paz e o conforto que o mundo conhece. Foi a Cruz o que Ele ofereceu. Temos de sofrer para nos remodelarmos: para destruir o velho e forjar o novo.

ou infeliz que tenha sido, porque o gracioso Poder Supremo abenoou-te com o clmax da divina misericrdia ao conceder-te o privilgio de te conduzir ao Mestre vivo e de seres aceite por Ele.

433. Para o discpulo amoroso e obediente no tem que haver


receio da morte. A morte to s uma mudana para melhor da sua esfera de aco, at ser escoltado at Morada final.

439. O artigo que me enviaste muito interessante, pois um


bom sinal de que alguns cientistas esto agora a comear a compreender a verdade dos ensinamentos dos Mestres, chegando concluso de que a realidade bsica do nosso universo no matria mas msica, o Princpio do Som reverberando por toda a criao. Os iniciados sabem isso e so postos no caminho para contactar este aspecto da expresso do grande Criador e desfrutar a Sinfonia sublime que dEle emana incessantemente. o que Plato chamou a msica das esferas. Vs, pois, quo afortunados e abenoados so aqueles que recebem de um Mestre competente a iniciao nos mistrios do Alm.

434. Tens razo em desejar desenvolver mais amor pelo Mestre. Para O amarmos, temos de seguir os Seus mandamentos. At sermos capazes de O amar, de Lhe obedecer e transformar a nossa vida, a ddiva do Mestre permanece uma semente encerrada em cofre de ao, que no pode germinar e desenvolver-se. 435. No Seu estado inominado, Ele no luz nem som, nem
treva nem silncio; mas quando assume uma forma, Luz e Som emergem como Seus atributos primrios.

436. A verdade que Deus esprito e s em esprito pode


ser venerado. No podemos vener-Lo com as nossas mos e muito menos em templos e sinagogas feitas pela mo do homem. Habita nas profundezas da alma humana. imanente em todas as formas e no parte das formas. Todas as formas e todas as cores derivam dEle, exclusivamente dEle, a sua tonalidade e configurao. Quer acreditemos nEle quer no, o facto que vivemos nEle e que o nosso verdadeiro ser est nEle.

437. As profecias so simples clculos limitados pela


compreenso do intelecto humano, ao passo que o Plano Divino no est sujeito a leis fsicas.

440. Os Mestres acima de ns esto a ponderar se dever ou no ser evitado um futuro calamitoso. Confiemos no Seu amor pelo nosso futuro bem. Para aqueles que transcenderam a individualidade fsica e viram o Alm, a vista do mundo ficou completamente alterada, uma vez que eles vem tudo do nvel da alma. Para esses, o receio da morte eclipsou-se. Vs agora como importante elevarmo-nos acima do corpo e contactar com o Alm. Mas tu tens na tua frente o caminho desimpedido; a nica questo, agora, dar tempo s prticas espirituais prescritas pelo Mestre, realizando-as com preciso mas sem pressas nem uma atitude de dependncia, deixando tudo o mais para o Mestre acima de ti. 441. Os sonhos que tens so uma reaco da mente subconsciente, cheia das impresses do passado, dos temores do

438. No te preocupes com o teu passado, por mais sombrio

GENERALIDADES I

93 alcance de qualquer um, com a graa do Mestre. Tudo o que santo, belo e bom... difcil. Mas as recompensas so supremamente soberbas.

presente e dos receios do futuro. Se praticares o simran algum tempo e recordares o Mestre imediatamente antes de dormir, a seu tempo os sonhos deixaro de te afligir.

442. O amor no cresce nos campos nem pode ser adquirido


nas farmcias, pois um impulso que despertado, estimulado e deflagrado pelos fulgores luminosos vindos de uma alma carregada de amor. Existe, alis, uma outra maneira, ainda que mais pobre: tenta constantemente recordar aquele que desejas amar. Esta recordao constante vai-se convertendo gradualmente em amor, um amor que vai transbordar para tudo o que te rodeia e que mantm o teu pensamento sempre dirigido para o Mestre. E quando se fortalece, comeas a perder a conscincia do corpo. Uma espada, quando golpeia, corta uma coisa em duas; mas o golpe da espada do amor tal que une e consolida dois coraes num s.

445. Assistir regularmente aos satsangs e evitar companhias


indesejveis so factores necessrios, muitssimo importantes a princpio. Os rebentos precisam de gua e alimento. Ora aqueles factores so nutrientes, at que o rebento se torna uma rvore grande que nem um elefante capaz de sacudir. As faculdades exteriores tm de ser invertidas e a mente silenciada. Para isto j te foi dado o remdio. V bem a enormidade da bno divina que recebeste! Podes desenvolv-la enquanto viveres no mundo. Tem coragem! No podes fugir isso obra de um cobarde. Mas h uma coisa importante a notar: tens de fazer por te submeter inteiramente ao Mestre, e sob a capa protectora da Sua graa e do Seu poder que hs-de atravessar, ileso, as agruras da vida. O Pai amantssimo protegerte- como a um beb, nos Seus braos vigorosos, e resgatar-te- das fogueiras da vida sem uma queimadura. Toda a gente erra. Atravs desses erros, tens de evoluir para uma alma pura e resplandecente. Extirpa as tuas imperfeies, uma a uma. O dirio uma necessidade e deve ser usado com este propsito; ajuda-te a manter a vigilncia sobre o aspecto moral da tua vida, que tem de evoluir juntamente com o lado espiritual. Ainda bem que sentiste o Mestre caminhar contigo no dia 7 de Junho e sacudir a grande carga de ansiedade e as reaces nervosas que te paralizaram, como resultado das afrontas que outros te fizeram o que te levantou o moral. Mas enquanto viveres neste mundo, ters de andar aos altos e baixos. Tens de trabalhar com ambio e entusiasmo, pois toda a beleza reside no interior. Toda a criao bela. Tu amas a Deus. Ora se Ele imanente em todas as formas, tens de amar toda a Sua criao. Mas no te apegues. Tal como quando vais a um jardim, aprecias

443. O mundo chegou ao ponto particular da sua evoluo


em que haver uma grande efuso de espiritualidade, tal como foi predito pelas Escrituras e os Sbios. Pela graa do Mestre, muitas verdades esotricas sero reveladas ao mundo, especialmente queles que tiverem olhos para ver e ouvidos para ouvir.

444. Se uma pessoa se desenvolveu espiritualmente durante a vida, assim continua no ps-vida; mas se a pessoa no se desenvolveu, como pode desenvolver-se aps a morte? Temos agora uma oportunidade dourada, em corpo humano, em que podemos evoluir at qualquer nvel de perfeio e libertarmonos das coisas deste mundo. E quando uma pessoa evoluiu irresistivelmente em amor e devoo pelo Mestre, e avanou tanto espiritualmente que se desapegou das coisas mundanas, no tem necessidade de voltar vida terrena; prossegue ento nos planos interiores, guiada pelo poder do Mestre que nela habita. Pode parecer difcil, mas uma possibilidade prtica que est ao

94

PROLAS ESPIRITUAIS

a beleza das flores e a verdura dos arbustos, mas no colhes as flores nem arrancas as plantas, seno o jardineiro ajusta contas contigo. No podes ter os resultados de acordo com os teus desejos ou expectativas. Assim, faz o melhor que puderes e deixa os resultados com o Mestre acima de ti; sejam eles quais forem, aceita-os alegremente. So sempre benficos para os iniciados, porque o Poder Supremo sabe o que melhor para os filhos necessitados. A vida de casado no constitui impedimento para a espiritualidade, desde que seja conduzida de acordo com o que as Escrituras ensinam. Podes procurar uma companheira para a tua estadia na terra, uma companheira que tenha a mesma maneira de pensar que tu e anseie por realizar uma vida mundana mais elevada. Seria uma boa ajuda para ambos. Os meus melhores votos esto sempre contigo. Podes ir para onde quiseres, viver onde quiseres, fazer qualquer coisa que possa contribuir para o teu progresso interior. Tudo quanto possa atrasar o teu progresso interior no ser do teu interesse. Por favor, aprende a ser receptivo graa do Mestre e tenta perceber a Sua presena amorosa viajando contigo de autocarro, conversando contigo na rua, sentado a teu lado no parque, no teu gabinete de trabalho, acompanhando-te ao emprego todas as manhs, detendo-se um pouco a olhar os lrios que crescem no lago, voltando contigo para casa tardinha, luz do luar. O Mestre est sempre com o discpulo e nunca o abandona at ao fim do mundo.

446. A verdadeira felicidade no est no amealhar mas em


dar aos outros.

GENERALIDADES I

95

Parte III
FRAGMENTOS DE MENSAGENS AOS DISCPULOS

GENERALIDADES I

97

448. Falo-vos... neste dia auspicioso do aniversrio de CAPTULO XX


nascimento do grande Mestre Sawan Singh Ji Maharaj. Tive o privilgio de me sentar a Seus ps durante mais de 24 anos. Muitas pessoas dizem que O viram. Mas muito poucas foram as que O viram realmente na Sua glria pristina. Alguns viram-nO de um ponto de vista fsico, trabalhando como um chefe de famlia ideal; outros como um bom cidado do mundo, ajudando todos, grandes e pequenos..., pela palavra e pelo exemplo; outros ainda viram-nO como um intelectual, descobrindo a mesma Verdade gravada em todas as Escrituras de todas as latitudes (hindus, muulmanas, sikhs e outras) e colocando-a ao alcance dos que andam em busca dela. Viram-nO todos de perspectivas diversas. E poucos foram aqueles que viram o que Ele era realmente. Tal como no dia em que Jesus perguntou aos discpulos quem era o Filho do Homem. Nenhum dos presentes O reconheceu, excepto Simo, que O viu na Sua verdadeira identidade e disse: Tu s Cristo, o filho do Deus vivo. E Cristo disse: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai que est no cu. Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela. (Mateus, XVI) Mais tarde, Filipe diria a Jesus: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Jesus indignou-se com este pedido e disse-lhe: Estou h tanto tempo convosco, e no me tendes conhecido, Filipe? Quem me v a mim, v o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? No crs tu que eu estou no Pai e o Pai est em mim? As palavras que vos digo, no as digo de mim mesmo. mas o Pai, que est em mi, quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim. (Joo, XIV) O Guru Arjuna, dos Sikhs, falou tambm nos mesmos termos: A minha morada a mais alta, e tenho mundos inumerveis para viver. O meu domnio abrange a todo o universo. Toda a criao

Generalidades II

447. O objectivo supremo da vida de um homem conhecerse a si mesmo e conhecer Deus. Ao contrrio, porm, o homem passa o tempo todo apegado ao sexo e ao dinheiro. Estas coisas foram-lhe dadas apenas para fazer uso delas, e o melhor uso possvel. Mas ele procura a felicidade naquilo que devia limitar-se a usar, ao mesmo tempo que se limita a falar do que devia dar-lhe a felicidade o que faz dele um infeliz neste mundo. O homem vive, por assim dizer, numa casa em chamas um corpo que se degrada momento a momento , e exulta com isso por simples ignorncia. Se ele ao menos soubesse como transcender o corpo praticamente e vontade, no decurso de uma vida, e sintonizar-se com o Esprito Omnipresente o Verbo pela graa de um Mestre que o Verbo personificado, seria feliz aqui e no Alm. Os Santos dizem o que vem com os Seus prprios olhos, ao passo que os sacerdotes e outros dizem o que leram nos livros. por isso que h discordncia. Estes ltimos j tiveram medo dos primeiros, no fossem perder a fonte dos seus ganhos. Por isso esforaram-se o mais possvel por evitar a divulgao do Caminho dos Santos. Devemos ver as coisas com os nossos prprios olhos, seguindo o conselho dos Santos, e no nos deixarmos levar pelo simples ouvir dizer.

GENERALIDADES II

99 a humanidade num Todo. Infelizmente, devido ao fanatismo e estreiteza de vistas, os irmos separam-se dos irmos. O Grande Mestre instituiu um terreno comum para todos, grandes e pequenos, se sentarem na Sua santa presena, independentemente de consideraes de casta, crena ou cor, e trabalharem para ver a Deus. Milhares de pessoas, de todas as castas, crenas e cores, correram para Ele vindas de longe, em busca de satisfao espiritual. Lembro-me que uma vez, numa reunio mensal, fui cozinha comum, onde todos os visitantes recebiam alimento gratuitamente, para verificar a quantidade de sal utilizada diariamente na preparao de legumes. S nesse dia, tinham-se gasto 373 kg de sal! Imaginem s a quantidade de gente que havia ali reunida! Baba Sawan Singh reviveu a Cincia do Surat Shabd Yoga, perdida de vista at pelos pregadores actuais de todas as religies. Ensinou a auto-dissociao, isto , libertar a alma dos liames da mente e da matria, conhecermo-nos a ns mesmos e conhecermos Deus, mediante o contacto da alma com o elo divino de Naam, ou Verbo, no interior de cada homem ou seja, o caminho de regresso a Deus. H em cada corao uma nsia de encontrar a paz e a felicidade permanentes. Mas a busca faz-se nos objectos dos sentidos, e falha. Alguns requisitos so necessrios para se concretizar o propsito da vida, isto , encontrar Deus interiormente. O aspirante deve ter um desejo intenso de ver a Deus. O seu corao ficou insatisfeito com as relaes mundanas, que so temporrias, e procura ento o permanente, no sujeito a degradao. Para este efeito necessrio um instrutor vivo, pois no basta a simples leitura das Escrituras. Estes livros relatam a experincia vivida pelos Mestres do passado no Seu caminho para Deus. Valem toneladas de ouro, sem dvida, mas trata-se aqui de um assunto prtico a auto-dissociao e elevao para o Alm que s pode ser aprendido com um Mestre vivo. A mera devoo pelos Gurus e Instrutores do passado, que no conhecemos pessoalmente, no pode ajudar-nos nesse particular.

me est submetida. Os povos cantam-me louvores em todas as casas e a sua amorosa devoo estende-se a todo o mundo. O meu Pai apareceu em mim, e Pai e filho trabalham ambos como um s. Oh, Nanak! Foi to grande o jbilo do Pai que Pai e filho assumiram a mesma cor. (Bhairon Mohalla 5) Uma noite, estava o Dr. Julian Johnson e eu sentados aos ps do Mestre Sawan Singh Ji, disse Ele, bem humorado: Sempre que vimos aqui, trazemos connosco a nossa equipa de trabalho. Depois de terminarmos com xito a tarefa que nos estava atribuda numa digresso, somos enviados para outros campos. Que maneira to bela de referir a Sua vinda ao mundo, em termos to delicados e cheios de humildade, dando apenas a entender que veio com a autoridade de Deus. Kabir exprimiu-se do mesmo modo: Somos conhecedores do mistrio do Mais Alto, e trouxemos as ordens de Deus para serem dadas ao mundo em geral. O Mestre Sawan Singh no era um homem do mundo e no estava sujeito ao cativeiro do corpo. Costumava deixar o mundo e o plano terreno e ascendia aos planos mais elevados sempre que desejava. Aos aspirantes que o procuravam, deu olhos para ver a Luz de Deus e fora para que se elevassem aos planos superiores. Era o Verbo personificado e habitou entre ns. Era o amor personificado. Era uma encarnao de Paz e Felicidade. Bemaventurados aqueles que se sentaram aos Seus santos ps ou que Ele tomou a Seu cargo, e que O procuravam a Ele e s a Ele. O Grande Mestre proclamou em voz de trombeta que h milhares de devotos com as mais variadas denominaes que buscam o mesmo Deus bem-amado. Embora haja diferentes religies, todas aspiram ao mesmo objectivo. H, com efeito, uma s Verdade comum a todos. As diferenas religiosas so feitas pelos homens e devem-se a uma diversidade de costumes e condies climatricas, mas o propsito essencial de todas as religies o mesmo: unir toda

100

PROLAS ESPIRITUAIS

Quando encontramos um Mestre vivo, temos de ter f na Sua sabedoria e competncia, pois a f a base de todas as religies. Mas no precisamos de ter uma f cega. Tentai primeiro compreender a teoria, j que a teoria precede a prtica. Se a teoria vos satisfizer, podeis encetar o caminho a ttulo experimental. Ao receberdes uma experincia directa do Mestre vivo, por mais insignificante que ela seja, ganhareis confiana para tentar desenvolv-la dia aps dia, dedicando regularmente algum tempo s prticas espirituais. O tempo aplicado nas prticas espirituais com devoo amorosa e plena f no Mestre far-vos- progredir magnificamente de dia para dia. Mas tendes de desenvolver o amor e a estima pelo Mestre por uma obedincia implcita aos Seus mandamentos. Jesus disse: Se me amais, cumpri os meus mandamentos. E deste modo desenvolvereis receptividade para captar a graa do Mestre com abundncia. Acerca deste amor pelo Mestre, que lhe deu um senso de unidade com Ele, diz S.Paulo: Eu vivo agora. No eu, mas Cristo que vive em mim. Hafiz, um Santo muulmano, disse, nos mesmos termos: O Mestre encheu-me de tal maneira que me esqueci da minha prpria existncia. Conforme pensares, assim hs-de tornar-te. O Mestre deixa o corpo vontade e ascende aos planos superiores. Desenvolvendo um amor intenso pelo Mestre, a vossa alma comear a deixar o corpo por si mesma, sem qualquer esforo estrnuo da vossa parte.

O corpo no a sua morada permanente; apenas transitria. Mas temos de fazer dela o melhor uso. o templo em que residem Deus e a alma. Temos de o manter limpo e santo, no poludo pelos pecados ligados s cinco paixes: Egosmo, Clera, Apego, Cobia e Luxria. Deus amor, a nossa alma tambm amor, o caminho de regresso a Deus s pode ser percorrido atravs do amor. Os homens caram nas garras de um amor perverso. Se o amor for desenvolvido na direco correcta, sob a orientao de um Mestre vivo, o caminho de regresso fica assegurado pela audio da melodia arrebatadora do Verbo que reverbera em toda a criao.

450. Celebra-se o Natal porque Cristo nasceu neste dia, mas o verdadeiro Natal ser celebrado quando efectivamente decidirmos realizar o propsito do nascimento de Cristo: entrar no reino de Deus interiormente e traz-lo de volta terra. 451. Faamos o ponto da situao. Pairam nuvens de destruio com os seus arsenais repletos, prontos a ser lanados sobre a humanidade a qualquer momento. A enorme potencialidade destruidora da bomba atmica, testemunhada em Hiroshima e Nagasaki, est a ser ultrapassada por armas de guerra ainda mais destruidoras. Um movimento em falso ser o suficiente para varrer da terra toda a civilizao que a natureza humana mortal edificou ao longo das idades. O mundo est cheio de sofrimento; homens e mulheres vagueiam na treva. Num mundo assim, saiamos para a rua distribuindo amor e compaixo por todos. Sirvamos os pobres e desvalidos, sirvamos os nossos irmos, sirvamos os animais do ar e da terra e de toda a criao, onde haja um sopro de vida. No percamos energia em discusses e controvrsias. Acendamos umas velas no altar da humanidade sofredora a humanidade uma s. A alma no homem a essncia de Deus. Somos todos membros da mesma

449. Passou mais um ano precioso da vossa vida. Alguns de


ns avanaram mais, outros menos, no caminho para o nosso Lar. A alma um inquilino do corpo, mas s por um pequeno lapso de tempo. A estadia da alma no corpo pode ser comparada estadia de um viajante numa estalagem, s por uma noite; na manh seguinte, ao raiar o dia, segue o viajante o seu caminho. Por que razo se apega o homem tanto ao corpo e aos seus gozos sensoriais?

GENERALIDADES II

101

famlia de Deus, somos todos irmos em Deus. Se aprendemos que Deus vive em todos os coraes, temos de sentir respeito e amor por todos. A compreenso desta verdade tem de dealbar na humanidade. Fostes colocados no caminho para Deus, o caminho que o mais natural e fcil de todos. No vos deixeis desviar do Caminho. Transcendei o corpo de modo a poderdes voar nas altas regies, para vos conhecerdes a vs mesmos e saberdes que sois uma gota do Grande Oceano da Conscincia. Irradiai amor por toda a criao, pois a graa do Mestre trabalha exaustivamente acima de vs. Amai, e todas as outras coisas vos sero acrescentadas. Estai atentos. Estamos no caminho da perfeio, mas ainda no somos todos perfeitos. Pode haver falhas e equvocos entre vs. Pode haver muitas impurezas e imitaes apresentadas em cores bonitas e fascinantes, que vos desviam do Caminho. Nenhum movimento que vos incite a viver pelos sentidos poder levar-vos a transcender os sentidos. No vos deixeis cair nessas emboscadas. Sede firmes e cuidadosos. Sensaes, emoes, visualizaes e inferncias, esto todas sujeitas a erro. Bem o sabeis, pois alguma coisa vedes para l das emoes e sensaes. Com f no Poder Supremo, segui em frente dia aps dia, sem deixar que a vossa f ceda lugar ao desnimo.

453. O caminho para a Verdade simples: conhece-te a ti


mesmo, a fim de conheceres Deus. Na verdade, vs sois, essencialmente e potencialmente, o Eterno. O Verbo est em vs e vs viveis nEle e por Ele, ainda que, por enquanto, vivais no plano dos sentidos, sem conscincia da vossa real identidade. A rvore conhece-se pelo fruto que d. Conferncias, mensagens, declaraes, discursos sobre quaisquer temas, espirituais ou no, orais ou escritos tudo isso no passa de conversa ociosa se no for assimilado e praticado. Se desejais amar a Deus verdadeiramente e de facto, de um modo prtico, tendes de amar os vossos companheiros e sentir pelos outros o mesmo que sentis pelos que vos so queridos. Em vez de acharmos defeitos nos outros, olhemos para dentro de ns prprios, soframos os sofrimentos dos outros e sejamos felizes com a felicidade dos outros. Acolhei tudo o que vier, com a alegria de quem aceita a vontade dEle, e no maltrateis nem prejudiqueis nenhum dos Seus seres. Para amar a Deus, temos de viver para Deus e morrer por Deus.

454. As regras que Baba Sawan Singh deu, se que deu


alguma, so: meditao, vida moralmente justa e servio desinteressado. Ele no vos disse que deixsseis de ser cristos, ou hindus, sikhs, muulmanos, zoroastrianos, budistas... mas sim que fsseis verdadeiros seguidores de Cristo, Krishna, Guru Nanak, Maom... isto , que cumprsseis os mandamentos dEles. Ele no pediu a nenhum cptico que aceitasse qualquer dogma, mas sim que, com esprito de humildade, obedecesse a Deus que reverbera no corao de todos. Ele aconselhou o homem a olhar para os seus semelhantes do nvel da alma e no atravs do vesturio das diversas religies. Ele no defendeu uma mudana de formas, mas sim que olhssemos para o interior de ns mesmos, onde somos todos um. Ele disse que, fosse qual fosse a religio de cada um, a nossa vida

452. No devemos ser adoradores do Deus das convenes.


Devemos elevar as nossas aspiraes morais ao mais alto nvel e realizar Deus que se contm em todo o universo no nosso prprio eu, transcendendo as limitaes dos sentidos. Esforai-vos por estudar o Livro da Vida, o nosso prprio eu. H que ter cuidado para no confundir a religio com as crenas e as formas. Temos de compreender que as coisas que so visveis so temporais, mas coisas que so invisveis so eternas e a reside a unidade subjacente a todas as religies.

102

PROLAS ESPIRITUAIS

teria de ser moralmente justa. Ele no trouxe o pensamento oriental ou o ocidental para ns o praticarmos, antes nos ajudou a praticar a Verdade bsica que j existe nas nossas religies. Ele reviveu a Verdade esquecida, que eterna. O exemplo vale mais do que o preceito. O Instrutor de que esta poca precisa um exemplo vivo daquilo que todos podem vir a ser; o nico Instrutor que devemos aceitar tem de ser Algum que experimentou Deus. Tem de ser Algum que transps conscientemente a ponte entre o tempo e a eternidade e pode mostrar aos outros como conseguir o mesmo resultado. atravs dEle que nos dado descobrirmo-nos a ns mesmos. atravs dEle que logramos transformar o nosso corao, j que Ele possui o poder de transmitir a graa, o amor, o contacto da Luz de Deus. Ele transborda de amor por Deus e por toda a criao. Os livros no substituem os instrutores. A menos que encontremos o instrutor em pessoa, no conseguimos solucionar o mistrio do eu. O que um homem fez, tambm outro pode fazer desde que tenha auxlio e orientao adequados, claro. Fostes abenoados com um contacto consciente com a Luz e a Harmonia divinas a vida e a alma de tudo o que . Podeis agora desenvolver essa experincia inicial do contacto vivo at onde quiserdes. Tudo depende de vs. Onde houver uma vontade, h um caminho.

nela, toda a vossa vida se modificar. O amor h-de permear todo o vosso ser e irromper por cada um dos poros do vosso corpo, transmutando toda a escria em ouro puro. O amor, como deveis saber, simultaneamente o meio e o fim da existncia. Amor, Vida e Luz so apenas facetas diferentes da mesma divindade.

456. O verdadeiro cristo deve carregar a sua cruz


diariamente. A cruz representa o corpo fsico de p, com os braos abertos.

457. Cultivai a vida interior evitando toda a estultcia da ostentao exterior. Sentai-vos diariamente em silncio, at que o silncio se resolva em Luz e suave Msica das Esferas; desenvolvei o amor inocente que s conhece o servio e o sacrifcio nico caminho de regresso a Deus. E para merecerdes o amor de Deus, tornai-vos humildes. Todas as Escrituras falam da impermanncia de todas as coisas e da imutvel permanncia de Deus. Renunciai ao amor por aquela e desfrutai a comunho com a ltima. Elevai-vos acima da conscincia do corpo e nascei para uma nova vida de unidade e harmonia. 458. Que cada um de vs tenha em mente que no possui
uma alma: uma alma.

455. A Luz da Vida est em vs. Se tendes conscincia disso


ou no, outra questo. Cada um de vs teve uma experincia dessa Luz sagrada. Tudo quanto agora tendes a fazer viver em contacto constante com essa Luz. Toda a criao veio existncia por essa mesma Luz, e essa mesma Luz existe em cada corao. Esta Luz da Vida foi tornada manifesta na vida. Ela esplende em toda a parte, e no lugar onde no esteja. Uma vez que viestes por esta Luz e aprendais a viver

459. Sintonizai-vos com o Poder de Deus-em-Expresso e


abri o vosso olho interior para ver a Luz de Deus inerente a todas as formas, e abri o vosso ouvido interior para escutar a Voz de Deus reverberando em todos os coraes. Descobrireis que os outros no so entidades separadas de vs: so uma parte de vs. Eles so vossos, e vs sois deles; no existe separao entre o vosso eu e toda a criao.

GENERALIDADES II

103 E isto aprendi: o verdadeiro homem aquele que ama a Deus e ao prprio homem; e, servindo todos, habita no Amor Eterno.

O segredo duma vida bela o amor que nunca morre.

460. O meu Mestre recomendava sempre: No penseis mal


dos outros, mesmo daqueles que vos odeiam e vos desprezam. Se eles no pem termo a esse costume detestvel, por que haveis vs de pr termo ao vosso amoroso costume? Se desejais ser felizes, fazei os outros felizes. Se desejais ser abenoados, abenoai os outros. Aqueles que prejudicam os outros, ficam prejudicados. Assim a Grande Lei.

464. No dia do septuagsimo terceiro aniversrio da minha


peregrinao terrena: Amo e respeito todas as comunidades, todos os pases, todas as religies, todas as raas; Sou um servo dos pobres, dos pequenos, dos perdidos, e continuo a trabalhar nas vinhas do Senhor em toda a humildade. Proponho-vos o seguinte programa de vida: 1. Simplicidade 2. Amor pela humanidade 3. Servio dos necessitados Aprendei a oferecer a Deus todo o vosso trabalho e crescei em humildade. So necessrios estes grupos de devotos para servir a humanidade. No a quantidade que conta, mas a qualidade e o carcter dos sevadars. Quero satsangs de indivduos que se tornem centros de vida, a nova vida do esprito, e no uma organizao de poder que asfixie os valores fundamentais e a inspirao viva. Amor a raiz, Amor o fruto da rvore da Vida.

461. Nunca perdemos nada quando damos. Quando dais amor, parece-vos que ficastes com menos amor no vosso corao? Pelo contrrio, o que ficais conscientes de ter ainda aumentado o vosso potencial de amor. Mas no h quem se convena destas coisas at as aplicar na vida prtica. Uns gramas de prtica valem mais do que toneladas de teoria. 462. Toda a criao veio existncia pelo Verbo ou Naam
o Poder de Deus-em-Expresso. Toda a criao , pois, o templo de Deus. No existe lugar onde Ele no esteja. Nos minerais, a vida est a dormir; nas plantas, a vida sonha; nos animais, a vida vai despertando; e no homem, a vida est desperta.

465. O verdadeiro superhomem aquele que serve a Deus de


corao humilde. humilde, simples, directo, afvel, generoso e respeitoso para com todos. Quando esquecemos isto, temos discusses e controvrsias em nome da causa sagrada que representamos.

463. O Guru Nanak sintetizou assim a substncia da vida,


numa cano lindssima: Fiz do meu corao um barco, procurei em todos os mares. Andei por rios e correntes, banhei-me em lugares de peregrinao. Experimentei o doce e o amargo, andei pelas regies mais remotas.

466. Nascer num templo (corpo humano) bom, pois o templo funciona como invlucro da semente viva da Verdade; mas morrer encerrado no invlucro e esquecer a semente da Verdade no interior, privar-se da Verdade o que um pecado abominvel.

104

PROLAS ESPIRITUAIS

467. As religies organizadas, que do demasiada importncia a rituais e formas exteriores, tornam-se compartimentos fortificados de poder egostico, mais do que instrumentos de servio e apoio na auto-realizao. Isto d normalmente origem a disputas entre indivduos. 468. Que as nossas aces sejam uma oferenda ao Senhor.
No esqueais que a espiritualidade no-egosmo. Que o nosso trabalho desinteressado na divulgao da mensagem do Mestre, que trabalho de Deus, possa levar muitos para junto de Ti, oh Senhor, e que o nosso nome seja esquecido. Ele sabe de facto quem ama e serve a todos eis a mensagem divulgada pelos sbios da humanidade, como Buda, Cristo e Nanak. a mensagem de que a nossa vida quotidiana e o mundo moderno precisam to encarecidamente.

silncio, os nossos desejos so eliminados, atingimos a pureza e santificamos o corpo e a mente; provamos ento o elixir do divino Naam e conhecemos como doce. No silncio, o corao ilumina-se, caindo vu aps vu. No corao resplandece a Luz, e o prprio silncio torna-se vocal e d vazo Msica das Esferas que reverbera em toda a criao. ento que contemplais a Luz em todas as coisas, isto , vedes exteriormente a Luz nica em todas as coisas. Esta a viso universal de que o Uno est em tudo e tudo est no Uno. Bemaventurado aquele que atingiu a iluminao, pois onde quer que se encontre habita com o Uno Eterno.

469. Dai a mo da solidariedade a todos os que trabalham


para a causa comum do Mestre, e elevai-vos acima de consideraes mesquinhas at s alturas da vida, atravs do poder do silncio interior criado pelas meditaes. Tentai mergulhar fundo nas profundezas do corao e evitai a vida superficial. Quando o vosso esprito se alargar e elevar s alturas da vida sacrificando tudo, tereis uma viso do Senhor presente em todos indistintamente, em santos e pecadores, em todos os homens e em toda a criao em geral, animais da terra, do ar e do mar, em todas as religies, em todas as Escrituras e em todos os profetas.

470. em silncio que nos testamos a ns prprios e


detectamos as fraquezas que tm de ser erradicadas. Temos de lutar com as trevas, desenvolver msculos morais e receber a mensagem do esprito. Devemos permanecer, ao menos durante um certo tempo, sozinhos com Deus. Quando entramos mais e mais no

pessoa que se tornou digna e qualificada para entrar no Nirvana.

GLOSSRIO
DE TERMOS ORIENTAIS E DE NOMES DE PESSOAS E LUGARES IMPORTANTES

ARJUNA (1563-1606) O quinto Mestre da linhagem iniciada pelo Guru Nanak. Foi o compilador do Adi Granth, livro sagrado dos Sikhs. ASANA Termo que designa genericamente uma postura ou atitude na disciplina yguica. ASHTANG YOGA Caminho ctuplo de disciplina yguica tal como foi estabelecido por Patanjali. AVALOKITESHVARA V. Akshobya

A
AARON/AARO Irmo de Moiss, trs anos mais velho. AHANKAR Egotismo, isto , subjectivismo exacerbado, hbito de falar de si mesmo. AHARMAN ou AHRIMAN O Esprito do Mal, perpetuamente em guerra com o Deus Bom, Ahura Mazda ou Ormuzd (o Supremo Criador do Zend-Avesta, livro sagrado dos Zoroastrianos). AHURA MAZDA O Deus Bom das escrituras zoroastrianas. AKSHOBYA Um dos discpulos directos do Senhor Buda Shakyamuni a quem foi dado o ensinamento intrnseco da Corrente do Som. AMAR DAS (1479-1584) O terceiro Mestre da linhagem iniciada pelo Guru Nanak. ANAMI O Inominvel indescritvel. O mesmo que Maha Dayal, Nirala e Swami. ANANDA xtase ou bem-aventurana. APARA VIDYA Conhecimento do mundo emprico com especial referncia ao comportamento moral e tico, que um dos fundamentos da experincia espiritual. ARHAT Na escola do Budismo Hinayana (o Pequeno Veculo),

B
BABA Expresso piedosa usada em relao a pessoas de idade avanada. BHAJAN Uma das disciplinas da realizao do homem como alma e como Deus: a sintonia do prprio eu com a Corrente Audvel do Som. BHAKTI Devoo. BHAKTI YOGA Um dos trs grandes sistemas de Yoga: Jnana (a via do conhecimento), Karma (a via da aco) e Bhakti (a via da devoo). BUDA ou BUDDHA (583-463 A.C.) Literalmente, o Iluminado. O termo refere-se geralmente ao prncipe Siddharta, do cl dos Shakyas, que alcanou a Iluminao Interior depois de ter renunciado ao mundo e s austeridades extremas, seguindo o chamado Caminho do Meio. BUDHI Um dos trs componentes que vo formar um ser racional: corpo, mente e intelecto, sendo este ltimo a faculdade discriminatria que distingue entre o bem e o mal.

GLOSSRIO

107 de latncias. GOBIND SINGH (1666-1708) O dcimo Guru na sucesso do Guru Nanak. GRANTH SAHIB Livro sagrado dos Sikhs, compilado pelo Guru Arjan. GUNA Qualidade ou atributo que desencadeia as nossas aces, de acordo com a nossa natureza essencial. GURU Homem santo, preceptor ou guia espiritual. GURU DEV Forma radiante do Mestre perfeito que se revela interiormente ao discpulo quando este se eleva acima da conscincia corporal.

C
CHAKRAS Centros ganglinicos do corpo humano cujo domnio permite controlar vrios processos biolgicos internos, tanto fisiolgicos como psicolgicos. a forma circular (ou de flor de ltus) destes centros que lhes d o nome. CHID-AKASH Pura essncia mental donde as vibraes mentais emanam e assumem a forma de pensamentos, sentimentos e aces. CHIT Parte da mente onde esto armazenadas todas as espcies de impresses sob a forma de memrias. CHIT-LAKE O mesmo que Chit. CRISTO O Ungido do Senhor; o ttulo de Jesus.

D
DARSHAN Ver a forma do Mestre interior ou exteriormente, com amor e devoo. DAYAL Misericordioso ou compassivo. DHARMA Termo que deriva da raiz dhir (snscrito) e significa aquilo que suporta ou sustm. Na acepo que aqui nos interessa, aquilo que sustm a realidade em todos os nveis de existncia. DHARAM RAI O Juiz Supremo, o Senhor do Astral, o que julga todos segundo a lei do Karma, excepto aqueles que se refugiam aos ps de um Mestre perfeito; estes escapam lei do karma. DHYANA Meditao ou contemplao.

H
HAFIZ (1320-1389) Grande santo e poeta persa, nascido em Shiraz. Goza de grande popularidade entre muulmanos e hindus. HATHA YOGA Forma de yoga que tem como objectivo o domnio das funes psicossomticas. Pode ser considerado como um mtodo de preparao para formas mais espiritualizadas de yoga. Hatha significa, literalmente, fora de vontade indmita para realizar qualquer coisa, por mais extraordinria que parea. Etimologicamente, ha representa o Sol e tha a Lua, o que exprime a aptido do Hatha Yoga para harmonizar os extremos quente e frio do Sol e da Lua. HAZUR Expresso de grande reverncia e respeito usada em relao a pessoas de elevada craveira humana e espiritual.

G
GAGGAN A parte superior de Trikuti (segundo plano do caminho espiritual). Lugar onde esto armazenadas todas as espcies

J
JAIMAL SINGH (1839-1903) Um santo que foi soldado, iniciado nos ensinamentos sagrados por Swami Ji Maharaj, a quem

108

PROLAS ESPIRITUAIS

sucedeu na linhagem do Guru Nanak. Jaimal Singh Ji, por sua vez, deixou a sucesso a Baba Sawan Singh. JAP JI Prlogo do Adi Granth que sumariza a filosofia do do Guru Nanak. JI Sufixo geralmente aposto ao nome de uma personagem venervel. JNANA YOGA V. Bhakti Yoga JYOTI Luz divina.

inferior da coluna vertebral. Quando indevidamente despertada pelo yogui, pode provocar distrbios gravssimos susceptveis de levar loucura e at morte.

M
MAHA DAYAL Literalmente, o mais compassivo. Usado geralmente como sinnimo de Inominado e sem atributos. O mesmo que Anami, Nirala e Swami. MAHAKASHYAPA V. Akshobya MAHARAJ Designao reverencial geralmente aplicada a personalidades de craveira espiritual superior. MAHAVIRA Literalmente, o grande guerreiro que dominou o seu ego custa de austeridades e penitncias muito severas. O fundador do Jainismo que, como o Budismo, foi uma outra tentativa para reformar a supremacia bramnica baseada em ritos e rituais. MAHATMA Uma grande alma. MAITREIA V. Akshobya MANA Reflector das vibraes mentais que vm das profundezas de chit at superfcie da conscincia. MANDGALYAYANA V. Akshobya MAYA A iluso; tomar como real o que irreal. Espcie de alucinao que v uma serpente numa corda ou gua na areia ardente do deserto (miragem). Causa fundamental do sofrimento neste mundo. METALUNIPUTRA V. Akshobya MIRA Poetisa hindu da escola vishnuta. Devota de Krishna. MAOM (570-632) O fundador do Islo.

K
KABIR (1398-1518) Grande santo do Norte da ndia que passou a maior parte da vida na regio de Benars. A par do Guru Nanak no Punjab, renovou os antigos ensinamentos do Sant Mat. Foi a partir deles que Swami Ji Maharaj, de Agra, derivou a inspirao e desenvolveu o significado intrnseco do que eles haviam ensinado sob a forma de aforismo. KAL Literalmente, o tempo que medido em termos de acontecimentos e ocorrncias de natureza impermanente o Poder Negativo. KALMA Termo cornico. V. NAAM. KARMA Literalmente, aco, feito, incluindo pensamentos e palavras. KARMA YOGA V. Bhakti Yoga KRISHNA Avatar ou reencarnao de Vishnu. Autor do celebrado cntico celestial conhecido como Bagavad Gita, obra monumental sem paralelo que trata das questes mais intricadas do Dharma nos seus variados aspectos. KUNDALINI Energia armazenada em espiral na extremidade

109 MOISS O grande legislador dos Judeus, que conduziu os filhos de Israel no xodo do Egipto e pelo deserto do Sinai, onde recebeu os Dez Mandamentos.
GLOSSRIO

alma; a Corrente primordial do Som e da Luz. RAJA YOGA A estrada real para a integrao. O caminho implica uma aproximao cientfica no sentido de Deus e adapta-se melhor a pessoas de esprito cientfico. Um raja yogi no aceita nada cegamente ou baseado na simples autoridade das Escrituras, preferindo o caminho da experimentao no laboratrio da mente. REHMAN Literalmente, misericordioso e compassivo, um atributo de Deus. RISHI No Hindusmo, um sbio ou poeta inspirado. Os hinos vdicos foram inicialmente revelados a sete rishis referidos como Prajapatis, os filhos nascidos da mente de Brama. RUHANI SATSANG Associao de pessoas de inclinao puramente espiritual. Desenvolvida e presidida por Sant Kirpal Singh, que a constituiu como um Forum Comum para o encontro de representantes de todas as religies que acreditam na eficcia da Cincia da Alma como panaceia para todos os males do mundo. RUMI (1207-1273) O maior dos grandes poetas-sufis da Prsia.

MURSHID-i-KAMIL Termo muulmano que significa Mestre Perfeito.

N
NAAM A Corrente primordial do Som. O mesmo que Shabd, Verbo, Nad, Sraosha, Sruti, Logos, Esprito Santo. O aspecto criativo de Deus; Deus-em-aco. NANAK (1469-1539) Primeiro Guru dos Sikhs, contemporneo de Kabir. NARAYANA Senhor; o ttulo de Vishnu. NIRALA Indescritivelmente maravilhoso. O mesmo que Anami, Maha Dayal, Soami, Senhor de toda a criao.

P
PARA VIDYA Conhecimento do Alm ou Cincia da Alma e do que est para alm dos sentidos, da mente e do intelecto. PIND Literalmente, corpo fsico abaixo do centro do terceiro olho. PRALABDH KARMA Karma-destino; a parte do karma que, desde o momento do nascimento, determina a reencarnao do ser humano e configura a sua existncia. PRANAS Sopros vitais.

S
SACH KHAND Reino da Verdade, ou a Regio Espiritual mais elevada, presidida por Sat Purusha. SAMANTABHADRA V. Akshobya SANCHIT KARMA Todo o manancial de karmas no frutificados que os indivduos foram armazenando ao longo das vidas passadas, desde tempos imemoriais, sob a forma de latncias que de quando em quando impulsionam o processo da reencarnao. SANT O mais alto apelido de algum que tem livre acesso quinta regio espiritual. SANT MAT Literalmente, o Caminho dos Mestres.

R
RADHA SWAMI ou RADHA SOAMI Literalmente, Senhor da

110

PROLAS ESPIRITUAIS

SAR BACHAN Literalmente, os ensinamentos sobre a eterna Verdade. Metaforicamente, o nome dado aos escritos, em prosa e em verso, de Swami Ji, que fez a exposio sistemtica do Sant Mat na era presente. SARIPUTRA V. Akshobya SAT PURUSHA A Causa Primeira e a primeira manifestao de Deus. SATSANG Literalmente, comunho com a Verdade ou o poder de Deus interiormente. Tambm se d este nome a uma congregao ou reunio de pessoas para escutarem o ensinamento sagrado. SATSANGI Discpulo de um Mestre perfeito. SAWAN ASHRAM Ashram fundado por Sant Kirpal Singh para o benefcio espiritual das pessoas; assim chamado em honra de Seu Mestre e antecessor espiritual, Baba Sawan Singh. SAWAN SINGH ((1858-1948) O grande Mestre que sucedeu a Baba Jaimal Singh Ji em Beas. SEHAJ YOGA Literalmente, caminho fcil para Sehaj ou equanimidade. Emprega-se usualmente como sinnimo de Surat Shabd Yoga ou Yoga da Corrente do Som. SHABD V. Naam SHABD DHUN A msica da alma, a Corrente Audvel da Vida. SHIV DAYAL SINGH O grande Santo de Agra que reviveu os ensinamentos dos Mestres, como Kabir Sahib e Nanak, sob a inspirao e as instrues de Tulsi Sahib, de Hathras. SIMRAN Literalmente, lembrana. Usado geralmente para designar a repetio dos nomes de Deus ensinados por um Mestre perfeito.

SURAT Ateno ou conscincia individual. SURAT SHABD YOGA Cincia do contacto de surat (v. termo antecedente) com Shabd (v. Shabd). Sintonia com o Som interior ou Verbo.

T
TISRA TIL Terceiro olho; portal que leva s regies espirituais acima do mundo puramente fsico.

Y
YOGA Literalmente, unio ou jugo; unio do esprito com a Corrente do Som. YOGI Praticante de yoga.

Z
ZOROASTRO (660-583? A.C.) Fundador do Zoroastrianismo. Forma grega equivalente ao persa Zaratustra.

NDICE
Pgina

CAP. XVII - Orao.....................................................171 CAP. XVIII - Mente e Alma.........................................185 CAP. XIX - Generalidades I.........................................187

Parte III
FRAGMENTOS DE MENSAGENS AOS DISCPULOS...........................................................207
CAP. XX - Generalidades II.........................................209

Parte I
PERGUNTAS E RESPOSTAS.............................................1
CAP. I - Conduta social e prtica moral............................3 CAP. II - A Meditao....................................................13 CAP. III - Necessidade e Funes do Mestre..................27 CAP. IV - Karma: a Lei da Aco e Reaco.................41 CAP. V - Orao.............................................................53 CAP. VI - Alimentao...................................................55 CAP. VII - Iniciao.......................................................59 CAP. VIII - Reencarnao..............................................67 CAP. IX - Deus, Esprito e Alma....................................71 CAP. X - A Mente..........................................................77 CAP. XI - Generalidades................................................87

Glossrio....................................................................225

Parte II
FRAGMENTOS DE CARTAS AOS DISCPULOS...........95
CAP. XII - Conduta social e moral.................................97 CAP. XIII - Meditao..................................................117 CAP. XIV - Necessidade e Funes do Mestre.............145 CAP. XV - Karma: a Lei da Aco e Reaco..............163 CAP. XVI - Regime Alimentar.....................................169

Literatura Disponvel
Edies da S.H.P. em Portugus LIVROS
Espiritualidade, o que de Sant Kirpal Singh A Roda da Vida idem O Mistrio da Morte idem A Coroa da Vida idem Homem-Deus idem Histrias que nos Fazem Bem de Sant Thakar Singh 5 Entrevistas com Sant Thakar Singh Elixir Espiritual de Sant Kirpal Singh Sant Thakar Singh notas biogrficas

Cincia e Misticismo - Aspectos de Convergncia

CADERNOS
Meditao, Palavras dos Mestres Surat Shabd Yoga, uma Introduo Poder de Deus, Poder de Cristo, Poder do Mestre Regime Vegetariano do Ponto de Vista Espiritual Curiosidades Biogrficas de um Homem-Deus A Holosofia e a Sociedade Holosfica de Portugal A Histria do Ramayana Contada s Crianas 10 Canes de Amar e Louvar ao meu Divino Mestre Porqu Vegetariano? Sant Mat - Cadernos de Consulta (3 volumes) Psicologia do Misticismo: Amor, Concentrao, Entrega Kabir, Santo e Poeta Outras Histrias que... tambm nos Fazem Bem!

Das könnte Ihnen auch gefallen