Sie sind auf Seite 1von 10

07/10/13

Estrutura e funcionamento de um Sistema Informtico

TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO

Sumrio
Estrutura genrica de um sistema informtico. Componentes de um sistema informtico. Perifricos de input, output e input/output. O interior de um PC. A Placa principal. Unidade Central de Processamento. Memrias Primrias e Secundrias. Barramentos. Impressoras e Plotters

07/10/13

Estrutura genrica de um Sistema Informtico


Dados Processamento Informao

Input

Computador

Output

Estrutura genrica de um Sistema Informtico cont.


Sistemas Informticos

SoFware Hardware
Disposi-vos /sicos (electrnicos, mecnicos e electromecnicos) que cons-tuem um sistema inform-co. Tem a ver com os programas de computador, ou seja, instrues bsicas que so capazes de fazer funcionar o hardware, sob interveno mais ou menos interac-va dos u-lizadores.

Componentes centrais

SoFware de Sistema Perifricos de I/O

SoFware de Aplicao

07/10/13

Componentes
Perifricos Entrada (input) Perifricos Sada (output) Perifricos Entrada/Sada (input/ output)

O Interior de um Computador
Fonte de alimentao Cabos elctricos

Unidades/ Drives) Conectores on board Conectores das placas de expanso Placa principal (Motherboard)

Placas de expanso

07/10/13

O Interior de um Computador
Placa Principal (motherboard) Placa de circuito impresso de maiores dimenses no interior do PC, na qual se encontra o processador e as memrias primrias e qual se vo ligar os perifricos atravs dos conectores e placas de expanso. Placas de Expanso So placas de circuito impresso ligadas placa principal atravs de encaixes (slots) prprios. Como exemplos temos a placa de rede, placa de som, placa de modem, placa de vdeo, etc.
Fonte de Alimentao Recebe a energia do exterior e adapta-a ao funcionamento interno do computador.

Drives Unidades concebidas para funcionarem com discos, CD, ou outros disposiKvos de Armazenamento. Cabos elctricos Interligam os diversos componentes entre si.

A placa principal ou motherboard


Encaixes Drives Encaixe para alimentao Slots para a memria RAM Barramentos Encaixe para o processador Chips de Controlo

Slots para placas de expanso

Conectores

Memria ROM

07/10/13

Unidade Central de Processamento


equivalente ao microprocessador. Circuito integrado que contm milhares ou milhes de componentes electrnicos, organizados de modo a poderem efectuar as operaes de processamento. tambm chamada de CPU Central Processing Unit.

Memrias
Memrias

Primrias, Principais ou Centrais

Secundrias, Auxiliares, Externas ou de Massa

So indispensveis ao funcionamento do sistema inform-co.

Fornecem ao processador as instrues e os dados com que este vai operar em cada momento.

Consistem em chips que se encaixam na motherboard e podem ser de 2 -pos: RAM e ROM

Suportes de Armazenamento de informao que interessa guardar antes e/ou depois das ac-vidades de processamento.

Podem ser de -pos diversicados: Disquetes, Discos magn-cos, CDs, DVDs, etc.
10

07/10/13

Memrias ROM
Memrias s de leitura que contm instrues fixas para o funcionamento do sistema, como as operaes de arranque ou de interaco com dispositivos de I/O. A informao includa no momento do fabrico. No so alterveis.

11

Memrias RAM
Espao eletrnico por onde passam temporariamente os programas e os dados com que o processador ou CPU vai ter que trabalhar em cada sesso. Memria de acesso aleatrio ou memria em que so feitas operaes de leitura e de escrita de dados em interao direta com o processador.

12

07/10/13

Memrias RAM
Capacidade ou quantidade de memria RAM de um Sistema Informtico um dos fatores mais importantes para a avaliao da capacidade de um sistema.

13

BUS ou Barramento de um SI
o conjunto de fios condutores situados na Motherboard pelos quais circulam os dados entre a CPU, a memria RAM e as placas de expanso dos perifricos.

14

07/10/13

Impressoras e Plotters
Dispositivos de Output indispensveis sempre que se pretende passar para o papel determinada informao ou o resultado de um trabalho feito no computador. Diversos tipos de impressoras: Matriciais ou de agulhas Jato de Tinta Laser Trmicas

15

Impressoras Matriciais ou de Agulhas


Funcionam atravs de uma cabea que contm um conjunto de agulhas. So essas agulhas que imprimem pontos contra o papel atravs de uma fita impregnada com tinta. O resultado da impresso um conjunto de pontos.

16

07/10/13

Impressoras de Jato de Tinta


Projetam jatos de tinta contra a folha de papel atravs de uma cabea comum com um circuito eltrico especfico. Podem ser monocromticas ou a cores.

17

Impressoras Laser
Funcionam com base na tecnologia laser. Os grafismos a imprimir so transmitidos impressora atravs de circuitos integrados prprios e envia os resultados atravs de feixes luminosos (laser) para um tambor que sensvel aos sinais laser. Este tambor, ao rodar em torno de si prprio, transmite ao papel os grafismos a imprimir, atravs de uma tinta em p ou tonner, qual , em seguida, fixada no papel por meio de um jogo de cilindros rotativos.

18

07/10/13

Plotters ou Traadores Grficos


So semelhantes s impressoras. Destinam-se a imprimir grafismos em que exigida elevada preciso, como, por exemplo, no design de peas industriais ou em arquitectura.

19

10

Das könnte Ihnen auch gefallen