Sie sind auf Seite 1von 3

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA DISCIPLINA: OPERAO DE SISTEMAS DE POTNCIA PROFESSOR: VITOR HUGO ALUNO: RODRIGO DA SILVA CARDOSO 2 SEMESTRE/2011

CONTROLE AUTOMTICO DE GERAO NOS PROCEDIMENTOS DE REDE DO ONS O controle de gerao em operao normal feito em tempo real visando a gerao otimizada da energia eltrica a ser disponibilizada para os consumidores. Nesse processo observam-se os procedimentos estabelecidos nas instrues de operao e segue-se o Programa Dirio de Produo PDP. A operao dos CAGs, a gerao das usinas da rede de operao no ligadas a um CAG e reserva de potncia operativa, so coordenadas pelo CNOS. Os COSR dispem de equipamento de CAG e executam o controle automtico da freqncia e do intercmbio em sua rea, por meio de aes de comando para elevar ou reduzir a potncia gerada pelas unidades ou usinas em regulao secundria. A gerao das usinas da rede de operao no ligadas a um CAG controlada pelos centros de operao do ONS. Os comandos e execues da operao para elevar e reduzir a gerao so efetuados pelos agentes de gerao proprietrios da usina de forma direta ou por meio de rgo designado como executor da operao. As modalidades de operao utilizadas pelos sistemas de CAG so controle de intercmbio e freqncia (TLB - Tie Line Bias Control), controle em freqncia constante (FF Flat Frequency Control) e controle em intercmbio constante (FTL - Flat Tie Line Control). A modalidade de operao normal para todas as reas de controle o TLB. A modalidade FF admitida somente em uma rea de controle. Na indisponibilidade do CAG de uma rea de controle, outra rea de controle poder assumir as funes do CAG ou operar em FF. O desvio de freqncia para desligamento automtico do CAG deve estar ajustado em 0,5 Hz, em relao freqncia nominal (60 Hz).

UFF OPERAO DE SISTEMAS DE POTNCIA RODRIGO CARDOSO

ANLISE DE SEGURANA E PROCEDIMENTOS DE REDE DO ONS

As rampas de mudana de programa ou de reprogramao de intercmbio devem ser executadas com durao mnima de 10 (dez) minutos, exceto quando se trata de atender a condies de urgncia ou emergncia do sistema. Cada rea de controle, em condies normais de operao, operada de forma que: a qualquer instante, a soma algbrica dos intercmbios lquidos programados no CAG entre as reas de controle seja nula; as taxas de variao de intercmbio, durante alteraes na programao, sejam compatveis com a capacidade de resposta dos equipamentos e usinas ligadas ao CAG; os valores programados de intercmbio no CAG, entre as reas de controle, respeitem os limites de transferncia das interligaes; as variaes de intercmbio sejam iniciadas em horrios mltiplos de 30 (trinta) minutos e executadas em rampas com durao de 10 (dez) minutos; os horrios de incio das alteraes dos intercmbios programados entre as reas sejam coincidentes e; as variaes nos valores de intercmbio programados entre as reas de controle sejam compatveis com as condies operacionais do sistema, de modo a no prejudicar o controle de tenso e a no colocar em risco a estabilidade do sistema eltrico. Os centros de operao do ONS, detentores de CAG, que contam com recursos computacionais, adotam o BIAS DINMICO, que consiste na atualizao automtica do valor de BIAS pelo prprio sistema de CAG. Os centros que no utilizam o BIAS DINMICO alteram os valores de BIAS sempre que variaes na carga e/ou na capacidade geradora implicarem um valor de BIAS com diferena de at 10% do valor previamente ajustado. Sobre a reserva de potncia operativa, os tipos so: Reserva primria (R1), que destinada regulao da freqncia do sistema interligado pela atuao dos reguladores de velocidade das unidades geradoras; Reserva secundria (R2), que se destinada a recuperar a freqncia do sistema para os valores nominais por atuao do CAG, quando ocorrem variaes da carga. Para garantir a correta atuao do CAG, independentemente do sentido das variaes de carga, necessrio dispor simultaneamente de reserva secundria para elevao de gerao (R2e) e reserva secundria para reduo de gerao (R2r); Reserva terciria (R3), que destinada a complementar a Reserva de Potncia Operativa do Sistema para Elevao de Gerao (R1 + R2e), sendo calculada probabilisticamente, quando esta ultrapassar o valor de 5% da carga do sistema. considerada igual a zero se a reserva calculada probabilisticamente for igual ou inferior a 5% da carga do sistema e; Reserva complementar ou reserva de prontido (R4), que visa a recomposio da reserva de potncia operativa do sistema quando esta se esgotar em caso de indisponibilidades ou redeclaraes por parte de geradores, bem como por desvios no valor da carga em relao ao previsto. As modalidades de operao que podem ser utilizadas pelos sistemas de CAG so:
UFF OPERAO DE SISTEMAS DE POTNCIA RODRIGO CARDOSO ANLISE DE SEGURANA E PROCEDIMENTOS DE REDE DO ONS

Controle de intercmbio e freqncia (TLB): cada rea de controle deve absorver suas prprias variaes de carga. Para tanto, necessrio que os valores de BIAS utilizados pelas controladoras de rea representem suas respectivas caractersticas naturais. Controle em freqncia constante (FF): a rea de controle absorve as variaes de carga do sistema para manter a freqncia constante e no executa controle de intercmbio. Controle em intercmbio constante (FTL): a rea de controle mantm o intercmbio constante e no executa controle de freqncia. O BIAS um parmetro de controle do CAG que reflete a resposta de regulao primria dos geradores e o amortecimento natural da carga com a freqncia.

UFF OPERAO DE SISTEMAS DE POTNCIA RODRIGO CARDOSO

ANLISE DE SEGURANA E PROCEDIMENTOS DE REDE DO ONS

Das könnte Ihnen auch gefallen