Sie sind auf Seite 1von 7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

Ethernet
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ethernet uma tecnologia de interconexo para redes locais - Rede de rea Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais eltricos para a camada fsica, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espao de outros padres de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET

ndice
1 Histria 2 Descrio geral 3 Ethernet com meio compartilhado CSMA/CD 4 Hubs Ethernet 5 Ethernet Comutada (Switches Ethernet) 6 Tipos de quadro Ethernet e o campo EtherType 7 Variedades de Ethernet 8 Algumas variedades antigas de Ethernet 9 10 Mbit/s Ethernet 10 Fast Ethernet 11 Gigabit Ethernet 12 10-Gigabit Ethernet (Ethernet 10 Gigabit) 13 Padres Relacionados 14 Ver tambm 15 Ligaes externas

Histria
A Ethernet foi originalmente desenvolvida, presume-se, a partir de projeto pioneiro atribuido a Xerox Palo Alto Research Center. Entende-se, em geral, que a Ethernet foi inventada em 1973, quando Robert Metcalfe escreveu um memorando para os seus chefes contando sobre o potencial dessa tecnologia em redes locais. Contudo, Metcalfe afirma que, na realidade, a Ethernet foi concebida durante um perodo de vrios anos. Em 1976, Metcalfe e David Boggs (seu assistente) publicaram um artigo, Ethernet: Distributed Packet-Switching For Local Computer Networks. Metcalfe deixou a Xerox em 1979 para promover o uso de computadores pessoais e redes locais (LANs), e para isso criou a 3Com. Ele conseguiu convencer DEC, Intel, e Xerox a trabalhar juntas para promover a Ethernet como um padro, que foi publicado em 30 de setembro de 1980. Competindo com elas na poca estavam dois sistemas grandemente proprietrios, token ring e ARCNET. Em pouco tempo ambos foram afogados por uma onda de produtos Ethernet. No processo a 3Com se tornou uma grande companhia, e alm de se ter tornado conhecida como U.S Robotics, tambm uma fabricante de processadores digitais.

pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet

1/7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

Descrio geral
Ethernet baseada na idia de pontos da rede enviando mensagens, no que essencialmente semelhante a um sistema de rdio, cativo entre um cabo comum ou canal, s vezes chamado de ter (no original, ether). Isto uma referncia oblqua ao ter luminfero, meio atravs do qual os fsicos do sculo XIX acreditavam que a luz viajasse. Cada ponto tem uma chave de 48 bits globalmente nica, conhecida como endereo MAC, para assegurar que todos os sistemas em uma ethernet tenham endereos distintos. Tem sido observado que o trfego Ethernet tem propriedades de autosimilaridade, com importantes conseqncias para engenharia de trfego de telecomunicaes.

Uma placa de rede Ethernet tpica com conectores BNC (esquerda) e RJ-45 (centro).

Os padres atuais do protocolo Ethernet so os seguintes: - 10 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3) - 100 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u) - 1 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z) - 10 gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae)

Ethernet com meio compartilhado CSMA/CD


Um esquema conhecido como Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (CSMA/CD) organizava a forma como os computadores compartilhavam o canal. Originalmente desenvolvido nos anos 60 para ALOHAnet - Hawaii usando Rdio, o esquema relativamente simples se comparado ao token ring ou rede de controle central (master controlled networks). Quando um computador deseja enviar alguma informao, este obedece o seguinte algoritmo: 1. Se o canal est livre, inicia-se a transmisso, seno vai para o passo 4; 2. [transmisso da informao] se coliso detectada, a transmisso continua at que o tempo mnimo para o pacote seja alcanado (para garantir que todos os outros transmissores e receptores detectem a coliso), ento segue para o passo 4; 3. [fim de transmisso com sucesso] informa sucesso para as camadas de rede superiores, sai do modo de transmisso; 4. [canal est ocupado] espera at que o canal esteja livre; 5. [canal se torna livre] espera-se um tempo aleatrio, e vai para o passo 1, a menos que o nmero mximo de tentativa de transmisso tenha sido excedido; 6. [nmero de tentativa de transmisso excedido] informa falha para as camadas de rede superiores, sai do modo de transmisso; Na prtica, funciona como um jantar onde os convidados usam um meio comum (o ar) para falar com um outro. Antes de falar, cada convidado educadamente espera que outro convidado termine de falar. Se dois convidados comeam a falar ao mesmo tempo, ambos param e esperam um pouco, um pequeno perodo. Espera-se que cada convidado espere por um tempo aleatrio de forma que ambos no aguardem o mesmo tempo para tentar falar novamente, evitando outra coliso. O tempo aumentado exponencialmente se mais de uma tentativa de transmisso falhar. Originalmente, a Ethernet fazia, literalmente, um compartilhamento via cabo coaxial, que passava atravs de um prdio ou de um campus universitrio para interligar cada mquina. Os computadores eram conectados a uma unidade transceiver ou interface de anexao (Attachment Unit Interface, ou AUI), que por sua vez era
pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet 2/7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

conectada ao cabo. Apesar de que um fio simples passivo fosse uma soluo satisfatria para pequenas Ethernets, no o era para grandes redes, onde apenas um defeito em qualquer ponto do fio ou em um nico conector fazia toda a Ethernet parar. Como todas as comunicaes aconteciam em um mesmo fio, qualquer informao enviada por um computador era recebida por todos os outros, mesmo que a informao fosse destinada para um destinatrio especfico. A placa de interface de rede descarta a informao no endereada a ela, interrompendo a CPU somente quando pacotes aplicveis eram recebidos, a menos que a placa fosse colocada em seu modo de comunicao promscua. Essa forma de um fala e todos escutam definia um meio de compartilhamento de Ethernet de fraca segurana, pois um nodo na rede Ethernet podia escutar s escondidas todo o trafego do cabo se assim desejasse. Usar um cabo nico tambm significava que a largura de banda (bandwidth) era compartilhada, de forma que o trfego de rede podia tornar-se lentssimo quando, por exemplo, a rede e os ns tinham de ser reinicializados aps uma interrupo eltrica.

Hubs Ethernet
Este problema foi contornado pela inveno de hubs Ethernet, que formam uma rede com topologia fsica em estrela, com mltiplos controladores de interface de rede enviando dados ao hub e, da, os dados so ento reenviados a um backbone, ou para outros segmentos de rede. Porm, apesar da topologia fsica em estrela, as redes Ethernet com hub ainda usam CSMA/CD, no qual todo pacote que enviado a uma porta do hub pode sofrer coliso; o hub realiza um trabalho mnimo ao lidar com colises de pacote. As redes Ethernet trabalham bem como meio compartilhado quando o nvel de trfego na rede baixo. Como a chance de coliso proporcional ao nmero de transmissores e ao volume de dados a serem enviados, a rede pode ficar extremamente congestionada, em torno de 50% da capacidade nominal, dependendo desses fatores. Para solucionar isto, foram desenvolvidos "comutadores" ou switches Ethernet, para maximizar a largura de banda disponvel.

Ethernet Comutada (Switches Ethernet)


A maioria das instalaes modernas de Ethernet usam switches Ethernet em vez de hubs. Embora o cabeamento seja idntico ao de uma Ethernet com hub (Ethernet Compartilhada), com switches no lugar dos hubs, a Ethernet comutada tem muitas vantagens sobre a Ethernet mdia, incluindo maior largura de banda e cabeamento simplificado. Mas a maior vantagem restringir os domnios de coliso, o que causa menos coliso no meio compartilhado causando uma melhor desempenho na rede. Redes com switches tipicamente seguem uma topologia em estrela, embora elas ainda implementem uma "nuvem" nica de Ethernet do ponto de vista das mquinas ligadas. Switch Ethernet "aprende" quais so as pontas associadas a cada porta, e assim ele pra de mandar trfego no-broadcast para as demais portas a que o pacote no esteja endereado, isolando os domnios de coliso. Desse modo, a comutao na Ethernet pode permitir velocidade total de Ethernet no cabeamento a ser usado por um par de portas de um mesmo switch. J que os pacotes so tipicamente entregues somente na porta para que so endereadas, o trfego numa Ethernet comutada levemente menos pblico que numa Ethernet de mdia compartilhada. Contudo, como fcil subverter sistemas Ethernet comutados por meios como ARP spoofing e MAC flooding, bem como por administradores usando funes de monitoramento para copiar o trfego da rede, a Ethernet comutada ainda considerada como uma tecnologia de rede insegura.
pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet 3/7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

Tipos de quadro Ethernet e o campo EtherType


H quatro tipos de quadro Ethernet : Ethernet original verso I O quadro Ethernet verso 2 ou quadro Ethernet II, chamado quadro DIX (iniciais de DEC, Intel, e Xerox). o mais comum atualmente, j que muitas vezes usado diretamente pelo Protocolo Internet. quadro IEEE 802.x LLC quadro IEEE 802.x LLC/SNAP Os tipos diferentes de quadro tm formatos e valores de MTU diferentes, mas podem coexistir no mesmo meio fsico. A Ethernet Verso 1 original da Xerox tinha um campo de comprimento de 16 bits, embora o tamanho mximo de um pacote fosse 1500 bytes. Esse campo de comprimento foi logo reusado na Ethernet Verso 2 da Xerox como um campo de rtulo, com a conveno de que valores entre 0 e 1500 indicavam o uso do formato Ethernet original, mas valores maiores indicavam o que se tornou conhecido como um EtherType, e o uso do novo formato de quadro. Isso agora suportado nos protocolos IEEE 802 usando o header SNAP. O IEEE 802.x definiu o campo de 16 bits aps o endereo MAC como um campo de comprimento de novo. Como o formato de quadros do Ethernet I no mais usado, isso permite ao software determinar se um quadro do Ethernet II ou do IEEE 802.x, permitindo a coexistncia dos dois padres no mesmo meio fsico. Todos os quadros 802.x tm um campo LLC. Examinando o campo LLC, possvel determinar se ele seguido por um campo SNAP. As variantes 802.x de Ethernet no so de uso geral em redes comuns. O tipo mais comum usado hoje a Ethernet Verso 2, j que usada pela maioria das redes baseadas no Protocolo da Internet, com seu EtherType setado em 0x0800. Existem tcnicas para encapsular trfego IP em quadros IEEE 802.3, por exemplo, mas isso no comum.

Variedades de Ethernet
Alm dos tipos de frames mencionados acima, a maioria das diferenas entre as variedades de Ethernet podem ser resumidas em variaes de velocidade e cabeamento. Portanto, em geral, a pilha do software de protocolo de rede vai funcionar de modo idntico na maioria dos tipos a seguir. As sees seguintes provem um breve sumrio de todos os tipos de mdia Ethernet oficiais. Alm desses padres, muitos fabricantes implementaram tipos de mdia proprietrios por vrias razes, geralmente para dar suporte a distncias maiores com cabeamento de fibra tica.

Algumas variedades antigas de Ethernet


Xerox Ethernet -- a implementao original de Ethernet, que tinha 2 verses, Verso 1 e Verso 2, durante seu desenvolvimento. O formato de frame da verso 2 ainda est em uso comum. 10BASE5 (tambm chamado Thicknet) -- esse padro antigo da IEEE usa um cabo coaxial simples em que voc conseguia uma conexo literalmente furando o cabo para se conectar ao ncleo. um sistema obsoleto, embora devido a sua implantao amplamente difundida antigamente, talvez ainda possa ser utilizado por alguns sistemas. 10BROAD36 -- Obsoleto. Um padro antigo permitindo a Ethernet para distncias mais longas. Utilizava tcnicas de modulao de banda larga similares quelas empregadas em sistemas de cable
pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet 4/7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

modem, e operava com cabo coaxial. 1BASE5 -- Uma tentativa antiga de padronizar uma soluo de LAN de baixo custo. Opera a 1 Mbit/s e foi um fracasso comercial. StarLAN 1A primeira implementao de Ethernet com cabeamento de par tranado.

10 Mbit/s Ethernet
10BASE2 (tambm chamado ThinNet ou Cheapernet) -- Um cabo coaxial de 50-ohm conecta as mquinas, cada qual usando um adaptador T para conectar seu NIC. Requer terminadores nos finais. Por muitos anos esse foi o padro dominante de ethernet de 10 Mbit/s. 10BASE5 (tambm chamado Thicknet) -- Especificao Ethernet de banda bsica de 10 Mbps, que usa o padro (grosso) de cabo coaxial de banda de base de 50 ohms. Faz parte da especificao de camada fsica de banda de base IEEE 802.3, tem um limite de distncia de 500 metros por segmento. StarLAN 10Primeira implementao de Ethernet em cabeamento de par tranado a 10 Mbit/s. Mais tarde evoluiu para o 10BASE-T. 10BASE-T -- Opera com 4 fios (dois conjuntos de par tranado) num cabo de cat-3 ou cat-5. Um hub ou switch fica no meio e tem uma porta para cada n da rede. Essa tambm a configurao usada para a ethernet 100BASE-T e a Gigabit. FOIRL -- Link de fibra tica entre repetidores. O padro original para ethernet sobre fibra. 10BASE-F -- um termo genrico para a nova famlia de padres de ethernet de 10 Mbit/s: 10BASEFL, 10BASE-FB e 10BASE-FP. Desses, s o 10BASE-FL est em uso comum (todos utilizando a fibra ptica como meio fsico). 10BASE-FL -- Uma verso atualizada do padro FOIRL. 10BASE-FB -- Pretendia ser usada por backbones conectando um grande nmero de hubs ou switches, agora est obsoleta. 10BASE-FP -- Uma rede passiva em estrela que no requer repetidores, nunca foi implementada.

Fast Ethernet
100BASE-T -- Designao para qualquer dos trs padres para 100 Mbit/s ethernet sobre cabo de par tranado. Inclui 100BASE-TX, 100BASE-T4 e 100BASE-T2. 100BASE-TX -- Usa dois pares, mas requer cabo cat-5. Configurao "star-shaped" idntica ao 10BASE-T. 100Mbit/s. 100BASE-T4 -- 100 Mbit/s ethernet sobre cabeamento cat-3 (Usada em instalaes 10BASE-T). Utiliza todos os quatro pares no cabo. Atualmente obsoleto, cabeamento cat-5 o padro. Limitado a HalfDuplex. 100BASE-T2 -- No existem produtos. 100 Mbit/s ethernet sobre cabeamento cat-3. Suporta full-duplex, e usa apenas dois pares. Seu funcionamento equivalente ao 100BASE-TX, mas suporta cabeamento antigo. 100BASE-FX -- 100 Mbit/s ethernet sobre fibra ptica. Usando fibra tica multimodo 62,5 mcrons tem o limite de 400 metros.
pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet 5/7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

Gigabit Ethernet
1000BASE-T -- 1 Gbit/s sobre cabeamento de cobre categoria 5e ou 6. 1000BASE-SX -- 1 Gbit/s sobre fibra. 1000BASE-LX -- 1 Gbit/s sobre fibra. Otimizado para distncias maiores com fibra mono-modo. 1000BASE-CX -- Uma soluo para transportes curtos (at 25m) para rodar ethernet de 1 Gbit/s num cabeamento especial de cobre. Antecede o 1000BASE-T, e agora obsoleto.

10-Gigabit Ethernet (Ethernet 10 Gigabit)


O novo padro Ethernet de 10 gigabits abrange 7 tipos diferentes de mdias para uma LAN, MAN e WAN. Ele est atualmente especificado por um padro suplementar, IEEE 802.3ae, e ser incorporado numa verso futura do padro IEEE 802.3. 10GBASE-SR -- projetado para suportar distncias curtas sobre cabeamento de fibra multi-modo, variando de 26m a 82m dependendo do tipo de cabo. Suporta tambm operao a 300m numa fibra multi-modo de 2000 MHz. 10GBASE-LX4 -- usa multiplexao por diviso de comprimento de ondas para suportar distncias entre 240m e 300m em cabeamento multi-modo. Tambm suporta 10 km com fibra mono-modo. 10GBASE-LR e 10GBASE-ER -- esses padres suportam 10 km e 40 km respectivamente sobre fibra mono-modo. 10GBASE-SW, 10GBASE-LW e 10GBASE-EW. Essas variedades usam o WAN PHY, projetado para interoperar com equipamentos OC-192 / STM-64 SONET/SDH. Eles correspondem camada fsica do 10GBASE-SR, 10GBASE-LR e 10GBASE-ER respectivamente, e da usam os mesmos tipos de fibra e suportam as mesmas ditncias. (No h um padro WAN PHY correspondendo ao 10GBASE-LX4.) Usam conexo ponto a ponto, interligando apenas dois equipamentos. (FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO Tcnico de Informtica) Ethernet de 10 gigabit muito nova, e continua em vistas sobre qual padro vai ganhar aceitao comercial.

Padres Relacionados
Esses padres de rede no so parte do padro Ethernet IEEE 802.3 Ethernet, mas suportam o formato de frame ethernet, e so capazes de interoperar com ele. Wireless Ethernet (IEEE 802.11) - Frequentemente rodando a 2 Mbit/s (802.11legacy), 11 Mbit/s (802.11b) ou 54 Mbit/s (802.11g). 100BaseVG - Um rival precoce para a ethernet de 100 Mbit/s. Ele roda com cabeamento categoria 3. Usa quatro pares. Um fracasso, comercialmente. TIA 100BASE-SX - Promovido pela Associao das Indstrias de Telecomunicaes (TIA). O 100BASE-SX uma implementao alternativa de ethernet de 100 Mbit/s em fibra tica; incompatvel com o padro oficial 100BASE-FX. Sua caracterstica principal a interoperabilidade com o 10BASEFL, suportando autonegociao entre operaes de 10 Mbit/s e 100 Mbit/suma caracterstica que falta nos padres oficiais devido ao uso de comprimentos de ondas de LED diferentes. Ele mais focado para uso na base instalada de redes de fibra de 10 Mbit/s. TIA 1000BASE-TX - Promovido pela Associao das Indstrias de Telecomunicaes, foi um fracasso comercial, e nenhum produto desse padro existe. O 1000BASE-TX usa um protocolo mais simples que
pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet 6/7

03/09/12

Ethernet Wikipdia, a enciclopdia livre

o padro oficial 1000BASE-T, mas requer cabeamento categoria 6.

Ver tambm
CHAOSnet Attachment Unit Interface Virtual LAN Spanning Tree Protocol telecomunicao Internet X25

Ligaes externas
Ethernet: Distributed Packet Switching for Local Computer Networks (http://www.acm.org/classics/apr96/) Cpia em HTML do artigo de 1996, de Robert M. Metcalfe e David R. Boggs, parte dos textos lssicos da ACM Welcome to Charles Spurgeon's Ethernet Web Site (http://www.ethermanage.com/ethernet/ethernet.html) (em ingls)IEEE 802 (http://www.ieee802.org/3/0) (em ingls)IEEE 802.3-2002 (http://standards.ieee.org/getieee802/download/802.3-2002.pdf) (em ingls)10 Gigabit Ethernet Alliance website (http://www.10gea.org/) (em ingls)Ethernet frame formats (http://www.wildpackets.com/compendium/EN/EN-FrFmt.html) (em ingls)http://www.erg.abdn.ac.uk/users/gorry/course/lan-pages/enet.html (em ingls)10 Gigabit Ethernet over IP White Papers (http://www.siemon.com/us/white_papers/) (em ingls)http://www.datacottage.com/nch/eoperation.htm Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ethernet&oldid=32030320" Categorias: Ethernet Protocolos Internet Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 10h26min de 30 de agosto de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen