Sie sind auf Seite 1von 97

DICIONRIO DE MITOLOGIA NRDICA

O meu interesse sobre a mitologia Nrdica vem no seguimento do interesse sobre a mitologia Grega. E semelhana desta, recolhi vrio material na net, formando este dicionrio de mitologia Nrdica, que ponho agora na minha pgina, para que todos possam consultar. Esta mitologia igualmente rica em histrias e personagens interessantes. Por vezes podero encontrar certas semelhanas com a mitologia Grega.

Depois de uma introduo, podem procurar por ordem alfabtica, o nome da personagem ou acontecimento, para lerem um pequeno resumo sobe o mesmo.

Mitologia Nrdica

Os povos Nrdicos compreendem os pases Hoje conhecidos como Sucia, Dinamarca, Noruega e Islndia.

A Mitologia nrdica divide-se em Edas, sendo a mais antiga escrita em poesia e a mais moderna em prosa.

No incio do mundo, segundo as Edas, no havia nem cu nem terra, mas um abismo sem fundo onde flutuava uma fonte dentro de um mundo de vapor. Dessa fonte saam doze rios, que aps terem corrido longas distncias, congelaram-se muito longe das suas origens, preenchendo o grande abismo com gelo.

Ao sul do mundo de vapor ficava um mundo de luz, que emanava calor para derreter o gelo. Dos vapores formados do gelo surgiram dois seres: Ymir, o Gelo Gigante e a sua gerao, e a vaca Audumla, cujo leite amamentou o gigante. A vaca por sua vez, se alimentava lambendo o gelo de onde retirava gua e sal. No gelo se escondia um deus, e lambendo, a vaca acabou por descongel-lo, revelando-o. Esse deus, unido com sua esposa da raa dos gigantes deu origem aos deuses Odin, Vili e Ve, que mataram o gigante Ymir, formando com as partes de seu corpo o mundo como o conhecemos, e com sua testa formaram midgard (a morada do homem).

Depois de terem esquartejado o gigante Ymir para formar o mundo, os deuses passearam junto ao mar e perceberam que a criao no estava completa, pois faltava o homem para habit-la. Foi ento que os deuses formaram o homem e a mulher, das razes de algumas plantas. Cada deus presenteou o ser formado com uma virtude: Odin deu-lhes uma alma, Vili a razo e Ve os sentidos.

O universo era ento dividido entre Asgard (a morada dos deuses), Midgard (morada dos homens), Jothunhein (morada dos gigantes) e Nifflehein (Regio das trevas e do frio), e entre esses mundos existia Ygdrasil, uma rvore que nascia do corpo de Ymir e sustentava essa realidade.

Odin representa o deus mximo na mitologia nrdica. Ele habita em Asgard, no palcio chamado de Valhala, junto com os seus irmos. Quando sentado em seu trono, Odin tem aos seus ombros os corvos Hugin e Munin, que durante o dia voam pelo mundo, e quando voltam a noite contam tudo o que viram a Odin. A seus ps encontram-se os lobos Geri e Freki, a quem Odin fornece toda a carne que colocada diante dele, j que ele prprio no precisa alimentar-se.

A mitologia nrdica possui vrias histrias ainda, muitas delas aventuras de Thor, que filho de Odin. A partir deste pequeno resumo fcil perceber que o ponto de vista geral dos nrdicos sobre o mundo de um lugar gelado, clima comum da regio dos pases nrdicos. Os

deuses apresentam semelhanas fsicas com os homens, e inclusive podem morrer, mas s pelas mos de outro deus. A brutalidade presente em muitos dos contos tambm um aspecto do povo nrdico desse tempo, os brbaros Vikings. Os animais presentes na histria como o lobo Fenrir ou a vaca Audumla, representam papis proporcionais aos dos animais comuns, a vaca prov leite ao gigante, e o lobo amedronta os deuses e mortais.

AEGIR Gigante famoso, Deus Vanir "Senhor do Mar", ele pode ser bom ou mau. Ran e ele possuem nove filhas ( Ondinas ). Ouro, prosperidade, tesouros afundados no fundo do mar, controla mentes e ondas.

AESIR Principal raa dos deuses de Asgard. Os Aesir so liderados pelo deus Odin. Eles travam uma guerra com a raa de deuses da fertilidade chamados Vanir, que so depois integrados aos Aesir.

ALAISIAGAE Deuses da guerra.

ALFES: Outra famlia de deuses, independentes dos Ases e dos Vanes. Esta famlia no possui nenhum dos chamados "grandes deuses" e desempenhou na mitologia germnica um papel muito secundrio.

ALFHEIM Regio de Asgard onde moram os Elfos Luminosos.

AMSVARTNIR Grande lago em Asgard em cujo centro fica a Ilha Lyngvi, onde os deuses aprisionam o lobo Fenrir.

ANDNARI Ano guardio de um fabuloso tesouro. Esse anozinho tinha o poder de se transformar em peixe e de viver na gua. Andnari foi capturado por Loki e deu-lhe um anel maravilhoso.

ANGRBODA Giganta amante de Loki, com o qual gerou as trs monstruosidades Jormungand (a serpente de Midgard), o lobo Fenrir e Hel (a Morte).

ANES Os anes, segundo a tradio popular, nasceram dos vermes que roam o cadver do gigante Ymir; conforme outra verso, surgiu dos ossos e do sangue de outro gigante da mesma famlia. Os anes tinham chefe e atribuies diversas; eram particularmente peritos nos trabalhos de forja. Os anes eram seres da mesma classe dos elfos, dos quais formaram uma categoria particular; em geral viviam sobre a terra; no eram belos, mas de inteligncia superior, muitos deles conheciam o futuro; usavam grandes barbas. Entre os humanos, eram os mineiros os que tinham mais contacto com os anes, pois, trabalhando sob a terra, estavam no territrio desses pequeninos seres, que eram, igualmente, os senhores dos metais; quando um mineiro encontrava um anozinho nas galerias subterrneas, era sinal de quem um bom e belo "filo" estava prximo, pois eles s trabalhavam onde a terra escondia preciosos tesouros; um desses tesouros clebre na poesia pica alem: O Rei dos Nibelungos, do qual o ano Alberich era o guarda; Siegfrid, o heri dos Nibelungos, apropriara-se desse tesouro fabuloso depois de ter

vencido o ano Alberich e ter dele exigido juramento de fidelidade. Os anes eram hbeis artfices; faziam no s armas dos deuses, mais tambm as jias e brincos das deusas; Thor deve-lhes o seu famoso martelo, Freyr o seu navio mgico e o seu javali de ouro, Sif os seus cabelos de ouro, Freyja o seu colar de ouro, e Odin a lana Gungnir que nada podia deter; Odin tambm possua o anel Draupnir, que, como o anel de Andnari, tinha o poder de multiplicar as riquezas daquele que o tivesse em seu poder. A crena nos anes foi sem duvida a mais popular de todas; no sculo XVlll, na Islndia, os camponeses mostravam rochedos e colinas afirmando, com a mais absoluta convico, que l moravam verdadeiros formigueiros de pequeninos anezinhos do mais agradvel aspecto. Existem quatro anes guardies dos quadrantes so eles Nordhri (Norte), Austri (Leste), Sudhri (Sul), e Vestri (Oeste).

ASGARD O primeiro dos trs mundos do universo nrdico. o reino dos deuses. Em Asgard est situada Valhalla, o palcio dos guerreiros mortos em batalha. Tambm em uma regio de Asgard est Vanaheim, a terra dos Vanir e Alfheim, a terra dos Elfos Luminosos. Em Asgard esto tambm os palcios de cada um dos deuses, como tambm Gladsheim, o grande santurio na Plancie de Ida.

ASK O primeiro homem, criado por Odin a partir de um freixo.

ASYNJOR A deusa, verso feminina de Aesir, assistentes de Frigg em Vingolf. Uma delas era a curandeira chamada Eir. Os outros eram Fjorgyn, Frima,Fimila, Hnossa a bela.

AUDUMLA A vaca alimentadora, Me terra, nascida como Ymir, de gelo derretido. A vaca, para os germanos, era o ancestral da vida, smbolo da fecundidade. Das tetas da vaca Audumla corriam quatro rios de leite, alimentava-se do sal que o gelo continha, e que ela fundia ao lamber. Enquanto Ymir bebia o leite e ganhava novas foras, aconteceu que a vaca fez surgir, das clidas gotas que salpicavam os rochedos cobertos de neve, outro ser vivo e de forma

humana, Buri. Primeiro seus cabelos tomaram forma depois a cabea e por fim o corpo todo. Buri, que gerou Bor, que gerou Odin, Vili e Ve.

BALDER / BALDR / BLADUR Filho de Odin e da deusa Frigg, Baldr a da raa dos Ases. Seu nome aparece raramente nos mitos e nas aventuras divinas; mas o episodio do qual o centro se refere ao prprio drama do mundo. Na Escandinavia era venerado sobre o nome de Baldr; os germanos do Oeste, sobretudo, o honravam. Snorri Sturllasson assim o retrata : " Um segundo filho de Odin Balder e deste s h o que dizer bem; to brilhante que emite luz, e h uma dos campos, to branca, que foi comparada com o clios de Baldr: ela a mais branca de todas as flores do campo. o mais sbio dos Ases, o mais eloquente e o mais benigno. Mas uma condio est ligada a sua natureza: nenhum de seus julgamentos poder ser realizado. Habita uma manso no cu chamada "Breidablink". " Baldr , tambm, juiz; encarnao da pureza e da beleza, seus julgamentos jamais se realizam, talvez para mostrar que a perfeio e a suprema beleza no so deste mundo.

BERGELMIR Um gigante, pai de todos os gigantes. Ele e a sua esposa foram os nicos sobreviventes da inundao do sangue de Ymir.

BERSERKS Guerreiros que ficavam como que enlouquecidos durante as batalhas e atacavam sem nenhum medo de morrer. Acreditava-se que eram protegidos por Odin. Em ingls existe a expresso "to go berserk," que quer dizer "ficar violento, enlouquecido, incontrolvel."

BESTLA Buri, nascido do leite da vaca Audumla, teve um filho, Bor, e este desposou Bestla, filha do gigante, o qual descendia Ymir, da unio de Bor e Bestla nasceram trs deuses, Odin, Vili e V.

BIFROST A Ponte do Arco-ris. Ponte de luz que liga o primeiro mundo, Asgard (o mundo dos deuses), ao mundo-do-meio, Midgard. Bifrost guardada pelo deus Heimdall. Com a chegada do Ragnarok, Bifrost ir ruir.

BILSKIRNIR O palcio do deus Thor em Asgard.

BOR Pai de Odin. Bor era filho de Buri, que nasceu da vaca primordial Audumla.

BORVERK Um gigante, disfarce usado por Odin para adquirir o hidromel da poesia.

BREIDABLIK Palcio de Baldr e Nanna em Asgard.

BRISINGS, COLAR DE Colar maravilhoso feito por quatro anes com os quais a deusa Freyja dormiu para consegui-lo.

BROKK

Um ano, excelente forjador e joalheiro. Com seu irmo Eitri ele fez o Javali de ouro Gullinburtrsti, o anel de Odin e o martelo de Thor (Mjllnir). Ele foi descrito como sendo pequeno e foi enegrecido de ferrarias.

BRUDABLIK O palcio do deus Balder em Asgard.

BRNNHILDE A lder das nove Valqurias. Por ter desobedecido uma ordem directa de Odin, Brnnhilde perde a imortalidade. Odin f-la adormecer sobre uma pedra no alto de uma montanha e cerca todo o local com fogo. Ela dever ficar dormindo ali at que um guerreiro destemido atravesse o fogo, desperte-a com um beijo e despose-a. Esse guerreiro Siegfried.

BRYNHILD Personagem do poema pico germnico Nibelungen.

BURI Ser nascido do leite da vaca Audumla; foi pai de Bor que, por sua vez, gerou o deus Odin.

BYGOL "Abelha de ouro " ou mel & TRJEGUL ( Tree-Gold ) "rvore de ouro " ou mbar: Nome dos gatos que puxam a carruagem de Freyja.

CACHOEIRA DE FRANANG

Cachoeira em Midgard onde Loki capturado quando metamorfoseado em salmo.

CERVEJA Os antigos germanos gostavam muito de cerveja e hidromel; ainda que no fosse bebida sagrada, entrava em vrias solenidades do culto. Bebia-se cerveja em todas as reunies solenes, e o fato de beberem juntos constitua um lao mgico no somente entre os presentes, mas entre os deuses e os homens; para preparar a cerveja havia usos dos quais ningum podia se subtrair, sob pena de sacrilgio. Para todas as reunies importantes era tradio preparar imensas quantidades de cerveja, comummente obtidas lanado num grande vaso o que cada um trazia; era de regra continuar a festa e as libaes at que o vaso estivesse vazio; s ento a festa ou reunio findava. So Columbano, o envagelizador dos germanos, teve ocasio de ver uma desses monstruosos vasos de cerveja preparada para oferecer ao deus Wotan (Odin).

CREMILDA Personagem da epopeia Nibelungos.

CREPSCULO DOS DEUSES (Em alemo, Gtterdmmerung) a quarta pera da tetralogia de Richard Wagner "Der Ring des Nibelungen," que narra a morte de Siegfried e de Brnnhilde. Crepsculo dos Deuses a traduo da palavra Ragnarok.

DAIN Soberano dos Elfos.

DEMNIOS

Segundo a concepo Germnica, os demnios no eram deuses decados nem transformao tardia dos espritos dos falecidos. Eram personificaes das foras e das formas da natureza e dos fenmenos, fossem quais fossem, no sabiam explicar. esta uma ideia fundamental, comum a todos os povos germnicos; variam apenas os nomes e as caractersticas particulares, de tribo para tribo, de regio para regio, mas os demnios continuam a ser os mesmos. Muitos destes seres fantsticos sobrevivem ainda hoje na imaginao popular. O Erlkoening, que Goethe, tirou de uma velha balada dinamarquesa, o "Rei dos Elfos", ainda hodiernamente ser capaz de fazer tremer muitas pessoas esclarecidas, to comummente se gravou no subconsciente do povo essas estranhas tradies demonacas. A lista desses demnios seria longa; h o esprito das montanhas, o Rbezahl, h o Watzmann, h os gigantescos Dovrefjeld das rudes montanhas da Noruega; h serpente de Midgard, o lobo Fenrir, o Wilde Jger, "O caador Selvagem" e muitos outros.

DER RING DES NIBELUNGEN (O Anel dos Nibelungos) Tetralogia operstica de Richard Wagner, composta por quatro peras que, apesar de poderem ser vistas separadamente, esto ligadas, formando uma histria contnua. Para escrever o libreto, Wagner baseou-se em vrias fontes, o "Nibelungenlied", o "Edda" e a "Volsunga Saga". A primeira pera intitula-se "Das Rheingold" (O Ouro do Reno) e abre com uma cena no fundo do rio Reno, onde um monte feito de ouro guardado pelas trs Donzelas do Reno (Woglinde, Wellgunde e Flosshilde). O ouro capaz de dar a quem o possuir imenso poder, desde que essa pessoa renegue o amor. O ano Alberich faz exactamente isto, apodera-se do ouro e faz com ele um anel mgico. Enquanto isto, os dois gigantes, Fasolt e Fafner, que acabaram de construir Valhalla para os deuses, agora pedem o pagamento: a deusa Freyja. No lugar de Freyja, os deuses prope aos gigantes dar-lhes o ouro do reno e o anel mgico que confere poder. Wotan (Odin) e Loki confiscam o ouro e o anel de Alberich, mas no sem antes Alberich amaldioar o anel. O ouro dado aos gigantes, mas Wotan est hesitante em separar-se do anel amaldioado. Erda, a deusa da Terra faz uma predio do fim dos deuses no Ragnarok. Wotan cede, d o anel para os gigantes e a maldio causa logo efeito, pois Fafter mata Fasolt e transforma a si mesmo num drago que passa a guardar o ouro. Os deuses, ento, sobem pela Ponte do Arco-ris em direco a Asgard. A segunda pera se chama "Die Walkre" (A Valquria). Planejando recuperar o ouro do reno, Wotan cria na Terra uma raa de semideuses da qual dever sair o heri capaz de tal feito. Desta raa sobressaem-se os irmos Siegmund e Sieglinde, que crescem separados, sem saber da existncia um do outro. Quando eles finalmente se encontram, Sieglinde j casada com com Hunding. Os dois irmos apaixonam-se e fogem, deixando furiosa a esposa de Wotan, Fricka (Frigg), que a deusa do matrimnio e sente-se pessoalmente ultrajada. Fricka exige que Wotan mate Siegmund. A contragosto, Wotan aquiesce e manda que Brnnhilde traga Siegmund para Valhalla. Sabendo do desgosto de Wotan, Brnnhilde resolve proteger Siegmund, o que deixa Wotan furioso e este faz com que Hunding mate o heri, enquanto Brnnhilde foge levando Sieglinde j prestes a dar a luz a Siegfried. Como punio por sua desobedincia, Brnnhilde perde sua imortalidade e Wotan f-la dormir no alto de uma

montanha cercada por um fogo mgico que s poder ser vencido por um heri destemido. Esse heri ser Siegfried. A terceira pera intitula-se "Siegfried." Depois da morte de sua me, Siegfried criado pelo ano Mime. Siegfried odeia Mime, mesmo sem saber que Mime o est criando apenas para que ele, quando crescer, mate o drago Fafner de modo que ele, Mime, possa apoderar-se do anel mgico. Siegfried forja os pedaos de Nottung, a espada mgica de seu pai e recupera-a. Com ela, ele mata o drago Fafner. Um pingo do sangue do drago cai na mo de Siegfried e este leva-a boca. Imediatamente, Siegfried passa a compreender a linguagem dos pssaros. Estes contam-lhe sobre a existncia do anel no interior da caverna e sobre as intenes malvolas de Mime. Siegfried apodera-se do anel e mata Mime. Os pssaros falam-lhe, ento, sobre a mulher encantada que dorme no alto da montanha cercada de fogo. O heri, ento, parte para l, atravessa o fogo e desperta Brnnhilde para com ela casar-se. A pera termina com um maravilhoso dueto de amor entre Brnnhilde e Siegfried. Entretanto, o heri tem no dedo o anel amaldioado. A ltima pera chama-se "Gtterdmmerung" (O Crepsculo dos Deuses). Siegfried deixa o anel com Brnnhilde e desce o reno em busca de aventura. Ele chega ao castelo de Gunther que l vive com sua irm Gutrune e seu meio-irmo Hagen, que filho do ano Alberich - e que, naturalmente, cobia o anel feito por seu pai. Hagen d a Siegfried uma poo mgica que faz com que este esquea-se de Brnnhilde e apaixone-se por Gutrune. Em troca da mo de Gutrune, Hagen prope que Siegfried consiga para Gunther a mo de Brnnhilde. Com um elmo mgico, Siegfried assume a aparncia de Gunther que, atravessando o fogo, reclama a mo da Valquria. Mais tarde, no castelo de Gunther, Brnnhilde acusa Siegfried de infidelidade e ambos juram sobre a lana de Hagen estar dizendo a verdade. Numa caada, Siegfried morto por Hagen, pelas costas, e levado de volta para o castelo ao som de uma maravilhosa Marcha Fnebre. Siegfried colocado sobre uma pira para ser cremado. A Valquria tira o anel do dedo do heri e o pe em seu prprio dedo. Quando as chamas comeam a devorar o corpo de Siegfried, Brnnhilde lana-se nas chamas e morre com ele. O rio sobe at eles e as Donzelas do Reno tiram o anel do dedo de Brnnhilde. Hagen pula na gua tentando recuperar o anel e morre afogado. A pera termina com uma viso do cu em chamas e Valhalla sendo consumida pelo fogo. o fim do reino dos deuses. a chegada do Ragnarok. Toda pessoa que gosta de mitologia deve ver esta obra de Wagner. uma histria belssima de deuses e heris, sublinhada por uma msica absolutamente divina.

DELLING Elfos Vermelhos do amanhecer ou leste, amante de Nott ou Nat.

DISIR Seres Sobrenaturais. V. Hamingja.

DOVREFJELD Esprito das montanhas da Noruega.

DRAUPNIR Anel mgico (segundo alguns, uma bracelete) feito pelos anes para o deus Odin. Draupnir tem por caracterstica produzir, a cada nona noite, oito anis de igual peso. um smbolo de riqueza e fartura.

DRCKGEISTER V. Espritos de Opresso.

DROMI Nome da segunda corrente confeccionada pelos deuses para tentar prender o lobo Fenrir.

DVALIN Soberano dos anes.

EDDAS Designa-se pelo nome de Eddas (que significa "bisav") duas coleces de tradies que abrangem a mitologia escandinava e que narram as sagas dos deuses nrdicos.. O primeiro Edda, escrito em verso, traz o nome de Soemond Sigfusson (Soemond, "O Sbio"), sacerdote

do sculo Xl, que quis conservar as runas das velhas crenas nacionais e pags. Nada prova que os 35 poemas que cantam os deuses e ou heris foram compostos nos sculos VIII - IX e reunidos no sculo XI pelo diligente Soemond. O segundo Edda em prosa atribudo a Snorri Sturleson, que comentou o Edda potico, preenchendo lacunas e apresentando uma exposio mais completa dos dogmas religiosos da Escandinvia, pr volta de 1.200. Esta nova compilao abrange uma parte potica (espcie de Gradus ad Parnassum ) para uso dos jovens escaldas, e lendas mitolgicas e hericas que completam as da obra mais antiga. no meio dessas obras que se encontram os elementos que formaram os Nibelungen e as canes de gesta dos povos nrdicos. Os Eddas foram encontrados no sculo XVII na Islndia; o manuscrito mais completo, actualmente, o de Worms, encontrado em 1628.

EINHERJAR So os heris mortos em batalhas que so recolhidos pelas Valqurias e levados para Valhalla, onde eles passam os dias fazendo justas entre si e as noites banqueteando-se no grande salo, presididos pelo prprio Odin. Os Einherjar sero accionados no Ragnarok para lutar ao lado de Odin contra as foras do mal.

ELFISCHE GEITER "Espritos lficos", seres sobre-humanos que habitavam a natureza e os elementos; em geral so passivos e benvolos para com os homens; podem, porm, trazer grandes desgraas aos mortais, quando so repelidos - V. Elfos.

ELFOS Chamavam-se Elfos, no uso antigo das lnguas germnicas, seres associados vida da natureza e que o povo julgava residir nas guas, nos bosques, nas montanhas e, mesmo, no seio das flores; suas relaes com os homens so diversamente descritas. A poesia inglesa da Idade Mdia os mostra como criaturas areas e luminosas, cheias de doura e bondade; j os alemes da Germnica deles tinham receio, bem como o povo do extremo Norte (Dinamarca), pois acreditavam que eles podiam se irritar, s vezes sem motivo ou causa aparente. Os Elfos viviam em sociedade, como os homens; possuam reis, que eram sumamente respeitados; amavam jogos e as danas, comummente passavam a noite em bailes infatigveis que s cessavam com o canto do galo, pois temiam a luz e o olhar do homem. Aquele que, numa noite enluarada, nas terras solitrias e descampadas, se deixasse fascinar por uma filha dos

Elfos, estava perdido para sempre; em geral, porm, suas danas no tinham testemunhas; de manh percebia-se apenas, na erva hmida o trao ligeiro dos seus pezinhos - V. Elfische Geister.

ELLI (A Velhice) Durante uma visita a Jotunheim, Thor instado a lutar com ela (sem saber de quem se trata) e quase consegue venc-la. A saga demonstra o extraordinrio poder de Thor.

EMBLA A primeira mulher, esposa de Askr, a me do gnero humano, a Eva germnica, criada por Odin, Honir e Lodur.

ESPRITOS DE OPRESSO Os Drckgeister eram, em geral hostis aos homens e eram representados pelos espritos dos mortos. Os germanos chamavam-nos com os mais diversos nomes: Mare, Alp, Trude... Propriedade comum entre eles era atormentar e sufocar o homem, no que, parece, encontram grande prazer, s vezes apareciam em forma humana, no raro sob a figura de animais, as almas das criancinhas mostravam-se em forma de ave ou borboleta; as almas das donzelas ocultavam-se de preferncia sob a forma dum majestoso cisne. O lobisomem e os Berserker eram espritos de opresso particularmente temidos.

EITRI Ano, irmo de Brokk, que trabalha com metal. Veja Brokk.

ETZEL Personagem que aparece na epopeia germnica Nibelungos.

FARBAUTI Gigante, pai de Loki.

FAFNIR Filho de um mgico/fazendeiro, transformou-se num drago por causa da sua ambio pelo tesouro de ouro. Fafnir foi morto por Sigurd.

FARBAUTI Gigante de fogo. Pai de loki.

FENRIR Cria de Loki com a giganta Angrboda. um lobo monstruoso que acorrentado pelos deuses at o advento do Ragnarok, quando ele se soltar e causar grande devastao antes de devorar o prprio Odin.

FJALAR Um ano irmo de Galar; eles mataram Kvasir e fizeram com seu sangue o hidromel da poesia.

FONTE DE HVERGELNIR Fonte que situa-se na base da terceira raiz de Yggdrasil, a que mergulha em Niflheim. Esta fonte d origem a onze rios.

FONTE DE MIMIR Fonte que situa-se na base da segunda raiz de Yggdrasill, a que mergulha em Jotunheim. As guas desta fonte do sabedoria a quem delas bebe. Odin deu um dos seus prprios olhos para ter o privilgio.

FREKI Nome de um dos dois lobos de Odin - o outro chama-se Geri. Consta que os lobos esto sempre com Odin e que quando este est mesa, ele lhes d toda carne com que servido, j que ele s se alimenta de hidromel.

FREYJA Irm de Freyr, a mais famosa das deusas e protectora do amor e da feitiaria. Compartilhou com Odin a morte em batalha, recebendo o primeiro golpe.

FREYR Filho de Njord, o patrono da fertilidade, o soberano do reino dos duendes responsveis pelo crescimento da vegetao.

FRIGG Esposa de Odin. Deusa da Fertilidade, verso da me Terra. associada a Nerthus (Idade do bronze). conhecida por sua sabedoria e por nunca revelar nada a ningum, nem mesmo ao seu esposo. representada por uma sacerdotisa nua de cabelos longos, usando um torc (colar de ouro) e pulseiras nos braos e pernas.

FULLA

Irm de Frigg. Cuida da caixa mgica de Frigg. Pode ter sido uma das Asynjor.

GARM Grande co que acorrentado pelos deuses numa caverna na entrada de Niflheim. Ele se libertar com o Ragnarok e atacar o deus Tyr. Na luta, ambos morrero.

GERD Giganta de gelo cuja beleza encantou o deus Freyr que acabou por despos-la.

GERI Nome de um dos dois lobos de Odin - o outro chama-se Freki. Consta que os lobos esto sempre com Odin e que quando este est mesa, ele lhes d toda carne com que servido, j que ele s se alimenta de hidromel.

GIGANTES Foram criados antes dos deuses. Como na mitologia grega, representam o caos que os deuses eliminam e implantam a ordem.

GIMLI Salo de telhado dourado em Asgard para os homens justos aps a morte.

GINNUNGAGAP

Na cosmognese nrdica, o abismo que havia entre o gelo do norte e o fogo do sul. Neste abismo, cheio do gelo derretido pelo fogo, surgiu a vida.

GJALL A grande trompa pertencente ao deus Heimdall e que ele far soar para convocar os deuses para a batalha final entre o bem e o mal com o advento do Ragnarok.

GJALLARBRU A "Ponte ressonante". A ponte que Hermod atravessou a caminho do reino de Hell na sua busca por Balder.

GLADSHEIM (Lugar de Alegria) o santurio dos deuses na Plancie de Ida, em Asgard.

GLEIPNIR Corrente feita pelos anes para prender o lobo Fenrir. Ela parece uma fita de seda; porm, depois de amarrado com ela, quanto mais Fenrir luta para livrar-se, mais forte ela fica e mais ele se enreda.

GNA Serva de Frigg e uma Asynjor. Uma mensageira; seu cavalo chama-se Hofvarpnir.

GRID

Giganta que advertiu Thor sobre o encontro de Geirrod e Loki. E deu a Thor um cinto mgico e um par de luvas de ferro.

GRIMNIR Disfarce usado por Odin ao visitar a corte de um rei. Usando um desgastado casaco azul e um grande chapu. Os ces do rei no o atacaram.

GULLFAXI "Crina Dourada"; cavalo do gigante Hrungnir, poderia galopar atravs do ar. Thor conseguiu-o quando matou o gigante, mas deu o cavalo a seu filho Magni.

GULLINBURSTI "Pelo Dourado"; um Javali feito pelos anes e dado a Freyr para puxar sua carruagem em uma velocidade fantstica.

GULLINKAMBI Nome do galo que desperta os Einherjar em Valhalla. Ele cantar tambm como alarme para os deuses com a chegada do Ragnarok.

GULLTOP Cavalo de crina dourada de Heimdall; pode voar com velocidade grande.

GUNGNIR

Nome da lana mgica de Odin. Gungnir foi feita pelos anes e tem a seguinte peculiaridade: jamais erra o alvo.

GUNNLOD / GUNNLAUTH / GUNNLOED Giganta filha de Suttung; guarda o hidromel da poesia em uma caverna no submundo.

GYMIR Gigante pai de Gerd, esposa de Freyr.

HAMINGJUR Eternos guardies dos seres humanos, parecem dar o aviso e/ou conselhos atravs de sonhos. Similares aos anjos guardies.

HARBARD Disfarce de barqueiro usado por Odin.

HATI Lobo que persegue a lua e que vai conseguir devor-la no Ragnarok.

HEIDRUN A cabra que pasta sombra da imensa rvore Yggdrasil; seu leite alimenta os guerreiros de Odin.

HEIMDAL o deus brilhante, guardio da ponte do arco-ris que conduz Asgard e possuidor do Gjallanhorn que ele sopra na batalha de Ragnark (crepsculo dos deuses). Sua audio to sensvel que ele pode ouvir a relva brotando e a l crescendo no dorso de uma ovelha.

HEL Cria monstruosa de Loki com a giganta Angrboda. Hel metade branca e metade negra. Odin precipitou-a no mundo dos mortos para ser a sua guardi.

HEL Cidadela que fica em Niflheim, o reino dos mortos. Os mortos em geral vo para Niflheim, mas os maus vo directo para Hel.

HELGRID "Porto da morte"; barreira entre os mundos dos vivos e dos mortos.

HILDISVINI "Porca de batalha"; porca que pertence a Freyja; viaja em grande velocidade.

HIMINBJORG (Penhascos do Cu): Nome do palcio do deus Heimdall em Asgard. Himinbjorg fica perto de Bifrost, a Ponte do Arco-ris.

HLIDSKJALF Nome do trono de Odin em seu palcio Valaskjalf, em Asgard. Sentado em seu trono, Odin consegue ver o que acontece em todos os nove mundos.

HREIDMAR Mgico/Fazendeiro pai de Fafnir.

HRUNGNIR Gigante que competiu com Odin. Quando Thor o matou, uma parte da pedra de amolar do gigante alojou-se na cabea de Thor.

HUGINN (Pensamento, Entendimento) Um dos dois corvos de Odin - o outro se chama Muninn (Memria). Os corvos voam pelos nove mundos e, ao voltar, dizem no ouvido de Odin tudo o que viram e ouviram.

HYDNDLA Giganta que guarda a lista genealgica e a cerveja da memoria.

HYMIR Gigante que possua um imenso caldeiro com 5 milhas de profundidade o qual foi confiscado por Thor para nele ser preparada a cerveja dos deuses.

HYRROKIN Giganta que lanou o barco funeral de Balder. Monta um lobo e usa uma serpente como rdea.

IDA, PLANCIE DE Grande plancie central de Asgard, onde fica situado o santurio dos deuses chamado Gladsheim.

IDUN Deusa da sade e mulher de Bragi, deus da poesia. Ela responsvel pela sade dos deuses, que precisavam comer uma ma por dia, vinda de seu cofre de madeira de freixo, para manterem sua juventude e fora.

IRON WOOD Uma floresta escura e velha em Midgard; habitado pela me de Hati e de Skoll.

IVALDI Tambm chamado de Vidfinner e Svigdar. Sua famlia era uma das duas famlias de Elfos ferreiros de metais que trabalhavam em Asgard.

JARNSAXA Giganta amante de Thor e me de seus filhos Magni e Modi. Possivelmente poderia ser uma Asynjor.

JORD / JORTH "Terra"; giganta me de Thor.

JORMUNGAND Cria monstruosa de Loki com a giganta Angrboda. uma serpente gigantesca que, logo que nasceu, foi precipitada por Odin no oceano que circunda Midgard. A serpente cresceu tanto que contorna toda a Terra at morder a prpria cauda.

JOTUNHEIM Reino dos gigantes, que fica em Midgard. Sua cidadela Utgard. Vrias sagas dos deuses tm Jotunheim como palco.

KOBOLDS Pequenos seres humanos que vivem dentro ou prximos de celeiros ou estbulos. Se tratados amavelmente, so amigveis.

KVASIR Um ser humano sbio criado pelos deuses. O Hidromel da poesia foi feito do seu sangue.

LAEDING Nome da primeira corrente com que os deuses tentam, sem sucesso, prender o lobo Fenrir.

LAUFEY

Giganta de fogo me de Loki, seu nome significa "Ilha arborizada".

LIF Homem que surgir de dentro da grande rvore Yggdrasill aps o Ragnarok e que, com a mulher Lifthrasir, tambm surgida da rvore, repovoar a Terra.

LIFTHRASIR Ver Lif.

LOGI Gigante que aparece junto do mgico Utgardloki. Bateu Loki num concurso de voracidade. Representava a chama, cujo o apetite cresce medida que alimentado.

LOKI Deus do fogo, irmo de sangue de Odin, trapaceiro do panteo, o bom e o mau em uma s pessoa. Tem descendncia dos povos gigantes. Seu dia: sbado.

LYNGVI uma ilha situada no centro do Lago Amsvartnir, onde o lobo Fenrir, acorrentado pelos deuses at o advento do Ragnarok.

MAGNI

Filho de Thor e da giganta Jarnsaxa. Ele e seu irmo Modi herdaro Mjollnir, o martelo de Thor, aps o Ragnarok.

MIDGARD A Terra do Meio. o segundo nvel do universo, segundo os povos nrdicos. Os trs nveis so: Asgard, o reino dos deuses; Midgard, o reino dos homens; e Niflheim, o reino dos mortos.

MIMIR Gigante, guardio da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin.

MJOLLNIR Nome do martelo do deus Thor. Mjollnir foi feito pelos anes Brokk e Eitri. O martelo tem a caracterstica maravilhosa de, quando lanado contra um inimigo, retornar, como um bomerangue, mo de Thor. a nica arma usada por Thor. Mjollnir um smbolo de destruio, como maa usada na guerra, mas tambm um smbolo de fertilidade.

MODGUD A virgem que guarda a ponte sobre o caminho de Hel.

MODI Filho de Thor e da giganta Jarnsaxa. Grande guerreiro. Ele e o seu irmo Magni herdaro Mjollnir, o martelo de Thor, aps o Ragnarok.

MUNINN (Memria)

Um dos dois corvos de Odin - o outro Huginn (Pensamento, Entendimento). Os corvos voam pelos nove mundos e, ao voltar, dizem no ouvido de Odin tudo o que viram e ouviram.

MUSPELHEIM Reino de fogo situado ao sul. Do seu encontro com o gelo de Niflheim, situado ao norte, que resultou na criao da vida no comeo dos tempos.

NARFI Filho de Loki e Signy.

NIDAVELLIR Terra dos anes. Situada em Midgard.

NIDHOGG Drago que ro a raiz de Yggdrasill que mergulha em Niflheim. Quando o drago comea a prejudicar a rvore, a guia, que fica no topo desta, desce voando e ataca o drago. Enquanto Nidhogg lambe as feridas para cur-las, Yggdrasill tem tempo de se recuperar-se - e a comea um novo ciclo.

NIFLHEIM O terceiro nvel do universo concebido pelos povos nrdicos. Os trs nveis so: Asgard, o reino dos deuses; Midgard, o reino dos homens; e Niflheim, o mundo dos mortos tambm, o pas do gelo e das trevas. A, em companhia dos mortos, s podem viver os gigantes e os anes. A rainha dessa sombria regio a deusa Hel. A entrada era guardada pelo terrvel co chamado Garm. Niflheim o lugar para onde vo todos os que no so mortos em batalha.

NJORD o Deus do mar e o protector dos marinheiros e dos pescadores. Representao paterna do Vanir, ele o concessor das riquezas e um corajoso guerreiro. Casado com a Deusa Skadi.

NOTT/NAT "Noite ". Filha do Mimir e da irm de Urd; me de Jord e de av de Thor. Seu amante Delling, Elfo vermelho do alvorecer, e seu filho Dag (dia). Traz o alivio e inspirao aos seres humanos.

NORNES Deusas do destino: Urd, Verdandi e Skuld. So as trs irms que tecem o destino dos homens em seus teares. Guardam a Yggdrasill, a rvore do mundo, que sustenta a Terra. Todas as manhs fazem chover hidromel sobre suas razes, para que as folhas permaneam verdes. So representadas pela virgem, a me e a anci. Urd muito velha e vive olhando para trs, por sobre os ombros. Verdandi uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld, vive encapuada e possui um pergaminho fechado sobre seu regao, que contm os segredos do futuro.

ODIN Pai de todos, protector dos poetas, dos guerreiros, dos estadistas e o Deus da morte, da Guerra e da Magia. Carrega a lana Gungnir que nunca erra o alvo e que no cabo, tem runas gravadas, que ditam a preservao da lei. Cavalga o garanho de oito patas Sleiphir e rene guerreiros para lutarem com ele. Conquistou as runas , alfabeto nrdico, para a humanidade atravs de um acto de sacrifcio pessoal e trocou o seu olho direito por sabedoria. Seu dia: quarta-feira.

POO DE URD

Poo que fica situado junto raiz de Yggdrasill que mergulha em Asgard. Ele guardado pelas Nornas e junto a ele os deuses se reunem todos os dias em conselho.

RAGNAROK (O Crepsculo dos Deuses) o final dos tempos, quando haver a grande luta final entre o Bem e o Mal, na grande plancie de Vigrid. O primeiro grande sinal da aproximao do Ragnarok a morte de Balder. Na poca fatal, a terra tremer, Loki e Fenrir libertar-se-o das correntes que os prendem e, com seus aliados, comearo a grande devastao. Heimdall soar sua grande trompa Gjall, convocando os deuses para a grande batalha. Odin reunir os deuses e os Einherjar, os heris mortos em batalha e que esperam em Valhalla por esse dia para lutar ao lado dos deuses. Ragnarok ser o fim do mundo dos deuses e dos homens. Depois, haver um renascimento.

RATATOSK Nome do esquilo que corre para cima e para baixo ao longo da raiz de Yggdrasill que mergulha em Niflheim. Ele leva insultos do drago Nidhogg para a guia que fica no alto da rvore.

RINGHORN o grande navio do deus Balder. Dentro dele colocada a pira que consome o corpo do deus depois que este morto pelas maquinaes de Loki.

SESSRUMIR Nome do palcio da deusa Freyja em Asgard.

SIEGFRIED Na saga dos Nibelungos, o filho de Siegmund e de Sieglinde. Grande heri que restaura Nottung, a espada de seu pai, mata o drago Fafner e conquista a Valquria Brnnhilde. Siegfried morto, pelas costas, por Hagen.

SIEGMUND Na saga dos Nibelungos, um Wlsung, descende de Odin. Grande guerreiro que brandia a espada mgica Nottung. Antes de morrer, Sigmund enfrenta Odin (sem saber que era ele) e quebra Nottung contra a lana do deus. Sigmund pede que os pedaos da espada sejam guardados para que seu filho um dia restaure-a. O nome do filho Siegfried.

SINDRI Palcio que surgir com o renascimento aps o Ragnarok.

SKIDBLADNIR Gigantesco navio pertencente ao deus Freyr que tinha a peculiar caracterstica de poder ser dobrado e guardado no bolso.

SKOLL Lobo que persegue o sol e que, no Ragnarok, consegue finalmente alcan-lo e devor-lo.

SLEIPNIR Cavalo de oito pernas, cria de Loki. Loki deu-o de presente a Odin que, desde ento, cavalga pelos cus montado nesse veloz ginete.

SURT

Gigante de fogo que guarda Muspelheim. Em Ragnarok, Surt lanar fogo nos nove mundos.

SVARTALFHEIM Reino dos Elfos Escuros. Fica situado em Midgard.

TANNGNOST E TANNGRISNI Os dois bodes que puxam a carruagem de Thor.

THOR Deus do trovo, filho de Odin. Sua arma, o martelo de pedra Mijollnir. Thor invocado nas mgicas rnicas como fora vingadora. Casou-se com a Deusa Sif, do trigo. Seu dia: quintafeira.

TYR o Deus do combate, o general do panteo, ao passo que Thor mais o guerreiro e Odin, o estadista. Seu dia: Tera-feira.

UTGARD Cidadela principal de Jotunheim. governada pelo gigante Utgard-Loki.

UTGARD-LOKI Gigante rei de Utgard. um mestre da magia e da iluso. Ele consegue enganar Thor quando este visita Jotunheim.

VALASKJALF Nome do palcio de Odin em Asgard.

VALHALLA: Grande palcio em Asgard onde os Einherjar (os guerreiros mortos em batalha e para l levados pelas Valqurias) esperam a chegada do Ragnarok. Enquanto eles esperam, os Einherjar passam os dias em justas entre si e as noites banqueteando-se no grande salo, supervisionados pelo prprio Odin. Valhalla descrito como o palcio mais maravilhosa de toda Asgard.

VALKYRIAS Mulheres que apareciam para os guerreiros que iam morrer e ficavam invisveis para os demais.

VANAHEIM O reino da raa de deuses Vanir em Asgard.

VANIR Raa de deuses da fertilidade que, depois de vencidos em uma grande batalha com os Aesir, foram incorporados a esses.

VIGRID Grande plancie em Asgard onde acontecer a grande batalha final entre o Bem e o Mal.

YMIR Gigante de gelo que surgiu no comeo dos tempos. Ele surgiu do encontro do gelo do norte com o fogo do sul, no abismo chamado Ginnungagap. Ymir foi o primeiro ser vivo, juntamente com a vaca Audumla. Mais tarde, os irmos Odin, Vili e Ve matam Ymir e, do seu corpo, eles criam os nove mundos.

HISTRIAS DA MITOLOGIA NRDICA

A GUERRA ENTRE OS AESIR E OS VANIR

Um dia, quando o mundo ainda era jovem, bem antes de se formar o solo de Midgard, uma bruxa chegou a Asgard. Seu nome era Gullveig, e ela tinha um ardente desejo por ouro. No falava sobre nada que no fosse o quanto ela amava ouro, at que Odin e todos os Aesir se cansaram dela. Ao fim de uma refeio, decidiram que o mundo ficaria melhor sem a ambiciosa Gullveig. Ento ela foi torturada e queimada pelos Aesir, mas no conseguiram mata-la. Foi queimada 3 vezes, e 3 vezes renasceu e saiu do fogo. A ela foi dado um outro nome, chamaram-na Heid, a Cintilante. Ela era a Bruxa Suprema, podia ver passado e futuro, encantar varinhas de madeira, lanar feitios, era uma mestra da magia.

Quando os Vanir souberam como Gullveig foi recebida pelos Aesir, ficaram furiosos com tamanha falta de hospitalidade. Juraram vingana e se prepararam para a guerra. Mas Odin podia ver e ouvir tudo o que se passava em baixo, assim viu os Vanir afiando as suas lanas. Ento os Aesir comearam a polir os seus escudos.

Logo ambas as famlias se encontraram no campo de batalha. E ento comeou a primeira guerra da histria quando Odin lanou a sua lana aos Vanir. A guerra continuou por muitos anos, e ficou claro que nenhum lado estaria apto a derrotar o outro.

Logo as duas partes decidiram que uma trgua seria melhor do que o caos em que se encontravam. Os deuses reuniram-se e discutiram sobre de quem seria a culpa da guerra. Os Vanir diziam que era culpa dos Aesir, e vice-versa. O acordo final seria que os Aesir e os Vanir viveriam lado a lado, em paz, e como exemplo disso eles intercambiariam lderes.

Os Vanir mandaram um dos seus grandes lderes, Njord, para viver com os Aesir. Freyr e Freyja, seus filhos, o acompanharam. Tambm mandaram o mais sbio dos Vanir, Kvasir, para viver em Asgard. Njord e Freyr assistiriam aos sacrifcios, enquanto Freyja ensinaria a todos os Aesir tudo o que ela sabia sobre bruxaria e magia.

Igualmente, os Aesir enviaram Honir, e o sbio Mimir para viver em Vanaheim. Honir era bem criado, apontado como excelente lder, tanto na paz como na guerra. Eles foram aceites e bem recebidos pelo Vanir. Honir foi apontado como lder, e Mimir seria seu brao direito.

Rapidamente os Vanir acharam que no haviam feito uma boa opo, decapitaram Mimir, e enviaram a sua cabea de volta para Odin. Este pegou na cabea, poliu-a com ervas de maneira que nunca apodreceria. Lanou encantos e fez com que a sabedoria de Mimir se tornasse a Sua Sabedoria.

A LENDA DE BROSINGAMENE

Todos os dias, Freyja, a Deusa do amor, brincava e fazia travessuras nos campos. Um dia ela deitou-se para descansar e enquanto ela dormia, Loki, o astuto, o travesso, o mexeriqueiro dos deuses, foi espiar o brilho do Brosingamene, a tiara dela. Silencioso como a noite, Loki moveuse em direco Deusa que dormia e, com os seus leves dedos, removeu a tiara prateada de sua branca nuca.

Em seguida, Freyja acordou e percebeu imediatamente a sua perda. Apesar de Loki se mover com a velocidade dos ventos, ela o viu ao longe e correu atrs, porm ele j havia pego a barcaa para a Dreun.

Freyja entrou em desespero. A escurido envolveu-a para ocultar suas lgrimas. Grande foi sua angstia, toda luz e toda vida juntaram-se a ela em sua runa.

Para todos os cantos foram enviados espies em busca de Loki, mesmo sabendo que eles no o encontrariam. Pois quem dentre eles, excepto os deuses e o travesso Loki, poderia descer a Dreun e dali retornar? Devido a isto, ainda fraca pelo desgosto, a prpria deusa do amor encheu-se de coragem e desceu a Dreun em busca do Brosingamene.

Atravessou os portais para a barcaa e apesar de reconhecida passou. A multido de almas que ali se encontravam clamaram prazeirosamente ao v-la e, mesmo sem que ela percebesse, lamentavam a perda da sua luz.

O infame Loki no deixou nenhuma pista a ser seguida, mesmo sendo visto em toda parte. Todos aqueles com os quais a Deusa conversava diziam-lhe com firmeza: "Loki no portava jia alguma quando passou por aqui". Ento, onde teria ele a escondido? Desesperada, Freyja o procurou por uma era.

Hearhden, o poderoso ferreiro dos deuses, no conseguia descansar devido o lamento das almas pelo pesar de Freyja.

E saiu a passos largos da sua ferraria, a fim de achar a causa do lamento. Ento ele viu onde o mexeriqueiro Loki depositou a tiara prateada: sobre a rocha diante da sua porta.

Agora tudo estava claro! E quando Hearhden tomou posse do Brosingamene, Loki apareceu diante dele, sua face estava selvagemente raivosa. Apesar disto, Loki no atacaria Hearhden, pois este era um poderoso ferreiro cuja fora era conhecida alm de Dreun.

Loki usou de todos os seus truques e trapaas para pr novamente suas mos sobre a tiara. Mudou de forma; dardejou daqui para ali; tornou-se invisvel e ento visvel.. Mesmo assim no conseguia enganar o ferreiro.

Cansando da luta, Hearhden tomou a sua poderosa clava e ento afugentou Loki. Grande foi o regozijo de Freyja quando Hearhden colocou o Brosingamene novamente em seu pescoo.

Grandes foram os choros de prazer oriundos de Dreun. Grandes foram os agradecimentos que Freyja a todos os homens e deuses que ajudaram no retorno de Brosingamene.

At que Hulda, deusa dos reinos subterrneos, apareceu diante de Freyja, acompanhada por Loki, dizendo Deusa que ela no poderia deixar Dreun sem pagar um tributo. Freyja mais uma vez caiu em desespero e disse a Hulda que nada possua.

Porem Loki disse que a deusa portava o Brosingamene em torno de seu pescoo. Freyja soluou e chorou, dizendo que jamais desistiria da sua jia.

Hulda ento disse que ela deveria dividir o Brosingamene com Loki: cada um passaria metade do ano com a jia e somente assim Freyja poderia sair de Dreun. Freyja chorou e tentou de todas as formas no dividir a sua jia com Loki, porm aps algum tempo acabou concordando, dizendo que permitiria que ele o portasse por 6 meses.

A partir de ento, o Brosingamene passou a ficar com Loki por metade do ano e, neste perodo, Freyja, angustiada, cai novamente em desespero, trazendo mais uma vez a sua volta escurido para esconder suas lgrimas, e uma vez mais toda luz, toda vida e todas as criaturas juntam-se a ela em seu terrvel destino.

por isso, ento, que na metade da roda do ano, quando Loki toma o Brosingamene e Freyja fica desesperada, a escurido desce e o mundo torna-se frio e glido. E na outra metade,

quando Freyja recebe novamente sua jia, no havendo limites para seu regozijo, a escurido substituda pela Luz e o mundo torna-se quente mais uma vez.

A MORTE DE BALDR

Balder (Baldr/Baldur) tinha grande pesadelos indicando que a sua vida corria perigo e quando ele comentou isto com os Aesir eles se reuniram em conselho, e juntos decidiram requerer imunidade de Balder para todo o tipo de perigo, e Frigg recebeu o solene juramento de todas as coisas, de que nada iria atingir Balder.

Quando isso foi confirmado, criou-se um entretenimento colocaram Balder centro de cada reunio e os Aesir, que ali se reuniam atiravam-lhe objectos, pedras e o golpeavam, j que a Balder nada lhe acontecia. Balder, em cada ocasio, saa ileso. Porem quando Loki viu isto, se sentiu atingido. Transformou-se numa mulher, e ento dirigiu-se a Fensalir, morada de Frigg. A Deusa, ao ver a esta mulher, perguntou se ela sabia se os Aesir estavam em assembleia. A mulher respondeu que todos atacavam Baldr e que este sempre saia ileso. Ento Frigg disse: "Armas e madeiras no o matam. Pois todos haviam jurados no o fazer ". Ento, perguntou a mulher: "Pegastes juramento de todas as coisas para estas no machucassem Balder?". Frigg contestou: "Excepto um broto que cresce ao oeste de Vahalla. Se chama murdago, achei-o demasiadamente jovem para exigir que prestasse juramento".

Ento a mulher desapareceu. Porem Loki procurou o murdago o arrancou e dirigiu-se a Assembleia. Encontrando l o Deuses Hodur (Hoder/Hod), o deus cego, que estava parado na

borda do circulo de concorrentes. Loki aproximou-se e perguntou: "Por que no esta disparando objectos contra Balder?". Hodur contestou: " Porque no posso ver onde Balder est e alem do mais no tenho armas". Contudo disse-lhe Loki: "Se queres seguir os exemplos dos outros eu mostro-te onde esta Balder e arranjo-lhe uma lana".

Hodur pegou a lana com murdago e com a ajuda de Loki colocou-a em direco a Balder. Esta foi arremessada directamente para ele e atingiu o seu corao, Balder caiu morto.

Os Deuses, profundamente tristes, reuniram-se em torno de Frigg, me de Balder. Frigg Falou: "Quem, entre todos os Aesir, ira a Hel para tratar da devoluo de Balder, oferecendo-lhe alguma recompensa para que esta o devolva a Asgard?".

Hermod o valente, filho de Odin, tomou Sleipnir, o corcel de oito patas de seu pai, e empreendeu-se nesta travessia, muitos Deuses colocaram o corpo de Balder num barco chamado Hringhorni (Ringhorn), o maior barco de todos, para iniciar o funeral do Deus morto. No funeral estavam Odin, seus corvos Hugin e Munin, as Valkyrias, Frigg, Frey conduzindo seu carro puxado pelo javali Gullinbursti. Heimdall e o corcel Gulltopp, Freya e os gatos. Tambm compareceram os Gigantes Helados e os Gigantes das Montanhas. O barco foi elegantemente decorado com coroas de flores, armas e objectos de cada um dos Deuses. Depois os Aesir, um a um passaram a dar um ultimo adeus a Balder. Quando chegou a fez de Nanna, mulher de Balder, uma dor muito forte partiu o seu corao e ela caiu morta ao lado de seus esposo. Os Deuses colocaram Nanna junto a Balder, para que ela o acompanhasse ate mesmo na morte. Acto seguido, como smbolo do sonho eterno, rodearam os defuntos Deuses com espinhos.

Quando Odin se aproximou para dar o ultimo adeus deixou como oferenda o seu precioso anel Draupnir, sussurrando misteriosas palavras nos ouvidos de Balder.

Ento o Gigante Hyrrokin, o nico com fora suficiente para empurrar o barco, empurra o barco com um impulso to forte que os troncos que estavam encostados cederam sobre a pira funerria. Thor, acertou com o seu martelo Mjolnir para consagrar a pira.

Hermod, durante nove dias e noites, cavalgou os vales obscuros e profundos, para chegar onde estava Hel. Disse ento a Hel que desse a Balder a possibilidade de retornar a Asgard junto com ele, dada a grande dor e luto entre os reinantes de Aesir. Disse-lhe Hel: "Para provar que Balder um ser amado, todas cada uma das criaturas e objectos, vivos ou mortos, devem proclamar sua dor e pena. S assim Balder poder voltar a Asgard. Porm se uma s criatura ou objecto no o fizer Balder permanecera aqui comigo".

Hermod regressou esperanado a Asgard, para comunicar a noticia a Frigg. Ao tomar conhecimento a Deusa tratou de obter lgrimas de penas de todas as criaturas e coisa, vivas e mortas porm uma Giganta de nome Thok, que era Loki disfarado novamente, no correspondeu s suas expectativas e no mostrou pena alguma.

A tarefa de devolver Balder a Asgard havia fracassado....

O MITO DE THIAZI

Trs Aesir - Odin, Loki e Hoenir - faziam uma expedio; um dia apanharam e mataram um boi para o jantar. Tentaram cozinh-lo, mas toda vez que o experimentavam, a carne ainda no estava pronta. Acima deles estava um carvalho com uma guia pousada num galho. A guia revelou ser a responsvel pela dificuldade na preparao; a carne jamais chegaria ao ponto se ela no ganhasse a sua parte. Os deuses aceitaram a proposta e convidaram a ave a se servir. Foi o que ela fez, depressa demais para o gosto de Loki.

Este, enfurecido, apanhou um basto e bateu nela. O basto caiu em cima da guia, que fugiu voando com Loki pendurado atrs, preso ao basto. Abalado, Loki ficou aterrorizado e implorou para ser solto. A guia concordou, sob a condio de que ele prometesse atrair Idunn para fora da fortaleza dos deuses, trazendo consigo as mas, assim, Loki e os outros chegaram em casa salvos.

Loki foi fiel promessa feita, atraindo Idunn para o bosque. A guia, que agora revelara ser o gigante Thiazi, atirou-se sobre ela, carregando-a para sua casa em Thrymheim. Os deuses, sem as mas, comearam a envelhecer e enfraquecer. Ficaram intrigados com o que teria acontecido com Idunn, at algum se lembrar de t-la visto pela ltima vez com Loki. Prenderam Loki e o ameaaram com a morte se no encontrasse e trouxesse Idunn de volta. Loki transformou-se num falco e voou para Thrymheim. Por sorte, o gigante havia sado para pescar e deixara Idunn sozinha. Loki transformou-a em uma pequena noz, apanhou-a em garras e voou. Thiazi, descobrindo que Idunn fora embora, voltou forma de guia e saiu em perseguio, batendo, batendo as asas com tanta violncia que provocaram tempestades. Os Aesir viram o falco lutando contra a tormenta, sendo perseguido pela guia e compreenderam a situao. Reuniro uma pilha de gravetos do lado de dentro de suas muralhas e, quando o falco voou a salvo sobre elas, acenderam o fogo. A guia voava com muita violncia e no conseguiu parar. Caiu no fogo e suas asas foram destrudas. Os Aesir mataram Thiazi.

Thiazi tinha uma filha muito masculina chamada Skadi. Quando soube que seu pai havia sido morto, apanhou as suas armas, vestiu a armadura e saiu em busca de vingana. Os Aesir acharam melhor aplac-la e ofereceram um do seu bando para casamento - mas ela teria de escolher pelos ps, sem ver nada do noivo. E assim, os deuses fizeram um concurso de tornozelos. Skadi viu um par muito elegante de ps e, acreditando que pertencessem ao belo deus Baldr, escolheu aquele. Mas era o velho Njrd. O casamento entre os dois no durou muito tempo, Skadi queria viver onde seu pai vivera, nas colinas chamadas Thrymheim. Por outro lado, Njrd queria viver perto do mar. Assim entraram num acordo de que permaneceriam em turnos: nove dias em Thrymheim e os nove seguintes em Noatum [ residncia de Njrd junto ao mar ]. Quando Njrd voltou para Noatum, vendo as montanhas, declamou este verso :

"Me aborreo nas colinas, no fiquei muito por l, Apenas nove noites. Detestei o uivo dos lobos, se comparado ao canto dos cisnes."

Skadi por sua vez ao voltar de Noatum disse :

"No consegui dormir junto ao oceano, com os gritos das aves. Toda a madrugada me acordavam as gaivotas vindas dos mares."

Por isso Skadi foi para as colinas e passou a viver Thrymheim enquanto Njrd ficou em Noatum.

REGINSMAL

Havia um rico lavrador chamado Hreidmar, conhecedor de magia; todos os seus trs filhos tinham certas peculiaridades. Dois deles podiam mudar de forma, Fafnir e Otr. O terceiro era um duende, Regin. Como todos os anes era um excelente arteso, ferreiro ele era tambm um inteligente, selvagem e hbil na magia. Estranhamente, Otr costumava a transformar-se numa lontra e ia para um rio torrencial, comendo os peixes que apanhava - esta foi sua runa.

Certo dia, os trs deuses, Odin, Hoenir e Loki, saram em uma de suas expedies e, como sempre, Loki criou problemas. Desta vez, por causa de um acto imprudente, embora desculpvel. Chegaram a uma cachoeira e notaram, bem perto, uma lontra devorando um salmo na margem do rio. Como as lontras fazem, esta comia de olhos fechados. Deste modo

no pode ver quando os deuses se aproximaram. Loki atirou uma pedra, matou-a e assim obteve ao mesmo tempo uma pele de lontra e um salmo. Os deuses acharam que fora um golpe de sorte at chegarem a casa de Hreidmar e pedirem para passar a noite ali. Gabaram-se do que haviam apanhado e mostraram a Hreidmar a pele da lontra. O lavrador e seus filhos a reconheceram, tomaram-na dos deuses e exigiram uma compensao. Os Aesir concordaram em encher a pele de ouro e empilhar ouro em cima, at cobri-la totalmente. Loki foi enviado em busca do metal.

Por sorte ele conhecia um ano chamado Andvari; como os anes eram grandes artesos, em geral tinham muito ouro. Este era um ano muito estranho: assumia a forma de um arpo e vivia na cachoeira fisgando peixes. Loki tomou uma rede emprestada a Ran, deusa do mar, e levou o arpo. O Reginsml registrou a conversa entre os dois. Loki perguntou :

"Que peixe esse, nadando na corrente, sem sem salvar-se do desastre? Resgata a tua vida do reino da morte e me trs o ouro brilhante".

"Andvari meu nome, Odin, o do meu pai, por muitas correntes nadei. Antigamente um destino triste fez-me andar pela gua".

Loki pediu todo o ouro de Andvari como resgate. O ano pagou, mas tentou ficar com um anel ( possivelmente um anel de brao, no para o dedo), pois tinha propriedades mgicas que poderiam ajud-lo a recuperar sua fortuna. Loki arrancou o anel de Andvari. Voltando com segurana para seu lar numa rocha, o ano lanou uma maldio sobre quem ficasse com o seu tesouro:

"O ouro [ ou o 'anel' ] que um dia foi de Gust ser a morte de dois irmos,

ser a queda de oito prncipes. Da minha riqueza homem nenhum gozar".

Loki trouxe o saque; Odin cobiou o anel e o tomou para si. Os Aesir encheram a pele da lontra com o resto do tesouro e o cobriram com ouro. Hreidmar inspeccionava e achou um fiozinho do pelo da lontra descoberto. Relutante, Odin tirou o anel e cobriu o fio. Quando os deuses saram do castelo de Hreidmar, Loki revelou a maldio do ano. "Ouro agora para ti, grande resgate, foi entregue por minha vida. Para teu filho nenhuma fortuna. Isto ser a morte para os dois"

Foi o que aconteceu, Fafnir e Regnir pediram sua parte do dinheiro como indemnizao, mas Hreidmar no saldou a dvida. Fafnir matou o pai e escondeu o tesouro num lugar deserto. Ficou ali mesmo, assumindo a forma de um drago, at Regin maquinar sua morte.

TYR - O DEUS DA GUERRA

Tyr sempre foi considerado um dos Deuses mais corajosos. Este foi o nico Deus que teve coragem de colocar suas mos nuas na boca do lobo Fenrir, assim permitindo que os demais deuses o acorrentassem. Todavia teve sua mo direita dilacerada. Muitos Cls Vikings clamavam si de "Tyr". Fazendo clara aluso si como Guerreiros Corajosos e Nobilssimos como o referido Deus. Estes interpretavam a Histria como sendo por sua vez, Tyr uma encarnao de Fora e do Guerreiro Honroso, aquele que Sacrifica-se por seu Povo e um Destino melhor para estes.

Como, alguns clans tambm julgavam e analisavam o Mito a partir do momento da perda da mo direita por Tyr e pelas significncias que isto poderia de ter. Segundo alguns nrdicos, o acto de dar a mo direita a outro um sinal de confiana e de garantia de empreender algo (promessa),assim como tambm um sinal de que a pessoa est desarmada e por sua vez digna de confiana.

Tudo isto a partir da anlise do referido Mito. Para os nrdicos o uso de armas na mo esquerda era um sinal de que a pessoa era por sua vez deveras traioeira, pois poderia utilizar sua mo sinistra enquanto mostrava a destra em um acto da mais vil covardia digna dos fracos e traioeiros.

Alguns outros nomes para Tyr seriam: Tiw e Tiu. Tyr habitava os palacetes enormes e atemporais de Odin como um dos mais nobres e impvidos Deuses.

Muitos Nrdicos antes de entrar no Estado de Berserker ou em Batalhas clamavam por Tyr em brados com punhos e espadas aos ares de forma selvtica.

Quando os Normandos (que possuiam cerne gentico Viking ) instalaram-se nas rochosas costas da Bretanha estes possuam um calendrio de Dias utilizando seu Panteo Norse. E um destes dias traduzido para o ingls chamava-se Tyr Day ou "Dia de Tyr". Com as influncias gramtico ortogrficas da lngua saxnica e o Tempo que passou por sua vez, o dia transmigrou-se para Tuesday. Um facto comprobatrio de tal afirmao quando pronunciamos ambas as formas designativas dos dias (Tyr Day e Tuesday) vemos que ambas possuem igual valor fontico.

O CREPSCULO DOS DEUSES (RAGNAROK)

O fim do mundo ser precedido pela idade do machado e a idade da espada.

As armas sero esgrimidas e tambm destrudas;

Seguido pela idade do vento e a idade do lobo antes da destruio inevitvel o Ragnarok.

O Inverno ir durar trs anos sucessivos sem a interferncia do sol para trazer a sua clemncia as pessoas.

Trs outros invernos se faro presentes.

Midgard estar em guerra durante este tempo.

Pai e filho iniciaro uma batalha um contra o outro.

Irmos tomaro parte em actos incestuosos.

As mes abandonaro os seus maridos e seduziro seus prprios filhos

Enquanto irmos rasgaro os coraes uns dos outros

Os lobos Skoll e Hati Hrodvitnisson engoliro o sol e a lua e trazendo total escurido ao mundo.

As cus estrelados cairo, a terra tremer; montanhas e rvores tombaro ao solo.

Monstros se libertaro das correntes que os prendem; e a caa selvagem comear.

O lobo Fenrir correr solto arrastando as suas mandbulas sobre a terra e os cus.

A serpente de Midgard se revoltar e far com que as ondas que alaguem as praias.

Vomitar seu veneno mortal no mundo ao redor dele.

No norte o navio de Naglfar ser libertado de suas correntes guiadas por Hymr.

Ele ser acompanhado por uma tripulao de gigantes.

Loki escapar de seus laos e velejar rumo ao norte em um navio que comporta os filhos de Hel.

No sul, Surt, o guardio de Muspell, cavalgar atravs de Bifrost at ele desfaser-se sob ele.

O chifre de Heimdall soar pelos nove mundos advertindo aos deuses do perigo frente.

A rvore de Yggdrasil tremer.

Um homem e uma mulher buscaro abrigo debaixo de suas folhas tremulas enquanto a terra em baixo deles estremece com o som da guerra.

Em seguida, Odin partir em seu cavalo Sleipnir para consultar a cabea de Mimir para receber um conselho sobre a aco a ser tomada.

Guerreiros em Valhalla sero enviados para o plano de Vigrid com Odin como seu lder.

Odin cair contra o lobo Fenrir, mas o Pai de todos ser capturado pelas mandbulas mortais da criatura e ser engolido.

O filho de Odin, Vidar, bravamente vingar a morte de seu pai pisando na mandbula de Fenrir. (Ele usa uns sapatos especiais feitos de pedaos de couro que foi oferecido aos deuses). Vidar arrebatar a mandbula superior do lobo e a romper em partes.

Thor lutar contra a serpente de Midgard e vencer matando-a. Ele dar nove passos para trs e morrer dos gazes venenosos que a serpente vomita em seguida.

O deus Frey lutar contra o guardio de Muspell.

Ele ser vtima do gigante Surt j que deu sua espada ao seu mensageiro, Skirnir.

Tyr, o deus de guerra, atacar o co de caa de Hel, Garm, enquanto Loki e Heimdall se travaro combate e morrero um pelas mos do outro.

Os nove mundos debaixo da rvore de Yggdrasil se tornaro num inferno ardente.

Todos os deuses do Aesir e Vanir morrero, como tambm os habitantes de todos os reinos que esto em baixo da grande rvore de Cinzas.

O cu entrar numa cova de chamas e a terra se afundar no mar.

Um comeo novo vir aps a destruio do mundo.

A terra emergir do mar e florescer vigorosamente.

Os filhos e filhas dos Aesir e Vanir sobrevivero ao Ragnarok e se encontraro em conselho na plancie de Ida onde era Asgard.

Os filhos de Odin, Vidar e Vali se encontraro l e os filhos de Thor, se uniro a eles e sero os herdeiros do martelo de seu pai, Mjollnir.

O deus amado, Baldr e o seu irmo Hod retornaro de Hel e se uniro aos restantes, enquanto Hoenir profetizar em que se ir transformar o novo mundo.

Os filhos de Bor, Vili e Ve, sero enviados aos cus para governar com os outros.

Os novos deuses governantes reunir-se-o e relembraro as recordaes passadas do Ragnarok.

Espalhados nas plancies sero achados tesouros que uma vez pertenceram ao Aesir e sero vistos com assombro.

Gimle mais uma vez alojar os deuses em paz e generosidade.

Porm, o bem e mal no deixaro de existir, j que haver uma regio em Hel chamado Nastrond, a costa dos mortos.

O drago Nidhogg sobreviver a destruio gnea e continuar roendo os corpos dos mortos.

O homem e mulher que buscaram abrigo debaixo dos ramos de Yggdrasil, sero chamados Lif e Lifthrasir.

Eles se nutriro com gotas de orvalho e daro luz a muitas crianas para repovoar a terra.

Da grande Cinza novos raios de luz viro dos cus, pois, uma filha nasceu do sol antes que o lobo o engoli-se na manh do Ragnarok.

Isto como tudo terminou; e isto como o mundo comea...

PRINCIPAIS DEUSES DA MITOLOGIA NRDICA Estes so os pricipais deuses da mitologia nrdica

ODIN

(Wotan, para os povos germnicos e Woden para os anglo-saxnicos). Um dos filhos de Bor. Figura assombrosa da qual emana poder, Odin o deus da guerra. Mas no s isto, ele o Deus da Sabedoria que foi adquirida em troca de um olho, o preo estipulado para que lhe fosse permitido beber da Fonte de Mimir, na base da raiz de Yggdrasill, que mergulha em Jotunheim. Odin o mais sbio dos deuses, senhor dos mistrios, da magia, da cincia, da poesia; padroeiro dos advindos; senhor das runas, a escrita mgica; deus da agricultura. Seu palcio em Asgard chama-se Valaskjalf e o santurio, Gladsheim. Odin tambm chamado deus dos mortos e ele quem preside, em Valhalla, os banquetes dos heris mortos em batalha que l esto espera do Ragnarok. Sua esposa Frigg e ele o pai de Thor e de Balder. Odin geralmente representado usando um grande manto balanando ao vento, tendo sobre a cabea um chapu de abas largas escondendo o tapa-olho. Na mo, ele leva a sua lana Gungnir, forjada pelos anes, que tem uma caracterstica peculiar: jamais erra o alvo. Com Odin, esto sempre dois corvos, Huginn (Pensamento, Entendimento) e Muninn (Memria) e dois lobos, Geri e Freki. Seu cavalo Sleipnir, que tem oito pernas e o seu trono

em Valaskjalf chama-se Hlidskjalf; quando sentado nele, Odin pode ver tudo o que acontece nos nove mundos. Odin conhecido por vrios nomes, entre eles, Todopai, O Terrvel, Pai da Batalha. Do nome de Odin/Wotan/Woden vem o nome do dia da semana em ingls Wednesday (Quarta-feira) - Dia de Woden, isto , Dia de Odin.

THOR

(Donar, para os povos germnicos). Filho de Odin e de Fjorgyn (uma deusa da terra, ou a prpria Terra) e marido de Sif. Thor o segundo na hierarquia dos deuses e o seu maior guerreiro e seu guardio. Ele conhecido como Deus do Trovo e dos Cus; tambm deus da fertilidade. Thor era o mais amado e o mais respeitado dos deuses nrdicos. Os Vikings chamavam a si prprios de "O Povo de Thor." Como era tambm deus da fertilidade, Thor era adorado por agricultores e era invocado para partos bem sucedidos. Thor simbolizava a lei e a ordem. Ele representado como sendo alto e com barbas vermelhas, sempre empunhando um enorme martelo chamado Mjollnir que espalha terror entre os seus oponentes. Mjollnir foi feito pelos anes e tem o poder de retornar s mos de Thor aps arremessado contra um inimigo. O palcio de Thor em Asgard chama-se Bilskirnir e ele viaja em uma carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngnost e Tanngrisni. Do nome de Thor vem o nome do dia da semana em ingls Thursday (Quinta-feira) - Dia de Thor. Um dia, o martelo de Thor roubado pelo gigante Thrym. Thor pede ajuda a Loki que, aps consultar o ladro, diz que o martelo s retornar se a mo de Freyja for dada ao gigante. Como Freyja recusa-se a desposar o gigante, Heimdall segere que Thor se vista como Freyja e v ter com o gigante Thrym. Debaixo dos risos dos deuses, Thor concorda em ser adornado como noiva. O martelo de Thor a maior defesa de Asgard e tem que ser recuperado. Ento, Loki parte para Jotunheim levando Thor disfarado como futura noiva de Thrym. O gigante recebe-os com grande pompa e serve-lhes muita comida e bebida. mesa, Thor devora oito salmes e um boi inteiro e bebe 3 barris de hidromel. Ao comentrio de Thrym de que nunca vira uma mulher comer to vorazmente, Loki responde que Freyja no comia h oito dias de to nervosa que estava com a noite de npcias. Satisfeito com a resposta, Thrym ordena que tragam o martelo Mjollnir e que deponham-no sobre o colo da noiva para que ela seja abenoada com grande prole. Assim que Thor tem o martelo em seu colo, ele o empunha e revela-se como o Deus do Trovo. Thor massacra Thrym e todos os outros gigantes no salo.

FREYJA

Filha de Njord e irm de Freyr. Seu palcio em Asgard chama-se Sessrumir. Freyja a maior das deusas da fertilidade. a deusa do amor e tambm da morte. Ela tinha sido esposa de Odin, que a trocou por Frigg porque ele achou que ela gostava mais de enfeites do que dele. Existe uma saga de quando ela encontra, numa uma caverna, quatro anes, habilidosos artfices, com os quais ela v um colar de ouro de incrvel beleza (o Colar de Brisings). Freyja insiste com os anes para que eles lho vendam, mas eles s aceitam vender o colar por um preo: que ela durma com cada um deles. Ela concorda. Entretanto, Loki v o que se passa e relata para Odin. Este fica furioso e manda que Loki tome o colar de Freyja. A beleza de Freyja legendria. Os gigantes cobiam-na, como no caso do gigante que constri as muralhas de Asgard e que a pede como pagamento. Outra saga a de Thrym que rouba o martelo de Thor e diz que devolver s se Freyja for-lhe dada em resgate. Freyja viaja numa carruagem puxada por dois gatos. Como Odin, Freyja tambm est ligada ao mundo dos mortos e, sempre que o visita, ela volta de l com o poder de desvendar o futuro.

FREYR

Filho de Njord e Skadi, irmo de Freyja. Freyr o deus patrono da Sucia e da Islndia. Ele o maior dos deuses da fertilidade. Ele controla o brilho do sol e a precipitao da chuva; ele propicia a fertilidade da terra; ele traz a paz e a prosperidade para os homens. Freyr casado com Gerd. Ele era um Vanir originalmente, mas foi aceito entre os Aesir depois da guerra entre as duas raas de deuses. Freyr tem como tesouros o navio mgico Skidbladnir, feito pelos anes, que pode ser dobrado e colocado no bolso; um elmo de ouro cujo timbre um javali, Gullinbursti; e o seu cavalo Blodighofi (Casco Sangrento) que no teme o fogo. Freyr tinha tambm uma espada mgica que movia-se sozinha, desferindo golpes, ele perdeu-a durante uma batalha com os gigantes.

HEIMDALL

Apesar de ser um deus importante, a sua origem um tanto obscura. Consta que ele filho de nove donzelas, nove ondas, filhas de Aegir . Heimdall o Deus da Luz, chamado de Deus Reluzente de Dentes de Ouro. Heimdall tem os sentidos altamente apurados: segundo consta, ele pode ver at cem milhas de dia ou de noite; ele pode ouvir a relva a crescer no cho e a l a crescer no corpo dos carneiros; alm disso, o tempo de sono de um passarinho o suficiente para ele. Com estas caractersticas, nada mais lgico do que os deuses oescolhecem para ser o seu guardio. Heimdall o sentinela na Ponte do Arco-ris (Bifrost). O seu palcio em Asgard

chama-se Himinbjorg (Penhascos do Cu) e fica junto Bifrost. Heimdall possui uma grande trompa chamada Gjall que ele soar no Ragnarok para convocar os deuses para a batalha final. Heimdall o maior inimigo de Loki - sendo Heimdall o Deus da Luz, pode-se ver suas desavenas com Loki como sendo a luta entre luz e trevas. Os dois enfrentar-se-o em Ragnarok e um exterminar o outro.

LOKI

Filho dos gigantes Faubarti e Laufey, irmo de criao de Odin. Com sua amante, a giganta Angrboda (Portadora de Sofrimento), Loki engendra Jormungand (a serpente de Midgard), o pavoroso lobo Fenrir e Hel (a Morte). Loki descrito como tendo aparncia bonita e corpo bem feito. Ele tem o poder de metamorfosear-se no que ele quiser. Loki , sem sombra de dvida, o mais complexo de todos os deuses nrdicos. Ele no apenas trevas, como dizem alguns, nem tampouco um demnio, como dizem outros. Ele mais complicado do que isto. Chamado de O Astuto, O Embusteiro, O Viajante dos Cus, Loki um confrontador dos deuses, ele o agente que d dinamismo a quase todas as sagas dos deuses - s vezes, ele o causador dos desastres, s vezes ele o salvador, muitas vezes, o conselheiro. H um relacionamento muito estranho entre eles e os outros deuses. Ele um provocador de comflitos e um diplomata, em algumas ocasies. De qualquer modo, ele sempre imprevisvel. Sem Loki, os deuses provavelmente morreriam de tdio. Ele mente descaradamente, mas tambm diz verdades; ele no segue regras nem padres; como o Superhomem de Nietzsche, ele uma lei apenas para si prprio. Sem Loki, no haveria mudanas, nem retrocessos, nem crescimentos - as coisas ficariam estagnadas; sem Loki, no haveria o Ragnarok. Com o passar dos tempos, as caractersticas malvolas de Loki vo se acentuando e se sobressaindo. Sem nenhuma razo aparente, ele provoca a morte de Balder, o que traz consternao para todos os deuses. Depois da morte de Balder, Loki constri para si uma casa invisvel e esconde-se nela. Mas nada pode escapar ao olhar vigilante de Odin que o v e envia um grupo de deuses para captur-lo. Loki transforma-se num salmo e mergulha no fundo da Cascata de Franang. Os deuses apanham-no com uma rede. Loki tem dois filhos com sua esposa Sigyn, Vali e Narvi. Os deuses transformam Vali num lobo que mata Narvi. Os deuses, ento, usam as tripas de Narvi para amarrar Loki a uma pedra dentro de uma caverna. As tripas ficam, ento, duras como ferro e prendem Loki de um modo impossvel para ele se soltar. Uma serpente presa a uma estalagtite acima de Loki, de modo que seu veneno fique pingando no rosto do odiado deus. Sigyn, a esposa de Loki, permanece na caverna segurando uma bacia sobre a cabea do marido, recebendo os pingos do veneno. Quando a bacia se enche, ela forada a lev-la para esvazi-la numa fenda de rocha. Enquanto ela vai at l e volta, o veneno pinga no rosto de Loki, causando dores atrozes. Dizem que, quando a terra treme, Loki contorcendo-se de dor. Com o advento do Ragnarok, Loki libertar-se- para a batalha final contra os deuses.

BALDER

Filho de Odin e Frigg, casado com Nanna. Seu palcio em Asgard chama-se Breidablik (Grande Esplendor). Balder chamado de Deus Radiante e Deus da Bondade. No "Edda" est escrito que "to bela e deslumbrante a sua forma e semblante que parece que dele emanam raios de luz." Ele tambm considerado um deus da Sabedoria, tanto que se diz que a sua opinio no pode ser alterada, pois sempre perfeita. Balder o mais querido entre os deuses nrdicos. Um dia, de repente, Balder comea a ter sonhos pressagiando que a sua vida est em perigo. Frigg resolve, ento, pedir a todas as coisas e a todos os seres que lhe jurem jamais causar mal a seu filho Balder. Ela comea pelo fogo e pela gua e passa pelos metais, pelas pedras, rvores, animais, pssaros... percorre todos os reinos da Natureza. Depois que tudo e todos juram, os deuses, reunidos em Gladsheim, resolvem, de brincadeira, testar a recm adquirida invulnerabilidade de Balder. Um atira-lhe pedras que no o ferem, outro ataca-o com uma espada que se desvia, outro lana-lhe uma flecha, que para no ar e assim por diante. Loki, que tudo observa, fica irritado com esse privilgio de Balder. Metamorforseando-se em uma velha senhora, Loki vai ter com Frigg e fica a saber que nem tudo fez o juramento a ela. Segundo, Frigg, ela encontrou um pequeno feixe de visco a oeste de Valhalla, que ela achou ainda muito jovem para pedir-lhe que jurasse. Loki vai embora e recolhe um ramo do visco, com o qual faz um dardo. Voltando as brincadeiras dos deuses, ele avista o irmo cego de Balder, Hod e pergunta-lhe porque ele no est a lanar coisas em Balder. Hod explica que no pode participar por no poder ver onde Balder est. Loki prope ajud-lo: d-lhe o dardo e mostra a direco na qual lan-lo. O dardo trespassa Balder que cai morto. Os deuses ficam mudos de espanto e olham Loki com dio, mas nenhum se atreve a derramar o sangue de Loki dentro do santurio. Loki foge. O corpo de Balder colocado em uma pira erguida dentro de seu grande barco Ringhorn, sob as vistas de sua esposa Nanna, que pouco depois morre de corao partido. O corpo de Nanna colocado junto ao de Balder. O cavalo de Balder morto e colocado tambm no barco para ser consumido com seu dono. A uma ordem de Odin, o barco incendiado na melhor tradio escandinava. A morte de Balder o grande pressgio que anuncia a vinda do Ragnarok.

FRIGG

Esposa de Odin. Diz-se que ela era to adorada pelos nrdicos quanto o prprio Odin; a primeira entre as deusas. Do nome de Frigg vem o nome do dia da semana em ingls Friday (Sexta-feira) - Dia de Frigg. Frigg a me de Balder. Quando este tem sonhos premonitrios sobre a prpria morte, Frigg percorre todos os reinos da Natureza, pedindo a tudo e a todos que jurem jamais causar dano a Balder. Ela comea pelo fogo e pela gua, passa pelos metais, pelas pedras, rvores, animais, pssaros... Todos juram no causar dano a Balder. Infelizmente, Frigg deixa de pedir a um pequeno feixe de visco que cresce a oeste de Valhalla. Sabedor do facto, Loki apossa-se de um ramo do visco, confecciona com ele um dardo e faz com que Hod, o irmo cego de Balder o atire na sua direco. O dardo trespassa Balder que cai morto.

TYR

(Tiwar, para os povos germnicos.) Filho de Odin, segundo umas fontes, e filho do gigante Hymir, segundo outras. Do nome Tyr vem o nome do dia da semana em ingls Tuesday (Terafeira) - Dia de Tyr. Tyr o Deus da Batalha. A saga mais famosa de Tyr a que narra como ele veio a perder uma mo. A saga assim: uma das crias de Loki, o terrvel lobo Fenrir, vive solto em Asgard. Fenrir parece perigoso, mas como ele do tamanho de qualquer outro lobo, Odin permite que ele continue por l (ao contrrio dos seus irmos Jormungand e Hel.) Todavia, Fenrir comea a crescer descomunalmente e, para piorar as coisas, vrios orculos predizem que o grande lobo ir, um dia, devorar o prprio Odin. Os deuses decidem, ento, que Fenrir deve ficar acorrentado. Eles confeccionam uma poderosa corrente, chamada Laeding e perguntam a Fenrir se ele suficientemente forte para se livrar dela. Fenrir examina a corrente e permite ser amarrado com ela. Os deuses enrolam-no todo com a corrente e afastam-se. Fenrir, ento, enche o peito e a corrente parte-se. Uma segunda corrente feita, esta ainda mais forte e exageradamente pesada. Os deuses chamam-na Dromi. Fenrir agora desafiado: "Se partires esta corrente, este feito ser conhecido nos nove mundos." Fenrir olha a corrente com cuidado e resolve deixar-se ser atado novamente. Desta vez bem mais difcil mas, depois de um grande esforo de Fenrir, Dromi se parte. Os deuses esto assustados, mas Odin lembra-se de que ningum melhor ferreiro do que os anes. O mensageiro Skirnir enviado a Svartalfheim. Com a promessa de ouro e riquezas, os anes concordam em fazer algo para prender o lobo. Tempos depois, Skirnir retorna com uma estranha corrente: uma fita macia e malevel como seda e que chamada Gleipnir. Quando Odin, curioso, pergunta de que feita, Skirnir responde: "De seis coisas. Do som que um gato faz quando caminha, da barba de uma mulher, das raizes de uma montanha, dos tendes de um urso, do hlito de um peixe e do cuspe de um pssaro." Os deuses esto incrdulos, mas Skirnir lembra-os de que os anes so possuidores de estranhos conhecimentos. Os deuses novamente procuram Fenrir e persuadem-no a acompanh-los at a Ilha de Lyngvi, situada no meio do Lago Amsvartnir. L, eles mostram a Fenrir a nova corrente Gleipnir. Fenrir diz que no haveria glria alguma em libertar-se daquela fitinha. Como os deuses insistem, o lobo comea a suspeitar de que Gleipnir pode ter sido feita com o uso de mgica e fica receoso. Os deuses prometem solt-lo se ele no conseguir se livrar. Fenrir, ento, prope que enquanto os deuses o amarram, um

deles dever deixar a mo dentro de sua boca como prova da sinceridade deles. O nico que tem coragem para tanto Tyr, que pe sua mo direita entre as mandbulas do monstruoso lobo. Fenrir comea, agora, a lutar contra a fita Gleipnir mas, maravilha!, quanto mais ele luta, mais ele se enreda nela e mais forte ela fica. Furioso, Fenrir decepa a mo de Tyr. Fenrir est preso e livrar-se- somente com a chegada do Ragnarok.

VALQURIAS

Algumas fontes dizem que elas so filhas de Odin. So nove as Valqurias: Gerhilde, Helmwige, Ortlinde, Waltraute, Rossweisse, Siegrune, Grimgerde, Schwertleite e Brnnhilde. Brnnhilde a principal delas e a favorita de Odin. As Valqurias so representadas como guerreiras usando capacetes e portando lanas, que cavalgam pelos cus sobre os campos de batalha recolhendo os guerreiros que morrem heroicamente e levando-os para Valhalla. L, eles aguardaro a chegada do Ragnarok, quando combatero ao lado de Odin. Assim, Odin vai formando um exrcito composto apenas de heris destemidos. Em "Die Walkre," a segunda pera da esplndida tetralogia de Richard Wagner "Der Ring des Nibelungen," as Valqurias so mostradas e Brnnhilde tem papel preponderante nesta e nas duas peras seguintes que formam o ciclo.

AEGIR

Deus do Mar. Casado com Ran.

BRAGI

Filho de Odin. Deus da poesia e da eloquncia. Casado com Idun.

HERMOD

Filho de Odin. Hermod viaja ao mundo dos mortos para tentar trazer de volta o seu irmo Balder morto por uma maquinao de Loki. Hel diz a Hermod que permitir a sada de Balder somente se todos chorarem a morte deste. Todos o choram, as rvores, os animais, as pedras, as pessoas, todos, excepto uma giganta feiticeira chamada Thokk (que o prprio Loki disfarado). Assim, a misso de Hermod fracassa e Balder permanece em Niflheim.

HOD

Filho de Odin. Deus cego que, manipulado por Loki, causa a morte de seu irmo Balder.

IDUN

Uma deusa de rara beleza, casada com Bragi (Deus da Poesia). Idun muito amada entre os deuses por ser a guardi das mas da juventude.

MAGNI

Filho de Thor com a giganta Jarnsaxa. Diz-se que ele e seu irmo Modi herdaro o Mjollnir, o martelo de Thor, no renascimento do mundo aps o Ragnarok.

MIMIR

Deus sbio enviado pelos Aesir aos Vanir para estabelecer uma trgua entre eles e que morto pelos Vanir. Odin preserva a sua cabea e coloca-a junto fonte na base da raiz de Yggdrasill que mergulha em Jotunheim. A fonte fica conhecida como Fonte de Mimir de cujas guas Odin bebe para adquirir sabedoria. Como pagamento, ele d um dos seus prprios olhos.

NJORD

Seu palcio em Asgard chama-se Noatun. Deus da fertilidade, casado com Skadi, Njord o pai dos tambm deuses da fertilidade Freyr e Freyja. Njord est associado ao mar e, por isto, era adorado pelos navegadores.

NORNAS

Trs deusas do Destino. Urd conhece o passado; Verdandi, o presente; e Skuld, o futuro. Elas mantm guarda junto ao Poo de Urd, na base da primeira raiz de Yggdrasill, a que mergulha em Asgard. As Nornas regam a raiz de Yggdrasill com gua da fonte para preserv-la. Tanto os mortais quanto os deuses esto submetidos ao poder das Nornas.

SIF

Esposa de Thor. Um dia, Loki malevolamente corta os cabelos de Sif, que so, depois, substitudos por cabelos de ouro confeccionados pelos anes.

SIGYN

Esposa de Loki. Quando Loki castigado e preso numa caverna com o veneno de uma serpente pingando sobre seu rosto, Sigyn permanece com o marido, tentando minimizar o sofrimento dele.

SJOFN

Deusa inspiradora das paixes humanas.

SKADI

Filha do gigante Thiazi, casada com o deus Njord.

VE

Filho de Bor, irmo de Odin e Vili. Ve tomou parte na criao do mundo junto com Odin e Vili. Juntos, eles mataram o gigante de gelo Ymir e, do seu corpo, criaram os nove mundos. Mais tarde, eles criaram o primeiro homem e a primeira mulher. Coube a Ve dar a eles os sentidos.

VILI

Filho de Bor, irmo de Odin e Ve. Vili tomou parte na criao do mundo junto com Odin e Ve. Consta que Vili era um grande arqueiro. Juntos, eles mataram o gigante de gelo Ymir e, do seu corpo, criaram os nove mundos. Mais tarde, eles criaram o primeiro homem e a primeira mulher. Coube a Vili dar a eles inteligncia e sentimentos.

YGGDRASIL (A rvore do Mundo)

"Yggdrasill" uma rvore freixo, o eixo do mundo. Nas razes ficam os mundos subterrneos, habitados por povos hostis. Em torno do tronco, fica "Midgard", mundo material dos homens. Nos ramos mais altos, que roam o Sol e Lua, fica "Asgard", domnio dos Deuses, com muitos palcios, e com o Salo do Mortos, "Valhalla", onde os guerreiros so recebidos. No final do

Ragnarok, Yggdrasill abrir-se- e, de dentro dela, surgiro um homen, Lif, e uma mulher, Lifthrasir, que repovoaro a Terra. Yggdrasill um elo de ligao entre os mundos.

A sustentao do planeta Terra sempre foi um fator de imensa curiosidade aos olhos primitivos. Assim, cada cultura, e por conseguinte cada mitologia, procurou sempre abordar este tema da maneira que lhe parecesse mais convincente e lhe fosse mais conveniente. Para a mitologia nrdica no se fez uma excepo. A viso comum a esses povos brbaros era a de um universo ao longo da sombra de uma gigantesca rvore que mantinha suas descomunais razes entranhadas na terra, com o propsito de manter coesa a massa terrestre. Conta-nos a lenda que essa rvore denominada Yggdrasil seria do tipo Teixo, tambm conhecida como rvore do Mundo ou rvore do Conhecimento. Sua origem estaria ligada ao mito da criao anteriormente citado, e teria surgido do corpo do gigante Ymir, assumindo propores descomunais e propriedades fabulosas. Sua imensa copa chegaria aos cus, podendo desta maneira permanecer sempre banhada por uma luminosa nuvem que orvalhava hidromel (bebida dos deuses), e que tinha por funo revitalizar automaticamente a imensa rvore, que alimentava com seus brotos, folhas e mesmo razes animais que habitavam as circunvizinhanas. Estas razes seriam de propores fantsticas e nmero ilimitado; sendo que trs seriam dignas de destaque. A primeira por atingir simbolicamente o Asgard (morada dos deuses), aps ser infinitamente banhada pela Fonte das Nornes, as deusas do destino. Acreditavam os nrdicos ser essa fonte detentora de potencial rejuvenescedor, sendo uma das explicaes para a perenidade dos deuses. A segunda, por penetrar no Jotunheim, Terra do Gelo, onde passaram a viver os gigantes aps serem expulsos do Asgard por Odim e sua famlia), e finalmente atingir a fonte de Mimir tida como fonte da sabedoria e inteligncia. Segundo a lenda, o seu guardio era tio e conselheiro particular do Todo-Poderoso Odin, que tambm se chamava Mimir, palavra que significa "Aquele que pensa". E embora algumas obras o coloquem como deus da sabedoria, Mimir era um ser menos poderoso, que pertencia raa dos gigantes, e detinha talentos mgicos de gnio - sendo famoso por sua inteligncia e prudncia. Ao que tudo indica, era to grande sua sabedoria que Odin no hesitou em trocar um de seus olhos por um pouco da gua da Fonte Mimir que lhe revelou o significado dos smbolos rnicos. O mito nos relata ainda que sua cabea era um orculo poderosssimo consultado at mesmo pelo prprio Odin em momentos crticos. A terceira raiz que devemos destacar aquela que se acreditava atingir o Niflheim (Terra dos Mortos); e era constantemente nutrida pela fonte Hvergelmir, de onde a gua se escoava em fabulosas cachoeiras para formar os grandes rios do mundo. Por outro lado, servia constantemente de alimento serpente-drago Nidhogge (Escurido): ser de propores descomunais que tinha por funo corroer constantemente a rvore do Mundo. Encontramos a referncia de que os galhos mais altos serviam de moradia ao Galo de Ouro, que tinha a responsabilidade de guardar os horizontes e denunciar aos deuses a aproximao de seus eternos inimigos, os gigantes.

Logo abaixo mas ainda no topo, habitava uma guia que passava o tempo a investigar o mundo, e que para tal portava entre os olhos um gavio. Essa guia vivia em eterna discrdia com a serpente-drago Nidhogge. A rivalidade entre ambas era alimentada pelo esquilo Ratatosker, que, subindo e descendo incessantemente os galhos do teixo, nutria a desarmonia reinante entre ambas. Nos galhos habitavam quatro cervos, que representavam os quatro ventos, e passavam o tempo a correr sobre os ramos da Yggdrasil, e devorar-lhes brotos, folhas e mesmo casca. Encontramos na Edda (duas coleces muito antigas de tradies que abrangem a mitologia escandinava) uma referncia a um buraco oco no centro da rvore Yggdrasil, onde havia uma sala na qual habitavam trs virgens sbias, que passavam os dias a fiar em suas rocas o destino dos homens. Essas deidades eram as Nornes Urd, Verdandi e Skuld, responsveis pelo passado, presente e futuro, respectivamente. Ao p da rvore habitava a cabra Heidum que se alimentava das verdejantes folhas baixas do teixo mgico, o que lhe permitia produzir um leite que assemelha-se ao hidromel, e que era destinado a servir de alimento aos guerreiros espirituais que formavam o Exercito de Odin. Encontrava-se ainda fincado prximo a rvore o Irminsul, palavra que significa "Coluna Gigante", e diz respeito a troncos de rvores totmicos erguidos em localidades elevadas, dedicados venerao popular e altamente respeitados pelas tribos nrdicas. Deve-se ressaltar que, ao perceberem-se tremores de terra, estes eram imediatamente vinculados, pelos antigos nrdicos, imagem de que estando o gigante Ymir cansado de ficar estendido sobre o peso do enorme teixo, tentava libertar-se mais uma vez em vo. Finalmente, devemos citar uma referncia bibliogrfica a uma antiga rvore muito alta, de folhagem sempre verdejante e espcie desconhecida, erguia que se prximo a um templo em Upsala (Sucia), junto qual havia uma fonte onde populares costumavam devotar oferendas. Sabemos tambm que era costume vigente entre as tribos nrdicas, at o sculo XIII, que seus chefes fizessem assembleias ao p de uma rvore; o que pode estar directamente relacionado a imagem mitolgica de que os deuses se reuniam sombra da Yggdrasil, para dispensar justia aos humanos.

O INICIO DOS TEMPOS

O gelo de Niflheim, ao norte e o fogo de Muspelheim, ao sul encontram-se ao centro, no grande abismo chamado Ginnungagap. Desta fuso, nasce a vida na forma de dois seres: o gigante de gelo Ymir e a vaca Audumla. Com o seu leite, Audumla alimenta o gigante Ymir, enquanto ela prpria nutre-se lambendo o gelo, do qual retira gua e sal. Aos poucos, no lugar onde ela lambe, vai surgindo um homem, um deus: seu nome Buri. Buri engendra Bor que, por sua vez, engendra trs deuses: Odin, Vili e Ve . Esta trindade mata, ento, o gigante Ymir e do seu corpo, eles criam nove mundos.

Na concepo nrdica, o universo uma estrutura em trs nveis. No primeiro nvel situa-se Asgard, o reino dos deuses guerreiros Aesir. Em Asgard, cada deus tem o seu prprio palcio. L encontra-se tambm Valhalla, o grande palcio dos guerreiros mortos em combate que para l so levados pelas Valqurias, comandadas por Brnnhilde. Esses guerreiros so chamados Einherjar e so escolhidos por Odin entre os mais bravos para formar o seu exrcito na grande batalha que ter lugar com o advento do Ragnarok, o Crepsculo dos Deuses, o final dos tempos. Enquanto esperam por tal evento, os Einherjar passam os dias em justas entre si e, noite, eles se recompem e banqueteiam-se em Valhalla, presididos pelo prprio Odin. Neste primeiro nvel, esto tambm situados Vanaheim, o reino dos deuses da fertilidade, chamados Vanir, e Alfheim, a terra dos Elfos Luminosos.

No segundo nvel fica Midgard, o Mundo do Meio, onde os homens habitam. Neste nvel fica tambm Jotunheim, a terra dos gigantes, cuja cidadela Utgard. Ao norte e ao sul de Midgard ficam respectivamente Nidavellir, terra dos anes e Svartalfheim, onde habitam os Elfos Escuros.

No terceiro nvel fica Niflheim, o mundo dos mortos, cuja cidadela Hel.

Para Valhalla s vo os heris mortos em batalha. Qualquer outra pessoa quando morre vai para Niflheim. Os maus vo direto para Hel, guardada por uma monstruosa entidade feminina, metade branca, metade negra, que tambm se chama Hel.

Midgard circundada por um oceano. Neste oceano fica a gigantesca serpente Jormungand que circunda toda Midgard e forma um crculo mordendo a prpria cauda.

Ligando Midgard e Asgard encontramos Bifrst, a Ponde do Arco-iris, que permanentemente guardada pelo deus Heimdall.

Servindo de eixo entre os trs nveis, Asgard, Midgard e Niflheim, est uma grande rvore (um freixo) chamada Yggdrasill. Yggdrasill tem trs raizes: uma mergulha em Asgard - junto a esta raiz fica o Poo de Urd, guardado pelas trs Nornas, que so as deusas do Destino; a segunda raiz mergulha em Jotunheim - junto a esta raiz fica a Fonte de Mimir, cujas guas proporcionam sabedoria a quem delas bebe; a terceira raiz mergulha em Niflheim - junto a esta raiz fica a Fonte de Hvergelmir que d origem a onze rios.

Yggdrasill habitada por vrios animais. Em sua copa vive uma guia que tem um falco pousado entre os seus olhos. Sob seus galhos, cabritos e veados comem dos seus brotos. A raiz que mergulha em Niflheim roda pelo drago Nidhogg. Ao longo desta raiz, o esquilo Ratatosk corre para cima e para baixo, levando insultos do drago Nidhogg para a guia que vive no topo. A razo dos insultos porque quando o drago que vive a roer a raiz comea a prejudicar Yggdrasil, a guia voa at ele e ataca-o ferozmente; enquanto Nidhogg fica a lamber as feridas para sar-las, Yggdrasill se recupera e o ciclo recomea.

A CRIAO

Um dia, estavam Odin, Vili e Ve caminhando pela Terra quando se depararam com duas rvores arrancadas pela raiz. Uma era um freixo e a outra um olmo. Os deuses colocaram-nas de p e, com elas, criaram um homem e uma mulher. Ento Odin soprou-lhes o esprito da vida, Vili deu-lhes inteligncia e sentimento e Ve deu-lhes os sentidos. Chamaram ao homem

Ask e mulher Embla e a eles foi dado o Mundo do Meio, Midgard, para habitar. Todas as raas humanas so descendentes deste primeiro casal.

O FINAL DOS TEMPOS

O final dos tempos tambm est previsto pelos nrdicos. chamado Ragnarok ou o Crepsculo dos Deuses (em alemo, Gtterdmmerung, que o ttulo do quarto ciclo da tetralogia operstica de Richard Wagner "Der Ring des Nibelungen"). O Ragnarok no vir sem sinais. Midgard passar por trs Invernos rigorosos que se seguiro sem nenhum Vero entre eles. Esse tempo ser marcado por guerras devastadoras e por total perda de valores e desrespeito a tabus. Ento, o "inverno dos invernos", Fimbulvetr, estabelecer-se-. Isto ser o comeo do fim. Os lobos Skoll e Hati, que vivem em eterna perseguio ao sol e lua, finalmente iro devor-los. Os gigantes levantar-se-o. A serpente Jormungand comear a contorcer-se, causando maremotos e ela ento vir para a terra. Como na Bblia, a batalha final entre o bem e o mal dar-se- numa grande plancie - esta plancie, para os nrdicos, Vigrid. Heimdall soprar a sua grande trompa Gjall, convocando os deuses para a luta. Os exrcitos do Mal, liderados por Loki e os exrcitos do Bem, liderados por Odin, encontrar-se-o em Vigrid para a batalha final. Foras opostas iro-se anular. O co Garm voar na garganta do deus Tyr e eles se mataro entre si. Os opostos Loki e Heimdall enfrentar-se-o e matar-se-o. O grande lobo Fenrir livrar-se- das correntes e causar enorme destruio antes de devorar o prprio Odin, que ser vingado por seu filho Vidar. Thor enfrentar e matar a serpente de Midgard, mas morrer intoxicado pelo sangue venenoso da criatura. Surt, o gigante de fogo, transformar Asgard, Midgard e Niflheim num inferno que ir consumir deuses, gigantes, anes, elfos e homens. A terra se afundar no oceano. Isto ser o fim de um ciclo e o comeo de outro: Yggdrasill abrir-se- e de dentro dela surgiro um homem, Lif e uma mulher, Lifthrasir, que repovoaro a Terra.

Por questes histricas e culturais (talvez pelo fato de considerarmos a Grcia o bero de nossa civilizao), ns brasileiros, difundimos e conhecemos apenas a mitologia greco-romana, seus deuses, suas lendas e seus heris. E por muitas vezes ignoramos a existncias de tantos outros mitos que, tais quais os gregos, formam as fundaes de outros vrios povos e civilizaes. Um deles, to rico quanto as histrias legadas por Homero, o proveniente das regies nrdicas da Europa (hoje Dinamarca, Finlndia, Islndia, Noruega e Sucia) e conhecido como Mitologia Nrdica. E foi com inteno de nos expor esta to rica e complexa mitologia

que os autores gachos A. S. Franchini e Carmen Seganfredo publicaram suas verses dos contos escandinavos no livro As Melhores Histrias da Mitologia Nrdica. Pena que fizeram isso to parcamente.

Para contar essas histrias, Seganfredo e Franchini dividiram sua adaptao em duas partes. Na primeira, as lendas so adaptadas dos registros encontrados na Islndia e contam, principalmente, as fbulas relacionadas aos deuses, citando como Odin se tornou o deus supremo, dando um de seus olhos em troca de sabedoria; ou sobre os corajosos feitos de seu filho, o deus Thor; ou ainda as artimanhas frustradas de Loki, o deus da trapaa. Ainda nessa parte existem prolas como o conto no qual Thor e seus companheiros enfrentam a Rigidez das montanhas, a Voracidade do fogo, a Rapidez do pensamento e a Imensido do oceano; ou a morte do invencvel deus Balder, assassinado por um msero e inocente ramo de azevinho; ou ainda a grande batalha do Ragnarok e o fim absoluto dos deuses.

Idun e as Mas da Juventude Esta mitologia oriunda da Escandinvia difere em muitos pontos daquelas que conhecemos. Um dos principais o fato de seus deuses serem mortais, mantendo-se vivos e jovens por tanto tempo apenas devido s mas mgicas cultivadas nos jardins da deusa Idun. Nisto se encontra grande parte da beleza dessas histrias, pois, desde a criao dos Nove Mundos, existia a profecia do Ragnarok, o Crepsculo dos Deuses, a grande batalha que poria fim ao reinado de Odin, o deus supremo, sobre o mundo. No entanto, mesmo sabendo que a derrota era predestinada, eles, tal como os humanos que os cultuavam, jamais desistiram de lutar. o que hoje os estudiosos chamam de Teoria da Coragem do Norte, uma coragem que se mantinha inabalvel mesmo diante da derrota iminente.

A segunda parte, porm, tem um qu de grandiosidade que se soma ao prprio mito que ali contado: a verso romanceada da obra-prima do compositor alemo Richard Wargner, a pera O Anel dos Nibelungos. O conto do anel a verso germnica da Mitologia Nrdica e, com certeza, a melhor parte do livro. Um verdadeiro ensaio sobre o medo e a coragem, a prudncia e a ousadia. Tudo com um toque de herosmo e tragdia. A pera, contada aqui em prosa, narra a histria de Sigfried, filho de Sigmund, que por sua vez era filho bastardo do prprio Odin (chamado aqui e Wotan). Sigfried era predestinado a ser um grande heri, porm o personagem, com sua arrogncia e prepotncia, nada tinha de heri a no ser o fato de sua coragem desmedida.

Outro motivo interessante para se conhecer tais histrias poder relaciona-las com a obra do escritor ingls J. R. R. Tolkien, criador de uma mitologia prpria, cujo livro mais conhecido O

Senhor dos Anis. Afinal, foi com a Mitologia Nrdica que Tolkien estabeleceu as bases para seus contos e muitas de suas inspiraes podem ser encontradas neste livro, principalmente relacionadas histria de Trin Turambar, a encarnao tolkienina do heri Siegfried.

Entretanto As Melhores Histrias da Mitologia Nrdica tem l suas pobrezas, e elas no so nada pequenas. A primeira inteno do livro era traduzir de maneira acessvel os antigos contos nrdicos, tratando-os como fbulas. O resultado, porm, foi algo extremamente infantilide, que destruiu por completo toda a beleza das antigas lendas dos vikings, empobrecendo-as e idiotizando-as. A comear pelo excesso de linguagem coloquial, que diminui a grandiosidade e austeridade da mitologia, como o abuso dos vocs e de expresses como u ou, ainda pior, minha nossa saindo da boca de deuses nrdicos. Esta ltima, por sinal, a pior delas, afinal nossa uma expresso catlica, inexistente na poca do surgimento destas histrias.

Odin Outro ponto fraco so as desnecessrias comparaes com a mitologia grega em todo o decorrer da primeira parte do livro: A deusa Freya (a equivalente a Venus da mitologia grega), sendo que, se havia mesmo a inteno de comparar ambas, que isso fosse feito de maneira mais aprofundada e em um captulo parte, dedicado exclusivamente ao tema (assunto, alis, que os autores parecem desconhecer, pois Vnus e Freya possuem poucas semelhanas se comparadas diretamente). Alm de vrios outros problemas, como o absurdo de se chamar Asgard, o reino dos deus nrdicos, de Olimpo (o monte grego onde, acreditavase, viviam Zeus e companhia limita).

No conto do Anel dos Nibelungos existem miserveis tentativas de descrio, mas parece ter faltado talento aos dois autores gachos.

Mesmo assim, o livro tem l seus valores (estes, claro, no esto ligados de maneira alguma com seus autores): as antigas histrias que ali esto contadas. E para um primeiro contato com este novo universo, talvez at valha a pena ler o volume. Afinal se at Odin perdeu um dos olhos para se tornar sbio, ento vale a pena perder um pouco de tempo com este livro.

DICIONRIO DE MITOLOGIA GREGA

Podem interrogar-se como algum com os meus gostos musicais, pode gostar de mitologia grega. Pois eu explico. A mitologia grega, ao contrario do que grande parte das pessoas pensa, est cheia de histrias espectaculares. Se calhar se vissem essas mesmas histrias sob a forma de um filme, iriam achar bastante interessante. De certo todos conhecem a histria de Hrcules.

O meu interesse sobre esta matria iniciou-se, ao ver uma srie de desenhos animados chamada "Cavaleiros do Zodaco". Desde ento tenho recolhido material sobre esta matria, formando este dicionrio de mitologia grega, que ponho agora na minha pgina, para que todos possam consultar.

Depois de uma introduo, podem procurar por ordem alfabtica, o nome da personagem ou acontecimento, para lerem um pequeno resumo sobre o mesmo.

Mitologia Grega, conjunto de crenas e prticas ritualsticas dos antigos gregos, cuja civilizao formou-se por volta do ano 2000 a.C. composta basicamente de um conjunto de histrias e lendas sobre uma grande variedade de deuses. A mitologia grega desenvolveu-se plenamente por volta do ano 700 a.C. Nessa data j existiam trs coleces clssicas de mitos: a Teogonia, do poeta Hesodo, e a Ilada e a Odisseia, do poeta Homero. A mitologia grega possui vrias caractersticas especficas. Os deuses gregos assemelham-se exteriormente aos seres humanos e apresentam, ainda, sentimentos humanos. A diferena em relao a outras religies antigas, como o hindusmo ou o judasmo, consiste em no incluir revelaes ou ensinamentos espirituais. Prticas e crenas tambm variam amplamente, sem uma estrutura formal, como uma instituio religiosa de governo, nem um cdigo escrito, como um livro sagrado. Os gregos acreditavam que os deuses tinham escolhido o monte Olimpo, em uma regio da Grcia chamada Tesslia, como sua residncia. No Olimpo, os deuses formavam uma sociedade organizada no que diz respeito a autoridade e poder, movimentavam-se com total

liberdade e formavam trs grupos que controlavam o universo conhecido: o cu ou firmamento, o mar e a terra. Os doze deuses principais, conhecidos como Olmpicos, eram Zeus, Hera, Hefesto, Atena, Apolo, rtemis, Ares, Afrodite, Hstia, Hermes, Demter e Posidon. A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras foras da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relaes entre os humanos e os deuses eram amigveis. Porm, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitvel, como orgulho complacente, ambio extrema ou prosperidade excessiva.

A ILADA A Ilada situa-se no ltimo ano da guerra de Tria e narra a histria do heri grego Aquiles e a derrota de Heitor, filho do rei Pramo.

A ODISSEIA A Odisseia narra a viagem de retorno do heri grego Odisseu at sua ilha natal, taca, os diversos perigos que enfrentou e sua vingana sangrenta contra os pretendentes de sua esposa Penlope.

ADNIS Formoso jovem amado pelas deusas Afrodite e Persfone. Nascido da unio incestuosa entre o rei Cniras de Chipre e sua filha.

AFRODITE Deusa do amor e da beleza, equivalente a Vnus romana. Na Ilada de Homero aparece como filha de Zeus e Dione, uma de suas companheiras, mas em lendas posteriores descrita brotando da espuma do mar e seu nome pode ser traduzido como "nascida da espuma".

AGAMENON Rei de Micenas e chefe das foras gregas na guerra de Tria. Era filho de Atreu e padeceu a maldio lanada sobre sua casa. Quando os gregos reuniram-se em ulide para sua viagem a Tria, viram-se obrigados a retroceder por causa dos ventos adversos. Para acalmar os ventos, Agamenon sacrificou sua filha Ifignia deusa Artmis.

AJAX, FILHO DE OILEU Chefe de Locris na Grcia Central, que lutou na guerra de Tria. Depois da queda de Tria, violou o templo de Atena ao arrastar a profetisa Cassandra do altar da deusa. Atena recorreu ao deus do mar Posidon para vingar este sacrilgio.

AJAX, FILHO DE TLAMON Poderoso guerreiro que lutou na guerra de Tria. Era filho de Tlamon, rei de Salamina, e conduziu as foras desta ilha at Tria.

ALCESTE Filha de Plias, rei de Iolco em Tesslia. Casou-se com Admeto, rei de Feras e amigo do deus Apolo.

AMAZONAS Uma raa de mulheres guerreiras que excluam os homens de sua sociedade.

ANDRMACA Mulher de Heitor, heri da guerra de Tria. Matou seu esposo, o guerreiro grego Aquiles, pouco antes dos gregos tomarem a cidade na guerra de Tria. O nico filho de Andrmaca com Heitor, Astanax, foi atirado do alto das muralhas da cidade e ela foi entregue a Neoptlemo, filho de Aquiles.

ANDRMEDA Princesa da Etipia. Sua me Cassiopia irritou o deus Posidon por se vangloriar de ser mais bonita do que as ninfas do mar, as nereidas. Como castigo, Posidon enviou um horrvel monstro marinho para devastar a Terra. Os etopes souberam, atravs de um orculo, que seriam libertados do monstro se oferecessem Andrmeda em sacrifcio. A donzela foi acorrentada a uma rocha junto ao mar e resgatada pelo heri Perseu, que matou o monstro e reivindicou a mo de Andrmeda como recompensa.

ANFITRIO Prncipe de Tirinto. Casou-se com Alcmena, filha do rei Elctrion de Micenas. Durante sua ausncia por causa de uma expedio militar, o deus Zeus visitou Alcmena disfarado de

Anfitrio. Alcmena deu luz a dois filhos gmeos: Hrcules, filho de Zeus, e ficles, filho de Anfitrio.

ANFITRITE Deusa do mar, filha de Nereu e mulher de Posidon.

ANTGONA Filha de dipo, rei de Tebas, e da rainha Jocasta. Antgona acompanhou seu pai no exlio mas voltou a Tebas depois de sua morte.

APOLO Filho de Zeus e Leto. Era um msico talentoso que deliciava os deuses tocando a lira. Tambm ficou famoso como arqueiro e atleta veloz e foi o primeiro vencedor dos Jogos Olmpicos. Deus da agricultura e da pecuria, da luz e da verdade, ensinou aos humanos a arte da medicina.

AQUILES Na mitologia grega, o maior dos guerreiros gregos na guerra de Tria. Era filho da ninfa Ttis, e de Peleu, rei dos mirmidones de Tesslia. Quando era criana, sua me mergulhou-o no Estige para faz-lo imortal. As guas o tornaram invulnervel, menos no calcanhar, que era por onde sua me o segurava.

ARACNE Uma jovem to hbil na arte de tecer que se atreveu a desafiar a deusa Atena e esta transformou-a em aranha.

ARCDIA Regio na parte central do Peloponeso, Grcia. Na mitologia grega, era a residncia de P, deus da natureza e padroeiro dos pastores, e centro do seu culto. Na literatura posterior, converteu-se em pretexto de evocaes poticas da vida pastoril. Enquanto o terreno real da Arcdia era spero e montanhoso, a paisagem idealizada era amena e frtil, onde vivia uma comunidade intocada de pastores e deidades rsticas. O primeiro a expressar as qualidades desta Arcdia imaginria foi o poeta romano Virglio.

ARES Deus da guerra e filho de Zeus, rei dos deuses, e de sua esposa Hera. Os romanos o identificavam com Marte, tambm um deus da guerra. Agressivo e sanguinrio, personificava a brutal natureza da guerra, e era impopular tanto entre os deuses quanto entre os seres humanos.

ARGONAUTAS O grupo de heris que zarparam na nave Argo para buscar o Velocino de Ouro. O chefe da expedio foi Jaso, que reuniu os 50 jovens mais nobres da Grcia para que o acompanhassem na viagem. O grupo escolhido inclua Hrcules, Orfeu, Castor, Plux e Peleu.

ARGOS Um gigante de cem olhos (tambm chamado Panoptes) que foi designado pela deusa Hera, mulher de Zeus, para vigiar Io, da qual tinha cimes.

ARIADNE Na mitologia grega, filha de Minos, rei de Creta, e de Pasfae, filha de Hlio. Ajudou Teseu a sair do labirinto, depois que este matou o Minotauro.

ARISTEU Filho do deus Apolo e da ninfa Cirene. Era venerado como protetor dos caadores, pastores e rebanhos e como inventor da apicultura e do cultivo das oliveiras.

RTEMIS Uma das principais deusas, equivalente deusa romana Diana. Era filha do deus Zeus e de Leto e irm gmea do deus Apolo. Era a que regia os deuses e deusas da caa e dos animais selvagens, especialmente dos ursos, e tambm era a deusa do parto, da natureza e das colheitas.

ASCLPIO Deus da medicina. Era filho do deus Apolo e de Cornide, uma formosa mulher de Tesslia.

ATALANTA Filha de Esqueneu da Becia ou de Yaso da Arcdia. Contrariado por no ser um menino, o pai abandonou-a na encosta de uma montanha pouco depois do seu nascimento. Foi resgatada e amamentada por uma ursa e, posteriormente, criada por caadores. A faanha pela qual ficou especialmente famosa foi sua participao na caada ao javali em Caleidon, uma cidade da Etlia na Grcia central.

ATENA Uma das deusas mais importantes da mitologia grega. Na mitologia romana, chegou a ser identificada com a deusa Minerva, tambm conhecida como Palas Atenia. Saiu j adulta da proteco do deus Zeus e foi sua filha favorita. Ele confiou a Atena seu escudo, adornado com a horrorosa cabea da grgona Medusa, sua "gide" e o raio, sua arma principal.

ATLAS Filho do tit Jpeto e da ninfa Clmene, e irmo de Prometeu. Atlas lutou com os tits na guerra contra as divindades olmpicas. Como castigo, foi condenado a carregar para sempre nas costas a Terra e o firmamento, e em seus ombros, a grande coluna que os separava.

ATREU Na mitologia grega, filho de Plops. Quando o rei de Micenas morreu sem deixar herdeiro, os notveis do reino elegeram Atreu como seu novo soberano. Atreu, Casa de, famlia real de Micenas designada com o nome de Atreu, que foi eleito rei pelos notveis micnicos.

AUGIAS, OS ESTBULOS DE, Os estbulos pertencentes a Augias, um dos filhos do deus Hlio e rei de lis, a noroeste do Peloponeso.

BELEROFONTE Filho de Glauco, rei de Corinto; foi o heri que domou o cavalo alado Pgaso com a ajuda de uma rdea dada pela deusa Atena.

CADMO Prncipe fencio, fundador da cidade de Tebas na Grcia. Quando sua irm Europa foi raptada pelo deus Zeus, recebeu de seu pai, rei da Fencia, a incumbncia de encontr-la; caso fracassasse, no poderia retornar para casa. Sem conseguir encontrar a irm, consultou o orculo de Delfos, que o aconselhou a abandonar a busca e fundar uma cidade. As instrues do orculo acrescentavam que ele encontraria uma bezerra quando deixasse Delfos. Deveria segui-la e construir uma cidade onde ela parasse para descansar.

CADUCEU Basto simblico coroado por duas asas e com duas serpentes entrelaadas. Entre os gregos antigos, o caduceu era levado pelos heraldos e pelos mensageiros como emblema de seu ofcio e como marca de inviolabilidade pessoal, porque era o smbolo de Hermes.

CALCAS O adivinho mais famoso entre os gregos na poca da guerra de Tria. Era muito respeitado pela preciso de suas profecias; sugeriu que os gregos construssem o cavalo de Tria, e graas a isso as foras gregas penetraram na cidade.

CALIPSO Ninfa do mar e filha do tit Atlas. Vivia sozinha na mtica Ilha de Oggia, no mar Jnico.

CARONTE Filho da Noite e de rebo, era o velho barqueiro que transportava as almas dos mortos pela lagoa Estige at as portas do mundo subterrneo.

CASSANDRA Filha do rei Pramo e da rainha Hcuba de Tria. O deus Apolo, que amava Cassandra, lhe deu o dom da profecia, mas quando ela se negou a corresponder ao seu amor, Apolo tornou intil o dom, fazendo com que ningum acreditasse em suas profecias.

CASSIOPIA

Mulher de Cefeu, rei da Etipia. Quando Cassiopia se gabou de ser mais bela do que as nereidas, estas se queixaram com Posidon, que enviou um monstro marinho para destruir a terra. Posidon pediu que a filha de Cassiopia, Andrmeda, fosse dada em sacrifcio ao monstro, mas ela foi salva pelo heri Perseu.

CASTOR E PLUX Filhos gmeos de Leda, mulher do rei de Esparta, Tindareo. Eram irmos de Clitemnestra, rainha de Micenas, e de Helena de Tria. Ambos eram conhecidos como os Discuros, ou Filhos de Zeus, mas na maior parte das narrativas somente Plux considerado imortal, porque foi concebido quando Zeus seduziu Leda sob a forma de um cisne.

CAVALO DE TRIA Grande cavalo oco de madeira, usado pelos gregos para conseguir penetrar na cidade de Tria e, assim, terminar a guerra. Os gregos recorreram a este estratagema por no terem conseguido tomar a cidade aps dez anos de stio.

CCROPE Fundador de Atenas e da civilizao grega. Acreditava-se que havia nascido da terra, metade homem, metade serpente. Chegou a ser o primeiro rei de tica, e dividiu-a em 12 comunidades.

CRBERO ( CEROS ) Co de trs cabeas, com cauda de drago, que guardava a entrada do mundo subterrneo do deus Hades.

CENTAUROS Raa de monstros que, segundo a crena, habitava as regies montanhosas de Tesslia e Arcdia. Eram normalmente representados com forma humana da cabea cintura, e com o baixo ventre e as pernas de cavalo.

CCLOPES Cada um dos gigantes com um enorme olho no meio da testa.

CILA E CARIBDES Na mitologia grega, dois monstros marinhos que moravam nos lados opostos de um estreito, personificao dos perigos da navegao perto de rochas e redemoinhos.

CIMRIOS Na poesia de Homero, povo mtico que vivia no noroeste da Europa, junto ao oceano, onde reinava uma perptua obscuridade.

CIRCE Feiticeira, filha do deus Hlio e da nereida Perseis. Vivia na ilha de Eia, que possivelmente ficava na costa oeste da Itlia. Com poes e encantamentos, Circe era capaz de transformar seres humanos em animais.

CLITEMNESTRA Rainha de Micenas, esposa de Agamenon e filha de Tndaro, rei de Esparta, e de sua mulher Leda. Teve quatro filhos com Agamenon: Electra, Ifignia, Orestes e Cristemis.

CREONTE Irmo de Jocasta, rainha de Tebas. Governou Tebas aps o exlio do rei dipo, at que seu sobrinho Etocles, filho mais novo de dipo, reivindicou o trono.

CRONOS Governador do Universo durante a idade de ouro. Um dos doze tits, filho mais novo de Urano e Gia, as personificaes do cu e da terra. Seus primeiros filhos foram os trs hecatonquiros, monstros de cem mos e cinquenta cabeas, que Urano mantinha prisioneiros num local secreto. Gia tentou resgat-los e pediu ajuda a seus outros filhos, inclusive os ciclopes. Somente Cronos aceitou o desafio. Atacou Urano e o feriu gravemente; desta forma, Cronos converteu-se no senhor do Universo.

DAFNE Ninfa filha do deus do rio Peneu. Era uma caadora companheira de rtemis, deusa da caa, e, como ela, se negava a casar-se. O deus Apolo quis possu-la e, como ela no queria, foi transformada por seu pai em um loureiro.

DAFNIS O pastor siciliano que inventou a poesia pastoril, nascido da unio do deus Hermes com uma ninfa.

DNAE Filha de Acrisio, rei de Argos, e, por sua unio com o deus Zeus, me de Perseu.

DNAO Filho de Belo, rei do Egito, e de Aquinoe. Egito, irmo gmeo de Dnao. Desejava casar seus cinquenta filhos com as cinquenta filhas de Dnao. Suas filhas, que se opunham a esse acordo, fugiram do Egito para Argos, onde Dnao converteu-se em rei. Os jovens perseguiram-nas e Dnao finalmente concordou, porm deu a cada filha uma adaga para que matassem seus maridos na noite de npcias.

DRDANOS Antepassado dos troianos e filho do deus Zeus e da pliade Electra. Casou-se com a filha de Teucro, que governava uma regio da sia Menor.

DDALO Arquitecto e inventor que projectou para o rei Minos de Creta o labirinto onde o Minotauro foi aprisionado.

DEMTER Deusa dos gros e das colheitas, filha dos tits Crono e Ria.

DEUCALIO Filho do tit Prometeu. Era rei de Ptia em Tesslia quando o deus Zeus, por causa dos depravados costumes da raa humana, castigou-a com um dilvio. Somente Deucalio e sua mulher, Pirra, sobreviveram inundao porque eram os nicos que levaram uma vida correcta e se mantiveram fiis s leis dos deuses.

DIDO Fundadora lendria e rainha de Cartago, filha de Belo, rei de Tiro.

DIONSIO Deus do vinho e da vegetao, que ensinou aos mortais como cultivar a videira e como fazer vinho.

DIOMEDES Rei de Argos e filho de Tideu, um dos guerreiros conhecidos como os Sete contra Tebas. Foi um dos heris gregos que se sobressaram na guerra de Tria.

DDONA O mais antigo dos santurios gregos, no interior da regio do piro, a 80 km a leste de Corfu. Na mitologia grega, era consagrado a Zeus e sua amante Dione.

ACO Rei de Egina. Era filho da ninfa Egina, que deu nome ilha na qual reinava, e do deus Zeus.

ECO Ninfa da montanha. O deus supremo, Zeus, persuadiu Eco a entreter Hera com uma conversa incessante, para que esta no pudesse vigi-lo. Irritada, Hera tirou de Eco o poder de falar, deixando-lhe somente a faculdade de repetir a ltima slaba que ouvisse.

DIPO Rei de Tebas, filho de Laio e Jocasta, rei e rainha de Tebas, respectivamente. Um orculo predisse que dipo mataria Laio, seu pai. Durante sua viagem, encontrou e matou Laio, pensando que o rei e seus acompanhantes fossem um bando de ladres, e assim, inesperadamente, cumpriu-se a profecia.

GIDA Uma espcie de armadura de Zeus e de Atena. Era uma capa curta feita de pele de cabra, coberta de escamas e com serpentes nas bordas, colocada sobre os ombros. A gida servia como smbolo do poder de Zeus; no s o protegia, mas tambm aterrorizava seus inimigos.

EGISTO Filho de Tiestes e de sua filha Pelpia. Desejando vingar-se de seu irmo Atreu e agindo sob o conselho do orculo de Delfos, Tiestes consumou uma unio incestuosa com Pelpia. Pouco depois, Atreu, sem saber que Pelpia era sua sobrinha, casou-se com ela. Quando Egisto nasceu, Atreu aceitou-o como seu prprio filho, porm Egisto descobriu sua verdadeira identidade e, pressionado por Tiestes, matou Atreu.

ELECTRA Filha de Agamenon, rei de Micenas, e da rainha Clitemnestra.

ELSIO Tambm conhecido como Campos Elsios, na mitologia grega, um paraso pr-helnico, uma terra de paz e felicidade plenas. Na mitologia romana, Elsio era uma parte do mundo subterrneo e um lugar de recompensa para os mortos virtuosos.

ENDIMIO Jovem de beleza excepcional que dorme eternamente. descrito como o rei de lis, que segundo as fontes era um caador ou um pastor. De acordo com a maioria dos textos, era pastor no monte Lamos, em Cria.

OLO Nome de duas figuras da mitologia grega. A mais conhecida era a do guardio dos ventos. Vivia na ilha flutuante de Elia com seus seis filhos e suas seis filhas. Outro olo da mitologia grega foi o rei de Tesslia. Era o filho de Heleno, antepassado dos helenos, os antigos habitantes da Grcia.

ERNIAS

Tambm Frias, as trs deusas vingadoras: Tisfone (a vingadora do crime), Megera (a vingadora dos cus) e Aleto (a sempre irada). Na maioria dos relatos so filhas de Gia e Urano e s vezes recebem o nome de filhas da Noite.

EROS Deus do amor equivalente ao romano Cupido. Na mitologia mais antiga era representado como uma das foras primitivas da natureza, o filho de Caos, e a encarnao da harmonia e do poder criativo no universo. Posteriormente foi considerado um belo e apaixonado jovem, acompanhado por Poto, o Hmero (o Desejo). A mitologia posterior fez dele o companheiro permanente de sua me, Afrodite, deusa do amor.

ESFINGE Monstro com cabea e tronco de mulher, corpo de leo e asas de ave. Agachada em cima de uma rocha, abordava os que iam entrar na cidade de Tebas apresentando-lhes o seguinte enigma: O que que tem quatro ps pela manh, dois ao meio-dia e trs noite? Caso os interpelados no resolvessem o enigma, ela os matava. No Egito antigo, as esfinges eram esttuas que representavam as divindades, com corpo de leo e cabea de algum outro animal ou humana, com frequncia uma rplica do rei.

ESTIGE Rio que serve de entrada ao outro mundo. Costuma-se descrev-lo como o rio fronteirio por onde o ancio barqueiro Caronte transportava as almas dos mortos.

EUMNIDES Antigos espritos ou deusas da terra, associados fertilidade, mas tambm possuidores de certas funes morais e sociais.

EURDICE Formosa ninfa, esposa de Orfeu, o poeta e msico.

EUROPA

Filha de Agenor, o rei fencio de Tiro, e irm de Cadmo, o lendrio fundador de Tebas. O deus Zeus se apaixonou por ela e, com a aparncia de um touro, raptou-a e possuiu-a, tendo com ela dois filhos, Minos e Radamantis.

FAETONTE Filho de Hlio e da ninfa Clmene.

FILOCTETES Famoso arqueiro, amigo do heri Hrcules, que lhe deu seu arco e suas flechas envenenadas. A caminho da guerra de Tria, foi picado no p por uma serpente, como a ferida demorava a curar, tiveram que deix-lo na ilha de Lemnos.

GALATIA Uma das 50 nereidas, as filhas de Nereu, o velho homem do mar. Galatia havia despertado o amor do ciclope Polifemo; todavia, no correspondeu ao seu amor.

GANIMEDES Um jovem e belo prncipe troiano. O deus Zeus, transformado em guia, raptou Ganimedes quando este estava no meio de seus companheiros, e levou-o ao monte Olimpo. O deus supremo lhe outorgou a imortalidade e fez com que substitusse Hebe, deusa da juventude, como copeiro dos deuses.

GIA Personificao da me-Terra e filha de Caos. Foi me e esposa do pai-Cu, personificado como Urano. Ambos foram os pais das primeiras criaturas vivas: os tits, os ciclopes e os hecatonquiros, gigantes com cem mos e 50 cabeas.

GRGONAS Eram as filhas monstruosas de Forcis, deus do mar, e de Ceto, sua esposa. Duas delas eram imortais, steno e Eurale, mas Medusa, que era mortal, foi morta por Perseu. Eram criaturas terrveis, parecidas com drages, cobertas de escamas douradas e com serpentes ao invs de cabelos.

GRAAS Eram as trs deusas da alegria, do feitio e da beleza. Filhas do deus Zeus e da ninfa Eurnome, seus nomes so Agla (resplendor), Eufrosina (alegria) e Tlia (a que leva flores). Presidem os banquetes, as danas e outros acontecimentos sociais prazeirosos e proporcionam alegria e boa vontade tanto a deuses quanto a mortais.

GUERRA DE TRIA Guerra lavrada pelos gregos contra a cidade de Tria. Acredita-se que a lenda baseada em fatos verdicos, episdios de uma guerra real entre os gregos do ltimo perodo micnico e os habitantes de Trada, em Anatlia, parte da actual Turquia.

HADES Na mitologia grega, deus dos mortos. Filho do tit Cronos e da tit Ria e irmo de Zeus e Posidon. Os trs filhos uniram-se para derrotar o pai Cronos e, posteriormente, dividiram o universo entre eles; para Hades ficou o mundo subterrneo. L, com sua rainha Persfone, que tinha sida raptada por ele do mundo superior, erigiu o reino dos mortos.

HARPIAS Monstros alados com cabea e peito de mulher, corpo e garras de aves predadoras; na crena popular, eram agentes da vingana divina.

HEBE Deusa da juventude, filha de Zeus e Hera. Durante muito tempo, desempenhou a funo de copeira dos deuses e servia-lhes nctar e ambrsia. O prncipe troiano Ganimedes substituiu-a nesta tarefa. Em outra verso, ela deixou de ser copeira dos deuses quando casou-se com o heri Hrcules que acabara de ser deificado.

HCATE Deusa da obscuridade e filha dos tits Perses e Astria. Era tambm deusa da feitiaria e das coisas ocultas, e era especialmente venerada por magos e bruxas.

HCUBA

Mulher de Pramo, rei de Tria, com quem teve, alm de outros 16 filhos, Heitor, Pris e Cassandra.

HEFESTO Deus do fogo e da metalurgia, filho do deus Zeus e de sua esposa Hera ou, em algumas verses, apenas filho de Hera. Diferente dos outros deuses, Hefesto era manco e desajeitado. Pouco depois de nascer foi expulso do Olimpo. Era o arteso dos deuses, para os quais fabricava armaduras, armas e jias. Frequentemente, Hefesto identificado com o deus romano do fogo, Vulcano.

HEITOR Filho mais velho do rei Pramo e da rainha Hcuba de Tria, e esposo de Andrmaca. Na Ilada, de Homero, que narra a guerra de Tria, Heitor o melhor guerreiro troiano.

HELENA DE TRIA A mulher mais bela da Grcia, filha do deus Zeus e de Leda, mulher do rei Tndaro de Esparta. Quando criana foi raptada pelo heri Teseu, que esperou o tempo necessrio para se casar com ela, mas foi resgatada por seus irmos, Castor e Plux. Mais tarde, sua beleza fatal foi a causa directa da guerra de Tria.

HELENO Antepassado dos helenos ou gregos. Era filho de Pirra e Deucalio, os quais, por causa de sua piedade, conseguiram se salvar de um devastador dilvio que destruiu toda a criao. Acreditava-se que era pai das principais naes da Grcia.

HLIO Antigo deus do Sol, filho dos tits Hiprion e Tia, irmo de Selene e de Eos, deusa da aurora. Todo dia conduzia seu carro de ouro atravs do cu, proporcionando luz a deuses e mortais.

HERA Rainha dos deuses, filha dos tits Crono e Ria, irm e mulher do deus Zeus. Era a deusa do matrimnio e a protectora das mulheres casadas. Me de Ares, Hefesto, Hebe e Iltia, costuma ser identificada com a deusa romana Juno.

HRCULES Heri conhecido pela sua fora e valor, assim como pelas suas muitas e lendrias faanhas. Hrcules o nome romano de Heracles. Era filho do deus Zeus e de Alcmena, mulher do general tebano Anfitrio. Hera, a ciumenta esposa de Zeus, decidida a matar o filho do seu marido infiel, enviou-lhe pouco tempo depois do seu nascimento duas grandes serpentes incumbidas de mat-lo. A criana, embora muito pequena, estrangulou as duas serpentes. Quando jovem, matou um leo com as prprias mos. Como trofu dessa aventura colocou a pele da sua vtima como uma capa e sua cabea como um elmo. Posteriormente o heri conquistou uma tribo que exigia o pagamento de um tributo. Como recompensa, foi-lhe concedida a mo da princesa tebana Megara, com quem teve trs filhos. Hera, implacvel no seu dio, fez com que tivesse um surto de loucura durante o qual matou sua mulher e seus filhos. Horrorizado e arrependido desse ato, teria se suicidado, mas o orculo de Delfos comunicou-lhe que poderia purgar seu crime convertendo-se em servo de seu primo Euristeu, rei de Micenas. Euristeu, compelido por Hera, imps-lhe o desafio de vencer doze provas difceis, os doze trabalhos de Hrcules.

HERMAFRODITA Jovem transformado pelos deuses em um ser metade homem e metade mulher.

HERMES Mensageiro dos deuses, filho do deus Zeus e de Maia, a filha do tit Atlas. Como especial servidor e carteiro de Zeus, usava sandlias e capacete alados e levava um caduceu de ouro, ou vara mgica, com serpentes enroladas e asas na parte superior.

HERMIONE Filha de Helena de Tria e Menelau, rei de Esparta. Mesmo estando prometida a Orestes, rei de Micenas, depois da guerra de Tria Hermione se casou com Neoptlemo, filho do heri grego Aquiles. Depois Orestes matou Neoptlemo e se tornou o segundo marido de Hermione.

HESPERIDES Filhas do tit Atlas ou de Hesper, a estrela vespertina. Ajudadas por um drago, as hesperides vigiavam uma rvore com galhos e folhas de ouro, que dava mas tambm de ouro.

HSTIA

Deusa virgem do lar, filha mais velha dos tits Crono e Ria. Presidia todos os fogos dos altares de sacrifcio e lhe eram oferecidas preces antes e depois das refeies.

HESODO (SCULO VIII A.C.) Poeta que ocupa um lugar excepcional na literatura grega, tanto por seus princpios morais como por seu estilo coloquial. Autor de Os trabalhos e os dias, primeiro exemplo de poesia didctica, e a Gnese dos deuses poema que narra o nascimento dos deuses.

HIDRA Monstro de nove cabeas que vivia em um pntano perto de Lerna, Grcia. Uma ameaa para todos os habitantes de Argos, tinha um sopro mortalmente peonhento e quando cortavam uma de suas cabeas, cresciam duas no lugar; a cabea do meio era imortal.

HIPLITA Rainha das amazonas e filha de Ares. Foi morta pelo heri Hrcules quando, como um de seus trabalhos, ele tomou o cinturo que Hiplita havia ganhado de seu pai. De acordo com outra lenda, foi a mulher do heri grego Teseu, com quem teve um filho, Hiplito.

HIPLITO Filho do heri tebano Teseu e de sua mulher Hiplita, rainha das amazonas. Era um excelente caador e cocheiro, devoto servidor de rtemis, deusa da caa. Desprezava todas as mulheres e, quando sua madrasta Fedra se apaixonou por ele, rejeitou suas insinuaes.

HOMERO Nome tradicionalmente atribudo ao famoso autor da Ilada e da Odisseia, as duas grandes epopeias da Antiguidade na Grcia.

CARO Filho de Ddalo.

IDOMENEUS

Rei lendrio de Creta, filho de Deucalio e neto do rei Minos de Creta. Pretendente de Helena de Tria, foi um dos gregos mais valentes na guerra de Tria.

IFIGNIA Filha mais velha de Agamenon e de Clitemnestra, que foi sacrificada pelo prprio pai.

IO Filha do deus do rio naco; de sua unio com o deus Zeus, nasceu pafo, antepassado do heri grego Hrcules.

RIS Deusa do arco-ris, filha do tit Taumante e da pliade Electra, filha do tit Oceano. Como mensageira do deus Zeus e de sua mulher, Hera, ris abandonou o Olimpo para transmitir as ordens divinas humanidade.

TACA Situada a oeste da Grcia, uma das ilhas Jnicas. Encontra-se no departamento de Kefallina (Cefalnia), do qual taca a capital e principal porto. Acredita-se que poderia ter sido o legendrio reino de Ulisses, o heri da Odisseia de Homero.

JASO Filho de Eso, rei de Yolco. Quando Pelias, meio-irmo de Eso, arrebatou-lhe o trono, Jaso, herdeiro legtimo, ainda criana, foi enviado aos cuidados do centauro Quiron. Quando atingiu a idade adulta, retornou Grcia resolvido a recuperar seu reino. Pelias simulou estar disposto a deixar o trono, porm disse ao jovem que antes deveria empreender a busca do velocino de ouro, que era propriedade legtima da famlia. Pelias no acreditava que Jaso pudesse sair vitorioso dessa busca nem que retornaria vivo, porm o jovem conseguiu vencer todos os perigos que se apresentaram.

JOCASTA Mulher de Laio, rei de Tebas, e me de dipo, rei de Tebas. Quando um orculo predisse que o filho de Jocasta mataria o prprio pai, Laio abandonou o menino em uma montanha.

LAIO Rei de Tebas, marido de Jocasta e pai de dipo. Quando o orculo de Delfos predisse que seu prprio filho o mataria, abandonou o recm-nascido na ladeira de uma montanha. O menino, no entanto, foi encontrado e adoptado por um pastor. A profecia se cumpriu quando dipo, j adulto, matou Laio sem saber que este era seu pai.

LAOCOONTE Sacerdote de Apolo ou de Posidon. No ltimo ano da guerra de Tria, os gregos fabricaram um cavalo de madeira gigante e ofereceram-no como presente aos troianos. Laocoonte advertiu os chefes troianos para destrurem o presente. Enquanto se decidiam sobre a convenincia de arriscarem-se a introduzir o cavalo na cidade, em funo das previses favorveis que supostamente estavam associadas a ele, Posidon, a divindade mais implacvel com Tria, enviou duas horrveis serpentes marinhas que estrangularam-no juntamente com seus filhos.

LETO Filha da titnida Febe e do tit Ceo, e me de rtemis. Foi uma das muitas amantes de Zeus, que, por temer o cimes de Hera, sua mulher, exilou-a quando estava a ponto de dar luz.

MRSIAS Um dos stiros. Encontrou a flauta que Atena inventara e que depois abandonaria porque, ao toc-la, suas mas do rosto inchavam e seus traos se deformavam.

MEDIA Feiticeira, filha de Eetes, rei da Clquida. Quando o heri Jaso, frente dos argonautas, chegou Clquida procurando o velocino de ouro, apaixonou-se desesperadamente por ele. Em troca da promessa de Jaso de uma fidelidade duradoura e de lev-la Grcia com ele, utilizou seus poderes mgicos para enganar seu pai e obter o velocino de ouro.

MMNON Rei da Etipia, filho do prncipe troiano Ttono e de Eos, deusa da aurora. No dcimo ano da guerra de Tria, levou seu exrcito em auxlio a Tria. Lutou valorosamente, mas acabou morto pelo heri grego Aquiles.

MENELAU Rei de Esparta, irmo de Agamenon, rei de Micenas, e marido de Helena de Tria.

MENTOR Velho amigo e conselheiro do heri Odisseu e mentor de seu filho Telmaco.

MIDAS Rei da Frgia, na sia Menor. O stiro Sileno, grato pela hospitalidade e pelo cortejo com que Midas o havia apresentado ao deus do vinho Dionsio, ofereceu conced-lo um pedido. O rei pediu que tudo que tocasse se transformasse em ouro, mas logo se arrependeu de seu pedido pois at a comida e a gua se tornavam ouro com seu toque.

MINOS Lendrio soberano de Creta. Era filho de Zeus e da princesa Europa. A partir da cidade de Cnossos, colonizou muitas ilhas do Egeu e, em geral, era considerado um governante justo.

MINOTAURO Monstro com cabea de touro e corpo de homem. Era filho de Pasfae, rainha de Creta, e de um touro branco. Vivia em um labirinto construdo pelo arquitecto Ddalo. O heri grego Teseu foi quem conseguiu mat-lo.

MIRMIDONES Habitantes da ilha de Egina, no golfo Sarnico, seguidores de Aquiles durante a guerra de Tria. O nome deriva da palavra grega que significa formigas (myrmkes).

MISTRIOS DE ELUSIS Rituais sagrados das festas religiosas na antiga Grcia, em honra a Demter e Persfone, na cidade de Elusis, perto de Atenas. Muito antes de Atenas alcanar seu esplendor, j se celebravam os mistrios. A iniciao ao sacerdcio era a parte fundamental do ritual. Teodsio aboliu o culto e ordenou o fechamento do santurio.

MNEMOSINE Deusa da memria. Ela e Zeus eram os pais das nove musas. Foi uma das titnidas, irms dos tits pr-olmpicos, filhas e filhos de Urano e Gia.

MORFEU Deus dos sonhos, filho de Sonho, deus do sono. Morfeu controlava os sonhos de quem dormia, e tambm representava seres humanos nos sonhos.

MUSAS Nove deusas e filhas do deus Zeus e de Mnemosine. As musas presidiam as Artes e as Cincias e acreditava-se que inspiravam os artistas, em especial poetas, filsofos e msicos. Calope era a musa da Poesia pica, Clio da Histria, Euterpe da Poesia lrica, Melpmene da Tragdia, Terpscore da Msica e da Dana, Erato da Poesia amorosa, Polimnia da Poesia sagrada, Urania da Astronomia e Talia da Comdia.

NARCISO Jovem formoso, filho do rei do rio Cfiso e da ninfa Lirope. Devido sua grande beleza, moas e rapazes apaixonavam-se por ele, que rejeitava todas as insinuaes. Entre as jovens feridas pelo seu amor encontrava-se a ninfa Eco. Narciso rejeitou-a e Nmesis fez com que ele se apaixonasse pela prpria imagem reflectida numa fonte.

NMESIS Personificao da justia divina e da vingana dos deuses, s vezes chamada filha da Noite. Representava a legtima ira dos deuses contra a arrogncia e a altivez, e contra os transgressores da lei; distribua a boa ou m fortuna a todos os mortais. Ningum podia escapar de seu poder.

NEREIDAS Ninfas do mar Mediterrneo. Eram as 50 formosas filhas de Nereu.

NEREU Deus do mar, filho do deus marinho Ponto e de Gia, chamado o velho homem do mar. Casouse com Dris, filha do tit Oceano, com quem teve 50 belas filhas chamadas nereidas.

NESSO Centauro que Hrcules expulsou da Arcdia.

NESTOR Rei de Pilos, filho de Neleu e Clris. Desde pequeno se destacou como guerreiro e participou de muitos dos grandes acontecimentos de seu tempo.

NIKE Deusa da vitria, filha do tit Palante e do rio Estige.

NINFAS Divindades menores ou espritos da natureza, que vivem em arvoredos, fontes, bosques, pradarias, rios e guas do mar, e so representadas por jovens e belas donzelas que gostam da msica e da dana.

NOBE Filha de Tntalo e da rainha de Tebas. Seu marido era o rei Anfion. Nobe deu-lhe seis filhos e seis filhas muito belos. Ordenou que o povo de Tebas a cultuasse no lugar da deusa Leto, que s tinha dois filhos. No monte Olimpo, os deuses ouviram suas palavras e castigaram-na matando seus filhos e transformando-a em pedra.

N GRDIO Complicado n, feito por Gordias, rei da Frgia e pai de Minos. Dizia-se que quem fosse capaz de desatar o difcil n tornar-se-ia o governador da sia. Muitos tentaram, em vo. Segundo a lenda, o prprio Alexandre Magno ( Alexandre o Grande ) foi incapaz de desatar o n e, assim, cortou-o com um golpe de espada.

OCEANO Um dos tits, filho de Urano e Gia. Com sua mulher, Ttis, dominava o Oceano, um grande rio que circundava a terra, que era considerada um crculo plano.

ODISSEU (ULLISSES) Heri grego, governador da ilha de taca e um dos chefes do exrcito grego durante a guerra de Tria. Homero, na Odisseia, narra as aventuras de Odisseu e seu retorno ao lar, dez anos aps a queda de Tria. No incio, acreditava-se que fosse filho de Laertes, rei de taca; posteriormente considerou-se Ssifo, rei de Corintos, como seu pai verdadeiro.

OLIMPO Montanha de 2.917 m de altitude, a mais elevada da Grcia, situada na fronteira da Tesslia com a Macednia, prximo ao mar Egeu. Segundo a antiga mitologia grega, este era o lugar onde moravam os deuses. No cume, ficavam seus palcios, construdos por Hefesto. A entrada para o Olimpo era uma porta de nuvens protegida pelas deusas conhecidas como as Estaes.

ORESTES Filho de Agamenon, rei de Micenas, e de Clitemnestra. Era ainda uma criana quando sua me e seu amante, Egisto, assassinaram Agamenon. Quando ficou adulto, vingou a morte de seu pai cometendo matricdio.

ORFEU Poeta e msico, filho da musa Calope e de Apolo ou de Eagro, rei da Trcia. Recebeu a lira de Apolo e chegou a ser to bom msico que no teve rival entre os mortais. mais conhecido pelo seu desafortunado matrimnio com a ninfa Eurdice. Pouco depois da cerimnia de casamento, a noiva sofreu uma picada de cobra e morreu.

ORFISMO Na religio clssica, culto mstico da antiga Grcia, fundamentado nos escritos do lendrio poeta e msico Orfeu. Segundo os princpios do orfismo, os seres humanos procuram com esforo libertar-se do elemento titnico, ou representao do mal, prprio da sua natureza, e procuram preservar o dionisaco ou divino, natureza do seu ser. O triunfo do elemento dionisaco pode ser atingido seguindo os rituais rficos de purificao e ascetismo.

RION

Gigante belo e caador poderoso, filho de Posidon e Eurale, a grgona. Depois de sua morte, rtemis transformou-o em uma constelao.

OS HINOS HOMRICOS Junto Ilada e Odisseia figuram os chamados Hinos homricos, uma srie de poemas relativamente breves que celebram as faanhas de diversos deuses, compostos em um estilo pico similar e tambm atribudos a Homero. Os achados arqueolgicos realizados durante os ltimos 125 anos, em especial os de Heinrich Schlieman, tm demonstrado que grande parte da civilizao descrita por Homero no era fictcia. Os poemas so, de certo modo, documentos histricos, e a discusso sobre este aspecto tem estado presente em todo momento no debate sobre sua criao.

P Deus dos bosques, dos campos e da fertilidade, filho de Hermes com uma ninfa. Sendo parte animal, com chifres, patas e orelhas de bode, era uma divindade vigorosa, deus dos pastores.

PANDORA Primeira mulher sobre a terra, criada pelo deus Hefesto por ordem do deus Zeus.

PARCAS As trs deusas que determinavam a vida humana e o destino. Eram Cloto (a que tecia o fio da vida), Lquesis (a que distribui sortes) e tropo (a inexorvel), que levava as temveis tesouras que cortavam o fio da vida no momento apropriado.

PRIS Tambm chamado Alexandre, filho de Pramo e de Hcuba, rei e rainha de Tria. Uma profecia havia antecipado que Pris causaria a runa de Tria, e por isso Pramo abandonou-o no monte Ida. Segundo o mito grego, Pris tinha que decidir qual das trs deusas (Hera, Atena e Afrodite) era a mais bela. Segundo a mitologia, este acontecimento fez estourar a guerra de Tria.

PTROCLO

Acompanhou o heri Aquiles, seu melhor amigo, na guerra de Tria. Morreu nas mos do capito troiano Heitor. Para vingar a morte do seu amigo, Aquiles retornou luta e matou Heitor.

PGASOS Cavalo alado, filho de Posidon e da grgona Medusa. Nasceu do pescoo de Medusa, depois que ela foi vencida e morta pelo heri Perseu.

PELEU Rei dos mirmidones de Tesslia, filho de aco, rei de Egina. Participou da caa ao javali de Clidon e da viagem dos argonautas em busca do velocino de ouro, mas especialmente famoso por seu matrimnio com Ttis, uma das nereidas.

PLIAS Filho de Posidon. Apoderou-se do trono de Iolco, de seu tio son, e enviou Jaso, filho e legtimo herdeiro de son, a Colquida em busca do Velocino de Ouro, confiando que nunca regressaria.

PELOPS Filho de Tntalo. Ainda menino, foi morto por seu pai e sua carne foi cozida e servida aos deuses em um banquete.

PENLOPE Filha de Icrio, rei de Esparta, mulher de Odisseu, rei de taca, e me de Telmaco. Seu marido esteve ausente por mais de 20 anos, como consequncia da guerra de Tria, mas ela nunca duvidou que ele regressaria e se manteve fiel.

PERSFONE Na mitologia grega, filha de Zeus e de Demter. Hades, deus do mundo inferior, se apaixonou e quis casar-se com ela. Mesmo Zeus dando seu consentimento, Demter era contrria ao casamento, ento Hades raptou-a.

PERSEU Heri que acabou com a grgona Medusa; era filho de Zeus e de Dnae, filha de Acrsio, rei de Argos.

PTON Grande serpente, filha de Gia, nascida do barro que caiu na terra aps o grande dilvio.

PLIADES As sete filhas de Atlas e de Plione, a filha de Oceano. Seus nomes eram Electra, Maia, Tageta, Alcone, Celeno, Astrope e Mrope.

POLIFEMO Ciclope, filho de Posidon, deus do mar, e da ninfa Toosa. Depois da guerra de Tria, o heri grego Odisseu conseguiu mat-lo.

POSIDON Deus do mar, filho do tit Cronos e da tit Ria, irmo de Zeus e Hades. Marido de Anfitrite, com quem teve um filho, Trito. Teve numerosos amores, especialmente com ninfas, e foi pai de vrios filhos famosos pela sua crueldade, entre eles o gigante rion e o prncipe Polifemo. Posidon e a grgona Medusa foram os pais de Pgasos.

PRAMO Rei de Tria. Foi pai de 50 filhos, entre os quais se sobressaiu o grande guerreiro Heitor, e de 50 filhas, entre elas a profetisa Cassandra. Quando era jovem, lutou ao lado dos frgios contra as amazonas. Nos ltimos anos da guerra de Tria, foi morto por Neoptlemo, filho de Aquiles.

PROMETEU Um dos tits, conhecido como amigo e benfeitor da humanidade, filho do tit Jpeto e da ninfa do mar Climene ou de Tmis. Prometeu e seu irmo Epimeteu receberam a incumbncia de criar a humanidade e de prover aos seres humanos e a todos os animais da terra os recursos necessrios para sobreviverem.

Proteu, filho de Posidon ou seu servente e criador de suas focas. Conhecia todas as coisas passadas, presentes e futuras, mas era capaz de transformar voluntariamente seu aspecto para evitar os que requeriam sua capacidade proftica.

QUIMERA Monstro que soltava fogo pela boca, com cabea de leo, corpo de cabra e cauda de drago. Aterrorizou Lcia, uma regio da sia Menor, mas o heri grego Belerofonte finalmente conseguiu mat-lo.

RIA Me dos deuses. Era uma titnida, filha de Urano e de Gia, irm e mulher do tit Crono, e me de Zeus. Durante muito tempo, Crono e Ra governaram o Universo. Na mitologia romana, Ra se identifica com Cibele, a grande me dos deuses.

STIROS Divindades dos bosques e montanhas, com chifres e caudas e s vezes com pernas de bode. Os stiros eram os companheiros de Dionsio e passavam seu tempo perseguindo as ninfas, bebendo vinho, danando e tocando siringa, flauta ou gaita.

SELENE Deusa da Lua, filha do tit Hiprion e da titnida Tia, e irm de Hlio, deus do Sol. Apaixonouse pelo jovem pastor Endimio, a quem castigou com um sono eterno para que nunca pudesse abandon-la.

SMELE Filha de Cadmo e Harmonia, rei e rainha de Tebas. Zeus se apaixonou por Smele e teve com ela o deus Dionsio.

SETE CONTRA TEBAS Fracassada expedio contra a cidade de Tebas empreendida por sete chefes e seus seguidores, sob o comando de Adrastro, rei de Argos, e Polinice, filho de dipo, rei de Tebas.

SIBILA Qualquer mulher agraciada com poderes profticos pelo deus Apolo. As sibilas viviam em grutas ou perto de correntes de gua e, em estado de transe, faziam suas profecias, habitualmente, em hexmetros gregos, que eram transmitidos por escrito.

SILENO O maior dos stiros, filho de Hermes, ou de P, tutor do jovem deus Dionsio.

SIRNIOS Ninfas do mar, com corpo de ave e cabea de mulher, ainda que desde a Idade Mdia sejam representadas pela iconografia com cabea e torso de mulher e cauda de peixe; eram filhas do deus marinho Frcis. Tinham uma voz de tal doura que os marinheiros que ouviam suas canes eram atrados at as rochas sobre as quais as ninfas cantavam.

SSIFO Rei de Corinto, filho de olo, rei de Tesslia. Ssifo observou como o deus Zeus se encontrava com a bela ninfa Egina e contou a seu pai o que tinha visto. Enfurecido, Zeus condenou-o ao Trtaro.

TNTALO Rei de Ldia e filho de Zeus, matou seu nico filho, Plope; cozinhou-o em um caldeiro e serviu-o num banquete aos deuses; porm, estes perceberam a natureza do alimento e nem sequer o experimentaram. Devolveram a vida a Plope e resolveram dar a Tntalo um castigo exemplar. Penduraram-no para sempre em uma rvore no Trtaro e foi condenado a sofrer sede e fome angustiantes.

TRTARO A regio mais baixa dos infernos. Segundo Hesodo e Virglio, o Trtaro fechado por portas de ferro e est to abaixo do mundo subterrneo de Hades quanto a terra est em relao ao cu.

TLAMON

Rei de Salamina, filho de aco, rei de Egina, e pai do heri e guerreiro conhecido como o Grande Ajax. Ajudou Hrcules a matar Laomedonte, rei de Tria. Outros acontecimentos famosos dos quais participou foram a caada ao javali de Clidon e a viagem dos Argonautas em busca do Velocino de Ouro.

TELMACO Filho de Odisseu, rei de taca, e de sua mulher, Penlope. Constante companheiro de sua me durante os longos anos das travessias de Odisseu aps a queda de Tria.

TMIS Uma das titnidas, filha de Urano e Gia, me das trs Parcas e das Estaes. Deusa da justia e da lei divinas, era a companheira constante do deus Zeus e se sentava ao seu lado no Olimpo.

TESEU O maior heri ateniense, filho de Egeu, rei de Atenas, ou de Posidon, deus do, mar, e de Etra, filha de Piteu, rei de Trezena. Entre suas aventuras esto o encontro com o Minotauro, a caa do javali de Clidon e a busca dos argonautas ao velocino de ouro.

TTIS (NEREIDA) Filha das divindades marinhas Nereu e Dris e a mais famosa das nereidas. Foram seus pretendentes Zeus, o deus supremo, e Posidon, deus do mar, que lhe comunicaram a profecia de que daria luz um filho que seria mais poderoso que seu pai.

TTIS (TIT) Uma titnida filha de Urano e de Gia. Era mulher de seu irmo Oceano e, dessa unio, me das 3 mil ocenides ou ninfas do oceano e de todos os deuses dos rios.

TIRSIAS Vidente tebano. Contava-se que a deusa Atena o havia deixado cego porque ele a observou enquanto se banhava, mas que o havia compensado, dando-lhe o dom da profecia.

TIT Nome dado aos 12 filhos de Urano e Gia e alguns de seus prprios filhos. s vezes chamados de "deuses maiores", foram durante muito tempo os supremos governadores do Universo. Possuam uma estatura descomunal e uma grande fora.

TTONO Filho de Laomedonte, rei de Tria, e irmo de Pramo, sucessor de Laomedonte. Era amado pela deusa da aurora, Eos, com quem teve um filho, o heri Mmnon, rei da Etipia.

TRIPTOLEMUS Sacerdote de Demter e fundador dos mistrios de Elusis, celebrados em honra a essa divindade.

TRITO Benfico deus dos abismos marinhos, filho de Poseidon, deus do mar, e de sua mulher Anfitrite. Ajudou os argonautas em sua busca ao Velocino de Ouro.

URANO Deus dos cus, casado com Gia. Era o pai dos tits, dos ciclopes e dos hecatonquiros, gigantes de cem mos e cinquenta cabeas. Os tits, guiados pelo seu soberano, Cronos, destronaram e mutilaram Urano e do seu sangue que caiu sobre a terra surgiram as trs Ernias ou Frias que vingaram os crimes de parricdio e perjrio.

VELOCINO DE OURO O velocino do carneiro alado Crisomalo. O deus Hermes havia enviado o carneiro para resgatar Frixo e Hele de sua madrasta Ino. Muitos anos depois, os argonautas, conduzidos pelo primo de Frixo, o heri grego Jaso, recuperaram o velocino.

ZFIRO Na mitologia grega, deus do vento do Oeste. Era filho do tit Astreu e de Eos, a deusa da aurora. Contava-se que era casado com ris. Seus irmos eram Breas e Noto, respectivamente deuses dos ventos do Norte e do Sul.

ZEUS Deus do cu e soberano dos deuses olmpicos. Corresponde ao deus romano Jpiter. Segundo Homero, Zeus era considerado pai dos deuses e dos mortais. No foi seu criador; era seu pai no sentido de proteger e ser o soberano tanto da famlia olmpica, como da raa humana. Zeus presidia os deuses no monte Olimpo, na Teslia. Zeus era o filho menor do tit Cronos e da tit Ria e irmo das divindades Posidon, Hades, Hstia, Demter e Hera.

Das könnte Ihnen auch gefallen