Sie sind auf Seite 1von 16

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 1 a 45

1
Em uma caminhada, um jovem consome 1 litro de O2 por minuto, quantidade exigida por reaes que fornecem a seu organismo 20kJ/minuto (ou 5 calorias dietticas/minuto). Em dado momento, o jovem passa a correr, voltando depois a caminhar. O grfico representa seu consumo de oxignio em funo do tempo.

3
Na figura, representamos a brisa martima e a brisa terrestre, que so resultados de processos de conveco trmica.

Por ter corrido, o jovem utilizou uma quantidade de energia a mais, do que se tivesse apenas caminhado durante todo o tempo, aproximadamente, de: a) 10kJ. b) 21kJ. c) 200kJ. d) 420kJ. e) 480kJ.

2
Um carro-teste consome 4,0kg de biodiesel para realizar trabalho me cnico. Se a queima de 1g de biodiesel libera 5,0 . 103cal e o rendimento do motor de 15%, o trabalho mecnico realizado, em joules, vale, aproximadamente: Dado: 1cal = 4,2 joules a) 1,3 . 107 b) 9,0 . 106 c) 3,0 . 106 d) 1,0 . 106 e) 7,2 . 105

Durante o dia, a gua, que tem elevado calor especfico sensvel, esquenta menos que a areia. O ar junto areia esquenta mais, torna-se menos denso e sobe, gerando uma regio de baixa presso. A diferena de presso ocasiona uma brisa que vai do mar para a terra (item (A) da figura). Durante a noite, a gua esfria mais lentamente que a areia, isto , o ar junto gua fica mais quente que o ar junto areia, e o processo se inverte ocasionando a brisa que vai da terra para o mar (item (B) da figura). Do exposto, podemos concluir que a) o sentido de deslocamento do ar o mesmo durante o dia ou durante a noite. b) a gua esfria mais rapidamente que a areia. c) quando a temperatura do ar aumenta, ele se torna mais denso. d) a regio mais aquecida uma zona de menor presso, e a regio mais fria uma zona de maior presso. e) o sentido da brisa o da regio de baixa presso para a regio de alta presso.

4
A figura mostra um diapaso, que uma barra metlica (em geral de ao ou alumnio) curvado em forma de U. A parte curva continua com uma haste retilnea usada para fixao em um apoio.

A frequncia do som que um diapaso pode emitir depende de suas dimenses e da natureza do material da substncia de que feito. A equao mais usada para a frequncia f do som fundamental emitido por um diapaso, obtida experimentalmente, a frmula de Mercadier: 818 270 e f = (L + 3,8)2 Esta frmula vlida para diapases feitos de ao (o nmero 818270 est ligado apenas natureza do material do diapaso) com a espessura e e o comprimento L medidos em milmetros e a frequncia f em hertz. Da anlise de frmula de Mercadier, pode-se concluir que a frequncia do som do diapaso a) fica dividida por quatro quando o comprimento L duplica, mantendo-se a espessura e o material do diapaso. b) independe do material de que feito o diapaso. c) no depende da largura d de seus ramos. d) inversamente proporcional espessura e. e) no se altera se os valores de e e L aumentarem 20% cada um, mantendo-se o material do diapaso.

a) conduzir calor de uma telha para outra, impedir a conduo do calor para o interior da casa, retirar calor por conveco do ar. b) dificultar a passagem da radiao solar, dificultar a conveco do ar dentro da casa, conduzir calor de uma telha para outra. c) dificultar a passagem da radiao solar, impedir a conduo do calor para o interior da casa, retirar calor por conveco do ar. d) retirar calor das telhas por conduo, irradiar calor de volta para as telhas, retirar calor por conveco do ar. e) conduzir calor de uma telha para outra, irradiar calor de volta para as telhas, dificultar o aquecimento por conveco.

6
Analise o grfico a seguir, que mostra a composio da atmosfera, de 650 mil anos atrs at hoje, revelada por estudo de bolhas de ar aprisionadas no gelo antrtico.

5
O Brasil um pas tropical e grande parte do seu territrio est sujeita a temperaturas bastante elevadas. A figura a seguir ilustra algumas tcnicas simples e econmicas de se proteger o telhado de uma residncia do aquecimento provocado pela radiao solar. As explicaes corretas para os efeitos refrescantes do papel laminado, das placas de isopor e das aberturas no telhado so, respectivamente:
(Folha de S. Paulo. Caderno Especial Clima. A culpa nossa. 3 fev. 2007)

Sobre as curvas e sua relao com o fenmeno do aquecimento, correto afirmar que a) no perodo de 400 mil a 300 mil anos atrs, no havia emisso de xido nitroso.

b) o efeito estufa natural se agravou no perodo de 10 anos atrs, considerado perodo pr-industrial. c) a concentrao de gs carbnico, de modo geral, tende a acompanhar a variao de temperatura representada no grfico. d) a emisso de gs carbnico tende a reduzir-se em ppb, segundo mostra a curva que oscila a cada 100 anos. e) a concentrao de gs metano, ao longo do tempo, maior do que a de outros gases.

8
Numa operao de salvamento martimo, foi lanado um foguete sinalizador que permaneceu aceso durante toda sua trajetria. Considere que a altura h, em metros, alcanada por este foguete, em relao ao nvel do mar, descrita por h = 10 + 5t t2, em que t o tempo, em segundos, aps seu lanamento. A luz emitida pelo foguete til apenas a partir de 14m acima do nvel do mar. O intervalo de tempo, em segundos, no qual o foguete emite luz til igual a: a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7

7
A cidade de Joo Cmara, a 80km de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), tem sido o epicentro (ponto da superfcie terrestre atingido em primeiro lugar, e com mais intensidade, pelas ondas ssmicas) de alguns terremotos ocorridos nesse Estado. O departamento de Fsica da UFRN tem um grupo de pesquisadores que trabalha na rea de sismologia utilizando um sismgrafo instalado nas suas dependncias, para deteco de terremotos. Num terremoto, em geral, duas ondas, denominadas de primria (P) e secundria (S), percorrem o interior da Terra com velocidades diferentes. Admita que as informaes contidas no grfico a seguir so referentes a um dos terremotos ocorridos no RN. Considere ainda que a origem dos eixos da figura coincidente com a posio da cidade de Joo Cmara.

9
O Brasil pde presenciar, durante a passagem do dia 15 ao 16 de maio de 2008, mais um eclipse total da Lua, fato comentado por todos os jornais. Observe a manchete: Cu limpo reala show do eclipse Em termos astronmicos, o eclipse teve incio s 22:05, quando o satlite comeou a entrar na zona de penumbra causada pelo bloqueio de parte dos raios do Sol. Nessa fase, o fenmeno no percebido e praticamente no h diferena no brilho da Lua. O eclipse propriamente dito comeou s 23:03, quando a Lua foi obscurecida pela umbra (sombra total) da Terra. Nessa fase que durou at 2:17 o satlite adquiriu um tom avermelhado devido ao desvio de parte dos raios de luz na passagem pela atmosfera terrestre.

(Dados referentes s ondas P e S, associados a um terremoto ocorrido no Rio Grande do Norte.)

Diante das informaes contidas no grfico, correto afirmar que a onda mais rpida e a diferena de tempo de chegada das ondas P e S no sismgrafo da UFRN, em Natal, correspondem, respectivamente, a) a onda S e 4 segundos. b) a onda P e 8 segundos. c) a onda P e 16 segundos. d) a onda S e 24 segundos. e) a onda P e 20 segundos.

No fenmeno observado aproximadamente 0:12, em uma analogia com uma sala onde a nica fonte de luz a de uma lmpada presa ao teto, correto associar o Sol lmpada da figura a) 2, a mesa ao planeta Terra e um dos pontos C Lua. b) 2, a mesa ao planeta Terra e o ponto E Lua. c) 2, um dos pontos D ao planeta Terra e a mesa Lua. d) 1, um dos pontos A ao planeta Terra e a mesa Lua. e) 1, a mesa ao planeta Terra e o ponto B Lua.

no nvel do mar maior do que no alto de uma montanha, essa presso mais atuante na parte de baixo da bexiga do que na parte de cima. Essa diferena faz surgir uma fora resultante sobre a bexiga, de baixo para cima, chamada empuxo. Se ela estiver cheia de ar (na figura esquerda), e for desprezado o peso da borracha, ela no cai nem sobe, porque o peso do ar tem intensidade igual do empuxo. Mas, se em vez de ar, houver hlio, como o peso do hlio menor que o peso do ar, e o empuxo continua igual, a bexiga sobe.
(Peter Tiedemann, professor do Instituto de Qumica da USP)

10
Aps realizar uma entrevista, a reprter Paula ouve sua prpria voz gravada e percebe que ela diferente, tendo a sensao de que sua voz ficou mais grave. Ele explica que, ao falar, Paula ouve sua voz de duas maneiras. Uma por via externa, por onde as ondas sonoras que ela emite se propagam pelo ar, saindo de sua boca e chegando a seus ouvidos. E a outra por via interna, por onde o som se propaga atravs da vibrao de um conjunto de ossos do pescoo e da cabea, levando o som diretamente para os nervos auditivos. Portanto, para todas as pessoas, menos para Paula, o tom da voz gravada o mesmo da voz falada. Com base nas explicaes do editor de som, considere as afirmaes a seguir: I. Para a equipe de reportagem, a voz da reprter e a voz da reprter gravada possuem tons diferentes. II. A equipe de reportagem e Paula ouvem o mesmo tom da voz gravada, pois aqui o som est se propagando apenas pelo ar. III.Paula percebe diferena entre sua voz e a gravada porque o som percorre dois caminhos diferentes, via interna e via externa. So vlidas as afirmaes contidas em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

A partir da leitura do texto, analise as proposies que se seguem: I. O gs hlio mais denso que o ar. II. A fora denominada empuxo, exercida pelo ar, tem como causa determinante a diferena da presso atmosfrica nas diversas regies do corpo que recebe o empuxo. III.Para o equilbrio da bexiga, na figura da esquerda, desprezando-se o peso da borracha, preciso que o ar interno bexiga tenha densidade igual do ar externo. IV.Se as bexigas tiverem o mesmo volume, os empuxos aplicados pelo ar sobre as bexigas tero a mesma intensidade, no importando o contedo delas. V. O empuxo aplicado pelo ar, nas condies do texto, vertical e dirigido para baixo. Esto corretas apenas: a) II, III e IV b) II e III c) I, II e III d) III e IV e) I, II e V

11
O gs hlio sobe na atmosfera porque um volume de hlio mais leve que igual volume de ar. A explicao pode ser dada pelo Princpio de Arquimedes (que nasceu em Siracusa, Itlia, em 287 a.C.) aplicvel a todo corpo mergulhado num fluido qualquer. Imagine uma bexiga cheia de hlio. O ar em volta da bexiga exerce uma presso sobre ela (na figura direita). Assim, como a presso atmosfrica

12
A Lua, com seus encantos, esteve sempre povoando a imaginao dos artistas e estimulando grandes ideias nos homens da cincia. Palco de grandes conquistas cientficas, o ambiente lunar, comparado com o da Terra, possui um campo gravitacional fraco, o que torna impossvel a manuteno de uma atmosfera na Lua. Sem atmosfera, no h nada que filtre a radiao solar ou queime os meteoritos que frequentemente caem e criam crateras no solo lunar. Aps esse breve comentrio sobre a Lua, a professora Luana apresentou um painel ilustrando uma situao vivida por dois astronautas, Brian e Robert. No painel, constava o panorama do solo lunar cheio de crateras, um cu escuro, bem diferente do normalmente azulado aqui da Terra, e um belo flagrante da imagem de Brian refletida no capacete de Robert. Luana afirma que o capacete de Robert est funcionando como um espelho esfrico convexo.

Considerando-se as informaes e as imagens apresentadas, pode-se concluir que a) a imagem do capacete de Robert real e o tempo de queda na experincia de Brian o mesmo para qualquer corpo. b) a imagem no capacete de Robert virtual e o impacto do meteorito no audvel pelos astronautas. c) o impacto do meteorito audvel pelos astronautas e o tempo de queda na experincia de Brian o mesmo para qualquer corpo. d) a ausncia de atmosfera na Lua torna o cu escuro e faz com que os corpos, na experincia de Brian, caiam com aceleraes diferentes. e) a imagem no capacete de Robert real e o tempo de queda na experincia de Brian o mesmo para todos os corpos.

13
Na retina do olho humano, existem dois tipos de clulas fotorreceptoras: os cones e os bastonetes. Um fton de radiao eletromagntica com energia suficiente provoca uma reao fotoqumica no fotorreceptor com a consequente converso da imagem luminosa em impulsos eltricos nervosos que so enviados ao cerbro. A energia E associada a um fton proporcional sua frequncia E = h f (h = constante de Planck). Em cada olho, existem cerca de 6,5 . 106 cones e 120 . 106 bastonetes. Os cones so responsveis pela viso detalhada com a luz do dia e os bastonetes funcionam de maneira mais eficiente sob luz fraca e so pouco sensveis a cores. Os cones so sensveis s cores primrias: azul, verde e vermelho. As demais cores resultam da combinao das respostas dos cones s cores primrias. Assim, por exemplo, a luz amarela estimula os cones sensveis luz verde e luz vermelha de maneira aproximadamente igual. O daltonismo resulta da ausncia de cones sensveis a uma das trs cores primrias.

Considere as proposies que se seguem: (1) Um fton de radiao infravermelha no tem energia suficiente para sensibilizar a retina e provocar a reao fotoqumica. (2) Um fton de radiao ultravioleta no tem energia suficiente para sensibilizar a retina e provocar a reao fotoqumica. (3) Uma radiao de luz amarela atua apenas sobre os cones sensveis luz amarela. (4) A pessoa que sofre de daltonismo s tem na retina clulas do tipo bastonete que so pouco sensveis s cores. a) apenas (1) est correta. b) apenas (1) e (3) esto corretas. c) apenas (2) est correta. d) apenas (3) e (4) esto corretas. e) apenas (4) est correta.

14
Quando uma pessoa cozinha um ovo numa vasilha com gua, pode diminuir a intensidade da chama do fogo que aquece a vasilha to logo a gua comece a ferver. Baseando-se na Fsica, assinale a alternativa que explica por que a pessoa pode diminuir a intensidade da chama e, ainda assim, a gua continuar a ferver. a) Durante a mudana de estado, a quantidade de calor cedido para a gua diminui e sua temperatura aumenta. b) Durante a mudana de estado, a quantidade de calor cedido para a gua e sua temperatura diminuem. c) Apesar de o calor estar sendo cedido mais lentamente, na mudana de estado, enquanto houver gua em estado lquido na vasilha, sua temperatura no varia. d) O calor cedido mais lentamente para a gua, aumentando a temperatura de mudana de estado da gua. e) O calor cedido mais lentamente para a gua, diminuindo a temperatura de mudana de estado da gua.

15
Um professor do ensino fundamental props aos seus alunos o desenvolvimento de um trabalho sobre o Sistema Solar. Para tanto, dividiu a classe em vrios grupos. Cada grupo ficou responsvel por determinadas tarefas. O grupo responsvel pela localizao da Terra no Sistema Solar teria, entre outras incumbncias, a de construir modelos esfricos para o Sol, para a Terra e para a Lua, de acordo com as informaes apresentadas abaixo.

Depois de alguns clculos matemticos envolvendo propores de tamanhos e de distncias ao Sol, os alunos desse grupo formularam as seguintes proposies:

I. II.

O volume da Terra mais de 50 vezes o volume da Lua. A distncia entre a Terra e a Lua , aproximadamente, igual ao raio do Sol.

O grfico a seguir mostra a variao da concentrao de cido ltico no sangue de um atleta durante uma competio em funo do tempo t.

III. Se a Terra fosse representada por uma bolinha de 2 centmetros de dimetro, ento a espessura da atmosfera terrestre seria de, aproximadamente, 6 milmetros. IV. Se a Terra fosse representada por uma bolinha de 2 centmetros de dimetro, mantida a proporo, um modelo de parte do Sistema Solar, contendo o Sol, a Terra e a Lua, no caberia dentro da quadra de esportes da nossa escola, cujas dimenses so 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Dado: Volume V de uma esfera em funo de seu raio R. 4 V = R3 3 Com relao s afirmaes feitas pelos alunos, a) apenas I e II so verdadeiras. b) apenas II e III so verdadeiras. c) apenas III e IV so verdadeiras. d) apenas I e IV so verdadeiras. e) todas so verdadeiras.

Dado: massa molar do cido ltico = 90 g/mol. A taxa (velocidade) de formao do cido ltico entre o estado de repouso (t = 0s) e o instante t = 200s : a) 0,225mg/L.s b) 1,125mg/L.s c) 1,350mg/L.s d) 1,575mg/L.s e) 270mg/L.s

16
Quando um atleta pratica exerccios fsicos vigorosos, o oxignio disponvel na corrente sangunea rapidamente consumido, levando seu metabolismo a trabalhar em condies anaerbicas. Nessas condies, o processo de gerao de energia para a contrao de msculos envolve a quebra de glicose (C6H12O6), produzindo cido ltico (C3H6O3) e provocando fadiga muscular.

17
O urnio empobrecido um subproduto do processo de enriquecimento do urnio natural, que encontrado em minrios como uraninita, euxenita e outros. Usado como combustvel, em reatores na produo de energia e em armas nucleares, o elemento qumico urnio encontrado na crosta terrestre em uma concentrao de 4mg/kg, sendo composto por uma mistura isotpica, formada por: 0,0055% de urnio 234 (U234), 99,28% de urnio 238 (U238) e 0,71% de urnio 235 (U235). Durante o processo de enriquecimento, que consiste no aumento da frao de U235, obtm-se como resduo o urnio empobrecido, que nada mais do que o urnio natural contendo 0,3% de U235. A massa de 235U, presente em 1 tonelada de urnio empobrecido, : a) 992,8kg b) 120kg c) 7,1kg d) 3kg e) 0,055kg Leia atentamente o texto seguinte. O EFEITO ESTUFA O efeito estufa consiste na reteno de calor junto superfcie da Terra, em virtude da opacidade dos gases de estufa que se concentram na baixa atmosfera e regulam o seu equilbrio trmico. Este efeito possibilita a manuteno de uma temperatura mdia global perto da superfcie do planeta da ordem de 15C, que seria de

18C na sua ausncia, inviabilizando a vida como a conhecemos atualmente. Assim, aquilo que a mdia vulgarmente se refere como efeito estufa associado atividade humana , na verdade, a potenciao de um fenmeno da histria geolgica do planeta e crucial para a biosfera. Os principais gases de estufa (referidos no Protocolo de Quioto) representam menos de 1% da composio da atmosfera: vapor de gua, dixido de carbono, xido nitroso, metano, clorofluorocarbonetos, hidrofluorocarbonetos, perfluorocarbonetos e, ainda, hexafluoreto de enxofre, sendo estes quatro ltimos de origem sinttica. No milnio anterior Era Industrial, a concentrao atmosfrica dos gases de estufa naturais permaneceu relativamente constante. Porm, a sociedade industrializada depende da utilizao do carvo e dos hidrocarbonetos naturais (gs natural, petrleo) como fontes primrias de energia, e o aumento exponencial das necessidades energticas, aliado desflorestao, trouxe como consequncia o aumento da concentrao de CO2 na atmosfera. O aumento da concentrao, na atmosfera, dos gases com efeito de estufa deve provocar um aumento da temperatura mdia e, consequentemente, perturbar o clima global. At h 10 anos, a comunidade cientfica debatia se era possvel estabelecer relaes seguras de causa-efeito entre a tendncia de aquecimento observada e o aumento da concentrao de gases de estufa. Hoje, existe consenso sobre esta matria e a quase totalidade dos cientistas aponta a atividade humana como responsvel primordial. Durante o sculo XX, a temperatura mdia superficial aumentou de (0,6 0,2)C, provavelmente a maior variao positiva ocorrida nos ltimos 1000 anos. A verificar-se um dos cenrios de aquecimento mais dramticos, podemos afirmar que nunca o nosso planeta experimentou uma elevao trmica to intensa num intervalo de tempo to curto, pelo que no existe registro geolgico das respostas ambientais a este tipo de solicitao estamos, portanto, a realizar uma experincia de dimenso planetria.
"E se a estufa em que vivemos for inundada? A subida do nvel mdio do mar: algumas causas e consequncias", Csar Andrade e Conceio Freitas, Cadernos Didcticos de Cincia, vol. 2, Ministrio da Educao de Portugal, 2001 (adaptado)

19
De acordo com o texto, podemos afirmar que a) todos os gases ligados ao efeito estufa resultam diretamente de atividades humanas. b) a estabilidade do clima no nosso planeta depende da concentrao dos gases que provocam o efeito estufa. c) os principais gases responsveis pelo efeito estufa apareceram somente no sculo XX. d) nos ltimos anos, no houve alteraes na concentrao dos gases que provocam o efeito estufa. e) durante o sculo XX, a temperatura na superfcie terrestre aumentou 0,4C em todos os locais.

20
Nas chamadas estufas onde so cultivadas as plantas, temos um envoltrio de vidro e um piso escurecido para manter uma temperatura mdia adequada para a vida vegetal. O vidro usado nas estufas a) totalmente transparente para todas as faixas de radiao eletromagntica. b) praticamente opaco para as radiaes de frequncia inferior da luz visvel. c) praticamente opaco para as radiaes de frequncia superior da luz visvel. d) praticamente opaco para as radiaes visveis. e) totalmente transparente apenas para as radiaes visveis.

21
O grfico abaixo apresenta a variao da densidade da gua lquida em funo da temperatura, presso de 1 atm.

Baseado no texto e nos seus conhecimentos sobre o efeito estufa, responda s questes de 18 a 20.

18
A respeito do efeito estufa, assinale a proposio correta. a) Provoca um decrscimo de 18C na temperatura mdia da superfcie terrestre. b) Compromete a existncia da vida na Terra. c) Tem como consequncia o fato de a temperatura, em toda a superfcie terrestre, ser de 15C. d) consequncia da presena de certos gases na atmosfera que bloqueiam a passagem das radiaes infravermelhas. e) No tem nenhuma influncia no clima ao longo da superfcie terrestre. Analisando-se esse grfico, pode-se afirmar que a) a gua se contrai, medida que a temperatura diminui at 4C. b) a gua tem volume mximo ao atingir a temperatura de 4C. c) a massa (g) correspondente a 1cm3 de gua maior a 30C. d) o volume da gua menor em temperaturas acima de 4C. e) a massa (g) correspondente a 1cm3 de gua menor a 4C.

22
A maioria dos veculos modernos vem equipada com um conversor cataltico que torna os gases emitidos pelo escapamento menos prejudiciais s pessoas e ao meio ambiente. Cerca de 90% dos gases prejudiciais so convertidos em gases menos nocivos. Abaixo, apresentam-se alguns dos gases que entram no conversor e a maneira como eles saem.

Os engenheiros e cientistas que projetam conversores catalticos devero tentar resolver vrios problemas para produzir gases de escapamento menos prejudiciais. Um problema que no incomoda os engenheiros e cientistas : a) O nitrognio produzido deveria ser retido e impedido de escapar para a atmosfera. b) O monxido de carbono no totalmente transformado em dixido de carbono. c) No feita uma converso suficiente dos xidos de nitrognio em nitrognio. d) Melhorar a porcentagem de monxido de carbono convertido em dixido de carbono e a porcentagem de xidos de nitrognio convertidos em nitrognio. e) O dixido de carbono produzido deveria ser retido e impedido de escapar para a atmosfera.

23
Que protetor solar oferece a melhor proteo para a pele? Os protetores solares possuem um Fator de Proteo Solar (FPS) indicando o quanto cada produto absorve os raios ultravioleta da luz do Sol. Um protetor solar com FPS maior protege a pele por mais tempo do que um protetor solar com FPS menor. Para comparar alguns protetores solares diferentes, os seguintes materiais foram reunidos: duas folhas de plstico claro que no absorvem a luz do Sol; uma folha de papel sensvel luz; leo mineral (M) e um creme contendo xido de zinco (ZnO); e quatro diferentes protetores solares denominados S1, S2, S3 e S4. O leo mineral deixa a maior parte da luz solar passar e o xido de zinco bloqueia quase totalmente a luz do Sol. Uma gota de cada produto foi colocada dentro de um crculo marcado em uma folha de plstico e, em seguida, colocou-se uma segunda folha de plstico por cima. Um livro grande foi posto em cima de ambas as folhas, para pression-las bem, isto para deixar as gotas com a mesma espessura.

Composio qumica (mg/L) clcio (Ca2+) sdio potssio (K+) Em seguida, as folhas de plstico foram colocadas em cima da folha do papel sensvel luz. O papel sensvel luz muda da cor cinza escuro para branco (ou cinza muito claro), dependendo do tempo que fica exposto luz do Sol. Por fim, as folhas foram colocadas em um local ensolarado. fluoreto bicarbonato (HCO ) 3 silcio magnsio cloretos sulfatos (SO2 ) 4 nitratos pH a 25C Resduo de evaporao a 180C O papel sensvel luz cinza escuro. Ele fica cinza mais claro, quando exposto a um pouco de luz solar, e branco, quando exposto a muita luz solar. Qual dessas ilustraes mostra os resultados que poderiam ser obtidos?

Amostra Amostra Amostra 1 16,42 24,00 1,30 0,06 114,80 24,09 3,66 3,35 3,68 8.90 7,70 169,09 2 9,63 20,90 3,27 0,39 37,73 16,14 4,66 21,86 2,30 34,10 5,83 152,83 3 26,4 34,48 2,08 0,14 151,89 10,30 28,19 13,85 9,65 7,25 239,38

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas: I. A amostra 3 a que apresenta pH mais prximo da neutralidade. II. A amostra 2 apresenta maior acidez, ou seja, maior concentrao de ons H+. III. As frmulas Ca(HCO3) e KSO4 esto corretas. Dado: pH = log [H+] correto o que se afirma a) apenas em I e II c) apenas em I e) em I, II e III

b) apenas em II d) apenas em II e III

25
Os recipientes I e II, de mesma capacidade, contm volumes diferentes de gua destilada e so aquecidos pela mesma fonte de calor. Sabe-se que o calor especfico a quantidade de calor necessria para aumentar em 1C a temperatura de 1g do material e, ainda, que o calor especfico da gua igual a 1cal/g . C e sua densidade 1,00g/cm3.

24
A composio qumica e as caractersticas fsico-qumicas constantes na tabela a seguir foram retiradas dos rtulos de trs marcas comerciais de gua mineral gaseificada (com CO2). Sobre esse experimento, correto afirmar que: a) a gua contida no recipiente I entrar em ebulio a uma temperatura mais alta do que a gua contida no

10

recipiente II. b) a gua contida no recipiente II entrar em ebulio a uma temperatura mais alta do que a gua contida no recipiente I. c) a gua contida no recipiente II entrar em ebulio num tempo menor do que a gua contida no recipiente I. d) a gua contida no recipiente I entrar em ebulio num tempo menor do que a gua contida no recipiente II. e) nos recipientes I e II, a gua entrar em ebulio no mesmo instante.

II. A solubilidade do cloreto de sdio (NaCl) em clorofrmio de 14,0g em 100g de clorofrmio. III.A solubilidade do cloreto de sdio (NaCl) em gua de 36,0g em 100g de gua. IV. A densidade da soluo aquosa saturada de cloreto de sdio apresenta densidade inferior a 1,10g/cm3 a 20C. V. Dos materiais presentes no bquer, o cloreto de sdio o mais denso. Esto corretas apenas a) I e V. b) II e IV. d) I, II e III. e) I, III e V.

26
As bebidas fermentadas tm teor alcolico menor que as destiladas: na cerveja, por exemplo, considera-se 4GL, aproximadamente. Nas bebidas destiladas, o teor alcolico mais elevado; no usque, por exemplo, h em torno de 45GL. Suponha que dois amigos resolvam ir a uma boate. Um deles toma cerveja e o outro, usque. Nessa situao, calcule a quantidade em volume de cerveja que o indivduo que ingeriu essa bebida precisaria tomar para alcanar o porcentual de lcool presente em 200mL de usque consumido pelo seu amigo. O volume de cerveja calculado : a) 90mL b) 800mL d) 2500mL e) 2750mL c) 2250mL

c) III, IV e V.

28
Na composio qumica de certa gua mineral, a porcentagem, em massa, de fluoreto de sdio de 5,2 . 105%. Se uma pessoa tomar 1,0 litro dessa gua diariamente, ingerir, por dia, uma massa desse sal igual a: a) 1,0g b) 5,2 . 102g c) 1,0 . 103g d) 5,2 . 104g e) 2,6 . 103g Obs.: Fluoreto de sdio uma substncia usada para a preveno de cries. Dado: dgua fluoretada = 1,0g/cm3

Dados: A graduao alcolica expressa em GL e indica a porcentagem em volume na bebida. Exemplo: no usque, 45GL significa que 45% do volume de lcool.

29
A partir das embalagens de PET, polmero da resina polietileno tereftalato, pesquisadores criaram um plstico que se decompe no solo em apenas 45 dias. Para isso, utilizaram um outro tipo de plstico, no caso, um polmero aliftico. Ao misturar os dois, conseguimos formular um produto altamente biodegradvel. Esse estudo de grande importncia, pois o Brasil fabrica, anualmente, cerca de 374 mil toneladas de embalagens do tipo PET, e somente 47% desse total reciclado. O restante se acumula em aterros sanitrios, lixes, rios e lagos, onde leva um sculo ou mais at desaparecer completamente.
(Pesquisa Fapesp, 2007. Adaptado)

27
Em um bquer de 250mL foram adicionados 100mL de gua, 100mL de clorofrmio, 50g de cloreto de sdio e duas bolinhas de plstico uma de densidade 1,10g/cm3 e outra com densidade 1,40g/cm3. Aps agitao vigorosa, foi deixado em repouso. A figura a seguir ilustra o sistema em equilbrio obtido a 20C.

Analisando o experimento, um aluno fez as seguintes afirmaes: I. O clorofrmio apresenta densidade maior do que 1,40g/cm3 a 20C.

De acordo com as informaes do texto, a) as embalagens de PET so rapidamente consumidas por bactrias presentes no solo. b) aterros sanitrios so locais de rpida biodegradao de embalagens de PET. c) plsticos so substncias biodegradadas por algas microscpicas presentes no solo. d) a reciclagem das embalagens de PET contribui para seu acmulo em lixes. e) o produto formulado pelos pesquisadores atacado por micro-organismos decompositores.

11

30
Uma das principais partculas atmicas o eltron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratrio Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem em gases bastante rarefeitos, contidos no interior de um tubo de vidro.

31
O grfico abaixo representa a variao nos nveis de concentrao de trs hormnios durante o processo normal da gestao humana.

No tubo de vidro A, observa-se que o fluxo de eltrons (raios catdicos) colide com um anteparo e projeta sua sombra na parede oposta do tubo. No tubo de vidro B, verifica-se que o fluxo de eltrons (raios catdicos) movimenta um catavento de mica. No tubo de vidro C, nota-se que o fluxo de eltrons (raios catdicos) sofre uma deflexo para o lado onde foi colocada uma placa carregada positivamente. Observando os fenmenos que ocorrem nos tubos, no podemos afirmar que a) os eltrons possuem massa so corpusculares. b) os gases so bons condutores da corrente eltrica. c) os eltrons partem do catodo. d) os eltrons possuem carga eltrica negativa. e) o catavento entrou em rotao em virtude do impacto dos eltrons na sua superfcie.

Pelos dados do grfico, incorreto afirmar que, a) aproximadamente no segundo ms de gestao, a concentrao de HCG mxima. b) durante a gravidez, as concentraes de progesterona e estrgeno aumentam gradativamente. c) no incio do parto, as concentraes de HCG, progesterona e estrgeno so altas. d) no quinto ms de gestao, a concentrao de HCG inferior s de progesterona e estrgeno. e) no final da gestao, ocorre diminuio nas concentraes de progesterona e estrgeno.

32

Os dois grficos acima referem-se a situaes de uma fauna de peixes num ecossistema fluvial. O primeiro (1) retrata a fauna quando o ecossistema no se encontrava poludo, e o segundo (2), quando foi poludo por resduos provenientes da atividade humana. As abscissas representam a numerao das espcies de peixes, e as ordenadas, o nmero de indivduos de cada espcie.

12

Abaixo so dadas trs interpretaes desses grficos. I. A poluio alterou a situao da fauna de peixes no ecossistema fluvial; algumas espcies tiveram suas populaes reduzidas e, em outras, o nmero de indivduos aumentou. II. A poluio no foi prejudicial ao ecossistema fluvial, pois aumentou a competio entre as espcies, fazendo com que houvesse aumento do nmero global de indivduos da comunidade de peixes. III.Os peixes so seres que podem tolerar a poluio. Num ecossistema poludo, a fauna pode equilibrar-se novamente, pois algumas espcies so favorecidas, aumentando o nmero de indivduos, enquanto outras reduzem sua populao. Est(o) correta(s) a) somente I. c) somente I e II. e) I, II e III.

34
Um pesquisador, aps um trabalho de melhoramento gentico, obteve uma variedade de plantas cujas flores tm grande valor comercial. Na reproduo dessa variedade de plantas e na manuteno das caractersticas selecionadas, o cientista deve realizar a) plantio das sementes obtidas por cruzamento entre plantas hbridas. b) retrocruzamento da variedade com plantas homozigotas ou heterozigotas. c) retirada dos estames das flores para garantir a fecundao cruzada. d) produo de mudas atravs de mtodos assexuados, como, por exemplo, a estaquia de caule. e) propagao de sementes obtidas por cruzamento com a espcie selvagem.

b) somente II. d) somente I e III.

35
Os grficos A e B mostram, respectivamente, o tamanho de diferentes populaes de um mesmo ecossistema, antes e depois da introduo de uma nova espcie.

33
No inverno, uma espcie de manto de partculas poluentes pode ser formada sobre as cidades, o que dificulta a entrada da luz solar e retarda o aquecimento do solo e do ar. Sendo diminuda a movimentao ascendente do ar, a camada de poluentes permanece por mais tempo sobre essas cidades, fato conhecido por Inverso Trmica, ilustrado a seguir.

A anlise comparativa dos grficos sugere que a espcie extica a) estabeleceu relao mutualista com a espcie 1. b) foi predada por indivduos da populao 5. c) foi favorecida na competio com a espcie 2, por recursos ambientais similares. d) exerceu a predao sobre a espcie 3. e) diminuiu a resistncia ambiental para a populao 4.

36
Na tabela, encontram-se os fatores responsveis pelas extines de vertebrados em um determinado bioma e os riscos atualmente enfrentados pelas espcies classificadas como ameaadas. Nessa figura, 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) ar frio, ar quente (camada de inverso trmica) e ar frio. b) ar quente, ar frio (camada de inverso trmica) e ar quente. c) ar muito frio, ar frio e ar muito quente (camada de inverso trmica). d) ar muito quente, ar quente (camada de inverso trmica) e ar frio. e) ar muito quente, ar frio e ar quente (camada de inverso trmica).

13

Sobre a situao apresentada na tabela, so feitas as afirmaes a seguir: I. Houve igual contribuio de todos os fatores nos dois perodos citados. II. A introduo de novas espcies diminuiu aps 1990. III.A principal ameaa atualmente a perda do habitat das espcies, o que pode demonstrar atividade antrpica. IV. Atividades exploratrias, como caa e pesca, mantiveram-se quase nos mesmos nveis nos dois perodos. correto o contido, apenas, em a) I. b) I e II. d) III e IV. e) II, III e IV.

d) II pertence truta, porque, numa menor quantidade de oxignio, apresenta 100% das molculas de hemoglobina oxigenadas. e) I pertence carpa, porque, numa menor quantidade de oxignio, apresenta 100% das molculas de hemoglobina oxigenadas.

38
Na espcie humana, ocorre gemelaridade de dois tipos: monozigtico (gmeos idnticos) e dizigtico (gmeos fraternos). Os dizigticos tm igual probabilidade de serem de sexos idnticos ou opostos. Assim sendo, se n o nmero de gmeos de sexos opostos em uma srie de gmeos tomados ao acaso, ento esse mesmo nmero n de gmeos deve ser tambm dizigtico entre os de sexos idnticos e os demais gmeos idnticos so monozigticos. Considerando uma populao na qual, no perodo de um ano, ocorreram 1 300 gestaes que resultaram em partos gemelares e que, destas gestaes, 442 dos pares de gmeos eram de sexos diferentes, calcule qual a porcentagem terica esperada de gmeos monozigticos no total de 1 300 pares. a) 3% b) 30% c) 32% d) 34% e) 68%

c) II e III.

37
Leia o texto abaixo: A carpa um tipo de peixe que se adapta facilmente vida em guas paradas, quentes e lamacentas. Nessas guas, grande o nmero de bactrias aerbicas, o que implica grande consumo de oxignio por esses microorganismos. J a truta s consegue viver em guas frias e de corredeiras borbulhantes, o que lhe assegura uma tima oxigenao. A carpa e a truta so vertebrados e possuem hemoglobina em suas hemcias para o transporte de oxignio das brnquias aos tecidos. As molculas de hemoglobina apresentam, nas diferentes espcies, diferentes capacidades de se associar ao oxignio, e isso pode ser observado no grfico a seguir:

39
Num experimento, foram montados 3 tubos de ensaio conforme o esquema abaixo. Sabendo que a catalase uma enzima presente no fgado, que acelera a reao de quebra da gua oxigenada em gua e oxignio, assinale a alternativa errada.

Em relao aos registros I e II, podemos depreender que: a) I pertence truta, porque registra uma hemoglobina mais eficiente em se associar ao oxignio em ambientes de menor quantidade desse gs. b) II pertence carpa, porque registra uma hemoglobina com menor eficincia em se associar ao oxignio em ambientes de maior quantidade desse gs. c) I e II podem pertencer tanto truta quanto carpa, porque ambos atingem 100% das molculas de hemoglobina associadas ao oxignio.

a) O tubo A apresentar um borbulhamento indicativo da liberao de oxignio. b) No tubo B, no haver borbulhamento, pois a fervura do fgado desnatura a catalase presente. c) No tubo C, no haver borbulhamento, pois a alterao do pH interfere na atividade enzimtica. d) O aumento da quantidade de gua oxigenada no tubo A ser sempre acompanhado do aumento na velocidade da reao.

14

e) Se o fgado do tubo A estiver triturado, a reao ser mais intensa, pois haver maior superfcie de contato entre a enzima e o seu substrato.

42
Algumas bactrias com as quais entramos em contato podem ser patognicas, isto , so capazes de causar doenas (infeces bacterianas). Nesse contexto, analise as assertivas abaixo. I. A assepsia, ou desinfeco de ambientes e instrumentos cirrgicos, uma forma de preveno de infeces. II. Antibiticos como a penicilina so uma forma de combate a infeces. III.Vacinas compostas de constituintes bacterianos so uma forma de preveno contra infeces. IV. Bactrias podem causar doenas, destruindo diretamente tecidos do corpo (ex.: tuberculose) ou produzindo substncias txicas (ex.: botulismo). V. Algumas das doenas causadas pelas bactrias so a tuberculose e a malria. So corretas: a) apenas I, II e III. b) apenas I, II, III e IV. c) apenas I, II, III e V. d) apenas I, II e IV. e) todas.

40
O fenmeno ecolgico chamado Florao das guas a multiplicao excessiva de algas de lagos e lagoas, em razo, principalmente, do enriquecimento das guas por nitratos e fosfatos, resultantes da atividade humana. Foi observado, no entanto, que cianobactrias do gnero Anabaena podem provocar o fenmeno da florao das guas mesmo quando os nveis de nitratos na gua em que vivem so muito baixos. Este fenmeno pode ocorrer porque estas algas a) decompem a matria orgnica, transformando-a em nitratos. b) oxidam a amnia, transformando-a em nitritos e posteriormente em nitratos. c) fixam o nitrognio gasoso da atmosfera. d) promovem a desnitrificao da matria orgnica. e) realizam a quimiossntese.

41
Um estudante realizou uma experincia com uma planta jovem envasada. Ela foi mantida por um ms recebendo luz e sendo irrigada normalmente. Depois desse perodo, ele a colocou no interior de uma caixa escura e verificou que com o passar do tempo ela comeou a definhar. Se ele fosse determinar a taxa de matria orgnica presente nessa planta desde o momento em que ele a deixou na caixa, no decorrer do tempo ele obteria um grfico, representado da seguinte maneira:

43
Em apenas 12 meses, foi derrubado 1,3 bilho de rvores da Amaznia, o equivalente a 0,7% da floresta.
(Adaptado da revista Veja, junho de 2005)

Apesar de chamada de o pulmo do mundo, noite a Amaznia respira e consome oxignio, como os animais que moram ali. Experimentos clssicos demonstraram que as plantas so capazes de fazer fotossntese (representada pela frmula 6CO2 + 12H2O luz C6H12O6 + 6H2O + 6O2) e produzir oxignio. Um experimento, em que foram utilizados ratos e/ou plantas na presena ou na ausncia de luz, foi realizado em um ambiente hermeticamente fechado para mostrar a relao entre a produo e o consumo de O2. Assinale a alternativa cujo grfico melhor representa a concentrao final de O2 nas diferentes condies experimentais. Dado: A linha tracejada nos grficos indica a concentrao inicial de O2 nas diferentes condies experimentais.

15

45
O grfico a seguir mostra o percentual de aproveitamento do alimento ingerido por herbvoros e carnvoros em relao ao seu peso corporal.

44
No final de um campeonato de futebol, o placar do jogo manteve-se inalterado no perodo normal e na prorrogao, levando a deciso disputa por pnaltis. Na prorrogao, um dos jogadores sentiu o desgaste e mal podia caminhar por causa das cimbras. Analise os grficos a seguir e assinale a opo que contm as concentraes das substncias no sangue dos atletas, aps serem submetidos a intenso esforo fsico por um longo perodo de tempo. Observao: A linha tracejada representa a concentrao normal das substncias no sangue dos atletas quando em estado de repouso.

A anlise do grfico nos permite afirmar que a) os carnvoros apresentam uma eficincia muito maior na assimilao da matria orgnica e energia obtidas dos alimentos quando comparados aos herbvoros, que perdem uma quantidade significativa do alimento obtido dos vegetais. b) os herbvoros apresentam uma eficincia muito maior na assimilao da matria orgnica e energia obtidas dos alimentos em relao aos carnvoros, que perdem uma quantidade significativa do alimento obtido dos vegetais. c) tanto carnvoros quanto herbvoros apresentam uma grande assimilao da matria orgnica e energia obtidas dos alimentos em relao ao seu peso corporal. d) tanto carnvoros quanto herbvoros apresentam uma reduzida assimilao da matria orgnica e energia obtidas dos alimentos em relao ao seu peso corporal. e) os carnvoros ingerem at 50% do alimento disponvel enquanto os herbvoros ingerem apenas 10% do alimento disponvel. As quantidades de matria orgnica assimilada so as mesmas para os carnvoros e os herbvoros.

16

Das könnte Ihnen auch gefallen