Sie sind auf Seite 1von 77

GUIA DE ESPECIALIDADES

GEMANTIQUEIRA 220/SP SO JOS DOS CAMPOS

Obra editada em conformidade com os propsitos Educacionais do Movimento Escoteiro do Brasil. De acordo com a 14 Edio do Guia de especialidades, publicado em novembro de 2011.

AS ESPECIALIDADES E VOC
Quantas vezes ouvimos algum dizer que gostaria de ter aprendido tal ou qual coisa ou de ter adquirido essa ou aquela habilidade, mas que deixou de faz-lo porque nunca teve oportunidade ou porque jamais conheceu algum que o estimulasse naquela direo. Voc - lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira, snior ou guia um privilegiado! Escolha que coisas voc quer aprender, que habilidades voc deseja adquirir, discuta o assunto no mbito da Alcateia ou da Tropa e... CONQUISTE MAIS UMA ESPECIALIDADE! Os escotistas da Alcateia, ou da Tropa, sabero orient-lo na conquista, para que voc no seja mais um a se queixar, no futuro, que no lhe ofereceram as oportunidades ou que no o estimularam para que voc pudesse desenvolver todas as suas aptides.

O que uma Especialidade?


Uma especialidade um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema. Dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco so condies necessrias para que algum se torne um especialista. Mas quase sempre existe um ponto de partida, geralmente uma pessoa ou um conjunto de circunstncias, que nos estimulam numa determinada direo. As Especialidades que propomos a voc pretendem ser esse ponto de partida, estimulando a obteno e o exerccio de habilidades em torno de um ponto especfico, ajudando-o a desenvolver novas aptides, motivando a explorao de novos interesses e, como consequncia, ajudando-o a se tornar uma pessoa mais bem preparada para enfrentar a vida. Na realidade, a conquista de uma Especialidade no faz de voc um especialista, at porque estamos mais interessados no esforo que voc desenvolve para conquistar uma Especialidade do que nos conhecimentos e habilidades que voc adquire; mas pode ser um bom comeo. Voc poder ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele ou aqueles em que voc efetivamente vai querer se especializar, quem sabe at definindo sua futura profisso. Nada mal, no mesmo? Portanto, mos obra! Aproveite essa oportunidade e circule intensamente pelo fascinante mundo das Especialidades!

As Especialidades so voluntrias, individuais e se desenvolvem de modo flexvel


No Movimento Escoteiro, os jovens so incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a deciso de faz-lo inteiramente voluntria. Voc decide se quer conquistar Especialidades, da mesma maneira como voc tambm decide qual o melhor momento pare faz-lo. Tambm voc quem decide que Especialidades voc quer conquistar. Neste Guia, voc encontrar uma srie bastante grande de sugestes e ideias para a conquista de Especialidades, mas nada impede que voc tenha outros interesses ou aptides que no estejam includas no Guia. Isso no tem nenhuma importncia. Qualquer um dos seus interesses ou aptides pode ser convertido numa Especialidade (mais adiante, vamos explicar como isso acontece); depois que isso acontecer, isto , depois que voc houver criado, com a ajuda da Alcateia ou da Tropa, a sua Especialidade, ela at poder ser incorporada a uma prxima edio deste Guia, enriquecendo-o e servindo de orientao e estmulo para outros que, como voc, se interessam pelo mesmo assunto. As Especialidades devem ser desenvolvidas individualmente, embora nada impea que voc e mais um pequeno grupo de amigos (ou, at mesmo, toda a Matilha ou Patrulha), tenham um interesse comum e, por isso, decidam conquistar, ao mesmo tempo, uma determinada Especialidade. Mesmo que isso acontea, cada um trabalhar segundo seu prprio ritmo, desenvolver seus prprios esforos e, claro, conservar a liberdade de, a qualquer tempo, desistir do empreendimento, se perceber, num determinado ponto da caminhada, que perdeu o interesse pelo assunto ou se acontecer qualquer outra coisa que o impea de prosseguir.

Como um trabalho individual, a conquista de uma Especialidade no se inclui na programao da Alcateia ou da Tropa. Voc deve dedicar conquista de Especialidades um tempo adicional, que no o afaste das atividades normais da Seo, com as quais voc est comprometido. Assim como est comprometido com as atividades normais da Alcateia ou da Tropa, voc tambm tem outros compromissos, com os estudos, com as atividades que pratica, com o repouso, com o convvio familiar e com o lazer. A conquista de uma Especialidade no deve criar problemas para o atendimento de nenhum desses compromissos e, por isso, voc deve saber distribuir o tempo. Para distribuir seu tempo de maneira equilibrada, NO TENHA PRESSA! Dependendo do tema escolhido e de sua complexidade, dos seus conhecimentos anteriores sobre o assunto, da maior ou menor habilidade que voc tenha para desenvolver essa ou aquela habilidade e de sua prpria disponibilidade, o tempo para a conquista de uma Especialidade pode variar bastante.

Quando voc pode conquistar uma Especialidade?


Voc quem sabe, pois no existe nenhuma regra que defina em que etapa de sua progresso voc pode conquistar Especialidades, assim como no existe nenhuma limitao para o nmero de Especialidades que voc pode conquistar em cada uma dessas etapas. Se existe um assunto a respeito do qual voc tem certo interesse e se voc acha que est com tempo disponvel para assumir mais esse compromisso, sem prejuzo dos seus outros afazeres, na Alcateia ou na Tropa, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar, v em frente! Quando se trata de aprender alguma coisa, de adquirir alguma habilidade, de desenvolver, enfim, uma aptido, qualquer hora hora. O saber no ocupa espao, e a mente humana como um paraquedas: s funciona bem se estiver aberta!

E se voc nunca teve contato com um tema?


Mesmo que nunca tenha tido contato com um assunto, voc pode escolh-lo como tema para a conquista de mais uma Especialidade. Para tornar isso possvel, os requisitos para a conquista de cada Especialidade foram estabelecidos em nveis progressivos, que no tm nenhuma relao com o Ramo em que voc se encontra. Independente de voc ser um lobinho ou uma lobinha, um escoteiro ou uma escoteira, um snior ou uma guia, o seu grau de conhecimento anterior sobre o assunto, bem como a profundidade com que voc pretenda desenvolv-la, que vai determinar em que Nvel voc vai conquistar tal Especialidade. Assim, se voc ignora completamente o tema envolvido em uma Especialidade, mas deseja conquist-la, voc pode trabalhar, inicialmente, sobre os requisitos mais simples, isto , aqueles que constituem a base de conhecimentos mnimos que voc deve adquirir para conquistar tal especialidade. Uma vez atendidos esses requisitos, voc ter conquistado a Especialidade no Nvel 1, e poder decidir depois se quer prosseguir no atendimento a outros requisitos da mesma especialidade, para conquistar seu Nvel 2, ou se a conquista do Nvel 1 j foi suficiente para atender sua expectativa. Da mesma forma, depois de conquistar o Nvel 2, voc decidir se quer buscar os requisitos restantes, pare alcanar o Nvel 3, ou se vai parar no Nvel 2. Por outro lado, se voc j tem alguma intimidade com o assunto e se considera possuidor daqueles conhecimentos mnimos exigidos para a conquista do Nvel I de uma Especialidade, voc pode perseguir, logo de uma vez, requisitos mais avanados, que lhe permitam conquistar o Nvel 2 da mesma Especialidade ou, at, seu Nvel 3, independentemente do Ramo em que voc se encontra. Para facilitar o controle de sua progresso, o nmero de requisitos para a conquista de cada Especialidade , sempre, um mltiplo de trs. Uma vez completado um tero desses requisitos, voc ter conquistado o Nvel l; ao completar os dois teros, voc ter conquistado o Nvel 2 e, finalmente, depois de atender totalidade dos requisitos, voc ter conquistado o Nvel 3. E o melhor de tudo que voc, em contato com o adulto que o estar ajudando em sua conquista, quem vai decidir a ordem em que os requisitos devem ser atendidos!

Como as Especialidades so conquistas que voc alcanou por meio do seu esforo pessoal, voc as conserva mesmo quando muda de Ramo. Assim, se voc foi ou lobinho e, nessa condio conquista, por exemplo, os Nveis 1 e 2 de uma determinada Especialidade, a qualquer tempo, mesmo como escoteiro ou como snior, voc poder atender aos requisitos ainda no atendidos dessa mesma Especialidade e conquistar, ento, seu Nvel 3.

A Escolha de um Examinador
Os escotistas de sua Alcateia ou de sua Tropa conhecem uma variedade muito grande de assuntos; afinal de contas, eles tm a responsabilidade de auxili-lo em seu desenvolvimento, e isso exige que eles se esforcem por conhecer muitas coisas. Mas nenhum deles o Dr. SabeTudo, e h de chegar um momento em que voc se interessar por uma Especialidade que seja desconhecida para todos eles. Da mesma maneira, pode acontecer que, mesmo que um deles domine o assunto que voc elegeu para a conquista de uma Especialidade, nenhum deles tenha tempo disponvel para orient-lo em sua conquista. Nada disso impede que voc seja atendido em seu desejo de conquistar uma Especialidade. Depois que voc manifestar esse desejo, os escotistas sabero encontrar algum, dentro ou fora do Movimento Escoteiro, que o oriente, como instrutor ou examinador da Especialidade. Um instrutor ou examinador de Especialidade aquela pessoa - escotista ou no - que foi designada pelo responsvel pela Seo para apoi-lo no desenvolvimento de uma Especialidade. Evidentemente, essa pessoa foi designada porque conhece o assunto e pode, de fato, ajud-lo em sua caminhada. Os escotistas da Alcateia ou da Tropa a conhecem muito bem, sabem de suas qualificaes e sabem, tambm, que ela est disposta a colaborar nesse trabalho; por isso confiam nela e tm a certeza de que o contato com essa pessoa ser muito proveitoso para voc. Uma vez escolhido o tema e designado o instrutor ou examinador que vai apoi-lo, com ele que voc vai negociar sobre os objetivos da Especialidade, sobre as aes que sero desenvolvidas e sobre os requisitos que voc dever satisfazer para que a conquista se concretize.

As Especialidades permitem aprender, fazer e servir


Quando voc decide conquistar uma Especialidade porque est disposto a reunir informaes sobre um determinado assunto (aprender), a pr em prtica algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) e a prestar algum servio onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (ser vir). Assim, independentemente do Nvel que voc se considera capaz de conquistar, voc deve selecionar requisitos que lhe permitam aprender, fazer e servir. Seu instrutor ou examinador vai estimul-lo a buscar esses conhecimentos, usando como motivao para essa busca as coisas que voc ser capaz de fazer, depois de aprender. Normalmente, o instrutor ou examinador no vai ensinar nada a voc, mas vai orient-lo para que voc descubra o assunto e aprofunde seus conhecimentos; excepcionalmente, e somente quando essa busca de informaes por voc mesmo no se mostrar suficiente, ele poder lhe transmitir alguns conhecimentos complementares. Depois de aprender e de fazer coisas, voc deve colocar seus conhecimentos e habilidades a servio do prximo, isto , procurar fazer com que tudo aquilo que voc aprendeu e praticou seja til e atenda a uma necessidade de algum. Embora as Especialidades no se relacionem diretamente com sua progresso pessoal, elas representam crescimento e, no Movimento Escoteiro, Crescer igual a ser mais til, ser mais participante, ser mais responsvel.

Os Ramos de Conhecimentos
Tudo aquilo que o homem sabe, ou pode vir a saber, se enquadra, ou pode ser enquadrado, em um determinado conjunto a que denominamos Ramos de Conhecimentos.

Um desses Ramos de Conhecimento inclui todos os assuntos de natureza cientfica ou tecnolgica e cobre temas que vo desde a agricultura at a ciberntica; como o desenvolvimento cientfico e tecnolgico parece no ter fim, impossvel estabelecer um limite para os temas que, no futuro, podero ser includos no Ramo de Conhecimentos denominado CINCIA & TECNOLOGIA. A esfera armilar e o microscpio representam este Ramo de Conhecimento. Mas o ser humano, felizmente, no se interessa apenas por conhecimentos cientficos e tecnolgicos. As manifestaes artsticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos da natureza, cultural tambm atrai nossa ateno e, assim, os conhecimentos relacionados com essas manifestaes, como a fotografia, a dana, a msica, a pintura, a escultura e diversas outras, como o conhecimento das religies, da histria, e do folclore, esto includos no ramo de conhecimentos denominado CULTURA, que representando por um Livro Aberto e a Palheta do Pintor. O interesse do homem pelas atividades fsicas que o ajudam a preservar sua sade, a melhorar sua qualidade de vida e a superar a si prprio justificam seu envolvimento em atividades relacionadas com a prtica desportiva, individualmente ou integrando equipes. Os temas relacionados com essa prtica se incluem no ramo de conhecimentos a que denominamos DESPORTOS. Para represent-lo foram escolhidos os Aros Olmpicos e a Taa Jules Rimet, que o Brasil conquistou em carter definitivo ao se tornar, em 1970, o primeiro tricampeo mundial de futebol. Embora qualquer Especialidade possa ser til ao prximo, um outro Ramo de Conhecimentos envolve aquelas que se voltam, por excelncia, para a prestao de um servio de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana, incluindo a sade, a religio, as tarefas de natureza domstica ou comunitria e outras formas de servir. o Ramo de Conhecimentos a que denominamos SERVIOS, representado pela Cruz e P de Pedreiro. Finalmente, existe um Ramo de Conhecimentos que se relaciona mais diretamente com as habilidades requeridas para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver, em seu prprio proveito e no inter esse da Alcatia, da Matilha, da Tropa ou da Patrulha que integram. As Especialidades com tais caractersticas se situam no Ramo de Conhecimentos das HABILIDADES ESCOTEIRAS, que representado por um N de Escota duplo. As Especialidades includas neste Guia esto distribudas e so apresentadas dentro de captulos que se referem, cada um deles, a um desses Ramos de Conhecimentos.

Criando uma nova Especialidade


Dissemos antes que voc no precisa limitar seus interesses s Especialidades que j aparecem neste Guia. Voc pode criar outras, seguindo um roteiro bastante simples.

1o passo: Identificando um interesse Como todo jovem, voc curioso e tem vontade de estar sempre aprendendo coisas novas. Admitamos que, num determinado momento, voc se interessa por um tema que nunca ningum pensou em converter em Especialidade, mas que voc acredita que poderia resultar em uma Especialidade interessante. Pare fazer com que a Alcateia ou a Tropa perceba seu interesse, discuta o problema com os companheiros de Matilha ou de Patrulha, procure apresent-lo em uma Roca do Conselho ou em uma reunio da Corte de Honra. Converse com os escotistas da Seo e, quando tudo estiver um pouco mais claro, desse processo de discusso deve resultar no nome da nova Especialidade e o seu enquadramento em um dos Ramos de Conhecimentos. 2o passo: Definindo os requisitos Uma pessoa que conhea o assunto - e que provavelmente acabar sendo designada para atuar como seu instrutor ou examinador - poder auxiliar a Alcateia ou a Tropa a definir os requisitos para a conquista dessa nova Especialidade. muito importante que essa definio se faa mediante um processo bastante amplo de discusso e de negociao, para que todos tenham a certeza de que, depois que tudo isso estiver terminado, voc ter efetivamente conquistado uma Especialidade, trilhando o rduo caminho do

aprender, do fazer e do servir. No se esquea de que o nmero de requisitos deve ser um mltiplo de trs. 3o passo: Conquistando a Especialidade Depois de percorridos os dois passos anteriores, est definida uma Especialidade de Seo, e sua conquista no difere em nada da conquista de qualquer outra Especialidade. Evidentemente, espera-se que voc, como autor da proposta, seja o primeiro na Alcateia ou na Tropa a conquistar a nova Especialidade, mas nada impede que alguns dos seus companheiros ou companheiras se empolguem pela proposta e tambm decidam conquist-la. 4o Passo: Propondo a incluso da Especialidade no Guia de Especialidades Depois que voc houver completado a conquista, pelo menos, do Nvel 1 da Especialidade que voc mesmo props, hora de sugerir sua incluso no Guia de Especialidades, de modo a permitir que, em outros pontos do Brasil, qualquer lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira. snior ou guia possa tirar proveito da ideia. Por meio do Grupo Escoteiro (ou diretamente, quando se tratar de uma Seo Escoteira Autnoma), a Alcateia ou a Tropa enviar a proposta ao Escritrio Nacional, que a submeter apreciao da Comisso Nacional de Programa de Jovens. Depois de examinar o assunto, introduzindo as modificaes que se fizerem necessrias, a Comisso Nacional de Programa de Jovens restituir a proposta ao Escritrio Nacional, para que seja amplamente divulgada e includa na prxima edio deste Guia. Se, por qualquer motivo, a proposta for rejeitada pela Comisso Nacional de Programa de Jovens, o Escritrio Nacional informar as razes da rejeio e nenhum outro jovem deve investir tempo e esforo na conquista daquela Especialidade, mas conservam o direito de utilizar o distintivo correspondente todos aqueles que j a conquistaram, embora no possam pleitear prosseguir na busca dos requisitos necessrios para a conquista de outros Nveis.

A conquista das Especialidades reconhecida pela outorga de distintivos e certificados


Atendidas as exigncias formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seo, conferir ao lobinho, ao escoteiro ou ao snior o direito de usar distintivos de Especialidades. Os distintivos de Especialidades so bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nvel 1, verde para o Nvel 2 e gren para o Nvel 3, trazendo no alto o nome da especialidade, na parte central o desenho correspondente, e no fundo, em marca dgua, a representao do Ramo de Conhecimentos ao qual a especialidade est vinculada. Na parte de baixo do distintivo consta a denominao ESCOTISMO. Os Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizaro no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nvel mais elevado de cada Especialidade conquistada. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Servios so usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita. Alm do distintivo voc receber, para cada Especialidade conquistada, um certificado assinado pelo seu instrutor ou examinador de especialidade e pelo escotista responsvel pela Tropa ou Alcateia, especificando, alm do nome da Especialidade, o Nvel em que se deu a conquista.

E agora... vamos trabalhar!


Voc j recebeu todas as orientaes essenciais sobre o assunto Especialidades. No restante deste Guia, esto relacionados os requisitos a que voc deve atender para conquistar cada uma das Especialidades j existentes. Por outro lado, voc tambm j foi orientado sobre a criao das Especialidades de Seo, que lhe permitiro ampliar, sem qualquer limitao, o nmero das Especialidades que voc pode conquistar. Daqui para frente, a iniciativa sua. Ns criamos as condies para que, no futuro, sua voz no se junte dos que lamentam no terem aprendido alguma coisa ou no terem desenvolvido uma certa habilidade. sua, a deciso de encarar o desafio das Especialidades!

Cincia e Tecnologia
Aeromodelismo
1 - Demonstrar quais os materiais empregados na construo de um aeromodelo e como deve ser a tcnica utilizada. 2 - Construir um planador lanado mo que voe pelo menos cinco segundos, na melhor de trs tentativas. 3 - Construir um planador lanado cabo ( no mximo 50 m. ) que voe pelo menos quinze segundos, na melhor de trs tentativas. 4 - Construir um modelo elstico que voe pelo menos sete segundos, na melhor de trs tentativas. 5 - Operar um modlo U-control ( vo circular ) ou R-control ( rdio controlado ) com segurana e preciso. 6 - Ter participado de pelo menos um torneio de aeromodelismo, com atuao destacada. 7 - Construir um avio em dobradura de papel e faz-lo voar. 8 - Construir um avio em dobradura de papel e faz-lo voar. 9 - Construir a apresentar Seo uma miniatura de um avio ou foguete, importante para a histria da aviao, construda de qualquer tipo de material (madeira, papel, metal, EPS, etc.) 10 - Construir uma rplica em escala de uma aeronave importante para a histria, utilizando tcnicas de dobradura e colagem de papel. 11 - Montar um modelo simples que reproduza os principais componentes da estrutura interna das asas, ou da fuselagem, ou da empenagem de uma aeronave de pequeno porte utilizando apenas material reaproveitado. 12 - Projetar e construir, com o auxlio da Patrulha, um modelo de aeronave utilizando unicamente as tcnicas de construo com ns e amarras, contendo fuselagem, asas, empenagem, manche e pedais, tamanho suficiente para ser carregado pela Patrulha alojando em seu interior um piloto.

Aquariofilia
1 - Listar os componentes de um aqurio e descrever o processo de sua montagem 2 - Saber explicar a diferena entre termostato e termmetro. 3 - Citar os diferentes tipos de filtro e oxigenadores, apresentando-os atravs de figuras, fotos ou desenhos. 4 - Identificar dez espcies diferentes de peixes de gua doce e dez de gua salgada, apontando inclusive as diferenas entre machos e fmeas, caso existam. 5 - Elaborar a apresentar uma ficha contendo nome, nome cientfico, comprimento mximo, tipo de reproduo, ph mais adequado, comportamento, temperatura ideal da gua, forma mais comum de convvio e origem de cinco espcies diferentes de gua doce e cinco de gua salgada. 6 - Identificar cinco espcies de plantas ou invertebrados marinhos. 7 - Listar cinco espcies de peixes mais adequadas para um aqurio de gua doce do tipo comunitrio e um do tipo agressivo. 8 - Listar no mnimo trs doenas que afetam os peixes de aqurios, listando tambm suas causas, informando a forma de medicar e o mtodo preventivo adequado para cada uma delas.

9 - Tirar cria de qualquer espcie de gua doce, apresentando um pequeno histrico do desenvolvimento de um casal e dos seus filhotes. 10 - Montar a estrutura de vidro e um sistema eltrico para um aqurio de gua doce de no mnimo 30 litros. 11 - Montar um sistema eltrico para um aqurio de 30 litros. 12 - Explicar quais as possveis consequncias de introduzir um espcime, seja ele peixe, crustceo ou planta em um habitat estrangeiro (outro estado ou pas)

Arqueologia
1 - Demonstrar, com auxlio de fotos, figuras, ilustraes, o que arqueologia e qual a sua importncia para o mundo de hoje. 2 - Identificar em um mapa do Brasil as principais zonas arqueolgicas e como se classificam. 3 - Preparar uma palestra ilustrada sobre uma das zonas arqueolgicas do pas, enfocando os seguintes aspectos: localizao, estado atual, aspectos interessantes e importncia histrica, social, econmica e turstica. 4 - Conhecer por meio de pesquisa bibliogrfica, duas zonas arqueolgicas de outros pases. 5 - Expor a ideia da evoluo humana decorrente de estudos arqueolgicos, citando as principais descobertas e onde ocorreram. 6 - Apresentar um estudo sobre a vida de um povo antigo de sua livre escolha, baseado em pesquisas arqueolgicas e ilustrado com fotos ou gravuras de escavaes, documentos, monumentos ou objetos deixados por ele.

Arquitetura
1 - Apresentar para a seo uma pesquisa sobre a histria e a evoluo da Arquitetura. 2 - Ter noes de Urbanismo e apresentar sua explicao com exemplos reais, por meio de painis com fotos ou recortes. 3 - Citar trs exemplos que demonstrem conhecimento de diferentes tipos de construo, adequados ao terreno e ao clima. 4 - Relacionar os diferentes tipos de estruturas utilizadas na construo. 5 - Visitar um escritrio de arquitetura e reunir informaes sobre os objetos utilizados para a elaborao de um projeto e sobre a situao atual do mercado de trabalho. 6 - Demonstrar que sabe interpretar um projeto de construo de uma residncia e relacionar os materiais a serem utilizados na obra. 7 - Apresentar Seo, sob a forma de painel, transparncias os slides, exemplos de arquitetura renascentista, barroca e modernista. 8 - Apresentar Seo projetos em tamanhos diferenciados de residncia, edifcio de habitao ou de escritrios e edifcio pblico (aeroporto, museu, rodoviria etc.) identificando plantas, cortes e elevaes e os smbolos do desenho arquitetnico. 9 - Organizar uma palestra, com auxlio de um arquiteto ou estudante de arquitetura, para ser apresentada Seo, com o objetivo de transmitir aos companheiros informaes sobre: paisagismo, engenharia, design de interiores, restaurao de patrimnio, etc., mostrando suas aplicaes.

Astronutica
1 - Apresentar para a seo a histria da conquista do espao. 2 - Descrever a lei da fsica que o principio do voo dos foguetes. 3 - Construir uma base de lanamento de foguetes de garrafas PET (foguetes de gua) e executar um lanamento perante sua seo. 4 - Descrever os princpios do voo orbital, utilizando as teorias do canho de Newton. 5 - Descrever os princpios de "Encontro em rbita terrestre" e "Encontro em rbita lunar" que foram analisados durante a conquista da Lua, mostrar qual foi escolhido e por que. 6 - Apresentar a sua Seo a histria de uma das estaes espaciais construdas at hoje. 7 - Apresentar a sua Seo a biografia de um dos personagens da conquista espacial. Pode ser astronauta, cosmonauta ou engenheiro. 8 - Fazer uma apresentao com um breve relato sobre as sondas espaciais lanadas at hoje. Deve conter as principais sondas, data de lanamento, principal misso e resultados obtidos (caso a misso j tenha sido finalizada). 9 - Explicar o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS), destacando sua importncia nos dias de hoje.

Automodelismo Rdio Controlado


1 - Explicar as diferenas entre um modelo on-road e outro off-road. 2 - Explicar a diferena de caster e cambagem num automodelo e para que servem. 3 - Afinar (ajustar) um motor a combusto e em caso de motor eltrico trocar um par de escovas (carvo). 4 - Montar um modelo escolhido e apresentar a sua Seo. 5 - Explicar o funcionamento de um diferencial e como mont-lo. 6 - Descrever o processo de limpeza e manuteno de um automodelo. 7 - Trimar o rdio de um automodelo a combusto e no caso de automodelo eltrico ajustar um speed control. 8 - Ligar, ajustar (se necessrio) e fazer uma demonstrao num percurso rabiscado no cho em forma de "8" na sua Seo ou em local especfico para sua Seo e examinador. 9 - Explicar qual a composio do combustvel (metanol) para automodelos a combusto e em casos de eltricos descrever o processo de carga e descarga de uma bateria eltrica. 10 - Explicar qual a diferena bsica entre rdio "stick" e "whell" (volante). 11 - Pintar, recortar e instalar uma bolha (carroceria). 12 - Ter participado de pelo menos um torneio de automodelismo.

Comunicaes
1 - Montar um painel mostrando as diferenas entre os meios de comunicao dos dias atuais e aqueles do passado. 2 - Mostrar o uso de telefone convencional, tanto para ligaes nacionais como internacionais, e o uso da Internet, tanto para pesquisas como para a correspondncia. Explicar o que e como funciona a telefonia celular e demonstrar o uso de rdio HT ou VHF. 3 - Transmitir uma mensagem para a Seo utilizando o Cdigo Morse ou semafrico. 4 - Elaborar um editorial para um jornal. 5 - Ser o responsvel pela organizao de uma oficina de comunicao visual cujo objetivo ser a apresentao em outdoor de dois temas distintos.

6 - Elaborar uma propaganda para a televiso e um pequeno texto com efeitos sonoros para rdio. 7 - Promover na Seo um crculo de debate com a participao de um profissional de jornalismo, do rdio, da televiso, ou da fotografia, tendo como tema os meios de comunicao e sua eficcia. 8 - Visitar uma estao de rdio, um jornal, uma estao de televiso, de comunicao naval, de comunicao de aviao civil ou outra entidade com finalidade semelhante, elaborando posteriormente um relatrio ilustrado sobre a visita. 9 - Estabelecer um sistema de comunicao adequado para um acampamento, um cruzeiro ou uma expedio de dois ou trs dias.

Echolink
1 - Baixar o software e configur-lo no modo simples. 2 - Fazer contato com pelo menos trs usurios e trs conferncias de fora da sua unidade federativa. 3 - Gravar pelo menos nove minutos de conversao. 4 - Ser possuidor de licena de radioamador. 5 - Adquirir a licena de uso do Echolink. 6 - Conectar atravs de Proxy. 7 - Configurar o programa em modo link. 8 - Montar uma interface para funcionar em modo link. 9 - Criar um anuncio para sua estao.

Eletrnica
1 - Projetar um diagrama esquemtico simples de um aparelho eletrnico, utilizando resistores, capacitores, transistores e circuitos integrados; utilizar a simbologia correta para representar cada um deles. 2 - Demonstrar a forma correta de soldar e dessoldar componentes eletrnicos, bem como os cuidados a serem tomados para evitar sua inutilizao. 3 - Pesquisar sobre o desenvolvimento da vlvula incandescente, como se deu sua descoberta, que utilizaes teve e que tipos de materiais foram utilizados por seu inventor. 4 - Pesquisar sobre o que um elemento "N e um elemento "P", de que materiais so elaborados e o que fazem estes elementos em dispositivos eletrnicos. 5 - Conhecer os diodos e saber como funcionam. 6 - Projetar, desenhar, preparar e montar uma chapa de circuito impresso. 7 - Construir um receptor simples de AM ou FM e entender o seu funcionamento. 8 - Demonstrar que conhece o uso correto de ferramentas e aparelhos de medio mais comuns em um laboratrio de eletrnica (osciloscpio, multmetro, etc.) 9 - Conhecer as principais reas de aplicao da eletrnica, explicando uma delas.

Energia
1 - Explicar quais so as diferenas entre usinas termeltricas, nucleares, hidreltricas (UHE e PCH), biomassa, elica. 2 - Apresentar um trabalho sobre a forma de energia escolhida entre a energia solar, a energia trmica, a energia elica, a energia hidrulica, a energia nuclear, energia provida de biomassa, energia maremotriz e energia geotrmica. 3 - Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidroeltrica (UHE e PCH). 4 - Selecionar e analisar dois artigos de jornal ou revista sobre dois tipos diferentes de energia. 5 - Apontar Seo um estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2. 6 - Formular um projeto para economizar energia em sua casa e apresent-lo a sua Seo. 7 - Entender e explicar as razes para a utilizao do horrio de vero. 8 - Desenvolver um projeto de captao e utilizao da energia elica, solar, hidrulica ou biomassa, construindo um prottipo e explicando seu funcionamento. 9 - Desenvolver um trabalho de conscientizao da comunidade (pode ser o prprio Grupo Escoteiro ou sua turma na escola) em relao necessidade de economizar energia, aos impactos ambientais da utilizao de diferentes formas de energia ou ao custo social da utilizao da energia. Abordando tambm sobre: o significado e importncia da MME, EPE, ANEEL, NOS, CCEE; a Atual Matriz Energtica Mundial e Brasileira e mostrando as diferenas em um Pas a sua escolha e o Brasil e os atuais Grupos Tarifrios aplicados no Brasil conforme a resoluo ANEEL e a diferena entre o Consumidor Residencial, Comercial e Industrial.

Engenharia
1 - Visitar um canteiro de obras, discutindo com o engenheiro responsvel o projeto, suas caractersticas e principais dados relativos obra. 2 - Visitar um escritrio de engenharia e relatar o dia-a-dia dos profissionais do ramo. 3 - Escrever um relato sobre quatro tipos de engenharia, escolhendo entre: civil, mecnica, qumica, eletrnica, de minas, de produo, eltrica, de alimentos, metalrgica, agronmica, cartogrfica, industrial e florestal. 4 - Apresentar uma reportagem sobre uma das engenharias selecionadas no item 3. 5 - Falar sobre a importncia dos clculos e medidas de preciso utilizadas na engenharia, apresentando seis casos onde so utilizados, exemplificando cada um. 6 - Executar uma das seguintes proposies: - Adaptar um motor a uma bicicleta comum; Projetar a ampliao da rede eltrica de sua residncia ou Seo; - Fazer um modelo para a converso da energia qumica ou solar em energia eltrica, exemplificando seus resultados e utilizaes; - Projetar uma sede para a Seo, utilizando um volume de concreto de pelo menos 60 M3 7 - Apresentar diferenas entre engenharia civil e arquitetura; diferenas entre a engenharia eltrica e eletrnica e diferenas entre a engenharia mecnica e mecatrnica. 8 - Descrever o campo de trabalho de, pelo menos, quatro tipos de engenharia, comentando sua importncia social e para o desenvolvimento do Pas. 9 - Apresentar pelo menos quatro princpios de engenharia utilizados na era medieval e que, em razo de sua atualidade, so usados at hoje.

Engenharia Sanitria
1 - Apresentar seo uma pesquisa sobre as principais enfermidades epidemiolgicas que tm notificao obrigatria aos rgos de sade pblica, explicar de que forma se manifestam e como podem ser tratadas. 2 - Fazer um estudo sobre o parasitismo na sua localidade, propondo medidas de combatlo. 3 - Explicar seo como se transmitem e quais so as causas das seguintes enfermidades: tuberculose, febre tifoide, difteria, malria, poliomielite e dengue. 4 - Explicar comunidade as precaues a serem tomadas para que no se difunda a enfermidade contagiosa durante o isolamento do paciente e depois de sua alta. 5 - Demonstrar como escolher, preparar e ventilar um quarto de doente. 6 - Explicar como devem ser lavados e esterilizados os objetos utilizados em pacientes. 7 - Identificar quais os principais contaminadores do meio ambiente e seus efeitos sobre a sade. 8 - Colaborar em uma campanha de sade em sua localidade. 9 - Participar de um mutiro de limpeza de uma determinada rea. 10 - Possuir noes gerais sobre os problemas causados pelo lixo e formas de separao, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinao adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedncia. 11 - Visitar o Centro de Controle de Zoonoses ou rgo similar de sua localidade, elaborando relatrio sobre suas funes, tarefas e funcionamento. 12 - Elaborar painel que demonstre como se d a captao, o tratamento e a distribuio da gua em sua localidade, bem como sua destinao aps o uso.

Entomologia
1 - Diferenciar insetos, aranhas e escorpies. 2 - Caracterizar os tipos de aparelhos bucais dos insetos, sabendo o tipo de alimentao realizado por cada tipo. 3 - Caracterizar os tipos de pernas dos insetos, sabendo o habitat para cada tipo. 4 - Caracterizar os tipos de asas dos insetos, sabendo diferenci-las. 5 - Diferenciar cinco insetos de Ordens diferentes. 6 - Realizar em sua patrulha ou seo uma apresentao sobre os primeiros socorros a serem feitos em caso de picadas ou queimaduras causadas por insetos. 7 - Elaborar um texto explicando a importncia dos insetos para o meio ambiente, falando sobre os insetos nocivos e teis ao homem. 8 - Caracterizar formigas, baratas, besouros, gafanhotos, percevejos e moscas quanto a Ordem, tipo de asa, tipo de pernas e aparelho bucal. 9 - Realizar em sua seo uma apresentao sobre as doenas causadas por insetos, falando sobre os vetores, sintomas, formas de contgio e meios de prevenes.

Espeleoturismo
1 - Demonstrar conhecimento das diferentes formaes de caverna e nomenclatura. 2 - Relatar ao examinador a influncia e outras importncias das cavernas no desenvolvimento da humanidade. 3 - Identificar pelo menos oito tipos de formaes espelotemticas, exibindo-as em imagens.

4 - Apresentar para a seo, um trabalho contendo a importncia das cavernas para o ecossistema local e os tipos mais comuns de vida encontrados em cavernas no Brasil. 5 - Relatar quais os procedimentos de mnimo impacto, considerando entre outros, o lixo, dejetos humanos e capacidade de carga (nmeros de pessoas por visita ). 6 - Relatar os trabalhos desenvolvidos por um clube ou associao local ou estadual, referente a estudos e mapeamentos de cavernas. 7 - Listar trs doenas que podem ser contradas em cavernas com a respectiva preveno e os sinais e sintomas que possam indicar seu diagnstico. 8 - Possuir a especialidade de Primeiros Socorros no nvel 2 9 - Relacionar os itens de material e equipamentos essenciais para realizar atividades em cavernas. 10 - Relatar quais so os obstculos encontrados em cavernas e as respectivas tcnicas e equipamentos para transpor estes obstculos. 11 - Aplicar pelo menos uma tcnica de resgate ou transporte de acidentado no interior de uma caverna. 12 - Identificar e explicar como devem ser prevenidos os riscos de acidentes em atividades em caverna seca e com lago e com rio em seu interior. 13 - Demonstrar conhecimentos de sistema de ancoragem e tcnicas de subida e descida por cordas, aplicados em espeleologia. 14 - Organizar uma visita com patrulha e conduzi-la em uma caverna com no mnimo 1 Km, sob superviso de um adulto conhecedor do tema. 15 - Ter participado de atividade em caverna com permanncia no mnimo de 12 hoas corridas em seu interior.

Geografia
1 - Relatar para o examinador o conceito de geografia, como surgiu esta cincia e qual a sua importncia. 2 - Construir e apresentao em sua seo uma maquete representando, no mnimo, trs acidentes geogrficos e explicando suas caractersticas. 3 - Identificar os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais. 4 - Conceituar cartografia e ler uma carta geogrfica (mapa-mndi), identificando e explicando as cores hipsogrficas e batimtricas, escalas, latitudes e longitudes. 5 - Elaborar e apresentao em sua seo um estudo listrado sobre acidentes geogrficos, com no mnimo cinco, identificando suas caractersticas especficas e em que parte do globo terrestre eles aparecem com mais intensidade. 6 - Identificar pelo menos cinco locais de extrativismo de diferentes minerais no Brasil, explicando a importncia dos materiais extrados para a atividade humana. 7 - Elaborar e apresentao em sua seo um estudo sobre a importncia dos oceanos, considerando os aspectos econmicos e a influncia causada no clima. 8 - Realizar e apresentao em sua seo uma pesquisa ilustrada reunindo indicadores econmicos, sociais e demogrficos atualizados do Brasil e do seu estado. 9 - Elaborar e apresentao em sua seo um estudo sobre os diversos tipos de poluio do planeta, identificando suas consequncias e o que se pode fazer para minimiz-la. 10 - Elaborar e apresentao em sua seo um trabalho ilustrado sobre as diferentes formas de energia disponveis no mundo natural (elica, hidrulica, solar, trmica). 11 - Identificar, caracterizar e ilustrar os fenmenos naturais causadores de grandes desastres.

12 - Possuir o nvel 2 em uma das seguintes especialidades: meteorologia, mineralogia, topografia, oceanologia, energia, cartografia ou astronomia.

Informtica
1 - Apresentar seo a histria dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o baco, at os equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenas entre cada uma das geraes de computadores pessoais. 2 - Listar as partes internas de um microcomputador, os acessrios bsicos para seu funcionamento, mont-lo e desmont-lo corretamente demonstrando conhecer os cuidados necessrios para sua ligao rede eltrica e apontar as boas e ms prticas de operao. 3 - Apresentar uma pesquisa com os significados e as funes e/ou aplicaes na informtica dos seguintes verbetes e siglas: RAM, ROM, HD, CPU, IDE, SATA, Widescreen, Flat, PS2, USB, RJ45, Serial, FireWire, MB, GB, TB, PB, KBPS, MHZ, VGA, BIOS, Wireless, Modem, HUB, Switch, Bluetooth e outros que o examinador solicitar. 4 - Digitalizar uma ou mais imagens, de um livro ou revista, aplic-las em um dos seguintes documentos: 1) jornal da patrulha ou seo ou 2) circular sobre uma atividade externa, com croqui de acesso ao local ou 3) cartaz de divulgao do Escotismo ou evento escoteiro ou 4) relatrio de atividade e por fim, imprimir o trabalho a apresentar ao examinador. 5 - Apresentar uma pesquisa sobre Software Livre e Incluso Digital e quais so os seus benefcios para a sociedade. 6 - Citar dez profisses onde o computador seja a ferramenta de trabalho principal ou dez aplicaes da informtica no mercado de trabalho. 7 - Definir o que um vrus de computador, quais so os seus perigos, quais so as formas mais comuns de contaminao, como combat-los e as melhores prticas para evitar o contgio. 8 - Citar pelo menos trs diferentes sistemas operacionais, demonstrando o uso de pelo menos um atravs das seguintes tarefas: 1) criar, renomear e excluir pastas, 2) gravar qualquer tipo de arquivo em um CD ou DVD ou outro tipo de mdia externa, 3) configurar o desktop alterando sua aparncia e 4) instalar e configurar pelo menos dois aplicativos. 9 - Citar o nome de trs diferentes programas de computador demonstrando conhecer o uso dos mesmos. 10 - Definir o que uma rede de computadores e citar quais as possveis formas de conexo entre computadores. 11 - Montar uma rede que interligue at trs computadores mostrando, ao examinador, o seu funcionamento atravs de transferncia de arquivos entre eles. 12 - Mostrar conhecimento prtico de uma linguagem de programao, fazendo um programa que sirva como ferramenta para a resoluo de um problema proposto pelo examinador, discutindo com ele seus resultados.

Meteorologia
1 - Explicar ao examinador os grandes momentos da origem e da evoluo da meteorologia. 2 - Descrever os mecanismos que determinam os diferentes tipos de fenmenos meteorolgicos. 3 - Reconhecer as diferentes formaes de nuvens e explicar o que significam, definindo o nvel da base e o nvel de precipitao. 4 - Construir um pluvimetro, um barmetro, um anemmetro e uma biruta, como recursos mnimos para formar uma estao meteorolgica caseira.

5 - Descrever as diferenas entre tempo e clima. 6 - Descrever a simbologia empregada para registrar fenmenos nas cartas meteorolgicas. 7 - Manter um registro de informaes dirias do tempo, durante um perodo mnimo de trs meses, incluindo temperatura, presso, umidade, ventos, nuvens e precipitaes. 8 - Formular uma estimativa razoavelmente exata do tempo, a partir de observaes pessoais. 9 - Visitar uma estao meteorolgica (de um aeroporto, instalao da Marinha, cooperativa agrcola. instituto de pesquisa, universidade, etc.), pesquisando mtodos para estudo e previso do tempo.

Mineralogia
1 - Apresentar para o examinador um trabalho sobre o desenvolvimento da mineralogia e a sua importncia na histria da humanidade. 2 - Explicar os mtodos atuais para identificao dos minerais e suas propriedades. 3 - Conhecer as diversas classificaes dos minerais segundo suas caractersticas. 4 - Mostrar cinco minerais de diferentes estruturas cristalinas, explicando suas caractersticas. 5 - Realizar a anlise de colorao da chama com trs minerais, explicando os resultados da experincia. 6 - Possuir uma coleo de pelo menos vinte rochas ou minerais, previamente ordenada e montada para exibio. 7 - Explicar a forma correta de coletar rochas e o uso das ferramentas bsicas. 8 - Explicar como identificar e classificar minerais e rochas. 9 - Pesquisar a localizao das principais jazidas de minerais e a importncia dessa indstria para o Brasil.

Oceanologia
1 - Montar um aqurio e mant-lo durante 60 (sessenta) dias. 2 - Explicar como respiram os animais marinhos. 3 - Participar de uma visita a um museu marinho, relatando-a Seo. 4 - Relatar para o examinador o significado dos termos: ecossistema martimo, Plataforma Continental e Zona Econmica Exclusiva ( ZEE ) 5 - Identificar a importncia do fito plncton marinho, do ponto de vista econmico e na cadeia alimentar. 6 - Organizar uma exposio fotogrfica de animais e plantas marinhos, apresentando-a Seo. 7 - Descrever as caractersticas dos oceanos em termos de mones, correntes martima, ressurgncia, temperatura e salinidade e suas influncias no clima terrestre e na quantidade de peixes. 8 - Expor as consequncias da poluio dos mares. 9 - Descrever a cadeia alimentar e as distintas formas de vida animal e vegetal existentes nos oceanos. 10 - Visitar um Centro de Estudos Oceanogrficos, e preparar palestra, relatando Seo os trabalhos executados na instituio. 11 - Relatar para o examinador as principais convenes internacionais sobre a Zona Econmica Exclusiva ( ZEE ) e a Plataforma Continental. 12 - Catalogar e conhecer o perfil das profisses diretamente relacionadas com o uso dos mares.

13 - Desenvolver pesquisa estatstica a respeito das seguintes atividades essenciais relacionadas com o mar no Brasil: transporte martimo, comercial e de passageiros; pesca; extrao de petrleo; construo e reparao naval. 14 - Descrever os aspectos preocupantes relacionados com o mar e que dizem respeito a: pesca sem controle; poluio qumica e radioativa; aumento do nvel dos mares; explorao por estrangeiros da Zona Econmica Exclusiva ( ZEE ). 15 - Dissertar sobre a importncia do mar para a vida dos seres humanos em termos de: sade, alimentao, lazer, economia e as expectativas da futura explorao do potencial dos oceanos em recursos minerais, no combustveis e medicinais.

Paleontologia
1 - Relatar para o examinador o conceito de paleontologia, como surgiu esta cincia e qual a sua importncia. 2 - Construir uma maquete representando um stio paleontolgico, com a presena de fsseis diversos. 3 - Identificar em um mapa-mndi a localizao geogrfica de 3 (trs) stios paleontolgicos, justificando sua importncia. 4 - Apresentar sua seo um estudo ilustrado sobre 5 (cinco) espcies pr histricas diferentes, identificando suas caractersticas fsicas e o ambiente natural em que viveram. 5 - Identificar as tcnicas e mtodos cientficos utilizados pela paleontologia. 6 - Visitar uma exposio temtica, museu de cincias ou de histria natural, elaborando relatrio ilustrado (fotos) sobre as espcies extintas em exposio (animais e plantas)

Planador
1- Efetuar uma inspeo pr-voo em um planador. 2- Posicionar um planador antes e depois de um lanamento. 3- Demonstrar os sinais de lanamento de planadores. 4- Explicar a formao e o efeito das correntes termais. 5- Explicar as caractersticas e os limites de operao de um determinado planador. 6- Com autorizao escrita dos pais, atuar como membro da equipe de manuseio em lanamento real, em um aeroclube reconhecido.

Qumica
1 - Definir Qumica, apresentando onde e como ela utilizada no dia-a-dia, em sua casa, por exemplo. 2 - Explicar a diferena entre fenmeno qumico e fenmeno fsico. 3 - Apresentar Seo um trabalho sobre a vida e realizaes de trs qumicos famosos. 4 - Apresentar Seo um prottipo onde seja realizada uma eletrlise. 5 - Descrever os principais materiais de laboratrio e as regras de segurana num laboratrio e explicar a diferena entre qumica orgnica , inorgnica e fsico-qumica. 6 - Demonstrar o uso da Tabela Peridica. 7 - Apresentar dois diferentes mtodos para medio do pH da gua potvel. 8 - Saber explicar as diferenas entre substncias polares e apolares.

9 - Visitar uma indstria qumica e apresentar Seo um relato sobre a visita; na ausncia de uma indstria qumica, a visita pode ser feita a uma indstria de alimentos, de componentes metlicos, de aditivos, a uma metalrgica ou a um curtume. 10 - Realizar trs experincias diferentes, sendo uma de qumica orgnica, outra de qumica inorgnica e outra de fsico-qumica. 11 - Obter, por meio de reaes qumicas, os seguintes gases: dixido de carbono, oxignio e hidrognio. 12 - Fabricar sabo, explicando o que ocorre durante o processo. 13 - Explicar em termos fsicos - qumicos os seguintes efeitos: Chuva cida, Efeito Estufa e SMOG Fotoqumico e organizar, preparar e executar uma palestra sobre um dos temas propostos: 1) gua: propriedades, poluio e tratamento; 2) combustveis; 3) poluio atmosfrica. 14 - Montar e mostrar para a sua seo um prottipo "Pau-Bola" onde sejam montadas as seguintes molculas: de gua, de Etanol e de Cloreto de Sdio. Seguindo as devidas regras (quanto cor e tamanho, por exemplo, dos tomos). 15 - Montar e fazer funcionar uma pilha.

Tcnica Aeronutica
1 - Visitar uma sala AIS e enunciar duas atividades desenvolvidas pela mesma. 2 - Enumerar duas das principais diferenas de infraestrutura entre aerdromo, aeroporto e heliporto. 3 - Demonstrar como se verifica o nvel de leo do motor e como se drena o combustvel das asas e da linha de alimentao de uma aeronave de pequeno porte. 4 - Identificar as principais reas de risco para a circulao de pessoas prxima a aeronaves reao com hlice e em helicpteros, bem como os cuidados necessrios para prevenir acidentes no solo. 5 - Saber como se efetua uma inspeo pr-voo, a partir da lista de verificao (check-list) da aeronave. 6 - Demonstrar como acionar e cortar o motor de uma aeronave de pequeno porte. 7 - Saber demonstrar a conduta a ser adotada e as regras de segurana a serem observadas durante uma atividade desenvolvida no ptio de um aeroporto. 8 - Conhecer e demonstrar as regras de segurana a serem adotadas quando em uma aeronave. 9 - Saber e demonstrar como auxiliar um piloto nas tarefas de amarrar uma aeronave ao solo, calar suas rodas, verificar se a parte eltrica est desligada, e se as superfcies mveis foram travadas. 10 - Descrever e demonstrar os procedimentos adequados para rebocar ou empurrar uma aeronave no ptio ou hangar. 11 - Construir uma maquete e utiliz-la para explicar as diferenas entre ptio de estacionamento, pista de taxiamento, interseo e pista de pouso e decolagem, associandoas s diferentes situaes de uma aeronave. 12 - Apresentar em desenhos ou figuras as diferentes formas de identificao de um heliporto, explicando seu significado.

Web Design

1 - Pesquisar e apresentar a pesquisa ao examinador ou sua seo sobre o que faz um web designer, qual a formao acadmica necessria e em que tipo de empresas ele trabalha. 2 - Pesquisar e apresentar a pesquisa ao examinador sobre o significado de design, web design, layout, wireframe, mapa do site, HTML, XHTML, JavaScript, CSS, acessibilidade e outros que o examinador escolher. Alm disso, na mesma pesquisa, citar os principais programas utilizados por web designers. 3 - Construir o mapa do site do site nacional ou regional dos Escoteiros do Brasil ou um escolhido pelo examinador. 4 - Construir os wireframes de um site de sua matilha ou patrulha ou ento de um evento organizado pelo seu Grupo Escoteiro. 5 - Criar o layout do site conforme projetado por voc, atravs dos wireframes, utilizando a ferramenta de edio grfica de sua escolha. 6 - Montar o html do layout que voc criou, tornando-o navegvel aplicando ao site toda a interao necessria entre as pginas e se possvel adicionar algum tipo de interao.

Zoobotnica
1- Ter conhecimentos bsicos sobre a cincia que estuda os seres vivos a Biologia, das reas que a integram e do objetivo de estudo de cada uma delas. 2- Demonstrar por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal) a sequencia de acontecimentos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento, reproduo, degenerao e morte. 3- Organizar uma palestra informativa, para a sua Seo, com auxlio de um Bilogo, discutindo assuntos como: nomenclatura cientfica, classificao animal e vegetal, a profisso de Bilogo, a formao necessria, abrangncia de sua atuao como profissional, mdia salarial, oportunidades de trabalho, etc. 4- Desenvolver, antes de um acampamento de sua Seo, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema est integrada a rea da atividade, qual a fauna e flora caractersticas desse ecossistema: durante o acampamento, fotografar e registrar exemplares que possam ser observados; aps o acampamento, montar um painel em que os resultados da pesquisa sejam comparados com os resultados reais e discutir com a Seo as provveis razes das diferenas encontradas. 5- Visitar um Jardim Zoolgico e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um lbum com as fotos, identificando os animais por seu nome vulgar e cientfico e indicando a regio ou regies onde podem ser encontrados. Na ausncia de um Jardim Zoolgico, utilizar fotos ou recortes de jornais ou revistas, cartes, etc. 6- Preparar uma coleo com um mnimo de cinco moldes de gesso de pegadas de animais (domsticos e silvestres), estabelecendo as diferenas entre elas. 7- Preparar uma exposio com partes de animais e vegetais (conchas, exvias, esqueletos, penas, flores, sementes, razes, folhas, cascas de rvore, etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas caractersticas do grupo. 8- Apresentar a sua Seo uma coleo de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de rvores brasileiras identificadas por seus nomes, vulgar e cientfico, localizando a regio ou regies brasileiras em que podem ser encontradas. 9- Construir e manter por um perodo mnimo de trs meses, com registros semanais, um terrrio ou um aqurio, apresentando relatrios a sua Seo.

Cultura
Arte da Marinharia
1 - Fazer 8 (oito) ns, alm dos comumente recomendados nos Guias dos Ramos. 2 - Percintar e forrar cabos, montando um quadro de ns e voltas. 3 - Fazer ns e voltas especiais para reduzir esforos, balsos e improvisar uma cadeira para trabalhos especiais. 4 - Fazer 5 (cinco) tipos de pinhas. 5 - Fazer trabalhos de embotijos e gaixetas. 6 - Fazer 6 (seis) botes diferentes. 7 - Confeccionar 3 (trs) tipos de coxins. 8 - Saber utilizar utenslios do marinheiro para costurar e remendar lonas, capas e velas. 9 - Pesquisar sobre o embasamento histrico da arte do marinheiro, apresentando palestra Seo.

Artes Cnicas
Pr-requisito: Entreter (sozinho ou com companheiros) uma assistncia mista de adultos, jovens e crianas, por um perodo mnimo de cinco minutos para o Nvel 1, de dez minutos para o Nvel 2 e de 20 minutos para o Nvel 3, com um programa que contenha, por exemplo: mmica, declamao, canes, danas, histrias, anedotas, mgicas, malabarismo, imitaes, ventriloquismo, assobio, instrumentos musicais, etc. 1 - Analisar uma pea de teatro que tenha assistido, comentando o valor do roteiro, o trabalho dos artistas, a direo, os efeitos especiais, a maquiagem. 2 - Demonstrar a utilizao de um aparelho de vdeo cassete. 3 - Maquiar-se para representar um personagem. 4 - Analisar uma pea de teatro ou um filme a que tenha assistido, comentando o valor do roteiro, o trabalho dos artistas, a direo, os efeitos especiais, a maquiagem (se for o caso), etc. 5 - Conhecer o interior de um teatro e a terminologia empregada quanto ao palco, cenrios, iluminao, etc.; ou conhecer um estdio de televiso e a terminologia pertinente. 6 - Ler uma pea de teatro e comentar seu contedo com o examinador. 7 - Lidar com cenrios, ou desempenhar as funes de contrarregra, ou lidar com iluminao ou sonoplastia. 8 - Apresentar para a seo a histria da origem do teatro. 9 - Ter ido ao teatro nos ltimos 6 meses, pelo menos 3 vezes.

Arte em Origami
Pr-Requisito: Fazer uma exposio em sua seo com: para nvel 1) no mnimo 10 dobraduras simples de at 30 dobras; para nvel 2) no mnimo 25 dobraduras, dentre elas algumas peas com mais de 30 dobras, incluindo caixas simples e "kusudama" (bola com peas modulares); e para nvel 3) no mnimo 40 dobraduras, dentre elas algumas mais complexas com mais de 50 dobras, "kusudama" com mais de 30 peas e figuras geomtricas. 1 - Relatrio sobre o significado da palavra "Origami" e a origem desta arte e do papel.

2 - Montar esquema que apresente a linguagem do Origami (smbolos utilizados na dobradura: Linha do vale, linha da montanha, virar, girar, dobrar por dentro, dobrar por fora, plissagem, achatar ou afundar ) 3 - Fazer uma exposio em sua seo com pelo menos 10 dobraduras 4 - Apresentar por escrito bibliografia sobre o Origami, sobre dois autores famosos nacionais ou internacionais e possuir pelo menos 01 livro de origami. 5 - Expor seus trabalhos de origami sozinho ou com os outros origamistas em outro local, como escola, biblioteca, associaes ou exposio internacional. 6 - Visitar uma exposio de origami mostrando fotos ou participar de "workshop" de origami mostrando para a seo as dobraduras feitas. 7 - Descrever os benefcios do origami. 8 - Conhecer pelo menos 2 sites ou blogs de origami. 9 - Utilizar irigamis como decorao de um evento promovido pelo Grupo Escoteiro ou Seo.

Artes Grficas
1- Identificar os vrios sistemas de impresso. 2- Citar trs tipos de letras usados em revistas ou jornais. 3- Identificar os formatos de papeis. 4- Visitar um parque grfico, apresentando um relatrio ilustrado de sua visita. 5- Compor um informativo, jornal ou revista para sua Seo. 6- Descrever a utilizao de mquinas copiadoras (tipo Xerox) e de off-set. 7- Elaborar um folder sobre o movimento escoteiro para ser divulgado em sua comunidade. 8- Saber trabalhar com um software de Desktop Publishing. 9- Compor e imprimir um jornal com dez pginas, durante dois meses, com edies semanais. 10- Explicar o processo de confeco de um fotolito. 11- Apresentar em papel vegetal uma arte final para serigrafia, para impresso em duas cores. 12- Preparar a arte de um distintivo alusivo a um evento de seu Grupo Escoteiro.

Artesanato
Pr-requisito: Executar um trabalho artesanal com um dos materiais a seguir, para o Nvel 1; dois trabalhos artesanais com um ou mais materiais a seguir, para o Nvel 2 e trs trabalhos artesanais com um ou mais materiais a seguir, para o Nvel 3: vime; couro; papel mach; corda; vidro; pedra; madeira; argila; metal; E.V.A.; garrafa PET; jornal; outros. 1 - Pesquisar sobre as ferramentas e as matrias primas empregadas em pelo menos dois tipos de trabalho artesanal. 2 - Citar o artesanato predominante em cinco cidades do Brasil, explicando sua importncia na cultura local. 3 - Visitar uma exposio ou Feira de artesanato. 4 - Passar uma manh ou uma tarde com um arteso, elaborando um relatrio que descreva suas atividades. 5 - Promover na Seo uma exposio de, pelo menos trs artesos, onde eles possam demonstrar e debater suas tcnicas artesanais. 6 - Ensinar para a patrulha ou seo um trabalho artesanal.

Colees
Pr-requisito: Possuir uma coleo de no mnimo, cem objetos distintos, para o nvel 1; trezentos objetos distintos, para o nvel 2; e quinhentos objetos distintos, para o nvel 3; 1 - Relatar o porqu de sua coleo e a histria dos objetos colecionados. 2 - Explicar as caractersticas, forma de classificao e montagem de sua coleo. 3 - Ter sua coleo bem montada e organizada sistematicamente. 4 - Demostrar as tcnicas para sua conservao. 5 - Explicar como adquire os objetos de sua coleo, indicando, se for o caso, as oportunidades de troca. 6 - Manter contato com outros colecionadores, relacionando-se com clubes ou associaes, se for o caso. 7 - Organizar na Seo uma exposio de sua coleo. 8 - Conhecer e possuir literatura referente sua coleo 9 - Orientar algum na organizao e manuteno de uma coleo.

Cultura Brasileira
1- Fazer um lbum com as principais obras de Aleijadinho, comentando-as. 2- Apresentar a sua Seo uma palestra de 15 minutos sobre a influncia negra na cultura brasileira. 3- Fazer um relatrio sobre a evoluo das artes plsticas no Brasil, destacando as principais obras. 4- Relatar a histria do Teatro no Brasil, identificando os principais grupos de teatro (Teatro Brasileiro de Comdia TBC, Teatro de Arena, Teatro Oficina, Asdrbal Trouxe o Trombone, etc.), autores e peas. 5- Relatar a histria da arquitetura no Brasil, identificando os seguintes estilos de poca: barroco, neoclssico, ecltico, neocolonial e contemporneo. 6- Identificar na sua cidade construes que representem, pelo menos, trs diferentes estilos de poca da arquitetura brasileira. 7- Explicar a importncia da Semana de Arte Moderna, de 1922, na cultura brasileira. 8- Explicar a importncia do Cinema Novo na cultura brasileira. 9- Promover um debate em sua Seo sobre a cultura brasileira e suas formas de manifestao.

Dana
1 - Elaborar e apresentar Seo uma pequena monografia sobre 3 (trs) ritmos diferentes, detalhando o de sua preferncia. 2 - Estar frequentando aulas de dana por um perodo no inferior a 1 (um) ano. 3 - Saber danar 3 (trs) ritmos diferentes, trajando-se e maquiando-se adequadamente para cada um deles. 4 - Apresentar Seo fotos ou fitas de vdeo obtidas em 3 (trs) apresentaes pblicas de que j tenha participado. 5 - Preparar e apresentar Seo uma coreografia com durao mnima de 3 (trs) minutos. 6 - Apresentar Seo a biografia de 2 (dois) artistas destacados na modalidade que pratica.

Dana Folclrica

Pr-requisito: Conhecer o significado das cores e adereos dos trajes tpicos nas danas que representa, sendo obrigatrios pelo menos um para o nvel 1, dois para o nvel 2 e trs para o nvel 3. 1 - Fazer parte do quadro de dana de um grupo folclrico por um perodo no inferior a 1 (um) ano. 2 - Apresentar Seo fotos ou fitas de vdeo obtidas em 3 (trs) apresentaes pblicas de que j tenha participado. 3 - Explicar Seo as diferenas e semelhanas entre folclore, tradies, lendas e mitos. 4 - Ser reconhecido por seus colegas de grupo folclrico pela assiduidade, responsabilidade, dedicao e bom companheirismo, nos ensaios e apresentaes pblicas. 5 - Saber localizar em um mapa as regies de onde provm as danas que seu grupo folclrico representa. No caso de grupos folclricos que representam outros pases, identificar em um mapa do Brasil onde se localizam as principais colnias de imigrantes. 6 - Conhecer e explicar Seo o significado dos movimentos de 3 (trs) danas tpicas. 7 - Conhecer o significado das cores e adereos dos trajes tpicos nas danas que representa, sendo obrigatrios pelo menos 1 (um) para o Nvel 1, 2 (dois) para o Nvel 2 e 3 (trs) para o Nvel 3. 8 - Trajar-se e maquiar-se adequadamente para uma apresentao do grupo folclrico de que faz parte. 9 - Fazer uma exposio para a seo sobre a dana folclrica que voc pratica: mostrando os trajes, principais movimentos, origem, etc. e ao fim da exposio promover uma apresentao do seu grupo folclrico.

Estudos da Bblia
1 - Relacionar os nomes de quatro evangelistas e os smbolos usados para represent-los. 2 - Apresentar a Bblia para sua seo, explicando que o livro sagrado dos cristos, informando a todos: a) o significado da palavra Bblia; b) de quantos livros formada; c) como est dividida; d) sua importncia para cristos e judeus. 3 - Montar um prespio buscando na Bblia os textos que relatam o nascimento de Jesus e represent-lo. 4 - Contar sua seo, com encenao ou tcnica de contar histrias, uma cena do evangelho. 5 - Possuir e usar frequentemente a Bblia. 6 - Demonstrar ao Assessor Religioso Escoteiro ou ao seu Chefe, ou ao seu examinador, que sabe encontrar citaes na Bblia atravs de designaes numricas (ex. Mt 5,1-4 ....). 7 - Marcar no mapa da Palestina os lugares em que se deram os principais acontecimentos sobre a vida de Cristo. 8 - Apontar os fundamentos bblicos em pelo menos trs artigos da Lei Escoteira. 9 - Organizar e apresentar, com sua patrulha, uma encenao teatral sobre uma passagem do evangelho. 10 - Buscar no Antigo Testamento as principais profecias referentes a Cristo. 11 - Traar um paralelo entre os quatro evangelhos, ressaltando os fatos ou passagens narrados por mais de um evangelista. 12 - Preparar um jovem de sua patrulha para uma das especialidades religiosas.

Fotografia
1 - Listar os fundamentos da fotografia, relacionando os conhecimentos cientficos que explicam seu funcionamento. 2 - Relatar a origem da fotografia e sua evoluo histrica. 3 - Citar os modelos mais comuns de cmaras fotogrficas e a construo de trs delas, bem como os tipos de filme e suas caractersticas. 4 - Demonstrar que entende o funcionamento do mecanismo da focalizao, do disparador e do diafragma de sua mquina fotogrfica. 5 - Apontar o material mais comumente empregado na fotografia, seu manuseio e cuidados, citando os termos tcnicos mais utilizados na atividade. 6 - Mostrar conhecimento de iluminao de interior e ao ar livre. 7 - Tirar, revelar e expor vinte e quatro fotografias de interiores, paisagens, animais e pessoas. 8 - Diagnosticar erros em doze fotografias mostradas pelo Examinador, ordenando-as segundo os mritos dos erros que apresentam, em sua opinio, justificando a ordenao. 9 - Fazer uma mquina fotogrfica com uma caixa de sapatos ou uma lata, e mostrar uma fotografia obtida com seu uso.

Fotografia Digital
1 - Explicar o funcionamento bsico de uma cmera fotogrfica digital compacta. 2 - Demonstrar o uso correto da cmera, como formatar o carto de memria, escolher a resoluo e a qualidade das fotos. 3 - Demonstrar como tirar fotografias e transferi-las para computador. 4 - Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condies de uso. 5 - Explicar as vantagens / desvantagens de pelo menos cinco formatos de arquivo digital e o uso recomendado para cada um deles ( por exemplo TIFF, PNG, GIF, JPG, BMP, DNG, RAW, CRW, CR2, NEF ) 6 - Explicar com exemplos de suas prprias fotografias, ou fotografias de terceiros, ou imagens em revistas ou livros ou retiradas da Internet, como esses elementos afetam a qualidade e o impacto de uma imagem: 1) O uso de luz natural e flash; 2) O controle de abertura do diafragma (f-stop); 3) A velocidade do obturador; 4) A regra dos teros; 5) O foco seletivo e 6) As linhas convergentes. 7 - Utilizar uma mquina fotogrfica digital avanada (D-SLR - Digital Single Lens Reflex) em modo manual. Demonstrar como instalar e remover o carto de memria, format-lo, configurar a resoluo e a qualidade das fotos, demonstrar como tirar fotografias em modo manual utilizando o fotmetro da mquina e transferir as fotos para um computador. Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condies de uso. 8 - Demonstrar em um computador como fazer o tratamento de fotografias digitais, acertando a exposio, contraste, temperatura das cores, luz de preenchimento, remoo de olho vermelho, corte, etc. Escolher cinco fotos suas que precisam de alguma forma de ajuste, fazer as correes necessrias, exportar uma verso das fotografias corrigidas e compar-las com os arquivos originais. Qualquer programa de ajuste de imagem pode ser utilizado. 9 - Fazer uma das seguintes atividades, que deve ser escolhida com a orientao de seu examinador: 1) Produzir um registro fotogrfico utilizando uma mquina fotogrfica digital, de algum evento ou atividade, com um enfoque fotojornalstico. Escolher de 8 a 12 fotos que melhor contm a estria e preparar uma apresentao para a sua matilha ou patrulha, que pode ser com fotos impressas ou um slide show no computador. 2) Escolher um tema de seu

interesse e realizar um ensaio fotogrfico sobre o assunto utilizando uma mquina fotogrfica digital. Escolher de 8 a 12 fotos que melhor representem o seu trabalho e preparar uma apresentao para a sua matilha ou patrulha, que pode ser com fotos impressas ou um slide show no computador. 10 - Discutir com seu examinador as qualidades e os problemas de 10 fotos apresentadas pelo examinador. Explicar qual a mensagem que cada foto est transmitindo e o que poderia ser feito para aumentar o impacto de cada uma dessas imagens. 11 - Fotografar com uma mquina fotogrfica digital e imprimir em uma impressora pessoal ou mandar imprimir em um minilab digital, cinco fotografias com um tamanho mnimo de 10 x 15 cm. 12 - Com a orientao de seu examinador, escolher um fotgrafo relevante, Brasileiro ou estrangeiro, da atualidade ou do passado, e fazer uma apresentao de dez minutos sobre a vida e a obra do fotgrafo escolhido, e a importncia do seu trabalho para o mundo da fotografia.

Genealogia
1- Explicar o Significado de Genealogia. 2- Apontar a origem de sua famlia. 3- Trazer fotos de sua famlia onde apaream, no mnimo, representantes de quatro geraes. 4- Descrever sua rvore genealgica at, no mnimo, cinco geraes por parte de pai e me. 5- Identificar a origem do seu sobrenome. 6- Trazer algum documento que comprove informaes sobre sua rvore genealgica. 7- Entrevistar seu familiar mais antigo e apresentar uma foto tirada em sua companhia. 8- Apresentar o Braso de sua Famlia, se tiver; caso contrrio construir um, explicando-o. 9- Citar alguns pases que adotam o sistema patriarcal e os que adotam sistema matriarcal, quanto ao nome da famlia. 10- Explicar o Significado de Herldica. 11- Descrever os Elementos que Caracterizam um Braso de Famlia. 12- Descrever o braso da famlia Imperial.

Grafite
1 - Demonstrar conhecimento sobre o conceito e histria do Grafite, citando alguns grafiteiros de renome, seus estilos e suas obras. 2 - Explicar a diferena entre Grafite e pichao, entendendo a importncia de obter autorizao antes de grafitar qualquer local. 3 - Conhecer os materiais utilizados no Grafite e us-los em suas produes. 4 - Explicar quais so as modalidades do Grafite apontando suas diferenas e reconhecendoas em imagens que lhe forem apresentadas por um examinador. 5 - Realizar um Grafite de tema livre vista do examinador. 6 - Criar e executar um mural grafitado sobre o Movimento Escoteiro em local previamente autorizado.

Histria Aeroespacial
1 - Contar detalhadamente a histria de Alberto Santos Dumont. 2 - Contar detalhadamente a histria da conquista da Lua. 3 - Contar a histria da Modalidade do Ar no Brasil. 4 - Contar a histria da criao do Comando da Aeronutica no Brasil. 5 - Contar a histria de uma indstria aeronutica ou aeroespacial. 6 - Contar a histria da criao de uma companhia area, nacional. 7 - Contar a histria do Programa Aeroespacial brasileiro. 8 - Fazer uma apresentao com fotos, textos e todo material possvel a respeito de um s da aviao brasileira ou da conquista do espao. 9 - Contar a histria da criao da aviao militar das trs armas nacionais (Exrcito, Marinha e Aeronutica) 10 - Contar a histria do Correio Areo Nacional e sua importncia na integrao do territrio nacional. 11 - Contar a saga do JAH ou outra epopeia aeronutica de sua livre escolha. 12 - Explicar o que eram os "RAIDS" e quais foram os principais realizadores no Brasil.

Histria Brasileira
1 - Em um mapa do seu Municpio, marcar os principais monumentos histricos. 2 - Relatar a histria de trs dos monumentos assinalados no item 1. 3 - Pesquisar sobre a biografia de trs vultos histricos do Brasil. 4 - Organizar uma apresentao teatral de uma passagem histrica real de sua Regio Geogrfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), encenando-a com companheiros de seo, devidamente caracterizados. 5 - Pesquisar sobre a evoluo das Bandeiras Nacionais, explicando o significado da bandeira atual. 6 - Apresentar uma reportagem sobre um fato ou local histrico de nosso Pas. 7 - Fazer um mural com fotografias ou gravuras dos presidentes do Brasil, de 1889 at hoje. 8 - Identificar os principais momentos da Histria do Brasil (Descobrimento, Colonizao, Colnia-Reino, Independncia, Primeiro Reinado, Segundo Reinado, Repblica Velha, Estado Novo, Regime Militar, Abertura e Impeachment ), demonstrando conhecimentos bsicos sobre cada um deles. 9 - Descrever as raas de compem o povo brasileiro.

Histria da Arte
1 - Explicar para a Seo a importncia da arte na histria e cultura de uma civilizao ou de um povo. 2 - Escolher um (a) artista plstico de sua preferncia e fazer uma pesquisa iconogrfica de sua obra. Montar uma exposio dessas imagens na sede de seu Grupo Escoteiro. 3 - Pesquisar os endereos e horrios de funcionamento dos principais museus de arte e teatros de sua cidade (ou seu estado), colocando essas informaes disposio da comunidade escoteira. 4 - Escolher cinco obras de arte visual de qualquer poca ou lugar e indicar: material utilizado, tcnica, estilo e importncia. 5 - Escolher um(a) representante das artes cnicas e pesquisar sua biografia, relatando oralmente ou por escrito para sua patrulha ou seo.

6 - Descrever as caractersticas de cinco diferentes estilos de uma das linguagens artsticas sua escolha. 7 - Elaborar um trabalho sobre a semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, indicando os principais participantes e a importncia desse movimento para a arte brasileira. 8 - Organizar para a sua patrulha ou seo um visita a uma exposio de pintura, exibio de bal, pea teatral ou orquestra. 9 - Demonstrar que conhece artistas de sua localidade (cidade, estado, pas) e obras de arte da atualidade.

Histria Local
1 - Discorrer sobre a histria de sua cidade natal. 2 - Apontar a origem da populao de seu Estado e de sua cidade natal. 3 - Montar um lbum com fotografias e gravuras sobre a histria de sua cidade natal (se voc mora na capital de seu Estado, substituir "sua cidade natal" por cidade natal de algum outro parente seu) 4 - Montar um lbum com fotografias e gravuras sobre a histria da capital de seu Estado. 5 - Citar a influncia dos imigrantes na comida, na msica, na dana e no vocabulrio da populao de seu Estado. 6 - Identificar no mapa as principais cidades do Estado, apontando onde foi iniciada sua colonizao. 7 - Entrevistar pelo menos trs pessoas de origens diferentes que formaram a populao do seu Estado, apresentando um relatrio ao seu Examinador. 8 - Aprender uma dana tpica do seu Estado. 9 - Preparar trs pratos tpicos do seu Estado.

Histria Martima
1 - Pesquisar e apresentar a Histria do surgimento da navegao em geral no mundo e como se desenvolveu sua evoluo at o presente. 2 - Pesquisar e apresentar a Histria da Marinha do Brasil, seus expoentes e lderes que valorizam sua tradio, bem como sua evoluo tecnolgica. 3 - Pesquisar e apresentar a Histria da Marinha Mercante do Brasil, no Imprio e na Repblica. 4 - Pesquisar e apresentar a Histria da navegao fluvial no Brasil e suas possibilidades nas diversas regies geogrficas. 5 - Pesquisar e apresentar a Histria da arte marinheira e naval, pesquisando e apresentando o resultado Seo 6 - Visitar algum museu ou feira nutica, montando um painel sobre o evento, a ser exposto em seu Grupo Escoteiro.

Histria Mundial
1 - Dizer em que perodos a histria foi dividida, citando os acontecimentos que marcaram a transio de cada era. 2 - Citar as principais maravilhas da antiguidade, e escrever um texto resumido sobre uma das principais civilizaes da antiguidade. 3 - Apresentar para a seo as principais inovaes da idade mdia, e elaborar um texto explicativo sobre a estrutura de um feudo.

4 - Apresentar para a seo a histria do Imprio Otomano que marcou a transio da idade mdia para a idade moderna. 5 - Apresentar para a seo os principais pases precursores do colonialismo, o que eles buscavam e as consequncias para os pases que foram colonizados e submetidos ao controle de suas metrpoles. 6 - Explicar o que foi a Revoluo Industrial e sua contribuio para o mundo atual. 7 - Explicar o que foi a Belle Epoque, e em que poca e continente ela ocorreu. 8 - Expor um texto sobre a Primeira Guerra Mundial, citando os principais precursores, o porque da guerra e as consequncias dela para a Europa e o resto do mundo. 9 - Expor um texto sobre a Segunda Guerra Mundial, o porque da guerra e as consequncias dela para resto do mundo.

Leis
1 - Definir Lei e Direito. 2 - Discutir com o examinador, um assunto escolhido entre: A Constituio Brasileira; O Sistema Judicirio Brasileiro; Um julgamento famoso realizado no Brasil. 3 - Explicar sucintamente, abordando o contedo, os assuntos tratados e as finalidades dos seguintes diplomas legais: Cdigo Civil; Cdigo Tributrio; CLT; Cdigo Penal; Cdigo Comercial; Cdigo de Trnsito. 4 - Fazer uma anlise do Cdigo de Defesa do Consumidor, realizando em sua vizinhana uma pesquisa sobre sua correta aplicao no dia-a-dia. 5 - Explicar os processos de criao e reformulao das Leis no Brasil. 6 - Conhecer a diferena entre Leis Municipais, Estaduais e Federais. Distinguir Constituio, emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues. 7 - Descrever os critrios adotados para a escolha de jurados. 8 - Explicar quais so os critrios adotados para a realizao de um Jri Popular. 9 - Ter conscincia sobre como colaborar para o fiel cumprimento das Leis e normas vigentes no Brasil. 10 - Conhecer as clusulas ptreas relacionadas pela Constituio Brasileira e saber qual a importncia dessa garantia. 11 - Acompanhar uma sesso de um Julgamento no Tribunal do Jri. 12 - Esclarecer os tipos de provas admitidas pelo Sistema Judicial Brasileiro.

Leitura
1 - Escolher seis livros para leitura, observando, necessariamente, os seguintes gneros: fico, no fico, poesia, biografia, crnica e dramaturgia; aps a leitura, discutir com o examinador um resumo de cada obra, discutindo seus fundamentos. 2 - Discutir com o examinador sobre trs artigos extrados de jornais e revistas, que englobem trs diferentes assuntos de sua livre escolha (por exemplo: esporte, meio ambiente, poltica, religio e problemas sociais). 3 - Dedicar pelo menos quatro horas ao desenvolvimento de uma atividade de leitura em dois locais diferentes escolhidos entre:uma creche; um asilo de idosos; uma instituio para cegos; um hospital. 4 - Possuir uma biblioteca pessoal devidamente organizada e catalogada, com fichas bibliogrficas de seus livros e peridicos.

5 - Ler cinco livros com temas relacionados ao Escotismo e discutir suas concluses com o examinador (diferentes dos livros do item 8). 6 - Organizar ou colaborar na organizao e na manuteno da biblioteca da Seo. 7 - Identificar as bibliotecas pblicas de sua localidade e explicar os servios que as mesmas oferecem. 8 - Ler o livro Escotismo para Rapazes e mais duas obras de B-P, discutindo suas impresses com o examinador. 9 - Demonstrar que cuida satisfatoriamente de seus livros.

Literatura
1 - Identificar os principais estilos de poca da literatura brasileira (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Modernismo), citando as principais obras e autores de cada estilo. 2 - Apontar os diversos gneros literrios (romance, poesias, contos, crnicas, etc). 3 - Citar os principais fatos da vida de cinco escritores brasileiros e apresentar uma sinopse da obra de cada um deles. 4 - Elaborar uma redao sobre um tema de sua livre escolha com pelo menos trinta linhas, demonstrando que conhece as tcnicas de redao. 5 - Escrever, com redao prpria, uma carta de pelo menos vinte linhas, sobre um assunto proposto verbalmente pelo examinador cinco minutos antes da execuo da tarefa. 6 - Organizar o Jornal Mural da Seo durante um perodo de trs meses. 7 - Atuar como Escriba de sua Patrulha ou Seo durante o perodo de trs meses. 8 - Manter os livros de patrulha de modo satisfatrio durante seis meses. 9 - Participar de um concurso de expresso literria.

Mgica e Ilusionismo
1 - Explicar a diferena entre mgica e ilusionismo. 2 - Apresentar um trabalho com a biografia de 10 grandes mgicos do mundo, sendo pelos menos um contemporneo, um do sculo XX e um do sculo XIX. 3 - Realizar um show de 25 minutos para a sua seo, tendo no mnimo 10 mgicas e no mximo 20 mgicas de sua preferncia. 4 - Dizer os princpios bsicos da mgica. 5 - Elaborar um texto explicando onde se originou a mgica e como ela vem evoluindo. 6 - Demonstrar cinco mgicas com baralho para o seu examinador. 7 - Elaborar um texto explicando o que so gimmicks. 8 - Demonstrar cinco mgicas Close-ups para o seu examinador. 9 - Elaborar um texto que explique o que o FISM e porque um evento to importante para os mgicos. 10 - Elaborar um texto sobre o principal evento brasileiro de mgica. 11 - Demonstrar cinco mgicas de mentalismo para o seu examinador. 12 - Demonstrar cinco mgicas com dinheiro para o seu examinador.

Malabares
1 - Encenar uma pequena esquete para a seo ou gravar um vdeo sobre a histria do malabarismo. 2 - Fazer com trs bolas os movimentos bsicos durante um minuto.

3 - Conhecer os diversos tipos de malabares, elaborando uma atividade com sua patrulha ou matilha, onde os outros elementos possam fazer seus malabares atravs de matrias reciclveis. 4 - Ensinar um membro da patrulha ou amigo, os movimentos bsicos de uma das modalidades de malabares. 5 - Fazer uma apresentao com no mnimo 15 minutos para sua seo e convidados. 6 - Organizar, planejar e executar uma atividade com sua patrulha ou seo, em uma creche, escola, abrigo municipal ou outra entidade de apoio aos necessitados, de no mnimo duas horas, sendo obrigatria a apresentao e ensinamento de malabarismo, no sendo vedadas outras formas artsticas de interao.

Multimdia
1 - Realizar uma palestra, para sua seo, sobre Multimdia e Teoria da Comunicao, explicando origens, definies, benefcios e limitaes tecnolgicas da atualidade. 2 - Citar os equipamentos disponveis para produo e visualizao de material multimdia, mostrando o relacionamento de pelo menos dois deles. 3 - Organizar uma seo de cinema para a sua seo com pelo menos dois filmes que apresentem ideias revolucionrias em termos de interao e multimdia. 4 - Criar uma apresentao com no mnimo vinte slides tratando de um tema escoteiro, a sua escolha. 5 - Produzir uma campanha de mdia alternativa para divulgar um evento realizado pela sua seo ou Grupo Escoteiro. 6 - Produzir um stop motion contando uma passagem de sua vida escoteira ou da vida de Baden-Powell. 7 - Produzir um comercial de rdio sobre o Movimento Escoteiro, uma rdio novela escoteira e um programa de rdio com pelo menos cinco notcias sobre assunto a sua escolha. 8 - Produzir uma propaganda de quinze segundos sobre o Movimento Escoteiro. 9 - Produzir um filme curta metragem com durao mnima de trinta minutos sobre assunto a sua escolha.

Msica
1- Tocar algum instrumento musical. 2- Ter noes bsicas sobre leitura de partituras. 3- Possuir um cancioneiro com canes escoteiras. 4- Apresentar um trabalho sobre msica clssica, sendo o compositor de sua livre escolha; utilizar recursos audiovisuais e explanar sobre as caractersticas da obra apresentada. 5- Citar os instrumentos musicais mais utilizados em quatro gneros musicais de sua livre escolha, tais como: clssico, erudito, rock, pop, MPB, samba, etc. 6- Fazer um instrumento musical simples. 7- Apresentar uma composio de sua autoria para um plateia mnima de cinquenta pessoas. 8- Conhecer a estrutura e funcionamento de uma orquestra e de um coral. 9- Apresentar duas canes escoteiras de sua autoria em um Fogo de Conselho.

Oratria
1 - Descrever a importncia histrica da oratria. 2 - Demonstrar que domina as tcnicas de expresso em pblico, discorrendo sobre tema definido pelo examinador. 3 - Escrever e ler em pblico um discurso com pelo menos 750 palavras. 4 - Propor dois assuntos e conduzir adequadamente um debate sobre eles. 5 - Falar durante um debate sobre assunto convenientemente preparado, na presena do examinador, com apontamentos precisos e ordenados. 6 - Ler corretamente um texto com 300 palavras que no tenha visto anteriormente. 7 - Demonstrar que conhece os deveres do presidente de uma reunio ou debate, atuando nessa condio. 8 - Fazer um improviso, com durao entre trs a cinco minutos, sobre um assunto escolhido entre trs sugeridos pelo examinador. 9 - Recitar uma poesia.

Pintura e Desenho Artstico


Pr-requisito: Realizar pinturas ou desenhos artsticos: trs trabalhos para o nvel 1; cinco trabalhos para o nvel 2 e oito trabalhos para o nvel 3 1 - Explicar sobre os materiais e ferramentas utilizados na realizao de seus trabalhos. 2 - Apontar as caractersticas das tcnicas empregadas em cada pintura ou desenho realizado. 3 - Identificar, a partir de uma pintura ou desenho real, as tcnicas e materiais empregados. 4 - Realizar uma pintura ou desenho, de observao ou de imaginao, vista do examinador. 5 - Demonstrar conhecimento sobre a obra de cinco pintores e cinco desenhistas. 6 - Visitar um museu de Arte ou Galeria ou Exposio e preparar uma apresentao para a sua Seo 7 - Realizar a releitura de uma obra de arte conhecida e explicar os significados. 8 - Passar um perodo de no mnimo 4 horas no atelier de um pintor ou desenhista e elaborar um relatrio oral que descreva as atividades do artista 9 - Promover uma exposio com cpias de obras de artistas famosos que mostrem as tcnicas e princpios de quatro estilos ou escolas de pintura. 10 - Fazer uma apresentao sobre um estilo de pintura ou desenho, ilustrando com figuras ou projees e indicando as suas caractersticas e os mais notveis representantes. 11 - Promover no Grupo Escoteiro a exposio com obras e a presena de um artista, que demonstre as suas tcnicas. 12 - Promover uma oficina de arte em sua Seo ou Grupo, que possibilite a participao de todos e exponha os trabalhos ali realizados.

Pintura em Tela
1 - Apresentar os principais materiais necessrios para uma pintura em tela e sua conservao. 2 - Preparar a superfcie para receber a pintura (o desenho em carvo). 3 - Apresentar diversos tipos de tinta e identificar as diferenas de cada uma. 4 - Apresentar as cores bsicas.

5 - Apresentar as possibilidades nas misturas das tintas quanto as cores primrias, secundrias e tercirias (palheta). 6 - Pintar uma tela preparada misturando as tintas na palheta. 7 - Aplicar as cores quentes e frias (cromticas) branco e preto (acromticas). 8 - Explicar as diversas tcnicas de pintura. 9 - Usar alm dos pincis outras tcnicas (esptulas, dedo, papel, etc.), e ter conhecimento dos tipos de pincis utilizados na pintura 10 - Utilizar os distintos processos de limpeza dos materiais segundo o tipo de tinta usada (aguarrs, gua, etc.) 11 - Descrever os procedimentos de segurana quanto as tintas txicas e adotar na armazenagem a conservao correta do produto. 12 - Apresentar uma declarao de frequncia em curso de desenho e pintura, no mnimo, cinco perodos, totalizando 20 (vinte) horas.

Plastimodelismo
Pr-requisito: Montar um plastimodelo de sua escolha (avio, barco, carro, motocicleta, veculo militar, figura ou fico). 1- Montar outro plastimodelo de sua escolha (avio, barco, carro, motocicleta, veculo militar, figura ou fico). 2- Fazer uma exposio de modelos que tenha construdo ou montado. 3- Identificar fornecedores de modelos para montar, apontando os custos e dificuldades de montagem de cinco diferentes modelos a sua livre escolha. 4- Instruir os membros de uma Seo nas regras e tcnicas a observar na montagem de modelos. 5- Explicar tcnicas de manuteno e conservao de modelos montados. 6- Explicar quando devem ser utilizados trs tipos de colas usadas no plastimodelismo.

Produo udio Visual


Pr-Requisitos: Planejar, organizar e executar um filme de curta metragem, sonorizado, atendendo as exigncias tcnicas bsicas em vdeo. De cinco minutos para nvel 1; dez minutos para nvel 2 e quinze minutos para nvel 3. 1 - Apresentar para a seo a histria da televiso brasileira. 2 - Identificar as diferenas entre captulo, episdio, srie e gnero. 3 - Diferenciar o que uma edio linear e uma edio no linear. 4 - Conhecer um estdio de televiso e explicar o significado da terminologia empregada. 5 - Explicar os principais sistemas televisivos ( NTSC, PAL-M, HDTV ). 6 - Fazer um roteiro para um filme de trs minutos com o intuito de divulgar o Movimento Escoteiro.

Tradies
1- Conhecer a cultura popular de seu Estado (antiga e atual). 2- Realizar uma pesquisa sobre um aspecto da antiga cultura de seu Estado, buscando documentar os dados disponveis e apresent-la a sua Seo. 3- Fazer uma exposio sobre a cultura popular visando sensibilizar a comunidade para a sua importncia.

4- Preparar uma apresentao no Fogo de Conselho sobre a antiga cultura popular de seu Estado (ou de outro Estado), com detalhes de vestimentas, canes e artefatos tradicionais. 5- Fazer um mapa de nosso Pas identificando as tradies culturais de cada Estado. 6- Ter um conhecimento geral sobre as vestimentas, costumes, festas populares, canes, instrumentos musicais, danas e artefatos de cermica em seis estados brasileiros.

Tradies Indgenas
1 - Listar dez grupos indgenas de nosso Pas, pelo menos um de cada uma das regies geogrficas brasileiras, localizando-as em um mapa. 2 - Conhecer uma etnia presente em seu estado no presente e uma que tenha sido extinta, identificando os fatores que levaram a isto. 3 - Visitar uma reserva indgena ou um museu sobre a cultura indgena, documentando o que foi observado. 4 - Confeccionar a maquete de uma habitao indgena, somente com materiais naturais, especificando a tribo qual pertence. 5 - Pesquisar e aplicar dois jogos indgenas. 6 - Preparar dois pratos indgenas e cozinh-los da forma indgena. 7 - Mostrar e explicar a evoluo de oito prticas ou costumes atuais que tiveram origem indgena. 8 - Organizar e apresentar a dramatizao de uma lenda indgena, providenciando os objetos caractersticos necessrios e, dentro do possvel, com a devida caracterizao. 9 - Confeccionar para si um traje indgena, mostrando a fonte de pesquisa. OBS.: Todos os itens se referem a ndios brasileiros.

Videogame
1 - Compreender o roteiro do jogo escolhido, terminando o jogo e fazendo um relatrio. 2 - Relatar sobre procedimentos de segurana ao ligar aparelhos na rede eltrica. 3 - Explicar a um colega de Patrulha ou da Alcateia como surgiram os videogames. 4 - Explicar a importncia da restrio de faixa etria em determinados jogos. 5 - Montar com seu responsvel ou pais, uma lista de tarefas incluindo um horrio para jogar videogame e realizar isso durante um ms. 6 - Escolher um jogo de videogame que gostaria de comprar, efetuar uma pesquisa de preo com trs estabelecimentos, juntar e adquirir com suas economias, de preferncia de pequenos trabalhos. 7 - Promover um debate ou estudo de caso com a sua Seo sobre o tema da pirataria, juntamente com convidados. 8 - Jogar no mnimo duas horas de videogame com uma pessoa com mais de 65 anos, ao fim, aprender com essa pessoa, no mnimo dois jogos da infncia dela e aplicar aos jovens de sua patrulha ou alcateia. 9 - Organizar, coordenar e executar um torneio de videogame na sua tropa ou alcateia, convidando outros escoteiros e jovens da mesma faixa etria.

Desportos
Arco e Flecha
1 - Elaborar um trabalho escrito sobre Arco e Flecha, citando sua origem, evoluo histrica e caractersticas. 2 - Apresentar para a Seo um trabalho sobre regulamentao da prtica do Arco e Flecha como atividade esportiva. 3 - Demonstrar todos os tipos de Arcos, tipos de Flechas, tipos de pontas e tipos de Competio. 4 - Demonstrar conhecimento sobre ancoragem, postura, nomenclatura e medidas envolvidas no esporte. 5 - Ter conhecimento das regras de segurana para manejar um Arco e Flecha. 6 - Explicar o que faz a Associao Nacional e Internacional de Arco e Flecha e o tipo de competies desse esporte. 7 - Ter conhecimento prtico de Arco e Flecha mediante Curso de tiro com Arco e Flecha, com prtica mnima de 6h. Este item obrigatrio para qualquer nvel onde se conquiste itens que vo alm da teoria fazendo uso do Arco e Flecha. 8 - Participar de uma prova simulada de tiro de Arco e Flecha com pontuao mnima: sendo 50% das flechas pontuando a 10 metros - Alvo FITA ou IFAA e 30% das flechas pontuando a 15 metros - Alvo FITA ou IFAA. Esse item s poder ser efetuado, aps Curso de Tiro com uso do Arco e Flecha conforme item 07. 9 - Participar de prova com monitoramento de Juiz habilitado, item esse que s poder ser efetuado mediante participao anterior em uma Competio de Tiro de Arco e Flecha conforme item 08.

Artes Marciais
1 - Relatar a origem de uma arte marcial de sua livre escolha, seu desenvolvimento histrico e filosfico 2 - Descrever as regras mais comuns que regem as competies da arte marcial escolhida. 3 - Estar praticando a arte marcial escolhida h mais de seis meses e demonstrar conhecimento dos fundamentos bsicos de sua graduao, incluindo bases, golpes, defesas e formas. 4 - Fazer uma demonstrao da arte marcial escolhida, diante da Seo, apresentando, com a participao de outro praticante, seu uso como defesa pessoal, destacando a contribuio da prtica dessa arte marcial na sua formao pessoal. 5 - Participar de pelo menos trs competies da arte marcial escolhida, promovidas por entidade oficial ( Confederao, Federao, Liga, rgos do governo, fundaes municipais de desportos, etc. ). 6 - Possuir graduao mnima equivalente ao 1 Kyu ( Faixa marrom ) na arte marcial escolhida.

Canoagem
1 - Explicar quais os tipos de canoas e suas origens. 2 - Preparar uma canoa para esporte e passeio. 3 - Explicar as regras e equipamentos de segurana para o esporte. 4 - Efetuar manobras, embarque e desembarque.

5 - Planejar uma excurso com outros canostas, em mar ou rio 6 - Participar de uma competio ou demonstrar ao examinador habilidade e resistncia para um trajeto de 5 Km.

Capoeira
Pr-Requisito - Participar de um Grupo de Capoeira por um perodo mnimo de um ano para o Nvel 1, dois anos para o Nvel 2 e trs anos para o nvel 3 1 - Explicar as diferenas entre os estilos de capoeira, Angola e Regional. 2 - Contar a origem histrica da Capoeira atravs de uma palestra para jovens da mesma faixa etria. 3 - Demonstrar que sabe tocar os instrumentos musicais da Capoeira (berimbau e pandeiro) e opcionais (agog, reco-reco e atabaque). 4 - Cantar trs musicas de Capoeira. 5 - Demonstrar movimentos bsicos da Capoeira (ginga, meia- lua, beno, esquivas, etc. 6 - Convidar seu grupo de Capoeira para realizar uma roda no seu Grupo Escoteiro e demonstrar seu jogo na mesma.

Ciclismo
Pr-requisito: Demonstrar que sabe andar de bicicleta, fazendo um percurso estabelecido pelo examinador, com o mnimo de 500 metros. 1 - Demonstrar para o examinador conhecimento sobre a mecnica das bicicletas. 2 - Apresentar as regras de segurana e o Cdigo de Trnsito para ciclistas, tanto na cidade como no campo. 3 - Participar de uma competio de ciclismo, de qualquer modalidade (montanhismo, velocidade, acrobacia, etc.), promovida por entidade oficial (Confederao, Federao, Liga, rgos de Governo, Fundaes Municipais de desportos, etc) ou participar de passeio ciclstico em sua cidade ou comunidade. 4 - Realizar pequenos consertos e regulagens em sua bicicleta, tais como: ajustar correntes e freios, centrar rodas, substituir raios (vares), trocar pneus e cmaras, etc. 5 - Apresentar Seo uma palestra ilustrada sobre os equipamentos e acessrios de segurana previsto no Cdigo de Trnsito. 6 - Organizar uma atividade ciclstica para a Seo, levando em conta os aspectos de segurana, escolha dos percursos, equipamentos e acessrios obrigatrios, material e equipamento de primeiros socorros, etc.

Corrida de Orientao
1 - Citar as modalidades de orientao. 2 - Explicar as regras bsicas dos campeonatos de orientao. 3 - Usar o prisma, o mapa e a bssola. 4 - Estar filiado a um clube ou federao 5 - Ter participado de competies oficiais. 6 - Citar a regra sobre conscincia ecolgica. 7 - Citar a simbologia usada nos mapas. 8 - Apresentar as imagens do uniforme e material usado nas competies. 9 - Apresentar para o GE um resumo sobre o esporte. 10 - Montar uma pista azimute distncia para o seu Grupo com utilizao de prismas.

11 - Organizar uma competio que envolva trs Grupos Escoteiros ou mais. 12 - Montar ou integrar uma equipe de membros do movimento escoteiro (selecionando, treinando) para participar de uma competio oficial.

Corrida de Rua
Pr-Requisitos - Participar de ao menos duas corridas, sendo: at 1 Km para o nvel 1; percurso de 4 Km para o nvel 2 e corrida com percurso de 06 a 10 Km para o nvel 3 1 - Apresentar para a sua seo a histria da modalidade, os maiores Maratonistas da atualidade e a histria do Etope Abebe Bikila. 2 - Conhecer o seu tipo de pisada, e descrever cada uma das existentes: neutro, pronada ou supinada. 3 - Explicar para o examinador a diferena entre corrida de curta distncia, meio-fundo e fundo. 4 - Explicar ao examinador pelo menos 4 benefcios da prtica de corrida. 5 - Relatar a importncia da hidratao em provas. 6 - Explanar para o examinador sobre a importncia de uma alimentao equilibrada, a ingesto de carboidratos e a preferncia por alimentos de fcil digesto antes das provas. 7 - Fazer a apresentao para a sua seo, mostrando a importncia do aquecimento antes de uma corrida e da desacelerao e do alongamento ao final de uma prova. 8 - Demonstrar conhecimento sobre as leses mais comuns. 9 - Conhecer uma associao de Corredores de Rua de seu Estado. 10 - Conhecer as maiores corridas de Rua de seu pas. 11 - Demonstrar conhecimento sobre o World Major Marathon Series, as cinco maiores Maratonas do mundo. 12 - Assistir uma prova com percurso igual ou superior a 10 km, fazendo um relatrio de suas impresses ao examinador.

Escalada
1 - Conceituar os segmentos da escalada clssica, esportiva, boulder e muro. 2 - Dsitinguir escalada livre da escalada artificial. 3 - Relacionar 10 palavras tpicas do vocabulrio da escalada e respectivos significados. 4 - Conhecer e dominar o uso tcnico dos seguintes equipamentos: cadeirinha, spatilha, capacete, aparelho de segurana tipo manual e travamento auto blocante, mosqueto, costura e fita tubular. 5 - Relatar os aspectos da fsica aplicada a escalada relativo s ancoragens e ao fator de queda. 6 - Relatar as caractersticas da corda dinmica em sua estrutura, funcionalidade e perodo de vida til. 7 - Pesquisar sobre o uso dos equipamentos de proteo mveis e fixos, e apresentar sua patrulha aps analisado pelo examinador. 8 - Realizar uma escalada em rocha com no mnimo duas cordadas, podendo ser em mvel ou mista. 9 - Compreender e explicar patrulha, a graduao de dificuldade de vias de escalada em rocha. 10 - Programar e coordenar atividade de escalada, montando ancoragem em "top rope" para segurana na escalada, a ser executada preferencialmente para a patrulha, sob superviso do examinador.

11 - Citar trs formas de impactos ambientais possveis de ocorrer numa via de escalada e como evit-los ou minimiz-los. 12 - Demonstrar compreenso da gesto de riscos em: eminncia de chuva, pedras soltas e abelhas, ambos supostamente durante a prtica da escalada. 13 - Realizar, aps a ascenso, descida da parede em segurana, com o emprego da tcnica de rappel auto-blocado. 14 - Relatar algum programa ou projeto proposto pela CBME ( Confederao Brasileira de Montanhismo e Escalada ), relatando-o em detalhes ao examinador. 15 - Executar com qualidade, o n oito duplo, oito costurado, n de fita, n UIAA, compreendendo suas aplicaes.

Estudos Desportivos
1 - Elaborar um trabalho sobre os Jogos olmpicos contendo sua origem, histria e evoluo, destacando seus principais momentos. 2 - Escolher um esporte individual e demonstrar que conhece sua origem, regras e equipamentos, citando os atuais recordistas, em mbito estadual, nacional e mundial. 3 - Escolher um esporte coletivo e demonstrar que conhece sua origem, regras, dimenses do campo para sua prtica e sistema de pontuao, citando os atuais campees, em mbito estadual, nacional e mundial. 4 - Explicar os benefcios proporcionados sade fsica e mental pela prtica constante do esporte, sabendo identificar riscos e prejuzos decorrentes de aes inadequadas, como os excessos, o uso de dopping, etc. 5 - Realizar, com os membros da Seo, uma sesso de treinamento - fsico, tcnico e ttico - de um esporte coletivo de sua livre escolha. 6 - Demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de tabelas para a organizao de campeonato, incluindo eliminatrias e rodzios em suas diferentes formas e para um nmero variado de participantes. 7 - Descrever a estrutura da organizao nacional de um esporte de sua livre escolha, identificando os nveis, os rgos integrantes e suas competncias. 8 - Elaborar e manter um lbum com fotografias e reportagens sobre um esporte de sua livre escolha, durante um perodo mnimo de trs meses. 9 - Montar um trabalho com a histria de pelo menos dez personalidades desportivas nacionais, destacando suas caractersticas e conquistas.

Excurses
Pr-requisito: Ter excursionado ao ar livre com a Seo ou Patrulha no mnimo trs vezes para o nvel 1, seis vezes para o nvel 2 e nove vezes para o nvel 3, de pelo menos dois tipos distintos e utilizando diferentes formas de deslocamento (a p, de bicicleta, embarcado, etc.). 1 - Explicar qual o material individual necessrio para os diferentes tipos de excurses, de acordo com o programa da atividade (acampamento, acantonamento, volante, fixa, etc.), e saber arrum-lo em sua mochila. 2 - Ter participado de pelo menos trs excurses com sua Seo, de dois tipos distintos e em locais diferentes, realizadas a p. 3 - Ter conhecimento de primeiros socorros, sabendo agir em casos de acidente e resgate, alm de ser capaz de organizar o material de primeiros socorros para cada tipo de excurso.

4 - Preparar o equipamento (segurana, alimentao, etc.) para diferentes tipos de excurso, acondicionando-o em sua mochila ou bornais. 5 - Participar, pelo menos, de cinco excurses, diferentes das citadas no item 2, utilizando diferentes formas de deslocamento (a p, de bicicleta, embarcado, etc.). 6 - Demonstrar, de forma prtica, a correta utilizao de mapa e bssola. 7 - Elaborar o esquema de segurana para uma excurso, levando em conta o nmero de participantes, a regio e o terreno, orientando a Seo quanto aos procedimentos a serem adotados individual e coletivamente. 8 - Organizar uma excurso para a Seo, incumbindo-se da escolha do local e da forma de deslocamento, adotando as medidas de segurana necessrias. 9 - Ter noes de radiocomunicao HT, sabendo informar ao mdico ou equipe de socorro sua localizao e dados essenciais, em caso de acidente.

Futebol
1 - Apresentar para a seo a histria do futebol brasileiro: de campo e salo, citando seus principais ttulos. 2 - Escrever uma breve biografia sobre um jogador de futebol que voc considere relevante. 3 - Demonstrar conhecer os principais esquemas tticos e coment-los. 4 - Explicar as regras bsicas de futebol de campo e salo, tais como impedimento, tiro de meta, escanteio, lateral e cartes. 5 - Assistir uma partida de futebol com o examinador e explicar durante o jogo os nomes e funes das posies dos jogadores em quadra e em campo. 6 - Demonstrar conhecer pelo menos trs tipos de dribles e passes. 7 - Assistir a um jogo de futebol televisionado, fazer anotaes, e nos intervalos fazer um retrospecto dos melhores lances. E assistir a um jogo em um estdio, apresentando um relatrio no trmino. 8 - Fazer uma visita a um estdio de futebol em um dia que no haja jogo e conhecer suas dependncias. 9 - Explicar as regras de segurana ao assistir a uma partida de futebol em um estdio, e o que fazer para evitar confuses e tumultos, dar sua opinio sobre o que os torcedores devem fazer para promover a paz nos estdios. 10 - Organizar um torneio de futebol, na modalidade de sua preferncia, entre sua tropa ou alcateia, outros grupos escoteiros e convidados, com no mnimo quatro times. 11 - Atuar como rbitro em um jogo de futebol de campo e um de salo. 12 - Conhecer pelo menos dois sistemas de pontuao de campeonatos regionais e nacionais.

Gamo
1 - Demonstrar conhecimento sobre: objetivo do jogo, posio inicial, movimentao normal e com dados duplos, captura e retirada das pedras. 2 - Demonstrar conhecimento sobre: cubo de duplicar, cubo beaver e cubo racoon. 3 - Demonstrar conhecimento sobre: regra de Crawford, regra de Jacoby, desistncia, vitria simples, por gamo ou por gamo triplo. 4 - Demonstrar que conhece algumas estratgias do jogo, com base no uso das probabilidades e na contagem de distncia. 5 - Demonstrar que conhece pelo menos duas variaes do jogo. 6 - Conhecer as normas gerais de comportamento utilizadas durante as partidas.

7 - Vencer trs partidas de cinco pontos cada, contra adversrios escolhidos pelo seu examinador. 8 - Confeccionar um tabuleiro de gamo. 9 - Ensinar as regras do jogo e organizar um torneio para no mnimo oito membros de sua Unidade Escoteiros Local, com partidas de trs pontos, responsabilizando-se pela definio prvia das regras, pela montagem da tabela e pelo registro das partidas.

Ginstica
1- Demonstrar conhecimentos bsicos de anatomia e fisiologia, descrevendo o sistema crdio- pulmonar e o mecanismo de contrao muscular, citando a funo dos exerccios aerbicos e anaerbicos. 2- Saber verificar a frequncia cardaca, no processo de exerccio, identificando a faixa de treinamento e os sinais de risco. 3- Conhecer as funes dos alimentos, identificando os diferentes grupos, vitaminas e sais minerais, e ser capaz de descrever as necessidades normais de uma pessoa. 4- Praticar, durante um perodo mnimo de seis meses, de forma programada e constante, algum tipo de ginstica (musculao, aerbica, hidroginstica, ginstica olmpica, rtmica, etc.) 5- Manter atualizado, durante o perodo mnimo de dois meses, os registros do seu programa pessoal de sade, incluindo os dados dirios de peso, calorias ingeridas, horas de sono e atividades fsicas realizadas, e as medidas semanais de altura e massa muscular (permetro de bceps, cintura, peito, etc.). 6- Elaborar um programa de exerccios fsicos para algum da sua idade, para ser desenvolvido durante seis meses. 7- Elaborar trabalho escrito e ilustrado sobre ginstica, incluindo sua origem, evoluo histrica e citando um mnimo de cinco modalidades atuais, com suas caractersticas. 8- Ser aprovado em exame mdico para a prtica de exerccios, e correr uma distncia de 2.400 metros em 12 minutos. 9- Demonstrar conhecimento de trs testes de aptido fsica, identificando suas caractersticas e funes.

Hipismo
1- Demonstrar que conhece os cuidados e o tratamento de um cavalo, incluindo limpeza e alimentao. 2- Conhecer as principais doenas e epidemias que atingem os cavalos e como evit-las, bem como os cuidados rotineiros com a sade do animal. 3- Citar, em trabalho escrito e ilustrado, as caractersticas e origem de pelo menos trs raas de cavalos. 4- Demonstrar que sabe aparelhar convenientemente um cavalo. 5- Conhecer, em linhas gerais, a histria do hipismo e as caractersticas das competies. 6- Saber montar, desmontar e cavalgar nos trs andamentos (Passo, trote e galope). 7- Saltar um cavalete com 30 cm de altura. 8- Fazer um percurso clssico de obstculos com dimenses mnimas de 1,10m de altura por 1,20m de largura. 9- Ter conhecimento da anatomia do cavalo e assistir ferragem de um animal.

Hipismo Rural

1 - Demonstrar que sabe aparelhar convenientemente um animal. 2 - Fazer um percurso na prova dos trs tambores. 3 - Fazer um percurso na prova dos Balizas. 4 - Demonstrar como apartar um lote de bezerros. 5 - Citar, em trabalhos escrito e ilustrado, as caractersticas de duas raas de cavalos mais utilizadas no hipismo rural, bem como sua origem e seu uso no mesmo. 6 - Relatar trs doenas que mais atingem os equinos, indicando seus tratamentos. 7 - Montar, desmontar e cavalgar nos trs andamentos (passo, trote e galope) 8 - Demonstrar que conhece os cuidados no trato de um cavalo, incluindo limpeza e alimentao. 9 - Em montaria, laar um bezerro solto em uma arena.

Le Parkour
1 - Contar a histria da prtica do Le Parkour, seus fundamentos, criador, objetivos, diferena entre o Parkour e o free running e outros pontos ao seu examinador. 2 - Explicar e demonstrar a importncia do aquecimento antes de uma prtica fsica. 3 - Demonstrar que tem conhecimento das roupas adequadas para a prtica de Le Parkour. 4 - Ter conhecimento de como tratar e aplicar os primeiros socorros as principais leses da prtica de Le Parkour, como escoriaes, fraturas, entorses e demais variaes de trauma por acidente ou fadiga. 5 - Demonstrar conhecimento dos movimentos bsicos da modalidade, alm de dois movimentos combinados ou de maior complexidade. 6 - Fazer um percurso de no mnimo 2.000 m em 10 min., com diferentes nveis de dificuldade, de preferncia nas redondezas da sua unidade escoteira local. 7 - Demonstrar de forma prtica possuir habilidade sobre os diferentes tipos de aterrissagem e amortizao de quedas. 8 - Orientar, planejar, capacitar e executar em sua seo uma atividade onde exista um percurso de no mnimo 1.400 m, com obstculos de diferentes nveis. 9 - Preparar um vdeo da seo, com convidados, fazendo Parkour, divulgando na internet e objetivando a divulgao da seo escoteira local.

Mergulho Autnomo Amador


1- Saber nadar e ser aprovado em exame mdico para mergulhador. 2- Ser aprovado em curso de mergulho autnomo amador, terico e prtico, ministrado por escola afiliada a CBPDS Confederao Brasileira de Pesca e Desportos Subaquticos. 3- Conhecer a legislao brasileira que regulamenta a prtica de mergulho autnomo, e saber explicar as diferenas entre amador e profissional. 4- Elaborar um trabalho escrito sobre mergulho autnomo, citando sua origem, evoluo histrica e caractersticas, fsica aplicada ao mergulho, fisiologia, acidentes possveis e tabelas de mergulho. 5- Fazer umas exposio fotogrfica sobre a fauna e a flora subaqutica, o mergulho no meio ambiente, o mergulho no meio cientfico e o mergulho turstico. 6- Ser aprovado em curso de aperfeioamento tipo: mergulho noturno, orientao subaqutica, mergulho em naufrgio, foto e vdeo subaqutico, mergulho profundo, busca e resgate, biologia marinha e arqueologia.

Mergulho Livre

1- Saber nadar e ser aprovado em exame mdico para mergulhador. 2- Ser aprovado em curso de mergulho livre, terico e prtico ministrado pela CBPDS Confederao Brasileira de Pesca e Desportos Subaquticos. 3- Conhecer a legislao brasileira que regulamenta a prtica de mergulho livre e saber explicar as caractersticas da pesca submarina. 4- Elaborar trabalho escrito sobre mergulho livre, citando sua origem, evoluo histrica e caractersticas, incluindo dados sobre fsica aplicada, fisiologia e acidentes, contribuio do mergulho livre ao meio ambiente e sociedade. 5- Participar, como mergulhador, de uma atividade de cultivo marinho ou limpeza (educao ambiental). 6- Executar um levantamento fotogrfico subaqutico, em rea de sua escolha, e organizar uma exposio com suas fotos.

Montanhismo
1 - Descrever as modalidades de escalada e montanhismo, apresentando um trabalho ao examinador. 2 - Descrever os equipamentos necessrios para a realizao das seguintes atividades: escaladas tcnicas em paredes artificiais, escaladas naturais, travessia de Cnion e atividades de montanha (trs atividades diferentes).. 3 - Demonstrar conhecimento sobre regras e equipamento de segurana nas diferentes modalidades de montanhismo e escaladas 4 - Participar de pelo menos trs atividades ligadas a montanhismo e escalada, tais como rapel, pista de cordas, escaladas tcnicas em paredes, etc. 5 - Realizar com a Seo, sob superviso direta do examinador, uma atividade de rapel. 6 - Ter noes de radiocomunicao HT. 7 - Participar de pelo menos duas ascenses a cumes com altura no inferior a 500 m. 8 - Apresentar projeto detalhado referente a uma expedio para a conquista de um cume de pelo menos 1.500 m., especificando material e recursos necessrios, treinamento, alimentao, transporte, etc. 9 - Apresentar Seo um trabalho audiovisual sobre trs montanhas situadas na Amrica.

Mountain Bike
1- Dominar a Mountain Bike, mostrando destreza em diferentes relevos e situaes. 2- Fazer um trabalho sobre equipamento de segurana para provas de Mountain Bike e sua importncia. 3- Participar de competio oficial de Mountain Bike (Cross Country, Trip Trail, Maratona, Dow Hill). 4- Montar um calendrio com as principais competies de Mountain Bike a nvel regional, estadual e nacional. 5- Fazer um passeio de Mountain Bike com outros membros do Grupo Escoteiro num percurso superior a 50 Km. 6- Conhecer os nomes das peas e acessrios que compe uma Mountain Bike. 7- Apresentar ao Grupo Escoteiro a importncia do uso da Mountain Bike como atividade fsica, esporte, qualidade de vida e contato com a natureza. 8- Participar da organizao de uma prova de Mountain Bike (Cross Country, Trip Trail, Maratona, Dow Hill). 9- Desmontar, engraxar e montar novamente uma Mountain Bike.

Natao
Pr=requisito: Demonstrar que sabe nadar fazendo 50 m em qualquer estilo. 1 - Dar um mergulho perfeito da borda de uma piscina. 2 - Boiar de costas por um perodo mnimo de um minuto, sem bater ps ou mos. 3 - Nadar 50 m, qualquer estilo, sem parada. 4 - Nadar 50 m, vestido com cala, camisa e meias. 5 - Buscar um objeto submerso em uma piscina com profundidade mnima de 3 m 6 - Demonstrar de forma prtica conhecimento de salvamento e de tcnicas de recuperao de afogados, descrevendo as regras de segurana para atividades aquticas. 7 - Despir-se ( cala, camisa e meias ) dentro de uma piscina, sem encostar os ps no fundo, em menos de um minuto. 8 - Atravessar uma piscina submerso, numa distncia mnima de 6 m. 9 - Nadar 100 m em cada estilo ( crawl, costas, peito e borboleta ). 10 - Nadar 800 m em qualquer estilo, sem parada 11 - Mergulhar de uma prancha colocada a uma altura mnima de 3 m da superfcie da gua em piscina apropriada. 12 - Rebocar outro nadador, em percurso mnimo de 15 m.

Patinao
1 - Demonstrar o uso de patins de sua livre escolha, utilizando equipamento de proteo e enumerando as regras especficas de segurana. 2 - Conhecer as partes de um patim de sua livre escolha e demonstrar como proceder para sua perfeita manuteno. 3 - Demonstrar habilidade para patinar em rea livre, usando patins de sua livre escolha. 4 - Ser capaz de realizar, sobre patins de sua livre escolha, os movimentos solicitados pelo examinador. 5 - Realizar uma apresentao simples de uso de patins para a Seo, explicando os movimentos e os diferentes graus de dificuldade. 6 - Ensinar quatro membros da Seo a patinar, em um perodo mximo de dois meses. 7 - Explicar o regulamento de uma competio de patinao artstica de sua livre escolha, sendo capaz de executar alguns movimentos bsicos. 8 - Demonstrar conhecimento das regras de hquei sobre patins ( rodas ou gelo ) e ser capaz de executar alguns movimentos bsicos desse esporte 9 - Elaborar trabalho sobre a patinao, incluindo suas diferentes modalidades, suas origens, evoluo histrica e prtica como esporte.

Pesca
1- Fazer trabalho ilustrado sobre os principais tipos de peixes brasileiros, de gua doce e salgada. 2- Demonstrar conhecimento sobre os perodos de pesca, perodos de defesa e tipos de pesca proibida, citando o tamanho mnimo permitido para pesca de trs tipos de peixe de sua livre escolha. 3- Demonstrar conhecimento das regras de segurana no uso de equipamentos de pesca e na pesca em embarcao. 4- Saber montar e desmontar um molinete ou carretilha, efetuando sua manuteno.

5- Saber preparar equipamento para pesca de arremesso, incluindo vara, molinete ou carretilha, linha, empates e anzis e chumbadas apropriadas. 6- Saber arremessar sua vara, atingindo diferentes pontos (distancias e direes) indicados por seu examinador, em mar, lagoa ou rio. 7- Demonstrar conhecimento sobre cinco diferentes tipos de isca, para gua doce e/ou salgada, a utilizao da isca adequada para tipos especficos de peixe e a forma correta de fix-las ao anzol. 8- Participar de uma pescaria, apanhar, limpar e preparar uma refeio para duas pessoas, base de peixe. 9- Manter, durante seis meses, um registro satisfatrio de suas experincias de pescaria, com detalhes de datas, horrios, condies do tempo, locais, mars (se for o caso), equipamento usado, iscas e quantidades de pescado (nmero de exemplares e peso total).

Prtica Desportiva
1 - Citar, em trabalho escrito, as caractersticas das diferentes modalidades de atletismo, incluindo pelo menos duas provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso. 2 - Demonstrar em local prprio os fundamentos bsicos de duas diferentes provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso. 3 - Participar de trs competies desportivas, em esportes de sua livre escolha, promovidas por entidades oficiais ( Confederao, Federao, Liga, rgos do governo, fundaes municipais de desportos, etc. ). 4 - Apresentar Seo uma palestra ilustrada sobre natao, citando as caractersticas das diferentes provas, incluindo tcnicas e regras. 5 - Demonstrar em local prprio as caractersticas de um estilo de natao, incluindo largada, braadas, respirao e virada. 6 - Formar e orientar tecnicamente, na Seo, uma equipe para competir em qualquer esporte, participando, em perodo de seis meses, de pelo menos seis jogos contra times de faixa etria equivalente. 7 - Organizar uma competio esportiva para a Seo ou Sees do mesmo Ramo convidadas, para um mnimo de quatro equipes, responsabilizando-se pela obteno de recursos materiais e humanos, montagem de tabelas, cerimnias de abertura e encerramento, etc. 8 - Demonstrar, utilizando recursos adequados, os fundamentos de dois esportes coletivos de sua livre escolha. 9 - Atuar como rbitro em uma partida de qualquer esporte coletivo realizada dentro das condies previstas pelas regras oficiais ( quadra, bola, uniformes, etc. )

Skateboard
Pr-Requisitos: Executar as manobras para os nveis a seguir: Nvel 1) trs manobras na BASE; Nvel 2) seis manobras, sendo trs na BASE e trs em FAKIE; Nvel 3) nove manobras, sendo trs na BASE, trs em FAKIE e trs em SWITCH ou NOLLIE. 1 - Contar para a sua seo a Origem e a histria do Skate. 2 - Reconhecer o sentido e as direes de cada pista, afim de us-la corretamente, tirando total proveito da mesma ( essa essencial para a segurana do esporte). 3 - Dominar o skateboard nos mais diversos tipos de piso ( asfalto, cimento, caladas irregulares) 4 - Relatar as diversas modalidades de skate.

5 - Demonstrar como se realiza a manuteno correta do skate, conhecendo o nome das peas e acessrios que compe o skete, bem como as respectivas ferramentas necessrias para a manuteno do mesmo. 6 - Mostrar aos membros de sua seo as 4 bases do skate. 7 - Promover uma demonstrao de skateboard para a seo. E, ensinar, no mnimo, trs manobras para uma matilha ou patrulha. 8 - Demonstrar e montar o skate em tempo hbil. 9 - Demonstrar os tipos de alongamentos principais para andar de skate ( importante para a segurana e evitar fraturas, tores e contuses). 10 - Explicar os tipos de acaliaes nas competies locais ( para pontuao) 11 - Apresentar para a sua seo a importncia do Skate como atividade fsica e sua importncia na qualidade de vida e a sua motivao para a escolha deste esporte. 12 - Possuir os itens 3, 4, 6 e 13 da especialidade de Primeiros Socorros.

Tcnicas Verticais
1 - Fazer os seguintes ns e suas aplicaes: n de fita, oito duplo, pescador duplo, prussik, fiel. 2 - Exibir para a patrulha e explicar o uso dos principais equipamentos prprios para a prtica de descida e subida por cordas, com finalidade de lazer. 3 - Conhecer as caractersticas das cordas estticas em sua durabilidade, resistncia, funcionalidade e confeco. 4 - Demonstrar capacidade tcnica para transpor um n de juno de cordas, estando no mnimo a nove metros de altura. 5 - Montar ancoragem principal e reserva, e coordenar e orientar a descida em rapel dos elementos da patrulha com altura mnima de 15 metros, supervisionado pelo examinador ou adulto conhecedor das tcnicas de segurana. 6 - Realizar rapel auto-blocvel com altura mnima de 15 metros, com emprego de aparelho de descida no automtico, montando pelo menos um desvio e um fracionamento. 7 - Subir no mnimo 15 metros de altura por cordas, utilizando tcnica apropriada e segura. 8 - Realizar uma apresentao por patrulha, sobre a gesto de riscos do uso de equipamentos e tcnicas empregadas nas atividades em alturas com cordas. 9 - Demonstrar conhecimento de Fsica aplicada ao sistema e aos pontos de ancoragem. 10 - Apresentar ao examinador fotos de impactos ambientais, causados pela atividade de rapel praticado na natureza, expondo argumentos de boas prticas neste contexto. 11 - Executar manobra de retirada de vtima, pendurada em corda, estando a no mnimo seis metros do cho. 12 - Ter montado as ancoragens e descido em rapel, pelo menos em trs cachoeiras diferentes.

Tnis
Pr-Requisitos: Praticar o esporte por mais de seis meses para o nvel 1, um ano para o nvel 2 e dois anos para o nvel 3. 1 - Demonstrar conhecimento da histria do tnis, a origem e evoluo. 2 - Demonstrar como feita a classificao da ATP e quais so os primeiros colocados na atualidade e a melhor colocao dos brasileiros do gnero masculino e feminino no ranking. 3 - Relatar as regras do Tnis. 4 - Explicar como funciona a pontuao dos jogos.

5 - Ter participado de pelo menos duas competies. 6 - Dominar as terminologias ( palavras ) usadas no esporte. 7 - Demonstrar que conhece os fundamentos bsicos do tnis. 8 - Dominar as tticas do jogo de tnis, o cdigo de conduta e o cdigo de tempo. 9 - Organizar uma atividade para a alcateia ou tropa com o objetivo de ensinar um pouco do esporte.

Triatlo
1 - Apresentar para a Seo uma pesquisa sobre a histria do Triatlo. 2 - Relatar as normas e distncias oficiais do Triatlo. 3 - Montar um painel ( texto, fotos, etc. ) sobre as categorias oficiais do Aquatlo, do Duatlo e do Triatlo a apresentar para o Grupo. 4 - Realizar a sequncia: 50 m de natao, 800 m de ciclismo e 400 m de corrida. 5 - Realizar a sequncia: 100 m de natao, 2 km de ciclismo e 600 m de corrida. 6 - Realizar a sequncia: 250 m de natao, 5 km de ciclismo e 1 km m de corrida. ATENO: Os itens 4, 5 e 6 s podero ser realizados com: autorizao mdica, utilizao de todos os equipamentos de segurana necessrios e superviso de um profissional de educao fsica com registro no CREF.

Vela
1 - Reconhecer oito diferentes tipos de embarcaes locais e de barcos vela. 2 - Apontar e dar o nome das partes e o uso de velas, o massame fixo e o de laborar mastros e vergas, de um tipo de embarcao vela. 3 - Navegar em um barco vela sabendo: virar de bordo, iar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direo e encostar, qualquer que seja a posio do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar-se a uma boia. 4 - Compreender o uso de um ferro (ncora) de mar, pertencendo uma guarnio de um barco a vela, navegando um total de vinte horas na sua seo, apontadas no dirio de bordo da embarcao ou em seu histrico escoteiro ou em caderneta de embarque escoteira, tendo feito rodzio nas funes do sistema de patrulhas embarcado. 5 - Mostrar como deixar um barco vela com toda a palamenta arrumada corretamente, "largar" a ncora e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada. 6 - Explicar as regras para evitar abalroamento no mar, citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos. 7 - Explicar a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga em uma embarcao, de modo a compens-la convenientemente. 8 - Demonstrar como atirar de uma embarcao um cabo pesado para reboque, como dar e receber reboque, bem como os sinais de comunicao em regatas, para preparao, largada, etc. 9 - Explicar as regras de segurana aplicveis navegao vela e o contedo similar para um "veleiro amador".

Xadrez
1- Demonstrar conhecimento da histria do xadrez, sua origem e evoluo. 2- Conhecer os principais enxadristas do mundo, na atualidade.

3- Conhecer e apresentar um trabalho sobre "As leis do Xadrez". 4- Ensinar, no mnimo, 5 membros da sua Seo a jogar xadrez. 5- Demonstrar que sabe 'rocar', o que roque maior e menor, os casos de empate e promoo de peo. 6- Demonstrar conhecimento sobre aberturas, defesas, desenvolvimento e finais. 7- Organizar um torneio de xadrez em sua Seo, com pelo menos seis participantes, responsabilizando-se pela montagem de tabela e pelo registro das partidas. 8- Ter participado de, no mnimo, dois torneios promovidos por entidades oficiais (Confederao, Federao, Liga, rgo de Governo, Fundaes Municipais de Esporte, etc.). 9- Jogar, simultaneamente e com bom desempenho, contra trs adversrios escolhidos pelo seu examinador.

Servios
Administrao
1- Estar familiarizado com mtodos e processos administrativos, tais como: reengenharia, qualidade total, just in time etc. 2- Entender a necessidade da administrao do tempo em sua vida pessoal, demonstrando um alto nvel de organizao em suas tarefas individuais. 3- Compor o organograma do Escotismo Mundial, em todos os seus nveis, apresentando-o a sua Seo. 4- Visitar uma empresa de qualquer ramo de atividade e apresentar ao examinador um relatrio que permita determinar sua linha de produo, de comercializao ou de prestao de servio. 5- Montar um projeto de aplicao de suas economias pessoais para um perodo de seis meses. 6- Apresentar um projeto de crescimento qualitativo e quantitativo de sua Seo, especificando: Como pode colaborar efetivamente; Metas e prazos determinados. 7- Compreender e elaborar demonstrativos financeiros simples. 8- Conhecer o funcionamento e a importncia da Bolsa de Valores no Brasil e no Mundo, estando familiarizado com os termos correspondentes, tais como: IBOVESPA, mercado futuro, day trade, blue chips e outros. 9- Montar um projeto de constituio de uma empresa fictcia de qualquer ramo, especificando: reas de atuao, recurso necessrio, projetos iniciais, metas e prazos; discutir com o examinador suas ideias de marketing e propaganda a serem utilizados no projeto.

Agricultura
1- Preparar a terra, na presena do examinador, para um pequeno plantio (duas verduras). 2- Explicar as diferenas entre fruta e verdura, fazendo uma lista dos produtos e anotando as suas principais caractersticas (nutrientes). 3- Conhecer o manejo dos seguintes instrumentos de trabalho: p, enxada, ancinho e colher de jardineiro. 4- Realizar um processo de germinao e o transplante de uma planta. 5- Listar verduras e frutas que se plantam e consomem em maior quantidade em sua comunidade. 6- Explicar o que agronomia, agricultura, fruticultura, horticultura, floricultura e hidroponia.

7- Conhecer de forma geral as mquinas agrcolas tradicionais e modernas, utilizando-as num processo produtivo de um cultivo qualquer. 8- Fazer uma apresentao sobre a importncia da agricultura no Brasil. 9- Cooperar nas tarefas de uma fazenda durante pelo menos 5 (cinco) dias, razo de 6 (seis) horas dirias. 10- Desenvolver uma horta, utilizando a hidroponia. 11- Verificar os nveis de desgaste da terra e conhecer as aes de recuperao, pelo manejo e remanejo do plantio. 12- Mencionar as pragas, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os cultivos da regio, indicando medidas corretivas naturais. 13- Ter conhecimentos, adquiridos pela prtica, dos seguintes trabalhos: arear, semear, transplantar, cultivar, regar, irrigar, ceifar, colher, secar, encinzar, trilhar, ensacar etc., de acordo com os costumes de regio, com as prticas da agricultura local e com os equipamentos existentes. 14- Conhecer os modos de manter frtil a terra - adubagem (fertilizantes qumicos e naturais), rotao das culturas etc. - e quando utiliz-los. 15- Conhecer plantas medicinais da sua regio e seu uso.

Alfabetizao
1- Conhecer a importncia da alfabetizao para um pas. 2- Conhecer mtodos de alfabetizao para adultos e crianas. 3- Integrar um grupo de alfabetizadores voluntrio de sua comunidade, ajudando na preparao de material, ensinando na leitura e aplicando atividades recreativas. 4- Organizar e realizar uma campanha de arrecadao de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e do-la aos alfabetizadores. 5- Organizar sesses de leitura de textos em sua famlia e grupos de amigos, seguindo-se a anlise comentada dos textos lidos. 6- Elaborar um relato de sua experincia ao participar de uma equipe de alfabetizao, devendo apresent-lo a sua Seo. 7- Conhecer a organizao de uma campanha de alfabetizao em sua comunidade, colaborando com sua realizao. 8- Capacitar-se como alfabetizador voluntrio. 9- Organizar uma campanha de alfabetizao destinada a um mnimo de duas pessoas, durante um perodo de trs meses, em sua comunidade.

Animao da F
Pr-requisito: Ser adepto praticante de uma religio. 1 - Frequentar com assiduidade e interesse as celebraes de sua religio. 2 - Relatar os principais preceitos da religio que professa e demonstrar que os est cumprindo, consideradas as condies de sua idade. 3 - Reconhecer e explicar os significados dos principais smbolos de sua religio. 4 - Explicar para sua Seo como a forma de aproximao com o Ser Superior em sua religio (orao / prece / louvor / meditao / ponto / mantra / etc.) e dar alguns exemplos. 5 - Demonstrar que sabe contar pelo menos trs msicas (cnticos / hinos / pontos / louvores / etc.) dentre as utilizadas frequentemente em momentos de expresso coletiva de sua religio.

6 - Participar ativamente de uma celebrao em sua comunidade religiosa como organizador, leitor, msico, cantor ou em outra funo prpria de sua religio. 7 - Conhecer alguns textos de sua religio e encontr-los nos livros sagrados ou em outras fontes de consulta apropriadas. 8 - Apresentar para o examinador as origens e a histria de sua religio. 9 - Correlacionar os artigos da Lei Escoteira ou do lobinho com os seus princpios religiosos e discuti-los com a chefia. 10 - Pesquisar e promover um debate com a sua patrulha ou seo sobre a relao entre a intolerncia religiosa e conflitos atuais no Brasil e no Mundo. 11 - Realizar uma pesquisa sobre ao menos quatro religies, apontando suas similaridades e apresentando o resultado a seo. 12 - Conhecer vultos de sua confisso religiosa que sejam exemplo de vivncia dos valores expressos na Lei do Lobinho ou na Lei Escoteira. 13 - Dirigir os momentos de reflexo / expresso de f em pelo menos trs atividades da sua seo, utilizando textos, dinmicas, oraes / preces e msica apropriada. 14 - Participar de pelo menos uma ao social realizada por sua comunidade religiosa, na qual se pratica uma boa ao para com os semelhantes. 15 - Demonstrar esforo para ampliar sua formao religiosa, participando de iniciativas proporcionadas por sua comunidade religiosa.

Aquicultura
1- Demonstrar interesse pelo cultivo dos seres que habitam os mares, rios e lagos, tanto para a reproduo destinada ao consumo como para a manuteno do ecossistema. 2- Conhecer os cuidados bsicos exigidos pela espcie de aquicultura a que se dedica. 3- Conhecer as modalidades de cultura e os mtodos mais aplicados, pesquisando sobre os mais utilizados em sua regio. 4- Manter uma criao, durante um perodo adequado espcie a que se dedica, e fazer um prato para ser degustado pela seo. 5- Conhecer os sistemas de alimentao, reproduo, preveno de doenas e tratamento de guas ou condies de clima e correnteza. 6- Visitar uma aquicultura e elaborar relatrio para apresentao Seo, destacando os benefcios resultantes para a comunidade local.

Bab
1 - Demonstrar que conhece os telefones de emergncia de sua localidade. 2 - Descrever regras de segurana a serem observadas quando cuidando de crianas e bebs. 3 - Explicar os cuidados de higiene a observar no trato com crianas e bebs. 4 - Ter noes bsicas de primeiros socorros. 5 - Demonstrar como trocar a fralda de um beb. 6 - Preparar uma mamadeira. 7 - Distrair duas crianas, por mais de quatro horas. 8 - Explicar como tratar com doenas infantis comuns. 9 - Trabalhar como voluntrio durante pelo menos cinco perodos, totalizando 20 h, em uma creche, maternal ou jardim de infncia, descrevendo seu funcionamento.

Biblioteconomia
1 - Visitar mais de duas bibliotecas, conhecendo seu funcionamento. 2 - Explicar onde adquirir livros novos e usados. 3 - Ser usurio de alguma biblioteca. 4 - Descrever um sistema de classificao de livros. 5 - Mostrar que os livros que possui esto organizados. 6 - Mostrar que os livros que possui esto organizados. 7 - Descrever as partes de um livro. 8 - Indicar pelo menos seis autores famosos e o gnero a que se dedicam. 9 - Demonstrar os procedimentos adequados para cuidar e conservar os livros. 10 - Explicar quais os insetos que atacam o papel e como evitar seu ataque. 11 - Entrevistar uma bibliotecria e apresentar relato Seo. 12 - Organizar e realizar uma campanha de aquisio de livros para a biblioteca da Seo. 13 - Demonstrar como encadernar livros. 14 - Apresentar uma lista de pelo menos doze livros recomendados para crianas e jovens. 15 - Montar a ficha bibliogrfica de dois livros.

Bolsa de Valores
1 - Definir o que uma Bolsa de Valores. 2 - Explicar a importncia da Bolsa de Valores para a economia do pas. 3 - Explicar o que so aes de uma empresa. 4 - Conhecer a composio acionria de uma empresa de capital aberto. 5 - Conhecer a estrutura do mercado acionrio nacional. 6 - Visitar uma corretora de valores e verificar seu funcionamento, apresentando relatrio ao examinador. 7 - Explicar como so feitas as operaes de compra e venda de aes. 8 - Explicar a globalizao do mercado acionrio mundial. 9 - Participar de operao em uma simulao de Bolsa de Valores.

Carpintaria
1 - Reconhecer cinco tipos diferentes de madeira e suas aplicaes. 2 - Utilizar com segurana as diversas ferramentas de carpintaria, tais como serrotes e serras (manuais ou eltricas). 3 - Aplainar manualmente uma tbua de pelo menos 3 m de comprimento 4 - Descrever uma estrutura de telhado de no mnimo 50 m2, em qualquer estilo, incluindo quantidade de materiais a ser utilizado e ferramentas necessrias. Fazer uma maquete do seu projeto em escala. 5 - Conhecer os sistemas de medio de madeira (metragem e cubagem), explicando suas diferenas e equivalncia. 6 - Preparar um modelo de forma para concretagem de vigas em concreto armado, explicando mtodos de travamento e escoramento de segurana. 7 - Montar uma caixa de ferramentas de carpintaria para uso da Seo ou da Patrulha. 8 - Explicar a diferena entre a montagem de uma forma de madeira para concretar lajes em concreto armado e lajes pr-moldadas. 9 - Visitar uma carpintaria e apresentar Seo um relato da sua visita.

Cartografia
1 - Ler uma carta topogrfica, nutica ou aeronutica. 2 - Orientar uma carta pela bssola e pelo terreno. 3 - Trabalhar com escalmetro, curvmetro, cordo, transferidor, rguas paralelas, rosa-dosventos, desvios magnticos e de agulha e outros instrumentos e dados. 4 - Localizar a posio de um ponto no terreno, assinalando em uma carta utilizando um GPS ( Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global ). 5 - Visitar alguma instituio ou empresa que realize trabalhos de levantamentos topogrficos, hidrogrficos pu aerofotogramtricos. 6 - Fazer um mapa de um percurso de sua escolha, com bssola e caderno de encargos ou livro de campo, numa extenso de 3.500 m, mostrando os principais aspectos do terreno e o que se encontra em ambos os lados da estrada dentro de distncias razoveis, usando a escala de 1:20.000 7 - Demonstrar como funcionam e se representam, em cartas topogrficas, nuticas ou aeronuticas, as curvas de nvel, as linhas isobticas, as linhas isognicas e informaes correlatas. 8 - Conhecer os sistemas de escalas e medies de distncia utilizadas em cartas topogrficas, nuticas ou aeronuticas. 9 - Demonstrar que conhece e sabe utilizar as convenes tradicionalmente utilizadas em cartas topogrficas, nuticas ou aeronuticas. 10 - Determinar a distncia entre dois pontos escolhidos pelo examinador em uma carta topogrfica, nutica ou aeronutica, apresentando a resposta em quilmetros, milhas terrestres e milhas nuticas. 11 - Identificar os rumos magnticos necessrios para percorrer pelo menos cinco pontos no alinhados em uma carta topogrfica, nutica ou aeronutica. 12 - Identificar pelo menos cinco pontos em uma carta topogrfica, nutica ou aeronutica a partir de coordenadas dadas pelo examinador.

Confeitaria
1 - Preparar um bolo, uma torta e um pudim para a Seo. 2 - Preparar docinhos caramelados ou glaados, ou bombons recheados. 3 - Preparar um bolo artisticamente confeitado, com modelo copiado de uma publicao, que deve ser exibida para comparao. 4 - Preparar salgadinhos, arrumando-os em uma bandeja, para servir aos convidados de uma festa. 5 - Identificar os ingredientes necessrios para fazer um bolo para 50 pessoas, calculando seu custo. 6 - Preparar um doce a partir de uma receita fornecida pelo examinador.

Construo Civil
1 - Fazer argamassa utilizando as propores corretas de gua, cimento e areia. 2 - Demonstrar como utilizar a colher de pedreiro e peneirar areia. 3 - Improvisar um fio de prumo e us-lo. 4 - Utilizar as ferramentas usuais do pedreiro. 5 - Conhecer a tcnica de colocao de tijolos, levantando uma parede com um ngulo de 90.

6 - Demonstrar a aplicao do nvel e a rgua. 7 - Cimentar um pedao de cho. 8 - Demonstrar como colocar ladrilhos e mosaicos. 9 - Demonstrar como abrir e fechar rasgos em paredes. 10 - Explicar a diferena entre cimento e concreto. 11 - Reconhecer os principais elementos estruturais que formam uma construo. 12 - Rebocar uma parede e fazer arremates de alvenaria em peitoris e soleiras.

Costura
1 - Relatar a histria da costura mundial citando os grandes estilistas que contriburam para a alto costura. 2 - Pregar botes de dois e quatro furos, colchetes e velcro, e fazer casas de botes. 3 - Cerzir um tecido rasgado com um tamanho mnimo de 3 cm. 4 - Fazer uma bainha de cala. 5 - Fazer um debrum de no mnimo 50 cm de comprimento. 6 - Identificar os tipos de linhas e agulhas utilizadas para costura em pelo menos trs tipos de tecidos. 7 - Preparar uma mquina de costura domstica colocando corretamente a linha e costurar uma pea simples, como por exemplo um leno escoteiro. 8 - Fazer uma bandeira de semfora e presentear uma Patrulha Tropa ou Grupo Escoteiro. 9 - Fazer a troca de um zper. 10 - Confeccionar uma pea de costura til e necessria para uma Matilha ou Patrulha: desenhar os moldes, comprar o material e costurar a (as) pea (as). 11 - Montar uma caixa de costura para a Matilha ou Patrulha, contendo, no mnimo, o material necessrio para costurar os distintivos e itens de emergncia, como: botes, alfinetes, etc. 12 - Calcular a metragem necessria de tecido para a confeco de peas bsicas de vesturio, como camisa/blusa, cala, saia, vestido.

Criao de Animais de Estimao


1 - Apresentar os hbitos, alimentos e tudo o mais de que depende o bem estar de dois animais de estimao. 2 - Apresentar as doenas e outros males que possam afligir aos animais que escolheu para relatar e os respectivos tratamentos. 3 - Ter tratado, durante um perodo mnimo de trs meses, de pelo menos um animal de estimao, sempre em boas condies de conforto e sade. 4 - Identificar as formas de crueldade a que esto expostos os animais, conhecer a legislao que os protege e explicar como solicitar e obter a ao das autoridades competentes para impedir o maltrato. 5 - Explicar como proceder em caso de acidentes com animais. 6 - Explicar medidas de proteo requeridas pelos animais. 7 - Construir, instalar e manter um bebedouro e comedouro para animais de estimao. 8 - Identificar os benefcios das vacinas, como medida preventiva, e os perigos representados pelos parasitas que provocam as principais zoonoses. 9 - Identificar, pelos sons que emitem, seis diferentes animais de estimao. 10 - Preparar e apresentar Seo, em presena de um mdico veterinrio, uma palestra sobre criao de animais de estimao. 11 - Visitar uma entidade dedicada proteo de animais e apresentar Seo um relatrio sobre os trabalhos que ali se desenvolvem.

12 - Demonstrar conhecimento sobre o processo de reproduo de um animal de estimao e os cuidados recomendados em tal circunstncia.

Decorao
1 - Explicar o significado e a importncia da decorao de ambientes. 2 - Apresentar os diferentes tipos de mveis e acessrios utilizados na decorao de uma residncia. 3 - Apresentar os diferentes tipos de plantas ornamentais usados na decorao. 4 - Apresentar e explicar a relao entre desenho, arquitetura e decorao. 5 - Fazer um projeto de distribuio de mveis e acessrios em uma sala. 6 - Decorar uma pea de sua casa, demonstrando equilbrio entre cores. 7 - Visitar um escritrio de decorao e realizar uma pesquisa sobre os equipamentos utilizados e a situao do mercado de trabalho. 8 - Apresentar uma exposio de objetos decorativos de sua prpria autoria, confeccionados durante um ms. 9 - Fazer uma maquete de um cmodo decorado.

Defesa Civil
1 - Explicar o que Defesa Civil e como funciona o Ncleo de Defesa Civil - NUDEC , conhecendo a localizao do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das principais autoridades policiais e como acion-los por telefone. 2 - Explicar as quatro fases da atuao da Defesa Civil. 3 - Conhecer a estrutura dos organismos de Defesa Civil participantes do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC. 4 - Conhecer a estrutura de Defesa Civil de sua comunidade e os planos para casos de emergncia. 5 - Explicar o que so acidentes naturais e apontar os mais provveis em sua comunidade. 6 - Explicar o que so acidentes provocados e apontar os mais susceptveis de ocorrer em sua comunidade. 7 - Explicar como minimizar os efeitos devastadores dos acidentes naturais em sua comunidade. 8 - Explicar como prevenir os acidentes provocados em sua comunidade. 9 - Organizar um exerccio simulado de evacuao da sala ou sede da Seo, em situao de emergncia. 10 - Possuir a Especialidade de Preveno de incndio. 11 - Possuir a Especialidade de Primeiros Socorros. 12 - Elaborar um plano de preveno contra uma calamidade de origem provocada. 13 - Elaborar um plano de socorro s vtimas de um acidente natural. 14 - Elaborar um plano de assistncia a uma comunidade necessitada. 15 - Elaborar um plano de recuperao para um local atingido por uma calamidade.

Empreendedorismo
1 - Definir o que um empreendedor. Citar a motivao que o levaria a querer empreender. 2 - Construir um objeto com qualquer tipo de material ( PET, isopor, argila, etc. ) dizendo qual a sua utilidade e quanto custaria.

3 - Explicar a diferenas entre o empreendedor e o empregado, a importncia do empreendedorismo para o crescimento do pas e o que a "falcia da ratoeira". 4 - Realizar uma pesquisa em sua seo buscando descobrir um exemplo de coisas que gostariam de comprar, buscando descobrir quanto custaria para produzi-las e o seu provvel preo de venda. 5 - Citar trs exemplos concretos que mostrem como um produto pode ter mais valor agregado que outro. 6 - Citar um problema concreto do dia-a-dia da sua seo e como a soluo desse problema poderia ser transformada em um produto ou servio. 7 - Citar trs exemplos concretos que mostrem a importncia de conhecer o ramo de negcio em que pretende atuar. 8 - Explicar como identificar uma nova oportunidade de negcios e criar uma oportunidade que vislumbrou em sua regio e como faria para aproveit-la. 9 - Formular e expor para a sua seo um Plano de Negcios simplificado para um produto ou servio fictcio.

Encadernao
1 - Definir as partes de um livro e as ferramentas e o material utilizados na encadernao. 2 - Demonstrar que sabe reparar pginas cortadas e soltas. 3 - Colocar uma pgina solta em um livro. 4 - Trocar a lombada de um livro. 5 - Confeccionar uma capa nova para um livro. 6 - Demonstrar diferentes tipos de encadernao. 7 - Fazer uma lombada ou coser fascculos. 8 - Gravar na lombada do livro os principais dados referentes obra. 9 - Improvisar uma prensa. 10 - Ter conhecimento sobre conservao e cuidado com livros, contra traas, outros insetos e mofo. 11 - Visitar uma oficina de encadernao artesanal e outra com mquinas modernas. Fazer um relatrio sobre as visitas. 12 - Encadernar um livro.

Entrega de Mensagens
1 - Percorrer 1 km em passo escoteiro, reproduzindo, ao final, uma mensagem verbal definida pelo examinador. 2 - Demonstrar como andar de bicicleta. 3 - Nadar 25 metros. 4 - Traduzir mensagens em cdigos diferentes (Morse, semfora e mais um cdigo a escolha do examinador). 5 - Escrever cinco mensagens em cdigos diferentes. 6 - Correr 2 km em trilhas, relatando, ao final, uma mensagem verbal definida pelo examinador. 7 - Demonstrar como avaliar distncias vista ou utilizando uma estdia. 8 - Redigir trs mensagens em estilo telegrfico e receber e emitir mensagens em homgrafo. 9 - Emitir e receber mensagens simples em Morse e possuir noes bsicas de uma lngua estrangeira. 10 - Montar um sistema de comunicao para atividade de campo.

11 - Enviar um fax, uma carta registrada, um telegrama e um e-mail. 12 - Ser capaz de ler um mapa rodovirio e conhecer as regras do Cdigo de trnsito referentes aos pedestres e ciclistas. 13 - Ter a propriedade ou uso de uma bicicleta, sabendo nela fazer consertos ligeiros. 14 - Escrever uma mensagem, ditada pelo examinador, e entreg-la em um ponto indicado em mapa. 15 - Demonstrar o uso correto de um telefone pblico, convencional e celular, bem como a utilizao do sistema de transporte coletivo de sua cidade.

Estilismo
Pr-requisito: Desenhar uma coleo de roupas de no mnimo 6 croquis para o nvel 1, 12 croquis para o nvel 2 e 20 croquis para o nvel 3, podendo a coleo ser masculina, feminina ou infantil. 1 - Demonstrar como manusear os instrumentos de trabalho de um estilista incluindo mquina de costura. 2 - Citar trs escolas e / ou faculdades de estilismo ou designer de moda e os cursos disponveis. 3 - Aprender a fazer reparos em roupas, pregar boto ou cerzir roupa. 4 - Fazer uma exposio de roupas de bonecos de sua autoria para sua seo ou grupo, com no mnimo cinco looks de acordo com os croquis escolhidos. 5 - Visitar um atelier de estilista, descrevendo seu funcionamento e discorrendo sobre a situao atual desse mercado de trabalho. 6 - Confeccionar uma de suas criaes, elaborado o molde. 7 - Descrever a origem dos tecidos, as fibras mais utilizadas, os tipos de tecelagem e sua utilizao. 8 - Apresentar a seo um relato da Histria da moda, utilizando cartazes, fotos, livros, revistas e / ou projeo. 9 - Customizar uma camiseta.

Etiqueta
1 - Confeccionar um cardpio, mencionando os pratos que sero servidos e descrevendo os ingredientes de cada um deles. 2 - Explicar as diferenas entre aperitivo, entrada, salada, sopa, guisado e sobremesa. 3 - Explicar os tipos de msicas adequadas para cada tipo de reunio. 4 - Demonstrar como colocar pratos, talheres, copos e guardanapos de acordo com a refeio a ser servida. 5 - Apresentar uma lista de atitudes que caracterizam o bom anfitrio. 6 - Explicar quais bebidas devem ser servidas com cada tipo de alimento. 7 - Observar a decorao do ambiente, como recepcionar os convidados e o traje que deve ser usado pelo anfitrio, de acordo com as circunstncias de cada evento. 8 - Ler dois livros a respeito do assunto. 9 - Ser anfitrio de um evento social que tenha como convidados os membros da Seo e seus pais ou responsveis.

Faixa do Cidado
1- Conhecer a tcnica e a tica operacional quanto ao uso de rdios transmissores. 2- Apresentar um relatrio contendo um mnimo de 20 contatos feitos por si prprio. 3- Elaborar uma palestra para a Seo sobre os servios de faixa do cidado. 4- Conhecer os principais canais de emergncia e seu uso correto. 5- Elaborar um cartaz contendo, pelo menos, 15 das principais grias utilizadas na faixa do cidado, exibindo-o no jornal mural da Seo ou Grupo. 6- Descrever trs tipos de antenas para uso nos rdios da faixa do cidado. 7- Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rdios da faixa do cidado. 8- Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estao e apresentando um relatrio ao final 9- Apresentar sua licena de faixa do cidado emitida pelo rgo governamental competente.

Horticultura
1- Explicar a diferena entre a horta convencional e a hidropnica. 2- Associar as diferentes hortalias com os nutrientes nelas contidos. 3- Conhecer e identificar as caractersticas dos diferentes tipos de adubo. 4- Construir um composteira. 5- Conhecer as ferramentas e os implementos exigidos para a preparao e a manuteno de uma horta. 6- Conhecer as principais pragas e doenas comuns s hortas e os mtodos naturais para seu controle. 7- Conhecer os cuidados e os tratos culturais exigidos para a manuteno de uma horta. 8- Projetar e construir uma horta caseira. 9- Elaborar e manter atualizado, por um perodo mnimo de 3 (trs) meses, um relatrio de produo de uma horta.

Informaes Tursticas
1 - Demonstrar conhecimento dos arredores de sua casa, sabendo indicar onde existem postos policiais, hospitais, telefones pblicos, farmcia, parada de nibus, etc. 2 - Ser capaz de se localizar, a partir de sua casa ou da sede, sabendo como se dirigir ao centro da cidade e a outros pontos conhecidos, utilizando diferentes meios de transporte. 3 - Localizar as principais ruas e avenidas de sua cidade. 4 - Identificar os principais telefones de servios pblicos de sua cidade. 5 - Elaborar uma pesquisa sobre a histria de sua cidade, citando pontos tursticos, nomes antigos, pontos histricos e fatos curiosos. 6 - Apresentar um aproveitamento mnimo de 90% em um questionrio sobre locais da cidade elaborado pelo examinador. 7 - Preparar um roteiro turstico para uma famlia que ir passar um fim de semana em sua cidade, indicando hotis, restaurantes, diverses e pontos tursticos e histricos com preos e opes para pessoas de diferentes poderes aquisitivos. 8 - Fazer um pequeno guia, com um mapa turstico da sua cidade e indicaes sobre acesso a cidades vizinhas. 9 - Atuar como guia em um parque ou local de preservao ambiental, durante pelo menos trs semanas (18 dias).

Integrao
1 - Realizar a Promessa Escoteira em Libras (linguagem dos sinais). 2 - Organizar e aplicar quatro atividades que envolva a temtica da Pessoa com Deficincia na sua seo. 3 - Visitar e documentar o que foi observado em uma instituio que trabalhe com a Pessoa com Deficincia. 4 - Escrever uma redao com o tema: O que eu tenho haver com a incluso da Pessoa com Deficincia? 5 - Discutir com o examinador o documento - Como Lidas com as Deficincias? - produzido pelo Escritrio Nacional da UEB. 6 - Apresentar quatro exemplos de utilizao do Braille no cotidiano. 7 - Listar trs pontos em que o Escotismo pode contribuir na vida das Pessoas com Deficincias. 8 - Listar trs pontos em que a convivncia com a Pessoa com Deficincia pode contribuir na vida da criana ou jovem. 9 - Organizar uma campanha envolvendo a temtica da Pessoa com Deficincia na sua Unidade Escoteira Local ou na sua comunidade.

Internet
1- Conhecer a histria e a evoluo da Internet no Mundo e no Brasil. 2- Incluir seu E-Mail pessoal em uma Lista de Discusso sobre Escotismo, enviar um E-Mail para outro membro do movimento e aps isto, receber sua resposta. 3- Configurar um computador para acessar a Internet atravs de uma linha telefnica (acesso discado). 4- Saber instalar, configurar e utilizar adequadamente pelo menos dois navegadores para Internet (browsers). 5- Apresentar um trabalho com nmeros estatsticos sobre a Internet identificando quais as faixas etrias, sexo e o tipo de informao procurada pelos Internautas, bem como a origem destas informaes. 6- Conhecer o significado, origem e utilizao de pelo menos quinze termos comuns na Internet, tais como WWW, WW2, FTP, HTTP, Telnet, Backbone, Browser, TCP/IP, Java, HTML, CGI, ASP, JavaScript, VBScript, Links Dedicados, CableModem, WAP e ADSL. 7- Utilizar um site de pesquisa para descobrir endereos relacionados aos escoteiros de Portugal ou outra nao de lngua portuguesa. 8- Relacionar uma lista de dez sites escoteiros na Internet. Nesta relao devem existir pelo menos: 1 de um Grupo Escoteiro/Seo Autnoma, 2 de sites regionais da UEB, o site da UEB Direo Nacional; o site da Organizao Mundial e 1 site de alguma organizao que represente nacionalmente o escotismo. 9- Identificar 8 endereos de pginas na Internet que auxiliem o Escoteiro Internauta na conquista de outras Especialidades. 10- Cadastrar-se e permanecer em uma "Sala de Chat" de tema escoteiro durante 1 hora, anotando os dados dos participantes (Nome, Regio, Ramo, Grupo Escoteiro/Seo Autnoma) e elaborando um relatrio sobre os assuntos tratados. Apresentar este relatrio para sua Seo. 11- Instalar e configurar adequadamente um programa tipo IRC (Internet Relay Chat) incluindo e solicitando autorizao de contato com pelo menos 15 membros do Movimento Escoteiro em sua lista de contatos, sendo ao menos 2 de outro pas.

12- Conhecer o que um domnio para Internet, sabendo quais os tipos de domnio no Brasil, quais os sufixos de domnios de, pelo menos, 10 pases e qual o processo para o registro de um novo domnio no Brasil. 13- Criar um Web Site para seu Grupo Escoteiro/Seo Autnoma ou um para sua Seo, publicando-o na Internet e cadastrando-o em 2 sites de busca nacionais. Este Web Site dever ser formado por pelo menos cinco pginas interligadas, contendo textos, imagens, animaes e links para outros sites interessantes ao movimento. 14- Visitar um provedor de acesso, identificando os equipamentos e aplicativos necessrios para seu funcionamento. Na ausncia de um provedor em sua regio, comunicar-se atravs de E-mail com o Webmaster de seu provedor para a coleta destas informaes. 15- Entrar em contato com seu Examinador por E-mail, com cpia para um E-mail regional da UEB, comunicando-os quando do cumprimento das etapas necessrias para a conquista desta especialidade. Se possvel, envie cpias para a chefia de sua Seo e de seu Grupo Escoteiro/Seo Autnoma.

Investigao
1 - Conhecer e demonstrar os mtodos, processos e etapas de uma investigao. 2 - Elaborar uma histria fictcia a partir de elementos e dados fornecidos pelo examinador. 3 - Descrever, com razovel detalhamento, a partir de um cenrio previamente montado pelo examinador, a ocorrncia, desenrolar e a soluo de um crime. 4 - Colher impresses digitais, confrontando-as com um arquivo pessoal. 5 - A partir de um retrato falado, fornecido pelo examinador, fazer a identificao do elemento procurado. 6 - Apresentar cinco disfarces diferentes, sendo dois femininos e trs masculinos. 7 - Seguir, por um perodo de trinta minutos, uma pessoa escolhida pelo examinador, sem ser notado pela pessoa, apresentando um relatrio de suas observaes 8 - Criar ou tomar parte ativa, pelo menos durante trs meses, em uma campanha pela busca e localizao de crianas desaparecidas em sua localidade. 9 - Localizar um objeto, ou local especfico na sua localidade ou arredores, a partir de dados e informaes fornecidos pelo examinador, em um prazo mximo de trinta dias.

Jornalismo
1- Fazer uma reportagem sobre um acontecimento escoteiro. 2- Preparar a cobertura fotogrfica de um acontecimento escoteiro. 3- Visitar a redao de um jornal ou revista, ali permanecendo por um perodo mnimo de trs horas. 4- Digitar uma reportagem sobre tema escolhido pelo examinador. 5- Fazer uma entrevista sobre a profisso de jornalista. 6- Saber trabalhar com uma fotocopiadora e um scanner. 7- Utilizar-se de um gravador porttil em uma entrevista e convert-la em uma reportagem escrita. 8- Elaborar e diagramar um artigo para jornal ou revista, utilizando o software adequado. 9- Conhecer, em linhas gerais, a histria de imprensa. 10- Conhecer as vrias formas de imprensa escrita e falada. 11- Entrevistar uma autoridade de sua localidade, tendo como tema o Movimento Escoteiro e divulgando o resultado na sua Seo. 12- Colecionar matrias sobre o Movimento Escoteiro publicadas em peridicos, preparando uma exposio para sua Seo.

Lides Campeiras
Pr-requisito: Utilizar o lao com habilidade suficiente para laar uma rs dentro de um cercado para o nvel 1; estando a cavalo, para o nvel 2 e laar uma rs em campo aberto, estando a cavalo, para o nvel 3. 1 - Fazer uma apresentao sobre a importncia da pecuria em seu Estado e no Brasil. 2 - Utilizar o lao com habilidade suficiente para laar uma rs dentro de um cercado, estando a cavalo, para o Nvel 2, ou laar uma rs em campo aberto, estando a cavalo, para o Nvel 3. 3 - Montar, encilhar e desencilhar um cavalo corretamente, dando a nomenclatura dos arreios, e cavalgar em pelo menos 3 (trs) tipos de passos. 4 - Mencionar doenas, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os rebanhos da regio, indicando as medidas corretivas e preventivas adequadas. 5 - Explicar o que "pecuria intensiva", "pecuria extensiva" e "pecuria semi-intensiva", apresentando suas caractersticas, benefcios e diferenas de manejo. 6 - Explicar qual a diferena e quais os benefcios da "doma racional" em relao "doma tradicional" de equinos. 7 - Ter conhecimentos, adquiridos pela prtica, dos seguintes trabalhos: alimentar, vermifugar, vacinar, aplicar medicamentos, banhar, ordenhar, marcar ou sinalizar animais de um rebanho a sua escolha, de acordo com os costumes da regio, com as prticas da pecuria local e com os equipamentos existentes. 8 - Descrever as caractersticas e os cuidados que devem ser adotados na criao de um rebanho de uma determinada espcie, mencionando as principais raas, os produtos que dele so extrados, tempo de gestao, produo de filhotes por ano, populao de animais por hectare, forma de abate, tempo de vida economicamente til, preo de venda e custo de produo do rebanho. 9 - Escolha um equino, pesquise sobre sua raa e apresente o resultado para sua seo.

Lnguas
1- Conhecer as origens do idioma escolhido e da lngua Portuguesa. 2- Citar os pases onde se fala o idioma escolhido, sabendo a localizao, no Brasil, dos rgos oficias (Consulados, Embaixadas etc.) de pelo menos um destes pases, bem como os servios que prestam. 3- Conhecer o vocabulrio bsico escoteiro no idioma escolhido (pelo menos vinte termos) e conhecer a organizao do Escotismo em trs pases onde se fale este idioma, se o Movimento Escoteiro for reconhecido nesse nmero de pases. 4- Traduzir uma conversa de dez minutos, entre uma pessoa falando o idioma escolhido e outra falando portugus. 5- Ler e traduzir, sem auxlio de outra pessoa, uma passagem de um livro, jornal ou revista no idioma escolhido. 6- Ter trocado no mnimo duas correspondncias com pessoas residentes em algum pas que fale o idioma escolhido. 7- Manter uma conversao durante quinze minutos, no idioma escolhido, com seu examinador. 8- Escrever uma carta com um mnimo de quatrocentas palavras sobre um tema livre, no idioma escolhido. 9- Alcanar um nvel avanado de domnio do idioma em leitura, escrita, conversao, interpretao e traduo de textos.

Manuteno Eltrica
1 - Demonstrar a atrao e a repulso, utilizando um eletromagneto simples. 2 - Explicar a diferena entre corrente continua e corrente alternada. 3 - Conhecer os termos e unidades usados em medidas eltricas. 4 - Entender o perigo de sobrecarga eltrica e como ela pode ser evitada. 5 - Fazer pequenos reparos em aparelhos de uso domstico. 6 - Conhecer os tipos de geradores e motores eltricos e as partes que o compem. 7 - Conhecer o material empregado em instalaes eltricas (interruptores, disjuntores, fusveis, conectares, terminais, etc.) 8 - Demonstrar que sabe usar corretamente e com os devidos cuidados as ferramentas adequadas. 9 - Saber usar adequadamente os instrumentos para medies eltricas. 10 - Conhecer a construo de campainhas eltricas e telefones. 11 - Conhecer as medidas de segurana ao trabalhar com eletricidade, os tipos de danos que os choques eltricos podem provocar e os primeiros socorros a lesionados por choques eltricos. 12 - Ter conhecimento do material bsico usado em eletricidade, tais como condutores, isolantes, bobinas e transformadores, sabendo explicar o seu funcionamento. 13 - Demonstrar como substituir lmpadas em sua residncia. 14 - Demonstrar como substituir a resistncia do chuveiro eltrico. 15 - Confeccionar uma extenso de fio, conectando os terminais em sua extremidade.

Marcenaria
1- Saber limpar e conservar um mvel. 2- Saber utilizar as principais ferramentas manuais de marcenaria, com os devidos cuidados e observando as regras de segurana. 3- Saber arrancar pregos e lixar corretamente a madeira. 4- Saber colar e unir com parafusos dois pedaos de madeira, com perfeio. 5- Saber escurecer a madeira, utilizando vernizes e tinturas, e encer-la. 6- Fazer dois trabalhos em madeira de escolha, utilizando encaixes em um deles. 7- Saber utilizar as ferramentas mecnica de marcenaria, com os devidos cuidados e observando as regras de segurana. 8- Conhecer os tipos de madeira e sua utilizao. 9- Projetar e construir um mvel para sua Seo. 10- Envernizar, polir e fixar dobradias com perfeio. 11- Colocar ferragens, fixar uma fechadura e um vidro em um mvel ou janela. 12- Tornear uma pea ou reproduzi-la em outra forma. 13- Conhecer os diversos tipos de colas e vernizes, e saber tratar e impermeabilizar madeira para proteo contra intempries e gua doce ou salgada. 14- Conhecer a histria do mobilirio, em suas linhas gerais. 15- Fazer reparos em um mvel ou janela.

Mecnica Area
1 - Explicar o princpio de sustentao da asa. 2 - Explicar o funcionamento dos dois principais tipos de motores aeronuticos ( pisto e reao ).

3 - Conhecer a nomenclatura das partes principais de uma aeronave de pequeno porte. 4 - Explicar como a estrutura interna das asas e da fuselagem. 5 - Descrever os trs tipos de trem de pouso existentes, suas vantagens e desvantagens. 6 - Citar pelo menos cinco instrumentos de voo e explicar detalhadamente suas funes. 7 - Descrever as principais caractersticas dos metais empregados na construo de aeronaves. 8 - Explicar o princpio de funcionamento de um helicptero. 9 - Associar o movimento das superfcies mveis e seus comandos dentro da cabina de um avio. 10 - Explicar sobre o Centro de Gravidade - CG de uma aeronave e seus trs eixos de controle. 11 - Explicar o que o estol de uma aeronave. 12 - Explicar as quatro foras envolvidas no voo de uma aeronave. 13 - Explicar as diferenas entre aerstatos e aerdinos, citando exemplos dos dois casos. 14 - Conhecer o sistema de comandos de voo utilizado nos helicpteros. 15 - Efetuar os procedimentos completos de partida, decolagem, voo, aproximao e pouso bem sucedido em qualquer programa de simulador de voo, utilizando manche e a partir da viso do piloto.

Mecnica de Automveis
1- Conhecer e demonstrar o uso dos equipamentos de segurana, ferramentas e roupas utilizadas no reparo de automveis. 2- Explicar o sistema de combusto interna e as diferenas entre motores a gasolina e leo diesel. 3- Saber verificar os nveis dos fluidos dos freios e da direo hidrulica e dos leos do motor, da caixa de cambio e do diferencial, bem como compreender o funcionamento do sistema de refrigerao do motor e sua manuteno. 4- Saber verificar o nvel do lquido de bateria e as condies dos terminais, localizar a caixa de fusveis, sabendo troc-los quando necessrio, e verificar os cabos de distribuio. 5- Observar os itens da manuteno obrigatria dos veculos, respeitando os limites de quilometragem estabelecidos pelo fabricante. 6- Conhecer os cuidados necessrio quando da lavagem, aplicao de cera e polimento de veculos, identificando os materiais utilizados e as precaues a serem adotadas. 7- Saber a utilizao de vinil e protetores de borracha, explicando a importncia dessa proteo. 8- Saber verificar as condies de tenso das correias e o estado de conservao das mangueiras. 9- Verificar o estado e estar apto a realizar trocas de lmpadas em faris, lanternas e sinaleiras; saber regular o alinhamento dos faris. 10- Demonstrar que sabe verificar o sistema de escapamento de veculos. 11- Saber verificar as condies dos pneus, sua calibragem em diferentes situaes, conhecer a importncia do rodzio e saber efetuar corretamente a troca de pneus. 12- Conhecer e explicar: - Cambagem; - Alinhamento de rodas; - Caster; - Geometria e balanceamento. 13- Explicar o propsito do leo de motor. 14- Explicar o tipo de leo recomendado para cada tipo de motor.

15- Explicar a diferena de viscosidade entre os diversos tipos de leos. 16- Saber trocar filtro de leo e o filtro de ar. 17- Explicar a diferena entre injeo eletrnica e carburao. 18- Explicar o funcionamento do sistema eltrico dos veculos e os cuidados que devem ser tomados na sua manuteno. 19- Conhecer o funcionamento do sistema de freios dos veculos e os cuidados que devem ser tomados na sua manuteno. 20- Conhecer que tipos de gases emitem os automveis, como podem afetar os seres humanos e como essa emisso pode ser controlada. 21- Descrever em que consiste a verificao de emisso de gases e quais so os valores mximos permitidos.

Mecnica de Motor de Popa


1- Conhecer o sistema a exploso e demonstrar entender o funcionamento bsico dos motores de dois e quatro tempos. 2- Conhecer, alm dos componentes mecnicos, os componentes eltricos, hidrulicos, de refrigerao e de propulso de um motor de popa. 3- Demonstrar que sabe usar o motor de uma embarcao atracando, zarpando e manobrando. 4- Conhecer o sistema de abastecimento de combustvel e os cuidados de manuseio, guarda e despejo do combustvel em terra e ao largo. 5- Efetuar a manuteno preventiva em um motor de popa, sob orientao do examinador. 6- Conhecer os aspectos de segurana aplicados a motores em embarcaes e reparos para os problemas mais comuns a esse tipo de motor.

Minhocultura
1 - Citar as principais espcies de minhocas chamadas comerciais, pelos seus nomes usuais e cientficos e as utilizaes das mesmas e fazer uma pesquisa sobre a histria da minhocultura. 2 - Descrever os tipos de instalaes, os cuidados e o trato requerido na criao de minhocas. 3 - Fazer uma apresentao a seo da importncia da reciclagem dos resduos orgnicos produzidos em uma casa. 4 - Explicar os fundamentos em que se baseia o sucesso da produo com finalidade comercial, bem como o pblico alvo a que se destina esta produo. 5 - Projetar e construir um minhocario caseiro. 6 - Elaborar e manter atualizado, por um perodo mnimo de trs meses, um relatrio sobre a criao das minhocas (quantidade de humos produzida, reproduo, quantidade de resduos transformados, etc.)

Navegao Area
1- Saber explicar por que os avies decolam e pousam sempre contra o vento. 2- Saber o significado dos nmeros nas pistas de pouso e decolagem. 3- Determinar a distncia entre dois aeroportos numa carta aeronutica mundial ( WAC ). 4- Saber calcular o rumo magntico e fazer as correes necessrias quando a rota se aproxima de uma linha isognica.

5- Explicar o significado de latitude e longitude. 6- Explicar o significado do horrio ZULU e o ajuste que deve ser feito no relgio para sua localidade 7- Saber corrigir o rumo de uma aeronave a partir de um vento dado ( mtodo do diagrama vetorial ). 8- Conhecer as diferenas entre VFR e IFR. 9- Saber o que e como calculada a autonomia de uma aeronave. 10- Saber o significado da sigla CINDACTA, explicando sua relao com a navegao area. 11- Saber como organizado o espao areo brasileiro. 12- Saber onde e como preencher um plano de voo.

Nutrio
1- Conhecer as principais qualidades nutritivas dos alimentos mais comuns. 2- Estudar uma doena de sua regio, causada por deficincias de vitaminas (ex: raquitismo, anemias etc.), preparando e aplicando uma soluo comunitria para o problema. 3- Planejar cuidadosamente o cardpio de um acampamento escoteiro, considerando todos os aspectos e, em especial, sua adequao ais participantes e s atividades a serem desenvolvidas. 4- Conhecer um programa alimentar para a populao de baixa renda, verificando seu funcionamento e, se for o caso, fazendo sugestes de melhoria. 5- Saber que alimentos so adequados a bebs e crianas, e como se pode prepar-los em adequadas condies de higiene. 6- Explicar quais so os procedimentos de purificao da gua. 7- Explicar o que se entende por desnutrio, como reconhec-la e que medidas deve ser tomadas para a recuperao de um paciente. 8- Participar de uma campanha de diagnstico e preveno da desnutrio em sua comunidade. 9- Explicar os mtodos de acondicionamento de frutas e verduras. 10- Fazer um cardpio para uma jornada de fim de semana. 11- Fazer um quadro comparativo dos alimentos com seu respectivo contedo energtico. 12- Apresentar a sua Seo uma palestra sobre a importncia de uma alimentao balanceada.

Observao Area
1 - Explicar como feita a classificao das aeronaves civis e militares, citando um mnimo de cinco exemplos de cada categoria. 2 - Reconhecer pelo menos sete entre dez smbolos de companhias areas da aviao comercial mundial. 3 - Reconhecer pelo menos sete entre dez smbolos de esquadres da aviao militar brasileira. 4 - Reconhecer pelo menos setenta por cento (70%) das aeronaves em um conjunto de, no mnimo, dez silhuetas ou imagens apresentadas pelo examinador. 5 - Organizar um registro de pelo menos cinco aeronaves diferentes observadas em vo em um perodo mnimo de quinze dias, contendo o dia e a hora da observao, localidade sobrevoada e o ruma aproximado. Sendo possvel, procure identificar tambm o modelo, empresa area e o prefixo ou designao militar correspondente a cada aeronave observada..

6 - Conhecer o significado da sigla AMFCO e classificar, por esse mtodo um mnimo de cinco aeronaves apresentadas pelo examinador. 7 - Apresentar ao examinador um resumo de trs aeronaves fabricadas no Brasil, destinada ao uso comercial privado ou militar. 8 - Fazer uma apresentao detalhada ( fotos, textos, etc. ) sobre a histria e as caractersticas de uma aeronave, ainda em operao, fabricada a partir de 1970, de sua livre escolha. 9 - Visitar um aeroporto, ou um aeroclube ou uma unidade area das Foras Armadas, polcia civil ou militar, corpo de bombeiros, registrando as principais aeronaves que operam regularmente naquele local. 10 - Apresentar um levantamento dos principais modelos de avies utilizados para voos comerciais domsticos no Brasil, apontando pelo menos trs diferenas observveis em pelo menos cinco deles. 11 - Catalogar pelo menos cinco dentre os principais modelos de helicpteros em uso pelas Foras Armadas, Polcias Civil, Militar, Federal e Rodoviria, Corpo de Bombeiros no Brasil, destacando os modelos que so operados por mais de um deles. 12 - Identificar pelo nome e demonstrar pelo menos trs manobras acrobticas realizadas por avies isolados ou em vo de formao.

Paisagismo
1- Descrever o trabalho de um paisagista. 2- Fazer uma planta, colocando caminho, muros e cercas, com disposio de flores e folhagens, em uma propriedade indicada pelo examinador. 3- Planejar um processo de drenagem em rea designada pelo examinador. 4- Saber o nome de 10 rvores, 10 arbustos e 10 tipos de flores, descrevendo seu plantio, condies climticas a que melhor se adaptam e habitat. 5- Explicar a importncia de uma boa drenagem. 6- Visitar um parque ou jardim, descrevendo o seu processo paisagstico. 7- Mostrar a forma correta de plantar e transplantar uma planta. 8- Conhecer os cuidados que se deve ter com um jardim, identificando as espcies daninhas. 9- Plantar com sua Seo dez tipos de rvores.

Pintura
1- Conhecer os principais materiais necessrios para uma pintura e para sua conservao. 2- Saber preparar a superfcie para receber a pintura. 3- Conhecer os diversos tipos de tinta e identificar a superfcie ideal para sua aplicao. 4- Pintar uma porta. 5- Pintar uma parede de alvenaria. 6- Pintar um porto, porta ou cerca de ferro. 7- Conhecer as diversas tcnicas de pintura. 8- Conhecer cores bsicas. 9- Conhecer o processo de fabricao de tintas. 10- Saber aplicar massa corrida. 11- Saber utilizar os distintos processos de limpeza de material segundo o tipo de tinta usada (tiner, gua etc.). 12- Descrever os procedimentos de segurana a adotar na armazenagem e na utilizao de tintas e solventes em ambientes fechados.

Preveno ao Crime
1 - Definir crime, crime organizado e preveno ao crime. 2 - Assistir a um filme (nacional ou estrangeiro) de sua escolha que trate do problema da criminalidade e apresentar um relatrio Seo. 3 - Preparar um trabalho sobre criminalidade em sua localidade, utilizando recortes de jornais ou revistas. 4 - Conversar com um professor ou diretor de uma escola de sua localidade, sobre as medidas adotadas para a preveno e o combate ao crime; especificar de que forma a juventude pode colaborar para a adoo de tais medidas. 5 - Definir o crime do "colarinho branco" e explicar de que forma ele afeta todos os cidados brasileiros. 6 - Conhecer a localizao dos postos policiais e delegacias de sua localidade. 7 - Utilizar corretamente as formas de preveno a assaltos e arrombamentos em sua residncia ou vizinhana, principalmente nas viagens de frias e longos perodos de ausncia. 8 - Desenvolver ou colaborar numa campanha de combate ao uso de drogas em sua comunidade. 9 - Entrevistar uma pessoa que j esteve envolvida com o uso de drogas, apresentando o relatrio Seo. 10 - Relatar casos de abusos cometidos contra crianas em sua localidade. 11 - Visitar uma delegacia de sua localidade e, conversando com o delegado, pesquisar sobre seu funcionamento. 12 - Fazer uma pesquisa e apresentar Seo sobre os projetos que so desenvolvidos dentro dos presdios para uma melhor reintegrao dos presos sociedade.

Preveno ao Uso de Drogas


1 - Faa um trabalho conceituando o que so drogas, drogas lcitas e ilcitas, dando exemplos. 2 - Relatar sua patrulha ou tropa os malefcios que as drogas podem causar, bem como alguns sintomas / consequncias para algum que faz uso de drogas 3 - Explicar como agir no caso de lhe ser oferecido drogas 4 - Conhecer o trabalho de alguma instituio que cuide do combate s drogas. 5 - Organizar uma visita da sua seo ou grupo a uma instituio de amparo a dependentes qumicos, demonstrando que tipo de ajuda teraputica existem para os dependentes. 6 - Definir e diferenciar usurio, dependente e traficante. 7 - Explicar qual a relao entre uso de drogas e DSTs (AIDS, etc.) 8 - Conhecer a legislao referente ao assunto, bom como quais as penas previstas em lei para o usurio de drogas, dependente e traficante. 9 - Participar de um curso ou palestra sobre combate e preveno ao uso de drogas, promovido pelo poder pblico ou por entidade reconhecida.

Preveno de Incndio
1- Saber o que fogo, os mtodos para sua extino, os componentes essenciais para que haja combusto e os tipos de combusto. 2- Saber quais so as classes de incndio, e os agentes extintores de cada classe.

3- Conhecer a localizao das estaes de bombeiros de sua localidade, sua rea de abrangncia e os telefones de emergncia pelos quais podem ser acionadas, em caso de emergncia. 4- Conhecer os principais produtos inflamveis que existem em sua casa e a forma correta de armazen-los. 5- Conhecer os tipos de extintores de incndio e suas aplicaes, demonstrando seu uso. 6- Conhecer os diferentes tipos de sistemas fixos de combate a incndio e saber como utilizlos. 7- Saber como proceder com o uso do GLP, formas de utilizao, preveno e combate a incndios. 8- Saber os procedimentos de segurana e as formas de evacuao a adotar em locais onde esteja ocorrendo um incndio. 9- Saber como localizar e utilizar o sistema fixo de combate a incndio em um edifcio. 10- Demonstrar que conhece os riscos de incndio e as precaues que devem ser adotadas em locais de diverso pblica e no uso de fogos de artifcio. 11- Saber como prevenir e combater os incndios florestais 12- Demonstrar as aes de salvamento de pessoas acidentadas, utilizando escadas e descidas por meio de cabos.

Preveno em Sade
1 - Conhecer o calendrio de vacinao recomendado pela Secretaria de Sade de sua regio, explicando para que serve cada vacina e a forma de aplicao. 2 - Estar em dia com sua carteira vacinal. 3 - Apresentar Seo um trabalho sobre trs doenas que possam ser evitadas pela vacinao, explicando seus sintomas, os agentes infecciosos e os locais onde so mais comumente encontradas. 4 - Conhecer e demonstrar o uso da camisinha (preservativo), explicando sua importncia na preveno das doenas sexualmente transmissveis. 5 - Participar como voluntrio, por um perodo mnimo de cinco horas, de uma atividade de mbito mundial, nacional, estadual ou municipal relacionada preveno em sade. 6 - Explicar a pelo menos duas gestantes as vantagens do aleitamento materno sobre o aleitamento artificial. 7 - Conhecer como se dividem os grupos de alimentos e apresentar exemplos de doenas que podem ser evitadas pelo uso de uma alimentao correta e balanceada. 8 - Ter comparecido pelo menos uma vez, no decorrer dos ltimos doze meses, a uma consulta com um dentista e um oftalmologista. 9 - Conhecer como pode ser feita a preveno do cncer de mama, do cncer do colo uterino e do cncer de prstata por meio da realizao peridica de exames. 10 - Demonstrar a utilizao do esfignomanmetro (aparelho de presso), conhecer os limites normais de presso arterial e acompanhar dois adultos, por um perodo de dois meses com avaliaes semanais da presso arterial. 11 - Preparar e apresentar Seo um trabalho sobre as seguintes DST: condiloma acuminado (HPV), herpes genital, sfilis, gonorria, uretrites no gonoccicas, cancro mole, linfogranuloma venreo, donovanose e AIDS, em que constem os agentes infecciosos, os sintomas e os meios de preveno. 12 - Conversar com um mdico ou com um enfermeiro sobre a importncia do acompanhamento pr-natal na preveno de doenas para a me e o bebe. 13 - Praticar algum esporte regularmente nos ltimos seis meses e explicar a importncia da prtica desportiva em seu desenvolvimento.

14 - Explicar Seo o funcionamento dos mtodos anticoncepcionais, apresentando vantagens e desvantagens de pelo menos cinco deles. 15 - Realizar pesquisa sobre a diferena entre drogas lcitas e ilcitas, apresentando Seo e populao jovem de sua comunidade palestra ou trabalho de divulgao relacionado com os problemas decorrentes do uso de cigarro, lcool, maconha, cocana, crack e medicamentos.

Primeiros Socorros
1 - Demonstrar como realizar curativos para ferimentos leves e como tratar ferimentos de corpos estranhos nos olhos e extremidades. 2 - Demonstrar como agir em casos de picadas de insetos, aranhas, escorpies, cobras e demais animais peonhentos. 3 - Demonstrar como agir em caso de entorse, fratura e luxao. 4 - Realizar a imobilizao de coluna cervical e utilizao de prancha para evitar leses raquimedulares. 5 - Demonstrar quatro mtodos para transportar um paciente sem suspeita de leso raquimedular. 6 - Demonstrar como se aplicam ataduras, tipoias e imobilizaes na cabea, trax, abdome, braos e pernas. 7 - Demonstrar como aplicar as manobras de desobstruo de vias areas. 8 - Demonstrar como agir nos casos de hemorragia, desidratao, internao e insolao. 9 - Demonstrar como proceder em casos de desmaios e ataques de epilepsia. 10 - Explicar como tratar casos de intoxicao alimentar e envenenamentos. 11 - Conhecer a posio das principais artrias e saber como parar hemorragias externas; saber adotar medidas contra o estado de choque. 12 - Identificar parada cardiorrespiratria e como realizar reanimao cardiopulmonar de acordo com o protocolo para leigos mais atual. 13 - Explicar como proceder para dar o primeiro atendimento de socorro, acionar organismos de emergncia e controlar e coordenar curiosos. 14 - Organizar um estojo de primeiros socorros para uso na sede, em excurses ou acampamentos, conhecendo a utilizao de cada item. 15 - Reconhecer e como agir em casos de queimaduras de 1, 2 e 3 graus. 16 - Demonstrar como proceder em casos de desidratao, febre e dores. 17 - Relatar como deve seguir as orientaes da ficha mdica dos companheiros de patrulha ou alcateia. 18 - Montar uma enfermaria de acampamento com todos os itens necessrios para prestar primeiros socorros.

Produo de Laticnios
1- Conhecer as principais raas e caractersticas do gado leiteiro bovino, ovino, caprino ou bubalino. 2- Conhecer as instalaes, os cuidados e o trato requerido pelo gado leiteiro. 3- Conhecer as caractersticas fsicas, vitamnicas e proteicas do leite bovino, ovino, caprino e bubalino. 4- Conhecer as vantagens e desvantagens das ordenhas mecnica e manual e o funcionamento dos diferentes tipos de ordenhadeira mecnica disponveis em sua regio. 5- Conhecer a legislao referente produo dos leites tipos "A", "B" e "C". 6- Conhecer os mtodos artesanal e industrial de pasteurizao.

7- Conhecer os cuidados higinicos e os processos de esterilizao utilizados na fabricao de produtos lcteos. 8- Conhecer a fabricao de creme, manteiga, refresco de soro e de pelo menos um tipo de queijo. 9- Visitar um laticnio ou uma envasadora de leite e apresentar Seo um relato sobre a visita.

Propaganda e Marketing
1 - Elaborar uma propaganda do seu Grupo Escoteiro em sua cidade, utilizando meios de sua escolha tais como: cartazes, divulgao no rdio, exposio, etc. 2 - Identificar e descrever os diferentes tipos de Estratgias de Comunicao (propaganda, merchandising, venda pessoal, publicidade, relaes pblicas). 3 - Explicar o que mdia alternativa, listar as principais e criar uma proposta para mostrar para sua Seo. 4 - Explicar a diferena entre marca, logomarca, logotipo e slogan, exemplificando com uma empresa nacional. 5 - Explicar como e quando se deve utilizar de meios como: reduo de preos, liquidao, brindes, volume extra, recipiente reutilizvel e concurso. 6 - Inventar um produto fictcio e elaborar uma propaganda para apresentar sua Seo. 7 - Explicar a importncia da propaganda para uma empresa no mercado atual. 8 - Fazer uma pequena lista, de no mnimo dez nomes, de marcas conhecidas e o porqu destes nomes. 9 - Explicar a importncia das cores nas propagandas e embalagens e dar o significado de cada cor. 10 - Explicar a importncia da embalagem e quais as suas finalidades. 11 - Explicar o que TARGET e como atingi-lo. 12 - Diferenciar as formas de pagamento (por atacado, varejo, dinheiro, crdito, por amostra, termo, no disponvel, prestaes e com reserva de domnio).

Radioamadorismo
1 - Conhecer a regulamentao governamental relacionada com o radioamadorismo, no que se refere ao uso, prtica e tica operacional. 2 - Elaborar um diagrama e explicar Seo os princpios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rdio. 3 - Identificar, nos arredores de sua casa ou da sede, trs tipos ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, conhecendo suas principais caractersticas. 4 - Explicar como aterrar e proteger dos raios uma estao de rdio. 5 - Identificar pelo menos dois modelos de transceptores, explicando Seo as caractersticas de cada um. 6 - Elaborar e expor Seo um trabalho sobre o uso de repetidoras. 7 - Preparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo. 8 - Apresentar Seo um trabalho que exponha os princpios bsicos do uso do radioamadorismo em operaes de emergncia. 9 - Elaborar um carto QSL pessoal contendo o smbolo do Radioescotismo. 10 - Manter contato de forma gil com outras trs estaes, sendo pelo menos uma delas uma estao escoteira.

11 - Instalar e pr em funcionamento um sistema de comunicao via rdio em uma atividade externa. 12 - Apresentar a licena de sua estao de radioamador expedida pelo rgo oficial competente.

Radioescuta
1 - Promover, sozinho ou com sua estao ou Patrulha e em presena de seu examinador, duas visitas a estaes de radioamador e uma visita a uma estao comercial de rdio ou televiso, apresentando relatrio Seo. 2 - Relatar por escrito um mnimo de cinco estaes de rdio que transmitam em ondas curtas programas em lngua portuguesa e outras cinco que transmitam em lngua estrangeira, descrevendo horrios, frequncia e contedo da programao. 3 - Identificar e demonstrar o uso e a utilidade dos comandos e controles de um radiorreceptor. 4 - Fazer uma exposio de cartes QSL, com pelo menos 20 exemplares, sendo trs, no mnimo, pertencentes a estaes escoteiras. 5 - Interpretar pelo menos cinco expresses do Cdigo Q, cinco letras do Cdigo Fontico Internacional e cinco letras do Cdigo Morse, ouvidas em transmisses. 6 - Reconhecer pelo menos seis indicativos de chamadas de pases diferentes, ouvidos em transmisses.

Reciclagem
1 - Apresentar para a seo um trabalho sobre o que reciclagem, explicando o que diferencia os resduos reciclveis dos no reciclveis. 2 - Apontar no mnimo trs materiais reciclveis e explicar como so os seus respectivos processos de reciclagem. 3 - Explicar os tipos de tratamentos de resduos. 4 - Explicar para o tempo de decomposio de pelo menos trs materiais e conhecer os danos que eles podem causar ao meio ambienta quando so abandonados em qualquer lugar. 5 - Construir com os materiais reciclveis trs objetos teis ao dia-a-dia. 6 - Reconhecer os smbolos indicativos de reciclagem e os significados das diferentes cores das lixeiras coletoras de resduos. 7 - Explicar a outro jovem da seo o que so resduos reciclveis e no reciclveis. 8 - Dar alternativas para o destino correto de alguns materiais como pilhas, vidros, plsticos, metais, restos de construo civil, orgnicos e efluentes domsticos. 9 - Organizar a separao de lixo em sua sede com lixeiras e informaes sobre a separao e dos resduos e providenciar contato com o rgo responsvel pela coleta em sua comunidade.

Reparos Domsticos
1- Ajustar uma campainha eltrica. 2- Substituir lmpadas. 3- Substituir arruelas de torneiras e caixas de descarga. 4- Remover, limpar e recolocar em seu lugar um tapete grande. 5- Amolar facas, passar roupas e fazer um embrulho.

6- Saber o que fazer nos casos de ruptura de canos e escapamentos de gs. 7- Consertar goteiras ou canos com vazamentos. 8- Consertar portes ou cercas. 9- Lubrificar e ajustar um aparelho domstico. 10- Substituir os cabos de uma janela de guilhotina. 11- Envidraar uma janela. 12- Desentupir ralos e vasos sanitrios. 13- Consertar estuque esburacado. 14- Recolocar maaneta, fechadura e dobradias em uma porta. 15- Fazer pequenos consertos na moblia. 16- Limpar e ajustar um fogo ou aquecedor a gs. 17- Substituir botijo de gs. 18- Saber verificar voltagem local. 19- Fazer uma extenso e consertos em tomadas e interruptores eltricos. 20- Saber consertar brinquedos. 21- Colocar quadros e cortinas. 22- Pintar uma parede, uma janela ou um objeto de uso domstico. 23- Remendar uma roupa, com perfeio. 24- Misturar massa de cimento e fazer pequenos consertos.

Reparos em Fibra
1- Conhecer os produtos que compe a soluo de fibra de vidro, relatando suas origens, aplicaes e usos. 2- Demonstrar os riscos de envenenamento e os cuidados necessrios para a guarda, mistura e aplicao dos produtos que compe a soluo de fibra de vidro. 3- Reparar uma prancha de surf ou fazer pequenos servios em embarcaes e objetos em fibra de vidro, preferencialmente pertencentes ao Grupo ou Regio Escoteira. 4- Fazer um curso tcnico ou participar da construo de uma embarcao ou objeto de fibra de vidro. 5- Visitar um estaleiro e descrever para a Seo as tcnicas e estratgias adotadas para construo e reparos. 6- Conhecer os produtos de acabamento em fibra de vidro, como tintas, lixas, massas, poliuretanos, etc.

Salvamento
1- Ter a especialidade de Natao, no nvel 3. 2- Atirar um cabo com boia de salvamento a um nadador que se encontra a 10m de distncia. 3- Demonstrar como retirar da gua uma pessoa em pnico. 4- Demonstrar os tipos de nado compatveis com o salvamento, em funo do meio onde ele ocorre. 5- Ter noes bsicas de primeiros socorros, na rea de reanimao de afogados. 6- Saber reconhecer os lugares seguros e perigosos para banhistas (mar, rios e lagos). 7- Saber reconhecer locais com correntezas e como proceder para deles se afastar. 8- Identificar peixes que representam riscos para banhistas em mares, rios e lagos, e saber reconhecer sua presena em locais de banho. 9- Elaborar e apresentar Seo um trabalho, ressaltando os perigos em atividades aquticas, como se conduzir durante tais atividades e as medidas de segurana que devem ser adotadas para evitar acidentes.

Secretariado
1 - Fazer ligaes em DDD e DDI e identificar seus custos. 2 - Redigir um texto com no mnimo 100 palavras. 3 - Explicar a organizao de um escritrio. 4 - Organizar um arquivo. 5 - Demonstrar noes bsicas de atendimento ao pblico. 6 - Organizar um fichrio com um mnimo 30 nmeros telefnicos. 7 - Organizar a agenda pessoal de compromissos de outra pessoa para um perodo mnimo de um ms. 8 - Demonstrar execuo de servios bancrios: preenchimento de cheques, depsitos, tarifas bancrias, compensaes, etc. 9 - Operar uma mesa telefnica simples e um aparelho de fax. 10 - Demonstrar como usa tcnicas bsicas de redao (ofcios, memorandos, cartas, etc.). 11 - Ter noes de um segundo idioma. 12 - Transcrever um texto de forma rpida, clara e precisa. 13 - Fazer ata de uma reunio, aplicando seus conhecimentos em alguma oportunidade em sua Patrulha, Seo ou Grupo Escoteiro. 14 - Ter noes de contabilidade, apresentando o demonstrativo de resultados de uma atividade da Seo. 15 - Fazer estgio em um escritrio na funo de secretrio (a), durante um mnimo de cinco perodos, totalizando 20 horas.

Segurana
1- Saber os cuidados a adotar diante de casos de vazamento de gs. 2- Saber como proceder no caso de incndio em sua casa. 3- Conhecer os cuidados para evitar a entrada de ladres na sua residncia. 4- Conhecer as regras de segurana para o trnsito na rua. 5- Conhecer as regras de segurana na escola. 6- Saber os cuidados que se deve adotar para sai noite. 7- Fazer um folheto explicativo sobre regras de segurana. 8- Organizar uma campanha para a preparao de um plano de ao visando melhorar a segurana no seu bairro. 9- Saber os cuidados a adotar para o acondicionamento de produtos qumicos, remdios e outras substncias potencialmente perigosas. 10- Conhecer os telefones de emergncia em sua localidade. 11- Descrever cuidados a adotar ao trafegar a p por ruas e caladas. 12- Descrever cuidados a adotar no manuseio de produtos inflamveis.

Segurana Domstica
1 - Descrever os principais riscos a sade e a segurana pessoal dentro do lar. 2 - Fazer uma pesquisa, demonstrando estatisticamente os ndices de ocorrncia de doenas e acidentes domsticos comparados a outros riscos. 3 - Demonstrar como agir em casos de doenas e acidentes domsticos. 4 - Realizar a limpeza de objetos e locais que acumulam caros (ventiladores, condicionadores de ar, colches, estantes, etc.).

5 - Demonstrar a Patrulha ou a Alcateia como proceder no contato com objetos de uso comum, que possam transferir micro-organismos e toxinas atravs das mos (jornais, livros e revistas, dinheiro, maanetas de portas, teclados, etc.). 6 - Demonstrar os cuidados de higiene no trato com os objetos de uso pessoal (escovas de dente, escovas de cabelo, talheres, copos). 7 - Demonstrar os cuidados de higiene no trato com os alimentos na compra, conservao e consumo (data de validade, despensa, geladeira, etc.). 8 - Identificar os principais sintomas das doenas domsticas e maior ocorrncia e explicar como proceder nestes casos (alergias, intoxicaes, verminoses, etc.). 9 - Descrever os cuidados com o sono (ambiente, colcho, quantidade e qualidade do repouso, etc.). 10 - Conhecer os cuidados na convivncia com animais domsticos (zoonoses, comportamento animal, excesso de apego, etc.). 11 - Explicar como as questes domsticas nos afetam psicolgica e mentalmente e avalilas (stress, sedentarismo, excesso de dependncia tecnolgica, ausncia de laser, etc.). 12 - Identificar os riscos domsticos mais comuns no cotidiano, comunicando aos demais membros de sua famlia, ajudando a isol-los (reas molhadas, pontos eltricos, desnveis de piso, objetos em altura, janelas, etc.). 13 - Demonstrar os procedimentos de segurana no uso de aparelhos domsticos eltricos, especialmente os que possuem resistncia eltrica (chuveiro, aquecedor, torradeira, liquidificador, etc.). 14 - Demonstrar os procedimentos de segurana no uso de instrumentos de corte e ponta mais comuns (facas, tesouras, saca-rolhas, etc.). 15 - Demonstrar os procedimentos de segurana na manipulao de fogo (velas, incensos, churrasqueira, fogo, etc.). 16 - Demonstrar os cuidados na manipulao e guarda de produtos qumicos existentes em casa ( materiais de limpeza em geral, medicamentos, lcool, etc. ). 17 - Apresentar uma palestra sobre preveno de doenas e acidentes domsticos, a sua famlia, comunidade, seo ou grupo. 18 - Prevenir acidentes e problemas de sade atravs da correta conservao e manuteno da sua residncia.

Segurana no Trnsito
1 - Conhecer o Cdigo Nacional de Trnsito. 2 - Conhecer os sinais usados nos cruzamentos pelos policiais do trnsito. 3 - Demonstrar que conhece as regras de segurana em caso de acidentes com veculos, nas ruas e nas estradas. 4 - Conhecer as regras de segurana para caminhadas em caladas e ao longo de estradas. 5 - Executar com a colaborao da Seo, uma demonstrao sobre segurana no trnsito, para um pblico escolar ou escoteiro. 6 - Iniciar ou cooperar com uma campanha destinada a manter em bom estado a sinalizao de trnsito, nas proximidades de sua residncia ou da sede da Seo. 7 - Elaborar um folder sobre preveno de acidentes de trnsito e difundi-lo em sua Seo ou comunidade. 8 - Explicar as regras bsicas para sinalizar o local de um acidente. 9 - Conhecer o significado das luzes do semforo para veculos e pedestres. 10 - Conhecer os principais telefones para contato imediato, nos casos de acidentes (Polcia, Pronto Socorro, etc.). 11 - Fazer uma estatstica dos acidentes ocorridos na sua localidade. 12 - Promover na Seo um debate sobre segurana no trnsito.

Serralheria
1 - Apresentar as ferramentas utilizadas em serralheria. 2 - Fazer um gancho em "S", uma argola e um grampo. 3 - Fazer uma ferradura. 4 - Usar a bigorna e do malho. 5 - Soldar dois pedaos de ferro, conhecendo os tipos de solda. 6 - Descrever as regras de segurana no trabalho em serralherias. 7 - Apresentar os tipos de material utilizado por serralheiros. 8 - Cortar um pedao de ferro. 9 - Fazer um trabalho em ferro de sua livre escolha. 10 - Trabalhar durante um dia em uma serralheria. 11 - Limar e endireitar uma chapa de ferro. 12 - Demonstrar o princpio de funcionamento de um porto de contra peso.

Sinalizao
1 - Confeccionar um par de bandeiras de semfora. 2 - Conhecer e explicar Seo os alfabetos Morse e semafrico e o cdigo internacional de bandeiras. 3 - Receber e transmitir palavras soltas, por meio de semfora. 4 - Conhecer os sinais manuais e de apitos utilizados no Movimento Escoteiro. 5 - Transmitir e receber uma mensagem noite, com luz. 6 - Fazer, em Morse e semfora, o sinal internacional de socorro. 7 - Elaborar um artigo sobre a evoluo da sinalizao atravs da histria. 8 - Transmitir e receber em semfora razo de 30 letras por minuto, uma mensagem de pelo menos 30 palavras. 9 - Transmitir e receber em Morse, razo de 25 letras por minuto, uma mensagem de pelo menos 25 palavras. 10 - Construir um aparelho para transmitir Morse por meio de sinais luminosos. 11 - Pesquisar sobre os sistemas modernos de transmisso de sinais e explic-los Seo 12 - Conhecer a sinalizao cega e luminosa de navegao nacional e internacional, bem como as notaes importantes para embarcaes, aeronaves, portos, aeroportos e canais.

Sobrevivncia
1- Conhecer as recomendaes que devem ser seguidas em casos de sobrevivncia na selva. 2- Demonstrar o uso de mtodos de orientao. 3- Conhecer os mtodos de obteno de gua potvel, demonstrando o uso de pelo menos um deles. 4- Conhecer plantas medicinais da sua regio e seu uso. 5- Conhecer os primeiros socorros que devem ser aplicados em casos de picadas de insetos, cobras e aracndeos; saber transportar feridos e tratar de casos de insolao. 6- Ter noes de meteorologia. 7- Possuir conhecimento essencial sobre caa e pesca, improvisando utenslios para a prtica de tais atividades. 8- Possuir conhecimento da flora e da fauna de sua regio.

9- Explicar quais so os alimentos encontrados na natureza e de que modo podem ser preparados para o consumo. 10- Listar e reconhecer frutos silvestres encontrados em sua regio que no podem ser ingeridos, por serem txicos. 11- Aplicar trs mtodos rudimentares de acendimentos de fogo. 12- Construir um abrigo natural com material encontrado na natureza, conhecendo as necessidades e as caractersticas do local onde se vai constru-lo.

Socorrismo
Pr-Requisito: Ter especialidade de Primeiros Socorros nvel 2 1 - Demonstrar como acionar organismos de emergncia e chamar por ajuda. 2 - Demonstrar que preserva a prpria segurana em diferentes circunstncias emergenciais. 3 - Demonstrar a sequncia de avaliao e atendimento em caos de emergncia do trauma. 4 - Demonstrar como avaliar as vias areas e como prevenir e lidar com obstrues. 5 - Demonstrar as tcnicas para se evitar leses de medula espinhal ( imobilizao cervical e uso de prancha ).como avaliar 6 - Demonstrar como identificar parada cardiorrespiratria e como realizar reanimao cardiopulmonar seguindo protocolo para leigo atualizado. 7 - Reconhecer e demonstrar como lidar com o estado de choque. 8 - Demonstrar como avaliar o nvel de conscincia e sinais de traumatismo craniano. 9 - Demonstrar como controlar e coordenar curiosos. 10 - Conhecer protocolo de catstrofes ( mltiplas vtimas ), sabendo estabelecer as prioridades de atendimento. 11 - Demonstrar como agir em casos de afogamento e choque eltrico. 12 - Identificar e demonstrar como agir em casos de pneumotrax e hipotermia.

Topografia
1 - Descrever os modernos mtodos de levantamento topogrfico. 2 - Estar familiarizado com os termos mais habitualmente empregados nos levantamentos topogrficos. 3 - Utilizar de forma adequada os instrumentos bsicos de topografia. 4 - Descrever como a construo de um teodolito e demonstrar seu uso. 5 - Fabricar um aparelho sensvel que funcione com o principio de um teodolito. 6 - Levantar o croqui de uma superfcie de 2 h, utilizando a escala indicada pelo examinador. 7 - Marcar em um campo um polgono com 2 km de permetro assinalado em um mapa. 8 - Ensinar Seo os princpios bsicos da topografia. 9 - Explicar a diferena entre topografia e topometria. 10 - Levantar o plano de um caminho de 1 km de extenso. 11 - Identificar o campo de ao da topografia, sacando os benefcios e vantagens decorrentes de sua aplicao. 12 - Efetuar um levantamento topogrfico de uma rea de acampamento, utilizando procedimentos escoteiros.

Trabalho Voluntrio
1 - Trabalhar como voluntrio em um desastre natural de seu Municpio, Estado ou Pas, em algum dos seguintes rgos: Cruz Vermelha ou Defesa Civil. 2 - Trabalhar como voluntrio em um rgo municipal, por pelo menos cinco perodos, totalizando 20 horas, em Asilos, Casas de Recuperao, Creches, Hospitais ou Abrigos. 3 - Trabalhar como voluntrio em uma campanha de combate Diabetes ( ou algo similar ), de sua cidade, Estado ou Municpio. 4 - Demonstrar como proceder e socorrer pessoas feridas em situaes cotidianas ( por exemplo, em acidentes de trnsito ) sabendo adotar noes bsicas de primeiros socorros nos casos de cortes e pequenas ou graves leses. 5 - Trabalhar como voluntrio, levando seu Grupo, Seo ou Patrulha acompanhada de um Chefe responsvel, aplicando atividades escoteiras voltadas para a Incluso Social de um grupo de pessoas com algum tipo de deficincia ( fsica e/ou intelectual ). Ter convivido por um perodo de seis meses com um membro adulto e/ou infanto-juvenil no grupo escoteiro no qual est efetivo. 6 - Visitar uma creche, asilo ou abrigo e verificar seu funcionamento, apresentando relatrio ao examinador.

Vendas
1 - Citar as principais caractersticas de um vendedor. 2 - Observar e elaborar um relatrio sobre a atividade de um vendedor, durante um dia de trabalho. 3 - Participar ativamente de uma campanha para arrecadao de fundos organizada pela Seo e que se baseie na venda de algum produto ou servio ( cartes comemorativos, convites para um almoo, etc. ) 4 - Utilizar um talo de pedidos, preenchendo de forma correta. 5 - Definir os termos cotao, proposta, prazo de entrega e condies de pagamento. 6 - Explicar o que uma equipe de vendas. 7 - Operar uma calculadora com agilidade e preciso. 8 - Criar um produto imaginrio e elaborar a estratgia de marketing a ser utilizada em sua comercializao. 9 - Explicar a legislao tributria que se aplica, em seu estado, aos diferentes tipos de produtos. 10 - Preencher uma nota fiscal de venda. 11 - Demonstrar conhecimento dos direitos trabalhistas do vendedor. 12 - Demonstrar noes bsicas sobre o clculo de juros.

Vitrines
1- Conhecer o uso tridimensional do espao de uma vitrine. 2- Associar o perodo do ano ou a oportunidade de venda com a seleo do material a ser utilizado na decorao de uma vitrine. 3- Listar as caractersticas de um cartaz apropriado para exibio em uma vitrine. 4- Organizar e montar trs vitrines diferentes, sendo uma de divulgao do Movimento Escoteiro. 5- Saber pintar letreiros. 6- Trabalhar durante 40 (quarenta) horas na organizao de vitrine.

7- Promover um debate com profissionais da rea com a finalidade de ilustrar as tcnicas bsicas utilizadas na montagem de uma vitrine. 8- Observar pelo menos dez vitrines, duas de cada tipo de estabelecimento, relatando suas observaes sobre tcnicas e procedimentos utilizados. 9- Discorrer sobre o uso de cores e luzes nas vitrines.

Habilidades Escoteiras
Acampamento
1 - Ter acampado com sua seo ou patrulha por um mnimo de 6 noites para Nvel 1; 12 noites para Nvel 2 e 18 noites para Nvel 3. 2 - Montar, desmontar, dobrar e acondicionar uma barraca. 3 - Escolher as tcnicas de conservao de uma barraca, executando pequenos reparos. 4 - Escolher locais seguros para montar uma barraca. 5 - Explicar os cuidados a adotar em caso de temporais e alagamentos. 6 - Cuidar e tratar do lixo quando em acampamento. 7 - Montar um Canto de Patrulha, considerando os padres de acampamento e com o auxlio da Patrulha. 8 - Cozinhar uma refeio simples individual em fogo de lenha, sem utilizar utenslios de cozinha. 9 - Fazer no mnimo cinco pioneirias diferentes e teis em acampamentos, utilizando amarras. 10 - Acampar por trs noites sem utilizar barraca, dormindo em abrigo natural ou em saco de dormir especial para relento. 11 - Orientar-se por meio de cartas topogrficas, com ou sem emprego de bssola. 12 - Improvisar barraca, mochila, espeques, esteios e artigos semelhantes, utilizando-os durante um acampamento ou jornada. 13 - Demonstrar uso dos seguintes ns e voltas: de correr, escota duplo, em oito, balso pelo seio, arns, fiel, ribeira, volta redonda com cotes e volta do salteador. 14 - Demonstrar os cuidados para com o material necessrio para um acampamento. 15 - Elaborar um cardpio e lista de gneros para as refeies da Seo durante um acampamento e uma jornada, ambos com durao igual a um fim de semana. 16 - Acondicionar os gneros alimentcios para um acampamento e uma jornada. 17 - Preparar o material individual para um acampamento e para uma jornada, ambos com durao igual a um fim de semana. 18 - Fazer um projeto de um acampamento suspenso, listando o material necessrio, custos e os aspectos de segurana e execut-lo.

Almoxarifado
1 - Demonstrar noes bsicas do funcionamento de um almoxarifado. 2 - Selecionar corretamente o material para um acampamento da Seo. 3 - Visitar um almoxarifado de um rgo pblico ou empresa privada, entrevistando seu responsvel, para conhecer a importncia e a responsabilidade da funo. 4 - Encarregar-se do material da Seo durante um acampamento de final de semana. 5 - Administrar o almoxarifado da Seo por um perodo mnimo de trs meses. 6 - Organizar um cadastro de fornecedores do material utilizado pela Seo.

7 - Realizar o inventrio do material da Seo, efetuando um levantamento do valor em moeda corrente, para o caso de ser necessria a substituio de qualquer item. 8 - Executar a manuteno apropriada no material de campo da Seo. 9 - Organizar o processo de controle de estoque do material utilizado pela Seo

Cidadania do Mundo
1 - Pesquisar sobre a Organizao Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), localizao do Escritrio Mundial, suas Regies e respectivos escritrios. 2 - Identificar em um planisfrio pelo menos cinquenta pases em que o Movimento Escoteiro tenha existncia legal, em todas as Regies Escoteiras. 3 - Reconhecer o emblema Escoteiro e a bandeira nacional de pelo menos trinta deles e explicar o significado do emblema oficial da Organizao Mundial do Movimento Escoteiro. 4 - Manter correspondncia com um escoteiro estrangeiro durante doze meses (mnimo de cinco cartas), procurando aumentar seus conhecimentos gerais sobre a geografia, a histria e os costumes do pas em questo, no s por meio de correspondncia, mas tambm pela leitura de livros. 5 - Acampar com escoteiros estrangeiros, em atividades nacionais ou internacionais. 6 - Participar de alguma atividade de carter internacional promovida por uma Organizao Escoteira ou Organizao Internacional (ONU, UNESCO, UNICEF, UNHCR, etc). 7 - Escrever um artigo sobre os problemas atuais do mundo e como o Escotismo pode colaborar na busca de soluo. 8 - Identificar os cinco pases que possuem os maiores contingentes escoteiros na relao membros potenciais/membros efetivos e a razo deste sucesso. 9 - Fazer um estudo sobre os principais Parques do Escotismo Mundial, apresentando Seo uma palestra sobre o tema. 10 - Montar um painel com pelo menos 15 insgnias escoteiras estrangeiras. 11 - Pesquisar e apresentar Seo pelo menos trs exemplos de trabalhos comunitrios desenvolvidos por associaes escoteiras estrangeiras. 12 - Relatar os esforos de trs organizaes que se ocupem em promover a paz mundial, identificando sua metodologia de atuao e abrangncia.

Culinria
1 - Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida. 2 - Identificar os utenslios necessrios para a preparao de uma refeio definida pelo examinador. 3 - Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos e preparar uma bebida quente. 4 - Fazer uma lista dos mantimentos com quantidade necessrias para uma refeio festiva para a seo. 5 - Explicar como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente. 6 - Preparar um cardpio equilibrado para um acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gneros para a Patrulha. 7 - Cozinhar para a patrulha durante um acampamento de final de semana, a lenha e a gs, demonstrando cuidados com a segurana e higiene. 8 - Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como po de caador, ovo na laranja, ovo no espeto, carne moda no espeto, etc. 9 - Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da patrulha em um acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incndio. 10 - Elaborar um cardpio variado para um dia, somente com comidas mateiras.

11 - Preparar, em um acampamento, trs tipos de sobremesa. 12 - Limpar e preparar uma pea de carne. 13 - Limpar e preparar um peixe. 14 - Construir uma intendncia no canto de Patrulha, durante um acampamento. 15 - Preparar uma refeio para a Patrulha sem utilizar utenslios (cozinha mateira).

Marinharia
1 - Reconhecer 8 ( oito ) tipos diferentes de embarcaes locais. 2 - Citar a nomenclatura das embarcaes remo e as ordens de comando para sua propulso. 3 - Demonstrar que sabe arrumar o material e pessoal em uma embarcao, compensando-a satisfatoriamente. 4 - Descrever as regras de segurana aplicveis na navegao a remo e o que fazer em caso de emergncia. 5 - Executar algumas tarefas de limpeza e manuteno da embarcao. 6 - Explicar a influncia das correntes sobre a embarcao. 7 - Remar como guarnio de um escaler, prumar e amarrar uma embarcao. 8 - Manobrar, sozinho, uma embarcao a remo para largar, fundear, atracar e abicar em uma praia. 9 - Conhecer a Rosa-dos-Ventos e demonstrar como fazer uso da bssola embarcado. 10 - Lanar um cabo de reboque, de uma embarcao para outra, e saber dar e receber reboque. 11 - Conhecer os smbolos e saber interpretar uma Carta Nutica. 12 - Demonstrar noes bsicas de meteorologia.

Pioneiria
1 - Fazer e saber a utilidade de pelo menos 15 ns. 2 - Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicao. 3 - Fazer as amarras paralelas e trip, conhecendo sua aplicao. 4 - Construir um fogo suspenso e uma mesa de campo. 5 - Demonstrar que conhece as regras de segurana no manuseio de ferramentas. 6 - Mostrar conhecimento sobre um dos seguintes assuntos: movimentao de grandes pesos e estiramento de cabos; ancoragem de sustentao; jangadas, cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos. 7 - Construir um prtico ou latrina de campo. 8 - Construir um canto de lenhador, de acordo com as regras de segurana. 9 - Construir um abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local. 10 - Projetar e coordenar a execuo de uma pioneiria de mdio porte. 11 - Construir uma cozinha de acampamento. 12 - Afiar ferramentas e conhecer os cuidados para sua manuteno.

Rastreamento
1 - Reconhecer, pelo olfato, oito em dez substncias de uso comum. 2 - Reconhecer, pela audio, oito em dez rudos comuns. 3 - Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos.

4 - Reconhecer e explicar caractersticas que distinguem cinco pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso nas costas, andando para trs, mancando, etc.). 5 - Seguir satisfatoriamente trs pistas naturais de aproximadamente 500 metros. 6 - Seguir uma pista com, pelo menos, 1500 metros e 40 sinais de pista, identificando, pelo menos, 35 sinais. 7 - Desenhar e descrever corretamente um objeto, depois de observ-lo durante um minuto. 8 - Interpretar com razovel correo trs histrias, a partir de rastros na areia, no barro, na neve ou em outro tipo de solo. 9 - Fazer os moldes em gesso de rastro de pssaros, animais, automveis e bicicletas, rotulando-os com informaes alusivas data e ao local onde foram colhidos.

Tcnicas de Sapa
1 - Limpar o terreno para a montagem do local onde ficar o material de sapa. 2 - Fazer uma fossa para lquidos. 3 - Demonstrar os cuidados a adotar no manuseio de ferramentas de sapa. 4 - Montar uma latrina de campo. 5 - Utilizar a serra traante ou qualquer outro tipo de serra que precise ser manuseada por mais de uma pessoa. 6 - Afiar ferramentas de sapa. 7 - Enumerar e identificar as ferramentas de sapa. 8 - Demonstrar os cuidados para a conservao em bom estado das ferramentas de sapa. 9 - Recuperar ferramentas de sapa danificadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen