Sie sind auf Seite 1von 113

CANUDOS: VISES MILITARES

Maurcio de Almeida Siaines de Castro

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Sociologia.

Orientadora: Glaucia Villas Bas

Rio de Janeiro Maio de 2004

CANUDOS: VISES MILITARES

Maurcio de Almeida Siaines de Castro

Orientadora: Glaucia Villas Bas

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Sociologia.

Aprovada por:

____________________________________ Presidente, Prof. Glaucia Villas Bas

____________________________________ Prof. Regina Abreu

____________________________________ Prof. Andr Botelho

Rio de Janeiro Maio de 2004

FICHA CATALOGRFICA

Castro, Maurcio de Almeida Siaines de Canudos: vises militares / Maurcio de Almeida Siaines de Castro. Rio de Janeiro: UFRJ, IFCS/PPGSA, 2004 vi, 107f Orientador: Glaucia Villas Bas, dissertao, UFRJ, IFCS, PPGSA, 2004, 9 1. Canudos. 2. Militares. I. Orientador: Villas Bas, Glaucia. II. UFRJ/IFCS/PPGSA. III. Ttulo: Canudos: vises militares

10

RESUMO

Canudos: vises militares Maurcio de Almeida Siaines de Castro Orientadora: Glaucia Villas Bas

Resumo da Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Sociologia.

Diversos atores estiveram presentes na eliminao do arraial sertanejo de Canudos, em 1897. O Exrcito Brasileiro foi um deles. Em seu interior, inicialmente, considerava-se haver em Canudos o incompreensvel e brbaro inimigo , como qualificou Euclides da Cunha. Em outubro de 1997, quando se completava o centenrio do fim da luta no serto, o Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil realizou um simpsio para debater o tema, depois dele ter sido veiculado, durante quase dois anos, em diversas edies das publicaes Defesa Nacional e Revista do Exrcito Brasileiro . Na esteira desse debates, a Biblioteca do Exrcito Editora encomendou ao coronel Oliveiros Litrento, professor de direito na Academia Militar das Agulhas Negras, a produo de um livro sobre Canudos. Assim, em 1998, vinha a pblico Canudos: vises e revises, com uma viso nova do assunto. Este trabalho analisa a mudana de atitude em relao a Canudos, no interior do Exrcito Brasileiro, expressa nos debates de 1997 e no livro de Oliveiros Litrento.

Palavras chave: conflito representao - reviso

11

ABSTRACT

Canudos: military views Maurcio de Almeida Siaines de Castro


Orientadora: Glaucia Villas Bas

Abstract da Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Sociologia.

There were several actors in the elimination of the popular campground of Canudos, in 1897. Brazilian Army was one of them. The thinking in that institution was, in early times, that in Canudos lived the incomprehensible and barbarian enemy, how said Euclides da Cunha. In October 1997, when there were a hundred years from the end of war in brazilian northeast, Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil has promoted a symposium to discuss the theme, after it had been debated for two years in the publications Defesa Nacional and Revista do Exrcito Brasileiro. After these debates, Biblioteca do Exrcito Editora has recommended to the colonel Oliveiros Litrento, teacher for right in military academy, to write a book about Canudos. In 1998 it was issued Canudos: vises e revises, with a new vision on the theme. This work analyses the change of posture on Canudos in Brazilian Army, that was appeared in debates of 1997 and in Litrentos book.

Key words: conflict representation - revision

12

SUMRIO

APRESENTAO

CAPTULO 1: OS SIGNIFICADOS DE UM ACONTECIMENTO 1.1. Canudos e Euclides da Cunha 1.2. Alm de Euclides 1.2.1. Momento de mudana: Jos Calasans 1.2.2. Aprofundamentos por temas 1.2.2.1. O fanatismo 1.2.2.2. Economia e cultura 1.2.2.3. Mudanas estruturais e mudanas polticas CAPTULO 2: CANUDOS REPRESENTADO PELO EXRCITO 2.1. Os primeiros autores 2.2. Tempo intermedirio 2.3. O centenrio e as revistas 2.4. Os significados de uma reviso 2.4.1. Estrutura social, contexto histrico, ideologia 2.4.2. Religiosidade, crenas, modo de vida 2.4.3. Guerra e violncia CAPTULO 3: REVISO DE CANUDOS E OUTRAS MUDANAS 3.1. A tenso do momento em que Litrento escreve 3.2. O Exrcito se rediscute quando muda seus smbolos 3.3. A Academia Militar e o Exrcito 3.4. A formao da opinio 3.5. Concluso BIBLIOGRAFIA:

13 14 24 24 26 26 31 34 44 44 46 49 64 68 73 79 87 87 88 94 98 103 105

13

APRESENTAO

Este trabalho, que trata do modo como Canudos representado pelo Exrcito Brasileiro, est dividido em trs captulos. No primeiro, discuto diferentes significados possveis de Canudos, a partir de Euclides da Cunha, passando por Jos Calasans, trazendo o entendimento de autores atuais. No segundo trago, o debate entre os militares por ocasio do centenrio do fim da Guerra de Canudos, em 1997, e a anlise do livro Canudos: vises e revises, de Oliveiros Litrento, que entendo com um marco da mudana de atitude dos militares do Exrcito Brasileiro em relao a sua prpria vivncia de Canudos. Por fim, discuto no terceiro captulo as condies em que, dentro da instituio, aconteceu e vem acontecendo o debate a respeito de Canudos. O fenmeno social que se desenrolou nos sertes nordestinos de meados para o final do sculo 19, que teve seu desfecho na Bahia, na localidade chamada Canudos foi recriado pelas interpretaes elaboradas a seu respeito. O prprio Euclides da Cunha, principal responsvel pela sua notoriedade, produziu verses diferentes. O que trago aqui resultado de uma apreenso urbana, que se deu primeiro atravs de Euclides da Cunha, depois com a procura da sobrevivncia de Canudos na cidade do Rio de Janeiro, no morro da Providncia, antigo morro da Favela, onde se instalaram alguns soldados que voltavam da Bahia, no final de 1897. A lembrana desses antigos moradores desvaneceuse quase por completo. Procurei pessoas idosas que pudessem se recordar, mas apenas um exmorador, antigo dono de um pequeno bar no morro dos anos 20, guardava em sua memria um personagem do drama de Canudos. Disse-me tratar-se de um baiano que, depois de beber, comeava a contar histrias das lutas com faces e espadas, de que participara em Canudos. Alm desse quase silncio, duas coisas ficaram. Em primeiro lugar, a palavra favela, oriunda de Canudos, que veio a denominar um tipo de bairro, a partir do morro da Favela, no

14

Rio de Janeiro. Favela o nome de uma planta do serto e, durante a Guerra de Canudos, parte das tropas ficaram acampadas em um morro, que, por ter muitas dessas plantas, ficou conhecido como Morro da Favela. Provavelmente o nome do morro do Rio de Janeiro emprestado daquele de Canudos, onde um mesmo grupo de soldados esteve instalado. Alm disso, no atual morro da Providncia, apesar de quase no haver lembrana dos moradores vindos do serto, h uma crena generalizada a respeito da existncia de algo oriundo de Canudos em um pequeno oratrio existente no alto do morro. Alguns falam em uma cruz de madeira, outros em uma imagem de Jesus Cristo crucificado. Quando estive l, em 1997, a capela se encontrava quase completamente vazia, contendo apenas um pedao de madeira compensada ou prensada, que, acredito, no poderia ter sido feita cem anos antes. O que chama a ateno, porm, o fato de haver essa crena e de falar-se nisso. Naquele ano, uma festividade no morro comemorou o centenrio da favela, isto do uso da palavra para designar o lugar. Antes de ter definido a apreenso de Canudos pelos militares como tema de dissertao de mestrado, tive a oportunidade de acompanhar do Simpsio Internacional Os sertes (1902-2002) Permanncia e Rasuras, que aconteceu entre os dias 1 e 7 de dezembro de 2002. Foi uma realizao conjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Catlica do Salvador (UCSAL) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com patrocnio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e com apoio da Fundao de Administrao e Pesquisa Econmico-Social (FAPES) e da Prefeitura Municipal de Canudos. O evento aconteceu distribudo entre as cidades de Salvador (dias 1,2 e 3) Feira de Santana (4 e 5) e Canudos (6 e 7). Alm dos debates previstos, os contatos com participantes do encontro foram muito importantes, pois abriram diversas possibilidades de novos estudos e caminhos de aprofundamentos de outros.

15

Ao final do primeiro dia do simpsio, ainda em Salvador, depois da segunda sesso de comunicaes, eclodiu um debate que vinha sendo desejado e contido: a relao entre histria e literatura. Falo em ecloso, no apenas procurando dar fora expresso do que aconteceu, mas tambm para ressaltar o fato de ter sido repentino. As comunicaes j haviam se encerrado e no havia mais perguntas sobre os temas especficos tratados tarde. Foi quando se apresentou a questo que, resumidamente a seguinte: afinal, o que literatura e o que histria? O que e o que no fico? O tema j havia sido abordado na parte da manh e voltou a debate com muita riqueza de participaes. Houve quem falasse na gaiola de ouro do conhecimento sobre Canudos que seria Os sertes. Foi lembrado que a escrita em si j um ato de ficcionalizao. Foi dito que em Manoel Bencio e em Macedo Soares h mais verdades histricas a respeito de Canudos que em Euclides. Como fecho dessas primeiras afirmaes foi citado Jos Calasans, dizendo que uma priso pensar Canudos somente a partir de Os sertes. Francisco Foot Hardman disse que Os sertes o veculo que permitiu que a memria sobrevivesse cem anos depois. Assumindo a mesma posio defendida por Berthold Zilly, disse que os outros autores que falaram de Canudos no teriam sido conhecidos no fosse Os sertes. Afirmou tambm que em Euclides estava um impasse da nacionalidade brasileira, o que faz do livro significativo no s pelo que descreve, mas por representar esse impasse. Sendo este trabalho voltado para a apreenso de Canudos por parte do Exrcito Brasileiro, muito contribuiu para ele esta discusso sobre as diferentes possibilidades de verso do fenmeno que se desenvolveu no interior do Nordeste, tendo como desfecho a interveno do Estado atravs de sua principal instituio militar. O simpsio era itinerante, comeando em Salvador, prosseguindo em Feira de Santana e terminando em Canudos. Feira de Santana est a pouco mais de uma hora de nibus de Salvador. De l para Canudos viaja-se por uma estrada que cruza todo o serto, atravessando

16

o Rio So Francisco e chegando ao Cear. O nibus faz vrias paradas em que entram e saem pessoas, ficando s vezes cheio, s vezes vazio. Era um excelente posto de observao. Dele, pude ver a caatinga, as cacimbas e mesmo animais mortos e ossadas, que nas caricaturas tanto representam o serto. Na cidade de Euclides da Cunha (que, no tempo de Antnio Conselheiro, chamava-se Cumbe), uma parada mais longa, para almoo, s 12 h. 25 min., com intenso calor, permitiu-me andar um pouco. O restaurante, que tambm era uma espcie de hotel, possua pequenos quartos sem janelas, tendo apenas basculantes, voltados para um corredor que d acesso aos banheiros. Estava equipado com moderno aparelho de som, certamente produzido em algum tigre asitico. Enquanto bebo um refrigerante, ouo a voz de cantores populares em todo o pas. Os efeitos da globalizao chegam at ali, mas a tradio local tambm est presente. Em Euclides da Cunha, o nibus encheu, ficou lotado, com muita gente falando alto. Aos poucos foram descendo pessoas e em Canudos estava quase vazio. Desci e o nibus seguiu para Abar, uma cidade quilmetros acima, s margens do Rio So Francisco. A participao nesse Simpsio me faz lembrar os cursos de lnguas estrangeiras que utilizam o mtodo que chamam de imerso total, em que o aluno forado a falar somente aquela lngua, por dias seguidos, o tempo todo. Fiquei imerso no assunto, adquirindo novos conhecimentos, revendo conceitos, estabelecendo relaes. Em meu primeiro dia em Canudos, no final da tarde, estive no Parque Estadual, no stio arqueolgico mantido pela Universidade do Estado da Bahia, onde esto demarcados os locais da guerra, como Alto da Favela, Vale da Degola, Vale da Morte, alm de diversas trincheiras de conselheiristas e soldados do Exrcito. Voltei l no dia seguinte. A antiga Canudos est ali no Parque, mas submersa. O Aude de Cocorob inundou-a por completo. H poucos anos, uma seca mais forte fez baixar o nvel das guas do aude e algumas runas apareceram.

17

Depois da destruio na guerra, alguns habitantes que haviam escapado voltaram antiga Canudos e reconstruram-na. Nos anos 30/40, foi feito o projeto do aude, que ficou pronto em 1968. O local foi visitado por Getlio Vargas, durante o Estado Novo. Contaram-me que Getlio teria chegado com Os sertes embaixo do brao, cheio de anotaes. Queria ver os locais descritos por Euclides. Nosso simpsio fez a mesma coisa ao seu final: queramos todos conhecer Canudos. Era um esforo para entender, ou melhor, diversos esforos para entender. A sociedade construda pelo mesmo processo que destruiu a experincia sertaneja, debruavase cheia de perguntas sobre o que restou l. Antes era um de seus ditadores que fazia indagaes, depois, pesquisadores, estudantes, professores, jornalistas, ativistas polticos. A cidade de hoje, construda ao lado da antiga, s margens do aude, tem cerca de 14 mil habitantes. O prefeito do PSDB e a Cmara Municipal dividida entre o partido do prefeito e o PFL. O PT, porm tem militantes na regio e foi bem votado nas ltimas eleies. Dizem-me algumas pessoas que, a vitria de Lula nas eleies presidenciais fez com que a populao olhasse o PT com mais ateno, ou respeito. A economia incipiente. A criao de caprinos a atividade principal, convivendo com uma muito pequena agricultura. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) fonte de emprego e gera renda e circulao monetria na cidade. Voltando ao aude, h quem suponha que sua construo visava a fazer desaparecer os vestgios do antigo Arraial de Belo Monte. Soube que h tcnicos que contestam a construo da represa, seria um volume de gua excessivo, concentrado em apenas um ponto. O espelho dgua muito grande, o que implica muita evaporao, dada a secura do ambiente, isto , h perda de gua. A hiptese que teria sido melhor construir vrios pequenos audes ao longo do Rio Vaza-Barris, beneficiando outras localidades da regio. A impresso que fica que houve a inteno de apagar vestgios da antiga Canudos. O aspecto

18

da Canudos atual o oposto das descries do velho arraial. Suas ruas so largas e perpendiculares entre si. A movimentao provocada pelo simpsio foi algo fora do comum na cidade, com desfiles e festividades. Alguns moradores disseram-me que lamentavam terem sido os ltimos a saber do evento. Alguns dos palestrantes viajavam desde Salvador em um nibus contratado pelos organizadores, cuja chegada em Canudos foi acompanhada por vaqueiros com suas roupas de couro, entoando os aboios, os seus cantos de quando conduzem gado. Na ampla praa central da cidade, os boiadeiros, a cavalo, fizeram uma pequena exibio de seus modos, suas roupas e de suas habilidades, tais como no tempo de Antnio Conselheiro. Em um segundo plano, porm, letreiros do comrcio e de bancos podiam ser vistos. Uma tabuleta do DRINKS BAR anunciava os tempos atuais da dita globalizao. Dos telefones pblicos da praa podia-se falar com qualquer parte do pas. Mas de cem anos se passaram, as mudanas so evidentes, mas a discusso de Canudos no acontece sem provocar emoes e alinhamentos. Entre os militares do Exrcito Brasileiro de hoje no pode ser diferente.

19

CAPTULO 1: OS SIGNIFICADOS DE UM ACONTECIMENTO

O objetivo deste trabalho discutir como o acontecimento de Canudos, no serto da Bahia, no final do sculo 19, vem sendo apreendido e discutido pelos militares do Exrcito Brasileiro. O Exrcito, como instituio diretamente envolvida na luta contra Canudos, tem um modo prprio de entender o assunto e esse entendimento tambm tem sofrido variaes atravs do tempo, uma delas notvel, quando das comemoraes do centenrio do final da guerra no serto da Bahia, em 1997. Antes de qualquer coisa, porm, preciso definir que significados tem Canudos. Certamente, a referncia no apenas guerra que aconteceu em 1896-97, mas ao fenmeno social que resultou na guerra, composto de diversos fatos e acontecimentos. H a idia de uma totalidade quando se fala de Canudos. Dessa totalidade fazem parte a religiosidade criada a partir de um entendimento peculiar do catolicismo, as mudanas estruturais por que passava o conjunto da sociedade, as sucessivas secas que aconteceram a partir de 1844 e suas conseqncias, os projetos polticos das diferentes foras sociais que promoveram a substituio do Imprio pela Repblica, as injunes polticas que se fizeram quando dos primeiros conflitos entre sertanejos e soldados. A partir dessa totalidade, verses foram criadas, diferentes caminhos de entendimento foram construdos, dando diferentes configuraes a Canudos. Um desses caminhos foi o do Exrcito, que carrega consigo as marcas desse acontecimento, em que foi um dos principais sujeitos e meu empenho neste trabalho discutir como Canudos vem sendo tratado por essa instituio. Desconheo outros trabalhos sociolgicos que tenham tratado especificamente do modo de apreenso de Canudos pelos militares.

20

1.1. Canudos e Euclides da Cunha


No dia 14 de julho de 1897, tropas do Exrcito Brasileiro no serto da Bahia, que assediavam o arraial dos sertanejos entendidos como rebeldes Repblica, promoveram uma homenagem Revoluo Francesa: fizeram salva de 21 tiros de canho. Estes tiros no eram de festim, mas verdadeiros, de acordo com Euclides da Cunha, que diz ainda o seguinte:

Os matutos foram varridos cedo surpreendidos, saltando estonteadamente das redes e dos catres miserveis , porque havia pouco mais de cem anos um grupo de sonhadores falara nos direitos do homem e se batera pela utopia maravilhosa da fraternidade humana ...(Cunha, 2002 : 431)

Esse bombardeio do arraial sertanejo a que se refere Euclides foi feito pelo Exrcito Brasileiro, embora seja resultante da ao do conjunto de foras polticas que dominavam o pas naqueles primeiros momentos da Repblica. Algumas dessas foras s tiveram significado, naquelas circunstncias, embora estivessem ali naqueles tempos muito definidas, como foi o caso da liderana do marechal Floriano Peixoto, no meio militar, e de sua expresso popular, principalmente no ambiente poltico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, o jacobinismo. A ironia com que Euclides da Cunha denuncia a contradio implcita na reverncia utopia maravilhosa da fraternidade humana bombardeando seres humanos resultado do seu segundo posicionamento a respeito de Canudos. No primeiro, expresso nos dois artigos com o ttulo A nossa Vendia, publicados em O Estado de So Paulo , em 14 de maro e 17 de julho de 1897, Euclides entende Canudos apenas como um movimento de fanticos, algo que deveria ser reprimido em nome da civilizao, tal como a revolta monarquista e catlica, levada adiante em 1793, por nobres e camponeses da regio da Vendia, no oeste da Frana. O segundo modo de apreenso de Canudos por parte de Euclides est em Os sertes, onde,

21

embora a idia de fanatismo continue presente, Canudos e seus personagens so narrados em tom herico. Assim, apenas em Euclides da Cunha, portanto, j esto presentes dois modos, no apenas distintos, mas conflitantes de apreender e entender o que aconteceu em Canudos. H outros. A racionalidade do projeto republicano, assim como a racionalidade da cultura militar, em que se formara Euclides da Cunha, conflitante com o que guia o movimento de Canudos. Alguns textos de Euclides, publicados pela imprensa entre 1884 e 1892 1, do a medida dessa sua definio pela racionalidade e pela cincia, na perspectiva do positivismo, ao mesmo tempo em que apresentam tratamento formal das questes polticas da Repblica, baseado em princpios gerais, com pouca reflexo sobre as relaes sociais brasileiras. Esta viria entre 1897 e 1902, em Os sertes, com as revelaes que Canudos lhe faz. Em Questes sociais 2, publicado em 29 de dezembro de 1888 e 4 de janeiro de 1889, em A Provncia de So Paulo , que a partir da proclamao da Repblica passou a se chamar O Estado de So Paulo, Euclides define o republicano como um revolucionrio e entende que existe nessa definio um paradoxo que vai explicar: o republicano algum que est propondo uma nova espcie de ordem, e a est a contradio com a idia de revoluo. Explica, porm que o republicano brasileiro est obrigado a destruir para construir e diz que destruir, no organismo social o txico lentamente infiltrado, aplicar os antdotos violentos dos casos desesperados (Cunha, 1966 : 546) Entende Euclides que esta ao destrutiva do revolucionrio republicano deve evitar os excessos de violncia, como o terror da Revoluo Francesa, pois sua misso seria (...) despedaar, com o mesmo golpe, o trono e a guilhotina. (idem: 547)

1 2

Euclides da Cunha, 1966, Obra Completa. Companhia Jos Aguilar Editora, Rio de Janeiro, vol I, p.517-626 Idem, p. 5645-548

22

Nessas reflexes polticas, o recurso Revoluo Francesa e s cincias naturais esto sempre presentes. A idia de transio pacfica tambm constante, embora haja a seguinte considerao: Porque sabemos que a Repblica se far hoje ou amanh, fatalmente como um corolrio de nosso desenvolvimento; hoje, calma, cientfica, pela lgica, pela convico: amanh ...... Amanh ser preciso quebrar a espada do senhor Conde dEu . (Idem: 555) Mais tarde, em 5 de abril de 1892, em O Estado de So Paulo , justificando as aes do governo de Floriano Peixoto como necessrias consolidao da Repblica, Euclides diz o seguinte:

(...) a revoluo democrtica, que se poderia ter iniciado com os revolucionrios do sculo passado, uma coisa recente; vem de 1870, com a brilhante e ousada minoria que nunca mais a abandonou. E o advento da Repblica exprime afinal a conquista realizada por essa minoria brilhantssima, sobre uma maioria indiferente. Por mais incruenta, pois, que tenha sido essa transformao poltica, ela conduziu-nos a uma fase delicadssima de adaptao s instituies republicanas. Atravessamos, inegavelmente, um perodo de transio inevitvel. Faz-se preciso, por conseqncia, sobre todo este estado de coisas, o influxo vigoroso de uma poltica exclusiva e eminentemente conservadora, que ampare, nessa brusca ascenso para uma existncia maior e melhor, uma nacionalidade que lutou muito pouco para atingi-la. O objetivo fundamental dessa poltica deve ser, a todo o transe, o estabelecimento da ordem e sabe-se quanto difcil semelhante tarefa, nessas quadras perigosas, em que o prprio balanceamento dos espritos favorece as piores causas e a gestao de todas as exploraes. O lema de nossa bandeira uma sntese admirvel do que h de mais elevado em poltica. Precisamos porm no invert-lo, o que seria um desastre; quanto antes, pois, necessrio que todo o progresso, que relativamente j temos, se assente sobre a base indestrutvel da consolidao da Repblica. (Idem : 592)

No dia seguinte, 6 de abril de 1892, Euclides abordaria uma questo que lhe voltaria cinco anos mais tarde para representar Canudos, o movimento contra-revolucionrio da Vendia, em 1793. Naquele momento, certamente no poderia imaginar o que viria a conhecer no serto nordestino. Dizia ele que a Vendia fora uma ameaa maior revoluo que todas as presses das potncias europias e que a Repblica brasileira tinha tambm uma Vendia. Quando faz a comparao entre os opositores do governo de Floriano (ainda no

23

havia comeado a revolta no Sul, nem a Revolta da Armada, quando escreveu) fala em um liame indestrutvel de um sentimento comum que unia os combatentes contra-revolucionrios franceses, que ele no v nos dissidentes brasileiro. (Idem : 593). Em Canudos apareceria a Euclides tal liame indestrutvel. A luta, entre aquele povo e as foras da Repblica por ele sonhada, com toda sua violncia, demonstrando a existncia de um grande conflito subjacente quela ordem idealizada, viriam a atorment-lo, levando-o a produzir Os sertes. A surpresa vivida por Euclides no foi pelo enfrentamento em si, pois ele j o imaginara em 1892. O testemunho da violncia seria certamente uma dessas experincias novas e inesperadas. Outra vivncia, seria provavelmente a reflexo a respeito da civilizao, que antes fazia com muita clareza e definio, ganhando, a partir de ento, novos componentes. Depois de Canudos, esse conceito se abala. Pelo menos o que sugere este trecho do final de Os sertes, dando conta da busca do cadver de Antnio Conselheiro e do destino que dado a sua cabea:

Desenterraram-no cuidadosamente. Ddiva preciosa - nico prmio, nicos despojos opimos de tal guerra! - faziam-se mister os mximos resguardos para que se no desarticulasse ou deformasse, reduzindo-se a uma massa angulhenta de tecidos decompostos. Fotografaram-no depois. E lavrou-se uma ata rigorosa firmando a sua identidade: importava que o pas se convencesse bem de que estava afinal extinto aquele terribilssimo antagonista. Restituram-no cova. Pensaram, porm, depois, em guardar a sua cabea tantas vezes maldita - e como fora malbaratar o tempo exumando-o de novo, uma faca jeitosamente brandida, naquela mesma atitude, cortou-lha; e a face horrenda, empastada de escaras e de snie, apareceu ainda uma vez ante aqueles triunfadores... Trouxeram depois para o litoral, onde deliravam multides em festa, aquele crnio. Que a cincia dissesse a ltima palavra. Ali estavam, no relevo de circunvolues expressivas, as linhas essenciais do crime e da loucura... (Cunha, 2002 : 586-588)

Encontra-se aqui mais um momento da ironia de Euclides. Que civilizao seria essa que comemoraria a vitria militar com semelhante trofu. O delrio das multides em festa se assemelha a um ritual brbaro na civilizada capital do estado da

24

Bahia. Evidentemente, no houve, de fato, tal desfile triunfal com o crnio de Antnio Conselheiro. Mas foi como se tal comemorao tivesse acontecido. O que significava haver vencido a guerra, ou melhor, massacrado o arraial dos sertanejos? Que ganho os vencedores tiveram, seno o da possibilidade de vangloriarem-se da vitria? Naquele momento em que Euclides da Cunha publicou sua obra, com sua nova viso sobre Canudos, uma srie de fatores j se haviam combinado para que ela tivesse a grande repercusso que teve, fato que indica algo de novo que se engendrava na opinio da cidade do Rio de Janeiro, que, cinco anos antes fora palco de manifestaes pela extirpao de Canudos. Euclides da Cunha, depois de se formar na Escola Militar, trabalhou como engenheiro e colaborou para o jornal O Estado de So Paulo. Como reprter desse jornal foi cobrir a guerra no interior da Bahia. De volta de Canudos, ao final de 1897, Euclides da Cunha reassume sua profisso de engenheiro, sendo nomeado pela Superintendncia de Obras de So Paulo para trabalho na cidade de So Jos do Rio Pardo, onde vai viver de 1898 ao final de 1901. Regina Abreu fala desse trabalho da seguinte maneira:

Tratava-se de reconstruir um trabalho importante, uma ponte metlica de origem francesa, obra de alto nvel tcnico: encontrar melhor localizao, desmont-la e remont-la. Esse trabalho requeria grande habilidade, e Euclides aprenderia com ele detalhes importantes para sua profisso de engenheiro. Quem l as anotaes que fez, arrolando parafuso por parafuso, transcrevendo em plantas cada aspecto da ponte, percebe que de modo algum ele se desinteressava da engenharia, que entrava em sintonia com o thos moderno entronizado por Euclides, sendo signo da eficcia e da positividade das leis da cincia, nicas em que o pensamento moderno poderia confiar. Em seu barraco de zinco, margens do Rio Pardo, Euclides realizou de fato duas reconstrues: a da ponte metlica e a de sua viagem a Canudos como testemunha ocular de uma guerra que ao final lhe pareceu plena de equvocos. Isolado e interagindo com a literatura cientfica da poca, o engenheiro seguia intuitivamente o caminho do cientista que rev os dados luz de novas teorias para avanar e produzir novo conhecimento. A ponte era a metfora de Canudos, pois tanto numa situao como na outra, havia algo a reconstruir. A atividade de engenheiro nesse caso no era incompatvel com a do escritor. Nas duas, imperava a cincia. (Abreu, 1998 : 209,210)

25

Este momento da vida do escritor-engenheiro d perfeitamente a medida de seu carter totalmente diverso daquele necessrio participao no jogo de influncias tpico da sociedade de corte do Rio de Janeiro, jogo este em que pouco valiam virtudes como o apego ao trabalho e o zelo. A atuao dos crticos literrios e intelectuais emergentes, no incio do regime republicano, representa a proposta de uma nova postura tica (Abreu, 1998 : 261). Entre os trs crticos literrios que mais promoveram Os sertes, Araripe Jnior, Slvio Romero e Jos Verssimo, embora houvesse diferenas, era comum o fato de no serem originrios da Corte do Imprio, mas de diferentes provncias do Norte, o que significava que sua posio social no Rio de Janeiro fora conquistada, alm de terem em comum a crena no valor da cincia . Pautavam-se tambm pelos princpios do talento e do mrito. Assim, Os sertes caa-lhes como se fosse feito sob medida (Idem : 261). J antes da Repblica a atuao dos trs crticos se dava nos jornais da Corte como algo diferente, como alternativa aos modos pelos quais se consagravam escritores, o elogio mtuo, o compadrio, o uso dos espaos da rua do Ouvidor, como livrarias e confeitarias, como centros de promoo. A mudana no aconteceu mecanicamente a partir da Repblica, mas esta favoreceu a introduo da idia da cincia como critrio de avaliao de obras literrias (Abreu, 1998 : 225). Da mesma maneira que os jovens egressos da Escola Militar passaram a ocupar os espaos na administrao pblica deixados pelas velhas figuras ligadas monarquia, novos conceitos se consagravam na produo e discusso de obras literrias. Euclides foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 21 de setembro de 1903, isto menos de um ano depois do lanamento da primeira edio de Os sertes, que se d em 2 de dezembro de 1902. O sucesso editorial de Os sertes uma expresso dessa nova realidade no ambiente cultural do Rio de Janeiro. Foram dez mil os exemplares vendidos entre 1902 e 1905, em trs

26

edies (Abreu, 1998), em um pas com cerca de 20 milhes de habitantes3, dos quais 85% analfabetos, o que significa uma populao de aproximadamente 3 milhes de alfabetizados, o que resulta em 300 pessoas alfabetizadas para cada exemplar de Os sertes. Transpondo essa relao de 300 pessoas alfabetizadas para cada exemplar de Os sertes para a realidade atual, em que h uma populao alfabetizada de aproximadamente 140 milhes, isto significaria um nmero superior a 450 mil exemplares. claro que os nmeros isolados significam pouco em si. A informao vale apenas para se ter uma idia da dimenso do que foi o acontecimento Os sertes, projetando-o nas condies atuais. Luiz Costa Lima (2000: 34) chama a ateno para um ponto que considera fundamental na reflexo a respeito de Euclides da Cunha, sua posio sobre o que entende por fanatismo. Esta se mostra em seu posicionamento a respeito de Antonio Conselheiro. Em sua reportagem de 15 de agosto de 1897, de Salvador, Euclides afirma que o que se combate no serto da Bahia o que chama de nossa religiosidade indefinvel (Cunha, 1966B : 507), caracterizando o inimigo, no como um invasor estrangeiro, mas como o atraso, os restos de uma sociedade velha de retardatrios (idem) Costa Lima discute neste ponto o darwinismo de Euclides, que entendia essa religiosidade como algo determinado geneticamente e chama a ateno de que tal ponto de vista viria a ser reforado pela interpretao biolgica de Canudos feita pelo psiquiatra Nina Rodrigues. Assim, o fanatismo explicado biologicamente. Abaixo, um trecho de uma reportagem de Euclides de 15 de agosto de 1897, onde a questo aparece:

(...) este incidente de Canudos apenas sintomtico; erramos se o consideramos resumido numa aldeia perdida nos sertes. Antnio Conselheiro, espcie bizarra de grande homem pelo avesso, tem o grande valor de sintetizar admiravelmente todos os elementos negativos, todos os agentes de reduo do nosso povo . Vem de longe repelido aqui, convencendo mais adiante, num rude peregrinar por estradas asprrimas e no mente quando diz que um ressuscitado porque um
3

O nmero estimado a partir de dados do IBGE para os anos de 1900 (17.438.434 habitantes) e 1920 (30.635.605 habitantes). Anurio estatstico do Brasil / IBGE Rio de Janeiro, volume 56, 1996.

27

notvel exemplo de retroatividade atvica e no seu misticismo interessante de doente grave ressurgem, intactos, todos os erros e supersties dos que o precederam, deixando-lhe o espantoso legado. Acredita que no morre porque pressente, por uma intuio instintiva, que em seu corpo fraglimo de evangelizador exausto dos sertes, se concentram as almas todas de uma sociedade obscura, que tem representantes em todos os pontos de nossa terra. Arrasta a multido, contrita e dominada, no porque a domine, mas porque o seu produto natural mais complexo . inimigo da Repblica no porque lhe explorem a imaginao mrbida e extravagante de grande transviado, mas porque o encalam o fanatismo e o erro. (Idem, 1966 B : 506 grifos meus)

O fanatismo, usado para explicar o modo de agir socialmente do inimigo, est presente no Dirio de uma expedio e continua em Os sertes. O fato de ser tratado como determinao biolgica pode suscitar no leitor uma reao que negue um importante aspecto da reflexo de Euclides que, acredito, contribui at hoje para o entendimento de Canudos: h uma interao entre Antnio Maciel e o mundo em que vive. Se descartarmos a hiptese dessa interao ser biolgica, podemos continuar com a idia de uma ao recproca cultural. Voltarei adiante a esta questo do fanatismo. Esta noo de interao fica muito clara no seguinte trecho de Os sertes, em que, referindo-se relao entre os sertanejos e Antnio Conselheiro, Euclides diz que este

Dominava-os por fim, sem o querer. No seio de uma sociedade primitiva que pelas qualidades tnicas e influxo das santas misses malvolas compreendia melhor a vida pelo incompreendido dos milagres, o seu viver misterioso rodeou-o logo de no vulgar prestgio, agravandolhe, talvez, o temperamento delirante. A pouco e pouco todo o domnio que, sem clculo, derramava em torno, parece haver refludo sobre si mesmo. Todas as conjecturas ou lendas que para logo o circundaram fizeram o ambiente propcio ao germinar do prprio desvario. A sua insnia estava, ali, exteriorizada. Espelhavamlha a admirao intensa e o respeito absoluto que o tornaram em pouco tempo rbitro incondicional de todas as divergncias ou brigas, conselheiro predileto em todas as decises. (Cunha, 2002 : 166)

Costa Lima afirma que Euclides traz um legado de Canudos, voltava convencido que a expedio militar, em vez de simplesmente provar o acerto da Repblica em dizimar os que a ameaavam, mostrara que o futuro do pas estava na dependncia da justa compreenso do

28

que ali se travara. (Costa Lima, 2000 : 36). Entende que a curta permanncia em Canudos fizera surgir um outro Euclides. Que a vivncia que tivera enterrara o republicano ingnuo e fervoroso. Sua impetuosidade agora beirar o trgico. (Idem : 37) Francisco Foot Hardman 4 discute a mudana de perspectiva de Euclides calcando-a em um fato, um soneto escrito por ele em um lbum de recordaes de Francisca Praguer, em Salvador. Trata-se de uma jovem mdica de origem austraca, nascida em 1870, residente na capital baiana. O soneto de Euclides da Cunha no lbum de Francisca tem a data de 14 de outubro de 1897, isto , oito dias depois de terminada a guerra em Canudos. Hardman lembra que uma das crticas feitas a Euclides da Cunha a sua curta presena em Canudos durante a guerra e estima, a partir da falta de registros em sua caderneta de campo e de telegramas e correspondncias para O Estado de So Paulo, que ele teria sado de Canudos no dia 2 ou 3 de outubro, isto , antes do final dos combates, no dia 6. Consideradas as dificuldades de deslocamento de Canudos a Salvador no final do sculo 19 (atualmente, de nibus, so cerca de oito horas de viagem), de se supor que o poema tivesse sido escrito logo que Euclides chegou de volta capital da Bahia. O que Hardman supe que, naquele momento decisivo da guerra, Euclides no teria mais suportado o que via e a sublimao do trauma por ele sofrido com a luta em Canudos teria como resultado Os sertes, cinco anos depois. No soneto escrito no lbum de Francisca Praguer, Euclides manifesta o horror que a guerra lhe inspira e sua incapacidade para represent-lo. O poema o seguinte 5:

Pgina vazia Quem volta da regio assustadora De onde eu venho, revendo inda na mente, Muitas cenas do drama comovente
4

Simpsio Internacional Os sertes (1902-2002) - Permanncia e Rasuras, Feira de Santana (BA), 4 de dezembro de 2002. 5 Euclides da Cunha, 1966. Obra Completa. Companhia Jos Aguilar Editora, Rio de Janeiro, vol. I, p. 656.

29

De guerra despiedada e aterradora, Certo no pode ter uma sonora Estrofe ou canto ou ditirambo ardente Que possa figurar dignamente Em vosso lbum gentil, minha senhora. E quando, com fidalga gentileza Cedeste-me esta pgina, a nobreza De nossa alma iludiu-vos, no previstes Que quem mais tarde, nesta folha lesse Perguntaria: Que autor esse De uns versos to mal feitos e to tristes?

A vivncia de Euclides em Canudos levou-o a procurar entender o pas, no s de seu ponto de vista de entusiasta da Repblica, mas considerando, tambm, uma realidade que desconhecia, at ento. Havia duas lgicas em questo e uma delas ele s pudera perceber em Canudos, trazendo-a para um debate nacional. A este respeito, Glaucia Villas Bas diz o seguinte:
Se pensarmos no dilema de Euclides, confrontado de um lado com a formao do Estado republicano e com a instaurao de uma sociedade fundada na cincia e na racionalidade tcnica, de outro, com a cultura singularssima dos sertes, percebe-se que sua escolha pelo conflito de duas lgicas dificilmente reconciliveis a lgica da origem e do destino de pertencimento a uma cultura e a lgica legal, igualitria e racional da modernidade. Se a recordao do evento extraordinrio de Canudos faz um apelo mais forte aos coraes e mentes do que os princpios legais e abstratos do Estado republicano e contribui apara a reunio de cidados em uma comunidade, ela resolve apenas uma dimenso do problema. A outra face relacionada com o compartilhar de ideais individualistas e igualitrios requeridos no s para a formao da cidadania como tambm para a sociedade moderna, urbana e cosmopolita permanece como problema. (Villas Bas 1997 :160 grifos meus)

Este conflito, assumido por Euclides, pode-se afirmar, traz-lhe grande angstia, assistindo em Canudos, sem abrir mo de seus ideais republicanos, s barbaridades de uma guerra feita em nome de um projeto de civilizao. Esta contradio tambm apontada por Jos Murilo de Carvalho, quando fala da dicotomia entre dois diferentes plos. Um deles contm os elementos afetivos, familiares,

30

comunitrios, cooperativos, espontneos; no outro, os aspectos racionais, instrumentais, artificiais, individualistas, conflitivos (Carvalho, 2002 : 60).

1.2. Alm de Euclides


Canudos vem sendo discutido por diversos autores, alm de Euclides da Cunha, embora, como j disse, este a principal referncia de quase todos. S no o para aqueles que o antecederam, como o reprter do Jornal do Commercio , Manoel Bencio, e os oficiais do Exrcito, Constantino Antnio Nery, Emdio Dantas Barreto e Henrique Duque Estrada Macedo Soares.

1.2.1. Momento de mudana: Jos Calasans


Embora no fosse o nico nem o primeiro livro a ser publicado sobre Canudos, Os sertes passou a dominar o modo de entender o acontecimento, pelo menos at 1950, quando Jos Calasans publica o seu O ciclo folclrico do Bom Jesus Conselheiro: contribuio ao estudo da campanha de Canudos, sua tese de docncia livre na Universidade Federal da Bahia. Uma informao importante no trabalho de Calasans a relao de tudo o que se havia publicado sobre Canudos, entre 1895 e 1949, num total de 33 obras, includos Euclides da Cunha, Manoel Bencio e os autores militares Constantino Nery, Dantas Barreto e Macedo Soares. Uma curiosidade nessa lista que novos livros sobre Canudos vieram sendo publicados a cada dois anos, em mdia, exceto no perodo entre 1912 e 1930, retomando-se a regularidade depois desse intervalo de 18 anos. Reconhecendo a importncia de Os sertes, Calasans prope o estudo de Canudos como uma reviso

31

(...) considerando-se a perspectiva histrica, que o autor de Os sertes e outros escritores contemporneos no estavam em condies de sentir. Na reviso do assunto, dadas as origens nitidamente populares de Canudos, o conhecimento e a interpretao dos elementos folclricos sero necessariamente levados em conta. Assim considerando, julgo apresentar, nesta tese, uma contribuio ao estudo da Campanha de Canudos, registrando e comentando algumas peas folclricas, bebidas em grande parte na tradio oral, nos Estados da Bahia e de Sergipe, zonas onde se fez marcante a influncia do conselheiro e a guerra ainda relembrada (Calasans, [1950] 2002 : 101).

Dentro desta perspectiva, Calasans define o que chama de ciclo folclrico como o conjunto de lendas, histrias contadas, milagres, profecias, cantigas, versos e ditos populares relativos a Antnio Conselheiro e a Canudos (Idem : 23). Divide esse ciclo em trs fases, a inicial, que chama de Fase do Apostolado, compreendendo os 22 anos de vida e peregrinaes de Antnio Vicente Mendes Maciel pelos sertes nordestinos, a Fase da Campanha , que se refere aos combates e agrega personagens das foras governamentais, principalmente o coronel Moreira Csar, comandante da terceira expedio, derrotado em Canudos, e , por fim, a Fase do Messianismo Conselheirista , quando, depois da morte de Antnio Maciel, dias antes do final das lutas em Canudos, estabelece-se a crena em seu retorno, assim como, j se acreditava no retorno, anunciado nas pregaes do Conselheiro, do rei portugus dom Sebastio, morto na frica, no sculo 16. Ainda dentro dessa questo proposta por Calasans a respeito de novas perspectivas, podese dizer que o passado fica diferente a cada vez que olhamos para ele. Assim, refaz-se o passado, no apenas sob o ponto de vista de uma fantasia orwelliana, mas pela agregao de novas perspectivas, s reflexes feitas, com a descoberta de novos significados. Carlo Ginzburg (2002 : 150) compara o trabalho do perito em artes plsticas Giovanni Moreli, de Sigmund Freud e do personagem de fico Sherlock Holmes. Os trs buscam no detalhe, aparentemente sem importncia, uma revelao de significado maior. Esses detalhes podem ser chamados de pistas, por Sherlock Holmes, de sintomas, por Freud, ou de signos pictricos, por Morelli. O sucesso de Os sertes seria uma pista para Sherlock Holmes ou um

32

sintoma para Freud. um signo de algo que estava acontecendo. Existem outros signos a serem percebidos por novos estudos. Calasans tenta encontr-los em outros registros de Canudos, como a cultura oral sertaneja. Tomo o trabalho de Calasans como o marco de um reincio de estudos sobre Canudos.

1.2.2. Aprofundamentos por temas


Pretendo aqui reunir algumas vises de diferentes autores a respeito de Canudos, um esforo que me parece semelhante a uma dissecao anatmica, com a seguinte diferena fundamental: os estudos sobre Canudos no constituem um corpo, isto , no h nessa produo partes com funes definidas, mas verses e interpretaes quase que sem limites. Alm disso, diferentemente do objeto de trabalho de um anatomista, no se trata de algo morto. Em torno de Canudos, acontecimento com mais de cem anos, h uma vida bastante movimentada, existindo sempre uma novidade, algum ponto de vista diferente. Assim, farei a seguir um balano dos enfoques de diferentes autores a respeito de alguns temas de Canudos. Como este trabalho vai se concentrar, no captulo 2, no modo como os militares do Exrcito Brasileiro vm entendendo Canudos, farei aqui um recorte das questes semelhante ao dos autores militares.

1.2.2.1. O fanatismo
Retomo aqui a discusso do fanatismo, de que se ocupou Euclides da Cunha e que, como veremos adiante, est presente no debate travado no interior do Exrcito. Entendo que o que chamado de fanatismo a lgica da ao dos sertanejos, apoiada na decifrao do mundo a partir da religio, algo totalmente estranho ao republicano do litoral, crente nos valores disseminados pela Revoluo Francesa. O que estou propondo um retorno, ao tratar daquilo

33

que foi chamado de fanatismo, questo do pertencimento, abordada por Villas Bas (1997), tambm desenvolvida por Carvalho (2002). A questo da religiosidade como instrumento de mobilizao social tratada por Marco Antonio Villa da seguinte maneira:

Antnio Conselheiro dava um sentido vida dos sertanejos, demonstrando no dia-a-dia os limites do poder autocrtico do estado, da Igreja e dos latifundirios e, mais ainda a possibilidade de superao desta ordem social. No h uma pregao poltica no sentido da tradio revolucionria ocidental tributria da Revoluo Francesa, nem existe um problema simplesmente econmico devido desorganizao do trabalho, mas a prtica cotidiana que coloca a religio como elemento aglutinador da comunidade, superando qualquer interpretao fragmentada da realidade. (Villa 1995: 29)

Outra questo que, segundo Villa, Antnio Conselheiro passa 22 anos vivenciando radicalmente sua f em peregrinaes, dentro da tradio cultural dos beatos nordestinos. Para Villa, a opo dos seguidores do Conselheiro tem uma lgica bastante definida. A religio faz parte de um universo cultural, no o catolicismo institucional, nem alguma espcie de sincretismo, mas algo criado a partir da vivncia sertaneja. Luitgarde Barros costuma dizer6 que os beatos nordestinos so parte de um projeto civilizatrio que se desenvolveu, que a prtica dos beatos vivncia comum da f nas condies da vida mundana. Como nessa vida existe uma crise, alguma resposta precisa ser elaborada tendo como veculo o discurso religioso. Dessa prtica fazia parte a educao, alguma assistncia social e determinadas obras em espaos pblico-religiosos, isto igrejas e cemitrios, alm de outras de interesse social. Villa fala no movimento de Canudos como semelhante a outras utopias herticas da histria do cristianismo, como instrumento de uma transformao social (1995 : 43), um modo possvel de existir, de acordo com o catolicismo autnomo dos beatos. Dele fazia parte um projeto de organizao social, por isso o casamento era importante. Era preciso casar-se

34

de acordo com determinada viso de mundo, catlica, criando uma unidade de organizao social. Em prdica de Antnio Conselheiro que fala do casamento, encontramos o seguinte:

Quando Deus autorizou com a sua presena o primeiro estado que houve de casado no mundo, foi para nos mostrar as grande excelncias e perfeio que nele se encerram e as obrigaes que os casados tm de viver conforme os preceitos divinos unindo-se ambos numa s vontade, fundando-se nela mui diversas e copiosas virtudes, mostrando-se mui agradecido a um Senhor que tanto os honrou com a sua presena e tanto os alimenta e favorece com a sua Providncia e misericdia. Porque o casamento (como todos sabem) um contrato de duas vontades ligadas com o amor que Deus lhes comunica (...) (Maciel, 1974 : 177,178)

Sendo assim, somente o casamento religioso tem sentido. Era repudiado o casamento civil, introduzido no Brasil pela Repblica por se originar de instituio sem qualquer relao com Deus. A Igreja Catlica aceitava a Repblica e o casamento civil, posicionando-se, portanto, de maneira diferente do Conselheiro. Assim, essa radicalidade religiosa era independente da Igreja e findava por fragiliz-la, embora, no discurso de Antnio Conselheiro a Igreja fosse defendida e exaltada. Quando afirma que Antnio Conselheiro foi o maior dos beatos (1995 : 47), Villa no o exclui do universo dos beatos. Considera-o um beato que vivencia sua f e como tal reconhecido. Segui-lo uma opo para quem perdeu o sentido da vida. A presena dos beatos no serto nordestino, com seus projetos educacionais e sociais anterior a Antnio Conselheiro e sobrevive a ele. Se tomarmos como referncia o padre Ibiapina, de atuao reconhecida, podemos montar o quadro abaixo, a fim de termos alguma referncia temporal da atuao de trs figuras extremamente importantes na vida religiosa do sertanejo nordestino:

Simpsio Internacional Os sertes (1902-2002): Permanncia e Rasuras, realizado entre 1 e 7 de dezembro de 2002, em Salvador, Feira de Santana e Canudos.

35

DATA 1806 1830

PADRE IBIAPINA Nascimento em Sobral (CE)

ANTNIO CONSELHEIRO

PADRE CCERO

Nascimento de Antnio Vicente Mendes Maciel, em Quixeramobim (CE) Nascimento de Ccero Romo, em Crato (CE) Ibiapina, ordenado padre em 1853, inicia suas peregrinaes e sua obra de assistncia social e espiritual. Incio das peregrinaes de Antnio. Visita do padre Ccero Romo a Juazeiro (CE), ocasio em que tem o sonho com Jesus Cristo acompanhado de sertanejos. Morte do padre Ibiapina. A beata Maria de Arajo verte sangue pela boca ao receber a hstia do padre Ccero, fato que foi tido como milagre e se repetiu. Estabelecimento do Arraial de Belo Monte. Guerra de Canudos

1844 1856

1871 1872

1883 1889

1893 1896-1897

Com razovel diferena de idade, os trs religiosos chegaram a atuar simultaneamente. Quando o padre Ccero vai a Juazeiro (CE), em 1872, que o incio de sua carreira como referncia espiritual para os nordestinos, Antnio Conselheiro havia iniciado, um ano antes, seu perodo de peregrinaes e o padre Ibiapina ainda estava em ao. Luitgarde Barros define a ao dos beatos como a proposta de uma nova tica a que eles dedicam suas vidas. Nela h uma oposio fundamental entre santidade e pecado. A primeira se define pelo trabalho, pelo respeito ao homem, pela proteo aos que sofrem, pela igualdade, pela ausncia de fome, pelo desprendimento de dinheiro, pelo respeito s donzelas,

36

pela boa convivncia, pela humildade, pelo equilbrio de conduta (Barros, 1988 : 168). O pecado se caracteriza pela fome, pela ambio, pela desigualdade, pela arrogncia, pela violncia, pela explorao, pela preguia, pela concupiscncia, pelos desregramentos sexuais, pela desarmonia (idem : 169). A crise social acontece quando a cultura deixa de explicar a vida, isto , os signos usados pela coletividade no representam mais sua experincia. Nesse momento, a oferta de novos signos que expliquem a vida um aceno com a possibilidade de novo sentido. Foi o que as pregaes do Conselheiro fizeram. A causa fundamental da perda do sentido da vida era a crise econmica causada pelas secas sucessivas, mas perder o sentido da vida no conseguir mais explic-la com os recursos simblicos disponveis. So necessrios outros recursos simblicos. E aceitar um sistema simblico pode ser uma escolha racional em funo de determinados benefcios que se pode obter a partir da leitura do mundo com esse sistema. Ou seja, h uma opo racional do sertanejo pelo sistema de signos apresentado pelo Conselheiro. Pode-se aceitar a explicao materialista e admitir que ela apenas parte da explicao do fenmeno. O partilhamento de um sistema de explicao do mundo, no caso, o discurso religioso, implica um sistema de normas de conduta. Maria Isaura Pereira de Queiroz trata desta questo, a respeito de Canudos, dizendo o seguinte: Governando a existncia dos fiis havia, assim, um conjunto de regras bem definidas, apoiadas num substrato de crenas religiosas que davam quelas sua validez; este conjunto de regras foi-se desenvolvendo medida que o grupo tomava consistncia, acabando por lhe dar a configurao especial que adquiriu. (Queiroz, 1965 : 214)

37

E foram essas regras, apoiadas na viso de mundo construda pela vivncia sertaneja, com o sistema simblico da religio, que permitiram a organizao e a existncia do agrupamento. Talvez, se no tivesse havido a crise econmica aumentada pela seca, Antnio Conselheiro no tivesse conquistado tantos seguidores. Mas a seca sozinha no fez os sertanejos se mobilizarem em uma peregrinao coletiva pelo serto. Era preciso que houvesse um sentido nessa opo. Pode-se tomar emprestada a formulao de Thompson (1997 : 9-11) e aplic-la ao grupo social que formou Canudos. O ttulo de seu livro por si s sugestivo. Embora a traduo em lngua portuguesa no d essa idia, o ttulo original refere-se ao fazer-se (making) da classe operria inglesa. Considera que classe no uma coisa, nem uma estrutura, mas uma relao que se faz a si prpria. Entendo que, mesmo que no seja uma classe de uma sociedade capitalista, o grupo de Canudos fez-se a si prprio segundo uma cultura, tal como entende Thompson que aconteceu na histria da classe operria inglesa. O que espero ter trazido a discusso neste item que, ao se falar apenas em fanatismo, sem aprofundamento nos significados sociais da religiosidade, pode-se estar incorrendo em uma banalizao de um conjunto de fenmenos complexos, cuja observao permite entender a espcie de sentimento de pertencimento caracterstico do sertanejo nordestino, ao final do sculo 19.

1.2.2.2. Economia e cultura


A fazenda abandonada, onde Antnio Conselheiro e os sertanejos seus seguidores estabeleceram o Arraial de Belo Monte fazia parte, originalmente, de um imenso latifndio constitudo por terras obtidas pelo requerimento de vrias sesmarias. Somente em um de seus

38

lados, na margem do Rio So Francisco, esse domnio, a Casa da Torre, tinha uma extenso de mais de mil quilmetros (Galvo, 2001 : 18). Este sistema de posse e uso da terra, se nas regies frteis do Nordeste produzia principalmente acar para o abastecimento do mercado internacional, desde os tempos coloniais, no serto a atividade dominante era a pecuria extensiva, associando-se a ela um tipo humano especfico, explica Walnice Nogueira Galvo, dizendo ainda que o homem do serto, diferente daquele que se havia amoldado escravido, nas grandes plantaes passou a personificar a coragem e o estoicismo perante condies adversas, mas tambm a pureza e a inocncia tpicas de quem no foi corrompido pelos costumes urbanos. (Idem: 14,15) O trato com o gado, aliado a uma pobre agricultura de subsistncia, criou uma relao social especfica na vida sertaneja, que, se em algum momento teve alguma estabilidade econmica, vinha sendo abalada por sucessivas e catastrficas secas, desde meados do sculo 19. As crises provocadas pelas secas sucederam-se desde 1844, sendo de efeitos mais devastadores as de 1844-46, 1869-70, 1877-79 e 1888-89 (Villa 1995: 24). Isto , nas dcadas de 60, 70 e 80, grandes secas aconteceram com intervalos de dez anos aproximadamente. As peregrinaes do Conselheiro aconteceram entre 1871 e 1893. Comearam em um momento em que uma grande seca ainda estava viva na lembrana e atravessaram duas outras. As secas certamente contriburam para as migraes. Estas, por sua vez, podem significar perda de referncias de vida, o que implicaria a perda de sentido da vida a que se refere Villa (1995 : 29). Seguir Antnio Conselheiro era uma escolha feita pelos sertanejos, diante das opes existenciais que se lhes apresentavam. E esta escolha tinha implicaes econmicas, uma vez que era tambm a escolha por uma organizao social em que se intensificavam laos de solidariedade tradicionais, como os mutires, e que permitia uma alternativa de sobrevivncia.

39

Aqui cabe a referncia a uma discusso que se trava entre diversos autores que tratam de Canudos, a de que espcie de relaes sociais e econmicas existiram no arraial sertanejo. Edmundo Moniz (1987 ) entende que em Canudos houve uma comunidade com relaes socialistas, resultado da liderana de Antnio Conselheiro, que teria buscado idias em A utopia, de Thomas Morus. Esta posio explicitamente criticada por Jos Calasans (1997) e por Marco Antonio Villa (1995), embora haja quem a endosse. Luitgarde Barros tem uma formulao prpria a este respeito, dizendo que houve um projeto de classe dominada no Nordeste e este projeto [,dos beatos,] era civilizatrio e que Canudos foi uma das expresses desse projeto civilizatrio diferente daquele das elites que fizeram a Repblica ou aderiram a ela.7 Paulo Emlio Matos Martins (2001 : 91-118) parte dessa idia de projeto conselheirista e discute Canudos do ponto de vista da administrao 8, em sua tese de doutorado, discutindo com autores como Edmundo Moniz e Angelina Garcez. Esta ltima levanta (1997 : 57-63) instigantes questes sobre a economia canudense, apresentando-a como uma grande incgnita histrica, que poderia ser resumida na pergunta: como foi possvel ? Tanto Garcez, quanto Martins partem dos nmeros relativos aos canudenses. O primeiro deles referente populao. O tenente Macedo Soares ([1902] 1985) estima que os canudenses seriam 35 mil. Euclides da Cunha adota o nmero oficial do Exrcito de que havia em Canudos 5200 casas, com uma populao prxima de 24 mil pessoas. Martins, depois de fazer alguns clculos, aceita o nmero do coronel Dantas Barreto (Martins, 2001 : 120), que o de Euclides da Cunha. A pergunta de Garcez, utilizando os nmeros de Martins, seria a seguinte: como foi possvel um grupo humano viver um crescimento de 10.335% em quatro anos (Martins, 2001

Simpsio Internacional Os sertes: 1902 - 2002 Permanncia e Rasuras Feira de Santana (BA), 04 de dezembro de 2002. 8 Paulo Emlio Matos Martins, 2001. A reinveno do serto. FGV Editora, Rio de Janeiro.

40

: 122), criando recursos para sua sustentao, em condies naturais adversas, tendo ainda como agravante o enfrentamento de uma guerra contra um inimigo mais poderoso ? Martins apresenta uma possibilidade de entendimento desse grande feito. Uma das concluses principais de Martins que Canudos foi um grande fenmeno administrativo, um grande mutiro (idem : 97), isto , um empreendimento realizado de acordo com os padres culturais dos sertanejos, gerido com lgica e preciso, passvel de ser classificado dentro das mais modernas normas de administrao. Aproxima-se, assim, da viso de Luitgarde Barros, de que Canudos era resultado de um projeto civilizatrio diferente daquele das elites do litoral.

1.2.2.3. Mudanas estruturais e mudanas polticas


As mudanas estruturais que o pas vivenciava desde a segunda metade do sculo 19 podem ser expressas na ascenso poltica das elites do Sudeste, apoiadas no caf. A Repblica, embora tenha sido proclamada por um golpe militar, viria a estar sob a hegemonia da burguesia cafeeira do oeste de So Paulo, que detinha o projeto mais moderno. Mas cinco anos se passariam at que isto se configurasse claramente. Somente em 1894, Prudente de Moraes, um representante da burguesia cafeeira paulista, tornou-se presidente. Tinha como vice Manoel Vitorino, poltico baiano, figura importante a ser entendida, por sua atuao em seu estado e por seu papel durante a Guerra de Canudos. O governo de Prudente de Moraes aconteceu em meio a grandes inquietaes causadas pelas mudanas por que passava o pas, mudanas essas que tero sua maior expresso simblica nas reformas urbanas no Rio de Janeiro, no governo de Rodrigues Alves, com a remodelao do porto, a abertura de grandes avenidas (entre elas, a avenida Central, atual avenida Rio Branco), a remoo da populao pobre da rea do centro da cidade, a demolio de velhas construes (muitas delas transformadas em cortios) a campanha da vacina

41

obrigatria, a fim de controlar a varola, da luta contra a febre amarela e outras doenas infecciosas. A cidade porturia, capital da Repblica, ganhava nova apresentao. Olhando distncia, poderamos dizer que Prudente de Moraes (1894-1898) representa a chegada da burguesia cafeeira ao poder, Campos Salles (1898-1902), seu sucessor, reorganiza a mquina estatal dando s finanas e economia uma feio mais adequada ao projeto burgus e Rodrigues Alves (1902-1906) empreende a modernizao da capital. Antes, porm, desses representantes paulistas chegarem ao poder, o Exrcito foi o sujeito poltico mais importante, mesmo porque era quase nenhuma a insero social dos republicanos. deste personagem, o Exrcito, que pretendo tratar agora. Entre agosto de 1886 e maio de 1887, uma srie de desavenas entre chefes militares e polticos do regime monrquico passou a ser conhecida como A questo militar , que, como observa Celso Castro importante por ser o momento em que os militares se manifestam pela primeira vez como um sujeito social, chamando-se a si prprios de classe militar. a aproximao entre lderes republicanos e chefes militares, tendo Benjamin Constant desempenhado para isso papel decisivo, que vai resultar no golpe que depe o imperador. Essa relao de liderana de Benjamin Constant com a chamada mocidade militar, os jovens alunos da Escola Militar analisada por Castro (195 : 166-191). Entende ele que h um momento em que se d o encontro poltico de Benjamin e a mocidade militar, que o banquete oferecido a oficiais chilenos do cruzador Almirante Cochrane, na Escola Militar, em 23 de outubro de 1889, isto a apenas 23 dias da proclamao da Repblica. At ento, Benjamin era uma referncia, mas no um lder para uma ao poltica. A Escola Militar da Praia Vermelha era o nico estabelecimento de ensino superior do pas que, no s era gratuito, como remunerava os alunos, o que fez dela uma da poucas possibilidades de ascenso social. Alm disso, diferia das outras instituies pelo ambiente

42

meritocrtico e pelo culto cincia, sob inspirao de pensadores positivistas, tendo em Benjamin Constant a mais famosa expresso (Castro, 1995). Os jovens da Academia Militar, nos primeiros cinco anos da Repblica, que ficaram conhecidos como repblica da espada, (...) no s progrediram rapidamente em suas carreiras, como tambm passaram a ocupar posies geralmente reservadas, no Imprio, elite poltica dos bacharis em direito. (Castro, 1995 : 196) O positivismo, que tanta influncia teve entre a elite intelectual militar, que participou do golpe que proclamou a Repblica, pretendia a ditadura republicana, feita pelos homens da cincia e da indstria. Entendendo o todo social como maior que a soma das partes, consideravam que esse todo, representado politicamente pelos governantes, ditaria a vontade das partes e dos indivduos. Pretendiam a ampliao dos direitos sociais, negando, porm, os meios de ao poltica para sua conquista, fossem eles revolucionrios ou parlamentares. Os direitos deveriam ser outorgados pela elite de sbios que comporiam o governo. Na passagem da chamada repblica da espada para o domnio da burguesia paulista, uma sucesso de acontecimentos, envolvendo personagens de maior ou menor importncia poltica, d idia da relao das mudanas por que passava o novo regime e a maneira como estas se associavam s disputas entre as oligarquias baianas, articulaes estas que conduziram as decises pela guerra contra os sertanejos. Entre a Proclamao da Repblica e o incio do governo de Prudente de Moraes, os governos de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto viveram crises polticas que chegaram a ganhar a forma de guerra civil, com a Revoluo Federalista, envolvendo elites locais dos trs estados do Sul, e com a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro. A passagem de Deodoro para Floriano combinou-se com uma srie de acertos polticos locais na Bahia. Eram muitas as faces polticas na Bahia, sem que houvesse algo que as unisse. Villa entende que isto acontecia porque, diferentemente dos estados cafeeiros do

43

Sudeste, faltava um setor econmico dinmico que conseguisse impor sua hegemonia poltica (Villa, 1995 : 120). Assim, nas lutas entre as oligarquias, as lealdades variavam. Havia duas tendncias principais, a liderada por Luiz Viana, que poca do conflito no serto era governador do estado, e a que tinha por chefes o baro de Jeremoabo, proprietrio de terras na regio prxima a Canudos, e Jos Gonalves, ex-governador. Queiroz (1965 : 216), com base em Abelardo Montenegro e Odorico Tavares, informa a respeito de entendimentos de fato entre o governador da Bahia, Luiz Viana, e os conselheiristas. O governador, em 1896, teria impedido o envio de foras contra conselheiristas, o que resultou em vitria eleitoral sua, em redutos onde tradicionalmente seus adversrios levavam a melhor. Entendimentos como esses, que me parecem bastante verossmeis, significam alianas polticas tcitas entre os conselheiristas e segmentos das elites baianas. Assim, Antnio Conselheiro pode ter sido uma espcie de aliado sacrificado por Luiz Viana, medida em que este se entendia com o governo central, o que explicaria as desavenas do governador com o general Frederico Solon, de que falarei abaixo. Em meio a essa variabilidade das lealdades polticas emergiu a figura de Manoel Vitorino. Foi indicado governador do estado, mal se institura o Governo Provisrio republicano, na madrugada de 16 de novembro de 1889. Era, ento, professor da Faculdade de Medicina de Salvador, amigo de Rui Barbosa e membro do Partido Liberal (do Imprio). Sua indicao encontrou resistncias entre os poucos republicanos da Bahia. Ele, no entanto, s assumiu o cargo no dia 23, depois de se delinear o apoio ao novo regime pelas foras polticas locais e pela guarnio do Exrcito no estado. Foi substitudo por Jos Gonalves, depois de promulgada a Constituio de 1891. Este ficou no cargo apenas at 3 de novembro de 1891, quando Deodoro da Fonseca deu o golpe de estado, fechando o Congresso, tendo como resposta o contragolpe de Floriano Peixoto, no dia 23, que, articulado com parte das

44

elites, provocou a renncia de Deodoro. A Presidncia foi passada para Floriano e o Congresso reaberto. Foras polticas locais da Bahia depuseram o governador, quando do golpe de Floriano. Manoel Vitorino estava entre elas, o que no o impediu de se solidarizar publicamente com o governador deposto. (Villa, 1995 : 118). Em 1894, Vitorino era eleito vice-presidente, na chapa de Prudente de Moraes. Prudente de Moraes foi eleito com menos de 300 mil votos, sem a participao dos estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ainda voltas com as conseqncias da Revoluo Federalista. No houve candidaturas adversrias. Tratava-se de um entendimento entre o governo de Floriano e a burguesia cafeeira paulista, que apoiou financeiramente o esforo na guerra contra os federalistas (Villa, 1995 : 107). Prudente de Moraes disputara a presidncia com Deodoro, em fevereiro de 1891, ao fim do governo provisrio. Em 1894, havia acordo entre as duas faces republicanas. Floriano aceitou sair da cena poltica, entregando o poder a um casaca, como os militares se referiam elite civil, contrariando tendncias aparentemente fortes localizadas na capital. No passou o governo a Prudente, que tomou posse sem qualquer solenidade, alm da ida ao Congresso, com meios prprios. Da ao Palcio Itamarati, sede do governo, o presidente recm-empossado pode se deslocar por favor do representante ingls (Silva 1975 A : 108), uma vez que nenhum veculo estava previsto para seu transporte. Prudente de Moraes enfrentou durante quase todo seu governo um grupo social importante nos movimentos urbanos no Rio de Janeiro, os chamados jacobinos, radicais republicanos, a quem Suely Queiroz dedicou um estudo, definindo-os da seguinte maneira:

Em contraste com seus homnimos franceses, os jacobinos brasileiros contavam com pouqussimos artesos em suas fileiras e nenhuma mulher. Operrios tambm no lhes ofereceram suporte: para estes, o apelo anarquista ou socialista foi mais forte que o nacionalismo.

45

O governo de Prudente representa a tomada do poder pelos paulistas com tudo o que significava: defesa do agrarismo cafeicultor, oposio proteo das nascentes indstrias domsticas, o liberalismo cosmopolita, enfim, o sinal negativo das idias jacobinas. (Queiroz, 1986 : 196)

Publicavam jornais de alguma influncia naquela transio de um ambiente de sociedade de corte para o de capital de uma repblica de carter burgus e idolatravam a figura de Floriano. Uma das aes lideradas pelo jacobinos foi o empastelamento de jornais monarquistas, no dia seguinte ao da chegada ao Rio de Janeiro da notcia da derrota e morte em Canudos do coronel Moreira Csar, em maro de 1897. No mesmo movimento, aconteceu o assassinato do coronel Gentil de Castro, editor de dois desses jornais. Outro feito dos jacobinos foi o atentado contra Prudente de Moraes, em 5 de novembro de 1897, em solenidade no Arsenal de Guerra, atual Museu Histrico Nacional, em recepo a dois batalhes que haviam participado da Guerra de Canudos, que resultou na morte do marechal Carlos Bittencourt, ministro da Guerra. (Queiroz, 1986). O executor do atentado, o soldado Marcelino Bispo, era uma espcie de mo armada de Deocleciano Martyr, editor do jornal O Jacobino, de tiragem de 15 a 30 mil exemplares quinzenalmente. Documentos da poca 9, inclusive o inqurito policial, de que consta a confisso de Deocleciano Martyr, do conta de uma conspirao de que participavam no s os agitadores jacobinos, mas figuras importantes da poltica e da administrao pblica, havendo fortes indcios de fazerem parte dela o vice-presidente da repblica Manoel Vitorino e o chefe do Partido Republicano Federal, general Francisco Glicrio. Vitorino esteve aliado aos jacobinos em mais de um incidente. Quando Prudente de Moraes se afastou temporariamente da presidncia por doena, Vitorino, empossado no cargo em 10 de novembro de 1896, trocou quase todo o ministrio, mudou a sede do governo do Itamarati para o Catete, agiu, enfim, como se no pretendesse devolver o cargo a Prudente,

46

levando Moniz (1987 : 146) a supor que houvesse um golpe em andamento, com o apoio dos jacobinos e dos florianistas em geral. Sendo isto verdade, ou no, durante a gesto de Vitorino na Presidncia da Repblica que acontece a primeira expedio contra Canudos, que chegou a Juazeiro em 7 de novembro. Era ele quem estava exercendo a Presidncia da Repblica quando aconteceram as desavenas entre o governador e o general Solon, comandante do Exrcito na Bahia, que resultaram no afastamento do general, depois do fracasso da segunda expedio. A segunda expedio contra Canudos, comandada pelo major Febrnio de Brito, montada em meio a intensa disputa poltica entre o governador e o comandante do 3 Distrito Militar, da Bahia, general Solon. Moniz diz o seguinte a respeito:

A verdade que Luiz Viana teve de contemporizar e aceitar a segunda expedio de m vontade. Tentou pacientemente evitar o conflito com Frederico Solon que se tornara ameaador, passando a falar em nome do Exrcito, depois da licena de Pudente de Moraes, que passara interinamente a Manoel Vitorino a presidncia da repblica. (Moniz, 1987 : 117)

No captulo 2 voltarei a falar da atuao do general Frederico Solon. Por ora, quero deixar claro apenas que houve grande disputa entre foras locais, na Bahia, que se estendeu por todo o perodo em que Vitorino exercia a Presidncia. A terceira expedio contra Canudos, tambm foi montada na gesto de Vitorino, comandada pelo coronel Moreira Csar, que j havia se envolvido com a poltica baiana, tendo sido chefe de polcia do estado, na poca da confusa transio do governo de Deodoro para o de Floriano. Foi, de fato, a primeira vez que o governo federal tomou a iniciativa de organizar uma expedio contra Canudos, com um nmero de soldados e quantidade de armamento muito maiores que as precedentes, alm de ter como lder um oficial florianista, prestigiado no Exrcito.

citados em Suely Robles Reis de Queiroz, 1986. Os radicais da Repblica. Editora Brasiliense, So Paulo.

47

Muitas so as interpretaes desse momento poltico que sugerem o andamento de um golpe de florianistas, com a manuteno de Manoel Vitorino no governo. Moniz afirma que a indicao de Moreira Csar

(...) seguia, decerto, um plano poltico astuciosamente preparado. Comandando um exrcito de mais de mil homens muito bem apetrechado, fatalmente bateria os jagunos de Canudos. Ningum duvidara da vitria, pois era grande a confiana que o seu valor inspirava. Voltaria da Bahia como heri nacional com o prestgio reforado, e poderia desempenhar o papel decisivo na articulao poltica e militar do florianismo contra Prudente de Morais que sempre merecera a repulsa ostensiva de Floriano Peixoto por ser um casaca . (Moniz, 1987 : 142,143)

O afastamento de Prudente era um facilitador para a ao dos florianistas, que contavam com a simpatia do vice-presidente. Moniz acredita tambm que outro deposto seria o governador da Bahia. A volta de Prudente de Moraes teve menos pompa ainda que sua posse. Foi necessrio que ela fosse uma ao de surpresa. Prudente retornou ao Rio de Terespolis, onde havia se recolhido para tratar da sade. Viajou de trem sem chamar a ateno, saltando na estao de Triagem, subrbio da capital, e tomou um carro de aluguel para o Palcio do Catete, onde chegou sem que ningum o anunciasse.

A sentinela, surpreendida, alerta a manh de sol com a clarinada estridente, chamando a guarda para a continncia presidencial. O peloto acorre, certo de que Manuel Vitorino voltou mais cedo de sua casa na Tijuca, onde pernoitou. Mas no o vioso landau da Presidncia que entra, e sim um modesto fiacre de aluguel, descendo dele, magro e ereto, na verticalidade que o caracteriza, Prudente de Morais. Minutos depois, um cabo da guarda leva a Manuel Vitorino o ofcio em que o presidente comunica haver reassumido o Governo. (Silva, 1975 B : 77)

A derrota da expedio Moreira Csar aconteceu em 3 de maro de 1897, ainda sob a presidncia de Vitorino. Prudente de Moraes reassumiu a presidncia em 4 de maro. Nos dias 7 e 8, os jacobinos agitavam as ruas do Rio de Janeiro, empastelando jornais e

48

assassinando o editor de um deles, por causa da derrota de Moreira Csar. Moniz (1987 : 167) entende nessa ao tambm como reao contra a volta de Prudente de Moraes. interessante considerar neste ponto que a cidade do Rio de Janeiro contava com 522.651 habitantes, So Paulo com 64.934 e Salvador com 174.412 10. Alm de j ser um plo atrativo de migrantes (a populao dobrara na ltima dcada do Imprio), a cidade, em sua condio de Corte do Imprio e capital da Repblica, continha em si um espao pblico nitidamente maior. Era a que se debatiam essas tendncias de pensamento poltico e social. Mas esse debater-se tinha muitas peculiaridades e o que aparecia como manifestao pblica nem sempre era a expresso no s das foras reais que vieram a fazer a Repblica, como de diversas outras foras sociais. Esta luta poltica, que se travava neste ambiente da capital, comunicava-se, como vimos, com disputas entre as elites do estado da Bahia. Paralelamente a essa articulao entre as foras polticas que governavam o pas e as oligarquias baianas, havia outra realidade no serto.Villa fala dessa relao da realidade sertaneja com o ambiente urbano, onde se localizava o poder poltico nacional, dizendo o seguinte:

A presena permanente da seca e a ausncia de uma poltica pblica para enfrent-la, as constantes divergncias intra-oligrquicas que se intensificam no momento das eleies transformaram o perodo em um martrio permanente para a populao sertaneja. Os grandes temas nacionais (Repblica, federalismo e outros) somente interessavam elite, pois passavam ao largo das questes essenciais sobrevivncia dos sertanejos. O novo regime, na medida em que aprofundou os conflitos entre os dominantes pelo controle da res publica, representou para a sofrida populao rural uma intensificao na explorao econmica. A Repblica passou a ser sinnimo de misria, opresso, imposto, fome e morte. (Villa, 1995 : 127)

As propostas polticas discutidas publicamente recorriam noo de povo e de ptria (Carvalho, 2002 : 48), no considerando a nao como portadora de conflitos sociais que precisavam se manifestar. Povo, assim, tornava-se uma entidade abstrata. Se o povo no

10

Paulo Emlio Matos Martins, 2001. A reinveno do serto. FGV Editora, Rio de Janeiro, p. 75.

49

apareceu no ambiente urbano da proclamao da Repblica, apareceria em outros acontecimentos, dentre os quais Canudos talvez tenha sido um dos mais notveis. Talvez fosse inimaginvel, no Rio de Janeiro do final do sculo 19, um movimento como o que resultou em Canudos, a no ser entendendo-o mesmo como uma Vendia, como fez Euclides da Cunha, como um movimento fantico a favor da restaurao da monarquia. A cidade discutia as diferenas entre o conceito de ptria e o de cidadania, entre o que se podia entender como o liberal e o libertrio, entre a ditadura republicana e o socialismo (Carvalho, 2002 : 42-65). Neste contexto, Canudos, com seu recurso religio s poderia aparecer como algo estranho, incompreensvel. Havia, porm, uma lgica na vida de Canudos, com uma racionalidade presente nas decises da comunidade, apoiada numa leitura religiosa do mundo.

50

CAPTULO 2: CANUDOS REPRESENTADO PELO EXRCITO


O Exrcito est presente em boa parte no conjunto de significados que podem ter Canudos, como significante. No s por ter sido o responsvel direto pela eliminao de Canudos, como tambm por estar ligado, desde o incio, implantao da Repblica, por ser um dos principais sujeitos dos conflitos polticos daqueles primeiros momentos do novo regime, por serem oficiais do Exrcito alguns das primeiras pessoas que escreveram sobre Canudos, por ter sido formado pelo Exrcito Euclides da Cunha, o principal escritor de Canudos. Assim, estudar como vem se formando a opinio da instituio sobre to significativo acontecimento contribuir para o entendimento de um importante agente social e poltico, para o entendimento de como ele pensa a si prprio, como pensa o pas e sua relao com ele.

2.1. Os primeiros autores


Os primeiros militares ex-combatentes a publicar livro sobre Canudos foram o coronel Dantas Barreto e o major Constantino Nery. Ambos tiveram livros publicados ainda em 1898, em extremos opostos do pas, Nery no Par e Barreto no Rio Grande do Sul. Nery produziu A quarta expedio contra Canudos. Trata-se de um dirio de campanha, no tendo o autor inteno de se dar a anlises ou descries do meio social, de acordo com a Carta ao leitor, captulo que serve de introduo ao livro. Afirma que lhe cabia, como militar, um nico dever, marchar em defesa da ptria obedecendo s ordens de meus chefes (1997 : XI). O autor dedica-se, assim, principalmente descrio das operaes, abordando incidentes acontecidos nos deslocamentos e nas lutas, algumas vezes em forma de crnicas, falando tambm da maneira como se formava e reforava a solidariedade entre os combatentes, expostos quase permanentemente a grandes riscos. Porm, depois de descrever os combates de 18 de julho, quando houve a tentativa frustrada de tomar de assalto Canudos, ficando em

51

seguida as tropas do Exrcito expostas e fragilizadas, Nery faz uma descrio do aspecto fsico da cidadela e de seus arredores, concluindo da seguinte maneira: Dir-se-ia que o diabo se alliava com o facinora Antonio Maciel para lhe deparar com ninho digno dos seus designios, donde pudesse, como ave de rapina, atirar-se contra a Republica e a civilizao (1997 : 115) Dantas Barreto era um florianista bem definido ideologicamente, no poupando de crticas o ento presidente da Repblica, Prudente de Moraes, entendido como um traidor dos ideais do marechal Floriano Peixoto. Prudente representava o retorno dos casaca, como era comum entre os militares chamar os membros da elite civil. Publicou dois livros sobre Canudos, A ltima expedio a Canudos, publicado em 1898, e Accidentes da Guerra , de 1905, este ltimo, fico criada a partir da vivncia do autor. No primeiro deles, o autor descreve e analisa as lutas. Define-se, no incio do livro ao falar de Antnio Conselheiro, caracterizando-o como um criminoso que s tinha a lig-lo aos outros homens o dio e a perversidade, ou seja, era o inimigo a ser combatido. Em Accidentes da guerra, os personagens vivem dramas pessoais, inclusive amorosos, no ambiente da guerra, mas no deixa o autor de fazer severos ataques a Prudente de Moraes e a concepes polticas diferentes do regime centralizado, com base na hierarquia militar. Ao mesmo tempo, faz denncias como a seguinte:

O soldado tem em nosso paiz ao menos a consagrao da historia com a serenidade que a justia impe? No. Em vez disso, o que se nota um trabalho surdo, covarde, para nos segregar das outras classes, que, segundo os nossos adversarios, no devem sentir o influxo da nossa energia, o exemplo da nossa tenacidade, afim de serem facilmente dirigidas (1905 : 231)

Depois de Dantas Barreto e Constantino Nery, Macedo Soares (1985) o autor militar que publica, em 1902, seu livro. Trata-se de trabalho diferente dos de Dantas Barreto e Constantino Nery, no que diz respeito ao falar do inimigo, que procura entender, assim como

52

o fez Euclides da Cunha. Este, quando, no Dirio de uma expedio , classifica o povo de Canudos como o incompreensvel e brbaro inimigo (Cunha, 1966 : 559) est mostrando uma surpresa, que prope uma questo, que procurar resolver. Em A guerra de Canudos, Macedo Soares, embora tenha atitude semelhante a de Euclides, tambm apresenta a viso de que em Canudos o que acontecia era a manipulao de uma populao ingnua por suas lideranas, ocupando o discurso religioso o papel de ferramenta desse domnio. Procura, porm, refletir sobre o fenmeno. Apresenta alguns nmeros, como seis mil e quinhentas habitaes em Canudos, onde trinta mil seres (...) se agitavam promiscuamente ([1902]1985 : 46). A descrio do guerreiro sertanejo feita por Macedo Soares um dos aspectos que o aproxima de Euclides da Cunha. Pinta-o como guerrilheiro que tudo sacrificava mobilidade, que era realmente de admirar (idem : 80). Sua admirao se manifesta em outros momentos do livro. A descrio que faz de Canudos e de sua sensao ao v-la pela primeira vez vale a pena reproduzir:

L estava ela, colocada em plano inferior s foras a cavaleiro, a temvel Cidadela, a lendria capital dos jagunos! nossa vista deslumbrada, surgia aquele extraordinrio amontoado de casas de vrios feitios, de cor barrenta e avermelhada, numa caprichosa desordem; dominando aquelas 6.000 habitaes de formas bizarras, erguiam-se altaneiras e ameaadoras, as duas igrejas vis--vis, a do Bom Jesus, ou nova, mostrando o flanco direito 1 coluna. (...) Era aquela colossal povoao habitada por 30 ou 35 mil pessoas fanatizadas e de armas em punho, prontas a morrer pelo seu ideal, que a 2 coluna, com 2.200 homens, pretendia assaltar e conquistar; era essa, naturalmente, tambm a inteno da 1, cujo bombardeio desde cedo flagelava a Cidadela: os seus projteis e os nossos l se encontravam nas suas casas e igrejas. (Macedo Soares, 1985: 90,91)

2.2. Tempo intermedirio


Depois de Macedo Soares, Canudos parece ter ficado de lado por um perodo no Exrcito. Houve, em 1952, na Escola Superior de Guerra, uma Semana de Euclydes da Cunha (Cinqentenrio de Os Sertes), que teria tido como um dos mentores o ento tenente-coronel

53

Golbery do Couto e Silva

11

. No h registros nas revistas militares de tal evento, o que me

leva a supor que tal Semana tenha se voltado para um crculo restrito, com poucos oficiais do Exrcito, ou das Foras Armadas de uma modo geral, como participantes. Nos anos 50, apareceu outro autor de livro sobre Canudos no ambiente militar. Foi Dante de Mello (1958), que dedicou seu livro a contestar Os sertes, sem deixar de reconhecer em Euclides da Cunha uma entidade rara, que teria se comovido com o sertanejo, mas principalmente por entend-lo como vencido e, por isso, solidarizar-se com ele. Acredita que Euclides teria outra viso do homem do serto, caso a 4 expedio tivesse sido derrotada, como as trs primeiras, e Os sertes viesse a ser escrito tendo como pano de fundo uma grande guerra civil entre republicanos e monarquistas. Entende ele, que tambm Castro Alves teria outra viso dos negros, caso voltasse a viver no sculo 20. Diz ele que Castro Alves no teria escrito O navio negreiro, se pudesse conhecer os descendentes dos antigos escravos, por quem nutre grande desprezo (Mello, 1958 : 251). Da mesma maneira, Euclides da Cunha teria escrito outro livro, menos simptico aos sertanejos, se Canudos, em vez de massacrada, houvesse derrotado a 4 expedio precisamente neste ponto que se localiza o diferencial de um livro, Canudos: vises e revises, de Oliveiros Litrento, que analisarei adiante. uma proposta de mudana de atitude da instituio militar em relao a Canudos. uma busca de entendimento, deixando de lado conceitos em que se acreditava anteriormente. Autor militar importante e representativo do debate sobre Canudos dentro do Exrcito foi Tristo de Alencar Araripe, (1894 - 1969). Militar de carreira, concluiu o curso na Escola Militar, como aspirante, em 1915, chegando a ministro do Superior Tribunal Militar, cargo que exerceu entre 1952 e 1964. tambm autor de Guerra civil no Rio Grande do Sul (1986) e Tasso Fragoso, um pouco da histria de nosso Exrcito (1960).

11

Elio Gaspari, 2003. A ditadura derrotada. Companhia das Letras, So Paulo, p. 133, nota 53.

54

Araripe presidiu o Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil (IGHMB) em duas ocasies, a primeira, de 1948 a 1949, e a segunda, de 1952 a 1961.12 Ao contrrio de seu homnimo, o crtico Araripe Jnior, o general Araripe no tem muita estima por Euclides da Cunha. Inicia seu livro, referindo-se a ele, dizendo que crescera ouvindo histrias de Canudos, em Belm do Par, contadas por militares ex-combatentes. Diz o seguinte a respeito de seus primeiros contatos com Os sertes:

Quando, imbudo de grande ardor profissional, enfrentei a decantada obra Os sertes sofri profunda desiluso, com as insidiosas restries feitas aos valorosos soldados do Dever. Meu natural senso realstico, avesso aos excessos da fantasia e do dogmatismo no me permitiu que me enfileirasse aos endeusadores intransigentes do renomado escritor. Nunca cheguei a compreender grande parte das anlises e crticas de Euclides da Cunha. Falha minha com certeza, porque vox populi, de no haver necessidade de mais crtica da obra monumental, que no precisa de condescendncia de crtico algum13 (Araripe, 1985, exrdio)

No decorrer do livro, Araripe faz vrias referncias ao que chama de panfletrios e estrategistas de gabinete, entre os quais Euclides da Cunha parece estar includo. Seu discurso sempre o de defender a corporao militar e seus heris de crticas que lhe sejam feitas. Ao final do exrdio, Araripe posiciona-se a respeito do modo como apresentar publicamente a figura do sertanejo. A citao interessante porque traz exatamente a posio do autor, seu estilo e as palavras que escolhe usar:
12

No h registro de seu pai, Tlio Alencar Araripe, no Arquivo Histrico do Exrcito, como militar. H dois outros homnimos na institui. Um deles, Tristo Sucupira de Alencar Araripe, foi morto durante a Campanha de Canudos, em 30 de junho de 1897, sendo mencionado no livro de Araripe, nas pginas 145, 147, 151 e 152. O outro oficial, tambm chamado Tristo de Alencar Araripe, anterior. Em 1883, j servia no 1 Batalho de Artilharia e, em 1896 e 1897, servia em So Paulo. H tambm Luiz Alencar Araripe, que, como tenente-coronel do Exrcito, participou do golpe que derrubou o presidente Joo Goulart, em 1964, passando a trabalhar no Servio Nacional de Informaes (SNI), em 1966, depois de passar um perodo nos Estados Unidos e ser promovido a coronel. Afastado nos governos Costa e Silva e Mdici, retornou ao SNI em 1978, durante a gesto do general Otvio Medeiros, no governo Figueiredo. Foi escolhido por Tancredo Neves, e mantido por Jos Sarney, para o cargo de diretor da Polcia Federal. Foi denunciado pelo movimento Tortura Nunca Mais por indicar antigos torturadores para dirigir a PF nos estados do Par e do Cear e no Distrito Federal. Luiz Alencar Araripe era o diretor da revista do Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil, em 1997, por ocasio do simpsio a respeito de Canudos. Outro homnimo famoso, fora das foras armadas, foi Tristo de Alencar Araripe Jnior (1848-1911), um dos crticos literrios que contribuiu para o sucesso de Os Sertes.

55

No visamos provocar polmicas. Queremos apenas colher ensinamentos e reparar a injustia, intencional ou no, que se originou da monumental obra de Euclides da Cunha. Ressentimentos recalcados levaram os homens pblicos a calar o esforo sobre-humano do Exrcito da primeira dcada republicana, dos heris de Canudos, chefes e soldados, no apenas gachos ou paulistas, mas soldados de todo o Brasil, sertanejo, sulino ou litorneo, imolados em ressarcimentos a erros e incompreenses de maus brasileiros. No endeusando o bronco, o jaguno, o cangaceiro facinoroso, levando-os pelo mundo afora em filmes e em cantos que nos imporemos ao respeito dos outros povos. (Idem)

Isto , o autor condena o modo com se falou do homem do serto em filmes e cantos.

2.3. O centenrio e as revistas


Em 1997, completaram-se cem anos do final da Guerra de Canudos. Este centenrio foi marcado por diversos acontecimentos: debates no meio universitrio, nos meios de comunicao, em filmes. A referncia aos cem anos do fim da guerra esteve sempre presente. O filme Guerra de Canudos, de Srgio Rezende, por exemplo, entrou em cartaz, nacionalmente, exatamente em 3 de outubro, a sexta-feira mais prxima da data exata do fim da guerra. Os responsveis pela promoo do filme, embora este j estivesse pronto havia algum tempo, preferiram aproveitar o fato previsvel de que outros eventos estariam acontecendo, o que estimularia a curiosidade do pblico de cinema a respeito do filme, ou seja, o centenrio de Canudos como foi considerado na elaborao de uma estratgia de marketing. Com o Exrcito no poderia ser diferente. Em 6, 7 e 8 de outubro de 1997, foi organizado o simpsio Centenrio de Canudos (1897 1997), no Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil. Antes dele, como uma preparao, o tema foi sendo pautado pelas publicaes peridicas de circulao entre os militares do Exrcito Brasileiro, Revista do Exrcito Brasileiro e A Defesa Nacional, sendo tambm tratado pela edio especial da Revista do Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil. Foram ao todo 17 textos,
13

O autor no diz de quem a citao entre aspas.

56

entre artigos e comentrios, sendo que dois deles foram repetidos em mais de uma publicao, perfazendo um total de vinte inseres nos veculos de debates. Classifiquei os textos da seguinte maneira: por autor, militar ou civil, e por natureza do texto, se era uma proposta de reflexo ou alguma contribuio especfica para o entendimento de Canudos, um dado novo, um resumo histrico, um aspecto especfico do acontecimento Canudos. Nas duas naturezas possveis, proposta de reflexo ou contribuio, procurei identificar os textos que sugeriam uma reviso (R) de antigos posicionamentos sobre Canudos e os que se caracterizavam como uma defesa (D) ou uma justificativa da ao do Exrcito. Assim, os textos se dividiram da seguinte maneira:

57

PROPOSTA DE REFLEXO
AUTOR MILITAR - Canudos in A Defesa Nacional Ano LXXXIII 778 4 trimestre de 1997 Editorial R - Oliveiros Litrento. Canudos e o Jacobinismo . in A Defesa Nacional Ano LXXXIV 782 4 trimestre de 1998 R - No cumprimento da lei. in Revista do IGHMB Ano 57 n 83 1997 Editorial D

CONTRIBUIO
Coutinho, Sales, Teixeira, Rocha, Minussi e Castilhos. A Campanha de Canudos D - Luiz Carneiro de Paula. Conversando sobre a Guerra de Canudos. - Carlos Alberto Martins Silva. Cem anos de Canudos. R - Mrio Gomes Mattos. Relembrando Canudos. D - Nilson Vieira Ferreira de Mello. Versos encontrados em Canudos. - Cludio Moreira Bento. Um significado da Guerra de Canudos. Guilherme Andra Frota. Expedies policiais a Canudos. - Aureliano Pinto Moura. As duas ltimas expedies a Canudos - Alberto Martins da Silva. Mdicos em Canudos.

AUTOR CIVIL

- Rios, Jos Arthur. O - Paulo Emlio Matos enigma de Canudos. R (3 X) Martins. Cinqenta Antnios e uma tragdia: Canudos - Fontes, Oleone Coelho. O Fogo de Uau: estopim da Guerra de Canudos Maciel, Marco. Abertura do simpsio CENTENRIO DE CANUDOS (1897 1997). (2 X)

O primeiro dos textos acima que, acredito, deva ser considerado para se entender os debate que aconteceu no Exrcito o de Jos Arthur Rios, O enigma de Canudos, que foi

58

apresentado pelo autor no simpsio, no dia 7 de outubro de 1997. Foi publicado nas trs revistas, o que sugere a importncia que lhe foi atribuda pelos fomentadores do debate. O ttulo do artigo se combina com a procura que o autor faz de desvendar significados que no esto suficientemente claros nos acontecimentos relacionados a Canudos. Logo no incio, aborda a questo das armas usadas pelos conselheiristas, que vem levantando polmicas desde a segunda expedio, comandada pelo major Febrnio de Brito. Citando o tenente Macedo Soares, Rios tira dele a informao de que os jagunos que venceram a expedio Febrnio, seriam mais de quatro mil, sendo uns seiscentos com armas modernas, os outros com armas primitivas ou improvisadas. Os nmeros a respeito de Canudos, como j foi dito no captulo 1, so contraditrios e contestveis, desde o nmero de conselheiristas enfrentados em cada expedio queles que dizem respeito economia e populao do arraial. Esta questo das armas era, evidentemente, assunto de interesse dos militares. Diz Rios que o general Arthur Oscar afirma em telegrama ao ministro da Guerra sua inteno de apurar as informaes sobre a origem dos armamentos e munies, no passando, porem do estabelecimento de conjeturas. Canudos ficava, assim, em um terreno nebuloso, sendo incertas as informaes a seu respeito. Rios prope que se contextualize a deciso de fazer a guerra contra Canudos dizendo o seguinte:

preciso atentar para o quadro institucional que moldura o drama. Desdobrava-se, nessa ltima dcada do sculo XIX, a penosa transio da Monarquia para a Repblica. O radicalismo jacobinista sentindo-se agonizante fazia de uma suposta conspirao monrquica seu alimento de sobrevivncia e abanava, como tantas vezes depois aconteceu, a fogueira ardente do nacionalismo, contra imaginadas intervenes estrangeiras.14

Ou seja, o autor chama a ateno de seus leitores militares para no se deixarem levar por discurso ideolgico da poca, ao tentar entender Canudos. O prprio Euclides da Cunha

14

Jos Arthur Rios, 1997, O enigma de Canudos, in Revista do IGHMB, ano 57, n 83/97. p. 11.

59

visto por Rios como responsvel pela difuso dessa ideologia, de fundo florianista e jacobino. O que ele est tambm propondo que se deixe de tratar os sertanejos de Canudos como um inimigo fanatizado e que se procure entender a complexidade do fenmeno social, de que fazem parte tambm as injunes polticas de foras sociais que atuavam naquele momento. Outro texto que considero uma proposta de reflexo, numa perspectiva oposta do artigo de Rios, o editorial da Revista do IGHMB, Ano 57, n 83, 1997 No cumprimento da lei, distante da proposta de reviso de Canudos. Tem sua postura defensiva, explicitada logo no terceiro pargrafo:

Por seu turno, os meios de comunicao de massa no perderam a oportunidade de explorar o fato histrico com os enfoques ideolgicos contumazes. Neles, buscou construir todo um imaginrio sobre a natureza do conflito e silenciou sobre o fato de o Exrcito dele ter participado no exerccio de sua misso constitucional.

Afirma que raramente a aprovao s aes de governo no campo da segurana so aplaudidas quando est presente alguma ameaa e vaiadas quando esta deixa de existir. Ou seja, o autor deste editorial diferentemente de outros textos publicados, entre eles o editorial de A Defesa nacional, do quarto trimestre de 1997 considera que Canudos era uma ameaa segurana.

O chamado Imprio do Belo Monte parecia destinado a ser apenas mais um tema para uma das muitas estrias de cordel que povoam a cultura popular nordestina. No obstante, ao longo do tempo que durou, transformou-se em palco do mais extravagante episdio incorporado Histria nacional, aps rpida escalada que polarizou as atenes do Pas.

Neste ponto parece se aproximar da posio dos que entendem que a interveno em Canudos foi um equvoco e poderia ter sido evitada, mas no chega a afirmar isto. Fala de presses da imprensa de ento pela interveno, em nome da opinio pblica, da Igreja e de

60

outros segmentos da sociedade, estes sim, responsveis pela considerao de Canudos como uma ameaa s instituies republicanas. Em seguida, o autor cita Tristo de Alencar Araripe, quando este fala da violncia dos combates finais em Canudos. Logo depois, diz o seguinte:

Terminado o pesadelo , os militares que combateram em Canudos foram recebidos em Salvador e no Rio de Janeiro com grandes homenagens, heris consagrados e salvadores incontestes da Repblica. Mas, no demorou para que ressentimentos recalcados, como ressaltou o escritor atrs citado [,Tristo de Alencar Araripe], levassem a calar o sacrifcio dos chefes e soldados do Exrcito exaltao dos jagunos do Conselheiro. (grifos do autor)

Nem o autor do editorial, nem Araripe, explicitam quem seriam esses enaltecedores dos jagunos. Publicada no mesmo perodo, A Defesa Nacional, ano LXXXIII, 778, 4 trimestre de 1997, trouxe editorial intitulado Canudos, completamente diferente daquele da Revista do IGHMB. O autor trabalhou em uma perspectiva evidentemente favorvel reviso. Nesta edio de A Defesa Nacional, a capa foi dedicada a Canudos, com fotografia e legenda, dando conta do centenrio.O texto comea com a afirmaode que Antnio Conselheiro poderia ter sido to somente personagem do folclore nordestino, no fora a interveno do Governo federal no combate aos seus seguidores, com o conseqente emprego do Exrcito Nacional. Ou seja: no fosse uma deciso poltica equivocada, no teria havido Guerra de Canudos, o que implica poder-se atribuir a responsabilidade da guerra parcela do pas que, na poca, se julgava como a parte civilizada, que enfrentava a barbrie dos sertanejos. Trata-se, pois de afirmao extremamente corajosa, no sentido de rever uma atitude do Estado brasileiro, de que foi agente o Exrcito. E uma atitude que teve como resultado tambm a criao de discursos em sua justificao. A reviso assim tambm uma tarefa de alterao das crenas construdas.

61

O texto analisa os motivos que levaram deciso de fazer a guerra, fala da violncia e da degola de prisioneiros, afirmando que esta no aconteceu como resultado de diretriz do Exrcito, mas como resultado da prevalncia de um dos traos perversos da etnia brasileira. Termina da seguinte maneira: Seja como for, Canudos contm preciosa lio a ser considerada, toda vez que se cogite de empregar o Exrcito dentro de um contexto sem afinidade com aqueles para os quais orientado o seu preparo tcnico e doutrinrio O ltimo dos artigos que entendi como proposta de reflexo, tambm com proposta de reviso, foi Canudos e o jacobinismo, de Oliveiros Litrento, publicado em A Defesa Nacional, no ltimo trimestre de 1998. Foi o ltimo dos textos dedicados a Canudos no intervalo que estudei. O ltimo dos textos publicados importante por dois motivos: seu autor o mesmo do livro Canudos vises e revises, publicado tambm em 1998; neste artigo ele discute a questo polmica de que a guerra poderia ter sido evitada e que o jacobinismo florianista decidiu a sorte de Canudos. Ainda que a Campanha deva ser ouvida como um grito de alerta, doendo com todas as crueldades sociais sofridas. Decidiu, entende Litrento, porque foi recorrendo a ele que o presidente Prudente de Moraes conseguiu a vitria militar. Afirma ainda Litrento que a guerra poderia ter sido evitada e o poder para isso estava nas mos dos governantes. Diversas injunes polticas levaram guerra e os jagunos, por pior que fossem, no determinaram que ela acontecesse. Neste texto curto e coloquial, em que parece haver um interlocutor a ser convencido, o que Litrento prope, no contexto do debate entre os militares, que se faa uma reviso, em que se considerem as razes e as motivaes dos sertanejos e o fato de que houve tambm erros motivados por crenas urbanas, como o jacobinismo. Esta a proposta a ser defendida em seu livro, como veremos em seguida.

62

Entre os textos que classifiquei como contribuies, apenas dois me pareceram ter uma posio defensiva, um inclinado reviso e os outros neutros. Relembrando Canudos, escrito pelo subtenente Mrio Gomes Mattos, foi publicado na seo de histria da Revista do Exrcito Brasileiro , vol. 134, 3 trimestre de 1997. texto curto e didtico, descrevendo o que foi Canudos e as expedies militares. Inclinado a entender o fanatismo religioso como a origem dos problemas, Gomes no cita nem se refere a qualquer autor anterior, exceto o general Arthur Oscar, comandante da quarta expedio. Referindo-se ao tratamento aos prisioneiros, ao final da luta, o autor afirma que O fanatismo era to acentuado que, em seu relatrio, o General Arthur Oscar relata que ao jaguno vencido era mandado dar vivas repblica e ele os dava Monarquia, atirando-se ao fogo. uma contribuio porque informa brevemente sobre os acontecimentos em Canudos. Entendei este artigo como de tendncia conservadora, defensiva, principalmente pelo modo como o autor trata da questo do que chama de fanatismo. Euclides da Cunha (2002 : 540-547) conta outra histria: negativa do prisioneiro de dar um viva Repblica sobrevinha a degola. Uma contribuio que me pareceu inclinar-se pela reviso foi Cem anos de Canudos, de Carlos Alberto Martins Silva, publicada em A Defesa Nacional, ano LXXXII, 774, 4 trimestre de 1996. Compe o quadro de discusses que se instalava no interior do Exrcito naquele perodo de 1996-1998, em torno do centenrio da Guerra de Canudos. Seu autor era, na poca, general de diviso e, em seo da revista intitulada Comentrios, defende a reviso de Canudos, a partir de novos estudos, sobre a documentao e a bibliografia j conhecidas, de que cita alguns exemplos. Alm de se posicionar a favor da reviso, o autor diz o seguinte:

Os desmandos e os fortes interesses polticos locais; a conivncia de uma igreja regionalista e perdida, poca, com as novas diretrizes da poltica governamental; a

63

crise econmica e a seca sazonal; a tentativa do novo regime em se reestruturar, frente ao primeiro presidente civil; o sebastianismo (florianismo) ainda fervente e a procura de um novo lder buscado entre os militares do exrcito; as razes polticomilitares da ao de fora do governo civil;o misticismo, peculiaridade da populao sertaneja; o temor dos latifundirios diante da evaso de sua barata mo-de-obra; e os parcos meios de comunicao da poca, atrasando e desvirtuando as verdades ocorridas, so fatores, na verdade, de grande complexidade, porm dignos de anlises aprofundadas entre os que estudam a epopia de Canudos. Por certo, esperamos, tudo isto possa vir tona. este o momento certo.

A ltima das contribuies que me pareceram ter uma inclinao definida foi A campanha de Canudos, adaptado de trabalho de cinco alunos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Sales Coutinho, Minussi, Rocha, Teixeira e Castilhos, no ano de 1967, publicado na Revista do Exrcito Brasileiro, vol. 133, 3 trimestre de 1996. Trata-se principalmente de uma anlise das operaes militares das quatro expedies contra Canudos, acompanhada de mapas detalhados da regio. o texto mais antigo, dentre os publicados nesta srie, e um dos mais prximos s antigas vises de Canudos entre os militares. Considera como causas remotas do conflito (...) o atraso e o isolamento em que viviam os nordestinos na rea, (...) quase sem cruzamentos com o branco, o que teria levado aquele povo ao distanciamento da civilizao, tendo por caracterstica herdada dos tapuias (...) o fanatismo , o misticismo e o esprito aventureiro. Na bibliografia h, entre outras obras, a monografia de 1966, A campanha de Canudos como guerra de guerrilha, apresentada na Escola de Comando e Estado Maior do Exrcito (Eceme), escrita por Dlio Ubiratan Matos Leite. Esta preocupao de pensar Canudos como guerra de guerrilhas estava presente entre os militares, assim como entre os opositores do regime de ento. No panorama internacional da poca, vivia-se a Guerra do Vietn, onde um povo pobre e com poucos recursos tecnolgicos enfrentava as foras armadas dos Estados Unidos, assim como se discutia o xito da guerrilha cubana, que levara os revolucionrios ao poder, em 1958. Dizem os autores que:

64

Apesar de se tratar de uma guerra insurrecional, a rebelio dos jagunos considerada como exemplo de guerrilha. A guerrilha necessita alguns requisitos bsicos para ter possibilidade de sucesso. Na insurreio jaguna podemos identificar, praticamente, todos esses requisitos, dentre eles o apoio da populao. Diramos assim que a atitude da populao ou era inteiramente favorvel aos jagunos ou nada fazia para auxiliar as tropas federais, em especial no que diz respeito a informaes e recursos.

Os textos que restam, foram todos classificados por mim como contribuies que no apresentam uma inclinao definida pela reviso de Canudos, nem so defesas e justificativas da ao do Exrcito. Conversando sobre a Guerra de Canudos, de Luiz Carneiro de Paula, publicado na Revista do Exrcito Brasileiro , Vol. 133, 4 trimestre de 1996, parece ser este o primeiro texto com caractersticas de uma interveno suscitada por um debate que estava se travando. O autor coronel do Exrcito e faz comentrios sobre Canudos a partir tambm de seu prprio conhecimento do serto. Trata-se mesmo de uma conversa, como sugere no ttulo e, se no apresenta uma perspectiva nitidamente de reviso de Canudos, tambm no tem postura beligerante com relao aos sertanejos. Diz considerar irrelevante o fato de serem os jagunos monarquistas ou republicanos e entende como mais lgico para o sertanejo de ento dar vivas ao imperador que Repblica. Ou seja, coloca-se em posio de tentar entender com mais profundidade o que aconteceu em Canudos. Versos encontrados em Canudos, de Nilson Vieira Ferreira de Mello, publicado na Revista do Exrcito Brasileiro, Vol. 134, 4 trimestre de 1997, matria de muita originalidade, apresentando contribuio de quem colheu informaes na vivncia direta do conflito. O autor coronel e filho do militar ex-combatente em Canudos, Joaquim Ferreira de Mello, que trouxe de Canudos versos manuscritos, tirados de um jaguno morto, que continham uma verso de Canudos.

65

O texto fala das vivncias do pai do autor, que foi aluno da Escola Militar da Praia Vermelha, sendo dela expulso e anistiado mais de uma vez, participando da Guerra de Canudos como soldado, vindo a morrer em 1950, no posto de coronel reformado, depois de 44 anos de carreira. Os versos narram os acontecimentos que envolveram o coronel Moreira Csar, na terceira expedio. curioso notar que os versos fizeram parte de uma espcie de acervo familiar, vindo a contribuir para o debate de Canudos dentro da instituio. Poderiam ter estado na obra de Jos Calasans. O artigo Cinqenta Antnios e uma tragdia , de Paulo Emlio Matos Martins, publicado na Revista do Exrcito Brasileiro, vol. 133, 2 trimestre de 1996 foi o primeiro a tratar de Canudos na amostra de revistas estudada. Partindo da curiosidade em torno da repetio do nome Antnio na histria de Canudos, o autor conta-a por inteiro, a comear pela

localidade onde nasceu o Conselheiro, que se chamava Santo Antonio de Quixeramobim. O nome reaparece ao longo do drama sertanejo, tambm entre os militares, uma vez que o chefe da terceira expedio, tido com heri do Exrcito, chamava-se Antnio Moreira Csar. A idia de escrever o artigo em torno dos Antnios ocorreu ao autor a partir de suas anotaes durante a pesquisa que resultou em sua tese de doutorado, na rea de administrao, na Fundao Getlio Vargas, publicada pela Editora FGV, em 2001, com o ttulo A reinveno do serto . Analisa Canudos a partir das relaes de poder e de autoridade e como fenmeno de administrao. O artigo O fogo de Uau: estopim da Guerra de Canudos, de Oleone Coelho Fontes, o 5 a ser publicado na srie, na Revista do Exrcito Brasileiro, vol. 134, 2 trimestre de 1997, apresenta algumas caractersticas diferentes dos outros que vinham compondo o ambiente de debates entre os militares. A primeira delas que o autor no pertence aos quadros do Exrcito, um jornalista e pesquisador de Canudos. Em segundo lugar, no episdio de Uau,

66

que deflagrou a Guerra de Canudos, apresenta-se a ao de um juiz de direito como o incio das hostilidades, alem de terminar com o saque e o incndio do povoado ateado pelos soldados antes de se retirarem. Apresento abaixo, resumidamente, o que aconteceu em Uau. Em 1896, com o objetivo de terminar a construo de uma igreja, os conselheiristas adquiriram madeira em Juazeiro, distante cerca de 200 quilmetros de Canudos. O intermedirio da compra foi o coronel Joo Evangelista Pereira de Melo. No fora esta a primeira compra feita por eles e o fato indica um intercmbio comercial com a regio, inclusive por ser feita por intermdio de um membro da Guarda Nacional, isto , de um membro da oligarquia rural nordestina. A madeira foi paga antecipadamente, segundo todos os registros disponveis, mas no foi entregue. Desde Euclides da Cunha at Manoel Bencio (1997), Ataliba Nogueira (1974), Edmundo Moniz (1987) e Marco Antonio Villa (1995), todos do importncia nesse episdio atuao do juiz de direito de Juazeiro Arlindo Leone. Consta que ele quem impede a entrega da madeira, j tendo se defrontado com o Conselheiro em outra ocasio. O juiz estava em Bom Conselho, em 1893, quando Antnio Conselheiro mandou queimar editais de cobrana de impostos, tendo solicitado ao ento governador da Bahia, Rodrigues Lima, ao policial contra o beato. Trs anos depois, em Juazeiro (BA), o juiz teria visto a possibilidade de agir contra Antnio. Fontes no afirma que o juiz tenha sido responsvel pela no entrega da madeira, preferindo dizer que o fato se d por motivos no muito claros. Com a tenso criada, o juiz telegrafou ao governador Lus Viana e aqui, Fontes, como diversos outros autores, apresenta o texto dos telegramas pedindo tropas diante de um suposto ataque de conselheiristas a Juazeiro, que no aconteceu. O juiz esforou-se por demonstrar que tal ataque ocorreria, at que, uma fora comandada pelo tenente Pires Ferreira, com 113 soldados e trs oficiais, foi enviada, enfrentando os canudenses em Uau, ficando conhecida como a primeira expedio contra Canudos.

67

Fontes diz que:


Era Uau rea de influncia do arraial mstico, onde viviam adeptos do Conselheiro, que vrias vezes l esteve, em pregaes. Contou Jos Faustino, o Zezinho de Faustino, falecido em 1991 com 83 anos, que seu pai narrava que Antnio Conselheiro e enorme sqito de rezadores foram inmeras vezes a Uau e que o penitente hospedava-se em casinha na estrada que liga a capital do caprinos a Canudos. Disse tambm que seu pai era um dos que no perdiam suas prdicas, para quem somente tinha palavras de elogio e reconhecimento. (p. 37)

Ou seja, Uau era um territrio de pessoas simpticas a Antnio Conselheiro, o que sugere que o saque e o incndio fossem uma espcie de retaliao dos militares contra a populao. A simples apresentao deste acontecimento j puxa o debate para outro caminho, diferente daquele da anlise de operaes militares e do enaltecimento de heris. O texto Simpsio Centenrio de Canudos, de Marco Maciel, publicado em A Defesa Nacional, Ano LXXXIII, 778, 4 trimestre de 1997, o discurso do autor, na poca vicepresidente da Repblica, na abertura do simpsio promovido pelo Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil (IGHMB), por ocasio do centenrio do final da Guerra de Canudos. Alm de saudar o evento e fazer um balano histrico, Maciel sugeriu pesquisas a respeito de Canudos na documentao do Exrcito. Um significado da Guerra de Canudos, artigo escrito pelo coronel Cludio Moreira Bento, publicado em A Defesa Nacional, Ano LXXXIII, 778, 4 trimestre de 1997, discute o quanto a experincia de Canudos contribuiu para a modernizao do Exrcito. Discute a oposio entre bacharis e tarimbeiros dentro da oficialidade. Os primeiros, formados pela Escola Militar da Praia Vermelha, teriam uma perfil de intelectuais, pouco afeitos s tarefas exigidas pela organizao militar, enquanto os outros, que se dedicavam tropa e vida militar, seriam tidos como inferiores. A estrutura do Exrcito ficava assim influenciada por um sistema em que

O progresso hierrquico era conquistado base de cursos, que deram origem a oficiais muito versados em Cincias Fsicas e Matemticas e pouco ou quase nada em

68

Arte e Cincia Militar. Como complicador o Positivismo, agnstico e mal digerido, foi introduzido no currculo da Escola Militar atravs da cadeira de Sociologia, resultando seus alunos desprezarem e rirem dos veteranos do Paraguai, que desfilavam garbosos, com o peito coberto de condecoraes. (p.118)

Diz o autor que esse Exrcito dominado pelos bacharis precisou promover a incorporao de diversos alferes, para poder suprir a falta de oficiais, que, de fato, acontecia, durante o perodo inicial da Repblica, a fim de enfrentar as lutas de ento, entre elas a Guerra de Canudos. Por isso a experincia em Canudos teria sido decisiva para a reorganizao do Exrcito. Os prximos dois artigos completam-se um ao outro, fazendo consideraes que poderiam levar-me a classific-los como uma proposta de reflexo, uma vez que, ao considerarem que as primeiras expedies contra Canudos foram, na realidade, diligncias policiais, sugerem que a ao do governo federal atravs do Exrcito foi conseqncia de uma falha na ao policial do governo baiano. Preferi mant-los como contribuies porque, separadamente, pareceu-me, no chegam a sugerir uma reflexo, constituindo-se em uma contribuio para o entendimento dos acontecimentos. Expedies policiais a Canudos, de Guilherme Andra Frota, publicado na Revista do IGHMB, Ano 57, n 83, 1997, discute, primeiramente, a movimentao da gente religiosa e os conflitos localizados que aconteciam no interior do Nordeste, especificamente, na Bahia e diz o seguinte: A autoridade estadual no procurou aprofundar-se e entender o que estava acontecendo. Classificou como sendo um problema policial, o que significava que o agente causador do distrbio devia ser eliminado. Discute essas intervenes policiais, a primeira em Masset, em 1893, quando uma fora estadual de 30 homens se chocou com gente de Antnio Conselheiro, e considera a expedio do tenente Pires Ferreira como policial, porque, embora fosse fora do Exrcito, havia sido mobilizada a pedido do governador Luiz Viana, que esperava dela o cumprimento de funes

69

policiais, na manuteno da ordem na cidade de Juazeiro, diante dos boatos a respeito de uma invaso conselheirista. O autor, que professor e no militar, discute os papis desempenhados pelas diferentes autoridades nos acontecimentos: o governador, o juiz Arlindo Leone, o General Solon Ribeiro, comandante do 3 Distrito Militar, na Bahia, e o prprio tenente Ferreira. Entende que a deciso de o tenente levar suas foras ao encontro dos conselheiristas, em Uau, era contrria a inteno do governador, relacionando-se mais a entendimentos entre o juiz e o general. So conjeturas, mas o fato que h na correspondncia do governador para o presidente da repblica em exerccio, Manuel Vitorino, citada pelo autor, a afirmao de que a deciso de ir a Uau foi tomada pelo tenente em entendimento com o juiz. Por outro lado, havia a Ordem do Dia n 455 do Batalho, em que constava que o tenente foi designado para seguir para Canudos, o que sugere que o general e o juiz haviam tomado decises em desacordo com o que pretendia o governador. Conclui sua anlise dizendo o seguinte: A esto os fatos resumidamente expostos para servirem nossa reflexo. Afloraram interesses pessoais, vinganas, poltica estadual, a ambio pelo poder na esfera federal e lacunas insolveis. As duas expedies a Canudos, de Aureliano Pinto Moura, publicado pela Revista do IGHMB, Ano 57, n 83, 1997, complementa o raciocnio do texto anteriormente referido e trata das operaes das duas ltimas expedies, consideradas pelo autor, general de diviso mdico, as nicas realmente militares, entendendo as outras como diligncias policiais. Mdicos em Canudos, de Alberto Martins Silva, publicado na Revista do Exrcito Brasileiro, Vol. 135, 2 trimestre de 1998, uma contribuio a respeito de um assunto especfico, a ao dos mdicos e farmacuticos que exerceram seus ofcios durante as lutas no serto baiano. Foram 43 mdicos e nove farmacuticos dos quadros do Exrcito, alm de mais

70

de 80 profissionais civis e militares reformados, alm do apoio voluntrio de 52 estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia.

2.4. Os significados de uma reviso


O livro Canudos: vises e revises tem duas caractersticas que precisam ser ressaltadas em primeiro lugar: obra de um intelectual que atua no interior do Exrcito Brasileiro e sua produo foi uma sugesto da Biblioteca do Exrcito Editora, durante os debates motivados pelo centenrio, da Guerra de Canudos, que aconteciam na sociedade brasileira e no interior da instituio, em 1997. O fato do livro ter sido encomendado indica a preocupao da editora e da instituio militar com o tema. O autor, Oliveiros Litrento, iniciou a careira militar em 1945, quando foi declarado aspirante a oficial, combinando-a, em seguida, com carreira jurdica, sendo doutor em Direito e professor de Direito Constitucional, Direito Penal Militar e de Direito Internacional Pblico, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), desde 1955. Chegou ao posto de coronel em 1974. O coronel Luiz Paulo Macedo Carvalho, presidente do Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil (IGHMB) e presidente do conselho editorial da Biblioteca do Exrcito Editora foi quem props ao coronel Oliveiros Litrento a feitura do livro, por ocasio do centenrio da Guerra de Canudos, em 1997. O que o moveu foi a considerao de que Canudos era uma pgina da histria do Brasil que estava sendo est sendo muito distorcida15. Favorvel a revises de acontecimentos histricos, desde que haja novas fontes e no apenas motivaes ideolgicas que visem a destruir a memria e a identidade das instituies,

15

Entrevista concedida pelo coronel Lus Paulo Macedo de Carvalho, em 28 de agosto de 2003, nas dependncias da Biblioteca do Exrcito Editora, no Palcio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

71

entende o coronel Macedo que algumas abordagens de Canudos procuram brechas para atacar o Exrcito. Diz ele que:

O problema de Canudos no teria ganho a dimenso que ganhou se no tivesse havido uma figura, Euclides da Cunha. Houve uma coisa bastante similar, um outro episdio da histria do Brasil, o Contestado, abrangendo uma rea muito maior, uma coisa muito sria, e, no entanto, pouco se sabe e se explora do Contestado porque faltou a pena e a voz de Euclides da Cunha. Euclides da Cunha era um jornalista conceituado. Na verdade, h um ponto a considerar: Euclides da Cunha chegou no final, no acompanhou tudo e no foi realmente l, no quente. Ele tomou depoimentos de outros.

Para se entender um acontecimento histrico, acredita ser necessrio ajustar-se o olhar ao olhar do tempo em que ele se deu, para no se estar sujeito s distores da distncia, o que significa considerar a conjuntura da poca. Continuando na mesma linha de pensamento, o coronel afirma que A mdia, insuflada pela esquerda, preciso que se diga, explorou muito Canudos, atacando o Exrcito, querendo associar atrocidades [que aconteceram em Canudos] Revoluo de 1964, como se houvesse uma tradio do Exrcito de ser torturador, matador. Em seguida, o coronel aborda a questo da degola de prisioneiros denunciada por Euclides da Cunha. Diz que houve a degola e tenta explic-la como uma tradio histrica introduzida na Espanha pelos mouros, trazida para a Amrica e absorvida pelos combatentes brasileiros na Guerra do Paraguai e outras lutas no sul do continente. Sempre afirmando o carter liberal do Exrcito Brasileiro, o coronel diz que a prtica da degola, absorvida no Sul, foi manifestar-se em Canudos. Afirma que Canudos era um problema local, no se tratava de uma sedio antirepublicana, que poderia ter sido resolvido nas instncias do estado da Bahia, sem a interveno do Exrcito, no fossem as diversas articulaes dos polticos de um modo geral, tanto os baianos, como os que dirigiam o pas, pois o Exrcito cumpriu ordem do governo federal. Entende que a guerra no teria acontecido se no fossem essas injunes polticas.

72

Procurando reparar injustias feitas ao Exrcito, o coronel Macedo tomou a si a responsabilidade de organizar um seminrio, aberto, comemorativo dos cem anos de Canudos, no IGHMB. Considerava ele que faltava uma obra moderna, imparcial, para mostrar o assunto s novas geraes. Da a proposta a Oliveiros Litrento de fazer o livro. Do mesmo modo que o coronel Macedo, que acredita que o conflito militar em Canudos poderia ter sido evitado16, Litrento define-se em relao a Canudos, dizendo o seguinte:

Aquela campanha fratricida nada teve a ver, em verdade, com o monarquismo e sua restaurao. Nem implicitamente com a Repblica, ainda que pelo Conselheiro identificada ao mal que, como as secas, problema pessimamente solucionado, tambm gerador do conflito, mas conflito religioso a ser resolvido na jurisdio estadual baiana. Jamais na federal, obrigando as expedies militares, sobretudo ao Exrcito, o caminho da restaurao da ordem, uma vez a legalidade ameaada. Assim, possibilitou que simples questo de polcia viesse a transformar-se em luta fratricida de propores considerveis. Uma guerra que, como bem assinalou Jorge Calmon, veio a ser uma tragicomdia de equvocos. Um visionrio entre a Monarquia e a Repblica, Antnio Conselheiro, nem monarquista nem republicano, era o profeta do ressentimento, circunstancialmente perturbador da ordem, personagem bblico a lembrar vagamente os profetas dos primeiros tempos do Cristianismo, asceta e penitente estico. Tornado juiz, pelos jagunos, para acolher demandas de prejudicados, tentando amparar, de maneira leiga e primitiva, o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Seus seguidores, vindos de outras partes do serto, escorraados, indispostos, em face da injustia e da pobreza, desajustados com os senhores da terra, acossados pelo solo pedregoso e calcinado do serto, ignorantes demais para o entendimento poltico das reformas de governo representadas pela Monarquia e a Repblica, lograram ser tits, no obstante, pelo herosmo mpar, na defesa de Canudos. (Litrento, 1998 : 38)

Neste pequeno trecho esto contidos os pontos fundamentais a serem analisados na obra de Litrento: a questo da injustia, a dos problemas relacionados com as estruturas sociais, a da religiosidade e a da guerra, com seus episdios de violncia e herosmo. Est tambm caracterizada a ruptura com os autores militares anteriores a ele que viam em Canudos um inimigo, uma sedio monarquista, atravs da mobilizao de fanticos, que precisava ser vencida militarmente.

16

Idem

73

Vale ressaltar tambm o uso da palavra guerra entre aspas para se referir ao que aconteceu no serto da Bahia, sugerindo a impropriedade do termo. Com isto, o autor se coloca em concordncia com o coronel Macedo que considera a guerra um fenmeno social muito mais complexo do que aquele acontecido no serto da Bahia17, preferindo falar em campanha de Canudos, em vez de guerra de Canudos. tambm importante a tomada de posio de Litrento em relao a Euclides da Cunha: cita um artigo seu, publicado no Jornal do Commercio , do Rio de Janeiro, de 10 de maro de 1993, ano da comemorao do centenrio da instalao do Arraial do Belo Monte, em Canudos, em que reverencia Euclides da Cunha, comparando-o a Homero, afirmando que em Os sertes so encontradas as emoes da Odissia e o itinerrio sangrento da Ilada. Valorizando Euclides, o autor se diferencia de outros, como Dante de Mello e Tristo de Alencar Araripe. O livro, com 262 pginas, publicado em 1998, teve tiragem de trs mil exemplares. Foi prefaciado pelo senador e ex-presidente da Repblica, Jos Sarney. edio graficamente bem cuidada, com 25 fotografias da guerra. Alm de autores militares, traz na bibliografia e em 288 notas de p de pgina autores acadmicos como Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro, Jos Calasans, Marco Antonio Villa, Walnice Galvo e Maria Isaura Pereira de Queiroz, alm do jornalista Edmundo Moniz, e, principalmente, Euclides da Cunha. Em apndice, apresenta uma entrevista do autor com Jos Calasans. A valorizao de Euclides da Cunha e a entrevista com Jos Calasans so dois marcos de referncia do autor. A simpatia manifesta por Euclides da Cunha d a Litrento uma posio diferente daqueles que, at ento, vinham se ocupando de Canudos no meio militar. O apndice com Jos Calasans, pioneiro na tentativa de transcender Os sertes no estudo de Canudos, marca sua escolha por buscar os autores que, no meio acadmico ou de forma

17

Entrevista de 28 de agosto de 2003

74

independente, procuraram investigar o fenmeno Canudos. Esta espcie de balizamento importante porque d a medida da tentativa do autor de se libertar das antigas formulaes e interpretaes que vinham formando o pensamento do meio militar. Os autores de textos sobre Canudos mais prestigiados entre os militares, at ento, so citados por Litrento mas no orientam seu pensamento, embora estejam presentes e haja o dilogo com eles. O livro est dividido em 9 captulos de anlises, alm de um de concluso e um apndice, com a entrevista feita com Jos Calasans. Nos quatro primeiros, o autor procura entender o fenmeno Canudos. No quinto, no sexto, no stimo e no oitavo, analisa as quatro expedies militares contra Canudos. No captulo 9, que tem o mesmo ttulo do livro, Canudos: vises e revises, apresenta resumidamente o que pensam os seguintes autores, nesta ordem: Euclides da Cunha, Gilberto Freyre, Henrique Duque Estrada de Macedo Soares (tenente participante da quarta expedio contra Canudos), Tristo de Araripe (general aposentado, em 1964, como membro do Superior Tribunal Militar), Dantas Barreto (coronel participante da quarta expedio contra Canudos), Sylvio Rabello, Ataliba Nogueira, Olmpio de Sousa Andrade, Walnice Nogueira Galvo, Robert M. Levine e Mrio Vargas Llosa. Mostra-se a uma caracterstica essencial da obra e de seu carter inovador no ambiente cultural do Exrcito. A maioria dos autores nele apresentados olham para Canudos, no como um inimigo, mas do ponto de vista de suas razes. Trata-se, assim, de uma proposta de reviso de um debate no interior da corporao, como o prprio ttulo sugere.

2.4.1. Estrutura social, contexto histrico, ideologia


Litrento comea a abordar Canudos a partir das estruturas sociais brasileiras de um modo geral e, em particular, do Nordeste, procurando entender como se movimentavam por elas e como as alteraram os diversos personagens dos acontecimentos histricos do final do Imprio e do incio da Repblica.

75

Litrento descreve o contexto poltico que leva interveno em Canudos da seguinte maneira:

A imaturidade republicana da poca, a desarticulao econmica e cultural, a lentido de uma burocracia irritante, a autonomia cada vez maior desejada pelos estados numa federao em crise, ainda que plenamente sustentada no governo autoritrio de Floriano Peixoto (1891-94), tudo convergia, sob o governo de Prudente de Morais (1894-98), para uma realidade poltica a exigir melhor articulao com os governadores, medida que viria depois. Por qu? Porque instvel o governo de Prudente de Morais, que deveria consolidar-se (o que no aconteceu) com a morte de Floriano e a pacificao do Sul. A substituio interina, por motivo de doena, pelo vice-presidente da Repblica, Manoel Vitorino, criou mais uma situao embaraosa, dificultando a campanha de Canudos (1896-97), terrivelmente sangrenta, que havia tornado o Brasil, na poca, um barril de plvora. Todo o governo de Prudente de Morais veio a ser, assim, orientado pela preocupao de conciliar dois extremos: os florianistas, partidrios de uma Repblica forte, e os saudosistas, que insistiam no retorno Monarquia, tarefa ingrata num pas ainda no inteiramente cicatrizado da guerra civil, de trmino recentssimo. Mas inteiramente finda com o combate no Campo dos Osrios (24 de junho de 1895) e a morte de Saldanha da Gama. (Litrento, 1998 : 47)

Procura tambm entender que espectro ideolgico devia corresponder a essa situao e, dialogando em notas de p de pgina com Norberto Bobbio, Litrento define ideologia como Um conjunto de idias e valores respeitantes ordem pblica, tendo como funo essencial a orientao dos comportamentos polticos coletivos. (Idem, 1998 : 56) Em seguida, citando Raymundo Faoro, considerando que o liberalismo no Brasil tem caractersticas prprias, Litrento discute que espcie de ideologia liberal estava presente entre as elites dominantes do pas, ao final do Imprio e incio da Repblica. Considera a existncia de uma nova elite financeira, que no tinha como caracterstica uma ideologia burguesa empreendedora, sendo apenas afeita ao ganho financeiro nas transaes com a velha elite escravista (1998 : 55,56). Entende Litrento que

(...) a nova elite financeira, expandindo-se nas cidades com finalidade exclusiva de lucro, fiel bolsa, aliou-se ao comrcio, pondo a Monarquia em xeque, sobretudo porque o Tesouro Nacional socorrendo, na hora do aperto, os aristocratas do binmio

76

terra-escravo, reavalizou, com o Governo presente na atividade econmica, as fortunas agrrias em crise. Outra no veio a ser a explicao para nossa ascendente economia cafeeira, com o lucrativo dinheiro do trfico de escravos e o declnio advindo aps a Abolio. Da o motivo de nosso maior endividamento, posteriormente proclamada a Repblica, herdeira, financeiramente, de uma aristocracia rural que infelizmente, at os dias de hoje, sobrevive s custas do Tesouro Nacional. (Idem, 1998 : 56)

No caso do Nordeste, essa aristocracia rural mantm uma ordem social com caractersticas especficas, que o autor, mais adiante, define da seguinte maneira:

Presses de dificuldades econmico-financeiras, associadas insegurana dos mais fracos, vinham fortalecer o poder dos j poderosos donos da terra. A violncia era e continua a ser o padro normal. A submisso aos poderosos seguia como regra natural. Submeter-se liderana moral e econmica do chefe, uma constante dos sertes. Da fora persuasiva ditada pela religio sertaneja, fortalecida pelas secas, ao fanatismo, um passo. custa de fraude e intimidaes, os coronis locais, aliados poltica estadual, ditavam e ainda ditam as regras jurdicas, que eram executadas sempre, assegurando-lhes, para a manuteno de seus interesses, a indicao das autoridades pblicas que melhor lhes favorecessem. Desta injustia secular, como se sabe, nasceu Antnio Conselheiro. (...) Antnio Conselheiro veio a ser uma resposta a tudo isto. Representou, simultaneamente, Deus e o diabo naquelas terras de sol, que marcaram o martrio coletivo dos sertanejos e dos soldados da Repblica. (Idem, 1998 : 152)

No captulo 3, Os sertes de Canudos e a combinao belicosa de beatos e jagunos, Litrento busca a definio do sertanejo relacionado natureza adversa, entendendo como resultado dessa relao sua tendncia a entender o mundo pela via do sobrenatural. Procura explicar por que o sertanejo aderiu pregao anti-republicana de Antnio Conselheiro. Encontra resposta na diferena entre os valores dos sertanejos e aqueles vigentes no litoral. Neste ponto, o autor, inovando mais uma vez no contexto militar, colocou-se no ponto de vista do sertanejo e procurou entender sua lgica. Os sertanejos veriam na Monarquia o bem, porque abolira a escravido, enquanto a Repblica lhes aparecia como reao dos grandes proprietrios rurais inconformados, que no novo regime, atravs das cmaras municipais que controlavam politicamente, ditavam cobranas de impostos exorbitantes, que, de fato, findavam por incidir apenas sobre os pequenos proprietrios (Idem, 1998: 79).

77

Em um nico pargrafo, em que pretende introduzir um trecho de Euclides da Cunha a respeito da motivao do apoio a Antnio Conselheiro, Litrento caracteriza os sertanejos, naquelas circunstncias do incio da Repblica, com as seguintes qualificaes:

Entregues prpria sorte Nosso irmo sem cidadania Sertanejos rudes e crentes [Gente] mantida e manietada fanaticamente pelo lder Antnio Conselheiro.

(Idem, 1998 : 76) Em termos de posicionamento do autor, a definio mais importante est na segunda assertiva: ele prope ao seu pblico leitor a considerao do sertanejo como irmo e no como inimigo, como vinha acontecendo na literatura sobre Canudos no interior do Exrcito. Quando fala em falta de cidadania, d continuidade ao que havia dito a respeito da estrutura social brasileira no sculo 19. A falta de cidadania seria resultado daquela organizao social em que uma elite detm privilgios polticos e econmicos relacionados maneira como foram apropriadas as terras e os recursos do pas, at ento. A considerao de estar o sertanejo entregue a sua prpria sorte permite entender o pensamento do autor: como naquele Estado criado pelas elites no havia espao para os sertanejos rudes e crentes, assim como no lhes era prestada qualquer assistncia, no lhes restava mais que, entregues prpria sorte, tornarem-se uma gente mantida e manietada fanaticamente pelo lder Antnio Conselheiro . Isto , a desateno oficial teria contribudo para que aquele povo se decidisse pelo caminho que veio a escolher. A classificao do que acontecia no serto da Bahia apenas como fanatismo foi o que fez a opinio urbana republicana do final do sculo 19, pelo menos aquela que tinha poder de influenciar as tomadas de deciso oficiais. Repetindo essa concepo de que os sertanejos viviam subjugados por meio do fanatismo, Litrento corre o risco de cair nos mesmo enganos que procura superar quando considera o sertanejo como irmo. O recurso a essa noo de fanatismo, porm, no uma caracterstica apenas de Litrento, est presente tambm, por

78

exemplo, em Euclides da Cunha e em Jos Calasans, como j foi dito no captulo 1. Ele se equilibra em uma situao limite, onde no pode deixar de haver a tenso entre no reduzir a questo da religiosidade sertaneja ao rtulo de fanatismo, mas, ao mesmo tempo, ter dificuldade em se aprofundar no problema. A discusso das diversas possibilidades culturais em uma mesma relao de cidadania um esforo de vrios setores da sociedade, no s da instituio militar. Voltando questo da cidadania, Jos Murilo de Carvalho (2002 : 65) fala em estadania em oposio a cidadania, que seria a participao, no atravs da organizao em defesa do interesse, mas a procura de obteno de benefcio, a partir de posicionamento na mquina governamental, ou em contato com ela. No contexto dos primeiros momentos da Repblica, na transio do que se chamou de repblica da espada para a repblica oligrquica, alguns conceitos de modo de participao poltica e social do cidado estiveram em discusso, como j foi dito no captulo 1 deste trabalho. A atitude Litrento semelhante quela de Euclides da Cunha, nessa questo do fanatismo. Se, em outros momentos do livro, Litrento parece se afastar de Euclides, neste, procurando compreender os sertanejos, reencontra-se com ele. Afirma que em Os sertes temse a afirmao de que, um sculo depois, a civilizao do litoral ainda no havia se preparado poltica e educacionalmente para vencer a barbrie. Para concluir essa questo da estrutura social brasileira na viso de Oliveiros Litrento, um pequeno trecho bastante significativo: Ser que as recordaes de Antnio Conselheiro e da comunidade de Canudos no nos atormentaro enquanto permanecer, sem soluo no Brasil, o problema da reforma agrria? (1998 :157)

79

2.4.2. Religiosidade, crenas, modo de vida


Embora haja um captulo do livro especificamente voltado para a discusso da relao social marcada pela religiosidade e pelo carisma, essa questo perpassa o livro inteiro, assim como a da organizao social, tanto a existente antes, como aquela criada a partir da instalao do Arraial de Belo Monte. Aparecem misturadas, uma vez que, ao tratar da relao econmica que se estabeleceu quase impossvel no aparecer a questo da religiosidade, uma vez que esta se relaciona de forma imediata mobilizao da populao sertaneja e, logo, economia criada por ela. A formao da comunidade canudense, segundo Litrento, aconteceu da seguinte maneira:

Divulgando-se a notcia de que o santo Conselheiro havia aproveitado o antigo arraial de Canudos e fundado Belo Monte, comunidade religiosa independente das autoridades eclesisticas e civis, houve repercusso intensa nos sertes baianos. Os sertanejos nmades, desejosos de pouso permanente, abenoando a idia, dirigiramse a Cana, que daria trabalho para os que viviam sem trabalho, abrigo para os perseguidos e os fora-da-lei, justia para os injustiados, alegria para os descontentes, tornando realidade uma esperana de bem coletivo que, anteriormente, outros profetas e messias haviam em vo prometido e jamais realizado. Utopia de um fantico, evidentemente. Desejosos de uma vida diferente e certamente melhor, os sertanejos que, posteriormente, sacrificariam suas prprias vidas e as de suas famlias para a defesa de Canudos, deixaram seu cho natal em demanda da Fortaleza de Taipa, no serto prometido. (...) Todos queriam morar no arraial, iniciando-se um crescimento desordenado, com a vinda cada vez maior de sertanejos acompanhados de suas famlias, todos to crentes quanto supersticiosos, acreditando sem restries naquele homem alto, de tnica azul, usando alpercatas, mstico cuja palavra era lei, cuja fama, atraindo multides, fazia tambm crescer a fora de seus sequazes e o paulatino descumprimento das leis locais, minando, com resistncia obstinada, a ao das autoridades. (...) A garantia da salvao das almas, prometida e juramentada pelo Conselheiro, muito contribuiu, com o auxlio das populaes de vilarejos prximos, que queriam trabalhar para morar junto ao Santo, aliando ao labor infatigvel as incontveis rezas e ladainhas, a certeza de que, naquele lugar sagrado onde morariam, no mais haveria fome.Correria no arraial um rio de leite com barrancas de cuscuz, cuja existncia mtica era como se fosse a prpria verdade. E assim Belo Monte, que se transformou em Canudos, multiplicando o nmero de casas e moradores, veio a tornar-se, sob a liderana poltico-religiosa de Antnio Conselheiro, o centro urbano mais importante dos sertes do Nordeste. Este o aspecto original daquele grande arraial de taipa: ser um templo sem deixar de ser

80

cidade. Ser uma cidade, de muralhas terrestres, com vistas moradia eterna. (Litrento, 1998 : 94 grifos meus)

Aqui esto questes fundamentais de Canudos e para o entendimento do modo como o autor as encara. Conforme os dados apresentados no captulo 1, Canudos teria uma populao prxima da metade de So Paulo, com um ritmo de crescimento muito maior que o do Rio de Janeiro. Canudos no poderia ter existido se no houvesse alguma racionalidade econmica e administrativa e esta, de acordo com Martins, tem vrias formas possveis de se dar, de acordo com o contexto cultural (2001 : 72). No caso em questo, essa racionalidade acontecia em associao com as rezas e ladainhas, como observou Litrento. A ltima das questes se refere ao primeiro grifo no texto de Litrento. Ele se preparou para iniciar uma anlise da comunidade canudense que daria margem a muitos desdobramentos, muitas reflexes a respeito dessa sociedade e de sua economia. No entanto, adverte que aquela comunidade era a utopia de um fantico, evidentemente. Pode-se supor que tal atitude significa uma advertncia ao seu leitor de que ele, Oliveiros Litrento, no nutre simpatias pelo fanatismo canudense, mesmo que possa se entusiasmar ao descrever a experincia da construo da comunidade, apontando caminhos para que se desdobrassem outras reflexes. A explicao pode estar na tenso que o autor vivencia ao abordar um tema novo para o pblico a que se dirige, especialmente sendo esse pblico afeito a regras e disciplina e nesta apresentao estar uma tentativa de entendimento daquilo que at ento era considerado apenas como fanatismo. Provavelmente, abordar o tema do fanatismo, do carisma e da lgica das relaes sociais e da cosmologia dos sertanejos deve ter sido um dos pontos mais difceis da produo do livro. possvel que o autor tenha receado que, na discusso da lgica e da motivao dos sertanejos ao seguirem Antnio Conselheiro, viesse a chocar-se contra aquilo que esperava a

81

corporao militar, que estava delineado por Dantas Barreto, Macedo Soares, Dante de Mello e Tristo Araripe, ficando Euclides da Cunha como uma espcie de assombrao, pois, tendo formao militar, tomou posies incmodas para a corporao. A tradio entre os autores do meio militar era a de considerar Canudos simplesmente como resultado de fanatismo e encerrar a a discusso. Assim, a liderana de Antnio Conselheiro difcil de ser discutida nesse ambiente cultural dos militares, pois a empreitada exige que se procure entender a lgica dos homens que vivem relao social diferente, em que o carisma muito importante. Parece, assim, chocarem-se duas perspectivas, a do carisma de Antnio Conselheiro e a da racionalidade da cultura militar, no s como uma caracterstica dos exrcitos modernos, mas, especificamente a brasileira, desde meados do sculo 19, construda sobre a crena na cincia dos pensadores positivistas, que tanta influncia tiveram na Academia Militar e no processo poltico que desemboca na proclamao da Repblica, em 1889 (Celso Castro, 1995 : 67). Max Weber diz que:

destino do carisma, sempre que chega s instituies permanentes de uma comunidade, dar lugar aos poderes da tradio ou da socializao racional. Esse desaparecimento do carisma indica, geralmente, a decrescente importncia da ao individual. E de todas as foras que diminuem a importncia da ao individual a mais irresistvel a disciplina racional. (Weber, 1982 : 292)

Enfrentar esta dificuldade e trazer para o ambiente cultural militar a discusso daquela relao social distante e diferente a empreitada que tentou realizar Oliveiros Litrento. Logo no primeiro captulo do livro, com o ttulo Canudos: realidade e mito , que funciona como uma introduo, Litrento tenta abordar a difcil questo da capacidade de mobilizao social que os beatos, e Antnio Conselheiro em particular, tiveram, no podendo ser contidos pela prpria Igreja Catlica, embora fossem os sertanejos catlicos. Diz que o bom senso poderia ter evitado a tragdia, uma afirmao importante para se definir o

82

posicionamento do autor. Um pequeno trecho deste captulo til para se entender seu posicionamento e o estilo com que o assume:

Se a Igreja Catlica Apostlica Romana, veio a contribuir para a aceitao, pela comunidade sertaneja, de Antnio Conselheiro (na ocasio, pela Igreja, considerado um Anticristo), o bom senso, se bem aplicado poca, poderia ter evitado a tragdia. O Exrcito, como todos sabem, permanente defensor da unidade nacional e da ordem, integrante das Foras Armadas, instituio tendo por base a hierarquia e a disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Repblica, destina-se defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Como poderia, se convocado, no combater em Canudos? (Litrento, 1997 : 38)

O autor chama a ateno para as questes sociais apontadas, no pela guerra, mas pela realidade que levou aceitao de Antnio Conselheiro como liderana e a conseqente constituio da comunidade de Canudos. Trata-se de uma novidade nos textos produzidos no meio militar. Por outro lado, defende o Exrcito como instituio, eximindo-o de responsabilidade pela deciso de fazer a guerra, no podendo, porm se furtar a cumprir a determinao de uma deciso poltica. Os autores anteriores a Litrento entendiam essas questes da religiosidade e do modo de vida dos sertanejos de forma bem mais simplificada. Dantas Barreto, coronel participante da ltima expedio, fala de Antnio Conselheiro da seguinte maneira:

E foi assim que, depois de aturado e longo trabalho doutrinrio, [Antnio Conselheiro] arregimentou uma clientela sua feio, intransigente e disciplinada como os sectrios ortodoxos de todas as religies mais ou menos sistematizadas. E, uma vez convencido do seu triunfo sobre as legies de fanticos ao servio de sua causa dominadora, sentiu-se aparelhado para a luta; encastelou-se nas muralhas e nos contrafortes de Canudos e, de armas ao ombro, no duvidou mais de sua ascendncia territorial no estado. (Barreto, 1905 : 6)

Macedo Soares, outro militar combatente na mesma expedio, com o posto de tenente, dedica mais espao de seu livro questo. Embora se refira ao carter lendrio da figura de Antnio Conselheiro, a respeito de quem corriam muitos boatos Macedo Soares, ([1902]1985 : 41), no se d conta de que era tambm lenda o que se contava sobre ele a respeito de haver

83

matado a esposa infiel e a prpria me. Parte dessa informao para estabelecer a a escolha de Antnio pelo crime, dizendo que

(...) desde ento, estavam de par em par abertas as portas de sua vida original e acidentada. Preso por mais de uma vez, perseguido pelo justia, abandonou o torro natal e foi procurar um abrigo em terras longnquas. Sendo homem de alguma instruo, pois conhecia um pouco de latim e estudara as operaes aritmticas, ele, tambm eivado do esprito de religiosidade e misticismo, apangio do sertanejo, avigorado em suas crenas pela desventura, atirou-se prtica de atos de carolice, encontrando decidido apoio nas populaes incultas e fanatizadas do interior. (idem : 42)

A respeito da relao de Antnio com os sertanejos, Macedo Soares, diz que, quando ele resolvia realizar alguma obra, de capela ou cemitrio, (...) a um gesto, toda aquela massa de alucinados corria em procura de pedras, areia e madeiras. Em pouco tempo estava concluda a obra que idealizara (idem : 42) O estabelecimento em Canudos entendido da seguinte maneira:

Por fim, cansado aps tantos anos de constante andejar, tendo conseguido fanatizar o povo do serto e convencido do seu incontestvel poderio, o missionrio errante transformou-se em asceta e procurou um refgio, onde para sempre se estabelecesse e se perpetuasse, felicitando o seu povo, longe das autoridades, as quais odiava, bem como s leis, e disposto a no mais ser importunado. (idem: 43)

Tristo de Alencar Araripe ([1960]1985), trata da questo de forma bastante semelhante. Diferentemente de Macedo Soares, registra que a acusao a Antnio Maciel de haver matado a me e a esposa era falsa. Diz ele sobre os seguidores de Antnio Conselheiro: Aspirava essa gente ser discpula e defensora da nova seita e passava a ser educada pela reza e pela obedincia em rigorosa escola de misticismo fantico (Araripe, [1960] 1985, 5). A respeito de Antnio, pergunta-se o seguinte:

Seria sincera a crena religiosa, de verdadeiro fantico, que ostentava e desenvolveu de dia para dia, ou seria caviloso artifcio para explorar a crendice da populao sertaneja? Suas manifestaes finais e o gesto de resistncia obstinada,

84

colocam-no no rol dos paranicos, em que alguns cientistas viram todos os sintomas de um doente mental. (Idem: 5,6)

Como se v, por maiores que tenham sido possveis enganos cometidos, o trabalho de Oliveiros Litrento representa uma mudana de atitude em relao que era comum no Exrcito com relao a Canudos, no s pelo esforo prprio de entendimento dos personagens e dos acontecimentos, como pelo dilogo com outros autores que se dedicaram ao tema. Litrento discute ainda a importncia que a religiosidade teve em outros movimentos sociais, no Nordeste e em outras regies, (1998 : 28-35), desde 1817, quando Silvestre Jos dos Santos, conhecido como Profeta, depois de peregrinar por Alagoas e Pernambuco, fundou na Serra do Rodeador, a comunidade de 400 pessoas a que chamou de Paraso Terrestre, at a experincia do padre Ccero, nas primeiras dcadas do sculo 20, apresentando tambm desdobramentos deste ltimo movimento poltico-religioso, que foram os episdios de Caldeiro e Pau de Colher, ocorridos depois da morte do padre Ccero, em 1934. Embora volte a tratar da questo da religiosidade em outros pontos do livro, Litrento apresenta uma sntese do modo como encara a questo, dizendo o seguinte:

Na verdade, antes e depois de Canudos, houve, como ficou assinalado, outros episdios rebeldes afins. Dezenas e at mesmo centenas de movimentos religiosos, inclusive citadinos, que no vieram a sofrer represses nem traumatizaram, pela pouca importncia, a vida brasileira de todos os dias, embora revelando, atravs de seus seguidores, ignaros, certa dose de alienao e fanatismo. Todos os referidos movimentos religiosos se sucediam quando, despertando a alma dessas populaes incultas, lderes fanticos, desejosos da redeno espiritual, quer atravs do milenarismo, sebastianismo ou messianismo, ou dos trs conjugados, apelavam para uma vida melhor, sabedores que seriam cegamente seguidos por uma multido de miserveis e oprimidos em que o xodo era conseqncia das condies desfavorveis da vida daquelas populaes itinerantes e rurais (Litrento, 1998 : 35).

Um ponto importante que se coloca aqui que o autor considera que os lderes religiosos apelavam para uma vida melhor, pois aquela vida que se levava era desfavorvel, provocando

85

o xodo. Ou seja: no trata aquelas populaes como inimiga, mas procura debater as condies sociais que as levaram s opes que fizeram. O pequeno trecho acima no entra em choque com as reflexes de Marco Antonio Villa, Maria Isaura Pereira de Queiroz e Luitgarde Barros, apresentadas no captulo 1 deste trabalho. Pode mesmo ser uma abertura para que o leitor procure aprofundar sua compreenso, com estes ou outros autores. Esta uma das grandes diferenas do trabalho de Litrento, que responsabiliza a injustia social, conseqente das estruturas scio-econmicas, pelo surgimento, tanto do cangao, quanto do que chama de fanatismo religioso.

2.4.3. Guerra e violncia


No captulo 5, A nova ordem e os primeiros combates, Litrento fala do incio da Repblica e das duas primeiras expedies militares contra Canudos. Trata sem eufemismos do perodo ditatorial de Floriano Peixoto, fazendo questo de exemplificar esse autoritarismo com pequena histria: determinados presos polticos haviam impetrado habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal e Floriano teria comentado o fato indagando quem concederia habeas corpus aos juzes do Supremo Tribunal que o concedessem queles presos. Para um professor de Direito, talvez no possa haver maior demonstrao de violncia poltica. O autor entende que, no governo Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil da Repblica, a tendncia a aes repressivas por parte do Exrcito estava ainda muito viva, o que teria contribudo para a opo militar em Canudos. Neste ponto, Litrento posiciona-se em frontal oposio a Dantas Barreto, que, como mostrei anteriormente, era adepto fervoroso de Floriano Peixoto, que chama de o grande estadista morto, atribuindo a Prudente Moraes, a quem se refere como um estadista incompetente, o empenho pelo enfraquecimento poltico do Exrcito (Barreto 1905 : 281283).

86

Tratando da primeira expedio, que lutou contra os conselheiristas em Uau, longe de Canudos, Litrento no se estende muito. Considera-a como uma derrota e, ao mesmo tempo, uma vitria. H uma questo de nmeros que parece envolver toda narrativa de embates militares. Quantos seriam os combatentes sempre uma incgnita estabelecida por interesses e inclinaes polticas e ideolgicas. Do lado do Exrcito, foram 113 praas, trs oficiais, um mdico e dois guias. Quanto aos jagunos, o tenente Pires Ferreira, comandante dessa expedio, informou que seriam trs mil. O historiador Marco Antonio Villa (1995) estima que no passassem muito dos cem. Oliveiros Litrento aposta em 500. Esta primeira expedio foi provocada pela ao do juiz Arlindo Leone, de Juazeiro, sobre o governador da Bahia, Luiz Viana. Ele criou a histria de que Juazeiro seria invadida pelos canudenses em busca de sua madeira (Bencio, [1899] 1997 : 94). O governador, em correspondncia citada por Litrento, acusa a fora militar que combateu em Uau pelo incndio e saque da cidade. Litrento parece concordar com a opinio de Luiz Viana, quando diz que Antnio Conselheiro no fez qualquer movimento para atacar Juazeiro, como anunciara o juiz Leone que faria, e ficou em Canudos espera de uma paz que no veio (1998 : 114). Alm das disputas entre as oligarquias do estado da Bahia, abordadas no captulo 1, nas decises relativas s duas primeiras expedies, teve um papel importante o general Frederico Solon. Houve uma disputa entre ele e o governador Luiz Viana, pelo poder de tomar decises a respeito da segunda expedio. Edmundo Moniz (1987 : 115-126) entende que, na formao da segunda expedio houvesse uma trama por parte do general pela derrubada do governador. Marco Antonio Villa (1995 : 147) tambm informa a respeito das divergncias e Euclides da Cunha faz vrias referncias ao general (2002 : 228, 238, 245, 246, 247). Sogro de Euclides, o general comandava, na poca dos conflitos em torno de Canudos, o 3 Distrito Militar, na Bahia, combatera na Guerra do Paraguai e tivera papel importante na

87

articulao do golpe que veio a proclamar a Repblica. Celso Castro (1995 : 162-164, 179,187) descreve sua atuao naquele momento e informa que, alm dos contatos com Deodoro e Benjamim Constant, a atuao de Solon teria sido decisiva por, no dia 14 de novembro de 1889, criar e divulgar entre os militares o boato de que os dois teriam sido presos pelo governo imperial, o que teria precipitado o movimento. Era, enfim, um

comandante republicano de prestgio, que, depois da derrota da segunda expedio, foi afastado da Bahia. Quando aborda a terceira expedio, Litrento se defronta com outro desafio, a imagem de heri de seu comandante, o coronel Moreira Csar. O registro mais antigo de que disponho a respeito do coronel Moreira Csar do historiador Brasil Gerson, em Histria das ruas do Rio. A referncia vaga, inclusive a respeito de datas. Moreira Csar foi responsvel pelo assassinato do jornalista Apulcro de Castro, na rua da Relao, justamente quando este saa de repartio policial, inde fora pedir garantia de vida, ainda durante o Imprio. O motivo do crime foi a atitude do jornalista, tida como injuriosa aos militares. Brasil Gerson afirma que Moreira Csar foi desterrado para Mato Grosso, de onde voltou aps a Proclamao da Repblica (Gerson, 2000 : 222,223) . Litrento se prope a discutir uma figura que vinha crescendo em importncia poltica dentro do Exrcito, cuja morte causou, de acordo com Euclides da Cunha, grande comoo no Rio de Janeiro. Diz ele o seguinte:

Moreira Csar, o coronel-comandante da Terecira Expedio militar, no era apenas figura exemplar do florianismo, que havia esmagado, de maneira sangrenta, em 1893, os insurretos da Armada, mas, tambm, oficial de muito prestgio cujo nome corria de boca em boca, pela coragem e tenacidade anteriormente demonstradas, por todos os recantos do Pas. Naquela fase decisiva da campanha federalista, enfrentando rebeldes em Santa Catarina, como governador militar daquele estado federativo, mandou fuzilar, sem nenhuma piedade, todos os prisioneiros que ousaram discordar das ordens administrativas emanadas. Seria um caprichoso ou vingativo? Agora, comandando a nova expedio militar que ultrapassava mil homens, bem nutridos, municiados e equipados com as melhores armas do Exrcito, poca,

88

Moreira Csar nem ao menos chegou a conversar com o comandante da Segunda Expedio, Major Ferbrnio, a quem considerava um covarde porque no apenas havia tomado Canudos, como, mais do que isso, havia retrocedido, ou seja, feito a retirada. Na verdade, sob o aspecto do jogo poltico, no passava o prestigiado coronel, de um instrumento a servio dos florianistas exaltados que no desejavam a reassuno de Prudente de Morais na Presidncia da Repblica. (Litrento, 1998 : 120)

Ou seja: a escolha do coronel faria parte de uma espcie de compl, de um golpe de estado em andamento, questo estudada por Suely de Queiroz, tambm tratada por Edmundo Moniz, abordada no captulo 1. Ao mesmo tempo em que discute a terceira expedio, Litrento reconhece mrito no major Febrnio de Brito, que se retirou de Canudos com a segunda expedio, atitude que lhe valera ser considerado covarde por Moreira Csar, que no quis tomar conhecimento da experincia por ele acumulada na luta contra os sertanejos nas condies da natureza, das estradas, dos caminhos e da escassez de vveres da regio de Canudos. Ou seja: Litrento no s discorda da avaliao que Moreira Csar fizera de Febrnio de Brito, como faz crticas a Moreira Csar, o que tambm uma novidade. Litrento posiciona-se, assim, contra um heri do Exrcito, valorizado, inclusive por Tristo de Alencar Araripe. Alis, vale a pena, aqui, apresentar a maneira como Araripe se refere a Moreira Csar:

Era um fantico pela Repblica; e no se arreceava dos dios e das censuras que se fizessem. Sem ser ctico, porque todas as grandes tragdias da vida inflamavamlhe a alma acessvel, pouco se lhe davam as deslumbrantes posies dos homens, o luxo ruidoso dos opulentos da moda. No se prendia a exterioridades doentias. Foi assim desde alferes de 1876, com a mesma vida interior, o mesmo indiferentismo pelas coisas artificiais. Era brilhante esperana do Exrcito brasileiro e um sustentculo da Repblica. Apercebido desta realidade, porque os rudos de seu nome j iam at o retiro de sua modesta existncia, o coronel Moreira Csar no recuaria ante o maior perigo. A sua rota estava traada: - vencer os rebeldes e mostrar que a sua estrela no se apagara ou morrer e, neste caso, mostrar que para vencer o reduto maldito bastavam a sua bravura e o nome temido. No voltaria sem a vitria. Eis o retrato e o juzo de dois combatentes, heris e memorialista de Canudos, o tenente Macedo Soares e o tenente-coronel Emdio Dantas Barreto. Tal o chefe impetuoso, que, chegando a Salvador a 6 de fevereiro, j a 7 abalou com uma ala do 7 Batalho de Infantaria para Queimadas. Tudo faz crer que o valoroso chefe no se demorasse em obter informaes sobre o adversrio, os recursos de que disporia e a natureza do terreno. No tomou conhecimento das partes e informaes prestadas pelos comandantes das duas colunas anteriores. Limitou-se a

89

crer na opinio do governador de que o chefe de polcia em Queimadas j havia providenciado para ter todos os recursos sua disposio, principalmente abundantes meios de transporte e munies de boca. Dizem os cronistas que o coronel Moreira Csar ficou satisfeito com essas informaes. (Araripe, 1985 : 56,57).

interessante notar o modo como Araripe divide a responsabilidade de Moreira Csar com o governador e com a polcia estadual no que diz respeito logstica da operao, sugerindo que estes teriam levado ao coronel informaes erradas. Litrento traz, ainda, outra questo, no mnimo curiosa, a respeito de Moreira Csar. Trata-se da hiptese de que a bala que o atingiu no ter sido disparada por jaguno, mas por um soldado, de nome Trajano, a quem ele teria humilhado publicamente (1998 : 127,128). Esta verso diminuiria o brilho do heri, que no teria morrido em combate, mas por ao de um de seus prprios comandados, como resultado de injustia por ele praticada. Falar desta hiptese atitude oposta de Araripe, que cultua o heri. Litrento assume a posio de que o fracasso da expedio se deveu incompetncia do comandante, que demonstrou falta de conhecimentos de logstica, que seria um heri, sem dvida, mas impetuoso. Em outras palavras, Moreira Csar se assemelhava mais a um cavaleiro medieval, que podia dar vazo livremente a suas pulses interiores (Elias, 1993 : 236), do que algum inserido em uma estrutura apoiada na racionalidade e na disciplina (Weber, 1982 : 293). O captulo 7, Gnese e atuao da ltima expedio a Canudos, uma descrio cuidadosa da quarta expedio e de suas operaes, com os papis desempenhados pelo general Artur Oscar, comandante, pelo general Cludio Savaget e, especialmente, pelo marechal Carlos Bitencourt, ministro da Guerra, que, em meio campanha, interveio na conduo das operaes, provendo as foras que atacavam Canudos da infra-estrutura logstica necessria. Litrento demonstra aqui, da mesma forma que na crtica da terceira expedio, um posicionamento a favor da racionalidade, representada pela atuao do

90

marechal Bitencourt, em oposio postura herica de Moreira Csar, tenha sido esta ltima real ou resultado de fantasia criada na mitificao do coronel derrotado em Canudos. Continuando a travar dilogos com diversos autores em notas de p de pgina, Litrento no demonstra a tenso dos captulos 4 e 6, mesmo quando aborda a questo da degola de prisioneiros. O captulo 8, Uma resposta a Canudos, comea com uma valorizao dos heris militares de Canudos. Em seguida, o autor passa a descrever os ltimos momentos da luta, com um estilo cheio de imagens fortes, dizendo, por exemplo, que O Vaza-Barris de rio passava a ser esqulido fantasma lquido, embebido em sangue, deixando entrever retaguarda um caudal de ferro e fogo. (1998 :146) Uma ltima questo na anlise das lutas a questo da degola de prisioneiros. Euclides da Cunha foi o primeiro a denunci-la da seguinte maneira:

Os soldados impunham vtima invariavelmente um viva Repblica, que era poucas vezes satisfeito. Era o prlogo invarivel de uma cena cruel. Agarravam-na pelos cabelos, dobrando-lhes a cabea, esgargalando-lhe o pescoo; e, francamente exposta a garganta, degolavam-na. No raro a sofreguido do assassino repulsava esses preparativos lgubres. O processo era, ento, mais expedito: varavam-na, prestes a faco. (...) O fato era vulgar. Fizera-se pormenor insignificante. Comeara sob o esporear da irritao dos primeiros reveses, terminava friamente feito praxe costumeira, minscula, equiparada s ultimas exigncias da guerra. Preso o jaguno vlido e capaz de agentar o peso da espingarda, no havia malbaratar-se um segundo em consulta intil. Degolava-se; estripava-se. Um ou outro comandante se dava o trabalho de um gesto expressivo. Era uma redundncia capaz de surpreender. Dispensava-a o soldado atreito tarefa. (Cunha, 2002 : 542)

A degola como prtica corriqueira difcil de ser aceita pelos autores militares. Litrento faz alguma concesso, mesmo assim, tendo mencionado, antes o encontro pela quarta expedio dos cadveres da terceira expedio. Lembrados esse mortos, diz Litrento:

A ofensiva final veio com o assalto dos batalhes em peso da Quarta Expedio que, ao esboar-se a vitria, no mais faziam prisioneiros. As autoridades militares,

91

dali para diante, no mais se comprometeram nem se esforaram em poupar a vida dos que se rendiam. Estabeleceu-se, assim, a gravata vermelha: o degolamento sumrio dos jagunos aprisionados. A matana passou a ser em massa e nem mesmo foram poupados, alm dos guerrileiros, velhos, mulheres e crianas, significando assim, a destruio total de Canudos. No havia, no houve nem poderia ter havido ordem superior militar neste sentido. O prprio Marechal Bitencourt, Ministro da Guerra, no aprovaria, nem tampouco o General Arthur Oscar, comandante da Quarta Expedio. As cabeas caam, sem julgamento, pela vontade dos comandados, geralmente subalternos enfurecidos para os quais valia o olho por olho, dente por dente. Anteriormente, durante as trs primeiras expedies e nas preliminares da prpria quarta, caram, decepadas, as cabeas dos expedicionrios aprisionados, ato muitas vezes perpetrado a sangue frio, sem nenhum sentimento de compaixo e piedade. (Litrento, 1998 : 140)

Neste trecho, Litrento fala explicitamente de tal prtica, assim como o fez o coronel Macedo18, embora caracterize-a como algo comum aos dois lados em luta. Araripe no menciona a degola. O mais prximo que chega, na descrio da violncia do final da guerra, dizendo o seguinte:

Como sempre, nesta campanha, os nossos bravos soldados foram sublimes em valor e entusiasmo. Avanava uma fora numerosa e, em pequeno espao de tempo, diminuda de metade, no recuava. Tambm, como era natural, a raiva tocava o seu auge, e tanto o inimigo como os nossos esqueciam-se da misericrdia. Fuzilavam-se a dois passos de distncia, ou matavam-se baioneta, machadinha, faca, por todas as formas, enquanto que as casas conquistadas, verdadeiros redutos, eram devastadas pelo incndio. (Araripe, 1985 : 196)

Litrento define Canudos como assunto polmico e perene, que se constitui em um alerta para que no se repita algo que deixe to profundas feridas e cicatrizes (1998 : 227), como a guerra que foi feita contra o arraial dos sertanejos. Conclui o livro convidando os leitores a um esforo interpretativo, que seria um exerccio de maior profundidade que uma mera crtica. Chama a ateno para a necessidade de se analisar os fatos histricos com o necessrio distanciamento, mas sem perder a perspectiva de sua poca.

18

Entrevista em 28 de gosto de 2003.

92

Lembra que os sertanejos desejavam apenas uma vida melhor, mas enveredaram pelo caminho da rebelio, tentando separar-se do pas e que esta escolha no deixou de ter tambm como causa a indiferena do litoral pelo serto (1998 : 226).

93

CAPTULO 3: REVISO DE CANUDOS E OUTRAS MUDANAS

O objeto deste trabalho, como j foi dito, a apreenso de Canudos pelos militares do Exrcito Brasileiro. A hiptese trabalhada foi a de que o livro de Oliveiros Litrento, Canudos: vises e revises, permite entender como a representao de Canudos entre os militares se alterou. O trabalho foi feito tendo como material o livro de Litrento, comparado com os livros dos outros autores do meio militar e as revistas publicadas em torno do centenrio de Canudos, analisados no captulo 2. Oliveiros Litrento, no exerccio de reviso que empreende em seu livro discute a lgica interna daquele que era visto pelos autores militares anteriores apenas como inimigo, o homem de Canudos em suas relaes sociais. Embora encare essa tarefa, perceptvel o cuidado que o autor toma ao tratar de assuntos que se tornam polmicos a partir de que se apresente uma nova viso a seu respeito diferente daquela tradicionalmente reconhecida dentro da instituio militar.

3.1. A tenso do momento em que Litrento escreve


No debate de Canudos existiu uma tenso relacionada a outras discusses que se processavam no interior do Exrcito, entre elas a da criao do Ministrio da Defesa e da definio de responsabilidades por acontecimentos do perodo de 1964 a 1985. Esse debate, que por si s tinha elementos de tenso, aconteceu em meio a outras transformaes relacionadas com o afastamento do Exrcito da participao direta na poltica. A anlise das publicaes peridicas que circulam dentro do Exrcito revelou a existncia de diferentes vises de Canudos. Se tomarmos os editoriais de duas revistas publicadas quase ao mesmo tempo, A Defesa Nacional, ano LXXXIII, 778, 4 trimestre de 1997, e o editorial Revista do Instituto de Geografia e Histria Militar do Brasil, Ano 57, n

94

83, 1997, teremos posies totalmente diferentes. Na primeira delas, uma proposta de reviso, na segunda uma posio defensiva, com justificativas para a ao do Exrcito em 1897.

3.2. O Exrcito se rediscute quando muda seus smbolos


A presena do Exrcito na conduo poltica do pas pode ser vista nos papis desempenhados por seus ministros
19

em diversos momentos da histria do Brasil. A atuao

dos ministros militares, especialmente o ministro do Exrcito, teve sempre importncia poltica, no apenas durante o regime de 1964-85. O papel que o Exrcito cumpriu, praticamente durante toda a histria republicana, ou com interveno direta no poder poltico, ou com presses em uma ou outra direo, alterouse em 1985. Em 10 de junho de 1999, com a extino dos ministrios militares e a criao do Ministrio da Defesa, definiu-se uma situao, que se desenhava desde 1985, em que as Foras Armadas deixaram de participar diretamente do poder poltico. Os trs titulares do Ministrio, desde ento, foram civis. Paralelamente a essa reorganizao do Estado brasileiro, em que a presena da instituio militar diminuda, existe dentro do Exrcito uma rediscusso de smbolos da instituio. O processo no novo. Ao longo do sculo 20, diversas alteraes se sucederam nos sistemas simblicos do Exrcito e nos rituais e solenidades as eles relacionados, em consonncia com o momento poltico vivido pelo pas. Celso Castro usa o termo inveno para designar esse processo. Explica que no se trata de atribuir qualquer valor negativo ao processo, no est afirmando que haja algo de falso ou mentiroso por oposio a algo autntico ou verdadeiro (Castro, 2002 : 10), tratando-se, de (...) tentativa de expressar identidade, coeso e

estabilidade em meio a situaes de rpida transformao histrica, atravs do recurso

19

O rgo governamental se chamava Ministrio da Guerra, passando posteriormente a Ministrio do Exrcito. Havia as pastas ministeriais equivalentes da Marinha e da Aeronutica.

95

inveno de smbolos que evocam continuidade com um passado muitas vezes ideal ou mtico. (Idem : 11) A reviso de Canudos dentro do Exrcito aconteceu dentro desta mesma perspectiva, em circunstncias definidas, por um lado, pelas presses surgidas por ocasio do centenrio, em 1997, por outro, pelas mudanas institucionais que representavam menor presena da corporao na poltica. A criao do Ministrio da Defesa, em 1999, foi resultado de estudos e debates instalados desde o incio do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995. Ou seja, o centenrio de Canudos, assim como os debates nas revistas militares, aconteceu dentro do mesmo intervalo de tempo em que se preparava a criao do Ministrio da Defesa. A primeira mudana de smbolos analisada por Castro foi a troca de Manuel Lus Osrio (1808-1879), o general Osrio, por Lus Alves de Lima e Silva (1803-1880), o duque de Caxias, no papel de patrono da instituio, em 1923. Entende tal alterao como ponto focal de um conjunto de investimentos simblicos da elite militar nas dcadas de 1920, 30 e 40 (Castro, 2002 : 13). Analisando as esttuas eqestres de Osrio e Caxias, encomendadas ao escultor Rodolfo Bernardelli em 1888, inauguradas em 1894 a de Osrio e em 1899 a de Caxias, Castro observa que Osrio representado como um guerreiro em ao, enquanto Caxias mostrado como um aristocrata e estrategista . O cavalo de Osrio est em movimento e ele tem a espada desembainhada, como se estivesse em meio a uma batalha, enquanto Caxias est parado e tem um binculo em uma das mos, na postura de quem acompanha lutas que travam a alguma distncia. As duas esttuas encontram-se atualmente no Centro do Rio de Janeiro. A de Osrio, na praa 15 de Novembro, e a de Caxias, na avenida Presidente Vargas, em frente sede do atual Comando Militar do Leste. A instituio de Caxias como patrono do Exrcito tem como objetivo, segundo Castro a afirmao do valor da legalidade e do afastamento da

96

poltica, a bem da unidade interna do Exrcito, despedaada, nos anos 20, por diversas revoltas internas e clivagens polticas (Idem : 20), afirmao esta feita logo depois do episdio dos 18 do Forte, em 1922, a primeira da revoltas militares daquilo que ficou conhecido como tenentismo. Caxias, corresponde, assim, busca da disciplina e da ordem no interior da instituio. H outros cultos dentro do Exrcito. Osrio deixou de ser patrono do Exrcito e tornouse patrono da arma da cavalaria, sendo os tambm heris da Guerra do Paraguai Sampaio e Mallet patronos das armas da infantaria e da artilharia respectivamente. Depois da passagem de Osrio a Caxias como patrono do Exrcito, dois outros cultos, importantes, que se associam entre si e significam a ao poltica do Exrcito, o golpe de 64 e a chamada Intentona Comunista, de 1935. Referindo-se Intentona, Castro diz o seguinte:

O regime militar iniciado em 1964 (e que duraria 21 anos) deu novo alento comemorao. O principal elemento utilizado nos discursos passou a ser a idia de que, em 1964, os comunistas teriam tentado uma nova investida e que esta, semelhana de 1935, fora impedida pela atuao vigilante das Foras Armadas. Ou seja, o mesmo inimigo de trs dcadas antes ainda precisava ser combatido. A associao entre 1935 e 1964 tornou-se obrigatria. Alm disso, passou a ser feita em todos os quartis a leitura de uma ordem do dia conjunta dos ministros das Foras Armadas, por ocasio do aniversrio da Revoluo de 31 de maro de 1964. Ambas as comemoraes reforavam-se mutuamente, fortalecendo o esprito anticomunista nas Foras Armadas. (Castro, 2002: 59)

Tanto 35, quanto 64 foram perdendo importncia, depois de 1985. Em 1995, o primeiro ano do governo Fernando Henrique, pela primeira vez no houve a ordem do dia conjunta relativa ao golpe de 64 (Idem : 63). O acontecimento sequer foi mencionado em ordem do dia, em 31 de maro de 2003
20

, de acordo com deciso que no teve influncia do

Ministrio da Defesa, partindo exclusivamente aos comandantes do Exrcito, da Marinha e da Aeronutica. Em 2004, o comandante do Exrcito, general Francisco Roberto de Albuquerque, em ordem do dia, apelou aos soldados, entendendo estes como todos os

97

membros do Exrcito, para que buscassem e valorizassem a paz e, especificamente quanto memria de 1964, que reverenciassem a disciplina e a ordem, e que no temessem as transformaes que aperfeioam sem mutilar, que constroem sem destruir e que reforam a noo de autoridade.21 A Intentona teve comemorao discreta em 2003. A solenidade se realiza tradicionalmente na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde aconteceu tentativa de sublevao de foras militares lideradas por oficiais comunistas. A principal figura pblica presente foi o chefe do Comando Militar do Leste, general Manoel Lus Valdevez Castro, sem a presena de qualquer autoridade civil. A ordem do dia do comandante do Exrcito, assim como a de 31 de maro de 2004, teve um tom evidente de pacificao, de no alimentar tenses. Como a solenidade inclua uma chamada nominal dos heris, isto dos militares mortos pelos que participaram da tentativa de rebelio, o documento afirma a lembrana dessas pessoas, mas diz que foi restabelecida a paz e que, em funo disso, seria um desservio reacender mgoas e ressentimentos, apelando para que o perdo permita a superao de desavenas passadas. preciso no esquecer o contexto em que essas declaraes e posicionamentos vm acontecendo. Em 14 de agosto de 2003, foi empossada a Comisso de Mortos e Desaparecidos Polticos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Na ocasio, o presidente da comisso, Luiz Francisco Carvalho Filho, afirmou que setores das Foras Armadas e do Exrcito esto resistindo a abrir arquivos que poderiam facilitar a localizao e identificao de militantes polticos mortos durante o regime militar, informou o jornal O Globo, de 15 de agosto. Assim, as mudanas de smbolos acontecem ao mesmo tempo em que se rediscute a atuao passada da instituio.Trata-se de um processo necessariamente tenso.
20 21

O Globo, 01 de abril de 2003. Ordem do dia de 31 de maro de 2004, publicada em Informativo do Exrcito, em 25 de maro de 2004.

98

No se pode estabelecer uma relao de causalidade entre as mudanas de smbolos e de mitos do meio militar e a reviso de Canudos expressa na obra de Litrento. Pode-se, porm, supor que o Exrcito viveu mudanas, relacionadas com seu afastamento do centro de decises polticas, e que essas mudanas tornaram o ambiente da instituio propcio reviso de Canudos, quando o assunto foi posto em pauta pelo centenrio, em 1997. interessante observar como Oliveiros Litrento e o coronel Macedo, que props a Oliveiros Litrento a feitura do livro Canudos: vises e revises, usam o mesmo raciocnio presente na ordem do dia do comandante do Exrcito a respeito da Intentona Comunista . Litrento, depois de afirmar que a violncia, inclusive a degola, era prtica comum aos dois lados em Canudos, diz que Nem todos os males deveriam ser atribudos, como levianamente vem se propagando at hoje, s foras expedicionrias vencedoras na campanha fratricida de Canudos que, repetimos, enalteceu tantos bravos, jagunos e militares, hoje irmanados pela histria. (Litrento, 1998 : 148) Este irmanar-se pela histria menos uma constatao que a manifestao de um desejo de pacificao entre o estamento militar e outros sujeitos sociais. A proposta do general Francisco Roberto de Albuquerque, comandante do Exrcito, de que o perdo permita a superao de desavenas passadas faz o mesmo sentido se aplicada a Canudos, revolta de 1935 ou guerrilha do Araguaia. As comemoraes de acontecimentos significam uma busca de identidade com um passado que se deseja ter como padro. Os cultos em que se reverenciam heris e mrtires de confrontos entre projetos diferentes de organizao social, como os da Intentona de 35 e do golpe de 64, vm tendo sua importncia ultrapassada pela reverncia 1 Batalha dos Guararapes, travada em 19 de abril de 1648, contra os invasores holandeses de Pernambuco. Interessante observar que se trata de acontecimento anterior constituio de um Estado brasileiro, numa luta de guerrilhas contra um invasor estrangeiro, sendo os heris dessa

99

batalha de etnias diferentes. A Batalha dos Guararapes celebrada no que foi definido pelo decreto presidencial de 24 de maro de 1994 como o Dia do Exrcito Brasileiro. O coronel Macedo discorda da escolha da Batalha dos Guararapes como smbolo da criao do Exrcito Brasileiro 22 porque naquele episdio no havia Estado nacional brasileiro, nem sentimento de ptria relacionado ao Brasil como um todo, mas localidade, isto , a um pedao do atual estado de Pernambuco. As revises a respeito da atuao do Exrcito e dos militares de um modo geral no trato com presos polticos oposicionistas no regime de 1964 a 1985 tambm elemento de tenso. No toa que o coronel Macedo fez referncia23 direta relao entre as acusaes feitas ao Exrcito a respeito de torturas, no regime de 1964-85 e aquelas relacionadas violncia em Canudos, em 1897. Assim, falar de Canudos no era algo absolutamente tranqilo, e o autor que propusesse a reviso, sendo oficial do Exrcito, necessitaria mostrar toda hora que no se confunde com os que supostamente estivessem atacando a instituio. H tenso na discusso de Canudos, perceptvel no s no livro de Oliveiros Litrento, como tambm nas revistas militares. Mas o mesmo tipo de tenso que houve na substituio de Osrio por Caxias no papel de patrono e na diminuio da importncia dos cultos a 1964 e a 1935. Durante a Segunda Guerra Mundial, isto , vinte anos depois da substituio de Osrio por Caxias, havia uma tendncia entre os participantes da Fora Expedicionria Brasileira, que foi para a Itlia, a preferir Osrio a Caxias, no papel de patrono, criando-se a distino entre o Exrcito de Osrio, que foi para a guerra, e o de Caxias, que ficou no Brasil (Castro, 2002 : 34). Ou seja, duas mentalidades se opunham no interior do Exrcito e os antigos smbolos serviam para representar a tenso entre elas. Da mesma maneira, as duas atitudes possveis em relao a Canudos, analisadas no captulo 2, a de ver ali apenas o

22 23

No dia 19 de abril, comemorado oficialmente o dia do Exrcito Brasileiro, a partir de 1994. Entrevista em 28 de agosto de 2003, nas dependncias da Biblioteca do Exrcito Editora, no Palcio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

100

inimigo e a de procurar entender a lgica interna daquele movimento, representam atitudes possveis do Exrcito frente aos conflitos sociais. O Exrcito uma corporao que compe o aparelho do Estado moderno. Embora este se baseie em princpios jurdicos que garantam direitos aos cidados, com normas claras e explcitas que regulem as disputas entre diferentes foras sociais, as corporaes que o compem tm mecanismos que levam os indivduos que dela fazem parte a desenvolverem sentimentos de pertencimento corporao, tendo esta um carter protetor. Este sentimento reforado por smbolos em torno dos quais se organizam sistemas de crena.

3.3. A Escola Militar e o Exrcito


Ainda no imprio, o estamento militar comeou a se afirmar e se diferenciar de outros atores sociais, para cuja formao teve grande importncia a Escola Militar, fundada em 1810, por D. Joo, ento prncipe regente. Em 1812, estabeleceu-se no prdio onde hoje funciona o Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da UFRJ, no largo de So Francisco, no Centro do Rio de Janeiro. Em 1858, depois de redefinies e ajustes internos, transferiu-se para a Praia Vermelha, no bairro da Urca, permanecendo parte dela ainda no largo de So Francisco at 1874. Ficou na Praia Vermelha at 1904, quando foi fechada e os alunos presos por sua participao na Revolta da Vacina. Em 1906, depois de outras modificaes, foi reaberta em Realengo, bairro da periferia do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se, a partir de 1 de janeiro de 1944, no municpio de Resende, no Vale do Paraba, com o nome de Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).24 O Exrcito foi uma fora social nova no ambiente do final do Imprio e,. em seu processo de formao, preciso considerar a identidade que se estabelece entre os indivduos

24

Informaes colhidas no site da Aman, na Internet e em Celso Castro, 1990. O esprito militar. Zahar, Rio de Janeiro, p. 105-146.

101

que o compem, formando o que Celso Castro chamou de esprito militar, definido da seguinte maneira:

A construo da identidade social do militar tem lugar em meio a uma tenso entre uma viso ideal que permanece aproximadamente a mesma desde a dcada de 30, afirmando uma posio de superioridade moral, prestgio e distino sociais dos militares em relao aos paisanos, e a vivncia pelos cadetes, no mundo de fora, de experincias que muitas vezes no confirmam ou contradizem isso. Mas o que esse mundo de fora seno a polis? Se por um lado os militares esto dela afastados, por outro esto a ela irremediavelmente ligados: a instituio militar uma instituio pols-tica, preocupada com a coisa pblica e com a Ptria. O que varia no tempo a soluo encontrada pela instituio para conviver com essa tenso permanente entre o mundo de dentro e o mundo de fora. (Castro, 1990 : 162)

A est a descrio do carter estamental do Exrcito, que, como parte da coisa pblica que o Estado, relaciona-se com ele e com a sociedade como algo parte, embora no o seja. A tenso da discusso de Canudos, em 1997, est relacionada a esta tenso essencial, caracterstica do indivduo da instituio, dividido entre ver-se inserido na sociedade e estar parte dela. Essa idia de estar parte est presente no pensamento de diversos chefes militares. como se o Exrcito pairasse acima das relaes sociais. Elio Gaspari observa tal postura nas atitudes e produo intelectual do general Golbery do Couto e Silva, que, em suas palestras e escritos a respeito de problemas nacionais, exclui deles as foras armadas, como se elas fossem uma espcie de cirurgio a intervir sobre a realidade de um corpo de que no faz parte (Gaspari, 2003 : 136). Esse estamento, com regras muito peculiares em seu interior, vem sendo um dos sujeitos que, em interao com outros, participa dos processos de transformao da sociedade brasileira, pelo menos desde a implantao da Repblica, at seu afastamento da administrao do Estado, em 1985. Canudos um dos elementos da tenso entre o mundo de dentro e o mundo de fora do estamento. No coincidncia que seja rediscutido no momento em que o Exrcito rediscute sua relao com a sociedade, definindo novos papis.

102

Celso Castro, em sua etnografia da Academia Militar das Agulhas Negras (Castro, 1990), estuda a formao do esprito de cada uma das diferentes armas em que se divide o Exrcito, analisando o modo com os indivduos se completam com as representaes das diferentes funes de cada arma no campo de batalha. No caso do Exrcito Brasileiro, as armas so : Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendncia, Comunicaes e Material Blico. A cada uma das armas corresponde uma funo no campo de batalha, o que implica a distribuio dos candidatos ao oficialato do Exrcito pelas armas de acordo com a combinao entre suas caractersticas pessoais e essa funo. Na pesquisa de Celso Castro verificaram-se essas combinaes, que compem os espritos das armas, estabelecendo-se, assim, (...) uma espcie de totemismo no qual os membros de cada Arma compartilham entre si regras de conduta mais ou menos obrigatrias e um estoque de smbolos comuns (emblemas, canes, motes, patrono etc) relacionados ao esprito da Arma. (Castro, 1990 : 56) Existe, porm uma forma mais geral de solidariedade entre os militares, que o autor chama de esprito militar. Na Escola da Praia Vermelha, no sculo 19, o esprito militar era cultivado, mas no s nela. Sem dvida, ela importante tambm na gestao da Repblica e na implantao do esprito cientfico positivista. Na Praia Vermelha lecionou Benjamin Constant e de l saram Euclides da Cunha e Rondon, em Realengo estiveram todas as lideranas do regime de 19641985, mas houve decises e definies fundamentais para o desenvolvimento do estamento militar que no estiveram diretamente relacionadas Academia. A Escola Militar da Praia Vermelha diferenciou-se das outras instituies de ensino superior, no s pelo ensino das cincias baseadas na matemtica, mas tambm pela instituio da cincia como valor e como critrio de estabelecimento de mrito individual, diferentemente do bacharelismo vigente na sociedade de corte do Rio de Janeiro, em que o

103

favorecimento em funo do parentesco ou das relaes com o poder poltico imperial estava presente. Assim, indivduos que no dispusessem do capital social suficiente, isto , da propriedade ou dos relacionamentos, dificilmente poderiam ocupar lugares como o de lecionar nas escolas de direito ou no Colgio Pedro II (Abreu, 1998 : 69). A ascenso social era impedida ou muito dificultada. Um incidente entre o governo imperial e o Exrcito, envolvendo a discusso do direito que os militares teriam ou no de manifestarem-se publicamente a respeito de questes polticas ou militares, deflagrou o que ficou conhecido como a Questo Militar, em que atitudes do governo imperial foram entendidas por alguns oficiais como um ultraje honra dos militares. Eventos da Questo Militar se arrastaram de agosto de 1886 a maio de 1887 (Castro, 1995 : 85). O importante notar que a partir da, que comeam a aparecer manifestaes dessa fora social, que foi chamada inicialmente de classe militar. A fundao do Clube Militar, em 26 de junho de 1887 um smbolo da unio entre os militares tarimbeiros, aqueles formados no convvio da tropa, e os cientficos, educados no esprito da Escola da Praia Vermelha, em oposio aos casacas, como eram chamados pejorativamente por Deodoro os polticos civis. Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant, ocupando os cargos de presidente e tesoureiro, respectivamente, na primeira diretoria eleita, representam claramente os militares que formaram sua solidariedade na tropa e nas lutas e aqueles, mais jovens, apegados ao cientificismo da Escola Militar. Nova diretoria foi eleita em 11 de julho de 1889, tendo Deodoro como presidente e Benjamin como vice, marcando mais claramente a unio entre militares cientficos e tarimbeiros. til lembrar, para evitar generalizaes, que Deodoro, embora tenha conquistado seu prestgio na lida com a tropa e nos campos de batalha da Guerra do Paraguai, no era apenas um tarimbeiro. Entrara para a Escola Militar em 1843, formando-se na arma de artilharia, que, junto com a engenharia era

104

tida como arma cientfica por exigir de seus oficiais mais tempo de estudos que a cavalaria e a infantaria. Naquela sociedade de corte ideologicamente homognea, em que o imperador indicava os principais ocupantes dos cargos e distribua ttulos de nobreza de acordo com a convenincia do Estado, a elite tinha formao jurdica, a princpio em Portugal e, a partir de 1827, com o estabelecimento dos cursos jurdicos em Olinda e So Paulo, nestas duas escolas. A associao dessa coeso ideolgica dos membros da elite com a longevidade do sistema escravista, que, com os recursos que obtinha do caf no Vale do Paraba, conseguiu perpetuar-se, era a caracterstica da sociedade de corte e manifestava-se em toda a vida social. O reinado de D. Pedro II estendeu-se de 1840 a 1889, apoiado nessa organizao social. A classe militar era uma inovao nesse ambiente. A parcela desse estamento constituda pelos jovens formados pela Escola Militar, depois da Guerra do Paraguai, conhecida como mocidade militar veio a desempenhar papis na poltica e na administrao pblica depois de implantado o regime republicano, em substituio queles quadros formados para o regime monrquico, progredindo rapidamente em suas carreiras (Castro, 1995 : 196). A mentalidade de apego cincia e tica do mrito individual opunha a mocidade militar sociedade de corte. Dificultava, tambm, seu entendimento do que Euclides da Cunha chamou inicialmente de incompreensvel e brbaro inimigo, que agia socialmente movido pelo que era considerado como fanatismo.

3.4. A formao da opinio


Minha inteno neste item discutir o processo de formao de opinio coletiva e aplicar esta discusso ao meio militar, considerando suas caracterstica principais a hierarquia e a disciplina aplicadas guerra, ou expectativa dela.

105

O monoplio do poder de usar a violncia fsica (Weber, 1999 : 529) exercido no Estado moderno atravs de fora armada organizada racionalmente com base em estatutos legais. A principal caracterstica da organizao militar deter este monoplio e isto condicionar, sem dvida, a ao desta organizao em relao ao conjunto da sociedade e s aes recprocas dos indivduos que a compem. Esse indivduos so o que Elias (1993 : 200) chama de especialistas da violncia, condio que, como qualquer outra especialidade, deixa marcas profundas em quem a exerce. Outra caracterstica essencial da fora armada moderna o composto de disciplina e obedincia. Este composto analisado por Max Weber (1982 : 292), que define o contedo da disciplina como a execuo da ordem recebida, depois de coerentemente racionalizada e despida de qualquer conotao pessoal, o que a ope ao carisma. Elias (1993 : 202,203) aprofunda a questo, em uma perspectiva ao mesmo tempo sociolgica e psicolgica, dizendo que, na sociedade guerreira, isto , medieval, o indivduo podia empregar a violncia fsica, caso tivesse fora e poder suficientes, satisfazendo, assim, suas inclinaes e desejos. Mas, em contrapartida, lidava interiormente com um medo maior. Havia mais possibilidades concretas e reais de eventos violentos a serem temidos. As paixes individuais, em tais circunstncias, eram menos controladas e controlavam mais o indivduo, antes de ocorrer a transio para a situao social em que a violncia estivesse racionalizada e submetida a um sistema de ordens a serem executadas. No mundo mais racional, criado no processo civilizador, a vida se torna menos perigosa, mas tambm com menos prazer de liberao de emoes. As lutas se transferem para o interior do indivduo, espao em que sero elaboradas as paixes e tenses que antes eram liberadas na luta de um homem com outro.

106

interessante neste ponto buscar como a disciplina definida dentro da corporao militar. Coutinho
25

considera a disciplina como um dos suportes psicolgicos coletivos da

relao entre os militares, as interaes afetivas que sustentam a vontade de lutar, a coeso do agrupamento e a capacidade coletiva de agir, a despeito das adversidades e das vicissitudes de campanha, definindo-a da seguinte maneira:

A DISCIPLINA a situao de ordem e de obedincia que se estabelece no grupo militar como forma de se obter a ao coletiva eficaz. A disciplina pode ser uma postura condicionada pelo exerccio continuado e pela imposio da autoridade. Funciona; porm a disciplina que realmente se constitui em um suporte psicolgico coletivo aquela em que a situao de ordem e a obedincia so manifestaes voluntrias e inteligentes. A disciplina no um fim em si mesma, mas um instrumento empregado para a obteno de um resultado. (Coutinho, 1997 : 67)

Esta forma mais completa e perfeita de disciplina em que a situao de ordem e a obedincia so manifestaes voluntrias e inteligentes depende de os indivduos introjetarem racionalmente o discurso do comando. Essa introjeo do outro, do discurso do outro, o que Elias definiu como fenmeno reticular. Trata-se do fenmeno de um indivduo passar a fazer parte do dilogo interior de outro, a partir da relao social. Nesse processo, um indivduo se transforma com a imagem reticular de outro e o fenmeno no pode ser explicado apenas pela estrutura do indivduo, mas pela relao. A imagem reticular est presente em todas as relaes sociais. (Elias, 1994 : 29), inclusive dentro da organizao militar. A disciplina se combina com o esprito de corpo, outro suporte psicolgico coletivo, assim definido por Coutinho:

O ESPRITO DE CORPO a conscincia do valor coletivo que se manifesta entre os integrantes de um mesmo agrupamento militar, que os liga prpria organizao e os compele unio e solidariedade. um orgulho coletivo que faz crer
25

Srgio A. de A. Coutinho, 1997. Exerccio do comando a chefia e a liderana militares, Biblioteca do Exrcito Editora, Rio de Janeiro, p. 67

107

que ele melhor do que todos os outros, gerando uma fora agregadora que denominamos de coeso e uma predisposio para aceitar a misso da unidade como causa comum. (Coutinho, 1997 : 67)

A disciplina e o desejo de fazer parte de um corpo para o qual se voltam diversas formas de afeto, a ponto de ele ser considerado melhor que todos os outros, condicionam a formao da opinio no meio militar, tornando fortes as imagens reticulares dos comandos no interior dos indivduos que compem o agrupamento. Assim, a reviso de smbolos e representaes coletivas um processo necessariamente tenso, pois empregou-se muita energia emocional na construo dos smbolos e representaes. esta a explicao que encontro para a tenso da discusso de Canudos que aparece no trabalho de Oliveiros Litrento. Associado ao fenmeno reticular definido por Elias est o processo de racionalizao. O conceito de racionalizao foi definido por Ernest Jones, em 1908, sendo adotado por Freud. Trata-se de mecanismo de defesa do indivduo que, em um processo inconsciente, quer evitar que sejam revelados seus desejos e suas pulses, que ele prprio rejeita e condena, em acordo com os valores existentes em seu meio social. O mecanismo de controle a produo de um discurso racional e lgico, adequado quilo que o indivduo quer que seja sua verdade interior, reprimindo o que condenado (La Planche e Pontalis, 1998). Quando ele se d no interior de uma estrutura em que haja hierarquia, o indivduo produzir discurso lgico e racional que o amolde hierarquia, ao discurso do chefe. Como qualquer agrupamento social, a corporao militar tem um modo prprio de racionalizao, coerente com sua racionalidade. A tenso vivida pelo indivduo militar, grande porque o tambm a tenso nas relaes entre os papis possveis dentro da estrutura da organizao. Um outro aspecto do relacionamento entre indivduo e grupo acontece no processo de formao de opinio e no uso desta para a ao. H uma pesquisa na rea da comunicao social, muito usada por quem estuda tendncias de comportamento, de consumo, preferncias

108

eleitorais, e til para refletir a respeito do processo de formao de opinio no interior do estamento militar. Trata-se do que se chama de hiptese da espiral do silncio . chamada de hiptese por se tratar de formulao apenas baseada em dados empricos, sem pretenses tericas. A espiral do silncio constituda pela tendncia omisso de opinio por parte de indivduos que no desejam contrariar aquilo que acreditam ser a opinio do grupo de que fazem parte. No caso da corporao militar, este silncio pode ser construdo pela inteno de no abalar o esprito de corpo, definido por Coutinho (1997 : 67). A idia de espiral deriva da constatao de que acontecem omisses sucessivas, com manifestaes de opinies em que se acredita serem as do grupo, afastando-se o indivduo cada vez mais daquela que seria sua opinio, estabelecendo-se, assim, um conjunto de crenas e tendncias baseadas em um silncio, construdo pela represso de algo que se vislumbra em si prprio mas que no se deseja manifestar, pelo temor se sofrer censura ou rejeio por parte do grupo. A criadora da hiptese da espiral do silncio, Elisabeth Noelle-Neumann, uma psicloga que vem estudando o fenmeno da opinio pblica, apresentou suas concluses, pela primeira vez, no 20 Congresso Internacional de Psicologia, realizado em Tquio, em agosto de 1972. Mais tarde, em 1993, publicou pela Universidade de Chicago A espiral do silncio - opinio pblica: nossa pele social
26

H complementaridade entre os estudos de Elisabeth Noelle-Neumann e as formulaes de Norbert Elias. Dentro da corporao militar, o fenmeno reticular da formao de opinio muito demarcado, referindo-se muitas vezes a smbolos, ritos e mitos, ou simplesmente disciplina e execuo do que foi ordenado. Assim, o debate ganha uma tenso prpria. No uma troca descompromissada de idias, mas o confronto de vises a respeito de como deve agir a corporao.

109

3.5. Concluso
As mudanas no universo simblico do Exrcito tm acontecido de acordo com mudanas polticas maiores. A substituio de Osrio por Caxias, uma alterao aparentemente de menor significado, j vimos que aconteceu exatamente no momento em que a instituio necessitava afirmar mais a disciplina, quando se vivia o incio do conjunto de acontecimentos apoiados na quebra da disciplina que ficou conhecido por tenentismo. A mudana mais recente se relaciona com o afastamento dos militares da poltica e da administrao do Estado. Se a data que marca o fim do regime militar 1985, a reorganizao poltica um processo mais prolongado. A nova Constituio foi promulgada em 1988 e a primeira eleio de um presidente da Repblica, desde 1960, aconteceu em 1989. Em 1995, criou-se o Ministrio da Defesa. Nessas mudanas, os apelos dos chefes militares paz, superao de mgoas e ressentimentos por acontecimentos passados tm sido constantes. nesse contexto de mudanas que revista a antiga atitude do Exrcito em relao a Canudos, que poderia ser resumida naquele bombardeio comemorativo da Revoluo Francesa, em 14 de julho de 1897, narrado por Euclides da Cunha, a que me referi no captulo 1 deste trabalho. No quero tratar desse bombardeio para imputar aos militares uma culpa histrica, mas para mostrar nele um grande exemplo de racionalizao, como defini em 3.4. O discurso que legitima esse tipo de ato, com toda ironia que ele contm visto de hoje, o da luta contra o incompreensvel e brbaro inimigo, que, movido pelo fanatismo e por toda sorte de atraso, precisava ser extinto. E o primeiro passo para a grande superao est em deixar de ver os canudenses como o inimigo, empreitada que est presente no livro de Oliveiros Litrento.

26

Elisabeth Noelle Neumann, (1995). La espiral del silencio Opinin publica: nuestra piel social. Paids, Barcelona citado por Antonio Holfeldt in Holfeldt, Martino e Frana (org), 2001. Teorias da comunicao. Vozes, Petrpolis.

110

Afinal ele que se refere aos sertanejos do sculo 19 como nossos irmos sem cidadania (1998 : 76). Por trazer explcita esta proposta de mudana, o livro de Litrento reflete uma tenso, assim como houve tenso na substituio de Osrio por Caxias, pois os smbolos no interior da instituio funcionam tambm como um reforo do sistema de crenas que a orienta. J me referi, em 3.3, tenso vivida pelo indivduo militar, dividido entre ver-se inserido na realidade social, ao mesmo tempo em que assume uma postura de como se estivesse parte dela, dentro de sua corporao. Canudos foi um dos elementos da tenso entre o mundo de dentro e o mundo de fora do estamento militar. At mesmo porque a principal obra que possibilitou Canudos ser conhecido e debatido partiu de um membro da mocidade militar, com a mesma formao e as mesmas representaes dos oficiais de sua gerao. Euclides traz esse tipo de tenso, que aparece claramente no livro de Tristo de Alencar Araripe, como vimos no captulo 2. Por este motivo tambm significativo o fato de Litrento reverenciar o autor de Os sertes, comparando-o a Homero, isto , ao poeta clssico que cantou o herosmo fundador do mundo ocidental. Se nos acontecimentos de 1897, o herosmo estava presente tambm do lado dos sertanejos, tal como esteve entre gregos e troianos, aquele inimigo precisava ser repensado coletivamente. O Exrcito como instituio empreendeu este trabalho de repensar, quando, em 1997, pressionado por cobranas da sociedade, que se manifestava na imprensa, em filmes, nas universidades, debateu Canudos em revistas, em um simpsio e com a edio de um livro propondo a reviso.

111

BIBLIOGRAFIA

ABREU, Regina,1997. O livro que abalou o Brasil: a consagrao de Os sertes na virada do sculo in BENCHIMOL, Jaime (org) Brasil ser to Canudos. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro. ______________, 1998. O enigma de Os sertes. Rocco/Funarte, Rio de Janeiro. ADDOR, Carlos Augusto. 1986. A insurreio anarquista no Rio de Janeiro. Dois Pontos, Rio de Janeiro. ALMEIDA, Alfredo Wagner B. de, 1977. Uma genealogia de Euclides da Cunha. in Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte, Zahar, Rio de Janeiro. ARARIPE, Tristo de Alencar, 1985. Expedies militares contra Canudos. Seu aspecto marcial. Biblioteca do Exrcito, Rio de Janeiro. ARAJO, Francisco Sadoc de, 1996. Padre Ibiapina: peregrino da caridade. Paulinas, So Paulo. ALVITO, Marcos, 2001. As cores de Acari, uma favela carioca. Editora FGV, Rio de Janeiro. BARRETO, Emdeo Dantas, 1898. ltima expedio a Canudos. Franco & Irmo Editores, Porto Alegre. _______________________, 1905. Accidentes da guerra. Editora-Livraria Rio-Grandense R Strauch, Porto Alegre. BARTHES, Roland, [1956] 2001. Mitologias. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro. BASTOS, Jos Augusto Cabral Barretto, 1995. Incompreensvel e brbaro inimigo: a guerra simblica contra Canudos. Edufba, Salvador.

112

BENCIO, Manoel [1899] 1997. O rei dos jagunos: crnica histrica e de costumes sertanejos sobre os acontecimentos de Canudos 2 edio. Jornal do Commercio / Fundao Getlio Vargas Editora, Rio de Janeiro. BENJAMIN, Walter 1983. A obra de arte na poca de suas tcnicas de reproduo in Textos escolhidos/Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor Adorno, J. Habermas (Os pensadores), Abril Cultural, So Paulo. BLOCH, Didier, 1997. (org) Canudos: 100 anos de produo. Editora Fonte Viva, Paulo Afonso (BA). BOURDIEU, Pierre, 1986. A iluso biogrfica . in FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janana, (org) Usos e abusos da histria oral. Fundao Getlio Vargas, Rio de Janeiro. _________________,1989. O poder simblico. Editora Bertrand Brasil S.A., Rio de Janeiro. CALASANS, Jos, 1997. Solidariedade,sim; igualdade, no: aspectos controvertidos in BLOCH, Didier (org) Canudos: 100 anos de produo. Editora Fonte Viva, Paulo Afonso (BA). _______________, [1950] 2002. O ciclo folclrico do Bom Jesus Conselheiro: contribuio ao estudo da campanha de Canudos. EDUFBA, Salvador. CARVALHO, Jos Murilo de, 2002. Os bestializados. Cia. das Letras, So Paulo. CASTRO, Celso, 1990. O esprito militar: um estudo de antropologia social na Academia Militar das Agulhas Negras. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. _______________, 1995. Os militares e a Repblica: um estudo sobre cultura e ao poltica. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. ______________, 2002. A inveno do Exrcito brasileiro. Zahar, Rio de Janeiro. COSTA LIMA, Luiz, 2000. Euclides da Cunha: contrastes e confrontos do Brasil. Petrobras / Uerj / Contraponto, Rio de Janeiro.

113

COUTINHO, Srgio Augusto de Avelar, 1997. Exerccio do comando a chefia e a liderana militares. Biblioteca do Exrcito Editora, Rio de Janeiro. CUNHA, Euclides da, 1966 A. Obras Completas volume 1. Companhia Jos Aguilar Editora, So Paulo. __________________, 1966 B. Obras Completas volume 2. Companhia Jos Aguilar Editora, So Paulo. __________________, 2000. Dirio de uma expedio (org) Galvo, Walnice Nogueira, Companhia das Letras, So Paulo. __________________, [1902] 2002. Os sertes. Record, Rio de Janeiro. DEELY, John, 1990. Semitica bsica. tica, So Paulo. DETIENNE, Marcel [1981] 1998. A inveno da mitologia. Jos Olympio Editora/UnB. Rio de Janeiro. DOWNS, David e ROCK, Paul, 1994. Understanding deviance. Clarendon Press- Oxford, New York. DURKHEIM, mile, 1999. Da diviso do trabalho social. Martins Fontes, So Paulo. ECO, Umberto,1980. Tratado Geral de Semitica. Perspectiva, So Paulo. ELIAS, Norbert, 1987. Sociedade de Corte. Editorial Estampa, Lisboa. _____________, [1939] 1990. O processo civilizador vol I. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. ______________, [1939] 1993. O processo civilizador vol II. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. ______________,1994. A sociedade dos indivduos. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. ______________,1994. Mozart: sociologia de um gnio. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro. ______________, 2000. Os estabelecidos e os outsiders. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro.

114

FAORO, Raymundo, 1976. Machado de Assis: a pirmide e o trapzio. Companhia Editora Nacional, So Paulo. _________________, 2000A. Os donos do poder vol 1. Folha de SP, So Paulo. _________________, 2000B. Os donos do poder vol 2. Folha de SP, So Paulo.

FERNANDES, Florestan, 1975. A revoluo burguesa no Brasil. Editora Zahar, Rio de Janeiro. FERREIRA, Jorge, 2002. Prisioneiros do mito: cultura e imaginrio poltico dos comunistas no Brasil (1930-1956). Mauad / EdUFF, Rio de Janeiro. FREYRE, Gilberto, 1951. Sobrados e mucambos 2 edio. Jos Olympio editora, Rio de Janeiro. FOUCAULT, Michel, 2002. Vigiar e punir. Editora Vozes, Petrpolis. FREUD, Sigmund, 1968. A sutileza de um ato falho in FREUD, Sigmund, Obras Completas, vol 3. Editorial Biblioteca Nueva, Madrid. FREUD, Sigmund [1900] 2001. A interpretao dos sonhos. Imago, Rio de Janeiro. GALVO, Walnice Nogueira, 2001. O imprio do Belo Monte: vida e morte de Canudos. Editora Fundao Perseu Abramo, So Paulo. GARCEZ, Angelina, 1997. Aspectos econmicos de Canudos: muitas perguntas e poucas respostas. in BLOCH, Didier (org) Canudos: 100 anos de produo. Editora Fonte Viva, Paulo Afonso (BA). GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo, [1990]1998. Palavra e verdade na filosofia antiga e na psicanlise. Zahar, Rio de Janeiro. __________________________, [1984]2001. Freud e o inconsciente. Zahar, Rio de Janeiro GASPARI, Elio, 2002 A. A ditadura envergonhada as iluses armadas. Companhia das Letras, So Paulo.

115

______________, 2002 B. A ditadura escancarada as iluses armadas. Companhia das Letras, So Paulo. ______________, 2003. A ditadura derrotada o sacerdote e o feiticeiro. Companhia das Letras, So Paulo. GEERTZ, Clifford, 2001. Nova luz sobre a antropologia. Zahar, Rio de Janeiro. GERSON, Brasil, 2000. Histria das ruas do Rio. Lacerda Editores, Rio de Janeiro. GONDAR, J. Lembrar e esquecer: desejo de memria in GONDAR, J & COSTA, Iclia T.M. Memria e Espao. 7 letras, Rio de Janeiro, 2000. GONTIJO, Ricardo, 1988. Sem vergonha da utopia: conversas com Betinho. Vozes, Petrpolis. HARDMAN, Francisco Foot, 1998. Tria de taipa: Canudos e os irracionais. in HARDMAN, Francisco Foot (org.) Morte e progresso: cultura brasileira como apagamento de rastros. Editora Unesp So Paulo. HOLANDA, Srgio Buarque de, 2003. Razes do Brasil. Companhia das Letras, So Paulo. HONFELD, Antonio e outros (organizadores), 2001. Teorias da comunicao. Vozes, Petrpolis. JAUSS, Hans Robert, 1993. A literatura como provocao. Vega/Passagens, Lisboa. LAPLANCHE, Jean e PONTALIS, J.B., 1998. Fontes, So Paulo. LE GOFF, Jacques, 1994. Histria e memria. Editora da Unicamp, Campinas (SP). LVI-STRAUSS, Claude, 1975. Antropologia estrurural. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro. _____________________, [1962]1976. Totemismo hoje. in Os pensadores-Lvi-strauss. Abril Cultural, So Paulo. _____________________, [1962]1997. O pensamento selvagem. Papirus Editora, Campinas (SP). Vocabulrio de psicanlise. Martins

116

_____________________, [1973] 1993. Antropologia estrutural dois. Tempo Brasileiro, rio de Janeiro. LITRENTO, Oliveiros, 1998. Canudos: vises e revises. Biblioteca do Exrcito, Rio de Janeiro. LITTLE, Daniel, 1991. Varieties of social explanation: an introduction to the philosophy of social science. Westview Press, Oxford. MACEDO, Nertan [1964] 1983. Memorial de Vilanova. Renes/Pr-Memria Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro. MACEDO SOARES, Henrique D. E., 1985. A guerra de Canudos. Philobiblion / Prmemria, Rio de Janeiro MACIEL, Antnio Vicente Mendes, Sobre a Repblica. in NOGUEIRA, Ataliba, 1974. Antnio Conselheiro e Canudos. Companhia Editora Nacional, So Paulo. MALINOVSKI, Bronislaw, 1984. Os argonautas do Pacfico Ocidental. in Os pensadores. Abril Cultural, So Paulo. MANHEIM, Karl, 1974. O problema da intelligentsia: um estudo de seu papel no passado e no presente in Sociologia da Cultura. Perspectiva/Edusp, 1974, So Paulo. MARTINS, Paulo Emlio Matos, 2001. A reinveno do serto. FGV Editora, Rio de Janeiro. MARX, Karl, 1978. O 18 Brumrio de Lus Bonaparte. in Os pensadores. Abril Cultural, So Paulo. MELLO, Dante de, 1958. A verdade sobre Os sertes. Biblioteca do Exrcito Editora, Rio de Janeiro. MOITA LOPES, Luiz Paulo da, 2000. Oficina de lingstica aplicada. Mercado das Letras, Campinas. MONIZ, Edmundo, [1978] 1987. Canudos: a guerra social. Elo Editora, Rio de Janeiro.

117

MONTEIRO, Douglas Teixeira, 1977. Um confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado. in FAUSTO, Boris, (org) 1977. Histria Geral da Civilizao Brasileira Tomo III O Brasil Republicano 2 Volume : Sociedade e instituies. Difel, Rio de Janeiro-So Paulo. NABUCO, Joaquim, [1883] 2000. O abolicionismo. Vozes, Petrpolis. NEIVA, Eduardo, Jr, 1990. Comunicao, teoria e prtica social. Brasiliense, So Paulo. NERY, Constantino Antnio, [1898] 1997. A quarta expedio contra Canudos. Editora da Universidade do Amazonas, Manaus. OGIEN, Albert, 1995. Sociologie de la dviance. Armand Colin diteur, Paris. OLIVEIRA, Ricardo de, 2002. Euclides da Cunha, Os sertes e a inveno de um Brasil profundo in Revista Brasileira de Histria - Viagens e viajantes - vol. 22, n 44, 2002, Humanitas Publicaes, So Paulo. PLEKHANOV, G, 1898. A propsito do papel do indivduo na histria in PLEKHANOV, G, 1987 Obras Escolhidas, Edies Progresso, Moscou. PRADO JNIOR, Caio, 2000. Formao do Brasil contemporneo. Publifolha (sob licena da Editora Brasiliense), So Paulo. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de, 1965. O messianismo no Brasil e no mundo. Dominus Editora/Editora da Universidade de So Paulo, So Paulo. ______________________________, 1976. O mandonismo local na vida poltica brasileira e outros ensaios. Editora Alfa-Omega, So Paulo. QUEIROZ, Suely Robles Reis de, 1986. Os radicais da Repblica. Editora Brasiliense, So Paulo. RIOS, Jos Arthur, 1997. O enigma de Canudos. in A Defesa Nacional: Revista de Assuntos Militares e estudo de Problemas Brasileiros, n 778, 4 trimestre de 1997, Biblioteca do Exrcito, Rio de Janeiro. SEVCENKO, Nicolau [1983] 1995. Literatura como misso. Editora Brasiliense, So Paulo.

118

SILVA, Alberto Martins da, 1996. Cem anos de Canudos. in A Defesa Nacional: Revista de Assuntos Militares e estudo de Problemas Brasileiros, n 774, 4 trimestre de 1996. Biblioteca do Exrcito, Rio de Janeiro. SILVA, Hlio, 1975A. Nasce a Repblica: 1888-1894 Editora Trs, So Paulo. ____________, 1975B. O poder civil: 1895-1910. Editora Trs, So Paulo. SODR, Nelson Werneck, 1965. Histria militar do Brasil. Editora Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro. ______________________, 1977. Histria da imprensa no Brasil. Edies do Graal, Rio de Janeiro. STEIN, Stanley J., 1961. Grandeza e decadncia do caf. So Paulo, Editora Brasiliense THOMPSON, E.P., 1997. A formao da classe operria inglesa. Paz e Terra, Rio de Janeiro. VIANNA, Letcia, 2001. O rei do meu baio: mediao e inveno musical. in KUSCHNIR, Karina e VELHO, Gilberto (org) Mediao, cultura e poltica. Aeroplano Editora e Consultoria, Rio de Janeiro. VIANNA, Oliveira, [1920] 1952. Populaes meridionais do Brasil. Livraria Jos Olympio Editora, Rio de Janeiro. VILLA, Marco Antonio, 1995. Canudos: o povo da terra. Editora tica, So Paulo. VILLAS BAS, Glaucia (1997). Iluminista e romntico: o tempo passado em Os sertes de Euclides da Cunha. in BENCHIMOL, Jaime (org) Brasil ser to Canudos. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro. WEBER, Max, 1982. Ensaios de sociologia. LTC Editora. Rio de Janeiro. ____________, 1999. Economia e sociedade, volume II . Editora UnB, Braslia. ____________, 2000. Economia e sociedade, volume I quarta edio. Editora UnB, Braslia.

119

____________, 2002. A tica protestante e o esprito do capitalismo. Editora Martin Claret, So Paulo. WILLIAMS, Raymond, 1989. O campo e a cidade na histria e na literatura. Cia. Das Letras, So Paulo. ZILLY, Berthold, 1994, in CUNHA, Euclydes da. Krieg im Serto. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main. ______________, 1997. A guerra como painel e espetculo. A histria encenada em Os sertes in BENCHIMOL, Jaime (org) Brasil ser to Canudos. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro.

Das könnte Ihnen auch gefallen