Sie sind auf Seite 1von 7

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

Captulo 3 - PORTAS LGICAS


Portas lgicas so dispositivos prticos que realizam funes booleanas bsicas, isto , as operaes fundamentais OU, E, NO e algumas delas derivadas. Na atualidade, a sua implementao quase sempre em circuitos eletrnicos integrados, mas podem usar componentes discretos, circuitos eltricos com rels, dispositivos ticos, circuitos hidrulicos ou mesmo mecnicos. Considerando circuitos eltricos ou eletrnicos, deve-se notar que os valores lgicos 0 e 1 so representados por tenses ou correntes, normalmente em determinadas faixas. Exemplo: no caso de tenso, de 0 a 2V pode indicar o nvel lgico 0 e de 4 a 6V pode indicar o nvel lgico 1. Entretanto, na anlise lgica, esse dado no levado em conta e os valores de entradas e sadas so sempre referidos a 0 ou a 1. 1. CIRCUITOS ELETRNICOS DOS OPERADORES BSICOS 1.1. Operador OU (OR)

Fig. 1 Circuito do operador OU. A Fig. 1 apresenta um circuito simples com rels. Neste caso, 0 V o nvel lgico 0 e +V o nvel lgico 1. As bobinas dos rels tm supostamente essa tenso nominal. Desde que os contatos esto em paralelo, a tenso em S ser +V (nvel 1) sempre que pelo menos uma das bobinas estiver com tenso (nvel 1). Se ambas estiverem sem tenso (nvel 0) a sada S ser desconectada de +V, ficando no mesmo potencial da terra (0) em razo do resistor R. Portanto, o circuito opera conforme a tabela verdade de um operador OU. A funo booleana (ou lgica) S = A + B. 1.2. Operador E (AND)

Fig. 2 Circuito do operador E. Na Fig. 2, os contatos esto em srie e a sada s ter nvel 1 quando todas as entradas forem tambm 1.
PORTAS LGICAS 14

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

A funo lgica S = A B. 1.3. Operador NO (NOT)

Fig. 3 Circuito do operador NO. Na Fig. 3, a sada est conectada diretamente ao sinal +V se a entrada estiver em nivel 0 e ser desconectada de +V, ficando no mesmo potencial da terra (0) em razo do resistor R, quando a entrada est em nvel 1. 2. SIMBOLOGIA DAS PORTAS LGICAS Os operadores lgicos tm como representaes grficas modelos simblicos que so chamados de PORTAS LGICAS ou simplesmente PORTAS. 2.1. Porta OR ou OU

Fig. 4 Smbolo da porta OU. 2.2. Porta AND ou E

Fig. 5 Smbolo da porta E. 2.3. Porta NOT ou NO

Fig. 6 Smbolo da porta NO.

PORTAS LGICAS

15

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

A porta NO tambm denominada inversor. Para simplificar os diagramas, o smbolo apenas um pequeno crculo se estiver junto de uma entrada ou sada de outra porta lgica. 3. PORTAS LGICAS COMPOSTAS
3.1. Porta NO OU (NOR)

uma porta OU com um inversor na sada, que, nos diagramas, pode ser representado por um pequeno crculo conforme j comentado. Smbolo usual visto na Fig. 7.

Fig. 7 Smbolo da porta NOR. Expresso lgica segundo lgebra de Boole:

S = A+ B.
Devido ao do inversor, os resultados so complementares aos da porta OU. 3.2. Porta NO E (NAND) De forma similar anterior, apresenta resultados complementares aos da porta E devido ao inversor na sada. Smbolo usual mostrado na Fig. 8.

Fig. 8 Smbolo da porta NAND. Funo lgica de acordo com a lgebra de Boole:

S = A.B .
3.3. Porta OU EXCLUSIVO (XOR) Conforme visto, a operao booleana OU no oferece plena equivalncia com a soma aritmtica comum. A funo OU EXCLUSIVO permite essa correspondncia.

Fig. 9 Smbolo da porta XOR. Expresso booleana:

S = A B .

PORTAS LGICAS

16

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

OBS: Na realidade, a porta OU EXCLUSIVO implementada como uma combinao de portas bsicas. Entretanto, devido sua importncia, ela tem o smbolo prprio aqui exibido e um operador especial para a expresso lgica ( ). 4. IMPLEMENTAO DE CIRCUITO LGICOS Quando projetamos um circuito lgico, trabalhamos com dois conjuntos de variveis conhecidas. O primeiro representa todos os estados possveis de combinaes que as variveis de entrada podem assumir, enquanto o segundo representa todas as respostas desejadas para cada combinao de entrada. EXEMPLO 30: Implemente o circuito lgico que realiza a expresso booleana do exemplo 29. Utilize tanto a expresso original derivada da tabela verdade quanto simplificada e compare os resultados. A expresso booleana:

C = AB + AB + AB
O circuito que realiza tal funo :

Fig. 10 Circuito lgico. Expresso booleana simplificada:

C = A+ B
O circuito agora :

Fig. 11 Circuito simplificado.

PORTAS LGICAS

17

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

EXEMPLO 31: O computador de bordo de um automvel realiza a seguinte funo: se porta aberta e ignio ligada ento aciona alarme ou se faris acesos e ignio desligada ento ativa alarme. Projete o circuito lgico que torna esta funo verdadeira. Condies:

Tabela verdade:

Expresso Original:

A = PF I + P F I + PF I + PFI
Expresso simplificada

Circuito lgico:

Fig. 12 Circuito do alarme. Sugesto: faa a simplificao da expresso original e obtenha a que foi implementada no circuito.

PORTAS LGICAS

18

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

Exerccios do Captulo
01. Monte a tabela verdade a partir dos circuitos das portas lgicas bsicas e compostas vistas neste captulo. 02. Implemente um circuito lgico que realize a operao no ou exclusivo (XNOR). 03. Apresente as formas mnimas do problema 1, do captulo anterior, na forma de circuitos lgicos. 04. Apresente as formas mnimas do problema 2, do captulo anterior, na forma de circuitos lgicos: 05. Pede-se para escrever as expresses lgicas reduzidas dos circuitos da Fig. 13.

Fig. 13 Circuito do exerccio 05. 06. Demonstrar as seguintes identidades:

07. Apresente os circuitos lgicos:

08. Projete um circuito que use somente portas NAND. A expresso dada :

PORTAS LGICAS

19

ELETRNICA DIGITAL

PROF. HENRIQUE

09. Escreva a expresso lgica, minimize e apresente o circuito lgico da Fig. 14.

Fig. 14 Circuito do exerccio 09. 10. O cofre de um banco possui 5 fechaduras (X, Y, Z, W e V), as quais devem estar todas destrancadas para que a porta do cofre se abra. As chaves das fechaduras so distribudas entre cinco executivos do seguinte modo: O executivo A tem duas chaves: V e X; O executivo B tem duas chaves: V e Y; O executivo C tem duas chaves: W e Y; O executivo D tem duas chaves: Z e X; O executivo E tem duas chaves: V e Z. a) Determine o nmero mnimo de executivos para se abrir o cofre. b) Descubra todas as combinaes possveis de executivos que podem abrir o cofre. c) Qual o executivo essencial, sem a presena do qual impossvel abrir o cofre?

PORTAS LGICAS

20

Das könnte Ihnen auch gefallen