Sie sind auf Seite 1von 25

www.habitosdosucesso.

com

www.inglessemestresse.com.br

As Sete Inteligncias
Inteligncia Lingustica- ou talento com a linguagem... Essa inteligncia a capacidade de escrever e de falar bem. Tem gente que parece ser o dono da palavra... Geralmente pessoas que possuem uma alta inteligncia lingustica gostam de ler, e de estudar. Inteligente Matemtica- ou lgica ou talento com matemtica, lgica e sistemas a capacidade de lidar com os nmeros. Existem pessoas que no vm a si mesmas como inteligentes, mas que so timas em fazer uma conta de cabea, em calcular probabilidades em jogos, de calcular resultados em jogos. Engenheiros, cientistas e contadores um bom exemplo de pessoas com uma boa inteligncia matemtica. Inteligncia Visual/Espacial essa a inteligncia que permite que a pessoa veja em sua mente, como as coisas ficam depois de construdas ou arranjadas de outra maneira. Designer, arquitetos, desenhistas, representam bem essa inteligncia. Mas no se preocupe, se voc consegue estacionar bem o carro, voc tem uma boa inteligncia visual.

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
Musical- Talento com Msica

www.inglessemestresse.com.br

Essa a habilidade de criar e interpretar msica. Manter o ritmo, se manter no compasso, se mover de acordo com o som. Geralmente muitas pessoas tm uma boa inteligncia musical e consegue aprender muito melhor com a msica. Inteligncia Fsica- Talento Fsico Essa a habilidade de mover-se bem, ter um bom domnio sobre o prprio corpo ou ainda ser habilidoso quando executando tarefas que exijam o uso das mos. Atletas so um bom exemplo. Os pedreiros demonstram uma elevada inteligncia fsica tambm. Inteligncia Interpessoal- ou talento social Essa a capacidade de comunicar-se bem e dar-se bem com as pessoas. Geralmente uma pessoa que tem um alto nvel dessa inteligncia aquela que tem a capacidade de compreender as outras pessoas, de pr-se no lugar delas. a capacidade de compreender as reaes e emoes das pessoas. Psiclogos, palestrantes, professores, vendedores, so alguns exemplo de profissionais que apresentam essa inteligncia. Inteligncia Intrapessoal ou controle interior Essa inteligncia mais encontrada nas pessoas que tem a habilidade da quietude, no gostam muito de conversas, preferem viver mais no seu mundo. Essa a inteligncia que permite compreender-se e saber o porqu ela faz as coisas que ela faz. Tambm essa inteligncia que capacita a pessoa a estabelecer objetivos e atingi-los. a inteligncia que permite a pessoa a aprender com seus prprios erros.

Certamente vale e muito a pena passar mais alguns minutos dando uma olhada para esta lista de 7 inteligncias e identificar-se com elas. bom

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
no aprendizado e em nossas vidas.

www.inglessemestresse.com.br

lembrar tambm que todas elas so de total igualdade quanto importncia

Essa nova maneira de olhar para as habilidades individuais dos seres humanos levam o Dr. Howard Gardner propor uma nova definio para o conceito de inteligncia. Inteligncia a habilidade de criar produtos teis e de resolver problemas do dia-a-dia. Antigamente a inteligncia era definida quase que exclusivamente voltada para habilidades acadmicas. Hoje sabendo de tudo o que sabemos, podemos perceber que a nova definio de inteligncia muito mais objetiva e abrangente. Embora todas as execues acadmicas sejam uma demonstrao de inteligncia, elas esto muito longe de serem as nicas. Dr. Howard Gardner disse: A maneira uniforme de ensinar e de testar a potencialmente insatisfatria, quando cada um to diferente.

Concluso
Com tudo o que voc aprendeu at aqui eu devo acreditar que voc percebeu que voc tem TODA a capacidade de que precisa para ser um excelente aprendiz. A capacidade cerebral do ser humano infinitamente capaz, ou seja, voc capaz de atingir sejam qual forem os objetivos e os seus propsitos, mas infelizmente muitas pessoas usam apenas uma pequena parte dessa capacidade e isso acontece por trs razes principais: *Eles tm uma tremenda falta de confiana *Eles no tm uma metodologia adequada para estudarem *Eles no sabem como estudar em uma determinada maneira onde eles poderiam usar suas preferncias de aprendizado e toda a sua vasta gama de inteligncia. Eu vou lhe ensinar como fazer tudo isso.

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Explore o Que Voc esta Aprendendo Com Suas 7 Inteligncias


O estudo do cientista e professor Howard Gardner e de seus colegas da universidade de Harvard demonstram com clareza que quando todas as nossa vasta gama de 7 inteligncias esto envolvidas no aprendizado, nossa habilidade de aprendizado aumenta consideravelmente. Cada tipo de inteligncia representa uma maneira diferente de explorar o assunto. Cada uma uma maneira diferente que se pode usar quando se encontra-se a necessidade de se lidar com um problema.

Suas Sete Inteligncias


Essa nova maneira de olharmos para a inteligncia nos deixa perante trs fatos criticamente importantes: A inteligncia no fixa: Uma pessoa pode demonstrar um alto grau de inteligncia em uma determinada situao e parecer um completo estpido em outra. Inteligncia simplesmente um conjunto de habilidades e jeitos especficos de lidar com as coisas: Voc pode desenvolver e melhorar sua inteligncia aprendendo a usar suas habilidades completamente. Esse livro lhe apresentar todas as ferramentas necessrias para conseguir isso. A inteligncia demonstrada atravs das coisas que as pessoas fazem e realizam. Torne-se um verdadeiro realizador de coisas e voc ir demonstrar sua inteligncia. Voc precisa esforar-se para usar, desenvolver, e melhorar suas inteligncias- Isso no pode e no ir acontecer sem esforo da sua parte. Esse livro lhe apresenta uma completa gama de ferramentas para o seu aprendizado. Quanto mais ferramentas voc possuir nessa estrada do aprendizado, mais flexvel e competente aprendiz voc se tornar. Conscientemente usando toda a sua gama de inteligncias conduzir a um aprendizado balanceado, um aprendizado que no s se adapta a sua maneira

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

preferida de aprendizado, mas que tambm lhe possibilita um alto crescimento e desenvolvimento como pessoa. O uso de todas as suas inteligncias ir lhe proporcionar a possibilidade de ver as coisas por outro ngulo, de outra maneira. O resultado ser que voc se tornar uma pessoa muito mais criativa.

Explore As Suas 7 Inteligncias


Quais so as inteligncias que voc acredita que sejam as suas inteligncias mais desenvolvidas? Sempre que eu fao essa pergunta aos meus alunos eles comeam a brincar um com os outros e sempre apontam para alguma pessoa e dizem que aquela pessoa no tem nenhuma inteligncia, ou que eles mesmos no possuem nenhuma inteligncia. Mas isso no verdade, todos ns temos alguma rea onde somos muito inteligentes. Deste momento em diante, logo aps completar os exerccios que lhe apresentei voc passar, a saber, qual a sua inteligncia predominante ou quais so as suas inteligncias predominantes. Uma coisa muito importante. Voc ir descobrir durante os exerccios qual ou quais so suas inteligncias mais desenvolvidas nesse momento, mas no esquea que qualquer uma de suas 7 inteligncias pode ser desenvolvida atravs do uso.

Vamos descobrir em que voc bom!


Na atividade a seguir tudo o que voc precisar fazer ler as afirmaes e assinalar ao lado no quadradinho quando voc concluir que voc identifica-se com determinada atividade, ou seja, ou voc bom em fazer aquilo, ou gosta de fazer.
Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Esse exerccio lhe dar uma viso geral sobre suas habilidades em determinadas atividades do dia a dia e lhe apresentar quais so suas reas de excelncia e quais so as reas que voc precisar esforar-se um pouco mais para desenvolver. Ao final do exerccio voc ter uma clara viso de quais so as suas inteligncias mais desenvolvidas simplesmente observando quais foram os quadrinhos que voc mais marcou.

Vamos ao exerccio. Marque o parntese quando voc for bom ou gostar de fazer a atividade apresentada. Inteligncia Fsica: ( )Esportes- Voc bom em esportes? Gosta de esportes e apresenta boa habilidade? ( ) Dana- Voc um legitimo p-de-valsa? Tem ritmo e elegncia ao danar. ( ) Manuteno do Prprio carro- Voc bom ou tem facilidade para fazer pequenos reparos em seu prprio carro? Para aqueles que so jovens e no tem carro pode ser a bicicleta, voc mesmo concerta sua bicicleta? Voc habilidoso em fazer isso? ( ) Fazer as coisas voc mesmo- Voc bom em fazer pequenos trabalhos manuais como carpintaria, servios de pedreiro, pinturas, substituio de portas, tomadas, torneiras, em fim pequenas coisas que precisam ser feitas no dia a dia. ( ) Quando voc era criana, voc era bom de empurra-empurra? ( ) Seus Hobbies envolvem atividades manuais- construir coisas- bordar, costura, martelar, cortar, serrar, etc? ( ) Voc bom em cozinhar, fazer bolo, decorar bolo?

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Inteligncia Lingustica ( ) Voc tem bom argumento verbal? ( ) Voc gosta, bom em palavras cruzadas e quebra-cabeas? ( ) Voc gosta de escrever coisas? ( ) Voc tem facilidade em encontrar informaes em livros, revistas, jornais, etc? ( ) Voc gosta de escrever versos ou poesia? ( ) Voc tem facilidade em dar claras explicaes, voc consegue fazer com que as pessoas entendam o que voc est tentando dizer ou explicar? ( ) Voc tem facilidade em dar instrues? ( ) Voc tem facilidade, gosta de escrever? ( ) Voc gosta de literatura?

Inteligncia Matemtica ( ) Voc tem facilidade em fazer oramentos? ( ) Voc tem facilidade, gosta de fazer e sente a necessidade de manter seus gastos e ganhos sempre controlados? ( ) Voc tem o costume de planejar suas viagens no sentido despesas, gastos, tempo, etc? ( )Voc tem facilidade em calcular resultados? ( ) Voc tem facilidades em calcular resultados em apostas? ( ) Voc tem facilidade em estimar quantidades, ou seja, calcular quantas laranjas cabem em uma determinada caixa com boa preciso? ( ) Voc tem o costume de administrar bem o seu tempo, ou vive controlando seus horrios?

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
( ) Voc gosta de matemtica? ( ) Voc gosta de cincias?

www.inglessemestresse.com.br

Inteligncia Visual ( ) Voc tem facilidade em ler mapas e interpretar distncias. ( ) Voc tem facilidade em usar grficos e plantas? Por exemplo voc consegue olhar para uma planta de uma casa e identificar com perfeio as peas da casa? ( ) Voc tem facilidade em montar os seus prprios mveis? Voc costuma mudar a decorao do seu quarto, sua casa? ( ) Voc bom motorista, tem facilidade em estacionar? ( ) Voc tem facilidade e gosta de decorar e planejar jardins? ( ) Voc bom e gosta de artes? ( ) Voc gosta de projetar suas prprias roupas? ( ) Voc gosta de criar modelos de coisas?

Inteligncia Msical ( ) Voc gosta de fazer msicas? ( ) Voc tem facilidade em reproduzir sons que voc tem em sua cabea? ( ) Voc tem facilidade de acompanhar uma msica batendo palma ou batucando? ( ) Voc reconhece tons com facilidade? ( ) Voc tem a habilidade de mover-se conforme o ritmo da msica? ( ) Voc lembra-se com facilidade de versos, refros de msicas? ( ) Voc tem bom senso para escolher uma msica adequada para determinados momentos?
Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

( )Voc gosta de ouvir os sons da natureza, ou seja, o canto dos pssaros, o som das ondas do mar, o barulho da chuva e do vento?

Inteligncia Interpessoal ( ) Voc tem o costume e gosta de ouvir o que as pessoas esto te falando com muita ateno e interesse? ( ) Voc uma pessoa comprometida com seu trabalho e com seus compromissos? ( ) Voc gosta, sente-se a vontade e realizado cuidando de crianas, fazendo o papel de pai ou me, consolando os outros, orientando crianas ou pessoas jovens? ( ) Voc considera-se uma pessoa habilidosa em ajudar outras pessoas com os problemas delas? ( ) Voc gosta de se envolver em trabalhos com jovens, trabalhos comunitrios? ( ) Voc gosta de ensinar e treinar os outros? ( ) Voc gosta de trabalhar em equipe?

Inteligncia Intrapessoal ( ) Voc mantm um dirio pessoal, ou pelo menos um caderno onde voc anota seus planos, sonhos e metas? ( ) Voc tem a capacidade de saber com antecipao se voc ser capaz ou no de realizar com facilidade uma determinada atividade proposta? ( ) Voc gosta e costuma planejar seu prprio tempo?

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

( ) Voc sabe compreender os seus prprios sentimentos e humores, ou seja, voc sabe o porque voc esta triste, ou o porque voc est alegre ou por que voc gosta ou no gosta de uma determinada coisa ou pessoa? ( ) Voc sabe reconhecer como voc e como voc no ? ( ) Voc tem facilidade em realizar objetivos pessoais?

Esse exerccio tem como objetivo principal ajudar-lhe a auto avaliar-se com o propsito de que voc venha a ficar mais consciente de suas habilidades e seus gostos. No prximo exerccio voc ter a oportunidade de descobrir quais so suas inteligncias mais desenvolvidas e quais so as que voc ter que trabalhar mais para desenvolver. Esse exerccio muito parecido com o outro, tudo o que voc dever fazer marcar os quadradinhos ao lado da afirmativa ou pergunta que voc considerar que descreva sua maneira de agir, ou sua maneira de aprender, de ser, ou fazer as coisas. Depois do exerccio pronto some o nmero de quadrados marcados em cada inteligncia e depois passe para o grfico logo abaixo.

Inteligncia Lingustica ( ) Voc gosta de brincar, poesia, livros, rdio, adora conversa e gosta de idiomas? ( ) Voc aprende bem de livros, de CDs, de leituras, e ouvindo os outros? ( ) Voc um falante fluente, tem uma excelente expresso e tem um bom vocabulrio? ( ) Voc tem facilidade em explicar coisas? ( ) Voc gota de escrever coisas?

Inteligncia Matemtica
Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

( ) Voc gosta de resolver problemas matemticos e quebra-cabeas? ( ) Voc gosta de explicaes lgicas? ( ) Voc costuma organizar as suas coisas em uma ordem segundo o tamanho, a cor, a utilidade, etc? ( ) Voc costuma observar os padres e as relaes que as coisas tem entre si? Ou seja, costuma analisar as coisas nos mnimos detalhes? ( ) Quando voc est tentando resolver algum problema ou tentando aprender alguma coisa, voc costuma a se envolver com a atividade passo a passo, fazendo tudo uma coisinha de cada vez?

Inteligncia Visual/Espacial ( ) Voc tem um bom senso de direo? Se voc entrar em um prdio imenso, andar l por dentro, voc consegue sair depois sem dificuldades? ( ) Voc bom observador(a), voc v coisas, detalhes que as outras pessoas no veem. Um fio solto, ou uma pequena mancha em uma roupa nova por exemplo? ( ) Voc consegue ver as coisas com riqueza de detalhes com os olhos de sua mente? Por exemplo, voc consegue fechar os olhos e lembrar-se perfeitamente de como o interior da sua casa e onde cada coisa est arranjada? ( ) Voc aprende com facilidade assistindo filmes, vendo slides, e assistindo a vdeos? ( ) Voc tem facilidades em usar grficos, diagramas e mapas?

Inteligncia Msical ( ) Voc gosta dos sons da natureza, som da chuva, o canto dos pssaros, barulho de cachoeiras, o som do vento nas rvores, etc?

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

( ) Voc uma pessoa interessada em msica, ou seja, se interessa em aprender algum instrumento, fazer msica, ler partituras, etc? ( ) Voc gosta de ouvir e de fazer msica? ( ) Voc tem um bom sentido de ritmo e de melodia? ( ) Voc consegue aprender com facilidade e manter uma msica na cabea?

Inteligncia Inter-Personal ( ) Voc tem facilidade em conseguir ajudar a resolver atritos entre as pessoas? ( ) Voc sensitivo aos humanos e a reao das outras pessoas, ou seja, voc consegue perceber quando algum gosta ou no gosta de alguma coisa que voc ou que alguma outra pessoa falou, voc consegue sentir no ar que alguma coisa no est bem? ( ) Voc se interessa em saber como os outros esto se sentindo e no que eles esto pensando? ( ) Voc gosta de estar envolvido em clubes sociais e em trabalhos comunitrios? ( ) Voc gosta de trabalhar em equipe, de cooperar e de discutir assuntos com os outros?

Inteligncia Intra-Pessoal ( ) Voc gosta de sonhar, de imaginar e de fantasiar? ( ) Voc gosta de fazer as coisas sozinho(a), independentemente dos outros. ( ) Voc consegue compreender seus prprios sentimentos, seus prprios pensamentos e voc sabe perfeitamente o por qu voc faz as coisas que voc faz?
Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

( ) Voc sabe a importncia das atividades que voc est envolvido(a)?

Inteligncia Fsica ( ) Voc gosta de lidar com os problemas de forma direta, ou seja, gosta de se envolver fisicamente mo na massa? ( ) Voc habilidoso(a) quando realizando atividades que envolvem lidar com coisas? ( ) Voc gosta de estar se movendo, fazendo ou tocando alguma coisa quando voc est aprendendo a respeito? ( ) Voc consegue lembrar-se melhor das coisas que voc faz em relao as coisas que voc apenas ouve a respeito ou apenas v? Agora some o nmero de parnteses marcados em cada inteligncia e relacione ao grfico abaixo. 1 = 20% - baixo nvel de inteligncia 2 = 40% - regular grau de inteligncia 3 = 60% - bom grau de inteligncia 4 = 80% - timo grau de inteligncia, pode ser considerada inteligncia predominante 5 = 100% - inteligncia predominante Agora voc sabe perfeitamente quais so as suas ou a sua intelignciapredominantes e quais so ou qual a que voc ter que desenvolver mais. Com esse novo conhecimento voc passar a olhar para o seu aprendizado de muitas maneiras diferentes, tudo o que voc mais precisa saber como fazer isso, e esse livro lhe ensinar.

Seu Arsenal De Inteligncias


Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Cada tipo de inteligncia oferece a voc uma nova maneira de explorar um problema. O professor e pesquisador Howard Gardner que foi quem concluiu que tnhamos 7 inteligncias, chamou ateno para um ponto muito importante. Ele chamou a ateno para o fato de que nossas escolas (ou qualquer sala de treinamento) tipicamente ensinam usando as inteligncias lingusticas e matemticas. Assim sendo, os alunos que tem um crebro que naturalmente tende a ser bom com nmeros e com palavras esto bem servidos. O que acontece que so poucos os alunos que gostam desse estilo passo a passo e linear, e assim sendo os alunos que so mais globais, ou seja, que tem uma das outras inteligncias predominantes no guardam uma lembrana boa da escola e certamente passam por experincias no muito agradveis em seus anos de escola. O professor sugere que esses alunos precisariam de outra maneira de explicaes e de ensino para que pudessem florescer e mostrar todo o seu potencial. Justamente para permitir que os dois tipos de aprendizes tanto o linear quanto o global consiga desenvolver ao mximo o seu potencial foi que esse livro foi escrito. Agora que voc est conhecedor de toda a capacidade que seu crebro tem e tudo o que voc capaz de fazer no mundo do seu aprendizado, voc s precisa saber o que fazer para conseguir aprender usando sua preferncia de aprendizado combinado com suas inteligncias predominantes. claro que como tudo na vida isso dar um pouco de trabalho, pois voc ter que aprender a lidar com o seu aprendizado de uma maneira diferente e que voc nunca ouviu falar, mas certamente a recompensa valer pena. Como disse Brian Tracy: Tudo difcil antes de ficar fcil. Qualquer um pode aprender qualquer coisa s precisa de tempo. Os limites no aprendizado so todos auto impostos.

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
responsabilidade minha!

www.inglessemestresse.com.br

Nunca se esquea de repetir para si mesmo, se tiver que ser,

A partir de agora ento sero apresentados a voc diferentes tcnicas de aprendizado para serem aplicadas sempre que voc estiver lidando com algum assunto ao qual voc est estudando. Dentro de cada uma das sete inteligncias sero dadas algumas dicas, alguma ideia de como voc poderia estar explorando o assunto de uma maneira onde voc usasse suas inteligncias mais fortes e com isso conseguisse melhorar o seu aprendizado e tambm tornar a atividade de aprender mais divertida, agradvel e prazerosa.

Vamos s tcnicas ento Explorando o que voc est aprendendo com sua Inteligncia Matemtica
Faa uma lista dos pontos chaves do que voc est estudando organizada e numerada em uma maneira lgica. O fato de voc estar relacionando cuidadosamente e logicamente os pontos mais importantes do assunto que voc est estudando, faz com que explore a fundo o assunto. Fazendo isso voc ir clarear os pontos do assunto que voc talvez no tenha entendido com perfeio. Quando voc qualifica os pontos em ordem e os numera, voc comea a pensar profundamente sobre o assunto. Analise O Que Voc Est Aprendendo Quando voc sistemtico, voc usa a sua inteligncia lgica. Quando voc analtico voc tambm est usando a sua inteligncia lgica. Desse modo, quando voc usa um sistema para analisar, voc est na verdade usando sua inteligncia lgica. Quando voc analisa o que voc est estudando voc examina todo o assunto em detalhes. Voc simplesmente no pega um simples olhar superficial no

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
muito efetivo.

www.inglessemestresse.com.br

assunto, voc explora o assunto profundamente. E isso um aprendizado

Explorar Com Sua Inteligncia Lingustica


uma tarefa bastante difcil aprender uma srie de palavras escritas por outra pessoa. Pense no quanto difcil decorar um poema, ou as regras de uma brincadeira. Aprender as coisas iguais a um papagaio, apenas repetindo palavras, certamente no significa que voc entendeu alguma coisa. Mas para que voc escreva ou descreva alguma coisa que voc ouviu ou leu com suas palavras requer que voc realmente tenha entendido o assunto. Vou lhe apresentar duas tcnicas que voc pode usar inclusive o que est sendo ensinado nesse livro. Escolha a que melhor lhe agrada ou use as duas, o que seria a melhor, a escolha sua. Existe um termo em Ingls que para o portugus tem uma traduo um pouco meio complicada. A palavra Brainstorm que significa uma tormenta de pensamentos. Esse termo usado quando voc est tentando ter uma ideia ou resolver algum problema. A tcnica consiste em voc sentar-se em silncio e pensar um pouco a respeito do problema que voc est tentando solucionar e depois escrever tudo o que lhe vier a cabea, sem pensar sobre o que est escrevendo e sem criticar nada, apenas escrever sem parar por um determinado tempo. um exerccio muito interessante. Ento a primeira tcnica consiste em: -1/ Reflita um pouco sobre o que voc est estudando e depois escreva ou ento grave em udio tudo o que voc sente que ou acha que aprendeu sobre o assunto que voc est estudando. No critique os ideias nesse ponto. Apenas escreva ou fale a respeito. Escreva ou fale tudo o que lhe vier na cabea. Depois que voc fizer isso, de uma repassada no material que voc j estudou apenas dando uma rpida olhada meio por cima e volte a escrever alguma outra coisa que possa ter lhe vindo mente. Mas importante que voc tenha o cuidado de estar escrevendo com suas palavras, procure no simplesmente repetir partes do texto, isso muito importante.
Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Depois que voc fizer isso voc ter uma noo perfeita do que voc entendeu sobre o assunto e o que voc no entendeu. Voc pode fazer cada um deles e organizar seus estudos a partir dessa lista. -2/ Faa um pequeno sumrio daquilo que voc vem estudando. Essa uma tcnica bem interessante por que ao fazer isso voc ter que resumir em suas prprias palavras o que voc aprendeu e dar nfase ao que realmente importante. Vou dar mais uma dica, alis, mais uma tcnica. Eu j comentei sobre essa tcnica anteriormente, mas em minha opinio a tcnica mias completa seja qual for a sua inteligncia predominante ela a que melhor vai funcionar, por que essa tcnica exige de voc todas as suas habilidades e exige de voc muita concentrao. -3/ Faa um vdeo do que voc est estudando. Mas no faa um vdeo de voc simplesmente lendo um livro, ou simplesmente repetindo as palavras do livro. Faa um vdeo contando para algum, faa de conta que voc est explicando o assunto, enfatize os fatos mais importantes, mais complexos. Se voc for um estudante realmente dedicado e realmente quer aprender profundamente o que voc precisa estudar, voc pode criar uma pequena interpretao para o que voc est estudando, ou seja, voc pode contar os fatos como se fossem uma histria triste, ou uma comdia, ou uns suspenses, sei l, e depois me diga em quantas vezes o seu aprendizado melhorou. Faa isso depois assista ao seu vdeo vrias vezes ou se voc achar que no atuou muito bem faa o vdeo de novo. Voc tambm pode prometer para algum colega que vai gravar um vdeo sobre o assunto explicando pra ele ou pra ela. Ao fazer isso pode ter certeza que seu aprendizado ir melhoras 100%, pois afinal de contas voc no quer deixar ningum achar que voc no sabe do que est falando no mesmo?

Explore Com Sua Inteligncia Intrapessoal


Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
Interesse cria Motivao.

www.inglessemestresse.com.br

Para que voc aprenda um assunto usando sua inteligncia Intrapessoal, voc ter que preocupar-se em entender tambm a respeito do por que do assunto. O que levou o autor a escrever sobre esse assunto? Ou baseado em que fatos ele escreveu ou narrou o acontecido? Quais foram s mudanas ocorridas nos vidas das pessoas da poca do fato narrado? Etc. Qualquer que seja o assunto que voc esteja lendo, ou ouvindo ou mesmo assistindo em algum vdeo, ou mesmo em alguma palestra, pergunte ou leia a respeito do que aconteceu por trs do assunto que voc est estudando, principalmente interesse-se em saber sobre os interesses humanos por trs dessa informao. Por exemplo, se o assunto que voc est estudando arte, msica ou drama, pergunte o que passava na cabea do criador quando ele criou essa obra. O que ele fez diferente de outros autores ou compositores? Existe alguma tcnica nova envolvida em sua maneira de fazer as coisas? O segredo para criar interesse em algum assunto procurar alguma coisa que apresente algum interesse pessoal para voc, algum significado pessoal para voc. Procure uma maneira de provocar o seu interesse inicial. Depois que voc conseguir despertar em voc esse interesse, voc continuar interessado. Voc pode fazer o assunto ficar interessante se voc olhar para o lado pessoal do assunto, ou seja, o lado que envolve a ao humana por trs do assunto. Procure o lado anormal do que voc est estudando, isso torna o assunto interessante. Alm de tudo ns podemos nos interessar por um assunto quando ns podemos responder perguntas tipo: Qual a importncia disso pra mim? Por que isso importante pra mim? Como eu posso usar essa ideia? O que de importante eu posso encontrar nesse assunto para a minha vida?

Uma ltima dica:

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Por que no perguntar pro professor (a), leitor ou treinador o que ele ou ela acha interessante sobre o assunto que ele ensina. Afinal de contas eles escolheram falar sobre esse assunto o tempo todo. Ou voc pode tentar encontrar algum que gosta desse assunto e perguntar-lhe o que afinal de contas que ele ou ela acha to interessante nesse assunto e por qu? Todo tipo de assunto pode ser um assunto muito interessante desde que decidamos em nos interessarmos por isso e esse o segredo para a Motivao.

Explore O Assunto Com Sua Inteligncia Visual


Sua inteligncia visual permite a oc ver as coisas com clareza em sua mente e lhe permite lembrar muito bem as coisas quando voc consegue aprender tendo uma imagem do que voc est estudando. Para voc exercitar e estudar usando a sua inteligncia visual a melhor tcnica descoberta so os Mapas Mentais. Com eles voc pode sumarizar tudo o que voc est aprendendo em uma pgina, pode tambm criar desenhos que esto em sua cabea para representar o que voc est aprendendo. Mapas Mentais so sem dvida uma das melhores tcnicas de estudos, onde se capaz de se colocar um captulo inteiro de um livro em uma nica pgina e o que melhor, como ele feito com palavras chaves e imagens, sua memorizao se torna uma tarefa muito fcil. Existem outras muitas maneiras de explorar sua inteligncia visual. Voc pode fazer um cartaz colorido, fazer uma histria em quadrinhos, um vdeo, voc decide. preciso que voc entenda que sempre possvel aprender algo de um jeito novo. Tambm preciso saber que esse livro est lhe dando apenas algumas dicas, mas as possibilidades so infinitas. A inteligncia muito grande para se conseguir limit-la a simples tcnicas expostas em um livro.

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Voc precisa ver suas inteligncias como um time, onde cada uma delas tem sua posio e sua funo, se voc se vir como o treinador e treinar cada uma delas bem para que consiga tirar o mximo de proveito do que cada uma delas capaz de fazer, certamente a vitria no seu jogo do aprendizado j est garantida.

Explorar Usando Sua Inteligncia Interpessoal


Discuta o assunto. A melhor maneira para aprender um assunto usando a sua inteligncia interpessoal discutir o assunto com algum, de maneira informal, ou seja, fora do clima de sala de aula. Pergunte para algum que voc conhece e que voc sabe que conhece o assunto ou est estudando o assunto, sobre seus interesses no assunto, o que ele sabe a respeito, como que ele ou ela chegou s concluses que chegou. Tendo uma discusso informal a respeito do assunto voc tambm ter a chance de ter que falar sobre sua experincia sobre seu aprendizado e tambm poder ter a oportunidade de ter a sua opinio discordada o que seria uma boa razo para aprender muito. Voc aprender muito mais ouvindo a respeito das experincias das pessoas a respeito de determinado assunto do que voc se quer pode imaginar. Outra tcnica muito interessante para envolver sua inteligncia interpessoal estudar alguma coisa para ensinar a algum. muito fcil de nos enganarmos dizendo que entendemos alguma coisa, que sabemos bem a respeito de determinado assunto, mas quando temos que explicar para algum aquele determinado assunto que ns vemos o quanto ns realmente sabemos mesmo. Por esse motivo sempre que voc for estudar alguma coisa, estude com o propsito de ensinar algum. Imagine que voc ter que dar uma aula pra professores de uma universidade sobre esse assunto. Imagine quais perguntas eles lhe fariam. Como eles poderiam testar o teu conhecimento?
Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
aprendizado ir aumentar. Vou te dar mais uma dica:

www.inglessemestresse.com.br

Crie essa imagem na cabea e estude baseado nela. Voc ver o quando o seu

Encontre um (a) colega ou mesmo um membro da famlia e combine com ele (a) para estudarem o mesmo capitulo de um determinado assunto, depois marque um dia para encontrarem-se e discutirem o assunto. Vocs iro os dois aprenderem muito mais!

Explorando Com Sua Inteligncia Fsica


Pesquisas provam que 45% da populao da terra tem como preferncia de aprendizado, a preferncia fsica. O que isso significa? Que 45% da populao prefere estar envolvida no que est aprendendo. muito comum ver um aluno inquieto na sala de aula e que por sinal no vai bem em matria nenhuma, a no ser educao fsica. O que h de errado com esse aluno? Provavelmente nada. O que acontece com as pessoas que so fsicas que elas precisam estar fisicamente envolvidas com o que elas esto aprendendo, o que infelizmente, no conseguem em nosso sistema tradicional de ensino. Todo mundo, 100% das pessoas, consegue aprender as coisas fazendo, mas nem todos conseguem aprender apenas olhando ou apenas ouvindo. Uma das melhores maneiras que existe para voc envolver-se no assunto que voc est estudando de novo a tcnica do vdeo. Faa um vdeo sobre o que voc est estudando. Para fazer esse vdeo voc ter que estar 100% envolvido, se movendo, fazendo anotaes, resumindo. Voc pode inclusive usar algumas imagens de pessoas movendo-se que simbolizem o que esto aprendendo. Voc pode usar um quadro para explicar o que voc aprendeu. Desenhar no quadro aportar com uma rgua, sublinhar. No existe tcnica melhor do que

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com
outro algum. O Poder De Escrever

www.inglessemestresse.com.br

a de se ENVOLVER no aprendizado pensando em aprender para ensinar

100% dos alunos que tem como preferncia de aprendizado fsico e que tem sua inteligncia fsica predominante tm a necessidade de escreverem alguma coisa a respeito do que esto aprendendo. Por que o ato de escrever to poderoso? Por que enquanto voc est escrevendo voc est fisicamente envolvido, uma vez que escrever um ato fsico. Voc est internamente falando s palavras que voc est escrevendo o que tambm um ato fsico, apesar de estar apenas na sua cabea, mas seu crebro no sabe disso lembra? Por esses motivos escreva sobre o que voc est aprendendo. Escreva como se voc estivesse escrevendo uma carta para um amigo para falar para ele sobre esse assunto. Imagine que seu amigo tem praticamente nada de conhecimento sobre esse assunto e que voc precisa explicar-lhe em mnimos detalhes o assunto. Faa isso e voc ter sua inteligncia fsica totalmente envolvida em seu aprendizado. Uma nica experincia, vale mais do que um milho de teorias Benjamim Franklin.

Explore Com Sua Inteligncia Musical


Voc j parou para reparar que muito mais fcil gravar a letra de uma msica do que a letra de um poema? Se eu lhe entregasse uma letra de uma msica e lhe pedisse para decorar a letra, mas no lhe desse o ritmo, alis, nem lhe dissesse que aquilo era uma msica, voc acredita que voc seria capaz de decorar a letra to rpido quando se eu lhe desse o ritmo? Com certeza no! Por que no?

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

A resposta essa: Como ns vimos no comeo desse livro, nosso crebro dividido em duas partes e ambas as partes aprendem, ou operam, de maneira diferente. O lado esquerdo mais envolvido com as letras e com o aprendizado linear. O lado direito envolve-se com as cores e com movimento e com sons. O que acontece ento? O que acontece que quando ns ouvimos uma msica o nosso lado esquerdo do crebro se preocupar com as palavras da msica e o lado direito se preocupar com o som. Assim todo o nosso crebro est envolvido. Outra coisa, que acontece tambm quando estamos ouvindo uma msica que ns criamos em nossa cabea um pequeno filme para a histria da msica, ento nosso crebro cria muito mais conexes, sem contar no fato que nosso Crebro Emocional estar totalmente envolvido. O que sem dvida tornar o aprendizado centenas de vezes mais fcil, mais efetivo e sem dvida muito mais divertido e prazeroso. Como usar tudo isso a nosso favor? Nem todas as pessoas so msicos natos, mas geralmente todos tm paixo por msica, ento uma boa maneira de usarmos nossa inteligncia musical para aprendermos melhor alguma coisa que estamos estudando criar uma msica contendo os pontos principais do que estamos estudando, ou no mnimo criar uma rima. Se voc no sabe tocar nenhum instrumento, ou se voc no sabe como criar um ritmo, uma boa alternativa seria comprar um CD de KARAOQUE e parodiar uma de suas msicas favoritas, trocando a letra da msica por uma criada por voc falando sobre o assunto que voc est estudando. Vai por mim, essa tcnica poderosssima. Outra tcnica simples, mas muito eficiente, que na verdade j no novidade e que usado por grande parte da juventude hoje a tcnica de estudar ouvindo msica. Essa tcnica muito poderosa, mas geralmente usada de maneira errada, pois os alunos geralmente usam msicas erradas e em volumes errados. O certo seria voc ouvir msica clssica e em um volume suave.

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Eu sei, eu sei voc odeia msica clssica. Tudo bem, nem eu no sou muito f. Por isso procure encontrar um CD de msica no ritmo que voc gosta, mas de preferncia que seja somente instrumental. Quanto ao volume do som, esse sim precisa ser baixo, por favor, voc est estudando e no ouvindo um show de rock. Eu particularmente adoro estudar com msica.

Agora com voc.


Essas foram apenas algumas tcnicas para que voc possa estar estudando de acordo com sua preferncia de aprendizado e com suas inteligncias predominantes. claro que existe muito mais que pode ser feito, mas seria impossvel apresentar tudo isso aqui.

Esse contedo foi extrado do livro VOC UM GNIO escrito pelo professor Marcos Andr Trombetta e que logo-logo estar sendo lanado e que logicamente voc ser comunicado do lanamento para que possa adquirir o seu. Esse material possui direitos autorais, por isso a reproduo proibida. Voc pode saber mais sobre o livro no site www.habitosdosucesso.com ou no site www.inglessemestresse.com.br

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

www.habitosdosucesso.com

www.inglessemestresse.com.br

Todos os direitos reservados a Marcos Andr Trombetta

Das könnte Ihnen auch gefallen